BRPI0802409A2 - columbário modular - Google Patents

columbário modular Download PDF

Info

Publication number
BRPI0802409A2
BRPI0802409A2 BRPI0802409-0A BRPI0802409A BRPI0802409A2 BR PI0802409 A2 BRPI0802409 A2 BR PI0802409A2 BR PI0802409 A BRPI0802409 A BR PI0802409A BR PI0802409 A2 BRPI0802409 A2 BR PI0802409A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
side panels
panels
uprights
appendages
columbarium
Prior art date
Application number
BRPI0802409-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Santiago Bach Lahor
Original Assignee
Marcs Urnas Bach S L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Marcs Urnas Bach S L filed Critical Marcs Urnas Bach S L
Publication of BRPI0802409A2 publication Critical patent/BRPI0802409A2/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04HBUILDINGS OR LIKE STRUCTURES FOR PARTICULAR PURPOSES; SWIMMING OR SPLASH BATHS OR POOLS; MASTS; FENCING; TENTS OR CANOPIES, IN GENERAL
    • E04H13/00Monuments; Tombs; Burial vaults; Columbaria
    • E04H13/006Columbaria, mausoleum with frontal access to vaults

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Assembled Shelves (AREA)
  • Curtains And Furnishings For Windows Or Doors (AREA)
  • Instructional Devices (AREA)

Abstract

COLUMBáRIO MODULAR. Columbário modular, do tipo dos que compreendem uma estrutura modular com uma série de montantes (3a, 3b) dispostos nas zonas anterior e posterior do conjunto, com painéis laterais (4a, 4b, 4c), painéis posteriores (5) e tampas anteriores (6a) suscetíveis de abrir sobre travessas (7) anteriores, estando o conjunto unido mediante meios convencionais, permitindo a colocação de uma série de prateleiras (8) horizontais que configuraram o piso e o teto de espaços (1) regulares e superpostos, em colunas, de alojamento de umas cinerárias, sendo esta estrutura acoplável lateralmente para seu apoio, formando as tampas anteriores (6a) uma matriz na qual se sujeita um mural ou mosaico de elementos decorativos ou similar, em que a estrutura compreende os painéis laterais (4a, 4b, 4c) unidos aos montantes anteriores (3a) mediante parafusos em linguetas (41) encastradas, anteriores de ditos painéis laterais (4a, 4b, 4c), e ditos painéis laterais (4a, 4b, 4c) são unidos aos montantes posteriores (3b) por apêndices (43) em "L", alojáveis em fendas (36) de ditos montantes posteriores (3b), encontrando-se os montantes anteriores (3a) prolongados inferiormente por pés (3c) reguláveis em altura, para absorver as irregularidades do solo, estando fixada entre ambos pés (3c) um painel de base (6c) inferior, enquanto que ditos montantes anteriores (3a) estão relacionados entre si pelas travessas (7) anteriores, cada travessa (7) compreendendo uma guia longitudinal (71) na qual estão dispostos respectivos elementos de bloqueio (72) deslocáveis lateralmente ao longo da mesma, encontrando-se a guia longitudinal (71) dotada de ranhuras (78) de passagem de apêndices (61) salientes de fixação das tampas anteriores (6a) e de aberturas (78) centrais pelas quais os elementos de bloqueio (72) são acionáveis para o bloqueio ou liberação de ditas tampas anteriores (6a); e em que os painéis posteriores (5) apresentam uma configuração laminar, de planta retangular, com apêndices (51) laterais encastrados em um lado para sua fixação nas fendas (36) dos montantes posteriores (3b).

Description

"COLUMBÁRIO MODULAR"
Objeto da invenção
A presente invenção se refere a um columbário modular deestrutura metálica.Antecedentes da invenção.
Na atualidade é comum que os mortos tenham expressado emvida que em seu funeral se proceda à incineração ou cremação de seu cadávere que suas cinzas sejam dispostas em algum lugar, ou seja, espalhadas por umsítio ou um local que apresente algum motivo ligado com sua vida. Assim écomum o uso de columbários para dispor juntas as urnas que contêm as cinzasde uma multiplicidade de pessoas, tanto em cemitérios, quanto em lugaresespecialmente significativos tais como capelas de ermidas, clubesdesportivos e outros que são motivos de devoção ou afeição.
O modelo de utilidade espanhol ES1053739U do mesmorequerente, descreve um columbário do tipo dos que compreendem umaestrutura modular com uma série de montantes verticais dispostos nas zonasanterior e posterior do conjunto, com painéis laterais, painéis posteriorese tampas anteriores que são praticadas sobre travessas anteriores,estando o conjunto unido mediante meios convencionais. Esta estruturapermite a colocação de uma série de prateleiras horizontais que configuram opiso e teto de espaços regulares e superpostos em colunas, de alojamentodas urnas cinerárias. Esta estrutura é acoplável lateralmente para suadisposição dorso a dorso, as tampas formando uma matriz na qual seaplica um mosaico, elementos decorativos ou similar. Este columbário éleve e de fácil transporte até o lugar de instalação, já que ao serem osdistintos elementos de chapa e tubo de aço, é possível realizar ocolumbário sem necessidade de obra. Ademais, o columbário pode sercompletado com a decoração exterior, de forma alegórica no lugar ou sítio,se este tem um significado especial ou na decoração que se deseje.No entanto, o número de peças distintas que o constitui éelevado e a manipulação no sítio final requer um tempo elevado de trabalho,pelo que os custos de fabricação não são o suficientemente exeqüíveis e amontagem requer pessoal especializado.
Descrição da invenção
O columbário modular, objeto desta invençãoapresenta algumas particularidades técnicas, destinadas a melhorar sualeveza e fabricação, com uma redução do número de peças diferentes e umamontagem mais simples e econômica que pode ser realizada semconhecimentos especializados. O columbário é além dissodimensionável com facilidade às necessidades do lugar de instalação.
Assim, a estrutura compreende os painéis laterais unidos aosmontantes anteriores mediante parafusos em lingüetas encastrados anterioresde ditos painéis anteriores e respectivamente os painéis laterais estanunidos a os montantes posteriores por apêndices em "L", alojables emfendas de ditos montantes posteriores, Os montantes anteriores seencontram prolongados inferiormente por pés reguláveis em altura paraabsorver as irregularidades do solo, estando fixada entre ambos pés um painelde base inferior. Ditos montantes anteriores estão relacionados entre si pelastravessas anteriores, compreendendo ditas travessas uma guia longitudinal,na qual são dispostos respectivos elementos de bloqueio deslocáveislateralmente ao longo da mesma. A guia longitudinal é dotada de ranhuras depassagem dos apêndices salientes das tampas anteriores. Ademais dita guia édotada de vazios centrais pelos quais os elementos de bloqueio são acionáveispara o bloqueio ou a liberação de ditas tampas anteriores.
Com esta estrutura o columbário é facilmentedimensionável lateralmente conforme seja a necessidade de montagemmediante o apoio de novas estruturas, conseguindo uma configuração forte eresistente por sua interconexão. Igualmente a altura também se pode ajustar aas necessidade es do lugar.
Os painéis posteriores apresentam uma configuraçãoretangular, com apêndices laterais encastrados a um lado para sua fixação nasranhuras dos montantes posteriores, de forma que se sujetan entre os painéislaterais que definem o ancho de um espaço de recepción e depósito de urnas.
Cada montante anterior esté constituído por uma peçalaminar, de seção em forma de "U", que apresenta em ambas ales lateraisorifícios de montagem dos parafusos de fixação dos painéis laterais, eem su cars anterior grupamentos de orifícios de acoplamento das guiaslongitudinais dos travesarios a cada lado.
Na extremidade superior do montante anterior se encontramranhuras de acoplamento de um painel de lintel superior. Este painel de lintelé constituído por uma placa laminar, de configuração retangular, que em suslaterais apresenta apêndices em "L", encastrados para a face posterior para suacoplamento nas ranhuras do montante anterior. Este painel de lintelpermite dar um acabamento homogêneo de suporte do motivo ornamentalanterior, junto com as tampas anteriores e os painéis de base inferiores.
Por sua vez, cada montante posterior esta constituído por umapeça laminar, de seção em forma de "U", que apresenta em sua partecentral um alinhamento de fendas para o acoplamento anterior depainéis e orifícios nas abas laterais para a montagem de meios defixação a uma parede ou elemento posterior vertical, contra o qual se alçao columbário.
De acordo com a invenção, a travessa compreende o elementode bloqueio constituído por um corpo laminar de seção em forma de "U", paraconseguir um fácil deslocamento dentro da guia longitudinal. Este elementode bloqueio é dotado em sua parte anterior de uma abertura de acesso daferramenta de manipulação e duas ranhuras em cada lado, de entrada e saídados apêndices das tampas anteriores adjacentes, estando estas ranhurasdispostas respectivamente em duas alturas para cada uma de ditas tampas.
A tampa anterior é constituída por um corpo laminar, deplanta retangular, que apresenta em seus lados superior e inferiorapêndices encastrados para atrás e em orientação oposta para sua sujeição pelos elementos de bloqueio da travessa adjacente sobre o qual se acopla.Assim os dois elementos de bloqueio são aptos para reter a tampa anterior,acoplada sobre as travessas, e afixada por elementos elásticos entre lingüetasda guia longitudinal e dos elementos de bloqueio em posição de repouso
De acordo com a invenção os laterais do columbário sãoconstituídos por um ou mais painéis laterais empilhados. Estes painéis lateraiscompreendem em seus lados superior e inferior uma pluralidade de lingüetasdobradas alternadas para um lado e para o outro para a formação de doiscanais laterais em colaboração com as lingüetas de um painel lateraladjacente superior ou inferior, possibilitando o apoio das prateleiras.
As lingüetas dos painéis laterais que se encontram em sualateral anterior são configuradas em forma de "U" para um lado e outro deforma alternada. Nestas lingüetas encontram-se orifícios e porcas soldadas defixação ao interior do montante anterior mediante parafusos desde a abalateral de ditos montantes.
Tal como se mencionou, a lateral da estrutura é constituída pordois ou mas painéis laterais que apresentam a diferente altura meios deconfiguração de distintos níveis de apoio para as sucessivas prateleiras. Paraisso, os painéis laterais apresentam em sua superfície jogos de janelasalinhadas, de frente par trás, que apresentam lingüetas dobradas alternadas para um lado e outro, nas quais pode-se colocar as prateleiras intermediáriasde depósito das urnas cinerárias. Assim, cada par de urnas pode sujetar doisou mas níveis de prateleiras.
Cada uma destas prateleiras que configuram o piso e teto decada um dos espaços ou vazios interiores é constituída por uma placaretangular que apresenta em ambas laterais longitudinais uma lingüetadobrada em forma de "U" horizontal, de apoio nos canais definidos pelaslingüetas dos painéis laterais.
Para a fixação da estrutura do columbário contra a paredeposterior foram previstos esquadros de fixação dos montantes posteriores àparede em sua parte posterior.
Os pés reguláveis em altura são constituídos por um corpolaminar, dobrado em "U" com ranhuras de ancoragem anterior e porcas deunião laterais, encontrando-se uma extremidade fechada, na qual está dispostoum parafuso regulável em posição longitudinal, com o que se assegura oapoio firme no solo.
Foi previsto que as tampas anteriores de fechamento tenhamfixadas sobre sua face exterior, uma placa cerâmica, uma lousa de pedranatural ou sintética, um plástico foto-impresso ou análogo, que reproduz umaparte do total de um mural ou mosaico que é o objeto final artístico edecorativo do columbário em seu lugar de posicionamento. Cada peça édevidamente referenciada com a finalidade de facilitar a composição domural, assim como sua posterior localização para restauração ou reparação.
Descrição das figuras.
Para complementar a descrição que se está realizando e com oobjeto de facilitar a compreensão das características da invenção, anexa-se ao presente relatório descritivo um jogo de desenhos nos quais, comcaráter ilustrativo e não limitativo, representou-se o seguinte:
- A figura 1 mostra uma vista em perspectiva de umcolumbário com o mural anterior e dois espaços abertos para seu acesso.
- A figura 2 mostra uma vista em perspectiva de umacoluna ou modulo do columbário.
- A figura 3 mostra uma vista em perspectiva posteriorde uma coluna do columbário.- A figura 4 mostra uma vista em perspectiva de um montante
anterior.
- A figura 5 mostra uma vista em perspectiva posterior de ummontante posterior.
- A figura 6 mostra uma vista em perspectiva de um péregulável em altura.
- A figura 7 mostra uma vista em explosão de uma travessa.
- A figura 8 mostra uma vista em perspectiva posterior daguia longitudinal da travessa.
- A figura 9 mostra uma vista em perspectiva posterior doelemento de bloqueio da travessa.
- As figuras 10, 11 e 12 mostram vistas em perspectiva devários painéis laterais de altura simples e múltipla.
- A figura 13 mostra uma vista em perspectiva do painel delintel superior e o acoplamento da peça decorativa anterior do mural.
- A figura 14 mostra uma vista em perspectiva do painelde base inferior do columbário.
- A figura 15 mostra uma vista em perspectiva do painelde lintel superior de! columbário.
- A figura 16 mostra uma vista em perspectiva inferior de umaprateleira para permitir a observação das lingüetas longitudinais de apoio.
- A figura 17 mostra uma vista em perspectiva de doispainéis posteriores.
- A figura 18 mostra uma vista em perspectiva daesquadria de sujeição à parede.
Realização preferencial da invenção
Como se pode observar nas figuras referenciadas o columbárioé constituído por uma sucessão de estruturas modulares que se apoiamlateralmente para configurar uma pluralidade de espaços 1 de alojamento deurnas cinerárias, podendo dispor a superfície anterior da estrutura de ummotivo decorativo constituído por uma pluralidade de peças 2 de um muralornamental anterior, assim representado na figura 1.
Cada estrutura modular é constituída por dois pares de montantes 3a, 3b dispostos nas zonas anterior e posterior, painéis laterais 4a,4b, 4c' dispostos entre os montantes 3a, 3b de cada lado, painéis posteriores 5dispostos sobre os montantes posteriores 3b e tampas anteriores 6asuscetíveis de abrir montadas sobre travessas 7 transversais entre os doismontantes anteriores 3a, encontrando-se na parte superior de ditos montantesanteriores 3 a um painel de lintel 6b de acabamento superior, enquanto que naparte inferior destes montantes anteriores 3a encontra-se pés 3c reguláveisem altura e um painel de base 6c inferior. No interior da estrutura encontra-se uma série de prateleiras 8 horizontais que configuram o piso e o teto dosespaços 1 regulares e superpostas, em colunas, de alojamento de urnascinerárias.
Assim cada montante anterior 3a, representado na figura4, é constituído por uma peça laminar, de seção em forma de "U", queapresenta em ambas abas laterais orifícios 31 de montagem dos parafusos defixação dos painéis laterais 4a, 4b, 4c, enquanto que na face anterior de dito montante anterior 3a encontra-se grupamentos de orifícios 32 de acoplamentodas travessas 7 a cada lado. Na extremidade superior de cada montanteanterior 3a encontra-se ranhuras 33 de acoplamento do painel de lintel 6bsuperior. Tal coma se citou, cada montante anterior 3a é prolongadoinferiormente em um pé 3c regulável em altura, representado na figura 6, oqual é constituído por um elemento laminar, dobrado em forma de "U", dasmesmas características que o montante anterior 3a adjacente, encontrando-sefechada a extremidade inferior deste pé 3 c regulável em altura, com umparafuso 34 regulável em extensão longitudinal. A face anterior de dito pé 3cregulável em altura apresenta ranhuras 35 de ancoragem do painel de base6c. E nas abas laterais do pé 3c regulável em altura encontra-se orifícios31 com porcas de fixação a um painel lateral 4a adjacente.
Entre os montantes anteriores 3aencontra-se as travessas 7 queos unem, e definem os limites inferior e superior de cada espaço 1 junto comas prateleiras 8. Cada travessa 7, representada nas figuras 7, 8 e 9, éconstituída por uma guia longitudinal 71 na qual estão dispostos respectivoselementos de bloqueio 72 deslocáveis lateralmente ao longo da mesma. Aguia longitudinal 71 da travessa 7 é configurada por um corpo laminar,dobrado em forma de "U" e que apresenta em cada extremidade uma lingüeta73 saliente com orifícios 74 de fixação mediante parafusos nos orifícios 32do montante anterior 3 a. Os elementos de bloqueio 72 também apresentamuma configuração genérica em forma de "U" para sua disposição no interiorda guia longitudinal 71 forçados por elementos elásticos (não representados).O elemento de bloqueio 72 apresenta em sua face anterior uma abertura 75 de acesso de uma ferramenta de manipulação e duas ranhuras 76 paralelas deentrada e saída de apêndices 61 das tampas anteriores 6a adjacentessuperior e inferior. Por sua vez, a guia longitudinal 71 tambémcompreende uma abertura 77 de acesso da ferramenta de manipulação eum par de ranhuras 78 paralelas para cada elemento de bloqueio 72 nasquais engancham-se as tampas anteriores 6a coadjuvadas pela abertura75 e as ranhuras 76 do elemento de bloqueio 72.
As tampas anteriores 6a de fechamento são constituídaspor um corpo laminar, de planta retangular e que apresenta em seuslados inferior e superior os apêndices de bloqueio sobre as travessas 7,estando estes apêndices 61 encastrados para a face interior e em disposiçãooposta entre si. Em cada tampa 6a, painel de lintel 6b e painel de base 6c,encontra-se fixada, sobre sua face exterior, uma peça 2, neste caso umaplaca de cerâmica foto-impressa, que reproduz uma parte do total do muralanterior, objeto final artístico e decorativo do columbário em seu lugar deposicionamento, estando referenciada cada peça 2 para sua colocação ereparação.
Tanto o painel de lintel 6b quanto como o painel de base 6c,representados nas figuras 14 e 15, são configurados por respectivas placaslaminares, de planta retangular, e que apresentam nos lados, apêndices 62 em"L" para sua sujeição sobre o montante anterior 3a e o pé 3c regulável emaltura.
O montante 3 b, representado na figura 5, é configurado poruma peça laminar, de seção em forma de "U", que apresenta em suaparte central um alinhamento de fendas 36 para o acoplamento de painéisposteriores 5 e painéis laterais 4a, 4b, 4c, enquanto que nas abas lateraisencontra-se orifícios 37 de fixação à parede mediante esquadros 9,representados na figura 18.
Os painéis laterais 4a, 4b, 4c, representados nas figuras 10,11, 12, compreendem três tipos de painéis que se diferenciam em altura,já que podem constituir as paredes laterais de distintos espaços 1 dealojamento das urnas cinerárias. Cada painel lateral 4a, 4b, 4c é constituídopor uma placa laminar, de configuração retangular, que em sua lateralanterior apresenta lingüetas 41 anteriores, encastradas em "U", alternadasem um lado e outro, encontrando-se nestas lingüetas 41, orifícios 42 e porcaspara a fixação nas abas laterais dos montantes anteriores 3 a, enquanto que nalateral posterior apresenta apêndices 43 em "L" para sua sujeição nas fendas36 frontais do montante 3b. Cada painel lateral 4a, 4b, 4c compreende emseus lados superior e inferior uma pluralidade de lingüetas 44 dobradasalternadas em um lado e outro para a formação de dois canais laterais emcolaboração com as lingüetas 44 de um painel lateral 4a, 4b, 4cadjacente superior ou inferior, possibilitando em ditos canais o apoio dasprateleiras 8.
Os painéis laterais 4b, 4c intermediário e superior apresentamuma altura tripla e dupla respectivamente, e compreendem em sua superfíciejogos de janelas 45 alinhadas, de frente para trás, e que apresentamlingüetas 46 dobradas alternadas para um lado e outro, nas quais pode-secolocar prateleiras 8 intermediárias de depósito das urnas cinerárias, cobrindoassim os painéis laterais 4b, 4c dois ou três espaços 1 de armazenamento.
Cada uma das prateleiras 8, representada na figura 16,é configurada por uma placa laminar, de planta retangular, que apresentaem ambas laterais longitudinais uma lingüeta 81 dobrada em forma de "U"horizontal de apoio nos canais definidos pelas lingüetas 44, 46 dos painéislaterais 4a, 4b, 4c.
Por sua vez, a parte posterior da estrutura é configurada porvários painéis posteriores 5, representados na figura 17, que apresentam umaconfiguração retangular, com apêndices 51 encastrados em um lado parasua fixação nas fendas 36 dos montantes posteriores 3b.
Une vez descrita suficientemente a natureza da invenção,assim como um exemplo de realização preferido, faz-se constar os efeitosoportunos que os materiais, forma, tamanho e disposição dos elementosdescritos poderão ser modificados, sempre e quando isso não suponha umaalteração das características essenciais da invenção que se reivindica a seguir.

Claims (15)

1. Columbário modular, do tipo dos que compreendem umaestrutura modular com uma série de montantes (3a, 3b) dispostos naszonas anterior e posterior do conjunto, com painéis laterais (4a, 4b, 4c),painéis posteriores (5) e tampas anteriores (6a) suscetíveis de abrir sobretravessas (7) anteriores, estando o conjunto unido mediante meiosconvencionais, permitindo a colocação de uma série de prateleiras (8)horizontais que configuraram o piso e o teto de espaços (1) regulares esuperpostos, em colunas, de alojamento de urnas cinerárias, sendo estaestrutura acoplável lateralmente para seu apoio, formando as tampasanteriores (6a) uma matriz na qual se sujeita um mural ou mosaico deelementos decorativos ou similar, caracterizado pelo fato de que a estruturacompreende os painéis laterais (4a, 4b, 4c) unidos aos montantes anteriores(3a) mediante parafusos em lingüetas (41) encastradas anteriores de ditospainéis laterais (4a, 4b, 4c), e ditos painéis laterais (4a, 4b, 4c) são unidos aosmontantes posteriores (3b) por apêndices (43) em "L", alojáveis emfendas (36) de ditos montantes posteriores (3b), encontrando-se osmontantes anteriores (3a) prolongados inferiormente por pés (3c) reguláveisem altura, para absorver as irregularidades do solo, estando fixada entreambos pés (3 c) um painel de base (6c) inferior, enquanto que ditosmontantes anteriores (3a) estão relacionados entre si pelas travessas(7) anteriores, cada travessa (7) compreendendo uma guia longitudinal (71)na qual estão dispostos respectivos elementos de bloqueio (72) deslocáveislateralmente ao longo da mesma, encontrando-se a guia longitudinal (71)dotada de ranhuras (78) de passagem de apêndices (61) salientes de fixaçãodas tampas anteriores (6a) e de aberturas (78) centrais pelas quais oselementos de bloqueio (72) são acionáveis para o bloqueio ou liberação deditas tampas anteriores (6a); e em que os painéis posteriores (5)apresentam uma configuração laminar, de planta retangular, comapêndices (51) laterais encastrados em um lado para sua fixação nas fendas(36) dos montantes posteriores (3b).
2. Columbário, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que cada montante anterior (3a) estaconstituído par uma peça laminar, de seção em forma de "U", que apresentaem ambas abas laterais orifícios (31) de montagem dos parafusos de fixaçãodos painéis laterais (4a, 4b, 4c) e em sua face anterior agrupamentos deorifícios (32) de acoplamento das guias longitudinais (71) dos travessas (7) acada lado.
3. Columbário, de acordo com a reivindicação 2,caracterizado pelo fato de que na extremidade superior dos montantesanteriores (3a) se encontram unes ranhuras (33) de acoplamento de um painelde lintel (6b) superior.
4. Columbário, de acordo com a reivindicação 3, caracterizadopelo fato de que o painel de lintel (6b) é constituído por uma placa laminar,de configuração retangular plana, que em sus laterais apresenta apêndices(62) em "L", encastrados até a face posterior para seu acoplamento nasranhuras (33).
5. Columbário de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que cada montante posterior (3b) é constituídopor uma peça laminar, de seção em forma de "U", que apresenta em sua partecentral um alinhamento das citadas fendas (36) para o acoplamento anterior depainéis laterais (4a, 4b, 4c) e painéis posteriores (5), encontrando-se orifícios(37) nas abas laterais para a montagem de meios de fixação a uma parede ouelemento posterior vertical.
6. Columbário, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato de que a guialongitudinal (71) da travessa (7), apresenta em cada extremidade umalingüeta (73) saliente com orifícios (74) de fixação mediante meiosconvencionais sobre o montante anterior (3a).
7. Columbário, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que a travessa (7) compreende o elemento de bloqueio (72)constituído por um corpo laminar de seção em forma de "U", dotado emsua parte anterior d uma abertura (75) de acesso da ferramenta demanipulação e duas ranhuras (76) de entrada e saída dos apêndices (61) dastampas anteriores (6a) adjacentes.
8. Columbário, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a tampa anterior (6a) é constituída por umcorpo laminar, de planta retangular, que apresenta em seus lados superior einferior apêndices (61) encastrados para trás e em orientação oposta parasua sujeição pelos elementos de bloqueio (72) da travessa (7) adjacente.
9. Columbário, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que os painéis laterais (4a, 4b, 4c) compreendem em seus ladossuperior e inferior uma pluralidade de lingüetas (44) dobradas alternadas emum lado e outro para a formação de dois canais laterais em colaboraçãocom as lingüetas (44) de um painel lateral (4a, 4b, 4c) adjacente superiorou inferior, possibilitando o apoio das prateleiras (8).
10. Columbário, de acordo com as reivindicações 1 e 2,caracterizado pelo fato de que as lingüetas (41) dos painéis laterais (4a,-4b, 4c) que se encontram em sua lateral anterior são configuradas em formade "U" para um lado e outro alternadamente, em que se encontram orifícios(42) e porcas soldadas de fixação ao interior do montante anterior (3 a)mediante parafusos.
11. Columbário, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que os painéis laterais (4b, 4c) apresentam em suasuperfície jogos de janelas (45) alinhadas, de frente para trás, e que,apresentam lingüetas (46) dobradas alternadas para um lado e outro, em quepode-se colocar prateleiras (8) intermediárias de depósito das urnascinerárias
12. Columbário, de acordo com uma reivindicação qualquerdas reivindicações 1, 2 e 11, caracterizado pelo fato de que as prateleiras (8)que configuram o piso e o teto de cada um dos espaços (1) ou vaziosinteriores são constituídas por uma placa retangular que apresenta em ambaslaterais longitudinais uma lingüeta (81) dobrada em forma de "U" horizontalde apoio nos canais definidos pelas lingüetas (44, 46) dos painéis laterais (4a,-4b, 4c).
13. Columbário, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que os montantes posteriores (3b)compreendem esquadros associados (9) de fixação à parede em sua parteposterior.
14. Columbário, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que os pés (3c) reguláveis em altura sãoconstituídos por um elemento laminar, dobrado em forma de "U" comranhuras (35) de ancoragem do painel de base (6c) e orifícios laterais deunião de um painel lateral (4a), encontrando-se uma extremidade fechada, naqual está disposto um parafuso (34) regulável em extensão longitudinal.
15. Columbário, de acordo com as reivindicações 1 e 8,caracterizado pelo fato de que as tampas anteriores (6a) de fechamento, opainel de lintel (6b) e o painel de base (6c) têm fixadas, cada uma sobre suface exterior, uma peça (2), tal coma uma placa cerâmica, uma lousa depedra natural ou sintética, um plástico foto-impresso ou análogo, quereproduz uma parte do total de um mural ou mosaico que é o objeto finalartístico e decorativo do columbário em seu lugar de posicionamento, estandodevidamente referenciada cada peça (2), com a finalidade de facilitar acomposição do mural, assim como sua posterior localização para restauraçãoou reparação.
BRPI0802409-0A 2008-03-11 2008-07-10 columbário modular BRPI0802409A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES200800506U ES1067502Y (es) 2008-03-11 2008-03-11 Columbario modular

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0802409A2 true BRPI0802409A2 (pt) 2011-07-19

Family

ID=39357594

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0802409-0A BRPI0802409A2 (pt) 2008-03-11 2008-07-10 columbário modular

Country Status (7)

Country Link
US (1) US7908800B2 (pt)
EP (1) EP2101018A2 (pt)
JP (1) JP5053219B2 (pt)
AR (1) AR068204A1 (pt)
BR (1) BRPI0802409A2 (pt)
ES (1) ES1067502Y (pt)
MX (1) MX2008009521A (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9080344B2 (en) 2009-04-30 2015-07-14 Matthews Resources, Inc. Modular crypt and modular crypt system with niche side wall
US9249598B2 (en) * 2009-04-30 2016-02-02 Matthews Resources, Inc. Modular crypt
DE202010003042U1 (de) * 2010-03-03 2010-06-10 Scholz, Markus Aufbewahrungsvorrichtung für den Außenbereich
GB2481139B (en) * 2010-06-11 2013-01-23 Brian Kenneth Fisher Interment system
ES2443867B1 (es) * 2012-07-11 2014-10-17 Santiago Bach Lahor Estructura memorial para urnas cinerarias
RU163289U1 (ru) * 2014-03-21 2016-07-10 РИВЕСТИМЕНТИ ПЛАСТИЧИ С.р.л. Модуль сборной модульной конструкции для погребального комплекса
MX348913B (es) * 2014-04-23 2017-07-04 Mausoleum S A De C V Sistema modular de nichos o criptas para el depósito de cenizas y/o restos áridos.
US9777501B2 (en) * 2015-12-29 2017-10-03 Biondan North America Inc. Structure for containing cinerary urns and furnerary items in general
ES1218996Y (es) * 2018-08-29 2019-01-25 Coral Smart Invex S L Columbario modular para el almacenamiento de urnas funerarias y recipiente individual
IT202000003985A1 (it) * 2020-02-26 2021-08-26 Tor Mec Ambrosi S R L Struttura di supporto per pannellature di chiusura applicabili a pareti di costruzioni modulari
US11473331B2 (en) * 2020-04-01 2022-10-18 Merendino Contracting, Inc. Hybrid mausolino
US11976486B1 (en) 2023-03-22 2024-05-07 Robert Cecil McElroy, Jr. High-density sub-surface columbarium

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1406192A (en) * 1919-08-22 1922-02-14 Kennedy George Colvin Sectional incolsure
US4064664A (en) * 1977-03-02 1977-12-27 Gaul Michael F Crypt structure
US4261470A (en) * 1979-05-01 1981-04-14 Dolan Donald L Collapsible rack
AU8153182A (en) * 1981-03-19 1982-09-23 Amco Engineering Co. Knock down instrument enclosure
US4433883A (en) * 1981-10-22 1984-02-28 Wallpapers Galore, Inc. Storage and display system for rolls of decorative wall covering
US5408787A (en) * 1993-11-03 1995-04-25 Barnett; Jerome J. Mausoleum construction
US5639150A (en) * 1995-09-22 1997-06-17 Amco Engineering Co. Electronic component enclosure and method
US6363663B1 (en) * 1999-05-11 2002-04-02 Steelcase Development Corporation Post engaging brackets for partitions
US6250025B1 (en) * 2000-05-04 2001-06-26 Greenwood, Inc. Assembleable columbarium tower
US6467640B1 (en) * 2001-08-30 2002-10-22 Kuo-Chuan Hung Standing box structure with multi-direction opening doors
ES1053739Y (es) 2003-01-14 2003-08-16 Agricultura Y Exportacion S L Dispositivo de soporte multiple.
CA2421667C (en) * 2003-03-11 2004-10-26 Harry Stienwand Columbarium with improved security
ES1056739Y (es) 2004-02-10 2004-12-16 Marcs Urnas Bach S L Columbario para urnas de cenizas mortuorias.
ITMI20060145A1 (it) * 2006-01-27 2007-07-28 Giuseppe Bosisio S R L Struttura modulare per costruzioni cimiteriali
US7498512B2 (en) * 2006-03-13 2009-03-03 Panduit Corp. Network cabinet

Also Published As

Publication number Publication date
ES1067502U (es) 2008-05-16
JP5053219B2 (ja) 2012-10-17
MX2008009521A (es) 2009-09-10
EP2101018A2 (en) 2009-09-16
JP2009215869A (ja) 2009-09-24
US7908800B2 (en) 2011-03-22
ES1067502Y (es) 2008-08-16
AR068204A1 (es) 2009-11-11
US20090229197A1 (en) 2009-09-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0802409A2 (pt) columbário modular
US5195812A (en) Columbarium
CA2407615C (en) Assembleable columbarium tower
US2971805A (en) Modular cabinet structure and components used therein
US4324076A (en) Wall units
US5881505A (en) Free-standing, prefabricated cremation memorial for cremation remains
US20110084576A1 (en) Modular integrated outdoor locker and system
CN113473844A (zh) 用于园艺应用的可定制可滑动搁架和支承系统
EP3042002A1 (en) Foldable brick with rope attachments and detachable wall building system
US20070080089A1 (en) Interlocking camp box support systems
US20100275531A1 (en) Accessories for pedestal supported decks
US20110084577A1 (en) Modular integrated outdoor locker with enhanced cap, and system
US3875707A (en) Portable, patio elevated
US3589310A (en) Library stacks and base supports therefor
US1314271A (en) Combination knockdown structure
JP2007117232A (ja) 組立式収納家具
JP4968777B2 (ja) サイドパネル付き机
JP6663833B2 (ja) 収納棚及び収納棚セット
GB2109838A (en) Self-supporting decoration structure
EP0005901A2 (en) Wall unit for use in the storage and/or display of articles, and structure incorporating such a unit
DE202005008315U1 (de) Urnenfach in Leichtbauweise, Urnenschrank und Urnengalerie
US11473331B2 (en) Hybrid mausolino
JPH01185210A (ja) 実験研究用集合家具
ZA201006857B (en) Columbarium
JP7064327B2 (ja) 什器の転倒防止システム

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.