BRPI0901400A2 - batedeira planetária - Google Patents

batedeira planetária Download PDF

Info

Publication number
BRPI0901400A2
BRPI0901400A2 BRPI0901400A BRPI0901400A2 BR PI0901400 A2 BRPI0901400 A2 BR PI0901400A2 BR PI0901400 A BRPI0901400 A BR PI0901400A BR PI0901400 A2 BRPI0901400 A2 BR PI0901400A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
planetary
beater
chassis
bowl
crown
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Jose Carlos Veneziano
Angelo Wagner Merlo
Original Assignee
Grupo Seb Do Brasil Produtos Domesticos Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Grupo Seb Do Brasil Produtos Domesticos Ltda filed Critical Grupo Seb Do Brasil Produtos Domesticos Ltda
Priority to BRPI0901400 priority Critical patent/BRPI0901400A2/pt
Priority to MX2010004001A priority patent/MX2010004001A/es
Priority to CO10043235A priority patent/CO6330155A1/es
Priority to ARP100101255 priority patent/AR076303A1/es
Publication of BRPI0901400A2 publication Critical patent/BRPI0901400A2/pt

Links

Landscapes

  • Retarders (AREA)
  • Mixers Of The Rotary Stirring Type (AREA)

Abstract

BATEDEIRA PLANETáRIA. A presente invençào refere-se a uma batedeira planetária doméstica dotada de dupla haste e um sistema de basculamento (1) para a citada batedeira. A batedeira possui ao menos uma engrenagem planetária (2), que é adaptada para receber pelo menos um batedor (3) e, possui um torque recebido do trem de engrenagens da redução (100) que utiliza para girar o batedor (3) e para percorrer o interior de uma coroa de dentes internos (4).

Description

"BATEDEIRA PLANETÁRIA"
A presente invenção refere-se a uma batedeiraplanetária doméstica dotada de dupla haste dotada de um sistema debasculamento.
DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA
No estado da técnica, as batedeiras elétricaspara uso doméstico podem ser classificadas como manuais ou compedestal.
Uma batedeira manual é empunhada pelo usuário poruma alça integrada ao seu cabeçote e seus batedores sãodirecionados para o interior de uma tigela que contém o alimento aser processado. Nesse caso, cabe ao usuário movimentar osbatedores no interior da tigela para alcançar toda a área datigela, portanto todo o alimento a ser processado.
O pedestal para batedeira é uma plataforma deapoio integrada a uma coluna. 0 cabeçote da batedeira é montadosobre a coluna e a tigela que contém o alimento a ser processado éapoiada sobre a plataforma. Nas batedeiras com pedestal, existeuma articulação que permite inclinar o cabeçote sobre a coluna domencionado pedestal, de forma que os batedores saiam do interiorda tigela, facilitando ou permitindo a colocação de alimentos aserem processados e/ou a remoção da tigela.
Uma batedeira com pedestal pode ter tigelagiratória ou ser planetária.
As batedeiras com tigela giratória são dotadas decabeçote com dois batedores que giram sincronizados. Nessasbatedeiras, em geral o cabeçote é provido de uma alça e pode serdesacoplado do alto da coluna e ser usado como uma batedeiramanual. Ainda nas batedeiras com tigela giratória, sob o fundo datigela, no centro do fundo e integrado a ela existe um pino.
Esse pino se encaixa num furo correspondente daplataforma do pedestal, de tal forma que o pino mantém a tigela naposição correta sobre a plataforma, mas não impede a tigela degirar. Nas batedeiras com tigela giratória, os batedores têm umaposição fixa, mas todo o alimento contido na tigela é alcançadoporque a tigela gira.
Além disso, o giro da tigela em alguns modelos épropiciado pela ação dos próprios batedores, como resultado damovimentação do alimento no interior da tigela, e em outrosmodelos o mencionado giro da tigela é mecanizado e provido pelaação de polias ou rodas dentadas atuando sobre o perímetro daborda superior da tigela ou provido por um disco giratório deapoio, sob a tigela. Um inconveniente típico das batedeiras onde ogiro da tigela se dá por mecanismos atuando na borda superior datigela é que dentes ou ondulações na referida borda dificultam alimpeza da tigela. Nas batedeiras onde o giro é conseqüência daprópria movimentação da massa ou alimento que está sendoprocessado, o inconveniente é que nem sempre o giro da tigela ésuficiente, por isso o usuário quase sempre intervém, girando atigela com a mão.
As batedeiras planetárias são tipicamenteprovidas de cabeçote para um único batedor e o cabeçote não éremovível do alto da coluna. Nessas batedeiras (planetárias), atigela possui detalhes cuja função é fixá-la na plataforma dopedestal, ou seja, nas batedeiras planetárias a tigela é fixada naplataforma e não gira. O movimento planetário do batedor é que fazcom que esse último percorra todo o interior da tigela,processando todo o alimento.
Mais especificamente e ainda no estado datécnica, o cabeçote de uma batedeira planetária para uso domésticocontém um motor elétrico montado com o eixo na posição vertical,provido de uma polia menor na extremidade superior do seu eixo, aqual é parte de uma redução primaria por correia sincronizadora(correia dentada). 0 eixo da polia maior dessa redução primáriatem em sua extremidade inferior um pinhão, que é parte de umaredução secundária por engrenagens cilíndricas de denteshelicoidais. O eixo da coroa dessa redução secundária tem suaextremidade inferior roscada em um volante, que gira solidário àele. Esse volante é provido de um mancai excêntrico, no qualtrabalha um eixo em cuja parte superior está preso um pinhão-satélite cujos dentes trabalham engrenados nos dentes de uma coroade dentes internos que permanece fixa em sua posição.
Dessa forma, quando o volante gira impulsionadopela coroa da redução secundária, o pinhão satélite gira ao serobrigado a rolar sobre os dentes da coroa de dentes internos, detal forma que o mencionado pinhão satélite se desloca com ummovimento planetário (rotação em torno de seu próprio centro etranslação ao longo de uma trajetória circular). A extremidadeinferior do eixo da engrenagem satélite se constitui no eixo desaída, ao qual é acoplado o batedor.
A disposição construtiva do cabeçote de umabatedeira planetária conforme o estado da técnica tem uminconveniente: a rotação do motor é reduzida por uma reduçãoprimaria por correia sincronizadora, depois é reduzida novamenteatravés de uma redução secundária por engrenagens cilíndricas dedentes helicoidais e após essas duas reduções, ela é ampliada pelopinhão satélite quando esse último é forçado a girar em contatocom a coroa de dentes internos.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
A presente invenção será, a seguir, maissucintamente descrita com base em um exemplo de execuçãorepresentado nos desenhos. As figuras exibem:
Figura 1 - uma vista esquemática do sistema deengrenagens da batedeira planetária, objeto da presente invenção;
Figura 2 - uma segunda vista esquemática dosistema de engrenagens da batedeira planetária, objeto da presenteinvenção;
Figura 3 - uma vista em corte do sistema deengrenagens da batedeira planetária, objeto da presente invenção;
Figura 4 - uma segunda vista em corte do sistemade engrenagens da batedeira planetária, objeto da presenteinvenção;
Figura 5 - uma primeira vista em perspectiva dosistema de engrenagens da batedeira planetária, objeto da presenteinvenção;
Figura 6 - uma segunda vista em perspectiva dosistema de engrenagens da batedeira planetária, objeto da presenteinvenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Como pode ser visto a partir da figura 1, abatedeira planetária compreende um sistema de coroa/rosca-sem-fim1 para reduzir a rotação do motor.Posteriormente, a rotação é reduzida novamentepor um par de engrenagens cilíndricas (de dentes retos ouhelicoidais), eventualmente com uma engrenagem intermediária, paraconciliar diâmetros/distância entre centros.
A engrenagem planetária 2, que é a últimaengrenagem dessa cadeia, será então uma engrenagem que vai estaradaptada para receber um batedor 3, como é a engrenagemcorrespondente no estado da técnica, porém com a diferença de sertambém uma engrenagem ativa, no sentido de possuir um torquerecebido do trem de engrenagens da redução 100 e o utilizar paragirar o batedor 3 e para percorrer o interior de uma coroa dedentes internos 4.
Na configuração proposta, em lugar da engrenagemplanetária 2 estar num eixo cujo mancai está em um discogiratório, e de ser forçada por esse disco a girar por estarengrenada na coroa de dentes internos 4, ela é quem vai, comtração própria, percorrer o interior da coroa de dentes internos 4obrigando o disco a girar. Também, a rotação do motor 5 foireduzida duas vezes, mas não voltou a ser ampliada como é noestado da técnica.
A figura 2 mostra que com a nova construção, omotor 5, que no estado da técnica fica com o eixo na posiçãovertical, passa a ficar com o eixo na posição horizontal e muitomais próximo do conjunto redutor, propiciando importante ganho deespaço e facilitando a diminuição do tamanho do produto, eindiretamente, também reduzindo custo.
Numa comparação entre a figura Iea figura 2 sepode observar que o eixo com rosca sem fim pode ser projetado paraduas possíveis posições em relação à coroa a qual ele é acoplado,dependendo do sentido de giro desejado para o disco giratório jámencionado.
Também na figura 2, se pode ver que são previstasuma ou mais engrenagens planetárias 2, não necessariamente todasadaptadas para receber um batedor 3, cuja função é distribuir osesforços radiais gerados no funcionamento do redutor.
A figura 3, que é uma das possíveis configuraçõesdo redutor planetário conforme a presente invenção é aquiapresentada para facilitar o entendimento do seu principio defuncionamento. Corresponde a uma vista em corte transversal do
redutor planetário, onde:
1) 0 chassi 6, tem ao centro em sua partesuperior um cubo 7 o qual aloja o mancai do eixo central 8. Essecubo 7 é preso ao chassi 6 e esse chassi 6 também aloja em suaparte inferior a coroa de dentes internos 4. Essa coroa de dentesinternos 4 não gira, é fixa no chassi 6.
2) Ainda na figura 3, se pode ver que o eixocentral 8 possui, integrado a ele de forma preferencialmenteindesmontavel, um pinhão 9 o qual ao girar, transmite essemovimento à engrenagem ou engrenagens planetárias 2, mas alémdisso, também suporta, através do eixo central 8, todo o conjuntogiratório abaixo do chassi principal 6.
3) 0 conjunto giratório mencionado (figura 4) écomposto por uma placa superior 10 e uma placa inferior 11, placasessas que formam um sanduíche para abrigar o pinhão 9 do eixocentral 8 e a engrenagem ou engrenagens planetárias 2 e seusrespectivos mancais. A placa superior 10 é fixada à placa inferior11 por parafusos roscados em bossas existentes na placa inferior11 as quais tem função de espaçadores, não mostrados.
A placa inferior 11 substitui o volante descritono estado da técnica. Todo esse conjunto giratório pode serremovido completo do cabeçote, bastando para isso remover daextremidade superior do eixo central 8 a coroa que trabalha com arosca-sem-fim (no exemplo mostrado na figura 2 temos trêsengrenagens planetárias 2, intercalados com três bossasespaçadoras, e na figura 3, temos duas engrenagens planetárias 2) .
As possibilidades dessa nova construção sãoinúmeras, por exemplo, a que está ilustrada nas figuras 5 e 6,onde estão montados dois batedores 3, um atuando próximo à parededa tigela e outro mais central.
Também é possível ter os dois batedores 3diametralmente opostos e à mesma distância do centro da placagiratória.
O aspecto externo do produto com a inovaçãoproposta tanto pode ser o mesmo de uma batedeira planetáriaconforme o estado da técnica, porém em escala menor, quanto ser emuma geometria que lembre uma batedeira com pedestal e com tigelagiratória ou ainda em qualquer outra forma que se julgar adequadapara a função.
Obviamente será percebido que enquanto o acimafoi descrito por forma de exemplo ilustrativo desta invenção,todas outras modificações e variações feitas à esta invenção, naforma que seria aparente aos especialistas na técnica, sãoconsideradas dentro do amplo escopo e âmbito desta invençãoconforme as reivindicações a seguir.

Claims (8)

1. "BATEDEIRA PLANETÁRIA" caracterizada pelo fatode que possui uma ou mais engrenagens planetárias (2), sendo aomenos uma das quais adaptada para receber pelo menos um batedor(3) e, possui um torque recebido do trem de engrenagens da redução(100) que utiliza para girar o batedor (3) e para percorrer ointerior de uma coroa de dentes internos (4); sendo que estaengrenagem (2) com tração própria, percorre o interior da coroa dedentes internos (4) obrigando um disco giratório a girar.
2. "BATEDEIRA PLANETÁRIA" de acordo com areivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o motor (5) possuiseu eixo na posição horizontal.
3. "BATEDEIRA PLANETÁRIA" de acordo com areivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o chassi (6), temao centro em sua parte superior um cubo (7) o qual aloja o mancaido eixo central (8).
4. "BATEDEIRA PLANETÁRIA" de acordo com areivindicação 3, caracterizada pelo fato de que o cubo (7) é presoao chassi (6) e esse chassi (6) também aloja em sua parte inferiora coroa de dentes internos (4).
5. "BATEDEIRA PLANETÁRIA" de acordo com areivindicação 4, caracterizada pelo fato de que a coroa de dentesinternos (4) é fixa no chassi (6).
6. "BATEDEIRA PLANETÁRIA" de acordo com areivindicação 5, caracterizada pelo fato de que o eixo central (8)possui, integrado a ele de forma preferencialmente indesmontável,um pinhão (9) o qual ao girar, transmite esse movimento àsengrenagens planetárias (2), mas além disso, também suporta,através do eixo central (8), todo o conjunto giratório abaixo dochassi principal (6).
7. "BATEDEIRA PLANETÁRIA" de acordo com areivindicação 6, caracterizada pelo fato de que o conjuntogiratório mencionado é composto por uma placa superior (10) e umaplaca inferior (11), placas essas que formam um sanduíche paraabrigar o pinhão (9) do eixo central (8) e as engrenagensplanetárias (2) e seus respectivos mancais.
8. "BATEDEIRA PLANETÁRIA" de acordo com areivindicação 7, caracterizada pelo fato de que a placa superior(10) é fixada à placa inferior (11) por parafusos roscados embossas existentes na placa inferior (11) as quais tem função deespaçadores.
BRPI0901400 2009-04-14 2009-04-14 batedeira planetária BRPI0901400A2 (pt)

Priority Applications (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0901400 BRPI0901400A2 (pt) 2009-04-14 2009-04-14 batedeira planetária
MX2010004001A MX2010004001A (es) 2009-04-14 2010-04-13 Batidora planetaria.
CO10043235A CO6330155A1 (es) 2009-04-14 2010-04-14 Batidora planetaria
ARP100101255 AR076303A1 (es) 2009-04-14 2010-04-14 Batidora planetaria

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0901400 BRPI0901400A2 (pt) 2009-04-14 2009-04-14 batedeira planetária

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0901400A2 true BRPI0901400A2 (pt) 2011-01-04

Family

ID=43401812

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0901400 BRPI0901400A2 (pt) 2009-04-14 2009-04-14 batedeira planetária

Country Status (4)

Country Link
AR (1) AR076303A1 (pt)
BR (1) BRPI0901400A2 (pt)
CO (1) CO6330155A1 (pt)
MX (1) MX2010004001A (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2011144820A1 (fr) * 2010-05-20 2011-11-24 Seb S.A. Appareil electromenager de preparation culinaire de type batteur comprenant deux fouets a mouvement planetaire
AU2011318235A1 (en) * 2010-10-18 2013-05-23 Stephen Davis Mixing devices
US9968223B2 (en) 2015-06-12 2018-05-15 Sunbeam Products, Inc. Blending appliance with paddle blade
ES2759974A1 (es) * 2018-11-12 2020-05-12 GONZALEZ FERNANDEZ ISABEL Mª Utensilio para cocinar risotto o arroz meloso

Also Published As

Publication number Publication date
MX2010004001A (es) 2010-10-20
AR076303A1 (es) 2011-06-01
CO6330155A1 (es) 2011-10-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0901400A2 (pt) batedeira planetária
CN101249656B (zh) 食品切片机
WO2009129714A1 (zh) 小型食物切碎器
CN208519418U (zh) 一种可调节电子产品支撑架
WO2011144820A1 (fr) Appareil electromenager de preparation culinaire de type batteur comprenant deux fouets a mouvement planetaire
CN107617952A (zh) 一种电饭煲内胆打磨装置
CN211536131U (zh) 一种新型心理学催眠装置
CN109504607A (zh) 一种用于课上观察细胞显微培养装置
US2931232A (en) Variable vertical speed mixer
KR101283141B1 (ko) 야채 절단기의 절단두께 조절장치
EP2408415B1 (fr) Dispositif de massage à billes à cuve rotative
CN211680729U (zh) 一种拼装组合式翻转架
CN110840731B (zh) 一种具有保健功能的坐具
CN207904809U (zh) 一种市政用的道路警示牌
CN106136936A (zh) 一种炒菜机的颠锅机构
CN209944465U (zh) 一种地暖安装结构
CN203408219U (zh) 具有不同按摩方式的按摩器
CN207880536U (zh) 一种室内设计用落地灯具
CN108527006A (zh) 一种钻铣床主轴数显测速机构
CN206434022U (zh) 一种可调节高度的书桌
BRPI0602406B1 (pt) batedeira planetária de fácil armazenamento
CN216823475U (zh) 可移动式遥控放射卫生检测模体支架
CN210228913U (zh) 一种内部可旋转支撑人体的桑拿房结构
CN208990604U (zh) 一种矿产样品自动搅拌装置
CN220152206U (zh) 一种方便旋转的显示屏

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: SEB DO BRASIL PRODUTOS DOMESTICOS LTDA (BR/SP)

Free format text: NOME ALTERADO DE: GRUPO SEB DO BRASIL PRODUTOS DOMESTICOS LTDA.

B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: A47J 43/044 , A21C 1/02

Ipc: A47J 43/044 (1968.09), A21C 1/02 (1968.09), A21C 1

B06V Preliminary requirement: patent application procedure suspended [chapter 6.22 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B12B Appeal: appeal against refusal