BRPI0813264B1 - Gas nozzle and reactor with the same - Google Patents

Gas nozzle and reactor with the same Download PDF

Info

Publication number
BRPI0813264B1
BRPI0813264B1 BRPI0813264-0A BRPI0813264A BRPI0813264B1 BR PI0813264 B1 BRPI0813264 B1 BR PI0813264B1 BR PI0813264 A BRPI0813264 A BR PI0813264A BR PI0813264 B1 BRPI0813264 B1 BR PI0813264B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
nozzle
gas
hood
opening
tube
Prior art date
Application number
BRPI0813264-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Missalla Michael
Parthasarathy Mukund
Werther Joachim
Schmidbauer Erwin
Original Assignee
Outotec Oyj
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Outotec Oyj filed Critical Outotec Oyj
Publication of BRPI0813264A2 publication Critical patent/BRPI0813264A2/pt
Publication of BRPI0813264B1 publication Critical patent/BRPI0813264B1/pt
Publication of BRPI0813264B8 publication Critical patent/BRPI0813264B8/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01JCHEMICAL OR PHYSICAL PROCESSES, e.g. CATALYSIS OR COLLOID CHEMISTRY; THEIR RELEVANT APPARATUS
    • B01J8/00Chemical or physical processes in general, conducted in the presence of fluids and solid particles; Apparatus for such processes
    • B01J8/18Chemical or physical processes in general, conducted in the presence of fluids and solid particles; Apparatus for such processes with fluidised particles
    • B01J8/1818Feeding of the fluidising gas
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01JCHEMICAL OR PHYSICAL PROCESSES, e.g. CATALYSIS OR COLLOID CHEMISTRY; THEIR RELEVANT APPARATUS
    • B01J8/00Chemical or physical processes in general, conducted in the presence of fluids and solid particles; Apparatus for such processes
    • B01J8/18Chemical or physical processes in general, conducted in the presence of fluids and solid particles; Apparatus for such processes with fluidised particles
    • B01J8/1818Feeding of the fluidising gas
    • B01J8/1827Feeding of the fluidising gas the fluidising gas being a reactant
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F27FURNACES; KILNS; OVENS; RETORTS
    • F27BFURNACES, KILNS, OVENS, OR RETORTS IN GENERAL; OPEN SINTERING OR LIKE APPARATUS
    • F27B15/00Fluidised-bed furnaces; Other furnaces using or treating finely-divided materials in dispersion
    • F27B15/02Details, accessories, or equipment peculiar to furnaces of these types
    • F27B15/10Arrangements of air or gas supply devices

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Dispersion Chemistry (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Devices And Processes Conducted In The Presence Of Fluids And Solid Particles (AREA)
  • Feeding, Discharge, Calcimining, Fusing, And Gas-Generation Devices (AREA)
  • Physical Or Chemical Processes And Apparatus (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "BOCAL DE GÁS E REATOR COM O MESMO". A presente invenção refere-se a um bocal de gás para fornecer gás ou misturas de gases em um reator, em particular, em um reator no qual um leito fluidizado é formado, o qual pode ser utilizado para processar sólidos. O bocal de gás inclui um tubo do bocal através do qual o gás é passado, pelo menos uma abertura do bocal, disposta próxima de uma extremidade do tubo do bocal para descarregar o gás a partir do tubo do bocal para o ambiente, e uma coifa tipo panela, com uma cobertura da coifa que está localizada na extremidade do bocal onde pelo menos uma abertura do bocal é proporcionada. A coifa junto com a cobertura da coifa forma uma vedação do tubo do bocal, a qual de preferência é impermeável, por exemplo, impermeável ao gás. Um anteparo da coifa é conectado com a cobertura da coifa que envolve o tubo do bocal formando um espaço anular que estende-se para longe da extremidade na qual a pelo menos uma abertura do bocal é proporcionada. Adicionalmente, esta invenção refere-se a um reator com tal bocal de gás.
Para introduzir gás ou misturas de gases, bocais são frequentemente utilizados, os quais possuem uma ou normalmente várias aberturas do bocal, as quais diretamente se abrem para dentro do espaço do reator no qual um leito fluidizado de partículas sólidas é formado. Com estes tipos de bocal, é possível que partículas sólidas a partir do reator entrem nas aberturas do bocal, assim levando ao entupimento do bocal. Como uma contrame-dida, frequentemente a velocidade do gás nas aberturas do bocal é aumentada até uma extensão tal que as partículas sólidas são sopradas para fora das aberturas do bocal ou não podem entrar nas aberturas logo no início. Isto é descrito, por exemplo, na WO 03/103825 A1. Em algumas aplicações, entretanto, uma alta velocidade do gás nas aberturas do bocal é considerada como indesejável ou desvantajosa, à medida que isto frequentemente leva ao rompimento da partícula nos sólidos a serem tratados e contribui para o desgaste aumentado no próprio bocal.
Portanto, foram propostos os bocais de gás que possuem as aberturas do bocal que não apontam diretamente para o interior do reator. Tal bocal de gás é conhecido, por exemplo, a partir da EP 1 499 434 B1. Este bocal de gás inclui aberturas laterais do bocal, por meio do que o risco de intrusão de partículas sólidas é reduzido. Em várias aplicações, os sólidos ainda podem lateralmente entrar no tubo do bocal e, portanto, este projeto de bocal ainda é inadequado e se presta a aperfeiçoamento adicional.
No "Handbook of Fluidisation and Fluid-Particle Systems", vários exemplos de bocais de gás com aberturas laterais do bocal bem como de bocais de gás com uma coifa, como mencionado acima, são descritos. Mesmo no caso de bocais de gás com capelos, o problema das partículas sólidas entrando nas aberturas do bocal ainda é possível e, portanto, este projeto também se presta ao aperfeiçoamento adicional. Em adição, a construção de bocais de gás com capelos é muito cara, e existe um risco de que os capelos fiquem separados do tubo do bocal como um resultado da carga durante a operação em um reator.
Portanto, é o objetivo da presente invenção proporcionar um bocal de gás como mencionado acima, que não somente alcance um tratamento ou fluidização cuidadosa de partículas sólidas, mas que também impeça os sólidos de entrar dentro das aberturas do bocal. Adicionalmente, é um objetivo da invenção aperfeiçoar a confiabilidade do bocal tanto com respeito à evitação do fluxo de retorno de partículas como com respeito à durabilidade mecânica do bocal de gás.
De acordo com a invenção, este objetivo é substancialmente alcançado pelo fato de que o anteparo da coifa possui um comprimento de cerca de pelo menos 100 mm estendendo-se para longe da cobertura da coifa e da extremidade na qual a pelo menos uma abertura do bocal é proporcionada. De preferência, o comprimento do anteparo da coifa é maior do que cerca de 110 mm, em particular, maior do que 120 mm.
Em comparação com outros projetos conhecidos de bocal de gás, o projeto do anteparo da coifa distintamente estendido da invenção, impede a intrusão de partículas sólidas dentro do espaço anular entre o tubo do bocal e o anteparo da coifa. O anteparo da coifa mais longo também permite um fluxo de gás mais uniforme, o que torna a intrusão de partículas muito mais difícil. Portanto, é quase impossível que partículas sólidas possam alcançar as aberturas do bocal e entupir as mesmas contra a força da gravidade e contra a direção do fluxo do gás, desde que uma fluidização do fluxo de gás no espaço anular é evitada ou não está mais presente na extremidade do espaço. Por meio do anteparo da coifa muito longo, a velocidade do gás ou da mistura de gases deixando o espaço anular pode ser reduzida ao mesmo tempo até uma extensão tal que nenhum dano indesejado das partículas sólidas ocorre.
Por estender o anteparo da coifa, é possível reduzir a velocidade do gás, de modo que o resultado do produto de tem um valor entre 7 e 19 m3/s2, de preferência entre 8 até 17 m3/s2, onde V é a velocidade na saída do bocal (espaço anular) e L é o comprimento do anteparo da coifa.
Com estes valores, a intrusão das partículas é impedida, e ao mesmo tempo a velocidade do gás é mantida tão baixa que uma decomposição das partículas é reduzida. Exemplos particularmente preferidos para o uso de um bocal de acordo com a invenção em um reator incluem a combustão ou a calcinação de sólidos no leito fluidizado, a secagem ou o tratamento químico de partículas de granulação fina, por exemplo, gipsita hidratada, CaC03, o aquecimento ou resfriamento de partículas, ou sólidos de classificação ou de transporte. O bocal é particularmente útil para aplicações que exigem uma baixa velocidade de admissão de gás de fluidização, tal como no caso de partículas sólidas frágeis ou de partículas com uma tendência a formar escória.
Outra vantagem da configuração do bocal de gás de acordo com a invenção é o fato de que mesmo quando o fluxo de gás através do bocal de gás para dentro do leito fluidizado é paralisado, o fluxo de retorno de partículas não irá progredir além do anteparo da coifa na pior das hipóteses, e em qualquer caso, bem antes das aberturas do bocal. Deste modo, a operação de inicialização com os leitos fluidizados é de forma considerável simpli- ficada à medida que não existe mais entupimento dos bocais. Isto garante uma fluidização mais uniforme. O bocal pode ser utilizado para todos os gases e misturas de gases através de uma ampla faixa de temperaturas. Gases ou misturas de gases que normalmente são passados através de tal bocal incluem, por e-xemplo, ar pré-aquecido, ar enriquecido com oxigênio, gases contendo oxigênio, gases contendo nitrogênio, gases contendo vapor, gases contendo CO2, gases contendo CO, gases contendo SO2, e gases contendo SO3.
De acordo com uma concretização preferida da invenção, o comprimento do anteparo da coifa, o tamanho do espaço anular formado pelo mesmo, e o tamanho da pelo menos uma abertura do bocal, otimizados com respeito uns aos outros de modo que a velocidade do fluxo do gás ou da mistura de gases na extremidade do anteparo da coifa voltada para longe da cobertura da coifa é menor do que 35% da velocidade do fluxo do gás ou da mistura de gases na pelo menos uma abertura do bocal. Particularmente, é preferido que a velocidade do gás a partir da pelo menos uma abertura do bocal até a região onde o gás ou a mistura de gases é descarregado a partir do espaço anular tenha sido reduzida para menos do que 25%, de preferência, menos do que 18%, e particularmente, de preferência, para cerca de 10% até cerca de 14% da velocidade do fluxo na pelo menos uma abertura do bocal. A velocidade do gás na vizinhança da pelo menos uma abertura do bocal assim pode ser escolhida para ser comparativamente alta, de modo que o entupimento da pelo menos uma abertura do bocal seja efetivamente evitado. Ao mesmo tempo, um dano das partículas sólidas (rompimento da partícula) é evitado pela baixa velocidade do gás adjacente à saída do gás a partir do espaço anular onde o gás entra em contato com as partículas sólidas.
De acordo com um desenvolvimento desta invenção, é proporcionado que 0 comprimento do anteparo da coifa, o tamanho do espaço anular formado pelo mesmo, e 0 tamanho da pelo menos uma abertura do bocal sejam ajustados um com o outro de modo que a velocidade do fluxo do gás ou da mistura de gases na extremidade do anteparo da coifa voltada para longe da cobertura da coifa seja cerca de 6 até 18 m/s, de preferência de 7 até 15 m/s, particularmente, de preferência de 8 até 13 m/s, e na pelo menos uma abertura do bocal de cerca de 65 até 140 m/s, de preferência de 70 até 120 m/s, e particularmente, de preferência de 75 até 100 m/s. Estas velocidades do gás se apresentaram como sendo particularmente vantajosas ao impedir o entupimento das aberturas do bocal e ao mesmo tempo garantiram um tratamento cuidado das partículas sólidas.
Alternativamente ou em adição aos aspectos mencionados acima, um bocal de gás de acordo com a invenção é caracterizado pelo fato de que o tubo do bocal, a parte de transição com a cobertura da coifa, e o anteparo da coifa constituem três componentes separados e interconectados. Isto permite uma construção particularmente simples do bocal de gás da invenção, onde em essência, componentes padrões podem ser utilizados em essência. De preferência, a parte de transição inclui pelo menos uma abertura do bocal. Em particular, o anteparo da coifa e o tubo do bocal de preferência são componentes tubulares simples. Adicionalmente, a parte de transição é formatada de modo que ela é fácil de fundir, de curvar, de estampar ou de fabricar de qualquer modo desejado, e as aberturas do bocal são fáceis de perfurar. Como um resultado, o bocal também pode ser facilmente fabricado, rapidamente e com baixo custo. Adicionalmente, a configuração do bocal é tal que no caso de fundições, a fundição serve como uma proteção adicional contra a abrasão com respeito ao produto, isto é, com respeito às partículas. A estabilidade do bocal de gás com o coifa pode adicionalmente ser aperfeiçoada pelo fato de que o tubo do bocal, uma parte de transição incluindo pelo menos uma abertura do bocal com a cobertura da coifa, e o anteparo da coifa, são fabricados de aço, com os componentes sendo soldados uns aos outros. É particularmente preferível que o tubo do bocal seja conectado com a parte de transição via uma primeira vedação anular de sol-dagem, e a dita parte de transição ou a cobertura da coifa formadas de forma inteiriça com o mesmo seja conectada com o anteparo da coifa via uma segunda vedação anular de soldagem. Esta construção proporciona a cone- xão dos três componentes uns com os outros com os comprimentos de solda comparáveis e com costuras de solda que são facilmente acessíveis para a soldagem. Isto minimiza muito o risco de que estes componentes sejam separados um dos outros durante a operação. Adicionalmente, estas costuras de soldagem longas e facilmente acessíveis contribuem para uma fabricação simplificada, robusta, mais precisa, mais rápida e menos cara dos bocais, à medida que tais operações de soldagem podem ser automatizadas mais facilmente.
Dependendo dos requerimentos do reator, a composição do gás ou da mistura de gases e do tratamento de partícula executado, os materiais adequados são, por exemplo, aços inoxidáveis resistentes ao calor, aços simples que não são de ligas, aços estruturais, ou aço fundido. Se necessário, componentes com materiais diferentes também podem ser combinados uns com os outros.
Foi visto como sendo particularmente vantajoso quando a proporção da espessura da parede da parte possuindo pelo menos uma abertura do bocal para o diâmetro da pelo menos uma abertura do bocal é pelo menos de cerca de 2:1, de preferência pelo menos de 2,5:1.
De modo a impedir a intrusão de partículas sólidas dentro do tubo do bocal, por um lado, e por outro lado para estar apto a introduzir um quantidade suficientemente grande de gás para dentro do reator, a invenção imagina várias aberturas do bocal que são distribuídas em pelo menos uma linha em formato de aro, ao redor da periferia do tubo do bocal (fileira circun-ferencial) ou da parte de transição de acordo com uma concretização preferida da invenção, o número destas fileiras circunferenciais, nas quais as a-berturas do bocal são dispostas, de preferência é pequena. Assim, por e-xemplo, até 10, em particular, 1 até 10 fileiras circunferenciais, de preferência, 2 até 5 fileiras circunferenciais podem ser proporcionadas, nas quais as aberturas do bocal de preferência são dispostas regularmente distribuídas.
Esta invenção adicionalmente refere-se a um reator, em particular, com um reator de leito fluidizado com um leito fluidizado para o tratamento térmico e/ou químico e/ou físico de sólidos, o qual inclui pelo menos um bocal de gás como mencionado acima para fornecer gás ou uma mistura de gases. A invenção subsequentemente será explicada em detalhes por meio das concretizações e com referência ao desenho. Todos os aspectos descritos e/ou ilustrados por si ou em qualquer combinação formam o assunto da invenção, independente de sua inclusão nas reivindicações ou de sua referência posterior.
Nos Desenhos: A figura 1 esquematicamente apresenta uma vista secional de um bocal de gás de acordo com uma primeira concretização da invenção; A figura 2 esquematicamente apresenta uma vista secional de um bocal de gás de acordo com uma segunda concretização da invenção; A figura 3 esquematicamente apresenta uma seção através do bocal de gás da figura 2 ao longo da linha A-A, e A figura 4 esquematicamente apresenta uma vista secional de um bocal de gás de acordo com uma terceira concretização da invenção.
Os bocais de gás 1 e 1' como apresentados nas figuras 1 e 2, substancialmente possuem a mesma construção e consistem de um tubo do bocal 2, de uma parte de transição 2 disposta em uma extremidade do tubo do bocal 2, e de uma Coifa 4 que envolve o tubo do bocal 2.
Para fornecer um gás ou uma mistura de gases, o tubo do bocal 2 estende-se através do revestimento 5 indicado na figura 2 de um reator não ilustrado para dentro do interior do mesmo. Nas concretizações ilustradas, o tubo do bocal 2 estende-se substancialmente vertical, onde a extremidade superior, a partir da qual o gás ou a mistura de gases é descarregada, se projeta para dentro do espaço do reator. A parte de transição 3 é de forma firme conectada com a extremidade superior do tubo do bocal 2, como apresentado nas figuras 1 e 2 via uma primeira costura de soldagem circunferencial em formato de aro 6. Subsequente à primeira costura de soldagem 6, a parte de transição 3 da concretização preferida como apresentada nas figuras 1 até 3 possui uma espessura de parede aumentada se comparada com o tubo do bocal 2, mas em princípio a mesma, isto é, uma espessura de parede constante também é possível aqui, como apresentado na figura 4. A parte de transição 3 é formada de forma inteiriça com uma cobertura da coifa 7 da coifa 4, a qual, nas concretizações ilustradas, estende-se substancialmente horizontalmente. A parte de transição 3 de preferência inclui um afunilamento ou ampliação da espessura da parede, o qual não é abrupto, mas possui uma inclinação. Esta inclinação possui um ângulo α de pelo menos 45°, de preferência 50° até 80°, normalmente 55° até 70°. Por meio deste afunilamento inclinado da parte de transição, é possível tornar o fluxo de gás mais uniforme e impedir turbulências ou vórtices do gás. Como um resultado, menos partículas são puxadas para dentro de um fluxo de gás turbulento e transportadas na direção da abertura do bocal junto ao fluxo geral de gás.
Via uma segunda vedação de soldagem circunferencial anular 8, a borda radialmente externa da cobertura da coifa circular 7 é conectada com um anteparo da coifa substancialmente cilíndrico 9, o qual substancialmente estende-se para baixo a partir da cobertura da coifa 7 apresentadas nas figuras 1 e 2. Como medido a partir da segunda costura de soldagem 8 até a sua extremidade inferior apresentada nas figuras 1 e 2, o anteparo da coifa 9 possui um comprimento L de mais do que 130 mm, nas concretizações ilustradas, cerca de 150 mm. Assim, a cobertura da coifa 7 e o anteparo da coifa 9 juntos formam o coifa 4, o qual possui aproximadamente o formato de uma panela invertida e fecha o tubo do bocal 2 com respeito ao interior do reator.
Entre o tubo do bocal 2 e o anteparo da coifa 9, um espaço anular 10 é definido, o qual nas figuras 1 e 2 é fechado em direção à parte de cima pela cobertura da coifa 7 e é aberto em direção à parte de baixo. De modo a passar o gás ou a mistura de gases a partir do tubo do bocal 2 para o interior do reator, várias aberturas do bocal 11 são formadas adjacentes à parte de transição 3, isto é, próximas da extremidade superior do tubo do bocal 2 apresentado nas figuras 1 e 2.
Na concretização como apresentada na figura 1, uma linha circunferencial em formato de aro é definida na periferia da parte de transição 6, na qual várias aberturas do bocal 11 são proporcionadas regularmente distribuídas ao redor da periferia. De acordo com a concretização da figura 2, entretanto, um total de 4 fileiras são formadas uma acima da outra, nas quais normalmente 7 até 16 aberturas do bocal 11 são dispostas. Na concretização como apresentada nas figuras 2 e 3, as aberturas do bocal 11 são proporcionadas em cada fileira 13 regularmente distribuídas ao redor da periferia.
Como comparado com a espessura da parede da parte de transição 3 e como comparado com a largura do espaço 10 entre o tubo do bocal 2 e o anteparo da coifa 9, o tamanho das aberturas do bocal 11 é pequeno. Assim, a espessura da parede da parte de transição 3 na concretização da figura 1 é cerca de três vezes tão larga quanto o diâmetro das aberturas do bocal 11.0 tamanho do espaço 10 é muitas vezes maior do que o diâmetro das aberturas do bocal 11.
Deste modo, é obtido que o gás ou a mistura de gases flui para fora das aberturas do bocal 11 com uma alta velocidade de fluxo, na concretização da figura 2, cerca de 80 até 90 metros por segundo, ao passo que a velocidade do gás adjacente à extremidade inferior do espaço 10 apresentado nas figuras é muito menor, na concretização da figura 2, cerca de 9 até 11 metros por segundos. O valor V2 * L aqui é 9 até 16 m3/s2. A alta velocidade do gás adjacente às aberturas do bocal 11 impede o entupimento das aberturas do bocal 11.0 espaço menor preferido na peça de transição reduz a velocidade do gás após as aberturas do bocal 11, e o afunilamento angulado na região média torna o fluxo de gás descarregado a partir do bocal mais uniforme. Por meio deste fluxo uniforme altamente turbulento na saída do bocal 10, a entrada de partículas dentro do bocal é impedida independente da velocidade do gás. A baixa velocidade do gás adjacente à extremidade inferior da abertura 10 apresentada nas figuras então impede as partículas sólidas de serem tratadas no reator de serem danificadas ou de serem transformadas em escória. O bocal 1" apresentado na figura 4 é adequado para menores quantidades de ar por bocal e é fabricado de materiais padrão. Este é um tubo do bocal 2 com uma fileira de furos para as aberturas do bocal 11, uma cobertura da coifa 7 projetada como uma parte estampada, e um anteparo da coifa 9. Todos os tubos são planejados como tubos-padrão. A conexão destes componentes é efetuada via as costuras de soldagem 8a e 8b na transição para a cobertura da coifa 7 e proporciona uma superfície de soldagem aumentada. A parte de transição 3 pode ser formada de forma inteiriça com o tubo do bocal 2. O bocal T da figura 2, entretanto, é adequado para maiores quantidades de ar e assim possui várias fileiras de aberturas do bocal (por exemplo, bocais de ar principais). Nesta concretização, a parte de transição 3 é formada de forma inteiriça com a cobertura da coifa 7 como uma fundição, na qual a cobertura da fundição é direcionada para o exterior.
Listagem de Referência 1, T, 1" bocal de gás 2 tubo do bocal 3 parte de transição 4 coifa 5 revestimento do reator 6 primeira costura de soldagem 7 cobertura da coifa 8, 8a, 8b segunda costura de soldagem 9 anteparo da coifa 10 espaço 11 abertura do bocal L comprimento do anteparo da coifa 9 α ângulo da parte de transição 3 REIVINDICAÇÕES

Claims (12)

1. Bocal de gás para introduzir um gás ou uma mistura de gases em um reator ou similares, compreendendo um tubo do bocal (2) através do qual um gás é passado, pelo menos uma abertura do bocal (11) disposta próxima de uma extremidade do tubo do bocal (2) para descarregar o gás a partir do tubo do bocal (2) para o ambiente, e uma coifa tipo panela (4), o qual de forma vedada fecha o tubo do bocal (2) com uma cobertura da coifa (7) na extremidade na qual a pelo menos uma abertura do bocal (11) é proporcionada, em que o coifa (4) inclui um anteparo da coifa (9) conectado com a cobertura da coifa (7), a qual envolve o tubo do bocal (2) por formar um espaço anular (10) e que estende-se para longe a partir da extremidade na qual a pelo menos uma abertura do bocal (11) é proporcionada, em que o anteparo da coifa (9) possui um comprimento (L) o qual estende-se para longe a partir da cobertura da coifa (7) e da extremidade na qual a pelo menos uma abertura do bocal (11) é proporcionada, com pelo menos 100 mm, caracterizado pelo fato de que o comprimento (L) do anteparo da coifa (9), o tamanho do espaço anular (10) formado pelo mesmo, e o tamanho da pelo menos uma abertura do bocal (11) são ajustados uns com os outros de modo que a velocidade do fluxo do gás ou da mistura de gases na extremidade do anteparo da coifa (9) voltada para longe da cobertura da coifa (7) sejam menor do que 35% da velocidade do fluxo do gás ou da mistura de gases na pelo menos uma abertura do bocal (11).
2. Bocal de gás, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o comprimento (L) do anteparo da coifa (9), o tamanho do espaço anular (10) formado pelo mesmo, e o tamanho da pelo menos uma abertura do bocal (11) são ajustados uns com os outros de modo que a velocidade do fluxo do gás ou da mistura de gases na extremidade do anteparo da coifa (9) voltada para longe a partir da cobertura da coifa (7) seja menor do que 25% da velocidade do fluxo do gás ou da mistura de gases na pelo menos uma abertura do bocal (11).
3. Bocal de gás, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o comprimento (L) do anteparo da coifa (9), o tamanho do espaço anular (10) formado pelo mesmo, e o tamanho da pelo menos uma abertura do bocal (11) são ajustados uns com os outros de modo que a velocidade do fluxo do gás ou da mistura de gases na extremidade do anteparo da coifa (9) voltada para longe a partir da cobertura da coifa (7) seja de 10% até 14% da velocidade do fluxo do gás ou da mistura de gases na pelo menos uma abertura do bocal (11).
4. Bocal de gás, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o comprimento (L) do anteparo da coifa (9), o tamanho do espaço anular (10) formado pelo mesmo, e o tamanho da pelo menos uma abertura do bocal (11) são ajustados uns com os outros de modo que a velocidade do fluxo (V) do gás ou da mistura de gases na extremidade do anteparo da coifa (9) voltado para longe a partir da cobertura da coifa (7) seja de 6 até 18 m/s e na pelo menos uma abertura do bocal (11), de 65 até 140 m/s.
5. Bocal de gás, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o tubo do bocal (12), uma parte de transição (3) incluindo a pelo menos uma abertura do bocal (11) com a cobertura da coifa (7), e o anteparo da coifa (9) constituem três componentes separados conectados uns com os outros.
6. Bocal de gás, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o tubo do bocal (12), uma parte de transição (3) incluindo a pelo menos uma abertura do bocal (11) com a cobertura da coifa (7), e o anteparo da coifa (9) constituem três componentes separados soldados uns com os outros.
7. Bocal de gás, de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que o tubo do bocal (2), uma parte de transição (3) incluindo uma primeira abertura do bocal (11) com a cobertura da coifa (7) e o anteparo da coifa (9) são fabricados de aço, em que o tubo do bocal (2) é conectado com a parte de transição (3) via uma primeira costura de solda-gem circunferencial (6) e o mesmo ou a cobertura da coifa (7) formada intei- riça com o mesmo é conectada com o anteparo da coifa (9) via uma segunda costura de soldagem circunferencial (8).
8. Bocal de gás, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que a proporção da espessura da parede da parte (3) incluindo a pelo menos uma abertura do bocal (11) para o diâmetro da pelo menos uma abertura do bocal (11) é pelo menos de 2:1.
9. Bocal de gás, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que várias aberturas do bocal (11) são dispostas distribuídas em fileiras circunferenciais em formato de aro ao redor da periferia do tubo do bocal (2) ou da parte de transição (3), em que o número de fileiras em formato de aro é de dois até dez.
10. Bocal de gás, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que várias aberturas do bocal (11) são dispostas distribuídas em fileiras circunferenciais em formato de aro ao redor da periferia do tubo do bocal (2) ou da parte de transição (3), em que o número de fileiras em formato de aro é de quatro.
11. Reator, em particular, um reator de leito fluidizado com um leito fluidizado para o tratamento térmico e/ou químico e/ou físico de sólidos, caracterizado pelo fato de que o reator inclui pelo menos um bocal de gás (1, 1', 1") como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 10, para fornecer gás ou uma mistura de gases.
12. Bocal de gás (1, 1', 1") de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que o produto do quadrado da velocidade do fluxo (V) do gás ou da mistura de gases na extremidade do anteparo da coifa (9) voltado para longe a partir da cobertura da coifa (7) com o comprimento (L) do anteparo da coifa (9) possui um valor (V2 * L) entre 7 e 19 m3/s2.
BRPI0813264A 2007-06-18 2008-05-20 Bocal de gás e reator com o mesmo BRPI0813264B8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102007028438.3 2007-06-18
DE102007028438.3A DE102007028438B4 (de) 2007-06-18 2007-06-18 Gasdüse und Reaktor hiermit
PCT/EP2008/004006 WO2008154995A1 (en) 2007-06-18 2008-05-20 Gas nozzle and reactor with the same

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0813264A2 BRPI0813264A2 (pt) 2014-12-30
BRPI0813264B1 true BRPI0813264B1 (pt) 2017-09-12
BRPI0813264B8 BRPI0813264B8 (pt) 2023-03-28

Family

ID=39628977

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0813264A BRPI0813264B8 (pt) 2007-06-18 2008-05-20 Bocal de gás e reator com o mesmo

Country Status (6)

Country Link
AU (1) AU2008266579B2 (pt)
BR (1) BRPI0813264B8 (pt)
DE (1) DE102007028438B4 (pt)
EA (1) EA016316B1 (pt)
UA (1) UA102375C2 (pt)
WO (1) WO2008154995A1 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
RU2471010C2 (ru) 2007-05-21 2012-12-27 Орбит Элюминэ Инк. Способ извлечения алюминия и железа из глиноземистых руд
US8728302B2 (en) 2010-06-25 2014-05-20 Exxonmobil Research And Engineering Company Spent catalyst riser distributor
CN103534367A (zh) 2011-03-18 2014-01-22 奥贝特铝业有限公司 从含铝材料中回收稀土元素的方法
EP2705169A4 (en) 2011-05-04 2015-04-15 Orbite Aluminae Inc METHOD FOR RECOVERING RARE ELEMENTS FROM DIFFERENT OTHERS
RU2013157943A (ru) 2011-06-03 2015-07-20 Орбит Элюминэ Инк. Способ получения гематита
US9382600B2 (en) 2011-09-16 2016-07-05 Orbite Technologies Inc. Processes for preparing alumina and various other products
AU2013202318B2 (en) 2012-01-10 2015-11-05 Orbite Aluminae Inc. Processes for treating red mud
CA2903512C (en) 2012-03-29 2017-12-05 Orbite Technologies Inc. Processes for treating fly ashes
US9290828B2 (en) 2012-07-12 2016-03-22 Orbite Technologies Inc. Processes for preparing titanium oxide and various other products
CA2885255C (en) 2012-09-26 2015-12-22 Orbite Aluminae Inc. Processes for preparing alumina and magnesium chloride by hc1 leaching of various materials
JP2016504251A (ja) 2012-11-14 2016-02-12 オーバイト アルミナ インコーポレイテッドOrbite Aluminae Inc. アルミニウムイオンの精製方法
AU2020452710A1 (en) * 2020-06-09 2022-11-17 Metso Outotec Finland Oy Fludizing nozzle and fluidized bed reactor

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3941314A (en) * 1973-12-26 1976-03-02 The United States Of America As Represented By The Administrator Of Environmental Protection Agency Nozzle assembly for distributing fluid
SE401866B (sv) 1976-09-30 1978-05-29 Stal Laval Turbin Ab Virvelbeddsbrennkammare
DE3513764A1 (de) * 1985-04-17 1986-10-23 Deutsche Babcock Werke AG, 4200 Oberhausen Duese zum pneumatischen einbringen von feststoffen
EP0843141B1 (de) 1996-11-19 1998-06-03 GEA Wärme- und Umwelttechnik GmbH Kohlenaufgabeeinrichtung für eine Braunkohlentrocknungsanlage
DE19836397C2 (de) 1998-08-12 2001-04-19 Fraunhofer Ges Forschung Düsenanordnung zur Gaseinleitung in einen Behälter, der wenigstens teilweise mit feinkörnigem Material befüllt ist
US7244399B2 (en) 2002-04-26 2007-07-17 Foster Wheeler Energia Oy Grid construction for a fluidized bed reactor
IL150052A (en) 2002-06-05 2007-05-15 P T T Ltd Fluidized bed processor having a hydro dynamically active layer and method for use thereof

Also Published As

Publication number Publication date
AU2008266579B2 (en) 2013-01-10
EA016316B1 (ru) 2012-04-30
BRPI0813264A2 (pt) 2014-12-30
WO2008154995A1 (en) 2008-12-24
AU2008266579A1 (en) 2008-12-24
DE102007028438A1 (de) 2008-12-24
BRPI0813264B8 (pt) 2023-03-28
EA201000031A1 (ru) 2010-06-30
UA102375C2 (ru) 2013-07-10
DE102007028438B4 (de) 2019-01-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0813264B1 (pt) Gas nozzle and reactor with the same
EP0765286B1 (en) Conditioning vessel for bulk solids
PL191585B1 (pl) Urządzenie do wprowadzania gazowych substratów, zawierających lub porywających cząstki stałe, do rurowego reaktora
US3578798A (en) Cyclonic fluid bed reactor
JPS6253732A (ja) 流動床装置
JP2013513727A (ja) 浮遊溶解炉または浮遊転炉の精鉱バーナーの粉末状固形物の供給を均等にする供給装置
FI88517B (fi) Saett och anordning foer inmatning av reaktionsaemnen i en smaeltugn
CN107586565A (zh) 一种排渣系统及方法
FI94285C (fi) Pyörrepolttokammio
CN105745717A (zh) 包括圆锥形气体分配器的流化床反应器和相关的氟化方法
CN110913973B (zh) 用于清洁气体的洗涤器
US3259998A (en) Device for the fluidization of powdered materials
KR20190133214A (ko) 유동화 가스 노즐 헤드 및 다중 유동화 가스 노즐 헤드를 갖는 유동층 반응기
FI84202C (fi) Reaktorkammare i en reaktor med fluidiserad baedd.
US4460130A (en) High temperature gas distribution injector
TW201304883A (zh) 旋轉噴灑裝置
JPH0226156B2 (pt)
CA1129646A (en) Fluid closure for and method of preventing flow through an opening in a fluid and particulate confining and conveying structure
CN206715667U (zh) 喷雾干燥器吸收装置
JPH07309392A (ja) サイロブレンダー
CN209378469U (zh) 气体分散器和喷雾干燥装置
US4574002A (en) Coal gasification combustion chamber structure
TWI802613B (zh) 流化床反應容器及三氯矽烷的製造方法
US10429131B2 (en) Method and arrangement for preventing gas from leaving an opening of a vessel
RU2087819C1 (ru) Газоподводящее устройство

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved
B25A Requested transfer of rights approved
B25D Requested change of name of applicant approved