APERFEIÇOAMENTO EM TROCARTE
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção diz respeito a um aperfeiçoamento emtrocarte. Mais especificamente compreende um trocarte devideolaparoscopia de acesso único^dotado de uma câmara ipflávelque permite a fixação do trocarte na parede abdominalproporcionando a condição çie um portal fixo para a introdução daspinças, e provendo a vedação do pneumoperitoneo de forma eficiente.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
A cirurgia vídeolaparoscópica é. realizada com a ajuda deinstrumental e aparelhagem adequada para que seja obtida umavisualização da cavidade abdominal sem que haja a necessidade degrandes incisões e consequentemente com um menor traumacirúrgico. Este tipo de intervenção necessita então, que a cavidadeabdominal seja transformada de virtual em real com a insuflação degás.
No caso de procedimentos intra-abdominais, o uso deinstrumental é indispensável. Assim é necessário que as pinçasobtenham acesso à cavidade peritoneal, sem que o gás escape com aperda do campo operatório.
Os trocarteres são os instrumentos que permitem a realizaçãodestes procedimentos. Normalmente são utilizados dois ou maistrocarteres simultaneamente para a realização de procedimentosvideolaparoscópicos, com diâmetros variando de 3 a 13mm, sendonecessário, portanto, diversas incisões no paciente, o que se constituinuma intervenção cirúrgica que inclui o corte de tecidos, vasos emúsculos, com potencial foco de infecção e formação de hérnias.Dessa forma, se faz necessário um trocarte que permitaproporcione a condição de um portal fixo para a introdução das pinçase a vedação do pneumoperitoneo de forma eficiente, talaperfeiçoamento em trocarte sendo descrito e reivindicado nopresente pedido.
SUMÁRIO
De um modo geral, a presente invenção diz respeito a umaperfeiçoamento em trocarte que compreende um corpo de formatocilíndrico dotado na região interna de uma estrutura rígida queapresenta na extremidade distai uma câmara inflável com regiãocentral dotada de orifícios passantes alinhados com os orifíciqspassantes dispostos na base, na extremidade proximal uma basedotada de orifícios passantes alinhados com os orifícios passantesdispostos na extremidade distai, e superfície dotada de uma válvulade insuflação de gás carbônico que se conecta com a região internado corpo cilíndrico, e uma válvula de retenção dotada de umaconexão conectada à câmara inflável por meio de um tubo flexível.
É característica da invenção um aperfeiçoamento em trocartedotado de uma câmara inflável que promove a fixação do trocarte naparede abdominal do paciente, provendo um portal para a disposiçãodas pinças e a vedação do pneumoperitoneo.
É característica da invenção um aperfeiçoamento em trocarte queprovê a introdução na cavidade abdominal do paciente através deuma incisão na região umbilical, com posterior insuflação da câmarado dito trocarte.
É característica da invenção um aperfeiçoamento em trocarte queapresenta menor complexidade ao prover uma peça de corpo únicoque promove a disposição das pinças e a vedação dopneumoperitoneo durante o procedimento, facilitando a manipulaçãopelo cirurgião.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 apresenta vista em perspectiva.
A figura 2 apresenta vista frontal.
A figura 2 apresenta a vista em corte AA.
A figura 3 apresenta representação das pinças dispostas nocorpo do trocarte.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
O aperfeiçoamento em trocarte, objeto da presente invenção,compreende um corpo de formato cilíndrico (100) que apresenta naextremidade distai uma câmara inflável (10) e na extremidadeproximal uma base (20) dotada de orifícios passantes (21) quepermitem a introdução e vedação das pinças (200).
A câmara inflável (10) apresenta região central dotada de orifíciospassantes (11) alinhados com os orifícios passantes (21) dispostos nabase (20), ditos orifícios (11) que promovem a saída da parte ativadas pinças (200).
A base (20) é dotada de orifícios passantes (21) alinhados com osorifícios passantes (11) dispostos na extremidade distai, dita base (20)que apresenta a projeção de uma saia (22) com alargamento dediâmetro em relação ao corpo cilíndrico (100), dita saia (22)apropriada para o apoio na parede externa do abdômen do paciente.
O corpo cilíndrico (100) apresenta superfície maleável,prefere,ntemente de silicone, dito corpo cilíndrico (100) dotado naregião interna de uma estrutura rígida (30), preferentemente dematerial plástico, que promove a estruturação do dito corpo cilíndrico(100).Na superfície do corpo cilíndrico (100) é disposta uma válvula deinsuflação de gás carbônico (40) que se conecta com a região internado corpo cilíndrico (100) promovendo a insuflação da cavidadeabdominal a fim de manter o pneumoperitoneo.
Na superfície do corpo cilíndrico (100) é disposta uma válvula deretenção (50) conectada à câmara inflável (10) por meio de um tuboflexível (51), dita válvula de retenção (50) com a finalidade de inflar acâmara (10) e, dessa forma, manter o trocarte fixado à paredeabdominal.
A válvula de retenção (50) apresenta uma conexão (52) paraprover o ingresso de ar para a insuflação da câmara inflável (10).
O corpo cilíndrico (100), quando desinflado, é introduzido nacavidade abdominal através de uma incisão na região umbilical. Apósintroduzido, a câmara (10) é inflada através da válvula de retenção(50), promovendo a fixação do corpo cilíndrico (10) na paredeabdominal do paciente. Dessa forma, o corpo cilíndrico (10) permite aintrodução das pinças (200) pelos orifícios passantes (21) e a vedaçãodo pneumoperitoneo.
Para a retirada do corpo cilíndrico (100) da cavidade abdominal, acâmara (20) é desinflada mediante intervenção na válvula de retenção(50).