BRPI0711616A2 - nova máscara protetora contra agentes biológicos feita de duas partes - Google Patents

nova máscara protetora contra agentes biológicos feita de duas partes Download PDF

Info

Publication number
BRPI0711616A2
BRPI0711616A2 BRPI0711616-0A BRPI0711616A BRPI0711616A2 BR PI0711616 A2 BRPI0711616 A2 BR PI0711616A2 BR PI0711616 A BRPI0711616 A BR PI0711616A BR PI0711616 A2 BRPI0711616 A2 BR PI0711616A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
parts
protective equipment
personal protective
edge
equipment
Prior art date
Application number
BRPI0711616-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Stefano Cerbini
Original Assignee
Cl Com Srl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cl Com Srl filed Critical Cl Com Srl
Publication of BRPI0711616A2 publication Critical patent/BRPI0711616A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A41WEARING APPAREL
    • A41DOUTERWEAR; PROTECTIVE GARMENTS; ACCESSORIES
    • A41D13/00Professional, industrial or sporting protective garments, e.g. surgeons' gowns or garments protecting against blows or punches
    • A41D13/05Professional, industrial or sporting protective garments, e.g. surgeons' gowns or garments protecting against blows or punches protecting only a particular body part
    • A41D13/11Protective face masks, e.g. for surgical use, or for use in foul atmospheres
    • A41D13/1107Protective face masks, e.g. for surgical use, or for use in foul atmospheres characterised by their shape
    • A41D13/1123Protective face masks, e.g. for surgical use, or for use in foul atmospheres characterised by their shape with a duckbill configuration
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A41WEARING APPAREL
    • A41DOUTERWEAR; PROTECTIVE GARMENTS; ACCESSORIES
    • A41D13/00Professional, industrial or sporting protective garments, e.g. surgeons' gowns or garments protecting against blows or punches
    • A41D13/05Professional, industrial or sporting protective garments, e.g. surgeons' gowns or garments protecting against blows or punches protecting only a particular body part
    • A41D13/11Protective face masks, e.g. for surgical use, or for use in foul atmospheres
    • A41D13/1161Means for fastening to the user's head

Abstract

NOVA MáSCARA PROTETORA CONTRA AGENTES BIOLóGICOS FEITA DE DUAS PARTES. A presente invenção se refere a um equipamento de proteção pessoal para respiração, o qual é Constituído de uma parte superior e uma parte inferior, caracterizado pelo fato de que as duas partes são planas e exatamente idênticas, no formato de círculo, com uma borda reta e uma borda curva no formato de arco, as quais são ligadas através da borda curva, O equipamento pode ser reposicionado numa posição dobrada para armazenagem, enquanto que durante o uso é criada uma câmara de ar de formato crescente sobre o nariz e a boca do usuário, e as bordas lineares das duas partes se dispõem em contato com a face, O equipamento protetor da invenção, graças ao seu pequeno tamanho, ao seu acentuado conforto e alta vedação é particularmente eficaz em aplicações em que é exigida uma alta estanqueidade para se obter um alto nível de proteção, tal como, no uso para proteção contra agentes biológicos.

Description

"NOVA MÁSCARA PROTETORA CONTRA AGENTES BIOLÓGICOS FEITA DE DUAS PARTES"
Campo Técnico da Invenção
A presente invenção se refere a um equipamento de proteção pessoal, com características, em termos de modelo, conforto e eficiência, particularmente, adequadas para aplicações críticas, como, por exemplo, proteção contra agentes biológicos.
Antecedentes da Invenção
As máscaras protetoras são normalmente usadas em uma ampla faixa de segmentos da técnica, para proteger o trato respiratório contra partículas suspensas no ar, contra poeiras e contra aerossóis de pulverização de materiais sólidos e líquidos.
Normalmente, as máscaras são compartilhadas em duas categorias: as máscaras tipo taça e as máscaras de dobramento plano.
A descrição das primeiras, por exemplo, pode ser encontrada nos documentos de patentes GB-A-1.569.812, GB-A- 2.280.620, US 4.536.440, US 4.807.619, US 4.850.347, US 5.307.796 e US 5.374.458.
As máscaras de dobramento, as quais podem ser mantidas dobradas até sua utilização, são descritas nos seguintes documentos de patentes: WO 96/28217, Pedido de Patente US 08/612.527, US 5.322.061, US 5.020.533, US 4.920.960, US 4.600.002, CA 2.368.844 e US 5.735.270.
Um dos tipos mais comuns de máscara é feito de duas partes, as quais são ligadas, conforme descrito nas Patentes US 5.701.893, US 5.701.892, US 4.419.993 e US 5.322.061.
As máscaras, algumas vezes, são rígidas, dobradas, pregueadas ou reforçadas, a fim de garantir suficiente espaço entre a máscara e a face, isto é, permitir à máscara, uma vez aberta, ser modelada e moldada a fim de criar suficiente espaço na área da boca/nariz para permitir uma fácil respiração; todas essas características tornam as máscaras de difícil fabricação.
Em outros casos, as máscaras não oferecem suficiente estanqueidade na face. Conseqüentemente, existe uma necessidade de uma máscara que, além de garantir uma perfeita estanqueidade e proteção, seja de simples projeto e de fácil fabricação.
Descrição da Invenção
A presente invenção se refere a um equipamento de proteção pessoal para respiração, constituído de uma parte superior e uma parte inferior, caracterizado em que as duas partes são ambas planas e exatamente idênticas tendo um formato de círculo, com uma borda reta e uma borda curva no formato de arco, sendo ligadas através da borda curva.
O equipamento pode ser reposicionado numa posição dobrada para armazenagem, enquanto que durante o uso é criada uma câmara de ar de formato crescente sobre o nariz e a boca do usuário, e as bordas lineares das duas partes são dispostas em contato com a face; em particular, uma vez a máscara se encontre em uso, a borda linear da parte superior entra em contato com o nariz e a parte alta da face do usuário, enquanto a borda linear da parte inferior entra em contato com o queixo e a parte baixa da face do usuário.
Ambas as partes são feitas de uma única camada ou de uma estrutura de múltiplas camadas, em que pelo menos uma camada é um meio de filtração.
Tipicamente, as partes são feitas de pelo menos três camadas, uma camada interna tendo a função de suporte, para proporcionar e manter o formato, uma camada externa cobrindo e protegendo o meio de filtraçâo e uma camada central atuando como filtro.
O Equipamento de Proteção Pessoal (PPE) é também complementado com tiras elásticas para manter o PPE posicionado sobre a face do usuário; essas fitas são colocadas sobre o ponto de encontro da borda reta e borda curva das duas partes. As fitas elásticas são instaladas usando metodologias convencionais, como uma vedação ou uma inserção mecânica ou, preferivelmente, por meio de um prendedor de fita elástica, que facilita o aperto das fitas elásticas, as quais serão ajustadas de acordo com a dimensão da face.
Além disso, o PPE pode também incluir adicionais dispositivos comumente usados em máscaras de face, tais como, gaxetas, anéis de nariz, material de enchimento, fitas adesivas e válvulas de exalação.
Os PPEs da presente invenção são ilustrados através das figuras 1-3, nas versões que compreendem prendedores de fita elástica e válvula de exalação.
- Na figura 1 o PPE é mostrado de modo frontal e em plano dobrado.
- Na figura 2 o PPE é mostrado frontal e visualizado aberto sobre a face do usuário.
- Na figura 3 o PPE é mostrado em perspectiva posterior e parcialmente aberto.
Na figura 1, o PPE é dobrado quando armazenado, antes do uso, podendo ser embrulhado em um filme, de modo que possa ser colocado em um bolso do usuário; é de formato circular, pelo que as duas partes perfeitamente se sobrepõem.
Na figura 2, o PPE é usado pelo usuário, a parte superior (1) e a parte inferior (2) se encontram abertas, isso criando suficiente espaço na área da boca/nariz e as bordas retas das duas partes se encontram em contato com a face do usuário.
A costura das duas partes está localizada ao longo da borda curva (3) e vai do ponto (4) para o ponto
(5) ; a costura pode ser costurada, soldada, feita por meio mecânico ou adesivo, sendo particularmente preferida a costura ultra-sônica.
Se o PPE for de múltiplas camadas e uma dessas camadas for o meio de filtração, as bordas externas retas
(6) das partes individuais são também soldadas ou costuradas a fim de unir as diferentes camadas.
As fitas elásticas (7) atuam para manter o PPE sobre a face do usuário e para garantir sua estanqueidade; de qualquer modo, diferentes formatos e dimensões de diferentes faces (assim como, formatos de face de crianças e jovens ainda não bem definidos) não permitem uma definição de parâmetros universais concernentes à resistência do material com que as fitas elásticas são feitas; conseqüentemente, a eficácia do dispositivo de proteção é normalmente correlacionada com a capacidade do usuário em moldar a máscara com a sua própria face.
Os dispositivos de fixação (8), que atuam como prendedores de fita elástica, ao contrário, são de particular utilidade para ajustar o aperto das fitas elásticas, de modo a garantir uma perfeita estanqueidade.
Os prendedores de fita elástica podem ser de diferentes formatos e dimensões e podem ser feitos de diferentes materiais, preferivelmente, de material plástico, sendo preferido o polipropileno.
Por exemplo, os prendedores de fita elástica podem ser de formato retangular, com o comprimento dos lados medindo de 40 a 10 mm.
Os prendedores de fita elástica são fixados ao corpo da máscara através de meios mecânicos, meios adesivos, meios térmicos ou por meio de costuras ultra- sônicas, meios de costura ou outros meios de costura comumente usados.
A fim de fixar com facilidade os prendedores de fita elástica, podem ser planejados alguns pontos de fixação (9), na forma de ilhós ou lingüeta, que se estendem a partir dos lados (4) e (5) comuns às duas partes.
As lingüetas são do mesmo material que as partes (1) e (2) , sendo minimamente dimensionadas para permitir a fixação do prendedor de fita elástica; elas são, tipicamente, de tamanho variado entre 10 e 30 mm de comprimento, sendo preferida a variação entre 15 e 20 mm.
As fitas elásticas (7) podem ser de poliuretana, poliisopreno, copolimeros de butileno/estireno, borracha elástica, materiais elastoméricos; tipicamente, as fitas elásticas são feitas a partir de uma combinação de um material elástico, por exemplo, borracha sintética e um componente termoplástico, como, por exemplo, polipropileno, escolhido devido a sua compatibilidade com o material da máscara. O PPE pode também incluir outros acessórios, os quais são amplamente conhecidos.
Por exemplo, na parte superior (1) pode ser colocado um grampo de nariz (10), a fim de cobrir a ligação do nariz e ajudar numa aplicação precisa da máscara sobre o nariz e a área da bochecha. Esse grampo de nariz pode ser produzido a partir de um anel de dobramento em metal e pode ser colocado sobre o lado externo da parte superior (1) ou sobre o lado interno ou, se o PPE for de múltiplas camadas, o grampo pode ser colocado entre as camadas. A posição do grampo de nariz sobre o lado interno da parte superior (1) deve ser preferida, podendo ser conectada ao PPE através de dispositivos convencionais, como, por exemplo, uma pasta adesiva.
Além disso, um material de enchimento, como, por exemplo, uma tira de material elastomérico ou espuma, pode ser colocada na superfície interna da parte superior, atrás do grampo de nariz, com o objetivo de melhorar o conforto e a aderência.
As gaxetas (11) podem também ser usadas para reduzir o vazamento de ar entre o PPE e a face, conforme descrito nas Patentes US 4.827.924, US 4.688.566 ou WO 2005/077214A1; essas gaxetas são feitas de material elastomérico mole, como, por exemplo, acetato de etileno- vinila, ou feitas de resinas à base de látex de borracha natural ou silicone ou outro material adequado, sendo localizadas ao longo das bordas superior e inferior da máscara, a partir das uniões laterais.
Esse revestimento serve para vedar a máscara contra qualquer formato de face, oferecendo uma perfeita e segura vedação, prevenindo qualquer criação de micro-furos e quaisquer deformações que possam permitir a passagem de contaminantes através da máscara, sem serem removidos do material de filtração.
É também possível colocar uma fita adesiva (12) atrás do grampo de nariz. Essa fita pode ser modelada e apresentar a estrutura típica de argamassas normais; por exemplo, ela é feita de uma tira de plástico tendo pelo menos um lado adesivo, onde uma superfície é usada para permitir vedar a fita no lado interno da parte superior do PPE, por exemplo, sobre a gaxeta (11) atrás do gancho do nariz, através de pressão, se a fita for de adesivo duplo ou através de costura, no caso de uma fita de adesivo único, enquanto que a outra superfície, que é adesiva, é coberta por um filme protetor.
Quando o usuário precisa usar o PPE, o filme protetor deve ser removido e a fita pressionada contra a pele, permitindo a aderência à área do nariz e sob os olhos.
Como resultado, a vedação é intensificada nas áreas do nariz, onde as dobras e deformações são normalmente verificadas.
As extensões da fita adesiva e do grampo de nariz são praticamente as mesmas, podendo ser variadas entre 80 e 100 mm.
Finalmente, o PPE pode ser também equipado de uma ou mais válvulas de exalação (13) para auxiliar o ato respiratório, que se abre quando da expiração, devido ao aumento da pressão interna, e se fecha quando da inspiração, obrigando a passagem de ar através da membrana de filtração; a válvula, tipicamente, apresenta uma membrana, como aquela descrita, por exemplo, nos documentos de patentes US 4.827.924, US 347.298, US 347.299, US 5.509.436, US 5.325.892 ou WO 2005/077214-A1, ideal para proteção contra agentes biológicos.
A válvula pode ser fixada a quaisquer das duas partes, porém, a parte inferior (2) é a parte preferida, tipicamente, de maneira central e próxima da borda curva da parte inferior.
A válvula é alojada por meio de soldagem, em que a soldagem ultra-sônica é a preferida, ou através de união adesiva, fechamento mecânico ou quaisquer outras tecnologias conhecidas.
O PPE da presente invenção é vedado na face, ao mesmo tempo em que se torna adequado à face do usuário, particularmente, perfeitamente no contorno das bochechas e do nariz; graças a essas características, o PPE pode ser usado em atividade de processamento que requerem uma acentuada proteção contra qualquer agente que seja capaz de penetrar no PPE, garantindo um alto nível de proteção, como, por exemplo, contra agentes biológicos, pós e aerossóis de pulverização de materiais sólidos e líquidos.
O PPE da presente invenção pode ser fabricado de diferentes tamanhos, a fim de se adequar a diferentes formatos de faces de usuários.
A largura das duas partes, isto é, a distância entre os pontos (4) e (5), que é a mesma que a extensão da borda linear, preferivelmente, é compreendida entre 170 e 260 mm, sendo preferida entre 190 e 230 mm. A altura das duas partes, que vai da metade da borda linear até a metade da borda curva, preferivelmente, é compreendida entre 70 e 140 mm, particularmente preferida, entre 85 e 115 mm.
A altura das duas partes, que vai da metade da borda linear para a metade da borda curva, preferivelmente, é compreendida entre 70 e 140 mm, particularmente, sendo preferida entre 85 e 115 mm
O raio da seção circular, preferivelmente, é compreendido entre 85 e 155 mm, sendo preferido entre 90 e 130 mm.
Tipicamente, o PPE pode ser fabricado em um tamanho médio/grande, entre 210 e 220 mm de largura, entre 95 e 105 mm de altura, o raio entre 105 e 115 mm, ou em um tamanho pequeno/médio, entre 200 e 210 mm de largura, entre 85 e 95 mm de altura e o raio entre 95 e 105 mm.
O formato, a geometria e as dimensões do PPE da presente invenção criam, uma vez o equipamento seja usado, uma câmara de ar para permitir um confortável encaixe e evitar a máscara de ser dobrada sobre a face, sem os dispositivos presentes em outros PPEs que os tornam complexos e inconvenientes.
A superfície é, no mínimo, para garantir a passagem de ar para a respiração normal e, ao mesmo tempo, para permitir o uso de dispositivos de alto nível de filtração que são acentuadamente resistentes contra a penetração de ar através da máscara.
Ao mesmo tempo, o formato, a geometria e as dimensões garantem um perfeito aperto do perímetro sobre a face do usuário na área do nariz, bochechas e queixo, ao mesmo tempo em que permite movimentos livres da mandíbula sem perder a aderência.
Além disso, as dimensões do PPE da presente invenção são reduzidas, se comparadas com aquelas conhecidas para o mesmo uso e isso, juntamente com um perfeito nivelamento da máscara quando dobrada, torna o PPE particularmente confortável quando em uso e também para ser guardado, graças ao seu tamanho.
O PPE da presente invenção pode ser fabricado como segue:
- corte retangular de pedaços de tecido através de um dispositivo de corte por puncionamento no formato vazado (também criando o furo para a válvula, se necessário);
- fixação dos acessórios, caso existam, tais como, gaxetas, válvulas, grampos e fitas adesivas;
- sobreposição de dois pedaços retangulares de tecido de modo a criar as duas partes do plástico de polipropileno (PPE);
- união dos materiais ao longo do perfil curvo de um arco (e conexão da válvula, caso exista);
- corte usando um dispositivo de puncionamento vazado no formato circular (e criação das duas tiras, onde se dispõe os prendedores de fita elástica);
- fixação das fitas elásticas (submetidas para fixar os prendedores de fitas elásticas).
Os pontos de união e fixação podem ser feitos através de tecnologias conhecidas, como, por exemplo, colagem, por meio de pressão ou soldagem.
As uniões do material, da válvula e dos prendedores de fita elástica devem ser, preferivelmente, soldadas, sendo preferida a soldagem ultra-sônica. A fixação de gaxetas, grampos e fita adesiva deve ser feita, preferivelmente, através de meios adesivos.
Por exemplo, um PPE da presente invenção que é do tipo de múltiplas camadas, complementado com válvula de exalação, gaxetas, fita adesiva, tiras para os prendedores de fita elástica, prendedores de fita elástica e fitas elásticas foi produzido como segue: - as camadas de tecidos foram sobrepostas a fim de criar a parte superior, e, do mesmo modo, as camadas de tecido para criar a parte inferior foram também sobrepostas;
- mediante uso de um dispositivo de corte por puncionamento de formato vazado, foram cortados alguns pedaços retangulares de tecido para a parte superior e alguns para a parte inferior, compreendendo um furo para a válvula;
- as diferentes camadas da parte superior foram soldadas por meio de ultra-som na área do perfil reto do PPE e na área das bordas, a fim de colocar os prendedores de fita elástica;
- o mesmo se aplica para a parte inferior, a válvula sendo colocada mediante soldagem ultra-sônica no local em que o furo foi localizado;
- algumas tiras de EVA foram unidas através de um adesivo, a fim de criar as gaxetas para a parte inferior;
- algumas tiras de EVA foram unidas através de um adesivo, um grampo de nariz é colocado entre as mesmas, a fim de criar as gaxetas para a parte superior;
- mediante uso de um dispositivo de corte por puncionamento vazado, as tiras foram modeladas e depois fixadas com um adesivo às partes correspondentes;
- uma fita adesiva dupla, com um filme protetor contra descascamento, foi colocada na parte superior, atrás do grampo de nariz;
- as partes superior e inferior foram unidas através de soldagem ultra-sônica ao longo do perfil curvo da parte redonda;
- através de um dispositivo de corte modelado, o PPE foi cortado ao longo do perímetro, incluindo as duas bordas para colocar os prendedores de fita elástica;
- os dois prendedores de fita elástica foram fixados nas duas bordas através de soldagem ultra-sônica;
- finalmente, as fitas elásticas foram colocadas dentro dos prendedores de fita elástica.
Esse procedimento de trabalho é bastante simples e pode ser ajustado para um processamento automático de baixo custo.
O processamento automático em linha pode também incluir algumas etapas em apenas uma; por exemplo, um laminador redondo pode ser simultaneamente usado para soldagem e corte dos materiais.
A simplicidade do processamento, juntamente com as pequenas dimensões, permite um reduzido consumo de matérias-primas e um reduzido impacto ambiental, na medida em que o material a ser descartado é de pouca quantidade.
Os materiais usados para produzir as duas partes são, tipicamente, materiais permeáveis ao ar; por exemplo, se a estrutura for de múltiplas camadas, a camada interna pode ser feita de um material de tecido não-tecido, como, poliéster ou polipropileno, tipicamente, de poliéster, enquanto a camada externa é normalmente feita de um material de tecido não-tecido de poliolefina, poliéster, ou náilon, tipicamente, de fibras de polipropileno sopradas em estado de fusão, enquanto o meio de filtração pode ser escolhido de acordo com o tipo de proteção solicitada.
Em particular, os materiais podem ser do tipo de tecido não-tecido, como, por exemplo, microfibras sopradas em estado de fusão, conforme aquelas descritas nos documentos de patentes US 5.706.804, US 5.472.481 ou US 5.411.576, tipicamente, de polipropileno.
O PPE da presente invenção, graças ao seu pequeno tamanho, alta característica de conforto e alta capacidade de vedação ao longo de seu perímetro é, na maioria das vezes, usado para a proteção contra agentes biológicos, em particular, contra bactérias e vírus comuns e contra microorganismos altamente perigosos, como, por exemplo, antraz, tuberculose, HBV e HCV.
Para esses usos, o meio de filtração pode ser aquele descrito no documento de patente WO 2005/077214Ά1, composto de fibras de micro-borossilicato/vidro ligadas por meio de uma resina e suportadas por meio de um substrato à base de celulose.
Como exemplo, são apresentados aqui abaixo os resultados concernentes aos desempenhos de proteção contra bactérias e virus de um PPE da presente invenção; 0 PPE é estruturado com múltiplas camadas, caracterizado por uma camada interna de um tecido não-tecido em fibras de polipropileno, uma camada externa de fibras de polipropileno sopradas em estado de fusão e uma camada de filtração compostas de fibras de micro-borossilicato/vidro ligadas por meio de uma resina de acetato de vinila, a matriz de fibras sendo suportada por um substrato à base de celulose e a estrutura sendo tratada com um revestimento à base de silicone, de modo a conferir propriedades hidrofóbicas.
O PPE usado na atividade de teste apresenta prendedores de fita elástica, grampo de nariz, gaxetas ao longo do perímetro do PPE e fita adesiva atrás do nariz; além disso, é equipado com uma válvula de exalação descrita no documento de patente WO 2005/077214A1.
O aperto da máscara foi examinado através de testes realizados usando dispositivos à prova de máscara, obtendo-se excelentes resultados.
Os testes foram realizados usando microorganismos de teste, simulando uma respiração real através do dispositivo "Sheffield head" (cabeça de Sheffield) e de um auto-respirador. A máscara foi colocada sobre o "Sheffield head" a fim de simular seu uso e a cabeça foi colocada no interior de uma câmara de teste. Uma quantidade conhecida de microorganismo de teste foi alimentada dentro de um gerador de aerossol e nebulizada no interior da câmara de teste.
Assim, o equipamento de respiração foi ligado, a fim de simular a respiração humana e o ar inalado foi coletado dentro de um borbulhador contendo uma solução salina.
Após um determinado período de tempo, foi executada a contagem microbiana da solução. O número (Nv) de microorganismos capazes de atravessar o PPE foi comparado com o número de microorganismos (Na) dispersos no ar interior à câmara de teste, determinado através de um teste com amostra em branco.
O resultado é mostrado como velocidade de retenção (%) do microorganismo usado no teste, através da fórmula descrita abaixo:
Velocidade de Retenção (%) = (Na - Nv)/Na x 100
Os testes foram processados durante 30 minutos à temperatura ambiente, usando diferentes microorganismos e diferentes tamanhos de máscaras. O microorganismo Brevundimonas diminuta, ATCC 19146 foi usado como microorganismo de teste para agentes bacterianos, enquanto o MS-2, da Coleção Nacional de Bactérias Industriais (NCIMB), no. 10108, lote 22122004, foi usado como microorganismo de teste para os agentes virais.
Os resultados são os seguintes: <table>table see original document page 15</column></row><table>
Como conclusão, o PPE da presente invenção combina as características de modelo simples e de processo de fácil fabricação com um uso confortável, graças ao perfeito nivelamento e reduzidos tamanhos, contando ainda com uma alta eficiência em termos de estanqueidade e de capacidade de respiração.
Essas características, em termos de conforto e eficiência, tornam o PPE da invenção particularmente adequado para aplicações críticas, como, por exemplo, proteção contra agentes biológicos, tais como, vírus, bactérias, fungos e parasitas dos grupos 1, 2, 3 e 4, listados na Norma 54/2000.
Conquanto que particulares modalidades da presente invenção tenham sido descritas na descrição anterior, deverá ser entendido pelos especialistas versados na técnica que quaisquer simples modificações e rearranjos não irão se afastar do espírito e dos essenciais atributos da invenção, os quais são definidos nas reivindicações anexas.

Claims (29)

1. Equipamento de proteção pessoal para respiração, constituído de uma parte superior e uma parte inferior, em que as duas partes são ambas planas e exatamente idênticas tendo um formato de círculo, com uma borda reta e uma borda curva, sendo ligadas através da borda curva, caracterizado pelo fato de que o dito equipamento é complementado com fitas elásticas instaladas por meio de um prendedor de fita elástica, fixado nos lados extremos comuns às duas partes, o que facilita o aperto das fitas elásticas, o equipamento devendo ser ajustado de acordo com a dimensão da face, dito equipamento podendo ser reposicionado numa posição dobrada para armazenagem, com as duas partes perfeitamente se sobrepondo, enquanto que durante o uso é criada uma câmara de ar de formato crescente sobre o nariz e a boca do usuário, e as bordas lineares das duas partes se dispondo em contato com a face; em particular, uma vez a máscara se encontrando em uso, a borda linear da parte superior entra em contato com o nariz e parte alta da face do usuário, enquanto a borda linear da parte inferior entra em contato com o queixo e a parte baixa da face do usuário.
2. Equipamento de proteção pessoal, conforme reivindicado na reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a extensão da borda linear das duas partes está compreendida entre 170 mm e 260 mm, a distância entre a metade da borda linear e a metade da borda curva das duas partes está compreendida entre 7 0 mm e 140 mm, e o raio da seção circular está compreendido entre 85 mm e 155 mm.
3. Equipamento de proteção pessoal,. conforme reivindicado na reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a extensão da borda linear das duas partes está compreendida entre 190 mm e 230 mm, a distância entre a metade da borda linear e a metade da borda curva das duas partes está compreendida entre 85 mm e 115 mm, e o raio da seção circular está compreendido entre 90 mm e 130 mm.
4. Equipamento de proteção pessoal, conforme reivindicado na reivindicação I1 caracterizado pelo fato de que a extensão da borda linear das duas partes está compreendida entre 210 mm e 220 mm, a distância entre a metade da borda linear e a metade da borda curva das duas partes está compreendida entre 95 mm e 105 mm, e o raio da seção circular está compreendido entre 105 mm e 115 mm.
5. Equipamento de proteção pessoal, conforme reivindicado na reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a extensão da borda linear das duas partes está compreendida entre 200 mm e 210 mm, a distância entre a metade da borda linear e a metade da borda curva das duas partes está compreendida entre 85 mm e 95 mm, e o raio da seção circular está compreendido entre 905 mm e 105 mm.
6. Equipamento de proteção pessoal, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as duas partes são feitas de uma única camada.
7. Equipamento de proteção pessoal, conforme reivindicado na reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as duas partes são feitas de uma estrutura de múltiplas camadas.
8. Equipamento de proteção pessoal, conforme reivindicado na reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as duas partes são feitas de pelo menos três camadas, uma camada interna tendo a função de suporte, para proporcionar e manter o formato, uma camada externa cobrindo e protegendo o meio de filtração e uma camada central atuando como filtro.
9. Equipamento de proteção pessoal, conforme reivindicado em quaisquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que as duas partes contêm um meio de filtração.
10. Equipamento de proteção pessoal, conforme reivindicado em quaisquer das reivindicações 1-8, caracterizado pelo fato de que as duas partes contêm uma camada de filtração composta de fibras de micro- borossilicato/vidro ligadas por meio de uma resina de acetato de vinila, a matriz de fibra sendo suportado por um substrato à base de celulose e a estrutura sendo tratada com um revestimento à base de silicone de modo a proporcionar propriedades hidrofóbicas.
11. Equipamento de proteção pessoal, conforme reivindicado na reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a união por costura das duas partes pode ser produzida através de costura, soldagem, meios mecânicos ou meios adesivos.
12. Equipamento de proteção pessoal, conforme reivindicado na reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que as bordas externas retas das partes únicas são costuradas mediante costura, soldagem, meios mecânicos ou meios adesivos.
13. Equipamento de proteção pessoal, conforme reivindicado nas reivindicações 11 ou 12, caracterizado pelo fato de que as costuras são feitas por meio de soldagem ultra-sônica.
14. Equipamento de proteção pessoal, conforme reivindicado na reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os prendedores de fita elástica podem ser feitos de material plástico, preferivelmente, de polipropileno.
15. Equipamento de proteção pessoal, conforme reivindicado na reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a fim de fixar com facilidade os prendedores de fita elástica, são planejados alguns pontos de fixação, na forma de ilhós ou lingüeta, que se estendem a partir dos lados extremos comuns às duas partes.
16. Equipamento de proteção pessoal, conforme reivindicado na reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito equipamento é dotado de um grampo de nariz e um eventual enchimento colocado na superfície interna da parte superior, por trás do grampo de nariz.
17. Equipamento de proteção pessoal, conforme reivindicado na reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que uma fita adesiva é colocada na superfície interna da parte superior, por trás do grampo de nariz.
18. Equipamento de proteção pessoal, conforme reivindicado na reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito equipamento é dotado de pelo menos uma válvula de exalação.
19. Equipamento de proteção pessoal, conforme reivindicado na reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que a válvula de exalação é fixada na parte inferior.
20. Equipamento de proteção pessoal, conforme reivindicado na reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que são colocadas gaxetas, para reduzir vazamentos de ar, ao longo da borda superior e borda inferior da máscara.
21. Processo de fabricação de equipamento de proteção pessoal para respiração, caracterizado pelo fato de compreender as seguintes etapas: corte retangular de pedaços de tecido através de um dispositivo de puncionamento no formato vazado do corte (também criando o furo para a válvula, se necessário); - fixação dos acessórios, caso existam, tais como, gaxetas, válvulas, grampos e fitas adesivas; - sobreposição de dois pedaços retangulares de tecido de modo a criar as duas partes do plástico de polipropileno (PPE); - união dos materiais ao longo do perfil curvo de um arco (e conexão da válvula, caso exista); - corte usando um dispositivo de puncionamento vazado no formato circular (e criação das duas tiras, onde se dispõe os prendedores de fita elástica); - fixação das fitas elásticas (submetidas para fixar os prendedores de fitas elásticas).
22. Processo, conforme reivindicado na reivindicação 21, caracterizado pelo fato de que as uniões do material, da válvula e dos prendedores de fita elástica são soldadas, preferivelmente, soldadas por ultra-som, enquanto que as fixações das gaxetas, grampos e fita adesiva são feitas, preferivelmente, mediante meios adesivos.
23. Processo de fabricação de equipamento de proteção pessoal para respiração com estrutura de múltiplas camadas, complementado com uma válvula de exalação, gaxetas, fita adesiva, tiras para os prendedores de fitas elásticas, prendedores de fitas elásticas e fitas elásticas, caracterizado pelo fato de compreender as seguintes etapas: - as camadas de tecidos são sobrepostas a fim de criar a parte superior, e, do mesmo modo, as camadas de tecido para criar a parte inferior são também sobrepostas; - mediante uso de um dispositivo de corte por puncionamento de formato vazado, são cortados alguns pedaços retangulares de tecido para a parte superior e alguns para a parte inferior, compreendendo um furo para a válvula; - as diferentes camadas da parte superior são soldadas por meio de ultra-som na área do perfil reto do equipamento de proteção e na área das bordas, a fim de colocar os prendedores de fita elástica; - o mesmo se aplica para a parte inferior, a válvula sendo colocada mediante soldagem ultra-sônica no local em que o furo se encontra localizado; - algumas tiras de EVA são unidas através de um adesivo, a fim de criar as gaxetas para a parte inferior; - algumas tiras de EVA são unidas através de um adesivo, um grampo de nariz é colocado entre as mesmas, a fim de criar as gaxetas para a parte superior; - mediante uso de um dispositivo de corte por puncionamento vazado, as tiras são modeladas e depois fixadas com um adesivo às partes correspondentes; - uma fita adesiva dupla, com um filme protetor contra descascamento, é colocada na parte superior, atrás do grampo de nariz; as partes superior e inferior são unidas através de soldagem ultra-sônica ao longo do perfil curvo da parte redonda; - através de um dispositivo de corte modelado, o equipamento de proteção é cortado ao longo do perímetro, incluindo as duas bordas para colocar os prendedores de fita elástica; - os dois prendedores de fita elástica são fixados nas duas bordas através de soldagem ultra-sônica; - finalmente, as fitas elásticas são colocadas dentro dos prendedores de fita elástica.
24. Processo, conforme reivindicado em quaisquer das reivindicações 21-23, caracterizado pelo fato de que algumas das etapas são incluídas apenas em uma etapa.
25. Processo, conforme reivindicado na reivindicação 24, caracterizado pelo fato de que algumas das operações de corte e soldagem ocorrem simultaneamente.
26. Uso do equipamento de proteção conforme reivindicado na reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito uso ocorre nas atividades em que se precisa de uma perfeita estanqueidade para garantir iam alto nível de proteção, como, por exemplo, contra agentes biológicos, poeiras, e aerossóis de pulverização de materiais sólidos e líquidos.
27. Uso do equipamento de proteção conforme reivindicado na reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito uso se destina à proteção contra agentes biológicos.
28. Uso do equipamento de proteção conforme reivindicado na reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito uso se destina à proteção contra agentes biológicos incluídos nos grupos 1, 2, 3, 4 da Norma EC -54/2000.
29. Uso do equipamento de proteção conforme reivindicado na reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o dito uso se destina à proteção contra agentes biológicos.
BRPI0711616-0A 2006-05-18 2007-04-27 nova máscara protetora contra agentes biológicos feita de duas partes BRPI0711616A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000012A ITPS20060012A1 (it) 2006-05-18 2006-05-18 Nuova maschera di protezione contro gli agenti biologici a due porzioni.
ITPS2006A000012 2006-05-18
PCT/IT2007/000309 WO2007135700A2 (en) 2006-05-18 2007-04-27 New protective mask against biological agents made of two parts

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0711616A2 true BRPI0711616A2 (pt) 2011-12-06

Family

ID=38654575

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0711616-0A BRPI0711616A2 (pt) 2006-05-18 2007-04-27 nova máscara protetora contra agentes biológicos feita de duas partes

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20090283096A1 (pt)
EP (1) EP2023755A2 (pt)
JP (1) JP2009537213A (pt)
CN (1) CN101505620A (pt)
BR (1) BRPI0711616A2 (pt)
CA (1) CA2652427A1 (pt)
IT (1) ITPS20060012A1 (pt)
RU (1) RU2008149933A (pt)
WO (1) WO2007135700A2 (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20090032019A1 (en) * 2007-07-30 2009-02-05 Eric Matthew Green One-piece, foldable mask and holding chamber for use with aerosolized medications
WO2010127161A2 (en) * 2009-04-29 2010-11-04 Koehler Richard H Surgical face mask, including reusable masks, with filtered inhalation and exhalation valves
US20110315144A1 (en) * 2010-06-25 2011-12-29 3M Innovative Properties Company Respirator that has inward nose region fold with high level conformation
FR2969466B1 (fr) * 2010-12-28 2012-12-28 Deltalyo & Valmy Masque de protection respiratoire a usage unique recyclable
CN105636468B (zh) 2013-08-08 2017-08-29 理查德·H·科勒 面具密封件、面具系统及面具密封方法
GB201314885D0 (en) 2013-08-20 2013-10-02 3M Innovative Properties Co Personal respiratory protection device
GB201314887D0 (en) 2013-08-20 2013-10-02 3M Innovative Properties Co Personal respiratory protection device
GB201314884D0 (en) 2013-08-20 2013-10-02 3M Innovative Properties Co Personal respiratory protection device
GB201314886D0 (en) 2013-08-20 2013-10-02 3M Innovative Properties Co Personal respiratory protection device
US9999546B2 (en) 2014-06-16 2018-06-19 Illinois Tool Works Inc. Protective headwear with airflow
SG10201909092SA (en) 2015-03-31 2019-11-28 Fisher & Paykel Healthcare Ltd A user interface and system for supplying gases to an airway
CA3033581A1 (en) 2016-08-11 2018-02-15 Fisher & Paykel Healthcare Limited A collapsible conduit, patient interface and headgear connector
US11812816B2 (en) 2017-05-11 2023-11-14 Illinois Tool Works Inc. Protective headwear with airflow
EP3797379A1 (en) * 2018-05-21 2021-03-31 3M Innovative Properties Company Image-based personal protective equipment fit system using worker-specific fit test image data
KR200494077Y1 (ko) * 2018-09-07 2021-07-28 (주)파인텍 탄성밴드 및 이를 구비한 마스크
US11083231B1 (en) * 2020-12-08 2021-08-10 Randall J Lewis Sanitizing face mask
US20230000187A1 (en) * 2021-07-05 2023-01-05 Orlando P. Gonzaga N95 Nose Mask

Family Cites Families (38)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US347298A (en) * 1886-08-10 Fence-post
US347299A (en) * 1886-08-10 jewett
US2012505A (en) * 1934-02-05 1935-08-27 Samuel J Goldsmith Mask
DE2717968A1 (de) 1976-05-11 1977-12-01 American Optical Corp Einmal-atemmaske, verfahren und vorrichtung zum herstellen derselben
GB2072516A (en) * 1980-03-31 1981-10-07 Siebe Gorman & Co Ltd Improvements in and relating to respiratory face masks
US4850347A (en) * 1980-06-09 1989-07-25 Metric Products, Inc. Face mask
US4419993A (en) * 1981-12-10 1983-12-13 Minnesota Mining & Manufacturing Company Anti-fogging surgical mask
US4536440A (en) 1984-03-27 1985-08-20 Minnesota Mining And Manufacturing Company Molded fibrous filtration products
US4600002A (en) * 1984-10-24 1986-07-15 American Optical Corporation Disposable respirator
US4807619A (en) 1986-04-07 1989-02-28 Minnesota Mining And Manufacturing Company Resilient shape-retaining fibrous filtration face mask
US4688566A (en) * 1986-04-25 1987-08-25 Professional Tape Converters, Inc. Filter mask
US4827924A (en) * 1987-03-02 1989-05-09 Minnesota Mining And Manufacturing Company High efficiency respirator
US4920960A (en) * 1987-10-02 1990-05-01 Tecnol, Inc. Body fluids barrier mask
US5307796A (en) 1990-12-20 1994-05-03 Minnesota Mining And Manufacturing Company Methods of forming fibrous filtration face masks
US5374458A (en) * 1992-03-13 1994-12-20 Minnesota Mining And Manufacturing Company Molded, multiple-layer face mask
US5325892A (en) * 1992-05-29 1994-07-05 Minnesota Mining And Manufacturing Company Unidirectional fluid valve
CA2134764C (en) * 1992-05-29 1999-04-27 Daniel A. Japuntich Unidirectional fluid valve
US5322061B1 (en) 1992-12-16 1998-06-02 Tecnol Med Prod Inc Disposable aerosol mask
AU669420B2 (en) * 1993-03-26 1996-06-06 Minnesota Mining And Manufacturing Company Oily mist resistant electret filter media
GB2280620A (en) 1993-08-06 1995-02-08 Minnesota Mining & Mfg Face mask
JPH084033Y2 (ja) * 1993-09-06 1996-02-07 東洋物産工業株式会社 マスクの掛紐取り付け用係止具
JPH08191897A (ja) * 1995-01-19 1996-07-30 Japan Vilene Co Ltd マスク
US6123077A (en) 1995-03-09 2000-09-26 3M Innovative Properties Company Flat-folded personal respiratory protection devices and processes for preparing same
US5735270A (en) 1995-06-06 1998-04-07 Bayer; Robert T. Disposable face mask
US5701892A (en) * 1995-12-01 1997-12-30 Bledstein; Adrien Janis Multipurpose face mask that maintains an airspace between the mask and the wearer's face
US5724677A (en) * 1996-03-08 1998-03-10 Minnesota Mining And Manufacturing Company Multi-part headband and respirator mask assembly and process for making same
US5701893A (en) 1996-05-20 1997-12-30 Survivair, Inc. Disposable face mask
US5706804A (en) * 1996-10-01 1998-01-13 Minnesota Mining And Manufacturing Company Liquid resistant face mask having surface energy reducing agent on an intermediate layer therein
JPH10286319A (ja) * 1997-04-14 1998-10-27 Three M Health Kea Kk 顔面装着用マスク
US6116236A (en) * 1997-11-12 2000-09-12 Wyss; Gerard J. Respirator
US6173712B1 (en) * 1998-04-29 2001-01-16 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Disposable aerosol mask with disparate portions
US6394090B1 (en) 1999-02-17 2002-05-28 3M Innovative Properties Company Flat-folded personal respiratory protection devices and processes for preparing same
US6532598B1 (en) * 2002-02-07 2003-03-18 Venanzio Cardarelli Patient mask
US6923182B2 (en) * 2002-07-18 2005-08-02 3M Innovative Properties Company Crush resistant filtering face mask
US6978782B2 (en) * 2002-08-27 2005-12-27 Amad Tayebi Full face mask
JP3098928U (ja) * 2003-06-30 2004-03-18 蔡 徳行 マスク
JP4307943B2 (ja) * 2003-09-29 2009-08-05 積水化成品工業株式会社 立体マスク
JP2005342419A (ja) * 2004-06-07 2005-12-15 Nitto Denko Corp 粘着マスク積層体

Also Published As

Publication number Publication date
CA2652427A1 (en) 2007-11-29
US20090283096A1 (en) 2009-11-19
RU2008149933A (ru) 2010-06-27
WO2007135700A3 (en) 2008-01-17
CN101505620A (zh) 2009-08-12
WO2007135700A2 (en) 2007-11-29
ITPS20060012A1 (it) 2007-11-19
JP2009537213A (ja) 2009-10-29
EP2023755A2 (en) 2009-02-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0711616A2 (pt) nova máscara protetora contra agentes biológicos feita de duas partes
US10136687B2 (en) Filtering face-piece respirator having nose notch
US5941244A (en) Dustproof mask
ES2655682T3 (es) Respirador con mascarilla de filtrado que tiene una pestaña doblada
TW201934028A (zh) 包括橫向延伸的褶襉之呼吸器及形成其之方法
BRPI0507869B1 (pt) Máscara facial para proteção contra agentes biológicos
US20060201513A1 (en) Flat-foldable face-mask and process of making same
JP2006212442A (ja) 流体遮断性を高めた使い捨てフェースマスク
US3750665A (en) Flexible respirator with inflatable frame
KR20070085304A (ko) 차등의 투과성을 갖는 안면 밀봉부를 가지는 송기 헬멧
JP2011062521A (ja) 左右対称のしるしを有する水平平坦折り畳み式フィルタ式顔面装着呼吸マスク
BRPI1010461A2 (pt) respirador de peÇa facial filtrante e mÉtodo de produÇço de um respirador de peÇa facial filtrante
CN206062218U (zh) 一种可变平面‑腔式医用防护口罩
US20230166136A1 (en) Shaped Three Dimensional Mask with Replaceable Filter
WO2022101724A1 (en) Face mask with separate inhaling and exhaling portions
CN1684739B (zh) 紧急逃生面罩
RU182435U1 (ru) Маска медицинская анатомической формы
GB2045093A (en) Respirator
TWI690278B (zh) 具吸食吹哨防護口罩
BR202014004657Y1 (pt) disposição técnica e construtiva introduzida em máscara semi-facial descartável
EP3909450A1 (en) Protective filtering half mask
RU65385U1 (ru) Защитный капюшон
WO2021222996A1 (pt) Disposição aplicada em máscara de proteção semifacial moldada com filtro descartável, tira ajustável e suporte para filtro descartável
SK1462021U1 (sk) Spôsob výroby ochranného tvárového respirátorového rúška
BR202020008860Y1 (pt) Disposição aplicada em máscara de proteção semifacial moldada, com filtro descartável e tira ajustável.

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: NAO APRESENTADA A GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA. REFERENTE A 5A ANUIDADE.