"DISPOSITIVO E PROCESSO PARA ENCHIMENTO DE UM KfcülPIENTE COMFÔRMAS DE FAZER GELO"
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção se refere a um dispositivo, assim como a um processo, paraenchimento de um recipiente com fôrmas de fazer gelo, o dito recipiente estando dispostono interior de um freezer de um refrigerador, particularmente de um refrigerador doméstico.
TÉCNICA ANTERIOR E SEUS INCONVENIENTES
Conforme é de conhecimento geral, já são conhecidas unidades de fazer gelo quesão automaticamente alimentadas, evitando o inconveniente do usuário ter que retirar ma-nualmente do freezer o recipiente com fôrmas de fazer gelo, retirar o gelo, encher novamen-te o recipiente com água e recolocá-lo no freezer.
A figura 1 mostra um refrigerador A com um freezer B, o dito freezer apresentandorio seu interior uma unidade de fazer gelo conforme a técnica anterior. Observa-se no free-zer B um recipiente com fôrmas de gelo C, o qual é enchido com água por meio de um tubode enchimento D que se estende para baixo e está fixado na parede de trás do refrigerador.
O recipiente C é pivotável e, ao girar para o lado, os cubos de gelo caem e vão sendo arma-zenados automaticamente na cuba E, até que, ao acumular uma determinada quantidade decubos, os ditos cubos impulsionam a alavanca F para cima, a qual aciona um interruptor Gque interrompe o funcionamento da unidade de fazer gelo H. A unidade de fazer gelo citadaacima opera automaticamente, no entanto há outros tipos de unidades que operam manu-almente, ou seja, quando o usuário remove manualmente do freezer o recipiente com oscubos de gelo, ao recolocar o recipiente vazio, é acionado um sensor ou interruptor paraacionar a bomba e encher novamente o recipiente com água.
Um inconveniente das unidades de fazer gelo já conhecidas consiste no fato deque o tubo de enchimento D fica sempre cheio de água, e, assim, na região I onde o tubopenetra no freezer, ocorre freqüentemente o congelamento da água no interior do dito tubo,obstruindo o fluxo e, conseqüentemente, impedindo o funcionamento da unidade de fazergelo.
OBJETIVOS E VANTAGENS DA INVENÇÃO
A presente invenção tem como objetivo proporcionar um dispositivo para enchimen-to do recipiente com fôrmas de fazer gelo, onde não ocorra o congelamento da água na re-gião onde o tubo penetra no interior do freezer.
Este objetivo é alcançado por meio de um dispositivo para enchimento de um reci-piente com fôrmas de fazer gelo disposto no interior de um freezer de um refrigerador, o ditodispositivo compreendendo um tanque de armazenamento de água, uma bomba ligada aodito tanque e um tubo de recalque se estendendo da bomba até o freezer, o tubo de recal-que apresentando um primeiro trecho, disposto a montante de uma peça de derivação, e umsegundo trecho, disposto a jusante da dita peça de derivação, e sendo que um tubo de re-torno de água está conectado, em uma extremidade, à peça de derivação e, na outra extre-midade a um reservatório, o dito tubo de retorno possuindo um diâmetro menor do aqueledo tubo de recalque.
Assim, o dispositivo de acordo com a invenção impede o congelamento da água naregião onde o tubo de recalque penetra no freezer, e, conseqüentemente, evita a interrup-ção da unidade de fazer gelo.
A invenção será a seguir mais detalhadamente descrita, a título de exemplo, combase nas figuras anexas:
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
FIGURA 2 - vista esquemática de uma concretização preferida do dispositivo paraenchimento do recipiente com fôrmas de fazer gelo, conforme da invenção.
DESCRICÀO DETALHADA DA INVENÇÃO
Observa-se na figura 2 um refrigerador 1 com um compartimento de refrigeração 2e um freezer 3, o dito freezer apresentando uma unidade de fazer gelo 3a com um recipientede fôrmas de fazer gelo (não mostrado). O dispositivo de acordo com a invenção apresentaum tanque de armazenamento de água 4, situado no compartimento de refrigeração 2, eque está ligado a uma bomba 5. A bomba pode ficar montada diretamente no tanque 4 oupode aspirar a água do tanque por meio de um tubo de aspiração 6. Um tubo de recalque 7se estende da bomba 5 até o freezer 3, e apresenta um primeiro trechcv8, disposto a mon-tante de uma peça de derivação 9, e um segundo trecho 10, disposto a jusante da dita peçade derivação 9. Nesta concretização a peça de derivação 9 consiste, por exemplo, em um T.Um tubo de retorno de água 11, tendo um diâmetro menor do que o do tubo de recalque 7,está conectado, em uma extremidade, à peça de derivação 9 e, na outra extremidade, a umreservatório, que, na presente concretização é o tanque de armazenamento de água 4.
Assim, ao se iniciar o processo de enchimento do recipiente com fôrmas de fazergelo, a bomba 5 é acionada e a água é recalcada direto para o freezer 3 sem penetrar notubo de retorno 11, conforme mostra a seta 12, uma vez que o diâmetro do tubo de retorno11 é menor do que o do tubo de recalque 7. Conforme é de conhecimento geral, um diâme-tro menor acarreta uma maior perda de carga e, conseqüentemente, uma maior resistênciaao escoamento do fluido, o que, induz o fluxo de água a prosseguir direto no tubo de recal-que, ao invés de penetrar no tubo de retorno 11. Quando a bomba 5 é desligada, a águacontida no segundo trecho 10 do tubo de recalque 7, escoa de volta para o tanque 4, pas-sando pela peça de derivação 9 e pelo tubo de retorno 11, conforme mostra a seta 13. Ten-do em vista que a bomba 5 não dá passagem para o retorno da água, o primeiro trecho 8 dotubo de recalque 7 fica sempre cheio de água, o que, conseqüentemente, força o retorno daágua pelo tubo de retorno 11.Assim, como o segundo trecho 10 do tubo de recalque 7 fica sempre vazio, não hácomo ocorrer o congelamento da água na região 14, onde o tubo 7 penetra no freezer.
Para encher o recipiente com as fôrmas de fazer gelo, a bomba aspira e bombeiaum determinado volume de água do tanque de armazenamento, volume este suficiente paraencher as ditas fôrmas. Em seguida, após o recalque daquele determinado volume de água,a bomba desliga automaticamente. O acionamento da bomba pode ser de maneira automá-tica, conforme já descrito acima na técnica anterior, e o volume recalcado de água pode serdeterminado pelo tempo de funcionamento da bomba, que desligará automaticamente. Na-turalmente, o tempo estabelecido de funcionamento da bomba depende da capacidade derecalque da dita bomba.
Além da concretização apresentada anteriormente, o mesmo conceito inventivo po-derá ser aplicado a outras alternativas ou possibilidades de utilização do invento. Por exem-plo, o tubo de retorno, ao invés de estar conectado ao tanque de armazenamento de água 4ou a uma bandeja de evaporação (não mostrada na figura 2), pode estar conectado direta-mente na rede de esgoto do imóvel.
Em um outro exemplo, o tanque de armazenamento de água pode ficar situado forado compartimento de refrigeração.
Assim sendo, será compreendido que a presente invenção deverá ser interpretadade maneira ampla, sendo sua abrangência determinada pelos termos das reivindicaçõesanexas.