BRPI0809863A2 - Colchonete para exercícios e terapia - Google Patents

Colchonete para exercícios e terapia Download PDF

Info

Publication number
BRPI0809863A2
BRPI0809863A2 BRPI0809863-8A2A BRPI0809863A BRPI0809863A2 BR PI0809863 A2 BRPI0809863 A2 BR PI0809863A2 BR PI0809863 A BRPI0809863 A BR PI0809863A BR PI0809863 A2 BRPI0809863 A2 BR PI0809863A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
exercise
mat
foam material
therapy
mattress according
Prior art date
Application number
BRPI0809863-8A2A
Other languages
English (en)
Inventor
Karl Mueller
Original Assignee
Kybun Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kybun Ag filed Critical Kybun Ag
Publication of BRPI0809863A2 publication Critical patent/BRPI0809863A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A63SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
    • A63BAPPARATUS FOR PHYSICAL TRAINING, GYMNASTICS, SWIMMING, CLIMBING, OR FENCING; BALL GAMES; TRAINING EQUIPMENT
    • A63B6/00Mats or the like for absorbing shocks for jumping, gymnastics or the like
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A63SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
    • A63CSKATES; SKIS; ROLLER SKATES; DESIGN OR LAYOUT OF COURTS, RINKS OR THE LIKE
    • A63C19/00Design or layout of playing courts, rinks, bowling greens or areas for water-skiing; Covers therefor
    • A63C19/04Mats or carpets for courts
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T428/00Stock material or miscellaneous articles
    • Y10T428/249921Web or sheet containing structurally defined element or component
    • Y10T428/249953Composite having voids in a component [e.g., porous, cellular, etc.]

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Physical Education & Sports Medicine (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Percussion Or Vibration Massage (AREA)
  • Finger-Pressure Massage (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
  • Invalid Beds And Related Equipment (AREA)

Description

COLCHONETE PARA EXERCÍCIOS E TERAPIA CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a um colchonete para exercícios e terapia de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
O uso de colchonetes para condicionamento físico e para ginástica tem se estabelecido no setor de esportes. Em jardins de infância e clubes de lazer após a escola são utilizados para jogar, durante os esportes na escola e também em academias de ginástica e clubes esportivos, eles se tornaram indispensáveis para 10 todos os exercícios no solo. Este tipo de colchonete foi desenhado para evitar o contato com superfícies frias e duras. As principais indústrias são a Airex, Bremshey, Mérida e Movivit. Thieme-Sport é também uma importante empresa na Alemanha. Estes colchonetes não possuem nenhuma cobertura. Por esta razão, suas superfícies tem que ser projetadas para serem sólidas, de fácil limpeza e 15 compatível com a pele. Outra importante característica é a natureza antideslizante do verso e o baixo peso total do colchonete. Diferentes tipos de colchonetes de material espuma também são utilizados em fisioterapia.
A fundamentação para a criação de ditos colchonetes datam do ano de
1970. Colchonetes típicos ainda são comercializados atualmente com um interior macio e com uma cobertura durável. Foi reconhecido inicialmente nos casos que
a cobertura de proteção tinha que ser firmemente conectada a espuma interior.
Um desenho típico é mostrado na patente número DE2124627 do ano de
1971. Até mesmo hoje em dia, colchonetes para exercícios físicos e terapia são produzidos de acordo com este princípio.
A patente DE2510863 do ano de 1975 revela um colchonete para ginástica
ou colchonete de base feito de poliuretano. Naquela época, as vantagens do novo material “poliuretano’’ foram reconhecidas e exploradas na produção deste tipo de colchonetes. Estes colchonetes foram utilizados primeiramente como “colchonetes de absorção de impacto”, como proposto na patente número EP0433237B1.
Um colchonete cujo propósito era absorver o impacto poderia possuir uma “forma de recuperação atrasada” para assegurar que o desportista aterrise nele e não seja imediatamente lançado novamente pela ação de mola.
Hoje em dia, quando é via de regra reconhecido que, de acordo com o site www.rheumaliga.ch, “ginásticas regulares e específicas com uma terapia e por meio de treinamento traz o sentimento, corpo e espírito em harmonia”, produtos 5 são comercializados que permitem “ginástica no local onde o cliente se encontra”. Tais colchonetes para exercícios físicos e terapias geralmente possuem formato retangular, quase quadrados e possuem uma área de superfície de cerca de 0.06m3 a 1m3. Sua densidade é na maioria das vezes, 1.5 cm a 10 cm. Uma vez que estes colchonetes são frequentemente utilizados por várias pessoas, estes 10 devem ter demandas muito elevadas em relação a higiene. Colchonetes são então utilizados por possuir “o mais eficiente amortecedor e uma estrutura de células-fechadas e não absorver umidade ou sujeira” (traduzido do original alemão http://www.airex.ch/de/catalog.php?tipo=30&catab=1).
A importância está então estabelecida na multifuncionalidade e na 15 resistência a umidade e apodrecimento. São utilizados para ginástica e exercícios executados quando parado, sentado, ajoelhado e em movimento. Foi descoberto que a ginástica executada com almofadas com espuma deste tipo estimula os músculos dos pés e encoraja uma posição firme, a base para uma postura correta.
Todos estes colchonetes de espuma possuem poros fechados, em outras
palavras, eles possuem uma estrutura de células fechadas. O efeito de mola é encontrado na ação combinada do ar comprimido nos poros e a elasticidade do material. De acordo com o principio de uma mola pneumática, um colchonete deste tipo torna-se paulatinamente mais duro a medida em que é pressionado.
Como descrito no estado da arte, os colchonetes convencionais são
guarnecidos com uma cobertura de proteção. Esta cobertura de proteção significa que uma grande área em torno do ponto de impressão é também influenciada. O efeito corresponde a uma almofada inflada com ar. As forças atuantes laterais conduzem via cobertura de proteção, a qual resulta no chamado “efeito balança”. 30 No entanto, o efeito desejado é parcialmente neutralizado pela escolha dos supra descritos materiais de espuma, pelo desenho com cobertura de proteção plástica e pelo material de espuma interior que são firmemente conectados um no outro. No entanto, os colchonetes de acordo com o estado da arte, são populares devido a sua versatilidade, por exemplo eles podem ser utilizados na água. Porém, eles não podem satisfazer os requerimentos fisioterapêuticos desejáveis pelo efeito da instabilidade.
O efeito de amortecimento descrito na patente EP0433237B1 é típico para
todos os colchonetes deste tipo de acordo com o estado da arte. Por questão de higiene e multifuncionalidade, como já foi mencionado, materiais de espumas de células fechadas são utilizadas nestes colchonetes, e eles são então adicionalmente providos de uma cobertura fechada feita do mesmo material ou de 10 outro material, Este tem um efeito negativo na instabilidade a qual é importante para a ativação de todos os músculos do sistema Iocomotor e na ação de mola desejada.
SUMÁRIO
O objetivo da presente invenção é aperfeiçoar os colchonetes para exercícios físicos e terapia utilizando uma espuma plástica a qual é produzida com material de célula aberta e que é especialmente configurada para este uso, de tal maneira que, para a pessoa submetida a terapia , o efeito de mola chega próximo ao salto ideal permitindo o máximo de instabilidade do dispositivo.
Este objetivo é encontrado em um colchonete para exercícios físicos e terapia tendo a descrição na reivindicação 1. Outras descrições de acordo com a invenção estão expostas nas reivindicações dependentes e as vantagens destas descrições são explicadas na descrição abaixo.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS:
A figura 1 mostra a curva de compressão de um colchonete com células fechadas.
A figura 2 mostra a curva de compressão de um colchonete com células abertas.
A figura3 mostra a compressão, durante 10 ciclos, de um colchonete com células fechadas.
A figura 4 mostra, em percentual, a deformação residual de um colchonete
com células fechadas durante 10 ciclos.
A figura 5 mostra a compressão, durante 10 ciclos, de um colchonete com células abertas.
A figura 6 mostra, em percentual, a deformação residual de um colchonete com células abertas durante 10 ciclos.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO As figuras mostram os resultados mensurados da comparação entre a
medição de colchonetes de células abertas e células fechadas. Estas podem ser examinadas no relatório do teste efetuado número 444.254 de 26 de novembro de 2006, do Laboratório Federal Suíço para Pesquisa e Testagem de Materiais.
O efeito de mola do colchonete de exercícios físicos e terapia especificados IO na reivindicação número 1 será menos progressivo e, sob peso, quase proporcional. A omissão da cobertura que é firmemente conectada ao interior resiliente e macio, reduz a transmissão das forças horizontais, as quais são transferidas nos colchonetes convencionais e comercializados com coberturas protetoras rígidas e resistentes a ruptura. A estrutura de célula aberta da 15 espuma, a qual é alcançada pelo utilização de materiais especiais, minimiza a transmissão das forças horizontais de forma detectável.
A estrutura de célula aberta é também mantida para a parte de fora da superfície do piso e superfícies laterais pelos meios de que os colchonetes são cortados de forma limpa, uma vez que a estrutura de célula aberta permite a troca 20 de ar de dentro para fora. A ação de mola pretendida é encontrada pela estrutura de célula sozinha. Inclusões de ar, as quais poderiam trazer o efeito de compressão de ar são evitadas. Somente na superfície direcionada para o piso há um filme adesivo afixado para fazer com que o colchonete não escorregue.
Para obter esta estrutura de célula aberta, o proposto colchonete para exercícios físicos e terapia é produzido de uma espuma de poliuretano flexível a qual é produzida principalmente de polióis e diisocinatos.
A proposta dos colchonetes para exercícios físicos e terapia cuja intenção é motivar indivíduos sedentários a levantar-se e encorajá-los a movimentar-se. O conceito de ficar em pé pode ter uma influência positiva no estado de saúde da 30 pessoa que realiza o treinamento, e sem grandes gastos,mas desde que as ações sejam direcionados de maneira que os músculos sejam trabalhados de maneira correta. O simples fato de parar-se em pé e movimentar-se neste colchonete, o qual é fornecido em diferentes comprimentos e densidades, a interação entre o cérebro, nervos e músculos do sistema motor é ativada, exercitada e aprimorada de uma forma simples.
Em virtude desta única estrutura de célula aberta, este colchonete é um ideal 5 instrumento de treinamento, uma vez que sua base instável obriga um movimento saudável e postura dos pés. Os músculos dos pés são por todo o tempo ativamente requisitados a manter o balanço do corpo. Informação dos sentidos das solas dos pés é conduzida via sistema nervoso para o cérebro. De lá, impulsos que promovem atividade são igualmente transferidos para todos os IO músculos do tronco. Desta maneira, as áreas musculares dos pés, pernas e costas são exercitadas e fortalecidas quase que inconscientemente. As dores rapidamente diminuem e um sentimento de bem estar cresce. “Propriocepção” (consciência de seu próprio corpo, “digressão”) é a chave para o sucesso.
Se este corpo, como um “ser adaptável” carece de estímulo motor, os 15 músculos começam a hipertrofiar. Menor capacidade de carga diária que supere a capacidade atual de carga de um músculo hipertrofiado conduz a reações típicas, como o aumento da forma muscular. A falta do estímulo motor pode finalmente conduzir para a reestruturação do tecido que o apóia. (cartilagem , ossos) e para a instabilidade muscular.
Estes movimentos gerais trazem resultados vantajosos conforme seguem:
- Influência positiva ao metabolismo da gordura e carboidratos.
- redução de peso,
- baixa pressão do sanguínea
- melhoria do fluxo sanguíneo
- melhoria da elasticidade das veias sanguíneas
- colapso dos radicais livres
- resistência geral aumentada no longo período de treinamento de coordenação inter e intra muscular
- a capacidade de carga diária do sistema Iocomotor é reduzido com resultado do aumento da resistência geral
- movimentos diários combinados são exercitados e prevêem lesões por quedas. O proposto colchonete de exercícios físicos e terapia possui os seguintes efeitos:
- Compensação de carga unilateral;
- Fortalecimento dos músculos e redução da toxina;
- Melhoria da performance física pela redução direta do stress;
- Melhoria da performance cognitiva por intermédio de movimentos moderados no colchonete (conforme estudo do Professor Dr. Henner Ertel; www.grp-net.com);
- Aumento da força de concentração através da melhoria do fluxo sanguíneo e suprimento de oxigênio;
- Harmonização da respiração e outras funções vegetativas de funcionamento do corpo;
- Fortalecimento do sistema cardiovascular;
- Prevenção da pressão alta;
- Influência positiva no sistema imunológico;
- Melhoria da motricidade diária (coordenação);
- Redução do risco de quedas em indivíduos idosos;
- Redução da incidência de claudicação em indivíduos idosos;
- Febre e problemas relacionados;
A proposta do colchonete oferece aos usuários o que segue.
- Exercícios simples e fáceis de seguir;
- Senso de equilíbrio pode ser melhorado com os exercícios (olhos fechados, equilíbrio);
- Exercícios podem ser combinados como equipamentos (alteres, barras, malabarismos com bolas;
- Exercícios podem ser realizados com ou sem musica, no local de trabalho, em casa, passando roupa, enquanto conversa no telefone, enfim, onde se estiver em uma posição fixa;
- Em pé ou movimentando-se no colchonete de acordo com que a invenção requer escutando os sinais do corpo para melhor conhecer e cuidar do mesmo;
- O colchonete satisfaz as demandas de seus clientes nas seguintes áreas (escritórios, indústrias, prevenção, reabilitação, medicina, clubes de lazer e usuários em casa);
- Tempo e esforço mínimo despendido;
- Ao mesmo tempo um alto efeito de treinamento.
O proposto colchonete esta disponível em diferentes densidades,
especificamente de 1,5 a 10 cm de espessura. A regra é: quanto maior a espessura do colchonete, mais instáveis serão os movimentos nele. O comprimento poderá ser de até 5 metros. A fim de manter a os requerimentos completos de higiene sem comprometer as propriedades desejadas do colchonete de exercício físico e terapia é utilizada uma capa lavável.
IO As seguintes recomendações são realizadas referente a utilização do
proposto colchonete de exercícios físicos e terapia:
Permanecer em pé e movimentar-se no colchonete deverá ser feito com os pés descalços ou meias. O sapato deverá ser tirado, os pés devem ter contato com o colchonete. A sola dos pés, deverá ser “massageada” no proposto 15 colchonete de exercício físico e terapia. Neste sentido, um pé será capaz de corrigir a posição do outro pé através do contato direto com o colchonete. Pés aquecidos com uma boa circulação do sangue permite um sentimento de bem estar para ser irradiado em todo o corpo.
Este colchonete de exercício e terapia é também adequado para uso pós acidentes ou também para cuidados com reabilitação pós operatórios. Neste sentido uma breve digressão:
O colchonete de exercício e terapia possui o princípio de ação similar a “Facilitação proprioceptiva neuromuscular (PNF)”, a qual foi aceita de forma testada e revisada no acesso em fisioterapia. PNF é um método de tratamento 25 baseado em neurofisiologia. Foi desenvolvido em 1946 a 1951 na Fundação Kaiser em Villejo, Califórnia, pelo neurofisiologista Dr. Herman Kabat e a fisioterapista Margaret Knott, baseados nos princípios neurofisiológicos os quais são descritos, entre outros, pelo neurofisiologista britânico Sir Charles Scott Sherrington (1857-1952). A base do princípio do tratamento PNF é a observação 30 que “todo ser humano possui habilidades motores a latentes (adormecidas) que podem ser ativadas por uma facilitação* apropriada” (Kabat 1950) *Facilitar = normalizar a tensão dos músculos, por exemplo ativar fraquezas ou paralisar músculos. O método procura - como Kybun - normalizar os modelos interrompidos.
Por esta razão, a pressão e os receptores de retenção nos músculos (proprioceptores), mas também os tendões e os tecidos conectivos, são estimulados, por exemplo por pressão, extensão, relaxamento ou estiramento, e a informação é transportada por intermédio de uma rota para a medula espinhal e cérebro. Estas ações são realizadas em certas seqüências pré-determinadas.
Os movimentos padrões podem ser vistos em funções estáticas e dinâmicas de nosso corpo. Eles são na maioria dos casos, menos evidentes para um olhar 10 destreinado, embora eles estejam sempre presentes na motricidade normal. Eles são tridimensionais e diagonais, uma vez que a musculatura é helicoidal.Trabalhos terapêuticos são desta forma, realizados com movimentos, padrões e técnicas específicas. Isto conduz ao aumento da reação nos músculos, por exemplo o aumento da contração ou relaxamento muscular. Um importante 15 aspecto do PNF é a soma do estímulo, se exteroceptor (palpável, visual, acústico) ou proprioceptivo (através dos músculos,juntas e tendões receptores), para alcançar um resultado o qual é compreendido como possível. Kibun definese como estímulo proprioceptivo.
Os objetivos do PNF são:
- Normalizar as tensões musculares (por exemplo reduzir espasmodicidade
ou ativar fraquezas ou paralisar músculos) = facilitar;
- Promover o controle motor;
- Promover a mobilidade;
- Promover a estabilidade dinâmica, o vigor, a força;
- Promover agilidade, coordenação;
- Fim da digressão.
Neste sentido, o solicitante compartilha a visão do Dr. Med. Alois Brügger (www.bruegger.com), que a maioria das enfermidades do sistema Iocomotor são primariamente atribuídas não a doenças estruturais, mas a mecanismos 30 defensores do cérebro que são organizados no sistema nervoso central. Estes mecanismos defensores são colocados em funcionamento por cargas incorretas e excessivas. Nos casos de cargas incorretas crônicas, distúrbios funcionais aparecem primeiro, os quais podem mais tarde desenvolver para uma mudança estrutural.
Isto pode ser evitado se o sistema de movimentos (sistema postural e locomotor) são usados da melhor forma, pelos meios da postura dinâmica fisiológica em combinação com o modelo correto de movimento. Isto é precisamente o que o colchonete de exercício e terapia da Kybun pode oferecer:
O método para o qual é proposto o colchonete de exercício e terapia é pretendido:
- Identificação e eliminação dos fatures de distúrbios existentes, e correção de posturas incorretas e melhoria dos movimentos modelos;
- Otimizar a utilização de todas as estruturas de acordo com as suas funções significando uma postura ereta, redução da curva de stress ao mínimo;
- Automatização por repetição da permanência em pé e movimentação no colchonete;
- Estimular uma atitude positiva e envolvimento ativo entre as diferentes
possibilidades de utilização.
Uma mudança de postura também resulta em uma mudança de comportamento. Com a postura ereta, os músculos estarão na melhor posição de trabalho. Todas as estruturas obtém um melhor desenvolvimento do estímulo (compressão dos ossos/ relação com a tensão).
Desta forma o colchonete é certamente apropriado como um meio de apoio e tratamento suplementar, especialmente em pessoas as quais encontram-se acima do peso, aqueles que tem os movimentos restritos, aqueles que possuem problemas nas costas, quadris, articulações e veias. Pessoas não somente 25 redescobrem o prazer do movimento neste macio e especial colchonete; com exercícios especiais moderados, os músculos, tendões e ligamentos também estão desprendidos, as juntas estão cuidadas, o metabolismo está estimulado e o sistema cardiovascular melhorado.
Através dos movimentos de uma base instável, a profundidade, a estabilidade dos músculos são intensamente exercitadas, com a qual melhora significantemente a harmonia do corpo. Os movimentos delicados libera todas as tensões musculares, promove o fluxo linfático, estimula a digestão e prevê osteoporose. Dores no pescoço, ombros, costas, quadris, coxas, joelhos, panturrilha ou articulação nos pés na maioria dos casos cessam ou podem pelo menos serem aliviadas. Com a circulação do sangue estimulada, as toxinas podem ser transportadas para fora do organismo e inflamações decrescem mais 5 rapidamente. A performance funcional melhora e os sintomas do stress desaparecem.
Para verificar a diferença física, o EMPA (Laboratório Federal Suíço para Pesquisa e Testagem de Materiais) em St. Gallen realizou testes dinâmicos e estáticos em espumas de dois colchonetes. Os resultados deste dois testes foram 10 preparados no relatório do EMPA número 444 254 de 27 de novembro de 2006. Foram comparados um colchonete medindo 500 x 410 x 70 cm com células fechadas e um colchonete de acordo com a invenção com células abertas e com dimensões 460 x 460 x 60.
Medidas dinâmicas:
Para medidas dinâmicas, foi deixado cair um corpo de uma altura definida
sobre o espécime testado. A desaceleração do objeto foi detectada utilizando um sensor de aceleração. A velocidade, profundidade de penetração e a força resultante da queda do objeto foi calculada a partir dos valores de aceleração. O altura do objeto foi colocada de modo que a força máxima da carga estática 20 correspondesse a massa de cerca de 30 a 100 kg. Estes testes foram realizados de acordo com EN 1177 (superfície de impacto-absorção).
Teste de equipamento:
Queda do gancho 20kN (SOP 02 736)
Queda do corpo de acordo com a EM 1177, semi-esfera, r= 80mm, 4.6 kg (SOP 03'322)
Sensor de aceleração com cara amplificada (SOP 02Ό87)
Sistema de aquisição de dados (SOP 01 '550 e 01 '612)
Base concreta com chapa de aço encaixada (Cl. 12)
O resultado da medida dinâmica pode ser resumida em uma frase: Sob a penetração do corpo semi-esférico, a carga do colchonete com células abertas, o colchonete de acordo com a invenção é claramente linear, ou seja, a profundidade de penetração em percentual é quase proporcional a respectiva escolha do peso do corpo jogado. No colchonete com células fechadas, uma clara progressão pode ser vista no mesma estrutura de testagem. Mostra-se que o gás aprisionado nas células fechadas determina as propriedades de compressão. Medidas Estáticas:
Para as medidas estáticas, espécimes testados foram colocados entre dois
pratos e carregados a uma velocidade constante a uma valor máximo e após descarregado. Este ciclo foi repetido em um total de 10 vezes. A força de carregamento e a posição dos pratos foram gravados durante a testagem. Foram cortadas espécimes com a superfície da área medindo 100 x 100 mm para utilização nestes testes.
Teste de equipamento: Máquina de testagem universal Zwick para compressão e teste de tensão (SOP 02Ό22)
Velocidade de teste: 100 mm/min Numero de ciclos: 10 Carregamento máximo: 100 kg ou seja, 981 N
Os resultados das medidas para os testes dos espécimes na máquina de testagem de tensão universal Zwick são mostrados nas Figuras 1 e 2. Fig. 1 mostra os resultados de um colchonete com células fechadas, enquanto que a figura 2 mostra os resultados para um colchonete com células abertas.
Os perfis de carregamento são claramente diferentes. No teste com o
espécime com células fechadas (Fig. 1), a força aumenta constantemente desde o início. Quando a carga é removida, é encontrado que o material não pode recuperar seu formato no teste de velocidade (100m/min), ainda que a histerese é bastante lenta. Este diagrama corresponde para a maior parte para uma curva para ar comprimido.
Em contraste, o perfil de força para o teste do espécime com as células abetas (Fig. 2) pode ser claramente dividido em três áreas. A primeira elástica aumenta a deformação cerca de 5%, o platô para cerca de 50% de deformação e então a fase de compressão com o ângulo de inclinação para cima.
Com uma carga de 99 kg, a compressão na faixa de 60% a 61% pode ser
vista das células fechadas (Fig. 3). Comparando, o colchonete com células abertas está resiliente na faixa de 75% a 76% (Fig. 5). O resultado após a carga é a diminuição de para 1 kg como é mostrado nas figuras 4 e 6. A deformação residual do colchonete com células abertas (Fig 6) de 1% a 2% é significativamente mais baixa que a deformação residual do colchonete com as células fechadas (Fig.4), a qual está entre 6% e 8%. Em adição, ao colchonete 5 com células fechadas (Fig. 3 e Fig. 4) o processo de ajuste, o qual determina a deformação, ainda está incompleto após 10 ciclos, enquanto que no colchonete com células abertas (Fig. 6) pernanece quase constante e a um nível baixo logo após poucos ciclos.
Esta propriedade de colchonetes de células abertas, claramente demonstrado no teste, faz efeito dentro do propósito da invenção do colchonete de exercício e terapia para permanência em pé e caminhando.

Claims (8)

1. COLCHONETE PARA EXERCÍCIOS E TERAPIA feito com material de espuma para esporte, ginástica e propósitos terapêuticos, caracterizado pelo fato do material de espuma possuir uma estrutura de célula aberta, com poros fechados sendo evitados, onde a elasticidade da mencionada estrutura do material de espuma determinar sozinha a ação mola do dito colchonete, dita ação mola que se aproxima da elasticidade ideal e possui um mínimo amortecimento na ação de mola posterior, com a densidade de dito colchonete sendo de 1,5 cm a 10 cm.
2. COLCHONETE PARA EXERCÍCIOS E TERAPIA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de apresentar uma estrutura de célula aberta nas superfícies laterais, piso e superfície de apoio do dito colchonete.
3. COLCHONETE PARA EXERCÍCIOS E TERAPIA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do dito material de espuma ser de poliuretano produzido de polióis e diisocinatos.
4. COLCHONETE PARA EXERCÍCIOS E TERAPIA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do dito material de espuma se tornar cada vez mais elástico quanto mais é comprimido.
5. COLCHONETE PARA EXERCÍCIOS E TERAPIA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do dito material de espuma, em sua relação força/trajetória entre 10 e 50 por cento de deformação, possuir um aumento linear e proporcional de compressão para a deformação.
6. COLCHONETE PARA EXERCÍCIOS E TERAPIA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da estrutura da célula do dito material de espuma poder ser comprimido até 76% e retornar quase completamente a forma imediatamente após a compressão.
7. COLCHONETE PARA EXERCÍCIOS E TERAPIA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de apresentar uma capa lavável e removível feita de poliéster/elastano.
8. COLCHONETE PARA EXERCÍCIOS E TERAPIA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do colchonete apresentar na superfície direcionada para o piso uma estrutura de célula aberta fixada com um filme adesivo protetor anti-deslizante.
BRPI0809863-8A2A 2007-01-19 2008-01-16 Colchonete para exercícios e terapia BRPI0809863A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH00082/07A CH697891B1 (de) 2007-01-19 2007-01-19 Fitness- und Therapiematte zum Stehen und Gehen.
CH200700082/07 2007-01-19
PCT/IB2008/050152 WO2008087594A1 (de) 2007-01-19 2008-01-16 Fitness- und therapiematte zum stehen und gehen

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0809863A2 true BRPI0809863A2 (pt) 2014-09-30

Family

ID=39327184

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0809863-8A2A BRPI0809863A2 (pt) 2007-01-19 2008-01-16 Colchonete para exercícios e terapia

Country Status (10)

Country Link
US (1) US20100086759A1 (pt)
EP (1) EP2125125A1 (pt)
JP (1) JP2010516323A (pt)
KR (1) KR20090112688A (pt)
CN (1) CN101652159B (pt)
BR (1) BRPI0809863A2 (pt)
CH (1) CH697891B1 (pt)
DE (1) DE202008006453U1 (pt)
RU (1) RU2009131444A (pt)
WO (1) WO2008087594A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2599527A1 (de) 2011-12-01 2013-06-05 Kybun AG Trainingsmatte, Anordnung von Trainingsmatten, Verwendung einer oder mehrerer Trainingsmatten
DE102012106934B4 (de) * 2012-07-30 2018-02-15 Andrzej Wosko Vorrichtung zur Durchführung gesundheitsfördernder Übungen und deren Verwendung als Trainingsgerät
DE202012010793U1 (de) 2012-11-10 2012-12-10 Henrieke Gosch Matte
KR102039258B1 (ko) 2018-05-28 2019-10-31 임태영 걷기운동장치

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3262134A (en) * 1964-11-02 1966-07-26 Jr Oliver C Bramble Mat
US3641601A (en) * 1969-04-30 1972-02-15 William F Sieg Simulated walker, jogger, and running exerciser
DE2124627A1 (en) 1971-05-18 1972-11-30 Sport-Woog Günter Woog Sportmatten, 7050 Waiblingen Gymnastic mat - with foam core and an outer casing impregnated with foam reaction mixt
DE2510863A1 (de) 1975-03-12 1976-09-30 Schlemmer Extra Werke Gmbh Turn-, gymnastik- oder fussmatte
US4232231A (en) * 1979-01-15 1980-11-04 Lucas Industries Limited Road vehicle electrical systems
US4323231A (en) * 1980-11-07 1982-04-06 Jump For Joy Ltd. Jumping board
DE3320346C2 (de) * 1983-06-04 1985-04-11 Dynamit Nobel Ag, 5210 Troisdorf Kernschicht für eine Aufsprungmatte
DE3416644A1 (de) * 1984-05-05 1985-11-14 Peter 4600 Dortmund Masnick Turn- und bodenmatte
US5114774A (en) * 1988-09-16 1992-05-19 Maxim Sorbents, Inc. Absorbent floor mat
US5144774A (en) * 1989-06-21 1992-09-08 Conboy John S Dry wall sander
EP0433237B1 (de) 1989-12-12 1994-01-12 Karl Hofer Dämpfungsmatte
US6294240B1 (en) * 1997-06-20 2001-09-25 Joseph J. Brunetto Protective cover for vehicle floor mat
US6245697B1 (en) * 1998-11-12 2001-06-12 The Procter & Gamble Company Flexible mat for absorbing liquids comprising polymeric foam materials
US20040069924A1 (en) * 2001-01-15 2004-04-15 Alain Lemieux Resilient floor surface
US6533671B2 (en) * 2001-05-31 2003-03-18 Woodward Camp Properties, Inc. Composite landing surface for sports
GB0209170D0 (en) * 2002-04-23 2002-05-29 Oscroft Max Exercise mat
CN1705560A (zh) * 2002-10-11 2005-12-07 阿兰·勒米厄 改进的下衬垫系统
EP1812726B1 (en) * 2004-11-12 2015-08-26 Dow Global Technologies LLC Impact-absorbing members for dynamic impact applications
US20090053432A1 (en) * 2007-08-13 2009-02-26 Alyssa Metz-Topodas Apparatus for cushioning a child

Also Published As

Publication number Publication date
DE202008006453U1 (de) 2008-11-13
CH697891B1 (de) 2009-03-13
US20100086759A1 (en) 2010-04-08
KR20090112688A (ko) 2009-10-28
CN101652159A (zh) 2010-02-17
JP2010516323A (ja) 2010-05-20
WO2008087594A1 (de) 2008-07-24
RU2009131444A (ru) 2011-02-27
EP2125125A1 (de) 2009-12-02
CN101652159B (zh) 2012-03-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Lin et al. Comparison of proprioceptive functions between computerized proprioception facilitation exercise and closed kinetic chain exercise in patients with knee osteoarthritis
McCaskey The effects of core stability training on star excursion balance test and global core muscular endurance
EP3222330A1 (en) A mat with perimetric tray structure for gymnastics and physical rehabilitation with at least a repositionable step and an insert also removable
Park et al. Effects of Nordic walking and walking on spatiotemporal gait parameters and ground reaction force
Park et al. The effects of horseback riding simulator exercise on postural balance of chronic stroke patients
Lee et al. The effect of flexi-bar exercise with vibration on trunk muscle thickness and balance in university students in their twenties
BRPI0809863A2 (pt) Colchonete para exercícios e terapia
CN103977533A (zh) 多功能水平电动滑行健身器
Tsourlou et al. The effects of a calisthenics and a light strength training program on lower limb muscle strength and body composition in mature women
Kim et al. The correlation between the physical power of golf players and the Titleist Performance Institute Level 1 test
Kang et al. Analysis of the indoor horse riding exercise equipment on the young people
Genc et al. Effects of gymnastics on static and dynamic balance in children (Bingol Province sample)
Elbadry Effect of functional strength training on certain physical variables and performance level of hammer throw
Ifeyinwa et al. Analysis of the effects of double straight leg raise and abdominal crunch exercises on core stability
Ilyas et al. Comparison of dynamic balance before and after core stability exercise in new member of Art and Cultural UKM, Muhammadiyah University Makassar
RU2531880C2 (ru) Тренажёр "балатрон"
Tumonytė et al. Effect of pilates method on 6–10-year-old dancesport dancers’ physiological responses
Ersoy et al. Effects of different strength training methods on dynamic balance in basketball players
Kumar Effect of aerobic and Swiss ball exercise on muscular flexibility and muscular strength of untrained collegiate men
JP2016067837A (ja) バランストレーニングパッド
Dawes Complete Guide to TRX® Suspension Training®
Liggett The Swiss ball: an overview of applications in sports medicine
KR20230000498U (ko) 탄력밴드를 이용한 전신 근력운동기구
Castells Acute effects of suspension training and other perturbative sources on lower limb strength tasks
BADWAL et al. Effect of Short-Term Swiss Ball Training on Physical Fitness.

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]