BRPI0721279A2 - Filtro de combustível de um motor de combustão interna do veículo - Google Patents

Filtro de combustível de um motor de combustão interna do veículo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0721279A2
BRPI0721279A2 BRPI0721279-8A BRPI0721279A BRPI0721279A2 BR PI0721279 A2 BRPI0721279 A2 BR PI0721279A2 BR PI0721279 A BRPI0721279 A BR PI0721279A BR PI0721279 A2 BRPI0721279 A2 BR PI0721279A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
filter
fuel
filter housing
housing
lid
Prior art date
Application number
BRPI0721279-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Michael Koball
Torsten Lika
Andreas Pfeffer
Original Assignee
Mahle Int Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mahle Int Gmbh filed Critical Mahle Int Gmbh
Publication of BRPI0721279A2 publication Critical patent/BRPI0721279A2/pt
Publication of BRPI0721279B1 publication Critical patent/BRPI0721279B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D35/00Filtering devices having features not specifically covered by groups B01D24/00 - B01D33/00, or for applications not specifically covered by groups B01D24/00 - B01D33/00; Auxiliary devices for filtration; Filter housing constructions
    • B01D35/18Heating or cooling the filters
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D27/00Cartridge filters of the throw-away type
    • B01D27/08Construction of the casing
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D36/00Filter circuits or combinations of filters with other separating devices
    • B01D36/003Filters in combination with devices for the removal of liquids
    • B01D36/006Purge means
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F02COMBUSTION ENGINES; HOT-GAS OR COMBUSTION-PRODUCT ENGINE PLANTS
    • F02MSUPPLYING COMBUSTION ENGINES IN GENERAL WITH COMBUSTIBLE MIXTURES OR CONSTITUENTS THEREOF
    • F02M37/00Apparatus or systems for feeding liquid fuel from storage containers to carburettors or fuel-injection apparatus; Arrangements for purifying liquid fuel specially adapted for, or arranged on, internal-combustion engines
    • F02M37/22Arrangements for purifying liquid fuel specially adapted for, or arranged on, internal-combustion engines, e.g. arrangements in the feeding system
    • F02M37/24Arrangements for purifying liquid fuel specially adapted for, or arranged on, internal-combustion engines, e.g. arrangements in the feeding system characterised by water separating means

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Filtration Of Liquid (AREA)
  • Filtering Materials (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "FILTRO DE COMBUSTÍVEL DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA DO VEÍCU- LO".
A presente invenção refere-se a um filtro de combustível de um 5 motor de combustão interna do veículo de acordo com o preâmbulo da rei- vindicação de patente 1.
Um filtro deste tipo é conhecido da patente EP 1 389 273 B1.
A invenção se ocupa com o problema de disponibilizar um filtro de acordo com o gênero, para uma separação no lado limpo do filtro, no 10 qual, pelo menos, a peça de inserção anular do filtro pode ser substituída após um esgotamento condicionado à operação. Em particular, deve ser criado um dispositivo de filtro, no qual, durante uma troca de filtro, pelo me- nos, o dispositivo da haste pode ser reutilizado, isto é, na qual, durante uma troca de filtro, o dispositivo da haste pode ser solto, de modo reversível, das 15 outras partes da carcaça do filtro.
Esta tarefa é solucionada, sobretudo, através de uma execução de um filtro de combustível de acordo com o gênero, de acordo com as ca- racterísticas da reivindicação de patente 1.
Execuções vantajosas e apropriadas são objeto das reivindica- ções subordinadas.
Uma forma de execução particularmente vantajosa abrange um dispositivo, com o qual, durante uma troca de filtro, o dispositivo da haste pode ser separado, de modo simples e efetivo, daquelas áreas de filtro, em relação às quais ele está vedado no filtro montado pronto para operar, atra- 25 vés de vedações anulares, que são projetadas, sobretudo, como anéis de vedação radiais. Um dispositivo deste tipo é importante, uma vez que, em particular, em uma multiplicidade de vedações entre o dispositivo da haste e as partes do filtro é necessária uma força de soltura relativamente alta, que muitas vezes ou de modo algum pode ser aberta manualmente sem meios 30 auxiliares adicionais.
O meio auxiliar previsto de acordo com a invenção é constituído de um dispositivo com rosca de levantamento. Um dispositivo, com rosca de levantamento desse tipo, é constituído de dois componentes a serem soltos reciprocamente, de tal modo que em um desses dois componentes está a- poiado, podendo girar, um parafuso, e no outro componente está previsto um contra-mancal, no qual pode se apoiar um parafuso. Se um parafuso 5 desse tipo estiver apoiado em um dos dois componentes, em uma rosca, então, de uma rotação do parafuso resulta um movimento relativo forçado dos dois componentes referidos. Por sua vez, um movimento relativo desse tipo significa que, os dois componentes são separados um do outro, ou que um componente é solto do outro componente.
De modo concreto são sugeridas duas soluções de acordo com
a invenção.
A primeira solução refere-se à previsão de um dispositivo com rosca de levantamento entre a tampa do filtro e um topo do dispositivo da haste, que se apóia nela. Neste caso, o dispositivo da haste possui na área de seu topo capas do mancai separadas radialmente. Essas capas estão providas, respectivamente, de um parafuso que atravessa a rosca. No esta- do montado do filtro, o dispositivo da haste, com seu topo e suas capas do mancai encosta por fora na tampa do filtro. Para a soltura do dispositivo da haste do filtro, esse dispositivo é acionado pelo dispositivo com rosca de levantamento pelo fato de que, os parafusos são apertados na rosca interna das capas do mancai. Uma vez que esses parafusos se apoiam na tampa com rosca, ocorre um levantamento através de um aperto dos parafusos desse tipo, isto é, uma soltura do dispositivo da haste de seus assentos de vedação dentro do filtro. Uma soltura do assento de vedação do dispositivo da haste é suficiente, para depois poder retirar o dispositivo da haste para fora da carcaça do filtro exclusivamente com força manual simples.
Uma execução particularmente vantajosa desse dispositivo com rosca de levantamento na área de topo do dispositivo da haste consiste no fato de integrar esse dispositivo nos meios de fixação do dispositivo da has- 30 te, com os quais o dispositivo da haste é fixado na carcaça do filtro, em par- ticular, na coberta do filtro. Esses meios de fixação, no caso dessa forma de execução vantajosa, nos olhos do mancai do dispositivo de fixação compre- endem furos de passagem, para a recepção de um parafuso com cabeça, que podem ser apertados em uma rosca de furo cego da tampa. A rosca de furo cego precisa ser colocada vedada dentro da tampa, com isso também no caso de um parafuso que falta na rosca de furo cego o interior do filtro está vedado em relação ao exterior. Essa combinação, prevista de acordo com a invenção, dos meios de fixação, por um lado, e do dispositivo com rosca de levantamento consiste no fato de que, a rosca de levantamento está prevista dentro do respectivo furo de um olhai do dispositivo da haste. Neste caso, essa rosca de levantamento está prevista em uma circunferên- cia interna do respectivo furo de passagem de um olhai do mancai, que é tão grande que, o respectivo parafuso de fixação pode agarrar, sem inter- rupção, o furo de passagem, através da rosca de levantamento. Em uma combinação desse tipo dos meios de fixação e do dispositivo com rosca de levantamento, antes de um acionamento do dispositivo com rosca de Ievan- tamento o respectivo parafuso de fixação deve ser retirado.
O segundo dispositivo com rosca de levantamento de acordo com a invenção, ressaltado de modo concreto aqui, está previsto na área do fundo da carcaça do filtro. Ele compreende uma ligação por rosca, entre um primeiro componente com rosca, apoiado, podendo girar no fundo da carca- 20 ça, que pode ser acionado por fora, e um segundo componente com rosca, formado pela extremidade livre da haste do dispositivo da haste, que fica dentro do filtro. O primeiro componente com rosca, de forma apropriada, é uma capa apoiada, podendo girar, no fundo, com um colar anular situado dentro da carcaça do filtro, com uma rosca interna. O segundo componente 25 com rosca, neste caso, é uma rosca externa complementar prevista na ex- tremidade livre da haste. Esse dispositivo representa automaticamente uma combinação dos meios de fixação do dispositivo da haste na carcaça do fil- tro e do dispositivo com rosca de levantamento para uma soltura do disposi- tivo da haste da carcaça. Essa combinação resulta do fato de que, durante 30 um fechamento da rosca, devido ao primeiro componente com rosca fixado axialmente, apoiado, podendo girar, no fundo da carcaça, ocorre uma fixa- ção axial do dispositivo da haste dentro da carcaça. Enquanto que durante uma soltura da rosca, o dispositivo da haste é comprimido axialmente para fora da carcaça do filtro.
O primeiro componente com rosca na área do fundo da carcaça do filtro pode compreender um dispositivo para a descarga de água acumu- 5 Iada no espaço coletor de água do filtro. Neste caso, esse dispositivo de descarga de água pode ser executado como um parafuso de descarga de água bastante conhecido em sua execução, integrado no primeiro compo- nente com rosca.
Um exemplo de execução vantajoso descrito em mais detalhes, a seguir, está representado no desenho.
Nesse desenho mostram
Na figura 1 um corte longitudinal através de um filtro de com- bustível de acordo com a invenção em representação esquemática,
Na figura 2 uma vista em perspectiva do dispositivo da haste do filtro acordo com a figura 1, no estado não introduzido no filtro,
Na figura 3 uma vista do filtro de frente,
Na figura 4 uma vista do filtro de cima sobre a sua tampa com o dispositivo da haste introduzido,
Na figura 5 uma vista sobre a tampa do filtro de cima, sem o dispositivo da haste introduzido,
Na figura 6 uma vista da tampa do filtro de seu lado voltado para o interior do filtro, sem dispositivo da haste introduzido,
Na figura 7 um corte parcial através da tampa do filtro de a- cordo com a linha Vll-Vll na figura 5,
Na figura 8 um recorte de uma área do fundo inferior da car-
caça do filtro, com um dispositivo com rosca de levantamento em corte.
Um filtro de combustível para um motor de combustão interna do veículo compreende uma carcaça do filtro 2, que pode ser ligada, poden- do ser solta, com um dispositivo da haste 1, com uma peça de inserção anu- Iar do filtro 3, percorrida radialmente de fora para dentro, apoiada na carca- ça do filtro 2. A peça de inserção anular do filtro 3 está vedada no lado frontal por um primeiro disco final 4 e por um segundo disco final 5. Os dois discos finais 4, 5 estão equipados radialmente externos, respectivamente, com um primeiro anel de vedação 6, através do qual os dois discos finais 4, 5 são 5 vedados radialmente em relação à carcaça do filtro 1. O espaço situado en- tre os dois primeiros anéis de vedação 6 dos dois discos finais 4 e 5, entre um meio de filtragem 7 da peça de inserção anular do filtro 3 e a carcaça 2 é parte da câmara bruta do filtro 8.
Uma haste 9 como componente do dispositivo da haste 1 pene- 10 tra, de um primeiro lado frontal 10 da carcaça do filtro 2, a partir da peça de inserção anular do filtro 3 até a área do primeiro disco final 4. Entre o primei- ro disco final 4 da peça de inserção anular do filtro 3 e um fundo da carcaça do filtro 2 se encontra uma câmara de recepção 11, em cuja função ainda será aprofundado a seguir. Essa câmara de recepção 11 está limitada, por 15 um lado, por uma área da carcaça do filtro 2, bem como, pelo primeiro disco final 4, sendo que, esse primeiro disco final 4 está vedado radialmente ex- terno através de um dos primeiros anéis de vedação 6, em relação à carca- ça do filtro, e radialmente interno através de um segundo anel de vedação
12, em relação à haste 9, em sua extremidade fechada. A haste 9 apresenta um canal de alimentação de combustível 13, que se comunica com um tubo de alimentação 14 através de uma câmara 15 dentro da carcaça do filtro, que penetra o primeiro lado frontal 10 da carcaça do filtro 2. A câmara 15 fica dentro de um tubo 16 ligado fixamente e vedado com o lado interno do primeiro lado frontal 10 da carcaça do filtro 2, o qual penetra através do se- gundo disco final 5 pouca coisa no espaço livre interno central da peça de inserção anular do filtro 3, e dentro do primeiro lado frontal do filtro 10 é limi- tado por uma área de topo 17 do dispositivo da haste 1 apoiado ali. Neste caso, a área de topo 17 está vedada em relação ao primeiro lado frontal da carcaça do filtro 2, através de um terceiro anel de vedação 18. O tubo 16 atravessa, no interior da carcaça do filtro 2, uma câmara 19 que fica entre o segundo disco final 5 e o primeiro lado frontal 10 da carcaça do filtro 2. Nes- sa câmara 19, na área do tubo de alimentação 14, o tubo 16 apresenta um abaulamento radial, a fim de possibilitar a ligação necessária em relação ao canal de alimentação do líquido 13 dentro da haste 9.
O primeiro lado frontal 10 do filtro é fabricado como um disco final 20 parcial de parede dupla de chapa. A área de parede dupla é produ- zida pelo tubo 16, que do mesmo modo, é moldado de chapa, e soldado, por solda de oxiacetileno ou solda elétrica vedado com o outro material do disco final 20.
No lado de saída, isto é, no lado limpo do meio de filtragem 7 da peça de inserção anular do filtro 3 está previsto um elemento de separação 21 de formato anular. Esse elemento de separação 21 está ligado fixamente e vedado com o segundo disco final 5. Em relação ao primeiro disco final 4 existe uma ligação vedada, que pode ser solta. Essa vedação ocorre através de um quarto anel de vedação 22, entre uma área final axial radialmente externa do elemento de separação 21 e uma área interna radial de um colar 23 do primeiro disco final 20. A câmara 19 é componente da câmara pura do filtro 24 e se comunica para fora da carcaça do filtro 2 através de um tubo de descarga 25 previsto no primeiro lado frontal 10 da carcaça do filtro 2. Uma separação entre a câmara bruta 15 e a câmara limpa 24 do filtro ocorre na área do segundo disco final 5, entre a haste 9 e o tubo 16, através de um quinto anel de vedação 26. Para uma ligação condutiva entre a câmara 15 que fica no lado bruto e o canal de alimentação do líquido 13 dentro da has- te 9 servem aberturas 27 previstas no dispositivo da haste, entre sua área de topo 17 e a haste 9. Essas aberturas 27 resultam praticamente do fato de que, a área de topo 17 do dispositivo da haste 1 com a haste 9 está ligada somente através de nervuras 27’ distanciadas entre si de acordo com a cir- cunferência.
O fluxo através do filtro está indicado por meio de setas de cor- rente.
Do traçado das setas de fluxo pode ser depreendido que, atra- vés do canal de alimentação do líquido 13 o combustível que entra no lado bruto, entra na área do primeiro disco final 4, de radialmente interna para radialmente externa da área da câmara bruta do filtro 8, que fica a montante do meio de filtragem 7.
A condução do combustível como líquido de radialmente interno para radialmente externo para a área mencionada anteriormente se apre- senta como a seguir.
No primeiro disco final 4 estão previstos dois canais de ligação
28 radiais direcionados diametralmente opostos. Em um primeiro disco final
4 constituído de material sintético pode ser produzido um disco final desse tipo como peça fundida, com núcleos de fundição que podem ser removidos que moldam os canais 28. Dessa forma, um disco final 4 desse tipo pode ser fabricado racionalmente em peça única.
Na haste 9 do dispositivo da haste 1 estão previstos elementos de aquecimento 29 elétricos, a fim de poder aquecer o combustível que flui através do canal de alimentação de combustível 13. A energia elétrica de aquecimento é alimentada através de condutores elétricos, que são condu- 15 zidos através da área de topo 17 do dispositivo da haste 1 para fora da car- caça do filtro 2, e não estão representados no desenho.
O dispositivo da haste 1 está ligado, podendo ser solto, com o primeiro lado frontal 10 da carcaça do filtro através de ligação por parafuso 30.
O elemento de separação 21 de formato anular no lado limpo do
meio de filtragem 7 da peça de inserção anular do filtro 3 é uma denomina- da coalescência, com a qual partes de água podem ser separadas do com- bustível. Essa água separada no lado limpo através ou no elemento de se- paração 21 executado como coalescência pode fluir através das aberturas 25 31 previstas no primeiro disco final 4 para a câmara de recepção 11, que serve como câmara coletora de água. A água separada, coletada na câmara de recepção 11 pode ser removida para fora do filtro, através de um parafu- so de descarga de água, previsto no fundo da carcaça do filtro 2, indicado na figura 8 - a seguir descrito em mais detalhes - ou através de um canal de 30 escoamento de água não desenhado, previsto dentro do dispositivo da has- te 1. A montagem do filtro permite uma separação da carcaça do fil- tro 2 do dispositivo da haste 1. Isto significa que, com a manutenção do dis- positivo da haste 1, a carcaça do filtro 2 inclusive a peça de inserção anular do filtro 3 pode ser trocada no caso de uma peça de inserção anular do filtro 3 esgotada condicionada à operação.
Um filtro de combustível do tipo descrito e desenhado é fixado em um motor, por exemplo, através de uma fita de aperto metálica, sendo que, essa fita de aperto metálica não desenhada pode ser colocada na área da carcaça adjacente ao primeiro lado frontal 10 da carcaça do filtro 2.
No caso de uma necessária troca de filtro, a fita de aperto é sol-
ta, de tal modo que a carcaça do filtro 2, então, somente fica pendurada a- inda em, por exemplo, condutores flexíveis, ligados com os tubos 14 e 25 para a alimentação e descarga do combustível. Nesse estado a carcaça do filtro 2 pode ser separada através da separação das ligações por parafuso 15 30 do dispositivo da haste 1 reutilizável, e pode ser substituída como um todo por uma nova. Até onde no dispositivo da haste 1 estão previstas ve- dações, com as quais em relação às áreas da carcaça do filtro 2 a ser tro- cada, ou às partes apoiadas nela é vedada, essas vedações podem ser re- novadas durante uma troca de filtro.
A carcaça do filtro 2 pode ser separada também de modo rever-
sível, entre o disco final 20 e a parte inferior da carcaça do filtro 2, a fim de precisar trocar, durante uma troca do filtro necessária, somente a peça de inserção anular do filtro 3.
O filtro precisa ter uma posição de operação no veículo no esta- do montado, na qual a câmara de recepção 11 está localizada em baixo, para um depósito da água separada condicionada à força da gravidade.
Para uma separação do dispositivo da haste 1 da carcaça do fil- tro 2, ou pelo menos, do disco final 20, pode estar previsto um dispositivo de soltura.
Um dispositivo de soltura desse tipo pode ser útil, quando não
até mesmo necessário, a fim de poder separar o dispositivo da haste 1 da carcaça do filtro 2. Uma soltura simples, isto é, uma soltura com força relati- vãmente pequena, a ser aplicada pela mão é problemática, se o dispositivo da haste 1 estiver vedado dentro da carcaça do filtro 2 através de várias ve- dações radiais. Essas vedações se fixam durante tempos de operação mais longos do filtro e, por isso, necessitam de uma força de soltura considerável, 5 que precisa ser aplicada como força contrária à soma das forças de fixação dos vários anéis de vedação.
Dois exemplos de execução concretos para um dispositivo de soltura por meio de um dispositivo com rosca de levantamento são dese- nhados como exemplos de execução, e serão descritos em detalhes a se- guir.
As figuras de 1 a 7 mostram, em particular, uma primeira des- sas duas soluções.
O dispositivo da haste 1 está equipado em sua área de topo 17 com dois apoios 32 no lado oposto um pouco diagonal. Furos de passagem 33 nesses apoios 32 servem para receber parafusos de fixação 34, com os quais o dispositivo da haste 1 pode ser aparafusado com a tampa 20. Os parafusos de fixação 34 são parafusos com cabeça, que se apóiam com sua cabeça nos apoios 32 como contra-apoio, e agarram, respectivamente, em uma rosca de furo cego 35, prevista na tampa. As roscas de furo cego 35 se situam, respectivamente, em um componente 36 ligado com a tampa. Os componentes podem ser executados em peça única e ser ligados fixamente com partes de chapa abrangidas pela tampa 20, através de solda elétrica ou solda por oxiacetileno. Neste caso, a ligação fica, em particular, em uma área, na qual o tubo 16 da tampa está ligado com uma parte de chapa 37 que forma o lado externo da tampa 20. O componente 36 também pode ser executado como uma luva com rosca, que está disposta dentro de uma ga- mela, e ligada fixamente e vedada através dessa gamela com os materiais da área da tampa adjacente. As roscas de furo cego 35 previstas na tampa para a fixação do dispositivo da haste 1 possuem a vantagem que, com os parafusos de fixação 34 soltos, o dispositivo da haste 1 durante a soltura da carcaça do filtro 2 ou da tampa 20 pode ser girado em relação à tampa
20. Um giro desse tipo é útil para uma soltura dos assentos de vedação das vedações anulares do dispositivo da haste 1.
O dispositivo de soltura para o dispositivo da haste 1 previsto na área do topo 17 do dispositivo da haste 1 abrange, respectivamente, dentro de um furo de passagem 33, uma rosca interna 38 prevista ali. Essas roscas internas 38 são projetadas de acordo com o diâmetro de tal modo que, elas não prejudicam a recepção dos parafusos de fixação 34. Essas roscas in- ternas 38 representam, respectivamente, uma rosca de levantamento com relação a um dispositivo de soltura. Para a soltura do dispositivo da haste 1 da carcaça 2 ou da tampa 20, com os parafusos de fixação 34 soltos, so- mente em, pelo menos, uma das roscas de levantamento executadas como roscas internas 38, precisa ser aparafusado um parafuso de levantamento não representado no desenho. Pelo fato de que, pelo menos, esse primeiro parafuso de levantamento se apóia na tampa 20 como contra-mancal, o dis- positivo da haste 1 é extraído forçosamente com a profundidade de apara- fusamento aumentando por, pelo menos um, parafuso de levantamento para fora da carcaça do filtro 2 ou da tampa 20. Assim que, dessa forma, através do dispositivo com rosca de levantamento os assentos de vedação das ve- dações anulares do dispositivo da haste 1 estão soltos, esses assentos po- dem ser extraídos de modo relativamente fácil com a mão completamente para fora da carcaça do filtro 2 ou da tampa 20.
Se a área de topo 17 do dispositivo da haste 1 for constituída de material sintético, então nos olhais do mancai 32 as respectivas luvas de metal 39 correspondentes à respectiva altura dos olhais do mancai 32 de- vem ser introduzidas nos furos de passagem 33 ou devem formar esses fu- 25 ros. Naturalmente essas luvas de metal 39 dentro do material sintético dos olhais do mancai 32 devem ser fixadas axialmente e à prova de torção. Para essa finalidade, as luvas de metal 39 podem ser executadas em sua circun- ferência externa, por exemplo, abauladas na direção longitudinal, e ovais na direção da circunferência.
A segunda execução alternativa de um dispositivo de soltura pa-
ra o dispositivo da haste, com referência à representação na figura 8, é constituída no seguinte. No fundo da carcaça do filtro 2, um elemento de fecho 40 está apoiado vedado, podendo girar, fixado axialmente. Um anel de vedação providencia o apoio vedado. Dentro da carcaça do filtro, o elemento de fe- cho 40 está equipado com uma rosca interna 42. Essa rosca interna 42 a- 5 garra em uma rosca externa 43 prevista na extremidade da haste 9 do dis- positivo da haste 1. Através de um giro do elemento de fecho 40, que para essa finalidade está equipado com um sextavado interno 44, o dispositivo da haste 1 pode ser deslocado axialmente através de sua haste 9. Com isso, através do elemento de fecho 40, por um lado, o dispositivo da haste 1 pode 10 ser fixado axialmente dentro da carcaça do filtro 2 para um acionamento do filtro e, por outro lado, são deslocados dessa carcaça, para uma soltura para fora da carcaça do filtro 2. Para um deslocamento para fora desse tipo, o elemento de fecho 40 precisa ser girado somente no sentido contrário em relação ao giro de fechamento.
O elemento de fecho 40 se projeta para dentro da câmara de
recepção 11 da carcaça do filtro 2, que no caso de um filtro de combustível serve como câmara coletora de água. Um dispositivo para a descarga de água da câmara de recepção 11 pode ser integrado no elemento de fecho 40. Para essa finalidade no elemento de fecho 40 estão previstas duas a- 20 berturas de passagem, isto é, uma primeira abertura de passagem 45 dentro da câmara de recepção 11, bem como, uma segunda abertura de passagem 46 diretamente adjacente à atmosfera fora do filtro. Entre essas aberturas de passagem 45, 46 está situada uma válvula 47. Esta válvula 47 se com- põe de um anel de assento da válvula 48 integrado no elemento de fecho 25 40, e de um tucho da válvula 49 formado pela haste 9. Entre o tucho da vál- vula 49 e o anel de assento da válvula 48 está previsto um anel de vedação da válvula 50. No caso do dispositivo da haste 1 montado capaz de operar, a válvula 47 está obrigatoriamente fechada através da haste 9 que atua co- mo tucho da válvula 49 em sua área final livre, e no caso do dispositivo da 30 haste 1 solto da carcaça do filtro 2, por sua vez, está obrigatoriamente fe- chado. Nessa forma de execução, uma descarga de água da câmara de recepção 11, por conseguinte, é possível somente em um dispositivo da haste 1, pelo menos, parcialmente solto da carcaça do filtro 2.
Um outro tipo particularmente vantajoso de uma integração de dispositivo de descarga de água no elemento de fecho 40 consiste em em- pregar um parafuso de descarga de água usual, por exemplo, conhecido 5 funcionalmente da patente DE 42 39 099 C2 no elemento de fecho 40.
Como um meio auxiliar para a soltura do dispositivo da haste 1 da carcaça do filtro 2 ou, pelo menos, da tampa do filtro 20, na área adja- cente externa à área de topo 17 do dispositivo da haste 1 na tampa do filtro 20 pode estar prevista, pelo menos, uma rampa de levantamento 51 de a- 10 cordo com a representação indicada exclusivamente na figura 4. A inclina- ção dessa, pelo menos uma, rampa 51 passa de tal modo que o dispositivo da haste 1 no caso de um giro depois da ligação por parafuso 30 solta, pode escoar para a, pelo menos uma, rampa 51. Por meio de um escoamento desse tipo, o dispositivo da haste 1 é extraído forçosamente, pouca coisa, 15 para fora da tampa do filtro 20. Para uma soltura de vedações fixas do dis- positivo da haste 1 isto pode ser suficiente.
Todas as características representadas na descrição e nas rei- vindicações seguintes podem ser essenciais à invenção, tanto individual- mente como também em qualquer forma combinadas entre si.

Claims (13)

1. Filtro de combustível de um motor de combustão interna do veículo, com - uma carcaça do filtro (2) que abrange uma parte da carcaça em forma de pote e uma tampa (20), ligada de modo vedado com essa par- te, - uma peça de inserção anular do filtro (3) apoiada dentro da carcaça do filtro (2), atravessada radialmente de fora para dentro, - um tubo de alimentação e de descarga (14, 25), respectiva- mente, disposto deslocado radialmente em relação ao eixo central da carca- ça do filtro (2), para o combustível que atravessa o filtro, - uma divisão do interior da carcaça, causada por um meio de filtragem (7) da peça de inserção anular do filtro (3), em uma câmara bruta e uma câmara limpa do filtro (8; 24), - uma câmara de recepção (11), situada embaixo no lado limpo ou no lado bruto na posição de montagem do filtro, para a água separada do combustível dentro do filtro, caracterizado pelo fato de que, - o tubo de alimentação (14) se comunica com um canal de ali- mentação de combustível (13), que atravessa o centro, isento de meio de filtragem, da peça de inserção anular do filtro (3), pelo menos parcialmente, como componente de um dispositivo da haste (1) apoiado vedando, poden- do ser solto, em uma abertura central da tampa (20), - a tampa (20) é executada com parede dupla parcialmente, - a abertura da tampa (20) que recebe o dispositivo da haste (1) está dentro da área da tampa de parede dupla, - a câmara interna livre da área da tampa de parede dupla for- ma uma câmara de ligação (15) entre o tubo de alimentação de combustível (14) e o canal de alimentação de combustível (13) dentro da peça de inser- ção anular do filtro (3).
2. Filtro de combustível de acordo com a reivindicação 1, no qual o dispositivo da haste (1) é vedado através de anéis de vedação radi- ais, em relação à tampa (20) e a um disco final (4) da peça de inserção anu- lar do filtro (3), caracterizado pelas seguintes características, - o dispositivo da haste (1) está fixado, podendo ser solto, na tampa (20) através de, pelo menos, uma ligação por parafuso (39) que pas- sa paralela ao eixo, em relação ao eixo central da carcaça do filtro, - a ligação por parafuso (30) é composta, respectivamente, de uma rosca de furo cego (35) no lado da tampa, de um furo de passagem (33) em uma área de montagem do dispositivo da haste (1), bem como, de um parafuso com cabeça que se encaixa no, pelo menos um, furo de pas- sagem (33).
3. Filtro de combustível de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que, pelo menos um, furo de passagem (33) den- tro de uma área de montagem correspondente do dispositivo da haste (1) está dotado de uma rosca interna (38), que não afeta a ligação por parafu- so, para uma saliência de um parafuso de levantamento, para a soltura do dispositivo da haste (1) de seu assento de vedação.
4. Filtro de combustível de acordo com uma das reivindicações anteriores, no qual, pelo menos, a área de montagem do dispositivo da has- te (1) é constituído de material sintético, caracterizado pelas seguintes ca- racterísticas que, - pelo menos um, furo de passagem (33) dotado de uma rosca de levantamento está revestido, radialmente interno, com uma luva de metal (39) para a recepção das forças axiais de ligação por parafuso, por um lado, e das forças de levantamento, por outro lado. - a luva de metal (39) em questão está apoiada dentro do mate- rial sintético com segurança contra torção e deslocamento axial.
5. Filtro de combustível de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, a rosca de furo cego (35) está dentro de um componente (36) colocado fixo e vedado na tampa (20) pelo seu lado interno.
6. Filtro de combustível de acordo com reivindicação 5, caracte- rizado pelas características, - a tampa (20) é toda constituída de metal, - a área de parede dupla da tampa (20) é constituída de duas placas ligadas entre si.
7. Filtro de combustível de acordo com a reivindicação 6, carac- terizado pelo fato de que, as duas placas que formam a área de parede du- pla da tampa (20) são, respectivamente, soldadas, por solda de oxiacetileno ou solda elétrica, entre si, e pelo menos um, componente (36), que apresen- ta a rosca de furo cego (35), é soldado, por solda de oxiacetileno ou solda elétrica, respectivamente, com a área da tampa correspondente.
8. Carcaça do filtro com as características como definido em uma das reivindicações anteriores, para um filtro de combustível de acordo com uma das reivindicações anteriores.
9. Carcaça do filtro de acordo com a reivindicação 8, como defi- nido na reivindicação 1, caracterizada pelas características, -o dispositivo da haste (1) se projeta através da peça de inser- ção anular do filtro (3), -a extremidade do dispositivo da haste (1) voltada para o fundo da carcaça do filtro está aparafusada com um elemento de fechamento (40), acionado por fora, apoiado vedado, podendo girar, no fundo, -o grau do aparafusamento define a posição do dispositivo da haste (1) dentro da carcaça do filtro (2).
10. Carcaça do filtro de acordo com a reivindicação 9, caracteri- zada pelo fato de que, para uma descarga de água acumulada na câmara de recepção (11) está integrado um dispositivo de descarga de água ao e- Iemento de fechamento.
11. Carcaça do filtro de acordo com a reivindicação 10, caracte- rizada pelas características, - o elemento de fechamento (40) e a extremidade livre da haste (9) do dispositivo da haste (1) formam uma válvula de descarga da água (47), sendo que, uma destas partes (40, 9) serve como tucho da válvula (49) e a outra parte serve como anel de assento da válvula (48), - no estado montado na carcaça do filtro (2) do dispositivo da haste (1) capaz de operar, a válvula (47) está fechada, e no caso do disposi- tivo da haste (1), pelo menos, parcialmente solto da carcaça do filtro (2), a válvula está aberta para uma descarga da água para fora.
12. Carcaça do filtro de acordo com a reivindicação 10, caracte- rizada pelo fato de que, o dispositivo de descarga da água abrange, para esta finalidade, um parafuso de descarga de água bastante conhecido em si.
13. Carcaça do filtro de acordo com uma das reivindicações de 8 a 12, caracterizada pelo fato de que, a tampa (20) está equipada com uma rampa de levantamento (51) inclinada, para o dispositivo da haste (1), sendo que, em uma área do topo (17), que se projeta para fora da tampa (20), do dispositivo da haste (1), a esta rampa de levantamento (51) está coordena- da uma seção do topo (32) que pode subir para a rampa (51) por meio do giro do dispositivo da haste (1).
BRPI0721279-8A 2006-12-20 2007-12-19 Filtro de combustível de um motor de combustão interna do veículo e carcaça de filtro BRPI0721279B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006060128.9 2006-12-20
DE102006060128A DE102006060128A1 (de) 2006-12-20 2006-12-20 Kraftstofffilter eines Fahrzeug-Verbrennungsmotors
PCT/EP2007/064164 WO2008074812A1 (de) 2006-12-20 2007-12-19 Kraftstofffilter eines fahrzeug-verbrennungsmotors

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0721279A2 true BRPI0721279A2 (pt) 2014-04-08
BRPI0721279B1 BRPI0721279B1 (pt) 2019-02-26

Family

ID=39205156

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0721279-8A BRPI0721279B1 (pt) 2006-12-20 2007-12-19 Filtro de combustível de um motor de combustão interna do veículo e carcaça de filtro

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP2102484B1 (pt)
AT (1) ATE498773T1 (pt)
BR (1) BRPI0721279B1 (pt)
DE (2) DE102006060128A1 (pt)
PL (1) PL2102484T3 (pt)
RU (1) RU2480613C2 (pt)
WO (1) WO2008074812A1 (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102008047468A1 (de) 2008-09-17 2010-04-15 Mahle International Gmbh Filtereinrichtung für Verbrennungsmotoren
KR101055828B1 (ko) 2008-11-05 2011-08-09 현대자동차주식회사 디젤 엔진용 연료 필터
DE102010030987B4 (de) 2010-07-06 2023-05-25 Mahle International Gmbh Fluidfilter
DE102010033741A1 (de) 2010-08-07 2012-02-09 Mahle International Gmbh Fluidfilter
DE102010033743A1 (de) 2010-08-07 2012-02-09 Mahle International Gmbh Fluidfilter
DE102010033742A1 (de) 2010-08-07 2012-02-09 Mahle International Gmbh Fluidfilter
DE102010062813A1 (de) 2010-12-10 2012-06-14 Mahle International Gmbh Kraftstofffilter
FR2978061B1 (fr) 2011-07-21 2014-04-11 Filtrauto Filtre a carburant avec compartiment inferieur de collecte d'eau et element filtrant pour un tel filtre
DE102012005206A1 (de) * 2012-03-16 2013-09-19 Mann + Hummel Gmbh Kraftstofffilter einer Brennkraftmaschine und Heiz-Sensor-Modul eines Kraftstofffilters
US9416758B2 (en) * 2012-12-21 2016-08-16 Ford Global Technologies, Llc Fuel filter
US10413851B2 (en) 2014-07-03 2019-09-17 Donaldson Company, Inc. Fuel filter with water separator
EP3313548B1 (en) 2015-06-26 2020-08-05 Donaldson Company, Inc. Composite media for fuel streams
LT6299B (lt) * 2015-09-04 2016-08-25 UAB "Aukšto slėgio filtravimo sprendimai" Didelio slėgio filtras skysčiui filtruoti turintis tvirtumo strypą ir to filtro panaudojimas kuro tiekimo sistemoje
EP3423168B1 (en) * 2016-03-02 2023-09-06 Donaldson Company, Inc. Filter cartridge
DE102016006743B4 (de) 2016-06-06 2017-12-28 Mann + Hummel Gmbh Filtereinrichtung, insbesondere Kraftstofffilter
EP3528920B1 (en) * 2016-10-21 2022-10-19 Cummins Filtration IP, Inc. Filter element
US12017162B2 (en) 2019-06-17 2024-06-25 Caterpillar Inc. Filter element having potted gasket end cap assembly

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SU1619798A1 (ru) * 1988-02-01 1996-12-10 Камское объединение по производству большегрузных автомобилей Топливный фильтр для двигателя внутреннего сгорания
DE4239099C2 (de) * 1992-11-20 2001-02-15 Mahle Filtersysteme Gmbh Kraftstoff-Filter
DE19523626A1 (de) * 1995-06-29 1997-01-02 Daimler Benz Ag Druckregelventil für in Verbrennungsmotoren einzuspritzenden Kraftstoff und Integration dieses Druckregelventils in ein Kraftstoffilter
RU2118199C1 (ru) * 1997-01-23 1998-08-27 Открытое акционерное общество "ГАЗ" Топливный фильтр-отстойник
US6360764B1 (en) * 2000-07-18 2002-03-26 Pentapure Incorporated Cartridge adapter
US6881328B2 (en) * 2001-05-22 2005-04-19 Mahle Filtersysteme Gmbh Method for evacuating water that has been separated in a fuel filter and a device for carrying out said method
FR2829703B1 (fr) * 2001-09-19 2004-03-05 Delphi Tech Inc Dispositif de separation de l'eau contenue dans du gazole destine a alimenter un moteur diesel
ITRE20030090A1 (it) * 2003-09-29 2005-03-30 Ufi Filters Spa Filtro per gasolio
US7020389B2 (en) * 2003-10-21 2006-03-28 Fleetguard, Inc. Fuel heater with cam removal feature
ITRE20040066A1 (it) * 2004-06-01 2004-09-01 Ufi Filters Spa Gruppo filtrante perfezionato per motori endotermici a gasolio

Also Published As

Publication number Publication date
ATE498773T1 (de) 2011-03-15
EP2102484B1 (de) 2011-02-16
WO2008074812A1 (de) 2008-06-26
RU2480613C2 (ru) 2013-04-27
BRPI0721279B1 (pt) 2019-02-26
EP2102484A1 (de) 2009-09-23
DE102006060128A1 (de) 2008-06-26
DE502007006524D1 (de) 2011-03-31
RU2009127657A (ru) 2011-01-27
PL2102484T3 (pl) 2011-07-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0721279A2 (pt) Filtro de combustível de um motor de combustão interna do veículo
US5538626A (en) Liquid filter
US5688396A (en) Oil filter including an angled mounting surface
EP0784497B1 (en) Filter cells providing lifting means and related methods
BR112016004903B1 (pt) Filtro com uma válvula de desvio para filtro
US2554016A (en) Fuel oil filter
BR112019018568A2 (pt) filtro e cartucho removível que inclui uma válvula de derivação
NO783671L (no) Oljegjenvinningsanordning.
BRPI0712046A2 (pt) filtro para lìquido tendo uma válvula de retenção no canal de fluxo do lado filtrado
BRPI0506893B1 (pt) Centrífuga de jato livre para a purificação do óleo lubrificante de um motor de combustão interna
JPS586491Y2 (ja) オイルフイルタ
BRPI0920207B1 (pt) Filtro e reservatório
EP0394585A2 (en) Oil filter
US20060175241A1 (en) Drain valve insert
ES2341479T3 (es) Dispositivo de filtracion.
BR112020002480A2 (pt) elemento de filtro com função de ventilação para conexão em suspensão em um cabeçote de filtro bem como um sistema de filtro
US20200384386A1 (en) Filter System with Non-Return Valve and Filter Element
JP7308347B2 (ja) 自動車用フルードフィルターおよびフルードフィルター用フィルターカートリッジ
JPH0725272Y2 (ja) 浄水器の取付け装置
CN220556214U (zh) 一种净水装置及其电热水器
JP4231331B2 (ja) 縦型浄活水器
US2019319A (en) Mixing faucet
BRPI0419106B1 (pt) Filtro para líquidos carregados de partículas sólidas e instalação de filtragem.
JPH0417206Y2 (pt)
JPH0353755Y2 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/02/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2610 DE 12-01-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.