BRPI0715663A2 - programaÇço semi-persistente para jorros de trÁfego em comunicaÇço sem fio - Google Patents

programaÇço semi-persistente para jorros de trÁfego em comunicaÇço sem fio Download PDF

Info

Publication number
BRPI0715663A2
BRPI0715663A2 BRPI0715663-4A BRPI0715663A BRPI0715663A2 BR PI0715663 A2 BRPI0715663 A2 BR PI0715663A2 BR PI0715663 A BRPI0715663 A BR PI0715663A BR PI0715663 A2 BRPI0715663 A2 BR PI0715663A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
data
sent
resource allocation
communication link
resource
Prior art date
Application number
BRPI0715663-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Aleksandar Damnjanovic
Adel Aziz
Tao Luo
Original Assignee
Qualcomm Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Qualcomm Inc filed Critical Qualcomm Inc
Publication of BRPI0715663A2 publication Critical patent/BRPI0715663A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/04Wireless resource allocation
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/04Wireless resource allocation
    • H04W72/044Wireless resource allocation based on the type of the allocated resource
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/12Wireless traffic scheduling
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/20Control channels or signalling for resource management
    • H04W72/21Control channels or signalling for resource management in the uplink direction of a wireless link, i.e. towards the network
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/20Control channels or signalling for resource management
    • H04W72/23Control channels or signalling for resource management in the downlink direction of a wireless link, i.e. towards a terminal

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Time-Division Multiplex Systems (AREA)
  • Data Exchanges In Wide-Area Networks (AREA)

Abstract

VENTILADOR MECÂNICO CONTROLÁVEL. A presente invenção refere-se de maneira geral ao campo dos ventiladores, e mais especificamente a um sistema de ventilação que se aplica ao sofrimento respiratório devido ao nício de um estado de doença epidêmica ou pandêmica. Em particular, a presente invenção é um sistema de ventilação que pode ser manufaturado rapidamente com requisitos de habilidade mínimos e é empregado rapidamente em resposta às condições de doença respiratória epidêmica.

Description

"PROGRAMAÇÃO SEMI-PERSISTENTE PARA JORROS DE TRÁFEGO EM COMUNICAÇÃO SEM FIO"
0 presente pedido reivindica prioridade para o pedido norte-americano provisório No. de Série 60/839 466, intitulado "MÉTODO E EQUIPAMENTO PARA PROGRAMAÇÃO VOIP", depositado a 22 de agosto de 2006, cedido ao cessionário deste e aqui incorporado à guisa de referência.
FUNDAMENTOS
I. CAMPO
A presente revelação refere-se de maneira geral a
comunicações e, mais especificamente, a técnicas de programação para comunicação sem fio.
II. FUNDAMENTOS
Os sistemas de comunicação sem fio são amplamente utilizados para prover diversos conteúdos de comunicação, tais como voz, video, dados em pacote, troca de mensagens, broadcast, etc. Estes sistemas sem fio podem ser sistemas de acesso múltiplo capazes de suportar vários usuários pelo compartilhamento dos recursos disponíveis do sistema. Exemplos de tais sistemas de acesso múltiplo incluem sistemas de Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA), sistemas de Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo (TDMA), sistemas de Acesso Múltiplo por Divisão de Freqüência (FDMA), sistemas FDMA Ortogonal (OFDMA) e sistemas FDMA de Portadora Única (SC-FDMA).
Um sistema de comunicação sem fio pode incluir qualquer número de estações base que possa suportar comunicação para qualquer número de equipamentos de usuário (UEs) . Cada UE pode comunicar-se com uma ou mais estações base por meio de transmissões no downlink e no uplink. O downlink (ou link direto) refere-se ao link de comunicação das estações base para os UEs, e o uplink (ou link reverso) refere-se ao link de comunicação dos UEs para as estações base.
0 sistema pode utilizar um esquema de atribuição de recursos no qual um UE pode solicitar recursos sempre que o UE tiver dados a serem enviados no uplink. Uma estação base pode processar cada solicitação de recurso do UE e pode enviar uma concessão de recursos ao UE. 0 UE pode então transmitir dados no uplink utilizando os recursos concedidos. Entretanto, são consumidos recursos de uplink para enviar solicitações de recursos, e são consumidos recursos de downlink para enviar concessões de recursos. Há, portanto, necessidade na técnica de técnicas para suportar atribuição de recursos com o mínimo de overhead possível de modo a se aperfeiçoar a capacidade do sistema.
SUMÁRIO
São aqui descritas técnicas para atribuir de maneira eficaz recursos para jorros de tráfeqo em um sistema de comunicação sem fio. Sob um aspecto, o sistema pode suportar tipos diferentes de atribuição de recursos, tais como atribuição semi-persistente de recursos e atribuição não persistente de recursos. Uma atribuição semi-persistente de recursos é uma atribuição de recursos que é válida enquanto mais dados forem enviados dentro de um período de tempo predeterminado dos últimos dados enviados e que expira se nenhum dado for enviado dentro do período de tempo predeterminado. Uma atribuição não persistente de recursos é uma atribuição de recursos que é válida por uma duração predeterminada ou durante uma transmissão específica.
Em um desenho, pode ser determinada uma atribuição semi-persistente de recursos ou uma atribuição não persistente de recursos para um link de comunicação (downlink ou uplink, por exemplo). Dados podem ser então trocados (enviados e/ou recebidos, por exemplo) via o link de comunicação com base na atribuição semi-persistente ou não persistente de recursos. Uma atribuição semi- persistente de recursos pode ser concedida para um jorro esperado de dados a ser enviado via o link de comunicação. Como exemplo, para Voz sobre Protocolo Internet (VoIP), uma atribuição semi-persistente de recursos pode ser concedida para um quadro de voz em antecipação a um jorro de atividade de voz, e uma atribuição não persistente de recursos pode ser concedida para um quadro de descritor de silêncio (SID) durante um período de silêncio.
Diversos aspectos e feições da revelação são descritos em mais detalhes a seguir.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A Figura 1 mostra um sistema de comunicação de acesso múltiplo sem fio.
A Figura 2 mostra um diagrama de blocos de uma estação base e um UE.
A Figura 3 mostra uma transmissão de dados no uplink com HARQ.
A Figura 4 mostra transmissões para VoIP com atribuições semi-persistente e não persistente de recursos.
As Figuras 5 e 6 mostram um processo e um equipamento, respectivamente, para trocar dados com uma atribuição semi-persistente de recursos.
As Figuras 7 e 8 mostram um processo e um equipamento, respectivamente, para enviar dados no uplink pelo UE.
As Figuras 9 e 10 mostra um processo e um equipamento, respectivamente, para trocar dados com uma atribuição semi-persistente ou não persistente de recursos.
DESCRIÇÃO DETALHADA As técnicas aqui descritas podem ser utilizadas em diversos sistemas de comunicação sem fio, tais como C DMA, TDMA, FDMA, OFDMA, SC-FDMA e outros sistemas. Os termos "sistema" e "rede" são freqüentemente utilizados de maneira intercambiável. Um sistema CDMA pode implementar uma radiotecnologia, como, por exemplo, o Rádio-Acesso Terrestre Universal (UTRA), o cdma2000, etc. 0 UTRA inclui o CDMA de Banda Larga (W-CDMA) e a Baixa Taxa de Chips (LCR). 0 cdma2000 cobre os padrões IS-2000, IS-95 e IS-856. Um sistema TDMA pode implementar uma radiotecnologia como, por exemplo, o Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM) . Um sistema OFDMA pode implementar uma radiotecnologia como, por exemplo, o UTRA Evoluído (E- UTRA), Ultra Banda Larga Móvel (UMB), o IEEE 802.11 (Wi- Fi), o IEEE 802.16 (WiMAX), o IEEE 802.20, o Flash-OFDM®, etc. 0 UTRA, a E-UTRA e o GSM são parte do Sistema de Telecomunicação Móvel (UMTS). A Evolução de Longo Prazo (LTE) do 3GPP é uma versão futura do UMTS que utiliza o E- UTRA, que utiliza o OFDMA no downlink e o SC-FDMA no uplink. 0 UTRA, o E-UTRA, o GSM, o UMTS e a LTE são descritos em documentos de uma organização chamada "Projeto de Parcerias de 3- Geração" (3GPP) . O cdma2000 e a UMB são descritos em documentos de uma organização chamada "Projeto de Parcerias de 3- Geração 2" (3GPP2) . Estas diversas radiotecnologias e padrões são conhecidos na técnica.
As técnicas aqui descritas podem ser utilizadas na atribuição de recursos no downlink assim como no uplink. Para maior clareza, determinados aspectos das técnicas são descritos a seguir para atribuição de recursos no uplink na LTE. A terminologia LTE é utilizada em muito da descrição que se segue.
A Figura 1 mostra um sistema de comunicação de acesso múltiplo sem fio de acordo com um desenho. Um Nó B evoluído (eNB) 100 inclui vários grupos de antenas, um grupo incluindo antenas 104 e 106, outro grupo incluindo antenas 108 e 110 e um grupo adicional incluindo antenas 112 e 114. Na Figura 1, apenas duas antenas são mostradas para cada grupo de antenas. Entretanto, mais ou menos antenas podem ser também utilizadas para cada grupo de antenas. Em geral, um eNB pode ser uma estação fixa utilizada na comunicação com os UEs e pode ser também referido como Nó B, estação base, ponto de acesso, etc. Um UE 116 está em comunicação com as antenas 112
e 114, em que as antenas 112 e 114 transmitem informações para o UE 116 por meio do downlink 120 e recebem informações do UE 116 por meio do uplink 118. um UE 122 está em comunicação com as antenas 106 e 108, em que as antenas 106 e 108 transmitem informações para o UE 122 por meio do downlink 126 e recebem informações do UE 122 por meio do uplink 124. Em geral, um UE pode ser estacionário ou móvel e pode ser também referido como estação móvel, terminal, terminal de acesso, unidade de assinante, estação, etc. Um UE pode ser um telefone celular, um assistente digital pessoal (PDA), um aparelho de comunicação sem fio, um aparelho de mão, um modem sem fio, um computador laptop, etc. Em um sistema duplex por divisão de freqüência (FDD), os links de comunicação 118, 120, 120, 124 e 126 podem utilizar freqüências diferentes para comunicação. Por exemplo, o downlink 120 e 126 pode utilizar uma freqüência, e o uplink 118 e 124 pode utiliza outra freqüência.
A área de cobertura total do eNB 100 pode ser particionada em várias (três, por exemplo) áreas menores. Estas áreas menores podem ser servidas por diferentes grupos de antenas do eNB 100. No 3GPP, o termo "célula" pode referir-se à menor área de cobertura de um eNB e/ou um subsistema de eNB que serve esta área de cobertura. Em outros sistemas, o termo "setor" pode referir-se à menor área de cobertura e/ou ao subsistema que serve esta área de cobertura. Para maior clareza, o conceito 3GPP de célula é utilizado na descrição seguinte. Em um desenho, os três grupos de antenas do eNB 100 suportam comunicação para os UEs em três células do eNB 100.
A Figura 2 mostra um diagrama de blocos de um desenho do eNB 100 e do UE 115. Neste desenho, o eNB 100 é equipado com T antenas 224a a 224t, e o UE 116 é equipado com R antenas 252a a 262r, onde em geral T > 1 e R > 1.
No eNB 100, um processador de dados de transmissão (TX) 214 pode receber dados de tráfego para um ou mais UEs de uma fonte de dados 212. O processador de dados TX 214 pode processar (formatar, codificar e intercalar, por exemplo) os dados de tráfego para cada UE com base em um ou mais esquemas de codificação selecionados para esse UE para obter dados codificados. 0 processador de dados TX 214 pode então modular (ou mapear em símbolos) os dados codificados para cada UE com base em um ou mais esquemas de modulação (BPSK, QSPK, M-PSK ou M-QAM, por exemplo) selecionados para esse UE para obter símbolos de modulação.
Um processador MIMO TX 220 pode multiplexar os símbolos de modulação para todos os UEs com símbolos-piloto utilizando qualquer esquema de multiplexação. Um piloto é tipicamente um dado conhecido que é processado de maneira conhecida e que pode ser utilizado por um receptor para fins de estimação de canal e outros fins. O processador MIMO TX 220 pode processar (pré-codificar, por exemplo) os símbolos de modulação multiplexados e os símbolos-piloto de modo a se fornecerem T fluxos de símbolos de saída a T transmissores (TMTRs 222a a 222t. Em determinados desenhos, o processador ΜΙΜΟ TX 220 pode aplicar pesos de formação de feixes aos símbolos de modulação para direcionar espacialmente estes símbolos. Cada transmissor 222 pode processar um respectivo fluxo de símbolos de sápida, como, por exemplo, para multiplexação por divisão de freqüência ortogonal (OFDM) , de modo a se obter um fluxo de chips de saída. Cada transmissor 222 pode também processar (converter em analógico, amplificar e efetuar conversão ascendente, por exemplo) o fluxo de chips de saída de modo a se obter um sinal de downlink. T sinais de downlink dos transmissores 222a a 222t podem ser transmitidos por meio das antenas 224a a 224t, respectivamente.
No UE 116, as antenas 252a a 252r podem receber os sinais de downlink do eNB 100 e enviar os sinais recebidos aos receptores (RCVRs) 254a a 254r, respectivamente. Cada receptor 254 pode condicionar (filtrar, amplificar, efetuar conversão descendente e digitalizar, por exemplo) um respectivo sinal recebido de modo a obter símbolos recebidos. Um detector MIMO 2 60 pode receber e processar os símbolos recebidos de todos os R receptores 254a a 254r com base em uma técnica de processamento de receptor MIMO de modo a obter símbolos detectados, que são estimativas dos símbolos de modulação transmitidos pelo eNB 100. Um processador de dados de recepção (RX) 262 pode então processar (demodular, desintercalar e decodificar, por exemplo) os símbolos detectados e enviar os dados decodificados para o UE 116 a um depósito de dados 264. Em geral, o processamento pelo detector MIMO 260 e pelo processador de dados RX 262 é complementar ao processamento pelo processador MIMO TX 220 e pelo processador de dados TX 214 no eNB 100.
No uplink, no UE 116, os dados de tráfego de uma fonte de dados 276 e mensagens de sinalização podem ser processados por um processador de dados TX 278, também processados por um modulador 280, condicionados pelos transmissores 254a a 254r e transmitidos para o eNB 100. No eNB 100, os sinais de uplink do UE 116 podem ser recebidos pelas antenas 224, condicionados pelos receptores 222, demodulados por um demodulador 240 e processados por um processador de dados RX 242 de modo a se obterem os dados de tráfego e as mensagens transmitidos pelo UE 116.
Controladores/processadores 230 e 270 podem orientar as operações no eNB 100 e no UE 116, respectivamente. Memórias 232 e 272 podem armazenar dados e códigos de programa para o eNB 110 e o UE 116, respectivamente. Um programador 234 pode programar UEs para transmissão no downlink e/ou no uplink e pode prover atribuições de recursos para os UEs programados.
0 sistema pode suportar retransmissão automática hibrida (HARQ) de modo a aperfeiçoar a segurança da transmissão de dados. Para a HARQ, um transmissor pode enviar uma transmissão para um quadro de dados e pode enviar uma ou mais retransmissões se necessário, até que o quadro de dados seja decodificado corretamente por um receptor ou o número máximo de retransmissões tenha sido enviado, ou alguma outra condição de término seja encontrada. Um quadro de dados pode ser também referido como pacote, unidade de dados, bloco de dados, etc.
A Figura 3 mostra uma transmissão de dados exemplar no uplink com HARQ na LTE. 0 UE 116 pode ter dados a serem enviados no uplink e pode transmitir uma solicitação de recursos de uplink em um Canal de Controle Fisico de Uplink (PUCCH) . 0 eNB 100 pode receber a solicitação de recursos do UE 116 e pode enviar de volta uma concessão de recursos de uplink no Canal de Controle Fisico de Downlink (PDCCH) . 0 UE 116 pode processar o quadro de dados A e transmitir este quadro utilizando os recursos de link reverso concedidos em um Canal Compartilhado Físico de Uplink (PUSCH). A transmissão de quadros pode abarcar um sub-quadro, que pode ser de 2 milissegundos (mseg) na LTE, mas pode ser também de outra duração, como, por exemplo, de 1 mseg, 5 mseg, 10 mseg, etc. Um sub-quadro pode ser também referido como intervalo de tempo de transmissão (TTI) . O eNB 100 pode receber a transmissão para o quadro A, decodificar o quadro A incorretamente e enviar uma confirmação negativa (NAK) no canal de confirmação (ACKCH). O UE 116 pode receber a NAK e retransmitir o quadro A. O eNB 100 pode receber a retransmissão para o quadro A, decodificar o quadro A corretamente com base na transmissão original e na retransmissão e enviar uma confirmação de recebimento (ACK). O UE 116 pode receber a ACK e processar e transmitir o quadro de dados seguinte B de maneira semelhante à utilizada para o quadro A.
Cada transmissão e cada retransmissão de um quadro de dados podem ser referidas como uma transmissão HARQ. O número de transmissões HARQ para o quadro de dados pode depender do esquema de modulação e codificação (MCS) utilizado para o quadro de dados, da qualidade de sinal recebida para o quadro de dados, etc. Um MCS para o quadro de dados pode ser selecionado de modo a se obter um término HARQ alvo, que é o número esperado de transmissões HARQ necessário para decodificar corretamente o quadro de dados. Um término HARQ alvo mais longo pode aperfeiçoar a eficácia de utilização de recursos à custa de um retardo mais longo. Podem ser definidas ocorrências ou
entrelaçamentos HARQ, em que Q pode ser qualquer valor de número inteiro. Cada ocorrência HARQ pode incluir sub- quadros que são afastados entre si por Q sub-quadros. Por exemplo, podem ser definidas seis ocorrências HARQ, e a ocorrência HARQ q pode incluir sub-quadros q, q + 6, q + 12, etc., para q e {0,...,5}.
Um processo HARQ pode referir-se a todas as transmissões e retransmissões, se existentes, para um quadro de dados. Um processo HARQ pode ser iniciado quando recursos estão disponíveis e pode terminar após a primeira transmissão ou após uma ou mais retransmissões. Um processo HARQ pode ter uma duração variável que pode depender dos resultados de decodificação no receptor. Cada processo HARQ pode ser enviado em uma ocorrência HARQ, e até Q processos HARQ podem ser enviados em paralelo nas Q ocorrências HARQ.
O UE 116 pode enviar uma solicitação de recursos de uplink sempre que o UE tiver dados de tráfego a serem enviados no uplink. 0 eNB 100 pode enviar de volta uma concessão de recursos de uplink ao UE 116. O UE 116 pode receber dados de tráfego a serem enviados no uplink em jorros. Estes jorros podem começar em qualquer momento e podem ser de qualquer duração. Por exemplo, o UE 116 pode ter uma chamada VoIP e pode receber jorros de dados de voz de um usuário falante. Um aplicativo VoIP pode prover quadros de voz a uma taxa (a cada 10 ou 20 mseg, por exemplo) durante jorros de atividade vocal e pode prover quadros SID a outra taxa (a cada 160 mseg, por exemplo) durante períodos de silêncio. 0 UE 116 pode não saber a priori quando os quadros de dados serão recebidos do aplicativo VoIP para transmissão no uplink. Sempre que um quadro de dados (um quadro de voz ou um quadro SID, por exemplo) for recebido do aplicativo VoIP, o UE 116 pode enviar uma solicitação de recursos de uplink ao eNB 110, receber uma concessão de recursos de uplink do eNB 100 e transmitir o quadro de dados utilizando os recursos concedidos. Entretanto, a transmissão de uma solicitação no uplink e de uma concessão no downlink para cada quadro de dados podem resultar em um overhead elevado do canal de controle.
Sob um aspecto, o sistema pode suportar diferentes tipos de atribuição de recursos, como os mostrados na Tabela 1.
Tabela 1
TIPO DE ATRIBUIÇÃO DESCRIÇÃO Atribuição persistente de recursos Uma atribuição de recursos que é válida durante um período de tempo indefinido até ser revogado. Atribuição semi- persistente de recursos Uma atribuição de recursos que é válida enquanto mais dados forem enviados dentro de um período de tempo predeterminado dos últimos dados enviados e expira automaticamente se nenhum dado for enviado dentro do período de tempo predeterminado. Atribuição não persistente de recursos Uma atribuição de recursos que é válida por uma duração predeterminada ou uma transmissão específica.
Em geral, os recursos podem ser quantificados por
freqüência (um conjunto de sub-portadoras, por exemplo), tempo (períodos de símbolos ou sub-quadros, por exemplo), código, potência de transmissão, etc., ou qualquer combinação deles. Os recursos concedidos em uma atribuição semi-persistente de recursos podem ser referidos como recursos pré-configurados, recursos pré-definidos, recursos pré-atribuídos, etc. 0 período de tempo predeterminado é também referido como período de intervalo.
As atribuições semi-persistentes e não persistentes de recursos podem ser utilizadas de maneira eficaz em qualquer aplicativo com jorros de dados. Para o VoIP, as atribuições semi-persistentes de recursos podem ser utilizadas para quadros de voz enviados durante jorros de atividade vocal, e as atribuições não persistentes de recursos podem ser utilizadas para quadros SID enviados durante períodos de silêncio. As atribuições semi- persistentes de recursos podem proporcionar bom desempenho para os jorros de voz e podem reduzir o overhead do canal de controle. As atribuições não persistentes de recursos podem ser adequadas para quadros SID devido ao grande intervalo de tempo entre os quadros SID, e o overhead do canal de controle pode ser razoável devido às infrequentes chegadas de quadros SID.
0 UE 116 pode enviar uma solicitação de recursos de uplink no PUCCH sempre que o UE tiver dados para enviar no uplink. 0 UE 116 pode indicar a quantidade e/ou tipo de dados a serem enviados na solicitação de recursos. Para o VoIP, a solicitação de recursos pode indicar se o UE 116 tem um quadro de voz ou um quadro SID, o tamanho ou a taxa de dados do quadro de voz, etc. Em geral, palavras de código diferentes podem ser utilizadas para níveis de buffer de dados ou taxas de quadro diferentes (como, por exemplo, quadro de taxa total, quadro de meia taxa, quadro de um quarto de taxa, quadro SID, etc.), tipos diferentes de quadro (quadros VoIP de cabeçalho compactado e quadros VoIP de cabeçalho não compactado, por exemplo) e/ou outras informações que indicam a quantidade e/ou tipo de dados a serem enviados. O UE 116 pode selecionar uma palavra de código apropriada com base em seu nível de armazenador de dados e pode enviar a palavra de código selecionada para a solicitação de recursos. Em um desenho, duas palavras de código podem ser utilizadas para o VoIP - uma palavra de código para um quadro de voz de taxa total e a outra palavra de código para um quadro SID.
O eNB 100 pode receber a solicitação de recursos do UE 116 e pode atribuir recursos apropriados com base na solicitação. Em um desenho, o eNB 100 pode conceder (i) uma atribuição semi-persistente de recursos para uma solicitação de recursos para um quadro de voz ou (ii) uma atribuição não persistente de recursos para uma solicitação de recursos para um quadro SID. Em um desenho, se várias taxas de quadro de voz forem suportadas, então a atribuição semi-persistente de recursos pode ser para a taxa de quadro de voz suportada mais elevada, como, por exemplo, a taxa total. Este desenho permitiria que o UE 116 enviasse quadros de voz de qualquer taxa suportada utilizando a atribuição semi-persistente de recursos. Em outros desenhos, a atribuição semi-persistente de recursos pode ser para a taxa de quadro de voz mais comumente utilizada, a taxa de quadro de voz solicitada, etc. O UE 116 pode receber uma atribuição não
persistente de recursos do eNB 100 e pode reter os recursos de uplink concedidos enquanto o UE transmitir mais dados dentro do período de intervalo. O período de intervalo pode ser um valor fixo ou configurável e pode ser selecionado com base em um tempo entre chegadas de quadros, que é o intervalo de tempo esperado entre os quadros de dados consecutivos a serem enviados pelo UE 116. Para o VoIP, o UE 116 pode enviar quadros de voz a cada 10 ou 20 mseg, e o período de intervalo pode ser de 40 a 80 mseg. O UE 116 pode utiliza um temporizador para ficar de olho no período de intervalo. O UE 116 pode iniciar o temporizador após enviar o primeiro quadro de voz utilizando os recursos de uplink concedidos e pode reiniciar o temporizador sempre que um quadro de voz subsequente for enviado. O UE 116 pode abandonar os recursos de uplink concedidos e não transmitir estes recursos quando o temporizador expirar.
Se os recursos de uplink concedidos expirarem naturalmente por falta de uso durante o período de intervalo, então este período de intervalo determina a quantidade de tempo em que os recursos de uplink concedidos não são utilizados no final de um jorro de dados. De modo a utilizar de maneira eficaz os recursos disponíveis, o UE 116 pode enviar sinalização para abrir mão dos recursos de uplink concedidos antes da expiração do período de intervalo se o UE 116 não esperar utilizar os recursos de uplink concedidos. Em um desenho, o UE 116 pode enviar uma solicitação sem indicação de dados como sinalização na banda no último quadro de dados esperado para o jorro de dados atual. Em outro desenho, o UE 116 pode enviar uma solicitação sem indicação de dados (no PUCCH, por exemplo) se o UE não transmitir dados durante um período ocioso. Este período ocioso pode ser mais longo que o tempo entre chegadas de quadros, porém mais curto que o período de intervalo. Por exemplo, se quadros de voz forem enviados a cada 10 ou 20 mseg, então o período ocioso pode ser de cerca de 30 mseg, que é mais longo que o intervalo de tempo entre dois quadros de voz, para proporcionar flutuação de fase nas chegadas de quadros de voz. O UE 116 pode enviar uma solicitação sem indicação de dados depois de decorrido o período ocioso desde o último quadro de dados transmitido. Se a HARQ for utilizada, então o UE 116 pode enviar uma solicitação separada sem indicação de dados para cada ocorrência de HARQ atribuída. Alternativamente, o UE 116 pode enviar uma única solicitação sem indicação de dados para todas as ocorrências de HARQ atribuídas. Seja como for, a solicitação sem indicação de dados pode suportar uma rápida desatribuição de recursos e acelerar a troca de recursos entre UEs. Para se reduzir o tempo de transmissão, a solicitação sem indicação de dados pode ser enviada com nível de modulação e codificação mais baixo e/ou nível de potência de transmissão mais elevado. Em geral, uma atribuição semi-persistente de recursos pode ser encerrada com base em qualquer um dos seguintes:
• Nenhum dado é enviado dentro do período de
intervalo,
• Sinalização explícita enviada pelo UE para terminar a atribuição de recursos,
• Sinalização explícita enviada pelo eNB para terminar a atribuição de recursos, e
• Re-atribuição dos recursos a outro UE.
A Figura 4 mostra transmissões exemplares para VoIP com a utilização de atribuições semi-persistente e não persistente de recursos. No tempo Tli, o UE 116 tem dados de voz para enviar no uplink e transmite uma solicitação de recursos de uplink para um quadro de taxa total. No tempo T12, o eNB 100 envia de volta uma atribuição semi- persistente de recursos com recursos de uplink suficientes para o quadro de taxa total. No tempo Ti3, o UE 116 transmite o primeiro quadro de voz utilizando os recursos de uplink concedidos. 0 UE 116 transmite quadros de voz adicionais nos tempos T14, T15 e T16, com cada quadro de voz adicional sendo enviado dentro do período de intervalo -1- intervalo do quadro de voz anterior. Um quadro de voz não é transmitido dentro do período de intervalo após o tempo T16. No tempo T17, que é o período de intervalo após o tempo T16, a atribuição semi-persistente de recursos expira, e o UE 116 abandona os recursos de uplink concedidos.
No tempo T21, o UE 116 tem um quadro SID para enviar no uplink e transmite uma solicitação de recursos de uplink para o quadro SID. No tempo T22, o eNB 100 envia de volta uma atribuição não persistente de recursos com recursos de uplink suficientes para o quadro SID. No tempo T23, ο UE 116 transmite ο quadro SID utilizando os recursos de uplink concedidos. A atribuição não persistente de recursos expira após a transmissão do quadro SID, e o UE 116 abandona os recursos de uplink concedidos.
No tempo T3i, o UE 116 tem dados de voz para enviar e transmite uma solicitação de recursos de uplink para um quadro de taxa total. No tempo T32, o eNB 100 envia de volta uma atribuição semi-persistente de recursos com recursos de uplink suficientes para o quadro de taxa total. 0 UE 116 transmite o primeiro quadro de voz utilizando os recursos de uplink concedidos no tempo T33 e transmite um quadro de voz adicional no tempo T34. Um quadro de voz não é enviado dentro do período ocioso Tidle após o tempo T34. No tempo T35, que é o período ocioso após o tempo T34, o UE 116 transmite uma solicitação sem indicação de dados de modo a abandonar os recursos de uplink concedidos.
Uma atribuição semi-persistente de recursos pode indicar recursos específicos que podem ser utilizados para enviar dados. Os recursos concedidos podem ser dados por blocos de recursos específicos em sub-quadros específicos. Cada bloco de recursos pode cobrir um conjunto de sub- portadoras em uma duração de tempo específica, como, por exemplo, um sub-quadro. Se a HARQ for utilizada, então os recursos de uplink concedidos podem ser para uma ou mais ocorrências de HARQ específicas. A atribuição semi- persistente de recursos pode indicar também um ou mais MCSs específicos que podem ser utilizados para enviar dados. Cada MCS pode estar associado a um tamanho de quadro específico, um esquema de codificação ou taxa de código específica, um esquema de modulação específico, etc. Seja como for, tanto o eNB 100 quanto o UE 116 conhecem os recursos e os MCSs que podem ser utilizados para enviar dados. Em um desenho, o UE 116 pode enviar dados no uplink utilizando os recursos de uplink concedidos sem enviar qualquer sinalização para informar o eNB 100 dos dados que são enviados. Neste desenho, o eNB 100 pode tentar decodificar sua transmissão recebida nos recursos de uplink concedidos em cada sub-quadro no qual os dados podem ser enviados pelo UE 116. o eNB 100 pode efetuar decodificação cega para cada MCS que pode ser enviado pelo UE 116 para enviar dados. Em outro desenho, o UE 116 pode notificar o eNB 100 de um quadro de dados que é enviado e possivelmente do MCS utilizado para o quadro de dados. Neste desenho, o eNB 100 pode tentar decodificar a transmissão recebida só quando notificado e também com base no MCS (se enviado). Para ambos os desenhos, o eNB 100 pode desatribuir os recursos de uplink concedidos se o eNB não decodificar corretamente um quadro de dados do UE 116 dentro do período de intervalo. Se a HARQ for utilizada, então o eNB 100 pode aguardar um pouco mais que o período de intervalo de modo a dar conta dos erros AC K/NAK possíveis antes da desatribuição dos recursos de uplink concedidos.
Em geral, as atribuições semi-persistente e não persistente de recursos podem ser utilizadas com ou sem HARQ. Se a HARQ for utilizada, então as atribuições semi- persistente e não persistente de recursos podem ser definidas de modo a cobrirem determinados aspectos da HARQ. Em um desenho, uma atribuição semi-persistente ou não persistente de recursos pode cobrir todas as transmissões e retransmissões de um quadro de dados. Em outro desenho, uma atribuição semi-persistente ou não persistente de recursos pode cobrir apenas a primeira transmissão de um quadro de dados, e as retransmissões subsequentes podem ser programadas com outra atribuição. Para uma atribuição semi- persistente de recursos, a estatística de término de HARQ, em média, deve acabar dentro do tempo entre chegadas de quadros. Por exemplo, se quadros de dados forem enviados a cada 20 mseg, então o número médio de transmissões HARQ para cada quadro de dados deve ser inferior a 20 mseg de modo a se impedir o acúmulo de dados no armazenador de dados. Para uma atribuição de recursos que cobre apenas a primeira transmissão de um quadro de dados, a estatística de término de HARQ pode ser ligeiramente mais longa que uma transmissão HARQ (1,2 transmissões HARQ, por exemplo) de modo a se reduzir o número de solicitações de recursos para retransmissões do quadro de dados.
O número de ocorrências de HARQ e/ou o término de HARQ alvo podem ser selecionados de modo a se obter uma utilização eficaz de recursos. O término de HARQ alvo pode ser selecionado com base no tempo entre chegadas de quadros, no intervalo entre transmissões HARQ consecutivas, em se uma atribuição de recursos cobre apenas a primeira transmissão ou todas as transmissões HARQ, etc. O MCS e os bits de código a serem transmitidos podem ser selecionados de modo que o ganho de codificação máximo possa ser obtido para o número médio de transmissões HARQ, que é determinado pelo término de HARQ alvo. A quantidade de dados que podem ser enviados em uma ocorrência de HARQ pode depender do término de HARQ alvo (mais dados podem ser enviados para um término de HARQ mais longo e vice-versa) e de outros fatores. O número de ocorrências de HARQ pode ser configurável e selecionado com base na quantidade total de dados a serem enviados, na quantidade de dados que podem ser enviados em cada ocorrência de HARQ, etc.
Em geral, as atribuições semi-persistente e não persistente de recursos podem ser utilizadas na transmissão de dados no uplink (conforme descrito acima) e também na transmissão de dados no downlink. Para o downlink, o eNB 100 pode enviar concessões de recursos de downlink no PDCCH sempre que o eNB 100 tiver dados para enviar ao UE 116. o eNB 100 pode enviar uma atribuição semi-persistente de recursos se tiver um quadro de voz para enviar e pode enviar uma atribuição não persistente de recursos se tiver um quadro SID para enviar. A atribuição semi-persistente de recursos pode ser válida enquanto mais dados forem enviados dentro do período de intervalo e pode expirar se os dados não forem enviados dentro do período de intervalo. Os mesmos ou diferentes períodos de intervalo podem ser utilizados no downlink e no uplink. O eNB 100 pode também terminar explicitamente a atribuição semi-persistente de recursos antes do período de intervalo enviando sinalização ao UE 116. Os recursos de downlink podem ser assim rapidamente trocados quando não houver mais dados a enviar ao UE 116.
Em um desenho, o eNB 100 podem enviar concessões de downlink em qualquer momento, e o UE 116 pode monitorar o PDCCH de modo a determinar se uma concessão de downlink foi enviada ao UE. Em outro desenho, o eNB 100 pode enviar concessões de downlink apenas em determinados sub-quadros, que podem ser referidos como sub-quadros de recepção. O UE 116 pode monitorar o PDCCH só durante os sub-quadros de recepção de modo a determinar se uma concessão de downlink foi enviada ao UE. Este desenho pode suportar recepção descontínua (DRX) pelo UE 116.
Para o downlink, uma atribuição semi-persistente de recursos pode indicar recursos de downlink específicos (como, por exemplo, blocos de recursos específicos e sub- quadros específicos) nos quais os dados podem ser enviados ao UE 116. A atribuição semi-persistente de recursos pode indicar também um ou mais MCSs específicos que podem ser utilizados para enviar dados nos recursos de downlink concedidos. 0 UE 116 pode efetuar decodificação cega em sua transmissão recebida com base nos MCSs pré-configurados em cada sub-quadro no qual os dados podem ser enviados ao UE. Alternativamente, o eNB 100 pode sinalizar o MCS utilizado para enviar dados ao UE 116, e o UE 116 pode decodificar sua transmissão recebida com base no MCS sinalizado.
Para o downlink, o eNB 100 pode enviar dados ao UE 116 utilizando um Identificador Temporário de Rádio-Rede Celular (C-RNTI) ou algum outro identificador único atribuído ao UE 116. Isto permite que o UE 116 verifique de maneira não ambígua se ele é o destinatário pretendido de um dado quadro de dados. Em um desenho, o eNB 100 pode gerar uma verificação de redundância cíclica (CRC) para um quadro de dados, em seguida mascarar a CRC com o C-RNTI do UE 116, depois anexar a CRC específica do UE ao quadro de dados e em seguida enviar o quadro de dados e a CRC específica do UE ao UE 116. Em outro desenho, o eNB 100 pode embaralhar o quadro de dados com o C-RNTI do UE 116 e enviar então o quadro embaralhado ao UE 116.
Tanto para o downlink quanto para o uplink, o eNB 100 pode enviar atribuições de recursos ao UE 116 utilizando o C-RNTI do UE 116. Isto pode permitir que o UE 116 verifique de maneira não ambígua se ele é o destinatário pretendido de uma dada atribuição de recursos. Em um desenho, o eNB 100 pode gerar uma CRC para uma mensagem que porta uma atribuição de recursos para o UE 116, em seguida mascarar a CRC com o C-RNTI do UE 116, em seguida anexar a CRC específica do UE à mensagem e em seguida enviar a mensagem e a CRC específica do UE ao UE 116. Em outro desenho, o eNB 100 pode mascarar a mensagem com base no C-RNTI do UE 116 e em seguida enviar a mensagem mascarada ao UE 116. As atribuições de recursos podem ser também enviadas de outras maneiras, de modo que (i) estas atribuições possam ser recebidas de maneira segura pelos UEs destinatários e (ii) os erros na troca de recursos entre os UEs possam ser reduzidos.
Tanto para o downlink quanto para o uplink, o eNB 100 pode enviar mensagens para passar por cima de uma atribuição semi-persistente de recursos pendente. Por exemplo, em cada sub-quadro coberto pela atribuição semi- persistente de recursos, o eNB 100 pode enviar uma mensagem que indica os recursos e/ou o MCS a ser utilizado para esse sub-quadro, que pode ser diferente dos recursos e dos MCSs pré-configurados. O UE 116 pode funcionar com base nos recursos e MCSs pré-configurados, a menos que estes parâmetros sejam anulados por mensagens do eNB 100.
Para o downlink, vários UEs podem ter uma atribuição de recursos de downlink comum de recursos de downlink para monitoração em busca de uma possível transmissão de dados enviada pelo eNB 100 a estes UEs. O eNB 100 pode enviar dados a qualquer um dos UEs nos recursos de downlink atribuídos em qualquer dado momento. Estes UEs podem tentar decodificar suas transmissões recebidas dos recursos de downlink atribuídos e podem enviar ACKs/NAKs nos mesmos recursos de sinalização de uplink associados aos recursos de downlink. Cada UE pode enviar sua ACK ou NAK utilizando chaveamento liga-desliga (OOK) de modo a combater colisões das ACKs/NAKs de diferentes UEs. Em um desenho, uma ACK pode ser enviada como 1 (ou "ligado") e uma NAK pode ser enviada como 0 (ou "desligado") . Este desenho permite que o eNB 100 detecte corretamente uma ACK enviada pelo UE destinatário de uma transmissão de dados enviada nos recursos de downlink atribuídos na presença de NAKs enviadas pelos UEs não destinatários da transmissão de dados. Para o downlink, ao UE 116 pode ser atribuída uma atribuição persistente de recursos, e os dados podem ser enviados ao UE 116 sem a utilização de um canal de controle. A atribuição persistente de recursos pode indicar recursos de downlink e MCSs pré-configurados para o UE 116. Os recursos de downlink pré-configurados podem compreender um conjunto limitado de recursos de downlink, em que o UE 116 pode receber dados. Os MCSs pré-conf igurados podem compreender um conjunto limitado de MCSs que pode ser utilizado para enviar dados ao UE 116. 0 UE 116 pode decodificar cegamente a transmissão de downlink com base em todas as combinações possíveis de recursos de downlink e MCSs pré-conf igurados. 0 eNB 100 pode enviar quadros de dados ao UE 116 utilizando o C-RNTI do UE. Isto pode permitir que o UE 116 determine que estes quadros de dados sejam enviados ao UE 116 e pode permitir também que outros UEs determinem que os quadros de dados não se destinem a eles. 0 UE 116 e outros UEs podem enviar ACKs/NAKs utilizando OOK para combater as colisões devidas a uma atribuição de recursos de downlink comum.
A Figura 5 mostra um desenho de um processador 500 para trocar dados em um sistema de comunicação sem fio. 0 processo 500 pode ser executado por um UE, uma estação base (um eNB, por exemplo) ou alguma outra entidade. Uma atribuição de recursos para um link de comunicação pode ser determinado, com a atribuição de recursos sendo válida dede que mais dados sejam enviados dentro de um período predeterminado de tempo dos últimos dados enviados (bloco 512). A atribuição de recursos pode compreender recursos e um ou mais esquemas de modulação e codificação utilizáveis para transmissão de dados via o link de comunicação. Dados podem ser trocados (enviados e/ou recebidos, por exemplo) via o link de comunicação com base na atribuição de recursos (bloco 514) . A atribuição de recursos pode ser abandonada ao se determinar que mais dados não foram trocados dentro do período de tempo predeterminado quando os últimos dados foram trocados (bloco 516).
O processo 500 pode ser executado por um UE para transmissão de dados no uplink. 0 UE pode receber dados a serem enviados no uplink (de um aplicativo VoIP, por exemplo), enviar uma solicitação de recursos em resposta à recepção de dados a serem enviados e receber a atribuição de recursos em resposta à solicitação. 0 UE pode então enviar os dados com base na atribuição de recursos, ajustar um temporizador no período de tempo predeterminado após enviar os dados, enviar mais dados se disponíveis e, se o temporizador não tiver expirado, reinicializar o temporizador após enviar mais dados, e abandonar a atribuição de recursos quando temporizador expirar. 0 UE pode enviar uma solicitação sem indicação de dados para terminar a atribuição de recursos antes da expiração do temporizador. 0 UE pode enviar esta solicitação sem indicação de dados (i) juntamente com os últimos dados esperados para o jorro de dados atual ou (ii) se mais dados não tiverem sido enviados dentro de um período de tempo específico dos últimos dados enviados ou (iii) com base em alguma outra condição ou evento de gatilho.
0 processo 500 pode ser também executado por uma estação base para transmissão de dados no downlink. A estação base pode receber uma solicitação de recursos do UE e pode enviar a atribuição de recursos ao UE. A estação base pode efetuar decodif icação cega da sua transmissão recebida com base na atribuição de recursos de modo a detectar os dados enviados no uplink pelo UE.
0 processo 500 pode ser também executado pela estação base para transmissão de dados no downlink. A estação base pode receber dados a serem enviados no downlink ao UE, determinar a atribuição de recursos com base nos dados recebidos e enviar a atribuição de recursos do UE. A estação base pode processar os dados com base no C-RNTI do UE e pode enviar os dados processados no downlink ao UE.
0 processo 500 pode ser também executado pelo UE para transmissão de dados no downlink. O UE pode monitorar um canal de controle para receber a atribuição de recursos. O UE pode funcionar em um modo DRX e pode monitorar canal de controle em intervalos de tempo designados de modo a receber a atribuição de recursos. O UE pode efetuar decodificação cega da sua transmissão recebida com base na atribuição de recursos de modo a detectar os dados enviados no downlink ao UE. O UE pode receber dados no downlink com base na atribuição de recursos e pode enviar uma ACK ou uma NAK para os dados recebidos utilizando OOK.
Tanto para o downlink quanto para o uplink, dados podem ser enviados em quadros de dados com HARQ. Cada quadro de dados pode ser enviado com pelo menos uma transmissão HARQ, uma transmissão HARQ para a primeira transmissão do quadro de dados e possivelmente transmissões HARQ adicionais para retransmissões do quadro de dados. O número esperado de transmissões HARQ para cada quadro de dados pode ser mais curto que o intervalo de tempo esperado entre quadros de dados consecutivos de modo a se evitar o acúmulo do armazenador de dados. Se a atribuição de recursos cobrir apenas a primeira transmissão HARQ para cada quadro de dados, então o número esperado de transmissões HARQ para cada quadro de dados pode ser entre um e dois de modo a se reduzir o overhead de sinalização para retransmissões. A Figura 6 mostra um desenho de um equipamento 600 para trocar dados em um sistema de comunicação sem fio. 0 equipamento 600 inclui dispositivos para determinar uma atribuição de recursos para um link de comunicação, com a atribuição de recursos sendo válida enquanto mais dados forem enviados dentro de um período de tempo predeterminado dos últimos dados enviados (módulo 612), dispositivos para trocar dados via o link de comunicação com base na atribuição de recursos (módulo 614) e dispositivos para abandonar a atribuição de recursos quando se determinar que mais dados não foram trocados dentro do período de tempo predeterminado a partir de quando os dados foram trocados pela última vez (módulo 616) .
Ά Figura 7 mostra um desenho de um processo 700 para enviar dados no uplink por um UE. O UE pode receber dados a serem enviados no uplink, como, por exemplo, de um aplicativo VoIP (bloco 712) e pode enviar uma solicitação de recursos em resposta à recepção dos dados a serem enviados (bloco 714). 0 UE pode receber uma atribuição de dados para o uplink, com a atribuição de recursos sendo válida enquanto mais dados forem enviados dentro de um período de tempo predeterminado dos últimos dados enviados (bloco 716) . 0 UE pode enviar dados no uplink com base na atribuição de recursos (bloco 718). O UE pode ajustar um temporizador no período de tempo predeterminado após enviar os dados no uplink (bloco 720). 0 UE pode enviar mais dados no uplink se disponíveis e se o temporizador não tiver expirado (bloco 722) . 0 UE pode abandonar a atribuição de recursos quando o temporizador expirar (bloco 724).
A Figura 8 mostra um desenho de um equipamento 800 para enviar dados no uplink. 0 equipamento 800 inclui dispositivos para receber dados a serem enviados no uplink ao UE de um aplicativo VoIP, por exemplo (módulo 812), dispositivos para receber uma atribuição de recursos para o uplink, com a atribuição de recursos sendo válida enquanto mais dados forem enviados dentro de um período de tempo predeterminado dos últimos dados enviados (módulo 816), dispositivos para enviar os dados no uplink com base na atribuição de recursos (módulo 818), dispositivo para ajustar um temporizador no período de tempo predeterminado após enviar os dados no uplink (módulo 820), dispositivos para enviar mais dados no uplink se disponíveis e se o temporizador não tiver expirado (módulo 822) e dispositivos para abandonar a atribuição de recursos quando o temporizador expirar (módulo 824).
A Figura 9 mostra um desenho de um processo 900 para trocar dados em um sistema de comunicação sem fio. O processo 900 pode ser executado por um UE, uma estação base ou alguma outra entidade. Uma atribuição semi-persistente de recursos ou uma atribuição não persistente de recursos para um link de comunicação pode ser determinada (bloco 912). A atribuição semi-persistente de recursos pode ser válida enquanto mais dados forem enviados dentro de um período de tempo predeterminado dos últimos dados enviados. A atribuição semi-persistente de recursos pode ser concedida para um jorro esperado de dados a serem enviados via o link de comunicação. A atribuição não persistente de recursos pode ser válida por uma duração predeterminada ou uma transmissão específica. Os dados podem ser trocados via o link de comunicação com base na atribuição semi- persistente ou não persistente de recursos (bloco 914).
0 processo 900 pode ser executado por um UE para transmissão de dados no uplink. 0 UE pode receber dados a serem enviados no uplink, como, por exemplo, de um aplicativo VoIP, e pode enviar uma solicitação de recursos. 0 UE pode receber a atribuição semi-persistente de recursos se a solicitação for para um quadro de voz e pode receber a atribuição não persistente de recursos se a solicitação for para um quadro SID. 0 UE pode enviar uma primeira palavra de código em um canal de controle se a solicitação for para um quadro de voz e pode enviar uma segunda palavra de código no canal de controle se a solicitação for para um quadro SID.
0 processo 900 pode ser também executado por uma estação base para transmissão de dados no uplink. A estação base pode receber uma solicitação de recursos do UE. A estação base pode enviar a atribuição semi-persistente de recursos ao UE se a solicitação for para um quadro de voz e pode enviar a atribuição não persistente de recursos ao UE se a solicitação for para um quadro SID.
O processo 900 pode ser também executado pela estação base para transmissão de dados no downlink. A estação base pode enviar a atribuição semi-persistente de recursos ao UE se houver um quadro de voz a ser enviado ao UE e pode enviar a atribuição não persistente de recursos ao UE se houver um quadro SID a ser enviado ao UE.
O processo 900 pode ser também executado pelo UE para transmissão de dados no downlink. 0 UE pode monitorar um canal de controle de modo a receber a atribuição semi- persistente ou não persistente de recursos para o downlink.
Se a atribuição semi-persistente de recursos for determinada no bloco 912, então o UE e a estação base podem trocar dados conforme descrito acima com referência à Figura 5. Se a atribuição não persistente de recursos for determinada no bloco 912, então o UE e a estação base podem trocar dados (um quadro SID, por exemplo) e podem abandonar a atribuição de recursos logo após a troca de dados.
A Figura 10 mostra um desenho de um equipamento 1000 para trocar dados em um sistema de comunicação sem fio. 0 equipamento 1000 inclui dispositivos para determinar uma atribuição semi-persistente de recursos ou uma atribuição não persistente de recursos para um link de comunicação, com a atribuição semi-persistente de recursos sendo válida enquanto mais dados forem enviados dentro de um período de tempo predeterminado dos últimos dados enviados e a atribuição não persistente de recursos sendo válida por uma duração predeterminada ou uma transmissão específica (módulo 1012), e dispositivos para trocar dados via o link de comunicação com base na atribuição semi- persistente ou não persistente de recursos (módulo 1014) .
Os módulos nas Figuras 6, 8 e 10 podem compreender processadores, aparelhos eletrônicos, aparelhos de hardware, componentes eletrônicos, circuitos lógicos, memórias, etc. ou qualquer combinação deles.
Os versados na técnica entenderiam que as informações e os sinais podem ser representados utilizando- se qualquer uma de diversas tecnologias e técnicas diferentes. Por exemplo, os dados, instruções, comandos, informações, sinais, bits, símbolos e chips referidos em toda a descrição acima podem ser representados por tensões, correntes, ondas eletromagnéticas, campos ou partículas magnéticas, campos ou partículas ópticas ou qualquer combinação deles.
Os versados na técnica entenderiam também que os diversos blocos, módulos, circuitos lógicos e etapas de algoritmo ilustrativos descritos em conexão com a presente revelação podem ser implementados como hardware eletrônico, software de comutador ou combinações de ambos. Para se ilustrar claramente esta intercambialidade de hardware e software, diversos componentes, blocos, circuitos e etapas ilustrativos foram descritos acima geralmente em termos de sua funcionalidade. Se tal funcionalidade é implementada como hardware ou software depende da aplicação especifica e das restrições de desenho impostas ao sistema como um todo. Os versados na técnica podem implementar a funcionalidade descrita de maneiras variáveis para cada aplicação especifica, mas tais decisões de implementação não devem ser interpretadas como provocando um afastamento do alcance da presente invenção.
Os diversos blocos, módulos e circuitos lógicos ilustrativos descritos em conexão com a presente revelação podem ser implementados ou executados com um processador para fins gerais, um processador de sinais digitais (DSP), um circuito integrado especifico de aplicação (ASIC), um arranjo de portas programável no campo (FPGA) ou outro dispositivo lógico programável, porta discreta ou lógica de transistor, componentes de hardware discretos ou qualquer combinação deles projetada para executar as funções aqui descritas. Um processador para fins gerais podem ser um microprocessador, mas alternativamente o processador pode ser qualquer processador, controlador, microcontrolador ou máquina de estados convencional. Um processador pode ser também implementado como uma combinação de dispositivos de computação, como, por exemplo, uma combinação de DSP e microprocessador, uma série de microprocessadores, um ou mais microprocessadores em conjunto com um núcleo de DSP ou qualquer outra configuração que tal.
As etapas de método ou algoritmo descritas em conexão com a presente revelação podem ser corporifiçadas diretamente em hardware, em um módulo de software executado por um processador ou em uma combinação dos dois. Um módulo de software pode residir em uma memória de acesso aleatório (RAM), uma memória flash, uma memória exclusiva de leitura (ROM), uma ROM eletricamente programável (EPROM), uma ROM programável eletricamente apagável (EEPROM), em registradores, disco rígido, disco removível, CD-ROM ou qualquer outra forma de meio de armazenamento conhecida na técnica. Um meio de armazenamento exemplar é acoplado ao processador de modo que o processador possa ler informações do, e gravar informações no, meio de armazenamento. Alternativamente, o meio de armazenamento pode ser integrante com o processador. 0 processador e o meio de armazenamento podem residir em um ASIC. 0 ASIC pode residir em um terminal de usuário. Alternativamente, o processador e o meio de armazenamento podem residir como componentes discretos em um terminal de usuário.
Em um ou mais desenhos exemplares, as funções de scritas podem ser implementadas em hardware, software, firmware ou qualquer combinação deles. Se implementadas em software, as funções podem ser armazenadas em ou transmitidas através de uma ou mais instruções ou código em um meio legível por computador. Os meios passíveis de leitura por computador incluem tanto meios de armazenamento em computador quanto meios de comunicação que incluam qualquer meio que facilite a transferência de um programa de computador de um lugar para outro. Um meio de armazenamento pode ser qualquer meio disponível que possa ser, acessado por um computador de uso geral ou para fins especiais. A título de exemplo, e não de limitação, tal meio legível por computador podem compreender RAM, ROM, EEPROM, CD-ROM ou qualquer outro armazenamento em disco óptico, armazenamento em disco magnético ou outros aparelhos de armazenamento magnético ou qualquer outro meio que possa ser utilizado para portar ou armazenar dispositivos de código de programa desejados sob a forma de instruções ou estruturas de dados e que possa ser acessado por um computador de uso geral ou para fins especiais. Além disto, qualquer conexão é apropriadamente denominada de meio legível por computador. Por exemplo, se o software for transmitido de um website, servidor ou outra fonte remota utilizando-se um cabo coaxial, cabo de fibra óptica, par trançado, linha de assinante digital (DSL) ou tecnologias sem fio tais como infravermelho, rádio e microonda, então o cabo coaxial, o cabo de fibra óptica, o par trançado, a DSL ou tecnologias sem fio tais como infravermelho, rádio e microonda são incluídos na definição de meio. 0 termo disco (disk e disc no original), conforme aqui utilizado, inclui disco compacto (CD), disco de laser, disco óptico, disco versátil digital (DVD), disco flexível e disco blu-ray, em que usualmente discos (disks) reproduzem dados magneticamente, enquanto discos (discs) reproduzem dados opticamente com lasers. Combinações deles devem ser também incluídas dentro do alcance dos meios passíveis de leitura por computador.
A descrição anterior das modalidades reveladas é apresentada para permitir que qualquer pessoa versada na técnica fabrique ou utilize a presente invenção. Diversas modificações nestas modalidades serão prontamente evidentes aos versados na técnica, e os princípios genéricos aqui definidos podem ser aplicados a outras modalidades sem que se abandone o espírito ou alcance da invenção. Assim, a presente invenção não pretende estar limitada às modalidades aqui mostradas, mas deve receber o mais amplo alcance compatível com os princípios e aspectos inéditos aqui revelados.

Claims (47)

1. Equipamento para comunicação sem fio, que compreende: pelo menos um processador configurado para determinar uma atribuição de recursos para um link de comunicação e para trocar dados via o link de comunicação com base na atribuição de recursos, a atribuição de recursos sendo válida enquanto mais dados forem enviados dentro de um período de tempo predeterminado dos últimos dados enviados; e uma memória acoplada ao pelo menos um processador.
2. Equipamento, de acordo com a reivindicação 1, no qual o pelo menos um processador é configurado para abandonar a atribuição de recursos quando determina que mais dados não foram trocados dentro do período de tempo predeterminado a partir de quando os dados foram trocados pela última vez.
3. Equipamento, de acordo com a reivindicação 1, no qual o link de comunicação é um uplink, e no qual o pelo menos um processador é configurado para receber dados a serem enviados no uplink em um equipamento de usuário (UE) , para enviar uma solicitação de recursos em resposta à recepção dos dados a serem enviados e para receber a atribuição de recursos em resposta à solicitação.
4. Equipamento, de acordo com a reivindicação 3, no qual o pelo menos um processador é configurado para enviar os dados com base na atribuição de recursos e para ajustar um temporizador no período de tempo predeterminado após enviar os dados, para enviar mais dados se disponíveis e se o temporizador não tiver expirado, para reinicializar o temporizador no período de tempo predeterminado após o envio de mais dados e para abandonar a atribuição de recursos quando o temporizador expirar.
5. Equipamento, de acordo com a reivindicação 3, no qual o pelo menos um processador é configurado para enviar uma solicitação sem indicação de dados de modo a terminar a atribuição de recursos antes da expiração do período de tempo predeterminado.
6. Equipamento, de acordo com a reivindicação 5, no qual o pelo menos um processador é configurado para enviar a solicitação sem indicação de dados juntamente com os últimos dados esperado ou se mais dados não tiverem sido enviados dentro de um período de tempo específico dos últimos dados enviados.
7. Equipamento, de acordo com a reivindicação 1, no qual o link de comunicação é um uplink e no qual o pelo menos um processador é configurado para receber uma solicitação de recursos para o uplink de um equipamento de usuário (UE) e para enviar a atribuição de recursos ao UE em resposta à solicitação.
8. Equipamento, de acordo com a reivindicação 7, no qual o pelo menos um processador é configurado para efetuar decodificação cega das transmissões recebidas com base na atribuição de recursos, de modo a detectar os dados enviados no uplink pelo UE.
9. Equipamento, de acordo com a reivindicação 1, no qual o link de comunicação é um downlink e no qual o pelo menos um processador é configurado para receber dados a serem enviados no downlink a um equipamento de usuário (UE) , para determinar a atribuição de recursos para o UE com base nos dados recebidos e para enviar a atribuição de recursos ao UE.
10. Equipamento, de acordo com a reivindicação 9, no qual o pelo menos um processador é configurado para processar os dados recebidos com base em um Identificador Temporário de Rádio-Rede Celular (C-RNTI) do UE, e para enviar os dados processados no downlink ao UE.
11. Equipamento, de acordo com a reivindicação 1, no qual o link de comunicação é um downlink e no qual o pelo menos um processador é configurado para monitorar um canal de controle de modo a receber a atribuição de recursos para um equipamento de usuário (UE).
12. Equipamento, de acordo com a reivindicação 11, no qual o pelo menos um processador é configurado para funcionar em um modo de recepção descontínua (DRX) e para monitorar o canal de controle em intervalos de tempo designados para receber a atribuição de recursos.
13. Equipamento, de acordo com a reivindicação11, no qual o pelo menos um processador é configurado para efetuar decodificação cega da transmissão recebida com base na atribuição de recursos de modo a detectar os dados enviados no downlink ao UE.
14. Equipamento, de acordo com a reivindicação11, no qual o pelo menos um processador é configurado para receber dados no downlink com base na atribuição de recursos e para enviar uma confirmação (ACK) ou uma confirmação negativa (NAK) para os dados recebidos utilizando chaveamento liga-desliga (OOK).
15. Equipamento, de acordo com a reivindicação 1, no qual os dados são enviados em quadros com retransmissão automática híbrida (HARQ) e no qual cada quadro é enviado com pelo menos uma transmissão HARQ.
16. Equipamento, de acordo com a reivindicação15, no qual o número esperado de transmissões HARQ para cada quadro é mais curto que o intervalo de tempo esperado entre quadros consecutivos.
17. Equipamento, de acordo com a reivindicação 15, no qual a atribuição de recursos cobre uma transmissão HARQ para cada quadro e no qual o número esperado de transmissões HARQ para cada quadro é entre um e dois.
18. Método para comunicação sem fio, que compreende: determinar uma atribuição de recursos para um link de comunicação, a atribuição de recursos sendo válida enquanto mais dados forem enviados dentro de um período de tempo predeterminado dos últimos dados enviados; e trocar dados via o link de comunicação com base na atribuição de recursos.
19. Método, de acordo com a reivindicação 18, no qual o link de comunicação é um uplink e no qual a determinação da atribuição de recursos compreende receber dados a serem enviados no uplink em um equipamento de usuário (UE) , enviar uma solicitação de recursos em resposta à recepção dos dados a serem enviados, e receber a atribuição de recursos em resposta à solicitação.
20. Método, de acordo com a reivindicação 18, no a troca de dados via o link de comunicação compreende efetuar decodificação cega da transmissão recebida com base na atribuição de recursos de modo a detectar os dados enviados via o link de comunicação.
21. Método, de acordo com a reivindicação 18, no qual a troca de dados via o link de comunicação compreende processar os dados com base no Identificador Temporário de Rádio-Rede Celular (C-RNTI) de um equipamento de usuário (UE), enviar os dados processados via o link de comunicação.
22. Método, de acordo com a reivindicação 18, no qual a troca de dados via o link de comunicação compreende receber dados via o link de comunicação com base na atribuição de recursos, e enviar uma confirmação (ACK) ou uma confirmação negativa (NAK) para os dados recebidos utilizando chaveamento liga-desliga (OOK).
23. Equipamento para comunicação sem fio, que compreende: um dispositivo para determinar uma atribuição de recursos para um link de comunicação, a atribuição de recursos sendo válida enquanto mais dados forem enviados dentro de um período de tempo predeterminado dos últimos dados enviados; e um dispositivo para trocar dados via o link de comunicação com base na atribuição de recursos.
24. Equipamento, de acordo com a reivindicação 23, no qual o link de comunicação é um uplink, e no qual o dispositivo para determinar a atribuição de recursos compreende um dispositivo para receber dados a serem enviados no uplink em um equipamento de usuário (UE), um dispositivo para enviar uma solicitação de recursos em resposta à recepção dos dados a serem enviados, e um dispositivo para receber a atribuição de recursos em resposta à solicitação.
25. Equipamento, de acordo com a reivindicação 23, no qual o dispositivo para trocar dados via o link de comunicação compreende um dispositivo para efetuar decodificação cega da transmissão recebida com base na atribuição de recursos, de modo a detectar os dados enviados via o link de comunicação.
26. Equipamento, de acordo com a reivindicação 23, no qual o dispositivo para trocar dados via o link de comunicação compreende um dispositivo para processar dados com base no Identificador Temporário de Rádio-Rede Celular (C-RNTI) de um equipamento de usuário (UE), e um dispositivo para enviar os dados processados via o link de comunicação.
27. Equ ipamento, de acordo com a reivindicação 23, no qual o dispositivo para trocar dados via o link de comunicação compreende um dispositivo para receber dados via o link de comunicação com base na atribuição de recursos, e um dispositivo para enviar uma confirmação (ACK) ou uma confirmação negativa (NAK) para os dados recebidos utilizando chaveamento liga-desliga (OOK).
28. Me io legível por máquina que compreende instruções que, quando executadas por uma máquina, fazem com que a máquina execute operações que incluem: determinar uma atribuição de recursos para um link de comunicação, a atribuição de recursos sendo válida enquanto mais dados forem enviados dentro de um período de tempo predeterminado dos últimos dados enviados; e trocar dados via o link de comunicação com base na atribuição de recursos.
29. Meio legível por máquina, de acordo com a reivindicação 28, o qual, quando executado pela máquina, faz com que a máquina execute operações que incluem também: receber dados a serem enviados em um uplink em um equipamento de usuário (UE); enviar uma solicitação de recursos em resposta à recepção dos dados a serem enviados; e receber a atribuição de recursos em resposta ã solicitação.
30. Meio legível por máquina, de acordo com a reivindicação 28, o qual, quando executado pela máquina, faz com que a máquina execute operações que incluem também: efetuar decodificação cega da transmissão recebida com base na atribuição de recursos, de modo a detectar os dados enviados via o link de comunicação.
31. Meio legível por máquina, de acordo com a reivindicação 28, o qual, quando executado pela máquina, faz com que a máquina execute operações que incluem também: processar dados com base no Identificador Temporário de Rádio-Rede Celular (C-RNTI) de um equipamento de usuário (UE), e enviar os dados processados via o link de comunicação.
32. Meio legível por máquina, de acordo com a reivindicação 28, o qual, quando executado pela máquina, faz com que a máquina execute operações que incluem também: receber dados via o link de comunicação com base na atribuição de recursos; e enviar uma confirmação (ACK) ou uma confirmação negativa (NAK) para os dados recebidos utilizando chaveamento liga-desliga (OOK).
33. Equipamento para comunicação sem fio, que compreende: pelo menos um processador configurado para receber dados a serem enviados no uplink em um equipamento de usuário (UE), para enviar uma solicitação de recursos em resposta à recepção dos dados a serem enviados, para receber uma atribuição de recursos para o uplink e para enviar os dados no uplink com base na atribuição de recursos, a atribuição de recursos sendo válida enquanto mais dados forem enviados dentro de um período de tempo predeterminado dos últimos dados enviados; e uma memória acoplada ao pelo menos um processador.
34. Equipamento, de acordo com a reivindicação 33, no qual o pelo menos um processador é configurado para ajustar um temporizador no período de tempo predeterminado após o envio dos dados no uplink, para enviar mais dados no uplink se disponíveis e se o temporizador não tiver expirado e para abandonar a atribuição de recursos quando o temporizador expirar.
35. Equipamento para comunicação sem fio, que compreende: pelo menos um processador configurado para determinar uma atribuição semi-persistente de recursos ou uma atribuição não persistente de recursos para um link de comunicação e para trocar dados via o link de comunicação com base na atribuição semi-persistente ou não persistente de recursos, a atribuição semi-persistente de recursos sendo válida enquanto mais dados forem enviados dentro de um período de tempo predeterminado dos últimos dados enviados, e a atribuição não persistente de recursos sendo válida por uma duração predeterminada ou uma transmissão específica; e uma memória acoplada ao pelo menos um processador.
36. Equipamento, de acordo com a reivindicação 35, no qual a atribuição semi-persistente de recursos é concedida para um jorro esperado de dados a serem trocados via o link de comunicação.
37. Equipamento, de acordo com a reivindicação 35, no qual o link de comunicação é um uplink, e no qual o pelo menos um processador é configurado para enviar uma solicitação de recursos, para receber a atribuição semi- persistente de recursos se a solicitação de computador for um para um quadro de voz e para receber a atribuição não persistente de recursos se a solicitação de recursos for para um quadro de descritor de silêncio (SID).
38. Equipamento, de acordo com a reivindicação 37, no qual o pelo menos um processador é configurado para enviar uma primeira palavra de código em um canal de controle se a solicitação de recursos for para um quadro de voz e para enviar uma segunda palavra de código no canal de controle se a solicitação de recursos for para um quadro SID.
39. Equipamento, de acordo com a reivindicação 35, no qual o link de comunicação é um uplink, e no qual o pelo menos um processador é configurado para receber uma solicitação de recursos de um equipamento de usuário (UE) , para enviar a atribuição semi-persistente de recursos ao UE se a solicitação de recursos for para um quadro de voz e para enviar a atribuição não persistente de recursos ao UE se a solicitação de recursos for para um quadro de descritor de silêncio (SID).
40. Equipamento, de acordo com a reivindicação 35, no qual o link de comunicação é um downlink, e no qual o pelo menos um processador é configurado para enviar a atribuição semi-persistente de recursos a um equipamento de usuário (UE) se houver um quadro de voz a ser enviado ao UE, e para enviar a atribuição não persistente de recursos ao UE se houver um quadro de descritor de silêncio (SID) a ser enviado ao UE.
41. Equipamento, de acordo com a reivindicação 35, no qual o link de comunicação é um downlink e no qual o pelo menos um processador é configurado para monitorar um canal de controle de modo a receber a atribuição semi- persistente ou não persistente de recursos para o downlink.
42. Método para comunicação sem fio, que compreende: determinar uma atribuição semi-persistente de recursos ou uma atribuição não persistente de recursos para um link de comunicação, a atribuição semi-persistente de recursos sendo válida enquanto mais dados forem enviados dentro de um período de tempo predeterminado dos últimos dados enviados, a atribuição não persistente de recursos sendo válida por uma duração predeterminada ou uma transmissão específica; e trocar dados via o link de comunicação com base na atribuição semi-persistente ou não persistente de recursos.
43. Método, de acordo com a reivindicação 42, no qual o link de comunicação é um uplink, e no qual a determinação da atribuição semi-persistente ou não persistente de recursos compreende enviar uma solicitação de recursos, receber a atribuição semi-persistente de recursos se a solicitação de recursos for para um quadro de voz, e receber a atribuição não persistente de recursos se a solicitação de recursos for para um quadro de descritor de silêncio (SID).
44. Método, de acordo com a reivindicação 42, no qual o link de comunicação é um uplink, e no qual a determinação da atribuição semi-persistente ou não persistente de recursos compreende receber uma solicitação de recursos de um equipamento de usuário (UE) , enviar a atribuição semi-persistente de recursos ao UE se a solicitação de recursos for para um quadro de voz, e enviar a atribuição não persistente de recursos ao UE se a solicitação de recursos for para um quadro de descritor de silêncio (SID).
45. Equipamento para comunicação sem fio, o qual compreende: um dispositivo para determinar uma atribuição semi-persistente de recursos ou uma atribuição não persistente de recursos para um link de comunicação, a atribuição semi-persistente de recursos sendo válida enquanto mais dados forem enviados dentro de um período de tempo predeterminado dos últimos dados enviados, a atribuição não persistente de recursos sendo válida por uma duração predeterminada ou uma transmissão específica; e um dispositivo para trocar dados via o link de comunicação com base na atribuição semi-persistente ou não persistente de recursos.
46. Equipamento, de acordo com a reivindicação 45, no qual o link de comunicação é um uplink, e no qual a determinação da atribuição semi-persistente ou não persistente de recursos compreende um dispositivo para enviar uma solicitação de recursos, um dispositivo para receber a atribuição semi- persistente de recursos se a solicitação de recursos for para um quadro de voz, e um dispositivo para receber a atribuição não persistente de recursos se a solicitação de recursos for para um quadro de descritor de silêncio (SID).
47. Equipamento, de acordo com a reivindicação 45, no qual o link de comunicação é um uplink, e no qual a determinação da atribuição semi-persistente ou não persistente de recursos compreende um dispositivo para receber uma solicitação de recursos de um equipamento de usuário (UE), um dispositivo para enviar a atribuição semi- persistente de recursos ao UE se a solicitação de recursos for para um quadro de voz, e um dispositivo para enviar a atribuição não persistente de recursos ao UE se a solicitação de recursos for para um quadro de descritor de silêncio (SID).
BRPI0715663-4A 2006-08-22 2007-08-22 programaÇço semi-persistente para jorros de trÁfego em comunicaÇço sem fio BRPI0715663A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US83946606P 2006-08-22 2006-08-22
US60/839,466 2006-08-22
US11/841,798 US8848618B2 (en) 2006-08-22 2007-08-20 Semi-persistent scheduling for traffic spurts in wireless communication
US11/841,798 2007-08-20
PCT/US2007/076588 WO2008024890A2 (en) 2006-08-22 2007-08-22 Semi-persistent scheduling for traffic spurts in wireless communication

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0715663A2 true BRPI0715663A2 (pt) 2013-07-02

Family

ID=38982507

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0715663-4A BRPI0715663A2 (pt) 2006-08-22 2007-08-22 programaÇço semi-persistente para jorros de trÁfego em comunicaÇço sem fio

Country Status (14)

Country Link
US (1) US8848618B2 (pt)
EP (1) EP2062402A2 (pt)
JP (2) JP2010502127A (pt)
KR (1) KR101168475B1 (pt)
AU (1) AU2007286627B2 (pt)
BR (1) BRPI0715663A2 (pt)
CA (1) CA2658839A1 (pt)
HK (1) HK1134181A1 (pt)
IL (1) IL196711A0 (pt)
MX (1) MX2009001823A (pt)
NO (1) NO20090534L (pt)
NZ (1) NZ574388A (pt)
RU (1) RU2413374C2 (pt)
WO (1) WO2008024890A2 (pt)

Families Citing this family (140)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8090857B2 (en) 2003-11-24 2012-01-03 Qualcomm Atheros, Inc. Medium access control layer that encapsulates data from a plurality of received data units into a plurality of independently transmittable blocks
US7822059B2 (en) * 2005-07-27 2010-10-26 Atheros Communications, Inc. Managing contention-free time allocations in a network
US8175190B2 (en) 2005-07-27 2012-05-08 Qualcomm Atheros, Inc. Managing spectra of modulated signals in a communication network
US8406309B2 (en) 2005-10-21 2013-03-26 Qualcomm Incorporated Video rate adaptation to reverse link conditions
US8548048B2 (en) 2005-10-27 2013-10-01 Qualcomm Incorporated Video source rate control for video telephony
US8514711B2 (en) 2005-10-21 2013-08-20 Qualcomm Incorporated Reverse link lower layer assisted video error control
US8842555B2 (en) 2005-10-21 2014-09-23 Qualcomm Incorporated Methods and systems for adaptive encoding of real-time information in packet-switched wireless communication systems
KR101424258B1 (ko) 2006-08-23 2014-08-13 엘지전자 주식회사 무선통신 시스템에서 랜덤 액세스 과정을 수행하는 방법
US20080107197A1 (en) * 2006-11-07 2008-05-08 Innovative Sonic Limited Method and apparatus for setting transmission grant of a multi-input multi-output user equipment in a network of a wireless communications system
US8797879B2 (en) * 2006-12-07 2014-08-05 Lg Electronics Inc. Method of transmitting and receiving status report in a mobile communication system
KR101342365B1 (ko) * 2006-12-07 2013-12-16 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서의 데이터 전달 방법
JP5113186B2 (ja) * 2006-12-07 2013-01-09 エルジー エレクトロニクス インコーポレイティド 無線通信システムにおけるデータ伝達方法
EP2100392A4 (en) * 2007-01-08 2013-09-25 Lg Electronics Inc METHOD FOR RECEIVING A GENERAL CHANNEL IN A WIRELESS COMMUNICATION SYSTEM AND DEVICE THEREFOR
WO2008084986A2 (en) * 2007-01-09 2008-07-17 Lg Electronics Inc. Method of transmitting and receiving scheduling information in a wireless communication system
WO2008084953A1 (en) * 2007-01-09 2008-07-17 Lg Electronics Inc. Method for reporting channel quality through uplink common channel in wireless communication
US8194559B2 (en) * 2007-01-09 2012-06-05 Lg Electronics Inc. Method of controlling data retransmission in a wireless communication system
WO2008084985A2 (en) * 2007-01-09 2008-07-17 Lg Electronics Inc. Method of transmitting and receiving data in a wireless communication system
RU2414065C1 (ru) 2007-01-10 2011-03-10 ЭлДжи ЭЛЕКТРОНИКС ИНК. Способ создания формата данных в мобильной связи и терминал для его осуществления
KR20120034084A (ko) 2007-01-10 2012-04-09 콸콤 인코포레이티드 멀티미디어 전화 통신을 위한 컨텐트- 및 링크-의존 코딩 적응 구조
KR101211758B1 (ko) * 2007-01-10 2012-12-12 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템의 블록 데이터 생성 방법
CN101578783A (zh) * 2007-01-10 2009-11-11 Lg电子株式会社 用于在移动通信中构造数据格式的方法及其终端
KR101384078B1 (ko) 2007-01-10 2014-04-09 삼성전자주식회사 무선통신 시스템에서 애크/내크 채널 자원을 할당하고시그널링하는 방법 및 장치
KR101796712B1 (ko) * 2007-02-02 2017-11-10 미쓰비시덴키 가부시키가이샤 통신 방법, 기지국, 이동 통신 시스템 및 이동 단말
KR101426958B1 (ko) * 2007-02-06 2014-08-06 엘지전자 주식회사 무선통신 시스템에서 데이터 송수신 방법
KR20080084533A (ko) 2007-03-16 2008-09-19 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템에서의 데이터 통신 방법
US8594029B2 (en) * 2007-03-19 2013-11-26 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) (H)ARQ for semi-persistent scheduling
US8289911B2 (en) * 2007-03-21 2012-10-16 Lg Electronics Inc. Method of scheduling of transmitting data in a wireless communication system
US8315574B2 (en) * 2007-04-13 2012-11-20 Broadcom Corporation Management of variable-rate communication links
US8064390B2 (en) * 2007-04-27 2011-11-22 Research In Motion Limited Uplink scheduling and resource allocation with fast indication
US8144589B2 (en) 2007-05-07 2012-03-27 Qualcomm Incorporated Learning-based semi-persistent scheduling in wireless communications
EP2159966A1 (en) 2007-05-10 2010-03-03 Intellon Corporation Managing distributed access to a shared medium
EP2153546B1 (en) * 2007-05-10 2013-07-10 LG Electronics Inc. Methods of performing data communication in a wireless communication system
DE602008054404C5 (de) * 2007-06-12 2024-04-11 MiiCs & Partners Japan Co., Ltd. Basisstation, Mobilstation, und Verfahren zur Anforderung von Uplink-Synchronisation.
US8031656B2 (en) 2007-06-14 2011-10-04 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Semi-persistent resource allocation method for uplink transmission in wireless packet data systems
AU2007354841B2 (en) 2007-06-15 2011-11-24 Blackberry Limited System and method for semi-persistent and dynamic scheduling and discontinuous reception control
WO2008151411A1 (en) * 2007-06-15 2008-12-18 Research In Motion Limited System and method for large packet delivery during semi persistently allocated session
CN101682857B (zh) * 2007-06-15 2013-10-30 捷讯研究有限公司 用于减小链路适配开销的系统和方法
US8203955B2 (en) * 2007-06-21 2012-06-19 Alcatel Lucent Method and apparatus for scheduling packets in an orthogonal frequency division multiple access (OFDMA) system
KR101394008B1 (ko) * 2007-08-07 2014-05-12 삼성전자주식회사 복합 자동 재전송을 지원하는 이동통신 시스템에서 패킷 송/수신 장치 및 방법
WO2009019817A1 (ja) * 2007-08-09 2009-02-12 Panasonic Corporation 無線通信装置、無線通信システム及び無線通信方法
US20100142485A1 (en) * 2007-08-13 2010-06-10 Eun Jong Lee Method for performing handover in wireless communication system
KR101473008B1 (ko) * 2007-08-13 2014-12-17 엘지전자 주식회사 VoIP 패킷을 전송하는 방법
US20090046639A1 (en) * 2007-08-14 2009-02-19 Zhijun Cai System and Method for Handling Large IP Packets During VoIP Session
ES2784190T3 (es) * 2007-08-20 2020-09-23 Blackberry Ltd Sistema y método para control de DRX y NACK/ACK
WO2009026738A1 (en) * 2007-08-24 2009-03-05 Alcatel Shanghai Bell Co., Ltd. Method for scheduling resource, network element and user equipment
KR101548026B1 (ko) 2007-09-11 2015-08-27 와이-랜, 인코포레이티드 지속 자원 할당
US8711745B2 (en) 2007-09-14 2014-04-29 Blackberry Limited System and method for discontinuous reception control start time
KR101448309B1 (ko) * 2007-09-28 2014-10-08 엘지전자 주식회사 무선통신 시스템에서 하향링크 제어채널 모니터링 방법
KR101498734B1 (ko) 2007-09-28 2015-03-12 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 제어정보 검출 방법
US8739013B2 (en) * 2007-09-28 2014-05-27 Lg Electronics Inc. Method for detecting control information in wireless communication system
KR101570812B1 (ko) * 2007-09-28 2015-11-20 시그널 트러스트 포 와이어리스 이노베이션 강화된 랜덤 액세스 채널에서 메세지의 송신을 종료시키기 위한 방법 및 장치
WO2009053930A2 (en) * 2007-10-23 2009-04-30 Nokia Corporation Improved re-transmission capability in semi-persistent transmission
EP2213033A4 (en) * 2007-10-25 2014-01-08 Unwired Planet Llc METHOD AND ARRANGEMENTS IN A WIRELESS COMMUNICATION SYSTEM
EP2760235B1 (en) * 2007-11-05 2018-05-16 Apple Inc. Methods and systems for resource allocation
US8295233B2 (en) * 2007-12-14 2012-10-23 Research In Motion Limited System and method for semi-persistent resource scheduling
AU2008341208B2 (en) * 2007-12-21 2013-07-18 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Methods and arrangements in a mobile telecommunications network
RU2474079C2 (ru) 2008-01-02 2013-01-27 Интердиджитал Пэйтент Холдингз, Инк. Способы и устройство для перевыбора соты
US8797850B2 (en) 2008-01-10 2014-08-05 Qualcomm Incorporated System and method to adapt to network congestion
US8218509B2 (en) * 2008-01-15 2012-07-10 Apple Inc. Dynamic allocation of communication resources in a wireless system
KR101375936B1 (ko) * 2008-02-01 2014-03-18 엘지전자 주식회사 시간동기 타이머의 만료 시 하향링크 harq의 동작 방법
US9008004B2 (en) * 2008-02-01 2015-04-14 Lg Electronics Inc. Method for sending RLC PDU and allocating radio resource in mobile communications system and RLC entity of mobile communications
KR101531419B1 (ko) 2008-02-01 2015-06-24 엘지전자 주식회사 시간동기 타이머의 만료 시 상향링크 harq의 동작 방법
US8175050B2 (en) * 2008-02-13 2012-05-08 Qualcomm Incorporated Resource release and discontinuous reception mode notification
US20090225686A1 (en) 2008-03-04 2009-09-10 Sony Ericsson Mobile Communications Ab Packet Communications Methods and Apparatus Using Half-Duplex Uplink and Downlink Transmission Intervals that Support Packet Retransmission and Expansions
TWM359160U (en) * 2008-03-10 2009-06-11 Interdigital Patent Holdings Apparatus for efficiently utilizing HARQ processes for semi-persistent and dynamic transmissions
KR101507839B1 (ko) * 2008-03-14 2015-04-03 엘지전자 주식회사 무선접속 시스템에서 채널할당방법
US8488521B2 (en) 2008-03-14 2013-07-16 Interdigital Patent Holdings, Inc. Behavior for wireless transmit/receive unit and MAC control elements for LTE DRX operations
JP5721443B2 (ja) * 2008-03-16 2015-05-20 エルジー エレクトロニクス インコーポレイティド 無線通信システムにおけるharq実行方法
US8532032B2 (en) * 2008-03-18 2013-09-10 Blackberry Limited Dynamic scheduling overwriting of semi-persistent allocation in an uplink
US8665804B2 (en) 2008-03-19 2014-03-04 Qualcomm Incorporated Filtering semi-persistent scheduling false alarms
WO2009115909A1 (en) * 2008-03-20 2009-09-24 Nokia Corporation Method and apparatus for revoking resource allocations
US8155067B2 (en) 2008-03-24 2012-04-10 Interdigital Patent Holdings, Inc. Method and apparatus for signaling the release of a persistent resource
US9036564B2 (en) * 2008-03-28 2015-05-19 Qualcomm Incorporated Dynamic assignment of ACK resource in a wireless communication system
EP2757846B1 (en) 2008-04-24 2016-03-09 Huawei Technologies Co., Ltd. Mobile station device, mobile communication system, and communication method
US20090268693A1 (en) * 2008-04-25 2009-10-29 Nokia Corporation Signaling part of semi-persistent configuration via downlink control channel
US8009620B2 (en) * 2008-05-09 2011-08-30 Nokia Siemens Networks Oy Variable header types for persistent resource allocation in a wireless network
EP2131517A3 (en) * 2008-06-03 2010-01-20 Innovative Sonic Limited Method and apparatus for improving HARQ uplink transmission
US8326292B2 (en) 2008-06-03 2012-12-04 Innovative Sonic Limited Method and apparatus for determining dedicate searching space in physical downlink control channel
RU2459362C1 (ru) * 2008-06-04 2012-08-20 Нокиа Сименс Нетуоркс Ой Сигнализация о качестве канала для процедур постоянного/полупостоянного выделения радиоресурсов
MX2010013338A (es) 2008-06-06 2011-02-22 Research In Motion Ltd Señalizacion de informacion de solicitud de repeticion automatica hibrida reservada para programacion semipersistente de enlace descendente.
EP2286535B1 (en) 2008-06-06 2013-10-09 BlackBerry Limited Hybrid automatic repeat request associations for downlink semi-persistent scheduling
TWI395976B (zh) * 2008-06-13 2013-05-11 Teco Image Sys Co Ltd 掃描模組之光源投射裝置及其光源排列方法
WO2009154404A2 (en) 2008-06-20 2009-12-23 Electronics And Telecommunications Research Institute Method of error recovery in transmitting and receiving voice service in packet based mobile communication systems
JP5603864B2 (ja) * 2008-07-30 2014-10-08 エルジー エレクトロニクス インコーポレイティド 無線通信システムにおけるデータ受信方法及び装置
KR101481430B1 (ko) * 2008-08-12 2015-01-12 삼성전자주식회사 무선 통신 시스템의 데이터 재전송 자원 할당 방법 및 장치
EP2166804A1 (en) 2008-09-17 2010-03-24 Panasonic Corporation Deactivation of semi-persistent resource allocations in a mobile communication network
KR101649493B1 (ko) 2008-09-18 2016-08-19 삼성전자주식회사 Crc 길이의 가상 확장 방법 및 장치
CA2737793C (en) * 2008-09-19 2015-12-22 Research In Motion Limited Detection time of semi-persistent scheduling activation/reconfiguration signaling
US8160014B2 (en) * 2008-09-19 2012-04-17 Nokia Corporation Configuration of multi-periodicity semi-persistent scheduling for time division duplex operation in a packet-based wireless communication system
US8649320B2 (en) * 2008-09-22 2014-02-11 Htc Corporation Method and related device of scheduling request behavior in a wireless communication system
US8509795B2 (en) 2008-09-22 2013-08-13 Htc Corporation Method of performing data transmission corresponding to semi-persistent resources in wireless communications system and related device
US8315217B2 (en) * 2008-09-23 2012-11-20 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for controlling UE emission in a wireless communication system
JP2010081597A (ja) * 2008-09-26 2010-04-08 Asustek Computer Inc Bsrをトリガーするタイマーを処理する方法及び通信装置
US9294219B2 (en) * 2008-09-30 2016-03-22 Qualcomm Incorporated Techniques for supporting relay operation in wireless communication systems
US9203564B2 (en) * 2008-10-20 2015-12-01 Qualcomm Incorporated Data transmission via a relay station in a wireless communication system
EP2355567B1 (en) * 2008-11-04 2016-05-18 China Academy of Telecommunications Technology Method and device for enabling multi-carriers aggregation transmission
CN101499882B (zh) * 2008-11-05 2011-05-04 华为技术有限公司 半静态调度数据包的应答信息的反馈、接收方法及其装置
US8249010B2 (en) 2008-11-05 2012-08-21 Huawei Technologies Co., Ltd. Method and apparatus for feeding back and receiving acknowledgement information of semi-persistent scheduling data packets
KR100956828B1 (ko) * 2008-11-13 2010-05-11 엘지전자 주식회사 반(半)-지속적 스케줄링의 비활성화를 지시하는 방법 및 이를 이용한 장치
KR101096803B1 (ko) * 2008-11-24 2011-12-22 한국전자통신연구원 음성 패킷망 서비스에서 상향 링크 데이터 전송을 위한 자원 할당 방법
CN101754268B (zh) * 2008-12-04 2012-08-15 中国移动通信集团公司 用户上行数据调度方法及用户设备
US20100150089A1 (en) * 2008-12-12 2010-06-17 Research In Motion Limited Uplink Semi-Persistent Scheduling Explicit Release Acknowledgement Transmission
ES2969950T3 (es) * 2008-12-15 2024-05-23 Malikie Innovations Ltd Programación semipersistente y alineación de recepción discontinua
WO2010077938A1 (en) * 2008-12-17 2010-07-08 Research In Motion Limited Semi-persistent resource release by wireless communication device
EP2394458B1 (en) * 2009-02-03 2024-01-31 Lenovo Group Limited Method and apparatus for estimating a quantity of mobile terminals per quality of service class identifier
EP2397004B1 (en) 2009-02-11 2018-12-05 Nokia Technologies Oy Method and apparatus for reducing power consumption during data transfer
US8406777B2 (en) * 2009-02-24 2013-03-26 Eden Rock Communications, Llc Systems and methods of dynamic segregation of managed wireless resources by traffic type
EP2237633A1 (en) 2009-04-03 2010-10-06 Panasonic Corporation Buffer status reporting in a mobile communication system
WO2010120870A2 (en) * 2009-04-14 2010-10-21 Nortel Networks Limited Transmitting particular control information on an uplink traffic channel on a repeated basis
US8724571B2 (en) 2009-04-20 2014-05-13 Lg Electronics Inc. Carrier construction for effective control channel decoding
GB2469800A (en) * 2009-04-27 2010-11-03 Nec Corp Communications system
US20110116454A1 (en) * 2009-05-04 2011-05-19 Qualcomm Incorporated Semi-persistent scheduling for multi-carrier wireless communication
US20120082119A1 (en) * 2009-05-08 2012-04-05 Lg Electronics Inc. Data transmission/reception method and apparatus using a transmission diversity technique in a wireless communication system
US8494454B2 (en) * 2009-06-02 2013-07-23 Research In Motion Limited System and method for reducing blind decoding for carrier aggregation
US8260356B2 (en) * 2009-06-18 2012-09-04 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and system for indicating method used to scramble dedicated reference signals
KR101782640B1 (ko) 2009-07-16 2017-09-28 엘지전자 주식회사 다중 반송파 시스템에서 harq 수행 장치 및 방법
US20110013574A1 (en) * 2009-07-16 2011-01-20 Chia-Chun Hsu Method of Handling Unicast Transmission on Multimedia Broadcast Multicast Service Subframe and Related Communication Device
EP2293486A1 (en) * 2009-09-03 2011-03-09 Panasonic Corporation Feedback scheme for providing feedback on plural transmissions
US8489105B2 (en) * 2009-11-05 2013-07-16 Intel Mobile Communications GmbH Radio base stations, radio communication devices, methods for controlling a radio base station and methods for controlling a radio communication device
CN102055570B (zh) * 2009-11-10 2014-12-17 华为技术有限公司 半静态调度数据的传输方法及装置
US8351406B2 (en) * 2009-12-21 2013-01-08 Intel Corporation Techniques for dynamic resource allocation
US9178648B2 (en) * 2010-01-06 2015-11-03 Alcatel Lucent Method to improve voice over IP capacity for user equipment employing variable rate vocoders
EP2559201B1 (en) 2010-04-12 2020-06-24 Qualcomm Incorporated Delayed acknowledgements for low-overhead communication in a network
US8908583B2 (en) * 2010-04-22 2014-12-09 Lg Electronics Inc. Method and device for allocating resources in wireless communication system
US8780740B2 (en) * 2010-05-06 2014-07-15 Qualcomm Incorporated System and method for controlling downlink packet latency
US8873480B2 (en) * 2010-10-01 2014-10-28 Intel Corporation Techniques for dynamic spectrum management, allocation, and sharing
KR102073027B1 (ko) * 2011-04-05 2020-02-04 삼성전자 주식회사 반송파 집적 기술을 사용하는 무선통신시스템에서 복수 개의 타임 정렬 타이머 운용 방법 및 장치
US10425929B2 (en) 2011-07-13 2019-09-24 Empire Technology Development Llc Voice over internet protocol services
US20130343265A1 (en) * 2012-06-22 2013-12-26 Qualcomm Incorporated Methods and apparatus for aligning voice coder and scheduling timing
EP2725869B1 (en) 2012-10-24 2017-01-04 BlackBerry Limited System and method for reducing power consumption based on data activity sensitive timers
US10568121B2 (en) * 2013-03-08 2020-02-18 Huawei Technologies Co., Ltd. System and method for reduced signaling transmissions in a communications system
US20150043391A1 (en) * 2013-08-08 2015-02-12 Sharp Laboratories Of America, Inc. Systems and methods for reconfiguration signaling
US10212086B2 (en) * 2013-08-28 2019-02-19 Qualcomm Incorporated Methods and apparatus for target transmission duration in multiple user uplink
US10015031B2 (en) 2013-11-28 2018-07-03 Lg Electronics Inc. Data receiving method and apparatus supporting expansion modulation scheme
CN108464046B (zh) * 2016-01-08 2022-05-27 苹果公司 用于自适应下行链路调度和链路适配的装置、系统和方法
US20190037555A1 (en) * 2016-01-27 2019-01-31 Lg Electronics Inc. Method for allocating radio resource in wireless communication system and device therefor
CN107197528B (zh) 2016-03-14 2020-12-25 华为技术有限公司 一种资源调度和分配的方法和装置
US11291036B2 (en) * 2017-03-24 2022-03-29 Qualcomm Incorporated Scheduling requests and buffer status reports for low latency wireless communications
CN108810976B (zh) * 2017-05-05 2023-09-29 华为技术有限公司 发送数据的方法及其装置
CN111034086B (zh) 2017-08-10 2022-06-10 Lg电子株式会社 在无线通信系统中报告harq ack/nack的方法及其装置

Family Cites Families (38)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH07212836A (ja) * 1994-01-25 1995-08-11 Sanyo Electric Co Ltd ディジタルコードレス電話装置
GB2313259B (en) 1996-05-17 2000-06-07 Motorola Israel Ltd A communication method
US5708656A (en) * 1996-09-11 1998-01-13 Nokia Mobile Phones Limited Method and apparatus for packet data transmission
CA2411996C (en) * 1997-04-24 2009-09-08 Ntt Mobile Communications Network Inc. Method and system for mobile communications
FI105306B (fi) 1997-06-10 2000-07-14 Nokia Networks Oy Radiojärjestelmä
JP2000013852A (ja) 1998-06-22 2000-01-14 Ntt Mobil Communication Network Inc 無線データ通信システム
US6452941B1 (en) * 1998-09-16 2002-09-17 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Method and system for alternating transmission of codec mode information
JP3464162B2 (ja) 1999-02-15 2003-11-05 日本電信電話株式会社 無線パケット伝送システム
US6731948B1 (en) 1999-05-12 2004-05-04 Samsung Electronics Co., Ltd. Method for supporting a discontinuous transmission mode in a base station in a mobile communication system
US6993007B2 (en) * 1999-10-27 2006-01-31 Broadcom Corporation System and method for suppressing silence in voice traffic over an asynchronous communication medium
KR100547851B1 (ko) 1999-12-29 2006-02-01 삼성전자주식회사 부호분할 다중접속 시스템에서 데이터 전송 방법
US7068623B1 (en) 2000-01-10 2006-06-27 Nortel Networks Limited Communicating traffic over a wireless channel in a mobile communications system
US7586949B1 (en) * 2000-04-03 2009-09-08 Nortel Networks Limited Interleaving data over frames communicated in a wireless channel
US6636488B1 (en) * 2000-10-11 2003-10-21 Aperto Networks, Inc. Automatic retransmission and error recovery for packet oriented point-to-multipoint communication
US6804530B2 (en) * 2000-12-29 2004-10-12 Nortel Networks Limited Method and apparatus for detection of forward and reverse DTX mode of operation detection in CDMA systems
JP2003060564A (ja) 2001-06-08 2003-02-28 Sony Corp 無線ネットワークにおける無線通信システム、並びに無線通信方法、無線通信装置、帯域割当方法、並びにコンピュータプログラム
US7545792B2 (en) * 2001-06-08 2009-06-09 Sony Corporation Channel allocation method, communication system, and wireless communication apparatus in wireless network
EP1283650A1 (de) * 2001-08-07 2003-02-12 Siemens Aktiengesellschaft Verfahren, Sende-/Empfangseinheit und Kommunikationssystem zur Übertragung von Daten von einem Versender an mehrere Empfänger
JP3931093B2 (ja) * 2002-02-14 2007-06-13 三菱電機株式会社 移動体通信機の通信制御方法および移動体通信機
US7558196B2 (en) * 2002-04-08 2009-07-07 Alcatel-Lucent Usa Inc. Method and apparatus for system resource management in a communications system
US6925095B2 (en) 2002-04-16 2005-08-02 Motorola, Inc. Method and apparatus for communication
US8315210B2 (en) * 2002-08-13 2012-11-20 Koninklijke Philips Electronics N.V. ARQ system with status and packet acknowledgement
DE10244696A1 (de) * 2002-09-24 2004-04-01 Philips Intellectual Property & Standards Gmbh Verfahren und Datenübertragungssystem zur Übertragung von Datenpaketen zwischen einem Sender und einem Empfänger
WO2004034379A2 (en) * 2002-10-11 2004-04-22 Nokia Corporation Methods and devices for source controlled variable bit-rate wideband speech coding
US20040180675A1 (en) 2002-11-06 2004-09-16 Samsung Electronics Co., Ltd. Method for transmitting and receiving control messages in a mobile communication system providing MBMS service
KR100783043B1 (ko) * 2003-05-14 2007-12-07 노키아 코포레이션 데이터 전송 방법, 시스템, 기지국, 가입자국, 데이터 처리 장치, 컴퓨터 판독 가능 매체 및 기저대역 모듈
US7460524B2 (en) * 2003-12-07 2008-12-02 Lucent Technologies Inc. Method of frame aggregation
CN1271823C (zh) * 2004-01-07 2006-08-23 华为技术有限公司 无线局域网中业务隧道的拆除方法
KR100856248B1 (ko) * 2004-08-17 2008-09-03 삼성전자주식회사 아이피 망을 기반으로 하는 음성 서비스에서 상향링크스케줄링 방법
US20060056322A1 (en) * 2004-09-10 2006-03-16 Simpson Floyd D Method for updating a timer function in a mobile station in a wireless local area network
KR100663278B1 (ko) 2004-11-15 2007-01-02 삼성전자주식회사 상향링크 패킷 데이터 서비스를 지원하는이동통신시스템에서 하향링크 제어정보의 송수신 방법 및장치
US8102872B2 (en) * 2005-02-01 2012-01-24 Qualcomm Incorporated Method for discontinuous transmission and accurate reproduction of background noise information
JP2006253980A (ja) * 2005-03-10 2006-09-21 Fujitsu Ltd 受信方法および受信装置
JP4824953B2 (ja) * 2005-06-23 2011-11-30 富士通株式会社 移動通信システムにおける通信方法並びに移動局及び基地局
JP2007166506A (ja) * 2005-12-16 2007-06-28 Toshiba Corp 電話交換装置及び電話交換装置の着信制御方法
US8194696B2 (en) * 2006-03-10 2012-06-05 Motorola Mobility, Inc. Method and apparatus for scheduling an acknowledgement transmission
US8155067B2 (en) * 2008-03-24 2012-04-10 Interdigital Patent Holdings, Inc. Method and apparatus for signaling the release of a persistent resource
ES2969950T3 (es) * 2008-12-15 2024-05-23 Malikie Innovations Ltd Programación semipersistente y alineación de recepción discontinua

Also Published As

Publication number Publication date
HK1134181A1 (en) 2010-04-16
RU2413374C2 (ru) 2011-02-27
IL196711A0 (en) 2009-11-18
NO20090534L (no) 2009-03-23
US20080117891A1 (en) 2008-05-22
JP5752673B2 (ja) 2015-07-22
RU2009110210A (ru) 2010-09-27
US8848618B2 (en) 2014-09-30
JP2010502127A (ja) 2010-01-21
WO2008024890A3 (en) 2008-05-08
AU2007286627B2 (en) 2011-11-03
KR101168475B1 (ko) 2012-07-27
NZ574388A (en) 2011-10-28
WO2008024890A2 (en) 2008-02-28
KR20090060304A (ko) 2009-06-11
AU2007286627A1 (en) 2008-02-28
MX2009001823A (es) 2009-03-02
EP2062402A2 (en) 2009-05-27
CA2658839A1 (en) 2008-02-28
JP2013118654A (ja) 2013-06-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0715663A2 (pt) programaÇço semi-persistente para jorros de trÁfego em comunicaÇço sem fio
RU2762917C2 (ru) Канал управления нисходящей линии связи для восходящей линии связи повышенной надежности с малым временем задержки
CN111181693B (zh) 发送数据的方法、发送数据的装置、以及终端设备
CN108029088B (zh) 终端装置、基站装置以及通信方法
KR101616220B1 (ko) Enodeb 기지국에서 구현되는 방법
KR101555456B1 (ko) 무선 시스템에서 사용하기 위한 사용자 장비(ue)에서 구현되는 방법
US9641301B2 (en) Terminal device, base station device, communication method, and integrated circuit
CN108029129B (zh) 终端装置、基站装置以及通信方法
JP2021132381A (ja) アップリンク制御情報の自律送信
BR112019020901A2 (pt) método, equipamento de usuário, e aparelho para transmissões livres de concessão
KR20210036353A (ko) 기지국들 및 방법들
CN108141869B (zh) 终端装置、基站装置以及通信方法
EP3437229A1 (en) Asynchronous retransmission protocol
US9655083B2 (en) Terminal device, base station device, communication method, and integrated circuit
CN108029085B (zh) 终端装置、基站装置以及通信方法
US11139928B2 (en) Relating to UL grant free transmissions-configuration and resource bundling
JP2014528662A (ja) Pucchフォーマット3リソースを用いるack/nackとチャネル状態情報の同時報告
RU2769401C2 (ru) Оборудование пользователя, базовые станции и способы для полупостоянной диспетчеризации нисходящей линии связи
EP3827613A1 (en) Base stations and methods
RU2763158C2 (ru) Оборудование пользователя, базовые станции и способы
JP2011530929A (ja) ネットワークにおいて通信するための方法、そのための二次局及びシステム
KR20210064215A (ko) 통신 디바이스들, 통신 디바이스들을 동작시키는 방법들, 인프라스트럭처 장비 및 방법들
CN101507201B (zh) 无线通信中业务突发的半持久性调度
WO2020166728A1 (en) Base stations, and methods
RU2795823C2 (ru) Базовые станции и способы

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2320 DE 23-06-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: PROCEDIMENTO AUTOMATICO DE RECLASSIFICACAO. AS CLASSIFICACOES IPC ANTERIORES ERAM: H04L 12/56; H04L 12/28.

Ipc: H04W 72/04 (2009.01)

Ipc: H04W 72/04 (2009.01)