BRPI0716031B1 - Processo de alinhamento de uma central inercial com sensor vibrante assimétrico e central inercial - Google Patents

Processo de alinhamento de uma central inercial com sensor vibrante assimétrico e central inercial Download PDF

Info

Publication number
BRPI0716031B1
BRPI0716031B1 BRPI0716031-3A BRPI0716031A BRPI0716031B1 BR PI0716031 B1 BRPI0716031 B1 BR PI0716031B1 BR PI0716031 A BRPI0716031 A BR PI0716031A BR PI0716031 B1 BRPI0716031 B1 BR PI0716031B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vibration
deviation error
sensor
variations
deviation
Prior art date
Application number
BRPI0716031-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Caron Jean-Michel
Original Assignee
Sagem Defense Securite
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sagem Defense Securite filed Critical Sagem Defense Securite
Publication of BRPI0716031A2 publication Critical patent/BRPI0716031A2/pt
Publication of BRPI0716031B1 publication Critical patent/BRPI0716031B1/pt
Publication of BRPI0716031B8 publication Critical patent/BRPI0716031B8/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01CMEASURING DISTANCES, LEVELS OR BEARINGS; SURVEYING; NAVIGATION; GYROSCOPIC INSTRUMENTS; PHOTOGRAMMETRY OR VIDEOGRAMMETRY
    • G01C19/00Gyroscopes; Turn-sensitive devices using vibrating masses; Turn-sensitive devices without moving masses; Measuring angular rate using gyroscopic effects
    • G01C19/56Turn-sensitive devices using vibrating masses, e.g. vibratory angular rate sensors based on Coriolis forces
    • G01C19/567Turn-sensitive devices using vibrating masses, e.g. vibratory angular rate sensors based on Coriolis forces using the phase shift of a vibration node or antinode
    • G01C19/5691Turn-sensitive devices using vibrating masses, e.g. vibratory angular rate sensors based on Coriolis forces using the phase shift of a vibration node or antinode of essentially three-dimensional vibrators, e.g. wine glass-type vibrators

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Radar, Positioning & Navigation (AREA)
  • Remote Sensing (AREA)
  • Gyroscopes (AREA)
  • Measurement Of Velocity Or Position Using Acoustic Or Ultrasonic Waves (AREA)
  • Measurement Of Mechanical Vibrations Or Ultrasonic Waves (AREA)
  • Guiding Agricultural Machines (AREA)
  • Soil Working Implements (AREA)
  • Navigation (AREA)
  • Control Of Turbines (AREA)

Abstract

"processo de alinhamento de uma central inercial com sensor vibrante assimétrico e central inercial". o processo de alinhamneto de uma central inercial com sensor vibrante assimétrico que gera uma vibração que comporta a etapa de estabelecer a vibração em uma posição para a qual o sensor apresenta uma variação de erro de desvio que é minimizado em relação a uma variação do erro de desvio para outras posições da vibração.

Description

(54) Título: PROCESSO DE ALINHAMENTO DE UMA CENTRAL INERCIAL COM SENSOR VIBRANTE ASSIMÉTRICO E CENTRAL INERCIAL (51) Int.CI.: G01C 19/56 (30) Prioridade Unionista: 09/08/2006 FR 06 07230 (73) Titular(es): SAGEM DEFENSE SECURITE (72) Inventor(es): JEAN-MICHEL CARON “PROCESSO DE ALINHAMENTO DE UMA CENTRAL INERCIAL COM SENSOR VIBRANTE ASSIMÉTRICO E CENTRAL INERCIAL”
A presente invenção se refere a um processo de alinhamento de uma central inercial com sensor vibrante assimétrico, e uma central inercial correspondente que comporta um sensor vibrante assimétrico.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Sabe-se que para determinar a orientação de um portador, em particular para assegurar a navegação de um avião, é habitual utilizar uma central inercial que comporta sensores vibrantes assimétricos como sensores vibrantes com campânula hemisférica ou quapasons.
Igualmente sabe-se que um sensor vibrante assimétrico é adaptado para funcionar em modo giroscópico ou modo girométrico. No modo giroscópico a vibração é sustentada, mas sua posição é deixada livre; quando a orientação do portador evolui, a posição da vibração em relação à base é representativa do ângulo cujo portador girou.
No modo girométrico, a vibração é sustentada e sua posição em relação à sua base é mantida fixa pelo envio de um comando eletrônico apropriado; o valor deste comando é então representativo da velocidade de rotação do portador no espaço inercial.
Na prática, os sensores vibrantes assimétricos são utilizados para a navegação de acordo com o modo giroscópico que permite beneficiar de um fator de escala (coeficiente de Bryan) de excelente qualidade.
Uma navegação se decompõe em duas fases principais:
• uma fase preparatória dita de alinhamento que permite definir a orientação geográfica inicial da central • a navegação propriamente dita durante a qual a orientação geográfica inicial serve de referência para o cálculo da orientação geográfica instantânea e da posição do portador.
A qualidade da navegação obtida, e em particular a precisão de cálculo do rumo, está diretamente ligada ao erro de desvio dos giroscópios que equipam a central de navegação.
Os giroscópios vibrantes assimétricos utilizados em modo giroscópico apresentam a particularidade de ter um erro de desvio que é em função da posição da vibração em relação à base do sensor. Este erro de desvio certamente é modelizado e compensado, mas esta compensação não é perfeita. Subsiste então um erro de desvio em função da posição. Durante a utilização de tais giroscópios em centrais de navegação, este erro de desvio constitui uma das causas de erro da central.
Além disso, o erro de desvio varia igualmente em função da temperatura e função do tempo.
A invenção se funda nestas duas constatações:
1. o erro de desvio dos giroscópios durante a fase de alinhamento tem uma influência particularmente importante sobre o desempenho de navegação;
2. durante a fase de alinhamento, o portador não altera de orientação.
Quando uma central dá partida, a posição inicial da vibração é a priori qualquer e pode evoluir de um arranque ao outro; o erro de desvio associado à posição da vibração é então variável e vem perturbar a qualidade do alinhamento.
OBJETO DA INVENÇÃO
Um objetivo da invenção é minimizar os efeitos do erro de desvio sobre os desempenhos de navegação da central inercial.
RESUMO DA INVENÇÃO
Com o propósito da realização deste objetivo, se propõe de acordo com a invenção, um processo de alinhamento de uma central inercial com sensor vibrante assimétrico que gera uma vibração, o processo comportando a etapa de estabelecer a vibração em uma posição para a qual o sensor apresenta uma variação de erro de desvio que é minimizado em relação a uma variação do erro de desvio para outras posições da vibração.
Este procedimento permite:
• minimizar os erros de alinhamento resultante do erro de desvio do sensor • melhorar a repetibilidade do erro de desvio de um alinhamento ao outro, o que permite observá-lo e então compensá-lo, pois a posição da vibração continua a ser a mesma.
De acordo com uma aplicação vantajosa do processo de acordo com a invenção, a seleção da posição de vibração comandada durante a fase de alinhamento é efetuada levando em conta essencialmente as variações do erro de desvio em função da temperatura.
De acordo com um modo de aplicação preferido da invenção, a seleção da posição de vibração para a fase de alinhamento é efetuada levando em conta, muito primeiramente as variações do erro de desvio em função da temperatura e depois as variações do erro de desvio em função do tempo.
De acordo com um outro aspecto da invenção, esta última se refere a uma central inercial que comporta um sensor vibrante assimétrico, meios para excitar o sensor para gerar uma vibração, e meios para estabelecer a vibração em uma posição para a qual uma variação de erro de desvio é minimizada em relação a uma variação do erro de desvio para outras posições da vibração.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Outras características e vantagens da invenção aparecerão à leitura da descrição que segue de um modo de aplicação particular não limitativo da invenção em referência às figuras em anexo dentre as quais:
- a figura 1 é uma vista em corte axial esquemático de acordo com a linha I - I da figura 2 de um sensor vibrante com campânula hemisférica,
- a figura 2 é uma vista em corte de acordo com a linha II - II da figura 1 com um esquema por blocos que ilustram um exemplo de emprego do processo da invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Em referência às figuras, o sensor vibrante com campânula hemisférica ilustrado comporta de maneira conhecida em si uma campânula de sílica 1 montada sobre uma base 2 igualmente em sílica, a campânula 1 sendo contornada por uma caixa estanque 3 que permite colocar o sensor a vácuo.
Igualmente de maneira conhecida em si, a superfície interna da campânula 1 é metalizada assim como sua borda inferior e esta última se estende em face de dois pares de eletrodos de comando 4 e dois pares de eletrodos de detecção 5 convenientemente ligados a uma unidade de comando e detecção 6 para gerar uma vibração 11 ilustrada por um traço misto na figura 2 e cuja posição pode ser comandada pela unidade de comando 6.
De maneira ainda conhecida em si, a unidade de comando e de detecção 6 está ligada a um órgão de cálculo 7 da orientação do sensor a partir dos sinais de detecção recebidos da unidade de comando e de detecção.
De acordo com a invenção a fase de alinhamento é executada excitando o sensor com um sinal de comando posicionando a vibração obtida de acordo com uma posição selecionada memorizada em um órgão de memorização 9.
No exemplo ilustrado, a posição selecionada para o emprego da fase de alinhamento é determinada durante uma fase de calibragem 10 que é de preferência realizada em oficina e que comporta as seguintes etapas: o sensor sendo mantido imóvel, é excitado com um sinal de comando 13 de acordo com diferentes posições sucessivas da vibração simbolizadas na figura 2 por uma linha em traço misto 11 e as duplas setas em traço grosso 12. Para cada posição da vibração, efetua-se uma medida 14 das variações do erro de desvio em função da temperatura conduzindo sucessivamente o sensor à temperaturas diferentes umas das outras mantendo ao mesmo tempo constante o comando de posição da vibração. As diferentes medidas da posição real obtida são memorizadas e depois uma comparação é efetuada entre as variações do erro de desvio para efetuar uma seleção 15 da posição que dá as variações mínimas em função da temperatura.
Se as variações do erro de desvio em função da temperatura forem as mesmas para várias posições da vibração, prevê-se de acordo com um modo de emprego preferido da invenção efetuar para cada posição da vibração uma nova medida à temperatura constante e em momentos diferentes uns dos outros a fim de retirar as variações do erro de desvio em função do tempo, e selecionar uma posição que dá variações mínimas do erro de desvio. A posição fmalmente retida é memorizada no órgão de memorização de posição 9 para ser utilizada durante cada fase de alinhamento. Durante cada fase de alinhamento a vibração é estabelecida diretamente na posição memorizada.
De preferência, do mesmo modo, o erro de desvio, aqui compreendida suas variações, é modelizado em função da temperatura e em função do tempo e a modelização é memorizada no órgão de memorização 9 para ser transmitida à unidade de comando e de detecção 6 para efetuar uma correção das medidas retiradas durante a fase de alinhamento.
Naturalmente, a invenção não se limita ao modo de colocação descrito e pode-se trazer variantes de realização sem sair do quadro da invenção tal como foi definida pelas reivindicações.
Em particular, apesar de que no modo de emprego preferido esteja previsto efetuar uma seleção prioritária nas variações do erro de desvio em função da temperatura que é geralmente o parâmetro mais sensível, é possível prever uma seleção de posição diretamente de acordo com as variações do erro de desvio em função do tempo ou pelo contrário de limitar a seleção a uma posição para a qual as variações são mínimas em função da temperatura.
Apesar da invenção ter sido particularmente descrita em relação com um sensor vibrante com campânula hemisférica, a invenção é aplicável a qualquer sensor vibrante assimétrico utilizado em modo giroscópico, em particular um quapason.
Apesar da invenção ter sido descrita com uma fase de calibragem prévia, a posição da vibração para a fase de alinhamento pode ser escolhida na origem de maneira aleatória e depois modificada após um número de navegações que permitem efetuar uma análise estatística do erro de desvio para diferentes posições nas quais a vibração é estabelecida durante fases de alinhamento sucessivas, e de comparar os resultados obtidos para reter finalmente a posição ótima durante a fase de alinhamento.

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Processo de alinhamento de uma central inercial com sensor vibrante assimétrico que gera uma vibração caracterizado pelo fato de que comporta a etapa de estabelecer a vibração em uma posição para a qual o sensor apresenta uma variação de erro de desvio que é minimizado em relação a uma variação do erro de desvio para outras posições da vibração.
  2. 2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que comporta uma fase de calibragem (10) que comporta as etapas de excitar o sensor para comandar a vibração de acordo com posições sucessivas (13) diferentes umas das outras e à temperaturas diferentes umas das outras, de medir para cada posição da vibração variações (14) do erro de desvio em função das temperaturas e de selecionar (15) uma posição para a qual as variações do erro de desvio são mínimas.
  3. 3. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que comporta uma fase de calibragem (10) que comporta as etapas de excitar o sensor para comandar a vibração de acordo com posições sucessivas (13) diferentes umas das outras a uma temperatura constante, de medir para cada posição variações (14) do erro de desvio em instantes diferentes uns dos outros, e de selecionar (15) uma posição para a qual as variações do erro de desvio são mínimas.
  4. 4. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que comporta uma fase de calibragem (10) que comporta as etapas de excitar o sensor para comandar a vibração de acordo com posições sucessivas (13) diferentes umas das outras e à temperaturas diferentes umas das outras, de medir para cada posição da vibração variações do erro de desvio em função das temperaturas, de selecionar posições para as quais as variações (14) do erro de desvio são mínimas, de medir para as posições retidas variações (14) do erro de desvio em momentos diferentes uns dos outros, e de selecionar uma posição para a qual as variações do erro de desvio em função dos instantes são mínimas.
  5. 5. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que comporta uma fase de calibragem que comporta as etapas de modelizar os erros de desvio e de determinar uma correção do erro de desvio.
    5
  6. 6. Central inercial comportando um sensor vibrante assimétrico, meios (6) para excitar o sensor para gerar uma vibração, caracterizada pelo fato de que comporta meios (8) para estabelecer a vibração em uma posição para a qual o sensor apresenta uma variação de erro de desvio que é minimizado em relação a uma variação do erro de desvio para
    10 outras posições da vibração.
  7. 7. Central inercial de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que comporta um órgão de memorização (9) da posição para a qual o sensor apresenta um erro de desvio que tem variações mínimas.
    15 8. Central inercial de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que comporta meios de memorização (9) de uma modelização do erro de desvio e meios (6) para realizar uma correção do erro de desvio.
    1/1
BRPI0716031A 2006-08-09 2007-08-07 processo de alinhamento de uma central inercial com sensor vibrante axissimétrico e central inercial BRPI0716031B8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0607230A FR2904870B1 (fr) 2006-08-09 2006-08-09 Procede d'alignement d'une centrale inertielle a capteur vibrant axisymetrique et centrale inertielle correspondante
FR0607230 2006-08-09
PCT/FR2007/001349 WO2008023108A1 (fr) 2006-08-09 2007-08-07 Procede d'alignement d'une centrale inertielle a capteur vibrant axisymetrique et centrale inertielle correspondante

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0716031A2 BRPI0716031A2 (pt) 2013-07-30
BRPI0716031B1 true BRPI0716031B1 (pt) 2018-04-10
BRPI0716031B8 BRPI0716031B8 (pt) 2018-05-15

Family

ID=37808069

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0716031A BRPI0716031B8 (pt) 2006-08-09 2007-08-07 processo de alinhamento de uma central inercial com sensor vibrante axissimétrico e central inercial

Country Status (11)

Country Link
US (1) US9146108B2 (pt)
EP (1) EP2049872B1 (pt)
CN (1) CN101501447B (pt)
AT (1) ATE472715T1 (pt)
BR (1) BRPI0716031B8 (pt)
CA (1) CA2659840C (pt)
DE (1) DE602007007482D1 (pt)
ES (1) ES2346593T3 (pt)
FR (1) FR2904870B1 (pt)
RU (1) RU2390728C1 (pt)
WO (1) WO2008023108A1 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE528404C2 (sv) * 2004-10-20 2006-11-07 Imego Ab Sensorarrangemang
DE102007019201B4 (de) * 2007-04-20 2009-06-04 Phoenix Contact Gmbh & Co. Kg Abgleichen von Daten eines Steuer- und/oder Datenübertragungssystems und eines dieses repräsentierenden Systemmodells
FR2937414B1 (fr) * 2008-10-20 2010-11-26 Sagem Defense Securite Mesure gyroscopique par un gyroscope vibrant
FR2939193B1 (fr) 2008-11-28 2011-03-04 Sagem Defense Securite Calibrage de gyroscope vibrant
FR2959010B1 (fr) 2010-04-16 2013-01-18 Sagem Defense Securite Mesure gyroscopique dans un systeme de navigation
FR2959009B1 (fr) * 2010-04-16 2012-06-29 Sagem Defense Securite Mesure gyroscopique par un gyroscope vibrant en precession
US8631702B2 (en) 2010-05-30 2014-01-21 Honeywell International Inc. Hemitoroidal resonator gyroscope
RU2529757C1 (ru) * 2013-04-23 2014-09-27 Открытое акционерное общество "Раменское приборостроительное конструкторское бюро" Способ подготовки инерциальной навигационной системы к полету
FR3013829B1 (fr) * 2013-11-22 2016-01-08 Sagem Defense Securite Procede d'alignement d'une centrale inertielle
US9671247B2 (en) * 2014-07-16 2017-06-06 Innalabs Limited Method for calibrating vibratory gyroscope
CN107055457A (zh) * 2016-12-12 2017-08-18 北京自动化控制设备研究所 一种熔融石英微半球陀螺敏感结构
US11874112B1 (en) 2022-10-04 2024-01-16 Enertia Microsystems Inc. Vibratory gyroscopes with resonator attachments

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4951508A (en) * 1983-10-31 1990-08-28 General Motors Corporation Vibratory rotation sensor
US4712306A (en) * 1985-12-27 1987-12-15 Mcdonnell Douglas Corporation Fiber optic earth rotation gyro compass
FR2749394B1 (fr) * 1996-05-29 1998-08-07 Sagem Appareil de mesure de rotation
FR2851041B1 (fr) * 2003-02-06 2005-03-18 Sagem Procede de mise en oeuvre d'un resonateur sous l'effet de forces electrostatiques

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0716031A2 (pt) 2013-07-30
FR2904870B1 (fr) 2008-10-03
EP2049872B1 (fr) 2010-06-30
CA2659840A1 (fr) 2008-02-28
US9146108B2 (en) 2015-09-29
BRPI0716031B8 (pt) 2018-05-15
RU2390728C1 (ru) 2010-05-27
WO2008023108A1 (fr) 2008-02-28
ES2346593T3 (es) 2010-10-18
US20100071439A1 (en) 2010-03-25
ATE472715T1 (de) 2010-07-15
CN101501447B (zh) 2013-08-21
CA2659840C (fr) 2012-04-17
CN101501447A (zh) 2009-08-05
FR2904870A1 (fr) 2008-02-15
EP2049872A1 (fr) 2009-04-22
DE602007007482D1 (de) 2010-08-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0716031B1 (pt) Processo de alinhamento de uma central inercial com sensor vibrante assimétrico e central inercial
US5166882A (en) System for calibrating a gyro navigator
JPH08240611A (ja) 3軸加速度計の校正装置
CN106595710A (zh) 一种用于惯性导航系统的系统级二次温度补偿方法
US6904377B2 (en) Method for measuring force-dependent gyroscope sensitivity
US20110276262A1 (en) Signal processing module, navigation device with the signal processing module, vehicle provided with a navigation device and method of providing navigation data
EP2574879A2 (en) Systems and methods for thermal gradient compensation for ring laser gyroscopes
BR102019017421A2 (pt) sistema de navegação inercial, aeronave, e, método para calibrar um sistema de navegação inercial
JP5445270B2 (ja) 校正データ取得方法、加速度センサー出力補正方法及び校正データ取得システム
US8782913B2 (en) Method of determining heading by turning an inertial device
CN110361031A (zh) 一种基于回溯理论的imu全参数误差快速标定方法
CN108107233B (zh) 加速度计标度因数的连续温度校正方法及系统
CN110006454A (zh) 一种imu标定三轴转台垂直度和初始姿态的方法
CN102744524A (zh) 振动陀螺激励罩电极刻蚀平衡调整装置及方法
RU2339910C1 (ru) Гирокомпас
Iozan et al. Measuring the Earth’s rotation rate using a low-cost MEMS gyroscope
CN111609869A (zh) 基于假设检验的正反多位置光纤陀螺方位效应判断方法
CN108803373B (zh) 一种三轴转台的地速消除方法
JP2000249552A (ja) 探北方法およびこの方法を実施する装置
CN108036756A (zh) 一种利用加速度计进行双轴旋转惯性测量装置相邻轴线垂直度检查的方法
RU2249689C2 (ru) Автоматизированная установка для калибровки инклинометров
US3619905A (en) Gyro compasses
RU2320963C2 (ru) Способ выставки осей подвижного объекта
US9671248B2 (en) Method for calibrating an inertial navigation system with a limited mechanical turning range
JP2001091257A (ja) 方位計及び真北計測方法

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/04/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B09W Correction of the decision to grant [chapter 9.1.4 patent gazette]
B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2595 DE 29-09-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.