BRPI0710787A2 - artigo de calçado com conjunto de suporte tendo placa e indentações nela formadas - Google Patents

artigo de calçado com conjunto de suporte tendo placa e indentações nela formadas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0710787A2
BRPI0710787A2 BRPI0710787-0A BRPI0710787A BRPI0710787A2 BR PI0710787 A2 BRPI0710787 A2 BR PI0710787A2 BR PI0710787 A BRPI0710787 A BR PI0710787A BR PI0710787 A2 BRPI0710787 A2 BR PI0710787A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
periphery
bottom plate
footwear article
article according
raised portion
Prior art date
Application number
BRPI0710787-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Jarvis B Kelly
Original Assignee
Nike International Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nike International Ltd filed Critical Nike International Ltd
Publication of BRPI0710787A2 publication Critical patent/BRPI0710787A2/pt
Publication of BRPI0710787B1 publication Critical patent/BRPI0710787B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B13/00Soles; Sole-and-heel integral units
    • A43B13/14Soles; Sole-and-heel integral units characterised by the constructive form
    • A43B13/18Resilient soles
    • A43B13/181Resiliency achieved by the structure of the sole
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B13/00Soles; Sole-and-heel integral units
    • A43B13/02Soles; Sole-and-heel integral units characterised by the material
    • A43B13/12Soles with several layers of different materials
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B13/00Soles; Sole-and-heel integral units
    • A43B13/02Soles; Sole-and-heel integral units characterised by the material
    • A43B13/12Soles with several layers of different materials
    • A43B13/125Soles with several layers of different materials characterised by the midsole or middle layer
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B13/00Soles; Sole-and-heel integral units
    • A43B13/14Soles; Sole-and-heel integral units characterised by the constructive form
    • A43B13/22Soles made slip-preventing or wear-resisting, e.g. by impregnation or spreading a wear-resisting layer
    • A43B13/223Profiled soles
    • A43B13/226Profiled soles the profile being made in the foot facing surface

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Footwear And Its Accessory, Manufacturing Method And Apparatuses (AREA)

Abstract

<B>ARTIGO DE CALçADO COM CONJUNTO DE SUPORTE TENDO PLACA E INDENTAçOES NELA FORMADAS<D> Um artigo de calçado inclui um cabedal e um conjunto de sola preso ao cabedal. O conjunto de sola inclui uma placa superior e uma placa de fundo espaçada da placa superior. Um membro central é posicionado entre a placa superior e a placa de fundo e inclui uma pluralidade de colunas de suporte elastoméricas. Uma pluralidade de indentações é formada em uma superfície inferior e ao longo de uma periferia do membro central, com cada inden-tação estendendo-se para cima para uma coluna de suporte elastomérica. Uma pluralidade de porções elevadas é posicionada ao longo de uma periferia da placa de fundo, com cada porção elevada estando embutida em uma indentação no membro central.

Description

"ARTIGO DE CALÇADO COM CONJUNTO DE SUPORTE TENDO PLACA EINDENTAÇÕES NELA FORMADAS"
CAMPO DA INVENÇÃO
Esta invenção refere-se em geral a um artigo de calçado e, em particular, a um arti- go de calçado com um conjunto de suporte tendo uma placa e indentações nela formadas.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Um artigo convencional de calçado atlético inclui dois elementos primários, um ca-bedal e uma estrutura de sola. O cabedal provê uma cobertura para o pé que, com seguran-ça, recebe e posiciona o pé com respeito à estrutura de sola. Além disso, o cabedal pode ter uma configuração que proteja o pé e forneça ventilação, assim refrigerando o pé e remo-vendo a transpiração. A estrutura de sola é presa a uma porção inferior do cabedal e é emgeral posicionada entre o pé e o solo. Além de atenuar as forças de reação de contato como solo (isto é, dando amortecimento), a estrutura de sola pode fornecer tração e controlar osmovimentos do pé, tais como pronação. O cabedal e a estrutura de sola provêem estabilida- de lateral para movimentos de corte e de um lado para o outro encontrados em atividadesesportivas tais como basquetebol. Conseqüentemente, o cabedal e a estrutura de sola ope-ram cooperativamente para fornecer uma estrutura confortável que é adequada para umavariedade de atividades ambulantes, tais como caminhada, corrida, movimentos de corte nobasquetebol e salto.
A estrutura de sola de calçado atlético em geral exibe uma configuração em cama-
das que pode incluir uma palmilha de intensificação de conforto, uma entressola resilienteformada de um material de espuma polimérica, e uma sola externa de contato com o soloque fornece resistência à abrasão e tração. A entressola é o elemento primário da estruturade sola que dá amortecimento e controla os movimentos do pé. Materiais de espuma poli- mérica adequados para a entressola incluem etilvinilacetato ou poliuretano que resiliente-mente comprimem-se sob uma carga aplicada para atenuar as forças de reação do solocriadas pelos impactos da corrida e salto. Materiais de espuma polimérica convencionaissão resilientemente comprimíveis, em parte, devido à inclusão de uma pluralidade de célulasabertas ou fechadas que definem um volume interno substancialmente deslocado por gás.Os materiais de espuma polimérica da entressola podem também absorver energia quandocomprimida durante as atividades ambulantes. A compressão da espuma é afetada pelaperda de histerese, e deflexão de tais sistemas é afetada pelo volume da massa comprimidada entressola. As colunas de suporte elastoméricas podem ser fornecidas na entressolapara fornecer suporte adicional e dureza em áreas desejadas da estrutura de sola.
Seria desejável fornecer um artigo de calçado que reduz ou supera algumas ou to-das as dificuldades inerentes em dispositivos conhecidos anteriores. Objetivos e vantagensparticulares serão evidentes àqueles versados na técnica, ou seja, aqueles que são treina-dos ou experientes neste campo de tecnologia, em vista da revelação a seguir da invençãoe da descrição detalhada de certas modalidades.
SUMÁRIO
Os princípios da invenção podem ser usados em benefício para fornecer um artigode calçado tendo colunas de suporte elastoméricas e indentações nelas formadas. De acor-do com um primeiro aspecto, um artigo de calçado inclui um cabedal e um conjunto de solapreso ao cabedal. O conjunto de sola inclui uma placa superior e uma placa de fundo espa-çada da placa superior. Um membro central é posicionado entre a placa superior e a placade fundo e inclui uma pluralidade de colunas de suporte elastoméricas. Uma pluralidade deindentações é formada em uma superfície inferior e ao longo de uma periferia do membrocentral, com cada indentação estendendo-se para cima para uma coluna de suporte elasto-mérica. Uma pluralidade de porções elevadas é posicionada ao longo de uma periferia daplaca de fundo, com cada porção elevada estando embutida em uma indentação no membrocentral.
De acordo com outro aspecto, um artigo de calçado inclui um cabedal e um conjun-to de sola preso ao cabedal e tendo uma placa superior e uma placa de fundo espaçada daplaca superior. Um membro central é posicionado entre a placa superior e a placa de fundoe inclui uma pluralidade de colunas de suporte elastoméricas, com cada coluna de suporteelastomérica tendo um sulco circunferencial formado em sua superfície exterior. Cada um deuma pluralidade de anéis encaixado em um sulco circunferencial correspondente. Uma plu-ralidade de indentações é formada em uma superfície inferior e ao longo de uma periferia domembro central, com cada indentação estendendo-se para cima para uma coluna de supor-te elastomérica. Cada uma de uma pluralidade de porções elevadas é posicionada ao longode uma periferia da placa de fundo, com cada porção elevada estando embutida em umaindentação no membro central. Uma sola externa é presa a uma superfície inferior da placade fundo. Cada uma de uma pluralidade de porções elevadas é posicionada ao longo deuma periferia da sola externa, com cada porção elevada da sola externa estando embutidaem uma porção elevada da placa de fundo.
De acordo com um outro aspecto, um artigo de calçado inclui um cabedal e um con-junto de sola preso ao cabedal e tendo uma placa superior com uma pluralidade de flangesestendendo-se para cima posicionados em volta de uma periferia da mesma. Cada flangeinclui um rebaixo em uma superfície inferior do mesmo. Uma placa de fundo é espaçada daplaca superior e tem um flange que se estende para cima de uma parte traseira da placa defundo. Um membro central é posicionado entre a placa superior e a placa de fundo e incluiuma pluralidade de colunas de suporte elastoméricas e um flange que se estende para cimade uma parte traseira do membro central. Cada coluna de suporte elastomérica tem um sul-co circunferencial formado em sua superfície exterior, com uma porção cabedal de cadacoluna de suporte elastomérica sendo recebida em um rebaixo da placa superior. Cada umde uma pluralidade de anéis é encaixado em um sulco circunferencial correspondente. Cadauma de uma pluralidade de indentações é formada em uma superfície inferior e ao longo deuma periferia do membro central, com cada indentação estendendo-se para cima para umacoluna de suporte elastomérica. Cada uma de uma pluralidade de porções elevadas é posi-cionada ao longo de uma periferia da placa de fundo, com cada porção elevada estandoembutida em uma indentação no membro central. Uma sola externa é presa a uma superfí-cie inferior da placa de fundo e tem um flange que se estende para cima de uma parte tra-seira do mesmo. Cada uma de uma pluralidade de porções elevadas é posicionada ao longode uma periferia da sola externa, com cada porção elevada da sola externa estando embuti-da em uma porção elevada da placa de fundo.
De acordo com ainda outro aspecto, um artigo de calçado inclui um cabedal e umconjunto de sola preso ao cabedal. O conjunto de sola inclui uma entressola e uma plurali-dade de indentações formadas em uma superfície inferior e ao longo de uma periferia daentressola. Uma placa de fundo é posicionada em baixo da entressola. Uma pluralidade deporções elevadas é posicionada ao longo de uma periferia da placa de fundo, com cadaporção elevada estando embutida em uma indentação na entressola.
De acordo com ainda um outro aspecto, um artigo de calçado inclui um cabedal eum conjunto de sola preso ao cabedal. O conjunto de sola inclui uma entressola e uma plu-ralidade de indentações formadas em uma superfície inferior e ao longo de uma periferia daentressola. Uma placa de fundo é posicionada em baixo da entressola. Uma pluralidade deprimeiras porções elevadas é posicionada ao longo de uma periferia da placa de fundo, comcada porção elevada estando embutida em uma indentação na entressola. Uma sola exter-na é posicionada em baixo da placa de fundo. Uma pluralidade de segundas porções eleva-das é posicionada ao longo de uma periferia da sola externa, com cada segunda porçãoelevada estando embutida em uma primeira porção elevada na entressola.
Vantagem substancial é alcançada fornecendo um artigo de calçado tendo um con-junto de suporte com uma placa e indentações nela formadas. Em particular, certas modali-dades fornecem pontos flexíveis no artigo de calçado que ajudam com a transição da pisadado calcanhar para o dedo do pé. Adicionalmente, o perímetro do calçado é mais adaptávelsob carga da borda e exibe transição lateral melhorada. Estabilidade das colunas de suporteelastoméricas é melhorada, fornecendo suporte e desempenho intensificados. Adicional-mente, certas modalidades intensificam a estabilidade lateral para movimentos de corte e deum lado para o outro encontrados em atividades esportivas tais como basquetebol.
Estas e características e vantagens adicionais reveladas aqui serão também enten-didas da revelação detalhada a seguir de certas modalidades.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOSFIG. 1 é uma vista de elevação de um artigo de calçado com um conjunto de supor-te tendo colunas de suporte elastoméricas.
FIG. 2 é uma vista de perspectiva em forma explodida do conjunto de suporte do ar-tigo de calçado da FIG. 1.
FIG. 3 é uma vista de elevação de uma porção de uma modalidade alternativa doconjunto de suporte da FIG. 1.
FIG. 4 é uma vista de perspectiva em forma explodida de uma modalidade alterna-tiva do conjunto de suporte do artigo de calçado da FIG. 1.
FIG. 5 é uma vista de perspectiva em forma explodida de outra modalidade alterna-tiva do conjunto de suporte do artigo de calçado da FIG. 1.
As figuras referidas acima não necessariamente são desenhadas em escala e de-veriam ser entendidas para fornecer uma representação da invenção, ilustrativa dos princí-pios envolvidos. Algumas características do artigo de calçado descritas nos desenhos foramaumentadas ou distorcidas com relação a outras para facilitar a explanação e entendimento.Os mesmos números de referência são usados nos desenhos para componentes e caracte-rísticas similares ou idênticos mostrados em várias modalidades alternativas. Artigos de cal-çado como revelados aqui teria configurações e componentes determinados, em parte, pelaaplicação intencionada e ambiente em que eles são usados.
DESCRIÇÃO DETALHADA DE CERTAS MODALIDADES PREFERIDAS
A presente invenção pode ser incorporada em várias formas. Uma modalidade pre-ferida de um artigo do calçado 10 é mostrada na FIG. 1. Calçado 10 inclui um cabedal 12 eum conjunto de sola 14 preso ao cabedal 12. O conjunto de sola 14 pode ser preso ao ca-bedal 12 por adesivo ou qualquer outro meio adequado. O calçado 10 tem um lado mediai,ou interno, 16 e um lado lateral, ou externo, 18.
O cabedal 12 forma um vácuo interior que confortavelmente recebe um pé e prendea posição do pé com relação ao conjunto de sola 14. A configuração do cabedal 12, comodescrita, é adequada para uso durante as atividades atléticas, por exemplo, corrida e bas-quetebol. Conseqüentemente, o cabedal 12 pode ter uma construção de peso leve, respirá-vel que inclui camadas múltiplas de couro, têxtil, polímero, e elementos de espuma de formaadesiva ligado e costurados. Por exemplo, o cabedal 12 pode ter um exterior que inclua e-Iementos de couro e elementos têxteis para resistir à abrasão e fornecer respirabilidade,respectivamente. O interior do cabedal 12 pode ter elementos de espuma para intensificar oconforto do calçado 10, e a superfície interior pode incluir um têxtil absorvente de umidadepara remover a umidade em excesso da área imediatamente circundando o pé.
Conjunto de sola 14, que é em geral disposto entre o pé do usuário e o solo, forne-ce atenuação das forças de reação de contato com o solo (isto é, dando amortecimento),tração, e pode controlar os movimentos do pé, tais como pronação. Conjunto de sola 14pode intensificar a estabilidade lateral para movimentos de corte e de um lado para o outroencontrados em atividades esportivas tais como basquetebol. Tanto quanto com artigosconvencionais de calçado, o conjunto de sola 14 pode incluir uma palmilha (não mostrada)localizada dentro do cabedal 12, uma entressola 20, e uma sola externa 22.
Entressola 20 é fixada ao cabedal 12 e funciona como o componente primário deatenuação de impacto e absorção de energia do calçado 10. A entressola 20 pode ser presaao cabedal 12 por adesivo ou outro meios adequado. Sola externa 22 é fixada à superfícieinferior da entressola 20 por adesivo ou outro meio adequado. Materiais adequados parasola externa 22 incluem materiais de borracha tradicionais. Outros materiais adequados pa-ra sola externa 22 ficarão facilmente evidentes àqueles versados na técnica, dado o benefí-cio desta revelação. Em certas modalidades, o conjunto de sola 14 pode não incluir umacamada de sola externa separada de entressola 20 mas, do contrário, a sola externa podecompreender uma superfície de fundo de entressola 20 que fornece a superfície de traçãoexterna do conjunto de sola 14.
Para propósitos de referência geral, como ilustrado aqui, o calçado 10 pode ser di-vidido em três porções gerais: uma porção da área frontal do pé 24, uma porção da área domeio do pé 26, e uma porção de calcanhar 28. As porções 24, 26, e 28 não são intenciona-das a demarcar áreas precisas do calçado 10. Do contrário, as porções 24, 26, e 28 sãointencionadas para representar áreas gerais do calçado 10 que fornecem uma disposição dereferência durante o debate a seguir.
A menos que do contrário declarado, ou do contrário elucidado do contexto abaixo,os termos direcionais aqui usados, tais como para trás, para frente, topo, fundo, para dentro,para baixo, para cima, interior, exterior, etc., referem-se às direções relativas ao calçado 10.O calçado 10 é mostrado na FIG. 1 ser disposto substancialmente de modo horizontal, comoseria posicionado em uma superfície horizontal quando usado por um usuário. Porém, seráapreciado que o calçado 10 não necessita ser limitado a uma tal orientação. Desse modo,na modalidade ilustrada da FIG. 1, para trás é em direção à porção do calcanhar 28, ou se-ja, à esquerda como visto na FIG. 1. Naturalmente, para frente é em direção à porção daárea frontal do pé 24, ou seja, à direita como visto na FIG. 1, e para baixo é em direção aofundo da página como visto na FIG. 1. Topo refere-se aos elementos em direção ao topo dapágina como vistos na FIG. 1, enquanto fundo refere-se aos elementos em direção ao fundoda página como vistos na FIG. 1. Para dentro ou interior é em direção ao centro do calçado10, e para fora ou exterior é em direção à borda periférica externa do calçado 10.
Conjunto de sola 14 inclui um conjunto de suporte 30, posicionado em baixo da en-tressola 20 na modalidade ilustrada e visto mais claramente na FIG. 2. Conjunto de suporte30 inclui uma placa superior 32, uma placa de fundo 34 espaçada da placa superior 32, eum membro central 36 posicionado entre a placa superior 32 e a placa de fundo 34. Conjun-to de suporte 30 é posicionado na porção de calcanhar 28 do conjunto de sola 14 na moda-lidade ilustrada. Será apreciado que o conjunto de suporte 30 pode estar em qualquer lugarposicionado dentro do conjunto de sola 14. Desse modo, o conjunto de suporte 30 pode, porexemplo, estar alternativamente posicionado na porção da área do meio do pé 26 ou naporção da área frontal do pé 24, ou em qualquer combinação da porção da área frontal dopé 24, porção da área do meio do pé 26 e porção de calcanhar 28.
Em certas modalidades, o membro central 36 pode ser uma placa formada de ummaterial resiliente tal como poliuretano (PU). O membro central 36 pode também ser forma-do de etil vinil acetato (EVA), borracha, poliuretano termoplástico (TPU), copolímeros debloco de poliéter-poliamida (vendido como Pebax® por ATOFINA Chemicals da Filadélfia,PA), náilon ou carbono. O membro central 36 pode também incluir uma bexiga enchida defluido enchida de ar ou qualquer outro fluido adequado. Placa superior 32 pode ser formadade um copolímero de bloco de poliéter-poliamida, poliuretano termoplástico (TPU), ou umnáilon com fibras de vidro, por exemplo. Placa de fundo 34 pode ser formada de um copolí-mero de bloco de poliéter-poliamida, TPU, um plástico tal como Acrilonitrila Butadieno Esti-reno (ABS) ou um náilon com fibras de vidro, por exemplo.
O membro central 36 inclui uma pluralidade de colunas de suporte elastoméricas38. Colunas de suporte elastoméricas 38 podem ser posicionadas em volta de uma periferiado membro central 36 como visto aqui. Será apreciado que qualquer número desejado decolunas de suporte elastoméricas 38 pode ser fornecido no conjunto de suporte 30, e queelas podem ser posicionadas em qualquer localização desejada dentro do conjunto de su-porte 30.
Na modalidade ilustrada em que o conjunto de suporte é posicionado apenas naporção de calcanhar 28, o membro central 36 inclui quatro colunas de suporte elastoméricas38, com duas colunas de suporte posicionadas no lado mediai 16 e duas colunas de suporteposicionadas no lado lateral 18.
Em certas modalidades, as colunas de suporte elastoméricas 38 podem ter umaabertura central 40 nelas formada que serve para alterar as características de desempenhoe de suporte das colunas. É para ser apreciado que o diâmetro da abertura 40 pode ser va-riado para otimizar o desempenho das colunas de suporte elastoméricas 38.
Como descrito nas FIGS. 1-3, as colunas de suporte elastoméricas 38 têm umaconfiguração geralmente cilíndrica. Porém, será apreciado que as colunas de suporte elas-toméricas 38 podem ter uma variedade de outras configurações de coluna incluindo oval,piramidal, cúbica, cônica, ou qualquer outra forma geométrica regular. Além das formas re-gulares, as colunas de suporte elastoméricas 38 podem ter uma forma geométrica irregular.Conseqüentemente, as colunas de suporte elastoméricas 38 podem ter uma variedade deconfigurações que executam as funções descritas aqui. Materiais adequados para as colu-nas de suporte elastoméricas 38 incluem borracha, espuma de poliuretano, espumas elas-toméricas microcelulares, ou phylon (espuma EVA). Outros materiais adequados para ascolunas de suporte elastoméricas 38 ficarão facilmente evidentes àqueles versados na téc-nica, dado o benefício desta revelação.
Uma pluralidade de indentações 42 é formada na superfície inferior 44 do membrocentral 36. Como ilustrado aqui, as indentações 42 são posicionadas em volta de uma peri-feria do membro central 36. Mais especificamente, duas (2) indentações 42 são posiciona-das ao longo da borda mediai 16 do membro central 36 e duas (2) indentações 42 são posi-cionadas ao longo da borda lateral 18 do membro central 36. Cada indentação 42 estende-se para cima em uma coluna de suporte elastomérica 38 correspondente, assim tornando aaltura de cada coluna de suporte elastomérica 38 mais curta onde as indentações 42 estãoposicionadas. As colunas de suporte elastoméricas 38 são conseqüentemente mais durasnas áreas onde sua altura é reduzida. Na modalidade ilustrada, as indentações 42 têm umperfil em forma de V substancialmente invertido e estendem-se parcialmente para dentro domembro central 36. As indentações 42 diminuem em altura de uma altura máxima na suaborda externa na periferia do membro central 36 para dentro ao longo de seu comprimentopara sua borda interna no interior do membro central 36. Um flange estendendo-se paracima 46 é fornecido em uma parte traseira do membro central 36. É para ser apreciado queas indentações 42 podem ter perfis com outras formas em modalidades diferentes.
Uma pluralidade de primeiras porções elevadas 48 é fornecida na placa de fundo34. Na modalidade ilustrada, as primeiras porções elevadas 48 têm um perfil em forma de Vsubstancialmente invertido e estendem-se parcialmente para dentro da placa de fundo 34.
Como ilustrado aqui, as primeiras porções elevadas 48 são posicionadas em volta de umaperiferia da placa de fundo 34. Mais especificamente, duas (2) primeiras porções elevadas48 são posicionadas ao longo da borda mediai 16 da placa de fundo 34 e duas (2) primeirasporções elevadas 48 são posicionadas ao longo da borda lateral 18 da placa de fundo 34.Primeiras porções elevadas 48 diminuem em altura de uma altura máxima em sua bordaexterna na periferia da placa de fundo 34 para dentro ao longo de seu comprimento parasua borda interna no interior da placa de fundo 34. Quando o conjunto de suporte 30 estiverem sua condição montada, cada porção elevada 48 estende-se para cima e está embutidadentro de uma indentação correspondente 42 do membro central 36. É para ser apreciadoque as porções elevadas 48 podem ter perfis com outras formas em modalidades diferentes.
Um flange estendendo-se para cima 50 é fornecido em uma parte traseira da placade fundo 34, e toca a superfície traseira do flange 46 do membro central 36 quando o con-junto de suporte 30 estiver em sua condição montada.
Sola externa 22 é posicionada em baixo da placa de fundo 34. Na modalidade ilus-trada na FIG. 2, a sola externa 22 estende-se substancialmente apenas ao longo do com-primento do conjunto de suporte 30. É para ser apreciado que a sola externa 22 pode subs-tancialmente estender-se ao longo do comprimento inteiro do calçado 10, como visto naFIG. 1.
Uma pluralidade de segundas porções elevadas 54 é fornecida na sola externa 22.Segundas porções elevadas 54 têm um perfil em forma de V substancialmente invertido eestendem-se parcialmente para dentro da sola externa 22. Como ilustrado aqui, as segun-das porções elevadas 54 são posicionadas em volta de uma periferia de sola externa 22.Mais especificamente, duas (2) segundas porções elevadas 54 são posicionadas ao longoda borda mediai 16 da sola externa 22 e duas (2) segundas porções elevadas 54 são posi-cionadas ao longo da borda lateral 18 da sola externa 22. Cada porção elevada 54 tem umperfil em forma de V substancialmente invertido e estende-se parcialmente para dentro dasola externa 22. Segundas porções elevadas 54 diminuem em altura de uma altura máximana periferia da sola externa 22 para dentro ao longo de seu comprimento para o interior dasola externa 22. Quando o conjunto de suporte 30 estiver em sua condição montada, cadaporção elevada 54 da sola externa 22 estende-se para cima e está embutida dentro de umaporção elevada 48 correspondente da placa de fundo 34.
Indentações 42, porções elevadas 48 e 54 associação para criar pontos flexíveis 55que ajudam com a transição da pisada do calcanhar para o dedo do pé. Elas também aju-dam o perímetro do calçado 10 adaptar-se mais facilmente à carga da borda, e melhora atransição lateral.
A localização específica e tamanho das indentações 42 e, correspondentemente,porções elevadas 48 e 54, pode ser otimizada para fornecer suporte e desempenho intensi-ficados em uma porção desejada do calçado 10. Desse modo, certas indentações 42, jun-tamente com suas porções elevadas 48, 54 correspondentes poderiam ser mais altos emcertas porções do calçado 10 enquanto mais baixas em outras, ou mais largas em certasporções enquanto mais estreitas em outras. Alterando a localização e tamanho das indenta-ções 42 individuais e das porções elevadas 46, 54 correspondentes, o calçado 10 pode serotimizado para requerimentos de desempenho particulares, atividades atléticas ou necessi-dades fisiológicas individuais.
As indentações 42, e as porções elevadas 46, 54 também servem para intensificaro desempenho reduzindo a tendência das colunas de suporte elastoméricas 38 moverem-separa fora na aplicação de forças de cisalhamento. Pontos flexíveis 55 atuam como cunhasou calços em baixo das colunas de suporte elastoméricas 38, reduzindo o movimento dascolunas. Adicionalmente, como observado acima, as colunas de suporte elastoméricas 38são mais curtas e, por conseguinte, mais rígidas ou mais duras nas áreas onde suas inden-tações 42 estiverem posicionadas. A rigidez e dureza aumentadas desta configuração podepermitir usar uma espuma mais macia ou outro material para as colunas de suporte elasto-méricas 38, resultando em uma sensação almofadada mais macia para o usuário.
Um flange estendendo-se para cima 56 é fornecido em uma parte traseira da solaexterna 22, e toca a superfície traseira do flange 46 do membro central 36, com o flange 50da placa de fundo 34 intercalado entre o flange 56 e o flange 46 quando o conjunto de su-porte 30 estiver em sua condição montada. Estes flanges provêem suporte e estabilidadelateral adicionais para o calçado 10.
Em certas modalidades, um sulco circunferencial 58 é formado em uma superfícieexterior de cada coluna de suporte elastomérica. Cada um de uma pluralidade de anéis 60 érecebido em um sulco 58 correspondente. O engaste dos anéis 60 dentro dos sulcos 58 ser-ve para restringir as colunas de suporte elastoméricas 38 ao comprimirem-se. O desempe-nho das colunas de suporte elastoméricas 38 pode ser otimizado para atividades particula-res ou parâmetros de projeto variando o tamanho, localização e tipo de material dos anéis60 e/ou o tamanho e/ou localização dos sulcos 58. Na modalidade ilustrada, cada anel 60tem uma seção transversal substancialmente triangular, com uma base 62 de sua formaformando a superfície de anel mais interna 60 que engasta com a base de um sulco 58 cor-respondente.
Os anéis 60 podem ser formados de um copolímero de bloco de poliéter-poliamida,TPU, ABS ou um náilon com fibras de vidro, por exemplo.
Uma pluralidade de flange estendendo-se para cima 64 é posicionada em volta deuma periferia da placa superior 32. Cada flange 64 tem um rebaixo 66 formado em sua su-perfície exterior, com uma porção de cada coluna de suporte elastomérica 38 sendo recebi-da em um rebaixo 66 de um flange 64 correspondente quando o conjunto de suporte 30 es-tiver em sua condição montada. Similarmente, o flange 46 do membro central 36 é recebidoem um rebaixo 66 de um flange 64 correspondente quando o conjunto de suporte 30 estiverem sua condição montada. Vãos 66 no flange 64 servem para intensificar a montagem doconjunto de suporte 30, ajudando com o alinhamento ou registro dos componentes diferen-tes do conjunto de suporte 30.
Em certas modalidades, como visto na FIG. 3, mais de uma indentação 42 nomembro central 36 pode estender-se para cima em uma coluna de suporte elastoméricaindividual 38. Como ilustrado aqui, duas indentações 42 que são formadas no membro cen-tral 38 estendem-se para cima em uma coluna de suporte elastomérica simples 38. Duasprimeiras porções elevadas 48 correspondentes são formadas na placa de fundo 34, cadauma estando embutida em uma indentação 42 correspondente. Similarmente, cada uma deum par de segundas porções elevadas 54 na sola externa 22 está embutida em uma porçãoelevada 48 correspondente. Configurando o conjunto de suporte 30 com indentações múlti-plas e porções elevadas correspondente provê resistência adicional às forças de cisalha-mento, assim permitindo otimização aumentada do desempenho do conjunto de suporte 30.Embora a modalidade ilustrada na FIG. 3 mostre dois indentações 42 estendendo-se para cima em uma coluna de suporte elastomérica 38, juntamente com duas primeirasporções elevadas 48 correspondentes e segundas porções elevadas 54, é para ser aprecia-do que mais de duas indentações, e porções elevadas correspondentes, podem estender-separa cima em qualquer coluna de suporte elastomérica particular. Adicionalmente, é paraser observado que certas colunas de suporte elastoméricas 38 podem não possuir nenhumaindentação correspondente 42 estendendo-se para cima. Desse modo, pode ser visto quequalquer combinação de colunas de suporte elastoméricas 38 com nenhuma, uma, ou múl-tiplas indentações 42 estendendo-se para cima pode ser fornecida.
Outra modalidade é vista na FIG. 4 em que a placa de fundo 34 do conjunto de su-porte 30 é posicionada em baixo da entressola 20. Uma pluralidade de indentações 72 éformada na superfície inferior 74 da entressola 20. Como ilustrado aqui, as indentações 72são posicionadas em volta de uma periferia da entressola 20. Como debatido acima, qual-quer número de indentações 72 pode ser formado na entressola 20 em qualquer posiçãodesejada. Indentações 72 têm um perfil em forma de V substancialmente invertido e esten-dem-se parcialmente para dentro da entressola 20. Indentações 72 diminuem em altura deuma altura máxima em sua borda externa na periferia da entressola 20 para dentro ao longode seu comprimento para sua borda interna no interior da entressola 20. Um flange esten-dendo-se para cima 76 é fornecido em uma parte traseira da entressola 20. Quando o con-junto de suporte 30 estiver em sua condição montada, cada porção elevada 48 estende-separa cima e é embutida dentro de uma indentação 72 correspondente da entressola 20.Uma sola externa separada (não mostrada) pode ser fornecido na superfície inferior da pla-ca inferior 34, ou a placa inferior 34 por si só pode formar a superfície de engaste com o solo10.
Outra modalidade é vista na FIG. 5 em que a sola externa 22 é posicionada em bai-xo da placa de fundo 34 que por sua vez é posicionada em baixo da entressola 20. Quandoo conjunto de suporte 30 estiver em sua condição montada nesta modalidade, cada porçãoelevada 54 da sola externa 22 estende-se para cima e está embutida dentro de uma porçãoelevada 48 correspondente da placa de fundo 34. Similarmente, cada porção elevada 48 daplaca inferior 34 estende-se para cima e está embutida dentro de uma indentação 72 cor-respondente da entressola 20.
Flange estendendo-se para cima 56 da sola externa 22 toca a superfície traseira doflange 76 da entressola 20, com o flange 50 da placa de fundo 34 intercalado entre o flange56 e o flange 76 quando o conjunto de suporte 30 estiver em sua condição montada. Estesflanges provêem suporte e estabilidade lateral adicionais para o calçado 10.
Levando em conta a revelação anterior da invenção e descrição das várias modali-dades, aqueles versados nesta área de tecnologia entenderão facilmente que várias modifi-cações e adaptações podem ser feitas sem divergir do escopo e espírito da invenção. Todastais modificações e adaptações são intencionadas ser abrangidas pelas reivindicações aseguir.

Claims (42)

1. Artigo de calçado, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende, em combi-nação:um cabedal; eum conjunto de sola preso ao cabedal e compreendendo:uma placa superior;uma placa de fundo espaçada da placa superior;um membro central posicionado entre a placa superior e a placa de fundo e incluin-do uma pluralidade de colunas de suporte elastoméricas;uma pluralidade de indentações formadas em uma superfície inferior e ao longo deuma periferia do membro central, cada indentação estendendo-se para cima para uma colu-na de suporte elastomérica; euma pluralidade de primeiras porções elevadas posicionadas ao longo de uma peri-feria da placa de fundo, cada primeira porção elevada estando embutida em uma indentaçãono membro central.
2. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fatode que adicionalmente compreende uma sola externa presa a uma superfície inferior da pla-ca de fundo.
3. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fatode que adicionalmente compreende uma pluralidade de segundas porções elevadas posi-cionadas ao longo de uma periferia da sola externa, cada segunda porção elevada da solaexterna estando embutida em uma primeira porção elevada da placa de fundo.
4. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fatode que adicionalmente compreende um flange estendendo-se para cima de uma borda tra-seira da sola externa.
5. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fatode que cada indentação tem um perfil em forma de V substancialmente invertido.
6. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fatode que cada indentação estende-se parcialmente para um interior do membro central e temuma altura que diminui de um valor máximo na periferia do membro central para uma bordainterna das indentações em um interior do membro central.
7. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fatode que cada primeira porção elevada tem um perfil em forma de V substancialmente inverti-do e uma profundidade que diminui de um valor máximo na periferia da placa de fundo paraum valor mínimo em uma borda interna da primeira porção elevada dentro da periferia daplaca de fundo.
8. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fatode que cada segunda porção elevada tem um perfil em forma de V substancialmente inverti-do e uma profundidade que diminui de um valor máximo na periferia da sola externa paraum valor mínimo em uma borda interna da segunda porção elevada dentro da periferia dasola externa.
9. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fatode que adicionalmente compreende pelo menos um anel, cada anel disposto em volta deuma periferia de uma coluna de suporte elastomérica.
10. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fa-to de que adicionalmente compreende um sulco circunferencial formado em pelo menosuma coluna de suporte elastomérica, cada sulco circunferencial recebendo um anel.
11. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fa-to de que adicionalmente compreende uma pluralidade de flanges estendendo-se para cimaposicionados em volta de uma periferia da placa superior.
12. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelofato de que cada flange inclui um rebaixo em uma superfície inferior do mesmo, cada rebai-xo recebendo uma porção de uma coluna de suporte elastomérica.
13. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fa-to de que cada coluna de suporte elastomérica inclui uma abertura central nela formada.
14. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fa-to de que adicionalmente compreende um flange estendendo-se para cima de uma bordatraseira do membro central.
15. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fa-to de que adicionalmente compreende um flange estendendo-se para cima de uma bordatraseira da placa inferior.
16. Artigo de calçado, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende, em com-binação:um cabedal;um conjunto de sola preso ao cabedal e compreendendo:uma placa superior;uma placa de fundo espaçada da placa superior;um membro central posicionado entre a placa superior e a placa de fundo e incluin-do uma pluralidade de colunas de suporte elastoméricas, cada coluna de suporte elastomé-rica tendo um sulco circunferencial formado em sua superfície exterior;uma pluralidade de anéis, cada anel encaixado em um sulco circunferencial corres-pondente;uma pluralidade de indentações formadas em uma superfície inferior e ao longo deuma periferia do membro central, cada indentação estendendo-se para cima para uma colu-na de suporte elastomérica; euma pluralidade de primeiras porções elevadas posicionadas ao longo de uma peri-feria da placa de fundo, cada primeira porção elevada estando embutida em uma indentaçãono membro central;uma sola externa presa a uma superfície inferior da placa de fundo; euma pluralidade de segundas porções elevadas posicionadas ao longo de uma peri-feria da sola externa, cada segunda porção elevada da sola externa estando embutida emuma porção elevada da placa de fundo.
17. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelofato de que cada indentação tem um perfil em forma de V substancialmente invertido.
18. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelofato de que cada indentação estende-se parcialmente para um interior do membro central etem uma altura que diminui de um valor máximo na periferia do membro central para umaborda interna da indentação em um interior do membro central.
19. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelofato de que cada primeira porção elevada tem um perfil em forma de V substancialmenteinvertido e uma profundidade que diminui de um valor máximo na periferia da placa de fundopara um valor mínimo em uma borda interna da primeira porção elevada dentro da periferiada placa.
20. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelofato de que cada segunda porção elevada tem um perfil em forma de V substancialmenteinvertido e uma profundidade que diminui de um valor máximo na periferia da sola externapara um valor mínimo em uma borda interna da segunda porção elevada dentro da periferiada sola externa.
21. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelofato de que adicionalmente compreende uma pluralidade de flanges estendendo-se paracima posicionados em volta de uma periferia da placa superior.
22. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 21, CARACTERIZADO pelofato de que cada flange inclui um rebaixo em uma superfície inferior do mesmo, cada rebai-xo recebendo uma porção de uma coluna de suporte elastomérica.
23. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelofato de que cada coluna de suporte elastomérica inclui uma abertura central nela formada.
24. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelofato de que adicionalmente compreende um flange estendendo-se para cima de uma bordatraseira da sola externa.
25. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelofato de que adicionalmente compreende um flange estendendo-se para cima de uma bordatraseira do membro central.
26. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelofato de que adicionalmente compreende um flange estendendo-se para cima de uma bordatraseira da placa inferior.
27. Artigo de calçado, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende, em com-binação:um cabedal;um conjunto de sola preso ao cabedal e compreendendo:uma placa superior tendo uma pluralidade de flanges estendendo-se para cima po- sicionados em volta de uma periferia do mesmo, cada flange incluindo um rebaixo em umasuperfície inferior do mesmo;uma placa de fundo espaçada da placa superior e um flange estendendo-se paracima de uma borda traseira da mesma;um membro central posicionado entre a placa superior e a placa de fundo e incluin- do uma pluralidade de colunas de suporte elastoméricas e um flange estendendo-se para.cima de uma borda traseira da mesma, cada coluna de suporte elastomérica tendo um sulcocircunferencial formado em sua superfície exterior, uma porção de cabedal de cada colunade suporte elastomérica sendo recebida em um rebaixo da placa superior;uma pluralidade de anéis, cada anel encaixado em um sulco circunferencial corres- pondente;uma pluralidade de indentações formadas em uma superfície inferior e ao longo deuma periferia do membro central, cada indentação estendendo-se para cima para uma colu-na de suporte elastomérica; euma pluralidade de primeiras porções elevadas posicionadas ao longo de uma peri- feria da placa de fundo, cada primeira porção elevada estando embutida em uma indentaçãono membro central;uma sola externa presa a uma superfície inferior da placa de fundo e tendo umflange estendendo-se para cima de uma borda traseira da mesma; euma pluralidade de segundas porções elevadas posicionadas ao longo de uma peri- feria da sola externa, cada segunda porção elevada da sola externa estando embutida emuma porção elevada da placa de fundo.
28. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 27, CARACTERIZADO pelofato de que cada coluna de suporte elastomérica inclui uma abertura central nela formada.
29. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 27, CARACTERIZADO pelo fato de que cada indentação tem um perfil em forma de V substancialmente invertido.
30. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 27, CARACTERIZADO pelofato de que cada indentação estende-se parcialmente para um interior do membro central etem uma altura que diminui de um valor máximo na periferia do membro central para umaborda interna da indentação em um interior do membro central.
31. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 27, CARACTERIZADO pelofato de que cada primeira porção elevada tem um perfil em forma de V substancialmenteinvertido e uma profundidade que diminui de um valor máximo na periferia da placa de fundopara um valor mínimo em uma borda interna da primeira porção elevada dentro da periferiada placa.
32. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 27, CARACTERIZADO pelofato de que cada segunda porção elevada tem um perfil em forma de V substancialmenteinvertido e uma profundidade que diminui de um valor máximo na periferia da sola externapara um valor mínimo em uma borda interna da segunda porção elevada dentro da periferiada sola externa.
33. Artigo de calçado, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende, em com-binação:um cabedal; eum conjunto de sola preso ao cabedal e compreendendo:uma entressola;uma pluralidade de indentações formadas em uma superfície inferior e ao longo deuma periferia da entressola;uma placa de fundo posicionada em baixo da entressola; euma pluralidade de porções elevadas posicionadas ao longo de uma periferia daplaca de fundo, cada porção elevada estando embutida em uma indentação na entressola.
34. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 33, CARACTERIZADO pelofato de que a placa de fundo é uma sola externa.
35. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 33, CARACTERIZADO pelofato de que cada indentação tem um perfil em forma de V substancialmente invertido.
36. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 35, CARACTERIZADO pelofato de que cada indentação estende-se parcialmente para um interior da entressola e temuma altura que diminui de um valor máximo na periferia da entressola para uma borda inter-na da indentação em um interior da entressola.
37. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 33, CARACTERIZADO pelofato de que cada porção elevada tem um perfil em forma de V substancialmente invertido euma profundidade que diminui de um valor máximo na periferia da placa de fundo para umvalor mínimo em uma borda interna da porção elevada para dentro da periferia da placa defundo.
38. Artigo de calçado, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende, em com-binação:um cabedal; eum conjunto de sola preso ao cabedal e compreendendo:uma entressola;uma pluralidade de indentações formadas em uma superfície inferior e ao longo deuma periferia da entressola;uma placa de fundo posicionada em baixo da entressola;uma pluralidade de primeiras porções elevadas posicionadas ao longo de uma peri-feria da placa de fundo, cada porção elevada estando embutida em uma indentação na en-tressola;uma sola externa posicionada em baixo da placa de fundo;uma pluralidade de segundas porções elevadas posicionadas ao longo de uma peri-feria da sola externa, cada segunda porção elevada estando embutida em uma primeiraporção elevada na entressola.
39. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 38, CARACTERIZADO pelofato de que cada indentação tem um perfil em forma de V substancialmente invertido.
40. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 39, CARACTERIZADO pelofato de que cada indentação estende-se parcialmente para um interior da entressola e temuma altura que diminui de um valor máximo na periferia da entressola para uma borda inter-na da indentação em um interior da entressola.
41. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 38, CARACTERIZADO pelofato de que cada primeira porção elevada tem um perfil em forma de V substancialmenteinvertido e uma profundidade que diminui de um valor máximo na periferia da placa de fundopara um valor mínimo em uma borda interna da primeira porção elevada dentro da periferiada placa de fundo.
42. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 38, CARACTERIZADO pelofato de que cada segunda porção elevada tem um perfil em forma de V substancialmenteinvertido e uma profundidade que diminui de um valor máximo na periferia da sola externapara um valor mínimo em uma borda interna da segunda porção elevada dentro da periferiada sola externa.
BRPI0710787A 2006-05-04 2007-04-23 artigo de calçado com conjunto de suporte tendo placa e indentações nela formadas BRPI0710787B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/381.593 2006-05-04
US11/381,593 US7673397B2 (en) 2006-05-04 2006-05-04 Article of footwear with support assembly having plate and indentations formed therein
PCT/US2007/067186 WO2007130812A2 (en) 2006-05-04 2007-04-23 Article of footwear with support assembly having plate and indentations formed therein

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0710787A2 true BRPI0710787A2 (pt) 2011-08-09
BRPI0710787B1 BRPI0710787B1 (pt) 2018-07-17

Family

ID=38520131

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0710787A BRPI0710787B1 (pt) 2006-05-04 2007-04-23 artigo de calçado com conjunto de suporte tendo placa e indentações nela formadas

Country Status (5)

Country Link
US (1) US7673397B2 (pt)
EP (1) EP2012611B8 (pt)
CN (1) CN101431911B (pt)
BR (1) BRPI0710787B1 (pt)
WO (1) WO2007130812A2 (pt)

Families Citing this family (53)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7757410B2 (en) 2006-06-05 2010-07-20 Nike, Inc. Impact-attenuation members with lateral and shear force stability and products containing such members
US7877898B2 (en) * 2006-07-21 2011-02-01 Nike, Inc. Impact-attenuation systems for articles of footwear and other foot-receiving devices
JP4399491B2 (ja) * 2007-11-13 2010-01-13 美津濃株式会社 スポーツ用シューズのソール構造体
JP4874349B2 (ja) * 2008-03-31 2012-02-15 美津濃株式会社 シューズのソール構造体
US8220186B2 (en) * 2008-04-30 2012-07-17 Nike, Inc. Sole structures and articles of footwear including such sole structures
US9931804B2 (en) * 2008-11-14 2018-04-03 Nike, Inc. Decorated sole elements for articles of footwear and processes for making thereof
USD668853S1 (en) * 2009-10-12 2012-10-16 Salomon S.A.S. Outsole of a footwear article
US8677655B2 (en) * 2010-01-19 2014-03-25 Ming Te Chen Shoe with anti-slip device
US8584377B2 (en) 2010-09-14 2013-11-19 Nike, Inc. Article of footwear with elongated shock absorbing heel system
US9044882B2 (en) * 2011-05-31 2015-06-02 Nike, Inc. Article of footwear with support columns having portions with different resiliencies and method of making same
US9491984B2 (en) * 2011-12-23 2016-11-15 Nike, Inc. Article of footwear having an elevated plate sole structure
US9179733B2 (en) * 2011-12-23 2015-11-10 Nike, Inc. Article of footwear having an elevated plate sole structure
US9750300B2 (en) * 2011-12-23 2017-09-05 Nike, Inc. Article of footwear having an elevated plate sole structure
DE102012206094B4 (de) 2012-04-13 2019-12-05 Adidas Ag Sohlen für Sportschuhe, Schuhe und Verfahren zur Herstellung einer Schuhsohle
US9572398B2 (en) 2012-10-26 2017-02-21 Nike, Inc. Sole structure with alternating spring and damping layers
US9375048B2 (en) * 2012-12-28 2016-06-28 Nike, Inc. Article of footwear having adjustable sole structure
US9610746B2 (en) 2013-02-13 2017-04-04 Adidas Ag Methods for manufacturing cushioning elements for sports apparel
US9930928B2 (en) 2013-02-13 2018-04-03 Adidas Ag Sole for a shoe
DE102013002519B4 (de) 2013-02-13 2016-08-18 Adidas Ag Herstellungsverfahren für Dämpfungselemente für Sportbekleidung
DE102013202291B4 (de) 2013-02-13 2020-06-18 Adidas Ag Dämpfungselement für Sportbekleidung und Schuh mit einem solchen Dämpfungselement
DE102013202353B4 (de) * 2013-02-13 2020-02-20 Adidas Ag Sohle für einen Schuh
DE102013202306B4 (de) 2013-02-13 2014-12-18 Adidas Ag Sohle für einen Schuh
USD740004S1 (en) 2013-04-12 2015-10-06 Adidas Ag Shoe
USD776410S1 (en) 2013-04-12 2017-01-17 Adidas Ag Shoe
JP5684319B2 (ja) * 2013-04-18 2015-03-11 美津濃株式会社 シューズのソール構造体
US11399594B2 (en) * 2013-05-07 2022-08-02 Danielle M Kassatly Footwear auxiliaries for synchronously toning leg muscles in order to straighten back posture
US9622540B2 (en) * 2013-06-11 2017-04-18 K-Swiss, Inc. Article of footwear, elements thereof, and related methods of manufacturing
US9456657B2 (en) * 2013-07-31 2016-10-04 Nike, Inc. Article of footwear with support assembly having tubular members
US9480303B2 (en) * 2013-08-09 2016-11-01 Nike, Inc. Sole structure for an article of footwear
JP5985070B2 (ja) * 2013-10-21 2016-09-06 株式会社アシックス 緩衝構造体 並びにこれを適用したシューズ
US10383391B2 (en) * 2014-03-06 2019-08-20 Asics Corporation Shock absorbing structure and shoe to which the shock absorbing structure is applied
DE102014215897B4 (de) 2014-08-11 2016-12-22 Adidas Ag adistar boost
DE102014216115B4 (de) 2014-08-13 2022-03-31 Adidas Ag Gemeinsam gegossene 3D Elemente
CN107404975B (zh) * 2015-04-08 2020-11-10 耐克创新有限合伙公司 具有包括内囊元件和外囊元件以及加强元件的缓冲组件的物品及制造物品的方法
DE102015206486B4 (de) 2015-04-10 2023-06-01 Adidas Ag Schuh, insbesondere Sportschuh, und Verfahren zur Herstellung desselben
DE102015206900B4 (de) 2015-04-16 2023-07-27 Adidas Ag Sportschuh
EP3285607B1 (en) 2015-04-21 2020-05-06 Nike Innovate C.V. Bladder element formed from three sheets and method of manufacturing a bladder element
DE102015209795B4 (de) 2015-05-28 2024-03-21 Adidas Ag Ball und Verfahren zu dessen Herstellung
TW201736423A (zh) * 2015-09-11 2017-10-16 三晃股份有限公司 發泡熱塑性聚氨基甲酸酯及其微波成型體
USD783264S1 (en) 2015-09-15 2017-04-11 Adidas Ag Shoe
USD840136S1 (en) 2016-08-03 2019-02-12 Adidas Ag Shoe midsole
USD840137S1 (en) 2016-08-03 2019-02-12 Adidas Ag Shoe midsole
USD852475S1 (en) 2016-08-17 2019-07-02 Adidas Ag Shoe
JP1582717S (pt) 2016-09-02 2017-07-31
KR102258452B1 (ko) 2017-05-23 2021-06-02 나이키 이노베이트 씨.브이. 등급화된 응답을 갖는 중창
EP4140349A1 (en) 2017-05-23 2023-03-01 Nike Innovate C.V. Domed midsole with staged compressive stiffness
CN113598471B (zh) 2017-05-23 2022-08-09 耐克创新有限合伙公司 具有分级响应的鞋底夹层系统
USD899061S1 (en) 2017-10-05 2020-10-20 Adidas Ag Shoe
CN113423299B (zh) * 2019-03-22 2023-03-14 耐克创新有限合伙公司 具有区域性缓冲系统的鞋类物品
US11779078B2 (en) * 2019-03-22 2023-10-10 Nike, Inc. Article of footwear with zonal cushioning system
EP4157015A1 (en) * 2020-05-29 2023-04-05 Nike Innovate C.V. Sole structure for article of footwear
EP4157023A1 (en) * 2020-05-31 2023-04-05 Nike Innovate C.V. Sole structure for article of footwear
USD932158S1 (en) * 2020-10-29 2021-10-05 Nike, Inc. Shoe

Family Cites Families (46)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5814201B2 (ja) * 1976-09-27 1983-03-17 東洋ゴム工業株式会社 靴底の製造法
US4183156A (en) 1977-01-14 1980-01-15 Robert C. Bogert Insole construction for articles of footwear
US4219945B1 (en) 1978-06-26 1993-10-19 Robert C. Bogert Footwear
US4255877A (en) 1978-09-25 1981-03-17 Brs, Inc. Athletic shoe having external heel counter
US4288929A (en) 1980-01-15 1981-09-15 New Balance Athletic Shoe, Inc. Motion control device for athletic shoe
US4287675A (en) 1980-01-17 1981-09-08 New Balance Athletic Shoe, Inc. Counter for athletic shoe
US4354318A (en) 1980-08-20 1982-10-19 Brs, Inc. Athletic shoe with heel stabilizer
US4364188A (en) 1980-10-06 1982-12-21 Wolverine World Wide, Inc. Running shoe with rear stabilization means
US4364189A (en) 1980-12-05 1982-12-21 Bates Barry T Running shoe with differential cushioning
US4492046A (en) 1983-06-01 1985-01-08 Ghenz Kosova Running shoe
US4559724A (en) 1983-11-08 1985-12-24 Nike, Inc. Track shoe with a improved sole
US4566206A (en) 1984-04-16 1986-01-28 Weber Milton N Shoe heel spring support
DE8709091U1 (de) 1987-04-24 1987-08-20 adidas Sportschuhfabriken Adi Dassler Stiftung & Co KG, 8522 Herzogenaurach Rennschuh
US5247742A (en) 1987-11-06 1993-09-28 Nike, Inc. Athletic shoe with pronation rearfoot motion control device
US5159767A (en) 1990-06-11 1992-11-03 Allen Don T Orthopedic stabilizer attachment
US5203095A (en) 1990-06-11 1993-04-20 Allen Don T Orthopedic stabilizer attachment and shoe
DE4114551C2 (de) * 1990-11-07 2000-07-27 Adidas Ag Schuhboden, insbesondere für Sportschuhe
US5701686A (en) 1991-07-08 1997-12-30 Herr; Hugh M. Shoe and foot prosthesis with bending beam spring structures
US5367790A (en) 1991-07-08 1994-11-29 Gamow; Rustem I. Shoe and foot prosthesis with a coupled spring system
US5353523A (en) 1991-08-02 1994-10-11 Nike, Inc. Shoe with an improved midsole
US5572804A (en) * 1991-09-26 1996-11-12 Retama Technology Corp. Shoe sole component and shoe sole component construction method
DE9210113U1 (de) 1992-07-28 1992-09-24 Adidas AG, 8522 Herzogenaurach Schuhboden, insbesondere für Sportschuhe
IT1287224B1 (it) * 1996-03-29 1998-08-04 D B A S R L Suola per calzature
US6314664B1 (en) * 1997-04-18 2001-11-13 Mizuno Corporation Athletic shoe midsole design and construction
US6055747A (en) * 1999-04-29 2000-05-02 Lombardino; Thomas D. Shock absorption and energy return assembly for shoes
CN2383374Y (zh) * 1999-08-09 2000-06-21 郑锦章 结构改进的运动鞋鞋底掣爪
CN2405452Y (zh) * 1999-09-10 2000-11-15 李金中 通气排湿按摩鞋底
US6568102B1 (en) * 2000-02-24 2003-05-27 Converse Inc. Shoe having shock-absorber element in sole
US6449878B1 (en) 2000-03-10 2002-09-17 Robert M. Lyden Article of footwear having a spring element and selectively removable components
US7107235B2 (en) 2000-03-10 2006-09-12 Lyden Robert M Method of conducting business including making and selling a custom article of footwear
US6601042B1 (en) 2000-03-10 2003-07-29 Robert M. Lyden Customized article of footwear and method of conducting retail and internet business
JP4076704B2 (ja) * 2000-05-09 2008-04-16 美津濃株式会社 スポーツ用シューズのソール構造
JP3831686B2 (ja) 2001-06-07 2006-10-11 美津濃株式会社 スポーツシューズのソール組立体
US6694642B2 (en) * 2001-09-28 2004-02-24 American Sporting Goods Corporation Shoe incorporating improved shock absorption and stabilizing elements
US6598320B2 (en) * 2001-09-28 2003-07-29 American Sporting Goods Corporation Shoe incorporating improved shock absorption and stabilizing elements
US6851204B2 (en) * 2001-11-15 2005-02-08 Nike, Inc. Footwear sole with a stiffness adjustment mechanism
DE10234913B4 (de) 2002-07-31 2005-11-10 Adidas International Marketing B.V. Schuhsohle
US7082698B2 (en) 2003-01-08 2006-08-01 Nike, Inc. Article of footwear having a sole structure with adjustable characteristics
US7162815B2 (en) * 2004-03-31 2007-01-16 Mizuno Corporation Midsole structure for an athletic shoe
US7299567B2 (en) * 2004-06-17 2007-11-27 Nike, Inc. Article of footwear with sole plate
US20060112592A1 (en) * 2004-11-29 2006-06-01 Nike, Inc. Impact-attenuating elements removably mounted in footwear or other products
US20060137277A1 (en) * 2004-12-09 2006-06-29 Katwyk Alina V System and method for constructing modular wall structures
CN100584233C (zh) * 2004-12-27 2010-01-27 美津浓株式会社 鞋的鞋底结构
US7546695B2 (en) 2005-02-25 2009-06-16 Nike, Inc. Foot-support structures with additional shear support and products containing such support structures
US7360324B2 (en) * 2005-08-15 2008-04-22 Nike, Inc. Article of footwear with spherical support elements
US7444767B2 (en) * 2005-11-15 2008-11-04 Nike, Inc. Article of footwear with midsole having higher density peripheral portion

Also Published As

Publication number Publication date
EP2012611A2 (en) 2009-01-14
WO2007130812A3 (en) 2008-03-13
WO2007130812A2 (en) 2007-11-15
CN101431911B (zh) 2010-08-25
BRPI0710787B1 (pt) 2018-07-17
US7673397B2 (en) 2010-03-09
EP2012611B1 (en) 2014-05-21
US20070256326A1 (en) 2007-11-08
EP2012611B8 (en) 2015-04-22
CN101431911A (zh) 2009-05-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0710787A2 (pt) artigo de calçado com conjunto de suporte tendo placa e indentações nela formadas
US7467484B2 (en) Article of footwear with midsole having multiple layers
JP5107360B2 (ja) スプリングアームを有するサポートアセンブリを備えた履物
JP5243622B2 (ja) 2つの部分からなるミッドソールアセンブリを有する履物製品
CN101304675B (zh) 具有带较高密度外周部分的鞋底夹层的鞋类物品
US4833795A (en) Outsole construction for athletic shoe
US7395613B2 (en) Footwear sole
US6519874B1 (en) Shock absorbent footwear assembly
US7398608B2 (en) Footwear sole
US9456657B2 (en) Article of footwear with support assembly having tubular members
BRPI0710781A2 (pt) artigo de calçado com conjuntos de suporte tendo colunas de suporte elastoméricas
KR20190125479A (ko) 신발류 물품을 위한 완충 부재
US20110302805A1 (en) Adjustable and interchangebale insole and arch support system
US20050268490A1 (en) Article of footwear incorporating a sole structure with compressible inserts
KR101067892B1 (ko) 이종 경도에 의한 다중 충격흡수 신발 밑창
KR101980092B1 (ko) 다중경도 힐 쿠션을 구비한 신발용 인솔
WO2011068782A1 (en) Shoe sole with compressible protruding element
KR100731793B1 (ko) 신발 하부 구조체
KR200427366Y1 (ko) 아치형 지지부를 갖는 충격완충용 샌들
US20070101611A1 (en) Shoe Sole
KR200427686Y1 (ko) 신발 깔창
KR101063735B1 (ko) 헬스 워킹 샌들
CN219781721U (zh) 一种运动鞋及其足弓舒适度自适应鞋底结构
US20180103716A1 (en) Insole for shoes
JP3229584U (ja) シューソール

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: NIKE INNOVATE C.V. (US)

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]