BRPI0720305B1 - Cabo de energia elétrica. - Google Patents

Cabo de energia elétrica. Download PDF

Info

Publication number
BRPI0720305B1
BRPI0720305B1 BRPI0720305-5A BRPI0720305A BRPI0720305B1 BR PI0720305 B1 BRPI0720305 B1 BR PI0720305B1 BR PI0720305 A BRPI0720305 A BR PI0720305A BR PI0720305 B1 BRPI0720305 B1 BR PI0720305B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
density
electric power
power cable
cable according
cable
Prior art date
Application number
BRPI0720305-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Marc Jeroense
Claes Sonesson
Original Assignee
Nkt Hv Cables Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nkt Hv Cables Gmbh filed Critical Nkt Hv Cables Gmbh
Publication of BRPI0720305A2 publication Critical patent/BRPI0720305A2/pt
Publication of BRPI0720305B1 publication Critical patent/BRPI0720305B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01BCABLES; CONDUCTORS; INSULATORS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR CONDUCTIVE, INSULATING OR DIELECTRIC PROPERTIES
    • H01B7/00Insulated conductors or cables characterised by their form
    • H01B7/17Protection against damage caused by external factors, e.g. sheaths or armouring
    • H01B7/28Protection against damage caused by moisture, corrosion, chemical attack or weather
    • H01B7/282Preventing penetration of fluid, e.g. water or humidity, into conductor or cable
    • H01B7/2825Preventing penetration of fluid, e.g. water or humidity, into conductor or cable using a water impermeable sheath
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01BCABLES; CONDUCTORS; INSULATORS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR CONDUCTIVE, INSULATING OR DIELECTRIC PROPERTIES
    • H01B7/00Insulated conductors or cables characterised by their form
    • H01B7/14Submarine cables
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02ATECHNOLOGIES FOR ADAPTATION TO CLIMATE CHANGE
    • Y02A30/00Adapting or protecting infrastructure or their operation
    • Y02A30/14Extreme weather resilient electric power supply systems, e.g. strengthening power lines or underground power cables

Landscapes

  • Insulated Conductors (AREA)
  • Laying Of Electric Cables Or Lines Outside (AREA)
  • Suspension Of Electric Lines Or Cables (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)
  • Electric Cable Installation (AREA)
  • Disintegrating Or Milling (AREA)
  • Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)

Abstract

cabo de energia elétrica, instalação em alto mar e uso do mesmo". a presente invenção refere-se a um cabo de energia elétrica que compreende, pelo menos um condutor elétrico (1 ), um isolante elétrico (2) circundando o dito condutor (1) e compreendendo um polímero, uma bainha protetora tubular (3) circundando o isolante elétrico (2) e atuando como uma barreira de água que previne a intrusão de água no interior do isolante elétrico (2), no qual a bainha protetora (3) compreende um metal como um componente principal. o cabo compreende pelo menos um elemento aumentador de densidade (4) de um material dotado de maior densidade que o material da bainha protetora (3) de maneira a aumentar a densidade do dito cabo de tal modo que seus movimentos demasiadamente grandes sejam prevenidos quando o último é instalado no mar aberto.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para CABO DE ENERGIA ELÉTRICA.
CAMPO TÉCNICO [001] A presente invenção refere-se a um cabo de energia elétrica, que compreende pelo menos um condutor elétrico, um isolamento elétrico circundando e constando de um polímero, uma bainha protetora tubular circundando o isolamento elétrico e atuando como uma barreira impermeável que previne a intrusão de água no isolamento elétrico, no qual a bainha protetora compreende um metal como um componente principal.
[002] A presente invenção também se refere a uma instalação em alto mar munida de um cabo de energia elétrica se estendendo livremente no mar entre dois pontos fixos, por exemplo, uma plataforma ao largo e o fundo do mar, ou entre navios individuais ou plataformas em alto mar.
[003] A invenção também se refere ao uso de um cabo de energia elétrica deste tipo em relação com uma instalação ao largo, na qual o cabo é permitido se estender livremente no mar entre dois pontos fixos.
[004] Neste contexto deve ser entendido que instalações ao largo podem incluir plataformas flutuantes, plataformas erguidas sobre o fundo do mar, assim como navios flutuantes. Plataformas são basicamente, porém, não indispensavelmente, designadas como plataformas por intermédio das quais petróleo ou gás é explorado de poços submarinos.
[005] Tipicamente, o cabo de energia elétrica será usado para transmitir energia elétrica de média ou alta tensão, no qual tensão média é designada como de cerca de 1 kV até cerca de 40 kV, ao passo que alta tensão é designada como de cerca de 40 kV até cerca de 300 kV ou mesmo acima daquele valor. O cabo inventivo pode ser usado
Petição 870190003973, de 14/01/2019, pág. 4/22
2/11 para energia quer de CA quer de CC. ANTECEDENTES DA INVENÇÃO [006] Cabos submarinos dinâmicos são cabos de energia que podem ser conectados, por exemplo, plataformas flutuantes por intermédio das quais petróleo e/ou gás é explorado de poços submarinos. Estes cabos podem se estender livremente na água do mar entre determinados pontos fixos, por exemplo a plataforma e o fundo do mar, e por conseguinte estarão se movendo com os movimentos do mar, inclusive correntes marinhas e movimentos induzidos pelos ventos. Todos os materiais, porém, especificamente os metais em um cabo deste tipo são preparados para suportar fadiga mecânica devido a estes movimentos. Determinados materiais apresentam uma menor resistência à fadiga e, por conseguinte, possivelmente se fendem se submetidos a um determinado grau de deformação por fadiga. Especialmente a bainha de chumbo, uma barreira frequentemente usada em cabos submarinos, é sensível à fadiga e eventualmente se fende após movimentos excessivos ou substanciais. Contudo, o ingresso de água não é aceito pela indústria de cabos e de petróleo e/gás. Por esta razão, chumbo pode não ser a melhor opção como material barreira contra água quando se trata de cabos de energia dinâmicos que presumidamente estão se movimentando livremente na água.
[007] Revestimentos de cobre soldados ou colados tem um melhor desempenho que os correspondentes revestimentos de chumbo com relação à fadiga mecânica. Todavia, a densidade do cobre é muito menor que aquela do chumbo e, por conseguinte, cabos dotados de uma capa de cobre serão menos densos que os correspondentes cabos que fazem uso de uma capa de chumbo. Em outras palavras a relação de peso/diâmetro do cabo com capa de cobre será inferior à relação de peso/diâmetro de um cabo correspondente com capa de chumbo. O requerente percebeu que, para cabos que presumidamente
Petição 870190003973, de 14/01/2019, pág. 5/22
3/11 se movem livre e dinamicamente em água do mar aberto, uma densidade de cabo demasiadamente baixa pode constituir uma deficiência, uma vez que um cabo deste tipo poderia ser objeto de movimentação excessiva e por demais fácil quando submetido aos movimentos do mar. Um cabo bem projetado deve ser suscetível a acompanhar os movimentos das ondas e das correntes marinhas de tal maneira que sua movimentação não se torne tão grande que possa haver risco de o cabo assumir um comportamento de frequência natural.
OBJETIVO DA INVENÇÃO [008] Um dos objetivos da presente invenção é oferecer um cabo de energia elétrica que permita o uso de materiais de peso relativamente leve com alta resistência à fadiga como principais componentes da barreira impermeável à água e ao mesmo tempo apresentar um cabo dotado de tais propriedades que previnam ser demasiadamente afetado pelos movimentos do mar quando o cabo está instalado em mar aberto.
[009] É também um dos objetivos apresentar um cabo de energia elétrica desta natureza que seja apropriado para sua manufatura economicamente viável.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO [0010] O objetivo da invenção é alcançado por intermédio do cabo de energia elétrica inicialmente definido, caracterizado pelo fato do dito cabo compreender pelo menos um elemento elevador de densidade de um material de maior densidade que o material de revestimento protetor, de maneira a aumentar a densidade do dito cabo de tal modo que seus movimentos demasiadamente grandes são prevenidos quando o cabo é instalado em mar aberto. Presume-se que o revestimento protetor tenha uma densidade superior à densidade total do cabo, com a exclusão do elemento que eleva a densidade. Todavia, caso este não seja o caso, a densidade do elemento elevador de densidade
Petição 870190003973, de 14/01/2019, pág. 6/22
4/11 é pelo menos mais alta que a densidade total do cabo. Ao adicionar um elemento elevador de densidade ao cabo, um cabo menos propenso a acompanhar os movimentos do mar será obtido.
[0011] De acordo com uma modalidade, o pelo menos um elemento elevador de densidade compreende um metal, de preferência chumbo, como um componente principal. Todavia, outros materiais podem ser concebidos, dependendo das condições operacionais específicas do cabo quando em uso, e dependendo da densidade do restante do cabo.
[0012] Conforme uma modalidade, a cobertura ou revestimento protetor consiste em um metal, de preferência cobre, como um componente principal.
[0013] De acordo com uma modalidade alternativa o revestimento protetor compreende o aço como um componente principal.
[0014] De acordo com uma modalidade, o dito pelo menos um elemento elevador da densidade compreende um elemento tubular. De preferência o elemento elevador da densidade é também contínuo no sentido longitudinal do cabo. Atualmente, esta presumidamente constitui a modalidade preferencial. Todavia, construções alternativas, tais como com elementos descontínuos ou dotados de configurações diferentes daquela de um tubo poderiam ser concebidos, por exemplo enrolamentos helicoidais que de forma contínua ou descontínua, se estendem na direção longitudinal do cabo. De preferência, o elemento elevador da densidade se estende ao longo da maior parte da extensão do cabo.
[0015] De acordo com uma modalidade, o dito pelo menos um elemento elevador de densidade compreende uma haste se estendendo na direção longitudinal do cabo. Uma vantagem do uso de uma haste é a sua compacidade, e a possibilidade de posicionar uma haste deste tipo em um ou mais interstícios longitudinais entre conduto
Petição 870190003973, de 14/01/2019, pág. 7/22
5/11 res/elementos de isolamento elétrico separados em um cabo polifásico. Outra vantagem poderia ser a possibilidade de proporcionar uma densidade diferente do cabo ao longo de uma extensão predeterminada do mesmo ao permitir que um ou mais de um número de elementos elevadores de densidade hastiformes apresente uma linha de extensão diferente para a dita extensão predeterminada. Por exemplo pelo menos uma haste pode seguir uma linha de extensão helicoidal ao longo da extensão predeterminada, enquanto segundo uma linha de extensão reta, com respeito ao eixo geométrico longitudinal do cabo, ao longo de partes contíguas do cabo.
[0016] De acordo com uma modalidade, o dito pelo menos um elemento elevador da densidade está em contato com a cobertura protetora.
[0017] De acordo com uma modalidade, o dito pelo menos um elemento elevador da densidade compreende um elemento tubular disposto radialmente no interior da cobertura protetora.
[0018] De acordo com outra modalidade, o dito pelo menos um elemento elevador da densidade e a cobertura protetora são coaxiais. [0019] De acordo com uma modalidade, o cabo de energia elétrica compreende uma pluralidade de condutores separados por isolamento elétrico, no qual o dito pelo menos um elemento elevador de densidade se estende em um interstício entre os ditos condutores.
[0020] De acordo com uma modalidade, o dito pelo menos um elemento elevador de densidade é embutido no isolamento elétrico. [0021] De acordo com uma modalidade, o dito pelo menos um elemento elevador de intensidade compreende um elemento tubular, no qual o elemento tubular forma uma bainha.
[0022] O objetivo da invenção é também realizado por intermédio de uma instalação em alto mar compreendendo um cabo de energia elétrica se estendendo livremente no mar entre dois pontos de fixação
Petição 870190003973, de 14/01/2019, pág. 8/22
6/11 caracterizado pelo fato do cabo de energia elétrica ser um cabo de energia elétrica de acordo com a invenção.
[0023] A invenção trata também da aplicação de um cabo de energia elétrica de acordo com a invenção em conexão com uma instalação ao largo, na qual o cabo é permitido a se estender livremente no mar entre dois pontos de fixação.
[0024] Demais vantagens e aspectos característicos da presente invenção serão apresentados na descrição detalhada a seguir.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS [0025] Modalidades preferenciais da presente invenção passam a ser descritas a seguir a título de exemplo, com referência aos desenhos anexos, de acordo com os quais:
[0026] a figura 1 é uma vista em seção transversal de um cabo monofásico de acordo com uma modalidade da invenção;
[0027] a figura 2 é uma vista em seção transversal de um cabo monofásico de acordo com uma modalidade alternativa da invenção.
[0028] a figura 3 é uma vista em seção transversal de um cabo monofásico de acordo com outra modalidade alternativa da invenção; e [0029] a figura 4 é uma vista em seção transversal de um cabo trifásico de acordo com uma modalidade da invenção;
[0030] a figura 5 é uma vista em seção transversal de um cabo trifásico de acordo com uma modalidade da invenção; e [0031] a figura 6 é uma vista em seção transversal de um cabo trifásico de acordo com outra modalidade da invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO [0032] A figura 1 mostra uma primeira modalidade de um cabo de energia elétrica monofásico de acordo com a invenção. O cabo compreende um condutor 1, de preferência principalmente constituído por um metal tal como cobre circundado por um isolante elétrico 2 princi
Petição 870190003973, de 14/01/2019, pág. 9/22
7/11 palmente constituído por um polímero, conforme é a prática usual na técnica anterior. O isolante elétrico 2, por sua vez, é encerrado por uma bainha protetora circundante 3 que atua como uma barreira de água para prevenir a intrusão de água, de preferência também a sua fase de vapor, no interior do isolante elétrico 2. Esse tipo de barreira de água 3 é requerido uma vez que as propriedades intrínsecas da isolante elétrico 2 são tais que o último se deterioraria e perderia pelo menos parte do seu efeito isolante se submetido à água ou vapor de água por um período mais longo.
[0033] Normalmente, o condutor 1 tem uma seção transversal geralmente circular, muito embora perfis alternativos possam ser concebidos. O isolante elétrico circundante 2 tem uma seção transversal com um perfil periférico externo correspondente ao perfil periférico externo do condutor 1, normalmente uma periferia externa geralmente circular. A bainha protetora 3, que define um elemento tubular tem uma seção transversal geralmente cilíndrica. Neste contexto deve ser observado que o isolante 2 é mostrado como diretamente afixado a e em contato imediato com o condutor 1, e que a bainha protetora 3 é mostrada como diretamente afixada a e em contato imediato com o isolante elétrico 2 que a encerra. Todavia, deve ser observado que a invenção não está primariamente delimitada pelas ditas construções, porém que pode haver componentes intermediários adicionais previstos entre o condutor, o isolamento elétrico e a bainha protetora do cabo inventivo.
[0034] Na modalidade ilustrada na figura 1 é também apresentado um elemento elevador da densidade 4 que é caracterizado pelo fato de ter uma maior densidade que aquela da bainha protetora 3 e também maior que a densidade total do cabo, isto é, a combinação do condutor 1, do isolante 2 e da bainha protetora 3. Ao exercer um efeito crescente sobre a densidade total do cabo, o elemento elevador da densidade
Petição 870190003973, de 14/01/2019, pág. 10/22
8/11 contribui para a formação de um cabo menos propenso a seguir os movimentos do mar quando instalado de tal modo que se estenda livremente em mar aberto. Correntemente, chumbo é concebido pela requerente constituir um constituinte principal de preferência do elemento elevador da densidade 4.
[0035] O elemento elevador de densidade 4 da figura 1 tem a forma de uma bainha tubular que, conforme visto em uma seção transversal encerra a bainha protetora 3, o elemento elevador de densidade 4 é diretamente afixado à superfície periférica externa da bainha protetora 3.
[0036] A figura 2 mostra uma modalidade alternativa de um cabo monofásico de acordo com a invenção, no qual o elemento elevador de densidade 5 tem o perfil de uma bainha tubular e no qual a presente modalidade difere daquela da figura 1 pelo fato do elemento elevador de densidade 5 estar em contato com e imediatamente afixado à superfície periférica interna da bainha protetora 3. Outrossim, o elemento elevador de densidade da presente modalidade é imediatamente afixado à superfície periférica externa do isolamento elétrico 2 que circunda o condutor 1.
[0037] A figura 3 mostra ainda outra modalidade que compreende uma pluralidade de elementos elevadores de densidade 6, cada um dos quais tem o perfil de haste 6 que é embutida no isolamento elétrico 2 e que se estende na direção longitudinal do cabo. Cada haste 6 pode quer se estender ao longo de uma linha reta com respeito ao eixo geométrico longitudinal do cabo quer ao longo de qualquer outra linha dada, por exemplo, uma linha helicoidal.
[0038] Deve ser entendido que o condutor, isolante e a bainha descritos para as modalidades mostradas nas figuras 1-3 normalmente são circundadas por material adicional ou camadas de material, indicadas com 19 nas figuras 1-3. O material adicional e as camadas po
Petição 870190003973, de 14/01/2019, pág. 11/22
9/11 dem ter tarefas diferentes tal como aquela de manter conjugadas as diferentes partes do cabo, como descritas acima, e de conferir ao cabo resistência mecânica e proteção contra-ataque físico e/ou químico, por exemplo corrosão, e são comumente conhecidas daqueles versados na técnica. Por exemplo, o dito material adicional poderia incluir blindagem, por exemplo, fios de aço. O elemento elevador de densidade da invenção pode, como uma alternativa ao que é mostrado nas figuras 1-3 ou como um complemento à mesma, ser munido de uma massa do dito material adicional 19, quer como corpos separados quer como uma parte dos elementos funcionais do dito material ou camadas adicionais 19, por exemplo como uma parte de uma fiação blindada.
[0039] A figura 4 mostra uma primeira modalidade de um cabo trifásico de acordo com a invenção. Por conseguinte, o cabo compreende três condutores 7-9, cada um dos quais é circundado por e embutido em um corpo separado de isolante elétrico 10-12. Cada corpo de isolante elétrico 10-12, por sua vez, é encerrado por uma bainha protetora circundante 13-15 do tipo já exposto. Além disso, dependendo da necessidade de aumento da densidade, pelo menos um, ou a maior parte, ou todos estes corpos 10-12 com sua bainha protetora pode ser munida de pelo menos um elemento elevador de densidade de acordo com qualquer uma das modalidades descritas acima para o caso de um cabo monofásico. Na modalidade especifica mostrada na figura 4, cada um dos corpos protetores de isolante elétrico 10-12 é encerrado por um elemento elevador de densidade associado 16-18 com o perfil de uma bainha tubular afixada sobre a superfície periférica externa da respectiva bainha protetora 13-15.
[0040] Na modalidade da figura 4, é também indicada a presença de material adicional e camadas 19 dispostas em torno e encerrando o restante do cabo como descrito acima, conjuntamente, e conferindo ao
Petição 870190003973, de 14/01/2019, pág. 12/22
10/11 cabo resistência e proteção mecânica, contra-ataque físico assim como ataque químico, por exemplo, corrosão, e são comumente conhecidas daqueles versados na técnica. A invenção não exclui a possibilidade de ter o elemento elevador de densidade disposto em relação com o dito material adicional. Em lugar de, ou como um complemento a, tendo elementos elevadores de densidade separados dispostos e associados com os componentes de fase individuais de condutores/isolantes/ bainhas protetoras, como sugerido na figura 4, um ou mais elementos elevadores de densidade pode ser disposto na massa ou camadas de material adicional 19. Este elemento elevador de densidade pode, por exemplo, ter a forma de um tubo, por exemplo, de uma bainha, que circunda todos três componentes de fase como acima descrito ou um fio, de referência de maior densidade que a blindagem prevista na dita massa de material adicional. Por exemplo, um fio ou um tubo de chumbo ou de uma liga a base de chumbo pode ser posicionado adjacente a ou em conexão com a dita blindagem produzida, por exemplo, de aço, que constitui prática usual dentro do presente campo da técnica. O ensinamento acima é igualmente aplicável ao caso de um cabo monofásico ou bifásico, por exemplo, como mostrado nas modalidades das figuras 1 - 3.
[0041] Na modalidade da figura 5, os corpos de isolante elétrico 10 - 12 com suas bainhas protetoras associadas 13 - 15 são dispostos em relação de proximidade mais estreita possível entre si, dessa forma estando em contato entre si ao longo de três linhas na direção longitudinal do cabo, e deixando um interstício longitudinal em uma posição central longitudinal do cabo. De modo idêntico à modalidade mostrada na figura 4, existem também o material adicional e camadas 19 que circundam os componentes de fase acima descritos. Consequentemente, uma vez que as ditas camadas 19 são de preferência, cilíndricas quanto ao seu formato, existirão interstícios longitudinais ente os
Petição 870190003973, de 14/01/2019, pág. 13/22
11/11 componentes de fase (7-18) e a camada circundante mais próxima 19. No presente caso de um cabo trifásico, existirão três dos ditos interstícios adicionais. Conforme indicado na figura 5, e dependendo da necessidade de aumento de densidade, serão previstos um ou mais elementos elevadores de densidade 20-23 em um ou mais dos ditos interstícios. De preferência os ditos elementos de aumentar a densidade 20-23 são hastiformes. Eles são mantidos em posição pelos componentes de fase acima descritos 7-18 e pelo material adicional circundante e camadas 19.
[0042] Finalmente, a figura 6 mostra uma modalidade na qual os princípios das modalidades das figuras 4 e 5 são combinadas, pelo que resulta em um aumento adicional pronunciado da densidade do cabo.
[0043] Deve ficar entendido que a descrição acima das modalidades preferidas foi feita de modo a exemplificar a invenção, e que soluções alternativas tornar-se-ão óbvias para uma pessoa versada na técnica, porém sem se afastar do escopo da invenção.

Claims (14)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Cabo de energia elétrica, compreendendo:
    - pelo menos um condutor elétrico (1, 7-9);
    - um isolante elétrico (2, 1-12) circundando o condutor (1, 79) constando de um polímero;
    - uma bainha protetora tubular (3, 13-15) circundando o isolante elétrico (2, 10-12) e atuando como uma barreira de água que previne a intrusão de água no isolamento elétrico (2, 10-12), na qual a bainha protetora (3, 13-15) consiste em um metal como um componente principal, caracterizado pelo fato da bainha protetora (3, 13-15) consistir em cobre ou aço como o componente principal, e pelo fato do cabo compreender um elemento aumentador de densidade (4-6, 1618, 20-23) de um material de maior densidade que o material de bainha protetora (3, 13-15), de maneira a aumentar a densidade do dito cabo de tal modo que movimentos demasiadamente grandes do mesmo sejam prevenidos quando o último é instalado em mar aberto.
  2. 2. Cabo de energia elétrica de acordo com a reivindicação
    1, caracterizado pelo fato do dito pelo menos um elemento aumentador de densidade (4-6, 16-18, 20-23) compreender um metal como um componente principal.
  3. 3. Cabo de energia elétrica de acordo com a reivindicação
    2, caracterizado pelo fato do dito metal ser o chumbo.
  4. 4. Cabo de energia elétrica de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato do dito pelo menos um elemento aumentador de densidade (4, 5, 16-18) consistir em um elemento tubular.
  5. 5. Cabo de energia elétrica de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato do dito pelo menos um elemento aumentador de densidade (6, 20-23) consistir em uma
    Petição 870190003973, de 14/01/2019, pág. 15/22
    2/3 haste se estendendo no sentido longitudinal do cabo.
  6. 6. Cabo de energia elétrica de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato do dito pelo menos um elemento aumentador de densidade (4, 5, 16-18, 20-23) estar em contato com a bainha protetora.
  7. 7. Cabo de energia elétrica de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato do dito pelo menos um elemento aumentador de densidade compreender um elemento tubular (5) disposto radialmente no interior da bainha protetora (3, 1315).
  8. 8. Cabo de energia elétrica de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato do dito pelo menos um elemento aumentador de densidade compreender um elemento tubular (4, 16-18) disposto radialmente no exterior da bainha protetora (3, 13-15).
  9. 9. Cabo de energia elétrica de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato do dito pelo menos um elemento aumentador de densidade (4, 5, 16-18) e a bainha protetora (3, 13-15) serem coaxiais.
  10. 10. Cabo de energia elétrica de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que compreende uma pluralidade de condutores paralelos (7-9), separados por isolamento elétrico (13-15) e do pelo menos um elemento aumentador de densidade (20-23) se estender em um interstício entre os ditos condutores (7-9).
  11. 11. Cabo de energia elétrica de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de pelo menos um elemento aumentador de densidade (5, 6) ser pelo menos parcialmente embutido no isolante elétrico (3).
  12. 12. Cabo de energia elétrica de acordo com qualquer uma
    Petição 870190003973, de 14/01/2019, pág. 16/22
    3/3 das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de pelo menos um elemento aumentador de densidade (4, 5, 16-18) compreender um elemento tubular, e do elemento tubular formar uma bainha.
  13. 13. Cabo de energia elétrica de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de pelo menos um elemento aumentador de densidade (4, 5, 16-18) se estender ao longo de uma maior parte da extensão do cabo.
  14. 14. Cabo de energia elétrica de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de que pelo menos um elemento aumentador de densidade (4, 5, 16-18) é contínuo na direção longitudinal do cabo.
BRPI0720305-5A 2006-12-15 2007-12-13 Cabo de energia elétrica. BRPI0720305B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP06126240A EP1933333A1 (en) 2006-12-15 2006-12-15 An electric power cable, an off-shore installation provided therewith, and use thereof
EP06126240.8 2006-12-15
PCT/EP2007/063858 WO2008071754A1 (en) 2006-12-15 2007-12-13 An electric power cable, an off-shore installation provided therewith, and use thereof

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0720305A2 BRPI0720305A2 (pt) 2014-02-04
BRPI0720305B1 true BRPI0720305B1 (pt) 2019-05-14

Family

ID=38140891

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0720305-5A BRPI0720305B1 (pt) 2006-12-15 2007-12-13 Cabo de energia elétrica.

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8816206B2 (pt)
EP (2) EP1933333A1 (pt)
CN (1) CN101558458A (pt)
AT (1) ATE491211T1 (pt)
BR (1) BRPI0720305B1 (pt)
DE (1) DE602007011106D1 (pt)
MX (1) MX2009006386A (pt)
NO (1) NO341274B1 (pt)
WO (1) WO2008071754A1 (pt)

Families Citing this family (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7991910B2 (en) 2008-11-17 2011-08-02 Amazon Technologies, Inc. Updating routing information based on client location
US7962597B2 (en) 2008-03-31 2011-06-14 Amazon Technologies, Inc. Request routing based on class
US7970820B1 (en) 2008-03-31 2011-06-28 Amazon Technologies, Inc. Locality based content distribution
US8606996B2 (en) 2008-03-31 2013-12-10 Amazon Technologies, Inc. Cache optimization
CA2709587C (en) * 2009-07-16 2016-10-04 General Cable Technologies Corporation Thermoplastic polyurethane material with enhanced fluid immersion and water absorption capabilities
EP2312591B1 (en) 2009-08-31 2020-03-04 Nexans Fatigue resistant metallic moisture barrier in submarine power cable
US9495338B1 (en) 2010-01-28 2016-11-15 Amazon Technologies, Inc. Content distribution network
US9003035B1 (en) 2010-09-28 2015-04-07 Amazon Technologies, Inc. Point of presence management in request routing
US10467042B1 (en) 2011-04-27 2019-11-05 Amazon Technologies, Inc. Optimized deployment based upon customer locality
US9154551B1 (en) 2012-06-11 2015-10-06 Amazon Technologies, Inc. Processing DNS queries to identify pre-processing information
WO2015149825A1 (en) 2014-03-31 2015-10-08 Abb Technology Ltd Electric power cable and process for the production of electric power cable
BR112017004161B1 (pt) * 2014-09-05 2022-01-25 Prysmian S.P.A. Sistema submarino de cabos elétricos, e, método para operação de um sistema submarino de cabos
US10097448B1 (en) 2014-12-18 2018-10-09 Amazon Technologies, Inc. Routing mode and point-of-presence selection service
US10225326B1 (en) 2015-03-23 2019-03-05 Amazon Technologies, Inc. Point of presence based data uploading
US9832141B1 (en) 2015-05-13 2017-11-28 Amazon Technologies, Inc. Routing based request correlation
US10075551B1 (en) 2016-06-06 2018-09-11 Amazon Technologies, Inc. Request management for hierarchical cache
US10110694B1 (en) 2016-06-29 2018-10-23 Amazon Technologies, Inc. Adaptive transfer rate for retrieving content from a server
US10469513B2 (en) 2016-10-05 2019-11-05 Amazon Technologies, Inc. Encrypted network addresses
US10831549B1 (en) 2016-12-27 2020-11-10 Amazon Technologies, Inc. Multi-region request-driven code execution system
CN107394722A (zh) * 2017-06-14 2017-11-24 镇江神飞新能源科技有限公司 一种高强度耐腐蚀母线
US10742593B1 (en) 2017-09-25 2020-08-11 Amazon Technologies, Inc. Hybrid content request routing system
US10862852B1 (en) 2018-11-16 2020-12-08 Amazon Technologies, Inc. Resolution of domain name requests in heterogeneous network environments

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2375067A (en) * 1941-08-20 1945-05-01 Okonite Callender Cable Co Inc Electric cable sheath
BE472664A (pt) * 1945-05-10
US2709197A (en) * 1949-10-13 1955-05-24 Glover & Co Ltd W T Electric cables
US2662931A (en) * 1949-11-03 1953-12-15 Bell Telephone Labor Inc Spirally applied, conductivelycontacting cable armor
NL7117321A (pt) * 1971-12-17 1973-06-19
DE2807767C2 (de) * 1978-02-23 1984-05-03 kabelmetal electro GmbH, 3000 Hannover Feuchtigkeitsgeschütztes kunststoffisoliertes elektrisches Energiekabel
GB2076419B (en) * 1980-05-21 1984-01-25 Furukawa Electric Co Ltd Cross-linked polyethylene insulated power cable
US4780574A (en) * 1987-04-16 1988-10-25 Hubbell Incorporated Lead sheathed power cable
JPH0877842A (ja) * 1994-09-02 1996-03-22 Hitachi Cable Ltd 波付金属シース付電力ケーブル
JP3895398B2 (ja) * 1996-06-04 2007-03-22 古河電気工業株式会社 電力ケーブル
JP2001514793A (ja) * 1997-03-13 2001-09-11 ピレリー・カビ・エ・システミ・ソチエタ・ペル・アツィオーニ 耐燃性、耐湿性被膜を有するケーブル
NO310388B1 (no) * 1998-02-19 2001-06-25 Cit Alcatel Höyspenningskabel og undersjöisk kabelinstallasjon
US6397945B1 (en) * 2000-04-14 2002-06-04 Camco International, Inc. Power cable system for use in high temperature wellbore applications
GB2361652A (en) 2000-04-27 2001-10-31 Heinz Co H J Preparation of baby milk
US6538198B1 (en) * 2000-05-24 2003-03-25 Timothy M. Wooters Marine umbilical
GB2379806A (en) * 2001-06-20 2003-03-19 Philip Head Cable and connection for down hole environment
US7439447B2 (en) * 2005-06-03 2008-10-21 Hitachi Cable Indiana, Inc. Hybrid vehicle rigid routing cable assembly
CN2817005Y (zh) 2005-07-23 2006-09-13 宝胜科技创新股份有限公司 无机绝缘柔性防火电缆

Also Published As

Publication number Publication date
NO20092610L (no) 2009-09-01
WO2008071754A1 (en) 2008-06-19
US20100025071A1 (en) 2010-02-04
US8816206B2 (en) 2014-08-26
DE602007011106D1 (de) 2011-01-20
EP2092536A1 (en) 2009-08-26
BRPI0720305A2 (pt) 2014-02-04
EP2092536B1 (en) 2010-12-08
MX2009006386A (es) 2009-09-02
CN101558458A (zh) 2009-10-14
ATE491211T1 (de) 2010-12-15
NO341274B1 (no) 2017-10-02
EP1933333A1 (en) 2008-06-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0720305B1 (pt) Cabo de energia elétrica.
EP2150960B1 (en) An electric power cable
AU2010324620B2 (en) Power umbilical
US20120205137A1 (en) Integrated high power umbilical
BR102012010259A2 (pt) cabo de alimentaÇço de alta tensço para aplicaÇÕes em Águas ultraprofundas
EP3488448B1 (en) Insulated submarine cable
CN112435790A (zh) CuNiSi合金电缆护套
US3710009A (en) Electrical cable
EP3271926B1 (en) Water-tight power cable with metallic screen rods
ES2938476T3 (es) Cable de alimentación, procedimiento para la producción y utilización del mismo
RU143415U1 (ru) Кабель с армированной оболочкой для погружных нефтяных насосов
ES2718068T3 (es) Cable de alimentación submarino dinámico
BR102016002491A2 (pt) cabo de alimentação de tubulação espiralada para poços profundos
CN206441549U (zh) 一种救生电缆
EP2093775A1 (en) An electric power distribution cable and a power distribution arrangement provided therewith
US20230395283A1 (en) Submarine cable comprising at least one aluminium tensile reinforcement strand, related umbilical, installation and method

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: ABB SCHWEIZ AG (CH)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: ABB HV CABLES (SWITZERLAND) GMBH (CH)

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: NKT HV CABLES GMBH (CH)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/05/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/05/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS