BRPI0721269A2 - meio de crescimento hidropÈnico - Google Patents

meio de crescimento hidropÈnico Download PDF

Info

Publication number
BRPI0721269A2
BRPI0721269A2 BRPI0721269-0A BRPI0721269A BRPI0721269A2 BR PI0721269 A2 BRPI0721269 A2 BR PI0721269A2 BR PI0721269 A BRPI0721269 A BR PI0721269A BR PI0721269 A2 BRPI0721269 A2 BR PI0721269A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
growth medium
binder
hydroponic growth
hydroponic
medium according
Prior art date
Application number
BRPI0721269-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Roger Jackson
Tony Aindow
George Baybutt
Original Assignee
Knauf Insulation Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=38436779&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0721269(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Knauf Insulation Ltd filed Critical Knauf Insulation Ltd
Publication of BRPI0721269A2 publication Critical patent/BRPI0721269A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01GHORTICULTURE; CULTIVATION OF VEGETABLES, FLOWERS, RICE, FRUIT, VINES, HOPS OR SEAWEED; FORESTRY; WATERING
    • A01G24/00Growth substrates; Culture media; Apparatus or methods therefor
    • A01G24/10Growth substrates; Culture media; Apparatus or methods therefor based on or containing inorganic material
    • A01G24/18Growth substrates; Culture media; Apparatus or methods therefor based on or containing inorganic material containing inorganic fibres, e.g. mineral wool
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01GHORTICULTURE; CULTIVATION OF VEGETABLES, FLOWERS, RICE, FRUIT, VINES, HOPS OR SEAWEED; FORESTRY; WATERING
    • A01G24/00Growth substrates; Culture media; Apparatus or methods therefor
    • A01G24/40Growth substrates; Culture media; Apparatus or methods therefor characterised by their structure
    • A01G24/44Growth substrates; Culture media; Apparatus or methods therefor characterised by their structure in block, mat or sheet form

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Cultivation Of Plants (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Hydroponics (AREA)

Abstract

MEIO DE CRESCIMENTO HIDROPÈNICO Um meio de crescimento hidropónico compreendendo fibras minerais e um aglutinante orgânico, o meio de crescimento possuindo uma Resistência Interlaminar sob Desgaste de pelo menos 4 kPa e um conteúdo de fenol de menos de ou igual a 0,01% em peso.

Description

MEIO DE CRESCIMENTO HIDROPÔNICO
Esta invenção relaciona-se a um produto de fibra mineral, particularmente para aplicações hidropônicas e particularmente possuindo um aglutinante com baixo teor de fenol ou livre de fenol.
Os aglutinantes normais da indústria usados para produtos de fibra mineral, por exemplo, de lã de vidro e lá de rocha, são baseados em resinas de fenol formaldeído. Tais aglutinantes são exigidos para prender as fibras minerais juntas na forma de uma manta ou bloco.
A presença de um aglutinante em um meio de crescimento hidropônico pode ser prejudicial ao crescimento da planta, particularmente devido à presença e/ou liberação de fenol. Entretanto, em condições de crescimento hidropônicas imersas em água, a presença de um aglutinante é necessária para manter as fibras minerais ligadas juntas.
De acordo com um aspecto, a presente invenção fornece um meio de crescimento hidropônico conforme definido na reivindicação 1. Outros aspectos são definidos em outras reivindicações independentes. Características preferidas e/ou alternativas são definidas nas reivindicações dependentes.
A Resistência Interlaminar sob Desgaste fornece uma indicação da capacidade do meio de crescimento de permanecer intacto como um bloco ou manta quando em contato com água de irrigação em condições de crescimento de planta. A Resistência Interlaminar sob Desgaste pode ser maior que 5 kPa; isto pode permitir que o meio de crescimento tenha integridade física suficiente para ser usada por mais de um ou mesmo mais de dois ciclos de crescimento em vez de ser descartado após um único uso.
0 baixo conteúdo de fenol (preferivelmente zero) pode fornecer um melhor ambiente de crescimento de planta, particularmente na semeação ou parte inicial do ciclo de crescimento da planta. O meio de crescimento pode ser livre de fenol ou substancialmente livre de fenol; preferivelmente o aglutinante é livre de fenol ou substancialmente livre de fenol.
Conforme aqui usado, a referência ao conteúdo de fenol
se dá em termos da presença de livre de fenol e/ou baixo peso molecular de fenol; o termo livre de fenol significa que não há substancialmente nenhum fenol livre ou baixo peso molecular de fenol presente e preferivelmente menos de uma parte por milhão em peso.
O conteúdo de fenol pode ser medido por cromatografia
gasosa.
Preferivelmente, o meio de crescimento hidrofóbico da presente invenção fornece vigor de planta melhorado quando comparado com meios de crescimento de fibra minerais
2 0 conhecidos, particularmente aqueles que possuem conteúdos
de fenol maiores que a presente invenção. O vigor da planta pode ser avaliado em um teste de crescimento comparativo, por exemplo, com plantas tipo pepino (cultivar aviance) semeada em blocos de lã mineral hidropônicos de 10 cm χ 10
cm χ 6,5 cm e crescimento em condições hidropônicas controladas. O tamanho da folha, 31 dias e/ou 42 dias, após a semeação pode ser usado como uma indicação do vigor da planta, preferivelmente usando-se análise estatística. As condições de crescimento para tal teste preferivelmente
3 0 incluem: - condições de estufa controladas;
- iluminação artificial suplementar por 16 horas por dia entre 400 e 2.000 horas;
- irrigação uma vez ao dia com nutrientes aplicados na água de irrigação;
cubos de crescimento agrupados juntos pelos primeiros 20 dias e então re-espaçados a aproximadamente 25 cm do centro; subseqüentemente re-espaçados duas vezes antes de serem amarrados a fios de suporte após 38 dias da semeação, as posições das plantas sendo mudadas em cada momento que elas são re-espaçadas ou amarradas para reduzir os efeitos da posição;
- temperatura da estufa foi ajustada inicialmente a 240C até o primeiro espaçamento e então reduzida a 23°C,
com ventilação 1°C acima dos pontos ajustados.
A natureza do aglutinante pode permitir que conteúdos de aglutinante aumentados, por exemplo, de 4% em peso ou mais, sejam usados sem possuir efeito adverso sob o crescimento da planta. 0 conteúdo de aglutinante pode ser maior que ou igual a 4,5%, 5%, 5,5%, 6%, 6,5%, 7%, 7,5%, 8% ou 9% em peso. 0 conteúdo de aglutinante é expresso como um % em peso quando curado no meio de crescimento como pronto para uso e pode ser medido e/ou expressado como perda na ignição. A perda na ignição é expressa como um percentual calculado a partir da perda de peso na ignição, isto é, perda de aglutinante dividida pelo peso total antes da ignição.
0 aglutinante pode:
- ser baseado em um açúcar redutor; e/ou 3 0 - ser baseado na reductose; e/ou - ser baseado em um aldeído contendo açúcares; e/ou
incluir pelo menos um produto de reação de um . reagente carboidrato e um reagente amina; e/ou
- incluir pelo menos um produto de reação de um açúcar redutor e um reagente amina; e/ou
incluir pelo menos um produto de reação de um reagente carboidrato e um reagente de sal de amônio de ácido policarboxílico; e/ou
- incluir pelo menos um produto de reação a partir de uma reação de Maillard.
0 aglutinante pode ser baseado em uma combinação de um ácido policarboxílico, por exemplo, ácido cítrico, um açúcar, por exemplo, dextrose, uma fonte de amônia, por exemplo, solução de amônia. Ele pode ser baseado em uma combinação de citrato de amônio e dextrose. Onde o aglutinante é baseado em açúcares e/ou ácido cítrico e ou compreende significantes grupos -OH, é particularmente surpreendente que tais níveis de Resistência Interlaminar sob Desgaste possam ser alcançados. Dever-se-ia imaginar 2 0 que os grupos -0H, por exemplo, nos açúcares e/ou ácido cítrico estão facilmente sujeitos à hidrólise e que o aglutinante perderá consequentemente significante força em úmido ou em condições de umidade. As propriedades da presente invenção são também surpreendentes uma vez que os sistemas de aglutinante baseados em poliéster tradicionalmente propostos são geralmente considerados como sendo suscetíveis à hidrólise e, portanto, carecendo de performance mecânica em úmido ou em condições de umidade.
0 aglutinante pode compreender um composto contendo silíc io, particularmente um silano; este pode ser um composto amino-substituído; ele pode ser um éter de silil; ele pode facilitar a aderência do aglutinante às fibras minerais.
0 aglutinante pode compreender melanoidinas; ele pode ser um aglutinante de termof ixação, ele pode ser termicamente curável.
0 aglutinante pode ser um daqueles divulgados no pedido de patente internacional de n° PCT/US2006/028929, cujos conteúdos estão aqui incorporados por referência A produção de aglutinante a partir de ou
essencialmente de matérias-primas naturais e/ou sustentáveis, isto quer dizer que, por exemplo, plantações, plantas ou produtos derivados destes em oposição, por exemplo, aos petroquímicos, pode reduzir o risco de introduzir de forma potencial compostos indesejáveis no meio; pode ser também ecologicamente desejável.
As fibras minerais são preferivelmente lã de rocha; eles podem ser fibra de vidro. Elas são preferivelmente onduladas, elas podem ter um diâmetro médio entre 2 e 9 μπι. O meio de crescimento pode ter:
- uma espessura nominal na faixa de 50-100 mm; e/ou uma densidade na faixa de 30 a 100 kg/m3, particularmente de 50 a 80 kg/m3. Um exemplo não limitante da invenção está descrito abaixo. Um aglutinante aquoso foi preparado por misturação
juntos:
% em peso aproximado Monoidrato de dextrose em pó 29,8% Ácido cítrico anidro em pó 5,3% Amônia aquosa a 28% 6,0% Silano A-1100 1,0% tensoativo 6,2% água 52,5%
Este aglutinante livre de fenol foi usado na produção de um meio de crescimento de lã de rocha em uma linha de produção de lã de rocha padrão, o aglutinante sendo pulverizado sobre as fibras imediatamente após a fiberização e as fibras revestidas serem coletadas, reunidas em uma manta, comprimidas e curadas na maneira usual.
0 meio de crescimento livre de fenol tinha:
- um conteúdo de aglutinante de cerca de 5% em peso conforme determinado pela perda na ignição;
- uma espessura de cerca de 65 mm;
- uma densidade de cerca de 75 kg/m3.
As características desejadas e resultados alcançados estão expostos na Tabela 1:
Unidades Limite aceito Preferido Mais preferido Muito Mais preferido Resultado alcançado Resistência Interlaminar sob Desgaste kPa > 4 > 5 > 7,5 > 10 9,2
Teste de Resistência Interlaminar sob Desgaste:
0 teste é executado em mantas de fibra mineral que foram sujeitadas aos seguintes procedimentos de desgaste acelerado: cinco amostras a serem testadas foram colocadas em um autoclave pré-aquecidos e condicionadas em uma prateleiras de malha metálica distante do fundo da câmara sob vapor úmido a 35 kN/m2 por uma hora. Elas são então removidas, secas em uma estufa a IOO0C por cinco minutos e testadas imediatamente para resistência interlaminar.
A resistência interlaminar é resistência à tração do material de fibra mineral na direção substancialmente perpendicular ao plano inicial no qual as fibras foram depositadas ou são orientadas. Ela é determinada de acordo com o Padrão Europeu EN1607 de novembro de 1996 (aqui incorporado por referência) com os seguintes detalhes e/ou variações:
- a espessura das amostras é a espessura conforme
comercializado;
- as dimensões das faces presas à máquina de teste de tração são preferivelmente de 100 mm χ 150 mm; as amostras possuindo estas dimensões são cortadas a partir do meio de
crescimento hidropônico conforme são comercializadas. Dimensões menores podem ser usadas se o meio de crescimento hidropônico é apenas comercializado em dimensões menores;
- o adesivo usado para prender as amostras ao aparelho de teste é preferivelmente um adesivo fundido a quente.
A resistência interlaminar é calculada como a média
aritmética da resistência à tração das cinco amostras testadas.

Claims (13)

1. Meio de crescimento hidropônico caracterizado por compreender fibras minerais e um aglutinante orgânico, o meio de crescimento possuindo uma Resistência Interlaminar sob Desgaste de pelo menos 4 kPa e um conteúdo de fenol de menos de ou igual a 0,01% em peso.
2. Meio de crescimento hidropônico de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a Resistência Interlaminar sob Desgaste é pelo menos de 5 kPa, preferivelmente pelo menos 7,5 kPa.
3. Meio de crescimento hidropônico de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o conteúdo de fenol é menor que 0,005% em peso, preferivelmente menor que 0,001% em peso.
4. Meio de crescimento hidropônico de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que o aglutinante é substancialmente livre de fenol.
5. Meio de crescimento hidropônico de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3 ou 4, caracterizado pelo fato de que o conteúdo de aglutinante está na faixa de 2 a 10% em peso.
6. Meio de crescimento hidropônico de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que o conteúdo de aglutinante é maior que 4% em peso.
7. Meio de crescimento hidropônico de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que o aglutinante é baseado em um açúcar redutor.
8. Meio de crescimento hidropônico de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 7, caracterizado pelo fato de que o aglutinante compreende pelo menos um produto da reação de Maillard.
9. Meio de crescimento hidropônico de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que o aglutinante é baseado nos produtos de reação obtidos pela cura de uma solução aquosa compreendendo ácido cítrico, amônia e dextrose.
10. Meio de crescimento hidropônico de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9, caracterizado pelo fato de que o aglutinante é derivado essencialmente de matérias primas naturais e/ou sustentáveis.
11. Meio de crescimento hidropônico caracterizado por compreender fibras minerais e um aglutinante orgânico, o meio de crescimento possuindo uma Resistência Interlaminar sob Desgaste de pelo menos 4 kPa e o aglutinante sendo derivado essencialmente de matérias primas naturais e/ou sustentáveis.
12. Planta caracterizada por crescer em um meio de crescimento hidropônico definido em qualquer das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 ou 11.
13. Uso de um produto de fibra mineral caracterizado por compreender fibras minerais e um aglutinante orgânico e possuindo uma Resistência Interlaminar sob Desgaste de pelo menos 75 g/g e um conteúdo de fenol de menos de ou igual a 0,01% como um meio de crescimento hidropônico.
BRPI0721269-0A 2007-01-25 2007-01-25 meio de crescimento hidropÈnico BRPI0721269A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2007/050748 WO2008089849A1 (en) 2007-01-25 2007-01-25 Hydroponics growing medium

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0721269A2 true BRPI0721269A2 (pt) 2013-01-01

Family

ID=38436779

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0721269-0A BRPI0721269A2 (pt) 2007-01-25 2007-01-25 meio de crescimento hidropÈnico

Country Status (9)

Country Link
US (9) US20100058661A1 (pt)
EP (1) EP2124521B1 (pt)
CN (1) CN101668417B (pt)
BR (1) BRPI0721269A2 (pt)
DK (1) DK2124521T3 (pt)
ES (1) ES2732088T3 (pt)
HU (1) HUE043898T2 (pt)
PL (1) PL2124521T3 (pt)
WO (1) WO2008089849A1 (pt)

Families Citing this family (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR20220062129A (ko) 2005-07-26 2022-05-13 크나우프 인설레이션, 인크. 접착제 및 이들로 만들어진 물질
BRPI0721232B1 (pt) 2007-01-25 2023-01-24 Knauf Insulation Limited Placa de madeira compósita
CN101668713B (zh) 2007-01-25 2012-11-07 可耐福保温材料有限公司 矿物纤维板
US9828287B2 (en) 2007-01-25 2017-11-28 Knauf Insulation, Inc. Binders and materials made therewith
EP2137223B1 (en) 2007-04-13 2019-02-27 Knauf Insulation GmbH Composite maillard-resole binders
GB0715100D0 (en) 2007-08-03 2007-09-12 Knauf Insulation Ltd Binders
CA2770396A1 (en) 2009-08-07 2011-02-10 Knauf Insulation Molasses binder
EP2566903B1 (en) 2010-05-07 2021-07-14 Knauf Insulation Carbohydrate binders and materials made therewith
AU2011249759B2 (en) 2010-05-07 2014-11-06 Knauf Insulation Carbohydrate polyamine binders and materials made therewith
EP2576882B1 (en) 2010-06-07 2015-02-25 Knauf Insulation Fiber products having temperature control additives
US20130263508A1 (en) 2010-06-30 2013-10-10 Jean Marie Wilhelmus Cuypers Growth Substrate Product, Methods of Growing Plants and Processes of Making Growth Substrate
US11516974B2 (en) 2010-06-30 2022-12-06 Rockwool International A/S Growth substrate product formed of mineral wool
FR2964012B1 (fr) 2010-08-31 2017-07-21 Rockwool Int Culture de plantes dans un substrat a base de laine minerale comprenant un liant
CA2834816C (en) 2011-05-07 2020-05-12 Knauf Insulation Liquid high solids binder composition
EP2709440B1 (en) 2011-05-17 2018-05-02 Rockwool International A/S Growth substrate products and their use
GB201206193D0 (en) 2012-04-05 2012-05-23 Knauf Insulation Ltd Binders and associated products
GB201214734D0 (en) 2012-08-17 2012-10-03 Knauf Insulation Ltd Wood board and process for its production
CA2892900C (en) 2012-12-05 2020-08-11 Benedicte Pacorel Method for manufacturing an article comprising a collection of matter bound by a cured binder
EP3915378A1 (en) * 2013-01-16 2021-12-01 The State of Israel - Ministry of Agriculture & Rural Development, Agricultural Research Organization (ARO) (Volcani Center) Melanoidins and their use for improving properties of plants
US11401204B2 (en) 2014-02-07 2022-08-02 Knauf Insulation, Inc. Uncured articles with improved shelf-life
GB201408909D0 (en) 2014-05-20 2014-07-02 Knauf Insulation Ltd Binders
GB201517867D0 (en) 2015-10-09 2015-11-25 Knauf Insulation Ltd Wood particle boards
EP3162192A1 (en) * 2015-10-27 2017-05-03 Oxydator IVS Self-supporting plugs and other structures for use in plant production
GB201610063D0 (en) 2016-06-09 2016-07-27 Knauf Insulation Ltd Binders
GB201701569D0 (en) 2017-01-31 2017-03-15 Knauf Insulation Ltd Improved binder compositions and uses thereof
CN107182608A (zh) * 2017-05-02 2017-09-22 同济大学 一种基于污泥资源再利用的粗放型绿色屋顶生长介质
GB201804907D0 (en) 2018-03-27 2018-05-09 Knauf Insulation Ltd Composite products
GB201804908D0 (en) 2018-03-27 2018-05-09 Knauf Insulation Ltd Binder compositions and uses thereof
US11813833B2 (en) 2019-12-09 2023-11-14 Owens Corning Intellectual Capital, Llc Fiberglass insulation product

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4757108A (en) 1986-06-18 1988-07-12 Borden, Inc. Water soluble phenolic resole-urea composition
DE3734752A1 (de) * 1987-10-14 1989-05-03 Basf Ag Verfahren zur herstellung von waessrigen (meth)acrylsaeureester-copolymer-dispersionen in zwei stufen und deren verwendung als impraegnier-, ueberzugs- und bindemittel fuer flaechige fasergebilde
US4918861A (en) * 1988-11-15 1990-04-24 Hobbs Bonded Fibers Plant growth bed with high loft textile fibers
US5895804A (en) 1997-10-27 1999-04-20 National Starch And Chemical Investment Holding Corporation Thermosetting polysaccharides
EP0933021A1 (en) * 1998-02-02 1999-08-04 Rockwool International A/S Process for the manufacture of a mineral wool planth growth substrate and the obtainable mineral wool plant growth substrate
DE69909454T3 (de) 1998-03-19 2009-09-10 Rockwool International A/S Verfahren und Vorrichtung zur Herstellung eines Mineralfaserprodukts
CN1251738A (zh) * 1998-10-21 2000-05-03 朱国和 一种无土栽培用介质产品及其生产方法
EP1038433B1 (fr) 1999-03-19 2008-06-04 Saint-Gobain Cultilene B.V. Substrat de culture hors-sol
JP2004060058A (ja) * 2002-07-24 2004-02-26 Mitsubishi Heavy Ind Ltd 複合材料用繊維基材
EP1382642A1 (en) 2002-07-15 2004-01-21 Rockwool International A/S Formaldehyde-free aqueous binder composition for mineral fibers
US20040254285A1 (en) * 2003-06-12 2004-12-16 Rodrigues Klein A. Fiberglass nonwoven binder
KR20220062129A (ko) * 2005-07-26 2022-05-13 크나우프 인설레이션, 인크. 접착제 및 이들로 만들어진 물질
PE20100438A1 (es) * 2008-06-05 2010-07-14 Georgia Pacific Chemicals Llc Composicion de suspension acuosa con particulas de materiales valiosos e impurezas

Also Published As

Publication number Publication date
HUE043898T2 (hu) 2019-09-30
US20180338433A1 (en) 2018-11-29
EP2124521B1 (en) 2019-05-15
US20180077883A1 (en) 2018-03-22
PL2124521T3 (pl) 2019-09-30
US20190191641A1 (en) 2019-06-27
US20170112082A1 (en) 2017-04-27
DK2124521T3 (da) 2019-06-24
ES2732088T3 (es) 2019-11-20
EP2124521A1 (en) 2009-12-02
US20100058661A1 (en) 2010-03-11
US20170280644A1 (en) 2017-10-05
CN101668417A (zh) 2010-03-10
CN101668417B (zh) 2014-04-30
US20160324087A1 (en) 2016-11-10
US20180228096A1 (en) 2018-08-16
US20190297794A1 (en) 2019-10-03
WO2008089849A1 (en) 2008-07-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0721269A2 (pt) meio de crescimento hidropÈnico
ES2674148T3 (es) Composición de encolado para lana mineral a base de maltitol y productos aislantes obtenidos
EP3455186B1 (en) Mineral wool product
BRPI0721234A2 (pt) placa de fibra mineral
RU2591951C2 (ru) Способ уменьшения выделения формальдегида из минерально-волокнистого изделия и минерально-волокнистое изделие с уменьшенным выделением формальдегида
EA201291439A1 (ru) Способ выращивания растений
BR112014002389B1 (pt) Composição aquosa de encolamento para lã mineral à base de sacarídeo redutor e de sacarídeo hidrogenado
BRPI0918162B1 (pt) Composição de encolamento para produtos isolantes à base de lã mineral, produto isolante acústico e /ou térmico à base de lã mineral, véu de fibras minerais, notadamente de vidro ou de rocha.
EP3156468B1 (en) Aqueous composite binder composition and method for binding fibrous material by means of same
KR20130100117A (ko) 페놀 수지, 조제 방법, 광물 섬유용 사이징 조성물, 및 최종 제품
KR20170012249A (ko) 광물 울을 위한 결합제 조성물
BR112016022506B1 (pt) Composição de encolagem apta a reticular para formar um aglutinante orgânico
BR112013004730B1 (pt) Produto isolante acústico e/ou térmico à base de lã mineral encolada usando uma composição de encolagem isenta de formaldeído e processo de fabricação de um tal produto isolante acústico e/ou térmico à base de lã mineral
CN111067136A (zh) 一种用于低温卷烟降温段的材料及其制备方法及其应用
RU2010116340A (ru) Водорастворимая композиция смолы
CN108947470A (zh) 调湿净化材料及制备方法、应用和应用调湿净化材料制备得到的产品
US12018147B2 (en) Method for manufacturing an insulation product based on mineral wool
ES2931535T3 (es) Procedimiento para fabricar un producto de aislamiento hecho de fibras minerales
WO2024059596A1 (en) Formaldehyde-free mineral wool growing media
RU2809628C2 (ru) Брикет минерального загрузочного сырья в ваграночную печь для получения волокон минеральной ваты
UA121182C2 (uk) Композиційний плитний матеріал
ES2564196B1 (es) Obtención de materiales aislantes térmicos a partir de biomasa y gomas naturales
TH98101B (th) ฟีนอลิก เรซิน , วิธีการเตรียม, สารผสมไซซิงสำหรับเส้นใยมิเนอราล, และผลิตภัณพ์ที่ได้จากนั้น
Gomide Anatomia de raízes de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden em diferentes profundidades do solo sob um contexto de redução de chuvas
Freyssac et al. Pectic status and calcium nutrition in micropropagated chestnut shoots

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08H Application fees: decision cancelled [chapter 8.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO PUBLICADO NA RPI 2256 DE 01/04/2014.

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]