BRPI0822895B1 - Effervescent composition for addition to the drinking water of an animal, drink for use in the hydrating treatment of an animal, uses of the reference effervescent composition and method for stimulating an animal to drink - Google Patents

Effervescent composition for addition to the drinking water of an animal, drink for use in the hydrating treatment of an animal, uses of the reference effervescent composition and method for stimulating an animal to drink Download PDF

Info

Publication number
BRPI0822895B1
BRPI0822895B1 BRPI0822895B1 BR PI0822895 B1 BRPI0822895 B1 BR PI0822895B1 BR PI0822895 B1 BRPI0822895 B1 BR PI0822895B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
animal
effervescent
acid
composition
drinking water
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

“COMPOSIÇÃO EFERVESCENTE PARA ADIÇÃO À ÁGUA POTÁVEL DE UM ANIMAL, BEBIDA PARA USO NO TRATAMENTO DE HIDRATAÇÃO DE UM ANIMAL, USOS DA REFERIDA COMPOSIÇÃO EFERVESCENTE E MÉTODO PARA ESTIMULAR UM ANIMAL A BEBER” CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção diz respeito a uma composição efervescente para adição à água potável de um animal, ao uso da composição para o tratamento de hidratação, como um aditivo para a água potável, e como um portador para micronutrientes ou ingredientes funcionais. A invenção ainda diz respeito a métodos para tratar de animais em necessidade de hidratação, para encorajar os animais a beber, e para liberar micronutrientes ou ingredientes funcionais à água potável dos animais.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[002] A saúde dos animais, especialmente a saúde urinária, é influenciada não apenas pela nutrição, mas também por suficiente ingestão de água. A ingestão de água aumentada eleva o volume de urina e dilui concentrações de minerais que sejam associadas com as doenças do trato urinário inferior. Os cães e os gatos, por exemplo, sofrem de numerosos distúrbios do trato urinário inferior. Entre estes, encontram-se a doença idiopática do trato urinário, a cristalúria, a cistite bacteriana, a urolitíase, a obstrução idiopática, tampões urinários e outros. A doença do trato urinário inferior (LUTD) é um distúrbio comum aos gatos. A urolitíase (formação de cálculos no trato urinário) é uma condição comumente encontrada tanto em cães como em gatos. Embora a etiologia destes distúrbios não seja completamente clara, pelo menos alguns dos fatores associados com estes distúrbios parecem estar concentrados na urina (isto é, alta gravidade específica da urina) ou alta supersaturação mineral da urina.
[003] A redução das concentrações minerais na urina pelo aumento da produção de urina através do consumo de água aumentado pode reduzir o risco de formação de cristais ou cálculos urinários, auxiliam na dissolução de certos tipos de cálculos formados do trato urinário, bem como reduzem a ocorrência de LUTD de felinos. Além disso, o volume de urina aumentado inicia a eliminação mais freqüente. A eliminação freqüente reduz o risco de infecção do trato urinário, de cristalúria e de urolitíase.
[004] Embora o aumento de um consumo de água dos animais seja desejável, isso não é facilmente obtenível. Muitos animais, especialmente os animais mais enjoados como os gatos, os animais mais idosos e os animais doentes, podem não ter nenhum interesse em aumentar a ingestão de água. Além disso, quando seja necessário fornecer ao animai um micronutriente ou um ingrediente funcional como parte da água potável, o animal pode conscientizar-se de que a água possui um sabor não usual e não desejar beber.
[005] Palatabilizantes ou aromatizantes podem ser adicionados à água de beber dos animais. Entretanto, estes nem sempre são bem sucedidos ou em atrair o animal para beber ou em mascarar o sabor de um micronutriente ou ingrediente funcional acrescentados.
[006] A tecnologia efervescente tem sido usada para prover composições tanto para uso humano quanto de animais. A tecnologia efervescente baseia-se na reação de um ácido e um sal de carbonato para formar dióxido de carbono, e é conhecida pelo fato de prover composições auto-dissolventes que podem ser adicionadas à água. Por exemplo, a WO 2005/072759 descreve uma composição efervescente que inclui o extrato de oxicoco. Os oxicocos são frequentemente recomendados para uso no tratamento das infecções do trato urinário, e um agente efervescente que incorpore o extrato de oxicoco é descrito para consumo humano. A GB 2083997 descreve um suplemento de alimentação animal para uso em porcos, aves domésticas e bezerros, o qual compreende uma composição efervescente para liberar micronutrientes.
[007] Estes exemplos de tecnologia efervescente não reconhecem nem levam em conta o problema de atrair os animais para aumentar o consumo de água.
[008] Consequentemente, existe a necessidade de composições eficazes em aumentar o consumo de água pelos animais de modo a reduzir o risco de distúrbios do trato urinário.
BREVE SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[009] Em um primeiro aspecto, a presente invenção fornece uma composição efervescente para adição à água de beber de um animal, composição esta que compreenda um agente efervescente e um melhorador do paladar, para uso no tratamento da hidratação de um animal.
[010] Em outro aspecto, a presente invenção provê uma composição farmacêutica para adição à água de beber de um animal, composição esta que compreenda um agente efervescente e um melhorador do paladar, em que o melhorador do paladar compreenda um melhorador do paladar protéico hidrolisado.
[011] Em um outro aspecto, a presente invenção fornece uma bebida para uso no tratamento de hidratação de um animal, no qual seja dissolvida uma composição efervescente como descrito neste relatório.
[012] Em um outro aspecto, a presente invenção provê o uso de uma composição efervescente que compreenda um agente efervescente e um melhorador do paladar, como um aditivo para a água potável para os animais.
[013] Em um outro aspecto, a presente invenção provê o uso de uma composição efervescente que compreenda um agente efervescente e um melhorador do paladar, como um portador para um micronutriente ou ingrediente funcional para adição à água potável para os animais.
[014] Em um outro aspecto a presente invenção provê o uso de um agente efervescente em uma composição efervescente para adição à água de beber dos animais, composição esta que inclui um melhorador do paladar, em que o agente efervescente intensifica o sabor do melhorador do paladar para o animal, para encorajá-lo a beber a água.
[015] Em um outro aspecto, a presente invenção provê um método para tratar de um animal em necessidade de hidratação, método este que compreende adicionar uma composição efervescente contendo um agente efervescente e um melhorador do paladar à água potável para o animal, por meio do que o animal é levado a beber a água potável.
[016] Em um outro aspecto, a presente invenção provê um método para animar um animal a beber, o qual compreende adicionar uma composição efervescente contendo um agente efervescente e um melhorador do paladar à água de beber para o animal.
[017] Em um outro aspecto, a presente invenção provê um método para liberar um micronutriente ou um ingrediente funcional à água de beber dos animais, compreendendo adicionar à água de beber uma composição efervescente contendo um agente efervescente, um melhorador do paladar e o micronutriente ou ingrediente funcional.
[018] Em um outro aspecto, a presente invenção provê um método para intensificar o gosto de um melhorador do paladar na água de beber dos animais, o qual compreende misturar um agente efervescente com o melhorador do paladar e a água de beber, de modo a animar o animal a beber a água.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[019] A presente invenção será agora descrita em outros detalhes, por meio de exemplo apenas, com referência aos seguintes exemplos e desenhos que a acompanham, nos quais: A Figura 1 apresenta uma comparação da ingestão de fluido do gato entre a água de beber convencional contendo um melhorador do paladar e água tratada de acordo com a presente invenção; e A Figura 2 apresenta uma comparação da ingestão de fluido do cão entre a água de beber convencional contendo um melhorador do paladar e água tratada de acordo com a presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[020] Foi surpreendentemente observado que uma combinação do agente efervescente com o melhorador do paladar induz os animais a beber mais água do que eles o fariam com uma composição que contivesse o melhorador do paladar sozinho. Sem que se deseje ficar ligados pela teoria, julga-se que o agente efervescente intensifique o sabor do melhorador do paladar para o animal, por meio do que o animal é levado a beber a água.
[021] A invenção é particularmente aplicável a animais não humanos, tais como mamíferos, e é particularmente aplicável aos animais de companhia, especialmente gatos e cães.
[022] Mamíferos não humanos incluem primatas não humanos tais como macacos, chimpanzés etc. Animais de fazenda incluem cabras, carneiros, suínos, gado bovino, etc. Animais selvagens e de jardins zoológicos incluem lobos, ursos, veados, girafas, elefantes etc. Animais não mamíferos incluem os pássaros. Animais de trabalho incluem os cavalos.
[023] Palatabilizantes úteis na presente invenção são os reforçadores do sabor agradável que são tipicamente empregados para reforçar o sabor agradável global da água potável e potencialmente para superar quaisquer efeitos do sabor negativo que surjam de outros componentes da água potável. Melhoradores de sabor particularmente úteis de acordo com a invenção são aqueles descritos na U.S. 2003/0086961. Particularmente úteis são os hidrolisados protéicos que tipicamente fornecem um sabor apetitoso atrativo aos vários animais, incluindo gatos e cães. Os Melhoradores de sabor incluem a alimentação animal; os hidrolisados de animais; órgãos internos de animais tais como fígado, pulmões e coração; carnes tais como de cordeiro, carne bovina, came de porco, de galinha e de peru; frutos do mar tais como peixe, caranguejo e camarão; produtos laticínios tais como o leite e o queijo; leveduras; peptídeos; aminoácidos; nucleotídeos; gordura; óleo; sabores artificiais da carne e/ou dos frutos do mar; reagentes de Maillard; açúcares; extratos de plantas e outros aromas naturais e/ou artificiais que sejam atrativos aos animais. Quanto aos gatos, o melhorador do paladar preferido inclui os hidrolisados de fígado de galinha e hidrolisados à base de peixe; quanto aos cães, um alimento protéico/hidrolisado é preferido.
[024] O agente efervescente preferivelmente compreende uma combinação de um ácido e uma base de carbonato. Os ácidos de graduação alimentar podem ser usados na presente invenção, tais como os ácidos de frutas. Estes ácidos incluem o ácido cítrico, ácido málico, ácido tartárico, ácido adípico e ácido fumárico. O ácido cítrico e o ácido málico são preferidos, porque eles são mais solúveis na água.
[025] Bases típicas usadas são os sais de carbonato, tais como o bicarbonato de sódio, o bicarbonato de potássio, o carbonato de sódio, o carbonato de potássio e misturas destes. Os sais de potássio podem ser usados se existir o desejo de se manter os níveis de sódio a um mínimo na composição efervescente.
[026] O objetivo da combinação do ácido com a base é realizar uma reação na água que gere dióxido de carbono. Isto auxilia a dissolução dos componentes da composição efervescente e os produtos de reação podem fornecer um sabor salgado à água potável. Julga-se também que a aplicação da composição efervescente à água pode prover bolhas de dióxido de carbono que, elas próprias, liberam algum aroma agradável da água de beber, o que pode atrair os animais para a água.
[027] Tipicamente, a razão em peso do ácido para o sal situa-se na faixa de 1:1 a 1:1,3. A razão exata pode ser determinada de acordo com a rapidez com que a composição necessite dissolver-se e exatamente em que quantidade o sabor da composição é alterado pela quantidade de ácido ou base nela presente.
[028] Além do agente efervescente, a composição tipicamente compreende um ou mais componentes adicionais selecionados dos aromatizantes, edulcorantes, colorantes, micronutritentes e ingredientes funcionais. Os aromatizantes, edulcorantes e colorantes podem ser quaisquer componentes convencionais adequados para este fim. Estes componentes podem intensificar a atratividade da água de beber para os animais. Quando os componentes adicionais incluem micronutrientes e/ou ingredientes funcionais, a composição de acordo com a invenção pode atuar como um veículo de liberação para estes componentes. Os micronutrientes incluem vitaminas e minerais, e ingredientes funcionais incluem componentes farmaceuticamente ativos, antioxidantes tais como o ácido lipóico e extratos de plantas tais como as fenólicas, a proantrocianidina e chá verde, bem como a taurina especificamente para gatos, aminoácidos e probióticos (microorganismos vivos que ajudam a melhorar a flora intestinal). De acordo com a presente invenção, estes componentes adicionais podem facilmente ser liberados com o uso da composição efervescente, a qual pode mascarar qualquer sabor desagradável associado com os micronutrientes ou os ingredientes funcionais. Além disso, a composição efervescente da presente invenção pode ser usada para liberar ingredientes ou nutrientes de funcionamento termolábil. Isto é porque a composição efervescente não requerer calor para operar. Probióticos e fitoquímicos, tais como os extratos de chá verde e antioxidantes, são termolábeis e podem não ser facilmente liberados em um processo que requeira calor.
[029] O extrato de suco de oxicoco é um outro ingrediente funcional que pode ser liberado de acordo com a presente invenção. O suco de oxicoco é frequentemente recomendado para a saúde total do trato urinário.
[030] Vantajosamente o micronutriente ou ingredientes funcionais podem compreender fibra solúvel. De acordo com esta disposição, uma composição efervescente feita de acordo com a invenção que incorpore fibra solúvel, pode ser usada como um aditivo para uma água de beber de animais para induzir perda de peso em um animal, particularmente um animal com excesso de peso. A presença da fibra na água deve dar tipicamente ao animal uma sensação de um estômago cheio, por esse meio suprimindo o apetite.
[031] A composição efervescente de acordo com a invenção é de preferência na forma de um tablete ou pó. A forma de tablete é em particular útil porque esta pode ser convenientemente embalada em um tubo ou em um pacote em folha ou em bolha, possibilitando conveniente armazenagem e transporte pelo usuário. Ingredientes convencionais podem ser adicionados à composição efervescente para prover uma formulação adequada para uso como um pó ou para produção de tabletes. Por exemplo, aglutinantes são normalmente adicionados aos tabletes efervescentes. Para garantir uma dureza adequada, o aglutinante deve preferivelmente ser solúvel em água e pode tipicamente ser selecionado de dextrose, lactose* sorbitol e xilitol A quantidade de aglutinante deve produzir o tablete duro o suficiente para ser fírme na manipulação, mas, não obstante, macio o bastante para dissolver-se na água de beber. Um lubrificante solúvel em água pode ser adicionado à composição para certos tipos de prensagem de tablete, e lubrificantes solúveis em água típicos incluem o polietileno glicol, o ácido adípico e o benzoato de sódio. A composição pode ser produzida em tabletes com o uso de prensagem padrão de tabletes com ou sem uma etapa de granulação antes da prensagem em tabletes. Os grânulos para tabletes efervescentes podem ser fabricados por fusão úmida ou por fusão quente. Na fusão úmida, o componente ácido é umedecido e adicionado à base. Com o uso de uma mistura adequada, os grânulos podem ser formados por amassamento e scr formados em tabletes enquanto ainda úmidos. Outros detalhes deste processo devem ser encontrados em “The Theory and Practice of Industrial Pharmacy (1970)”, páginas 326 e 327 (editado por Lachman et al.). Fomos de secagem podem ser usados para secar o produto. Os secadores de leito fluido e os granuladores de vácuo também têm sido usados para produzir granulações efervescentes.
[032] É importante, durante a produção dos tabletes ou do pó, assegurar que a umidade seja estritamente controlada por completo. A embalagem usada para o produto deve também controlar a umidade. Os tabletes devem ser embalados com material de uma elevada barreira à umidade e podem vantajosamente incluir a formação de um dessecante dentro do sistema de embalagem.
[033] A composição efervescente deve vantajosamente ser capaz de desintegração na água de beber dentro de cinco minutos, preferivelmente dentro de três minutos, mais preferível dentro de dois minutos ou menos. EXEMPLOS EXEMPLO 1 [034] Cinco composições efervescentes foram formuladas, cada uma delas compreendendo um agente efervescente contendo ácido cítrico e bicarbonato de sódio em uma razão de 1:1,3. Cada uma das cinco composições separadas continha um diferente melhorador do paladar A E, que era um melhorador do paladar convencional para felino contendo um hidrolisado de fígado de galinha ou um hidrolisado à base de peixe. A água de beber contendo esta composição foi comparada com a água de beber que continha apenas o melhorador do paladar em um teste que envolvia uma população de vinte e cinco gatos. Os gatos eram gatos adultos machos e fêmeas saudáveis de pelo menos um ano de idade. Cada gato foi engaiolado individualmente em uma gaiola contendo um recipiente de alimentos e dois recipientes de bebida. Os gatos foram alimentados de acordo com o Hilfs Pet Nutrition Science Diet Feline Adult Dry Cat Food com o uso de quantidades, em cada recipiente, para manter ±2 % do peso corporal de acordo com o guia de alimentação. Um dos recipientes de bebida continha 200 g de água da torneira. O outro recipiente de bebida continha a mesma quantidade de água potável com 1 tablete de composição efervescente. Cada recipiente foi pesado antes de sua colocação na gaiola e novamente após a sua remoção da gaiola, de modo a medir-se a ingestão. Os recipientes da solução efervescente, da água e dos alimentos eram removidos diariamente ao mesmo tempo. O teste teve lugar durante 2 dias.
[035] Será evidente da Figura 1 que a água de beber contendo a composição efervescente de acordo com a invenção foi consumida em quantidade significativamente mais elevada pelos gatos, em comparação com a água de beber contendo o melhorador do paladar unicamente. Isto indica que as composições de acordo com a invenção estimulam os gatos a beberem mais água potável. EXEMPLO 2 [036] Um teste análogo foi realizado em relação aos cães. Uma população de 10 cães foi submetida ao mesmo teste de 2 dias, conforme os gatos. Os cães eram cães adultos machos e fêmeas saudáveis de pelo menos um ano de idade. Para os cães, o alimento usado foi o HilPs Pet Nutrition Science Diet Canine Adult Original Dry Cat Food e 500 g de água da torneira foram usados para água de beber. Quanto à composição efervescente, 1 tablete foi usado em 500 g de água.
[037] Novamente, cinco diferentes composições efervescentes foram comparadas, cada uma com um diferente melhorador do paladar (1 a 5) e os resultados são apresentados na Figura 2 para a população dos 10 cães. Novamente, foi observado que os cães foram estimulados a beber mais água quando apresentada com a água de beber contendo a composição efervescente da presente invenção.
REIVINDICAÇÕES

Claims (12)

1. Composição efervescente para adição à água potável de um animal* caracterizada pelo fato de que compreende um agente efervescente e um elemento palatável, em que o elemento palatável compreende uma proteína hidrolisada, em que o agente efervescente compreende uma combinação de um ácido e uma base de carbonato, e em que a razão em peso de ácidoibase de carbonato está na faixa de 1:1 a 1:1,3*
2. Composição, de acordo com a reivindicação 1. caracterizada pelo fato de que o ácido é selecionado a partir de ácido cítrico, ácido málico, ácido tartárico, ácido adípíco, ácido fumárico, e misturas dos mesmos.
3. Composição, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que a base de carbonato é um sal selecionado a partir de bicarbonato de sódio, bicarbonato de potássio, carbonato de sódio, carbonato de potássio e misturas dos mesmos.
4. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que compreende ainda um ou mais componentes adicionais selecionados a partir de aromatizantes, adoçantes, colorantes, micronutrientes e ingredientes funcionais.
5. Composição, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente suco de oxicoco.
6. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que está na forma de um comprimido ou pó.
7. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de ser para o uso no tratamento de hidratação de um animal.
8. Bebida para uso no tratamento de hidratação de um animal, caracterizada pelo fato de que é dissolvida uma composição efervescente como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 6.
9. Uso da composição efervescente, como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de ser como um aditivo para água potável para animal.
10. Uso da composição efervescente, como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de ser como um carreador para um micronutriente ou ingrediente funcional para adição à água potável para animal.
11. Uso de uma composição efervescente em um método para estimular o animal a beber a água, caracterizado pelo fato de que a composição efervescente é adicionada à água potável do animal, e em que a composição efervescente compreende um agente efervescente e um elemento palatável, em que o elemento palatável compreende uma proteína hidrolisada, em que o agente efervescente compreende uma combinação de um ácido e uma base de carbonato, em que a razão em peso de ácido :base de carbonato está na faixa de 1:1 a 1:1,3, e em que o agente efervescente realça o sabor do elemento palatável ao animal para estimular o animal a beber a água.
12. Método para estimular um animal a beber, caracterizado pelo fato de que compreende a adição de uma composição efervescente à água potável para o animal, em que a composição efervescente compreende um agente efervescente e um elemento palatável, em que o elemento palatável compreende uma proteína hidrolisada, em que o agente efervescente compreende uma combinação de um ácido e uma base de carbonato, e em que a razão em peso de ácido :base de carbonato está na faixa de 1:1 a 1:1,3.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101230977B1 (ko) 동물 식품 첨가제로서 이용되는 구아니디노 아세트산
JP4098522B2 (ja) ペットフード製品およびそれを製造する方法
JPS6212A (ja) メチルスルホニルメタンを含む食餌製品およびその使用
US5360823A (en) Anionic salt formulation for milk fever
BRPI0708716A2 (pt) métodos e composições para produtividade aumentada em animais
RU2468596C2 (ru) Композиция для добавления в питьевую воду
KR102234056B1 (ko) 도담쌀 성분을 포함하는 기능성 개껌 및 이에 의해 제조된 기능성 개껌
US5516798A (en) Method for treating diarrhea and a composition therefor
US9474292B1 (en) Nutritional powder including brewer's yeast, aronia extract, and cranberry extract for animals
US20200330416A1 (en) Method and composition for improved hydration in animals
BRPI0822895B1 (pt) Effervescent composition for addition to the drinking water of an animal, drink for use in the hydrating treatment of an animal, uses of the reference effervescent composition and method for stimulating an animal to drink
WO2021099503A1 (en) Animal feed and methods for improving animal performance and productivity
KR20170109570A (ko) 자손에서의 성능 특성을 증가시키는 방법
US20230070236A1 (en) Method and composition for improved hydration in animals
JP5902125B2 (ja) 家畜尿石症予防及び/又は治療剤
RU2085074C1 (ru) Способ профилактики, нормализации и лечения нарушений и болезней обмена веществ у молодняка крупного рогатого скота
JP2007111018A (ja) 動物用飼料、動物の飼育方法、畜水産食品及び健康食品
NL1021288C2 (nl) Kruidenextract, alsmede de toepassing van een dergelijk kruidenextract.
JP2008546834A (ja) セレンの豊富な食品の生産用の非経口投与セレノメチオニン
Nueleanu et al. The level of the ascorbic acid from the tablets of different origin.
PL243012B1 (pl) Mieszanka paszowa uzupełniająca dla bydła
JP2818684B2 (ja) 動物用発育促進剤
CN105941862A (zh) 用于加入到饮用水中的组合物
JPH11266794A (ja) 水溶性2量体鉄塩混入ペットフード
WO2015091208A1 (en) Use of 25-hydroxy vitamin d3 to promote calcium absorption in ruminants