BRPI0718193A2 - Navio, e, lâmina de leme torcida - Google Patents

Navio, e, lâmina de leme torcida Download PDF

Info

Publication number
BRPI0718193A2
BRPI0718193A2 BRPI0718193-0A BRPI0718193A BRPI0718193A2 BR PI0718193 A2 BRPI0718193 A2 BR PI0718193A2 BR PI0718193 A BRPI0718193 A BR PI0718193A BR PI0718193 A2 BRPI0718193 A2 BR PI0718193A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ship
blade
rudder
hull
degrees
Prior art date
Application number
BRPI0718193-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Aloys Wobben
Rolf Rohden
Dirk Holtkamp
Original Assignee
Aloys Wobben
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Aloys Wobben filed Critical Aloys Wobben
Publication of BRPI0718193A2 publication Critical patent/BRPI0718193A2/pt
Publication of BRPI0718193B1 publication Critical patent/BRPI0718193B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63HMARINE PROPULSION OR STEERING
    • B63H25/00Steering; Slowing-down otherwise than by use of propulsive elements; Dynamic anchoring, i.e. positioning vessels by means of main or auxiliary propulsive elements
    • B63H25/06Steering by rudders
    • B63H25/38Rudders
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63HMARINE PROPULSION OR STEERING
    • B63H25/00Steering; Slowing-down otherwise than by use of propulsive elements; Dynamic anchoring, i.e. positioning vessels by means of main or auxiliary propulsive elements
    • B63H25/06Steering by rudders
    • B63H2025/066Arrangements of two or more rudders; Steering gear therefor
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63HMARINE PROPULSION OR STEERING
    • B63H25/00Steering; Slowing-down otherwise than by use of propulsive elements; Dynamic anchoring, i.e. positioning vessels by means of main or auxiliary propulsive elements
    • B63H25/06Steering by rudders
    • B63H25/38Rudders
    • B63H2025/388Rudders with varying angle of attack over the height of the rudder blade, e.g. twisted rudders

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Ocean & Marine Engineering (AREA)
  • Other Liquid Machine Or Engine Such As Wave Power Use (AREA)
  • Toys (AREA)
  • Prevention Of Electric Corrosion (AREA)
  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)
  • Vehicle Interior And Exterior Ornaments, Soundproofing, And Insulation (AREA)
  • Traffic Control Systems (AREA)
  • Electric Cable Installation (AREA)
  • Wind Motors (AREA)

Description

"NAVIO, Ε, LÂMINA DE LEME TORCIDA"
A presente invenção refere-se a uma lâmina de leme para um navio bem como a um navio com pelo uma lâmina de leme de acordo com a invenção.
Se o fluxo ao longo do casco de um navio quando se move é
considerado, então pode ser claramente visto que, em uma popa adelgaçada do navio, o fluxo não se estende exatamente em paralelo à linha da quilha do navio, mas segue a configuração da popa do navio.
Um leme de configuração convencional, isto é, expresso em termos simples, uma placa chata que é montada lateralmente deslocada da linha de quilha na região de popa do navio é orientada na posição de zero grau exatamente em paralelo à linha da quilha teria, por conseguinte, um fluxo de afluxo contra a mesma em um ângulo inclinado e, assim, origina uma resistência ao fluxo. Esta resistência ao fluxo significa maior consumo de combustível e, assim, um nível mais alto de poluição ambiental ou, com o mesmo consumo de combustível ou a mesma potência do motor, uma menor velocidade e, assim, um maior tempo de deslocamento e, assim, por sua vez, maior consumo de combustível e poluição ambiental mais severa.
r β
E conhecido da US no 5 415 122 a adaptação de uma lâmina de leme a um fluxo gerado pela hélice. Neste caso, as direções de fluxo produzidas pela hélice são levadas em consideração e o leme é apropriadamente adaptado em uma multiplicidade de perfis na direção da corda. Por exemplo, a tabela 1 desta publicação especifica uma redução em um ângulo da lâmina de leme com uma crescente altura (posição Y) do perfil respectivo, partindo do eixo geométrico da hélice disposto à frente. Esta configuração específica de uma lâmina de leme também leva em conta, em particular, os efeitos devidos à turbulência sobre o leme.
O objetivo da presente invenção é prover uma lâmina de leme que é particularmente vantajosa em termos de fluxo, para montagem na região da popa de um navio, lateralmente ao lado da linha de quilha.
Este objetivo é atingido por meio de uma lâmina de leme que é torcida em si própria, em que a torção é adaptada à configuração do fluxo da água na popa do navio, isto é, na região do local de montagem das lâminas de leme. As vantagens destas lâminas de leme são eficiência mais alta para as lâminas de leme, o que conduz a menores lâminas de leme, e também um fluxo de afluxo aperfeiçoado com respeito aa hélice (desde que exista um).
Este efeito de acordo com a invenção é atingido quando, em uma posição de leme de zero grau, isto é, uma localização de leme que é ajustada para precisamente deslocar retilineamente à frente, o ângulo de fluxo de afluxo no leme é também precisamente zero grau.
Quando o fluxo (em qualquer caso na superfície da água) segue exatamente a configuração do casco na região de popa do navio, o ângulo de incidência preciso da lâmina de leme, em seu lado de topo (o lado em direção ao casco) é naturalmente dependente da configuração geométrica da popa. A torção gradualmente diminui em direção a seu lado inferior (como o lado afastado do casco do navio).
No presente caso, a lâmina de leme é torcida em sua região superior (próxima ao casco) por aproximadamente 10 graus, enquanto em sua região inferior (remota ao casco) ela é torcida por aproximadamente 2 graus. Aqueles valores foram determinados, no exemplo específico de um formato de casco predeterminado, primeiramente pela simulação e então empiricamente. Uma vez que, como mencionado acima, a torção é dependente da geometria de casco, uma torção de até 20 graus é certamente imaginada, para não ser irrealista, na região da lâmina de leme que está próxima ao casco (a região superior). Variações de até 5 graus podem ser certamente consideradas na região inferior (remota ao casco).
A este respeito, todavia, deve-se ter em mente que a torção tem sempre que estar em relação com a linha de quilha, isto é, em direção ao centro do casco. A lâmina de leme é, por conseguinte, sempre torcida para dentro.
De acordo com a invenção é proposto um navio que tem pelo menos uma lâmina de leme torcida, disposta para o controle do navio, em que a torção da lâmina é adaptada à configuração do fluxo da água na região da respectiva lâmina de leme, quando nenhuma hélice em operação é disposto à frente das lâminas de leme. Por conseguinte, a lâmina de leme é adaptada ao fluxo da água em relação ao navio, em que este fluxo não é gerado por uma hélice montado à sua frente. Ao contrário, é o fluxo que resulta do movimento do navio através da água que é principalmente de significância. Outros fluxos não são levados em consideração ou não ocorrem. De acordo com um aspecto, portanto, nenhuma hélice é disposto à frente dos lemes. Se uma hélice deva ser disposto em uma posição a montante em outra forma de realização, a hélice não está em operação. Em outras palavras, ele não é acionado, mas é, por exemplo, em uma condição de marcha inativa.
De acordo com uma forma de realização, por conseguinte, são propostas pelo menos duas lâminas de leme que são providas lateralmente deslocadas com respeito à linha de quilha, em que a torção da lâmina é adaptada à configuração, causada pela geometria do casco, do fluxo da água na região da respectiva lâmina de leme. O movimento do navio através da água proporciona, em relação ao navio, um fluxo que, em termos de sua magnitude, corresponde aproximadamente à velocidade do navio através da água. A configuração especificada do fluxo é determinada principalmente pela geometria do casco do navio, desde que ele esteja na água. As lâminas de leme são adaptadas a este fluxo.
O termo torção da lâmina de leme é usado para denotar deslocamento rotacional da lâmina de leme em torno de um eixo geométrico longitudinal da mesma. Os ângulos de torção respectivamente especificados são, todavia, especificados como o ângulo da lâmina de leme na altura respectiva com relação à linha de quilha e podem também ser referidos como o ângulo de incidência.
De acordo com uma forma de realização, as lâminas de leme apresentam um ângulo de incidência em direção à linha de quilha de modo que a respectiva lâmina de leme é voltada para a linha de quilha na direção de fluxo no deslocamento para frente do navio. Devido ao formato de casco que converge para trás em direção à popa e, se os lemes são dispostos, como usual, na região de popa do navio, o fluxo da água também converge para trás - em relação ao navio - quando o navio está fazendo espaçamento através da água. Esta forma de realização leva em conta este efeito. Por conseguinte, quando do movimento retilineamente à frente, as lâminas de leme também estão voltadas para a linha de quilha e, assim, em direção ao centro do navio.
De acordo com uma configuração, o ângulo de incidência em relação à linha de quilha da respectiva lâmina de leme diminui com uma distância crescente a partir do casco do navio. A lâmina de leme é, por conseguinte, torcida de tal maneira que, na proximidade do casco, existe um maior ângulo de incidência que é então diminuído com crescente distância a partir do casco do navio, isto é, para trás.
De acordo com uma forma de realização, o ângulo de incidência ou ângulo de torção é entre 2 graus e 20 graus. A este respeito, o maior valor está usualmente na proximidade do casco do navio e o menor valor está na extremidade inferior da lâmina de leme. Por exemplo, o ângulo pode cair, a partir do casco do navio, de 20 graus no casco ou na proximidade do casco, até 5 graus na extremidade inferior, ou, em outro exemplo, de 10 graus a 2 graus.
De acordo com uma configuração, o ângulo de incidência ou ângulo de torção é entre 10 graus a 20 graus na região próxima ao casco e 2 graus a 5 graus na região remota ao casco.
Preferivelmente, dois lemes são respectivamente dispostos simetricamente nos dois lados da linha de quilha. Por conseguinte, um leme está à direita na direção de movimento e, assim, no lado do estibordo do navio e uma contraparte para ele está no lado oposto da linha de quilha, mas, de outro modo, no mesmo local. Tais dois lemes são preferivelmente também de uma configuração mutuamente simetricamente, mais precisamente, de uma configuração simétrica de imagem em espelho.
Preferivelmente, pelo menos um rotor Magnus é provido como o acionamento para o navio. Um tal rotor Magnus gera propulsão à frente para o navio, utilizando o efeito Magnus. Por exemplo, uso é feito de um cilindro que está de pé verticalmente e que gira a alta velocidade e em torno do qual flui o vento. Dependendo da respectiva direção de vento e direção de rotação, o resultado é a propulsão à frente para o navio. Portanto, não existe acionamento pelo movimento da hélice e o fluxo da água na região de casco é dirigido substancialmente de acordo com o movimento do navio através da água e o perfil de fluxo é determinado pela geometria do casco do navio. As lâminas de leme são correspondentemente configuradas. Outros efeitos vantajosos podem também ocorrer se outros tipos de acionamento são usados, os quais não penetram ou não substancialmente penetram no fluxo da água na região de casco. De acordo com a invenção, uma hélice pode também ser provido, por exemplo, como propulsão auxiliar. Neste caso, todavia, a configuração da lâmina de leme ou laminas de leme é preferivelmente implementada quando a hélice não é acionado e que, para este exemplo, está na condição de marcha inativa.
De acordo com a invenção, uma lâmina de leme é também reivindicada, a qual é provida para uso com um navio.
Quatro desenhos acompanham esta descrição. Eles são identificados como a figura 4, a figura 3, a figura 2 e a figura 1.
A figura 4 dos desenhos mostra a região de popa do navio com duas lâminas de leme que são dispostas em ambos os lados lateralmente ao lado da linha de quilha do navio. Uma das lâminas de leme é disposta à esquerda, isto é, no lado da porta da linha de quilha, enquanto a segunda lâmina de leme é disposta direita, isto é, no lado estibordo da linha de quilha. Quer o navio seja um puro navio a vela, como o presente desenho poderia indicar, quer também esteja presente pelo menos uma hélice com uma outra lâmina de leme (por exemplo, precisamente na linha de quilha), é completamente imaterial para a presente invenção, mas não está fora de questão.
A figura 3 do desenho mostra uma outra vista da popa do navio, embora a partir de uma perspectiva um pouco modificada. Pode ser claramente visto deste desenho que a lâmina de leme de porta (esquerda) é torcida em direção à direita, isto é, em direção à linha de quilha, enquanto a lâmina de leme de estibordo (direita) é torcida para a esquerda, isto é, também em direção à linha de quilha. Ainda pode ser claramente visto que o ângulo de incidência ou o ângulo de torção de cada lâmina de leme diminui com distância crescente a partir do casco. Na forma de realização específica, todavia, não atinge zero até mesmo na extremidade inferior (remota ao casco) da lâmina de leme, mas ainda envolve sempre um ângulo de 2 graus.
Também pode ser visto das figuras 3 e 4 que nenhuma hélice é deposto à frente dos lemes. Nenhuma hélice, sobretudo, está presente na forma de realização ilustrada.
A figura 2 mostra somente as duas lâminas de leme sem o casco (disposto acima). A torção pode mais uma vez ser claramente vista neste desenho. A vista neste desenho é novamente dirigida da parte traseira até sobre o popa do navio. A figura 1 também mostra somente as lâminas de leme de
acordo com a invenção, mas como uma vista a partir de baixo, de modo que a quilha do navio seria vista entre aquelas lâminas de leme. A torção na borda traseira das lâminas de leme (para baixo na figura) pode ser vista aqui de forma particularmente clara.

Claims (10)

1. Navio, caracterizado pelo fato de compreender pelo menos lâmina de leme torcida, disposta para o controle do navio, em que a torção da lâmina é adaptada à configuração do fluxo da água na região da respectiva lâmina de leme, quando nenhuma hélice em operação é disposta em frente das lâminas de leme na direção do deslocamento do navio.
2. Navio de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que são providas pelo menos duas lâminas de leme lateralmente deslocadas com respeito à linha de quilha, em que a torção da lâmina é adaptada à configuração, causada pela geometria do casco, do fluxo da água na região da respectiva lâmina de leme.
3. Navio de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que as lâminas de leme apresentam um ângulo de incidência em direção à linha de quilha de modo que a respectiva lâmina de leme é voltada para a linha de quilha na direção de fluxo no deslocamento para frente do navio.
4. Navio de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que um ou o ângulo de incidência em relação à linha de quilha da respectiva lâmina de leme diminui com uma distância crescente a partir do casco do navio.
5. Navio de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que um ou o ângulo de incidência ou ângulo de torção é entre 2 graus e 20 graus.
6. Navio de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que um ou o ângulo de incidência ou ângulo de torção é entre 10 graus a 20 graus na região próxima ao casco e 2 graus a 5 graus na região remota ao casco.
7. Navio de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que dois lemes são respectivamente dispostos simetricamente nos dois lados da linha de quilha.
8. Navio de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que pelo menos um rotor Magnus é provido como acionamento para o navio.
9. Lâmina de leme torcida, caracterizada pelo fato de que a torção da lâmina é adaptada à configuração do fluxo da água na região do local de montagem da respectiva lâmina de leme quando nenhuma hélice em operação é disposta em frente das lâminas de leme na direção de deslocamento do navio
10. Lâmina de leme torcida de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que são providas pelo menos duas lâminas de leme lateralmente deslocadas com respeito à linha de quilha, em que a torção da lâmina é adaptada à configuração, causada pela geometria do casco, do fluxo da água na região do local de montagem da respectiva lâmina de leme.
BRPI0718193A 2006-10-06 2007-10-08 navio BRPI0718193B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006047755.3 2006-10-06
DE102006047755A DE102006047755A1 (de) 2006-10-06 2006-10-06 Seitliches Schiffsruder
PCT/EP2007/008704 WO2008043504A2 (de) 2006-10-06 2007-10-08 Tordiertes schiffsruder und damit ausgerüstetes schiff

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0718193A2 true BRPI0718193A2 (pt) 2013-11-05
BRPI0718193B1 BRPI0718193B1 (pt) 2019-08-27

Family

ID=38996207

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0718193A BRPI0718193B1 (pt) 2006-10-06 2007-10-08 navio

Country Status (18)

Country Link
US (1) US8215255B2 (pt)
EP (1) EP2077961B1 (pt)
JP (2) JP5404403B2 (pt)
KR (1) KR101248290B1 (pt)
CN (1) CN101522515B (pt)
AU (1) AU2007306675B2 (pt)
BR (1) BRPI0718193B1 (pt)
CA (1) CA2667074C (pt)
DE (1) DE102006047755A1 (pt)
DK (1) DK2077961T3 (pt)
ES (1) ES2637788T3 (pt)
HK (1) HK1134667A1 (pt)
MX (1) MX2009003514A (pt)
NO (1) NO340384B1 (pt)
NZ (1) NZ575935A (pt)
PT (1) PT2077961T (pt)
WO (1) WO2008043504A2 (pt)
ZA (1) ZA200902060B (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR101323795B1 (ko) * 2011-11-15 2013-10-31 삼성중공업 주식회사 선박
CN111619781B (zh) * 2014-01-31 2022-04-19 株式会社凯塞文 操舵装置
US10118696B1 (en) 2016-03-31 2018-11-06 Steven M. Hoffberg Steerable rotating projectile
WO2017202458A1 (en) * 2016-05-25 2017-11-30 Volvo Penta Corporation Method and control apparatus for operating a marine vessel
JP7107668B2 (ja) 2017-11-29 2022-07-27 三菱造船株式会社
US11712637B1 (en) 2018-03-23 2023-08-01 Steven M. Hoffberg Steerable disk or ball

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB174021A (en) * 1920-07-07 1922-01-09 Anton Flettner Improved steering device for ships and the like
US1714042A (en) * 1926-04-15 1929-05-21 Oertz Max Two-part rudder for ships
US1744138A (en) * 1927-12-02 1930-01-21 Oertz Max Arrangement of cutwater rudders for ships
US1844303A (en) * 1928-01-27 1932-02-09 Wagner Rudolf Rudder
US1973783A (en) * 1932-07-30 1934-09-18 Theodore M Thorsen Stream line stern-post block and rudder assembly
US2331706A (en) * 1941-09-27 1943-10-12 Livingston John Rudder
US2392165A (en) * 1943-07-09 1946-01-01 Livingston John Rudder
US2705469A (en) * 1951-10-30 1955-04-05 H C Stulcken Sohn Propulsion arrangement for ships
NL6410681A (pt) * 1964-09-14 1966-03-15
GB1131611A (en) * 1964-10-27 1968-10-23 Hydroconic Ltd Improvements in or relating to the steering of vessels fitted with propulsion nozzles
GB1261998A (en) * 1969-10-13 1972-02-02 Hydroconic Ltd Improvements in or relating to ducted propeller systems for marine vessels
GB2072112B (en) * 1980-03-20 1983-08-24 Austin K A Rotors utilising the magnus effect
JPS577798A (en) * 1980-06-16 1982-01-14 Mitsui Eng & Shipbuild Co Ltd Reaction rudder
US4398895A (en) * 1981-05-14 1983-08-16 Asker Gunnar C F Wind propulsion devices
JPS59137294A (ja) * 1983-01-24 1984-08-07 Mitsubishi Heavy Ind Ltd 舶用屈曲舵
US5415122A (en) 1993-10-13 1995-05-16 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Navy Twisted rudder for a vessel
US5456200A (en) * 1993-10-13 1995-10-10 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Navy Rudder for reduced cavitation
DE19844353A1 (de) * 1998-09-28 2000-03-30 Herbert Schneekluth Steuerruder für Schiffe
NL1012716C2 (nl) * 1999-07-27 2001-01-30 Hubertus Adriaan Pothoven Zeilboot.
DE10103137A1 (de) * 2001-01-24 2002-07-25 Thyssen Nordseewerke Gmbh Vorrichtung zur Steuerung eines Wasserfahrzeuges
WO2003068595A1 (en) * 2001-03-09 2003-08-21 Power Vent Technologies, Inc. Method and apparatus for reverse steering of single shaft marine propulsion system
DE202004006453U1 (de) * 2004-04-23 2004-11-11 Becker Marine Systems Gmbh & Co. Kg Ruder für Schiffe

Also Published As

Publication number Publication date
US8215255B2 (en) 2012-07-10
DE102006047755A1 (de) 2008-04-10
ES2637788T3 (es) 2017-10-17
BRPI0718193B1 (pt) 2019-08-27
ZA200902060B (en) 2010-02-24
JP5404403B2 (ja) 2014-01-29
CN101522515A (zh) 2009-09-02
NO20091739L (no) 2009-04-30
AU2007306675B2 (en) 2012-04-05
NZ575935A (en) 2012-04-27
MX2009003514A (es) 2009-04-16
JP2010505683A (ja) 2010-02-25
CA2667074A1 (en) 2008-04-17
AU2007306675A1 (en) 2008-04-17
KR20090078340A (ko) 2009-07-17
KR101248290B1 (ko) 2013-03-27
EP2077961B1 (de) 2017-08-02
PT2077961T (pt) 2017-11-14
WO2008043504A3 (de) 2009-05-07
NO340384B1 (no) 2017-04-10
US20100186648A1 (en) 2010-07-29
CA2667074C (en) 2011-07-26
CN101522515B (zh) 2013-02-27
HK1134667A1 (en) 2010-05-07
EP2077961A2 (de) 2009-07-15
JP2013006598A (ja) 2013-01-10
DK2077961T3 (en) 2017-09-18
WO2008043504A2 (de) 2008-04-17
ES2637788T8 (es) 2018-07-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0718193A2 (pt) Navio, e, lâmina de leme torcida
US8403716B2 (en) Twin-skeg ship
JP2007535440A5 (pt)
KR200395385Y1 (ko) 선박용 방향타
JP3751260B2 (ja) 大型船用二枚舵システム
PT2040978E (pt) Navio com superfície de controlo da proa
KR101205355B1 (ko) 선박의 러더
JP6638941B2 (ja) スターンフィン装備船用舵装置
KR20160031790A (ko) 선박용 추진 조향 시스템 및 그 선박용 추진 조향 시스템의 전가동러더
JP2008247050A (ja) 船舶の抵抗低減装置及び船舶
US5231947A (en) Ship's rudder
CN109204756A (zh) 一种多叶片式多角度旋转升力翼
JP4363789B2 (ja) 船舶用高揚力舵
WO2021187418A1 (ja) 船のプロペラの両側に配置される左舵と右舵を備えるゲートラダー
JPS58492A (ja) 船舶推進性能向上装置
KR102150102B1 (ko) 선박용 프로펠러
JP2006123849A (ja) 船舶用舵装置
JP4363795B2 (ja) 船舶用高揚力二枚舵システム
WO2014125881A1 (ja) プロペラ後流整流装置
FI94613B (fi) Siipipurjejärjestelmä
JPS58493A (ja) 船舶推進性能向上装置
KR101185519B1 (ko) 선박의 러더
KR20090004584U (ko) 선박용 방향타
JP7219664B2 (ja) 船舶舵フィン装置
KR20180048769A (ko) 선미 덕트를 가진 선미 형상 및 선박

Legal Events

Date Code Title Description
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B09W Correction of the decision to grant [chapter 9.1.4 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A RPI 2531 DE 09/07/2019.

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/08/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/08/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2640 DE 10-08-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.