BRPI0721870A2 - Laminador de cilindros para laminar um material particulado - Google Patents

Laminador de cilindros para laminar um material particulado Download PDF

Info

Publication number
BRPI0721870A2
BRPI0721870A2 BRPI0721870-2A BRPI0721870A BRPI0721870A2 BR PI0721870 A2 BRPI0721870 A2 BR PI0721870A2 BR PI0721870 A BRPI0721870 A BR PI0721870A BR PI0721870 A2 BRPI0721870 A2 BR PI0721870A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cylinder
bearing
rolling mill
bearing bush
hinged connection
Prior art date
Application number
BRPI0721870-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Alexander Helm
Rasmus Thranberg Nissen
Original Assignee
Smidth As F L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Smidth As F L filed Critical Smidth As F L
Publication of BRPI0721870A2 publication Critical patent/BRPI0721870A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C15/00Disintegrating by milling members in the form of rollers or balls co-operating with rings or discs

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Crushing And Grinding (AREA)
  • Rolls And Other Rotary Bodies (AREA)
  • Pivots And Pivotal Connections (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "LAMINADOR DE CILINDROS PARA LAMINAR UM MATERIAL PARTICULADO".
A presente invenção refere-se a um Iaminador de cilindros para laminar um material particulado, como por exemplo, matérias-primas de ci- 5 mento, clínquer de cimento ou materiais similares, o dito Iaminador de cilin- dros compreendendo uma mesa de laminação substancialmente horizontal e um conjunto de cilindros rotativos sobre um eixo vertical, o dito conjunto de cilindros compreendendo uma série de cilindros que giram sobre eixos de cilindro separados, conectados ao eixo vertical através de uma conexão arti- 10 culada que compreende um casquilho de mancai e um moente de mancai assentado sobre o mesmo, e que possibilita um movimento circular livre do cilindro para cima e para baixo em um plano incluindo a linha de centro do eixo de cilindro, o dito conjunto de cilindros sendo configurado para uma o- peração interativa com a mesa de laminação.
Os Iaminadores de cilindros do tipo acima são bem-conhecidos.
Nos Iaminadores de cilindros conhecidos, a conexão articulada que liga o eixo de cilindro ao eixo vertical consiste tipicamente em um mancai de desli- zamento tradicional que pode ser Iubrificado com um lubrificante adequado. A função da conexão articulada é garantir que, independentemente um do 20 outro, os cilindros sejam capazes de acompanhar as variações de altura que ocorrem na camada de material depositado sobre a mesa de laminação du- rante a operação da usina. Em termos de direção e magnitude, a força que deve ser absorvida pela conexão articulada é basicamente constante em relação ao moente de mancai, cujo movimento angular é produzido pelas 25 variações na espessura da camada de material, que, tipicamente, varia den- tro de um intervalo de ± 0,5 a 5 graus. A frequência do movimento angular do moente de mancai ficará normalmente dentro do intervalo de 0,5 a 1 Hz. Quando este Iaminador de cilindros conhecido é usado para laminar um ma- terial particulado, como, por exemplo, matérias-primas de cimento, clínquer 30 de cimento, ou materiais similares, a conexão articulada se submete a uma pressão relativamente elevada, cuja submissão à fricção entre as partes da conexão articulada dará origem a uma geração de calor prejudicial que não poderá ser facilmente reduzida por meio de um lubrificante, uma vez que a aplicação unilateral constante de pressão e os movimentos angulares muito pequenos para frente e para trás do moente de mancai poderão impedir que o lubrificante seja arrastado para a zona de carregamento. Quanto a outros 5 tipos de mancais comercialmente disponíveis, pode-se mencionar um man- cai de deslizamento hidrodinâmico, o qual não poderá ser usado uma vez que o seu moente de mancai não gira continuamente e, portanto, não produz um filme lubrificante hidrodinâmico, um mancai radial hidrostático, o qual, de um ponto de vista técnico, vem a ser uma solução ideal de mancai, garantin- 10 do um nível máximo de contato, tanto em uma operação estática, como quando se submete à rotação, sendo, porém, muito complicado, sensível e caro, e um mancai de esferas, o qual não é adequado, uma vez que seus movimentos angulares pequenos irão impedir que os moentes arrastem o lubrificante para a zona de carregamento. Assim, chega-se à conclusão que 15 nenhum dos tipos de mancais comerciais tradicionais apresenta as caracte- rísticas necessárias para lidar com a situação de carga descrita, sem a im- plicação de desvantagens significativas.
É o objetivo da presente invenção prover um Iaminador de cilin- dros através do qual as desvantagens acima mencionadas são eliminadas ou significativamente reduzidas.
Este objetivo é alcançado por meio de um Iaminador de cilindros do tipo mencionado na introdução, caracterizado pelo fato de que o casqui- Iho de mancai da conexão articulada tem um diâmetro que excede o do mo- ente de mancai que se assenta no mesmo em um fator de pelo menos 1 por cento.
Obtém-se, portanto, o resultado de que a fricção e, por conse- guinte, a geração de calor e a taxa de desgaste entre o moente de mancai e o casquilho de mancai da conexão articulada passa a ser muito menor do que para os tipos de mancai até então utilizados. Isto se explica o fato de o 30 moente de mancai, com relação aos menores movimentos angulares, basi- camente rolar no casquilho do mancai. Além disso, essa conexão articulada pode funcionar sem lubrificação e sem proteção de vedação contra o materi- al que está sendo laminado no Iaminador de cilindros.
A principio, a razão de diâmetro entre o moente de mancai e o casquilho de mancai deve ser selecionada exatamente de modo que os pe- quenos movimentos angulares de alta frequência que correspondem à varia- 5 ção geral na camada de material sobre a mesa de laminação sejam absorvi- dos pelo mancai com relação aos seus movimentos de rolamento sem pro- vocar uma pressão de superfície excessivamente elevada, a qual aumenta em paralelo ao aumento da razão de diâmetro. De acordo com a presente invenção é, portanto, preferível que o casquilho de mancai tenha um diâme- 10 tro maior que o do moente de mancai que se assenta no mesmo em um fator dentre 1 e 25 por cento, de preferência entre 5 e 20 por cento.
O mesmo material, por exemplo, aço, pode ser usado para a fabricação do moente de mancai e do casquilho de mancai. Do ponto de vis- ta das características de resistência e a partir de uma perspectiva de custo, 15 isto vem a ser uma clara vantagem, tornando possível se atingir as mais fa- voráveis condições de fricção na conexão articulada, de acordo com a pre- sente invenção.
A presente invenção será descrita em detalhes a seguir, com referência aos desenhos, que são diagramáticos, e nos quais:
- a figura 1 mostra um diagrama esquemático de um Iaminador
de cilindros de acordo com a presente invenção;
- a figura 2 mostra detalhes da conexão articulada de acordo com a presente invenção; e
- a figura 3 mostra detalhes da função da conexão articulada du- rante a operação.
Nas figuras, é mostrada uma vista em seção de um Iaminador de cilindros 1, compreendendo uma mesa de laminação horizontal 3 e um con- junto de cilindros 4 que operam de forma interativa com a mesma, os ditos cilindros sendo conectados a e giram sobre um eixo vertical 5. Os cilindros 4 30 giram em torno dos eixos de cilindro horizontais separados 6 que conecta- dos ao eixo vertical 5 através de uma conexão articulada 7, o que permite que o cilindro 4, ao girar sobre o eixo, se movimente livremente em uma di- reção ascendente e descendente em um plano que compreende a linha de centro 12 do eixo de cilindro. O plano no qual o cilindro se movimenta não necessariamente inclui a linha de centro do eixo vertical. Para se obter um menor efeito de deslizamento ou de cisalhamento na zona de rolamento, o 5 cilindro é por vezes ou muitas vezes ligeiramente inclinado, o que significa que a sua linha de centro nem sempre passa pela linha de centro do eixo vertical.
O centro de rotação da conexão articulada 7 pode ser colocado no mesmo plano horizontal da linha de centro 12 do eixo de cilindro. Na mo- dalidade mostrada, o centro de rotação da conexão articulada 7, visto em um plano vertical, no entanto, se localiza sob o plano horizontal que inclui o cen- tro de massa 8 para o cilindro 4, o eixo de cilindro 6 e a peça de articulação 7b conectada ao mesmo, mostrada no desenho por uma linha tracejada que, por motivo de simplicidade, coincide com a linha de centro 12 do eixo de ci- lindro. Isto fará com que a força centrífuga que, durante a operação da usi- na, atua sobre o cilindro 4, sobre o eixo de cilindro 6 e sobre a peça de arti- culação 7b conectada ao mesmo, produza um momento sobre a articulação 7 e, por conseguinte, uma força direcionada no sentido descendente, o que contribui para a geração da pressão de rolamento do cilindro 4 contra a me- sa de laminação 3.
Como se torna aparente a partir da figura 2, a conexão articula- da 7 compreende um casquilho de mancai 14 e um moente de mancai 15 que se assenta sobre o mesmo. De acordo com a presente invenção, o cas- quilho de mancai 14 tem um diâmetro maior que o do moente de mancai 15 25 em, pelo menos, um por cento, fazendo com que a fricção e, por conseguin- te, a geração de calor e a taxa de desgaste entre o moente de mancai 15 e o casquilho de mancai 14 da conexão articulada sejam muito menores do que para os tipos de mancais anteriormente utilizados, uma vez que o moente de mancai 15 basicamente gira basicamente no casquilho de mancai 14 com 30 relação aos pequenos movimentos angulares.
A fim de garantir que os pequenos movimentos angulares de alta frequência que correspondem à variação geral da camada de material sobre a mesa de laminação sejam absorvidos de uma maneira ótima por parte do mancai com relação aos movimentos de rolamento, sem fazer com que a pressão de superfície atinja um nível excessivamente elevado, o casquilho de mancai 14 deve ter um diâmetro maior que o do moente de mancai 15 em 5 um fator entre 1 e 25 por cento, de preferência entre 5 e 20 por cento.
Conforme se torna aparente a partir da figura 3, o ponto de con- tato entre o casquilho de mancai 14 e o moente de mancai 15 será transferi- do do ponto A para o ponto B, quando o centro C0 do moente de mancai 15, ao rolar no sentido horário, é transferido para o ponto Ci, o que acontece 10 quando o cilindro 4 rola sobre um ponto elevado da camada de material so- bre a mesa de laminação 3.
Na posição neutra, mostrada em A e C0, a reação F vem a ser um vetor normal para o plano tangente no ponto A. Quando o moente de mancai 15 se movimenta para o ponto C-ι, a reação F será composta de du- 15 as contribuições, quais sejam, de uma força normal Fn e de uma força de fricção Ft. O valor máximo da força de fricção será Ft = Fn x Ms, sendo que μ5 é o coeficiente de fricção estática, que, no caso do "aço contra aço", assumi- rá um valor aproximado de 0,3. Quando o valor de Ft é excedido, o moente de mancai 15 irá se deslizar em direção do ponto A, assumindo uma nova 20 posição neutra para um movimento de rolamento consistente com a posição da camada de material elevada sobre a mesa de laminação 3.

Claims (5)

1. Laminador de cilindros (1) para laminar um material particula- do, como matérias-primas de cimento, clínquer de cimento ou materiais simi- lares, o dito Iaminadorde cilindros (1) compreendendo uma mesa de Iamina- ção substancialmente horizontal (3) e um conjunto de cilindros que giram em torno de um eixo vertical (5); - o dito conjunto de cilindros compreendendo uma série de cilin- dros (4) que giram sobre respectivos eixos de cilindro (6) conectados ao eixo vertical (5) através de uma conexão articulada (7) que compreende um cas- quilho de mancai (14) e um moente de mancai (15) que se assenta sobre o mesmo, - a dita conexão de articulação (7) possibilitando um movimento arqueado livre do cilindro (4) em uma direção ascendente e descendente em um plano que inclui a linha de centro (12) do eixo de cilindro; e -o dito conjunto de cilindros (4) sendo configurado para uma operação interativa com a mesa de laminação (3), - o Iaminador de cilindros sendo caracterizado pelo fato de que o casquilho de mancai (14) da conexão articulada (7) tem um diâmetro maior que o do moente de mancai (15) que se assenta sobre o mesmo em um fa- tor de menos pelo menos 1 por cento.
2. Laminador de cilindros, de acordo com a reivindicação 1, ca- racterizado pelo fato de que o casquilho de mancai (14) tem um diâmetro maior que o do moente de mancai (15) que se assenta sobre o mesmo, em um fator dentre 1 e 25 por cento.
3. Laminador de cilindros, de acordo com a reivindicação 1, ca- racterizado pelo fato de que o casquilho de mancai (14) tem um diâmetro maior que o do moente de mancai (15) que se assenta sobre o mesmo em um fator dentre 5 e 20 por cento.
4. Laminador de cilindros, de acordo com a reivindicação 1, ca- racterizado pelo fato de que o casquilho de mancai (14) e o moente de man- cai (15) são fabricados com o mesmo material.
5. Laminador de cilindros, de acordo com a reivindicação 4, ca- racterizado pelo fato de que o casquilho de mancai (14) e o moente de man- cai (15) são fabricados em aço.
BRPI0721870-2A 2007-07-04 2007-07-04 Laminador de cilindros para laminar um material particulado BRPI0721870A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2007/056771 WO2009003528A1 (en) 2007-07-04 2007-07-04 Roller mill for grinding particulate material

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0721870A2 true BRPI0721870A2 (pt) 2014-04-08

Family

ID=38519631

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0721870-2A BRPI0721870A2 (pt) 2007-07-04 2007-07-04 Laminador de cilindros para laminar um material particulado

Country Status (13)

Country Link
US (1) US8061641B2 (pt)
EP (1) EP2160245B1 (pt)
JP (1) JP5133407B2 (pt)
KR (1) KR20100053538A (pt)
CN (1) CN101687197B (pt)
AU (1) AU2007355941B2 (pt)
BR (1) BRPI0721870A2 (pt)
CA (1) CA2689498A1 (pt)
EG (1) EG25603A (pt)
ES (1) ES2396370T3 (pt)
IL (1) IL202428A (pt)
MX (1) MX2009013632A (pt)
WO (1) WO2009003528A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN102112230B (zh) * 2008-07-30 2012-12-05 Fl史密斯公司 用于碾碎颗粒状物料的辊式粉碎机
DE102012100765A1 (de) 2012-01-31 2013-08-01 ThyssenKrupp Fördertechnik GmbH Steilförderanlage für den Tagebau
CN110479469B (zh) * 2019-09-09 2021-01-29 上海民航新时代机场设计研究院有限公司 一种用于混凝土搅拌前水泥处理设备

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2838782C3 (de) * 1978-09-06 1982-01-14 Loesche GmbH, 4000 Düsseldorf Walzenschüsselmühle mit hydropneumatischer Federung der Mahlwalzen
US4717082A (en) * 1978-12-28 1988-01-05 Foster Wheeler Energy Corporation Fixed roller pulverizing mill
JPS59110918A (ja) * 1982-12-13 1984-06-27 Toshiba Corp 固体潤滑軸受装置
US4765755A (en) 1985-04-08 1988-08-23 J. M. Huber Corporation Roller mill
JP2672575B2 (ja) * 1988-06-06 1997-11-05 バブコツク日立株式会社 粉砕性試験装置
US5039021A (en) * 1990-04-23 1991-08-13 Foster Wheeler Energy Corporation Pulverizing mill having external loading arm mehcanism
JP3059536U (ja) * 1998-12-01 1999-07-09 船井電機株式会社 軸受構造
JP3569174B2 (ja) * 1999-09-06 2004-09-22 株式会社栗本鐵工所 竪型ミルのローラ支持構造
JP4179449B2 (ja) * 2002-03-29 2008-11-12 株式会社小松製作所 履帯走行装置の軸受装置

Also Published As

Publication number Publication date
MX2009013632A (es) 2010-01-20
EP2160245B1 (en) 2012-09-12
EG25603A (en) 2012-03-20
US20100176232A1 (en) 2010-07-15
AU2007355941A1 (en) 2009-01-08
ES2396370T3 (es) 2013-02-21
US8061641B2 (en) 2011-11-22
KR20100053538A (ko) 2010-05-20
WO2009003528A1 (en) 2009-01-08
CN101687197A (zh) 2010-03-31
JP5133407B2 (ja) 2013-01-30
CN101687197B (zh) 2011-05-11
AU2007355941B2 (en) 2010-12-02
IL202428A0 (en) 2010-06-30
JP2010531723A (ja) 2010-09-30
EP2160245A1 (en) 2010-03-10
IL202428A (en) 2013-02-28
CA2689498A1 (en) 2009-01-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7952247B2 (en) Electrical machine with magnetic bearing and safety bearing
BR102017028571A2 (pt) suporte de roda planetária para uma engrenagem planetária
BRPI0721870A2 (pt) Laminador de cilindros para laminar um material particulado
EP3141684A1 (en) Roller
CN101603567A (zh) 具有强制浮动功能的浮动套滑动轴承
CN104534018B (zh) 一种带滚动球铰连接的悬吊式多层油膜阻尼器
CN205215564U (zh) 轮椅用防侧翻刹车装置
CN101657560A (zh) 滚子轴承
KR20100038208A (ko) 롤링 베어링
US1887505A (en) Variable speed transmission
CN206258551U (zh) 电缆局放监测设备以及电缆行走装置
CN103511473B (zh) 调整转动轴承内环与外环的转动方向及速度的机构
TW201400720A (zh) 調整轉動軸承內環與外環的轉動方向及速度的機構
CN203050193U (zh) 一种用于单臂双层停车设备的载车板升降结构
CN207500333U (zh) 一种高承载防抱死轴承
US1452221A (en) Mechanical movement
US1628212A (en) Load lifter
CN207728641U (zh) 立式冷媒泵
CN101248247A (zh) 用于可转动盘的支承结构
CN205261189U (zh) 一种轧辊机润滑机构
US2214095A (en) Wringer
KR100633307B1 (ko) 축력저감형 트라이포드 등속조인트
US2669493A (en) Thrust bearing for rolling mill rolls and the like
US764115A (en) Speed-changer.
US1214698A (en) Electric fan.

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2277 DE 26/08/2014.