BRPI0822461B1 - Queimador de gás para forno ou grill e forno ou grill - Google Patents

Queimador de gás para forno ou grill e forno ou grill Download PDF

Info

Publication number
BRPI0822461B1
BRPI0822461B1 BRPI0822461B1 BR PI0822461 B1 BRPI0822461 B1 BR PI0822461B1 BR PI0822461 B1 BRPI0822461 B1 BR PI0822461B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
burner
oven
grill
ignition
wall
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

A presente invenção refere-se a um queimador de gás do tipo alongado, para ser utilizado em forno ou grill 5 (churrasqueira a gás) , compreendendo uma câmara de mistura, composta de um tubo de Venturi, adaptado para criar uma mistura de gás - ar primário, e uma câmara alongada, situada a jusante do tubo de Venturi, provido com uma pluralidade de orifícios para uma saída de 10 mistura de combustível e correspondente combustão.
Técnica anterior conhecida
Neste tipo de queimador, a mistura de ar primário - gás combustível é primeiro feita carregando o fluxo do gás de admissão através de uma câmara de mistura, composta de um L5 - tubo de, Venturi^ aberto para o ar circundante, então é introduzida em uma câmara principal alongada, e sucessivamente é queimada após sua saída através dos _ _ orifícios, ou aberturas, obtidos na referida câmara principal alongada, e convenientementê moldadã 'pára* a 20 produção de chama ideal após referida queima da mistura.
A mistura de ignição é normalmente controlada pelo usuário por meio de um dispositivo adequado compreendendo uma vela de ignição operada eletricamente, disposta a acender (spark) a chama perto de pelo menos um orifício 25 de ignição tendo geralmente dimensões reduzidas em relação às outras aberturas de chama que estão presentes no queimador, e sendo posicionado a jusante do tubo de Venturi em uma seção na qual a mistura de combustível já foi produzida.
Por sua vez, a chama inicial acende a ignição dos orifícios de chama localizados em sua proximidade e, consequentemente, todos presentes no queimador, algumas vezes, graças também a algumas propagações de chama adequadas, tais como condutos, ranhuras, ou outros 35 funcionalmente ligando o orifício de ignição aos orifícios de chama e/ou um ao outro.
Em seguida, o orifício de ignição, adicionalmente tem de . 15 ser posicionado em uma seção do queimador onde a mistura já tenha sido produzida, tem que ser feito na proximidade dos orifícios de chama, ou do acima citado meio de propagação de chama, portanto, próximo para causar a ignição da mesma.
Na proximidade de tal orifício de ignição, um termopar pode ser também colocado, pertencente a um dispositivo de segurança contra o desligamento acidental do queimador, conhecido da técnica, o qual é disposto para detectar a presença de chama do acima citado orifício de ignição. Problemas inerentes à posição do orifício de ignição sobre o corpo do queimador, podem ser detectados na necessidade construtiva do arranjo da vela de ignição, e eventualmente, o termopar, nas proximidades da mesma, e qparticularmente, na provisão da instalação de citada vela de ignição, e do citado termopar, dentro da cavidade do forno, de modo que ela aparecerá exatamente disposta no orifício de ignição obtido no corpo do queimador.
Os queimadores do tipo conhecidos são onde” ã vela cie1 ignição, no interior da câmara do forno, é mantida em uma posição próxima ao orifício de ignição, disposto sobre o corpo do queimador, de acordo com o método acima descrito, por consoles (brackets), ou suportes, convenientemente alongados.
Por exemplo, no pedido de patente internacional WO 2004/005799, em nome da CAST srl, é descrito como um console disposto para ser retido no interior do forno, a uma distância considerável das paredes deste último, não apenas da vela de ignição do queimador, mas também do dispositivo de detecção para a chama (termopar), adaptado para parar o fluxo de gás ein caso de interrupção de chama acidental.
Esta solução construtiva determina uma série de desvantagens inerentes ao superaquecimento da vela de ignição, situada na proximidade do corpo do queimador, e do console utilizado para a montagem.
Particularmente, este último, geralmente produzido em material metálico, quando sujeito ao calor por um longo período de exposições, necessariamente sofrerá algumas deformações, induzindo a remoção, ou de outra forma, o movimento da vela de ignição da posição confiável na proximidade do orifício de ignição.
As deformações do suporte de montagem, acima descritas, combinadas com a vela de ignição superaquecida, determinariam as dificuldades na possível re-ignição do queimador, forçando o usuário a várias tentativas.
Observações semelhantes podem ser feitas para a fiação elétrica de conexão da vela de ignição, e, eventualmente, de um termopar de segurança, sendo este último também instalado no interior da cavidade do forno, proximo da câmara principal do queimador, no qual os orifícios de -15 _ chama _ são _ feitos/. _ Essas fiações devem ser convenientemente isoladas, com a consequente dificuldade de realização, no sentido em que estas se estendem para o __ __ interior da cavidade do forno.
É um objetivo da presente invenção prover úm queimador'' dd 20 forno ou grill, do tipo acima mencionado, que não apresenta as desvantagens da técnica anterior conhecida.
Particularmente é um objetivo da presente invenção prover um queimador de forno ou grill permitindo a livre disposição da vela de ignição dentro da cavidade do 25 forno, também nas proximidades de uma parede desta última, enquanto assegura a ignição efetiva do queimador e a correta disposição do termopar de segurança.
É um outro objetivo da presente invenção prover um forno apresentando pelo menos um queimador do tipo acima 30 mencionado, que seria fácil de se prover e que permita uma elevada flexibilidade na disposição da vela de ignição e o termopar de segurança do queimador acima citado.
Sumário da invenção
Estes e outros objetivos são obtidos através do queimador de acordo com a primeira reivindicação independente e as reivindicações dependentes subsequentes, e pelo forno de acordo com a décima segunda reivindicação e suas reivindicações dependentes subsequentes.
queimador de gás para o forno, ou grill, de acordo com a presente invenção, compreende pelo menos um tubo de 5 Venturi, para formar a mistura do combustível de ar primário - gás, do tipo tendo pelo menos uma zona com uma seção reduzida seguida por uma zona com uma seção divergente, pelo menos, preferivelmente, distribuição alongada, para distribuir uma câmara de a mistura de combustível, localizada a jusante da citada zona com uma seção divergente do tubo de Venturi, e uma pluralidade de aberturas de chama para a saída da mistura de combustível, obtida dentro da câmara de distribuição, ou qualquer forma de comunicação fluídica com esta última, 15- bem.como pelo menos um orifício deigniçãopara acender o queimador. Vantajosamente, o queimador também compreende, bem como pelo menos um conduto de desvio de parte do _ _ fluxo da mistura, tendo a seção de entrada obtida em um setor a jusante da zona com uma seção reduzida do _tubo ”de 20 Venturi, e a seção de saída posicionada no citado orifício de ignição.
O conduto de desvio tendo o orifício de ignição na extremidade, objeto da invenção, começando inicia a jusante do tubo de Venturi, ou pelo menos a sua zona a jusante com seção reduzida, e pode acabar em qualquer posição dentro do forno, preferivelmente no corpo do queimador, resultando, convenientemente, no arranjo de vela de ignição de queimador proposto, no próprio forno.
Assim a citada solução confere alta flexibilidade no 30 arranjo da vela de ignição, e eventualmente do termopar, o queimador, interior da cavidade do forno, ou grill.
De acordo com um aspecto preferido da presente invenção, a acima citada seção de entrada do conduto de desvio é composta por uma abertura obtida em uma parede interna do tubo de Venturi ou da câmara de distribuição do queimador.
De acordo com outro aspecto preferido da presente invenção, o queimador é dirigido ao forno ou grill correspondente, em ou na proximidade de, pelo menos uma parede de forno ou grill e, o orifício de ignição, coincide, como mencionado, com a seção de saída do acima 5 citado conduto de desvio, disposto no queimador na proximidade de, ou em tal parede de forno ou parede de grill.
Convenientemente, é possível dispor o extremo do conduto de desvio coincidentemente com o orifício de ignição na 10 proximidade de uma parede do forno, por exemplo, próximo da parede na qual o queimador está acoplado, de modo que à vela de ignição, e, eventualmente, também o termopar de segurança, poderíam ser contidos em tal uma parede de forno, nos orifícios apropriados obtidos nessa última, e -15- depois poderiarrr projetar-se dentro_ da cavidade do forno apenas por uma curta extensão, sem a necessidade de utilizar consoles alongados e elevados isolamentos das _ _ fiaçõeS-correspondentes.
Neste caso, a ignição dos orifícios de chama, como õ 20 orifício da ignição poderia ser movida na proximidade da parede do forno a alguma distância dos próprios orifícios de chama, pode ser assegurada através de uma abertura abaixo, adaptada para propagar a mistura a partir do orifício de ignição aos orifícios de chama posicionados a 25 jusante do tubo de Venturi, ou por outros meios conhecidos da técnica, para a propagação das chamas. Assim, ao mesmo tempo, os requisitos acima mencionados inerentes com o orifício de ignição são satisfeitos, os quais venham a ser alimentados com uma mistura de 30 combustível (gás - ar primário) já formada e permitindo a inter-ignição dos orifícios de chama, e depois com a resolução dos problemas relativos ao superaquecimento e possíveis deformações das consoles metálicas de montagem da vela de ignição e o termopar de segurança, e as 35 fiações correspondentes.
Além disso, tem de ser observado o posicionamento do extremo livre da vela de ignição, e eventualmente do termopar, dentro cavidade do forno, que a presente invenção confere, permitindo, por exemplo, a restrição da vela de ignição e o possível termopar do queimador, em locais facilmente acessíveis a partir do exterior do 5 forno, de modo que a sua possível substituição para a manutenção será extremamente facilitada.
De acordo com um aspecto preferido da presente invenção, é provido um forno ou grill, compreendendo meios para acoplamento de um queimador de gás de acordo com a 10 presente invenção, diretamente ou indiretamente, a parede do forno ou do próprio grill, bem como pelo menos uma vela de ignição para o acima citado queimador de gás, onde a vela de ignição está montada na proximidade do, ou acima da citada parede de forno ou grill e, -15 = preferivelmente, _é .diretamente montada _neles_, ou pelo menos, parcialmente projetante deles.
Breve descrição das desenhos _ _ Para_ fins de ilustração e não limitativa, uma configuração da presente invenção será descrita” com’ 20 referência as figuras de acompanhamento, nas quais:
A figura 1 é uma vista em perspectiva do queimador;
A figura 2 é uma vista em corte longitudinal do
queimador;
A figura 3 é uma vista em perspectiva em corte
transversal do queimador; e
A Figura 4 é uma vista em perspectiva do console de
montagem. Descrição detalhada de uma construção preferida da
presente invenção
Primeiramente referindo-se a figura 1, o queimador de gás objeto da presente invenção, em sua construção preferida é aqui explicado, compreendendo um meio corpo superior metálico 1, um meio corpo inferior metálico 2, e preferivelmente uma placa intermediária perfurada 14, todos preferivelmente formados através de moldagem, tal que definam no seu interior, uma vez acoplados, um tubo de Venturi 16 para misturar o gás combustível com o ar (ar primário) puxado a partir do exterior do queimador, e pelo menos uma câmara alongada 17, coaxial com o tubo de Venturi 16, para distribuição do combustível da mistura de gás - o ar primário para uma pluralidade de aberturas 5 de chama 19, diretamente feitas ao longo das paredes laterais da câmara alongada 17, ou de qualquer maneira, conectadas de forma fluídica a tal câmara de distribuição 17 .
Os dois meio corpos 1, 2 podem ser mutualmente acoplados, 10 preferivelmente, conforme será mencionado, com a interposição de uma placa perfurada 14, através de elementos conhecidos de fixação 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, por exemplo do tipo de parafuso e porca, posicionados em vários locais da extensão longitudinal do queimador -de - 15 gás. - - . _ _ _ _ . _ _ _ _ _ tubo de Venturi 16, conforme visualizado na figura, é do tipo convergente-divergente, com uma extensão axial, _ _ do tipo compreendendo uma seção de entrada 11, destinada a ser acoplada a um bico de ejeção (ou injetor) 23 do gás combustível, seguido por uma zona tendo uma seção convergindo em direção a uma zona central com uma seção reduzida, além do qual um tubo de Venturi 16 alarga-se em uma zona de seção divergente para a saída de mistura, e sendo que qualquer zona de seção convergente, zona de seção reduzida, e a zona de seção divergente apresentem uma simetria axial relativa ao mesmo eixo geométrico longitudinal.
Deve ser notado que, embora seja aqui ilustrado um tubo de Venturi 16 com uma seção convergente-divergente, do 30 tipo axial, qualquer outro tipo de tubo de Venturi, composto por pelo menos uma zona de seção reduzida, seguida por uma zona com uma seção gradualmente divergente, pode ser igualmente utilizado no queimador aqui reivindicado, sem portanto, fugir do escopo de 35 proteção reivindicado nas reivindicações a seguir.
Terá ainda de ser observado que qualquer outro tipo de queimador de gás, não necessariamente feito de dois meios corpos 1, 2 e a placa intermediária perfurada 14, desde que tenha um tubo de Venturi, seguido por uma câmara de distribuição para a mistura de combustível, infringe o . objeto da presente invenção.
Vantajosamente, o queimador aqui ilustrado compreende ainda, um conduto de desvio 12 para qualquer fluxo de mistura de combustível, preferivelmente obtido através de moldagem em pelo menos um dos meios corpos 1 ou 2, e eventualmente, de tal placa intermediária 14, tendo sua 10 própria entrada de seção mistura situada a jusante da zona tendo uma seção reduzida do tubo de Venturi 16, em comunicação fluídica com a última, e a sua própria seção de saída, externa ao queimador, coincidente com um ou mais orifícios de ignição 13 para acender tal uma mistura 15 de_combustível._ __ _
Mais em detalhe, o queimador aqui ilustrado, prove apenas um orifício de ignição 13, exclusivamente coincidente com _ _a jseção de saída do conduto de desvio 12, e os meios para propagação de chama a partir do orifício de Ignição 13“ 20 para as aberturas de chama 19, compostos de, como será detalhado, uma passagem longitudinal calibrada 20, que substancialmente circunda o fundo das citadas aberturas de chama 19, adaptadas para permitir a saída da mistura na extensão reduzida exteriormente.
0 queimador aqui descrito não tem quaisquer orifícios de ignição exceto o orifício 13, e permite dispor esse último em qualquer posição ao longo do corpo do queimador, por exemplo, em uma posição coincidente com o local, dentro do forno ou grill, onde é mais apropriado 30 disponibilizar a vela de ignição e, eventualmente, o termopar do dispositivo de segurança, no próprio queimador. .
Deve ser observado que, embora aqui seja ilustrado um queimador provido com um conduto de desvio 12 obtido através de moldagem do próprio corpo do queimador, qualquer outro tipo de conduto de desvio externo ao queimador, e também a ele aplicado, também recai no mesmo conceito inventivo da presente invenção.
Ou seja, a presente invenção não exclui a possibilidade de concretização de condutos de desvio 12 eventualmente externos ao corpo do queimador principal, adaptados para mover o orifício da ignição do forno onde a vela de ou direcionada preferivelmente, aloj ada, adequada, próprio corpo do queimador.
em direção à outra parede ignição foi convenientemente a qualquer outra posição mas não exclusivamente, no
Deve ser observado que, graças à forma particular do gueimador acima descrito, a construção do condutor de desvio 12 alongado, ao longo do queimador de forma coincidente com a entrada da mistura de combustível dentro do queimador (com um fluxo carregado pelo conduto *15 _ 12* concomitantemente_ da esquerda para a direita, na figura 1), ou de maneira oposta à passagem da mistura de combustível no queimador (como no caso da figura 1, com o _ __ fluxo de mistura no conduto 12 em contracorrente em relação ao fluxo de mistura na câmara de distribuição 20 17), é parte do escopo de proteção aqui reivindicado.
Deve ser ainda observado que, vantajosamente, a seção de entrada do conduto de desvio 12 é uma abertura obtida em uma parede interna da porção extrema da acima referida zona com uma seção divergente do tubo de Venturi 16 ou, a 25 jusante a essa última, em uma parede interna da câmara de distribuição 17.
As figuras 2 e 3 explicam mais em detalhes a forma interna do queimador aqui descrito, e particularmente elas mostram alguns detalhes construtivos que, 30 adicionalmente, o acima referido conduto de desvio 12, contribuirá para aumentar a eficiência e eficácia de tal queimador.
Na figura 2 pode ser visto o queimador da figura 1, anexado a uma parede do forno 22, por um console 24, que 35 constitui os meios acima referidos para acoplamento do queimador na parede do forno 22, limitado na parte posterior de tal parede 22 e compreendendo um bico de ejeção (ou injetor) 23 de gás combustível, conectado por um engate adequado para o conduto de distribuição do mesmo gás combustível, uma estrutura 31 para engatar o queimador na seção de entrada 11 do tubo de Venturi 16, bem como pelo menos, uma sede 25 (tal como será mais detalhado com referencia a figura 4) para uma vela de ignição da mistura de combustível e uma sede 26 para um termopar pertencente a um dispositivo de segurança (não ilustrado).
As figuras 2 e 3 mostram adicionamente, mais em detalhe a estrutura interna do queimador, provendo a interposição de uma placa intermediária 14 entre os dois meios corpos superior 1 e inferior 2, mutuamente acoplados, a placa formanda com o meio corpo superior 1, do acima citado U5_ tubo de = .Venturi_ 16, _ e_ ainda, a montante da seção divergente de tal tubo de Venturi 16, dividindo a câmara a jusante do próprio tubo de Venturi 16, em uma câmara de distribuição superior 17 da mistura para as aberturas de chama 19, e em uma câmara de armazenamento inferior “15* para mistura, tendo a função de estabilização de chama.
Essas duas câmaras 17, 15, se sobrepõem mutuamente, e estão de forma recíproca em comunicação fluídica graças aos orifícios 18 obtidos na placa intermediária 14, a jusante ao tubo de Venturi 16.
Enquanto a câmara, de distribuição superior 17 para a mistura de combustível está, conforme anteriormente mencionado, em comunicação fluídica com as aberturas de chama 19, formada através de poucos condutos tendo praticamente uma seção quadrangular, a câmara inferior 15 comunica-se também, em todos os lados, com uma passagem longitudinal calibrada 20, tendo, substancialmente, a função de permitir a propagação da chama a partir do orifício de ignição 13 para as aberturas de chama 19 salientes.
Tais passagens calibradas 20 são obtidas entre o meio corpo inferior 2 e a parede inferior da placa intermediária 14, graças aos espaçadores presentes entre essas partes, ou graças à forma particular do meio corpo 2, e a placa intermediária 14, enquanto que as aberturas de chama 19, tendo essencialmente uma seção quadrangular, particularmente visível na figura 3, são realizadas entre 5 a parede superior da placa intermediária 14 e o meio corpo superior 1, através de moldagem do próprio meio corpo superior 1, ao longo dos lados principais estendendo-se disso, na zona a jusante da seção divergente do tubo de Venturi 16.
Deve ser observado que as aberturas de chama 19, não são simplesmente orifícios sobre a superfície externa do queimador, embora a possível execução do orifício recaia no conceito inventivo da presente invenção, mas pequenos condutos, tendo uma extensão em uma direção normal em .15 _ relação*, a altura jip_ queimador, tem o objetivo de estabilizar a chama e evitar o seu desprendimento. Finalmente, deve ser ainda observado que, embora somente _ visível na figura 1, a extremidade oposta do queimador onde o tubo de Venturi 16 está presente, é cortada de faT maneira que os dois meios corpos 1, 2 apresentariam uma moderada convergência recíproca, com o objetivo para auxiliar a continuidade do fluxo de mistura.
A figura 4 ilustra em detalhe os meios para acoplamento do acima ilustrado queimador para uma parede de forno 22, de acordo com um aspecto particular da presente invenção, particularmente, composto por um console 24, é preso à parede de fundo do forno 22, através de parafusos 27 e 28, acoplando nas sedes complementares feitas na mesma parede 22 do forno.
Essa parede 22 ainda apresenta orifícios e aberturas permitindo o próprio console 24, e particularmente os vários elementos funcionais do mesmo, estender-se sobre a face frontal da mesma parede 22, no interior da cavidade do forno.
O console 24 aqui ilustrado, de acordo com outro aspecto da presente invenção, é construído em apenas um bloco metálico em que os elementos funcionais para o engate acoplado do queimador são dispostos, tais como um conduto principal para a extremidade de gás dentro do injetor de gás 23, duas sedes 25 e 26 para alojar a vela de ignição e o termopar 30 do dispositivo de segürança do queimador (a vela 29 e o termopar 30 são ilustrados não montados no console 24, na figura 4), e uma estrutura 31 para engate do queimador na seção de entrada 11 do tubo de Venturi 16.
A estrutura 31, conforme visualizada na figura 4, é moldada de tal forma para favorecer, por exemplo, interferências das partes mecânicas, algumas regiões complementares externas do queimador, por exemplo, composto por aletas moldadas, formando parte dos meios de acoplamento do queimador para a parede do forno 22, _ 15 .juntamente rom o_ acima citado joonsole _24 .
Deve ser observado que esse console 24 permite, graças ao fato de que o conduto de desvio 12 permite a disposição _ do orifício da ignição ,13 nas proximidades da acima citada seção de entrada 11, e, em seguida,- nas proximidades da parede do forno 22, para manter tanto a vela de ignição 29 e o termopar 30 próxima a, ou na própria parede do forno 22, e até mesmo para retê-la em contato com o último, de tal forma que tanto a vela de ignição 29 e o termopar 30 podem se sobressair apenas parcialmente para o interior da cavidade do forno, apesar de serem dispostos em uma forma otimizada no orifício da ignição 13 e nas aberturas de chama 19, respectivamente. Este arranjo permite não apenas evitar a utilização do console alongado dentro da cavidade do forno que, em função das possíveis deformações térmicas quando o forno estiver ligado, pode causar distorções da vela de ignição em relação ao orifício de ignição e do termopar em relação aos orifícios de chama, mas também para evitar que a fiação de tais componentes elétricos possa ser abrigada em pelo menos, parcialmente, dentro da cavidade do forno, exigindo uma considerável isolação do calor dos mesmos.
Além disso, conforme pode ser observado em detalhe na figura 4, vantajosamente a parede do forno 22 é convenientemente perfurada no console 24, sedes para a vela de ignição 29 e termopar 30, de modo que a inserção 5 desta última no console 24 pode ser feita do lado posterior da parede do forno 22, que é o lado externo da cavidade do forno propriamente dito. Desta forma, a possível operação de remoção e inserção da vela de ignição 29 e o termopar 30, ocasionada por exemplo, pela 10 manutenção, são notoriamente facilitadas.
A montagem e a operação do queimador acima descrito são conforme segue.
Primeiro o queimador é composto através de acoplamento, graças aos meios de fixação 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, os ^15„ dois, meios corpos, 1, 2, _com a placa intermediária de interposição 14. .
Uma vez que o console 24 é fixado através dos parafusos 27, 28 à face posterior da parede do forno 22, e sendo colocado em funcionamento o injetor 23 conectado ao gás 20 combustível doméstico-sistema de distribuição, o queimador, assim, devidamente montado é introduzido na acima citada seção de entrada 11 do gás combustível, dentro da estrutura 31 do console 24; a estrutura sendo saliente, graças aos orifícios convenientemente feitos na 25 parede do forno 22, dentro da cavidade do último.
Neste momento, a inserção parcial na própria saliência dentro da cavidade do forno, da vela de ignição 29 e o termopar 30, respectivamente, no orifício de ignição 13, e em uma ou mais aberturas de chama 19, completaria a 30 montagem do queimador acima ilustrado dentro do forno.
Deve ser observado que a fiação da vela de ignição 29 e do termopar 30 assim, poderia ser completamente situada do lado externo da cavidade do forno.
Uma vez que o gás combustível que passa através do 35 injetor 23 é ativado, pelo usuário por meio de um registro apropriado, o gás deve passar através do tubo de Venturi 16 e ocasionar, através do efeito Venturi (em função da forma do tubo 16) , uma depressão na zona com seção reduzida do próprio tubo de Venturi 16, puxando o ar (ar primário) a partir do ambiente externo ao queimador para o interior do tubo de Venturi.
Na zona com uma seção divergente situada a jusante de tal zona com uma seção reduzida do tubo de. Venturi a finalização da mistura entre o ar primário e gás combustível é obtida, e o gás combustivel-mistura de ar primário assim produzido, é parcialmente aberto a partir do conduto de desvio 12, a qual a seção de entradapreferivelmente obtida de uma abertura feita na parede interna do tubo de Venturi 16 ou a câmara de distribuição 17 é colocada próxima, ou a jusante, da zona com uma seção divergente do tubo de Venturi 16, e parcialmente . continuará .der.trc da câmara de distribuição 17, e graças aos orifícios 18 da placa intermediária 14, dentro da câmara de armazenamento 15. A mistura de combustível então começa a fluir.para fora do orifício de ignição 13, a partir da passagem calibrada 20, e das aberturas' dê chama 19, respectivamente, situadas em comunicação fluídica com o conduto de desvio 12, com a câmara de armazenamento 15 e a câmara de distribuição 17.
Neste momento, a ativação (ignição) da vela de ignição 29 pelo usuário, usualmente coincidindo com a exclusão manual do dispositivo de segurança associado com o termopar 30, provoca a ignição de uma chama inicial saindo do orifício 13, e sua propagação, graças à passagem calibrada 20, para todas as aberturas de chama 19 do queimador, com uma consequente ignição desse último.
Como será evidente para um técnico no assunto, a posição segura do orifício de ignição 13, preferivelmente próxima a parede do forno, tem a vantagem considerável de ser capaz de montar a vela de ignição, e eventualmente, o termopar, completamente ou pelo menos parcialmente, sobre o exterior do forno, movendo-os próximo da correspondente parte extrema do orifício de ignição apenas.
Portanto isso evita o uso carregar a vela de ignição forno, bem como, assegura a sendo estas permanecendo forno.
do console adaptado para ou o termopar, dentro do remoção da fiação isolada, fora da cavidade do ao lado de
O superaquecimento da própria vela de ignição é também limitado, sendo insignificante o percentual de sua extensão no interior do forno, melhorando assim o desempenho e a vida útil.
Pelo menos, a possível remoção, e as operações de inserção da vela de ignição 29 e o termopar 30 para a manutenção, são consideravelmente facilitadas.

Claims (16)

1. Queimador de gás para forno ou grill, do tipo compreendendo: pelo menos um tubo de Venturi (16), para formar a mistura de combustível de ar primário-gás, tendo
5 pelo menos uma zona com seção reduzida seguida por uma zona com seção divergente; pelo menos uma câmara de distribuição (17) da mistura de combustível, situada a jusante da citada zona com uma seção divergente do tubo de Venturi, e uma pluralidade de aberturas de chama (19) 10 para saída da citada mistura de combustível, obtida dentro da referida câmara de distribuição (17), ou na comunicação fluídica com esta última, bem como com o orifício de ignição (13) para acender o queimador, caracterizado pelo fato de compreender pelo menos um .15 ..conduto de desvio (12_) para parte do fluxo da citada mistura de combustível, a seção de entrada do citado conduto de desvio (12) sendo obtida em um setor a jusante _ da referida zona com seção reduzida do tubo de Venturi (16), e a seção de saída do referido conduto de desvio 20 (12) sendo situada em pelo menos um dos citados orifícios de ignição (13).
2. Queimador, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de ser restrito ao citado forno ou grill, na ou nas proximidades de pelo menos uma parede
25 de forno ou grill (22), o referido pelo menos um orifício de ignição (13) sendo obtido sobre o queimador na, ou na proximidade da, referida pelo menos uma parede de forno ou grill.
3. Queimador, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, 30 caracterizado pelo fato de o citado queimador compreender meios para acoplamento (24), de forma direta ou indireta, para pelo menos, uma parede de forno ou grill (22), o referido pelo menos um orifício de ignição (13) sendo obtido sobre o queimador no, ou na proximidade do, citado 35 meios para acoplamento para uma parede de forno ou grill.
4. Queimador, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de os citados meios de acoplamento (24) serem posicionados na seção de entrada (11) do referido pelo menos um tubo de Venturi (16).
5. Queimador, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado pelo fato de a
5 citada seção de entrada do citado conduto de desvio (12) compreender pelo menos uma abertura obtida sobre uma parede interna do referido pelo menos um tubo de Venturi (16) e/ou da citada pelo menos uma câmara de distribuição (17) .
10
6. Queimador, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizado pelo fato de o citado pelo menos um tubo de Venturi (16) ser do tipo axial. '
7. Queimador, de acordo com qualquer uma das 15_ reivindicações^ de_ 1 a 6,_ caracterizado pelo fato de a seção de entrada do citado pelo menos um conduto de desvio (12) ser substancialmente situada a jusante da referida zona com uma seção divergente do referido pelo menos um tubo de Venturi (16).
20
8. Queimador, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizado pelo fato de compreender um ou mais orifícios de ignição (13) para acender o queimador, o citado um ou mais orifícios ignição sendo exclusivamente coincidentes com seção de 25 saída do referido pelo menos um conduto de desvio (12) .
9. Queimador, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 8, caracterizado pelo fato de o citado pelo menos um orifício de ignição (13) ser espaçado da citada pluralidade de aberturas de chama 30 (19), sendo providos meios (20) para propagação da chama de pelo menos um orifício de ignição (13) da citada pluralidade de aberturas de chama (19).
10. Queimador, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 9, citado conduto de desvio caracteri zado pelo fato de o (12) ser produzido no corpo do queimador por moldagem ou compreender um conduto externo conectado ao queimador.
11. Queimador, de acordo com qualquer
10, caracterizado pelo (12) reivindicações de citado pelo menos transportar a citada parte do fluxo de co-corrente ou contracorrente para forma fluxo um conduto de desvio de em de mistura na referida câmara alongada.
12. Forno ou grill, do tipo que compreende (24), direta ou indiretamente, à acoplamento do referido definido bem como menos um em forno ou grill uma das qualquer uma vela de uma das fato de o orientado mistura na relação ao meios para (22) gás,
10, parede de um queimador de reivindicações de 1 a (29) para o referido pelo caracterizado pelo fato de a ser disposta ignição gás, vela de ignição (29) queimador de citada pelo menos uma nas proximidades da, ou na.referida parede do forno ou da grill (22). __ ' „ _ _ __ _
13. Forno ou grill, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato da citada pelo menos uma vela de ignição (29) ser substancialmente limitada ao contato com a referida parede de forno ou grill (22).
20
14. Forno ou grill, de acordo com a reivindicação de 12 ou 13, caracterizado pelo fato de o referido meio para acoplamento (24) compreender pelo menos uma sede (25) para a citada vela de ignição (29).
15. Forno ou grill, de acordo com qualquer uma das 25 reivindicações de 12 a 14, caracterizado pelo fato de o citado meio para acoplamento (24) compreender pelo menos uma sede (26) para pelo menos um termopar (30).
16. Forno ou grill, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 12 a 15, caracterizado pelo fato de
30 compreender pelo menos uma vela de ignição (29) e/ou pelo menos um termopar (30), parcialmente projetante a partir referida parede de forno ou grill (22) .

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2008358588B2 (en) Gas burner for ovens or grills
US9303868B2 (en) Burner system having premixed burners and flame transfer means
US9080773B2 (en) Pitot tube pressure sensor for radiant tube heater
JP5566305B2 (ja) オープン・ループ・ガス・バーナ
US2808047A (en) Gas fired hot air furnace
CN109404907A (zh) 燃烧器及燃气热水器
BRPI0822461B1 (pt) Queimador de gás para forno ou grill e forno ou grill
CA3024292C (en) Infrared radiation heater
KR20190114568A (ko) 세라믹 그릴 버너
CN210241564U (zh) 安全引火系统和燃气设备
CN109990287B (zh) 燃烧器及包含其的燃气灶
US2619159A (en) Horizontally fired gas-oil burner
CA2876823C (en) Home appliance with gas igniter having heating element and shroud
JPS6262248B2 (pt)
US2005964A (en) Oil burner
US1399178A (en) Gas-burner
JP2631183B2 (ja) 熱板加熱式ガスバーナを用いたガス燃焼装置
JP2670957B2 (ja) 熱板加熱式ガスバーナを用いたガス燃焼装置
JP4074743B2 (ja) バーナの炎口構造
KR910001195Y1 (ko) 기름보일러의 연소장치