BRPI0804899B1 - condutor de arco e disjuntor de circuito equipado com tal condutor de arco - Google Patents

condutor de arco e disjuntor de circuito equipado com tal condutor de arco Download PDF

Info

Publication number
BRPI0804899B1
BRPI0804899B1 BRPI0804899A BRPI0804899A BRPI0804899B1 BR PI0804899 B1 BRPI0804899 B1 BR PI0804899B1 BR PI0804899 A BRPI0804899 A BR PI0804899A BR PI0804899 A BRPI0804899 A BR PI0804899A BR PI0804899 B1 BRPI0804899 B1 BR PI0804899B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
arc
side plate
permanent magnets
arc conductor
chamber
Prior art date
Application number
BRPI0804899A
Other languages
English (en)
Inventor
Domejean Eric
Original Assignee
Schneider Electric Ind Sas
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Schneider Electric Ind Sas filed Critical Schneider Electric Ind Sas
Publication of BRPI0804899A2 publication Critical patent/BRPI0804899A2/pt
Publication of BRPI0804899B1 publication Critical patent/BRPI0804899B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H9/00Details of switching devices, not covered by groups H01H1/00 - H01H7/00
    • H01H9/30Means for extinguishing or preventing arc between current-carrying parts
    • H01H9/34Stationary parts for restricting or subdividing the arc, e.g. barrier plate
    • H01H9/346Details concerning the arc formation chamber
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H9/00Details of switching devices, not covered by groups H01H1/00 - H01H7/00
    • H01H9/30Means for extinguishing or preventing arc between current-carrying parts
    • H01H9/44Means for extinguishing or preventing arc between current-carrying parts using blow-out magnet
    • H01H9/443Means for extinguishing or preventing arc between current-carrying parts using blow-out magnet using permanent magnets
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H9/00Details of switching devices, not covered by groups H01H1/00 - H01H7/00
    • H01H9/30Means for extinguishing or preventing arc between current-carrying parts
    • H01H9/34Stationary parts for restricting or subdividing the arc, e.g. barrier plate
    • H01H2009/348Provisions for recirculation of arcing gasses to improve the arc extinguishing, e.g. move the arc quicker into the arcing chamber

Landscapes

  • Arc-Extinguishing Devices That Are Switches (AREA)
  • Circuit Breakers (AREA)
  • Breakers (AREA)
  • Percussive Tools And Related Accessories (AREA)
  • Scissors And Nippers (AREA)

Abstract

a preente invenção refere seaum condutor de arco compreendendo:uma câmara de extinção de arco (21) formada por uma pilha de placas desionizantes (22), uma câmara de formação de arco (11) delineada por uma primeira placa lateral (12) e uma segunda placa lateral (13), e meio de remoção de gás para remover os gases gerados quando um arco elétrico se forma, compreendendo um duto de remoção (31)disposto atrás da segunda placa lateral e conectado pelo menos a um espaço de troca (24), caracterizado em que a câmara de extinção de arco compreende ímãs permanentes, pelo menos uma parte dos ditos ímãs sendo disposta atrás da primeira placa lateral (12) e em que o meio de remoção de gás compreende uma abertura formada parcíalmente na segunda placa lateral (13) e que abre para fora do condutor de arco. um disjuntor de circuito compreendendo a câmara de extinção de arco acima descrita.

Description

Antecedentes da Invenção
A presente invenção refere-se ao campo de dispositivos interruptores, em particular aos dispositivos que possibilitam que as correntes contínuas sejam interrompidas.
A invenção refere-se a um condutor de arco para um interruptor de circuito compreendendo:
- uma câmara de extinção de arco formada por uma pilha de placas desionizantes separadas uma da outra por um espaço de troca,
- uma câmara de formação de arco delineada por uma primeira placa lateral e uma segunda placa lateral, e
- meio de remoção de gás para remover os gases gerados quando um arco elétrico se forma, compreendendo um duto de remoção disposto atrás da segunda placa lateral e conectado pelo menos a um espaço de troca.
A invenção também refere-se a um interruptor de circuito compreendendo contatos separáveis e um condutor de arco para extinguir um arco elétrico formado quando a abertura dos contatos ocorrer.
Estado da Técnica circuide ser de ser
Nos dispositivos interruptores tais como disjuntores de to,abertura dos contatos geralmente gera um arco elétrico que tem dissipado em um condutor de arco. O arco elétrico geralmente tem resfriado tão rapidamente quanto possível enquanto permanecendo distante dos contatos elétricos. Este resfriamento é comumente conseguido pela colocação do arco dentro de uma câmara de extinção de arco formada por uma pilha de aletas ou placas desionizantes separadas uma da outra por um espaço de troca e possibilitando uma melhor troca a ser estabelecida.
Após ser formado, o arco elétrico move-se para uma câmara de formação de arco delineada pelas paredes laterais ou placas laterais antes de entrar na câmara de extinção geralmente passando pelos espaços de n
‘Z<? troca entre as placas desionizantes. Na prática, o arco elétrico pode ser impulsionado para a câmara de extinção de arco pelas forças eletrodinâmicas induzidas por um campo magnético devido à corrente que flui nos condutores. Os espaços de troca entre as placas desionizantes aumentam a migração do arco para trás da câmara. A pilha de placas desionizantes ainda possibilita o arco a ser rompido e facilita a sua inserção na câmara de extinção de arco. A câmara de extinção de arco e as placas desionizantes ainda contém o arco elétrico, que tende a dilatar-se para invadir todo o espaço disponível.
* 'C
A iniciação do arco elétrico é acompanhada pela liberação de uma grande quantidade de vapores metálicos, que podem, se eles não forem removidos, ser responsáveis em particular para uma ligação de arco entre as fases do mecanismo de ligação elétrica e causa uma explosão. Numerosas soluções proporcionam o uso de meios de remoção para remover os gases gerados quando a formação de um arco ocorrer. Estas soluções podem possibilitar que a remoção seja realizada da zona próxima aos contatos ou mesmo fora do mecanismo de ligação ou ainda a reciclagem dentro do mecanismo de ligação em si para adequar-se,por exemplo, às exigências ambientais.
Uma tal solução é conhecida do Pedido de Patente Francesa FR 2879016, que descreve um mecanismo de ligação elétrica compreendendo uma câmara de extinção de arco que se abre para um volume de abertura, a dita câmara sendo delineada por duas placas laterais e equipadas com uma pilha de placas desionizantes separadas uma da outra por espaços de troca. O mecanismo de ligação elétrica descrito neste pedido de patente ainda compreende meios de remoção, neste caso dutos de remoção, disposto atrás das placas laterais e conectados aos espaços de troca.
Este tipo de solução pode apresentar certas desvantagens tais como aumento do volume do mecanismo de ligação elétrica em torno do condutor de arco. Os gases são na verdade conduzidos para os meios de remoção que congestionam o condutor de arco e/ou os espaços vizinhos. Sumário da Invenção ;^ldaZk %
Rub..,<ggjr^ O
X
O objetivo da invenção é reparar os defeitos dos condutores de arco da técnica anterior propondo um condutor de arco para um interruptor de circuito compreendendo:
- uma câmara de extinção de arco formada por uma pilha de placas desionizantes separadas uma da outra por um espaço de troca,
- uma câmara de formação de arco delineada por uma primeira placa lateral e uma segunda placa lateral e
- meio de remoção de gás para remover os gases gerados quando um arco elétrico se formar, compreendendo um duto de remoção disposto atrás da segunda placa lateral e conectado pelo menos a um espaço de troca.
O condutor de arco de acordo com a invenção compreende ímãs permanentes, pelo menos uma parte dos ditos ímãs sendo localizada atrás da primeira placa lateral e os meios de remoção de gás compreendem uma abertura formada parcialmente na segunda placa lateral e abrindo-se fora do condutor de arco.
A câmara de formação de arco de preferência compreende:
- uma seção de indução aumentada em que o arco elétrico é propelido para a câmara de extinção de arco pelo campo magnético gerado por uma primeira parte dos ímãs permanentes, e
- uma seção de desvio em que o arco elétrico é desviado com respeito a um eixo longitudinal da câmara de formação de arco para a primeira placa lateral pelo campo magnético gerado por uma segunda parte do ímã permanente, o todo da segunda parte dos ímãs permanentes sendo localizado atrás da primeira placa lateral.
A primeira parte dos ímãs permanentes de referência compreende duas frações magnetizadas dispostas atrás de cada uma das placas laterais.
As duas frações magnetizadas da primeira parte dos ímãs permanentes são de preferência dispostas simetricamente com respeito a um eixo longitudinal da câmara de formação de arco.
De acordo com uma concretização, a abertura é parcialmente formada em uma parede da caixa.
De acordo com uma concretização, o duto de remoção estendese entre pelo menos um espaço de troca e abertura e apresenta uma seção transversal substancialmente constante ou decrescente.
De acordo com uma concretização, as placas desionizantes compreendem uma borda dianteira equipada com uma depressão central.
De acordo com uma concretização, a primeira placa lateral é feita de material de cerâmica. A segunda placa lateral é de preferência feita de material gerador de gás.
A invenção também refere-se a um disjuntor de circuito compreendendo contatos separáveis e um condutor de arco para extinguir um arco elétrico formado quando os ditos contatos se abrirem, em que o condutor de arco é como descrito acima.
Breve Descrição dos Desenhos
Outras vantagens e características serão tornadas mais claramente evidentes a partir da seguinte descrição das concretizações particulares da invenção dadas para propósitos de exemplo não restritivo apenas e representados nos desenhos anexos.
A Figura 1 representa uma seção longitudinal de um condutor de arco de acordo com a invenção.
A Figura 2 representa uma seção transversal deste mesmo condutor de arco tomada ao longo de um eixo A-A' representado na Figura 1.
A Figura 3 representa uma outra seção transversal deste mesmo condutor de arco tomada ao longo de um eixo B - B' representado na Figura 1.
A Figura 4 representa uma seção lateral deste mesmo condutor de arco tomada ao longo de um eixo C-C1 representado na Figura 3. Descrição Detalhada de uma Concretização
Como representado nas Figuras de 1 a 4, uma unidade de polo 30 do disjuntor de circuito compreende um contato móvel 1 e um contato estacionário 2, cada um destes contatos sendo conectado por meio de um condutor a um terminal de conexão do disjuntor de circuito. A abertura do conta5 z % *r* ” o* /**w %? - Fv^ to móvel pode ser comandada por um mecanismo operativo por meio de uma alavanca ou por meio de desengate que não é representado. Estes meios de desengate podem compreender um dispositivo de desengate eletromagnético e um dispositivo de desengate termal, ambos capazes de cau5 sar abertura automática do contato móvel no caso de uma sobrecarga e/ou um curto circuito.
Os elementos de disjuntor de circuito, tais como contatos separáveis, mecanismo operativo e meios de desengate, são geralmente alojados em uma caixa moldada 3 feita de material isolante. Como representado 10 na Figura I, a caixa 3 também aloja um condutor de arco 4 projetado para extinguir o arco elétrico 5 formado entre os contatos separáveis quando o último se abre.
Como representado nas Figuras 1 e 2, o condutor de arco 4 compreende uma câmara de formação de arco 11 delineada por uma primei15 ra placa lateral 12 e uma segunda placa lateral 13. Um dos terminais da uni-
Figure BRPI0804899B1_D0001
dade de polo do disjuntor de circuito é eletricamente conectado ao contato estacionário 2 e estende-se para formar um eletrodo ou bigorna faiscante 14 que se estende na parte de topo da câmara de formação de arco. Um outro terminal da unidade de polo do disjuntor de circuito eletricamente conectada 20 ao contato móvel 1 é conectado a um outro eletrodo ou bigorna faiscante I5 que se estende na parte de fundo da câmara de formação de arco. Os eletrodos ou bigornas faiscantes 14 e 15 são dispostos de tal forma a coletar um arco estirado entre os contatos 1 e 2 quando a separação do último ocorrer. O arco elétrico formado entre os dois contatos é assim coletado pelos eletrodos a serem transportados e removidos para uma câmara de extinção de arco 21 do condutor de arco.
Como representada nas Figuras 1 e 2, a câmara de extinção de arco 21 é formada por uma pilha de placas desionizantes 22 que são geralmente placas metálicas. As placas desionizantes compreendem uma borda dianteira através da qual o arco elétrico ingressa na câmara de extinção de arco. Como pode ser visto na Figura I, a borda dianteira das placas desionizantes geralmente compreende uma depressão central 23. As placas desio-
Figure BRPI0804899B1_D0002
nizantes 22 são separadas uma da outra pelos espaços de troca 24. Como pode ser visto nas Figuras 1 e 2, as faces das placas laterais 12 e 13 no lado em que a câmara de formação de arco é localizada são ligeiramente encurvadas para melhor guiar o arco elétrico para depressão central 23 das pla5 cas desionizantes. As faces de placas laterais 12 e 13 no lado em que a câmara de formação de arco é localizada, deste modo, compreendem uma borda 25 marcando uma mudança da inclinação das ditas faces próximas à câmara de extinção de arco 21.
Como pode ser visto nas Figuras 1, 3 e 4,o condutor de arco 10 compreende ímãs permanentes 32, 33, representados na maneira hachurada na Figura I, pelo menos uma parte 32 da qual é disposta atrás da primeira placa lateral 12. De preferência, a maioria ou mesmo todos os ímãs permanentes são dispostos atrás da primeira placa lateral 12. Uma disposição dissimétrica é deste modo obtida com respeito ao eixo longitudinal A - A1 com15 preendendo pelo menos uma parte ou mesmo a maioria ou totalidade dos ímãs permanentes em um lado e meio de remoção no outro lado. Com tal disposição, o arco elétrico é atraído por um ímã permanente 32.
Como representado nas Figuras 1, 3 e 4, o condutor de arco compreende meios de remoção de gás para remover os gases gerados 20 quando a formação de um arco elétrico ocorrer. Como pode ser visto na Figura 1, estes meios de remoção compreendem um duto de remoção 31 disposto atrás de uma parte da segunda placa lateral 13 e conectado pelo menos em um espaço de troca 24. Devido à disposição assimétrica em que apenas uma parte ou mesmo nenhuma parte dos ímãs permanentes é locali25 zada atrás da segunda placa lateral 13, um espaço é disponível atrás desta segunda placa lateral para alojar meios de remoção tais como duto de remoção 31. O duto de remoção é assim disposto atrás desta segunda placa lateral sem aumentar o volume do aparelho com um mecanismo de ligação em torno do condutor de arco e sem modificar o formato da caixa. Deste modo, 30 o duto de remoção 31 não congestiona o condutor de arco e/ou os espaços circundantes.
Como pode ser visto nas Figuras 3 e 4, o duto de remoção 31 é
6Κυδ··~^_ Λ X χ/' '^Zç - ρ’Λ ^ principalmente formado pela parede lateral da caixa 3 e superfície da placa lateral 13 voltando-se para a caixa. A placa lateral 13 compreende uma parede 34 na sua superfície que se volta para a caixa que cooperará com uma superfície interna da caixa 4, após a unidade de mecanismo de ligação te nha sido montado. Esta parede 34 entre outras coisas previne qualquer contato dos gases de exaustão com o ímã 33. Esta parede 34 também define uma parte do duto de remoção 3I. A placa lateral 13 compreende um sulco 35 na sua superfície voltando-se para a caixa, cujo sulco é disposto voltando-se para as bordas dianteiras das placas desionizantes em uma parte de topo da câmara de extinção de arco. Este sulco 35 coopera, após a montagem, com a borda de uma parede formada na caixa. A placa lateral 13 ainda compreende um reforço 36 cujas superfícies periféricas cooperam, após a montagem, com a borda de uma parede formada na caixa. A placa lateral ainda compreende uma borda encurvada 37 cooperante, após a montagem, com uma extensão 38 das paredes formadas na caixa. Neste modo, o duto de remoção 31 é formado por:
- uma superfície da placa lateral 13 voltando-se para a superfície interna da caixa 3,
- uma dita superfície interna da caixa 3,
- parede 34 da placa lateral cooperante com a superfície interna da caixa 3,
- paredes da caixa cujas bordas cooperam com o sulco 35, a superfície periférica do reforço 36, e
- extensão das ditas bordas cooperantes com a borda encurvada 37 da placa lateral 38.
Como pode ser visto na Figura 3, uma borda 39 na extremidade de topo da placa lateral 13 não coopera com a caixa após a montagem. Deste modo, a borda 39 da placa lateral 13 forma uma abertura 40, com uma parte de extensão 38 da parede formada na caixa, possibilitando que os gases de exaustão sejam removidos para fora do condutor de arco. Os gases assim recuperados no duto de remoção 31 são, portanto, removidos para fora do condutor de arco por meio de abertura 40 formada parcialmente na
Figure BRPI0804899B1_D0003
segunda placa lateral e parcialmente pela extensão 38 da parede disposta na superfície interna da caixa.
Como representada na Figura 1 ,a câmara de formação de arco compreende uma seção de indução aumentada 41 na qual o arco elétrico é 5 propelido para a câmara de extinção de arco 21 pelo campo magnético gerado por uma primeira parte dos ímãs permanentes. O campo magnético gerado por uma primeira parte dos ímãs permanentes na seção de indução aumentada é maior do que aquele gerado pela outra parte dos ímãs permanentes no restante da câmara de formação de arco. Isto possibilita o arco 10 elétrico ser melhor propelido e leva o último a deixar os contatos separáveis.
A comutação da raiz do arco elétrico entre o contato móvel 1 e o eletrodo 15 é portanto principalmente obtida por meio da primeira parte dos ímãs permanentes na seção de indução aumentada da câmara de formação de arco. No caso da ruptura de uma corrente elétrica contínua de fraca intensidade, a 15 indução magnética criada pelo fluxo da corrente em eletrodos 14 e 15 não é mais suficiente para remover o arco elétrico para a câmara de extinção de arco 21. Este arranjo dos ímãs permanentes possibilita, deste modo, o campo magnético a ser aumentado para remover o arco elétrico.
Como representado na Figura 1, a primeira parte dos ímãs per20 manentes compreende duas frações magnetizadas dispostas atrás de cada uma das placas laterais. Estas duas frações magnetizadas são essencialmente formadas pelo ímã 33 e uma parte 43 do ímã 32 alojada na seção de indução aumentada 41. Estas duas frações magnetizadas 33 e 43 da primeira parte dos ímãs permanentes são dispostas simetricamente com respeito 25 ao eixo longitudinal A-A' 10 da câmara de formação de arco. Isto possibilita tornar as propriedades acima descritas ainda melhoradas, isto é, possibilita que o arco elétrico seja propelido mais eficientemente para a câmara de extinção.
Como representado na Figura 1, a câmara de formação de arco ainda compreende uma seção de desvio 51 em que o arco elétrico é desviado com respeito ao eixo longitudinal 10 da câmara de formação de arco para a primeira placa lateral 12. Este arco é desviado pelo campo magnético ge9 ;/ώ\.
% _· Fls. „Í2 Κ i RubijâEL 5Λ rado por uma segunda parte dos ímãs permanentes, isto é, uma fração magnetizada 52 do ímã permanente 32. As diferentes posições deste arco elétrico são representadas na Figura 1 por pontos 26. Com tal arranjo, o campo magnético gerado pela segunda parte dos ímãs permanentes no eixo longitudinal A - A1 é mais fraco do que aquele gerado pela primeira parte dos ímãs permanentes. Além do mais, o campo magnético gerado pela segunda parte dos ímãs permanentes não é simétrico com respeito ao dito eixo longitudinal. Isto auxilia no desvio do arco elétrico da sua trajetória. O componente de desvio do arco elétrico é portanto principalmente obtido por meio da 10 segunda parte dos ímãs permanentes na seção de desvio 51.
Na concretização representada nas Figuras 1 a 4, a totalidade da segunda parte dos ímãs permanentes, isto é, fração magnetizada 52, é disposta atrás da primeira placa lateral 12. Como descrito acima, este arranjo possibilita que tenha um espaço disponível para alojar duto de remoção 15 31 atrás da segunda placa lateral 13, na seção de desvio 5I. O arranjo assimétrico dos ímãs permanentes com respeito ao eixo A - A' combinado com o invólucro, o meio de remoção atrás de uma das placas laterais possibilita que um condutor de arco otimizado seja obtido com uma dissipação melhor do arco elétrico em termos de transferência de calor e transferência de mate20 rial.
Na concretização representada nas Figuras 1 e 2, o duto de remoção 31 se estende entre pelo menos um espaço de troca 24 e a abertura 40 e apresenta uma seção transversal que é substancialmente decrescente na direção de fluxo de gás. Isto possibilita que o gás seja acelerado na saída 25 e amplifica o efeito de resfriamento de gás em uma zona fechada para os contatos. Deste modo, o tempo entre o momento do arco deixar os contatos e o momento de atingir a borda dianteira das placas desionizantes é reduzida.
Como pode ser visto na Figura 1, a borda dianteira das placas desionizantes é equipada com uma depressão central 23 e com duas partes laterasis 71 e 72 voltando-se na direção da seção de desvio 51 da câmara de formação de arco 11.0 arco elétrico é direcionado na seção de desvio ** %
Τ Fls % para a parte lateral 71. No caso da ruptura de uma corrente contínua de forte intensidade ou uma corrente alternada, é geralmente procurado levar o arco a entrar na câmara de extinção via a depressão central. Isto possibilita o arco elétrico a ser desionizado no meio da câmara de extinção para dissipar uma quantidade máxima de energia. No caso de uma ruptura de uma corrente de fraca intensidade, é bastante procurado levar o arco elétrico a entrar na câmara de extinção tão rápidamente quanto possível para prevenir a permanência ou dissipação da energia dentro da câmara de formação de arco, isto é, a montante da câmara de extinção de arco. No caso de frena-
Figure BRPI0804899B1_D0004
gem de uma corrente de insensidade fraca, o arco pode se estender sobre a parte lateral 71 da borda dianteira da câmara de extinção 21 devido à pequena quantidade de energia a ser dissipada.
As placas laterais 12 e 13 que delineam a câmara de formação de arco são geralmente formadas de um material eletricamente isolante. Para se obter uma boa duração elétrica com as correntes contínuas de fraca intensidade, com relativamente logos tempos de acerto em comparação com as correntes alternadas, as placas laterais podem ser formadas de um material eletricamente isolante que não se corrói facilmente, tais como cerâmica, por exemplo, alumina ou cordierita. Para se obter boa ruptura com correntes contínuas ou alternadas de forte intensidade, as placas laterais podem ser formadas de um material eletricamente isolante gerador de gás, por exemplo, náilon gerador de gás. Vantajosamente, a primeira placa lateral 12 é feita de material de cerâmica e segunda placa lateral 13 é feita de material orgânico gerador de gás. A placa lateral geradora de gás possibilita a pressão na zona de contato ser aumentada assim promovendo a ida do arco elétrico da zona de contato para a câmara de extinção.
A invenção também abrange um condutor de arco compreendendo três ímãs permanentes, um primeiro e um segundo ímãs sendo dispostos atrás da primeira placa lateral, respectivamente, na seção de indução aumentada e na seção de desvio e um terceiro ímã sendo disposto atrás da segunda placa lateral na seção de indução aumentada.
Uma vantagem do condutor de arco de acordo com a invenção é
Figure BRPI0804899B1_D0005
que o mesmo possibilita uma melhor circulação dos gases gerados quando a formação do arco ocorre. A disposição assimétrica dos ímãs permanentes com respeito ao eixo A-A' ,na verdade, significa que o arco elétrico é desviado para a primeira placa lateral 12 atrás da qual a maioria dos ímãs perma5 nentes estão dispostos. Ao mesmo tempo, os gases gerados quando a formação do arco ocorre serão transportados nesta mesma direção,isto é, para a primeira placa lateral 12, antes de entrar na câmara de extinção 21 no mesmo lado que na primeira placa lateral. O gás será então expandido no espaço restante da câmara de extinção, isto é, essencialmente na direção 10 do lado oposto da câmara de extinção, isto é, no mesmo lado que a segunda placa lateral 13 atrás da qual o duto de remoção é disposto. A expansão do gás continuará na direção dos furos de evacuação comunicantes entre os espaços e o duto de remoção, aumentando assim o fluxo do gás no meio de remoção. Este arranjo previne a formação de um bloqueio de gás entre o 15 arco elétrico e as placas desionizantes. Se este bloqueio de gás for muito grande, então limita-se o deslocamento do arco elétrico e pode mesmo prevenir sua inserção nas placas desionizantes.

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Condutor de arco (4) para um disjuntor de circuito compreendendo:
    - uma câmara de extinção de arco (21) formada por uma pilha de placas desionizantes (22) separadas uma da outra por um espaço de troca (24),
    - uma câmara de formação de arco (11) delineadas por uma primeira placa lateral (12) e uma segunda placa lateral (13), e
    - meio de remoção de gás para remover os gases gerados quando um arco elétrico se forma, compreendendo um duto de remoção (31) disposto atrás da segunda placa lateral e conectado a pelo menos um espaço de troca (24), caracterizado em que a câmara de extinção de arco compreende ímãs permanentes, pelo menos uma parte dos ditos ímãs sendo localizada atrás da primeira placa lateral (12) e que o meio de remoção de gás compreende uma abertura (40) formada parcialmente na segunda placa lateral (13) e abrindo-se para fora do condutor de arco.
  2. 2. Condutor de arco de acordo com a reivindicação 1, caracterizado em que a câmara de formação de arco compreende:
    - uma seção de indução aumentada (41) em que o arco elétrico é propelido para a câmara de extinção de arco pelo campo magnético gerado por uma primeira parte (43, 33) dos ímãs permanentes, e
    - uma seção de desvio (51) em que o arco elétrico é desviado com respeito a um eixo longitudinal (10) da câmara de formação de arco para a primeira placa lateral (12) pelo campo magnético gerado por uma segunda parte (52) dos ímãs permanentes, o todo da segunda parte dos ímãs permanentes sendo localizada atrás da primeira placa lateral (12).
  3. 3. Condutor de arco de acordo com a reivindicação 2, caracterizado em que a primeira parte dos ímãs permanentes compreende duas frações magnetizadas (43, 33) localizadas atrás de cada uma das placas laterais (12, 13).
  4. 4. Condutor de arco de acordo com a reivindicação 3, caracteriPetição 870180135593, de 28/09/2018, pág. 5/10 zado em que as duas frações magnetizadas (43, 33) da primeira parte dos ímãs permanentes são dispostas simetricamente com respeito a um eixo longitudinal (10) da câmara de formação de arco.
  5. 5. Condutor de arco de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado em que a abertura (40) é formada parcialmente na parede da caixa.
  6. 6. Condutor de arco de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado em que o duto de remoção (31) estende-se entre pelo menos um espaço de troca (24) e a abertura (40) e apresenta uma seção transversal constante ou decrescente.
  7. 7. Condutor de arco de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado em que as placas desionizantes (22) compreendem uma borda dianteira equipada com uma depressão central (23).
  8. 8. Condutor de arco de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado em que uma primeira placa lateral (12) é feita de um material de cerâmica.
  9. 9. Condutor de arco de acordo com a reivindicação 8, caracterizado em que a segunda placa lateral (13) é um material orgânico gerador de gás.
  10. 10. Disjuntor de circuito compreendendo contatos separáveis (1, 2) e um condutor de arco (4) para extinguir um arco elétrico formado quando a abertura dos ditos contatos ocorrer, caracterizado em que o condutor de arco é como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 9.
BRPI0804899A 2007-11-13 2008-11-13 condutor de arco e disjuntor de circuito equipado com tal condutor de arco BRPI0804899B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0707970A FR2923649B1 (fr) 2007-11-13 2007-11-13 Chambre de coupure et disjoncteur equipe d'une telle chambre de coupure.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0804899A2 BRPI0804899A2 (pt) 2010-07-27
BRPI0804899B1 true BRPI0804899B1 (pt) 2019-01-22

Family

ID=39494936

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0804899A BRPI0804899B1 (pt) 2007-11-13 2008-11-13 condutor de arco e disjuntor de circuito equipado com tal condutor de arco

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8519292B2 (pt)
EP (1) EP2061051B1 (pt)
CN (1) CN101436495B (pt)
AT (1) ATE456145T1 (pt)
BR (1) BRPI0804899B1 (pt)
DE (1) DE602008000584D1 (pt)
ES (1) ES2336161T3 (pt)
FR (1) FR2923649B1 (pt)
RU (1) RU2479060C2 (pt)

Families Citing this family (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5522327B2 (ja) * 2012-01-18 2014-06-18 三菱電機株式会社 回路遮断器
EP2650894B1 (en) 2012-04-12 2018-06-06 ABB Oy Electric current switching apparatus
JP6066598B2 (ja) * 2012-07-04 2017-01-25 富士通コンポーネント株式会社 電磁継電器
DE102012223168A1 (de) * 2012-08-29 2014-03-06 Siemens Aktiengesellschaft Elektromechanisches Schaltgerät
CN103021706B (zh) * 2012-12-28 2015-06-17 常熟开关制造有限公司(原常熟开关厂) 具有电弧隔离套的电开关装置
US9064659B2 (en) * 2013-03-12 2015-06-23 Sensata Technologies Massachusetts, Inc. Circuit interruption device with constrictive arc extinguishing feature
FR3007889B1 (fr) * 2013-06-26 2016-09-23 Schneider Electric Ind Sas Chambre de coupure pour un appareil de protection electrique et appareil de protection electrique comportant une telle chambre.
DE102014004455B4 (de) * 2014-03-27 2021-10-07 Schaltbau Gmbh Elektrische Schaltvorrichtung mit verbesserter Lichtbogenlöscheinrichtung und Verfahren zur Herstellung derartiger Schaltvorrichtung
CN104064418A (zh) * 2014-04-25 2014-09-24 博耳(宜兴)电力成套有限公司 一种用于小型断路器的循环气流灭弧装置
FR3030867B1 (fr) * 2014-12-19 2017-11-24 Schneider Electric Ind Sas Chambre de coupure d'arc pour un disjoncteur electrique, et disjoncteur comportant une telle chambre.
DE102014119474A1 (de) * 2014-12-22 2016-06-23 Eaton Electrical Ip Gmbh & Co. Kg Löschblechanordnung für ein Schaltgerät
US9552951B2 (en) 2015-03-06 2017-01-24 Cooper Technologies Company High voltage compact fusible disconnect switch device with magnetic arc deflection assembly
US9601297B2 (en) * 2015-03-23 2017-03-21 Cooper Technologies Company High voltage compact fuse assembly with magnetic arc deflection
US9406465B1 (en) * 2015-07-30 2016-08-02 Carling Technologies, Inc. Polarity insensitive arc quench
CN106783417B (zh) 2015-11-23 2020-08-11 森萨塔科技公司 断路器
US9653237B1 (en) * 2015-12-03 2017-05-16 Eaton Corporation Electrical switching apparatus and slot motor therefor
US9679720B1 (en) * 2016-05-06 2017-06-13 Carling Technologies, Inc. Arc motivation device
US10854414B2 (en) 2016-05-11 2020-12-01 Eaton Intelligent Power Limited High voltage electrical disconnect device with magnetic arc deflection assembly
US9966209B1 (en) 2017-02-23 2018-05-08 Carling Technologies, Inc. Circuit breaker with arc shield
EP3389070A1 (en) * 2017-04-13 2018-10-17 ABB Schweiz AG Arc chamber for a dc circuit breaker
DE102017212033A1 (de) * 2017-07-13 2019-01-17 Siemens Aktiengesellschaft Gleichstrom-Lichtbogenlöschvorrichtung und elektromechanisches Gleichstrom-Schaltgerät
US10636607B2 (en) 2017-12-27 2020-04-28 Eaton Intelligent Power Limited High voltage compact fused disconnect switch device with bi-directional magnetic arc deflection assembly
DE102018219224A1 (de) * 2018-11-12 2020-05-14 Eaton Intelligent Power Limited Schalter

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1185269C2 (de) * 1961-08-21 1975-05-15 Licentia Patent-Verwaltungs-Gmbh, 6000 Frankfurt Einpoliger selbstschalter in schmalbauform
DE2716619C2 (de) * 1977-04-15 1979-05-03 Licentia Patent-Verwaltungs-Gmbh, 6000 Frankfurt Strombegrenzender Leitungsschutzschalter mit Maßnahmen zur Erhöhung der Laufgeschwindigkeit des Schaltlichtbogeits
DE3466318D1 (en) * 1983-10-15 1987-10-22 Licentia Gmbh Quenching device for an automatic circuit breaker
DE3531040C1 (de) * 1985-08-30 1987-06-04 Licentia Gmbh Loescheinrichtung fuer einen Allstrom-Leitungsschutzschalter
DE8611282U1 (de) * 1986-04-24 1986-06-26 Licentia Patent-Verwaltungs-Gmbh, 6000 Frankfurt Löschkammer eines Leitungsschutzschalters
FR2622736B1 (fr) * 1987-10-28 1995-04-14 Merlin Gerin Disjoncteur basse tension, a courant continu, et a joues de guidage de l'arc
FR2879016B1 (fr) * 2004-12-06 2007-02-09 Schneider Electric Ind Sas Dispositif electrique de coupure avec recyclage des gaz de coupure
DE102005007282A1 (de) * 2005-02-17 2006-08-24 Abb Patent Gmbh Elektrisches Installationsgerät mit Lichtbogen-Vorkammerraum, Vorkammerplatten und strombegrenzender Lichtbogenlöscheinrichtung
RU2306629C1 (ru) * 2006-02-08 2007-09-20 Открытое акционерное общество "Силовые машины-ЗТЛ, ЛМЗ, Электросила, Энергомашэкспорт" (ОАО "Силовые машины") Дугогасительная камера

Also Published As

Publication number Publication date
RU2479060C2 (ru) 2013-04-10
RU2008144742A (ru) 2010-05-20
BRPI0804899A2 (pt) 2010-07-27
US8519292B2 (en) 2013-08-27
EP2061051B1 (fr) 2010-01-20
ATE456145T1 (de) 2010-02-15
ES2336161T3 (es) 2010-04-08
US20090120908A1 (en) 2009-05-14
EP2061051A1 (fr) 2009-05-20
DE602008000584D1 (de) 2010-03-11
CN101436495B (zh) 2013-08-28
FR2923649B1 (fr) 2009-12-11
FR2923649A1 (fr) 2009-05-15
CN101436495A (zh) 2009-05-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0804899B1 (pt) condutor de arco e disjuntor de circuito equipado com tal condutor de arco
US4375021A (en) Rapid electric-arc extinguishing assembly in circuit-breaking devices such as electric circuit breakers
US7488915B2 (en) ARC baffle, and ARC chute assembly and electrical switching apparatus employing the same
US7812276B2 (en) Electrical switching apparatus, and arc chute and arc member therefor
PT78296B (de) Selbstschalter insbesondere leitungsschutzschalter
EP2980821A1 (en) Switchgear
KR200393296Y1 (ko) 배선용 차단기의 소호장치
US7521645B2 (en) Arc plate, and arc chute assembly and electrical switching apparatus employing the same
ITMI930789A1 (it) Interruttore di bassa tensione in scatola isolante
US6288621B1 (en) Pole for an electrical circuit breaker, equipped with a wide arc extinguishing chamber
ES2302908T3 (es) Dispositivo de extincion de arco electrico para interruptores de proteccion con interrupcion doble.
BR112014006760B1 (pt) Disjuntor de potência com um alojamento
US20070062912A1 (en) Switchgear device comprising an arc chute of reduced size
CN220020919U (zh) 一种开关
WO2024007845A1 (zh) 灭弧机构
BR112013002339B1 (pt) interruptor de potência com um disparador térmico
US7439469B2 (en) Electric switching device comprising an arc-quenching unit
CN216450582U (zh) 灭弧装置及包含灭弧装置的断路器
US7202436B1 (en) Secondary arc chute and electrical switching apparatus incorporating same
JP2009070601A (ja) 回路遮断器
TWI552185B (zh) breaker
JP2005285547A (ja) 回路遮断器の消弧装置
JPH08315706A (ja) 消弧装置
RU208385U1 (ru) Дугогасительная камера
JP6234872B2 (ja) 回路遮断器

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 22/01/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.