BRPI0721543A2 - mÉtodo para facilitar remessa e sistema para facilitar remessa - Google Patents

mÉtodo para facilitar remessa e sistema para facilitar remessa Download PDF

Info

Publication number
BRPI0721543A2
BRPI0721543A2 BRPI0721543-6A BRPI0721543A BRPI0721543A2 BR PI0721543 A2 BRPI0721543 A2 BR PI0721543A2 BR PI0721543 A BRPI0721543 A BR PI0721543A BR PI0721543 A2 BRPI0721543 A2 BR PI0721543A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
shipping
invoice
user
computer system
invoice form
Prior art date
Application number
BRPI0721543-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Ashish Saxena
Supriya Rao Patwardhan
Original Assignee
Deutsche Post Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Deutsche Post Ag filed Critical Deutsche Post Ag
Publication of BRPI0721543A2 publication Critical patent/BRPI0721543A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06QINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES; SYSTEMS OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G06Q10/00Administration; Management
    • G06Q10/08Logistics, e.g. warehousing, loading or distribution; Inventory or stock management
    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06QINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES; SYSTEMS OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G06Q10/00Administration; Management
    • G06Q10/08Logistics, e.g. warehousing, loading or distribution; Inventory or stock management
    • G06Q10/083Shipping
    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06QINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES; SYSTEMS OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G06Q30/00Commerce
    • G06Q30/04Billing or invoicing

Landscapes

  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Economics (AREA)
  • Development Economics (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Marketing (AREA)
  • Strategic Management (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Business, Economics & Management (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Entrepreneurship & Innovation (AREA)
  • Human Resources & Organizations (AREA)
  • Operations Research (AREA)
  • Quality & Reliability (AREA)
  • Tourism & Hospitality (AREA)
  • Finance (AREA)
  • Accounting & Taxation (AREA)
  • Management, Administration, Business Operations System, And Electronic Commerce (AREA)

Abstract

MÉTODO PARA FACILITAR REMESSA E SISTEMA PARA FACILITAR REMESSA. A presente invenção se relaciona geralmente a métodos e sistemas logísticos. Em particular, a presente invenção se relaciona a um método e ao correspondente sistema de computador para facilitar a remessa de bens e produtos, qual método compreende as etapas de: prover um formulário de fatura de remessa no front-end de um sistema de computador; permitir que o usuário no front-end preencha a informação de remessa associada ao citado formulário de fatura de remessa e envie a mensagem de e-mail ou instantânea, incorporando o citado preenchido no formulário de fatura de remessa para o back-end do citado sistema de computador.

Description

"MÉTODO PARA FACILITAR REMESSA E SISTEMA PARA FACILITAR
REMESSA".
Campo da Invenção
A presente invenção se relaciona geralmente a sistemas e métodos logísticos. Em particular, a presente invenção se relaciona a um método e a um sistema de computador para facilitar a remessa de bens e produtos. Histórico da Invenção
Sistemas logísticos administram a operação de remessa de bens e produtos. Tais sistemas compreendem uma variedade de módulos integrados dispondo de várias funcionalidades. Por exemplo, tais sistemas podem compreender um módulo de compra para avaliar propostas para a respectiva remessa de bens e produtos, e conceder os respectivos contratos. Podem ser providos módulos de otimização para analisar propostas e informar ao módulo de compra a oportunidade de se consolidar pelo menos uma encomenda, em qual caso, pelo menos um contrato concedido pelo módulo de compra se destina a um grupo consolidado de remessas. Os módulos de administração podem guardar informações com respeito ao status das propostas recebidas e dos contratos concedidos pelo módulo de compra. Um módulo de programação pode programar as remessas, de acordo com os contratos concedidos. Com base no módulo de administração de remessa, também é possível rastrear o status das remessas concedidas pelo módulo de compra e programadas pelo citado módulo de programação. Um módulo financeiro autoriza o pagamento, de acordo com o status das remessas rastreadas pelo módulo de administração, que são transferidas entre os primeiro e segundo domínios de tempo assíncronos.
Um método e sistema para atualizar informações de status com respeito à encomenda via e-mail são dados a conhecer pela Patente U.S. N0 6.047.264, que provê um método para automaticamente atualizar o status das ordens e remessas via e-mail, sem ser necessária a ação de um funcionário para criar e enviar mensagens por e-mail. Um sistema de remessa eletrônico, baseado em Internet, é provido na U.S. N0 6.220.509, que descreve um sistema de rastreamento de encomenda, que provê um navegador adaptado para um provedor de serviço de remessa e uma pluralidade de clientes, e um segundo navegador adaptado para um cliente e uma pluralidade de provedores de serviço de remessa.
A remessa de itens postais/ encomendas tipicamente pode ser descrita em três pernas. Na primeira perna, um item de remessa (envelopes, encomendas, carga, etc.) é recolhido em um primeiro endereço e levado para um centro de coleta no provedor de serviço de remessa. Na segunda perna, o item é transportado deste centro de coleta para um centro de entrega. Na terceira perna, por fim, o item é levado do centro de entrega para o destino final.
Em geral, é possível que múltiplos provedores de serviço de remessa sejam empregados nas três pernas de transporte primárias, como estabelecido acima. Por exemplo, um courier local pode prover o transporte de uma carga ou encomenda de uma companhia para um local de entrega de transportadora nacional ou regional, assim se desincumbindo da primeira perna. A transportadora nacional/ regional então se desincumbe da segunda perna, levando a carga do local da coleta, passando por um ou mais centros de distribuição intermediários, para um centro de entrega próximo do destino. Uma terceira entidade então provê a entrega, se desincumbindo da terceira perna. Ademais, também é possível que um único provedor realize o serviço referente a duas ou mais pernas. Por exemplo, um courier local pode realizar a primeira perna, levando a encomenda de uma companhia (ou residência) para a agência de correio local, enquanto outro provedor realiza o serviço das segunda e terceira pernas. Contudo, há entidades que provêem serviço porta a porta. Alguns provedores têm uma infraestrutura bem estabelecida para realizar as segunda e terceira pernas da remessa. Estas companhias são equipadas para selecionar, encaminhar, e transportar documentos/ encomendas, desde que estes tenham sido recebidos em armazéns de coleta.
^ 5 A primeira perna, no entanto, requer que o remetente leve
a encomenda para um centro de coleta, ou providencie que o provedor de serviço de remessa recolha o item no endereço inicial. Por exemplo, até recentemente, para fazer uso dos serviços de remessa, o usuário tinha que aguardar a chegada do carteiro, em sua passagem de rotina, ou levar a encomenda à agência de correio mais próxima e ali aguardar em fila para entregá-la. Para resolver isto, alguns provedores se especializaram em recolher encomendas e levá-las à agência de correio local. Os provedores assim provêem a coleta da encomenda, de acordo com as premissas do remetente.
Em adição aos serviços de coleta, os provedores de serviço de remessa buscam novas tecnologias que melhorem o acesso de consumidores aos seus serviços. Nestes casos, o usuário pode usar a Internet para solicitar serviços limitados de coleta.
0 processo de coleta, como conduzido correntemente, é confuso e caro para usuário e provedor. A menos que um grande número de itens tenha que ser coletado de cada ponto, o custo para um único usuário é muito alto para o provedor de serviço de remessa. Ademais, o provedor tem que otimizar a coleta e o usuário seguir as restrições de programação. Por exemplo, para usar os serviços de coleta, o usuário tem que programar a hora de coleta no sitio (web) do provedor para cada coleta.
Estas soluções para remessa de documentos e encomendas sobrecarregam o usuário, e, ademais, requerem uma interação provedor-usuário, que demanda tempo, cria restrições de tempo, e demanda custos. Portanto, se constata a necessidade de uma solução mais eficiente, para facilitar o processo de remessa para usuários. Sumário da Invenção Na descrição a seguir, o termo Remessa ("Shipping") se refere ao transporte de qualquer item, bem, ou produto usando qualquer meio de transporte disponível. Remessa tipicamente envolve uma ou mais pernas de transporte do local de origem para o local de destino. Termos como Documentos, Pacotes, Encomendas, Carga são
intercambiáveis, e usados para designar itens remetidos. A descrição pode se referir intercambiavelmente a um courier, provedor de serviço de coleta, quer seja um indivíduo ou grupo de pessoas, que realize a missão de levar/ transportar uma encomenda da origem ao destino. 0 método para facilitar remessa, de acordo com a invenção compreende as seguintes etapas:
prover um formulário de fatura de remessa na parte do programa que é responsável pela interface do usuário "front-end" de um sistema de computador;
permitir que um usuário no front-end preencha as informações de remessa associadas ao citado formulário de fatura de remessa, e envie uma mensagem de e-mail ou instantânea incluindo o citado preenchido no formulário de fatura de remessa para o programa que executa tarefas secundárias "back-end" (lado provedor) do citado sistema de computador.
O método, de acordo com a invenção, independe do sistema e ambiente de usuário, quer o usuário use dispositivos fixos ou móveis. 0 método não é seletivo, porque pode funcionar em qualquer dispositivo que seja capaz de enviar e receber mensagens e-mail ou instantâneas, usando, MS Outlook, Lotus Notes, etc., por conseguinte, dependendo destes e não do hardware. Informações de remessa precisas e prontas são vitais para processar remessas com presteza. 0 aspecto único desta ferramenta é o fato de o usuário poder facilmente processar as informações de remessa para um provedor de serviço de remessa, e que este recebe as informações da remessa, por exemplo, via e-mail. Isto abre um segmento novo para pequenos e médios usuários, que, dificilmente seriam atraídos com as ferramentas eCommerce convencionais. A ferramenta de E-mail se tornou um meio de comunicação universal amplamente usado, sendo ferramenta valiosa, que se presta de imediato a uma necessidade e vazio na oferta de serviços de remessa, e que ainda não é usada por nenhum provedor de serviço.
Qualquer usuário que tenha condição de acessar uma conta de e-mail ou emitir uma mensagem instantânea em qualquer dispositivo, será capaz de usar tais serviços. Em princípio, também é possível aplicar a invenção a outros sistemas, tal como, SMS ("Short Message Service" (Serviço de Mensagem Curta)), ou MMS ("Multimedia Messaging Service" (Serviço de mensagem Multi-Midia)). O método, de acordo com a invenção, tipicamente inclui geração de faturas de remessa ("Shipping Bill"). A fatura de remessa é impressa em uma impressora local e afixada à encomenda. A fatura de remessa tipicamente contém informações de remessa, tal como, endereços de origem e destino, tamanho, e peso da encomenda. Uma vez os dados de remessa tendo sido seguramente transmitidos para o back-end do sistema de computador, este último pode analisar os dados com respeito a eventuais erros potenciais e validá-los. Com a validação das informações de remessa, o sistema ainda deve propor ao usuário um termo de aceitação, que compreende um conjunto de termos e regras estatutárias e/ou contratuais que o usuário deve conhecer e aprovar para ativar o serviço. O usuário abre e aprova o termo de aceitação, para estabelecer de forma explícita seu consentimento. Um módulo de geração de fatura de remessa no sistema de computador deve incluir ferramentas para geração de formulários de fatura de remessa para certos tipos de remessa, incluindo modos customizados, que, de outra forma, não poderiam ser providos pelos provedores de serviço de remessa.
Em uma configuração preferida, o método compreende uma etapa adicional de enviar automaticamente um esboço de β mensagem de e-mail ou instantânea, incorporando o citado preenchido do formulário de fatura de remessa enviado pelo usuário.
Em outra configuração preferida, o citado formulário de fatura de remessa abrange a especificação do meio de transporte, quer aéreo, marítimo, ou expresso. Um objetivo no processo de remessa via e-mail é incluir a condição de gerar e enviar documentos de transporte, tal como fatura de remessa por ar, mar, ou expressa. De acordo com uma configuração preferida adicional do método, o citado formulário de fatura de remessa compreende a fatura fatura.
Um módulo financeiro autoriza o pagamento, de acordo com o status de remessa rastreado pelo módulo de gerenciamento de remessa, que deve ser, por exemplo, transferido entre primeiro e segundo domínios de tempo assíncrono.
A invenção adicionalmente provê a funcionalidade de pagamento para permitir que o usuário pague em dinheiro, cartão de crédito/ débito, etc.. Neste cenário, o usuário recebe um formulário por e-mail, que lhe dá a condição de fornecer detalhes de cartão de crédito, que, por sua vez, dá condição ao provedor de, ao recebê-los, validá-los, e, em resposta, emitir um texto-comentário com base nos dados fornecidos.
A invenção também inclui um método de pagamento em dinheiro, provendo ao courier a condição de receber em dinheiro diretamente do usuário no momento, em que ele (o courier) recolhe a encomenda, com base na fatura provida por e-mail.
Descrição Resumida dos Desenhos
A figura 1 é um diagrama exemplar de um sistema de computador, de acordo com a invenção;
A figura 2 é um fluxograma ilustrando um exemplo de processo para classificar o pedido de usuário;
A figura 3 é um fluxograma ilustrando a continuação do processo da figura 2; A figura 4 é um fluxograma ilustrando a etiqueta "AP GAS" no fluxograma da figura 3 em detalhes adicionais; A figura 5 é um fluxograma ilustrando as etiquetas "El" e "E2", mais detalhadamente "El"; A figura 6 é um diagrama esquemático ilustrando uma aplicação realistica, incorporando uma configuração da invenção λ-
Α figura 7 é um exemplo de fatura de remessa aérea em formato PDF;
A figura 8 é um exemplo de formulário de fatura comercial a ser preenchido para efeito de taxação; e
A figura 9 é um exemplo de formulário de pedido de coleta em formato PDF.
Descrição da Invenção de acordo com os Desenhos A figura 1 mostra um diagrama ilustrando um exemplo de sistema de computador, de acordo com a invenção, com um usuário "front-end" abrindo um formato PDF via e-mail. Os dados são transmitidos em formato XML/ZIP para um "back-end", que compreende um servidor,
especificamente um Servidor de Aplicação Geral (GAS de ("General Application Server"), o GAS processa os pedidos de remessa e coleta a partir do usuário.
Preferivelmente, implementa-se uma seleção de canal dinâmica para aumentar a flexibilidade. A figura 2 mostra um fluxograma ilustrando um exemplo de processo de classificação de pedido de usuário, de acordo com seus dados, e de acordo com o pedido, que pode ser um pedido de remessa ou pedido de coleta. 0 usuário preenche o arquivo "emailship". Os dados são convertidos para um formato adequado, por exemplo XML, e opcionalmente "zipados" através de um programa de e-mail, tal como, por exemplo, MS-Outlook. A seleção dinâmica de canal - seletor dinâmico de canal - verifica se o formato é XML ou zipado (compactado). Se o formato for zipado, o arquivo Zip é dezipado (descompactado), permitindo a extração do arquivo XML. Se o formato for XML, verifica-se se a mensagem se trata de um pedido de coleta ou remessa.
Em seguida da seleção dinâmica de canal, verifica-se se se trata de um pedido de remessa ou coleta, seguindo-se os processos subseqüentes. A figura 3 mostra um fluxograma ilustrando a continuação do processo na figura 2, no caso de o pedido do usuário for um pedido de remessa. 0 GAS, neste exemplo, se trata primariamente de um conjunto de bibliotecas em C++. Os dados XML são extraídos e validados com um arquivo apropriado XSD.
Se houver erro, então é feito um procedimento de correção de erro.
Se, contudo, não houver nenhum erro, o serviço de remessa gera a cadeia de pedido para o servidor de aplicação genérico GAS ("Generic Application Sever"), e envia o pedido para o GAS, por uma fila de mensagem MQ ("Message Queue").
0 aplicativo genérico retorna a fatura de remessa aérea com AWB com o código de mensagem apropriado - com ou sem código de erro.
Se for recebido com código de erro, então se inicia o procedimento de correção de erro E2.
Se não for recebido nenhum código de erro, então se verifica se a remessa é taxável. Se a remessa for taxável, então se gera uma fatura fatura.
Se a remessa não for taxável, então são gerados arquivo PDF de remessa e recibo de remessa.
Em seguida, em resposta, é enviado um e-mail para o usuário com o anexo apropriado, por exemplo, em PDF.
A figura 4 mostra um fluxograma ilustrando etiqueta AP GAS no fluxograma da figura 3 adicionalmente detalhada.
0 pedido de validação de remessa é recebido a partir do aplicativo cliente.
0 banco de dados ESDDB solicita o serviço de roteamento de destino para o código de rota de destino. Um serviço de roteamento adicional para um código de rota de origem é solicitado.
Um banco de dados adicional IBSDB solicita um serviço de validação e conta. Um serviço de negócio inteligente IBS solicita um serviço de avaliação para cobrança de remessa.
Em seguida, ativa-se um formulário de serviço AWB de remessa aérea gerando um número AWB.
Um banco de dados PSDDB solicita um serviço de carregamento de carga, em seguida é transmitida uma resposta ao usuário incluindo uma fatura de remessa aérea AWB, valores, e códigos de rota.
O banco de dados PSDDB se comunica com o serviço de liberação de carga, em uma linguagem de controle estruturada SCL.
A figura 5 mostra um fluxograma ilustrando as etiquetas El e E2 mais detalhadamente. El e E2 representam erros no processo da figura 3. E3 representa um erro adicional devido à falha no pedido de coleta não-compreendida pelo processo na figura 3.
O procedimento de erro El inclui o envio de um e-mail de erro para o usuário.
De acordo com o procedimento de erro E2, após receber o código de erro Poc.ini, um mail de erro customizado é enviado para o usuário. Razões que provocam isto podem ser, por exemplo, número de conta inválido, endereço de provedor inválido, ou endereço de consignatário inválido. O método de erro E3 também é ativado pela recepção de código de erro - Poc.ini. Neste caso, um mail de erro é enviado para o usuário, motivado por uma falha no pedido de coleta.
A figura 6 mostra um diagrama esquemático ilustrando aplicação realistica incorporando uma configuração da presente invenção. O provedor de serviço, neste caso, se trata da DHL na Malásia, e os usuários se tratam dos passageiros e empregados autorizados no aeroporto em Kuala Lumpur. A DHL é um provedor preferido de um sistema logístico. 0 sistema logístico inclui manuseio de objetos, e preferivelmente funcionalidades adicionais, tal como, por exemplo, serviços de contabilidade.
A figura 6 mostra configuração preferida de um serviço de validação de remessa, de acordo com a invenção. 0 exemplo mostra que a validação de remessa pode incluir diferentes tipos de dados e informações, por exemplo, informações de conta, valor, remessa, serviços de roteamento, e dados de referência de remessa.
A figura 7 mostra um exemplo de Fatura de Remessa Aérea em PDF, emitida por um usuário no front-end de um sistema de computador e pronta para ser impressa.
A figura 8 é um exemplo de uma Fatura Fatura em PDF emitida para encomenda/ remessa taxável.
A figura 9 é um exemplo de pedido de coleta em PDF. Desta forma, todo o processo de remessa para o usuário pode ser provido por e-mail, onde o usuário gera um pedido de remessa/ coleta via e-mail, recebendo de volta uma fatura fatura via e-mail.
Em outra versão preferida, o citado formulário de cobrança de remessa compreende um formato de impressão, (hardcopy) preferivelmente em PDF ou Excel. Neste caso, a presente invenção provê um "front-end" que duplica o formato de impressão existente. O usuário preenche os detalhes da remessa em forma eletrônica, preferivelmente em PDF ou Excel, e os envia a um serviço "back-end". O sistema de e-mail tem um "front-end" em Excel ou PDF, que o usuário preenche e então clica "Enviar a Provedor" na própria folha. Se o usuário estiver usando MS-Outlook, então o sistema de e-mail deve automaticamente enviá-lo pelo MS-Outlook, mas se estiver usando um outro sistema, tal como Lotus Notes, então o usuário precisa salvar e anexar o arquivo PDF ou Excel, usando o e-mail cliente, para enviá-lo ao provedor.
Neste cenário, o usuário não precisa selecionar nenhum formato específico, sendo provido um formulário em PDF ou Excel, e enviado por e-mail para o servidor MS-Exchange. Um programa converte os dados no formulário fixo em XML (Extensible Mark up Language (Linguagem de Remarcação Extensível)), e são feitas as validações necessárias para certificar a autenticidade do pedido de remessa/ coleta. Uma vez recebidos pelo "back-end", os dados são recuperados, i.e. extraídos e validados, e uma resposta é transmitida ao usuário.
Esta é uma solução simples, porém inovativa, que dá a usuários pequenos e médios a capacidade de transacionar com o provedor de serviço de remessa via e-mail. Esta ferramenta provê um pequeno impacto para receber e enviar faturas de remessa, faturas faturas, etc. via e-mail. Se a remessa for processada sem erro, então a fatura de remessa é gerada e volta para o usuário, qual fatura, então é impressa e afixada à encomenda ou carga. Como mencionado acima, a troca de dados é preferivelmente realizada em formato XML, executada no topo de uma camada de Protocolo Internet para acessar o sistema "back-end" do provedor. O formato XML pode se constituir, indiferentemente, um formato XML padronizado, formato XML comercialmente disponível, porém não padronizado, ou mesmo um formato XML customizado desenvolvido para as configurações exemplares da presente invenção. Em uma configuração preferida, provê-se uma outra etapa para recuperar informações de remessa do citado preenchido no formulário de fatura de remessa, ou validar as informações de remessa contra a validação provida no "back-end".
Esta etapa pode ser seguida por uma etapa adicional de enviar a mensagem de e-mail ou instantânea para o usuário no "front-end", e permitir que o usuário imprima a fatura de remessa, e a afixe na encomenda ou carga a ser despachada, se a informação tiver obtido a correspondente validação.
Tipicamente, a ordem de remessa se completa, quando o usuário receber a apropriada fatura de remessa, que tipicamente contém múltiplas informações, tais como, endereços de origem e endereço de destino, peso, etc.. No caso de as informações de remessa não serem validadas, provê-se uma etapa adicional de enviar uma mensagem de e-mail ou instantânea para o usuário no "front-end", incorporando a mensagem de erro, e eventualmente propondo medidas corretivas.
Subseqüentemente, se houver erro, o usuário notificado deve tomar as medidas corretas apropriadas para seguir o processo. Outra configuração vantajosa provê um serviço de coleta para efetuar a remessa de uma encomenda para um usuário no "front-end".
Esta solução também permite o arranjo de uma coleta de courier, provendo detalhes do local da coleta e da hora que a encomenda deve ser recolhida. Um sistema de computador para facilitar a remessa compreende:
um meio para prover um formulário de fatura de remessa para o front-end de um sistema de computador;
um meio para permitir que o usuário no front-end preencha as informações de remessa associadas ao citado formulário de fatura de remessa e envie uma mensagem de mail ou instantânea, incorporando o citado preenchido no formulário de fatura de remessa para o back-end do citado sistema de computador. Um módulo de comunicação no sistema de computador pode compreender ferramentas que permitam que o sistema se comunique com múltiplos dispositivos, através de vários formatos de mensagem, tal como, por exemplo, mail de voz, mensagem de texto, etc., que são transmitidos através de múltiplos meios de comunicação. Por exemplo, o sistema pode automaticamente gerar mensagem de voz, para se comunicar por telefone com o courier, usando o módulo de comunicação.
0 sistema de computador pode adicionalmente compreender meios para automaticamente enviar um esboço de mensagem de e-mail ou esboço de mensagem instantânea para o usuário. Em outra configuração preferida, o sistema de computador compreende meios para recuperar as informações de remessa a partir do citado preenchido no formulário de fatura de remessa, e/ou validar as informações de remessa a partir do citado preenchido no formulário de fatura de remessa. A invenção descrita nesta foi estabelecida em termos de métodos, e sistemas que implementam tais métodos. Deve ser aparente, no entanto, por aqueles habilitados na técnica, que a invenção também pode ser implementada na forma de software de computador, i.e. um código de programa capaz de ser armazenado na memória do computador e executado por micro-processadores.
Os componentes ou módulos do sistema de computador podem ser implementados, como fazendo parte de uma infraestrutura maior, por exemplo, em um servidor, como um ou mais programas plug in, applets, bibliotecas carregadas dinamicamente, ou outras configurações, que permitam que os programas sejam executados em um ou mais computadores para administrar informações de remessas/ encomendas. Os programas podem ser incorporados ou interfaceados com aplicativos de uma terceira parte. Embora as configurações da invenção tenham sido descritas em termos modulares, meramente com propósito ilustrativo, as mesmas não precisam se limitar a implementações modulares. A funcionalidade descrita aqui pode ser implementada em software/ hardware em processo único, ou implementada em uma combinação de múltiplos processos, e/ou aplicativos.
Componentes adicionais do sistema de computador podem residir em servidores, que os usuários sejam capazes de acessar remotamente, usando, por exemplo, navegadores de Internet, tal como, por exemplo, Explorer, Netscape. Configurações, de tais sistemas de computador também podem incluir um aplicativo cliente que possa ser executado no computador do usuário. 0 aplicativo cliente pode ser executado em separado ou como aplicativo auxiliar, que amplie a capacidade do navegador, e permita que este se comunique com o sistema de computador. 0 aplicativo cliente pode coletar certos dados relativos às transações de remessa, a partir do computador do usuário, e detectar tais transações, quando o usuário preenche o formulário de fatura de remessa.
0 usuário pode se registrar no sistema de computador provendo informações pertinentes, tais como endereço, informações de remessa, por exemplo, número de cartão de crédito, preferências de remessa, etc.. Em seguida, o sistema pode ser acessado com métodos de autenticação, tal como, por exemplo, senha e identificação. Uma ou mais configurações da invenção usam ferramentas de software de remessa e postagem de uma terceira parte. Por exemplo, o aplicativo cliente pode ser ativado automaticamente, quando o usuário imprime o formulário de fatura de remessa. 0 usuário provê uma informação especifica de transação com respeito à remessa, tal como classe de remessa, destino, peso, e/ou tamanho da encomenda, etc.. Informações adicionais especificas - tal como, valor, endereço corrigido, etc. - ademais podem ser fornecidas pelo "back-end" do sistema de computador, com base nas informações de usuário. Conquanto várias configurações tenham sido descritas, os vários aspectos da presente invenção poderão ser usados com vários tipos de sistemas de computador, geralmente incluindo projetos que liguem unidades de processamento dispares, tais como computadores, servidores, periféricos, dispositivos de armazenamento, e dispositivos para comunicação de dados. Exemplos destes sistemas de computador podem incluir Rede de Área Local (LAN), Rede de Área Estendida (WAN), Rede de Área Metropolitana (MAN), e Rede de Área Global (GAN). As configurações exemplares se concentram principalmente em soluções XML/ Internet, embora o escopo da invenção não se limite a estas. Sendo que pode ser utilizada uma ampla variedade de implementações, arranjos, e configurações de terminais, switches e links, em todos tipos de redes de dados.
0 sistema de computador, de acordo com a presente invenção, pode incluir uma pluralidade de módulos, componentes, que podem ser softwares comercialmente disponíveis, softwares customizados, ou mesmo independentemente desenvolvidos. Por exemplo, um banco de dados contendo as taxas de frete pode ser disponível comercialmente. Se o mesmo for robusto e integrável com os outros componentes de software para realizar os fluxos descritos, então o mesmo poderá ser usado no sistema de computador.
0 sistema de computador pode estar em um único local, ou em relativamente poucos locais, ou também distribuído em um grande número de locais. Como deve ser aparente, cada remessa física representa uma pluralidade de diferentes fluxos de processo de trabalho diferentemente relacionado, tal como, oferta de remessa, aceitação de remessa, e customização, no sistema. Ademais, o valor cobrado pela remessa pode ser calculado nas várias fases do fluxo do processo.
Outros aspectos da presente invenção serão aparentes àqueles habilitados na técnica, a partir da descrição detalhada das configurações exemplares e reivindicações em conexão com os desenhos. Conquanto a especificação escrita e ilustrada contemple configurações exemplares da presente invenção, deve ser entendido que a mesma tem somente um caráter ilustrativo e exemplar, sem limitar a invenção, que pode vir a ser modificada na prática. Embora a especificação tenha sido descrita por meio de configurações exemplares, deve ser entendido que várias modificações poderão ser introduzidas à mesma, e, ademais, a presente invenção pode ser implementada de várias formas. Sendo que a presente invenção é definida apenas pelas reivindicações que se seguem e pelo escopo abrangente de seus equivalentes. LISTA DE REFERÊNCIA
DCS Seleção dinâmica de canal AWB Fatura de Remessa Aérea (Air Way Bill) GAS Servidor de Aplicação Geral (Generic Application Server) XLS Tipo de formato de dados MQ Fila de mensagem XSD Tipo de formato de dados Poc.ini Código de erro ESDDB Banco de dados IBSDB Banco de dados IBS Sistema de negócio inteligente PSDDB Banco de dados SCL Linguagem estruturada de controle A/c Mantenedor de conta CSM Administração de serviço de usuário CIS Sistema de informação de usuário Bkg Registro KUL- APIS Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur - Serviço de informação avançada de passageiros ESD Distribuição de software eletrônico

Claims (12)

1. Método para facilitar remessa, caracterizado pelo fato de compreender: prover um formulário de fatura de remessa na arte do programa que é responsável pela interface do usuário ("front-end") de um sistema de computador; permitir que um usuário no ("front-end") preencha as informações de remessa associadas ao citado formulário de fatura de remessa, e envie uma mensagem de e-mail ou instantânea, incorporando o citado preenchido no formulário de fatura de remessa, para o programa que executa tarefas secundárias ("back-end") do citado sistema de computador.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o método compreender etapa adicional de enviar automaticamente um esboço de mensagem de e-mail ou esboço de mensagem instantânea, incorporando o citado preenchido no formulário de fatura de remessa a ser enviado pelo usuário.
3. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de o citado formulário de fatura de remessa compreender um formulário de fatura de remessa viária ("way-bill"), preferivelmente aeroviária, marítima, ou expressa.
4. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato de o citado formulário de fatura de remessa compreender uma fatura.
5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado pelo fato de o citado formulário de fatura de remessa compreender formato de impressão ("hardcopy"), preferivelmente em PDF ou Excel.
6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizado pelo fato de o método compreender a etapa adicional de recuperar as informações de remessa do citado preenchido no formulário de fatura de remessa e/ou validar as informações de remessa com respeito aos dados de validação providas no programa que executa tarefas secundárias ("back-end").
7.- Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de o método compreender etapa adicional de enviar uma mensagem de e-mail ou instantânea para o programa que é responsável pela interface do usuário ("front-end"), permitindo que o usuário imprima o citado preenchido no formulário de fatura de remessa e o anexe à encomenda a ser enviada, se a informação de remessa obtiver a correspondente validação.
8.- Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de o método compreender uma etapa adicional de enviar um mensagem de e-mail ou instantânea ao usuário no "front-end", incorporando uma mensagem de erro, e eventualmente propor medidas corretivas, se a informação não obtiver a correspondente validação.
9.- Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de o método compreender ofertar um serviço de coleta para encomenda para o usuário no programa que é responsável pela interface do usuário ("front-end").
10.- Sistema para facilitar remessa, caracterizado pelo fato de compreender: - um meio para prover um formulário de fatura de remessa para o programa que é responsável pela interface do usuário ("front-end") de um sistema de computador; um meio para permitir que o usuário no programa que é responsável pela interface do usuário ("front-end") preencha as informações de remessa associadas ao citado formulário de fatura de remessa e envie uma mensagem de mail ou instantânea, incorporando o citado preenchido no formulário de fatura de remessa para o programa que executa tarefas secundárias ("back-end") do citado sistema de computador.
11.- Sistema, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de o sistema de computador compreender um meio para enviar automaticamente um esboço de mensagem de e-mail ou esboço de mensagem instantânea.
12.- Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 ou 11, caracterizado pelo fato de o sistema de computador compreender um meio para recuperar as informações de remessa a partir do citado preenchido no formulário de fatura de remessa e/ou validar as informações de remessa do citado preenchido no formulário de fatura de remessa.
BRPI0721543-6A 2007-04-27 2007-04-27 mÉtodo para facilitar remessa e sistema para facilitar remessa BRPI0721543A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2007/003754 WO2008131791A1 (en) 2007-04-27 2007-04-27 Method and system for facilitating shipping

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0721543A2 true BRPI0721543A2 (pt) 2013-02-26

Family

ID=38782229

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0721543-6A BRPI0721543A2 (pt) 2007-04-27 2007-04-27 mÉtodo para facilitar remessa e sistema para facilitar remessa

Country Status (7)

Country Link
US (1) US20100088208A1 (pt)
EP (1) EP2145295A1 (pt)
JP (1) JP5508254B2 (pt)
CN (1) CN101681451A (pt)
BR (1) BRPI0721543A2 (pt)
CA (1) CA2685240A1 (pt)
WO (1) WO2008131791A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA3004874C (en) * 2002-02-01 2019-03-05 Canadian National Railway Company System, apparatus and method for conducting an online transaction to fulfill a rail-shipment service inquiry or a rail-shipment service ordering
US20080276230A1 (en) * 2007-05-03 2008-11-06 International Business Machines Corporation Processing bundle file using virtual xml document
US10726380B2 (en) 2014-12-22 2020-07-28 International Bridge, Inc. Parcel shipping screening and validation
AU2015100982A4 (en) * 2015-07-16 2015-09-17 Wisetech Global Limited Systems and methods for compilation and distribution of air cargo security information
CN105868172A (zh) * 2016-01-25 2016-08-17 上海万琛电子商务有限公司 一种快递单信息生成系统
US10417602B2 (en) 2017-04-18 2019-09-17 International Bridge, Inc. Item shipping screening and validation
EP3901873A1 (en) * 2020-04-21 2021-10-27 Deutsche Post AG Method and apparatus for label-less return shipments

Family Cites Families (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3021190B2 (ja) * 1992-07-09 2000-03-15 富士通株式会社 申請書類の電子処理システム
US6047264A (en) * 1996-08-08 2000-04-04 Onsale, Inc. Method for supplying automatic status updates using electronic mail
GB2332540B (en) * 1997-12-18 2002-12-04 Ibm An improved parcel trace system
JP2002541035A (ja) * 1999-02-08 2002-12-03 ユナイテッド パーセル サービス オブ アメリカ インコーポレイテッド インターネット小包出荷システムおよび方法
US6625582B2 (en) * 1999-03-12 2003-09-23 Richman/Singer Venture Method and system for converting a designated portion of future social security and other retirement payments to current benefits
US7774284B2 (en) * 2000-03-27 2010-08-10 Stamps.Com Inc. Apparatus, systems and methods for online, multi-parcel, multi-carrier, multi-service enterprise parcel shipping management
AU2001282995A1 (en) * 2000-07-28 2002-02-13 Union Carbide Chemicals And Plastics Technology Corporation Transport logistics systems and methods
JP2004269264A (ja) * 2000-12-25 2004-09-30 Yamato Transport Co Ltd ネット利用宅配システム及び伝票発行方法
JP4755757B2 (ja) * 2000-12-28 2011-08-24 Sgホールディングス株式会社 インターネットを用いた顧客対応型マルチ出荷支援システム及びインターネットを用いた送り状作成プログラム
US7349854B2 (en) * 2001-05-08 2008-03-25 United Parcel Service Of America, Inc. Method, apparatus and medium for obtaining shipping information
JP2002347942A (ja) * 2001-05-25 2002-12-04 Casio Comput Co Ltd 配送システム、配送処理プログラム、及び配送方法
US20020198935A1 (en) * 2001-06-25 2002-12-26 Crandall Steven Allen Methods and systems for validating the fields of a form
US6985871B2 (en) * 2001-08-10 2006-01-10 United Parcel Service Of America, Inc. Systems and methods for scheduling reoccurring deliveries and pickups
US20030195778A1 (en) * 2002-04-11 2003-10-16 United Parcel Service Of America, Inc. Intelligent authorized return systems and methods
US20040044734A1 (en) * 2002-08-27 2004-03-04 Mark Beck Enhanced services electronic mail
US20040059636A1 (en) * 2002-09-25 2004-03-25 Administrative Resources Options Method and process of providing a variety of services to a customer through a single source
JP2004210465A (ja) * 2002-12-27 2004-07-29 Seiko Precision Inc 宅配便受付方法および宅配伝票印刷システム
US7660006B2 (en) * 2003-02-11 2010-02-09 Neopost Technologies System and method for generating shipping labels
US20050114222A1 (en) * 2003-11-21 2005-05-26 United Parcel Service Of America, Inc. Method and system for providing a shipping label via an electronic procurement system
WO2005074429A2 (en) * 2004-01-28 2005-08-18 United States Postal Service System and method for customizing shipping labels
US20060116893A1 (en) * 2004-11-24 2006-06-01 Carnes Joseph L Apparatus and method of collecting and monitoring shipment data
AU2006214750A1 (en) * 2005-02-17 2006-08-24 Shopmedia Inc. Methods and apparatus for selling shipping services online through a mediator's web site
US20060242247A1 (en) * 2005-04-21 2006-10-26 Richardson Ric B Methods and systems for integrating physical mail with electronic mail
US20060282271A1 (en) * 2005-06-10 2006-12-14 Mohan Ananda Method and apparatus for shipping mail and packages
US8954355B2 (en) * 2006-01-26 2015-02-10 Psi Systems, Inc. Integrated postage and shipping label system
US20080255863A1 (en) * 2007-04-12 2008-10-16 United Parcel Service Of America, Inc. Method and computer program product for providing paperless customs documentation
US20080302866A1 (en) * 2007-06-06 2008-12-11 Michael Baugh Method for creating a label, computer program product and logistics system
US7409353B1 (en) * 2007-12-07 2008-08-05 Z-Firm Llc Methods and systems for producing shipping labels

Also Published As

Publication number Publication date
JP2010526002A (ja) 2010-07-29
JP5508254B2 (ja) 2014-05-28
WO2008131791A1 (en) 2008-11-06
EP2145295A1 (en) 2010-01-20
US20100088208A1 (en) 2010-04-08
CA2685240A1 (en) 2008-11-06
CN101681451A (zh) 2010-03-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8676671B2 (en) Systems and methods for application programming interfaces for shipping services
US7904394B2 (en) Documenting mail work flow
US7831524B2 (en) Tracking recordation system for packages
US7844553B2 (en) Integrated shipping label and customs form
US20160292636A1 (en) Systems and Methods for Managing Sending of Items
US20100076585A1 (en) Method for the production of a label, and device for carrying out said method
BRPI0721543A2 (pt) mÉtodo para facilitar remessa e sistema para facilitar remessa
BRPI0721547A2 (pt) mÉtodo para facilitar remessa e sistema para facilitar remessa
CN101715584A (zh) 用于国家邮政公司的跨境互连的系统和方法
US20060074706A1 (en) Method of handling reply envelopes
EP1998291B1 (en) System and method for control adaptation of carrier infrastructure and process using formal carrier product definition
US20070250449A1 (en) System and method for automated friend-to-friend delivery item
US9004348B1 (en) Systems and methods for high speed document mailing
KR100377779B1 (ko) 인터넷 무역 서비스 시스템 및 그 방법
US20070043624A1 (en) Method and device for preparing a mail
MXPA03002009A (es) Metodo para el acceso automatizaod a los servicios de embarque.
KR20020012090A (ko) 인터넷과 무인우편물처리장치를 이용한 우편물 발송방법
WO2009027017A1 (en) Method for creating a label and computer program product
WO2009027018A1 (en) Method for creating a label, computer program product and logistics system

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL