BRPI0814185A2 - cadeira dobrÁvel - Google Patents

cadeira dobrÁvel Download PDF

Info

Publication number
BRPI0814185A2
BRPI0814185A2 BRPI0814185-1A BRPI0814185A BRPI0814185A2 BR PI0814185 A2 BRPI0814185 A2 BR PI0814185A2 BR PI0814185 A BRPI0814185 A BR PI0814185A BR PI0814185 A2 BRPI0814185 A2 BR PI0814185A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
folding chair
bar
folding
elements
chair according
Prior art date
Application number
BRPI0814185-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Franz Stegner
Original Assignee
Stechert Stahlrohrmoebel Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Stechert Stahlrohrmoebel Gmbh filed Critical Stechert Stahlrohrmoebel Gmbh
Publication of BRPI0814185A2 publication Critical patent/BRPI0814185A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47CCHAIRS; SOFAS; BEDS
    • A47C1/00Chairs adapted for special purposes
    • A47C1/12Theatre, auditorium, or similar chairs
    • A47C1/121Theatre, auditorium, or similar chairs having tipping-up seats

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chairs Characterized By Structure (AREA)
  • Chairs For Special Purposes, Such As Reclining Chairs (AREA)
  • Gripping On Spindles (AREA)
  • Fishing Rods (AREA)
  • Fire-Detection Mechanisms (AREA)

Abstract

CADEIRA DOBRÁVEL. A presente invenção refere-se a uma cadeira dobrável (10) com uma armação de cadeira (12), que apresenta dois elementos de barra (14) laterais, entre os quais é deslocável uma parte de assento (20) em torno de um eixo de dobrar (22) entre uma posição de repouso dobrada para o alto e uma posição de assento dobrada para frente. Entre o respectivo elemento de barra (14) e a parte de assento (20) é previsto um dispositivo de união rotativo (24) determinando o eixo de dobrar (22), e o respectivo elemento de barra (14) possui uma dimensão em largura, que é maior do que a corres- pondente dimensão transversal do dispositivo de união rotativo (24). Ambos os elementos de barra (14) formam pernas de apoio da cadeira dobrável (10) e estão firmemente unidos entre si por meio de um elemento de união (32).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "CADEIRA DOBRÁVEL".
A presente invenção refere-se a uma cadeira dobrável com uma armação de cadeira, que apresenta dois elementos de barra laterais, entre os quais é deslocável uma parte de assento em torno de um eixo de dobrar entre uma posição de repouso dobrada para o alto e uma posição de assen- to dobrada para frente, sendo que entre o respectivo elemento de barra e a parte de assento é previsto um dispositivo de união rotativo determinando o eixo de dobrar, e o respectivo elemento de barra possui uma dimensão em largura, que é maior do que a correspondente dimensão transversal do dis- positivo de união rotativo.
Uma tal cadeira dobrável é conhecida da DE 20 2005 002 822 U1. Essa cadeira dobrável conhecida é prevista para montagem no lado frontal de um degrau do piso escalonado de um estádio de esporte. Para essa finalidade, isto é, para montagem no lado frontal de um degrau de piso, nessa cadeira dobrável os dois elementos de barra estão unidos por meio de um elemento de união, que está fixado na extremidade do lado inferior de ambos os elementos de barra laterais e que se projeta para trás dos elemen- tos de barra.
A invenção tem por objetivo prover uma cadeira dobrável do tipo
mencionado no início que seja de montagem relativamente simples.
Esse objetivo é alcançado em uma cadeira dobrável do tipo mencionado no início segundo a invenção pelo fato de que ambos os ele- mentos de barra firmemente unidos entre si por meio de um elemento de união formam pernas de apoio da cadeira dobrável.
Enquanto que na cadeira dobrável conhecida, acima menciona- da, o elemento de união unindo entre si os dois elementos de barra é previs- to para montagem da cadeira dobrável no lado frontal de um degrau de piso especialmente de um estádio, na cadeira dobrável segundo a invenção os dois elementos de barra formam pernas de apoio da cadeira dobrável, de modo que a montagem da cadeira dobrável sobre o piso especialmente de um estágio é facilmente possível. O elemento de união unindo ambos os elementos de barra da cadeira dobrável segundo a invenção serve na cadei- ra dobrável segundo a invenção para seu reforço mecânico.
Na cadeira dobrável segundo a invenção, o elemento de união pode ser previsto em uma seção em altura média de ambos os elementos de barra. Com essa configuração, o elemento de união é formado de preferên- cia por uma barra de união, que é fixamente soldada entre os dois elemen- tos de barra na seção em altura média dos mesmos. Quanto a essa solda- gem, se trata de preferência de uma solda a laser.
Uma outra possibilidade consiste, segundo a invenção, em que o elemento de união é previsto na extremidade inferior de ambos os elementos de barra, que formam as pernas de apoio encurtadas da cadeira dobrável, e sendo que as pernas de apoio encurtadas estão fixadas com o elemento de união em um elemento de travessa, do qual se projetam para baixo elemen- tos de coluna de apoio, sendo que no elemento de travessa estão dispostas lado a lado ao menos duas cadeiras dobráveis. Com uma tal configuração, o elemento de travessa forma uma unidade estrutural com os elementos de coluna de apoio salientes para baixo. Essa unidade estrutural é fixada com seus elementos de coluna de apoio sobre o piso e as cadeiras dobráveis são montadas sobre o elemento de travessa apenas depois da fixação dessa parte estrutural. Uma tal configuração é aplicada especialmente na área VIP, porque ali as cadeiras dobráveis são de alto valor, por exemplo, equipadas com um revestimento de couro, e assim de montagem delicada. Por exem- plo, a unidade estrutural do elemento de travessa e dos elementos de coluna de apoio se projetando do mesmo para baixo é montada com os elementos de coluna de apoio sobre um piso de concreto bruto, depois que sobre o piso de concreto bruto seja aplicada uma camada de pintura e sobre a mesma, por exemplo, azulejos. Só depois que todos esses trabalhos estejam encer- rados é que as cadeiras dobráveis segundo a invenção são fixadas sobre o elemento de travessa. Para esse finalidade, é vantajoso que o elemento de união da respectiva cadeira dobrável seja formado por um elemento de pla- ca. O referido elemento de placa é executado com furos, pelos quais são atarraxáveis parafusos no elemento de travessa, para se fixar a correspon- dente cadeira dobrável sobre o elemento de travessa.
Do elemento de travessa se projetam para baixo de preferência dois elementos de coluna de apoio.
Comprovou-se conveniente que os elementos de coluna de a- poio se projetando para baixo do elemento de travessa e os elementos de barra da respectiva cadeira dobrável possuam os mesmos perfis de seção transversal, porque então pode ser empregado o mesmo material de perfil para os elementos de coluna de apoio e os elementos de barra. Isso é van- tajoso sob critérios de suporte de material. Na extremidade superior do respectivo elemento de barra pode
estar previsto na cadeira dobrável segundo a invenção um apoio de braço estofado ou um apoio de braço de plástico.
Nos dois elementos de barra da cadeira dobrável segundo a in- venção está fixada respectivamente uma tala de fixação para um espaldar. A parte de assento e o espaldar podem ser executados como
elementos de placa. Os elementos de placa podem ser providos de um esto- famento.
Outros detalhes, características e vantagens resultam da descri- ção a seguir de exemplos, de execução da cadeira dobrável segundo a in- venção, representados no desenho. Mostram:
a figura 1 - uma primeira forma de execução da cadeira dobrável em uma vista de frente,
a figura 2 - a cadeira dobrável segundo a figura 1 em direção de vista de cima,
a figura 3 - a cadeira dobrável segundo as figuras 1 e 2 em dire- ção de vista do lado,
a Figura 4 - a cadeira dobrável segundo as figuras 1 e 2 em di- reção de vista de frente, a figura 5 - a cadeira dobrável segundo a figura 4 em direção de
vista de cima,
a figura 6 - a cadeira dobrável segundo as figuras 4 e 5 em uma vista lateral,
a figura 7 - uma terceira forma de execução de cadeiras dobrá- veis em combinação com um elemento de travessa comum em direção de vista de frente,
a figura 8 - uma vista em direção da seta Vlll na figura 7, e
a figura 9 - uma vista em direção da seta IX na figura 8.
As figuras 1 a 3 ilustram uma primeira forma de execução da cadeira dobrável 10 com uma armação de cadeira 12, que apresenta dois elementos de barra 14 laterais. Os elementos de barra 14 apresentam res- pectivamente uma tala de fixação 16 cada, que são previstos para fixação de um espaldar 18.
A cadeira dobrável 10 apresenta uma parte de assento 20, que é deslocável em torno de um eixo de dobrar 22 entre uma posição de repouso dobrada para o alto (não mostrada) e uma posição de assento dobrada para frente. Para essa finalidade, entre o respectivo elemento de barra 14 e a par- te de assento 20 está previsto um dispositivo de união rotativo 24 determi- nado o eixo de dobrar 22. Um tal dispositivo de união rotativo está descrito na DE 20 2005 002 822 U1 citado no início. O respectivo dispositivo de uni- ão rotativo 24 apresenta uma primeira parte rotativa 26 em forma de lata, fixada ao correspondente elemento de barra 14 e uma segunda parte rotati- va 28 em forma de lata, entre as quais está previsto um dispositivo de mola de reposição. Na respectiva segunda parte rotativa 28 está fixado um ele- mento angular 30. O elemento angular 30 serve para a montagem da parte de assento 20 da cadeira dobrável 10. Na execução da cadeira dobrável 10 segundo as figuras 1 a 3,
os dois elementos de barra 14 formam pernas de apoio da cadeira dobrável 10, que estão fixamente unidas entre si por meio de um elemento de união 32. O elemento de união 32 é formado por uma barra de união 34, que está fixada a uma seção em altura 36 central de ambos os segmentos de barra 14.
Na extremidade superior 38 do respectivo elemento de barra 14 está previsto um apoio de braço 40. As figuras 1 a 3 mostram uma forma de execução da cadeira dobrável 10 com um espaldar estofado. Em compara- ção com isso, as figuras 4, 5 e 6 ilustram uma forma de execução da cadeira dobrável 10 com um apoio de braço de plástico 40. Ademais, a cadeira do- brável 10 segundo as figuras 4 a 6 pode ser executada como a cadeira do- brável 10 segundo as figuras 1 a 3, de modo que se dispensa descrever de novo minuciosamente todos os detalhes da cadeira dobrável 10 em conexão com as figuras 4 a 6.
As figuras 7, 8 e 9 ilustram cadeiras dobráveis 10 segundo a in- venção em combinação com um elemento de travessa 42, do qual se proje- tam para baixo elementos de coluna de apoio 44. Em uma tal execução, os elementos de barra 14 da respectiva cadeira dobrável 10 forma penas de apoio encurtadas, que estão unidas entre si em sua extremidade inferior 46 por meio de um elemento de união 48. O respectivo elemento de união 48 é formado por um elemento de placa 50. O respectivo elemento de placa 50 está executado com furos de fixação 52, pelos quais é fixamente aparafusá- vel ao elemento de travessa 42 a respectiva cadeira dobrável.
Detalhes iguais estão designados nas figuras 1 a 3, 4a6e7a9 respectivamente com as mesmas referências, de modo que se dispensa descrever de novo minuciosamente todos os detalhes em conexão com to- das as figuras.
LISTA DE REFERÊNCIAS cadeira dobrável
12 armação de cadeira (de 10)
14 elementos de barra (de 12)
16 tala de fixação (em 14 para 18)
18 espaldar (de 10)
parte de assento (10)
22 cadeira dobrável (de 20)
24 dispositivo de união rotativo (para 20 entre 14 e 20)
26 primeira parte rotativa (de 24 em 14)
28 segunda parte rotativa (de 24 em 20)
elemento angular (em 28 para 20) 32 elemento de união (entre 14 e 14)
34 barra de união (de 32)
36 seção em altura média (de 14)
38 extremidade superior (de 14)
40 apoio de braço (em 38)
42 elemento de travessa (para 10)
44 elementos de coluna de apoio (em 42)
46 extremidade inferior (de 14)
48 elemento de união (entre 46 e 46)
50 elemento de placa (de 48)
52 furos de fixação (em 50)

Claims (8)

1. Cadeira dobrável com uma armação de cadeira (12), que apresenta dois elementos de barra (14) laterais, entre os quais é deslocável uma parte de assento (20) em torno de um eixo de dobrar (22) entre uma posição de repouso dobrada para o alto e uma posição de assento dobrada para frente, sendo que entre o respectivo elemento de barra (14) e a parte de assento (20) é previsto um dispositivo de união rotativo (24) determinando o eixo de dobrar (22), e o respectivo elemento de barra (14) possui uma dimensão em largura, que é maior do que a correspondente dimensão transversal do dispositivo de união rotativo (24), e que ambos os elementos de barra (14) formam pernas de apoio da cadeira dobrável (10) que estão firmemente unidas entre si por meio de um elemento de união (32), caracterizada pelo fato de que o elemento de união (32) é previsto em uma seção em altura (36) média de ambos os elementos de barra (14).
2. Cadeira dobrável, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o elemento de união (32) é formado por uma barra de união (34).
3. Cadeira dobrável, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o elemento de união (32) é previsto na extremidade inferior (46) de ambos os elementos de barra (14), que formam as pernas de apoio encurtadas da cadeira dobrável (10), e sendo que as pernas de apoio encurtadas estão fixadas com o elemento de união (32) em um elemento de travessa, do qual se projetam para baixo elementos de coluna de apoio (44), sendo que no elemento de travessa (42) estão dispostas lado a lado ao menos duas cadeiras dobráveis (10).
4. Cadeira dobrável, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que o elemento de união (32) da respectiva cadeira dobrável (10) é formado por um elemento de placa (50).
5. Cadeira dobrável, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que do elemento de travessa (42) se projetam para baixo dois elementos de coluna de apoio (44).
6. Cadeira dobrável, de acordo com a reivindicação 3, caracteri- zada pelo fato de que os elementos de coluna de apoio (14) do elemento de travessa (42) e os elementos de barra (40) da respectiva cadeira dobrável (10) possuem os mesmos perfis de seção transversal.
7. Cadeira dobrável, de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que na extremidade superior (38) do respectivo elemento de barra (14) está previsto um apoio de braço (40) estofado ou um apoio de braço de plástico (40).
8. Cadeira dobrável, de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que nos dois elementos de barra (14) está fixada respectivamente uma tala de fixação (16) para um espaldar (18).
BRPI0814185-1A 2007-11-30 2008-10-17 cadeira dobrÁvel BRPI0814185A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102007057622A DE102007057622A1 (de) 2007-11-30 2007-11-30 Klappstuhl
DE102007057622.8 2007-11-30
PCT/EP2008/008803 WO2009068140A1 (de) 2007-11-30 2008-10-17 Klappstuhl

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0814185A2 true BRPI0814185A2 (pt) 2013-01-22

Family

ID=40134858

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0814185-1A BRPI0814185A2 (pt) 2007-11-30 2008-10-17 cadeira dobrÁvel

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP2217110B1 (pt)
AT (1) ATE541480T1 (pt)
BR (1) BRPI0814185A2 (pt)
DE (1) DE102007057622A1 (pt)
RU (1) RU2430669C1 (pt)
WO (1) WO2009068140A1 (pt)
ZA (1) ZA200809389B (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20110274648A1 (en) * 2009-11-11 2011-11-10 Bristol-Myers Squibb Company Hepatitis C Virus Inhibitors

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2623262A1 (de) * 1976-05-24 1977-12-08 Hille Int Ltd Stuhl mit klappsitz
FR2668050A1 (fr) * 1990-10-18 1992-04-24 Compagnone Rocco Siege individuel modulaire et effacable notamment pour mise a disposition du public.
JPH04341215A (ja) * 1991-01-25 1992-11-27 Takano Co Ltd 連結椅子
US5375914A (en) * 1992-05-12 1994-12-27 J. G. Furniture Systems, Inc. Public seating chair
JP2661522B2 (ja) * 1993-10-20 1997-10-08 コクヨ株式会社 椅 子
DE10253186B4 (de) * 2002-11-15 2005-11-17 Peri Gmbh Klappsitz
DE202005002822U1 (de) 2005-02-22 2005-04-21 Stechert Stahlrohrmöbel GmbH Klappstuhl

Also Published As

Publication number Publication date
ZA200809389B (en) 2009-12-30
EP2217110A1 (de) 2010-08-18
EP2217110B1 (de) 2012-01-18
ATE541480T1 (de) 2012-02-15
DE102007057622A1 (de) 2009-06-04
RU2430669C1 (ru) 2011-10-10
WO2009068140A1 (de) 2009-06-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2436355T3 (es) Silla apilable con configuración de rotación y parada del asiento
US7303235B1 (en) Chair for venues with tiered seating
ES2805539T3 (es) Junta de balancín
JP2015509463A (ja) 車両用シート
JPH0220248B2 (pt)
CN104427911A (zh) 低轮廓座椅框架
US20220104627A1 (en) Modular sofa with adjustable seat
ES2310679T3 (es) Un acoplamiento movil adecuado para un dispositivo de asiento.
BRPI0814185A2 (pt) cadeira dobrÁvel
ES2274711B1 (es) Butaca plegable.
JP5383583B2 (ja) 簡易便器
KR101496727B1 (ko) 접철식 좌식의자
US2336128A (en) Chair
BRPI0813731A2 (pt) cadeira dobrável
KR100881899B1 (ko) 폭 조절이 가능한 휠체어 어셈블리
KR101853525B1 (ko) 안락의자
JP5169210B2 (ja) バックフレームの取付け構造
US1125167A (en) Adjustable chair.
WO2007093658A1 (es) Butaca
ES1147634U (es) Dispositivo de asiento autoajustable
JP4256139B2 (ja) 椅子
CN215015465U (zh) 一种具有多级调节结构的折叠式软包沙发
RU64487U1 (ru) Секция кресел с откидными сиденьями
US20230200555A1 (en) Encapsulated spring for cushion
WO2005027692A1 (es) Mueble de asiento modular de multiples plazas

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2256 DE 01/04/2014.