BRPI0810185B1 - regulador de fluido e aparelho - Google Patents

regulador de fluido e aparelho Download PDF

Info

Publication number
BRPI0810185B1
BRPI0810185B1 BRPI0810185A BRPI0810185A BRPI0810185B1 BR PI0810185 B1 BRPI0810185 B1 BR PI0810185B1 BR PI0810185 A BRPI0810185 A BR PI0810185A BR PI0810185 A BRPI0810185 A BR PI0810185A BR PI0810185 B1 BRPI0810185 B1 BR PI0810185B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
seat ring
cage
fluid
regulator
seat
Prior art date
Application number
BRPI0810185A
Other languages
English (en)
Inventor
Gunder Roper Daniel
Joe Mckinney Harold
Lyman Griffin James
Leroy Weyer Thomas
Original Assignee
Fisher Controls Int Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fisher Controls Int Llc filed Critical Fisher Controls Int Llc
Publication of BRPI0810185A2 publication Critical patent/BRPI0810185A2/pt
Publication of BRPI0810185B1 publication Critical patent/BRPI0810185B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16KVALVES; TAPS; COCKS; ACTUATING-FLOATS; DEVICES FOR VENTING OR AERATING
    • F16K47/00Means in valves for absorbing fluid energy
    • F16K47/08Means in valves for absorbing fluid energy for decreasing pressure or noise level and having a throttling member separate from the closure member, e.g. screens, slots, labyrinths

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Control Of Fluid Pressure (AREA)
  • Lift Valve (AREA)
  • Safety Valves (AREA)
  • Details Of Valves (AREA)
  • Valve Housings (AREA)
  • Sliding Valves (AREA)

Abstract

regulador de fluido e aparelho aparelhos de guarnição em duas peças para uso com reguladores de fluido são descritos. em um exemplo descrito, um regulador de fluido tem um corpo regulador e um primeiro anel de sede para proporcionar uma primeira característica de fluxo disposto no interior do corpo e definindo um orifício de fluido. o primeiro anel de sede é intercambiável com um segundo anel de sede para proporcionar uma segunda característica de fluxo diferente da primeira característica de fluxo. o regulador de fluido também inclui uma primeira gaiola para proporcionar uma terceira característica de fluxo e removivelmente acoplada com o primeiro anel de sede. a primeira gaiola é intercambiável com uma segunda gaiola que é para proporcionar uma quarta característica de fluxo de fluido diferente da terceira característica de fluxo. a primeira gaiola pode ser seletivamente acoplada com o primeiro anel de sede ou o segundo anel de sede e o primeiro anel de sede podem ser seletivamente acoplados com a primeira gaiola ou com a segunda gaiola.

Description

“REGULADOR DE FLUIDO E APARELHO” [0001] O presente pedido reivindica o benefício do pedido provisório de patente US SN 60/912.601 depositado em 18 de abril de 2007, que é aqui incorporado a título de referência na sua totalidade.
CAMPO DA INVENÇÃO [0002] A presente invenção trata genericamente de reguladores de fluido e, mais especificamente, de guarnição de duas peças para uso com reguladores de fluido. FUNDAMENTOS [0003] Sistemas de controle de processo fazem uso de uma variedade de dispositivos de campo para controlar parâmetros de processo. As válvulas e reguladores de fluido são comumente distribuídos através da totalidade de sistemas de controle de processo para regular as taxas de vazão e/ou pressões de vários fluidos (e,g, líquidos, gases etc.). Em particular, reguladores de fluido são tipicamente usados para regular a pressão de fluido a um valor substancialmente constante. Especificamente, um regulador de fluido tem uma entrada que tipicamente recebe um fluido de suprimento a uma pressão relativamente alta e proporciona uma pressão relativamente mais baixa e substancialmente constante em uma saída. Por exemplo, um regulador de gás associado com uma peça de equipamento (e.g. uma caldeira) pode receber um gás tendo uma pressão relativamente alta e algo variável proveniente de uma fonte de distribuição de gás e pode regular o gás para ter uma pressão mais baixa substancialmente constante própria para uso seguro, eficiente, pelo equipamento.
[0004] Reguladores de fluido tipicamente controlam o fluxo e pressão de fluido usando um diafragma tendo uma força de pressão de ajuste ou de controle aplicada a um de seus lados através de uma mola propensora. O diafragma é também acoplado diretamente ou através de uma articulação (e.g., uma alavanca) com um tampão de válvula que é deslocado em relação a um orifício de um anel de sede que fluidamente acopla a entrada do regulador com sua saída. O diafragma desloca o tampão em resposta a uma diferença entre a pressão de saída e a pressão de controle para variar a restrição de fluxo proporcionada pelo tampão para obter uma
Petição 870180168866, de 28/12/2018, pág. 9/25
2/11 pressão de saída substancialmente constante que proporciona uma força de balanceamento para o lado oposto do diafragma que é igual ou proporcional à pressão de controle.
[0005] Além de um anel de sede, muitos reguladores de fluido têm uma guarnição incluindo uma gaiola que se interpõe no trajeto de fluxo entre a entrada e a saída do regulador de fluido para conferir determinadas características de fluxo de fluido. Por exemplo, algumas gaiolas podem ser projetadas para conferir trajetos de fluxo tortuosos ou outros tipos de trajeto de fluxo para reduzir o ruído associado com fluido em movimento. As ditas gaiolas redutoras de ruído comumente designadas de guarnição acústica podem ser particularmente úteis em aplicações onde o regulador situa-se em estreita proximidade de seres humanos (e.g. moradores de um edifício ou outros ocupantes de um prédio). Outras construções de guarnição de regulador apresentam gaiolas que asseguram determinadas características reguladoras ou de fluxo de fluido para satisfazer os requisitos de uma aplicação de controle específica. Por exemplo, as gaiolas podem ser configuradas para oferecer fluxo de fluido desejável específico versus características de queda de pressão. Ainda mais, construções de guarnição de regulador também podem proporcionar diferentes tipos de sedes ou anéis de sede. Por exemplo, a dimensão do orifício pode ser variada para assegurar uma sede mais restrita (isto é, uma sede que assegure uma queda de pressão relativamente mais alta a qualquer taxa de vazão de fluido dada) ou uma sede menos restrita (isto é, uma sede que proporcione uma queda de pressão relativamente mais baixa a qualquer taxa de vazão dada) [0006] Todavia, uma guarnição de regulador conhecida utilizando uma gaiola tipicamente apresentam a gaiola e o anel de sede como uma estrutura unitária ou em uma só peça. Esta configuração de guarnição unitária ou em uma só peça elimina a possibilidade de acúmulo de tolerâncias o que pode ocorrer caso múltiplos componentes forem usados. Em particular, , o alinhamento da gaiola e/ou anel de sede com o corpo do regulador poderia ser comprometido pelas tolerâncias cumulativas de múltiplos componentes separados da guarnição. Ademais, a dita guarnição unitária ou em uma só peça conhecida deste tipo possibilita que o
Petição 870180168866, de 28/12/2018, pág. 10/25
3/11 regulador seja usado em determinadas aplicações verticais (isto é, onde o tampo é verticalmente orientado e voltado para baixo). Nestas aplicações verticais, se o guarnição do regulador tem de ser reparada (e.g. substituída) a instalação da guarnição substituta seria muito difícil senão impossível, caso a guarnição não fosse de uma construção unitária ou inteiriça. Mais especificamente, a instalação (e.g. a superposição) de múltiplos componentes de guarnição provavelmente resultaria em um primeiro componente instalado tombar de uma posição de montagem desejada e/ou do corpo regulador (isto é, tombar) enquanto um segundo componente está sendo instalado sobre o topo do primeiro componente.
[0007] Ainda outra configuração de guarnição de regulador conhecida proporciona somente um anel de sede (isto é, um anel de sede sem uma gaiola integral), que é mantido em posição no interior do regulador por pinos. Uma configuração conhecida dessa natureza pode ser encontrada nos produtos de regulador EZH e EZL manufaturados pela Fisher Controls International LLC.
SUMÁRIO [0008] Em um exemplo descrito, um regulador de fluido tem um corpo regulador, um anel de sede disposto no interior e definindo um orifício de fluido, e uma gaiola removivelmente acoplada com o anel de sede.
[0009] Em um outro exemplo descrito, um aparelho para uso com um regulador de fluido tem uma gaiola para controlar um fluxo de fluido através do regulador de fluido, e um anel de sede para ser montado no interior do regulador de gás e definindo um orifício de fluido. O anel de sede inclui um primeiro ressalto para acoplar removivelmente o anel de sede com a gaiola e um segundo ressalto entre o primeiro ressalto e uma superfície de vedação do anel de sede adjacente ao orifício de fluido.
[0010] Em um outro exemplo descrito, um aparelho inclui uma pluralidade de diferentes gaiolas para uso com um regulador de fluido e uma pluralidade de diferentes anéis de vedação para emprego com o regulador de fluido. Cada uma das gaiolas a ser removivelmente acoplada com cada um dos anéis de vedação.
DESCRIÇÃO SUCINTA DOS DESENHOS
Petição 870180168866, de 28/12/2018, pág. 11/25
4/11 [0011] A fig. 1 é uma vista em seção transversal de um regulador de fluido conhecido.
[0012] A fig. 1A é uma vista em seção transversal ampliada de uma parte do regulador de fluido conhecido da fig. 1.
[0013] A fig. 2 mostra um conjunto de guarnição em duas peças exemplificativo para uso em reguladores de fluido.
[0014] A fig. 3 é uma vista em seção transversal ampliada do conjunto de guarnição em duas peças exemplificativo.
[0015] A fig. 4 é uma vista em seção transversal ampliada do anel de sede exemplificativo mostrado na fig. 3.
[0016] A fig. 5 é uma vista em seção transversal de um regulador de fluido incorporando a guarnição em duas peças exemplificativa descrita aqui.
[0017] A fig. 5A é uma vista em seção transversal ampliada de uma parte do regulador de fluido conhecido da fig. 5.
[0018] A fig. 6 ilustra uma gaiola supressora de som exemplificativo que pode ser usada para implementar a guarnição em duas peças exemplificativa descrita aqui.
[0019] A fig. 7 ilustra uma gaiola característica exemplificativa que pode ser usada para implementar a guarnição em duas peças exemplificativa descrita aqui.
[0020] A fig. 8 ilustra uma sede estrangulada exemplificativa que pode ser usada para implementar a guarnição em duas peças exemplificativa descrita aqui.
[0021] A fig. 9 ilustra uma sede de filtro exemplificativa que pode ser usada para implementar a guarnição em duas peças exemplificativa descrita aqui.
DESCRIÇÃO DETALHADA [0022] A guarnição de regulador de fluido exemplificativa descrita aqui apresenta uma configuração de guarnição de regulador de fluido que habilita a intercambialidade entre múltiplos tipos de anéis de sede e gaiolas. Como um resultado da natureza intercambiável proporcionada pela guarnição em duas peças descrito aqui, menor número do total de componentes é necessário para oferecer uma maior variedade de configurações de guarnição para reguladores de fluido. Em outras palavras, com a guarnição de regulador de fluido exemplificativo descrito aqui
Petição 870180168866, de 28/12/2018, pág. 12/25
5/11 não é necessário manufaturar e manter em estoque cada possível combinação de configuração de sede e configuração de gaiola conforme tipicamente requeridas com construções de guarnição unitárias ou integradas conhecidas. Em vez disso somente os componentes de anel de sede e gaiola intercambiáveis necessitam ser manufaturados e estocados e as várias diferentes combinações destes componentes podem ser produzidas conforme necessário para satisfazer aplicações especificas. [0023] A guarnição de regulador de fluido exemplificativa descrita aqui inclui uma gaiola e anel de sede que podem ser acoplados removíveis entre si. Para facilitar o alinhamento exato da gaiola e do anel de sede, os anéis de sede exemplificativos descritos aqui compreendem um perfil escalonado tendo um primeiro ressalto externo que recebe a gaiola. Os anéis de sede exemplificativos incluem um segundo ressalto ou interno entre o primeiro ressalto e uma superfície de vedação adjacente a um orifício do anel de sede. O segundo ressalto situa-se a uma altura diferente daquela do primeiro ressalto, desse modo formando um degrau ou parede circunferencial sobre os anéis de sede que facilita o exato alinhamento das gaiolas e anéis de sede. Em outras palavras, a configuração escalonada dos anéis sede exemplificativos descrita aqui substancialmente minimiza ou elimina a maneira pela qual as tolerâncias destes componentes individuais podem afetar desfavoravelmente (e.g. como um resultado de acúmulo de tolerâncias) a operação de um regulador de fluido.
[0024] Outrossim, os anéis de sede e gaiolas exemplificativos descritos aqui podem ser removivelmente acoplados de uma maneira que facilita o serviço de campo (e.g., substituição, reparo) da guarnição de regulador, particularmente em aplicações verticais (e.g. onde o tampo do regulador ou caixa do atuador superior está orientado para baixo). Mais especificamente, os anéis de assento e gaiolas exemplificativas podem ser removivelmente acoplados (e.g. mantidos removivelmente juntos) usando uma graxa (e.g. aplicada ao primeiro ressalto), um encaixe por interferência, filetes de rosca, etc. para prevenir que a gaiola e o anel de sede se separem e caiam fora do regulador durante operações de substituição ou reparos.
Petição 870180168866, de 28/12/2018, pág. 13/25
6/11 [0025] Antes de expor em detalhe a guarnição em duas peças exemplificai iva uma descrição sucinta de um regulador de fluido conhecido 100 é apresentada abaixo em conjunção com as figuras 1 e 1A. Como representado nas figuras 1 e 1A, o regulador de fluido 10 inclui um atuador 102 que é operativamente acoplado com uma válvula 104. O atuador 102 inclui uma caixa de atuador superior 106 e uma caixa de atuador inferior 108. As caixas de atuador 106 e 108 encerram placas de diafragma 110 e 112 que mantêm um diafragma 114 em engate operativo com uma haste de válvula 116. O diafragma 114 é também capturado entre as caixas 106 e 108, como representado na figura 1. A caixa de atuador inferior 108 é afixada a um corpo de válvula 118 tendo uma entrada 120 e uma saída 122. Um anel de sede 124 é montado no corpo de válvula 118 e define um orifício 126 através do qual fluido pode fluir da entrada 120 para a saída 122. Um tampão de válvula 128 afixado a uma extremidade a uma extremidade da haste 116 inclui um anel de vedação 130, que pode ser produzido de um material elastomérico, que se engata de maneira selável com uma superfície de vedação 132 do anel de sede 124 quando a haste 116 e o tampão 128 são acionados no sentido do orifício 126. Conforme mostrado, o deslocamento do tampão de válvula 128 e assim, do anel de vedação 130 no sentido do orifício 126, (e.g., no sentido de e entrar em contato com a superfície de vedação 132) ou seu recuo do orifício 126 (e.g., saída de contato com a superfície de vedação 132) é causado pelas diferenças de pressão através do diafragma 114, onde as diferenças de pressão são proporcionais a uma diferença entre uma pressão efetiva na saída 122 e uma pressão desejada na saída 122.
[0026] Espaçadores ou pinos 134 são acoplados com a caixa de atuador inferior 108 e, como pode ser visto mais claramente na fig. 1A, uma extremidade do pino 134 contata um ressalto 138 do anel de vedação 124 para manter o anel de sede 124 em posição no interior do corpo de válvula 118 de uma maneira que desloca suficientemente um anel-em-0 140 para efetuar uma vedação entre o anel de sede 134 e o corpo de válvula 118. Ainda que não mostrado nas fig. 1 e 1A, uma pluralidade dos ditos pinos 134 pode ser espaçada circunferencialmente em torno do anel de sede 124 em sólido contato com o corpo de válvula 118 e para conferir uma
Petição 870180168866, de 28/12/2018, pág. 14/25
7/11 força de vedação substancialmente uniforme ao anel-em-0 140.
[0027] A figura 2 ilustra um conjunto de guarnição em duas peças 200 para aplicação em reguladores de fluido. O conjunto de guarnição em duas peças 200 inclui uma gaiola 202 e anel de sede 304. Conforme descrito em maior detalhe abaixo, em contraste com os conjuntos de guarnição de válvula de fluido unitários conhecidos, a gaiola 202 pode ser removivelmente acoplada com o anel de sede 204 para facilitar a condição intercambiável de gaiolas e anéis de sede e, assim, diferentes combinações de gaiolas e anéis de sede. Por exemplo, qualquer uma das gaiolas exemplificativas 202, 600 (fig. 6) e 700 (fig. 7) pode ser combinada com qualquer um dos anéis de sede descritos aqui, tais como os anéis de sede 204. 800 (fig. 8) e 900 (fig. 9) para realizar um fluxo desejado e/ou outra característica de desempenho para um regulador de fluido. Além disso, devido às gaiolas exemplificativas e anéis de sede descritos aqui poderem ser removivelmente acoplados, proporcionar assistência de campo a estes componentes (e.g., alterar um fluxo ou outra característica de desempenho de um regulador de fluido para reparar um ou mais destes componentes, etc componentes de guarnição.) é simplificado, particularmente em aplicações verticais nas quais múltiplos componentes de guarnição são superpostos e tenderíam a se desprender e a cair dos reguladores de fluido durante operações de proporcionar manutenção.
[0028] A figura 3 é uma vista em seção transversal ampliada do conjunto de guarnição em duas peças 300 mostrado na fig. 2 e a fig. 4 é uma vista em seção transversal ampliada do anel de sede exemplificativo 204 mostrado nas figs. 2 e 3. O anel de sede exemplificativo 204 define um orifício 300 através do qual fluido proveniente da entrada de um regulador pode passar para a saída de um regulador. O anel de sede 204. O anel de sede 204 inclui um primeiro ressalto 302 para receber uma extremidade 304 da gaiola 202 e para alinhar a gaiola 202 com o orifício 300 e corpo de regulador (e.g., como mostrado na fig. 5). O anel de sede 204 inclui uma segunda câmara 306 entre o primeiro ressalto 302 e uma superfície de vedação 308 do anel de sede 204 adjacente ao orifício de fluido 300. A primeira e a segunda câmara 302 e 306 são espaçadas em torno de um eixo geométrico
Petição 870180168866, de 28/12/2018, pág. 15/25
8/11 longitudinal 310 do anel de sede 204. Mais especificamente, no exemplo das figs. 3 e 4, o segundo ressalto 306 é espaçado do primeiro ressalto 302 por um degrau de parede circunferencial 312.
[0029] O degrau ou parede 312 é configurado para facilitar o alinhamento e o acoplamento removível da gaiola 301 com o anel de sede 204. Por exemplo, uma parede interna 314 da gaiola 202 pode ser dimensionada ou de outro modo configurada para situar-se em estreita proximidade com ou confinar com o degrau ou parede 312. Mais especificamente, o degrau ou parede 312 e a parede interna 314 podem ser dimensionados para ou ter perfis ou geometrias que resultam em encaixe por interferência ou encaixe a pressão entre a parede interna 314 da gaiola 202 e o degrau ou parede 312. Um encaixe por interferência ou sob pressão pode ser realizado, por exemplo, manufaturando a gaiola 202 de tal modo que pelo menos uma parte da gaiola 202 seja não circular ou ovalada, etc. Desta maneira, se o degrau ou parede 312 é substancialmente circular e a parte não circular ou ovalada da gaiola 202 (e.g., a parede interna 314) é resilientemente deformada em uma condição substancialmente circular, a gaiola 202 pode ser acoplada com (e.g. pressionada sobre o anel de sede 202 para que pelo menos uma parte da parede interna 314 seja firmemente engatada contra o degrau ou parede 312 e a extremidade 304 do anel de sede 202 engatada com ou de outro modo acoplada com o ressalto 302. De maneira alternativa, tanto a gaiola 202 como o anel de sede 204 podem ser manufaturados para ter perfis similares ou não circulares idênticos (e.g. ligeiramente elípticos) para que a gaiola 202 possa inicialmente ser folgadamente engatada com o anel de sede 204 (e.g. a extremidade 304 da gaiola 202 possa ser aplicada sobre o ressalto 302 sem ter pressionar forçadamente a gaiola 202 sobre o anel de sede 204) quando os perfis não circulares da gaiola 202 e do anel de sede 204 estão alinhados. A gaiola 202 e o anel de sede 204 podem então ser reciprocamente girados, desse modo fazendo pelo menos uma parte da parede interna 314 formar um encaixe por interferência (e.g. uma fixação) contra a parede 312. Neste caso, a gaiola 202 e o anel de sede 204 podem ser separados girando a gaiola 202 e o anel de sede 204 para eliminar a interferência ou fixação
Petição 870180168866, de 28/12/2018, pág. 16/25
9/11 entre o degrau ou parede 312 e a parede interna 314 e puxar a gaiola 202 para fora do anel de sede 204.
[0030] Em ainda outro exemplo, o degrau ou a parede 312 podem ser substancialmente circulares ou cilíndricos e terem um primeiro diâmetro, e a parede interna 314 pode também ser substancialmente circular ou cilíndrica e ter um segundo diâmetro menor que o primeiro diâmetro para habilitar um engate sob pressão entre a gaiola 202 e o anel de sede 204. Tanto a parede interna 314 como o degrau ou parede 312 podem incluir uma característica de encaixe tal como um chanfro, raio, etc. para facilitar o engate da gaiola 202 com o anel de sede 204 e a configuração de engate fixo e/ou sob pressão destes componentes tais como, por exemplo, aquelas aqui descritas. O anel de sede 204 também tem uma superfície chanfrada 316 para engatar hermeticamente um anel-em-0 (e.g.: o anel-em-0 504 da fig. 5A) contra um corpo de válvula (e.g., o corpo de válvula 118) para prevenir que fluido vaze entre o anel de sede 204 e o corpo de válvula.
[0031] Ainda outros tipos de configurações de engate podem ser empregados em combinação com as disposições de encaixe por interferência e/ou de encaixe sob pressão acima descritas, para acoplar removivelmente a gaiola 202 com o anel de sede 204. Nos casos em que graxa ou adesivo é usado para acoplar a gaiola 202 com o anel de sede 204. A gaiola 202 e o anel de sede 204 podem ser usados para serem folgadamente acoplados (e.g. sem um encaixe por interferência ou prensado) e adesivo ou graxa podem ser aplicados ao ressalto 302, à parede 312, à extremidade 304 da gaiola 202, e/ou à parede interna 314. Em conseqüência, quando a extremidade 304 da gaiola 202 é assentada sobre o ressalto 302, o adesivo ou graxa forma uma camada entre as superfícies conjugáveis da gaiola 202 e o anel de sede 204 que retém de forma removível a gaiola 202 com o anel de sede 204.
[0032] Em ainda outro exemplo, a parede interna 314 e o degrau ou parede 312 podem ser rosqueadas para habilitar a gaiola 202 a ser atarraxada com o anel de sede 302. De maneira alternativa ou adicional, a gaiola 202 e o anel de sede 204 podem ser acoplados de maneira removível usando um ou mais parafusos de
Petição 870180168866, de 28/12/2018, pág. 17/25
10/11 fixação e/ou pinos cilíndricos.
[0033] A figura 5 mostra uma vista em seção transversal de um regulador de fluido ilustrativo 500 incorporando a guarnição de duas peças exemplificative aqui descrito; e a figura 5A é uma vista seccional ampliada de uma parte do regulador de fluido conhecido 500 mostrado na figura 5. Muitos dos componentes do regulador de fluido 500 da fig. 5 são similares ou idênticos aqueles do regulador de fluido conhecido 100 da fig. 1 e aqueles componentes são identificados na fig. 5 usando os mesmos numerais de referência utilizados na fig. 1. Outrossim, a descrição daqueles componentes da fig. 5 que são similares ou idênticos aqueles da fig. 1 deixam de ser repetidos e o leitor interessado pode se reportar à descrição da fig. 1 para aqueles componentes. Como pode ser visto na fig. 5A, o anel de sede 204 tem uma superfície chanfrada 501 que se engata hermeticamente com um anel-em-0 504 contra o corpo de válvula 118 para prevenir que fluido vaze entre o anel de sede 204 e o corpo de válvula 118.
[0034] A fig. 6 ilustra uma gaiola supressora de som exemplificativa 600 que pode ser usada para implementar a guarnição em duas peças aqui descrito. Mais especificamente, a gaiola supressora de som exemplificativa 600 pode ser usada em lugar da gaiola 202 para reduzir o ruído gerado pelo fluido circulando através da válvula de fluido exemplificativa 500 da fig. 5. De modo similar, a fig. 7 ilustra uma gaiola exemplificativa 700 que pode ser usada no lugar da gaiola 202 para obter uma característica de fluxo diferente (e.g. uma queda de pressão diferente vs. características de fluxo) em relação àquela proporcionada pela gaiola 202 (fig. 2).
[0035] A fig. 8 ilustra uma sede restrita exemplificativa 80 que pode ser usada para implementar a guarnição em duas peças aqui descrito. Mais especificamente, a sede restrita 800 pode ser usada em lugar do anel de sede 204 (fig. 2) para oferecer um orifício de fluido que apresenta uma restrição mais elevada (isto é, uma maior queda de pressão a uma taxa de vazão de fluido dada). De maneira similar, a fig. 9 apresenta uma sede filtro exemplificativa 900 que pode ser usada em vez do anel de sede 204 (fig. 2). Indiferentemente à qual das sedes 204, 800 e 900 é usada para implementar o regulador guarnição de duas peças aqui descrito, cada um dos anéis
Petição 870180168866, de 28/12/2018, pág. 18/25
11/11 de sede 204, 800 e 900 apresenta primeiro e segundo ressaltos entre quaisquer das gaiolas 202, 600 e 700.
[0036] Embora determinados aparelhos exemplificativos tenham sido aqui descritos, o âmbito de cobertura da presente patente não está limitado aos mesmos. Pelo contrário a presente patente abrange todos os aparelhos e artigos de manufatura que se enquadrem razoavelmente dentro do âmbito das reivindicações apensas quer literalmente quer sob a doutrina de equivalentes.

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Regulador de fluido (500) compreendendo:
    um corpo de regulador (106);
    um primeiro anel de sede (204) para proporcionar uma primeira característica de fluxo, disposto no interior do corpo (106) e definindo um orifício de fluido (300), em que o primeiro anel de sede (204) é intercambiável com um segundo anel de sede que deve proporcionar uma segunda característica de fluxo diferente da primeira característica de fluxo; e uma primeira gaiola (202) para proporcionar uma terceira característica de fluxo e removivelmente acoplada com o primeiro anel de sede (204), em que a primeira gaiola (202) é intercambiável com uma segunda gaiola (600) para proporcionar uma quarta característica de fluxo diferente da terceira característica de fluxo, e em que a primeira gaiola (202) pode ser seletivamente acoplada com o primeiro anel de sede (204) ou o segundo anel de sede (800) e o primeiro anel de sede (204) pode ser seletivamente acoplado com a primeira gaiola (202) ou com a segunda gaiola (600), caracterizado pelo fato de que primeiro anel de sede (204) é seletivamente ligado à primeira gaiola (202) ou à segunda gaiola (600) e a primeira gaiola (202) é seletivamente ligada ao primeiro anel de sede (204) ou ao segundo anel de sede (800) através de pelo menos um dentre encaixe por interferência, roscas, adesivo, um parafuso de ajuste, um pino cilíndrico ou graxa.
  2. 2. Regulador de fluido (500) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o primeiro anel de sede (204) compreende um primeiro ressalto (302) para receber a primeira gaiola (202) e alinhar a primeira gaiola (202) com o corpo do regulador (106).
  3. 3. Regulador de fluido (500) de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o primeiro anel de sede (204) compreende um segundo ressalto (306) entre o primeiro ressalto (302) e uma superfície de vedação (308) do primeiro anel de sede (204) adjacente ao orifício de fluido (300).
  4. 4. Regulador de fluido (500) de acordo com a reivindicação 3,
    Petição 870180168866, de 28/12/2018, pág. 20/25
    2/2 caracterizado pelo fato de que o primeiro e o segundo ressaltos (302, 306) são espaçados ao longo de um eixo longitudinal (310) do primeiro anel de sede (204).
  5. 5. Regulador de fluido (500) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado adicionalmente pelo fato de que compreende pelo menos um anel em O (504) para vedar o primeiro anel de sede (204) com o corpo do regulador (106).
  6. 6. Regulador de fluido (500) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a primeira característica de fluxo do primeiro anel de sede (204) proporciona uma maior queda de pressão de fluido através do orifício (300) do regulador (500) que a segunda característica proporcionada pelo segundo anel de sede.
  7. 7. Regulador de fluido (500) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a terceira característica de fluxo da primeira gaiola (202) deve reduzir a velocidade do fluido circulando através do regulador (500) e a quarta característica de fluxo de fluido da segunda gaiola deve reduzir a pressão do fluido circulando através do regulador (500).
  8. 8. Regulador de fluido (500) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o segundo anel de sede inclui um orifício de fluido com uma restrição maior que o orifício de fluido (300) do primeiro anel de sede (204) para criar uma queda de pressão maior em qualquer dada taxa de fluxo de fluido.
BRPI0810185A 2007-04-18 2008-04-09 regulador de fluido e aparelho BRPI0810185B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US91260107P 2007-04-18 2007-04-18
US12/015,226 US8740179B2 (en) 2007-04-18 2008-01-16 Two-piece trim for use with fluid regulators
PCT/US2008/059782 WO2008130849A1 (en) 2007-04-18 2008-04-09 Two-piece trim for use with fluid regulators

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0810185A2 BRPI0810185A2 (pt) 2014-12-30
BRPI0810185B1 true BRPI0810185B1 (pt) 2020-04-14

Family

ID=39871286

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0810185A BRPI0810185B1 (pt) 2007-04-18 2008-04-09 regulador de fluido e aparelho

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8740179B2 (pt)
EP (3) EP2492560B1 (pt)
JP (1) JP5436411B2 (pt)
CN (1) CN101641541A (pt)
AR (1) AR066113A1 (pt)
AU (1) AU2008242314B2 (pt)
BR (1) BRPI0810185B1 (pt)
CA (1) CA2681845C (pt)
RU (1) RU2476744C2 (pt)
WO (1) WO2008130849A1 (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5242443B2 (ja) * 2009-02-16 2013-07-24 アズビル株式会社 弁装置
IT1397828B1 (it) * 2010-02-04 2013-02-04 Omt Off Mecc Tartarini Regolatore di pressione per gas
US9709998B2 (en) 2013-03-14 2017-07-18 Marshall Excelsior Co. Pressure regulator
US9915353B2 (en) * 2014-10-28 2018-03-13 Fisher Controls International Llc Choked flow valve with clamped seat ring
CN108368954B (zh) 2015-10-16 2020-07-24 艾默生过程管理(天津)阀门有限公司 多级防喘振阀
DE102015016902A1 (de) * 2015-12-29 2017-06-29 Samson Aktiengesellschaft Ventilkäfig zum Aufnehmen eines Ventilglieds und Verfahren zum Betätigen eines Stellventils mit einem Ventilkäfig und einem Ventilglied
US11307661B2 (en) 2017-09-25 2022-04-19 Apple Inc. Electronic device with actuators for producing haptic and audio output along a device housing
US10508742B2 (en) * 2017-10-25 2019-12-17 Circor International, Inc. Valve cage assembly
US11561144B1 (en) 2018-09-27 2023-01-24 Apple Inc. Wearable electronic device with fluid-based pressure sensing
CN110469690A (zh) * 2019-08-28 2019-11-19 温州大阳科技有限公司 一种用于隔膜节流阀的自清洁结构
CN110469689A (zh) * 2019-08-28 2019-11-19 温州大阳科技有限公司 一种废水电磁阀
RU2727197C1 (ru) * 2019-12-03 2020-07-21 Федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего образования "Ярославский государственный технический университет" ФГБОУВО "ЯГТУ" Клапан регулирующий
JP2024511619A (ja) * 2021-03-22 2024-03-14 アイコール・システムズ・インク ガイド付きフローバルブアセンブリおよびそれを組み込んだシステム
RU2768444C1 (ru) * 2021-04-12 2022-03-24 Федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего образования "Ярославский государственный технический университет" ФГБОУВО "ЯГТУ" Скребковый клапан
US20220381367A1 (en) * 2021-05-27 2022-12-01 Fisher Controls International Llc Anti-cavitation cage for valve assembly and method of manufacture
WO2023028150A1 (en) * 2021-08-24 2023-03-02 Emerson Process Management Regulator Technologies, Inc. Adjustable cage assembly for flow control devices
US11629788B2 (en) 2021-08-24 2023-04-18 Emerson Process Management Regulator Technologies, Inc. Adjustable cage assembly for flow control devices

Family Cites Families (33)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1675992A (en) * 1928-07-03 sherman
US3001550A (en) 1959-07-20 1961-09-26 Fisher Governor Co Gas regulator
USRE32197E (en) * 1966-12-05 1986-07-08 Control Components, Inc. High energy loss fluid control
US3648718A (en) 1970-06-01 1972-03-14 Foxboro Co Valve structure
US3746263A (en) * 1971-04-05 1973-07-17 W Reeder Weeper assembly and method for use in a slow diffusion type irrigation system
US3776278A (en) * 1971-06-29 1973-12-04 Fisher Controls Co Valve including noise reducing means
US3813079A (en) 1971-12-10 1974-05-28 Masoneilan Int Inc Quick change apparatus for effecting gas flow pressure reduction with low noise generator
US3920044A (en) 1972-07-11 1975-11-18 Samson Apparatebau Ag Device for obtaining quiet operation of valves, more particularly pressure reducing valves
DE2444607C3 (de) 1974-09-18 1979-02-22 Gestra-Ksb-Vertriebsgesellschaft Mbh & Co Kg, 2800 Bremen Drosselventil
SU945547A1 (ru) * 1980-12-30 1982-07-23 Всесоюзный Научно-Исследовательский И Проектно-Конструкторский Институт Атомного Энергетического Машиностроения Регулирующий клапан
JPS59144866A (ja) * 1983-02-04 1984-08-20 Yamatake Honeywell Co Ltd ケ−ジ弁
US5018703A (en) * 1988-01-14 1991-05-28 Teledyne Industries, Inc. Valve design to reduce cavitation and noise
US4982759A (en) 1988-12-20 1991-01-08 Scaramucci John P Swing check valve with secured cage
US5238219A (en) 1992-03-13 1993-08-24 Sporlan Valve Company Thermostatic expansion valve
US5431188A (en) * 1994-03-25 1995-07-11 Master Flo Valve, Inc. Flow trim for choke
SE501803C2 (sv) 1994-04-15 1995-05-15 Btg Kaelle Inventing Ab Anordning vid en reglerventil
US5765814A (en) * 1995-11-15 1998-06-16 Fisher Controls International, Inc. Flow rate stabilizer for throttling valves
US5706854A (en) * 1996-08-21 1998-01-13 Haynes; George William Venturi vent valve
US5964548A (en) * 1997-03-27 1999-10-12 Hi-Qual Manufacturing Ltd. Panel connector
JP3845179B2 (ja) 1997-07-18 2006-11-15 Smc株式会社 バルブガイド構造
US5871031A (en) 1997-12-05 1999-02-16 Greinacher; Karl Removable three position valve
US5909747A (en) * 1998-04-03 1999-06-08 American Meter Company Radial flow diaphragm valve
JP3351387B2 (ja) 1998-05-25 2002-11-25 株式会社デンソー 車両用交流発電機
US6279605B1 (en) 2000-07-05 2001-08-28 Shih-Ming Wang Water stopping seat of ceramic control valve of faucet
JP4034529B2 (ja) * 2000-07-28 2008-01-16 株式会社山武 単座形弁装置
JP2002089722A (ja) 2000-09-13 2002-03-27 Tokico Ltd 圧力制御弁
US6698449B2 (en) 2001-11-15 2004-03-02 Fisher Controls International Llc Replaceable valve seat ring with enhanced flow design
US6848466B2 (en) 2003-04-10 2005-02-01 American Biophysics Corporation Reset tool for a gas fuel tank and method for using the same
US6877714B2 (en) 2003-05-08 2005-04-12 The Toro Company Flow control valve having differently configured labyrinths to select closing speed
US7204474B2 (en) 2004-08-06 2007-04-17 Stinger Wellhead Protection, Inc. High-pressure plug valve
US7448409B2 (en) * 2005-03-17 2008-11-11 Fisher Controls International Llc Fluid flow control device having a throttling element seal
RU2296261C2 (ru) * 2005-04-07 2007-03-27 Центральный конструкторско-технологический институт арматуростроения Проходной клетковый клапан
US7896028B2 (en) * 2006-08-04 2011-03-01 Fisher Controls International Llc Flow restricted seat ring for pressure regulators

Also Published As

Publication number Publication date
JP5436411B2 (ja) 2014-03-05
JP2010525455A (ja) 2010-07-22
CA2681845C (en) 2016-12-06
CA2681845A1 (en) 2008-10-30
CN101641541A (zh) 2010-02-03
EP2492561A1 (en) 2012-08-29
WO2008130849A1 (en) 2008-10-30
AU2008242314A1 (en) 2008-10-30
EP2492561B1 (en) 2017-12-06
RU2009139198A (ru) 2011-05-27
RU2476744C2 (ru) 2013-02-27
EP2492560A1 (en) 2012-08-29
EP2162658B1 (en) 2016-09-14
AR066113A1 (es) 2009-07-22
AU2008242314B2 (en) 2013-08-29
EP2162658A1 (en) 2010-03-17
BRPI0810185A2 (pt) 2014-12-30
US8740179B2 (en) 2014-06-03
US20080258097A1 (en) 2008-10-23
EP2492560B1 (en) 2017-12-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0810185B1 (pt) regulador de fluido e aparelho
US6039360A (en) Couplings for fluid controllers
US10203061B2 (en) Fluid regulator with field convertible slam-shut device
AU2013239715B2 (en) Fluid regulator having improved flow stability
PT2256391E (pt) Conjunto de válvula de controlo de gestão da pressão
US10253888B2 (en) Flow-rate dynamic balancing control valve
BRPI0810012B1 (pt) Dispositivo de regulagem de fluido, e, métodos para instalar um dispositivo de regulagem de fluido e para projetar um orifício de válvula para um dispositivo de regulagem de fluido
CN106838397B (zh) 具有可变式行程停止件的压力调节设备
KR101401086B1 (ko) 조립식 고압유량제어밸브
BRPI0807101A2 (pt) Válvula, e, dispositivo de ajuste de fluxo da válvula
BRPI0810358B1 (pt) Dispositivo de regulagem de fluido
KR102020601B1 (ko) 유량조절이 가능한 가스용 솔레노이드밸브
JP2007501369A (ja) ブッシュレスステムガイドコントロールバルブ
CN112503045B (zh) 液压阀总成
KR100653432B1 (ko) 볼밸브
KR200402928Y1 (ko) 볼밸브
KR20170002467A (ko) 밸브 배열체
KR200298744Y1 (ko) 변유량 밸브
KR101624229B1 (ko) 수밀 조절 가능 방식의 플랩 밸브
CZ305824B6 (cs) Hlídač průtoku
JPH0893929A (ja) 弁装置
PL163949B1 (pl) Zawór regulujący

Legal Events

Date Code Title Description
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/04/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2665 DE 01-02-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.