BRPI0810059A2 - escova elétrica para cabelos - Google Patents

escova elétrica para cabelos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0810059A2
BRPI0810059A2 BRPI0810059A BRPI0810059A BRPI0810059A2 BR PI0810059 A2 BRPI0810059 A2 BR PI0810059A2 BR PI0810059 A BRPI0810059 A BR PI0810059A BR PI0810059 A BRPI0810059 A BR PI0810059A BR PI0810059 A2 BRPI0810059 A2 BR PI0810059A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
handle
motor
rod
fact
brush
Prior art date
Application number
BRPI0810059A
Other languages
English (en)
Inventor
Bontems Cédric
Original Assignee
Seb Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=38349511&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0810059(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Seb Sa filed Critical Seb Sa
Publication of BRPI0810059A2 publication Critical patent/BRPI0810059A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A46BRUSHWARE
    • A46BBRUSHES
    • A46B13/00Brushes with driven brush bodies or carriers
    • A46B13/02Brushes with driven brush bodies or carriers power-driven carriers
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A45HAND OR TRAVELLING ARTICLES
    • A45DHAIRDRESSING OR SHAVING EQUIPMENT; EQUIPMENT FOR COSMETICS OR COSMETIC TREATMENTS, e.g. FOR MANICURING OR PEDICURING
    • A45D20/00Hair drying devices; Accessories therefor
    • A45D20/48Hair-drying combs or hair-drying brushes, with internal heating means
    • A45D20/50Hair-drying combs or hair-drying brushes, with internal heating means and provision for an air stream
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A46BRUSHWARE
    • A46BBRUSHES
    • A46B2200/00Brushes characterized by their functions, uses or applications
    • A46B2200/10For human or animal care
    • A46B2200/104Hair brush

Landscapes

  • Cleaning And Drying Hair (AREA)
  • Brushes (AREA)

Abstract

escova elétrica para cabelos a invenção se refere a uma escova elétrica (1) para cabelos, comportando uma caixa (2) longitudinal, que forma um punho (3) de preensão, um 5 elemento aquecedor (5), um primeiro motor (6) de acionamento de um ventilador (7) que efetua uma circulação de ar, a partir de uma abertura de entrada de ar (9) situada em uma das extremidades do unho em direção a uma abertura de saída de ar (10) situada na extremidade oposta do punho, e um segundo motor (14) de acionamento em rotação de um acessório de penteado (11), caracterizada pelo 10 fato de o ventilador (7), o primeiro motor (6) e o elemento aquecedor (5) estarem compreendidos no interior do punho (3) e de esse segundo motor (14) ser ligado por pelo menos uma haste ao exterior do punho (3), no prolongamento deste, sendo coaxial ou paralela ao eixo longitudinal do punho, a base da haste sendo fixada no punho (3) e prolongando-se [ara a frente por uma parte de suporte do segundo motor (14).

Description

“ESCOVA ELÉTRICA PARA CABELOS”
A presente invenção refere-se a um aparelho de modelagem doe cabelos, de tipo que comporte uma escova acionada em rotação em um suporte disposto na stride de uma caixa que sopra um fluxo de ar quente para realizar uma -5 modelagem dos cabelos.
O documento US 3 890 084 descreve esse aparelho do penteado, comportando uma caixa que forma punho e que contém um primeiro motor de acionamento de um ventilador que aspira a ar ambiente de uma das extremidades da caixa, passa-o através de um elemento aquecedor, depois o envia em uma 10 tubulação central de diâmetro reduzido que contorna a caixa e ê protuberante na outra extremidade. A caixa contêm também um segundo motor, ajustedo em paralelo com o primeiro, para assegurar o acionamento em rotação de uma escova disposta na extremidade da caixa, sondo montada rotativa em torno da tubulação de fornecimento de ar. Recorrendo a uma solução complexa de acionamento e de 15 orientação em rotação da escova em torno da tubulação central de fornecimento de ar, observa-se também que o ar sai apenas por uma fenda sobre um lado da tubulação central, antes de penetrar no interior da escova rotativa, o que penaliza a eficácia e a uniformidade da modelagem do cabelo. Por outro lado, essa caixa de punho que contém dois motores se mostra pesada e difícil de manipular.
A escova rotativa elétrica descrita no documento EP 1 576 90(1 fornece urna solução para esse problema, fazendo passar o ar soprado por um moto ventilador, via um elemento aquecedor do punho em uma árvore oca de suporte de uma escava rotativa acionada também por um motor do punho. O ar passa, em seguida, no interior da um corpo de escova oco e munido de orifícios de 25 saída de ar uníformemente repartidos sobre sua superfície, o que tem por efeito uma modelagem mais rápida da mecha presa e enrolada pala escava. Esse aparelho, que comporta os dois motores dispostos um atrás do outro no punho tem por principal inconveniente o fato de, por seu local, o motor de acionamento da escova faz barreira à passagem do fluxo de ar proveniente do moto ventilador
2/13 distante. Além disso, o aparelho não fica malte equilibrado, pois todo o peso se acha no punho, oom oonseqüéncías negativas sobre a ergonomia do aparelho.
Conhece-se também, pelo documento DE 33 19 402. um acessório que comporta uma base tubular prolongada por ume. parte que forma escova 5 montada rotativa sobre a base e que comporta, em uma de suas extremidades, um motor de acionamento em rotação da escova, O motor é disposto no exterior da escova e è suportada por uma haste interna que se apóía sobre a base tubular do acessório. Em funcionamento, o acessório é montado na extremidade de sopro de um senador de cabelos, Esse secador de cabelos tendo geralmente uma forma de 10 pistola se mostra difícil de manipular, quando da sua utilização para realizar o enrolamento de uma m.echa por seu acessória de extremidade. Por outro lado, o dispositivo do motor no exterior da escova a a disposição da orientação da haste do motor na base do acessório fazem com que este apresente um comprimento bastante importante, tornando ainda menos facilitada a utilização do aparelho que 15 o comporta.
Uma outra solução foi proposta no documento WO 2005/018372 que descreve uma escova elétrica rotativa, que comporta um punho de preensão na parta superior da qual é disposto um mato ventilador, o punho sendo ligado por uma peça Intermediária a uma haste de suporte de um elemento aquecedor, haste 20 que, por razões normativas e de segurança, deve ser envolvida por um cilindra de proteção da diâmetro bem elevado. O cilindro de proteção suporta, em sua extremidade superior, um motor elétrico de acionamento em rotação de um suporta de acessória de escova rotativa montado na extremidade da árvore de saída do motor, acessório que vem, então, envolver esse cilindro. Respondendo um pouco 25 mais ás exigências de equilíbrio das massas, esse aparelho apresenta, todavia, a desvantagem de uma utilização limitada a escovas de grande diâmetro, isto, per um lado, pela disposição da roda de ventilador na parte superior do punho e, por outro lado, pelo diâmetro considerável do cilindro de segurança que envolve o elemento aquecedor. Por outro lado, a disposição aproximada do elemento 30 aquecedor e do motor de acionamento da escava, por um lado, complica as conexões elétricas de cada um et por outro lado, provoca um risco de aquecimento da motor, com consequências sobre a duração de vida deste. Além disso, o cilindro de proteção achando-se no exterior do punho, por razões normativas e da segurança, o ar sé pode sair por uma fenda muito estreita do cilindro de proteção a 5 dal se segue uma repartição não uniforme do ar soprada no acessório e, por conseguinte, nas mechas de cabelos tratadas.
A finalidade da presente invenção é de prevenir os inconvenientes pré-citados e propor uma escova para cabelos elétrica apta a enviar um fluxo de ar uniforme e potente em direção dos cabelos, a fim de melhorar o aspecto da 10 cabeleira tratada e de reduzir o tempo de tratamento dos cabelos, podendo se aplicar a diferentes comprimentos de cabelos, mesmo a cabelos curtos e sendo confiável em funcionamento.
Uma outra finalidade da invenção é uma escova para cabelos elétrica apta a realizar um bom penteado dos cabelos, uniforme e durável, sendo de uma 1 õ utilização rápida e facilitada em funcionamento.
Uma outra finalidade da invenção é uma escova para cabelos elétrica que seja eficaz, da estrutura simplificada, compacta e que pode ser industrializada por um baixo custo.
Essas finalidades são alcançadas com uma escova para cabelos 2G eiétrica, comportando uma caixa longitudinal que forma um punho de preensão, um elemento aquecedor, um primeiro motor de acionamento de um ventilador que realiza a circulação de ar e partir de uma abertura de entrada de ar situada em uma das extremidades do punho, em direção de uma abertura de saída de ar localizada na extremidade oposta do punho, e um segundo motor de acionamento 25 em rotação de um acessório de penteado, devido ao fato de o ventilador, o primeiro motor e o elemento aquecedor estarem compreendidos no interior do punho e do o segundo motor ser ligado por pelo menos uma haste ao exterior do punho, no prolongamento deste, sendo coaxial ou paralelo ao eixo longitudinal do punho, a base da haste sendo fixada no punho e prolongando-se para a frente por 30 uma parte de suporte do segundo motor.
4/5 3 aparelho comporta uma caixa longitudinal, que tem, portanto, uma forma alongada, estendendo-se segundo o eixo longitudinal do aparelhe e apresentando, assim, uma boa ergonomia, quando da utilização com um acessório rotativo disposto na extremidade dianteira do punho (por extremidade dianteira, 5 compreende-se a extremidade voltada para os cabelos e oposta àquela de preensão do punho). Esse aparelho realiza um penteado dos cabelos por prisão e enrolamento pelo menos pardal de uma mecha com um acessório de penteado do tipo mandríi que comporta cerdas e aberturas de saída de ar uniformemente repartidas sobre sua superfície cilíndrica, o acessório sendo colocado em rotação 10 par um dos motores do aparelho, o fluxo de ar sendo soprado pelo ventilador acionado por um outro motor do aparelho e sai pelas aberturas do acessório.
De acordo cem a Invenção, a caixa longitudinal que forma punho contém o ventilador; seu motor de acionamento e o elemento aquecedor,, o que permite obter um conjunto de supro e aquecedor compacto e bem isolado, fechado 15 e permeável unicamente à passagem do ar no sentido longitudinal do punho, por aberturas previstas para isso no punho. De acordo com a invenção também, o segundo motor de acionamento em rotação de um acessório de penteado se acha, ele também, ligado por pelo menos uma haste ao exterior do punho, nu prolongamento deste, a haste sends coaxial ou paralela ao eixo longitudinal do 20 punho e prolongando-se para a frente por uma parte de suporte du segundo motor..
Isto permite ao fluxo de ar que sai da caixa longitudinal du punho chegar ao acessório, sem que seja bloqueado pelo motor de acionamento deste, motor esse que é disposto no exterior do punho.
Por pelo menos uma haste, compreende-se seja um elemento central 25 de suporte, seja várias cabos de supurle repartidos sobre a periferia do punho para manter o segundo motor, seja um eixo de suporte descentrado em relação ao eixo longitudinal do punho, sendo paralelo a este. O termo genérico motor pode também designar um moto-redutor de alimentação elétrica.
O posicionamento do motor com o auxilio dos suportes, permitindo 30 liberar a abertura de saída de ar do punho, respeita, portanto, uma emergência
5/13 suficiente da fluxo da ar quente soprado, u motor e seu suporte apresentando um diâmetro inferior àquefe do cilindro, no qual se) inscreve o fluxo de ar que sai do punho ou sondo disposto à distância da saída de ar do punho. Por motor disposto a distância de uma abertura de saída de ar do punho, compreende-se seja urna 5 disposição distante lungítudinalmente (motor distante, segundo o eixo longitudinal do aparelho), seja uma disposição distante) radíalmente, portanto, defasada radíalmente em relação ao eixo longitudinal do punho. Esse motor disposto a distância permite, então, liberar, de maneira significativa, a saída de ar, segundo o eixo longitudinal do punho, reduzindo as perdas de carga, para melhor eficácia da 10 secagem, sem recorrer a uma secagem prévia com secador de cabelos..
Isto permite obter um aparelho de penteado, utilizando um elemento aquecedor potente, sem ser limitado por dificuldades normativas ou paio gabarito, podendo lhe adaptar um acessória motorizado de enformaçâo do penteado. As vantagens oferecidas por esse aparelho são bons desempenhos de secagem para 15 uma ergonumia melhorada e um volume reduzido do aparelho.
De preferência, a escova comporta uma haste coaxial ao punho ligada a este por sua base e prolongando-se para a frente por uma parte de suporte oca de recebimento do segunda motor..
Essa solução permite uma disposição do mofar de acionamento do 20 acessório à distância, no exterior do punho, mas no prolongamento do eixo longitudinal deste, sendo suportado por uma única haste central. Essa disposição permite se assegurar um acionamento em rotação do acessório em torno do eixo central do punho, fazendo suportar o motor pela extremidade dianteira de uma única haste central, para uma boa ergonomia do aparelho, permitindo ao fluxo de 25 ar que sai do punho atingir o acessório e sair por seus orifícios uniformemente repartidos sobre sua superfície lateral, Com efeito, o acessório sendo um mandril oco munida da tufos de pelos em sua periferia e de aberturas de salda de ar entre os tufos de pelos, o fluxo de ar quente que sal do punho, segundo o eixo longitudinal deste, se reparte no espaço anular existente entre o acessório e a haste central e sai pelos orifícios da acessório, sem encontrar obstáculo e sem mudar da direção, portanto, praticamente sem perdas de carga,
Devido ao fato de a haste central comportar uma parte de suporte de forma aca, que permite receber no interior o segundo motor da acionamento, isto 5 assegura um melhor aerodínamismo do conjunto que forma a haste, Com efeito, o motor é vantajosamente escolhido de forma cilíndrica alongada e podendo apresentar um diâmetro estreito, de maneira a poder ser inserido no Interior da haste de suporte, Essa solução permite ter um motor ajustado ne fluxo de ar quente soprado pelo aparelho, sendo termicamente, por exemplo, encapsulado em 10 uma haste fabricada em um material plástico Isolaste.
Vantajosamente, a extremidade que forma o topa da haste suporta um elemento de acoplamento montado sobre a árvore de saída do segundo motor de acionamento do acessório.
Esse elemento de acoplamento montada na extremidade da haste 15 permite, vindo presa com um elemento de acoplamento correspondente do acessório, realizar uma montagem e uma desmontagem rápida de um acessória amovível em relação a seu meio de acionamento em rotação.
De preferência, o acessório fica preso com o elemento de acoplamento em uma de suas extremidades, a extremidade oposta sendo 20 orientada em rotação por uma parte cilíndrica da base da hasfe.
Essa solução construtiva permite assegurar um bom acionamento e também uma boa orientação em rotação da acessório cilíndrico que envolve a haste de suporte, permitindo-lhe girar mesmo a valores consideráveis do binário de rotação exercido pela mecha sobre o acessório,
Vantajosamente, a base ria haste apresenta uma parte cilíndrica que tem um primeiro diâmetro comparável àquele do punho, a base sendo ligada a uma parte intermediária piootada que se prolonga por uma parte de suporte que tem um segunde diâmetro inferior ao primeira.
A. base da haste é, portanto, solidária ao punho, sua forma cilíndrica 3G permitindo, por outra lado, assegurar o orientação em rotação do acessório, A
7/η passagem entre a base de fixação no punho e a parte central de suporte da haste se faz par uma parte intermediária munida de orifioios de passagem do fluxo de ar proveniente do punho. Essa construção de haste permite então preservar e transmitir ao acessõrio um fluxo de ar quente e patente proveniente do punho.
o De preferência, assa parte intermediária é formada de várias arcos.
isto permite reforçar a rigidez da estrutura da parte intermediária da haste de suporte, sendo permeável à passagem do fluxo de ar.
Vantajasamente, a parte intermediária ploutada comporta paredes internas e a parte de suporte uma parte de ataque que tem uma forma inclinada, 10 segundo a direção do fluxo de ar.
Essas paredes inclinadas, segundo a direção do fluxo de ar, opõem muito pouca resistência á passagem do fluxo de ar, o que permite diminuir as perdas de carga, quando passa no interior do acessório. Em uma variante, poderse-ía pensar em substituir as paredes internas inclinadas dos arcas por paredes 15 verticais de espessura estreita, ligadas a uma parede transversal picotada da parte intermediária..
De preferência, o elemento aquecedor é disposto no interior de um estop coaxial ao punho, cuja extremidade de saída de ar fioa diretamente em comunicação com a base da haste.
20 estojo permite canalizar bem a ar quente até a saída do punho onde o estojo vem se ramificar com a base da haste de suporte que realiza uma boa transferência do fluxo de ar no interior de um acessório, sem pardas de carga para uma melhor eficácia da secagem,
Vantajosamente, o primeiro motor e o segundo motor são dispostos 25 sensivelmente a distância igual da abertura de salda de ar do punho.
Isto permite repartir bem o peso e equilibrar bem as massas no interior do aparelho, para melhor ergonomia, a zona de preensão do aparelho que se situa em direção à extremidade de saída de arde punho.
8/13
De preferência, os valores da seção de pas&agem de ar no interior do acessório, quando é montado sobre a haste, diminuem progressívamente em direção do topo da haste.
Essa seção de escoamento de ar progressívamente decrescente, partindo das aberturas da base da haste em direção ao topo do acessório permite limitar o aquecimento do motor, assim como as perdas de carga em direção à extremidade da escova.
Em um modo vantajoso de realização da invenção, essa haste é montada desmontava! em relação ao punho.
Essa ligação desmontâve! da haste em relação ao punho permite utilizar o punho da aparelho com outros acessórios que não têm forçosamente necessidade de serem motorizados, tais come um bocal, um difusor para secar o penteado, um mandril de ferro de frisar ou de anelar, pranchas de alisamanto, um pente, um dispositivo que distribui um produto cosmético sobre os cabelos, eto.
Vantajosamente, a base da haste comporta uma parte tubular de fixação a de orientação no punho.
Essa parte tubular periférica munida, per exemplo, de meios de fixação com baioneta ou com parafuso, em relação ao punha, deixa uma passagem considerável pare o fluxo de ar proveniente do punho da escova.
apresentando uma parte cilíndrica de orientação para oferecer uma boa resistência em flexão da haste solicitada na extremidade.
De preferência, a haste sustenta conectores elétricas de alimentação do motor de acionamento do acessório que coopera com conectores elétricos do punho.
Assim, o contato elétrico é vantejesamente estabelecido, quando a haste ê completamente bloqueada eu introduzida sobre o punho, conservando um volume ótimo e uma boa passagem da fluxo de ar entre o punha e a haste de suporte do acessório.
9/13
Em um outro modo de realização da Invenção, a escova comporta uma hasta em L ligada por uma da suas extremidades radlalmente à saída do punho, a outra extremidade suportando o segundo motor.
Essa escova comporta, portanto, uma haste externa no prolongamento do punho que suporta o motor disposto segundo uma direção transversal ao fluxo de ar que sai, O acessório e a mecha que ele prende são, portanto, díretamente submetidos ao fluxo de ar soprado pelo punho, para ainda mais eficácia da secagem.
A invenção será compreendida melhor com o estudo dos modos de realização considerados, a título de moda nenhum limitative, e ilustrados nas figuras anexadas, nas quais:
- a figura 1 representa uma vista em corte simplificada de uma escova para cabelos elétrica, de acordo com a invenção;
- a figura 2a representa uma vista lateral de uma escova para cabelos elétrica, de acordo com a invenção e a figura 2b representa uma vista em corte longitudinal realizada com o plano A~A da figura 2a;
~ a figura 3a representa uma vista lateral de uma haste de suporta de uma escova, conforme um modo vantajoso de realização da invenção e a figura 3b representa uma vista em perspectiva da hasta da figura 3a;
* a figura 4 representa uma vista lateral, mostrando uma escova para cabelos, segundo uma variante de realização da invenção.
O aparelho elétrico de enformação da invenção, notadamente uma escova para cabelos elétrica 1, está representado em uma vista em corte simplificada na figura 1 e compreende uma caixa 2, formando um punho 3 de preensão prolongada para a frente por um acessório de penteado 11,0 punho 3 contém meios de circulação do ar entre uma abertura de entrada de ar 9. através de um filtre 8, abertura situada na extremidade distante do acessório 11 e uma abertura de salda de ar 10 localizada nas proximidades do acessório 11.
De maneira vantajosa, de acordo com a invenção, a caixa 2 do punho 3 contém, entre suas aberturas de entrada de ar 9 e aquelas de saída de ar 10, um
10/13 ventilador 7 situado nas proximidades do filtro 8, acionada em rotação por um primeira motor 6 elétrico no prolongamento do qual é disposto um elemento aquecedor 5. Q elemento aquecedor 5 se acha no interior de um estojo 36 (figura 1 )< ou, na realização ilustrada nas figuras 2a e 2b, o ventilador 7, seu motor de 5 acionamento 6 e o elemento aquecedor 5 são todos dispostos no interior do estojo
36. O ar quente soprado pelo punho e canalizado pelo estojo 36 sai por uma extremidade 37 do estojo 36 e chega ao interior de um corpo ooo do acessória 11. O acessório 11 apresenta uma parte de orientação 15 tubular cilíndrica que se prolonga para a frente por uma parte ativa 16 tubular cilíndrica. A parte ativa 16 é 10 munida de cordas 17 a de orifícios 18 de saída de ar unifermemente repartido sobre sua superfície (figura 2a).
De acordo com a invenção, a escova para cabelos elétrica 1 comporta um segundo motor 14 elétrico de acionamento do acessório 11, motor que é ligado por uma haste 20 na extremidade da salda de ar 10 do punho 3. Esse 15 motor 14 é vantajosamente montada a nível de uma extremidade ou topo 22 da haste 20 que é ligada por sua base 21 ao punho 3, sendo coaxial a este. No exempla representado, o motor 14 é, com efeito, um conjunto moto redutor que assegura o acionamento em rotação da acessório à velocidade e aa binário requerida em funcionamento..
A haste 20 é um conjunto que camparia a base .21 tubular cilíndrica que tem um diâmetro próximo daquele interno do punho no qual ela é fixada. A base 21 se prolonga para a frente por uma parte intermediária 23 picotada, parte que è realizada, reunindo-se vários arcas .27 ou abóbadas (figuras 3a, 3b) de forma ogival, formando dois a dois uma abertura 26 de passagem de ar.. Os arcas 27 são 25 ajustadas em torne da base 21, o topo das arcas se apoia sobro uma parte de suporte 24 de forma cilíndrica da haste 20. Tal como mais visível nas figuras 3a e 3b, as paredes internas 28 da parte intermediária 23, assim como a parte de ataque 29 da parte de suporte 24 têm uma forma inclinada, segundo a direção de passagem de fiuxa de ar soprado pelo punho (ver u sentido das setas na figura 2b) 30 para conferir um melhor aerodinamísmo às partes da haste situadas nu fluxo de ar.
11/13
A parte ds suporte 24 da haste 20 apresenta um corpo oco 30 (figure 2b) que suporta na dianteira o motor 14, a parta traseira do corpo sendo firme, a fim de assegurar urn bem isolamento térmico do motor 14. A parta de suporte 24 apresenta uma parte dianteira 31 que tem um diâmetro interno idêntico àquele do 5 motor 14, por exemplo, compreendido entra 10 e 18 mm. A parte dianteira se prolonga em direção à parte intermediaria 23 por uma parte traseira 32 de diâmetro inferior àquele da parte dianteira 31. A parte traseira 32 apresenta várias nervuras 33 sobre o contorno que lhe conferem mais rigidez. As nervuras 33 se acham no prolongamento dos montantes dos arcos 27.
A haste 20 pode vantajosa mente ser realizada em uma matéria plástica por uma técnica de injeção.
A base 21 da haste 20 apresenta uma parte cilíndrica 25 externa que serve de zona de orientação em rotação para a superfície interna da parte de orientação 15 do acessório 11.
O topo 22 da haste 20 comporta um elemento de acoplamento 40, compreendendo, por um lado, um tampão 41 fixado em uma de suas extremidades sobre a árvore 42 de saída do motor 14 e, por outro lado, canduras 43 que vêm se engrenar com caneluras 44 correspondentes nu interior de uma parte de acoplamento 39 do acessório 11,
O corpo da haste 20 ê vantajosamente fabricado em uma matéria plástica, por exempla, o polipropíleno, por uma técnica de injeção.
Em um primeiro modo da realização da invenção, a haste 20 ê fixada corn sua base 21, de maneira não desmontável na caixa 2 do punho 3, notadamente a nível da saída de ar 37 do estojo 36.
Em um segundo modo de realização da invenção, a haste 20 é montada amovível em relação à caixa 2 do punho 3. Essa haste 20 é mais visível nas figuras 3a e 3b nas quais a base 21 apresenta uma parte tubular 46 munida de baionetas 47 que vêm se fechar sobre apêndices 48 (figura 1, figura 2b) previstos para isso sobre o corpo da caixa 2 do punho 3. Essa haste amovível é dotada de 30 conectores elétricos 50 de alimentação do motor 14, os conectores 50 sendo, de
127 13 preferência, dispostos sobra e superfície interne da parte tubular 25 e se prendem com conectores elétricos 51 (figura 1) correspondentes do punho 3.
Em uma variante (não representada nos desenhos), a haste 20 é montada desmontável a nível de sua parte de suporte 24. Assim, a base 21 e a 5 parte intermediária 23 são montadas fixas sobre o punho 3, uma parte central protuberante que forma ressalto no eixo do punho e que comporta as fichas dos conectores elétricos 51 de alimentação. Em funcionamento, a parte de suporte 24 da haste 20 vem se introduzir com conectores elétricos 50 correspondentes na extremidade da parte central saliente do punho.
Em funcionamento, a usuária introduz a haste 20 sobre o punho 3 girando até que os apêndices 48 chegam ao fundo das baionetas 47 e que o contato elétrico seja estabelecido entre os conectores 50 e 51, Em seguida, ela escolhe um acessório 11 que tem as características de acordo com penteada desejado (diâmetro, tipo de cordas, etc.) que ela encaixa sobre as canelaras 43 do elemento de acoplamento 40 no topo 22 da haste 20. O aparelho estando então pronta para funcionar, a usuária aciona um botão 52 de colocação em funcionamento do primeiro motor 6 que permite ao fluxo de ar quente sair pelas aberturas 18 do acessório 11, Um botãa 53 pode ser prevista para cortar a alimentação do elemento aquecedor 5, visando um tratamento com u ar à temperatura ambiente. Um botão 54 pode também ser prevista para colocar em funcionamento um gerador de íons e enriquecer com Ions o fluxo de ar soprado pela punho. Acionando-se um botão 55, a usuária coloca, em seguida, em funcionamento o segundo motor 14 de acionamento do acessório 11 que começa, então, a girar para realizar o penteada. Essa botão permite também inverter o 25 sentido de rotação do motor 14 ou fazer variar sua velocidade.
Como opção, a usuária pode realizar uma secagem prévia des cabelos, montando um acessório de tipo bocal ou difusor munido de uma fixação com baionetas na saída de ar do punho 3.
Essa construção de escova para cabelos elétrica permite utilizar um elemento aquecedor potente para ter uma boa eficácia da secagem, permitindo ao fluxo de ar potente chegar â extremidade 19 do acessório 11, sem perdas de carga aeráulica.
A figura 4 ilustra uma variante de realização da escova para cabelos elétrica 1 da invenção. Nessa variante de realização da escova para cabelos 5 elétrica 1 da invenção. Nessa variante, a haste 20 tem uma forma geral em L e é ligada por uma de suas extremidades 20' rediaímente ao exterior do punho 3, a outra extremidade 20” que suporta o segunda motor elétrico de acionamento em rotação, conforme a dupla seta da figura 4, do acessória 11.0 acessório 11é montado transversalmente ao fluxo de ar soprado pelo punho 3. A haste pode ser 10 montada amcvível em relação ao punho 3, a extremidade 20! da haste 20 sendo munida de fichas de conexão que se prendem com conectores elétricos correspondentes sobre u corpo do punho 3.
Em funcionamento, o fluxo de ar aspirado pela abertura de entrada de ar 9 sai pela abertura 10 do punho 3 em direção do acessório 11.0 acessório e a 15 mecha que ele prenda são, portanto, díretamente submetidos ao fluxo da ar soprado pelo punho, para ainda mais eficácia da secagem.
Outras variantes e modos de realização da invenção podam ser considerados, sem sair do âmbito de suas reivindicações,
Assim, o motor de acionamento do acessório pode ser acoplado â 20 sua árvore de salda corn um mecanismo de transformação de seu movimento de rotação em um movimento de transíação alternativa ou em um movimento vibratória, ato., a usar com diferentes tipos de acessórios

Claims (14)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Escava elétrica para cabelos (1), que comporia uma caixa (2) longitudinal que forma um punho (3) da preensão, um elemento aquecedor (5), um primeiro motor (6) de acionamento de um ventilador (7) que realiza uma circulação de ar a partir de uma abertura de entrada de ar (9) situada em uma das extremidades do punho em direção a uma abertura de saída de ar {10) situada na extremidade oposta do punho, e um segundo motor (14) da acionamento em rotação de um acessório de penteado (11), CARACTERIZADA pelo fato de o ventilador (7), o primeiro motor (6) e o elemento aquecedor (5) estarem compreendidos no interior do punho (3) e de esse segundo motor (14) ser ligada par pelo menos uma haste ao exterior do punho (3), no prolongamento desta, sendo coaxial ou paralela ao eixo longitudinal do punho, a base da haste sendo fixada no punho (3) e prolongando-se para a frente por uma parte de suporte do segundo motor (14).
  2. 2. Escova, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de comportar uma haste (20) coaxial ao punho (3) ligada a esta por sua base (21) e prolongando-se para a frente por uma parte de suporta (24) oca de recebimento do segundo motor (14).
  3. 3. Escova, de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, CARACTERIZADA pelo fato de a extremidade que forma o topo (22) da haste (20) suportar um elemento da acoplamento (40) montado sobre a árvore de salda do segundo motor (14) de acionamento do acessório (11).
  4. 4. Escova, de acordo com a reivindicação 3. CARACTERIZADA peto fato de o acessória (11) se prender com o elemento de acoplamento (40) em uma de suas extremidades, a extremidade oposta sendo orientada em rotação por uma porte cilíndrica (25) da base (21) da haste (20).
  5. 5. Escova, de acordo com uma das reivindicações precedentes, CARACTERIZADA pelo fato de a base (21) da haste (20) apresentar urna parte cilíndrica (25) que tem um diâmetro comparável àquele do punho (3), a base (21)
    2/3 sendo ligada a uma parte intermediária (23) picotada que se prolonga por uma parte de suporte (24) que tem um segundo diâmetro inferior ao primeiro,
  6. 6. Escova, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADA pelo fato de essa parte intermediária (23) serfbrmada de vários arcos (27).
    6
  7. 7. Escova, de acordo com uma das reivindicações 5 ou 6,
    CARACTERIZADA pele fato de a parte intermediária picotada (23) comportar paredes internas (28) e a parte de suporte (24) uma parto de ataque (29) tendo uma forma Inclinada segundo a direção do fluxo de ar.
  8. 8. Escova, de acordo com uma das reivindicações 2 a 7,
    10 CARACTERIZADA pelo fato de o elemento aquecedor (6) ser disposto no interior de um estojo (36) coaxial ao punho (3), cuja extremidade de salda de ar (37) é diretamente colocada em comunicação com a base (21) da haste (20).
  9. 9. Escava, de acordo com uma das reivindicações precedentes, CARACTERIZADA pelo fato de o primeira motor (6) e o segundo motor (14) serem
    15 dispostas sensivelmente a distância igual da abertura de saída de ar (10) do punho
  10. 10. Escova, de acordo com uma das reivindicações precedentes, CARACTERIZADA pelo fato de cs valores da seção de passagem de ar no interior do acessória (11), quando é montado sobre a haste (20), diminuírem
    20 progressivamente em direção do topo (22) da haste (20).
  11. 11. Escava, de acordo com uma das reivindicações precedentes, CARACTERIZADA pelo fato de essa haste (20) ser montada desmontável em ralação ao punho (3).
  12. 12. Escova, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADA
    25 pelo fato de a base (21) da haste (20) comportar uma parte tubular (46) de fixação e de orientação no punho (3),
  13. 13. Escova, de acordo com uma das reivindicações 11. ou 12, CARACTERIZADA pelo fato de a haste (20) portar conectores elétricos (60) de alimentação do motor (14) de acionamento do acessório (11) que cooperam com
    30 conectaras elétricas (51) da punho (3),
    3/3
  14. 14. Escova, de aconáo com a reivindicação t, CARACTERIZADA pelo fato de comportar uma haste ern L ligada por uma de suas extremidades radialmente à salda do punho, a outra extremidade suportando o segundo motor.
BRPI0810059A 2007-04-06 2008-04-04 escova elétrica para cabelos BRPI0810059A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0702534A FR2914543B1 (fr) 2007-04-06 2007-04-06 Brosse a cheveux electrique
PCT/FR2008/000466 WO2008139051A2 (fr) 2007-04-06 2008-04-04 Brosse a cheveux electrique

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0810059A2 true BRPI0810059A2 (pt) 2019-08-27

Family

ID=38349511

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0810059A BRPI0810059A2 (pt) 2007-04-06 2008-04-04 escova elétrica para cabelos

Country Status (7)

Country Link
EP (2) EP2131695B1 (pt)
CN (3) CN101662969B (pt)
BR (1) BRPI0810059A2 (pt)
DE (1) DE202008018013U1 (pt)
ES (2) ES2487508T3 (pt)
FR (1) FR2914543B1 (pt)
WO (1) WO2008139051A2 (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2012097498A1 (en) * 2011-01-17 2012-07-26 Sun Luen Electrical Manufacturing Company Limited A hair styling apparatus
FR2978332B1 (fr) * 2011-07-27 2015-08-14 Seb Sa Brosse a cheveux electrique avec accessoire evolutif
CN103763973B (zh) * 2012-04-23 2017-02-22 新联电器厂有限公司 用于头发造型装置的组件
CN103040226B (zh) * 2012-12-29 2015-05-20 深圳市深创电器有限公司 风梳
CN103653678A (zh) * 2013-12-24 2014-03-26 慈溪艾格特电器有限公司 一种电风梳
GB2526049B (en) 2014-03-20 2017-04-12 Dyson Technology Ltd Attachment for a hand held appliance
CA2943399A1 (en) 2014-03-20 2015-09-24 Dyson Technology Limited Attachment for a hand held appliance
GB2533323B (en) * 2014-12-16 2017-12-20 Dyson Technology Ltd Hand held appliance
RU2018136758A (ru) 2016-03-24 2020-04-24 Дайсон Текнолоджи Лимитед Насадка для ручного прибора
CN111031839A (zh) * 2017-09-01 2020-04-17 芭比丽丝法科私人有限公司 人体工学改进的旋转吹风毛刷器
EP3459386A1 (fr) 2017-09-22 2019-03-27 BaByliss Faco sprl Brosse soufflante rotative avec ergonomie amelioree
FR3091154B1 (fr) 2018-12-28 2021-10-22 Seb Sa appareil de coiffure avec embout de préhension pour le refroidissement du moteur
GB2587607A (en) * 2019-09-23 2021-04-07 Tangle Teezer Ltd Hair styling device
FR3102347B1 (fr) * 2019-10-25 2021-10-22 Seb Sa appareil de coiffure avec accessoire rotatif orientable
FR3102348B1 (fr) 2019-10-25 2023-10-27 Seb Sa appareil de coiffure avec accessoire soufflant orientable
FR3122068A1 (fr) 2021-04-23 2022-10-28 Seb S.A. appareil de coiffure avec accessoire orientable et dispositif de verrouillage de l’accessoire
USD1021238S1 (en) 2022-06-02 2024-04-02 Sharkninja Operating Llc Hair care appliance

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2590447A (en) * 1950-06-30 1952-03-25 Jr Simon R Nord Electrical comb
US3840030A (en) * 1973-05-31 1974-10-08 Gen Electric Detangling dryer
US3890984A (en) 1974-01-23 1975-06-24 Alexander C Lesetar Hair dryer with rotary brush
US3894547A (en) * 1974-02-01 1975-07-15 Malibu Personal Beauty Product Hair styling apparatus
DE2501682A1 (de) * 1975-01-17 1976-07-22 Dieter Walter Liedtke Haarpflege- und frisiergeraet
US4328818A (en) * 1976-04-27 1982-05-11 Glucksman Dov Z Hand held hair dryer
DE2838587A1 (de) * 1978-09-05 1980-03-06 Volz Abc Elektrogeraete Haarform- und frisiervorsatz fuer haartrockengeraete
IT8217414A0 (it) * 1982-11-18 1982-11-18 Poggetti Pietro Tricorapid
DE3723063A1 (de) * 1987-07-11 1989-01-19 Forfex Popp A Haarpflegegeraet Haartrockner
CN2109111U (zh) * 1991-12-21 1992-07-08 梁大海 一种多功能梳子
CN2111023U (zh) * 1992-01-08 1992-07-29 吴盛兴 吹风梳子
DE9315006U1 (de) * 1993-10-04 1993-12-16 Palummo Damiano Motorisierte-Heißluftbürste
JP4312470B2 (ja) 2003-02-26 2009-08-12 ヤーマン株式会社 回転式ヘアーブラシ
AU2003258408A1 (en) 2003-08-21 2005-03-10 Abdullah Syed Hussain Handheld hairdryer with rotating drum
US7015420B2 (en) * 2003-12-08 2006-03-21 Kenford Industrial Company Ltd. Hair brushing appliance
DE202004004200U1 (de) 2004-03-16 2005-08-11 Wik Far East Ltd. Elektrisches Haarformgerät
JP4232695B2 (ja) * 2004-06-14 2009-03-04 パナソニック電工株式会社 ブラシ付きヘアードライヤー

Also Published As

Publication number Publication date
FR2914543A1 (fr) 2008-10-10
CN101662969B (zh) 2011-08-24
WO2008139051A3 (fr) 2009-03-19
EP2131695A2 (fr) 2009-12-16
EP2335515B1 (fr) 2014-05-07
CN102197913A (zh) 2011-09-28
CN101662969A (zh) 2010-03-03
EP2131695B1 (fr) 2014-05-07
DE202008018013U1 (de) 2011-04-28
EP2335515A1 (fr) 2011-06-22
ES2487638T3 (es) 2014-08-22
CN102197914A (zh) 2011-09-28
WO2008139051A2 (fr) 2008-11-20
FR2914543B1 (fr) 2010-02-26
CN102197914B (zh) 2013-08-14
CN102197913B (zh) 2014-03-12
ES2487508T3 (es) 2014-08-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0810059A2 (pt) escova elétrica para cabelos
US6966125B2 (en) Automatic air movement for hair dryers
US7096598B1 (en) Hair styling brush with reverse air flow
ES2648198T3 (es) Aparato de tratamiento de los cabellos con vapor
JP6199990B2 (ja) ドライヤー
BR112015003657B1 (pt) dispositivo de tratamento de cabelo; concentrador para utilização com um aparelho para cabelo que expele ar através de uma saída; aparelho para o cabelo; e métodos de secagem de uma seção de cabelo
US20100263223A1 (en) Compact hair dryer with replaceable styling attachments
JP2002238649A (ja) 送風装置
CN203884935U (zh) 用于装配在空气流电动理发设备上的附件及该空气流电动理发设备
KR101265490B1 (ko) 저소음 헤어 드라이기
KR20190117859A (ko) 무선 헤어드라이기
EP0473752A1 (en) Plant-killing device
US20190254456A1 (en) Combination blow dryer and garment steamer system
CN203873203U (zh) 用于装配在空气流电动理发设备上的附件及该空气流电动理发设备
KR20130030999A (ko) 모발 흡입식 헤어드라이어
KR200318913Y1 (ko) 모발 건조와 스타일링 기능이 구비된 회전 브러시
WO2008047120A1 (en) Hair styler
KR101263408B1 (ko) 두피건조용 드라이기
US20080061456A1 (en) Appliances having built-in water dispenser
KR102076968B1 (ko) 헤어드라이어
WO2005018372A1 (en) Handheld hairdryer with rotating drum
JP2021010639A (ja) ヘアードライヤー
KR20120018596A (ko) 건조가 용이한 헤어드라이어
KR200310105Y1 (ko) 퍼머넌트 가온기
KR20210136769A (ko) 온풍기 겸용 헤어드라이어

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 7A, 8A, 9A, 10A E 11A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2539 DE 03-09-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.

B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]