BRPI0900754A2 - cámara de mistura turbilhonar e processo de tratamento de efluentes - Google Patents

cámara de mistura turbilhonar e processo de tratamento de efluentes Download PDF

Info

Publication number
BRPI0900754A2
BRPI0900754A2 BRPI0900754-7A BRPI0900754A BRPI0900754A2 BR PI0900754 A2 BRPI0900754 A2 BR PI0900754A2 BR PI0900754 A BRPI0900754 A BR PI0900754A BR PI0900754 A2 BRPI0900754 A2 BR PI0900754A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
chamber
effluent
mixing chamber
treatment process
reagent
Prior art date
Application number
BRPI0900754-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Oliveira Antonio Roberto Martins Barboza De
Original Assignee
Faculdades Catolicas Mantenedora Da Pontificia Universidade Catolica Do Rio De Janeiro Puc Rio
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Faculdades Catolicas Mantenedora Da Pontificia Universidade Catolica Do Rio De Janeiro Puc Rio filed Critical Faculdades Catolicas Mantenedora Da Pontificia Universidade Catolica Do Rio De Janeiro Puc Rio
Priority to BRPI0900754-7A priority Critical patent/BRPI0900754A2/pt
Publication of BRPI0900754A2 publication Critical patent/BRPI0900754A2/pt

Links

Abstract

Câmara de Mistura Turbilhonar e Processo de Tratamento de Efluentes A presente invenção diz respeito a uma câmara de mistura turbilhonar que aproveita a energia cinética obtida em um sistema de bombeamento para misturar o efluente aos reagentes, bem como a um processo de tratamento de efluentes compreendendo uma etapa de mistura em uma câmara de mistura.

Description

Relatório Descritivo de Patente de Invenção
Câmara de Mistura Turbilhonar e Processo de Tratamento de
Efluentes
Campo da Invenção
A presente invenção diz respeito a uma câmara de mistura turbilhonarque aproveita a energia cinética obtida em um sistema de bombeamento paramisturar o efluente aos reagentes, bem como a um processo de tratamento deefluentes compreendendo uma etapa de mistura em uma câmara de mistura.
Antecedentes da Invenção
Em sistemas de tratamento para a retirada de metais pesados,necessita-se misturar ao efluente reagentes básicos ou ácidos para se obter oPH ótimo de precipitação destes metais.
Quanto maior a agitação e a pressão obtida na mistura menor o tempode reação como também existe uma quantidade ótima de produto a seracrescentado na mistura que influencia diretamente na velocidade de reação.
Portanto, a etapa de mistura destes dois líquidos é uma etapa crítica esua realização deve ser tal que proporcione um excelente rendimento à toda aoperação. Essa necessidade por equipamentos misturadores não foidevidamente satisfeita e diversas soluções para esse problema existem noestado da técnica.
O documento US 5,798,061 descreve um equipamento submersível paraa mistura de dois fluidos, sendo um deles líquido, compreendendo dois bocaise um canal guia, que direciona a mistura. A presente invenção difere destedocumento por não ser um equipamento submersível.
O documento WO 98/26862 descreve um aparato para mistura de doislíquidos consistindo de um acelerador que injeta um dos líquidos no sentidooposto do fluxo do outro líquido. A presente invenção difere deste documentopor não injetar um dos líquidos em uma direção oposta ao fluxo do segundolíquido.Portanto, pode-se ver que nenhum dos documentos apontados doestado da técnica descrevem ou sequer sugerem a solução proposta pelapresente invenção.
Sumário da Invenção
Em um primeiro aspecto, a presente invenção proporciona uma câmarade mistura turbilhonar que proporciona uma boa agitação combinada com otempo de reação da mistura.
É portanto um objeto da presente invenção um equipamento de misturaturbilhonar utilizando a energia cinética obtida no bombeamento do efluente edo reagente, dentro das proporções ótimas de mistura e do tempo de reação.
É um adicional objeto da presente invenção uma câmara de mistura, adita câmara compreendendo duas extremidades, uma proximal e uma distai,onde a extremidade proximal possui uma pluralidade de orifícios conectados àslinhas de entrada de fluido na câmara e a extremidade distai possui um orifícioconectado às linhas de saída do fluxo da câmara, onde a câmara possui pelomenos um orifício para entrada de reagente e pelo menos um orifício paraentrada de efluente.
É um adicional objeto da presente invenção um processo de tratamentode efluentes compreendendo uma etapa de mistura de um efluente e umreagente em uma câmara de mistura turbilhonar.
Esses e outros objetos da presente invenção serão melhor ilustradospela descrição detalhada a seguir.
Breve Descrição das Figuras
A Figura 1 ilustra um esquema onde a câmara de mistura estáconectada à linha de abastecimento dos reagentes e efluentes, onde 1.1representa o tanque de preparo de poupa; 1.2 a bomba de poupa; 1.3 a bombade efluentes; 1.4 a válvula de controle de vazão; 1.5 a válvula de controle devazão; 1.6 a câmara de mistura turbilhonar; e 1.7 a saída.A Figura 2 mostra em A, uma vista lateral da câmara, onde aextremidade proximal está a esquerda e a extremidade distai está à direita e1.6 representa a câmara de mistura turbilhonar; em B tem-se uma vista frontalda extremidade proximal, exibindo os orifícios de entrada de reagentes(superior) e de efluente (inferior); em C tem-se uma vista frontal da extremidadedistai, exibindo o orifício da saída da mistura.
Descrição Detalhada da Invenção
Os exemplos aqui descritos têm o intuito somente de exemplificar umadas inúmeras formas de realizar a presente invenção, sem o intuito de limitá-la.
Para efeitos da presente invenção, considera-se como efluente qualquerlíquido contaminado com metais pesados. Um exemplo não Iimitante de umefluente de acordo com a presente invenção é a água.
Considera-se também, para efeitos da presente invenção, que oreagente é qualquer composto químico comumente utilizado para o tratamentodo efluente. Exemplos não Iimitantes desses reagentes são barrilha, cal e ácidosulfúrico.
Ao adquirir o reagente, barrilha ou cal no caso de aumentar o pH ouácido sulfúrico no caso de baixar o pH, é necessário se obter uma poupabásica ou uma solução ácida, que misturada com o efluente, determina-se emlaboratório os tempos de reação para vários níveis de agitação, e, a proporçãode quantidades efluente/poupa necessários ao tratamento de cada metal a serretirado. De posse destes dados temos os parâmetros de regulagens dasvazões de efluente e reagente na câmara de mistura turbilhonar.
Câmara de Mistura Turbilhonar
A câmara de mistura turbilhonar da presente invenção é uma câmaraque compreende duas extremidades, uma proximal e uma distai, onde aextremidade proximal possui uma pluralidade de orifícios conectados às linhasde entrada de fluido na câmara e a extremidade distai possui um orifícioconectado às linhas de saída do fluxo da câmara, onde a câmara possui pelomenos um orifício para entrada de reagente e pelo menos um orifício paraentrada de efluente
Determina-se então os parâmetros de construção da câmara comodiâmetros de entrada do efluente (d2), diâmetro de entrada do reagente (d1),diâmetro da câmara (D) e comprimento da câmara (L).
As velocidades de entrada na câmara, tanto do efluente quanto dapoupa ou solução deverão ser tais que provoque um fluxo rotacional no interiorda câmara, de tal maneira que o tempo de reação obtido no laboratório ocorradentro do comprimento projetado.
Após a reação na câmara o efluente pode ser lançado dentro de umequipamento de retirada de sólidos como decantadores, filtro prensa oumembranas filtrantes para precipitação e lançamento final do efluente tratado.
O processo de tratamento de efluente descrito neste exemplo é umprocesso tradicional que compreende a etapa de realizar a mistura do reagentee do efluente em uma câmara de acordo com a câmara descrita na presenteinvenção.

Claims (4)

Câmara de Mistura Turbilhonar e Processo de Tratamento deEfluentes
1. Câmara de mistura turbilhonar caracterizada por compreender duasextremidades, uma proximal e uma distai, onde a extremidade proximal possuiuma pluralidade de orifícios conectados às linhas de entrada de fluido nacâmara e a extremidade distai possui um orifício conectado às linhas de saídado fluxo da câmara, onde a câmara possui pelo menos um orifício para entradade reagente e pelo menos um orifício para entrada de efluente.
2. Câmara, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo orifíciode entrada de reagente estar localizado acima do orifício de entrada deefluente.
3. Câmara, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelavelocidades de entrada na câmara, do efluente e reagente provocar um fluxorotacional no interior da câmara.
4. Processo de tratamento de efluentes caracterizado por compreenderuma etapa de mistura do reagente e do efluente em uma câmara de acordocom a câmara descrita na reivindicação 1.
BRPI0900754-7A 2009-04-13 2009-04-13 cámara de mistura turbilhonar e processo de tratamento de efluentes BRPI0900754A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0900754-7A BRPI0900754A2 (pt) 2009-04-13 2009-04-13 cámara de mistura turbilhonar e processo de tratamento de efluentes

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0900754-7A BRPI0900754A2 (pt) 2009-04-13 2009-04-13 cámara de mistura turbilhonar e processo de tratamento de efluentes

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0900754A2 true BRPI0900754A2 (pt) 2010-12-28

Family

ID=43365675

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0900754-7A BRPI0900754A2 (pt) 2009-04-13 2009-04-13 cámara de mistura turbilhonar e processo de tratamento de efluentes

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0900754A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101246688B1 (ko) 오폐수 처리용 마이크로 제트폭기장치
CN206014551U (zh) 复合改进型芬顿催化氧化处理系统
WO2014034158A1 (ja) 連続処理装置
WO2008139728A1 (ja) 気液混合循環装置
JP2008093515A (ja) 流体混合器及び流体混合装置
CN203889251U (zh) 防涡流出液装置
CN104136107B (zh) 多级曝气装置
RU2414283C2 (ru) Прямоточный вихревой смеситель
KR101708552B1 (ko) 가스 용해 장치
CN207237948U (zh) 一种微反应通道、基板以及微反应器
BRPI0900754A2 (pt) cámara de mistura turbilhonar e processo de tratamento de efluentes
KR100437971B1 (ko) 유체 혼합기 및 이 혼합기가 구비된 수처리용 전해처리시스템
KR100776702B1 (ko) 에너지 절약형 혼화장치 및 이를 이용한 혼화지
CN108348882A (zh) 使气体和液体接触的系统
CA1332833C (en) Process for contacting gases with liquids
CN205500884U (zh) 逆流循环臭氧氧化实验装置
CN213357048U (zh) 一种清洁型油气田污水高级氧化反应装置及处理系统
WO2014002488A1 (ja) 管型流通式混合装置および流通式混合方法
CN209618930U (zh) 多通道气水混合浮选机
KR20230029596A (ko) 유체역학적 캐비테이션 디바이스 및 그 제조 방법
CN112479346A (zh) 污水处理用芬顿反应装置及用该反应装置处理污水的方法
KR100960371B1 (ko) 무동력 프로펠러와 벌집체 구조를 가지는 상수도 시설의 관로 약품 혼합장치
KR100367642B1 (ko) 와류를 이용한 폐수 또는 슬러지와 약품 혼합장치 및 그방법
CN210815140U (zh) 药液混合装置和水处理设施
CN206359301U (zh) 物化水处理系统

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL