BRPI0716714A2 - sistema de comunicaÇço màvel, aparelho de estaÇço màvel, aparelho de estaÇço base e mÉtodo de transmissço de canal de acesso randâmico - Google Patents

sistema de comunicaÇço màvel, aparelho de estaÇço màvel, aparelho de estaÇço base e mÉtodo de transmissço de canal de acesso randâmico Download PDF

Info

Publication number
BRPI0716714A2
BRPI0716714A2 BRPI0716714-8A BRPI0716714A BRPI0716714A2 BR PI0716714 A2 BRPI0716714 A2 BR PI0716714A2 BR PI0716714 A BRPI0716714 A BR PI0716714A BR PI0716714 A2 BRPI0716714 A2 BR PI0716714A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
transmission
mobile station
station apparatus
random access
control information
Prior art date
Application number
BRPI0716714-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Katsunari Uemura
Original Assignee
Sharp Kk
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=39135743&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0716714(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Sharp Kk filed Critical Sharp Kk
Publication of BRPI0716714A2 publication Critical patent/BRPI0716714A2/pt
Publication of BRPI0716714B1 publication Critical patent/BRPI0716714B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W74/00Wireless channel access
    • H04W74/08Non-scheduled access, e.g. ALOHA
    • H04W74/0866Non-scheduled access, e.g. ALOHA using a dedicated channel for access
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B7/00Radio transmission systems, i.e. using radiation field
    • H04B7/24Radio transmission systems, i.e. using radiation field for communication between two or more posts
    • H04B7/26Radio transmission systems, i.e. using radiation field for communication between two or more posts at least one of which is mobile
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/12Wireless traffic scheduling

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

SISTEMA DE COMUNICAÇçO MàVEL, APARELHO DE ESTAÇçO MàVEL, APARELHO DE ESTAÇçO BASE E MÉTODO DE TRANSMISSçO DE CANAL DE ACESSO RANDâMICO. Para melhoria da probabilidade de entrega de um canal de acesso randômico e aumento da quantidade de informação notificada no canal de acesso randômico. Em um sistema de comunicação móvel no qual um aparelho de estação móvel e um aparelho de estação base realizam uma comunicação de portadora múltipla um com o outro, o aparelho de estação móvel regula uma informação de controle de transmissão em torno de um canal de acesso randômico com base em um estado do aparelho de estação móvel na transmissão do canal de acesso randômico, e o aparelho de estação base determina o estado do aparelho de estação móvel com base na informação de controle de transmissão notificada no canal de acesso randômico, e realiza uma programação ótima correspondente ao estado do aparelho móvel.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "SISTEMA DE COMUNICAÇÃO MÓVEL, APARELHO DE ESTAÇÃO MÓVEL, APARELHO DE ESTAÇÃO BASE E MÉTODO DE TRANSMISSÃO DE CANAL DE ACES- SO RANDÔMICO".
Campo Técnico
A presente invenção se refere a um sistema de comunicação móvel, um aparelho de estação móvel, um aparelho de estação base e um método de transmissão de canal de acesso randômico usando um sistema sem fio celular. Técnica Antecedente
Atualmente, uma RAT, isto é, uma Tecnologia de Acesso por Rádio, W-CDMA (Acesso Múltipo de Divisão de Código de Banda larga) es- pecificado em 3GPP (Projeto de Parceria de Terceira Geração) é padroniza- do como o sistema de comunicação móvel celular terminal terceira geração, e seus serviços foram começados seqüencialmente (por exemplo, veja o Documento Não de Patente 1).
Ainda, a evolução foi estudada no RAT de Terceira Geração (A- cesso por Rádio Terrestre Universal Evoluído, a partir deste ponto referido como "EUTRA") e rede de acesso de RAT de Terceira Geração (Rede de Acesso por Rádio Terrestre Universal Evoluído, referida a partir deste ponto como "EUTRAN"). Em EUTRA, como um sistema de comunicação, um sis- tema de OFDMA (Acesso de Multiplexação de Divisão de Freqüência Orto- gonal) foi proposto (por exemplo, veja o Documento Não de Patente 2).
Em um sistema de comunicação móvel celular, uma estação móvel, a qual não tem recursos de rádio atribuídos por uma razão, tal como um estado imediatamente após uma ativação e similar, realiza uma trans- missão de enlace ascendente para uma estação base usando o Canal de Acesso Randômico (a partir deste ponto referido como "RACH", conforme apropriado. Uma vez que o RACH é transmitido usando-se recursos de rádio que podem ser compartilhados pelas estações móveis, é considerado que o RACH colide com uma outra estação móvel, dependendo do sincronismo de transmissão. Portanto, seqüências de dados mutuamente ortogonais são preparadas, a seqüência de dados ortogonal é transmitida no RACH1 e a estação base desse modo é capaz de dividir sinais recebidos mesmo com o mesmo sincronísmo de transmissão, quando os sinais forem seqüências de sinal de dados diferentes. Uma seqüência de dados ortogonal como essa é denominada a assinatura, e um sinal formado pela assinatura é denominado um preâmbulo de RACH, e é usado por uma estação base para a identifica- ção de uma estação móvel.
Contudo, uma colisão ocorre no caso em que a pluralidade de estações móveis seleciona o mesmo preâmbulo de RACH no mesmo sin- cronismo de transmissão, e, neste caso, um processamento de retransmis- são é realizado.
Os procedimentos de acesso randômico de enlace ascendente no sistema de W-CDMA serão descritos brevemente com referência à FIG. 17. A FIG. 17 é um fluxograma para explicação dos procedimentos de transmissão de canal de acesso randômico de enlace ascendente no siste- ma de W-CDMA.
Conforme mostrado na FIG. 17, uma estação móvel primeira- mente calcula uma potência de transmissão inicial do preâmbulo de RACH (etapa (a partir deste ponto abreviada para "ST") 11). A potência de trans- missão inicial é calculada na estação móvel a partir de um resultado de me- dição de uma quantidade de interferência intercélula, um canal piloto comum de enlace descendente ou similar. Em seguida, a estação móvel seleciona um sincronísmo de transmissão do preâmbulo de RACH (ST12), e, subse- qüentemente, seleciona de forma randômica uma dentre uma pluralidade de assinaturas para a geração do preâmbulo de RACH (ST13). Então, a esta- ção móvel transmite o preâmbulo de RACH com a potência de transmissão inicial no sincronísmo de transmissão para uma estação base (ST14).
Após a transmissão do preâmbulo de RACH, a estação móvel determina se um ACK (Reconhecimento) indicativo de permissão de trans- missão é retornado a partir da estação base (ST15). Aqui, quando um ACK é retornado, a estação móvel começa uma transmissão de dados real denomi- nada a mensagem de RACH (ST16). Enquanto isso, quando um ACK não é retornado a partir da estação base, ou um NACK (não reconhecimento) é retornado, a estação móvel checa se o número de retransmissões de ante- mão definido expira ou não (ST17). Quando o número de retransmissões não expira, a estação móvel aumenta a potência de transmissão (ST18), seleciona de novo um sincronismo de transmissão para retransmissão, e gera o preâmbulo de RACH a partir de uma assinatura selecionada randomi- camente para retransmissão (ST12, ST13). No caso em que a estação mó- vel checa se o número de retransmissões definido de antemão expira ou não em ST17, enquanto repete o mesmo processamento e não pode receber um ACK a partir da estação base, mesmo quando o número predeterminado de retransmissões expira, a estação móvel julga como uma falha de transmis- são de RACH (ST19), e termina uma série de procedimentos.
Além disso, devido à diferença em um sistema sem fio, o EU- TRA requer um controle diferente dos procedimentos de acesso randômico mencionados acima no sistema de W-CDMA. A FIG. 18 é um diagrama que mostra um exemplo de um mapeamento de canal de RACH proposto em EUTRA. Neste exemplo, o RACH usa uma região de 1,25 MHz dentro da largura de banda de freqüência de sistema BW, e, ainda, usa um intervalo de um subquadro TTI (Intervalo de Sincronismo de Transmissão) no domínio de tempo. Além disso, uma vez que o RACH é usado em um estágio em que uma sincronização de enlace ascendente não foi adquirida, um tempo de guarda é requerido antes e subseqüentemente à transmissão de RACH real para fins de se evitar uma interferência de dados de transmissão devido a um atraso de propagação. Em EUTRA, é estudado que o canal de acesso randômico é u-
sado para fins de uma estação móvel registrar a posição, notificar uma trans- ferência de ponto a ponto para uma estação base que é um destino de trans- ferência de ponto a ponto, requisitar recursos de rádio, transmitir dados em uma transmissão intermitente, manter uma sincronização de rádio de enlace ascendente, e similares.
Em EUTRA, devido à relação do comprimento de TTI do RACH e à largura de banda de transmissão, é antecipado que o número de bits de dados que podem ser contidos no RACH é menor do que aquele no sistema de W-CDMA. Portanto, um método é requerido para se notificar de forma implícita uma informação sem o uso de dados que são realmente transmiti- dos. O Documento Não de Patente 3 propõe um método de notificação de uma informação usando um número de uma assinatura que é uma seqüên- cia de dados incluída no preâmbulo de RACH. Aqui, este método é explicado com referência à FIG. 19.
A FIG. 19 mostra um exemplo no qual há 32 seqüências de da- dos usáveis como o preâmbulo de RACH, e números de assinaturas a usar são classificados de acordo com uma razão de transmissão de RACH e um indicador de informação de qualidade (Indicador de Qualidade de Canal (a partir deste ponto referido como "CQI")) na transmissão. Por exemplo, quan- do o RACH é transmitido em uma transmissão inicial, e o CQI da estação móvel na transmissão é classificado como "Alto", a estação móvel seleciona um dentre os números de assinatura de 3 a 5, conforme mostrado na FIG. 19, e transmite o preâmbulo de RACH. Pelo uso deste método, sem ser in- cluído nos dados de transmissão reais, a estação base é capaz de pegar a razão de transmissão de RACH e o CQI de estação móvel a partir do núme- ro de assinatura recebido. Ainda, em EUTRA, uma técnica denominada uma coordenação
de interferência é proposta para redução de uma quantidade de interferência intercélula de enlace ascendente (por exemplo, veja o Documento Não de Patente 2). Uma pluralidade de métodos é proposta como a coordenação de interferência, e como um método predominante, um método como esse é proposto, que o domínio de freqüência usável no sistema seja dividido em algumas regiões, estações móveis sejam divididas em uma pluralidade de grupos com base na potência de transmissão, qualidade de recepção de enlace descendente (perda de caminho, ou CQI) e similares, cada grupo sendo associado à região de freqüência dividida, e que as estações móveis realizem uma transmissão apenas nas regiões de freqüência associadas (por exemplo, veja o Documento Não de Patente 4). O Documento Não de Patente 4 introduz um método de regulagem de uma qualidade de alvo mais alta de potência recebida de estação base na região de freqüência associa- da, conforme a estação móvel ficar mais próxima da estação base, e, desse modo, melhorando o rendimento de dados de transmissão, sem se aumentar a quantidade de interferência intercélula de enlace ascendente. Aqui, este método é explicado com referência às FIG. 20 e 21.
A FIG. 20 é um diagrama que mostra as estações móveis UE_A e UE_B estão localizadas nas células A a C. Aqui, é assumido que a UE_A e a UE_B se comuniquem com a célula A. Neste ponto, uma vez que UE_A está localizada próxima do centro (estação base da célula A, é considerado que a qualidade de recepção de enlace descendente de UE_A é boa, e que, ao mesmo tempo, a quantidade de interferência intercélula de enlace ascen- dente dificilmente existe em células periféricas (célula B e célula C). A pro- pósito, uma vez que UE_B está localizada na borda de célula da célula A, é considerado que a qualidade de recepção de enlace descendente é ruim, e que, ao mesmo tempo, a quantidade de interferência intercélula de enlace ascendente é grande para as células periféricas (célula B e célula C). Por- tanto, a UE_B precisa regular a qualidade alvo para baixa para edução da quantidade de interferência intercélula de enlace ascendente para as células periféricas. Enquanto isso, a UE_A provê menos quantidade de interferência intercélula de enlace ascendente para as células periféricas e é melhor para regulagem da qualidade alvo alta para melhoria do rendimento de enlace ascendente.
A FIG. 21 é um diagrama que mostra um exemplo para a regu- lagem de uma qualidade alvo diferente para cada região de freqüência. Na FIG. 21, a faixa de freqüência do sistema é dividida em quatro regiões de RU_BW1 a RU_BW4. Ainda, as estações móveis na célula são agrupadas em quatro estágios de acordo com a qualidade de recepção, e são atribuí- das as regiões começando com RU_BW1 para um grupo de qualidade exce- lente. Em outras palavras, as estações móveis pertencentes o grupo de qua- Iidade pior usam RU_BW4. A qualidade alvo de estações móveis pertencen- tes a RU_BW4 é o Alvo A, e a qualidade alvo é regulada mais alta por STEP_n que é uma largura de incremento predeterminada conforme a quali- dade do grupo aumentar. Por este método, é possível melhorar o rendimento de enlace ascendente sem aumento da quantidade de interferência intercé- Iula de enlace ascendente para células periféricas.
Além disso, como a qualidade alvo, é assumida uma SIR (rela- ção de sinal para interferência), uma SINR (relação de sinal para interferên- cia mais ruído), uma SNR (relação de sinal para ruído), perda de caminho ou similar.
Documento Não de Patente 1: Keiji Tachikawa, "W-CDMA mobi- le communication system", ISBN4-621-04894-5, impressão inicial em 25 de junho de 2001, Maruzen Co., Ltd.
Documento Não de Patente 2: 3GPP TR(Technical Report) 25.814, V1.5.0 (2006-5), Physical Layer Aspects for Evolved UTRA. http://www.3gpp.org/ftp/Specs/html-info/25814.htm
Documento Não de Patente 3: NTT DoCoMo.et al, "Random Ac- cess Channel Structure for E-UTRA Uplink", 3GPP TSG RAN WG1 Meeting #45, Shanghai, China, 8-12 de maio de 2006, R1-061184.
Documento Não de Patente 4: Nokia, "Uplink inter cell interfe- rence mitigation and text proposal", 3GPP TSG RAN WG1 Meeting #44, Denver, USA, 13-17 fevereiro de 2006, R1-060298. Exposição da Invenção
Problemas a Serem Resolvidos pela Invenção
Contudo, no método de notificação de forma implícita de uma informação com um número de assinatura conforme mostrado na FIG. 19, quando a razão de transmissão de RACH é a mesma e há uma pluralidade de estações móveis tendo quase o mesmo estado de qualidade de recep- ção, uma vez que o número de assinaturas selecionáveis é limitado mais significativamente do que o normal, há um problema de a probabilidade de colisão de preâmbulos de RACH ser alta.
A propósito, no método de coordenação de interferência, con- forme mostrado na FIG. 21, uma vez que qualquer consideração não é dada a uma transmissão de RACH, as estações móveis transmitem o RACH com uma potência de transmissão inicial correspondente à qualidade de recep- ção em quaisquer regiões de freqüência no momento da transmissão de RACH. Como resultado, mesmo uma estação móvel próxima do centro de célula não pode transmitir o RACH com uma potência de transmissão alta, e há um problema de a probabilidade de entrega não poder ser melhorada.
A presente invenção foi realizada tendo em vista esses proble-
mas, e é um objetivo da invenção prover um sistema de comunicação móvel, um aparelho de estação móvel, um aparelho de estação base e um método de transmissão de carregamento para melhoria da probabilidade de entrega de um canal de acesso randômico sem aumento da quantidade de interfe-
3 rência intercélula de enlace ascendente, enquanto se aumenta a quantidade de informação notificada no canal de acesso randômico. Meios para Resolução do Problema
(1) Para a obtenção do objetivo mencionado acima, a presente invenção toma medidas conforme descrito abaixo. Em outras palavras, um sistema de comunicação móvel de acordo com a invenção é um sistema de comunicação móvel no qual um aparelho de estação móvel e um aparelho de estação base realizam uma comunicação um com o outro, e é caracteri- zado pelo fato de o aparelho de estação móvel regular uma informação de controle de transmissão em torno de um canal de acesso randômico com base em um estado do aparelho de estação móvel no momento de transmis- são do canal de acesso randômico, e pelo fato de o aparelho de estação base determinar o estado de aparelho de estação móvel com base na infor- mação de controle de transmissão notificada no canal de acesso randômico, e realizar uma programação correspondente ao estado do aparelho de esta- ção móvel.
Assim, o aparelho de estação móvel regula a informação de con- trole de transmissão de um canal de acesso randômico com base em um estado do aparelho de estação móvel, enquanto o aparelho de estação base realiza uma programação correspondente ao estado do aparelho de estação móvel com base na informação de controle de transmissão. De acordo com este meio, pela regulagem da informação de controle de transmissão do ca- nal de acesso randômico com base, por exemplo, em um estado da estação móvel, o indicador de informação de qualidade no momento em que o canal de acesso randômico é transmitido, enquanto se regula adicionalmente, co- mo a informação de controle de transmissão do canal de acesso randômico, uma potência de transmissão para não aumentar uma interferência para cé- lulas periféricas, é possível melhorar a qualidade de recepção do canal de acesso randômico no aparelho de estação base e, portanto, é possível me- lhorar a probabilidade de entrega do canal de acesso randômico, sem au- mentar a quantidade de interferência intercélula de enlace ascendente. Ain- da, por exemplo, pela notificação implícita do indicador de informação de qualidade usando-se a região de freqüência de transmissão do canal de a- cesso randômico, é possível aumentar a quantidade de informação notifica- da no canal de acesso randômico.
(2) Ainda, no sistema de comunicação móvel de acordo com a invenção, o aparelho de estação móvel é caracterizado pelo fato de regular a informação de controle de transmissão com base em pelo menos uma infor- mação de um indicador de informação de qualidade medido e uma razão de transmissão do canal de acesso randômico como o estado do aparelho de estação móvel.
Assim, o aparelho de estação móvel regula a informação de con- trole de transmissão com base em pelo menos uma informação de um indi- cador de informação de qualidade medida e uma razão de transmissão do canal de acesso randômico, e, desse modo, é capaz de regular a informação de controle de transmissão em resposta ao estado do aparelho de estação móvel na transmissão do canal de acesso randômico. (3) Mais ainda, no sistema de comunicação móvel da invenção,
o aparelho de estação móvel é caracterizado pelo fato de regular uma dentre uma região de freqüência de transmissão, uma potência de transmissão e uma assinatura do canal de acesso randômico ou uma combinação dos mesmos como a informação de controle de transmissão. Assim, como a informação de controle de transmissão, o apare-
lho de estação móvel regula uma dentre uma região de freqüência de trans- missão, uma potência de transmissão e uma assinatura de canal de acesso randômico ou uma combinação dos mesmos, e desse modo é possível fazer o aparelho de estação base pegar vários estados do aparelho de estação móvel usando uma dentre a região de freqüência de transmissão, a potência de transmissão e a assinatura do canal de acesso randômico ou uma com- binação dos mesmos.
(4) Mais ainda, no sistema de comunicação móvel da invenção, é um recurso que a região de freqüência de transmissão seja obtida pela divisão de uma largura de banda de transmissão do aparelho de estação base em uma pluralidade de regiões correspondentes à qualidade de recep- ção do aparelho de estação móvel, e que uma potência de transmissão dife- rente seja regulada para cada região de freqüência de transmissão.
Assim, uma vez que a largura de banda de transmissão do apa- relho de estação base é dividida em uma pluralidade de regiões correspon- dentes à qualidade de recepção do aparelho de estação móvel, e uma po- tência de transmissão diferente é regulada para cada região de freqüência de transmissão, é possível melhorar a qualidade de recepção do canal de acesso randômico no aparelho de estação base. Por meio disto, é possível melhorar a probabilidade de entrega do canal de acesso randômico, sem aumentar a quantidade de interferência intercélula de enlace ascendente. (5) Ainda, no sistema de comunicação móvel da invenção, o a-
parelho de estação móvel é caracterizado pelo fato de regular, como a in- formação de controle de transmissão, a região de freqüência de transmissão correspondente ao indicador de informação de qualidade e a potência de transmissão correspondente à região de freqüência de transmissão, e transmitir o canal de acesso randômico usando a informação de controle de transmissão.
Assim, o aparelho de estação móvel regula a região de freqüên- cia de transmissão correspondente ao indicador de informação de qualidade e a potência de transmissão correspondente à região de freqüência de transmissão como a imagem de controle rasterizada, e transmite o canal de acesso randômico usando a informação de controle de transmissão, e é possível, desse modo, melhorar a qualidade de recepção do canal de aces- so randômico no aparelho de estação base. Por meio disto, é possível me- lhorar a probabilidade de entrega do canal de acesso randômico sem au- mentar a quantidade de interferência intercélula de enlace ascendente.
Ainda, o aparelho de estação móvel regula a relação de força de reação correspondente ao indicador de informação de qualidade, e desse modo é capaz de notificar de forma implícita o aparelho de estação base do indicador de informação de qualidade na transmissão do canal de acesso randômico através da região de freqüência de transmissão, e, portanto, é possível aumentar a quantidade de informação notificada no canal de aces- so randômico.
(6) Mais ainda, no sistema de comunicação móvel da invenção, o aparelho de estação móvel é caracterizado pelo fato de regular, como a informação de controle de transmissão, a região de freqüência de transmis- são correspondente a uma combinação do indicador de informação de quali- dade e uma razão de transmissão, e a potência de transmissão correspon- dente à região de freqüência de transmissão, e transmitir o canal de acesso randômico usando a informação de controle de transmissão.
Assim, uma vez que o aparelho de estação móvel regula, como a informação de controle de transmissão, a região de freqüência de trans- missão correspondente a uma combinação do indicador de informação de qualidade e da razão de transmissão, e a potência de transmissão corres- pondente à região de freqüência de transmissão, e transmite o canal de a- cesso randômico usando a informação de controle de transmissão, é possí- vel melhorar a qualidade de recepção do canal de acesso randômico no apa- relho de estação base. Por meio disto, é possível melhorar a probabilidade de entrega do canal de acesso randômico, sem aumentar a quantidade de interferência intercélula de enlace ascendente.
Ainda, o aparelho de estação móvel regula a região de freqüên- cia de transmissão correspondente a uma combinação do indicador de in- formação de qualidade e da razão de transmissão e, desse modo, é capaz de notificar implicitamente o aparelho de estação base do indicador de in- formação de qualidade na transmissão do canal de acesso randômico e da razão de transmissão do canal de acesso randômico através da região de freqüência de transmissão e, portanto, é possível aumentar a quantidade de informação notificada no canal de acesso randômico.
(7) Mais ainda, no sistema de comunicação móvel da invenção, o aparelho de estação móvel é caracterizado pelo fato de regular, como a informação de controle de transmissão, a região de freqüência de transmis- são correspondente ao indicador de informação de qualidade, a potência de transmissão correspondente à região de freqüência de transmissão e a assi- natura correspondente à razão de transmissão, e transmitir o canal de aces- so randômico usando a informação de controle de transmissão.
Assim, o amplificador regula, como a informação de controle de transmissão, a região de freqüência de transmissão correspondente ao indi- cador de informação de qualidade, a potência de transmissão corresponden- te à região de freqüência de transmissão e a assinatura correspondente à razão de transmissão, e transmite o canal de acesso randômico usando a informação de controle de transmissão, e, desse modo, é possível melhorar a qualidade de recepção do canal de acesso randômico no aparelho de es- tação base. Por meio disto, é possível melhorar a probabilidade de entrega do canal de acesso randômico sem aumentar a quantidade de interferência intercélula de enlace ascendente.
Ainda, o aparelho de estação móvel regula a região de freqüên- cia de transmissão correspondente ao indicador de informação de qualidade, enquanto ainda regula a assinatura correspondente à razão de transmissão, e, desse modo, é capaz de notificar de forma implícita o aparelho de estação base do indicador de informação de qualidade na transmissão do canal de acesso randômico através da região de freqüência de transmissão, e notifi- car implicitamente o aparelho de estação base da razão de transmissão do canal de acesso randômico através da assinatura, e, portanto, é possível aumentar a quantidade de informação notificada no canal de acesso randô- mico.
(8) Ainda, no sistema de comunicação móvel, o aparelho de es- tação móvel é caracterizado pelo fato de repetir seqüencialmente procedi- mentos de retransmissão na região de freqüência de transmissão corres- pondente ao indicador de informação de qualidade mais baixo do que um valor de medição, na retransmissão do canal de acesso randômico.
Assim, na retransmissão do canal de acesso randômico, uma vez que os procedimentos de retransmissão são seqüencialmente repetidos na região de freqüência de transmissão correspondente ao indicador de in- formação de qualidade mais baixo do que um valor de medição, mesmo quando o canal de acesso randômico não pode ser transmitido com o valor de medição, é possível variar a região de freqüência de transmissão confor- me apropriado, e retransmitir o canal de acesso randômico em um ambiente para uma transmissão mais facilitada.
(9) Mais ainda, no sistema de comunicação móvel da invenção, o aparelho de estação móvel é caracterizado pelo fato de regular, como a informação de controle de transmissão, a assinatura correspondente ao indi- cador de informação de qualidade, a região de freqüência de transmissão correspondente à razão de transmissão, e a potência de transmissão cor- respondente à região de freqüência de transmissão, e transmitir o canal de acesso randômico usando a informação de controle de transmissão.
Assim, o aparelho de estação móvel regula como a informação de controle de transmissão a assinatura correspondente ao indicador de in- formação de qualidade, a região de freqüência de transmissão correspon- dente à razão de transmissão, e a potência de transmissão correspondente à região de freqüência de transmissão, e transmite o canal de acesso ran- dômico usando a informação de controle de transmissão, e, desse modo, e possível melhorar a qualidade de recepção do canal de acesso randômico no aparelho de estação base. Por meio disto, é possível melhorar a probabi- lidade de entrega do canal de acesso randômico sem aumentar a quantida- de de interferência intercélula de enlace ascendente.
Ainda, o aparelho de estação móvel regula a assinatura corres- pondente ao indicador de informação de qualidade, enquanto ainda regula a região de freqüência de transmissão correspondente à razão de transmis- são, e, desse modo, é capaz de notificar implicitamente o aparelho de esta- ção base do indicador de informação de qualidade, na transmissão do canal de acesso randômico através do canal de acesso randômico, e notificar im- plicitamente o aparelho de estação base da razão de transmissão do canal de acesso randômico através da região de freqüência de transmissão, e, portanto, é possível aumentar a quantidade de informação notificada no ca- nal de acesso randômico.
(10) Mais ainda, no sistema de comunicação móvel da invenção, o aparelho de estação móvel é caracterizado pelo fato de regular, como a informação de controle de transmissão, a região de freqüência de transmis- são correspondente à razão de transmissão e a potência de transmissão correspondente à região de freqüência de transmissão, e transmitir o canal de acesso randômico usando a informação de controle de transmissão.
Assim, o aparelho de estação móvel regula a região de freqüên- cia de transmissão correspondente à razão de transmissão e a potência de transmissão correspondente à região de freqüência de transmissão, e transmite o canal de acesso randômico usando a informação de controle de transmissão, e, desse modo, é possível melhorar a qualidade de recepção do canal de acesso randômico no aparelho de estação base. Por meio disto, é possível melhorar a probabilidade de entrega do canal de acesso randômi- co sem aumentar a quantidade de interferência intercélula de enlace ascen- dente.
Ainda, o aparelho de estação móvel regula a região de freqüên- cia de transmissão correspondente à razão de transmissão, e desse modo é capaz de notificar de forma implícita o aparelho de estação base da razão de transmissão do canal de acesso randômico através da região de freqüência de transmissão e, portanto, é possível aumentar a quantidade de informação notificada no canal de acesso randômico.
(11) Ainda, no sistema de comunicação móvel da invenção, é um recurso que a região de freqüência de transmissão seja obtida pela divi- são de uma largura de banda de transmissão do aparelho de estação base em uma pluralidade de regiões correspondentes à qualidade de recepção do aparelho de estação móvel, e que uma potência de transmissão diferente seja regulada para cada região de freqüência de transmissão.
Assim, uma vez que uma potência de transmissão diferente é regulada para cada região de freqüência de transmissão, pela seleção de uma região de freqüência de transmissão como a informação de controle de transmissão, e uma regulagem correspondente a uma potência de transmis- são na região de freqüência, é possível notificar de forma implícita o apare- lho de estação base do indicador de informação de qualidade na transmis- são do canal de acesso randômico, por exemplo.
(12) Mais ainda, no sistema de comunicação móvel da invenção, o aparelho de estação móvel é caracterizado pelo fato de regular, como a informação de controle de transmissão, a potência de transmissão corres- pondente ao indicador de informação de qualidade, e transmitir o canal de acesso randômico usando a informação de controle de transmissão.
Assim, o aparelho de estação móvel regula a potência de trans- missão correspondente ao indicador de informação de qualidade, transmite o canal de acesso randômico usando a informação de controle de transmissão e, desse modo, é capaz de notificar de forma implícita o aparelho de estação base do indicador de informação de qualidade na transmissão do canal de acesso randômico. Portanto, é possível aumentar a quantidade de informa- ção notificada no canal de acesso randômico.
(13) Mais ainda, no sistema de comunicação móvel da invenção, o aparelho de estação móvel é caracterizado pelo fato de regular, como a informação de controle de transmissão, a potência de transmissão corres- pondente ao indicador de informação de qualidade e a assinatura corres- pondente à razão de transmissão, e transmitir o canal de acesso randômico usando a informação de controle de transmissão.
Assim, o aparelho de estação móvel regula como a informação de controle de transmissão a potência de transmissão correspondente ao indicador de informação de qualidade e a assinatura correspondente à razão de transmissão, e desse modo é capaz de transmitir o canal de acesso ran- dômico, e a razão de transmissão do canal de acesso randômico. Portanto, é possível aumentar a quantidade de informação notificada no canal de a- cesso randômico.
(14) Ainda, um aparelho de estação móvel da invenção é um aparelho de estação móvel que se comunica com um aparelho de estação base, e é caracterizado pelo fato de ter um dispositivo de regulagem de uma informação de controle de transmissão para regulagem da informação de controle de transmissão em torno de um canal de acesso randômico com base em pelo menos uma informação de um indicador de informação de qualidade medido e uma razão de transmissão do canal de acesso randômi- co, e um dispositivo de transmissão para a transmissão do canal de acesso randômico usando a informação de controle de transmissão, onde a infor- mação de controle de transmissão inclui uma dentre uma região de freqüên- cia de transmissão, uma potência de transmissão e uma assinatura do canal de acesso randômico ou uma combinação das mesmas.
Assim, o aparelho de estação móvel regula a informação de con- trole de transmissão em torno de um canal de acesso randômico com base em pelo menos uma informação de um indicador de informação de qualida- de medido e uma razão de transmissão do canal de acesso randômico, e transmite o canal de acesso randômico usando a informação de controle de transmissão. Ainda, a informação de controle de transmissão inclui uma den- tre uma região de freqüência de transmissão, uma potência de transmissão e uma assinatura do canal de acesso randômico ou uma combinação das mesmas. Por meio disto, pela regulagem como uma informação de controle de transmissão da potência de transmissão para não aumentar a interferên- cia com células periféricas com base, por exemplo, em um indicador de in- formação de qualidade no momento em que o canal de acesso randômico é transmitido, é possível melhorar a qualidade de recepção do canal de aces- so randômico no aparelho de estação base, e, portanto, é possível melhorar a probabilidade de entrega do canal de acesso randômico sem se aumentar a quantidade de interferência intercélula de enlace ascendente. Ainda, por exemplo, pela notificação de forma implícita do indicador de informação de qualidade usando-se a região de freqüência de transmissão do canal de a- cesso randômico, é possível aumentar a quantidade de informação notifica- da no canal de acesso randômico.
(15) Mais ainda, no aparelho de estação móvel da invenção, o dispositivo de regulagem de informação de controle de transmissão é carac- terizado pela regulagem, como a informação de controle de transmissão, da região de freqüência de transmissão com base no indicador de informação de qualidade, e uma potência de transmissão predeterminada corresponden- te à região de freqüência de transmissão.
Assim, o canal de acesso randômico é transmitido usando-se a informação de controle de transmissão na qual é regulada a região de fre- quência de transmissão com base no indicador de informação de qualidade e uma potência de transmissão predeterminada correspondente à região de freqüência de transmissão, e é possível, desse modo, melhorar a qualidade de recepção do canal de acesso randômico no aparelho de estação base. Por meio disto, é possível melhorar a probabilidade de entrega do canal de acesso randômico em se aumentar a quantidade de interferência intercélula de enlace ascendente.
Ainda, o aparelho de estação móvel regula a região de freqüên- cia de transmissão com base no indicador de informação de qualidade, e, desse modo, é capaz de notificar de forma implícita o aparelho de estação base do indicador de informação de qualidade na transmissão do canal de acesso randômico através da região de freqüência de transmissão, e, por- tanto, é possível aumentar a quantidade de informação notificada no canal de acesso randômico.
(16) Mais ainda, no aparelho de estação móvel da invenção, o dispositivo de regulagem de informação de controle de transmissão é carac- terizado pela regulagem, como a informação de controle de transmissão, da região de freqüência de transmissão com base em uma combinação do indi- cador de informação de qualidade e da razão de transmissão, e uma potên- cia de transmissão predeterminada correspondente à região de freqüência de transmissão.
Assim, o canal de acesso randômico é transmitido usando-se a informação de controle de transmissão na qual é regulada a região de fre- quência de transmissão com base em uma combinação do indicador de in- formação de qualidade e da razão de transmissão, e uma potência de transmissão predeterminada correspondente à região de freqüência de transmissão, e é possível, desse modo, melhorar a qualidade de recepção do canal de acesso randômico no aparelho de estação base. Por meio disto, é possível melhorar a probabilidade de entrega do canal de acesso randômi- co sem aumentar a quantidade de interferência intercélula de enlace ascen- dente.
Ainda, o aparelho de estação móvel regula a região de frequên- cia de transmissão com base em uma combinação do indicador de informa- ção de qualidade e da razão de transmissão e, desse modo, é capaz de noti- ficar de forma implícita o aparelho de estação base do indicador de informa- ção de qualidade na transmissão do canal de acesso randômico e a razão de transmissão do canal de acesso randômico através da região de frequên- cia de transmissão e, portanto, é possível aumentar a quantidade de infor- mação notificada no canal de acesso randômico.
(17) Mais ainda, no aparelho de estação móvel da invenção, o dispositivo de regulagem de informação de controle de transmissão é carac- terizado pela regulagem, como a informação de controle de transmissão, da região de freqüência de transmissão com base no indicador de informação de qualidade, na potência de transmissão predeterminada correspondente à região de freqüência de transmissão e na assinatura com base na razão de transmissão.
Assim, o canal de acesso randômico é transmitido usando-se a informação de controle de transmissão na qual são reguladas a região de freqüência de transmissão com base no indicador de informação de qualida- de, uma potência de transmissão predeterminada correspondente à região de freqüência de transmissão, e a assinatura com base na razão de trans- missão, e é possível, desse modo, melhorar a qualidade de recepção do ca- nal de acesso randômico no aparelho de estação base. Por meio disto é possível melhorar a lama de perfuração do canal de acesso randômico sem aumentar a quantidade de interferência intercélula de enlace ascendente. Ainda, o aparelho de estação móvel regula a região de freqüên- cia de transmissão com base no indicador de informação de qualidade, en- quanto ainda regula a assinatura com base na razão de transmissão, desse modo sendo capaz de notificar implicitamente o aparelho de estação base do indicador de informação de qualidade na transmissão do canal de acesso randômico através da região de freqüência de transmissão e de notificar im- plicitamente o aparelho de estação base da razão de transmissão do canal de acesso randômico através da assinatura e, portanto, é possível aumentar a quantidade de informação notificada no canal de acesso randômico. (18) Ainda, no aparelho de estação móvel da invenção, o dispo-
sitivo de regulagem de informação de controle de transmissão é caracteriza- do pela repetição seqüencial de procedimentos de retransmissão na região de freqüência de transmissão correspondente ao indicador de informação de qualidade mais baixo do que um valor de medição, na retransmissão do ca- nal de acesso randômico.
Assim, na retransmissão do canal de acesso randômico, uma vez que os procedimentos de retransmissão são seqüencialmente repetidos na região de freqüência de transmissão correspondente ao indicador de in- formação de qualidade mais baixo do que um valor de medição, mesmo quando o canal de acesso randômico não pode ser transmitido com o valor de medição, é possível variar a região de freqüência de transmissão confor- me apropriado, e retransmitir o canal de acesso randômico em um ambiente para uma transmissão mais facilitada.
(19) Mais ainda, no aparelho de estação móvel da invenção, o dispositivo de regulagem de informação de controle de transmissão é carac- terizado pela regulagem, como a informação de controle de transmissão da assinatura com base no indicador de informação de qualidade, da região de freqüência de transmissão com base na razão de transmissão e da potência de transmissão correspondente à região de freqüência de transmissão. Assim, o canal de acesso randômico é transmitido usando-se a
informação de controle de transmissão na qual são reguladas a assinatura com base no indicador de informação de qualidade, a região de freqüência de transmissão com base na razão de transmissão e a potência de trans- missão correspondente à região de freqüência de transmissão, e desse mo- do é possível melhorar a qualidade de recepção do canal de acesso randô- mico no aparelho de estação base. Por meio disto, é possível melhorar a probabilidade de entrega do canal de acesso randômico sem se aumentar a quantidade de interferência intercélula de enlace ascendente.
Ainda, o aparelho de estação móvel regula a assinatura com ba- se no indicador de informação de qualidade, enquanto ainda regula a região de freqüência de transmissão com base na razão de transmissão, e, desse modo, é capaz de notificar implicitamente o aparelho de estação base do indicador de informação de qualidade na transmissão do canal de acesso randômico através da assinatura, e notificar implicitamente o aparelho de estação base da razão de transmissão do canal de acesso randômico atra- vés da região de freqüência de transmissão, e, portanto, é possível aumen- tar a quantidade de informação notificada no canal de acesso randômico.
(20) Mais ainda, no aparelho de estação móvel da invenção, o dispositivo de regulagem de informação de controle de transmissão é carac- terizado pela regulagem, como a informação de controle de transmissão, da região de freqüência de transmissão com base na razão de transmissão e na potência de transmissão predeterminada correspondente à região de fre- qüência de transmissão.
Assim, o canal de acesso randômico é transmitido usando-se a informação de controle de transmissão na qual é regulada a região de fre- qüência de transmissão com base na razão de transmissão e uma potência de transmissão predeterminada correspondente à região de freqüência de transmissão, e desse modo é possível melhorar a qualidade de recepção do canal de acesso randômico no aparelho de estação base. Por meio disto, é possível melhorar a probabilidade de entrega do canal de acesso randômico sem aumentar a quantidade de interferência intercélula de enlace ascenden- te.
Ainda, o aparelho de estação móvel regula a região de freqüên- cia de transmissão com base na razão de transmissão e, desse modo, é ca- paz de notificar implicitamente o aparelho de estação base da razão de transmissão do canal de acesso randômico através da região de freqüência de transmissão e, portanto, é possível aumentar a quantidade de informação notificada no canal de acesso randômico.
(21) Ainda, no aparelho de estação móvel da invenção, o dispo-
sitivo de regulagem de informação de controle de transmissão é caracteriza- do pela regulagem, como a informação de controle de transmissão, de uma potência de transmissão predeterminada correspondente ao indicador de informação de qualidade. Assim, o canal de acesso randômico é transmitido usando-se a
informação de controle de transmissão na qual é regulada a potência de transmissão correspondente ao indicador de informação de qualidade, e desse modo é possível notificar de forma implícita o aparelho de estação base do indicador de informação de qualidade na transmissão do canal de acesso randômico. Portanto, é possível aumentar a quantidade de informa- ção notificada no canal de acesso randômico.
(22) Mais ainda, no aparelho de estação móvel da i, o meio de regulagem de informação de controle de transmissão é caracterizado pela regulagem como a informação de controle de transmissão de uma potência de transmissão predeterminada correspondente ao indicador de informação de qualidade, e a assinatura com base na razão de transmissão.
Assim, o aparelho de estação móvel regula a potência de trans- missão correspondente ao indicador de informação de qualidade e a assina- tura com base na razão de transmissão e, desse modo, é capaz de notificar implicitamente o aparelho de estação base do indicador de informação de qualidade na transmissão do canal de acesso randômico e da razão de transmissão do canal de acesso randômico. Portanto, é possível aumentar a quantidade de informação notificada no canal de acesso randômico.
(23) Ainda, um aparelho de estação base da invenção é um apa- relho de estação base que se comunica com um aparelho de estação móvel, e é caracterizado por ter um dispositivo de recepção para a recepção de um canal de acesso randômico transmitido a partir do aparelho de estação mó- vel, um dispositivo d© análise para análise da informação de controle de transmissão notificada no canal de acesso randômico, e um dispositivo de programação para determinação do estado do aparelho de estação móvel a partir de um resultado de análise do dispositivo de análise, e realizando uma programação correspondente ao estado do aparelho de estação móvel.
Assim, o aparelho de estação base analisa a informação de con- trole de transmissão notificada no canal de acesso randômico, realiza uma programação correspondente a um estado do aparelho de estação móvel determinado a partir do resultado de análise, e desse modo é capaz de reali- zar uma programação ótima em resposta ao estado do aparelho de estação móvel que varia pelo minuto de acordo com as circunstâncias de um canal de comunicação e similares.
(24) Mais ainda, no aparelho de estação base da invenção, o dispositivo de programação é caracterizado pela realização de uma progra- mação com base em uma posição da região de freqüência de transmissão do canal de acesso randômico incluído na informação de controle de trans- missão.
Assim, o aparelho de estação base realiza uma programação com base em uma posição da região de freqüência de transmissão do canal de acesso randômico incluída na informação de controle de transmissão. Portanto, pelo aparelho de estação móvel regular adequadamente a posição da região de freqüência de transmissão correspondente ao estado do apare- lho de estação móvel, o aparelho de estação base é capaz de realizar uma programação ótima em resposta à informação provida a partir do aparelho de estação móvel.
(25) Mais ainda, no aparelho de estação base da invenção, o dispositivo de programação é caracterizado pela realização de uma progra- mação com base em uma posição da região de freqüência de transmissão e um número de uma assinatura do canal de acesso randômico incluído na informação de controle de transmissão.
Assim, o aparelho de estação base realiza uma programação com base em uma posição de uma assinatura no canal de acesso randômi- co incluída na informação de controle de transmissão. Portanto, pelo apare- lho de estação móvel regular adequadamente a posição da região de fre- qüência de transmissão e o número da assinatura correspondente ao estado do aparelho de estação móvel, o aparelho de estação base é capaz de reali- zar uma programação ótima em resposta à informação provida a partir do aparelho de estação móvel.
(26) Mais ainda, no aparelho de estação base da invenção, o dispositivo de programação é caracterizado pela realização de uma progra- mação com base em uma qualidade de recepção do canal de acesso ran- dômico recebido a partir do aparelho de estação móvel.
Assim, o aparelho de estação base realiza uma programação com base na qualidade de recepção do canal de acesso randômico recebido a partir do aparelho de estação móvel. Portanto, por exemplo, apenas pelo aparelho de estação móvel transmitir o canal de acesso randômico com uma potência de transmissão negociada de antemão, o aparelho de estação base é capaz de realizar uma programação ótima em resposta ao estado do apa- relho de estação móvel.
(27) Mais ainda, no aparelho de estação base da invenção, o dispositivo de programação é caracterizado pela realização de uma progra- mação com base em uma qualidade de recepção do canal de acesso ran- dômico recebido a partir do aparelho de estação móvel e um número de uma assinatura do canal de acesso randômico incluído na informação de controle de transmissão.
Assim, o aparelho de estação base realiza uma programação com base na qualidade de recepção do canal de acesso randômico recebido a partir do aparelho de estação móvel, e no número da assinatura. Portanto, por exemplo, apenas pelo aparelho de estação móvel adequadamente regu- lar o número da assinatura correspondente ao estado do aparelho de esta- ção móvel e transmitir o canal de acesso randômico com uma potência de transmissão negociada de antemão, o aparelho de estação base é capaz de realizar uma programação em resposta ao estado do aparelho de estação móvel. (28) Ainda, um método de transmissão de caracterizado pelo fato de da invenção é um método de transmissão de um canal de acesso randômico a partir de um aparelho de estação móvel que se comunica com um aparelho de estação base, e é caracterizado pelo fato de o aparelho de estação móvel determinar uma informação de controle de transmissão em torno de um canal de acesso randômico com base em um estado do apare- lho de estação móvel no momento da transmissão do canal de acesso ran- dômico, e pelo fato de o aparelho de estação base determinar o estado do aparelho de estação móvel com base na informação de controle de trans- missão notificada no canal de acesso randômico, e realizar uma programa- ção correspondente ao estado do aparelho de estação móvel.
Assim, o aparelho de estação móvel regula a informação de con- trole de transmissão de um canal de acesso randômico com base em um estado do aparelho de estação móvel, enquanto o aparelho de estação base realiza uma programação correspondente ao estado do aparelho de estação móvel com base na informação de controle de transmissão. De acordo com este meio, pela regulagem da informação de controle de transmissão do ca- nal de acesso randômico com base, por exemplo, como um estado da esta- ção móvel, um indicador de informação de qualidade no momento em que o canal de acesso randômico é transmitido, enquanto ainda se regula, como a informação de controle de transmissão do canal de acesso randômico, a po- tência de transmissão para não se aumentar a interferência em células peri- féricas, é possível melhorar a qualidade de recepção do canal de acesso randômico no aparelho de estação base e, portanto, é possível melhorar a probabilidade de entrega do canal de acesso randômico sem se aumentar a quantidade de interferência intercélula de enlace ascendente. Ainda, por e- xemplo, pela notificação de forma implícita do indicador de informação de qualidade usando-se a região de freqüência de transmissão do canal de a- cesso randômico, é possível aumentar a quantidade de informação notifica- da no canal de acesso randômico. Efeito Vantajoso da Invenção
De acordo com a presente invenção, é possível melhorar a pro- habilidade de entrega de um canal de acesso randômico, enquanto se au- menta a quantidade de informação notificada no canal de acesso randômico. Breve Descrição dos Desenhos
A FIG. 1 é um diagrama de blocos que mostra um exemplo de uma configuração de um aparelho de estação móvel incluído em um sistema de comunicação móvel de acordo com a Modalidade 1 da presente inven- ção;
a FIG. 2 é um diagrama de blocos que mostra um exemplo de uma configuração de um aparelho de estação base incluído em um sistema 0 de comunicação móvel de acordo com a Modalidade 1 da presente inven- ção;
a FIG. 3 é um diagrama para explicação da relação entre a regi- ão de freqüência de transmissão e a potência de transmissão de um RACH na Modalidade 1;
a FIG. 4 é um diagrama para explicação de um exemplo de cor- respondência entre um CQI da estação móvel e a região de freqüência de transmissão do RACH na Modalidade 1;
a FIG. 5 é um diagrama para explicação de um exemplo de cor- respondência entre uma razão de transmissão de RACH da estação móvel e a região de freqüência de transmissão do RACH na Modalidade 1;
a FIG. 6 é um diagrama para explicação de um exemplo de cor- respondência entre uma região de freqüência de transmissão do RACH, e um CQI e uma razão de transmissão de RACH da estação móvel na Modali- dade 1 ;
a FIG. 7 é um diagrama para explicação de um exemplo de cor- respondência entre a região de freqüência de transmissão do RACH e um número de uma assinatura, e o CQI e a razão de transmissão de RACH da estação móvel na Modalidade 1;
a FIG. 8 é um diagrama para explicação de um exemplo de cor- respondência entre a região de freqüência de transmissão do RACH e o nú- mero da assinatura, e a razão de transmissão de RACH e o CQI da estação móvel na Modalidade 1; a FIG. 9 é um diagrama que mostra um exemplo de um método de retransmissão do RACH no caso de notificação do CQI da estação móvel com a região de freqüência de transmissão do RACH na Modalidade 1;
a FIG. 10 é um diagrama que mostra um exemplo de regulagem de potência de transmissão no caso em que uma largura de banda de transmissão do RACH é mais larga do que uma região de freqüência usada pela estação móvel na transmissão de enlace ascendente na Modalidade 1 ;
a FIG. 11 é um diagrama que mostra um exemplo de regulagem de potência de transmissão no caso em que a largura de banda de transmis- são do RACH é mais estreita do que a região de freqüência usada pela es- tação móvel na transmissão de enlace ascendente na Modalidade 1;
a FIG. 12 é um diagrama para explicação da relação entre as regiões de freqüência de transmissão de transmissão de RACH e a potência de transmissão de acordo com a Modalidade 2; a FIG. 13 é um diagrama que mostra um exemplo de estimativa
do CQI da estação móvel a partir de um valor de potência de recepção do RACH na Modalidade 2;
a FIG. 14 é um diagrama para explicação de um exemplo de cor- respondência entre o CQI da estação móvel e a potência de transmissão do RACH na Modalidade 2;
a FIG. 15 é um diagrama para explicação de um exemplo de cor- respondência entre o CQI da estação móvel e a potência de transmissão do RACH na Modalidade 2;
a FIG. 16 é um diagrama para explicação de um exemplo de cor- respondência entre a potência de transmissão do RACH e um número de uma assinatura, e o CQI e a razão de transmissão de RACH na Modalidade 2;
a FIG. 16 é um diagrama para explicação de um exemplo de cor- respondência entre potência de transmissão do RACH e um número de uma assinatura, e o CQI e a razão de transmissão de RACH na Modalidade 2; a FIG. 17 é um fluxograma para explicação dos procedimentos
de transmissão no acesso randômico no sistema de W-CDMA;
a FIG. 18 é um diagrama que mostra um exemplo de mapea- mento de canal do RACH proposto em EUTRA;
a FIG. 19 é um diagrama que mostra um exemplo de um método de notificação da estação base do CQI e razão de transmissão do RACH usando-se um número de assinatura no momento do acesso randômico; a FIG. 20 é um diagrama que mostra a relação de posição entre
uma célula e uma estação móvel; e
a FIG. 21 é um diagrama que mostra um exemplo de aplicação de qualidade alvo diferente para cada região de freqüência que é dividida para um controle de interferência nas regiões de freqüência de enlace as- cendente.
Descrição de Símbolos
101, 201 seção de recepção
102, 202 seção de demodulação de canal
103, 203 seção de programação 104, 204 seção de decodificação
105, 205 seção de processamento de sinal de controle
106, 206 seção de medição de canal
107, 207 camada superior
108 seção de cálculo de CQI 109, 208 seção de codificação
110 sistema de controle de acesso randômico
111, 209 seção de modulação de canal
112, 210 seção de controle de potência de transmissão
113, 211 seção de transmissão
206 seção de análise de acesso randômico Melhor Modo para Realização da Invenção
As modalidades da invenção serão descritas abaixo com refe- rência aos desenhos associados. (Modalidade 1)
A FIG. 1 é um diagrama de blocos que mostra um exemplo de
uma configuração de um aparelho de estação móvel (a partir deste ponto, referido como uma "estação móvel") incluído em um sistema de comunica- ção móvel (referido a partir deste ponto como um "sistema de comunicação", conforme apropriado, de acordo com a Modalidade 1 da presente invenção. Na estação móvel conforme mostrado na FIG. 1, uma seção de recepção 101 recebe um sinal de recepção. O sinal de recepção recebido na seção de recepção 101 é extraído para uma seção de demodulação de canal 102, demodulado com base em uma entrada de informação de programação a partir de uma seção de programação 103 e classificado em um canal de da- dos, um canal de controle e um canal piloto comum de enlace descendente (DL-CPICH). Com respeito a cada dado classificado, o canal de dados é en- viado para uma seção de decodificação 104, o canal de controle é enviado para uma seção de processamento de sinal de controle 105, e o canal piloto comum de enlace descendente é enviado para uma seção de medição de canal 106. A seção de decodificação 104 extrai dados de usuário para enviar para uma camada superior 107. A seção de processamento de sinal de con- trole 105 extrai dados de controle para enviar para a camada superior 107.
Além disso, a informação de programação incluída no canal de controle é enviada para a seção de programação 103. A seção de medição de canal 106 mede a qualidade de recepção do canal piloto comum de enla- ce descendente para enviar para a camada superior 107 como dados de medição, enquanto envia a qualidade de recepção para uma seção de cálcu- lo de CQI 108. A seção de cálculo de CQI 108 calcula um CQI a partir da qualidade de recepção para enviar para a camada superior 107 como um valor de CQI. Mediante o recebimento do valor de CQI, a camada superior 107 regula uma informação de acesso randômico como uma informação de controle de transmissão incluindo uma informação, tais como a qualidade de recepção (CQI) medida imediatamente antes da transmissão de RACH, uma razão de transmissão de RACH e similares. Em outras palavras, a camada superior 107 funciona como o dispositivo de regulagem de informação de controle de transmissão. Além disso, como um método de cálculo do CQI na seção de
cálculo de CQI 108, há um método de obtenção de todo tempo a partir de um valor instantâneo do DL-CPICH, e um outro método de cálculo de média para um tempo de recepção predeterminado a obter, e qualquer método po- de ser usado. Ainda, há um método de obtenção de uma base de DL- CPICH, e um outro método de cálculo de média por alguma banda de recep- ção, e ambos os métodos são incluídos aqui. Mais ainda, mesmo quando um outro método de cálculo de CQI é usado, outro além dos métodos mencio- nados acima, o assunto da presente invenção não é afetado.
A propósito, com o início da requisição de envio a partir da ca- mada superior 107, os dados de usuário e os dados de controle são introdu- zidos em uma seção de codificação 109 e codificados como dados de ) transmissão. Ainda, a camada superior 107 introduz a informação de pro- gramação na seção de programação 103. No momento de um acesso ran- dômico, a camada superior 107 envia uma informação de acesso randômico incluindo uma informação, tais como a qualidade de recepção (CQI) medida imediatamente antes da transmissão de RACH, a razão de transmissão de RACH e similares para a seção de controle de acesso randômico 110. A se- ção de controle de acesso randômico 110 envia para a seção de programa- ção 103 a informação de programação, tais como uma região de freqüência para transmissão de um canal de acesso randômico, uma potência de transmissão a regular e similares. Os dados de usuário e os dados de con- trole codificados na seção de codificação 109 são introduzidos em uma se- ção de modulação de canal 111. De acordo com a informação de programa- ção enviada a partir da seção de programação 103, a seção de modulação de canal 111 realiza um processamento de modulação nos dados de trans- missão com um esquema de modulação adequado, e concorrentemente rea- liza um mapeamento em um canal de enlace ascendente adequado. Os da- dos modulados são submetidos a um controle de potência de acordo com o canal em uma seção de controle de potência de transmissão 112 e transmi- tidos a partir de uma seção de transmissão 113. Além disso, outros compo- nentes da estação móvel não estão relacionados à presente invenção e são omitidos. Ainda, a operação de cada bloco é submetida a um controle cen- tralizado pela camada superior 107.
A FIG. 2 é um diagrama de blocos que mostra um exemplo de uma configuração de um aparelho de estação base (a partir deste ponto, referido como uma "estação base") incluído no sistema de comunicação mó- vel de acordo com a Modalidade 1. Na estação base conforme mostrado na FIG. 2, uma seção de recepção 201 recebe um sinal de recepção (sinal de transmissão a partir de uma estação móvel). O sinal de recepção recebido na seção de recepção 201 é extraído para uma seção de demodulação de canal 202, demodulado com base em uma informação de programação in- troduzida a partir de uma seção de programação 203 e classificado em um canal de dados, um canal de controle e um canal de acesso randômico. Com respeito a cada dado demodulado, o canal de dados é enviado para uma seção de decodificação 204, o canal de controle é enviado para uma seção de processamento de sinal de controle 205 e o canal de acesso randômico é enviado para uma seção de análise de acesso randômico 206. A seção de decodificação 204 realiza um processamento de decodificação em dados de usuário para enviar para uma alimentação de sinal 207. A seção de proces- samento de sinal de controle 205 extrai dados de controle a enviar para a alimentação de sinal 207. Ainda, os dados de controle associados ao contro- le da seção de demodulação de canal 202 e da seção de decodificação 204 são enviados para cada bloco. A seção de análise de acesso randômico 206 analisa a região de freqüência na qual o canal de acesso randômico foi transmitido, a assinatura de um preâmbulo de RACH, e a qualidade de re- cepção do canal de acesso randômico, e envia os dados analisados para a camada superior 207. A camada superior 207 julga um estado da estação móvel com base nos dados analisados, enquanto determina uma informação de programação ótima correspondente ao estado da estação móvel. Em ou- tras palavras, a camada superior 207 funciona como o dispositivo de pro- gramação.
A propósito, com o início de uma requisição de envio a partir da camada superior 207, os dados de usuário e os dados de controle são intro- duzidos em uma seção de codificação 208. Ainda, a camada superior intro- duz a informação de programação na seção de programação 203. Os dados de usuário e os dados de controle codificados na seção de codificação 208 são introduzidos em uma seção de modulação de canal 209. De acordo com a informação de programação introduzida a partir da seção de programação 203, a seção de modulação de canal 209 realiza um processamento de mo- dulação nos dados de transmissão com um esquema de modulação ade- quado, e concorrentemente realiza um mapeamento em um canal de enlace descendente adequado. Os dados modulados são submetidos a um controle de potência de acordo com o canal em uma seção de controle de potência de transmissão 210 e transmitidos a partir de uma seção de transmissão 211. Além disso, outros componentes da estação base não estão relaciona- dos à presente invenção e são omitidos. Ainda, a operação de cada bloco é submetida a um controle centralizado pela camada superior 207.
A FIG. 3 é um diagrama para explicação de regiões de freqüên- cia de enlace ascendente usadas na transmissão de RACH, e uma potência de transmissão na transmissão do sistema de comunicação móvel de acordo com a Modalidade 1. Na FIG. 3, BW representa uma largura de banda de transmissão / recepção da estação base, e em EUTRA, a largura de banda de transmissão / recepção pode variar com a estação base (por exemplo, 1,25 MHz, 2,5 MHz, 5 MHz, 10 MHz e 20 MHz). F1, F2.....Fn (n é um nú- mero natural excetuando-se 0) são regiões de freqüência compreendidas por uma pluralidade de subportadoras divididas a partir da largura de banda de transmissão / recepção, e uma região de freqüência a usar é determinada de acordo com a qualidade de recepção da estação móvel. A FIG. 3 mostra que as estações móveis são divididas em η grupos de acordo com a qualidade
de recepção. P1, P2.....Pn representam os valores de potência máximos
permitindo uma transmissão sem aumento da interferência com células peri- féricas em respectivas regiões de freqüência. Além disso, P1, P2, ..., Pn são regulados para não excederem à potência de transmissão máxima de esta- ções móveis considerando-se a capacidade de estações móveis (capacida- de de UE). Cada STEP1, STEP2, ..., STEPn-1 representa uma diferença entre alguma região de freqüência e uma região de freqüência adjacente. Além disso, F1, F2, ..., Fn podem ter os mesmos valores ou valores diferen- tes. De modo similar, STEP1, STEP2.....STEPn-1 podem ter os mesmos valores ou valores diferentes. Ainda, os valores podem diferir para cada es- tação base.
Quando da transmissão de um RACH para a estação base, a estação móvel seleciona uma dentre regiões de freqüência F1 a Fn de acor- do com a informação para notificar de forma implícita a estação base. Neste momento, como a potência de transmissão do RACH, a estação móvel regu- la a potência de transmissão máxima P1~Pn correspondente à região de freqüência selecionada. No sistema de comunicação de acordo com a Moda- lidade 1, uma potência de transmissão máxima mutuamente diferente que não aumenta a interferência com células periféricas é determinada de ante- mão para cada região de freqüência, e como a informação de controle de transmissão, pela regulagem de uma região de freqüência de transmissão, enquanto ainda se regula a potência de transmissão máxima correspondente à região de freqüência, é possível melhorar a qualidade de recepção do ca- nal de acesso randômico na estação base. Portanto, é possível melhorar a probabilidade de entrega do canal de acesso randômico sem aumentar a quantidade de interferência intercélula de enlace ascendente. Variações dis- so são mostradas abaixo.
A FIG. 4 é um diagrama para explicação de um exemplo de cor- respondência entre uma região de freqüência de transmissão do RACH e CQI no caso de transmissão de um CQI (mais especificamente, um CQI de enlace descendente) como a informação a notificar de forma implícita a es- tação base a partir da estação móvel. Na FIG. 4, há oito regiões classifica- das (n = 8) como a região de freqüência, e CQIs são classificados em cinco estágios, isto é, Muito Alto, Alto, Médio, Baixo e Muito Baixo. O número me- nor ou o número maior de classificações é permitido. Ainda, o CQI para classificação pode ser classificado uniformemente com respeito à faixa do CQI1 ou a faixa pode ser variada correspondendo à densidade de distribui- ção de CQI. Mais ainda, a faixa pode ser variada com cada estação base. A estação móvel transmite o RACH para a estação base na re-
gião de freqüência correspondente ao CQI medido imediatamente antes de uma transmissão de RACH. Quando há uma pluralidade de regiões de fre- quência correspondentes, a estação móvel seleciona randomicamente uma dentre as regiões. Em outras palavras, aqui, a informação de controle de transmissão no momento de uma transmissão de RACH é regulada com ba- se no CQI como o estado da estação móvel, e a região de freqüência de transmissão e a potência de transmissão do RACH é regulada como a in- formação de controle de transmissão no momento de transmissão de RACH. No exemplo mostrado na FIG. 4, quando o CQI medido imediatamente antes é "Alto", F2 e F3 podem ser selecionadas como a região de freqüência. A estação móvel seleciona randomicamente uma dentre F2 e F3, regula a po- tência de transmissão P2 quando a região de freqüência selecionada for F2 ou a potência de transmissão P3, quando a região de freqüência seleciona- da for F3, e transmite o RACH.
A estação base recebendo o RACH transmitido com a informa- ção de controle de transmissão assim regulada é capaz de pegar o CQI da estação móvel a partir da região de freqüência na qual o RACH é recebido. Usando um CQI reconhecido assim da estação móvel, a estação base ade- quadamente determina a distribuição dos recursos de rádio para alocação para a estação móvel, um esquema de modulação a usar e similares para a realização de uma programação. Por exemplo, quando recebendo o RACH a partir de uma estação móvel com um CQI alto, é possível realizar uma pro- gramação de modo que mais recursos de rádio do que o usual sejam aloca- dos para melhoria do rendimento, e que uma transmissão de dados seja começada usando-se um esquema de modulação com uma taxa de trans- missão alta. Por outro lado, quando recebendo o RACH a partir de uma es- tação móvel com um CQI ruim, é possível realizar uma programação de mo- do que recursos de rádio sejam limitados a serem menores do que o usual, e que uma transmissão de dados seja começada usando-se um esquema de modulação com uma capacidade de correção de erro alta.
Particularmente, no exemplo conforme mostrado na FIG. 4, uma vez que a região de freqüência de transmissão do RACH é regulada com base no CQI no momento de uma transmissão de RACH, é possível notificar de forma implícita a estação base do CQI na transmissão do RACH através da região de freqüência de transmissão e, portanto, é possível aumentar a quantidade de informação notificada no RACH.
A FIG. 5 é um diagrama para explicação de um exemplo de cor- respondência entre uma região de freqüência de transmissão do RACH e a razão de transmissão de RACH (a partir deste ponto, referida como uma "ra- zão de transmissão de RACH", conforme apropriado) no caso de transmis- são da razão de transmissão de RACH como a informação para se notificar de forma implícita a estação base a partir da estação móvel. Na FIG. 5, há oito regiões classificadas (n = 8) como a região de freqüência e as razões de transmissão de RACH são classificadas em cinco itens, isto é, uma trans- missão inicial, uma requisição de recurso, uma transferência de ponto a pon- to, uma transmissão intermitente e uma confirmação de sincronização. O número mais baixo ou mais alto de classificações é permitido corresponden- te a circunstâncias em que o RACH é usado. Considerados como outras ra- zões de transmissão de RACH são uma reconexão, uma questão de cha- mada urgente e similares.
A estação móvel determina uma matéria a ser uma razão de transmissão de RACH a partir do estado da estação móvel no momento da transmissão de RACH e similares, e transmite o RACH para a estação base na região de freqüência correspondente. Quando há uma pluralidade de re- giões de freqüência correspondentes, a estação móvel seleciona randomi- camente uma dentre as regiões. Neste ponto, conforme mostrado na FIG. 3, a estação móvel regula a potência de transmissão associada à região de freqüência selecionada. Em outras palavras, a informação de controle de transmissão no momento de uma transmissão de RACH é regulada com ba- se na razão de transmissão de RACH como o estado da estação móvel, e a região de freqüência de transmissão e a potência de transmissão do RACH são reguladas como a informação de controle de transmissão no momento de transmissão de RACH. No exemplo conforme mostrado na FIG. 5, quan- do a razão de transmissão de RACH é "requisitar recurso", F2 e F3 podem ser selecionadas como a região de freqüência. A estação móvel seleciona randomicamente uma dentre F2 e F3, regula a potência de transmissão para Ρ2 quando a região de freqüência selecionada é F2 ou a potência de trans- missão para P3 quando a região de freqüência selecionada é F3, e transmite o RACH.
A estação base recebendo o RACH transmitido com a informa- ção de controle de transmissão assim regulada é capaz de pegar a razão de transmissão de RACH a partir da região de freqüência na qual o RACH é recebido. Usando a razão de transmissão de RACH reconhecida da estação móvel, a estação base adequadamente determina a distribuição de recursos de rádio a alocar para a estação móvel, o esquema de modulação a usar e similares para a realização de uma programação. Por exemplo, quando a razão de transmissão de RACH é uma transmissão inicial, é possível realizar uma programação de modo que relativamente menos recursos de rádio se- jam alocados sem uma alocação de muitos recursos de rádio a partir do co- meço. Ainda, quando a razão de transmissão de RACH é uma transferência de ponto a ponto, uma vez que é necessário usar recursos de rádio atuais e um esquema de modulação de modo similar em uma célula de destino de transferência de ponto a ponto, é possível realizar uma programação de mo- do que a programação atual seja continuada sem a necessidade de uma informação adicional. Particularmente, no exemplo mostrado na FIG. 5, uma vez que a
região de freqüência de transmissão do RACH é regulada com base na ra- zão de transmissão do RACH, é possível notificar de forma implícita a esta- ção base da razão de transmissão do RACH através da região de freqüência de transmissão do RACH, e, portanto, é possível aumentar a quantidade de informação notificada no RACH.
A FIG. 6 é um diagrama para explicação de um exemplo de cor- respondência entre uma região de freqüência de transmissão do RACH e um CQI e uma razão de transmissão de RACH no caso de transmissão de am- bos o CQI e a razão de transmissão de RACH como a informação para se notificar de forma implícita a estação base a partir da estação móvel. Na FIG. 6 como a região de freqüência há dezesseis regiões classificadas (n = 16). O CQI e a razão de transmissão de RACH são classificados respecti- vãmente da mesma forma como nas FIG. 4 e 5, mas classificações mais baixas ou mais altas do que na FIG. 6 são permitidas.
Além disso, conforme mostrado na FIG. 6, o número de classes da região de freqüência pode ser variado para cada razão de transmissão de RACH. Na FIG. 6, os CQIs são classificados em cinco classes quando a ra- zão de transmissão de RACH for uma transmissão inicial, enquanto são classificados em três classes no caso de uma requisição de recurso e são classificados em duas classes no caso de uma confirmação de sincroniza- ção. Neste caso, o número de classes para cada razão de transmissão de RACH, e os limites usados para classificação são diferentes uns dos outros, e notificados de antemão ou difundidos para a estação móvel.
A estação móvel transmite o RACH para a estação base na re- gião de freqüência correspondente ao CQI medido imediatamente antes de uma transmissão de RACH e uma razão de transmissão de RACH. Neste ponto, conforme mostrado na FIG. 3, a estação móvel regula a potência de transmissão correspondente à região de freqüência selecionada. Em outras palavras, aqui, a informação de controle de transmissão no momento de uma transmissão de RACH é regulada com base no CQI e na razão de transmissão de RACH como o estado da estação móvel, e a região de fre- quência de transmissão e a potência de transmissão do RACH é regulada como a informação de controle de transmissão no momento de uma trans- missão de RACH. No exemplo conforme mostrado na FIG. 6, quando o CQI medido imediatamente antes é "Alto" e a razão de transmissão de RACH é "requisição de recurso", F6 pode ser selecionada como a região de frequên- cia. A estação móvel regula a potência de transmissão P6 correspondente a F6 que é a região de freqüência selecionada, e transmite o RACH.
A estação base recebendo o RACH transmitido com a informa- ção de controle de transmissão assim regulada é capaz de pegar o CQI e a razão de transmissão de RACH da estação móvel a partir da região de fre- quência na qual o RACH é recebido. Usando um CQI assim reconhecido e a razão de transmissão de RACH da estação móvel, a estação base é capaz de determinar adequadamente uma distribuição de recursos de rádio a alo- car para a estação móvel, um esquema de modulação a usar e similares para a realização de uma programação.
Particularmente, no exemplo conforme mostrado na FIG. 6, uma vez que a região de freqüência de transmissão do RACH é regulada com base em uma combinação do CQI no momento de transmissão de RACH e uma razão de transmissão do RACH, é possível notificar de forma implícita a estação base de um indicador de informação de qualidade na transmissão do RACH e a razão de transmissão do RACH através da região de freqüên- cia de transmissão, e, portanto, é possível aumentar a quantidade de infor- mação notificada no RACH.
A FIG. 7 é um diagrama para explicação de um exemplo de cor- respondência entre uma região de freqüência de transmissão do RACH e um número de uma assinatura, e o CQI e a razão de transmissão de RACH no caso de transmissão de ambos o CQI e a razão de transmissão de RACH como a informação para notificação de forma implícita da estação base a partir da estação móvel. Na FIG. 7, há oito regiões classificadas (n = 8) co- mo a região de freqüência. O CQI e a razão de transmissão de RACH são classificados respectivamente da mesma forma que nas FIG. 4 e 5, mas classificações mais baixas ou mais altas do que na FIG. 7 são permitidas. A estação móvel seleciona uma região de freqüência correspon-
dente ao CQI medido imediatamente antes de uma transmissão de RACH, e seleciona uma assinatura para formar um preâmbulo de RACH a partir da razão de transmissão de RACH. Quando há uma pluralidade de regiões de freqüência correspondentes ou assinaturas, a estação móvel seleciona ran- domicamente uma dentre elas. Neste ponto, conforme mostrado na FIG. 3, a estação móvel regula a potência de transmissão correspondente à região de freqüência selecionada. Em outras palavras, aqui, a informação de controle de transmissão no momento de transmissão de RACH é regulada com base no CQI e na razão de transmissão de RACH como o estado da estação mó- vel, e a região de freqüência de transmissão, a potência de transmissão e a assinatura do RACH são reguladas como a informação de controle de transmissão no momento da transmissão de RACH. No exemplo mostrado na FIG. 7, quando o CQI medido imediatamente antes é "Alto" e a razão de transmissão de RACH é "requisição de recurso", F2 e F3 podem ser selecio- nadas como a região de freqüência, e "11" a "15" podem ser selecionados como a assinatura. A estação móvel randomicamente seleciona uma assina- tura a partir de "11" a "15", ainda seleciona randomicamente uma região de freqüência F2 ou F3, regula a potência de transmissão P2 quando a região de freqüência selecionada for F2 ou a potência de transmissão P3, quando a região de freqüência selecionada for F3, e transmite o RACH.
Além disso, como um método de transmissão de um preâmbulo de RACH incluindo a assinatura selecionada, são considerados um método de transmissão de apenas um preâmbulo de RACH, e um outro método de transmissão de um preâmbulo de RACH e de uma mensagem de RACH ao mesmo tempo. Contudo, a invenção não é afetada no caso de se usar qual- quer um dos métodos, e, portanto, ambos os métodos são permitidos. A estação base recebendo o RACH transmitido com a informa-
ção de controle de transmissão assim regulada é capaz de pegar o CQI da estação móvel a partir da região de freqüência na qual o RACH é recebido. Ainda, a estação base é capaz de pegar a razão de transmissão de RACH da estação móvel a partir do número de assinatura. Usando um CQI assim reconhecido e uma razão de transmissão de RACH da estação móvel, a es- tação base é capaz de determinar adequadamente a distribuição de recur- sos de rádio a alocar para a estação móvel, o esquema de modulação a usar e similares para a realização de uma programação.
Particularmente, no exemplo conforme mostrado na FIG. 7, uma vez que a região de freqüência de transmissão do RACH é regulada com base no CQI no momento de uma transmissão de RACH, enquanto a assi- natura é regulada com base na razão de transmissão do RACH, é possível notificar de forma implícita a estação base do CQI na transmissão do RACH através da região de freqüência de transmissão, e notificar de fim a estação base da razão de transmissão do RACH através da assinatura e, portanto, é possível aumentar a quantidade de informação notificada no RACH.
A FIG. 8 é um diagrama para explicação de um exemplo de cor- respondência entre uma região de freqüência de transmissão do RACH e um número de uma assinatura, e a razão de transmissão de RACH e o CQI no caso de transmissão do CQI e da razão de transmissão de RACH como a informação para se notificar de forma implícita a estação base a partir da estação móvel. Na FIG. 8, há oito regiões classificadas (n = 8) como a região de freqüência. O CQI e a razão de transmissão de RACH são classificados respectivamente da mesma forma que nas FIG. 4 e 5, mas classificações mais baixas ou mais altas do que na FIG. 8 são permitidas. Ainda, o CQI a classificar pode ser uniformemente classificado com respeito à faixa do CQI, ou a faixa pode ser variada correspondendo à densidade de distribuição de CQI. Mais ainda, a faixa pode ser variada com cada estação base.
A estação móvel seleciona uma assinatura para a formação de um preâmbulo de RACH correspondente ao CQI medido imediatamente an- tes de uma transmissão de RACH, e seleciona uma região de freqüência a partir da razão de transmissão de RACH. Quando há uma pluralidade de assinaturas correspondentes ou regiões de freqüência, a estação móvel se- leciona randomicamente uma dentre elas. Neste ponto, conforme mostrado na FIG. 3, a estação móvel regula a potência de transmissão correspondente à região de freqüência selecionada. Em outras palavras aqui a informação de controle de transmissão no momento de transmissão de RACH é regula- da com base no CQI e na razão de transmissão de RACH como o estado da estação móvel, e, ainda, a região de freqüência de transmissão, a potência de transmissão e a assinatura do RACH são reguladas como a informação de controle de transmissão no momento de transmissão de RACH. No e- xemplo conforme mostrado na FIG. 8, quando o CQI medido imediatamente antes é "Alto" e a razão de transmissão de RACH é "requisição de recurso", "6" a "12" pode ser selecionado como a assinatura, e F3 e F4 podem ser selecionados como a região de freqüência. A estação móvel seleciona ran- domicamente uma assinatura de "6" a "12", ainda seleciona randomicamente qualquer uma região de freqüência F3 ou F4, regula a potência de transmis- são para P3, quando a região de freqüência selecionada for F3, ou a potên- cia de transmissão para P4, quando a região de freqüência selecionada for F4, e transmite o RACH.
Além disso, como um método de transmissão de um preâmbulo de RACH incluindo a assinatura selecionada, são considerados um método de transmissão apenas de um preâmbulo de RACH e um outro método de transmissão de um preâmbulo de RACH e da mensagem de RACH ao mesmo tempo. Contudo, a invenção não é afetada no caso de se usar qual- quer método e, portanto, ambos os métodos são permitidos.
A estação base recebendo o RACH transmitido com a informa- ção de controle de transmissão assim regulada é capaz de pegar o CQI da estação móvel a partir do número de assinatura. Ainda, a estação base é capaz de pegar a razão de transmissão de RACH da estação móvel a partir da região de freqüência na qual o RACH é recebido. Usando-se o CQI assim reconhecido e a razão de transmissão de RACH da estação móvel, a esta- ção base é capaz de determinar adequadamente a distribuição de recursos de rádio a alocar para a estação móvel, o esquema de modulação a usar e similares para a realização de uma programação.
Particularmente, no exemplo conforme mostrado na FIG. 8, uma vez que a assinatura é regulada com base no CQI no momento de uma transmissão de RACH, enquanto a região dé freqüência de transmissão é regulada com base na razão de transmissão do RACH, é possível notificar de forma implícita a estação base do CQI na transmissão do RACH através da assinatura, e notificar de forma implícita a estação base da razão de transmis- são do RACH através da região de freqüência de transmissão e, portanto, é possível aumentar a quantidade de informação notificada no RACH. Além disso, nas FIG. 4 a 8, CQIs, regiões de freqüência (F1 ~Fn),
números de assinatura, potência de transmissão máxima correspondente (P1~Pn), e diferenças (STEP1~STEPn-1) na potência de transmissão máxi- ma, os quais são usados para uma transmissão de RACH, são adquiridos antes de uma transmissão de RACH ao serem notificados no canal de con- trole da estação base, ou pela recepção de uma informação de difusão. Ain- da, a razão de transmissão de RACH é adquirida por uma estação móvel determinando um estado da estação móvel. Mais ainda, é permitido que o número mencionado acima de regiões de freqüência incluídas no CQI e na razão de transmissão de RACH varie com cada estação base. Por exemplo, em uma estação base exatamente abaixo da qual existe uma área de densi- dade de estação móvel, a probabilidade de colisão do RACH pode ser redu- zida pela alocação do número mais alto de regiões de freqüência para CQI = Muito Alto do que outros CQIs.
A FIG. 9 é um diagrama que mostra um exemplo de um método de retransmissão do RACH no caso de notificação do CQI com uma região de freqüência de transmissão do RACH. Além disso, na FIG. 9, a faixa de freqüência é dividida em cinco regiões de freqüência, e as regiões de fre- qüência correspondem a CQI = Muito Alto, Alto, Médio, Baixo, Muito Baixo. Ainda, o CQI a classificar pode ser uniformemente classificado com respeito à faixa do CQI, ou a faixa pode ser variada correspondente à densidade de distribuição de CQI. Mais ainda, a faixa pode ser variada com cada estação base.
Quando o CQI é notificado com a região de freqüência de trans- missão do RACH (FIG. 4 e 6), no caso em que a estação móvel não pode receber um ACK a partir da estação base em resposta à transmissão de RACH, ou a estação móvel recebe um NACK, a estação móvel randomica- mente seleciona uma assinatura de novo, e retransmite um preâmbulo de RACH formado pela assinatura selecionada na região de freqüência indicati- va do mesmo CQI. Quando a estação móvel não pode receber um ACK mesmo após a repetição da retransmissão m vezes (m é um número natural, excetuando-se 0), a estação móvel desloca a região de freqüência para uma outra região, de modo que o CQI seja abaixado em "1", e reinicia a potência de transmissão para a realização de uma retransmissão. Além disso, quando a classe de CQI já é a faixa de valor mais baixo (Muito Baixo na FIG. 9), a retransmissão é realizada na mesma região de freqüência. Além disso, com respeito ao número m de retransmissões, o número é definido de antemão, ou notificado para o canal de controle a partir da estação base, ou a infor- mação de difusão é recebida e, assim, a estação móvel adquire o número antes de uma transmissão de RACH. Quando o CQI é notificado com a região de freqüência de transmissão do RACH e a razão de transmissão de RACH é notificada com a assinatura (FIG. 7), no caso em que a estação móvel não pode receber um ACK a partir da estação base em resposta à transmissão de RACH, ou a estação móvel recebe um NACK, a estação móvel randomicamente selecio- na uma dentre as assinaturas correspondendo à razão de transmissão de RACH1 e retransmite um preâmbulo de RACH formado pela assinatura sele- cionada na região de freqüência indicativa do mesmo CQI. Quando a esta- ção móvel não pode receber um ACK mesmo após repetir a retransmissão m vezes (m é um número natural, excetuando-se 0), a estação móvel deslo- ca a região de freqüência para uma outra região, de modo que o CQI seja mais pobre em "1", e reinicia a potência de transmissão para a realização de uma retransmissão. Além disso, quando a classe de CQI já é a faixa de valor mais baixo, a retransmissão é realizada na mesma região de freqüência. A FIG. 9 é um exemplo que mostra o caso (FIG. 4, 6 e 7) de noti-
ficação do CQI com a região de freqüência de transmissão do RACH, e mé- todos de retransmissão serão descritos abaixo no caso em que o CQI não é notificado com a região de freqüência de transmissão do RACH.
Quando a razão de transmissão de RACH é notificada com a região de freqüência de transmissão do RACH (FIG. 5), no caso em que a estação móvel não pode receber um ACK a partir da estação base em res- posta a uma transmissão de RACH, ou a estação móvel recebe um NACK, a estação móvel randomicamente seleciona uma assinatura de novo, e re- transmite um preâmbulo de RACH formado pela assinatura selecionada na região de freqüência indicativa da mesma razão de transmissão de RACH.
Quando o CQI é notificado com a assinatura do RACH e a razão de transmissão de RACH é notificada com a região de freqüência de trans- missão (FIG. 8), no caso em que a estação móvel não pode receber um ACK a partir da estação base em resposta a uma transmissão de RACH, ou a estação móvel recebe um NACK, a estação móvel randomicamente selecio- na uma dentre as assinaturas correspondendo ao CQI da estação móvel, e retransmite um preâmbulo de RACH formado pela assinatura selecionada na região de freqüência indicativa da mesma razão de transmissão de RACH. Quando a estação móvel não pode receber um ACK mesmo após repetir a retransmissão m vezes (m é um número natural, excetuando-se 0), a esta- ção móvel desloca a região de freqüência para uma outra região, de modo que o CQI seja mais pobre em "1", e realiza uma retransmissão. Além disso, quando a classe de CQI já está na faixa do valor mais baixo, a retransmis- são é realizada na mesma região de freqüência.
A propósito, a FIG. 3 mostra um exemplo do caso em que a lar- gura de banda de transmissão usada na transmissão de RACH é combinada com uma largura de banda da região de freqüência usada pela estação móvel em uma transmissão de enlace ascendente, e um outro exemplo será descrito abaixo em que as larguras de banda são diferentes umas das outras.
A FIG. 10 é um diagrama que mostra um exemplo de regulagem de potência de transmissão no caso em que a largura de banda de transmis- são usada em uma transmissão de RACH é mais larga do que uma largura de banda da região de freqüência usada pela estação móvel em uma trans- missão de enlace ascendente. Na FIG. 10, assumindo que a região de fre- qüência usada pela estação móvel em uma transmissão de enlace ascen- dente seja BW_c e que a largura de banda de transmissão do RACH seja BW_r, a relação de BW_c < BW_r se mantém. Neste caso, como a potência de transmissão do RACH, a estação móvel regula o valor de potência mais baixo incluído na região de freqüência do RACH. No exemplo conforme mos- trado na FIG. 10, quando a estação móvel usa RACH_1, F1 a F3 são incluí- das como a região de freqüência. A estação móvel transmite o RACH para a estação base com a potência de transmissão Primeiro programa que é o valor de potência mais baixo correspondente a F3.
A FIG. 11 é um diagrama que mostra um exemplo de regulagem de potência de transmissão no caso em que a largura de banda usada na transmissão de RACH é mais estreita do que uma largura de banda da regi- ão de freqüência usada pela estação móvel em uma transmissão de enlace ascendente. Na FIG. 11, como na FIG. 10, assumindo que a região de fre- qüência usada pela estação móvel na transmissão de enlace ascendente seja BW_c e que a largura de banda de transmissão do RACH seja BW_r, a relação de BW_c > BW_r se mantém. Neste caso, como a potência de transmissão do RACH, a estação móvel regula o valor de potência mais bai- xo incluído na região de freqüência do RACH. No exemplo conforme mos- trado na FIG. 11, quando a estação móvel usa RACH_2, F4 e F5 são incluí- das como a região de freqüência. A estação móvel transmite o RACH para a estação base com a potência de transmissão P5 que é o valor de potência mais baixo correspondente a F5.
Assim, de acordo com o sistema de comunicação de acordo com a Modalidade 1, uma potência de transmissão máxima mutuamente diferente que não aumenta a interferência com células periféricas é determinada de antemão para cada região de freqüência de transmissão do RACH, a região de freqüência de transmissão é regulada como a informação de controle de transmissão, enquanto a potência de transmissão máxima é regulada cor- respondendo à região de freqüência, desse modo sendo possível melhorar a qualidade de recepção do RACH na estação base, e, portanto, é possível melhorar a probabilidade de entrega do RACH sem aumentar a quantidade de interferência intercélula de enlace ascendente. Além disso, quaisquer ou- tros valores de potência podem ser regulados além da potência de transmis- são máxima, desde que os valores de potência não aumentem a interferên- cia com células periféricas.
Ainda, por exemplo, uma vez que a região de freqüência de transmissão é regulada com base na CQI no momento de transmissão de RACH, é possível notificar de forma implícita a estação base do CQI no mo- mento de uma transmissão de RACH através da região de freqüência de transmissão, e, portanto, é possível aumentar a quantidade de informação notificada no RACH. Particularmente, o número de assinaturas usáveis não é significativamente limitado, diferentemente da forma convencional, e desse modo é possível reduzir drasticamente a probabilidade de colisão do RACH. (Modalidade 2)
No sistema de comunicação de acordo com a Modalidade 1, quando a largura de banda de freqüência da estação base é uma largura de banda estreita, tal como, por exemplo, 1,25 MHz e 2,5 MHz, não é suficien- temente larga se comparada com a largura de banda de transmissão do RACH, há a possibilidade de uma informação requerida não poder ser notifi- cada para a estação base. Portanto, em um sistema de comunicação de a- cordo com a Modalidade 2, a informação é notificada de forma implícita para a estação base com a potência de transmissão do RACH na estação móvel, em outras palavras, a potência de recepção (qualidade de recepção) do RACH na estação base. Além disso, configurações da estação móvel e da estação base constituindo o sistema de comunicação de acordo com a Mo- dalidade 2 são as mesmas que aquelas no sistema de comunicação de a- cordo com a Modalidade 1, e descrições das mesmas são omitidas.
A FIG. 12 é um diagrama para explicação de regiões de fre- qüência de enlace ascendente usadas em uma transmissão de RACH, e uma potência de transmissão na transmissão no sistema de comunicação móvel de acordo com a Modalidade 2. Na FIG. 12, BW representa uma lar- gura de banda de transmissão / recepção da estação base, e em EUTRA, a largura de banda de transmissão / recepção pode variar com a estação base (por exemplo, 1,25 MHz, 2,5 MHz, 5 MHz, 10 MHz e 20 MHz). F1, F2, ...,Fn (n é um número natural excetuando-se 0) são regiões de freqüência com- preendidas por uma pluralidade de subportadoras divididas a partir da largu- ra de banda de transmissão / recepção, e uma região de freqüência a usar é determinada de acordo com a qualidade de recepção da estação móvel. A FIG. 12 mostra que as estações móveis são divididas em η grupos de acor- do com a qualidade de recepção. P1, P2.....Pn representam os valores de
potência máximos permitindo uma transmissão sem aumento da interferên- cia com células periféricas em respectivas regiões de freqüência. Cada STEP1, STEP2, ..., STEPn-1 representa uma diferença entre alguma região de freqüência e uma região de freqüência adjacente. Além disso, F1, F2, ..., Fn podem ter os mesmos valores ou valores diferentes. De modo similar, STEP1, STEP2, ..., STEPn-1 podem ter os mesmos valores ou valores dife- rentes. Ainda, os valores podem diferir para cada estação base.
Quando da transmissão de um RACH para a estação base, a estação móvel regula a potência de transmissão do RACH em um valor in- cluído na faixa de dois valores adjacentes dentre P1 a Pn é submetido a uma atenuação de distância e o efeito da interferência de célula periférica até o momento de atingir a estação base, e recebido na estação base na faixa de limites de potência de transmissão Rx1 a Rxn conforme mostrado na FIG. 13 A estação base compara o valor de potência de recepção do RACH recebido com os limites de potência de recepção mencionados acima Rx1 a Rxn1 e estima o CQI da estação móvel. A FIG. 13 mostra o caso em que o RACH é recebido com a potência de recepção entre os limites de po- tência de recepção Rx2 a Rx3 na região de freqüência F3. Neste caso, a estação base determina que o CQI da estação móvel seja CQI_2.
A FIG. 14 é um diagrama para explicação de um exemplo de correspondência entre a potência de transmissão do RACH e o CQI no caso de uma transmissão de um CQI (mais especificamente, o CQI de enlace descendente) como a informação para notificar de forma implícita a estação base a partir da estação móvel. Na FIG. 14, há seis regiões (n = 6) como a região de freqüência, e CQIs são classificados em cinco estágios, isto é, Muito Alto, Alto, Médio, Baixo e Muito Baixo. O número menor ou o número maior de classificações é permitido. Ainda, o CQI para classificação pode ser classificado uniformemente com respeito à faixa do CQI, ou a faixa pode ser variada correspondendo à densidade de distribuição de CQI. Mais ainda, a faixa pode ser variada com cada estação base.
A estação móvel regula a potência de transmissão do RACH pa- ra ser incluída na faixa correspondente ao CQI medido imediatamente antes de uma transmissão de RACH, e transmite o RACH para a estação base. Em outras palavras, aqui, a informação de controle de transmissão no mo- mento de uma transmissão de RACH é regulada com base no CQI como o estado da estação móvel, e a potência de transmissão do RACH é regulada como a informação de controle de transmissão no momento de transmissão de RACH. No exemplo conforme mostrado na FIG. 14, quando o CQI medi- do imediatamente antes é "Alto", a estação móvel regula o valor de potência de transmissão P se adequando a P2>P>P3 como a potência de transmis- são, e transmite o RACH para a estação base. Neste ponto, a região de fre- qüência a usar é selecionada randomicamente a partir de F1 a F6.
Além disso, a potência de transmissão pode ser regulada como a potência de transmissão máxima, conforme mostrado na FIG. 15, sem ser regulado para alguma faixa conforme mostrado na FIG. 14. No exemplo mostrado na FIG. 15, quando o CQI medido imediatamente antes é Alto, a estação móvel regula a potência de transmissão P2 e transmite o RACH pa- ra e b. ainda, é permitido regular outros valores de potência além dos valo- res mencionados acima, desde que os valores de potência permitam que o CQI da estação móvel seja determinado a partir do valor de potência de re- cepção e não aumentem a interferência com células periféricas.
A estação base recebendo o RACH transmitido com a informa- ção de controle de transmissão assim regulada compara a potência de re- cepção do RACH recebido com o limite de potência de transmissão, e desse modo é capaz de pegar a CQI da estação móvel. Além disso, os limites de potência de recepção mencionados acima são definidos de antemão, ou no- tificados a partir de uma estação mais alta do que a estação base. Usando o CQI reconhecido da estação móvel, a estação base é capaz de determinar adequadamente uma distribuição de recursos de rádio a alocar para a esta- ção móvel, o esquema de modulação a usar e similares para a realização de uma programação.
Particularmente, no exemplo conforme mostrado na FIG. 14 ou 15, uma vez que o RACH é transmitido usando-se a informação de controle de transmissão para a potência de transmissão do RACH regulado com ba- se no CQI no momento de transmissão de RACH, é possível notificar de forma implícita a estação base do CQI no momento da transmissão de RA- CH. Portanto, é possível aumentar a quantidade de informação notificada no canal de acesso randômico.
A FIG. 16 é um diagrama para explicação de um exemplo de correspondência entre a potência de transmissão do RACH e um número de assinatura, e o CQI e a razão de transmissão de RACH no caso de trans- missão do (CQI de enlace descendente) e a razão de transmissão de RACH como a informação para se notificar de forma implícita a estação base a par- tir da estação móvel. Na FIG. 16, há seis regiões (n = 6) como a região de freqüência, e CQIs são classificados em cinco estágios, isto é, Muito Alto, Alto, Médio, Baixo e Muito Baixo. O número menor ou o número maior de classificações é permitido. Ainda, o CQI para classificação pode ser classifi- cado uniformemente com respeito à faixa do CQI, ou a faixa pode ser varia- da correspondendo à densidade de distribuição de CQI. Mais ainda, a faixa pode ser variada com cada estação base.
A estação móvel regula a potência de transmissão do RACH pa- ra ser incluída na faixa correspondente ao CQI medido imediatamente antes de uma transmissão de RACH, e seleciona uma assinatura para a formação de um preâmbulo de RACH a partir da razão de transmissão de RACH. Quando há uma pluralidade de assinaturas correspondentes, a estação mó- vel seleciona uma dentre as assinaturas. Em outras palavras, aqui, a infor- mação de controle de transmissão no momento de transmissão de RACH é regulada com base no CQI e na razão de transmissão de RACH como o es- tado da estação móvel, e, ainda, a potência de transmissão e a assinatura do RACH são reguladas como a informação de controle de transmissão no momento de uma transmissão de RACH. Além disso, a potência de trans- missão do RACH pode ser regulada em um valor de potência único como a potência de transmissão máxima, conforme mostrado na FIG. 15. Ainda, é permitido regular outros valores de potência além dos valores mencionados acima, desde que os valores de potência permitam que o CQI da estação móvel seja determinado a partir do valor de potência de recepção e não au- mente a interferência com células periféricas.
Além disso, como um método de transmissão de um preâmbulo de RACH incluindo a assinatura selecionada, são considerados um método de transmissão apenas de um preâmbulo de RACH, e um outro método de transmissão de um preâmbulo de RACH e uma mensagem de RACH ao mesmo tempo. Contudo, a invenção não é afetada no caso de se usar qual- quer método e, portanto, ambos os métodos são permitidos.
A estação base recebendo o RACH transmitido com a informa- ção de controle de transmissão assim regulada compara a potência de re- cepção do RACH recebido com o limite de potência de recepção, e desse modo é capaz de pegar a CQI da estação móvel. Além disso, os limites de potência de recepção mencionados acima são definidos de antemão, ou no- tificados a partir de uma estação mais alta do que a estação base. Usando o CQI reconhecido e a razão de transmissão de RACH da estação móvel, a estação base é capaz de determinar adequadamente uma distribuição de recursos de rádio a alocar para a estação móvel, o esquema de modulação a usar e similares para a realização de uma programação. Particularmente, no exemplo conforme mostrado na FIG. 16,
uma vez que a potência de transmissão é regulada com base no CQI no momento de uma transmissão de RACH, e a assinatura é regulada com ba- se na razão de transmissão do RACH, é possível notificar de forma implícita a estação base do CQI no momento de transmissão de RACH e a razão de transmissão do RACH. Portanto, é possível aumentar a quantidade de in- formação notificada no canal de acesso randômico.
Nas FIG. 14 a 16, CQIs1 regiões de freqüência (F1~Fn), números de assinatura, potência de transmissão máxima correspondente (P1~Pn), e diferenças (STEP1~STEPn-1) na potência de transmissão máxima, os quais são usados para uma transmissão de RACH, são adquiridos antes de uma transmissão de RACH ao serem notificados no canal de controle da estação base, ou pela recepção de uma informação de difusão. Ainda, a razão de transmissão de RACH é adquirida por uma estação móvel determinando um estado da estação móvel. Mais ainda, é permitido que cada valor conforme descrito acima varie com cada estação base.
Quando o CQI é notificado com a potência de transmissão do RACH (FIG. 14 e 15), no caso em que a estação móvel não pode receber um ACK a partir da estação base em resposta a uma transmissão de RACH, ou a estação móvel recebe um NACK, a estação móvel seleciona randomi- camente uma assinatura de novo, e retransmite um preâmbulo de RACH formado pela assinatura selecionada com a mesma potência de transmis- são. Neste caso, a região de freqüência usada na transmissão de RACH pode ser a mesma ou diferente uma da outra.
Quando o CQI e a razão de transmissão de RACH são notifica- dos com a potência de transmissão do RACH (FIG. 16), no caso em que a estação móvel não pode receber um ACK a partir da estação base em res- posta a uma transmissão de RACH, ou a estação móvel recebe um NACK, a estação móvel seleciona randomicamente a partir de uma dentre as assina- turas correspondendo à razão de transmissão de RACH, e retransmite um preâmbulo de RACH formado pela assinatura selecionada com a mesma potência de transmissão. Neste aos, a região de freqüência usada na trans- missão de RACH pode ser a mesma ou diferente uma da outra.
Assim, de acordo com o sistema de comunicação de acordo com a Modalidade 2, uma vez que é possível notificar de forma implícita a esta- ção base de uma informação pela potência de transmissão do RACH regu- lado como a informação de controle de transmissão, é possível aumentar a quantidade de informação notificada no canal de acesso randômico. Particu- larmente, o número de assinaturas usáveis não é significativamente limitado, diferentemente da forma convencional, e desse modo é possível reduzir drasticamente a probabilidade de colisão do RACH.
Além disso, a presente invenção é aplicável independentemente de uma sincronização de enlace ascendente ser adquirida ou não. Ainda, o assunto da invenção não é afetado mesmo quando uma parte das condições diferir no formato usado em uma transmissão de RACH, um método de codi- ficação e de modulação de dados de transmissão, e outras camadas físicas.
A presente invenção não está limitada às Modalidades mencio- nadas acima, e é capaz de ser levada à prática com várias modificações da mesma. Nas Modalidades mencionadas acima, tamanhos, formatos e simila- res conforme mostrado nos desenhos associados não estão limitados a isso, e são capazes de serem modificados conforme apropriado no escopo de exibição dos efeitos da invenção. Mais ainda, a invenção é capaz de ser Ie- vada à prática com modificações da mesma, conforme apropriado, sem se desviar do escopo do objeto da invenção.

Claims (28)

1. Sistema de computador móvel no qual um aparelho de estação móvel e um aparelho de estação base realizam uma comunicação um com o outro, em que o aparelho de estação móvel regula uma informação de controle de transmissão em torno de um canal de acesso randômico, com base em um estado do aparelho de estação móvel no momento da transmissão do canal de acesso randômico, e o aparelho de estação base determina o estado do aparelho de estação móvel com base na informação de controle de transmissão notificada no canal de acesso randômico, e realiza uma programação correspon- dente ao estado do aparelho de estação móvel.
2. Sistema de comunicação móvel, de acordo com a reivindicação 1, em que o aparelho de estação móvel regula a informação de controle de transmissão com base em pelo menos uma informação de um indicador de informação de qualidade medida e uma razão de transmissão do canal de acesso randômico como o estado do aparelho de estação móvel.
3. Sistema de comunicação móvel, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que o aparelho de estação móvel regula, como a informação de controle de transmissão, uma dentre uma região de freqüência de trans- missão, potência de transmissão e uma assinatura do canal de acesso ran- dômico ou uma combinação dos mesmos.
4. Sistema de comunicação móvel, de acordo com a reivindicação 3, em que a região de freqüência de transmissão é obtida pela divisão de uma largura de banda de transmissão do aparelho de estação base em uma pluralidade de regiões correspondentes à qualidade de recepção do aparelho de estação móvel, e uma potência de transmissão diferente é regu- lada para cada região de freqüência de transmissão.
5. Sistema de comunicação móvel, de acordo com a reivindicação 4, em que o aparelho de estação móvel regula, como a informação de controle de transmissão, a região de freqüência de transmissão correspon- dente ao indicador de informação de qualidade e a potência de transmissão correspondente à região de freqüência de transmissão, e transmite o canal de acesso randômico usando a informação de controle de transmissão.
6. Sistema de comunicação móvel, de acordo com a reivindica- ção 4, em que o aparelho de estação móvel regula, como a informação de controle de transmissão, a região de freqüência de transmissão correspon- dente a uma combinação do indicador de informação de qualidade e de uma razão de transmissão, e a potência de transmissão correspondente à região de freqüência de transmissão, e transmite o canal de acesso randômico u- sando a informação de controle de transmissão.
7. Sistema de comunicação móvel, de acordo com a reivindica- ção 4, em que o aparelho de estação móvel regula, como a informação de controle de transmissão, a região de freqüência de transmissão correspon- dente ao indicador de informação de qualidade, a potência de transmissão correspondente à região de freqüência de transmissão e a assinatura cor- respondente à razão de transmissão, e transmite o canal de acesso randô- mico usando a informação de controle de transmissão.
8. Sistema de comunicação móvel, de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 7, em que na retransmissão do canal de acesso randômico, o aparelho de estação móvel seqüencialmente repete os procedimentos de retransmissão na região de freqüência de transmissão correspondente ao indicador de informação de qualidade mais baixo do que um valor de medição.
9. Sistema de comunicação móvel, de acordo com a reivindicação 4, em que o aparelho de estação móvel regula, como a informação de controle de transmissão, a assinatura correspondente à razão de transmis- são, e a potência de transmissão correspondente à região de freqüência de transmissão, e transmite o canal de acesso randômico usando a informação de controle de transmissão.
10. Sistema de comunicação móvel, de acordo com a reivindicação 4, em que o aparelho de estação móvel regula, como a informação de controle de transmissão, a região de freqüência de transmissão correspon- dente à razão de transmissão e à potência de transmissão correspondente à região de freqüência de transmissão, e transmite um canal de acesso ran- dômico usando a informação de controle de transmissão.
11. Sistema de comunicação móvel, de acordo com a reivindicação 3, em que a região de freqüência de transmissão é obtida pela divisão de uma largura de banda de transmissão do aparelho de estação base em uma pluralidade de regiões correspondentes à qualidade de recepção do aparelho de estação móvel, e uma potência de transmissão diferente é regulada para cada região de freqüência de transmissão.
12. Sistema de comunicação móvel, de acordo com a reivindicação 11, em que o aparelho de estação móvel regula, como a informação de controle de transmissão, a potência de transmissão correspondente ao indi- cador de informação de qualidade, e transmite o canal de acesso randômico usando a informação de controle de transmissão.
13. Sistema de comunicação móvel, de acordo com a reivindicação 11, em que o aparelho de estação móvel regula, como a informação de controle de transmissão, a potência de transmissão correspondente ao indi- cador de informação de qualidade e a assinatura correspondente à razão de transmissão, e transmite o canal de acesso randômico usando a informação de controle de transmissão.
14. Aparelho de estação móvel, que se comunica com um apare- lho de estação base, que compreende: um dispositivo de regulagem de informação de controle de transmissão para regulagem da informação de controle de transmissão em torno de um canal de acesso randômico com base em pelo menos uma informação de um indicador de informação de qualidade medida e uma razão de transmissão do canal de acesso randômico; e um dispositivo de transmissão para transmissão do canal de a- cesso randômico usando-se a informação de controle de transmissão; em que a informação de controle de transmissão inclui uma dentre uma região de freqüência de transmissão, uma potência de transmissão e uma assinatura do canal de acesso randômico ou uma combinação dos mesmos.
15. Aparelho de estação móvel, de acordo com a reivindicação 14, em que o dispositivo de regulagem de informação de controle de trans- missão regula, como a informação de controle de transmissão, a região de freqüência de transmissão com base no indicador de informação de qualida- de, e uma potência de transmissão predeterminada correspondente à região de freqüência de transmissão.
16. Aparelho de estação móvel, de acordo com a reivindicação 14, em que o dispositivo de regulagem de informação de controle de trans- missão regula, como a informação de controle de transmissão, a região de freqüência de transmissão com base em uma combinação do indicador de informação de qualidade e de uma razão de transmissão, e uma potência de transmissão predeterminada correspondente à região de freqüência de transmissão.
17. Aparelho de estação móvel, de acordo com a reivindicação 14, em que o dispositivo de regulagem de informação de controle de trans- missão regula, como a informação de controle de transmissão, a região de freqüência de transmissão com base no indicador de informação de qualida- de, uma potência de transmissão predeterminada correspondente à região de freqüência de transmissão e a assinatura com base na razão de transmissão.
18. Aparelho de estação móvel, de acordo com qualquer uma das reivindicações 15 a 17, em que na retransmissão do canal de acesso randômico, o dispositivo de regulagem de informação de controle de trans- missão seqüencialmente repete procedimentos de retransmissão na região de freqüência de transmissão correspondente ao indicador de informação de qualidade mais baixo do que um valor de medição.
19. Aparelho de estação móvel, de acordo com a reivindicação 14, em que o dispositivo de regulagem de informação de controle de trans- missão regula, como a informação de controle de transmissão, a assinatura com base no indicador de informação de qualidade, a região de freqüência de transmissão com base na razão de transmissão e a potência de trans- missão correspondente à região de freqüência de transmissão.
20. Aparelho de estação móvel, de acordo com a reivindicação 14, em que o dispositivo de regulagem de informação de controle de trans- missão regula, como a informação de controle de transmissão, a região de freqüência de transmissão com base na razão de transmissão, e uma potên- cia de transmissão predeterminada correspondente à região de freqüência de transmissão.
21. Aparelho de estação móvel, de acordo com a reivindicação 14, em que o dispositivo de regulagem de informação de controle de trans- missão regula, como a informação de controle de transmissão, uma potência de transmissão predeterminada correspondente ao indicador de informação de qualidade.
22. Aparelho de estação móvel, de acordo com a reivindicação 14, em que o dispositivo de regulagem de informação de controle de trans- missão regula, como a informação de controle de transmissão, uma potência de transmissão predeterminada correspondente ao indicador de informação de qualidade, e a assinatura com base na razão de transmissão.
23. Aparelho de estação base, que se comunica com um apare- lho de estação móvel, que compreende: um dispositivo de recepção para recepção de um canal de aces- so randômico transmitido a partir do aparelho de estação móvel; um dispositivo de análise para análise de uma informação de controle de transmissão notificada no canal de acesso randômico; e um dispositivo de programação para determinação do estado do aparelho de estação móvel a partir de um resultado de análise do dispositivo de análise, e realizando uma programação correspondente ao estado do aparelho de estação móvel.
24. Aparelho de estação base, de acordo com a reivindicação 23, em que o dispositivo de programação realiza uma programação com ba- se em uma posição da região de freqüência de transmissão do canal de a- cesso randômico incluído na informação de controle de transmissão.
25. Aparelho de estação base, de acordo com a reivindicação 23, em que o dispositivo de programação realiza uma programação com ba- se em uma posição da região de freqüência de transmissão e um número de uma assinatura do canal de acesso randômico incluído na informação de controle de transmissão.
26. Aparelho de estação base, de acordo com a reivindicação 23, em que o dispositivo de programação realiza uma programação com ba- se em uma qualidade de recepção do canal de acesso randômico recebido a partir do aparelho de estação móvel.
27. Aparelho de estação base, de acordo com a reivindicação 23, em que o dispositivo de programação realiza uma programação com ba- se em uma qualidade de recepção do canal de acesso randômico recebido a partir do aparelho de estação móvel e um número de uma assinatura do ca- nal de acesso randômico incluído na informação de controle de transmissão.
28. Método de transmissão de um canal de acesso randômico a partir de um aparelho de estação móvel que se comunica com um aparelho de estação base, Em que o aparelho de estação móvel determina a informação de controle de transmissão em torno de um canal de acesso randômico com base em um estado do aparelho de estação móvel no momento da transmis- são do canal de acesso randômico, e O aparelho de estação base determina o estado do aparelho de estação móvel com base na informação de controle de transmissão notifica- da no canal de acesso randômico, e realiza uma programação correspon- dente ao estado do aparelho de estação móvel.
BRPI0716714-8A 2006-08-29 2007-08-20 Aparelho de estação móvel para transmitir um canal de acesso randômico para um aparelho de estação base e método para transmitir um canal de acesso randômico a partir de um aparelho de estação móvel para um aparelho de estação base BRPI0716714B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2006232464 2006-08-29
JP2006-232464 2006-08-29
PCT/JP2007/066093 WO2008026461A1 (en) 2006-08-29 2007-08-20 Mobile communications system, mobile station device, base station device and random access channel transmission method

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0716714A2 true BRPI0716714A2 (pt) 2013-09-03
BRPI0716714B1 BRPI0716714B1 (pt) 2020-09-29

Family

ID=39135743

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0716714-8A BRPI0716714B1 (pt) 2006-08-29 2007-08-20 Aparelho de estação móvel para transmitir um canal de acesso randômico para um aparelho de estação base e método para transmitir um canal de acesso randômico a partir de um aparelho de estação móvel para um aparelho de estação base

Country Status (6)

Country Link
US (2) US8503413B2 (pt)
EP (1) EP2063659B1 (pt)
JP (2) JP4705985B2 (pt)
CN (1) CN101513112B (pt)
BR (1) BRPI0716714B1 (pt)
WO (1) WO2008026461A1 (pt)

Families Citing this family (35)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101300757B (zh) * 2005-11-04 2017-08-11 日本电气株式会社 无线电通信系统及用于其的发送功率控制方法
TWI479933B (zh) * 2006-10-10 2015-04-01 Interdigital Tech Corp 為傳輸至多數無線傳輸/接收單元下行鏈結共用服務發送回饋之方法及裝置
WO2008153095A1 (ja) * 2007-06-15 2008-12-18 Sharp Kabushiki Kaisha 基地局装置、移動局装置、無線通信システム、プログラム、ランダムアクセスレスポンス送信方法およびランダムアクセスレスポンス受信方法
EP2144474B1 (en) 2007-08-08 2012-02-08 Sharp Kabushiki Kaisha Method, radio communication system and mobile station device
JP2009055356A (ja) * 2007-08-27 2009-03-12 Ntt Docomo Inc 移動通信システムにおける基地局装置、移動局装置および基地局制御方法
WO2009116407A1 (ja) * 2008-03-21 2009-09-24 シャープ株式会社 移動局装置および再送方法
WO2009128642A2 (en) * 2008-04-14 2009-10-22 Lg Electronics Inc. Method and apparatus for performing random access procedures
US8830982B2 (en) 2008-05-05 2014-09-09 Industrial Technology Research Institute System and method for multicarrier uplink control
JP5213586B2 (ja) * 2008-08-25 2013-06-19 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ ユーザ装置及び基地局装置並びに通信制御方法
KR20120093455A (ko) 2008-08-29 2012-08-22 인터디지탈 패튼 홀딩스, 인크 다운링크 공유 서비스에 대한 피드백 신호를 전송하고 무선 송수신 유닛의 갯수를 추정하기 위한 방법 및 장치
CN101686098B (zh) * 2008-09-27 2012-11-21 富士通株式会社 选择调制编码方案组合的方法和装置及通信系统
JP5375832B2 (ja) 2008-10-15 2013-12-25 富士通株式会社 送信装置、受信装置、送信方法および受信方法
EP2180748B1 (en) * 2008-10-21 2017-04-05 Fujitsu Limited Inter-cell interference mitigation signalling methods
WO2010103895A1 (ja) 2009-03-13 2010-09-16 シャープ株式会社 移動局装置、基地局装置、集積回路、およびランダムアクセス問題の検出方法
KR101450407B1 (ko) 2009-08-25 2014-10-14 인터디지탈 패튼 홀딩스, 인크 그룹 통신을 관리하기 위한 방법 및 장치
FR2952268B1 (fr) * 2009-10-30 2011-12-09 Canon Kk Procede et dispositif de gestion de communications dans un reseau sans fil, produit programme d'ordinateur et moyen de stockage correspondants.
CN102014514B (zh) * 2009-11-10 2014-01-15 电信科学技术研究院 一种用户设备双工制式信息的获取方法及设备
EP2337408A1 (en) * 2009-12-15 2011-06-22 Alcatel Lucent Method for managing power levels in a wireless cellular network
US8688156B2 (en) * 2010-01-08 2014-04-01 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and apparatus for controlling link margin
US8571482B2 (en) * 2010-09-11 2013-10-29 Nokia Corporation Dynamic autonomous resource allocation and channel access in cellular System Uplink
US9258830B2 (en) 2011-03-28 2016-02-09 Lg Electronics Inc. Method and device for random access in mobile communication system
KR20120123997A (ko) * 2011-05-02 2012-11-12 주식회사 팬택 랜덤 액세스 장치 및 방법
US8761068B2 (en) * 2011-08-15 2014-06-24 Qualcomm Incorporated Supporting DL triggered HS-DPCHH in a cell in CELL—FACH
JP5834639B2 (ja) * 2011-09-02 2015-12-24 ソニー株式会社 通信装置、通信方法、通信システム、および基地局
JP2013055461A (ja) * 2011-09-02 2013-03-21 Sony Corp 通信装置、通信方法、通信システム、および基地局
US10148397B2 (en) * 2011-12-30 2018-12-04 Nokia Solutions And Networks Oy Contention based access in a communications system
US9078144B2 (en) * 2012-05-02 2015-07-07 Nokia Solutions And Networks Oy Signature enabler for multi-vendor SON coordination
WO2014025300A1 (en) * 2012-08-10 2014-02-13 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Methods and apparatuses for handling connection setups in a telecommunications system
KR102058924B1 (ko) * 2013-03-15 2019-12-24 퀄컴 인코포레이티드 Lte에서 빔포밍을 이용한 개선된 랜덤 액세스 절차
US9596696B1 (en) * 2014-08-06 2017-03-14 Sprint Spectrum L.P. Systems and methods for determining broadcast parameters for an area
CN107637157B (zh) * 2015-04-29 2021-08-03 交互数字专利控股公司 用于wlan中的子信道化传输方案的方法和设备
US10966257B2 (en) * 2017-01-23 2021-03-30 Guangdong Oppo Mobile Telecommunications Corp., Ltd. Random access method, terminal apparatus, and network apparatus
WO2018209593A1 (en) 2017-05-17 2018-11-22 Zte Corporation Uplink carrier access
US11140628B2 (en) * 2017-09-11 2021-10-05 Continental Automotive Gmbh Method for controlling power of a radio frequency system
US11671858B2 (en) 2018-09-28 2023-06-06 Lg Electronics Inc. Relaxed measurement based on data transmission

Family Cites Families (31)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5657323A (en) * 1995-07-24 1997-08-12 Motorola, Inc. Method and apparatus for signal transmission in a communication system
US5893036A (en) * 1997-01-30 1999-04-06 Motorola, Inc. Transmission power control method
FI103541B1 (fi) * 1997-04-28 1999-07-15 Nokia Mobile Phones Ltd Menetelmä pakettikytkentäisen datan siirtoon matkapuhelinjärjestelmässä
US6091717A (en) * 1997-05-05 2000-07-18 Nokia Mobile Phones Limited Method for scheduling packet data transmission
JP3127867B2 (ja) * 1997-11-28 2001-01-29 日本電気株式会社 移動通信システムにおけるランダムアクセス制御方法
GB0008488D0 (en) 2000-04-07 2000-05-24 Koninkl Philips Electronics Nv Radio communication system and method of operating the system
JP3545682B2 (ja) * 2000-07-04 2004-07-21 松下電器産業株式会社 高速パケット伝送システム
JP2001204086A (ja) * 2000-12-01 2001-07-27 Mitsubishi Electric Corp 無線データ伝送装置
JP2003333661A (ja) 2002-05-15 2003-11-21 Nec Corp 移動通信システム、無線基地局装置及びそれらに用いるランダムアクセス制御方法
US8107885B2 (en) 2002-10-30 2012-01-31 Motorola Mobility, Inc. Method and apparatus for providing a distributed architecture digital wireless communication system
JP2004215104A (ja) 2003-01-07 2004-07-29 Matsushita Electric Ind Co Ltd 送信割り当て制御装置及び送信割り当て制御方法
ES2398748T3 (es) * 2003-07-25 2013-03-21 Panasonic Corporation Aparato y método para transmisión/recepción multiportador con valuación de calidad de transmisión
FI20031702A0 (fi) * 2003-11-21 2003-11-21 Nokia Corp Useiden kantoaaltojen allokointi usealle käyttäjälle viestintäjärjestelmässä
JP3898192B2 (ja) * 2004-03-29 2007-03-28 株式会社日立国際電気 適応変調方式を使用した無線通信方法及び無線通信装置
CN102711233B (zh) 2004-06-10 2016-06-01 知识产权之桥一号有限责任公司 通信终端装置、基站装置及通信方法
KR100742127B1 (ko) * 2004-06-25 2007-07-24 삼성전자주식회사 직교 주파수 분할 다중 접속 이동통신시스템에서 상향링크 랜덤 접속 채널을 송수신하기 위한 장치 및 방법
US7463592B2 (en) * 2004-12-03 2008-12-09 Microsoft Corporation Protocol for exchanging control data to mitigate interference problems in wireless networking
FI20055389A0 (fi) * 2005-07-05 2005-07-05 Nokia Corp Parannettu virheellisten kanavansaantipyyntöjen havaitseminen
EP1927193B1 (en) * 2005-09-19 2014-04-23 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Method for setting power levels for user equipments
RU2416177C2 (ru) * 2005-11-04 2011-04-10 НТТ ДоМоСо, Инк. Способ пакетной связи, мобильная станция и базовая станция радиосвязи
WO2007052746A1 (ja) * 2005-11-04 2007-05-10 Ntt Docomo, Inc. 伝送制御方法、移動局及び無線基地局
JP4431176B2 (ja) * 2006-02-10 2010-03-10 パナソニック株式会社 無線送信装置及び無線送信方法
JP2007227996A (ja) 2006-02-21 2007-09-06 Sharp Corp 移動局装置、基地局装置、移動局装置のランダムアクセス方法、使用周波数帯域のマッピング方法、スケジューリング方法、プログラム及び記録媒体
US8098745B2 (en) * 2006-03-27 2012-01-17 Texas Instruments Incorporated Random access structure for wireless networks
EP2002626A2 (en) 2006-03-27 2008-12-17 Texas Instruments Incorporated Random access structure for wireless networks
EP3694262A1 (en) * 2006-10-03 2020-08-12 InterDigital Technology Corporation Combined open loop/closed lopp (cqi-based) uplink transmit power control with interference mitigation for e-utra
TWI479933B (zh) * 2006-10-10 2015-04-01 Interdigital Tech Corp 為傳輸至多數無線傳輸/接收單元下行鏈結共用服務發送回饋之方法及裝置
CN102724018B (zh) * 2006-10-23 2016-01-20 交互数字技术公司 用于发送及接收信道质量指示符的方法和设备
CN106102179B (zh) * 2006-11-03 2019-08-13 谷歌技术控股有限责任公司 在无线通信系统中调度远程单元
GB2461780B (en) * 2008-06-18 2011-01-05 Lg Electronics Inc Method for detecting failures of random access procedures
US8472968B1 (en) * 2008-08-11 2013-06-25 Marvell International Ltd. Location-based detection of interference in cellular communications systems

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0716714B1 (pt) 2020-09-29
WO2008026461A1 (en) 2008-03-06
EP2063659A4 (en) 2011-07-27
CN101513112A (zh) 2009-08-19
CN101513112B (zh) 2012-12-12
EP2063659B1 (en) 2020-02-26
USRE47489E1 (en) 2019-07-02
JP2011120304A (ja) 2011-06-16
JP4705985B2 (ja) 2011-06-22
JP5259758B2 (ja) 2013-08-07
US20100290407A1 (en) 2010-11-18
JPWO2008026461A1 (ja) 2010-01-21
US8503413B2 (en) 2013-08-06
EP2063659A1 (en) 2009-05-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0716714A2 (pt) sistema de comunicaÇço màvel, aparelho de estaÇço màvel, aparelho de estaÇço base e mÉtodo de transmissço de canal de acesso randâmico
US11582005B2 (en) Device, network, and method for wideband LTE single OFDM symbol uplink transmission
CN106688292B (zh) 终端、基站以及通信方法
WO2019111619A1 (ja) 端末装置、基地局装置および通信方法
WO2019130938A1 (ja) 基地局装置、端末装置および通信方法
WO2015064738A1 (ja) 端末装置、基地局装置および方法
JP2019140512A (ja) 端末装置、基地局装置および通信方法
WO2015141829A1 (ja) 端末装置、および、基地局装置
US11337187B2 (en) Terminal and radio communication method
WO2015129578A1 (ja) 端末装置、基地局装置および方法
WO2015141770A1 (ja) 端末装置、基地局装置および方法
WO2019065189A1 (ja) 基地局装置、端末装置および通信方法
BR112021011052A2 (pt) Sinalização de um subconjunto de coresets selecionados em cot
KR20200099703A (ko) 무선 통신 시스템에서 상향링크 기준신호 송수신 방법 및 장치
WO2019065191A1 (ja) 基地局装置、端末装置および通信方法
WO2019111589A1 (ja) 基地局装置、端末装置および通信方法
WO2019111590A1 (ja) 基地局装置、端末装置および通信方法
JP2022116517A (ja) 基地局装置、端末装置および通信方法
JP2023078486A (ja) 通信装置および通信方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04B 7/26 , H04J 1/00 , H04W 74/08

Ipc: H04W 74/08 (2009.01), H04W 72/12 (2009.01), H04B 7

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/09/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.