BRPI0711593A2 - método para extrair uma bebida de café expresso por meio de uma máquina para café expresso, café expresso, e, máquina para preparar café expresso - Google Patents

método para extrair uma bebida de café expresso por meio de uma máquina para café expresso, café expresso, e, máquina para preparar café expresso Download PDF

Info

Publication number
BRPI0711593A2
BRPI0711593A2 BRPI0711593-8A BRPI0711593A BRPI0711593A2 BR PI0711593 A2 BRPI0711593 A2 BR PI0711593A2 BR PI0711593 A BRPI0711593 A BR PI0711593A BR PI0711593 A2 BRPI0711593 A2 BR PI0711593A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
espresso
coffee
septum
dose
hot water
Prior art date
Application number
BRPI0711593-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Furio Suggi Liverani
Luca Mastropasqua
Frans Van Eeden
Bruno Dellapietra
Original Assignee
Illycaffe Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Illycaffe Spa filed Critical Illycaffe Spa
Publication of BRPI0711593A2 publication Critical patent/BRPI0711593A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J31/00Apparatus for making beverages
    • A47J31/24Coffee-making apparatus in which hot water is passed through the filter under pressure, i.e. in which the coffee grounds are extracted under pressure
    • A47J31/34Coffee-making apparatus in which hot water is passed through the filter under pressure, i.e. in which the coffee grounds are extracted under pressure with hot water under liquid pressure
    • A47J31/36Coffee-making apparatus in which hot water is passed through the filter under pressure, i.e. in which the coffee grounds are extracted under pressure with hot water under liquid pressure with mechanical pressure-producing means
    • A47J31/3666Coffee-making apparatus in which hot water is passed through the filter under pressure, i.e. in which the coffee grounds are extracted under pressure with hot water under liquid pressure with mechanical pressure-producing means whereby the loading of the brewing chamber with the brewing material is performed by the user
    • A47J31/3676Cartridges being employed
    • A47J31/369Impermeable cartridges being employed
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J31/00Apparatus for making beverages
    • A47J31/002Apparatus for making beverages following a specific operational sequence, e.g. for improving the taste of the extraction product
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J31/00Apparatus for making beverages
    • A47J31/44Parts or details or accessories of beverage-making apparatus
    • A47J31/4496Means to produce beverage with a layer on top, e.g. of cream, foam or froth

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Apparatus For Making Beverages (AREA)
  • Tea And Coffee (AREA)

Abstract

MéTODO PARA EXTRAIR UMA BEBIDA DE CAFé EXPRESSO POR MEIO DE UMA MáQUINA PARA CAFé EXPRESSO, CAFé EXPRESSO, E, MáQUINA PARA PREPARAR CAFé EXPRESSO. Um método para extrair uma bebida de café expresso por meio de uma máquina para café expresso que compreende: a) uma etapa para fornecer uma câmara de extração que compreende uma dose de café expresso torrado e moído e um septo normalmente fechado que é arranjado a jusante da dose de café; b) uma etapa para injetar água quente para o interior da câmara que dispensa para fora bebida que é impedida através do septo normalmente fechado; c) uma etapa de extração na qual, quando a pressão de água alcança um valor pré-estabelecido a divisória é aberta para forçar a bebida a passar através de um pequeno orificio antes de ser dispensada para a xícara, o tamanho do orificio sendo tal que mantém a dose de café contida na câmara da extração em uma pressão substancialmente uniforme ao longo da direção de escoamento de água quente, de modo que a bebida de café expresso extraída através do orificio inclua creme. O café expresso, que pode ser obtido com o método, compreende um creme que tem uma distribuição de diâmetro de bolha que é substancialmente uniforme no intervalo de 20 a 150 mícrons.

Description

"MÉTODO PARA EXTRAIR UMA BEBIDA DE CAFÉ EXPRESSO POR MEIO DE UMA MÁQUINA PARA CAFÉ EXPRESSO, CAFÉ EXPRESSO, E, MÁQUINA PARA PREPARAR CAFÉ EXPRESSO"
Campo técnico
A presente invenção é relativa a um método para extrair café expresso, em particular, a partir de um cartucho com um septo gerador de creme e à bebida que pode ser obtida a partir do método. Técnica fundamental
É conhecido que máquinas para preparar café expresso utilizadas tipicamente em bares e restaurantes requerem que uma dose de café torrado e moído seja colocada em um vaso de filtração que é instalado na máquina. Este vaso faz parte do assim chamado suporte da cesta de filtro que é enchida manualmente com a dose de café moído (7±1 g para cada xícara a ser dispensada) e então montado na máquina para prosseguir com a extração da bebida.
Máquinas de preparo de café expresso são dotadas internamente de uma caldeira para aquecer a água tomada de um reservatório ou de outra fonte, e com uma bomba para enviar água quente uma pressão selecionada para o duto de saída.
O método tradicional para extrair a bebida por meio de máquinas conhecidas consiste, tipicamente, de uma primeira etapa de pré- infusão na qual a vazão de água que penetra a 90±2 °C é reduzida por um certo intervalo de tempo; uma segunda etapa de embebimento, e uma terceira etapa de extração na qual a porção de café é atravessada por um escoamento de água quente e a 90±2 °C a uma pressão constante de 9 bar, quando ela penetra na porção de café em pó.
A bebida obtida a partir das máquinas de café expresso tradicionais é usualmente claramente distinguível da bebida que pode ser obtida em nível doméstico com bules de café ou dispositivos de infusão, não apenas devido ao sabor, aroma e propriedades do corpo serem diferentes, mas também porque a bebida obtida a partir de máquinas de café expresso tradicionais é caracterizada por uma camada superficial de espuma, também conhecida como creme. O creme é um atributo da bebida de café que é particularmente apreciado pelo consumidor, e é também um indicador da preparação correta da bebida. Os fatores que influenciam o creme que resulta na xícara são principalmente o grau de moagem, o grau de torrefação, o teor de dióxido de carbono no café, a temperatura e características da água, a pressão da água, a temperatura do conjunto, a temperatura da xícara, o tempo decorrido entre a preparação e o consumo, o método para transportar a bebida da câmara de extração até a xícara, o nível de limpeza e o rendimento do conjunto de extração.
Como descrito nos Pedidos Internacionais WO 2005/092160 e WO 2005/092162, bem como no Pedido de Patente Europeu 05020525.1, o Requerente do presente Pedido de Patente projetou um cartucho específico que contém café torrado e moído e é dotado de um septo elástico; por meio de dito cartucho é possível extrair uma bebida com características físicas e organolépticas melhoradas em relação a café expresso obtido com máquinas tradicionais.
A bebida obtida com os cartuchos descritos nos Pedidos citados acima pode ser obtida sem ter que reprogramar de maneira específica máquinas tradicionais de café expresso, mas utilizando simplesmente um conjunto de extração particular que pode ser fixado na saída de água quente.
Por diferentes razões, um consumidor usualmente é incapaz de beber um café expresso diretamente depois de sua extração por meio da máquina tradicional. Isto ocorre muitas vezes em restaurantes nos quais café expresso é trazido para a mesa do consumidor muito tempo depois da sua extração uma vez que, tipicamente, diversos expressos são preparados ao mesmo tempo e o garçom espera para ser carregado com diversas xícaras antes de sair para distribuí-las pelas mesas. Uma outra razão porque café expresso não poderia ser bebido imediatamente depois da extração é a sua temperatura elevada.
Uma vez que o creme obtido em café expresso obtido com o método tradicional tem uma persistência relativamente curta, o tempo que separa o final da extração do momento no qual o café expresso é bebido pode ser tão longo, que o café expresso perde parte do creme obtido com extração, reduzindo assim a qualidade da bebida no momento de consumo.
Além disto, uma vez mais por diferentes razões, um consumidor não aquece as xícaras antes da utilização e raramente têm o cuidado de limpar a máquina, mantém o café exposto ao ar por períodos prolongados, utilizam o conjunto para café mesmo quando ele não está adequadamente aquecido, comprometendo assim o resultado de creme que é esperado.
Divulgação da invenção
A intenção da presente invenção é eliminar as desvantagens citadas acima ao fornecer um método para preparar o café expresso que permita obter um creme cujas características físicas e organolépticas sejam independentes das condições nas quais ocorre a preparação.
Com esta intenção, um objetivo da invenção é fornecer um café expresso dotado de um creme cuja persistência é prolongada com o tempo.
Um outro objetivo é obter um café expresso cujo creme seja independente da temperatura da xícara.
Um outro objetivo é obter um café expresso cujo creme seja independente do grau de rendimento do conjunto.
Além disto, um objetivo da presente invenção é obter um café expresso cujo creme seja independente do tempo que decorre entre quando ele é preparado e quando ele é bebido. Um outro objetivo da invenção é obter um café expresso cujo creme seja independente do teor de dióxido de carbono e das características do café utilizado para a preparação.
Um outro objetivo é obter um café expresso cujo creme seja independente do sistema para transportar a bebida desde o conjunto de extração até a xícara.
Ainda um outro objetivo da invenção é fornecer um método que seja altamente confiável e relativamente fácil de aplicar a máquinas tradicionais de café expresso.
Esta intenção e estes e outros objetivos que se tornarão melhor evidentes daqui em diante, são alcançados por um método para extrair uma bebida de café expresso por meio de uma máquina para café expresso que compreende: a) uma etapa para fornecer uma câmara de extração que compreende uma dose de café expresso torrado e moído e um septo normalmente fechado que é arranjado a jusante de dita dose de café; b) uma etapa de injetar água quente para o interior da câmara que dispensa para fora da bebida que está sendo impedida através do septo normalmente fechado; c) uma etapa de extração na qual, quando a pressão de água alcança um valor pré-estabelecido, o septo é aberto para forçar bebida a passar através de um pequeno orifício antes de ser dispensada para a xícara, o tamanho do orifício sendo tal que mantenha a dose de café contida na câmara de extração em uma pressão substancialmente uniforme ao longo da direção do escoamento de água quente, de modo que a bebida de café expresso extraída através do inclua creme.
A intenção e objetivos da invenção são também alcançados por uma bebida de café expresso que pode ser obtida a partir do método descrito acima, caracterizada pelo fato de compreender creme que tem uma distribuição de diâmetros de bolha que é substancialmente uniforme na faixa de 20 a 150 mícrons. Além disto, a intenção e objetivos da invenção são também alcançados por uma máquina para café expresso que compreende um conjunto de extração que contém um cartucho e um septo normalmente fechado, dotado de um orifício vazado que pode ser aberto, uma caldeira que tem uma conexão direta com o conjunto de extração, e uma bomba para injetar para o interior do cartucho água quente que se origina da caldeira, o cartucho contendo uma dose de café torrado e moído, caracterizado pelo fato de compreender dispositivo de controle que armazena instruções para:
- injetar água quente em uma pressão tal, de modo a impedir a dispensação de uma bebida no sentido do exterior do conjunto de extração através do septo;
- aumentar a pressão da água quente até um valor pré- estabelecido de modo a abrir o orifício para forçar a bebida a passar através do orifício antes que ela seja dispensada para uma xícara, o tamanho do orifício sendo tal que mantenha a dose de café em uma pressão substancialmente uniforme ao longo da direção do escoamento de água quente, de modo que a bebida de café expresso extraída através do orifício inclua creme.
Breve descrição dos desenhos
Outras características e vantagens da invenção se tornarão melhor evidentes a partir da descrição de uma configuração preferencial, porém não exclusiva, do método de acordo com a invenção, e ilustradas a guisa de exemplo não limitativo nos desenhos que acompanham, nos quais:
A figura 1 é uma vista em corte axial de um cartucho utilizado em uma configuração preferencial do método de acordo com a invenção;
A figura 2 é uma vista em corte axial de um conjunto de extração utilizado na configuração preferencial do método de acordo com a invenção;
A figura 3 é uma vista esquemática de uma máquina para preparar café expresso, que pode ser utilizada para realizar a invenção;
A figura 4 é um fluxograma de uma configuração do método de acordo com a invenção;
A figura 5 plota o escoamento e pressão medidos a montante da caldeira como uma função de tempo em um método de acordo com a invenção;
A figura 6 plota os valores de características organolépticas, medidas utilizando um painel de juizes, da espuma de um café expresso obtido com o método tradicional e com o método de acordo com a invenção;
A figura 7 plota a distribuição de diâmetros de bolhas de um café expresso obtido com o método tradicional e com o método de acordo com a invenção;
A figura 8 plota dispersão reversa como uma função da distância a partir do fundo de um recipiente de café expresso obtida com o método de acordo com a invenção;
A figura 9 plota a dispersão reversa como uma função da distância a partir do fundo de um recipiente de café expresso obtido com o método tradicional;
As figuras 10 e 11 são vistas esquemáticas de recipientes utilizados para as medições de dispersão reversa das figuras 8 e 9, respectivamente.
Maneiras de realizar a invenção
Em maior detalhe, a figura 1 é uma vista em seção axial do cartucho descrito no Pedido de Patente Europeu Número 05020525.1 pelo mesmo Requerente. O cartucho, genericamente indicado pelo numerai de referência 1 é substancialmente cilíndrico e compreende uma porção de xícara 2 e uma porção de tampa 3 que é fixada à porção de xícara, de modo a formar um volume interno do cartucho 1. O volume interno do cartucho 1 acomoda a uma dose ou porção 4 de café torrado e moído que é colocada entre dois filtros flexíveis 5a e 5b que são feitos de papel ou tecido, ou material similar.
A porção de xícara 2 compreende uma base 7, uma parede lateral 8 que se salienta a partir da base, e um aro 9 que é arranjado sobre o lado oposto em relação à base e forma uma extremidade aberta da xícara sobre a qual um aro correspondente 10 da porção de tampa 3 é termicamente vedado ou fixado de outra forma.
Uma pluralidade de nervuras 20 são fornecidas sobre a superfície da base 7 que é orientada no sentido do volume interno do cartucho 1 e são adaptadas para formar uma canalização fina entre o filtro inferior 5a e uma abertura 21 formada no centro da base. Nesta abertura, que forma o ponto de escoamento de saída da bebida, a base 7 tem uma porta de saída 6 que se salienta da base no sentido do exterior do cartucho.
A tampa 3 é dotada de uma base 12 e de uma porta de entrada de bebida 13 que se salienta no sentido do exterior do cartucho, cujo topo é genericamente fechado e pode ser aberto por perfuração.
Um cartucho que é substancialmente idêntico a um descrito até agora, é a também ensinado pelos Pedidos Internacionais WO 2005/092160 e WO 2005/092162 cujos conteúdos são aqui consideradas como uma parte integrante do presente Pedido de Patente. Estes Pedidos precedentes também divulgam a utilização de um septo elástico que é arranjado na porta de saída 6 e que, por ter uma fenda vazada ou de outra forma um orifício que é muito estreito, é capaz de manter fechado em uma maneira estanque a ar o volume interno do cartucho até que a pressão dentro do cartucho atinja um certo valor limiar além do qual o septo sofre deformação e, conseqüentemente, abre a fenda ou orifício, permitindo a passagem de bebida através de dito orifício ou fenda alargada.
O Pedido de Patente Europeu 05020525.1, cujo conteúdo também é aqui incluído para referência, descreve tal septo ouvinte 24 feito de material elastomérico ou semelhante à borracha, que é dotado de uma fenda vazada correspondente 26 e é fixado à superfície interna da porta de saída 6 por meio de um anel de suporte rígido 25. O anel de suporte 25 sobre o qual o septo elástico 24 é fixado, é dotado de uma saliência periférica 28 que engata um recesso correspondente 29 formado na superfície interna da porta de saída 6.
Para assegurar de maneira mais efetiva a fixação do anel 25, o cartucho 1 também compreende uma cobertura de septo opcional 23, que pode ser travada por ação de encaixe sobre a superfície externa da porta de saída 6, e tem uma parede cilíndrica interna 36 que é dotada de aberturas 39 para fornecer suporte adicional para o anel rígido 25 e permitir o escoamento para fora da bebida através de uma abertura 38 que é espaçada do eixo de simetria do cartucho 1.
O cartucho 1 pode ser instalado em uma máquina para preparar café expresso por meio de um conjunto de extração preferivelmente do tipo mostrado na figura 2 e no Pedido de Patente Europeu Número 05020525.1.
O conjunto de extração genericamente indicado pelo numerai de referência 40 é preferivelmente composto de um suporte 41, que pode ser acoplado a um duto de água quente pressurizada 45 que pertence à máquina, um elemento em forma de sino 42 que é fixado ao suporte, e um suporte de cesta de filtro 43 que pode ser fixado ao elemento conformado em sino 42 por meio de uma acoplamento baioneta.
O suporte 41 preferivelmente consiste da parte inferior de uma caldeira.
O suporte de cesta de filtro 43, dotado de um cabo que não é mostrado na figura, é dotado internamente de uma forma cilíndrica que corresponde substancialmente à forma da superfície lateral do cartucho e, preferivelmente tem uma ranhura anelar 44 que é adaptada para acomodar o flange 15 que se salienta da região periférica da base do cartucho 1. O suporte 41 do conjunto de extração, que pode ser fixado à máquina de extração de café expresso, é dotado de uma agulha de injeção 46 e com uma válvula cogumelo 47 para ajustar o escoamento de água quente que chega a partir do duto 45 no sentido do interior do cartucho 1.
Outros conjuntos de extração podem ser utilizados como uma alternativa àquele descrito, por exemplo, os conjuntos conhecidos dos Pedidos Internacionais WO 2005/092160 e WO 2005/092162.
Um outro conjunto de extração que pode ser utilizado compreende um suporte de cesta de filtro dotado de um septo ou válvula que são normalmente fechados e arranjados no ponto de escoamento de saída da bebida extraída, e são capazes de abrir sob pressão ou sob comando, uma passagem muito estreita (da ordem de décimos de mm) para a bebida extraída.
Utilizando o numerai de referência 40 para designar de maneira genérica um conjunto de extração que compreende um tal septo ou válvula, fornecida ou no cartucho como mostrado na figura 1, ou externamente a ele (por exemplo, no suporte de cesta de filtro), uma máquina 50 adequada para realizar um método de acordo com a invenção compreende uma bomba 51 interposta entre uma caldeira 52 e uma reserva de água 54, esta última sendo opcionalmente substituível por uma conexão direta para a distribuição de água principal. A máquina é completada por um dispositivo de controle 53, que é capaz de controlar componentes da máquina e armazena as instruções para realizar um método de acordo com a invenção.
Preferivelmente a caldeira 52 é a substancialmente cilíndrica e é arranjada adjacente e de maneira coaxial com a câmara de extração que acomoda o cartucho 1. Uma abertura para o escoamento de entrada de água fria pressurizada está presente na superfície lateral da caldeira. A câmara dentro da caldeira 52 compreende o duto 45 da figura 2 que é arranjado ao longo do eixo da caldeira e serpentina de aquecimento que é enrolada ao redor do duto axial 45. Finalmente, na parte superior da caldeira, existe uma válvula elétrica que pode ser atuada sob comando pelo controlador 53 e é adaptada para permitir o escoamento de água a partir do interior da caldeira para o interior do duto axial 45 e a descarga da água a partir do duto 45 no final da extração.
Com referência às figuras 4 e 5, o método de acordo com uma configuração preferencial da invenção compreende uma primeira etapa 100 para abrir a válvula elétrica e ligar a bomba 51.
Esta etapa pode ser precedida por uma etapa para perfuração mecânica do cartucho arranjado no suporte de cesta de filtro, dependendo do tipo de cartucho utilizado. A configuração descrita aqui pode ser aplicada à extração de café expresso a partir de uma dose de pó de café moído, que pesa aproximadamente 6-7 g.
Uma etapa de pré-infusão 105 então segue, durante a qual a água quente a uma temperatura desde 90 até 99 °C, mais particularmente 96 °C, é injetada a partir do duto 45. A água quente é injetada a uma vazão reduzida por um intervalo de tempo pré-estabelecido (por exemplo, aproximadamente 1,1 segundos). Nesta etapa, a pressão da água é tal que o septo 24, ou mais genericamente o septo arranjado no conjunto de extração no ponto de saída da bebida, permanece fechado. Em particular, na etapa de pré- infusão 105 a pressão da água injetada para o interior da porção de café 4 é muito mais baixa do que a pressão em estado constante, que é substancialmente da ordem de 2 bar, preferivelmente menor do que 4 bar.
Uma vez que o tempo de pré-infusão tenha decorrido (etapa 110), a injeção da água é interrompida (etapa 115) para permitir a embebimento ou homogeneização da porção de café arranjada no conjunto de extração 40 com a água injetada na etapa precedente.
Depois que um segundo o intervalo de tempo pré- estabelecido tenha decorrido, por exemplo, 2,5 segundos (etapa 120), água quente a 90-99°C, mais particularmente a 96°C, é injetada novamente para o interior do cartucho de acordo com um rampa de pressão que depende da resistência hidráulica do sistema máquina-cartucho e da vazão da bomba 51 (etapa 125).
Quando um valor de pressão elevado, preferivelmente mais elevado do que 6 bar, ou mesmo mais preferivelmente se situando desde aproximadamente 6 até 9 bar é alcançado, septo elástico 24, ou genericamente o septo arranjado no conjunto de extração no ponto de saída da bebida abre (etapa 130), de modo a permitir que a bebida passe através de um orifício que mede alguns décimos de mm, ou em qualquer caso é muito pequeno.
A divisória abre de maneira autônoma graças à sua elasticidade. Contudo, em outras configurações da invenção, a divisória pode ser substituída por qualquer dispositivo válvula, mesmo alguma válvula atuada, desde que seja adaptada para forçar o escoamento de café expresso através de uma passagem muito estreita antes que saia do conjunto de extração.
Foi verificado que utilizando um cartucho com um septo elástico 24, que é pré-perfurado em um ponto central 26, tal como aqueles descritos nos Pedidos de Patente PCT WO 2005/092160 e WO 2005/092162 e no Pedido de Patente Europeu Número 05020525.1, a queda de pressão no septo quando ele está no estado aberto se situa desde aproximadamente 5 até 7 bar.
Uma etapa de extração 135 começa então, durante a qual a porção de café 4 é cruzada por um escoamento de água quente pressurizada e o café expresso sai do septo. Durante esta etapa a pressão na entrada do cartucho se situa preferivelmente desde 9 até 12 bar, e a vazão média se situa desde 0,7 até 1,3 gramas por segundo para um programa de preparação de café expresso, e 2 a 3 gramas por segundo para um programa de preparação de café fraco.
O creme sai a partir dos primeiros momentos de extração.
Finalmente, depois de aproximadamente 20 segundos, a bomba é parada e uma válvula elétrica é fechada. Assim termina a extração (etapa 140).
Como um todo a porção de café 4 é percolada com um volume de água que, dependendo da preparação, pode variar desde 20 até 50 ml.
Utilizando um cartucho dotado de um septo, tal como o cartucho da figura 1 ou os cartuchos descritos nos Pedidos de Patente Internacional WO 2005/092160 e WO 2005/092162 ou, mais genericamente, arranjando um septo elástico similar ao dispositivo válvula no ponto de escoamento de saída da bebida no conjunto de extração, pode ser visto que a porção de café 4 é submetida a uma pressão que em média é mais elevada e, em qualquer caso, mais uniforme do que em máquinas conhecidas.
Em máquinas tradicionais a queda de pressão entre a camada superior do comprimido de café e a camada inferior vai, de fato, desde 10 bar até aproximadamente 0 bar (pressão atmosférica), enquanto no método de acordo com a invenção a queda de pressão vai desde aproximadamente 10 bar da camada superior até aproximadamente 6 bar da camada inferior.
Além disto, no método tradicional não existe substancialmente qualquer queda de pressão no filtro sobre o qual repousa a porção de café, uma vez que a bebida passa através de uma superfície que é dotada de um grande número de furos e não provoca resistência significativa à passagem da bebida. No método de acordo com a invenção, ao invés disto, o café extraído é forçado a passar sob pressão através de uma passagem muito estreita, isto é, com alta resistência, fornecida em um septo elástico. Conseqüentemente, em um intervalo de tempo muito curto a bebida é forçada a passar de uma região de alta pressão arranjada a montante do septo (6-7 bar) até uma região na pressão atmosférica a jusante do septo.
Foi verificado que utilizando o método de acordo com a invenção, não apenas é possível obter um café expresso cremoso, mas o creme resultante tem uma persistência considerável com o tempo, mesmo 120 minutos, sem que a fração líquida da bebida seja visível na superfície.
Além disto, na etapa de efervescência que ocorre depois de percolação, a separação entre a fase liquida e o creme é mais lenta do que nos processos tradicionais. A guisa de exemplo, as figuras 10 e 11 ilustram dois tubos de ensaio que contém 20 g de café expresso que foi percolado respectivamente com o método de acordo com a invenção e com o método tradicional, ambos visualizados 10 segundos depois do final da percolação.
Cada um dos tubos de ensaio consiste de um cilindro de vidro com dimensões padronizadas (diâmetro externo 27,5 mm, diâmetro interno 23,5 mm, altura 72,5 mm).
A figura 10 já permite ver que na mostra de café expresso de acordo com a invenção a fase liquida, ilustrada por sombreado mais espesso, é consideravelmente reduzida em relação à fase cremosa.
E possível obter uma verificação desta propriedade analisando as propriedades de dispersão reversa da amostra contida nos recipientes das figuras IOe 11.
Os resultados estão mostrados nas figuras 8 e 9, que plotam os perfis de dispersão reversa relacionados à etapa de efervescência para duas amostras obtidas por meio do processo de acordo com a invenção e do processo tradicional, respectivamente, como uma função da distância a partir do fundo do recipiente, 10 segundos depois do final de percolação.
No instrumento utilizado para a medição, a fonte de luz tem um comprimento de onda de 880 nm (próximo a infravermelho). Um sensor ótico arranjado a 45° em relação ao feixe incidente recebe a luz de dispersão reversa que chega da amostra. A amostra na célula é mantida a 30° C por meio de um termostato, e varreduras são realizadas em cada amostra começando 10 segundos depois de percolação, por um total de cinco minutos e 10 segundos de análise.
A figura mostra imediatamente que as duas frentes têm uma impressão diferente, e em particular o café expresso de acordo com a invenção tem um valor de dispersão reversa que é muito mais elevado do que zero ao longo de toda a altura da célula de análise de amostra. Isto indica que a separação entre a fase líquida e a espuma é retardada na bebida de acordo com a invenção em relação ao expresso tradicional que, ao invés disso, tem uma região de separação entre a fase liquida e a fase espuma já depois dos 10 segundos que decorrem entre o final de percolação e a primeira varredura.
Com o mesmo instrumento é também possível destacar uma percentagem de queda do creme em um tempo fixo (por exemplo, 2 minutos) que é maior que a preparação do expresso tradicional.
A tabela a seguir lista os valores de dispersão reversa média para os dois tipos de bebida, medidos em sete amostras diferentes por tipo.
<table>table see original document page 15</column></row><table>
Testes organolépticos mostraram que o creme é também menos amargo e adstringente do que o creme obtido com máquinas de café expresso tradicionais utilizadas no nível profissional, enquanto acidez e doçura permanecem substancialmente imutáveis (figura 6). As diferentes características de paladar em relação ao creme da bebida tradicional fazem o creme de acordo com a invenção mais apreciável.
A despeito disto, a característica distintiva da bebida obtida com o método de acordo com a invenção é a persistência do creme. Em particular, foi verificado de maneira surpreendente que o creme do café expresso que é obtido é caracterizado pelo fato de a distribuição dos diâmetros das bolhas ser substancialmente uniforme em um intervalo de diâmetros que se situa desde aproximadamente 20 até 150 mícrons.
Em maior detalhe, com referência à figura 7, diversas repetições do método de extração tradicional e o mesmo número com o método de acordo com a invenção, utilizando o cartucho da figura 1, foram realizadas. As medições foram tomadas na mesma região de espuma para as duas preparações e no mesmo instante, utilizando um microscópio ótico Leica-Leitz DMRXE e software de gerenciamento e processamento de dados Micro-Image System. Os comportamentos médios e os desvios padrão indicados na figura foram obtidos.
Foi verificado que embora no café expresso obtido com o método tradicional diversas das bolhas têm um diâmetro que se situa desde 20 até aproximadamente 50-60 mícrons (linha com triângulos), em café expresso obtido com o método de acordo com a inversão, acima de 40% das bolhas têm um diâmetro de mais do que 60 mícrons (linha com losangos).
Observando o desenvolvimento do tamanho das bolhas com o tempo, foi observado que a bebida obtida com o método de acordo com a invenção sempre tem bolhas com diâmetros maiores.
Além disto, foi verificado que o desvio padrão para diâmetros desde 80 até 150 mícrons é muito baixo e, para estes diâmetros, a freqüência se situa desde 5 até 10%, aproximadamente 10 vezes mais elevada do que aquela observada em café expresso obtido com o método tradicional.
Na prática foi verificado que a bebida e o método de acordo com a invenção alcançam completamente a intenção e objetivos projetados, uma vez que eles permitem alcançar uma persistência considerável do creme independentemente dos fatores que comprometem de maneira notável suas características.
A invenção assim concebida é suscetível de inúmeras modificações e variações, todas as quais estão dentro do escopo das reivindicações anexas; todos os detalhes podem ainda ser substituídos por outros elementos tecnicamente equivalentes.
As divulgações no Pedido de Patente Italiano Número MI2006A000945 do qual este Pedido reivindica prioridade, são aqui com isto incorporadas para referencia.
Onde aspectos técnicos mencionados em qualquer reivindicação são seguidos por sinais de referência, estes sinais de referência foram incluídos com a única finalidade de aumentar a inteligibilidade das reivindicações e, conseqüentemente, tais sinais de referência não têm qualquer efeito limitador na interpretação de cada elemento identificado a guisa de exemplo por tais sinais de referência.

Claims (11)

1. Método para extrair uma bebida de café expresso por meio de uma máquina para café expresso, caracterizado pelo fato de compreender: a) uma etapa para fornecer uma câmara de extração que compreende uma dose de café expresso torrado e moído, e um septo normalmente fechado que é arranjado a jusante de dita dose de café; b) uma etapa para injetar água quente para o interior de dita câmara, que dispensa para fora da bebida que está dizendo impedida através do septo normalmente fechado; c) uma etapa de extração, na qual quando a pressão de água alcança um valor pré-estabelecido o septo é aberto para forçar a bebida a passar através de um pequeno orifício antes de ser dispensada para a xícara, o tamanho de dito orifício sendo tal que mantenha a dose de café contida na câmara de extração em uma pressão substancialmente uniforme ao longo da direção do escoamento de água quente, de modo que a bebida de café expresso extraída através de dito orifício inclua creme.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de dito septo ser feito de material elástico e dito orifício ser fornecido diretamente em dito septo.
3. Método de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de dita câmara de extração ser um cartucho rígido que contém dita dose de café e um septo.
4. Método de acordo com uma ou mais das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de dito valor pré-estabelecido ser no mínimo 6 bar ou, mais particularmente, se situar desde 6 até 9 bar.
5. Método de acordo com uma ou mais das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de dita etapa de injeção b) ser precedida por uma etapa de pré-infusão na qual uma dose pré-estabelecida de água quente é injetada para o interior de dita câmara por um intervalo de tempo pré-estabelecido mantendo o septo fechado.
6. Método de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de compreender uma etapa de embebimento depois de dita etapa de pré- infusão e antes de dita etapa de injeção b), na qual o escoamento de água quente é interrompido por um segundo intervalo de tempo pré-estabelecido.
7. Método de acordo com uma ou mais das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de em dita etapa de extração c) a pressão a montante da dose de café se situar desde 9 até 12 bar, a pressão a jusante de dita dose e a montante de dito septo se situar desde 6 até 7 bar, e a pressão a jusante de dito septo ser pressão atmosférica.
8. Café expresso que pode ser obtido a partir do método como definido em uma ou mais das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de compreender creme que tem uma distribuição de diâmetros de bolha que é substancialmente uniforme no intervalo de 20 a 150 mícrons.
9. Café expresso de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de no mínimo 40% das bolhas terem um diâmetro de mais do que aproximadamente 60 mícrons.
10. Máquina para preparar café expresso que compreende um conjunto de extração que contém um cartucho e um septo normalmente fechado dotado de um orifício vazado que pode ser aberto, uma caldeira em conexão direta com dito conjunto de extração, e uma bomba para injetar para o interior de dito cartucho pressurizado água quente que chega de dita caldeira, dito cartucho contendo uma dose de café torrado e moído, caracterizada pelo fato de compreender dispositivo de controle que armazena instruções para: - injetar água quente em uma tal pressão, de modo a impedir a dispensação da bebida no sentido do exterior do conjunto de extração através do septo; - aumentar a pressão da água quente até um valor pré- estabelecido, de modo a abrir dito orifício para forçar a bebida a passar através do orifício antes que ela seja dispensada para uma xícara, o tamanho de dito orifício sendo tal que mantenha a dose de café em uma pressão substancialmente uniforme ao longo da direção do escoamento de água quente, de modo que a bebida de café expresso extraída através de dito orifício compreenda creme.
11. Máquina de acordo com a reivindicação 10, caracterizada pelo fato de dito dispositivo de controle ainda compreender instruções armazenadas para realizar o método como definido em uma ou mais das reivindicações 4 até 7.
BRPI0711593-8A 2006-05-12 2007-02-07 método para extrair uma bebida de café expresso por meio de uma máquina para café expresso, café expresso, e, máquina para preparar café expresso BRPI0711593A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000945A ITMI20060945A1 (it) 2006-05-12 2006-05-12 Procedimento di estrazione di caffe' espresso particolarmente da una cartuccia con setto generatore di crema e bevanda ottenibile dal procedimento.
ITMI2006A000945 2006-05-12
PCT/EP2007/001046 WO2007131559A1 (en) 2006-05-12 2007-02-07 Method for extracting espresso coffee particularly from a cartridge with crema generating septum, and beverage obtainable from the method

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0711593A2 true BRPI0711593A2 (pt) 2011-11-16

Family

ID=37895824

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0711593-8A BRPI0711593A2 (pt) 2006-05-12 2007-02-07 método para extrair uma bebida de café expresso por meio de uma máquina para café expresso, café expresso, e, máquina para preparar café expresso

Country Status (18)

Country Link
US (1) US9474405B2 (pt)
EP (1) EP2020890B1 (pt)
JP (1) JP5318754B2 (pt)
CN (1) CN101437431B (pt)
AR (1) AR059808A1 (pt)
AT (1) ATE487405T1 (pt)
AU (1) AU2007250303B2 (pt)
BR (1) BRPI0711593A2 (pt)
CA (1) CA2651921C (pt)
DE (1) DE602007010451D1 (pt)
DK (1) DK2020890T3 (pt)
ES (1) ES2351926T3 (pt)
HK (1) HK1127540A1 (pt)
IT (1) ITMI20060945A1 (pt)
MX (1) MX2008014497A (pt)
RU (1) RU2423062C2 (pt)
TW (1) TW200810720A (pt)
WO (1) WO2007131559A1 (pt)

Families Citing this family (36)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2082670A1 (en) 2008-01-24 2009-07-29 Nestec S.A. Exchangeable filter for beverage production device and beverage production device comprising such filter
DE102008028031A1 (de) * 2008-06-12 2009-12-17 BSH Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH Verfahren und Vorrichtung für volumenstromabhängigen Cremaerzeugung
EP2140787B1 (en) 2008-06-30 2015-07-22 Nestec S.A. Capsule transport cart for a beverage production device
US9743802B2 (en) * 2008-12-30 2017-08-29 Nestec S.A. Process of brewing tea leaves contained in a capsule
CH700233B1 (fr) * 2009-01-08 2013-01-15 Gotec Sa Procédé et pompe volumétrique pour délivrer un volume de boisson chaude.
EP2230195B1 (en) * 2009-03-19 2018-04-25 Nestec S.A. Capsule with filtering insert for preparing a coffee beverage
EP2364930B1 (en) * 2009-03-19 2018-12-05 Nestec S.A. Capsule for preparing coffee in a device comprising a cartridge holder with relief and recessed elements
EP2239212B1 (en) * 2009-04-09 2015-11-11 Nestec S.A. Capsule for preparation of a beverage with a delivery wall forming a confined flowpath
ES2467693T3 (es) * 2009-04-09 2014-06-12 Nestec S.A. Cápsula para la preparación de una bebida con junta de deslaminación o que se puede romper en la pared de distribución
CN102482030B (zh) * 2009-06-17 2014-11-26 皇家戴维艾格伯茨有限公司 用于制备饮料的系统、方法和包囊
IT1400949B1 (it) * 2010-07-17 2013-07-05 Bianchelli Innovativa cartuccia monouso per la preparazione di bevande calde
GB2475943C (en) * 2010-09-27 2012-07-11 Howard Marc Gold Cooking container and cooking method
RU2702253C2 (ru) * 2010-11-11 2019-10-07 Сосьете Де Продюи Нестле С.А. Капсула, аппарат для приготовления напитков и система для приготовления продукта питания
KR200457227Y1 (ko) * 2010-12-17 2011-12-09 컨벡스코리아(주) 에스프레소 커피머신의 거품발생부재
EP2570056A1 (de) * 2011-09-13 2013-03-20 Jura Elektroapparate AG Verfahren zum Erzeugen eines Kaffeegetränks sowie Kaffeeautomat zum Durchführen des Verfahrens
GB2499004A (en) * 2012-02-02 2013-08-07 Kraft Foods R & D Inc Clamping mechanism for a beverage preparation machine
ITTV20120098A1 (it) * 2012-05-25 2013-11-26 Hausbrandt Trieste 1892 Spa Dispositivo per la preparazione di una bevanda
JP5469202B2 (ja) * 2012-06-11 2014-04-16 アサヒ飲料株式会社 コーヒー含有飲料の製造方法及び抽出方法
US9783361B2 (en) 2013-03-14 2017-10-10 Starbucks Corporation Stretchable beverage cartridges and methods
KR20160003309A (ko) * 2013-05-17 2016-01-08 2266170 온타리오 인크. 섭취가능 생성물을 준비하기 위한 캡슐
AU2014383605A1 (en) * 2014-02-19 2016-06-23 Société des Produits Nestlé S.A. Method for preparing a long coffee with crema from a capsule in a centrifugal coffee machine, capsule and liquid coffee extract thereof
US10442610B2 (en) 2014-03-11 2019-10-15 Starbucks Corporation Pod-based restrictors and methods
US20150257586A1 (en) * 2014-03-11 2015-09-17 Starbucks Corporation Dba Starbucks Coffee Company Single-serve beverage production machine
US9439532B2 (en) 2014-03-11 2016-09-13 Starbucks Corporation Beverage production machines with multi-chambered basket units
US9282849B2 (en) * 2014-03-11 2016-03-15 Starbucks Corporation Beverage production machines with restrictors
US9504348B2 (en) 2014-03-11 2016-11-29 Starbucks Corporation Cartridge ejection systems and methods for single-serve beverage production machines
US9877495B2 (en) 2015-01-09 2018-01-30 Starbucks Corporation Method of making a sweetened soluble beverage product
AU2016257636B2 (en) * 2015-05-07 2020-07-30 Smart Wave Technologies, Inc. Signal and detection system for pairing products
US9968217B2 (en) 2015-06-16 2018-05-15 Starbucks Corporation Beverage preparation systems with brew chamber securing mechanisms
US10602874B2 (en) 2015-06-16 2020-03-31 Starbucks Corporation Dba Starbucks Coffee Company Beverage preparation systems with brew chamber access mechanisms
US10342377B2 (en) 2015-06-16 2019-07-09 Starbucks Corporation Beverage preparation systems with adaptable brew chambers
WO2017194497A1 (en) * 2016-05-09 2017-11-16 Arcelik Anonim Sirketi A coffee machine with improved transfer into an exterior receptacle
CA3041722A1 (en) 2016-11-09 2018-05-17 Pepsico, Inc. Carbonated beverage makers, methods, and systems
EP3592183B1 (en) * 2017-03-08 2022-05-04 Société des Produits Nestlé S.A. Method for the preparation of a beverage from a capsule with prewetting
IT201900010914A1 (it) * 2019-07-04 2021-01-04 Illycaffe Spa Assieme di erogazione di bevanda caffe’ e relativa macchina di erogazione
WO2021255730A2 (en) * 2020-06-15 2021-12-23 Spresso Novo Cap Ltd. Pour over dripper kit for preparing a beverage

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4077551A (en) * 1976-02-13 1978-03-07 Adriana Manaresi Container with bottom sealing disk which becomes a deformable member on discharge
CA1280903C (en) * 1987-05-30 1991-03-05 Hirosato Takeuchi Dispenser
US5083504A (en) * 1989-03-27 1992-01-28 Sanyo Electric Co., Ltd. Drink extraction apparatus
IT1279511B1 (it) * 1994-07-18 1997-12-16 Marzocco Srl Perfezionamento di una macchina per caffe' espresso per la applicazione differenziata della pressione dell'acqua e per la
CH689753A5 (it) * 1995-02-08 1999-10-15 Lough J Ltd Procedimento per la preparazione di una bevanda del tipo caffè espresso e dispositivo per la sua attuazione.
GB9502646D0 (en) * 1995-02-10 1995-03-29 Texas Instruments Ltd Bus maintenance circuit
IT1282934B1 (it) * 1995-11-06 1998-04-01 C M A Spa Macchina per la preparazione del caffe', cappuccino o bevande infuse simili, in dosi singole o multiple
US6740345B2 (en) * 2000-12-22 2004-05-25 Edward Zhihua Cai Beverage making cartridge
JP3550375B2 (ja) * 2001-04-16 2004-08-04 片岡物産株式会社 コーヒー等の濾過器
DE60304325T2 (de) * 2002-01-16 2006-09-07 Société des Produits Nestlé S.A. Geschlossene kapsel mit öffnungsmittel
ITTO20020481A1 (it) * 2002-06-07 2003-12-09 Sgl Italia Srl Metodo e dispositivo di foratura di una capsula sigillata in una macchina da caffe'.
US7287461B2 (en) * 2003-01-24 2007-10-30 Kraft Foods R & D, Inc. Cartridge for the preparation of beverages
KR100510322B1 (ko) * 2003-03-18 2005-08-26 김세일 향 추출물을 함유하는 인스턴트 커피의 제조방법
EP1638434A1 (en) * 2003-05-02 2006-03-29 Salton, Inc. Apparatus for making brewed coffee and the like
US7281467B2 (en) * 2003-10-22 2007-10-16 Household Technology Group Llc Fluid delivery system for generating pressurized hot water pulses
US7237475B2 (en) * 2003-12-23 2007-07-03 Electrical And Electronics, Limited Cabinet design of filter holder for pressurized espresso machines
US6904840B1 (en) * 2004-01-28 2005-06-14 Grindmaster Corporation Brewer apparatus with improved tray assembly
US7225728B2 (en) * 2004-01-30 2007-06-05 Wilbur Curtis Company, Inc. Brewing apparatus with pre-infusion and pulse brewing
DK1579793T3 (da) * 2004-03-26 2007-09-24 Illycaffe Spa Drikkevareekstraktionsenhed til at ekstrahere en drik fra et partikulært materiale indeholdt i en indsats
WO2005092160A1 (en) * 2004-03-26 2005-10-06 Illycaffe's.P.A. Integrated cartridge for extracting a beverage from a particulate substance
US20060037481A1 (en) * 2004-08-18 2006-02-23 John Bicht Espresso machine and method of use thereof
DE102004056317A1 (de) * 2004-11-22 2006-05-24 Schifferle, René Getränkemaschine zur Herstellung eines Heissgetränks durch Aufbrühen und Extrahieren von in einer Kapsel abgepackten Substanzen

Also Published As

Publication number Publication date
RU2008148956A (ru) 2010-06-20
AR059808A1 (es) 2008-04-30
US20070261564A1 (en) 2007-11-15
CA2651921A1 (en) 2007-11-22
MX2008014497A (es) 2008-11-27
HK1127540A1 (en) 2009-10-02
EP2020890A1 (en) 2009-02-11
JP5318754B2 (ja) 2013-10-16
EP2020890B1 (en) 2010-11-10
CN101437431B (zh) 2012-05-02
ATE487405T1 (de) 2010-11-15
AU2007250303A1 (en) 2007-11-22
DK2020890T3 (da) 2011-02-07
US9474405B2 (en) 2016-10-25
RU2423062C2 (ru) 2011-07-10
CN101437431A (zh) 2009-05-20
CA2651921C (en) 2015-04-07
ITMI20060945A1 (it) 2007-11-13
JP2009536831A (ja) 2009-10-22
ES2351926T3 (es) 2011-02-14
WO2007131559A1 (en) 2007-11-22
AU2007250303B2 (en) 2012-05-17
TW200810720A (en) 2008-03-01
DE602007010451D1 (de) 2010-12-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0711593A2 (pt) método para extrair uma bebida de café expresso por meio de uma máquina para café expresso, café expresso, e, máquina para preparar café expresso
JP7255040B2 (ja) 飲料分配装置およびその能動的圧力制御方法
US9161658B2 (en) Single cup brewer
ES2887411T3 (es) Máquina de preparación de bebidas provista de un control de bomba mejorado
US7036687B1 (en) Liquid beverage mixing chamber
ES2385302T3 (es) Procedimiento para preparar un líquido alimenticio por centrifugación
EP3157398B1 (en) Automatic coffee maker and method of preparing a brewed beverage
ES2698530T3 (es) Dispositivo de producción de bebidas mediante la utilización de centrifugación, para extraer un líquido, el cual comprende medios de compensación de pérdida de calor
US9788685B2 (en) Beverage machine with carafe compatible drip tray
US9527717B2 (en) Beverage machine outlet
CA2934909C (en) Method and apparatus for beverage carafe detection
BR112017028410B1 (pt) Vareta de formação de espuma, método de preparação de uma bebida por aquecimento e formação de espuma usando uma vareta de formação de espuma, e, uso de uma vareta de formação de espuma
US20160309952A1 (en) Set of consumables and beverage dispenser
JP2018525068A (ja) 飲料原材料を収容するための容器、自動飲料調製装置とこの容器とを含む飲料調製システム、この飲料調製システムで使用する自動飲料調製装置及びこの飲料調製システムを用いた飲料調製方法
CN109717745A (zh) 一种茶饮机的泡茶方法
ES2791948T3 (es) Cápsula para la preparación de un alimento líquido
US20220330745A1 (en) Method and apparatus for over ice brewing
BR112020022155A2 (pt) dispositivo de extração de bebida, e, método e aparelho para o preparo de bebidas
JP2024527381A (ja) 飲料抽出システムのためのシステム及び方法
CA3198912A1 (en) Beverage machine with liquid level measurement

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2448 DE 05-12-2017 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.