BRPI0716040B1 - Método, sistema e aparelho para fornecer informações de gerenciamento de mobilidadedurante uma comutação entre células (handoff) em um sistema celular - Google Patents

Método, sistema e aparelho para fornecer informações de gerenciamento de mobilidadedurante uma comutação entre células (handoff) em um sistema celular Download PDF

Info

Publication number
BRPI0716040B1
BRPI0716040B1 BRPI0716040-2A BRPI0716040A BRPI0716040B1 BR PI0716040 B1 BRPI0716040 B1 BR PI0716040B1 BR PI0716040 A BRPI0716040 A BR PI0716040A BR PI0716040 B1 BRPI0716040 B1 BR PI0716040B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
access node
cells
handover
mobile device
mobility information
Prior art date
Application number
BRPI0716040-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Sebire Benoist
Pirskanen Juho
J Rinne Mikko
Original Assignee
Nokia Corp
Nokia Technologies Oy
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nokia Corp, Nokia Technologies Oy filed Critical Nokia Corp
Publication of BRPI0716040A2 publication Critical patent/BRPI0716040A2/pt
Publication of BRPI0716040B1 publication Critical patent/BRPI0716040B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/0005Control or signalling for completing the hand-off
    • H04W36/0055Transmission or use of information for re-establishing the radio link
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W8/00Network data management
    • H04W8/02Processing of mobility data, e.g. registration information at HLR [Home Location Register] or VLR [Visitor Location Register]; Transfer of mobility data, e.g. between HLR, VLR or external networks
    • H04W8/08Mobility data transfer
    • H04W8/14Mobility data transfer between corresponding nodes
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/08Reselecting an access point
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W92/00Interfaces specially adapted for wireless communication networks
    • H04W92/16Interfaces between hierarchically similar devices
    • H04W92/20Interfaces between hierarchically similar devices between access points

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Databases & Information Systems (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Telephonic Communication Services (AREA)

Abstract

método, programa de computador incorporado em um meio legível por computador, sistema e aparelho para fornecer informações de gerenciamento de mobilidade durante uma comutação entre células (handoff) em um sistema celular trata-se da apresentação de um método para transferência entre células (handover). o método compreende a geração de informações de mobilidade que se associam a um dispositivo móvel fixado a um primeiro nó de acesso . as informações de mobilidade são, então, comunicadas a um segundo nó de acesso para uso em uma transferência entre células (handover) do dispositivo móvel a partir do primeiro nó de acesso para o segundo nó de a;esso.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção: “MÉTODO, SISTEMA E APARELHO PARA FORNECER INFORMAÇÕES DE GERENCIAMENTO DE MOBILIDADE DURANTE UMA COMUTAÇÃO ENTRE CÉLULAS (HANDOFF) EM UM SISTEMA CELULAR” [001] A presente invenção refere-se a um sistema de comunicação e, em particular, à transferência entre células (handover) de um dispositivo móvel entre pelo menos dois nós de acesso.
[002] Um dispositivo de comunicação pode ser entendido como um dispositivo dotado de comunicação apropriada e controle de recursos para viabilizar o uso deste para comunicação com terceiros. A comunicação pode compreender, por exemplo, a comunicação de voz, correio eletrônico (email), mensagens de texto, multimídia e etc. Um dispositivo de comunicação permite tipicamente que um usuário do dispositivo receba e transmita comunicação através de um sistema de comunicação e, assim, possa ser usado para acessar várias aplicações.
[003] Um sistema de comunicação facilita a comunicação entre duas ou mais entidades como dispositivos de comunicação, entidades de rede e outros nós. Um sistema de comunicação pode ser fornecido por uma ou mais rede de interconexão. Um ou mais nós de porta de acesso podem ser fornecidos para interconectar várias redes do sistema. Por exemplo, um nó de porta de acesso é tipicamente fornecido entre uma rede de acesso e outras redes de comunicação, por exemplo, uma rede núcleo e/ou uma rede de dados.
[004] Um sistema de acesso permite que o dispositivo de comunicação acesse o sistema de comunicação mais amplo. Um acesso aos sistemas de comunicação mais amplos pode ser fornecido por meio de uma linha fixa, uma interface de comunicação sem fio ou uma combinação destas. Os sistemas de comunicação que fornecem acesso sem fio possibilitam tipicamente pelo menos alguma mobilidade para os usuário s destes. Exemplos destes incluem sistemas de comunicação sem fio em que o acesso é fornecido por meio de uma disposição de redes de acesso celular. Outros
Petição 870190081028, de 20/08/2019, pág. 10/30
2/16 exemplos de tecnologias de acesso sem fio incluem diferentes redes de área local sem fio (WLANs) e satélite com base em sistemas de comunicação.
[005] Um sistema de acesso sem fio opera tipicamente de acordo com um padrão sem fio e/ou com um conjunto de especificações, que definem o que os vários elementos do sistema são permitidos a fazer e como isto deve ser alcançado. Por exemplo, o padrão ou a especificação pode definir se o usuário, ou mais precisamente o equipamento do usuário, é fornecido com um portador comutado por circuito, um portador comutado por pacote ou ambos. Os protocolos e/ou parâmetros de comunicação que devem ser usados para a conexão também são tipicamente definidos. Por exemplo, a maneira na qual a comunicação deve ser implantada entre o equipamento do usuário e os elementos das redes, e suas funções e responsabilidades são definidas tipicamente por um protocolo de comunicação prédefinido.
[006] Nos sistemas celulares, uma entidade de rede na forma de uma estação base fornece um nó para comunicação com dispositivos móveis em uma ou mais células ou setores. Nota-se que em certos sistemas, a estação base é chamada ' Nó B' . Quando um dispositivo móvel se move de uma estação base para outra estação base, as técnicas de transferência entre células (handover) são usadas para assegurar que a comunicação não seja perdida como uma consequência do movimento. Existem muitas técnicas diferentes de processamento de sinais para transmissão entre a estação base e o equipamento do usuário, e a técnica precisa de transferência entre células (handover) que usada depende do sistema de acesso.
[007] Tipicamente, a operação de um aparelho da estação base e outros aparelhos de um sistema de acesso exigidos para a comunicação é controlada por uma entidade de controle particular. Uma entidade de controle é tipicamente interconectada com outras entidades de controle da comunicação rede particular. O gerenciamento da transferência entre células (handover) é tipicamente fornecido por uma entidade de controle de transferência entre células (handover) apropriada do sistema de comunicação celular. O controlador de transferência entre células
Petição 870190081028, de 20/08/2019, pág. 11/30
3/16 (handover) tipicamente fornece um controle centralizado de transferências entre células (handover) em uma rede de acesso via rádio para controlar apropriadamente a transferência entre células (handover) em células diferentes da rede de acesso. Por exemplo, um controlador de rede via rádio (RNC) gerencia de modo centralizado as transferências entre células (handover) em Redes de Acesso via Rádio Terrestre Universal (UTRAN) e um controlador de estação base (BSC) gerencia as transferências entre células (handover) em GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis), EDGE (Dados Aprimorados para Evolução Global) e Redes de Acesso via Rádio (GER AN).
[008] Entretanto, tem sido proposto que várias funções de controle que têm sido tipicamente manuseadas por um controlador centralizado podem ser manuseadas também em uma maneira distribuída. Este tipo de arquitetura distribuída é muitas vezes chamada de arquitetura plana . Tendo em vista o gerenciamento da transferência entre células (handover) significa que não existe nó central em uma rede de acesso via rádio, porém o controle da transferência entre células (handover) é distribuído para ser cuidado por uma estação base e funções de controle local associadas a este.
[009] Um exemplo não-limitativo de tais arquiteturas consiste em um conceito conhecido como Acesso via Rádio Terrestre Universal Desenvolvido (E-UTRA) . Uma Rede de Acesso via Rá dio Terrestre Universal Desenvolvida (E-UTRAN) consiste em Bs de nó E-UTRA N (eNBs) que são configuradas para fornecer funcionalidades de controle e estação base da rede de acesso via rádio. As eNBs podem fornecer recursos de E-UTRA como controle de enlace de rádio/con trole de acesso ao meio/protocolo de camada física (RLC/MAC/PHY) para plano de usuário e controlar terminações de protocolo de plano de controle de recurso de rádio (RRC) voltadas aos dispositivos móveis. As eNBs podem fazer interface com uma porta e acesso E- UTRAN (aGW) através de uma interface chamada S1,e podem ser interconectadas através de uma interface chamada X2.
Petição 870190081028, de 20/08/2019, pág. 12/30
4/16 [010] Entretanto, uma arquitetura plana não fornece uma entidade de gerenciamento central para gerenciar as transferências entre células (handover). Isto significa que algumas informações que estariam disponíveis em um nó central como UTRAN RNC ou GERAN BSC podem desaparecer quando o dispositivo móvel se move de um nó de acesso E-UTRA para outro. Isto pode gerar ineficiências na mobilidade e no gerenciamento de recurso de rádio. Em casos extremos, a perda destas informações pode até mesmo resultar em dados perdidos e falhas nas transferências entre células (handover). De acordo com uma modalidade, é fornecido um método em as informações de mobilidade associadas a um dispositivo móvel fixado a um primeiro nó de acesso são geradas. As informações de mobilidade são, então, comunicadas a um segundo nó de acesso para uso em uma transferência entre células (handover) do dispositivo móvel a partir do nó de acesso para o segundo nó de acesso.
[011] De acordo com outra modalidade, é fornecido um método em que as informações de mobilidade são recebidas em uma estação base alvo de pelo menos uma estação base fonte e um dispositivo móvel, as informações são associadas com o dispositivo móvel. As informações são, então, usadas no gerenciamento de uma transferência entre células (handover) do dispositivo móvel para a estação base alvo. [012] De acordo com uma modalidade adicional, é fornecido um aparelho que compreende uma interface para receber informações de mobilidade associadas a um dispositivo móvel. O aparelho compreende, ainda, um controlador configurado para utilizar as informações de mobilidade em uma transferência entre células (handover), para essa finalidade, do dispositivo móvel a partir de um nó de acesso.
[013] De acordo com outra modalidade, é fornecido um aparelho que compreende um controlador configurado para gerar as informações de mobilidade em associação com um dispositivo móvel. O aparelho compreende adicionalmente uma interface para comunicar as informações de mobilidade para um nó de acesso para
Petição 870190081028, de 20/08/2019, pág. 13/30
5/16 uso em uma transferência entre células (handover) do dispositivo móvel para o nó de acesso.
[014] Ainda, uma modalidade adicional fornece um sistema que compreende um primeiro nó de acesso e um controlador configurado para gerar as informações de mobilidade associadas a um dispositivo móvel fixado ao primeiro nó de acesso. O sistema também compreende um segundo nó de acesso. Uma interface para a comunicação das informações de mobilidade ao segundo nó de acesso é fornecida, o segundo nó de acesso é configurado para utilizar as informações em uma transferência entre células (handover) do dispositivo móvel, para essa finalidade, a partir do primeiro nó de acesso.
[015] De acordo com uma modalidade mais específica, as informações de mobilidade são utilizadas no manuseio de um dispositivo móvel de um nó de acesso para outro. Dessa forma, podem compreender a otimização de gerenciamento de recursos em outro nó de acesso. Uma dentre macrocélula, microcélula e picocélula pode ser selecionada com base nas informações de mobilidade.
[016] As informações de mobilidade podem compreender informações relacionadas a, pelo menos, um dentre frequência de transferências entre células (handover), número de transferências entre células (handover), tempo de, pelo menos, uma transferência entre células (handover) anterior, tempo de entrada do dispositivo móvel no primeiro nó de acesso, tamanho de uma área de serviço associada ao primeiro nó de acesso e uma identidade associada ao primeiro nó de acesso.
[017] Visando um melhor entendimento da presente invenção e de como esta pode ser executada efetivamente, será feita uma referência, somente por meio de exemplo, aos desenhos em anexo, nos quais:
A Figura 1 mostra uma apresentação esquemática de dois sistemas de acesso sem fios que um dispositivo móvel pode usar para acessar uma rede de dados;
A Figura 2 mostra uma vista parcialmente selecionada de um dispositivo móvel;
Petição 870190081028, de 20/08/2019, pág. 14/30
6/16
A Figura 3 é um fluxograma de acordo com uma modalidade;
A Figura 4 mostra um fluxograma indicativo de acordo com uma modalidade específica; e
A Figura 5 ilustra tamanhos de células diferentes em uma área.
[018] Antes da explicação em detalhes de certas modalidades exemplificativas, certos princípios gerais de acesso sem fio a um sistema de comunicação são brevemente explicados com referência às Figuras 1 e 2.
[019] Um dispositivo de comunicação pode ser usado para acessar vários serviços e/ou aplicações fornecidas através de sistemas de comunicação. Em sistemas móveis ou sem fio, o acesso é fornecido através de uma interface de acesso entre um dispositivo móvel 1 e um sistema de acesso sem fio 10 e 20 apropriado.
[020] Um dispositivo móvel 1 pode tipicamente acessar sem fio um sistema de comunicação através de pelo menos uma estação base 12 e 22 ou similar, nó de transmissor e/ou receptor sem fio. Os exemplos não-limitativos de nós de acesso apropriados consistem em uma estação base de um sistema celular e uma estação base de uma rede de área local sem fio (WLAN). Cada dispositivo móvel pode ter um ou mais canais de rádio abertos ao mesmo tempo e pode ser conectado a mais de uma estação base.
[021] Uma estação base é tipicamente controlada por pelo menos uma entidade controladora 13, 23 apropriada a fim de permitir a operação desta e o gerenciamento de dispositivos móveis em comunicação com a estação base. A entidade controladora é tipicamente fornecida com capacidade de memória e pelo menos um processador de dados.
[022] Um dispositivo móvel pode ser usado para acessar várias aplicações. Por exemplo, um dispositivo móvel pode acessar aplicações fornecidas em uma rede de dados 30. Por exemplo, várias aplicações podem ser oferecidas em uma rede de dados que é baseada no Protocolo de Internet (IP) ou qualquer outro protocolo apropriado.
Petição 870190081028, de 20/08/2019, pág. 15/30
7/16 [023] Na Figura 1, os nós da estação base 12 e 22 são conectados à rede de dados 30 através de portas de acesso apropriadas 15 e 25 respectivamente. Uma porta de acesso funciona entre um nó da estação base nó, e outra rede pode ser fornecida por meio de nó de porta de acesso apropriado, por exemplo, uma porta de acesso de dados de pacote e/ou uma porta de acesso.
[024] A Figura 2 mostra uma vista esquemática parcialmente seccionada de um dispositivo móvel 1 que pode ser usado para acessar um sistema de comunicação através de uma interface sem fio. O dispositivo móvel 1 da Figura 1 pode ser usado para várias tarefas como fazer e receber chamadas telefônicas, receber e enviar dados de e para uma rede de dados e para experimentar, por exemplo, multimídia ou outro conteúdo.
[025] Um dispositivo apropriado pode ser fornecido por qualquer dispositivo capaz de pelo menos enviar ou receber sinais de rádio. Os exemplos não-limitativos incluem uma estação móvel (MS), um computador portátil fornecido com um cartão de interface sem fio ou outra instalação de interface sem fio, assistente de dados pessoal (PDA) fornecido com recursos para comunicação sem fio, qualquer combinação destes ou similares. O dispositivo móvel 1 pode se comunicar através de uma disposição de interface de rádio do dispositivo móvel. Na Figura 1, a disposição de interface de rádio é designada esquematicamente por bloco 7. A disposição de interface pode ser fornecida, por exemplo, por meio de uma peça de rádio e disposição de antena associada. A disposição de antena pode ser disposta interna ou externamente em relação ao dispositivo móvel.
[026] Um dispositivo móvel é tipicamente fornecido com pelo menos uma entidade de processamento de dados 3 e pelo menos uma memória 4 para usar em tarefas designadas à execução. As entidades de processamento e armazenamento de dados podem ser fornecidas em uma placa de circuito e/ou em grupos de circuitos integrados apropriados. Este recurso é denotado pela referência 6.
[027] O usuário pode controlar a operação do dispositivo móvel por meio de uma interface de usuário como bloco de teclas 2, comandos de voz, tela ou bloco sensível
Petição 870190081028, de 20/08/2019, pág. 16/30
8/16 ao toque, combinações destas ou similares. Um visor 5, um alto-falante e um microfone também são tipicamente fornecidos. Adicionalmente, um dispositivo móvel pode compreender conectores (com ou sem fio) para outros dispositivos e/ou para conectar acessórios externos, por exemplo, equipamento mãos livres (handsfree), ao mesmo.
[028] O dispositivo móvel 1 pode ser capacitado para se comunicar com inúmeros nós de acesso, por exemplo, quando estiver localizado nas áreas de cobertura de duas estações base 12 e 22 da Figura 1. Esta capacidade é ilustrada na Figura 2 por duas interfaces sem fios 11 e 21.
[029] O dispositivo móvel 1 pode ser transferido entre células de um nó de acesso, como uma estação base, para outro nó de acesso. De acordo com uma modalidade, pelo menos algumas informações em relação à mobilidade de um dispositivo móvel são transferidas ao nó de acesso alvo, por exemplo, a partir de um nó de acesso fonte, durante a transferência entre células (handover). As informações podem ser transferidas sobre qualquer interface apropriada. Um exemplo nãolimitativo de uma disposição de interface apropriada é uma interface X2 entre duas eNBs.
[030] As informações de mobilidade são úteis para propostos de otimização de gerenciamento de mobilidade e manuseio de recursos de rádio. O novo nó de acesso pode usar as informações indicativas de, por exemplo, frequência de transferência entre células (handover) de um dispositivo móvel particular para determinar quão rápido o dispositivo móvel está se movendo. Por exemplo, dentro de uma reunião de recursos de rádio disponíveis, por exemplo, blocos de recurso físicos, alguns dos recursos podem ser mais apropriados para dispositivos móveis com movimentação rápida do que outros. Tais recursos devem, portanto, ser alocados, de modo mais eficiente, a um dispositivo móvel que se movimenta rápido prioritariamente.
[031] O algoritmo para a detecção da velocidade e para executar ações subsequentes como seleção de parâmetros do canal e controle do ajuste de conexão e, ainda, podem ser fornecidos de várias maneiras. Por exemplo, um processador
Petição 870190081028, de 20/08/2019, pág. 17/30
9/16 pode ser configurado para avaliar a velocidade do número de transferências entre células (handover) durante um período de tempo.
[032] Uma modalidade é ilustrada pelo fluxograma da Figura 3. Neste exemplo, as informações relacionadas à mobilidade recente de um dispositivo móvel são geradas em 100. A geração pode ocorrer, por exemplo, em um controlador a serviço, isto é, o nó de acesso antigo e/ou um controlador do dispositivo móvel.
[033] As informações de mobilidade podem compreender informações indicativas da maneira que o dispositivo móvel se move e/ou a velocidade e/ou a direção do movimento deste. As informações de mobilidade podem relatar apenas eventos relativamente recentes. No outro extremo, até mesmo períodos relativamente longos podem ser cobertos, por exemplo, para permitir a análise de padrões de movimento diários de usuário móvel. As informações também podem cobrir outras informações dos sistemas de acesso anteriores visitados recentemente pelo dispositivo móvel.
[034] As informações de mobilidade comunicadas ao novo nó de acesso podem compreender informações como o número de transferências entre células (handover) desde que o dispositivo móvel entrou em um estado “conectado” de controle de recurso de rádio (RRC) e o tempo decorrido desde então e/ou um indicativo de parâmetro da frequência das transferências entre células (handover). De acordo com uma possibilidade, o carimbo de tempo da última transferência entre células (handover) é passado para um novo nó de acesso. Também é possível passar informações sobre o momento quando o dispositivo móvel entrou no nó de acesso fonte e/ou em nós de acesso anteriores. Se áreas de cobertura do nó de acesso diferentemente dimensionadas, como células de rádio diferentemente dimensionadas, forem fornecidas, consulte o exemplo da Figura 5, um indicativo de parâmetro do tamanho de uma célula fonte pode também ser transferido. De acordo com uma possibilidade, uma identidade de célula (cell id) é passada entre os nós de acesso fonte e alvo.
Petição 870190081028, de 20/08/2019, pág. 18/30
10/16 [035] Observa-se que o supracitado são apenas exemplos das informações de mobilidade que podem ser comunicadas a um novo nó de acesso ou alvo. Assim, as informações podem conter, em uma combinação, um ou mais dos exemplos mencionados acima, e/ou quaisquer outras informações que possam ser usadas para determinar o histórico de mobilidade de um dispositivo móvel a ser transferido para um nó de acesso alvo em 102.
[036] As informações de mobilidade podem ser usadas pelo nó de acesso alvo em 104 de várias maneiras. Por exemplo, um algoritmo de gerenciamento de recurso de rádio (RRM) de um controlador de gerenciamento de recurso de rádio pode determinar a velocidade e/ou a direção na qual o dispositivo móvel está se movendo. Estas informações podem, então, ser usadas, por exemplo, para determinar como otimizar a alocação de recursos.
[037] Por exemplo, um dispositivo móvel pode ser fornecido com um tipo diferente de serviço dependendo de sua classe de velocidade alocada, como baseado em uma classificação simples de velocidade em categorias “devagar” e “rápida. Um controlador do novo nó de acesso pode, então, determinar, com base nas informações de mobilidade, se o dispositivo móvel está se movendo rápido ou “devagar. A transferência entre células (handover) e a alocação do recurso podem, então, ser processadas consequentemente, tendo em vista que pode ser importante para uma melhor operação do sistema que um ajuste apropriado seja usado a partir do início para uma conexão transferida entre células para um novo nó de acesso.
[038] Para ilustrar a velocidade com base na classificação adicional, considerase um exemplo em que uma rede de acesso via rádio é designada para operar de uma maneira ótima para velocidades móveis baixas de O a 15 km/h. Velocidades móveis mais altas entre 15 e 120 km/h podem requerer suporte diferente com desempenhos mais altos a partir da rede de acesso. Assim, a estação base alvo pode decidir ajustar a conexão, por exemplo, os canais e as soluções de mobilidade, com o dispositivo móvel consequentemente.
Petição 870190081028, de 20/08/2019, pág. 19/30
11/16 [039] A mobilidade por toda uma rede celular pode até mesmo ser mantida em velocidades de 120 km/h a 350 km/h, ou mesmo até 500 km/h. Pode-se exigir em certas aplicações que serviços em tempo real sejam suportados por toda a faixa de velocidade. No exemplo acima isto significaria que uma terceira categoria, isto é, ‘alta velocidade', pode ser fornecida para velocidades acima de 120 km/h.
[040] O método acima pode ser incorporado em qualquer sistema de acesso fornecendo acesso sem fio por meio de um nó transceptor sem fio e onde as informações de histórico de mobilidade possam ser necessárias por algum motivo. Por exemplo, a arquitetura do sistema de acesso pode ser baseada no conhecimento do E-UTRA e base no uso de Nó de Bs de E-UTRAN (eNBs). Portanto, os exemplos específicos para possíveis mecanismos de sinalização para permitir a passagem de informações sobre transferência entre células (handover) ou outros eventos relacionados à mobilidade de um dispositivo móvel entre nó; de acesso são descritas agora em mais detalhes com referência ao E UTRA e ao fluxograma sinalizador da Figura 4.
[041] Para auxiliar no entendimento das modalidades descritas abaixo, uma de breve descrição de algumas das mensagens associadas com uma transferência entre células (handover) de acordo com o E-UTRA é dada primeiro. Mais particularmente, a transferência entre células (handover) exemplificativa que sinaliza a sequência da Figura 4 é baseada no procedimento de transferência entre células (handover), conforme mostrado na Figura 9.1.5 do projeto de parceria de terceira geração (3GPP) TR 25.813, V7.0.0(2006-06) ' Evolved UTRA and UTRAN - Radio interface protocol aspects'. Nota-se que nem todas as mensagens mostradas podem ser necessárias para carregar qualquer informação associada diretamente com as modalidades.
[042] Conforme mostrado, um dispositivo móvel (UE) pode enviar relatórios de medição 41 para uma estação base a serviço, chamada de eNB Fonte (Nó B de E UTRAN) na Figura 4. A estação base em serviço pode, então, tomar uma decisão com base em um relatório de medição e outras informações, por exemplo, informações de gerenciamento de recursos de rádio, para comutar entre células (handoff) o dispositivo
Petição 870190081028, de 20/08/2019, pág. 20/30
12/16 móvel para outra, isto é, estação base alvo (eNB Alvo na Figura 4). A estação base prepara a estação base alvo para a transferência entre células (handover) através do envio de uma solicitação para a transferência entre células (handover), vide mensagem 42. A mensagem pode conter informações pertinentes à transferência entre células (handover) proposta e incluir também um elemento de informação relacionado ao histórico de mobilidade do dispositivo móvel. Estes dados podem, então, ser armazenados, pelo menos temporariamente, na estação base alvo. Alternativamente, as informações de mobilidade são usadas imediatamente.
[043] A estação base alvo pode, agora, iniciar a preparação para transferência entre células (handover) e responder à estação base fonte fornecendo quaisquer parâmetros requeridos na mensagem 43. Após a recepção de uma aceitação da transferência entre células (handover) da estação base alvo, a estação base fonte pode iniciar pode iniciar a expedição de pacotes d e dados para a estação base alvo. [044] Também pode ser enviada ao dispositivo móvel uma mensagem de comando de transferência entre células (handover) 44, preferencialmente com parâmetros necessários. O dispositivo móvel pode, então, iniciar um processo de sincronização apropriado para a estação base alvo através do envio da mensagem
45. A estação base alvo pode responder por mensagem 46 incluindo parâmetros como alocação de enlace ascendente e avanço de tempo. Estes são usados, então, pelo dispositivo móvel para enviar uma mensagem de confirmação de transferência entre células (handover) 47 à estação base alvo. Esta mensagem tipicamente completa o procedimento de transferência entre células (handover) para o dispositivo móvel.
[045] A estação base alvo pode, então, informar uma transferência entre células (handover) bem-sucedida à estação base fonte por mensagem 48. A última pode, então, limpar os dados já expedidos de sua memória temporária. A informação de localização do dispositivo móvel pode ser atualizada pela mensagem 49 em uma entidade de gerenciamento de mobilidade (MME/UPE) a fim de permitir a expedição de pacotes de dados diretamente para a nova estação, isto é, estação base alvo.
Petição 870190081028, de 20/08/2019, pág. 21/30
13/16 [046] Na modalidade acima, a estação base fonte inclui informações relacionadas à mobilidade do dispositivo móvel na mensagem 42. Isto, entretanto, não é a única possibilidade. Por exemplo, o dispositivo móvel pode gerar as informações de mobilidade e enviá-las diretamente à estação base alvo. Por exemplo, o dispositivo móvel pode incluir as informações na mensagem de confirmação de transferência entre células (handover) 47.
[047] Nesse contexto, pode ser feita também uma referência à Figura 2, que mostra uma segunda entidade de processamento de dados 9 do aparelho móvel adaptado para executar o processamento de dados de acordo com esta modalidade. Mais particularmente, a entidade de processamento de dados 9 do dispositivo móvel 1 pode ser configurada para gerar as informações de mobilidade com base na transferência entre células (handover) e outras informações. O processador 9 ou alternativamente o controlador 3 pode controlar a inclusão destas informações no envio de mensagens para um nó de acesso.
[048] De acordo com uma modalidade, uma avaliação da velocidade de dispositivo móvel é fornecida com base em informações adicionais relacionadas à célula anterior e/ou inúmeras células anteriores visitadas pelo dispositivo móvel. Por exemplo, as informações passadas de uma estação base fonte para uma estação base alvo podem incluir um parâmetro indicativo do tamanho da célula anterior.
[049] Isto pode ser particularmente útil em áreas de cobertura de acesso de rádio como aquelas mostradas na Figura 5. Mais particularmente, a Figura 5 mostra uma apresentação esquemática de área coberta por três tipos de células, a saber, macrocélulas 54, microcélulas 52 e picocélulas 50. Cada uma destas células pode servir a um dispositivo móvel. Uma célula apropriada pode ser selecionada com base na velocidade do dispositivo móvel e/ou em outras informações de mobilidade. As informações de mobilidade podem ser uma medida de distância, por exemplo, em metros, ou uma designação do tipo de célula associado com o tamanho da célula, por exemplo, uma macrocélula, uma microcélula e uma picocélula ou qualquer outro parâmetro apropriado.
Petição 870190081028, de 20/08/2019, pág. 22/30
14/16 [050] As informações de mobilidade passadas entre estações base podem ser uma média variável dos valores que são atualizados em cada transferência entre células (handover). A média variável é também chamada algumas vezes de perda na memória”. A atualização pode ser fornecida com razão de alteração especificada. Por exemplo, um peso da média antiga comparado ao novo valor. De acordo com uma possibilidade, somente um número limitado de valores anteriores pode ser passado como uma tabela, lista ou em outro formato pré-definido.
[051] Se as informações de mobilidade passadas para o novo nó de acesso estiverem na forma de entradas em uma tabela e a medição de distância aplicada for algo similar a um tipo de célula, uma possível implantação consiste em um sistema, onde a alteração no tipo de célula (por exemplo, entre macrocélula, microcélula e picocélula) reajusta os valores da tabela. Pode ser necessário fazer isto, pois as taxas de transferência entre células (handover) medidas em uma camada de célula (por exemplo, macrocélula 54 da Figura 5) podem não ser comparáveis com valores medidos em outra camada de célula (por exemplo, microcélula 52).
[052] De acordo com uma modalidade adicional, uma identidade de célula (id) é transferida entre as estações base em uma transferência entre células (handover). A informação de id de célula pode, então, ser usada para detectar se o dispositivo móvel está executando transferências entre células (handover) “ping-pong” entre as células. Neste caso, qualquer avaliação da velocidade do dispositivo móvel pode não ser sempre útil como tal. Entretanto, a taxa medida de transferência entre células (handover) pode ainda ser usada como uma indicação de que outra camada de célula pode ser mais adequada para o dispositivo móvel, a fim de evitar as transferências entre células (handover) contínuas na fronteira da célula.
[053] As funções de processamento de dados requeridas podem ser fornecidas por meio de um ou mais processadores de dados. Todo o processamento de dados pode ser fornecido em unidade de processamento central de um sistema de acesso ou distribuído por vários módulos de processamento de dados. As funções de processamento de dados descritas acima de um dispositivo móvel podem também ser
Petição 870190081028, de 20/08/2019, pág. 23/30
15/16 fornecidas por processadores separados, consulte, por exemplo, entidades 3 e 9 da Figura 2, ou por um processador integrado. Um produto ou produtos de código de programa de computador adaptado apropriadamente pode ser usado para implantar as modalidades, quando carregado em um processador apropriado, por exemplo, em um processador do dispositivo móvel e/ou controlador de sistema de acesso. Os meios de código de programa podem, por exemplo, executar a geração das informações do histórico de mobilidade, transporte de controle destas, determinação de velocidade e/ou direção e outros recursos de mobilidade característicos do dispositivo móvel, determinar a adequabilidade de uma interface, seleção, geração de mensagens e/ou elemento de informação interpretação ou informação e etc. O produto do código do programa para fornecer a operação pode ser armazenado e fornecido através de um meio portador como um disco, cartão ou fita portadora. Uma possibilidade é transferir por download o produto do código do programa para o dispositivo móvel através de UITR rede de dados.
[054] A modalidade pode ser vantajosa diante do fato de que o nó de acesso alvo é fornecido com informações relacionadas à mobilidade de um dispositivo móvel, mesmo quando não tiver estas informações de um controlador central. O nó de acesso alvo pode, então, utilizar as informações no gerenciamento de uma transferência entre células (handover) a partir de um nó de acesso anterior de uma maneira otimizada. As modalidades podem, em certas situações, reduzir o risco de transferências entre células (handover) falhas ou inapropriadas e/ou perda de dados. [055] Nota-se que enquanto as modalidades têm sido descritas em relação a dispositivos móveis como terminais móveis, as modalidades da presente invenção são aplicáveis a qualquer outro tipo adequado de aparelho para comunicação através de múltiplos nós de acesso onde um dispositivo de comunicação possa ser manuseado completamente de uma interface de comunicação para outra interface de comunicação. A interface sem fios pode até mesmo ser baseada em diferentes tecnologias de acesso. Um dispositivo móvel pode ser configurado para viabilizar o
Petição 870190081028, de 20/08/2019, pág. 24/30
16/16 uso de diferentes tecnologias de acesso, por exemplo, com base em uma implantação multirádio apropriada.
[056] Deve-se observar também que, embora certas modalidades foram descritas acima à guisa de exemplo, com referência às arquiteturas exemplificativas de certas redes celulares e uma rede de área local sem fio, as modalidades podem ser aplicadas a quaisquer outras formas adequadas de sistemas de comunicação, com exceção dos ilustrados e descritos no presente documento. Deve-se notar também que se entende pelo termo interface de acesso como uma referência a qualquer interface de que um aparelho, configurado para a comunicação sem fio, possa usar para acessar aplicações.
[057] Também é mencionado na presente invenção que enquanto o supracitado descreve as modalidades exemplificativas da invenção, existem inúmeras variações e modificações que podem ser feitas à solução apresentada, sem se afastar do escopo e do espírito da presente invenção, conforme definido nas reivindicações em anexo.

Claims (19)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Método que compreende:
    a geração de informações de mobilidade associadas a um dispositivo móvel (1) fixado a um primeiro nó de acesso (12); e a comunicação das informações de mobilidade para um segundo nó de acesso (22) para uso em uma transferência entre células (handover) do dispositivo móvel (1) a partir do primeiro nó de acesso (12) para o segundo nó de acesso (22), caracterizado por a geração das informações de mobilidade compreender a geração de informações acerca de pelo menos um dentre a frequência de transferências entre células (handovers), o número de transferências entre células (handover), o tempo de pelo menos uma transferência entre células (handover) anterior, o tempo de entrada do dispositivo móvel (1) no primeiro nó de acesso (12), e o tamanho de uma área de serviço associada ao primeiro nó de acesso (12).
  2. 2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a comunicação compreender o envio das informações de mobilidade em pelo menos um dentre uma solicitação de transferência entre células (handover) (42) e uma confirmação de mensagem de uma transferência entre células (handover) (47).
  3. 3. Método que compreende:
    o recebimento em um segundo nó de acesso (22) de informações de mobilidade associadas a um dispositivo móvel (1) de pelo menos um dentre um primeiro nó de acesso (12) e o dispositivo móvel (1); e o uso das informações de mobilidade no gerenciamento de uma transferência entre células (handover) do dispositivo móvel (1) para o segundo nó de acesso (22), caracterizado por as informações de mobilidade compreenderem informações acerca de pelo menos um dentre a frequência de transferências entre células (handovers), o número de transferências entre células (handovers), o tempo de pelo menos uma transferência entre células (handover) anterior, o tempo de entrada do dispositivo móvel (1) no primeiro nó de acesso (12), e o tamanho de uma
    Petição 870190081028, de 20/08/2019, pág. 26/30
    2/4 área de serviço associada ao primeiro nó de acesso (12).
  4. 4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por o gerenciamento da transferência entre células (handover) com base nas informações de mobilidade compreender a determinação de uma classe de serviço a ser oferecida ao dispositivo móvel (1).
  5. 5. Método, de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracterizado por o gerenciamento da transferência entre células (handover) com base nas informações de mobilidade compreender a seleção de parâmetros de canal.
  6. 6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 5, caracterizado por o gerenciamento da transferência entre células (handover) com base nas informações de mobilidade compreender o ajuste da conexão de gerenciamento.
  7. 7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 6, caracterizado por o gerenciamento da transferência entre células (handover) com base nas informações de mobilidade compreender a seleção de uma dentre uma macrocélula, uma microcélula e uma picocélula.
  8. 8. Aparelho que compreende:
    um controlador (13) configurado para gerar informações de mobilidade em associação com um dispositivo móvel (1) fixado a um primeiro nó de acesso (12); e uma interface para comunicação das informações de mobilidade a um segundo nó de acesso (22) para uso em uma transferência entre células (handover) do dispositivo móvel (1) para o segundo nó de acesso (22), caracterizado por as informações de mobilidade compreenderem informações acerca de pelo menos um dentre a frequência de transferências entre células (handovers), o número de transferências entre células (handovers), o tempo de pelo menos uma transferência entre células (handover) anterior, o tempo de entrada do dispositivo móvel (1) no primeiro nó de acesso (12), e o tamanho de uma área de serviço associada ao primeiro nó de acesso (12).
  9. 9. Aparelho, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por o
    Petição 870190081028, de 20/08/2019, pág. 27/30
    3/4 controlador (13) ser configurado para gerar as informações de mobilidade no primeiro nó de acesso (12).
  10. 10. Aparelho, de acordo com as reivindicações 8 e 9, em que o aparelho é caracterizado por ser configurado para comunicar as informações de mobilidade em pelo menos uma dentre uma solicitação para uma transferência entre células (handover) (42) e uma confirmação de mensagem uma transferência entre células (handover) (47).
  11. 11. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 10, caracterizado por o controlador (13) ser configurado para fornecer uma atualização de um valor de média móvel de uma informação de mobilidade em resposta a uma transferência entre células (handover).
  12. 12. Aparelho, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por a atualização se basear em média ponderada.
  13. 13. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 12, caracterizado por o controlador (13) ser configurado para gerar entradas de tabela de parâmetros de informações de mobilidade.
  14. 14. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 13, caracterizado por compreender um dentre o primeiro nó de acesso (12) e o dispositivo móvel (1).
  15. 15. Aparelho que compreende:
    uma interface para o recebimento de informações de mobilidade associadas a um dispositivo móvel (1); e um controlador (23) configurado para utilizar as informações de mobilidade em uma transferência entre células (handover) do dispositivo móvel (1) de um primeiro nó de acesso (12) para um segundo nó de acesso (22), caracterizado por as informações de mobilidade compreenderem informações acerca de pelo menos um dentre a frequência de transferências entre células (handovers), o número de transferências entre células (handovers), o tempo de pelo menos uma transferência entre células (handover) anterior, o tempo de entrada do dispositivo móvel (1) no
    Petição 870190081028, de 20/08/2019, pág. 28/30
    4/4 primeiro nó de acesso (12), e o tamanho de uma área de serviço associada ao primeiro nó de acesso (12).
  16. 16. Aparelho, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por o controlador (23) ser configurado para determinar uma classe de serviço a ser oferecida ao dispositivo móvel (1) com base na velocidade do dispositivo móvel (1).
  17. 17. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 15 a 16, caracterizado por compreender um Nó B de Rede de Acesso via Rádio Terrestre Universal Desenvolvida.
  18. 18. Sistema que compreende:
    um primeiro nó de acesso (12);
    um controlador (13) configurado para gerar informações de mobilidade associadas a um dispositivo móvel (1) fixado ao primeiro nó de acesso (12);
    um segundo nó de acesso (22); e uma interface para comunicação das informações de mobilidade ao segundo nó de acesso (22), em que o segundo nó de acesso é configurado para utilizar as informações de mobilidade em uma transferência entre células (handover) do dispositivo móvel (1) para o mesmo a partir do primeiro nó de acesso (12), caracterizado por as informações de mobilidade compreenderem informações acerca de pelo menos um dentre a frequência de transferências entre células (handovers), o número de transferências entre células (handovers), o tempo de pelo menos uma transferência entre células (handover) anterior, o tempo de entrada do dispositivo móvel (1) no primeiro nó de acesso (12), e o tamanho de um área de serviço associada ao primeiro nó de acesso (12).
  19. 19. Sistema, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por o pelo menos segundo nó de acesso (22) compreender uma estação base de uma Rede de Acesso via Rádio Terrestre Universal Desenvolvida.
BRPI0716040-2A 2006-08-17 2007-07-20 Método, sistema e aparelho para fornecer informações de gerenciamento de mobilidadedurante uma comutação entre células (handoff) em um sistema celular BRPI0716040B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/465,214 US8743825B2 (en) 2006-08-17 2006-08-17 Handovers in a communication system
PCT/IB2007/002146 WO2008020280A1 (en) 2006-08-17 2007-07-20 Method for providing mobility management information during handoff in a cellular system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0716040A2 BRPI0716040A2 (pt) 2016-08-09
BRPI0716040B1 true BRPI0716040B1 (pt) 2019-10-29

Family

ID=38752425

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0716040-2A BRPI0716040B1 (pt) 2006-08-17 2007-07-20 Método, sistema e aparelho para fornecer informações de gerenciamento de mobilidadedurante uma comutação entre células (handoff) em um sistema celular

Country Status (12)

Country Link
US (1) US8743825B2 (pt)
EP (1) EP2052570B1 (pt)
JP (1) JP2010501132A (pt)
KR (1) KR101043510B1 (pt)
CN (1) CN101507331B (pt)
AT (1) ATE511329T1 (pt)
BR (1) BRPI0716040B1 (pt)
MX (1) MX2009001522A (pt)
MY (1) MY147214A (pt)
RU (1) RU2403685C1 (pt)
WO (1) WO2008020280A1 (pt)
ZA (1) ZA200901836B (pt)

Families Citing this family (53)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB0616682D0 (en) 2006-08-22 2006-10-04 Nec Corp Mobile telecommunications
KR100790415B1 (ko) * 2006-09-27 2008-01-02 삼성전자주식회사 핸드오버 히스토리를 이용한 핸드오버 방법 및 장치
CN101352093A (zh) 2007-01-08 2009-01-21 华为技术有限公司 向移动的目标节点转发学习到的状态信息
CN101227705B (zh) * 2007-01-17 2012-09-05 华为技术有限公司 切换终端至宏小区的方法及系统、终端、接入节点和网关
CN101606421A (zh) * 2007-02-12 2009-12-16 诺基亚公司 提供节点b间小区状态信息的信令的装置、方法和计算机程序产品
GB2447887B (en) * 2007-03-14 2011-08-10 Vodafone Plc Radio measurements in cellular telecommunications systems
US20080225796A1 (en) 2007-03-17 2008-09-18 Qualcomm Incorporated Handover in wireless communications
BRPI0818355A2 (pt) * 2007-10-09 2015-04-07 Ericsson Telefon Ab L M Método para um nó de rede de uma rede de comunicação sem fio, e, nó de rede de uma rede de comiunicação sem fio
JP4998563B2 (ja) 2008-01-31 2012-08-15 日本電気株式会社 無線通信システム、基地局装置、移動制御ノード、無線通信方法
GB2457653A (en) * 2008-02-04 2009-08-26 Nec Corp User communications device which maintains and provides idle state cell/tracking area history
CN102047730B (zh) * 2008-05-29 2014-03-19 株式会社Ntt都科摩 移动通信方法以及交换站
EP2164293A1 (en) * 2008-09-12 2010-03-17 Koninklijke KPN N.V. Communication system and method for wirelessly exchanging user data with a user terminal
JP2012507207A (ja) * 2008-10-23 2012-03-22 ゼットティーイー(ユーエスエー)インコーポレーテッド 無線通信におけるフェムトセルハンドオーバ
KR101505089B1 (ko) * 2009-01-13 2015-03-23 삼성전자주식회사 이동통신 시스템의 핸드오버 장치 및 방법
US8407513B2 (en) * 2009-04-16 2013-03-26 Infineon Technologies Ag Clock distribution with forward frequency error information
CN101990299A (zh) * 2009-08-07 2011-03-23 中兴通讯股份有限公司 利用基站进行终端定位的方法及装置
GB2472791A (en) * 2009-08-17 2011-02-23 Nec Corp A base station operable to maintain cell history data for a mobile communications device
KR101506772B1 (ko) 2009-12-17 2015-03-27 닛본 덴끼 가부시끼가이샤 처리 장치, 이동 통신 시스템, 기지국 장치, 이동국의 접속 스위칭 방법, 및 프로그램이 저장된 비일시적인 컴퓨터 판독 가능 매체
EP2385725A1 (en) * 2010-05-03 2011-11-09 Alcatel Lucent Method of performing a handover procedure in a wireless telecommunication network
EP2567567A1 (en) * 2010-05-06 2013-03-13 Nokia Siemens Networks OY Method and device for data processing in a wireless network
US8320334B2 (en) * 2010-07-07 2012-11-27 Rockstar Consortium Us Lp Handoff of a mobile station between packet-switched and circuit-switched wireless domains
US8743828B2 (en) 2010-11-16 2014-06-03 Qualcomm Incorporated Systems and methods for non-optimized handoff
US8929334B2 (en) 2010-11-16 2015-01-06 Qualcomm Incorporated Systems and methods for non-optimized handoff
RU2458464C1 (ru) * 2010-12-13 2012-08-10 Государственное образовательное учреждение высшего профессионального образования Московский авиационный институт (государственный технический университет) (МАИ) Способ определения местоположения в сетях подвижной радиосвязи
WO2012090357A1 (ja) * 2010-12-28 2012-07-05 日本電気株式会社 ハンドオーバ制御方法、制御装置、調整装置、及び非一時的なコンピュータ可読媒体
EP2663155A4 (en) 2011-01-06 2016-09-07 Nec Corp MOBILE COMMUNICATION SYSTEM, CONTROL DEVICE, RULE PROVIDING SYSTEM, STATE TRANSITION CONTROL METHOD, AND RULE PROVIDING METHOD
US9426700B2 (en) * 2011-03-25 2016-08-23 Lg Electronics Inc. Method and apparatus for performing handover procedure in wireless communication system including mobile relay node
EP2528371B1 (en) * 2011-05-25 2014-01-15 Alcatel Lucent Cell partitioning for high-speed users
CN103703858B (zh) * 2011-08-09 2020-01-17 瑞典爱立信有限公司 蜂窝无线电通信中移动性信息的交换
WO2013027172A1 (en) * 2011-08-23 2013-02-28 Renesas Mobile Corporation Method and apparatus for producing neighbor measurement reports
CN102958116B (zh) * 2011-08-25 2016-10-26 华为技术有限公司 一种控制参数的调整方法、终端及基站和系统
EP2759168A4 (en) 2011-09-19 2015-09-16 Nokia Solutions & Networks Oy STATEMENT OF CONDITION DURING THE DELIVERY
EP2763459A4 (en) * 2011-09-29 2015-12-09 Fujitsu Ltd METHOD AND DEVICE FOR DETERMINING THE MOTION STATUS OF A FINISHING DEVICE
CN104025652A (zh) * 2011-11-04 2014-09-03 高通股份有限公司 用于在e-utran中更新ue能力的方法和装置
CN103139890B (zh) * 2011-12-01 2017-11-24 株式会社Ntt都科摩 通信系统中调整小区覆盖范围的方法、基站及低功率节点
US10299178B2 (en) 2012-01-25 2019-05-21 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Methods and apparatus for hetergeneous network handover
US9215638B2 (en) 2012-02-24 2015-12-15 Qualcomm Incorporated Method and system for regulating frequent cell reselections by idle-mode mobile devices
CN104247489B (zh) * 2012-04-20 2018-05-01 诺基亚技术有限公司 Ue上报用于优化ue参数设置的移动性信息的方法和装置
CN103428780B (zh) * 2012-05-14 2018-08-24 中兴通讯股份有限公司 用户设备移动性参数上报方法及系统、ue、网络设备
US9497677B2 (en) * 2012-07-10 2016-11-15 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Application service platform with access to core network information
WO2014025196A1 (ko) * 2012-08-06 2014-02-13 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 이동성 정보 보고 방법 및 이를 지원하는 장치
EP2863704A1 (en) * 2012-08-06 2015-04-22 Alcatel Lucent Providing information of a time spent in idle and connected state in each visited cell during a monitoring period from a user equipment to a network control node
US9414288B2 (en) * 2012-08-21 2016-08-09 Kyocera Corporation Handover management based on speeds of wireless communication devices
CN103731920B (zh) * 2012-10-10 2019-04-23 中兴通讯股份有限公司 Un子帧配置方法及装置
KR101746326B1 (ko) * 2013-05-09 2017-06-12 엘지전자 주식회사 프록시 정보 보고 방법 및 장치
PT2869647T (pt) * 2013-10-31 2020-11-09 Nokia Technologies Oy Notificação da estimativa de estado de mobilidade ou de informações de histórico de mobilidade
CN105684480A (zh) * 2013-11-01 2016-06-15 诺基亚技术有限公司 用于移动性和移动性状态估计的信令
KR101800139B1 (ko) * 2013-11-01 2017-11-21 엘지전자 주식회사 셀 방문 이력을 전송하기 위한 방법 및 이를 위한 무선 장비
US9661657B2 (en) 2013-11-27 2017-05-23 Intel Corporation TCP traffic adaptation in wireless systems
KR101608593B1 (ko) 2014-10-07 2016-04-01 숭실대학교산학협력단 Sdn 기반 분산형 모바일 네트워크에서의 이동 단말의 이동성을 지원하는 방법 및 그 장치
US20160381615A1 (en) * 2015-06-25 2016-12-29 Qualcomm Incorporated Advanced handover preparation for a mobile device in a wireless communication network
JP7003497B2 (ja) * 2017-09-01 2022-01-20 日本電気株式会社 第1の基地局
CN114616868A (zh) * 2019-11-08 2022-06-10 华为技术有限公司 一种通信方法及装置

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH09130853A (ja) * 1995-10-26 1997-05-16 Uniden Corp 通信方法,通信装置及びコードレス電話装置
JPH09149452A (ja) * 1995-11-24 1997-06-06 Nippon Telegr & Teleph Corp <Ntt> 移動通信装置
US5822696A (en) * 1996-10-24 1998-10-13 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Selecting a communications channel for a mobile station based on handover intensity
JPH11252613A (ja) * 1998-03-05 1999-09-17 Tsushin Hoso Kiko 移動体通信システム
GB0000528D0 (en) * 2000-01-11 2000-03-01 Nokia Networks Oy Location of a station in a telecommunications system
US7016325B2 (en) * 2001-01-18 2006-03-21 Strix Systems, Inc. Link context mobility method and system for providing such mobility, such as a system employing short range frequency hopping spread spectrum wireless protocols
JP3898081B2 (ja) * 2002-04-12 2007-03-28 沖電気工業株式会社 移動通信システム及び方法
US7076249B2 (en) 2002-05-06 2006-07-11 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Method and apparatus for generating management data for drifting mobile radios
US7054646B2 (en) * 2002-10-17 2006-05-30 Nokia Corporation Transmission method in a communication system
KR20050057704A (ko) * 2003-12-10 2005-06-16 삼성전자주식회사 핸드오버 방법 및 핸드오버 장치
US7805142B2 (en) * 2004-04-02 2010-09-28 Alcatel-Lucent Usa Inc. Methods and device for varying a hand-off base station list based on traffic conditions
JP4929590B2 (ja) * 2004-12-17 2012-05-09 富士通株式会社 移動局および移動局の通信方法
CN100387097C (zh) * 2004-12-30 2008-05-07 华为技术有限公司 一种软切换方法
US7466981B1 (en) * 2005-10-25 2008-12-16 Cisco Technology, Inc. Handing off a node from a first access point to a second access point
US7657268B2 (en) * 2006-03-29 2010-02-02 Cisco Technology, Inc. Predicting movement of a mobile node from a current access location to next access locations
US20070298811A1 (en) * 2006-06-21 2007-12-27 Lockheed Martin Corporation System for predicting bandwidth capacity

Also Published As

Publication number Publication date
CN101507331A (zh) 2009-08-12
WO2008020280A1 (en) 2008-02-21
US8743825B2 (en) 2014-06-03
ZA200901836B (en) 2010-02-24
JP2010501132A (ja) 2010-01-14
WO2008020280A8 (en) 2009-02-19
US20080043672A1 (en) 2008-02-21
RU2403685C1 (ru) 2010-11-10
RU2009108732A (ru) 2010-09-27
EP2052570A1 (en) 2009-04-29
BRPI0716040A2 (pt) 2016-08-09
KR101043510B1 (ko) 2011-06-23
MY147214A (en) 2012-11-14
EP2052570B1 (en) 2011-05-25
KR20090053911A (ko) 2009-05-28
ATE511329T1 (de) 2011-06-15
MX2009001522A (es) 2009-02-18
CN101507331B (zh) 2013-03-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0716040B1 (pt) Método, sistema e aparelho para fornecer informações de gerenciamento de mobilidadedurante uma comutação entre células (handoff) em um sistema celular
ES2927249T3 (es) Traspaso en un contexto de fragmentación de red basándose en NSSAI enviado por un dispositivo de red central a un dispositivo de red de acceso de destino seleccionado por el dispositivo de red de acceso de origen
JP7075387B2 (ja) 測定制御方法、及び基地局
KR102602684B1 (ko) 무선 통신 시스템들에서 사용자 평면 리로케이션 기술들
JP5787971B2 (ja) 移動電気通信ネットワークにおけるue能力情報の更新方法
CN111567088B (zh) 拆分cu-du ran架构中的增量配置
US20170019945A1 (en) Dual Connectivity Re-Establishment
JP2020523836A (ja) マスタ基地局始動のセカンダリ基地局解放とセカンダリ基地局始動のセカンダリ基地局変更手続きとの間の競合状態の回避
WO2018062499A1 (ja) ユーザ装置、及びデータ送信方法
CN111194535B (zh) 主节点、辅助节点以及在其中执行的方法
JP2023532664A (ja) Cu間移動におけるiabノードハンドオーバ、再帰的f1およびrrcシグナリング態様
WO2019201017A1 (zh) 一种安全算法的协商方法及装置
RU2008141773A (ru) Способ обеспечения передачи обслуживания в системе мобильной связи
WO2020221223A1 (zh) 通信方法、装置和系统
JP2021185711A (ja) 無線通信システム及びユーザ装置
WO2019105560A1 (en) Method and apparatus for updating neighboring base station relations
WO2023151888A1 (en) Configuration enhancements for l1/l2 mobility
CN111263424B (zh) 一种接入网络的控制方法及通信设备
RU2736420C1 (ru) Способ передачи обслуживания, устройство опорной сети, устройство сети доступа и устройство терминала
BR112019026582A2 (pt) Método de ajuste, terminal e dispositivo de rede
CN110087269B (zh) 用户设备接入网络的方法和接入设备
JP2018078358A (ja) 端末装置、MME(Mobility Management Entity)、コアネットワーク装置、MMEを含む通信システム、及び通信制御方法
WO2022227046A1 (en) Method, device and computer program product for wireless communication
US20240089812A1 (en) Signaling for Releasing a Secondary Cell Group (SCG) Configuration
WO2022213337A1 (en) Method, device and computer program product for wireless communication

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: NOKIA TECHNOLOGIES OY (FI)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04W 36/08 , H04W 92/20

Ipc: H04W 36/00 (2009.01), H04W 92/20 (2009.01)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/10/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/10/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS