BRPI0721991A2 - Material de revestimento para a proteção e terapia de olhos sadios contra comprimentos de ondas curtas, material de revestimento para a proteção e terapia para olhos pseudo-afácicos contra comprimentos de ondas curtas e material de revestimento para a proteção e terapia para olhos com processos neurodegenerativos retinianos contra comprimentos de ondas curtas - Google Patents

Material de revestimento para a proteção e terapia de olhos sadios contra comprimentos de ondas curtas, material de revestimento para a proteção e terapia para olhos pseudo-afácicos contra comprimentos de ondas curtas e material de revestimento para a proteção e terapia para olhos com processos neurodegenerativos retinianos contra comprimentos de ondas curtas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0721991A2
BRPI0721991A2 BRPI0721991-1A BRPI0721991A BRPI0721991A2 BR PI0721991 A2 BRPI0721991 A2 BR PI0721991A2 BR PI0721991 A BRPI0721991 A BR PI0721991A BR PI0721991 A2 BRPI0721991 A2 BR PI0721991A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
protection
materials
therapeutic
therapy
health
Prior art date
Application number
BRPI0721991-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Celia Sanchez Ramos
Original Assignee
Univ Madrid Complutense
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Univ Madrid Complutense filed Critical Univ Madrid Complutense
Publication of BRPI0721991A2 publication Critical patent/BRPI0721991A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02BOPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
    • G02B5/00Optical elements other than lenses
    • G02B5/20Filters
    • G02B5/208Filters for use with infrared or ultraviolet radiation, e.g. for separating visible light from infrared and/or ultraviolet radiation
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02BOPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
    • G02B5/00Optical elements other than lenses
    • G02B5/20Filters
    • G02B5/22Absorbing filters
    • G02B5/223Absorbing filters containing organic substances, e.g. dyes, inks or pigments
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02BOPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
    • G02B5/00Optical elements other than lenses
    • G02B5/20Filters
    • G02B5/22Absorbing filters
    • G02B5/23Photochromic filters
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04FFINISHING WORK ON BUILDINGS, e.g. STAIRS, FLOORS
    • E04F10/00Sunshades, e.g. Florentine blinds or jalousies; Outside screens; Awnings or baldachins

Description

MATERIAL DE REVESTIMENTO PARA A PROTEÇÃO E TERAPIA DE OLHOS SADIOS CONTRA COMPRIMENTOS DE ONDAS CURTAS, MATERIAL DE REVESTIMENTO PARA A PROTEÇÃO E TERAPIA PARA OLHOS PSEUDO- AFÁCICOS CONTRA COMPRIMENTOS DE ONDAS CURTAS E MATERIAL DE 5 REVESTIMENTO PARA A PROTEÇÃO E TERAPIA PARA OLHOS COM PROCESSOS NEURODEGENERATIVOS RETINIANOS CONTRA COMPRIMENTOS DE ONDAS CURTAS
OBJETO DA INVENÇÃO
A invenção se enquadra no setor de oftalmologia, dentro das aplicações ópticas de caráter preventivo e terapêutico.
0 objeto da invenção é um material de cobertura com filtro para a proteção dos olhos sadios, pseudo-afácicos (operados de cataratas) e/ou com degeneração retiniana contra 15 comprimentos de ondas curtas, que resulta da aplicação de um filtro com pigmentação amarela sobre qualquer material de cobertura, revestimento ou tela para a finalidade de proteger os olhos contra os comprimentos de ondas curtas do espectro visível de 500 a 380 nm que produzem degeneração retiniana. É 20 indicada, a título de exemplo, a aplicação deste elemento nos materiais destinados à fabricação de toldos, guarda-sóis ou materiais isolantes ou telas de proteção de qualquer tipo.
ESTADO DA TÉCNICA
A percepção visual é o resultado da resposta à 25 radiação visível de 380 a 760 nm. No meio ambiente, a radiação solar assume o risco principal para a visão. O sol emite raios UV e radiações IV que são principalmente absorvidas pela atmosfera. A radiação solar que é transmitida através da atmosfera ao alcançar a superfície terrestre 30 consiste em raios UV-B (de 230 a 300 nm) , raios UV ou UV-A (de 300 a 380 nm) , luz visível (de 380 a 760 nm) e raios IVde 760 a 1.400 nm) . Os olhos de um ser humano com um estado normal de saúde transmitem livremente os raios IV a maior parte do espectro visível à retina mas a córnea e o cristalino impedem que as ondas mais reativas do espectro visível (os raios UV-B e a porção de luz azul do espectro visível) atinjam a retina.
Por sua vez, o cristalino humano muda as suas
características de transmissão à medida que envelhece, intensificando a sua cor amarela e incrementando a sua capacidade de filtrar os raios UV e a luz azul. Por este motivo, nas pessoas com mais de 65 anos não é transmitida a 10 luz violeta (<4 00 nm) e diminui de maneira marcante a transmissão para a luz azul (de 400 a 500 nm) .
Por outro lado, a retina é autoprotegida dos comprimentos de ondas curtas de duas maneiras: com uma distribuição heterogênea dos fotorreceptores, de tal forma_ 15 que na depressão macular não existam fotorreceptores sensíveis à luz azul, e pela atuação de pigmentos amarelos existentes na mesma zona que , também exercem uma ação protetora.
Essas proteções naturais do olho humano Contraj comprimentos de ondas mais curtas. - o cristalino e a própria retina - podem ser seriamente afetadas por determinadas patologias e/ou intervenções cirúrgicas:
- As cataratas, cujo único tratamento cirúrgico requer a extração do cristalino.
2 5 - É freqüente o aparecimento de um processo de
envelhecimento patológico que dá lugar à degradação das estruturas da retina, produzindo a degeneração macular associada à idade (DMAI).
É necessário levar em consideração nestes antecedentes a convergência, no mesmo grupo populacional - pessoas com mais de 65 anos - destas duas patologias: a catarata e a DMAI. A catarata é a.principal causa da perda de visão e a DMAI da cegueira neste segmento populacional. Adicionalmente, terá que ser levado em consideração o presumível incremento de ambas as patologias devido, entre outros fatores, ao aumento da esperança de vida, e por isto que estas suscitam um grande interesse no âmbito da investigação e sua aplicação na indústria óptica.
Dessa maneira, tal como detalhado na bibliografia científica, vários estudos epidemiológicos avaliaram a associação entre a cirurgia de catarata e a degeneração macular associada à idade (DMAI) . Os trabalhos de Klein (Klein R, Klein B, Wong TY, Tomany SC, Cruickshanks KJ. The association of cataract and cataract surgery with the Iong- term incident of age-related maculopathy. Arch Ophthalmol 120:1551-1558.2002) e Freeman (Freeman E, Munoz B., West SK, Tielsch JM, Schein OD. Is there an association between cataract surgery and age-related macular degeneration. Am J Ophthalmolm 135(6): 849-856.2003) asseguram a existência de . um risco mais alto de desenvolver os sintomas de DMAI em pessoas operadas de cataratas. Entretanto, as investigações anteriores de Wang (Wang JJ,- Mitchell P, Cumming LRG, Lim R. Cataract and age-related maculopathy: the Blue Mountains Eye Study. Ophthalmic Epidemiol 6: 317-326.1999) e McCarty (McCarty CA, Mukesh BN, Fu CL, Mitchell P, Wang JJ, Taylor HR. Risks factors for age-related maculopathy: the Visual Impairment Project. Arch Ophthalmol 119:1455- 1462.2001) rechaçam esta hipótese, possivelmente por um nível menos evoluído na tecnologia aplicada para as medições de diagnósticos. É muito recente a implantação de técnicas tais como a Tomografía de coerência óptica que permitem de maneira rigorosa, imediata e não invasiva a realização de um 3 0 acompanhamento da evolução dos processos neurodegenerativos retinianos, e este fato é importante para conhecer o efeito determinante dos pigmentos naturais que absorvem as radiações nocivas. Por outro lado, foram desenvolvidas algumas técnicas para proteger contra comprimentos de ondas curtas os olhos das pessoas operadas de cataratas:
Existem no mercado diversos tipos de filtros providos de pigmentação amarela, sem que se tenha chegado, entretanto, a um procedimento e/ou dispositivo ideal para aplicar estes filtros ao olho humano como medida terapêutica e preventiva para substituir e/ou melhorar a proteção natural.
- A partir de meados dos anos 90, foram implantadas lentes intraoculares providas de um filtro amarelo em olhos operados de cataratas. Esta alternativa requer uma intervenção cirúrgica com todos os seus óbvios riscos e dificuldades. Existe além disso um grande número de pessoas operadas de cataratas às quais foi implantada uma lente intraocular transparente em substituição ao cristalino, desprovida da necessária proteção da pigmentação amarela. Nestes casos, torna-se necessário complementar ao cristalino artificial, isento de pigmento amarelo, com a interposição de algum sistema de suporte para o pigmento amarelo, por exemplo, a lente oftalmológica objeto do presente pedido de patente.
Também foram desenvolvidas algumas patentes relacionadas com o estado da técnica (para olhos sadios, pseudo-af ácicos e/ou em processo de neurodegeneração) que apresentam, entretanto, diferenças significativas com a presente invenção.
Por um lado, existem outras invenções que se referem à aplicação de qualquer elemento absorvedor de luz sobre uma superfície de revestimento:
Revestimentos aperfeiçoados que incluem um sistema solúvel, um substância absorvente de raios UV e um eliminador de radicais livres para melhorar a resistência de uma barreira protetora de grafite e outras manchas (NZ329912) .
- Protetor de luz fabricado composto por lâminas ou têxteis que são incorporados às janelas por meio de ganchos
ou cintas (DE102005013404).
- Substância absorvedora de raios ultravioleta e seu uso (EP177013 9) .
- Substância absorvedora de raios infravermelhos e filme para agricultura (JP2002146337).
- Película ou cobertura resistente à radiação
ultravioleta para a proteção contra o clima (ES2153764) .
- Protetor de plástico para ser utilizado em banhos de sol que contém um material absorvedor de luz UV (GB228 0678) .
- Bloqueador de raios UVA têxtil que contém
partículas (W09842909).
Substância absorvedora de raios UVA (US20060076542) .
Estas patentes se distinguem da presente invenção devido ao fato que nenhuma delas tem como objetivo a proteção ou terapia de olhos a não ser outros usos tais como a proteção das próprias superfícies, proteção de plantas em relação ao clima ou proteção da pele do corpo humano.
Existem, por outro lado, invenções que se referem ao uso do filtro amarelo sobre outras superfícies, que não são de revestimento, para a proteção e profilaxia de olhos:
- Lente de contato terapêutica para olhos pseudos- afácicos e/ou em processo de neurodegeneração (US2006238703).
Lente oftálmica terapêutica e profilaxia para olhos pseudos-afácicos e/ou em processo de neurodegeneração (US2007188701) .
- Dispositivo de iluminação com filtro terapêutico e profilático para olhos sadios, pseudo-afácicos e/ou em processo de neurodegeneração (ES22 813 01) . - Componentes de prevenção para olhos sadios e de terapia e profilaxia para olhos pseudos-afácicos e/ou em processo de neurodegeneração em veículos (ES22813 03).
Todas estas patentes pertencem ao inventor da presente invenção. Na presente invenção e com respeito às patentes indicadas anteriormente a novidade é baseada no fato que o filtro é aplicado a um elemento diferente: um material de cobertura, revestimento ou tela para a proteção e terapia de olhos contra os efeitos da luz azul presente em toda radiação solar ou artificial.
Finalmente, outras patentes relacionadas com filtros de luz, que diferem da presente invenção fundamentalmente em sua finalidade e utilidade, uma vez que nenhuma delas tem como objeto a prevenção e/ou a proteção dos olhos contra comprimentos de ondas curtas para prevenir e aliviar os processos neurodegenerativos da retina:
- Método e meios óticos para melhorar ou modificar a visão das cores e método para a sua execução (US5774202), utilizando um filtro de cor com uma faixa de transmissão concreta, utilizável sobre qualquer superfície, incluindo vidros.
- Filtro para distinção visual (JP61087106) para prevenir a mudança de luminosidade posterior a uma mudança de tom e reduzir a carga dos olhos proporcionando a máxima absorção possível.
Filtro ultravioleta e cristal composto deste filtro (JP10020347) , cuja transmitância a este tipo de radiação é variável e regulável.
Filtro eletromagnético (JP2000349542 e JP2000349541) que protege contra determinadas freqüências magnéticas recebidas, por exemplos, através de janelas.
- Filtro de absorção para dispositivos de exposição de cores (US5121030) que, mediante a aplicação de tinturas, melhora a visibilidade em condições de altos níveis de intensidade luminosa.
- Filtro de realce da cor e método de emprego para 5 melhorar a visão do olho humano (US6158865), que inclui um filtro que melhora a visão em todos os ambientes de luz, incluindo luz ambiente extrema e baixos níveis de iluminação e que incorpora um anel adaptador para o filtro.
Filtros óticos específicos para determinadas 10 atividades e acessórios óticos que utilizam estes filtros (US6893127), que permitem melhorar a visualização de objetos, por exemplo, em esportes.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
O objetivo da invenção é, em geral, a prevenção e a
I
15 proteção dos olhos contra a absorção, da luz azul e violeta,
*
mediante um filtro aplicado a materiais de cobertura, revestimento ou.-tela. Tal como foi mencionado, a invenção é particularmente iútil no caso dos indivíduos pseudoafácicos,
• para compensar funcionalmente a extração dos pigmentos
r 20 protetores (extraídos no ato cirúrgico) e no caso de c processos neurodegenerativos para potencializar o efeito
profilático (processos que muito freqüentemente coincidem no mesmo grupo de população, ou seja, dejidade avançada), mas é igualmente importante para a proteção; dos olhos sadios de 25 qualquer pessoa.
Para isto, a invenção é obtida como resultado da aplicação em materiais de cobertura de um filtro com pigmentação amarela que absorve comprimentos de ondas curtas de 500 a 380 nm. É indicada, a título de exemplo, a aplicação 3 0 deste elemento nos materiais destinados à fabricação de toldos, guarda-sóis ou materiais isolantes ou telas de proteção de qualquer tipo.
0 elemento combina, portanto, três componentes: - Um ou vários materiais de cobertura, revestimento
ou tela.
Uma estrutura ou dispositivo para aplicar o filtro ao material.
-A aplicação de um filtro com pigmentação amarela
dentre aqueles disponíveis no mercado, compatível com o material, que absorve comprimentos de ondas curtas de 500 a 380 nm, em toda a área de transmissão de luz da superfície do material.
MODO DE REALIZAÇÃO DA INVENÇÃO
Existem diversos modos de realização da invenção, dependendo do material específico onde o filtro vai ser aplicado. Adicionalmente, o modo de realização da presente invenção é ilustrado por meio “ do seguinte exemplo5 de: sua
aplicação o qual não é, entretanto, limitador de seu alcance, pois existem formas e combinações alternativas para a fabricação deste elemento.
Exemplo de fabricação da invenção:
É preparado um filtro de cor amarela ^dentre
2 0 aqueles disponíveis no mercado; por exemplo, a tüntura
genérica "Yellow 191" (Ci7H13CIN4O7S2Ca) . c
- É preparado um material de suporte ou dispositivo dentre aqueles disponíveis no mercado para a aplicação do filtro ao material de cobertura, por exemplo, o material de
cobertura de um guarda-sol de plástico. h.
- O filtro de cor amarela é aplicado na face ou faces do material, de modo que cobre a área de transmissão de luz desejada.
Definitivamente, a combinação de materiais de
3 0 cobertura, revestimento ou tela e de um filtro amarelo irá
permitir que· qualquer indivíduo proteja os olhos sadios contra comprimentos de cndas curtas, que os pacientes operados de cataratas com lente intraocular transparente corrijam a desproteção do olho operado e que os olhos com processos nçurodegenerativos melhorem e incrementem desta maneira a proteção natural. Desta forma, é evitada a problemática das técnicas alternativas que existem no 5 mercado: filtros sem dispositivo de aplicação e lentes intraoculares.-
1

Claims (15)

1. MATERIAL DE REVESTIMENTO PARA A PROTEÇÃO E TERAPIA DE OLHOS SADIOS CONTRA COMPRIMENTOS DE ONDAS CURTAS, caracterizado pelo fato de ser resultante da combinação da aplicação de um filtro com pigmentação amarela que absorve comprimentos de ondas curtas de 500 a 380 nm sobre materiais de cobertura contra o sol.
2. MATERIAL PARA A PROTEÇÃO DOS OLHOS SADIOS CONTRA COMPRIMENTOS DE ONDAS CURTAS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender um filtro com pigmentação amarela apropriado para a sua utilização no ou nos materiais de aplicação.
3. MATERIAL PARA A PROTEÇÃO DOS OLHOS SADIOS CONTRA COMPRIMENTOS DE ONDAS CURTAS, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato de compreender um ou vários materiais de cobertura, revestimento ou tela.
4. MATERIAL PARA A PROTEÇÃO DOS OLHOS CONTRA COMPRIMENTOS DE ONDAS CURTAS, de acordo com as reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que os materiais são aqueles destinados à fabricação de toldos, guarda-sóis ou materiais isolantes ou telas de proteção de qualquer tipo.
5. MATERIAL, de acordo com as reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de ser filtrante.
6. MATERIAL DE REVESTIMENTO PARA A PROTEÇÃO E TERAPIA PARA OLHOS PSEUDO-AFÁCICOS CONTRA COMPRIMENTOS DE ONDAS CURTAS, caracterizado pelo fato de ser resultante da combinação da aplicação de um filtro com pigmentação amarela que absorve comprimentos de ondas curtas de 50 0 a 380 nm sobre materiais de cobertura contra o sol.
7. MATERIAL TERAPÊUTICO E PROFILÁTICO PARA OLHOS PSEUDO-AFÁCICOS, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de compreender um filtro com pigmentação amarela apropriado para a sua utilização em ou nos materiais de aplicação.
8 . MATERIAL TERAPÊUTICO E PROFILÁTICO PARA OLHOS PSEUDO-AFÁCICOS, de acordo com as reivindicações 6 e 7, caracterizado pelo fato de compreender um ou vários materiais de cobertura, revestimento ou tela.
9. MATERIAL TERAPÊUTICO E PROFILÁTICO PARA OLHOS PSEUDO-AFÁCICOS, de acordo com as reivindicações 6 a 8, caracterizado pelo fato de que os materiais são aqueles destinados à fabricação de toldos, guarda-sóis ou materiais isolantes ou telas de proteção de qualquer tipo.
10. MATERIAL, de acordo com as reivindicações 6 a 9, caracterizado pelo fato de ser filtrante.
11. MATERIAL DE REVESTIMENTO PARA A PROTEÇÃO E TERAPIA PARA OLHOS COM PROCESSOS NEURODEGENERATIVOS RETINIANOS CONTRA COMPRIMENTOS DE ONDAS CURTAS, caracterizado pelo fato de ser resultante da combinação da aplicação de um filtro com pigmentação amarela que absorve comprimentos de ondas curtas de 500 a 380 nm sobre materiais de cobertura contra o sol.
12. MATERIAL TERAPÊUTICO E PROFILÁTICO PARA TERAPIA PARA OLHOS COM PROCESSOS NEURODEGENERATIVOS RETINIANOS, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de compreender um filtro com pigmentação amarela apropriado para a sua utilização em ou nos materiais de aplicação.
13. MATERIAL TERAPÊUTICO E PROFILÁTICO PARA TERAPIA PARA OLHOS COM PROCESSOS NEURODEGENERATIVOS RETINIANOS, de acordo com as reivindicações 11 e 12, caracterizado pelo fato de compreender um ou vários materiais de cobertura, revestimento ou tela.
14. MATERIAL TERAPÊUTICO E PROFILÁTICO PARA TERAPIA PARA OLHOS COM PROCESSOS NEURODEGENERATIVOS RETINIANOS, de acordo com as reivindicações 11 a 13, caracterizado pelo fato de que os materiais são aqueles destinados à fabricação de toldos, guarda-sóis ou materiais isolantes ou telas de proteção de qualquer tipo.
15. MATERIAL, de acordo com as reivindicações 11, a 14, caracterizado pelo fato de ser filtrante.
BRPI0721991-1A 2007-10-15 2007-11-05 Material de revestimento para a proteção e terapia de olhos sadios contra comprimentos de ondas curtas, material de revestimento para a proteção e terapia para olhos pseudo-afácicos contra comprimentos de ondas curtas e material de revestimento para a proteção e terapia para olhos com processos neurodegenerativos retinianos contra comprimentos de ondas curtas BRPI0721991A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES200702695A ES2303484B2 (es) 2007-10-15 2007-10-15 Material de cobertura, revestimiento o pantalla para la proteccion y terapia de ojos contra los efectos de la luz azul.
ESP200702695 2007-10-15
PCT/ES2007/000626 WO2009050308A1 (es) 2007-10-15 2007-11-05 Material de cobertura, revestimiento o pantalla para la protección y terapia de ojos contra los efectos de la luz azul

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0721991A2 true BRPI0721991A2 (pt) 2014-06-03

Family

ID=39637052

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0721991-1A BRPI0721991A2 (pt) 2007-10-15 2007-11-05 Material de revestimento para a proteção e terapia de olhos sadios contra comprimentos de ondas curtas, material de revestimento para a proteção e terapia para olhos pseudo-afácicos contra comprimentos de ondas curtas e material de revestimento para a proteção e terapia para olhos com processos neurodegenerativos retinianos contra comprimentos de ondas curtas

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8570648B2 (pt)
EP (1) EP2207052A4 (pt)
CN (1) CN101874214A (pt)
BR (1) BRPI0721991A2 (pt)
CA (1) CA2702767A1 (pt)
EA (1) EA201000645A1 (pt)
ES (1) ES2303484B2 (pt)
WO (1) WO2009050308A1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2478693B1 (es) 2012-12-21 2015-04-29 Universidad Complutense De Madrid Elemento bloqueante de longitudes de onda corta en fuentes de iluminación de tipo led
ES1094781Y (es) 2013-06-03 2014-02-24 Univ Complutense De Madrid (100 0%) Dioptrio configurado para restringir las radiaciones electromagnéticas que dañan el sistema visual
US10901125B2 (en) 2014-05-23 2021-01-26 Eyesafe, Llc Light emission reducing compounds for electronic devices
US10642087B2 (en) 2014-05-23 2020-05-05 Eyesafe, Llc Light emission reducing compounds for electronic devices
EP3125005A1 (en) 2015-07-29 2017-02-01 Tecnología Sostenible y Responsable SL Optical product comprising two pigments
US10955697B2 (en) 2018-11-28 2021-03-23 Eyesafe Inc. Light emission modification
US11126033B2 (en) 2018-11-28 2021-09-21 Eyesafe Inc. Backlight unit with emission modification
US11810532B2 (en) 2018-11-28 2023-11-07 Eyesafe Inc. Systems for monitoring and regulating harmful blue light exposure from digital devices
US11592701B2 (en) 2018-11-28 2023-02-28 Eyesafe Inc. Backlight unit with emission modification
US10971660B2 (en) 2019-08-09 2021-04-06 Eyesafe Inc. White LED light source and method of making same
US11575569B2 (en) * 2020-12-10 2023-02-07 Vmware, Inc. Host computing systems placement in data centers

Family Cites Families (37)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5047447A (en) * 1984-06-08 1991-09-10 Photoprotecive Technologies Incorporated Medium incorporating melanin as an absorbing pigment for protection against electromagnetic radiation
JPS6187106A (ja) 1984-10-05 1986-05-02 Dainippon Printing Co Ltd 明視フイルタ−
US5177509A (en) * 1987-02-26 1993-01-05 Suntiger, Inc. Ultraviolet radiation and blue light blocking polarizing lens
US4885114A (en) * 1987-04-22 1989-12-05 Barnes Engineering Co. Metallized tetra((meso)-5-methyl-2-thiophene)porphines, platinum (5-bromo octaethylporphine) and optical filters containing same
AU4622689A (en) * 1988-10-06 1990-05-01 Photoprotective Technologies Incorporated Medium incorporating melanin as an absorbing pigment for protection against electromagnetic radiation
DE3837884A1 (de) * 1988-11-08 1990-05-10 Mutzhas Maximilian F Lichtfilter zur verbesserung des sehens
US5121030A (en) 1989-05-03 1992-06-09 Honeywell Inc. Absorption filters for chlor display devices
GB9316366D0 (en) 1993-08-06 1993-09-22 Fearnley Kevan W Sunbathing shelter
CA2169771C (en) 1993-08-18 2000-02-15 Gyorgy Abraham Method and optical means for improving or modifying color vision and method for making said optical means
US5428474A (en) * 1993-08-20 1995-06-27 Designs For Vision, Inc. Vision protection device incorporating carrier lenses
SE506736C2 (sv) 1996-04-17 1998-02-09 Svensson Ludvig Int UV-resistent plastfilm eller beläggning och dess användning som klimatskydd
JPH1020347A (ja) 1996-06-28 1998-01-23 Mitsubishi Materials Corp 可変式紫外線フィルターおよびそれで構成された窓ガラス
US5773091A (en) 1996-07-11 1998-06-30 Brandeis University Anti-graffiti coatings and method of graffiti removal
US6037280A (en) * 1997-03-21 2000-03-14 Koala Konnection Ultraviolet ray (UV) blocking textile containing particles
ATE281502T1 (de) * 1998-09-08 2004-11-15 Bayer Chemicals Ag Elektrochrome vorrichtung mit gelbfilter
JP2000349541A (ja) 1999-06-04 2000-12-15 Tokin Corp 電磁波フィルタおよび電磁波エンハンサ
JP2000349542A (ja) 1999-06-04 2000-12-15 Tokin Corp 電磁フィルタ
US6158865A (en) 1999-10-29 2000-12-12 Kreutzig; Kirk Color enhancing filter and method of employing a color enhancing filter to improve human eye vision
DE10015086A1 (de) 2000-03-28 2001-10-04 Basf Ag Textilfaseraffine UV-Absorber-Mischung
JP2002146337A (ja) 2000-11-07 2002-05-22 Fuji Chem Ind Co Ltd 赤外線吸収剤および農業用フィルム
US6631987B2 (en) 2001-01-23 2003-10-14 Nike, Inc. Activity-specific optical filters and eyewear using such filters
DE10196154B4 (de) * 2001-03-30 2010-11-18 Council Of Scientific And Industrial Research Verfahren zur Herstellung eines beschichteten Substrats, Verfahren zur Herstellung einer optischen Blendschutzvorrichtung, beschichteter Gegenstand und Blendschutzvorrichtung
US6825975B2 (en) * 2002-08-27 2004-11-30 Photoprotective Technologies, Inc. Light filters using the oxidative polymerization product of 3-Hydroxykynurenine (3-OHKyn)
US20050041299A1 (en) * 2003-08-20 2005-02-24 Gallas James M. Light filters using the oxidative polymerization product of 3-hydroxykynurenine (3-OHKyn)
BRPI0518195B8 (pt) * 2004-10-29 2021-07-27 Alcon Inc "filtro de segurança retiniano de compensação de cor, método de filtragem compensada em cor e iluminador oftálmico de compensador de cor”
DE102005013404A1 (de) 2005-03-23 2006-10-05 Prinke, Jens Lichtschutz für Schrägdachflächenfenster aus Folie oder Stoff. Vorschlag Falt-Rollo Klasse 24
ES2247946B2 (es) 2005-04-19 2006-10-01 Universidad Complutense De Madrid Lente de contacto terapeutica para ojos pseudo-afaquicos y/o en proceso de neurodegeneracion.
US8048343B2 (en) * 2005-05-05 2011-11-01 Photoprotective Technologies Light filters using yellow melanin and melanin-like oligomers and photochromic dyes
EP1770139A1 (en) 2005-09-28 2007-04-04 Kabushiki Kaisha Kaisui Kagaku Kenkyujo Ultraviolet light absorber and its use
US7703917B2 (en) 2006-01-10 2010-04-27 Universidad Complutense De Madrid Therapeutic prophylactic ophthalmologic lens for pseudoaphakic eyes and/or eyes suffering neurodegeneration
ES2257976B2 (es) * 2006-01-10 2007-03-16 Universidad Complutense De Madrid Lente oftalmologica terapeutica y profilactica para ojos pseudoafaquicos y/o en proceso de neurodegeneracion.
US7520608B2 (en) * 2006-03-20 2009-04-21 High Performance Optics, Inc. Color balanced ophthalmic system with selective light inhibition
US8092909B2 (en) * 2006-09-07 2012-01-10 Columbia Insurance Company Color foundation coat and color top coat paint system
ES2281301B1 (es) 2006-10-16 2008-07-16 Universidad Complutense De Madrid Dispositivo de iluminacion con filtro terapeutico y profilactico para ojos sanos, pseudo-afaquicos y/o en proceso de neurodegeneracion.
US7832903B2 (en) * 2006-11-07 2010-11-16 Universidad Complutense De Madrid Illumination system fitted with a therapeutic/prophylactic filter for healthy eyes, pseudoaphakic eyes or eyes suffering neurodegeneration
ES2281303B1 (es) 2006-12-04 2008-07-16 Universidad Complutense De Madrid Componente de prevencion para ojos sanos y de terapia y profilaxis para ojos pseudo-afaquicos y/o en proceso de neurodegeneracion en vehiculos.
US8133414B2 (en) * 2008-11-17 2012-03-13 Photoprotective Technologies, Inc. Light filters using yellow melanin and melanin-like oligomers and photochromic dyes

Also Published As

Publication number Publication date
WO2009050308A1 (es) 2009-04-23
EP2207052A4 (en) 2012-02-08
CN101874214A (zh) 2010-10-27
US8570648B2 (en) 2013-10-29
ES2303484A1 (es) 2008-08-01
EP2207052A1 (en) 2010-07-14
CA2702767A1 (en) 2009-04-23
EA201000645A1 (ru) 2010-10-29
ES2303484B2 (es) 2010-03-08
US20100282266A1 (en) 2010-11-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0721991A2 (pt) Material de revestimento para a proteção e terapia de olhos sadios contra comprimentos de ondas curtas, material de revestimento para a proteção e terapia para olhos pseudo-afácicos contra comprimentos de ondas curtas e material de revestimento para a proteção e terapia para olhos com processos neurodegenerativos retinianos contra comprimentos de ondas curtas
ES2296552B1 (es) Elemento de prevencion sobre superficies transparentes de edificios para la proteccion y terapia de ojos.
AU2005330628B2 (en) Therapeutic contact lens for pseudoaphakic eyes and/or eyes undergoing a neurodegenerative process
ES2281303B1 (es) Componente de prevencion para ojos sanos y de terapia y profilaxis para ojos pseudo-afaquicos y/o en proceso de neurodegeneracion en vehiculos.
ES2298089B2 (es) Visor de casco de seguridad y prevencion con superficie tratada para la proteccion y terapia de ojos.
ES2312284B1 (es) Gafas de seguridad y prevencion con superficie tratada para la proteccion y terapia de ojos en oficios y deportes.
ES2281301B1 (es) Dispositivo de iluminacion con filtro terapeutico y profilactico para ojos sanos, pseudo-afaquicos y/o en proceso de neurodegeneracion.
US20070188701A1 (en) Therapeutic prophylactic ophthalmologic lens for pseudoaphakic eyes and/or eyes suffering neurodegeneration
ES2257976B2 (es) Lente oftalmologica terapeutica y profilactica para ojos pseudoafaquicos y/o en proceso de neurodegeneracion.

Legal Events

Date Code Title Description
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B11E Dismissal acc. art. 34 of ipl - requirements for examination incomplete
B11T Dismissal of application maintained [chapter 11.20 patent gazette]