BRPI0820987A2 - Dispositivo de arejamento do solo - Google Patents

Dispositivo de arejamento do solo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0820987A2
BRPI0820987A2 BRPI0820987-1A BRPI0820987A BRPI0820987A2 BR PI0820987 A2 BRPI0820987 A2 BR PI0820987A2 BR PI0820987 A BRPI0820987 A BR PI0820987A BR PI0820987 A2 BRPI0820987 A2 BR PI0820987A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ground
support device
travel
aeration device
support
Prior art date
Application number
BRPI0820987-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Corneils Hermanus Maria De Bree
Original Assignee
Redexim Handel En Expl Mij Bv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Redexim Handel En Expl Mij Bv filed Critical Redexim Handel En Expl Mij Bv
Publication of BRPI0820987A2 publication Critical patent/BRPI0820987A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01BSOIL WORKING IN AGRICULTURE OR FORESTRY; PARTS, DETAILS, OR ACCESSORIES OF AGRICULTURAL MACHINES OR IMPLEMENTS, IN GENERAL
    • A01B45/00Machines for treating meadows or lawns, e.g. for sports grounds
    • A01B45/02Machines for treating meadows or lawns, e.g. for sports grounds for aerating
    • A01B45/023Perforators comprising spiking tools actively driven in a reciprocating movement through a crankshaft or eccentric mechanism

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Soil Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Soil Working Implements (AREA)
  • Agricultural Machines (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVO DE AREJAMENTO DO SOLO".
A presente invenção refere-se a um dispositivo de arejamento do solo de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
Dispositivos de arejamento do solo desse tipo, conhecidos até
agora, apresentam um chassi da máquina, diversas ferramentas de perfuração móveis para cima e para baixo, duas rodas traseiras e uma roda dianteira. Na direção de deslocamento, atrás da roda dianteira, na maioria das vezes, encontram-se ferramentas de perfuração dispostas uma ao lado da ou10 tra. As ferramentas de perfuração determinam a largura de uma faixa de trabalho no solo. As rodas traseiras, frequentemente, rolam lateralmente ao lado da faixa de trabalho.
Nos dispositivos de arejamento do solo conhecidos até agora existe a desvantagem de que as rodas traseiras estão dispostas Iateralmen15 te ao lado da largura de trabalho. Com isso, ao ser trabalhada uma área de solo, tal como, por exemplo, uma área de gramado, as rodas traseiras passam por cima de solo já trabalhado. As ferramentas de perfuração do dispositivo de arejamento do solo retiram material de terra ao trabalhar o solo. Se, então, ao ser trabalhada uma faixa adjacente, as rodas traseiras passam por 20 cima do solo já trabalhado, o material de terra retirado é achatado sobre a superfície do solo e novamente comprimido para dentro dos buracos já cavados, com o que a área de solo já trabalhada é sujada e uma varredura subsequente da superfície do solo é dificultada por material de terra aderente.
Por conseguinte a invenção tem por base a tarefa de aperfeiçoar
um dispositivo de arejamento de solo do tipo descrito inicialmente, no qual as desvantagens citadas acima não mais ocorrem, ao ser trabalhada uma área de solo.
Para solução dessa tarefa servem as características da reivindi
cação 1.
A invenção prevê de modo vantajoso que um dispositivo de arejamento do solo do tipo descrito inicialmente apresenta pelo menos um dispositivo de apoio, que se estende transversalmente à direção de deslocamento, que está disposto à frente das ferramentas de perfuração na direção de deslocamento, e é ajustável em altura em relação ao solo, de tal modo que em uma posição de trabalho, as rodas traseiras estão levantadas e o 5 chassi da máquina está apoiado sobre o dispositivo de apoio e sobre pelo menos uma roda dianteira, de modo que nem as rodas dianteiras ou traseiras, nem o dispositivo de apoio passam por cima do solo já trabalhado pelas ferramentas de perfuração, e que em uma posição de transporte, o dispositivo de apoio é levantado e o chassi da máquina está sustentado pelas rodas 10 traseiras e pelo menos uma roda dianteira. A largura total do dispositivo de apoio corresponde, no máximo, à largura da faixa de trabalho.
Isso tem a vantagem de que nem as rodas dianteiras ou traseiras, nem o dispositivo de apoio do dispositivo de arejamento do solo, quando estão na posição de trabalho, passam por cima do solo já trabalhado.
Uma vantagem adicional é que na posição de transporte, o
chassi da máquina continua a estar apoiado sobre as rodas traseiras e a roda dianteira. As rodas traseiras estão dispostas lateralmente, ao lado da largura de trabalho. Com isso, o risco de tombamento do dispositivo de arejamento do solo em terreno irregular é diminuído.
O dispositivo de apoio pode estar disposto no centro, transver
salmente à direção de deslocamento, com relação à largura de trabalho.
O dispositivo de apoio pode consistir em pelo menos um cilindro. Alternativamente, o mesmo também pode ser pelo menos um rolo de apoio ou pelo menos um patim. O pelo menos um rolo de apoio ou cilindro pode 25 apresentar na superfície externa um perfil. O mesmo pode ser, por exemplo, de ressaltos. Com isso, o rolo de apoio ou o cilindro tem uma aderência melhor, mesmo sobre uma base molhada.
O pelo menos um rolo de apoio ou o cilindro pode estar montado de modo rotativo em um quadro de ajuste, em torno de pelo menos um eixo de rotação. O eixo de rotação estende-se paralelamente ao solo e, de preferência, ortogonalmente à direção de deslocamento. O quadro de ajuste, por sua vez, está montado de modo giratório em torno de um eixo giratório no chassi da máquina. O eixo giratório estende-se paralelamente ao solo e, de preferência, ortogonalmente à direção de deslocamento. O quadro de ajuste com dispositivo de apoio pode ser girado com ajuda do dispositivo de ajuste em torno do eixo giratório, de tal modo que a altura do dispositivo de apoio é ajustável.
O dispositivo de apoio pode ser oco. O dispositivo de apoio pode consistir, por exemplo, em um metal leve, tal como, por exemplo, de alumínio, titânio ou uma liga dos metais citados acima ou de outros metais.
Isso tem a vantagem de que o dispositivo de apoio é leve e a carga de peso para o solo a ser trabalhado pode ser mantida pequena.
O dispositivo de apoio pode estar revestido com um polímero. O polímero pode consistir em borracha vulcanizada.
O dispositivo de apoio pode ser ajustável em altura com ajuda de um dispositivo de ajuste, sendo que o dispositivo de ajuste pode ser acionado hidraulicamente, mecanicamente ou eletricamente.
O dispositivo de apoio e as ferramentas de perfuração podem ser ajustáveis em altura simultaneamente, com ajuda do dispositivo de ajuste, de tal modo que na posição de trabalho o chassi da máquina está apoiado sobre o dispositivo de apoio e pelo menos uma roda dianteira e, simulta20 neamente, as ferramentas de perfuração podem ser inseridas no solo e novamente retiradas.
Podem estar dispostos diversos dispositivos de apoio, um ao lado do outro, transversalmente à direção de deslocamento.
Os diversos rolos de apoio ou cilindros, dispostos um ao lado do outro, podem estar montados separadamente um do outro. Isso tem a vantagem de que os rolos de apoio ou cilindros podem apresentar velocidades angulares diferentes e, com isso, as curvas podem ser percorridas de modo melhor.
Em um outro exemplo de execução, o dispositivo de apoio pode ser girado em torno de um eixo giratório vertical. Em um outro exemplo de execução, diversos elementos do dispositivo de apoio podem ser girados, em cada caso, em torno de um eixo giratório vertical. Alternativamente, também, em cada caso, um grupo de diversos elementos do dispositivo de apoio, dispostos um ao lado do outro, pode ser girado em torno de um eixo giratório vertical.
A seguir, exemplos de execução da invenção são explicados mais detalhadamente, sob referência aos desenhos. Mostram esquematicamente:
Figuras 1a e 1b um exemplo de execução com ajuste de altura
vertical,
Figuras 2a e 2b um outro exemplo de execução com ajuste de
altura,
Figuras 3a e 3b um terceiro exemplo de execução de um ajuste
de altura,
Figuras 4a e 4b a vista posterior das figuras 3a e 3b,
Figuras 5a e 5b um quarto exemplo de execução do ajuste de
altura,
Figura 6 um cilindro como dispositivo de apoio,
Figura 7 dois cilindros, dispostos um ao lado do outro,
Figura 8 dois cilindros, dispostos um ao lado do outro, que podem ser girados em torno de um eixo vertical,
Figura 9 dois cilindros, dispostos um ao lado do outro, que po
dem ser girados separadamente um do outro, em cada caso, em torno de um eixo vertical,
Figura 10 diversos cilindros, dispostos um ao lado do outro, Figura 11 diversos cilindros, dispostos um ao lado do outro, que podem ser girados em torno de um eixo vertical,
Figura 12 dois grupos de cilindros, dispostos um ao lado do outro, que podem ser girados, em cada caso, em torno de um eixo vertical. As figuras 1a e 1b mostram um dispositivo de arejamento do solo 1 automotivo. O dispositivo de arejamento do solo 1 apresenta um quadro de máquina 18, 30 diversas ferramentas de perfuração 2, móveis para cima e para baixo, pelo menos duas rodas traseiras 6, pelo menos uma roda dianteira 5 e um dispositivo de apoio. A roda dianteira 5 do dispositivo de arejamento do solo 1 é acionada por um acionamento não representado aqui, de preferência, um motor de combustão. O dispositivo de apoio consiste em um cilindro 4 e pode ser ajustado em altura em relação ao solo 20, com ajuda de um dispositivo de ajuste 8. O dispositivo de ajuste 8 apresenta um quadro de ajuste 16.
No quadro de ajuste 16, um cilindro hidráulico 10 está montado de modo giratório em torno de um eixo giratório 28, que se estende paralelamente ao solo e, de preferência, ortogonalmente à direção de deslocamento. O cilindro hidráulico está montado no outro lado, no chassi da máquina 18, de modo giratório em torno de um outro eixo giratório 30, que se estende paralela10 mente ao solo e, de preferência, ortogonalmente à direção de deslocamento. O dispositivo de ajuste é acionado com ajuda do cilindro hidráulico 10. Um ressalto de ajuste 12, que está fixado no chassi da máquina 18 é guiado em um furo alongado 14 estendido verticalmente, disposto no quadro de ajuste 16. O dispositivo de apoio é ajustável em altura, de tal modo que em uma 15 posição de trabalho, que está representada na figura 1a, as rodas traseiras 6 estão levantadas e o chassi da máquina 18 está apoiado sobre o dispositivo de apoio e em posição de transporte, que está representada na figura 1b, o dispositivo de apoio está levantado e o chassi da máquina 18 está sustentado pelas rodas traseiras 6.
Além disso, o dispositivo de arejamento do solo 1 apresenta um
quadro de ferramentas 24, que, por sua vez, apresenta vários elementos de guia, dispostos um ao lado do outro, não representados. Nos elementos de guia estão montados, em cada caso, de modo giratório, porta-ferramentas, igualmente não representados, sendo que os porta-ferramentas, em cada 25 caso, recebem uma ferramenta de perfuração 2 ou um grupo de ferramentas de perfuração 2. Na posição de trabalho, tal como está representada na figura 1a, as ferramentas de perfuração 2 foram deslocadas com ajuda de um dispositivo de deslocamento, de tal modo que as ferramentas de perfuração podem ser inseridas no solo 20 e novamente tiradas. As ferramentas de per30 furação 2 podem ser levantadas ou baixadas em relação ao solo, com ajuda do dispositivo de deslocamento. O dispositivo de deslocamento para as ferramentas de perfuração 2 e o dispositivo de ajuste para o dispositivo de apoio podem ser operados independentemente um do outro. As ferramentas de perfuração 2, devido ao movimento ascendente e descendente acionado por um acionamento não representado, de preferência, um acionamento de eixo de manivela.são comprimidas no solo 20 e executam um movimento 5 basculante, devido ao movimento de avanço do dispositivo de arejamento do solo 1, com o que o solo é rompido abaixo do buraco de perfuração. Dessa maneira, por exemplo, é aperfeiçoada a drenagem do solo 20 e garantido o arejamento ótimo do solo 20. Além disso, é estimulado o crescimento saudável das gramíneas e o uso de fertilizantes químicos é reduzido.
Na posição de transporte, que está representada na figura 1b, as
ferramentas de perfuração 2 foram deslocadas com o quadro de ferramenta
24, com ajuda do dispositivo de deslocamento, de tal modo que as ferramentas de perfuração 2 não tocam o solo 20 nem podem ser inseridas no mesmo. O dispositivo de deslocamento e o dispositivo de ajuste 8 estão ajusta15 dos de tal modo um ao outro que as ferramentas de perfuração 2 só podem ser inseridas no solo 20, quando o dispositivo de arejamento do solo 1 se encontra na posição de trabalho.
As figuras 2a e 2b mostram um outro exemplo de execução do dispositivo de arejamento do solo 1 de acordo com a invenção. Na figura 2a o dispositivo de arejamento do solo 1 está representado na posição de trabalho e na figura 2b, na posição de transporte. Em relação às figuras 1a e 1b, esse exemplo de execução diferencia-se pelo fato de que o dispositivo de ajuste 8 está construído de modo diferente. O dispositivo de apoio consiste em dois elementos, dispostos um ao lado do outro. Esses elementos são cilindros 4. O dispositivo de ajuste 8 apresenta um quadro de ajuste 16, no qual estão montados de modo rotativo dois cilindros 4, dispostos um ao lado do outro, em torno de um eixo de rotação 26 que se estende paralelamente ao solo e, de preferência, ortogonalmente à direção de deslocamento. O quadro de ajuste 16 está montado de modo giratório no quadro 18, em torno de um eixo giratório A, também paralelamente ao solo e, de preferência, ortogonalmente à direção de deslocamento. Pelo menos um cilindro hidráulico está montado de modo giratório em torno de um eixo giratório 28 no quadro de ajuste 16. O outro lado do cilindro hidráulico 10 está montado de modo giratório em torno de um outro eixo giratório 30 no chassi de máquina 18. Os dois eixos giratórios 28, 30 também se estendem paralelamente ao solo e, de preferência, ortogonalmente à direção de deslocamento. O quadro de 5 ajuste 16 pode ser girado com ajuda do cilindro hidráulico 10 em torno do eixo giratório A, de tal modo que em uma posição de trabalho, veja figura 2a, o chassi de máquina 18 está apoiado sobre os cilindros 4 e a roda dianteira 5 e, em uma posição de transporte, veja figura 2b, os cilindros 4 estão levantados e o chassi de máquina 18 está sustentado pelas rodas traseiras 6 e a 10 roda dianteira 5. O dispositivo de deslocamento das ferramentas de perfuração 2 está acoplado com o dispositivo de ajuste 8. Eles estão acoplados de tal modo que as ferramentas de perfuração só podem ser inseridas no solo 20 em posição de trabalho.
As figuras 3a e 3b mostram um outro exemplo de execução com um outro dispositivo de ajuste 8. Dois cilindros 4 dispostos um ao lado do outro estão montados de modo rotativo em torno de um eixo de rotação 26 que se estende paralelamente ao solo e, de preferência, ortogonalmente à direção de deslocamento, no chassi de máquina 18. O quadro de ajuste 16 do dispositivo de ajuste 8 está montado de modo giratório no chassi da máquina 18, em torno de um eixo giratório C, que também se estende paralelamente ao solo e, de preferência, ortogonalmente à direção de deslocamento. No quadro de ajuste 16 está montado de modo giratório em torno de um eixo giratório 28 o cilindro hidráulico. O cilindro hidráulico 10 está montado de modo giratório no outro lado, em torno de um outro eixo giratório 30 no chassi da máquina 18. Os eixos giratórios 28, 30 também se estendem paralelamente ao solo e, de preferência, ortogonalmente à direção de deslocamento. As rodas traseiras 6 estão montadas de modo rotativo no quadro de ajuste 16, em torno de um eixo de rotação 34, que se estende paralelamente ao solo e, de preferência, ortogonalmente à direção de deslocamento. No acionamento do cilindro hidráulico 10, as rodas traseiras 6 são giradas em torno do eixo giratório C, de modo que as rodas traseiras 6 são levantadas em relação ao solo 20 e os cilindros 4 são baixados em relação ao solo. Na posição de trabalho na figura 3, o chassi da máquina 18 está apoiado sobre os cilindros 4 e a roda dianteira 5.
As figuras 4a e 4b mostram o exemplo de execução das figuras 3a e 3b na vista posterior. A figura 4a mostra o dispositivo de arejamento do
solo 1 em posição de trabalho. As rodas traseiras 6 estão levantadas e não tocam o solo 20. O chassi da máquina 18 está apoiado sobre os cilindros 4. Os cilindros 4 estão montados separadamente um do outro, de modo que os cilindros podem apresentar velocidades angulares diferentes. Isso é de vantagem, particularmente, ao percorrer uma curva. Os cilindros 4 apresentam 10 um perfil. Os cilindros podem estar revestidos com uma camada de polímero. A camada de polímero pode ser uma camada de borracha vulcanizada.
As figuras 5a e 5b mostram um outro exemplo de realização. Os cilindros 4 estão montados de modo rotativo no quadro de ajuste 16, em torno de um eixo de rotação 26, que se estende paralelamente ao solo e, de preferência, ortogonalmente à direção de deslocamento. No outro lado, o cilindro hidráulico 10 está montado de modo giratório no chassi da máquina
18, em torno do quinto eixo giratório 30. Os eixos giratórios 28, 30 também se estendem paralelamente ao fundo e, de preferência, ortogonalmente à direção de deslocamento. O quadro de ajuste 16 está montado de modo giratório no chassi da máquina 18, em torno de um eixo giratório B, que se estende paralelamente ao fundo e, de preferência, ortogonalmente à direção de deslocamento. As rodas traseiras 6 também estão montadas de modo rotativo no quadro de ajuste 16, em torno de um eixo de rotação 34, que se estende paralelamente ao solo e, de preferência, ortogonalmente à direção de deslocamento. Por acionamento do cilindro hidráulico 10, o quadro de ajuste 16 desloca-se em torno do eixo giratório B. Desse modo, as rodas traseiras 6 e os cilindros 4 são simultaneamente deslocados em torno do eixo giratório B. Dessa maneira, pode-se alternar entre a posição de trabalho, representada na figura 5a, e a posição de transporte, representada na figura 5b.
As figuras 6 a 12 mostram diversas modalidades para o cilindro 4 ou os cilindros 4. As diversas modalidades dos cilindros 4 podem ser combinadas com as diversas modalidades dos dispositivos de ajuste 8, que estão representados nas figuras 1a, 1b a 5a, 5b. Na figura 6 está representado um cilindro 4, que está montado de modo rotativo no quadro de ajuste 16, em torno de um eixo de rotação 26, que se estende paralelamente ao solo e, 5 de preferência, ortogonalmente à direção de deslocamento. O cilindro 4 apresenta um perfil na superfície externa, para que o cilindro 4 tenha uma aderência melhor no solo e não patine.
Os cilindros 4 dispostos um ao lado do outro dos exemplos de execução representados nas figuras 6 a 12, devido a um apoio elástico cor10 respondente, podem ser móveis, independentemente um do outro,em direção vertical e/ou na direção de deslocamento e/ou podem ser girados, independentemente um do outro, em torno de um eixo vertical. Dessa maneira, os cilindros podem adaptar-se de maneira ótima a uma superfície de solo irregular.
A figura 7 mostra dois cilindros 4 dispostos um ao lado do outro,
que também estão montados de modo rotativo no quadro de ajuste 16, em torno de um eixo de rotação 26, que se estende paralelamente ao solo e, de preferência, ortogonalmente à direção de deslocamento. Os cilindros 4 estão montados independentemente um do outro, de modo que os mesmos podem 20 apresentar velocidades angulares diferentes. Isso é particularmente de vantagem ao percorrer uma curva.
A figura 8 mostra dois cilindros 4 dispostos um ao lado do outro, que também estão montados de modo rotativo no quadro de ajuste 16, em torno de um eixo de rotação 26, que se estende paralelamente ao solo. O 25 quadro de ajuste 16 está montado de modo giratório em torno de um sexto eixo giratório D vertical. Desse modo, os cilindros 4 podem percorrer melhor o traçado da curva ao percorrer uma curva.
Na figura 9, dois cilindros 4 dispostos um ao lado do outro, em cada caso, montados de modo giratório em torno de um eixo giratório E, E’ vertical.
Na figura 10, diversos cilindros 4 estão montados de modo rotativo no quadro de ajuste 16, em torno de um primeiro eixo de rotação 26, que se estende paralelamente ao solo. Os cilindros estão montados separadamente um do outro, de modo que eles podem apresentar velocidades angulares diferentes, o que é vantajoso ao percorrer uma curva.
A figura 11 é uma combinação do exemplo de execução da figu5 ra 10 e aquele da figura 8. Diversos cilindros 4 dispostos um ao lado do outro estão montados de modo rotativo em torno de um eixo de rotação, que se estende paralelamente ao solo, em um quadro de ajuste 16, que, por sua vez, está montado de modo giratório em torno de um eixo giratório D, no chassi da máquina 18.
A figura 12 mostra uma combinação do exemplo de execução da
figura 10 e aquele da figura 9. Dois grupos de cilindros 4 dispostos um ao lado do outro estão dispostos um ao lado do outro e montados de modo rotativo, em cada caso, em torno de um eixo de rotação, que se estende paralelamente ao solo, em um quadro de ajuste 16, que, por sua vez, está monta15 do de modo giratório, em cada caso, em torno de um eixo giratório E, E’ no chassi da máquina 18.

Claims (11)

1. Dispositivo de arejamento de solo automotivo, com - um chassi da máquina (18), - várias ferramentas de perfuração (2), móveis para cima e para baixo, que estão dispostas uma ao lado da outra transversalmente à direção de deslocamento, e que determinam a largura de uma faixa de trabalho sobre o solo (3), - pelo menos duas rodas traseiras (6), que rolam lateralmente ao lado da faixa de trabalho, e - pelo menos uma roda dianteira (5), que está disposta à frente das ferramentas de perfuração (2) na direção de deslocamento, caracterizado pelo fato de que um dispositivo de apoio, que se estende transversalmente à direção de deslocamento, está disposto à frente das ferramentas de perfuração (2) na direção de deslocamento e é ajustável em altura em relação ao solo (3), de tal modo que em uma posição de trabalho, as rodas traseiras (6) estão levantadas e o chassi da máquina (18)está apoiado sobre o dispositivo de apoio e sobre pelo menos uma roda dianteira (5), de modo que nem as rodas dianteiras ou rodas traseiras (6), nem o dispositivo de apoio passam por cima do solo (3) já trabalhado pelas ferramentas de perfuração(2), e que em uma posição de transporte, o dispositivo de apoio está levantado e o chassi da máquina (18) está sustentado pelas rodas traseiras (6) e pelo menos uma roda dianteira (5).
2. Dispositivo de arejamento do solo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a largura total do dispositivo de apoio corresponde, no máximo, à largura da faixa de trabalho das ferramentas de perfuração (2).
3. Dispositivo de arejamento do solo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de apoio está disposto no centro, transversalmente à direção de deslocamento, com relação à largura de trabalho.
4. Dispositivo de arejamento do solo de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de apoio consiste em pelo menos um cilindro (4).
5. Dispositivo de arejamento do solo de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de apoio consiste em pelo menos um rolo de apoio.
6. Dispositivo de arejamento do solo de acordo com a reivindicação 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de apoio apresenta ressaltos sobre a superfície externa.
7. Dispositivo de arejamento do solo de acordo com uma das reivindicações 4 a 6, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de apoio está montado em um quadro de ajuste (16) de modo rotativo em torno de pelo menos um eixo de rotação (26), que se estende paralelamente ao solo e, de preferência, ortogonalmente à direção de deslocamento, sendo que o quadro de ajuste (16), por sua vez, também está montado de modo giratório no chassi de máquina (18), em torno de pelo menos um eixo giratório, que se estende paralelamente ao solo e, de preferência, ortogonalmente à direção de deslocamento, sendo que o quadro de ajuste (16) é girável com o dispositivo de apoio, com ajuda de um dispositivo de ajuste (8) de tal modo em torno do eixo giratório que a altura do dispositivo de apoio é ajustável.
8. Dispositivo de arejamento do solo de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que vários elementos do dispositivo de apoio estão dispostos um ao lado do outro, transversalmente à direção de deslocamento.
9. Dispositivo de arejamento do solo de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de apoio ou os elementos do dispositivo de apoio podem ser girados em torno de um eixo giratório vertical.
10. Dispositivo de arejamento do solo de acordo com a reivindicação 8 ou 9, caracterizado pelo fato de que cada elemento do dispositivo de apoio pode ser girado, em cada caso, em torno de um eixo giratório vertical.
11. Dispositivo de arejamento do solo de acordo com uma das reivindicações 8 a 10, caracterizado pelo fato de que, em cada caso, um grupo de vários elementos do dispositivo de apoio, dispostos um ao lado do outro, pode ser girado em torno de um eixo giratório vertical.
BRPI0820987-1A 2007-12-13 2008-12-10 Dispositivo de arejamento do solo BRPI0820987A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP07123138.5 2007-12-13
EP07123138.5A EP2070402B1 (de) 2007-12-13 2007-12-13 Bodenbelüftungsvorrichtung
PCT/EP2008/067256 WO2009074620A1 (de) 2007-12-13 2008-12-10 Bodenbelüftungsvorrichtung

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0820987A2 true BRPI0820987A2 (pt) 2014-09-23

Family

ID=39313480

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0820987-1A BRPI0820987A2 (pt) 2007-12-13 2008-12-10 Dispositivo de arejamento do solo

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8056645B2 (pt)
EP (1) EP2070402B1 (pt)
JP (1) JP5601715B2 (pt)
CN (1) CN101896060B (pt)
BR (1) BRPI0820987A2 (pt)
CA (1) CA2707866C (pt)
HU (1) HUE046724T2 (pt)
MX (1) MX2010006327A (pt)
WO (1) WO2009074620A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2745665B1 (de) 2012-12-21 2020-04-22 Redexim Handel-en Exploitatie Maatschappij B.V. Bodenbearbeitungsvorrichtung zum Bearbeiten von Bodenflächen sowie ein Verfahren zum Bearbeiten von Bodenflächen
US9769972B2 (en) * 2015-06-19 2017-09-26 Oscar Jelks Aerator fertilizer apparatus
WO2017136889A1 (en) * 2016-02-10 2017-08-17 Graden Industries Pty Ltd Greens roller

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1381196A (en) * 1971-09-29 1975-01-22 Scott Bonnar Ltd Turf aerating machine
US4550783A (en) * 1978-02-01 1985-11-05 Outboard Marine Corporation Self-propelled aerating device
US4424868A (en) * 1981-08-07 1984-01-10 Sisis Equipment (Macclesfield) Ltd. Turf-treatment apparatus
EP0195103B1 (en) * 1985-03-20 1989-10-11 Greencare Pty. Limited Improved turf aerator
US4867244A (en) * 1987-11-16 1989-09-19 Outboard Marine Corporation Turf aerating apparatus
US4840232A (en) * 1988-02-23 1989-06-20 Holland Equipment Limited Soil aerating equipment
JPH04121101A (ja) * 1990-09-10 1992-04-22 Ueda Noki Kk 自走式エアレータ
US5623996A (en) * 1994-06-02 1997-04-29 Postema; Leonard F. Aerator
JPH10215605A (ja) * 1997-02-03 1998-08-18 Yamasho:Kk 芝生地穿孔機の円筒刃
JP2935983B2 (ja) * 1997-04-08 1999-08-16 株式会社アサヒ 自走式グリ−ン転圧用車両
JP3534980B2 (ja) * 1997-05-28 2004-06-07 株式会社共栄社 牽引車に装着される作業機の下方付勢装置
EP1210853A1 (de) * 2000-11-25 2002-06-05 Wiedenmann GmbH Bodenbearbeitungsgerät
CN2461245Y (zh) * 2001-01-15 2001-11-28 南京理工大学 多功能草坪养护机
GB2403885B (en) * 2003-11-10 2005-06-08 David Michael Thrower Lawn aerator

Also Published As

Publication number Publication date
US20100307777A1 (en) 2010-12-09
CA2707866A1 (en) 2009-06-18
JP5601715B2 (ja) 2014-10-08
JP2011505819A (ja) 2011-03-03
CA2707866C (en) 2016-07-05
CN101896060B (zh) 2013-10-16
WO2009074620A1 (de) 2009-06-18
EP2070402B1 (de) 2019-08-28
MX2010006327A (es) 2010-11-30
HUE046724T2 (hu) 2020-03-30
EP2070402A1 (de) 2009-06-17
CN101896060A (zh) 2010-11-24
US8056645B2 (en) 2011-11-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2617332C2 (ru) Устройство в лесотехнической машине и лесотехническая машина, оборудованная соответствующим устройством
ES2403534T3 (es) Vehículo infantil, en particular vehículo a pedales
ES2307700T3 (es) Acabadora para la pavimentacion de carreteras o similares.
US7063166B1 (en) Earth grooming device
BRPI0820987A2 (pt) Dispositivo de arejamento do solo
US7540103B2 (en) Blade attachment device
US6948268B1 (en) Articulated shovel
EP1731011B1 (en) Agricultural tool holder
SE0901262A1 (sv) Anordning vid en lantbruksmaskin
ES2896478T3 (es) Un dispositivo de corte, sistema y método para cortar marcas viales en una superficie de carretera
ES2210464T3 (es) Maquina explanadora de carreteras.
AU2007346593A1 (en) A grading apparatus for grading a surface
RU2618342C1 (ru) Многофункциональный плуг с поворотным брусом
US4174578A (en) Tracked snowplow
KR102177701B1 (ko) 염전용 소금채집 장치
CN112997614A (zh) 一种用于坡地的翻铲松土装置
US20080169110A1 (en) Multi-Purpose Working Device
JP4653878B2 (ja) サブソイラ作業機
US5280826A (en) Coulter adjusting device for reversible plow
CZ180393A3 (en) Building vehicle
JP3912783B2 (ja) 田植機
FI12109U1 (fi) Laite ja työkone tien reuna-aineksen siirtämiseksi tietä levennettäessä
RU120049U1 (ru) Мост в сборе для транспортного средства и транспортное средство с указанным мостовым блоком
JP3669954B2 (ja) マルチプラウ
PL240129B1 (pl) Jednoosiowe urządzenie dla mocowania osprzętu do kształtowania terenu

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired