REMOVEDOR DE FERRUGEM EM SUPERFÍCIES DURAS
CAMPO TÉCNICO
O seguinte relatório descritivo da presente aplicação de invenção se refere ao desenvolvimento de um produto removedor de ferrugem em superfícies duras, apresentado na forma de gel para ser espalhado sobre o local a ser removida a mancha de ferrugem, com especial propriedade na remoção de manchas em pisos cerâmicos do tipo porcelanato, mármores e granitos.
ESTADO DA ARTE
A ferrugem é o resultado da oxidação do ferro. Este metal em contato com o oxigênio presente na água e no ar se oxida e desta reação surge a ferrugem que deteriora pouco a pouco o material original.
Quando se deixa por um certo tempo um material ferroso em contato com um piso cerâmico, de mármore ou granito, ocorre a migração da ferrugem para este material, aparecendo uma mancha de coloração marrom avermelhada. Essa macha apresenta maior ou menor grau de resistência à remoção, sendo conhecidos diversos produtos e meios para se promover essa remoção.
Para tirar manchas de ferrugem e ferro de pisos de cerâmica, se pode empregar uma pasta de bórax e suco de limão, esfregando a pasta na mancha deixando-a secar. Enxágua-se com água limpa repetindo a operação, se necessário. Enxágua-se novamente secando com um pano limpo.
Outra solução conhecida é o uso de uma pasta para remover manchas de ferrugem de tijolo, concreto e granito.
Misturam-se sete partes de glicerina sem limão, uma parte de citrato de sódio (disponível em drogarias), seis partes de água quente e carbonato de cálcio (giz) em pó suficiente para criar uma pasta espessa.
Aplica-se essa pasta na mancha deixando-a secar. Remove-se com um raspador de madeira repetindo, se necessário. Lava-se com água limpa em abundância deixando-a secar.
Em buscas efetuadas no estado da técnica (C11D 3/14 e C23G 1/04) se encontrou documentos de patente que revelam removedores de manchas de ferrugem.
O documento BR 0.407.927 de BRIGGS et alii (2004) descreve uma composição de limpeza ácida aquosa que compreende um ácido, um abrasivo e um tensoativo aniônico, e, processo para remover manchas de ferrugem e incrustação por cal de superfícies duras. A pasta que compreende um abrasivo, um ácido, um tensoativo aniônico capaz de forma um líquido estruturado com ácido diluído e um espessante estável em ácido. As composições são excelentemente adequadas para limpar uma grande variedade de sujeiras e manchas incluindo manchas de ferrugem e incrustação por cal por uma combinação de ação mecânica (abrasiva) e dissolução/ação química.
A remoção química de um revestimento de óxido de cromo de um artigo é descrita no documento BR 0.204.770 de BROOKS (2002), revelando um revestimento de óxido de cromo removido de uma superfície do artigo limpando-o em uma solução de remoção de desengorduramento alcalino/remoção de ferrugem a cerca de 82,2°C condicionando-se o artigo em uma solução de permanganato alcalino a uma temperatura cerca de 71 °C e contatando o artigo em uma solução de extração, compreendendo ácido clorídrico e um inibidor de ataque por ácido a uma temperatura de extração de 54,4° a 60°C. Também são conhecidos os seguintes documentos estrangeiros:
- MXPA 05.009.368 - Abrasive hard surface cleaning compositions; 2005-11-04; CATHERINE STOLTON (GB)
- SU 1.768.625 - Composition for rust removal and for cleaning solid surface; 1992-10-15; CHERNOVA NATALYA V et alii (SU);
- CN 1.064.886 - Cleaning cream and its technology; 1992-09-30; WANG JINE(CN);
-CN 1.145.403-Dirtremoving agentforfloor; 1997-03-19; LIANSHENG YAN (CN);
- CA 2.273.121 - Abrasive cleaning compositions; 2000-11-27; CAVANAGH JAMES (US); PITERSKI CATHERINE ANN (US);
- MXPA 02.006.377 - Scouring composition; 2002-11-29; TOMARCHIO VINCENZO (IT).
PROBLEMAS DA TÉCNICA
Diversos produtos conhecidos empregam meios ácidos para efetuar a remoção da ferrugem. Esses produtos são bastante agressivos e de manuseio perigoso, não sendo recomendado o seu uso por pessoal não treinado.
Produtos em forma de pasta são também conhecidos, sendo aplicados no local por meio de pás, raspadores e espátulas. No entanto, apresentam o pH muito elevado, sendo igualmente agressivos pela sua alcalinidade.
SOLUÇÃO PROPOSTA
Assim, devido às considerações pertinentes ao estado da arte anteriormente discutido é um dos objetivos da presente aplicação de invenção, o desenvolvimento de um produto removedor de ferrugem em superfícies duras, particularmente em pisos do tipo porcelanato, mármores e granitos.
O produto reage quimicamente com a mancha de ferrugem sem agredir a pedra. Por ser apresentado na forma de gel, dispensa meios especiais de aplicação.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
A caracterização da invenção proposta nesse relatório é conseguida mediante a descrição das quantidades necessárias para a composição em questão, essenciais para a realização da presente aplicação, de tal modo que se possa reproduzi-la integralmente por técnica adequada, permitindo plena caracterização da funcionalidade da patente pleiteada.
A partir da descrição das quantidades em massa dos constituintes individuais que compõem o produto, se fundamenta a parte descritiva do relatório esclarecendo aspectos que possam ter ficado subentendidos, de modo a determinar claramente a proteção ora solicitada.
Essas quantidades podem apresentar variações, desde que não se fuja do inicialmente requerido.
Neste caso tem-se que o produto pode ser gerado por diferentes operações.
Uma possibilidade de composição é determinada pelas seguintes bandas:
- Hidroximetilcelulose (Natrosol 250 HHR).........................1,0 até 3,0 g;
- Tioglicolato de amônio a 59%......................................50,0 até 56,0 g;
- Água desmineralizada..................................................40,0 até 50,0 g.
Uma composição ótima é conseguida pelas seguintes quantidades: - Hidroximetilcelulose (Natrosol 250 HHR)............................2,0 g;
- Tioglicolato de amônio a 59%............................................53,0 g;
- Água desmineralizada.......................................................45,0 g.