BRPI0815465B1 - terminal de equipamento de usuário e sistema de comunicação de rádio - Google Patents

terminal de equipamento de usuário e sistema de comunicação de rádio Download PDF

Info

Publication number
BRPI0815465B1
BRPI0815465B1 BRPI0815465-1A BRPI0815465A BRPI0815465B1 BR PI0815465 B1 BRPI0815465 B1 BR PI0815465B1 BR PI0815465 A BRPI0815465 A BR PI0815465A BR PI0815465 B1 BRPI0815465 B1 BR PI0815465B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cell
user equipment
priority
equipment terminal
priority information
Prior art date
Application number
BRPI0815465-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Iwamura Mikio
Ishii Minami
Original Assignee
Ntt Docomo Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ntt Docomo Inc filed Critical Ntt Docomo Inc
Publication of BRPI0815465A2 publication Critical patent/BRPI0815465A2/pt
Publication of BRPI0815465B1 publication Critical patent/BRPI0815465B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/24Reselection being triggered by specific parameters
    • H04W36/30Reselection being triggered by specific parameters by measured or perceived connection quality data
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W48/00Access restriction; Network selection; Access point selection
    • H04W48/20Selecting an access point
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04JMULTIPLEX COMMUNICATION
    • H04J11/00Orthogonal multiplex systems, e.g. using WALSH codes
    • H04J11/0069Cell search, i.e. determining cell identity [cell-ID]
    • H04J11/0093Neighbour cell search
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/34Reselection control
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W60/00Affiliation to network, e.g. registration; Terminating affiliation with the network, e.g. de-registration
    • H04W60/04Affiliation to network, e.g. registration; Terminating affiliation with the network, e.g. de-registration using triggered events

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Databases & Information Systems (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

terminal de equipamento de usuário e sistema de comunicação de rádio a presente invenção refere-se a um terminal de equipamento de usuário para selecionar uma célula de reserva com base em uma prioridade especificada de seleção de célula incluindo uma unidade de determinação configurada para receber um sinal transmitido do aparelho de estação de base e determinar se a informação de prioridade da seleção de célula está incluída no sinal; e uma unidade de seleção de célula configurada para executar, com base no resultado da determinação pela unidade de determinação, seleção de célula com a mesma prioridade para cada célula, quando a informação de prioridade não estiver incluída.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para TERMINAL DE EQUIPAMENTO DE USUÁRIO E SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DE RÁDIO.
Campo da Técnica [001] A presente invenção refere-se a um sistema LTE (Evolução de Longo Termo). Especificamente, a presente invenção se refere a um terminal de equipamento de usuário e a um sistema de comunicação de rádio.
Antecedentes da Técnica [002] Em uma rede de comunicação de rádio, a posição de um terminal de equipamento de usuário é armazenada na rede em uma base de área de rastreamento. A área de rastreamento corresponde a uma área local (LA) ou uma área de roteamento (RA) no sistema de terceira geração (3G) e inclui uma ou mais células.
[003] Um identificador de um aparelho de porta de acesso para gerenciar cada terminal de equipamento de usuário é mantido por um registrador de posição doméstico (HLR).
[004] Um terminal de equipamento de usuário é dotado de dois modos operacionais; um é um modo ativo e o outro é um modo inativo. [005] O terminal de equipamento de usuário no modo inativo (isto é, em um estado de reserva) seleciona uma célula com a melhor condição de propagação e recebe um canal de paginação transmitido na célula. Após o terminal de equipamento de usuário verificar o canal de paginação recebido, determina a presença ou ausência de um identificador indicando uma chamada que chega para o terminal de equipamento de usuário, e identifica o identificador indicando a chamada que chega para o terminal de equipamento de usuário, o terminal de equipamento de usuário acessa a célula dentro da qual o terminal de equipamento de usuário está situado no enlace ascendente. Então, o terminal de equipamento de usuário estabelece uma conexão na célula e
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 5/46
2/38 muda o modo ativo. Nesse momento, a rede (nós de rede) pode identificar a célula dentro da qual o terminal de equipamento de usuário está situado.
[006] Uma vez que não há nenhuma conexão entre a rede (nó de rede) e o terminal de equipamento de usuário ao mesmo tempo em que o terminal de equipamento de usuário está no modo inativo, a rede (nós de rede) não pode identificar a célula dentro da qual o terminal de equipamento de usuário está situado. Por essa razão, a rede (nós de rede) transmite o canal de paginação em todas as células incluídas na área de rastreamento.
[007] Na área de rastreamento, um identificador da área de rastreamento é difundido em cada célula. O terminal de equipamento de usuário no modo inativo recebe o identificador de difusão da área de rastreamento e reconhece a área de rastreamento à qual pertence o terminal de equipamento de usuário.
[008] Por exemplo, quando o terminal de equipamento de usuário se move para uma célula adjacente e o identificador da área de rastreamento que é difundido na célula adjacente é diferente do identificador anteriormente difundido da área de rastreamento, o terminal de equipamento de usuário acessa a célula adjacente em enlace ascendente e solicita uma atualização da área de rastreamento. A atualização da área de rastreamento é referida como uma atualização da área de rastreamento (TAU).
[009] Especificamente, o terminal de equipamento de usuário mantém o identificador da área de rastreamento com a qual a posição do terminal de equipamento de usuário está associada. O terminal de equipamento de usuário seleciona uma célula à medida que se move. A resseleção da célula é referida como resseleção de célula. Cada vez que o terminal de equipamento de usuário executar uma resseleção de célula, o terminal de equipamento de usuário recebe informação difun
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 6/46
3/38 dida na célula e verifica o identificador da área de rastreamento incluído na informação difundida. Quando o identificador recebido da área de rastreamento for diferente do identificador mantido da área de rastreamento, o terminal de equipamento de usuário determina que o terminal de equipamento de usuário se moveu para fora da área de rastreamento dentro da qual o terminal de equipamento de usuário foi situado, e então executa uma atualização da área de rastreamento.
[0010] Por outro lado, quando o identificador recebido da área de rastreamento é o mesmo que o identificador mantido da área de rastreamento, o terminal de equipamento de usuário determina que o terminal de equipamento de usuário não se moveu para fora da área de rastreamento dentro da qual o terminal de equipamento de usuário foi colocado. Nesse caso, o terminal de equipamento de usuário não executa uma atualização da área de rastreamento.
[0011] Apesar do terminal de equipamento de usuário executar res-seleção de célula à medida que se move, o terminal de equipamento de usuário não executa uma atualização da área de rastreamento contanto que o terminal de equipamento de usuário esteja situado dentro na mesma área de rastreamento.
[0012] Ademais, o terminal de equipamento de usuário no modo ativo, (isto é, o terminal de equipamento de usuário em comunicação) não executa uma atualização da área de rastreamento.
[0013] Conforme descrito acima, a área de rastreamento inclui uma ou mais células. Dentre essas células, um conjunto de células incluídas na mesma faixa (faixa de frequência) é referido como uma camada de frequência. Cada camada de frequência inclui uma ou mais células.
[0014] Por exemplo, conforme ilustrado na figura 1, uma ou mais células estão incluídas em uma área de rastreamento. Na área de rastreamento, são proporcionadas as camadas de frequência F1, F2, e
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 7/46
4/38
F3. Nessa camada de frequência é proporcionado pelo menos um transportador (célula). Por exemplo, na camada de frequência F1, são proporcionados dois transportadores (células) f.A1 e f.A2. Na camada de frequência F2, são proporcionados três transportadores (células) f.B1, f.B2 e f.B3. Na camada de frequência F3, são proporcionados três transportadores (células) f.c1, f.c2, e f.c3. As faixas de frequência diferentes são usadas nas camadas de frequência respectivas. Ademais, podem também ser usadas as diferentes tecnologias de acesso de rádio (RATs) nas respectivas camadas de frequência. Por exemplo, as camadas de frequência F1 e F2 podem corresponder ao sistema LTE, e a camada de frequência F3 pode corresponder ao UMTS (Sistema de telecomunicações Móvel Universal).
[0015] O terminal de equipamento de usuário está situado dentro de uma da pluralidade de células incluídas nas camadas de frequência. A rede (nó de rede) pode transmitir informação de prioridade indicando a camada de frequência a ser usada e especificar uma prioridade da camada de frequência na qual o terminal de equipamento de usuário deva estar situado. Por exemplo, quando a prioridade da camada de frequência F1 é especificada para ser alta, o terminal de equipamento de usuário é situado na camada de frequência F1 contanto que o terminal de equipamento de usuário esteja dentro da cobertura da camada de frequência F1.
Descrição da Invenção
Problema(s) a Ser Resolvido pela Invenção [0016] Conforme descrito acima, quando o terminal de equipamento de usuário se move para uma célula adjacente e a área de rastreamento na qual a célula adjacente está incluída é diferente da área de rastreamento dentro da qual o terminal de equipamento de usuário foi situado, o terminal de equipamento de usuário executa uma atualização de área de rastreamento.
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 8/46
5/38 [0017] Uma MME (entidade de gerenciamento de mobilidade) associa a área de rastreamento com o terminal de equipamento de usuário com base na atualização da área de rastreamento transmitida do terminal de equipamento de usuário. A MME transmite a ID da área de rastreamento associada ao terminal de equipamento de usuário como uma mensagem de aceitação da atualização da área de rastreamento chamada uma aceitação de atualização de área de rastreamento (aceitação TAU). É proposto que a aceitação da área de rastreamento inclua informação de frequência e informação de prioridade RAT além da ID da área de rastreamento (vide, por exemplo, 3GPP R4-071118, junho 2007).
[0018] Nesse caso, quando o terminal de equipamento de usuário recebe uma aceitação de atualização da área de rastreamento, o terminal de equipamento de usuário é operável para ser situado dentro de uma célula incluída na camada de frequência com uma prioridade alta de acordo com a informação de prioridade RAT incluída na aceitação de atualização da área de rastreamento. A informação de prioridade é mantida até a atualização seguinte da área de rastreamento. Alternativamente, o período de tempo durante o qual a informação de prioridade é mantida pode ser especificado antecipadamente. Nesse caso, o intervalo de tempo pode ser detectado, por exemplo, por um cronômetro.
[0019] Em algumas situações, a rede (nó de rede) pode liberar uma prioridade de seleção de uma célula de reserva (uma célula dentro da qual um terminal de equipamento de usuário deve estar no modo de reserva). Em outras palavras, a rede (nó de rede) pode permitir seleção sem especificar uma prioridade. Nesse caso, é possível transmitir informação de prioridade tendo a mesma prioridade em todas as células. Contudo, surge um problema no sentido de que a quantidade de informação para liberar a prioridade pode crescer.
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 9/46
6/38 [0020] Em vista desse problema no estado da técnica, é um objetivo geral da invenção proporcionar um terminal de equipamento de usuário e um sistema de comunicação de rádio que sejam capazes de reduzir a quantidade de informação para liberar uma prioridade de seleção de uma célula de reserva.
[0021] Além disso, outro objetivo da presente invenção é proporcionar um terminal de equipamento de usuário e um sistema de comunicação de rádio que sejam capazes de ajustar uma prioridade de seleção de uma célula de reserva.
Meio(s) para Solucionar o(s) Problema(s) [0022] Em um aspecto da presente invenção, é proporcionado um terminal de equipamento de usuário para selecionar uma célula de reserva com base em uma prioridade especificada da seleção de célula, incluindo:
[0023] uma unidade de determinação configurada para receber um sinal transmitido de um aparelho de estação de base e determinar se a informação de prioridade da seleção de célula está incluída no sinal; e [0024] uma unidade de seleção de célula configurada para executar, com base no resultado da determinação pela unidade de determinação, seleção de célula com a mesma prioridade para cada célula, quando a informação de prioridade não estiver incluída.
[0025] Em outro aspecto da presente invenção, é proporcionado um sistema de comunicação de rádio incluindo um terminal de equipamento de usuário para selecionar uma célula de reserva com base em uma prioridade da seleção de célula especificada por um nó superior, em que [0026] o nó superior inclua [0027] uma unidade de ajuste de prioridade configurada para ajustar uma prioridade para o terminal de equipamento de usuário para ajustar a prioridade da seleção da célula de reserva; e
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 10/46
7/38 [0028] uma unidade de transmissão configurada para transmitir, em resposta à solicitação de atualização de área de rastreamento do terminal de equipamento de usuário, uma aceitação de atualização da área de rastreamento incluindo a informação de prioridade ajustada pela unidade de ajuste de prioridade; e [0029] o terminal de equipamento de usuário inclui [0030] uma unidade de determinação configurada para determinar se a informação de prioridade da seleção de célula está incluída na aceitação de atualização da área de rastreamento; e [0031] uma unidade de seleção de célula configurada para executar, com base no resultado de determinação pela unidade de determinação, a seleção de célula com a mesma prioridade para cada célula, quando a informação de prioridade não estiver incluída.
[0032] Em outro aspecto da presente invenção, é proporcionado um sistema de comunicação de rádio incluindo um terminal de equipamento de usuário para selecionar uma célula de reserva com base em uma prioridade da seleção de célula especificada por um aparelho de estação de base, em que [0033] o aparelho de estação de base inclui [0034] uma unidade de ajuste de prioridade configurada para ajustar uma prioridade para o terminal de equipamento de usuário para ajustar a prioridade da seleção da célula de reserva; e [0035] uma unidade de transmissão configurada para transmitir uma solicitação de liberação de RRC incluindo informação de prioridade ajustada pela unidade de ajuste de prioridade; e [0036] o terminal de equipamento de usuário inclui [0037] uma unidade de determinação configurada para determinar se a informação de prioridade da seleção de célula está incluída na solicitação de liberação de RRC; e [0038] a unidade de seleção de célula configurada para selecionar,
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 11/46
8/38 com base no resultado da determinação pela unidade de determinação, a célula de reserva com a mesma prioridade para cada célula, quando a informação de prioridade não estiver incluída.
[0039] Em outro aspecto da presente invenção, é proporcionado um terminal de equipamento de usuário para selecionar uma célula de reserva com base em uma prioridade especificada da seleção de célula, incluindo:
[0040] uma unidade de determinação configurada para receber um sinal transmitido de um aparelho de estação de base e determinar se a informação de prioridade da seleção de célula está incluída no sinal; e [0041] uma unidade de seleção de célula configurada para executar, com base no resultado da determinação pela unidade de determinação, a seleção de célula de acordo com a informação de prioridade, quando a informação de prioridade estiver incluída.
[0042] Em outro aspecto da presente invenção, é proporcionado um sistema de comunicação de rádio incluindo um terminal de equipamento de usuário para selecionar uma célula de reserva com base em uma prioridade da seleção de célula especificada pelo aparelho de estação de base, em que [0043] o aparelho de estação de base inclui [0044] uma unidade de ajuste de prioridade configurada para ajustar uma prioridade para o terminal de equipamento de usuário para ajustar a prioridade da seleção da célula de reserva; e [0045] uma unidade de transmissão configurada para transmitir uma mensagem de liberação de conexão de RRC incluindo informação de prioridade ajustada pela unidade de ajuste de prioridade; e [0046] o terminal de equipamento de usuário inclui [0047] uma unidade de determinação configurada para determinar se a informação de prioridade da seleção de célula está incluída na mensagem de liberação de conexão de RRC; e
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 12/46
9/38 [0048] a unidade de seleção de célula configurada para executar, com base no resultado da determinação pela unidade de determinação, seleção de célula de acordo com a informação de prioridade, quando a informação de prioridade está incluída.
Efeito Vantajoso da Invenção [0049] Um terminal de equipamento de usuário e um sistema de comunicação móvel de acordo com uma modalidade da presente invenção podem reduzir a quantidade de informação para liberação de uma prioridade de seleção de uma célula de reserva.
[0050] Um terminal de equipamento de usuário e um sistema de comunicação móvel de acordo com outra modalidade da presente invenção podem ajustar uma prioridade da seleção de uma célula de reserva.
Breve Descrição dos Desenhos [0051] A figura 1 ilustra um diagrama conceitual ilustrando as camadas de frequência.
[0052] A figura 2 ilustra um diagrama conceitual ilustrando um sistema de comunicação de rádio de acordo com uma modalidade da presente invenção.
[0053] A figura 3 ilustra um diagrama conceitual ilustrando prioridades.
[0054] A figura 4 ilustra um diagrama em bloco parcial de um terminal de equipamento de usuário de acordo com uma modalidade da presente invenção.
[0055] A figura 5 ilustra um diagrama em sequência de um procedimento de relatar informação de prioridade de acordo com uma modalidade da presente invenção.
[0056] A figura 6 ilustra um fluxograma de uma operação em um terminal de equipamento de usuário de acordo com uma modalidade da presente invenção.
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 13/46
10/38 [0057] A figura 7 ilustra um fluxograma de uma operação em um terminal de equipamento de usuário de acordo com uma modalidade da presente invenção.
[0058] A figura 8 ilustra um fluxograma de uma operação em um terminal de equipamento de usuário de acordo com uma modalidade da presente invenção.
[0059] A figura 9 ilustra um diagrama em sequência de um procedimento de relatar informação de prioridade de acordo com uma modalidade da presente invenção.
[0060] A figura 10 ilustra um diagrama em sequência de um procedimento de relatar informação de prioridade de acordo com uma modalidade da presente invenção.
[0061] A figura 11 ilustra um fluxograma de uma operação em um terminal de equipamento de usuário de acordo com uma modalidade da presente invenção.
Descrição Detalhada das Modalidades Preferidas
Descrição de Notações
1001, 1002, 1003, , 100n terminal de equipamento de usuário
102 Circuito RF
104 unidade de recebimento de canal de difusão
106 unidade de processamento de plano de controle
108 unidade de processamento de plano de usuário
110 interface do usuário (I/F)
112 unidade de medição de qualidade de recebimento
114 unidade de medição de qualidade de recebimento de célula de serviço
116 unidade de medição de qualidade de rece-
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 14/46
11/38 bimento de célula vizinha
118 unidade de determinação de limiar
120 unidade de controle
122 unidade de seleção de célula
2001, 2002, 2003, ..., 2001 aparelho de estação de base 2021, 2022, 2023, ..., 2021 célula
300 aparelho de porta de acesso
400 rede de núcleo
Melhor Modo de Realizar a Invenção [0062] Um melhor modo para realizar a presente invenção está descrito abaixo com relação aos desenhos que a acompanham. Por todas as figuras para ilustrar as modalidades da presente invenção, são usadas as mesmas referências numéricas para os mesmos elementos ou elementos equivalentes e podem ser omitidas suas descrições repetidas.
[0063] Primeiro, um sistema de comunicação de rádio incluindo um terminal de equipamento de usuário de acordo com uma modalidade da presente invenção estão descritos com relação à figura 2. Ao mesmo tempo em que é usado um sistema LTE (Evolução de Longo Prazo) como um exemplo na modalidade, a presente invenção é também aplicável a um sistema UMTS (Serviço de Telefone Móvel Universal) como, por exemplo, um W-CDMA (Acesso Múltiplo de Divisão de Código de Banda Larga) e um sistema HSDPA (Acesso de Pacote em enlace Descendente em Velocidade Alta). Em geral, a presente invenção é aplicável a um sistema de comunicação de rádio no qual uma rede (nó de rede) transmite informação correspondente a uma prioridade a respeito da seleção de uma célula (célula de reserva) dentro da qual um terminal de equipamento de usuário deve estar no modo de reserva, e a seleção de célula é executada de acordo com a prioridade.
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 15/46
12/38 [0064] O sistema de comunicação de rádio 1000 que pode ser um sistema UTRA e UTRAN expandidos (também como sistema LTE (Evolução de Longo Prazo) ou um sistema 3G Super, inclui aparelhos de estação de base (eNB; eNodeB) 200 (2001, 2002, ..., 2001; '1' é um número inteiro maior do que zero) e vários terminais de equipamento de usuário (UE: Equipamento de Usuário) 100n (1001, 1002, ..., 100n; 'n' é um número inteiro maior do que zero). O aparelho de estação de base 2001 está conectado no nó superior como um aparelho de porta de acesso 300. O nó superior 300 está conectado em uma rede de núcleo 400. O terminal de equipamento de usuário 100n se comunica com o aparelho de estação de base 2001 de acordo com o esquema UTRA e UTRAN expandido dentro das células 2021 (2021, 2022, 2023, ..., 2021; '1' é um número inteiro maior do que zero) coberto pelos aparelhos de estação de base correspondentes 2001.
[0065] Cada terminal de equipamento de usuário (1001, 1002, ..., 100n) é dotado da mesma configuração, funções, e status. Portanto, a menos que descrito de outro modo, o termo terminal de equipamento de usuário 100n pode ser usado coletivamente nas descrições que se seguem. Para conveniência de explicação, as estações móveis estão na comunicação de rádio com o aparelho de estação de base 2001. Em geral, os terminais móveis e os terminais fixos podem estar em comunicação com o aparelho de estação de base 2001.
[0066] Como um esquema de acesso de rádio no sistema de comunicação de rádio 1000, um esquema OFDM (Multiplexação de Divisão de Frequência Ortogonal e um esquema FDMA (Acesso de Multiplexação de Divisão de Frequência Transportadora Única) são usados em comunicações de enlace descendente e de enlace ascendente, respectivamente. O esquema OFDM é um esquema de transmissão no qual uma faixa de frequência está dividida em vários transportadores secundários sendo dotados de faixas de frequência estreitas e os
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 16/46
13/38 dados são transmitidos nas respectivas subportadoras. O esquema SC-FDMA é um esquema de transmissão no qual uma faixa de frequência é dividida de maneira que possam ser usadas frequências diferentes dentre vários terminais e, como um resultado, possa ser reduzida a interferência entre os terminais.
[0067] O aparelho de porta de acesso (aGW: Porta de acesso) 300 pode ser incluída na rede de núcleo 400 ou em outra rede. O aparelho de porta de acesso 300 pode ser dividido em um plano de controle (plano-C) e um plano de usuário (plano-U) para tomar a forma de uma MME/UPE (Entidade de Gerenciamento de Mobilidade / Entidade de Plano de Usuário). A rede de núcleo 400 inclui um registrador de posição inicial (HLR) (não ilustrado). O registrador de posição inicial mantém o identificador do aparelho de porta de acesso para gerenciar os terminais de equipamento de usuário 100n.
[0068] O sistema de comunicação de rádio de acordo com uma primeira modalidade está descrito abaixo.
[0069] No sistema de comunicação de rádio de acordo com a primeira modalidade, o terminal de equipamento de usuário 100n no status inativo transmite uma atualização de área de rastreamento (TAU). Quando o terminal de equipamento de usuário 100n recebe uma aceitação de atualização de área de rastreamento (aceitação TAU; em seguida referida como uma TAUA) e a TAUA não inclui informação de prioridade, a informação de prioridade que foi mantida pelo terminal de equipamento de usuário 100n é descartada. Em outras palavras, o terminal de equipamento de usuário 100n ajusta todas as prioridades das camadas de frequência para a mesma prioridade. Como um resultado, o terminal de equipamento de usuário 100n seleciona uma ou mais células incluídas nas camadas de frequência com a mesma prioridade.
[0070] Quando o terminal de equipamento de usuário 100n subsePetição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 17/46
14/38 quentemente se move para outra área de rastreamento e a informação de prioridade é especificada na área de rastreamento, a rede (nó de rede) especifica a informação de prioridade por meio de uma TAUA. [0071] A prioridade é especificada com o propósito de equilíbrio de carga. Por exemplo, presumindo que sejam proporcionadas várias camadas de frequência ou presumindo que as células estejam incluídas em cada camada de frequência, quando muitos terminais de equipamento de usuário pertencem a uma determinada camada de frequência ou uma determinada célula, as comunicações são transportadas intensivamente na determinada camada de frequência ou na determinada célula indiferente à disponibilidade em outras camadas de frequência ou outras células. Como um resultado, pode ser degradada a qualidade da comunicação. Por exemplo, na figura 1, quando muitos terminais de equipamento de usuário estão no status de reserva na camada de frequência F1 (muitos terminais de equipamento de usuário estão aguardando por chamadas na camada de frequência F1) e um terminal de equipamento de usuário entra na área de rastreamento incluindo a camada de frequência F1, a qualidade da comunicação na camada de frequência F1 pode ser degradada se a prioridade da camada de frequência F1 for mais alta do que as prioridades das camadas de frequência F2 e F3. Nesse caso, é preferível que a TAUA seja transmitida incluindo a informação de prioridade da camada de frequência F1 com uma prioridade mais baixa do que a prioridade das camadas de frequência F2 e F3.
[0072] Ademais, o sistema LTE inclui células com faixas de transmissão diferentes. É preferível que a rede (nó de rede) permita que o terminal de equipamento de usuário 100n selecione uma célula com uma faixa mais ampla do que uma célula com uma faixa mais estreita. A fim de permitir que o terminal de equipamento de usuário 100n selecione a célula com faixa mais ampla, a informação de prioridade é esPetição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 18/46
15/38 pecificada.
[0073] Além disso, pode ser proporcionado um serviço de transmissão de dados nas camadas de frequência F1 e F2 e um serviço de voz pode ser proporcionado na camada de frequência F3. Nesse caso, é preferível que a rede (nó de rede) permita que o terminal de equipamento de usuário 100n usando o serviço de voz esteja no status de reserva na camada de frequência F3 na qual é proporcionado o serviço de voz. Para permitir que o terminal de equipamento de usuário 100n esteja no status de reserva na camada de frequência F3, a informação de prioridade é especificada.
[0074] Quando é proporcionado o mesmo serviço em cada camada de frequência, a informação de prioridade é especificada para o propósito de equilíbrio de carga.
[0075] Quando a informação de prioridade foi especificada para o propósito de equilíbrio de carga e então as cargas nas camadas de frequência são equilibradas após um período predeterminado, a informação de prioridade não precisa ser especificada.
[0076] Por exemplo, conforme ilustrado na figura 3, presumindo que as áreas de rastreamento TA1 e TA2 estejam fisicamente adjacentes uma a outra, a informação de prioridade precisa ser especificada na área de rastreamento TA1, e a informação de prioridade não precisa ser especificada na área de rastreamento TA2. Quando o terminal de equipamento de usuário 100n entra na área de rastreamento TA2 da área de rastreamento TA1 e transmite uma TAU, a rede (nó de rede) transmite uma TAUA sem incluir informação de prioridade em resposta à TAU. Quando o terminal de equipamento de usuário 100n recebe a TAUA sem incluir informação de prioridade, o terminal de equipamento de usuário 100n descarta a informação de prioridade (informação de prioridade da área de rastreamento TA1) que foi mantida pelo terminal de equipamento de usuário 100n. Ao mesmo tempo em
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 19/46
16/38 que a figura 3 ilustra o exemplo onde a célula na camada de frequência é uma célula celular, uma célula em pelo menos uma camada de frequência pode ser uma célula de ponto quente.
[0077] A seguir, é descrito o terminal de equipamento de usuário 100n de acordo com essa modalidade com relação à figura 4.
[0078] O terminal de equipamento de usuário 100n inclui um circuito RF 102, uma unidade de recebimento de canal de difusão 104, uma unidade de processamento de plano de controle 106 como uma unidade de determinação, uma unidade de processamento de plano de usuário 108, uma interface com o usuário (I/F) 110, uma unidade de medição de qualidade de recebimento 112, uma unidade de determinação de limiar 118, uma unidade de controle 120, e uma unidade de seleção de célula 122. A unidade de medição de qualidade de recebimento 112 inclui uma unidade de medição de qualidade de recebimento de célula de serviço 114 e uma unidade de medição de qualidade de recebimento de célula vizinha 116.
[0079] Um sinal incluído em um canal difundido transmitido do aparelho de estação de base 220 é inserido por meio do circuito RF 102 na unidade de recebimento de canal de difusão 104. Esse sinal inclui um limiar (Spesquisa) de qualidade de propagação na célula de serviço, histerese (Qhist) de qualidade de propagação, e um deslocamento (Qdeslocamento) da qualidade de recebimento. O limiar de qualidade de propagação na célula de recebimento pode incluir vários tipos de limiares. Por exemplo, o limiar pode incluir um limiar (a seguir referido como um limiar de medição da mesma frequência (Sintra pesquisa) para executar pesquisa de célula na mesma camada de frequência, um limar (a seguir referido como um limar de medição de frequência diferente (Sinter pesquisa)) para executar pesquisa de célula em uma camada de frequência diferente, e um limiar (a seguir referido como limiar de medição de outro RAT (Spesquisa RAT)) para executar pesquisa de
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 20/46
17/38 célula em um RAT diferente, quando a qualidade de propagação na célula de serviço for menor do que cada limiar. Ao mesmo tempo em que é usado o limar de medição de frequência diferente (Sinte^pesquisa) nessa modalidade, o limiar de medição de mesma frequência (Sintr^pesquisa) e o limiar de medição de outro RAT (Spesquisa_RAT) podem ser similarmente usados.
[0080] A unidade de recebimento de canal de difusão 104 extrai o limiar (Spesquisa) da qualidade de propagação da célula de serviço, a histerese (Qhist) da qualidade de propagação, e o deslocamento (Qdeslocamento) da qualidade de recebimento do canal de difusão. A unidade de recebimento de canal de difusão 104 insere o limiar (Spesquisa) da qualidade de propagação na célula de serviço para a unidade de determinação de limiar 118 e insere a histerese (Qhist) da qualidade de propagação, e o deslocamento (Qdeslocamento) da qualidade de recebimento na unidade de seleção de célula 122.
[0081] A unidade de medição de qualidade de recebimento de célula de serviço 114 mede a qualidade de propagação (Qs) na célula de reserva e insere a qualidade de propagação (Qs) na unidade de determinação de limiar 118. A qualidade de propagação pode ser energia recebida de símbolo de referência em enlace descendente (RSRP), Es/Io (energia por símbolo para a proporção de densidade de interferência) ou energia recebida de símbolo de referência em enlace descendente dividida pela energia recebida em enlace descendente (RSRP / RSSI). A definição da energia recebida de símbolo de referência em enlace descendente pode ser encontrada em 3GPP TS36.214, vl.1.0. Maio de 2007. Alternativamente, pelo menos uma RSRP, Es / Io, e (RSRP / RSSI) pode ser medida como a qualidade de propagação na célula de serviço. Além disso, pode ser usado qualquer outro valor representando a qualidade de propagação.
[0082] A unidade de determinação de limiar 118 determina se a
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 21/46
18/38 inserção da qualidade de propagação da unidade de medição de qualidade de recebimento de célula de serviço 114 é menor do que o limiar (Spesquisa) da qualidade de propagação na célula de serviço inserida da unidade de recebimento de canal de difusão 104, e então insere o resultado da determinação na unidade de controle 120. Os limiares podem ser proporcionados para RSRP, Es/Io, e RSRP/RSSI, respectivamente, e a unidade de determinação de limiar 118 pode fazer a determinação com base nesses limiares.
[0083] A unidade de medição de qualidade de recebimento de célula vizinha 116 executa periodicamente a pesquisa da célula vizinha e mede a qualidade de propagação (Qn) nas células vizinhas (células adjacentes). A célula medida é inserida na unidade de seleção de célula 122. Especificamente, a unidade de controle 120 insere uma instrução de comando no circuito RF 102 para mudar a frequência. Quando o circuito RF muda a frequência, é executada a pesquisa da célula vizinha.
[0084] Quando o resultado da determinação inserido da unidade de determinação de limiar 118 indica que a qualidade de propagação na célula de serviço é menor do que o limiar, a unidade de controle 120 consulta a unidade de seleção de célula 122 quanto a se alguma célula satisfaz o critério de seleção (critério-R).
[0085] Em resposta à consulta da unidade de controle 120, quando a prioridade da seleção de uma célula de reserva não é satisfeita, a unidade de seleção de célula 122 determina se alguma célula satisfaz os critérios de seleção. Especificamente, a unidade de seleção de célula 122 determina se alguma célula satisfaz a condição seguinte por um período de tempo predeterminado (Treselection):
(propagação de qualidade (Qn) na célula de serviço) + (histerese (Qhist) de qualidade de propagação) < (qualidade de propagação (Qn) na célula vizinha) + (deslocamento (Qdeslocamento) da qualidade de propagaPetição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 22/46
19/38 ção).
[0086] A determinação baseada além da histerese (Qhist) da qualidade de propagação pode evitar flutuações na seleção da célula. A unidade de seleção de célula 122 notifica a unidade de controle 120 do resultado da seleção de célula. Quando o resultado da seleção de célula inclui a informação sobre uma célula que satisfaça os critérios de seleção, a unidade de controle executa a resseleção de célula para selecionar a célula. Por exemplo, a unidade de controle 120 ajusta a frequência ou similar. Especificamente, a unidade de controle 120 ajusta a frequência do circuito RF 102 de acordo com a informação sobre a célula inserida da unidade de seleção de célula 122 e notifica a unidade de processamento de plano de controle 106 da largura de banda ou similar. Quando o resultado da seleção de célula não inclui informação sobre uma célula que satisfaça o critério de seleção, a unidade de controle 120 instrui a unidade de medição de qualidade de recebimento de célula de serviço 114 para medir a qualidade de propagação.
[0087] Além disso, em resposta à consulta da unidade de controle 120, quando é especificada uma prioridade da seleção de uma célula de reserva e o terminal de equipamento de usuário está no status de reserva na célula com uma prioridade mais alta, a unidade de seleção de célula 122 determina se a qualidade de propagação (Qs) na célula de serviço satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida. Quando a propagação de qualidade (Qs) na célula de serviço satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida, a unidade de seleção de célula 122 notifica a unidade de controle 120 que a qualidade de propagação (Qs) na célula de serviço satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida. Quando a unidade de controle 120 é notificada de que a qualidade de propagação (Qs) na célula de serviço satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida, a unidade de controle 120
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 23/46
20/38 instrui a unidade de medição de qualidade de recebimento de célula de serviço 114 para medir a qualidade de propagação. Quando a qualidade de propagação (Qs) na célula de serviço não satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida, a unidade de seleção de célula 122 determina se a qualidade de propagação (Qn) na célula vizinha satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida. Quando a qualidade de propagação (Qn) na célula vizinha não satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida, a unidade de seleção de célula 122 notifica a unidade de controle 120 que a qualidade de propagação (Qn) na célula vizinha não satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida. Quando a unidade de controle 120 é notificada de que a qualidade de propagação (Qn) na célula vizinha não satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida, a unidade de controle 120 instrui a unidade de medição de qualidade de recebimento de célula de serviço 114 a medir a qualidade de propagação. Por outro lado, quando a qualidade de propagação (Qn) na célula vizinha satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida, a unidade de seleção de célula 122 notifica a unidade de controle 120 que a qualidade de propagação (Qn) na célula vizinha satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida. Quando a unidade de controle 120 é notificada de que a qualidade de propagação (Qn) na célula vizinha satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida, a unidade de controle 120 seleciona a célula vizinha. Por exemplo, a unidade de controle 120 ajusta a frequência ou similar. Especificamente, a unidade de controle 120 ajusta a frequência do circuito RF 102 de acordo com a informação sobre a célula inserida da unidade de seleção de célula 122 e notifica a unidade de processamento de plano de controle 106 da largura de banda ou similar.
[0088] Além disso, em resposta à consulta da unidade de controle 120, quando uma prioridade da seleção de uma célula de reserva é especificada e o terminal de equipamento de usuário está no status de
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 24/46
21/38 reserva em uma célula com uma prioridade mais baixa, a unidade de seleção de célula 122 determina se a qualidade de propagação (Qn) na célula vizinha satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida mais histerese. Quando a qualidade de propagação (Qn) na célula vizinha é menor do que ou igual à qualidade de propagação mínima requerida mais histerese, a unidade de seleção de célula 122 notifica a unidade de controle 120 que a qualidade de propagação (Qn) na célula vizinha não satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida mais histerese. Quando a unidade de controle 120 é notificada de que a qualidade de propagação (Qn) na célula vizinha é menor do que ou igual à qualidade de propagação mínima requerida mais histerese, a unidade de controle 120 instrui a unidade de medição de qualidade de recebimento de célula de serviço 114 a medir a qualidade de propagação. Por outro lado, quando a propagação de qualidade (Qn) na célula vizinha é maior do que a qualidade de propagação mínima requerida mais histerese, a unidade de seleção de célula 122 notifica a unidade de controle 120 que qualidade de propagação (Qn) na célula vizinha satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida mais histerese. Quando a unidade de controle 120 é notificada de que a qualidade de propagação (Qn) na célula vizinha satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida mais histerese, a unidade de controle 120 seleciona a célula vizinha. Por exemplo, a unidade de controle 120 ajusta a frequência ou similar. Especificamente, a unidade de controle 120 ajusta a frequência do circuito 102 de acordo com a informação sobre a célula inserida da unidade de seleção de célula 122 e notifica a unidade de processamento de plano de controle 106 da largura de banda ou similar.
[0089] A unidade de recebimento de canal de difusão 104 insere na unidade de processamento de plano de controle 106 outra informação que não o limiar (Spesquisa) da qualidade de propagação na célula
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 25/46
22/38 de serviço, histerese (Qhist) da qualidade de propagação, e um deslocamento (Qdesiocamento) da qualidade de recebimento. Por exemplo, a unidade de recebimento de canal de difusão 104 insere uma TAUA (aceitação de atualização de área de rastreamento) na unidade de processamento de plano de controle 106.
[0090] Quando a TAUA inserida inclui a informação de prioridade, a unidade de processamento de plano de controle 106 insere a informação de prioridade na unidade de seleção de célula 122. Quando a TAUA inserida não inclui a informação de prioridade, a unidade de processamento de plano de controle 106 insere uma instrução na unidade de seleção de célula 122 para descartar a informação de prioridade. Alternativamente, a unidade de processamento de plano de controle 106 pode inserir na unidade de seleção de célula 122 informação de prioridade sendo dotada da mesma prioridade a ser usada para as camadas de frequência.
[0091] A unidade de processamento de plano de usuário 108 executa os processos de acordo com a unidade de processamento de plano de controle 106 e transmite dados de transmissão por meio do circuito RF 102. Além disso, a unidade de processamento de plano de usuário 108 recebe dados de recebimento por meio do circuito RF 102. [0092] Em seguida, é descrito um procedimento de relatar informação de prioridade de acordo com essa modalidade com relação à figura 5.
[0093] O terminal de equipamento de usuário 100n transmite uma solicitação de conexão RRC (controle de recurso de rádio) (etapa S502).
[0094] O terminal de equipamento de usuário 100n transmite uma TAU (etapa S504). A TAU é transmitida por meio do aparelho de estação de base 2001 para o nó superior como, por exemplo, a MME (etapa S506). A MME associa a área de rastreamento com o terminal de
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 26/46
23/38 equipamento de usuário 100n com base na TAU transmitida do terminal de equipamento de usuário 100n. A MME também atribui uma prioridade da seleção de uma célula de reserva para o terminal de equipamento de usuário 100n (etapa S508).
[0095] A MME transmite a ID da área de rastreamento associada ao terminal de equipamento de usuário 100n com uma mensagem chamada de uma TAUA (etapa S510). Quando a prioridade é especificada, a TAUA inclui informação de prioridade. De outro modo, a TAUA não inclui informação de prioridade. Por exemplo, a informação de prioridade pode ser especificada como uma informação opcional. Nesse caso, quando não há nenhuma informação opcional, a informação de prioridade não é especificada. Dessa maneira, uma vez que nenhuma informação opcional significa que nenhuma informação de prioridade está especificada, a quantidade de informação a ser transmitida pode ser reduzida quando a prioridade não está especificada, comparado com o caso em que é transmitida a informação de prioridade sendo dotada da mesma prioridade.
[0096] A TAUA é relatada por meio do aparelho de estação de base 2001 para o terminal de equipamento de usuário 100n (etapa S512). [0097] O aparelho de estação de base 2001 transmite uma solicitação de liberação RRC (liberação RRC) (etapa S514). A solicitação de liberação RRC pode ser também referida como uma mensagem de liberação de conexão RRC.
[0098] O terminal de equipamento de usuário 100n executa a liberação RRC e relata sua finalização (etapa S516). A finalização pode não ser relatada.
[0099] O terminal de equipamento de usuário 100n atualiza a informação de prioridade com base na TAUA (etapa S518). Quando a informação de prioridade não é concluída na TAUA, o terminal de equipamento de usuário 100n descarta a informação de prioridade que
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 27/46
24/38 foi mantida pelo terminal de equipamento de usuário 100n. Em outras palavras, a prioridade em cada camada de frequência é ajustada para ser a mesma prioridade.
[00100] A seguir, está descrita uma operação no terminal de equipamento de usuário 100n quando a informação de prioridade não está incluída na TAUA com relação à figura 6.
[00101] A unidade de medição de qualidade de recebimento de célula de serviço 114 mede a qualidade de propagação (Qs) na célula de serviço (etapa S602).
[00102] A unidade de determinação de limiar 118 determina se a qualidade de propagação (Qs) na célula de serviço é menor do que um limiar da qualidade de propagação na célula de serviço (etapa S604). Por exemplo, a qualidade de propagação (Qs) na célula de serviço é comparada com o limiar de medição de frequência diferente (Sinter_pesquisa)· [00103] Quando a qualidade de propagação (Qs) na célula de serviço não é menor do que um limiar de medição de frequência diferente (Sinter pesquisa) (etapa S604: NÃO), a operação retorna para a etapa S602.
[00104] Por outro lado, quando a qualidade de propagação (Qs) na célula de serviço é menor do que o limiar de medição de frequência diferente (SinteMpesquisa) (etapa S604: SIM), a unidade de controle 120 consulta a unidade de seleção de célula 122 se alguma célula satisfaz os critérios de seleção. A unidade de controle 120 insere um comando instruindo o circuito 102 para mudar a frequência, que sucessivamente muda a frequência. A unidade de medição de qualidade de recebimento de célula vizinha 116 executa periodicamente pesquisa da célula vizinha e mede a qualidade de propagação nas células vizinhas (etapa S606). Nessa etapa, a qualidade de propagação é medida tanto nas células na camada de frequência dentro da qual o terminal de equipa
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 28/46
25/38 mento de usuário 100n está situado quanto nas células nas camadas de frequência diferentes da camada de frequência.
[00105] Em resposta à consulta da unidade de controle 120, a unidade de seleção de célula 122 determina se alguma célula satisfaz os critérios de seleção, uma vez que a prioridade da seleção de uma célula de reserva não está especificada. A expressão a prioridade não está especificada significa que a informação de prioridade não está incluída na TAUA recebida pelo terminal de equipamento de usuário 100n. Nesse caso, a unidade de processamento de plano de controle 106 insere na unidade de seleção de célula 122 uma instrução para descartar a informação de prioridade. Alternativamente, a unidade de processamento de plano de controle 106 pode inserir na unidade de seleção de célula 122 informação de prioridade sendo dotada da mesma prioridade a ser usada para as camadas de frequência.
[00106] A unidade de seleção de célula 122 determina se alguma célula satisfaz a condição que a seguir para o período de tempo predeterminado (Treselection) (etapa S608):
(qualidade de propagação (Qs) na célula de serviço) + (histerese (Qhist) da qualidade de propagação) < (qualidade de propagação (Qn) na célula vizinha) + (deslocamento (Qdeslocamento) da qualidade de propagação).
[00107] Quando nenhuma célula satisfaz a condição na etapa S608 (etapa S608: NÃO), a operação retorna para a etapa S602. Por outro lado, quando uma célula satisfaz a condição na etapa S608 (etapa S608: SIM), a unidade de controle 120 seleciona a célula (executa resseleção de célula) (etapa S610). A resseleção de célula se refere a aguardar uma chamada na célula.
[00108] Conforme descrito acima, quando a prioridade não é especificada, o terminal de equipamento de usuário 100n pode aguardar por uma chamada (pode estar no status de reserva) em uma célula com
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 29/46
26/38 uma melhor condição de rádio.
[00109] Em seguida é descrita uma operação do terminal de equipamento de usuário 100n quando a informação de prioridade está incluída na TAUA com relação às figuras 7 e 8.
[00110] O caso onde o terminal de equipamento de usuário 100n está no status de reserva em uma célula com uma prioridade alta (a prioridade mais alta) está descrito com relação à figura 7.
[00111] A unidade de medição de qualidade de recebimento de célula de serviço 114 mede a qualidade de propagação (Qs) na célula de serviço (etapa S702).
[00112] A unidade de determinação de limiar 118 determina se a qualidade de propagação (Qs) na célula de serviço é menor do que um limiar da qualidade de propagação na célula de serviço (etapa S704). Por exemplo, a qualidade de propagação (Qs) na célula de serviço é comparada com o limiar de medição de frequência diferente (Sinter_pesquisa).
[00113] Quando a qualidade de propagação (Qs) na célula de serviço não é menor do que o limiar de medição de frequência diferente (Sinter pesquisa) (etapa S704: NÃO), a operação retorna para a etapa S702.
[00114] Por outro lado, quando a qualidade de propagação (Qs) na célula de serviço é menor do que o limiar de medição de frequência diferente (Sinte^pesquisa) (etapa S704: SIM), a unidade de controle 120 consulta a unidade de seleção de célula 122 se há alguma célula que satisfaça os critérios de seleção. A unidade de controle 120 insere um comando instruindo o circuito RF 102 para mudar a frequência, que sucessivamente muda a frequência. A unidade de medição de qualidade de recebimento de célula vizinha 116 executa periodicamente pesquisa de célula vizinha e mede a qualidade de propagação nas células vizinhas (etapa S706).
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 30/46
27/38 [00115] Em resposta à consulta da unidade de controle 120, a unidade de seleção de célula 122 determina se a qualidade de propagação na célula de serviço não satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida e a qualidade de propagação em alguma célula vizinha satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida, uma vez que a prioridade está especificada e o terminal de equipamento de usuário 100n está situado dentro da célula com a prioridade mais alta (etapa S708). Em outras palavras, uma vez que o terminal de equipamento de usuário 100n está situado dentro da célula com a prioridade mais alta, não é executada a resseleção de célula contanto que a qualidade de propagação na célula de serviço satisfaça a qualidade de propagação mínima requerida.
[00116] Quando nenhuma célula satisfaz a condição na etapa S708 (etapa S708: NÃO), a operação retorna para a etapa S702. Por outro lado, quando uma célula satisfaz a condição na etapa S708 (etapa S708: SIM), a unidade de controle 120 seleciona a célula (executa resseleção de célula) (etapa S710). A resseleção de célula se refere à espera para uma chamada na célula.
[00117] O caso onde o terminal de equipamento de usuário 100n não está no status de reserva em uma célula com a prioridade mais alta está descrito com relação à figura 8.
[00118] A unidade de medição de qualidade de recebimento de célula de serviço 114 mede a qualidade de propagação (Qs) na célula de serviço (etapa S802).
[00119] A unidade de controle 120 insere um comando instruindo o circuito RF 102 para mudar a frequência, que sucessivamente muda a frequência. A unidade de medição de qualidade de recebimento de célula vizinha 116 executa periodicamente pesquisa da célula vizinha e mede a qualidade de propagação nas células vizinhas (etapa S804). Nessa etapa, o terminal de equipamento de usuário 100n mede a qua
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 31/46
28/38 lidade de propagação em ambas as células na camada de frequência dentro da qual o terminal de equipamento de usuário 100n está situado e as células nas camadas de frequência diferentes da camada de frequência. A ordem na qual a qualidade de propagação em uma célula é medida é baseada na prioridade da camada de frequência incluindo a célula.
[00120] A unidade de seleção de célula 122 determina se a qualidade de propagação na célula vizinha excede a qualidade de propagação mínima requerida na célula mais histerese (etapa S806).
[00121] Quando a célula vizinha não excede a qualidade de propagação mínima requerida na célula vizinha mais histerese (etapa S806: NÃO), a operação retorna para a etapa S802. Por outro lado, quando uma célula satisfaz a condição na etapa S806 (etapa S806: SIM), a unidade de controle 120 seleciona a célula (executa a resseleção de célula) (etapa S808). A resseleção de célula se refere à espera por uma chamada na célula.
[00122] Em seguida, é descrito um sistema de comunicação de rádio de acordo com uma segunda modalidade abaixo.
[00123] A configuração do sistema de comunicação de rádio e a configuração do terminal de equipamento de usuário de acordo com a terceira modalidade são as mesmas daquelas ilustradas nas figuras 2 e 4, respectivamente.
[00124] Na primeira modalidade, quando uma TAUA em resposta a uma TAU não inclui informação de prioridade, a informação de prioridade que foi mantida pelo terminal de equipamento de usuário 100n é descartada. Na segunda modalidade, uma solicitação de liberação RRC (liberação RRC) inclui informação de prioridade. De acordo com a segunda modalidade, a prioridade da célula de reserva pode ser liberada mediante o término de uma chamada. Como um resultado, o terminal de equipamento de usuário 100n pode esperar por uma chamada
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 32/46
29/38 (pode estar no status de reserva) em uma célula com uma melhor condição de rádio. Um procedimento de relatar informação de prioridade na segunda modalidade é descrito com relação à figura 9.
[00125] Quando as comunicações devem ser finalizadas, as operações para finalizar a chamada são inseridas no terminal de equipamento de usuário 100n. O terminal de equipamento de usuário 100n transmite uma solicitação de liberação com base nas operações para finalizar a chamada (etapa S902). A solicitação de liberação é transmitida por meio do aparelho de estação de base 2001 para o nó superior (etapa S904).
[00126] Em resposta à solicitação de liberação transmitida do terminal de equipamento de usuário 100n, o nó superior transmite uma solicitação de liberação S1 (etapa S906). Nessa modalidade, o nó superior transmite a solicitação de liberação S1 incluindo informação de prioridade. Conforme aqui usado, S1 significa uma interface entre o nó superior e o aparelho de estação de base 2001.
[00127] Em resposta à solicitação de liberação S1, o aparelho de estação de base 2001 libera a S1 e transmite uma liberação S1 completa para o nó superior (etapa S908).
[00128] Então, o aparelho de estação de base 2001 inclui informação de prioridade, que está incluída na solicitação de liberação S1, em uma solicitação de liberação RRC (liberação RRC) e transmite a solicitação de liberação RRC para o terminal de equipamento de usuário 100n (etapa S910).
[00129] O terminal de equipamento de usuário 100n atualiza a informação de prioridade com base na informação de prioridade incluída na solicitação de liberação RRC (etapa S912). Quando a informação de prioridade não está incluída na solicitação de liberação RRC, o terminal de equipamento de usuário 100n descarta a informação de prioridade que foi mantida pelo terminal de equipamento de usuário 100n.
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 33/46
30/38
Em outras palavras, a prioridade em da camada de frequência é ajustada para ser a mesma prioridade.
[00130] Por exemplo, a unidade de recebimento de canal de difusão 104 insere a solicitação de liberação RRC na unidade de processamento de plano de controle 106.
[00131] Quando a solicitação de liberação RRC inserida inclui a informação de prioridade, a unidade de processamento de plano de controle 106 insere a informação de prioridade na unidade de seleção de célula 122. Quando a solicitação de liberação RRC inserida não inclui a informação de prioridade, a unidade de processamento de plano de controle 106 insere na unidade de seleção de célula 122 uma instrução para informação de prioridade descartada. Alternativamente, a unidade de processamento de plano de controle 106 pode inserir na unidade de seleção de célula 122 informação de prioridade sendo dotada da mesma prioridade a ser usada para as camadas de frequência.
[00132] Em seguida, é descrito abaixo um sistema de comunicação de rádio de acordo com uma terceira modalidade.
[00133] A configuração do sistema de comunicação de rádio e a configuração do terminal de equipamento de usuário de acordo com a terceira modalidade são as mesmas daquelas ilustradas nas figuras 2 e 4, respectivamente.
[00134] Na primeira modalidade, a informação de prioridade é atribuída pelo nó superior. Na terceira modalidade, a informação de prioridade pode ser atribuída pelo aparelho de estação de base 2001.
[00135] Um procedimento de relatar uma prioridade de acordo com a terceira modalidade está descrito com relação à figura 10.
[00136] O terminal de equipamento de usuário 100n transmite uma solicitação de conexão RRC (etapa S1102).
[00137] O terminal de equipamento de usuário 100n transmite uma
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 34/46
31/38
TAU (etapa S1004). A TAU é transmitida por meio do aparelho de estação de base 2001 para o nó superior como, por exemplo, a MME (etapa S1006). A MME associa a área de rastreamento com o terminal de equipamento de usuário 100n com base na TAU transmitida do terminal de equipamento de usuário 100n. A MME transmite a ID da área de rastreamento associada com o terminal de equipamento de usuário 100n juntamente com uma mensagem chamada de uma TAUA (etapa S1008).
[00138] Quando a prioridade a ser usada pelo terminal de equipamento de usuário 100n é especificada, o aparelho de estação de base 2001 atribui a prioridade (etapa S1010).
[00139] O aparelho de estação de base 2001 transmite para o terminal de equipamento de usuário 100n a TAUA que é transmitida do nó superior (etapa S1012).
[00140] O aparelho de estação de base 2001 inclui a informação de prioridade atribuída na solicitação de liberação RRC (liberação RRC) e transmite a solicitação de liberação RRC para o terminal de equipamento de usuário 100n (etapa S1014). Quando a prioridade é especificada, a solicitação de liberação RRC inclui informação de prioridade. De outro modo, a solicitação de liberação RRC não inclui informação de prioridade. Por exemplo, a informação de prioridade pode ser especificada como informação opcional. Nesse caso, nenhuma informação opcional significa que não está especificada nenhuma informação de prioridade.
[00141] O terminal de equipamento de usuário 100n executa liberação RRC e reporta seu término (etapa S1016). O término pode não ser relatado.
[00142] O terminal de equipamento de usuário 100n atualiza a informação de prioridade com base na informação de prioridade incluída na solicitação de liberação RRC (etapa S1018). Quando a informação
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 35/46
32/38 de prioridade não está incluída na solicitação de liberação RRC, o terminal de equipamento de usuário 100n descarta a informação de prioridade que foi mantida pelo terminal de equipamento de usuário 100n. Em outras palavras, a prioridade em cada camada de frequência é ajustada para ser a mesma prioridade.
[00143] Por exemplo, a unidade de recebimento de canal de difusão 104 insere a solicitação de liberação RRC na unidade de processamento de plano de controle 106.
[00144] Quando a solicitação de liberação RRC inserida inclui informação de prioridade, a unidade de processamento de plano de controle 106 insere a informação de prioridade na unidade de seleção de célula 122. Quando a solicitação de liberação RRC inserida não inclui informação de prioridade, a unidade de processamento de plano de controle 106 insere na unidade de seleção de célula 122 uma instrução para descartar a informação de prioridade. Alternativamente, a unidade de processamento de plano de controle 106 pode inserir na unidade de seleção de célula 122 informação de prioridade sendo dotada da mesma prioridade a ser usada para as camadas de frequência.
[00145] A seguir, é descrito abaixo um sistema de comunicação de rádio de acordo com uma quarta modalidade.
[00146] A configuração do sistema de comunicação de rádio e a configuração do terminal de equipamento de usuário de acordo com a quarta modalidade são as mesmas daquelas ilustradas nas figuras 2 e 4, respectivamente.
[00147] A quarta modalidade difere da primeira modalidade pelo fato de que uma TAUA inclui informação de prioridade e pelo fato de que o terminal de equipamento de usuário 100n que está em uma célula de reserva com uma prioridade alta (o terminal de equipamento de usuário aguardando uma chamada em uma célula de reserva com a
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 36/46
33/38 prioridade alta) opera de modo diferente. Na primeira modalidade, quando uma TAUA inclui informação de prioridade e o terminal de equipamento de usuário 100n está no status de reserva em uma célula de reserva com uma prioridade mais alta (a prioridade mais alta), o terminal de equipamento de usuário 100n determina se a qualidade de propagação na célula de serviço não satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida e se a qualidade de propagação em alguma célula vizinha satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida.
[00148] Na quarta modalidade, quando uma TAUA inclui informação de prioridade e o terminal de equipamento de usuário 100n está no status de reserva em uma célula de reserva com uma prioridade mais alta (a prioridade mais alta), o terminal de equipamento de usuário 100n determina se a qualidade de propagação na célula de reserva não satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida, se a qualidade de propagação em alguma célula vizinha da mesma frequência não satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida, e se a propagação de qualidade em alguma célula vizinha de uma frequência diferente satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida. As células vizinhas da mesma frequência significam células na mesma camada de frequência diferente da célula dentro da qual está situado o terminal de equipamento de usuário 100n. As células vizinhas de uma frequência diferente significam células em uma camada de frequência diferente da camada de frequência incluindo a célula dentro da qual está situado o terminal de equipamento de usuário.
[00149] Uma operação do terminal de equipamento de usuário 100n é descrita com relação à figura 11.
[00150] O terminal de equipamento de usuário 100n está no status de reserva em uma célula com uma prioridade alta (a prioridade mais alta).
[00151] A unidade de medição de qualidade de recebimento de cé
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 37/46
34/38 lula de serviço 114 mede a qualidade de propagação (Qs) na célula de serviço (etapa S1102).
[00152] A unidade de determinação de limiar 118 determina se a qualidade de propagação (Qs) na célula de serviço é menor do que um limiar da qualidade de propagação na célula de serviço (etapa S1104). Por exemplo, a qualidade de propagação (Qs) na célula de serviço é comparada com o limiar de medição de frequência diferente (Sinter_pesquisa)[00153] Quando a qualidade de propagação (Qs) na célula de serviço não é menor do que o limiar de medição de frequência diferente (Sinter pesquisa) (etapa S1104: NÃO), a operação retorna para a etapa S1102.
[00154] Por outro lado, quando a qualidade de propagação (Qs) na célula de serviço é menor do que o limiar de medição de frequência diferente (Sinte^pesquisa) (etpa S1104: SIM), a unidade de controle 120 consulta a unidade de seleção de célula 122 se alguma célula satisfaz os critérios de seleção. A unidade de controle 120 insere um comando instruindo o circuito RF 102 para mudar a frequência, que sucessivamente muda a frequência. A unidade de medição de qualidade de recebimento de célula vizinha 116 executa periodicamente pesquisa de célula vizinha e mede a qualidade de propagação nas células vizinhas (etapa S1106).
[00155] Em resposta à consulta da unidade de controle 120, a unidade de seleção de célula 122 determina se a qualidade de propagação na célula de serviço não satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida, se a qualidade de propagação em alguma célula vizinha da mesma frequência não satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida, e se a qualidade de propagação em qualquer célula vizinha de uma frequência diferente satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida, uma vez que a prioridade está especificada e o
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 38/46
35/38 terminal de equipamento de usuário 100n está situado dentro da célula com a prioridade mais alta (etapa S1108). Em outras palavras, uma vez que o terminal de equipamento de usuário 100n está situado dentre da célula com a prioridade mais alta, não é realizada a resseleção de célula contanto que a qualidade de propagação na célula de serviço satisfaça a qualidade de propagação mínima requerida. Além disso, de acordo com a quarta modalidade, mesmo se a qualidade de propagação em uma célula satisfizer a qualidade de propagação mínima requerida, não é executada a resseleção de célula se a célula estiver incluída na camada de frequência na qual o terminal de equipamento de usuário 100n está situado.
[00156] Quando nenhuma célula satisfaz a condição na etapa S1108 (etapa 1108: NÃO), a operação retorna para a etapa S1102. Por outro lado, quando uma célula satisfaz a condição na etapa S1108 (etapa S1108: SIM), a unidade de controle 120 seleciona a célula (executa resseleção de célula) (etapa S1110). A resseleção de célula se refere à espera por uma chamada na célula.
[00157] De acordo com a quarta modalidade, presumindo que a qualidade de propagação na célula de serviço não satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida, é executada a resseleção de célula apenas quando a qualidade de propagação em uma célula em uma camada de frequência diferente da camada de frequência na qual o terminal de equipamento de usuário 100n está situado satisfaz a qualidade de propagação mínima requerida.
[00158] Nessas modalidades, pode não apenas ser aplicada uma prioridade para cada camada dos terminais de equipamento de usuário 100n, como também pode ser especificada a expiração da prioridade.
[00159] Alternativamente, pode ser aplicada uma prioridade (prioridade comum) para cada camada para todos os terminais de equipa
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 39/46
36/38 mento de usuário 100n. A prioridade para cada camada a ser aplicada em todos os terminais de equipamento de usuário 100n pode ser fixa ou modificada dinamicamente. No ultimo caso, a prioridade para cada camada a ser aplicada em todos os terminais de equipamento de usuário 100n pode ser proporcionada como informação de difusão. Quando é proporcionada a prioridade para cada camada a ser aplicada em todos os terminais de equipamento de usuário 100n como informação de difusão, um terminal de equipamento de usuário 100n para o qual uma prioridade para cada camada não é especificada individualmente aguarda por uma chamada de acordo com a prioridade para cada camada a ser aplicada em todos os terminais de equipamento de usuário 100n. Além disso, quando é proporcionada a prioridade para cada camada a ser aplicada em todos os terminais de equipamento de usuário 100n como informação de difusão, um terminal de equipamento de usuário 100n para o qual uma prioridade para cada camada é especificada individualmente, mas expirada, aguarda por uma chamada de acordo com a prioridade para cada camada a ser aplicada em todos os terminais de equipamento de usuário 100n. Nesse caso, as camadas de frequência exceto para a camada de frequência especificada pela prioridade para cada camada a ser aplicada em todos os terminais de equipamento de usuário 100n e a camada de frequência especificada individualmente pela prioridade para cada camada são excluídas dos candidatos para a seleção de célula.
[00160] Além disso, nessas modalidades, a prioridade pode ser relatada como sinalização do aparelho de estação de base 200. A sinalização pode incluir uma solicitação de liberação RRC (solicitação RRC). A solicitação de liberação RRC pode também ser referida como uma mensagem de liberação de conexão RRC.
[00161] A informação de prioridade que é mantida pelo terminal de equipamento de usuário 100n pode ser descartada quando o terminal
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 40/46
37/38 de equipamento de usuário 100n recebe um sinal em resposta a uma solicitação de conexão RRC. Em outras palavras, a informação de prioridade pode ser descartada quando é estabelecida uma conexão entre o terminal de equipamento de usuário 100n e o aparelho de estação de base 2001.
[00162] Ao mesmo tempo em que o número das camadas de frequência é igual a três nessas modalidades, a presente invenção é também aplicável em um caso onde o número das camadas de frequência seja dois ou quatro ou mais.
[00163] Ao mesmo tempo em que essas modalidades focam no sistema de comunicação de rádio, que pode ser um sistema UTRA e UTRAN Evolvido (também conhecido como um sistema de Evolução de Longo Prazo ou um sistema 3G super), um terminal de equipamento de usuário e um sistema de comunicação de rádio de acordo com uma modalidade da presente invenção podem ser usados em qualquer sistema de comunicação de rádio no qual uma rede (nó de rede) transmite informação sobre seleção de célula correspondente a uma prioridade e a seleção de célulaé executada de acordo com a prioridade. Por exemplo, a presente invenção pode ser aplicável em um sistema de comunicação de rádio UMTS, conforme descrito acima.
[00164] Ao mesmo tempo em que a presente invenção foi descrita pelo uso de valores específicos a fim de facilitar a compreensão da mesma, esses valores são meramente exemplos e podem ser usados vários valores a menos que observado de outro modo.
[00165] Ao mesmo tempo em que a presente invenção foi descrita com relação a exemplos específicos, cada exemplo é meramente ilustrativo e aquele versado na técnica comum irá compreender várias alterações, modificações, substituições, reposições e similar. Ao mesmo tempo em que os aparelhos de acordo com os exemplos da presente invenção são explicados na forma de diagramas em bloco operacio
Petição 870160032633, de 30/06/2016, pág. 41/46
38/38 nais para simplificar a explicação, tais aparelhos podem ser concebidos em hardware, software ou uma combinação dos mesmos. A presente invenção não está limitada aos exemplos acima, mas inclui várias alterações, modificações, substituições, reposições e similar sem se afastar do escopo da mesma.
[00166] Esse pedido de patente internacional reivindica o beneficio da data da prioridade do Pedido de Patente Japonês No. 2007-213148 depositado em 17 de agosto de 2007, cuja descrição encontra-se inteiramente incorporada ao presente à guisa de referência.

Claims (5)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Terminal de equipamento de usuário para selecionar uma célula de reserva com base em uma prioridade especificada de seleção de célula, caracterizado por compreender:
    uma unidade de determinação configurada para receber uma mensagem de liberação de conexão RRC transmitida a partir de um aparelho de estação de base e determinar se informação de prioridade da seleção de célula está incluída na mensagem de liberação de conexão RRC; e uma unidade de seleção de célula configurada para executar, com base no resultado da determinação pela unidade de determinação, seleção de célula conforme a informação de prioridade, quando a informação de prioridade está incluída.
  2. 2. Terminal de equipamento de usuário, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender:
    a unidade de determinação determina se a informação de prioridade da seleção de célula está incluída na informação transmitida.
  3. 3. Terminal de equipamento de usuário, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por compreender:
    a unidade de seleção de célula executa seleção de célula conforme uma prioridade incluída na informação transmitida, quando a prioridade não é individualmente especificada para o terminal de equipamento de usuário.
  4. 4. Terminal de equipamento de usuário, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender:
    a informação de prioridade inclui a expiração da informação de prioridade.
  5. 5. Sistema de comunicação de rádio incluindo um terminal de equipamento de usuário para selecionar uma célula de reserva com base em uma prioridade de seleção de célula especificada por um aparelho de estação base,
    Petição 870180056419, de 29/06/2018, pág. 13/38
    2/2 caracterizado por compreender:
    o aparelho de estação base inclui:
    uma unidade de ajuste de prioridade configurada para ajustar uma prioridade para cada terminal de equipamento de usuário para ajustar a prioridade da seleção da célula de reserva; e uma unidade de transmissão configurada para transmitir, uma mensagem de liberação de conexão RRC incluindo informação de prioridade ajustada pela unidade de ajuste de prioridade; e o terminal de equipamento de usuário inclui:
    uma unidade de determinação configurada para determinar se a informação de prioridade de seleção de célula está incluída na mensagem de liberação de conexão RRC; e uma unidade de seleção de célula configurada para executar, com base no resultado da determinação pela unidade de determinação, a seleção de célula conforme a informação de prioridade, quando a informação de prioridade está incluída.
BRPI0815465-1A 2007-08-17 2008-08-15 terminal de equipamento de usuário e sistema de comunicação de rádio BRPI0815465B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2007213148 2007-08-17
PCT/JP2008/064637 WO2009025241A1 (ja) 2007-08-17 2008-08-15 ユーザ装置及び無線通信システム

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0815465A2 BRPI0815465A2 (pt) 2018-07-31
BRPI0815465B1 true BRPI0815465B1 (pt) 2019-10-29

Family

ID=40378146

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0815465-1A BRPI0815465B1 (pt) 2007-08-17 2008-08-15 terminal de equipamento de usuário e sistema de comunicação de rádio

Country Status (12)

Country Link
US (1) US8170548B2 (pt)
EP (1) EP2190228B1 (pt)
JP (2) JP4564100B2 (pt)
KR (1) KR101147311B1 (pt)
CN (1) CN101822105B (pt)
AU (1) AU2008290003B2 (pt)
BR (1) BRPI0815465B1 (pt)
CA (1) CA2695885C (pt)
MX (1) MX2010001640A (pt)
PT (1) PT2190228E (pt)
RU (1) RU2471312C2 (pt)
WO (1) WO2009025241A1 (pt)

Families Citing this family (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101572864B (zh) * 2008-05-04 2011-09-21 电信科学技术研究院 用户信息通知方法、系统和装置
JP5081753B2 (ja) 2008-07-15 2012-11-28 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動局及び移動通信方法
JP5538802B2 (ja) 2008-11-04 2014-07-02 三菱電機株式会社 通信方法、移動体通信システム、移動端末および基地局制御装置
CN105721121B (zh) 2008-12-26 2019-02-22 夏普株式会社 终端设备、基站设备、处理器或处理电路及其通信方法
US8254923B2 (en) * 2009-02-01 2012-08-28 Lg Electronics Inc. Method and apparatus for performing cell selection in wireless communication system
US20110317654A1 (en) * 2009-03-13 2011-12-29 Panasonic Corporation Wireless transceiver, wireless base station, wireless terminal, and wireless communication system
CN102342133B (zh) 2009-04-28 2014-04-02 华为技术有限公司 一种寻呼方法及装置
JP2011029952A (ja) * 2009-07-27 2011-02-10 Renesas Electronics Corp 無線通信装置及び無線通信装置の通信方法
EP2472949A1 (en) * 2009-08-25 2012-07-04 Sharp Kabushiki Kaisha Wireless communication system, wireless communication apparatus and wireless communication method
CN102238619B (zh) * 2010-05-06 2015-06-10 中兴通讯股份有限公司 多载波系统中的测量事件的处理方法和系统
JP5108066B2 (ja) * 2010-08-11 2012-12-26 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動機、通信制御装置及び通信制御方法
JP5437972B2 (ja) * 2010-10-29 2014-03-12 ソフトバンクモバイル株式会社 セルラ移動通信におけるセル選択方式
CN102695209A (zh) * 2011-03-24 2012-09-26 中国科学院声学研究所 一种针对不同覆盖场景下负载均衡的方法及基站
JP2012209800A (ja) * 2011-03-30 2012-10-25 Nec Casio Mobile Communications Ltd 受信装置および受信方法、並びにプログラム
KR101641004B1 (ko) * 2011-11-04 2016-07-19 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 슈프림 우선순위를 적용하는 셀 재선택 방법 및 이를 지원하는 장치
US8868110B2 (en) 2011-11-21 2014-10-21 Broadcom Corporation Wireless communication device capable of efficient network search
GB2497313A (en) * 2011-12-06 2013-06-12 Nec Corp Determining likelihood of handover success in a wireless communication network
KR101604937B1 (ko) 2012-01-06 2016-03-18 후지쯔 가부시끼가이샤 기지국, 무선 단말기, 무선 통신 시스템, 및 무선 통신 방법
US20130244655A1 (en) * 2012-02-29 2013-09-19 Qualcomm Incorporated Methods and devices for facilitating fast cell reselection at call release
ES2562620T3 (es) * 2012-03-29 2016-03-07 Alcatel Lucent Equilibrado de carga
US8768369B2 (en) * 2012-08-01 2014-07-01 Alcatel Lucent Network map for location-based mobility decisions
KR101451417B1 (ko) * 2012-09-07 2014-10-16 주식회사 케이티 기지국 사이의 부하분산 방법, 이를 수행하는 기지국
RU2523040C2 (ru) 2012-10-02 2014-07-20 ЭлДжи ЭЛЕКТРОНИКС ИНК. Регулировка яркости экрана для мобильного устройства
WO2014069961A1 (ko) * 2012-11-03 2014-05-08 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 관심 서비스 기반 셀 재선택 방법 및 이를 지원하는 장치
JP5971111B2 (ja) 2012-12-20 2016-08-17 富士通株式会社 移動通信端末及びセル判定方法
CN103974292B (zh) * 2013-01-25 2018-10-16 索尼公司 无线通信系统中的装置和方法
US9736765B2 (en) * 2014-04-28 2017-08-15 Intel IP Corporation Load balancing in a wireless cellular network based on user equipment mobility
JP7059392B2 (ja) * 2018-03-28 2022-04-25 テレフオンアクチーボラゲット エルエム エリクソン(パブル) 不要なアクションを回避する接続確立のための方法およびue
US11564118B2 (en) * 2018-08-30 2023-01-24 Lg Electronics Inc. Method and apparatus for restricting measurement based on result of a reference measurement in wireless communication system
WO2021019711A1 (ja) 2019-07-31 2021-02-04 ソフトバンク株式会社 端末装置、基地局装置、及び無線通信方法

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH1023503A (ja) * 1996-07-09 1998-01-23 Matsushita Electric Ind Co Ltd 無線端末接続装置および無線通信システム
JP3479837B2 (ja) * 2000-09-27 2003-12-15 日本電気株式会社 Cdma方式における基地局選択システム及び基地局選択方法
GB0114965D0 (en) * 2001-06-19 2001-08-08 Nokia Corp Radio resource management
CN100586044C (zh) 2004-03-01 2010-01-27 日本电气株式会社 无线电基站设备和传输功率控制方法
JP4286820B2 (ja) * 2004-08-20 2009-07-01 株式会社日立国際電気 無線通信システム
US7187934B2 (en) * 2004-12-14 2007-03-06 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Method and apparatus for steering idle mobile stations
JP4593303B2 (ja) * 2005-02-07 2010-12-08 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動通信端末、移動通信システムおよびローミング接続方法
KR100726656B1 (ko) 2006-05-03 2007-06-13 엘지전자 주식회사 이동통신 단말기 및 이를 이용한 셀 재선택시 rrc연결해제 방법
JP4057628B2 (ja) * 2006-11-06 2008-03-05 富士通株式会社 移動局および待ち受け制御方法
US8818395B2 (en) * 2007-03-19 2014-08-26 Qualcomm Incorporated Method and apparatus of tracking area allocation

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0815465A2 (pt) 2018-07-31
WO2009025241A1 (ja) 2009-02-26
CA2695885A1 (en) 2009-02-26
JP4564100B2 (ja) 2010-10-20
AU2008290003B2 (en) 2013-02-21
RU2471312C2 (ru) 2012-12-27
CN101822105A (zh) 2010-09-01
RU2010108346A (ru) 2011-09-27
EP2190228B1 (en) 2015-03-18
JP2010268512A (ja) 2010-11-25
CA2695885C (en) 2013-12-24
KR101147311B1 (ko) 2012-05-18
EP2190228A1 (en) 2010-05-26
PT2190228E (pt) 2015-07-16
US20110070888A1 (en) 2011-03-24
US8170548B2 (en) 2012-05-01
AU2008290003A1 (en) 2009-02-26
KR20100055435A (ko) 2010-05-26
CN101822105B (zh) 2017-03-08
MX2010001640A (es) 2010-03-15
EP2190228A4 (en) 2011-05-25
JPWO2009025241A1 (ja) 2010-11-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0815465B1 (pt) terminal de equipamento de usuário e sistema de comunicação de rádio
US10791562B2 (en) Method and apparatus for transmitting and receiving data in wireless communication system
KR101176356B1 (ko) 이동통신시스템에서 사용되는 유저장치 및 방법
KR101160403B1 (ko) 무선 통신 시스템에서의 셀 재선택
US9237477B2 (en) Method and apparatus providing multi-level proximity indication and small cell discovery
ES2661645T3 (es) Método y aparato para mejoras respecto a despriorización por rechazo de conexión RRC en LTE
ES2746948T3 (es) Gestión de la información de relación de vecinos
RU2536859C1 (ru) Базовая радиостанция, ретрансляционная базовая станция, мобильный терминал, система мобильной связи и способ управления работой
US10798677B2 (en) Methods and apparatus for paging an inactive UE in a wireless network
DK2710835T3 (en) PRECONFIGURED CUSTOMER INFORMATION
EP3562242A1 (en) Base station and communication control method for control plane user plane split systems
WO2018074552A1 (ja) ユーザ装置及び待ち受け方法
CN111654882B (zh) 更新相邻基站关系的方法和装置
EP4210391A1 (en) Cell selection method and apparatus, and paging method and apparatus
US20220078683A1 (en) Method, node and ue for initiating handover
KR20200035850A (ko) 백홀 액세스 통합 시스템에서 노드 실패 처리 방법 및 redirection 정보 전송 방법
KR20100071775A (ko) 기지국의 무선자원 관리 방법 및 그를 위한 이동통신 시스템
US20230100843A1 (en) Inter-frequency re-direction via paging
WO2019097652A1 (ja) 無線通信システム及び無線基地局
JP2019062474A (ja) ユーザ装置
CA3158034A1 (en) Ue group based cell reselection
US20160330658A1 (en) Mobile communication system, base station and communication method
KR20230056500A (ko) 셀 재선택 절차를 수행하는 방법 및 장치
KR20110125583A (ko) 무선 경로 에이전트, 호 처리 장치 및 단말의 통신 방법

Legal Events

Date Code Title Description
B12F Other appeals [chapter 12.6 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04Q 7/38

Ipc: H04W 48/20 (2009.01)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/10/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/10/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS