BRPI0709440A2 - método cosmético para o clareamento da pele, composição cosmética e composição cosmética para o clareamento da pele - Google Patents

método cosmético para o clareamento da pele, composição cosmética e composição cosmética para o clareamento da pele Download PDF

Info

Publication number
BRPI0709440A2
BRPI0709440A2 BRPI0709440-0A BRPI0709440A BRPI0709440A2 BR PI0709440 A2 BRPI0709440 A2 BR PI0709440A2 BR PI0709440 A BRPI0709440 A BR PI0709440A BR PI0709440 A2 BRPI0709440 A2 BR PI0709440A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cosmetic
composition
formula
skin
compound
Prior art date
Application number
BRPI0709440-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Leonard J Shore
Sheila Alves Rocha
Martin D Mckinney
Original Assignee
Unilever Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Unilever Nv filed Critical Unilever Nv
Publication of BRPI0709440A2 publication Critical patent/BRPI0709440A2/pt
Publication of BRPI0709440B1 publication Critical patent/BRPI0709440B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q19/00Preparations for care of the skin
    • A61Q19/02Preparations for care of the skin for chemically bleaching or whitening the skin
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/30Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds
    • A61K8/49Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds containing heterocyclic compounds
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q17/00Barrier preparations; Preparations brought into direct contact with the skin for affording protection against external influences, e.g. sunlight, X-rays or other harmful rays, corrosive materials, bacteria or insect stings
    • A61Q17/04Topical preparations for affording protection against sunlight or other radiation; Topical sun tanning preparations

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Dermatology (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Medicines Containing Material From Animals Or Micro-Organisms (AREA)

Abstract

MéTODO COSMéTICO PARA O CLAREAMENTO DA PELE, COMPOSIçãO COSMéTICA E COMPOSIçãO COSMéTICA PARA O CLAREAMENTO DA PELE. A presente invenção se refere às composições cosméticas e aos métodos, em particular, para o clareamento da pele, utilizando o composto N-acilbenzotiazolona e os derivados de fórmula geral (1) como agentes clareadores da pele sozinhos ou em combinação com outros agentes benéficos para a pele e junto com um veículo cosmético: (1) em que R representa um átomo de hidrogênio, grupo acila C~ 1~-C~ 4~ ou grupo alquila C~ 1~-C~ 4~. De preferência, o composto é o 3-propionilbenzotiazol-2-ona, isto é, em que R na fórmula (I) é o grupo alquila C~ 1~.

Description

"MÉTODO COSMÉTICO PARA O CLAREAMENTO DA PELE ,COMPOSIÇÃO COSMÉTICA E COMPOSIÇÃO COSMÉTICA PARA O
CLAREAMENTO DA PELE"Campo da Invenção
A presente invenção se refere às composições cosméticas e aosmétodos utilizando os N-acilbenzotiazolonas e os compostos derivados e, maisespecificamente, utilizando o 3-propionilbenzotiazol-2-ona e os compostosderivados como agentes de clareamento da pele.
Antecedentes da Invenção
Muitas pessoas se preocupam com o grau de pigmentação desuas peles. Por exemplo, as pessoas com manchas de idade ou sardasdesejariam que tais manchas pigmentadas fossem menos pronunciadas.Outros desejariam reduzir o escurecimento da pele causado pela exposição àluz solar ou ao clareamento de sua cor natural de pele. Para satisfazer estanecessidade, foram realizadas muitas tentativas para desenvolver produtos quereduzem a produção da pigmentação nos melanócitos. Entretanto, assubstâncias identificadas até o presente tendem a possuir baixa eficácia ouefeitos colaterais indesejáveis, tais como, por exemplo, toxicidade ou irritaçãoda pele. Portanto, há uma necessidade contínua por novos agentes declareamento da pele cosméticos, com eficácia geral aprimorada.
Por exemplo, certos derivados de resorcinol, em particular, osderivados do resorcinol 4-substituído, são úteis nas composições cosméticaspara os benefícios de clareamento da pele, conforme descrito em Hu et al.,patente US 6.132.740; Bradley, et al., patente US 6.504.037 e US 6.861.564;pedidos de patente publicados JP 2001/010925 e JP 2000/327557; e Harichianet al., patente US 6.852.310.
Os Depositantes descobriram agora que as N-acilbenzotiazolonas, em particular, a 3-propionilbenzotiazol-2-ona, e oscompostos derivados fornecem benefícios no clareamento da pele. As fórmulasquímicas gerais e as estruturas destes compostos são discutidas com maisdetalhes abaixo. A 3-propionilbenzotiazol-2-ona e os compostos derivadosforam descobertos como sendo cosmeticamente eficazes e possivelmentemenos irritantes para a pele. Estes compostos da presente invenção não foramutilizados em cosméticos, nem foram utilizados, especificamente, para oclareamento da pele.
A síntese do 3-propionilbenzotiazol-2-ona está descrita em Ucar1et al., Fries-Like Rearrangement: a Novel and Efficient Method for the Synthesisof 6-Acyl-2(3H)~ benzoxazolones and 6-Acvl-2(3H)-benzothiazolones.Tetrahedron. 54:1763-1771 (1998). Ucar, et al., Synthesis and AnticonvulsantActivity of 2(3H)-Benzoxaxolone and 2 (3H)- benzothiazolone Derivatives, J.Med. Chem. 41:1138-1145 (1998) descreve a avaliação dos derivados de2(3H)-benzotiazolona para a atividade anticonvulsivante.
Descrição Resumida da Invenção
A utilização dos compostos de fórmula geral I, e as composiçõesincluindo os mesmos, fornece benefícios para o clareamento da pele com umpotencial de irritação reduzido. A presente invenção apresenta umacomposição cosmética e um método para o clareamento da pele utilizando umacomposição que compreende, em adição ao veículo cosmeticamente aceitável,cerca de 0,000001 a cerca de 50% de um composto de N-acilbenzotiazolonade fórmula geral I:
<formula>formula see original document page 3</formula>em que R representa um átomo de hidrogênio, um grupo acila CrC4 ou um grupo alquila C1-C4.
De preferência, R representa um grupo alquila C1, conformerepresentado pelo composto 3-propionilbenzotiazol-2-ona de fórmula II:
<formula>formula see original document page 4</formula>
Os agentes benéficos para a pele adicionais podem ser incluídosnas composições cosméticas inventivas. Os filtros solares orgânicos einorgânicos também podem ser incluídos.
Os compostos inventivos e as composições podem ser utilizadospara a redução da pigmentação geral da pele e a redução da hiperpigmentaçãodistinta, tal como manchas e sardas, bem como para a redução da irritaçãoassociada aos agentes benéficos irritantes da pele, tal como o retinol.
Descrição Detalhada da Invenção
Conforme utilizado no presente, o termo "composição cosmética"pretende descrever as composições para a aplicação tópica na pele humana.
O termo "pele" conforme utilizado no presente inclui a pele dorosto, pescoço, peito, costas, braços, axila, mãos, pernas e couro cabeludo.
Exceto nos exemplos, ou onde indicado explicitamente ocontrário, todos os números neste relatório descritivo que indicam quantidadesde material ou condições de reação, propriedades físicas dos materiais e/ou autilização devem ser entendidos como modificados pela palavra "cerca de".Todas as quantidades estão em peso da composição, salvo indicações emcontrário.
Deve ser observado que na especificação de qualquer intervalode concentração, qualquer concentração superior particular pode ser associadaa qualquer concentração inferior particular.
O termo "compreendendo" é utilizado no presente em seusignificado comum e significa incluindo, fabricado de, composto de, consistindoe/ou consistindo essencialmente em. Em outras palavras, o termo é definidocomo não sendo exaustivo das etapas, componentes, ingredientes oucaracterísticas ao qual ele se refere.
Agentes de Clareamento da Pele
A presente invenção está interessada na utilização doscompostos de fórmula geral I, mostrados abaixo, e das composições incluindoos mesmos, como agentes cosméticos da pele, particularmente, como agentesde clareamento da pele. Uma vantagem particular das composições e dosmétodos inventivos é que os compostos de fórmula geral I podem ser menosirritantes para a pele do que os compostos de clareamento da pele conhecidos:
<formula>formula see original document page 5</formula>
De preferência, R representa um grupo alquila Ci, conformerepresentado pelo composto 3-propionilbenzotiazol-2-ona de fórmula II:
<formula>formula see original document page 5</formula>(II)
Os agentes benéficos para a pele adicionais podem ser incluídosnas composições cosméticas inventivas. Os filtros solares orgânicos einorgânicos também podem ser incluídos.
As composições cosméticas inventivas e os métodos possuempropriedades de clareamento da pele eficazes e podem ser menos irritantespara a pele.
As composições contêm, em geral, cerca de 0,000001 a cerca de50% de compostos de fórmula geral I. Os compostos de fórmula Il sãopreferidos. A quantidade do composto de fórmula geral I ou fórmula Il está, depreferência, no intervalo de cerca de 0,00001% a cerca de 10%, de maiorpreferência, de cerca de 0,001 a cerca de 7%, de maior preferência, de 0,01 acerca de 5% da quantidade total de uma composição cosmética.
Agentes Benéficos para a Pele Opcionais
As composições cosméticas preferidas são aquelas apropriadaspara a aplicação na pele humana de acordo com o método da presenteinvenção, que opcionalmente, mas preferencialmente, inclui um agentebenéfico para a pele adicional.
Os agentes benéficos para a pele adicionais apropriados incluemos agentes anti-envelhecimento, redutor de rugas, de clareamento da pele,anti-acne e de redução do sebo. Os exemplos destes incluem os ácidos alfa-hidróxi, ácidos beta-hidróxi, ácidos polihidróxi, ácido hialurônico, hidroquinona,f-butil hidroquinona, derivados da vitamina B, derivados da vitamina C,alantoína (um extrato de placenta), ácidos dióicos, derivados de resorcinol eretinóides.
Veículo Cosmeticamente Aceitável
O veículo cosmeticamente aceitável pode agir como um diluente,dispersante ou veículo para os ingredientes benéficos para a pele nacomposição, de modo a facilitar sua distribuição quando a composição éaplicada na pele.O veículo pode ser aquoso, anidro ou uma emulsão. Depreferência, as composições são aquosas ou uma emulsão, em especial,emulsão água-em-óleo ou óleo-em-água, de preferência, emulsão óleo-em-água. A água quando presente estará em quantidades que podem variar de 5 a99%, de preferência, de 20 a 70%, de maior preferência, entre 40 e 70% empeso.
Além da água, os solventes relativamente voláteis podem servircomo veículo dentro de composições da presente invenção. Os de maiorpreferência são os alcanóis Ci-C3 monohídricos. Estes incluem o álcool etílico,álcool metílico e o álcool isopropílico. A quantidade de alcanol monohídricopode variar de 1 a 70%, de preferência, de 10 a 50%, de maior preferência,entre 15 a 40% em peso.
Os materiais emolientes também podem servir como veículoscosmeticamente aceitáveis. Estes podem estar na forma de óleos de silicone eésteres sintéticos. As quantidades dos emolientes podem variar de 0,1 a 50%,de preferência, entre 1 e 20% em peso.
Os óleos de silicone podem ser divididos na variedade volátil enão volátil. O termo "volátil" conforme utilizado no presente se refere àquelesmateriais que possuem uma pressão de vapor mensurável na temperaturaambiente. Os óleos de silicone voláteis são, de preferência, selecionados apartir dos polidimetilsiloxanos cíclicos ou lineares contendo de 3 a 9, depreferência, de 4 a 5 átomos de silício. Os materiais de silício voláteis linearespossuem, em geral, viscosidades inferiores a cerca de 5 centistokes a 25° C1enquanto que os materiais cíclicos possuem, tipicamente, viscosidadesinferiores a cerca de 10 centistokes. Os óleos de silicone não voláteis, úteiscomo um material emoliente, incluem os polialquil siloxanos, polialquilarilsiloxanos e os copolímeros de poliéter siloxanos. Os siloxanos de polialquilaessencialmente não voláteis úteis no presente incluem, por exemplo, ossiloxanos de polidimetila com viscosidades de cerca de 5 a cerca de 25 milhõesde centistokes a 25° C. Entre os emolientes não voláteis preferidos úteis naspresentes composições estão os polidimetil siloxanos possuindo viscosidadesde cerca de 10 a cerca de 400 centistokes a 25° C.
Entre os emolientes de éster estão:
(1) ésteres de alquenila ou alquila de ácidos graxos possuindo dea 20 átomos de carbono. Os exemplos dos mesmos incluem oneopentanoato de isoaraquidila, isonanonoato de isononila, miristato de oleíla,estearato de oleíla e oleato de oleíla;
(2) éter-ésteres, tais como os ésteres de ácidos graxos de álcooisgraxos etoxilados;
(3) ésteres de álcool polihídrico. Ésteres de ácido mono e digraxode etileno glicol, ésteres de ácido mono e digraxo de dietileno glicol, ésteres deácido mono e digraxo de polietileno glicol (200 - 6000), ésteres de ácido mono
e digraxo de propileno glicol, monooleato de polipropileno glicol 2000,monoestearato de polipropileno glicol 2000, monoestearato de propileno glicoletoxilado, ésteres de ácido mono e digraxo de glicerila, ésteres poligraxos depoliglicerila, monoestearato de glicerila etoxilado, monoestearato de 1,3-butileno glicol, diestearato de 1,3-butileno glicol, ésteres de ácido graxo depolioxietileno poliol, ésteres de ácido graxo de sorbitano e ésteres de ácidograxo de polioxietileno sorbitano são ésteres de álcool polihídrico satisfatórios;
(4) ésteres de cera, tais como a cera de abelha, spermaceti,miristato de miristila, estearato de estearila e behenato de araquidila;
(5) ésteres de esteróis, dos quais os ésteres de ácido graxo decolesterol são exemplos.
Os ácidos graxos que possuem de 10 a 30 átomos de carbonotambém podem ser incluídos como veículos cosmeticamente aceitáveis para ascomposições da presente invenção. São exemplos desta categoria os ácidospelargônico, láurico, mirístico, palmítico, esteárico, isosteárico, hidroxiesteárico,oléico, linoléico, ricinoléico, araquídico, behênico e erúcico.
Os umectantes do tipo álcool polihídrico também podem serempregados como veículos cosmeticamente aceitáveis nas composições dapresente invenção. Os umectantes auxiliam no aumento da eficácia doemoliente, reduz a escamação, estimula a remoção do desenvolvimento deescamas e melhora o toque da pele. Os álcoois polihídricos típicos incluem oglicerol, polialquileno glicóis e, de maior preferência, alquileno polióis e seusderivados, incluindo o propileno glicol, dipropileno glicol, polipropileno glicol,polietileno glicol e seus derivados, sorbitol, hidroxipropil sorbitol, hexileno glicol,1,3-butileno glicol, 1,2,6-hexanotriol, glicerol etoxilado, glicerol propoxilado esuas misturas. Para melhores resultados, o umectante é, de preferência, opropileno glicol ou o hialuronato de sódio. A quantidade de umectante podevariar entre 0,5 a 30%, de preferência, entre 1 e 15% em peso da composição.
Os espessantes também podem ser utilizados como parte doveículo cosmeticamente aceitável das composições de acordo com a presenteinvenção. Os espessantes típicos incluem os acrilatos reticulados (porexemplo, o Carbopol 982), acrilatos hidrofobicamente modificados (porexemplo, Carbopol 1382), derivados celulósicos e gomas naturais. Entre osderivados celulósicos úteis estão a carboximetilcelulose de sódio, hidroxipropilmetilcelulose, hidroxipropil celulose, hidroxietil celulose, etil celulose ehidroximetil celulose. As gomas naturais apropriadas para a presente invençãoincluem a guar, xantana, esclerótio, carragena, pectina e as combinaçõesdestas gomas. As quantidades de espessante podem variar de 0,0001 a 5%,geralmente, de 0,001 a 1%, de maior preferência, de 0,01 a 0,5% em peso.
Conjuntamente, a água, solventes, silicones, ésteres, ácidosgraxos, umectantes e/ou espessantes irão constituir o veículo cosmeticamenteaceitável em quantidades de 1 a 99,9%, de preferência, de 80 a 99% em peso.Um óleo ou material oleoso pode estar presente, junto com umemulsificante para fornecer uma emulsão água-em-óleo ou uma emulsão óleo-em-água, dependendo em grande parte do equilíbrio hidrofílico - Iipofilicomédio (HLB) do emulsificante empregado.
Os tensoativos também podem estar presentes nas composiçõescosméticas da presente invenção. A concentração total do tensoativo irá variarde 0,1 a 40%, de preferência, de 1 a 20%, de maior preferência, de 1 a 5% empeso da composição. O tensoativo pode ser selecionado a partir do grupo queconsiste em ativos aniônicos, não iônicos, catiônicos e anfóteros. Ostensoativos não iônicos particularmente preferidos são aqueles com um álcoolgraxo C10-C20 ou ácido hidrófobo condensado com 2 a 100 mois de óxido deetileno ou óxido de propileno por mol de hidrófobo; alquil fenóis condensadosC2-Cio com 2 a 20 mois de óxido de alquileno; ésteres de ácido mono e digraxode etileno glicol; ácido graxo de monoglicerídero; ácidos mono e digraxos Ce-C2O de sorbitano; copolímeros em bloco (óxido de etileno/ óxido de propileno); epolioxietileno sorbitano, bem como suas combinações. Os alquil poliglicosídeose as amidas de sacarídeo graxo (por exemplo, metil gliconamidas) também sãotensoativos não iônicos apropriados.
Os tensoativos aniônicos preferidos incluem o sabão, sulfatos esulfonatos de alquil éter, sulfatos e sulfonatos de alquila, sulfonatos dealquilbenzeno, sulfosuccinatos de alquila e dialquila, isetionatos de acila C8-C20,acil glutamatos, fosfatos de alquil éter C8-C2O e suas combinações.
Componentes Opcionais
Outros componentes adjuntos secundários também podem serincorporados nas composições cosméticas. Estes ingredientes podem incluir osagentes de coloração e/ou os pigmentos, opacificantes, perfumes, outrosespessantes, plastificantes, calamina, antioxidantes, agentes de quelação, bemcomo filtros solares adicionais, tais como filtros solares orgânicos. Asquantidades destes outros componentes secundários adjuntos podem variarentre 0,001% até 20% em peso da composição.
Para a utilização como filtros solares, os óxidos metálicos podemser utilizados sozinhos ou em mistura e/ou em combinação com os filtrossolares orgânicos. Os exemplos dos filtros solares orgânicos incluem, mas nãoestão limitados a, aqueles apresentados na Tabela abaixo:
Tabela 1
<table>table see original document page 11</column></row><table><table>table see original document page 12</column></row><table>
A quantidade de filtros solares orgânicos na composiçãocosmética está, de preferência, no intervalo de cerca de 0,1% em peso a cercade 10% em peso, de maior preferência, cerca de 1% em peso a 5% em peso.
Os filtros solares orgânicos preferidos são o Parsol MCX e Parsol1789, devido à sua eficácia e disponibilidade comercial.
Utilização da Composição
O método de acordo com a presente invenção é destinadoprincipalmente à utilização de um produto de cuidado pessoal para a aplicaçãotópica na pele humana, para os benefícios cosméticos incluindo, mas nãolimitado, ao clareamento da pele.
Os compostos inventivos e as composições podem ser utilizadospara a redução geral da pigmentação da pele e a redução da hiperpigmentaçãodistinta, tal como as manchas e as sardas, bem como para a redução dairritação associada aos agentes benéficos irritantes para a pele, tal como oretinol.
Na utilização, uma pequena quantidade da composição, porexemplo, de 1 a 5 ml, é aplicada nas áreas da pele, a partir de um recipienteapropriado ou aplicador e, caso necessário, é então aplicado sobre e/ouesfregada na pele utilizando a mão ou os dedos ou um dispositivo apropriado.Forma do Produto ε Embalagem
A composição cosmética útil para o método da presente invençãopode ser formulada como uma loção possuindo uma viscosidade de 4.000 a10.000 mPas, um creme fluido possuindo uma viscosidade de 10.000 a 20.000mPas ou um creme possuindo uma viscosidade de 20.000 a 100.000 mPas ouacima. A composição pode ser embalada em um recipiente apropriado paraajustar sua viscosidade e uso pretendido pelo consumidor. Por exemplo, umaloção ou creme fluido pode ser embalado em uma garrafa ou um aplicador emrolo (roll-ball) ou um dispositivo aerossol compelido por propelente ou um recipiente dotado de uma bomba apropriada para a operação com o dedo.Quando a composição é um creme, ela pode ser simplesmente armazenadaem uma garrafa não deformável ou recipiente de compressão, tal como umabisnaga ou um pote com tampa. Quando a composição é um sólido ou bastãosemi-sólido, ela pode ser embalada em um recipiente apropriado para expelirou extrusar manualmente ou mecanicamente a composição.
Conseqüentemente, a presente invenção também apresenta umrecipiente fechado contendo uma composição cosmeticamente aceitávelconforme definido no presente.
Os seguintes exemplos são como meio de exemplo, não como meio de limitação, dos princípios da presente invenção, para ilustrar da melhormaneira a realização da presente invenção.
Exemplos
Exemplo 1
As composições cosméticas dentro do escopo da presente invenção foram preparadas. O 3-propionilbenzotiazol-2-ona foi sintetizado deacordo com o método de Ucar et al., Fries-Like Rearrangement: a Novel andEfficient Method for the Synthesis of 6-Acyl- 2(3H)-benzoxazolones and 6-Acyl-2(3H)-benzothiazolones, Tetrahedron. 54:1763-1771 (1998), incorporado nopresente como referência.
A formulação base mostrada na Tabela abaixo foi produzida poraquecimento dos ingredientes da fase A de 70 a 85° C sob agitação. Osingredientes da fase B foram aquecidos em um recipiente separado de 70 a 85°C sob agitação. Então, a fase A foi adicionada na fase B enquanto ambas asfases foram mantidas de 70 a 85° C. A mistura foi agitada por pelo menos 15minutos de 70 a 85° C1 então resfriada.
Tabela 2
<table>table see original document page 14</column></row><table><table>table see original document page 15</column></row><table>
*BAL significa Balanço.
Example 2
As composições cosméticas adicionais dentro do escopo dapresente invenção foram preparadas.
Tabela 3
<table>table see original document page 15</column></row><table><table>table see original document page 16</column></row><table>
A composição deste exemplo foi preparada conforme segue:
(1) Fase de aquecimento A a 80° C;
(2) Fase de aquecimento B a 75° C em um recipiente separado;
(3) Adição da fase B na fase A e misturar com calor por 30 min;
(4) A 50° C1 adicionar a fase C e misturar por 10 minutos.
Exemplos de 3 a 10
Um conjunto de composições adicionais úteis nos métodos dapresente invenção foi preparado dentro do escopo da presente invenção e estálistado na Tabela abaixo.
Tabela 4
<table>table see original document page 16</column></row><table><table>table see original document page 17</column></row><table>
Exemplo 11
Este exemplo mostra o efeito de clareamento da pele ao utilizar o3-propionilbenzotiazol-2-ona como um agente de clareamento da pele deacordo com o método inventivo. Este experimento foi realizado utilizando asculturas MatTek Corporation MeIanoDerm. A luminescência foi medidautilizando um cromômetro para avaliar o grau de melanização de um modelo 3-D da pele.Método para as Culturas de MelanoDerm
As culturas MeIanoDerm foram obtidas pela MatTek Corporation,Ashland, Massachusetts. A MeIanoDerm foi mantida de acordo com asinstruções do fabricante. O meio basal utilizado para a manutenção das culturas de MeIanoDerm era o Dulbecco's Modified Eagle Media (DMEM)suplementado com quantidades não especificadas do fator de crescimentoepidérmico, insulina, hidrocortisona e compostos de diferenciação epidérmicapatenteados, em adição aos agentes antifúngicos e antibióticos.
Para a manutenção a longo prazo do MeIanoDerms, o meio basal foi suplementado com ambos o fator de crescimento de fibroblasto básico(bFGF) e o hormônio estimulador de α-melanócito (a-MSH), compostos que sãoestimuladores do crescimento de melanócitos e da melanogênese. As culturasforam alimentadas em dias alternados por um total de duas semanas. Aspreparações ativas frescas, preparadas em dimetil sulfóxido (DMSO) ou meio de cultura, também foram aplicadas nos MeIanoDerms quando a alimentaçãofoi realizada. Cada condição de tratamento foi realizada em duplicata e asfotografias digitais foram tiradas das culturas de MeIanoDerms para avaliar apigmentação total. As imagens microscópicas dos MeIanoDerms foram tiradaspara avaliar a viabilidade celular dos queratinócitos e dos melanócitos. Para novas evidências de que os tratamentos foram/ não citotóxicos, um ensaio deIactato desidrogenase (LDH) (Promega, Madison, Wl) foi realizado nossobrenadantes a partir das culturas 24 horas após o tratamento.
Ensaio de Melanina Solúvel
Para preparar os tecidos para o ensaio:
Após o tratamento, os tecidos são geralmente congelados até otérmino do experimento. Congele os tecidos, alguns por vez e os coloque emsolução de tampão fosfatado Dulbecco's (D-PBS) para remover excesso defenol vermelho do meio de cultura e o artigo teste residual. Remova um únicotecido da inserção. Seque e coloque em microtubo de 1,7 ml. Repita para todasas amostras. Adicione 250 μl de Solvable™ (Tissue and Gel Solubilizer 0,5 M—Packard BioScience Co. Catálogo N0. 6NE9100 (NEF910)). Feche o tubo ecertifique-se de que o tecido está completamente submerso. Incube a 60° Cdurante a noite junto com os padrões. Pela manhã, agite com vórtex asamostras. Algumas vezes, os tecidos espessos irão requerer tempo adicionalpara completar o processo de solução.
Para preparar o padrão:
Dissolva a melanina (Sigma Cat. M 8631) em Solvable™ a 1mg/ml. A solução pode ser aquecida suavemente por 15 minutos a 37° C.Armazene solução no escuro.
Para preparar a curva padrão:
Prepare as diluições a partir do padrão contendo 0 ug a 250 ug demelanina em um total de 250 ul de Solvable™. Incube as diluições junto comas amostras.
Para ler o teste:
Resfrie as amostras e os padrões. Centrifugue a 13.000 rpm por 5minutos para granular. Preencha os micropoços (C-96) com 200 ul cada deamostras e padrões. Há alguma espuma de amostras quando pipetadas.Assopre suavemente as amostras para romper as bolhas antes da leitura daplaca. Leia a placa a 490 nm. Os resultados são mostrados na Tabela abaixo.
Tabela 5
<table>table see original document page 19</column></row><table><table>table see original document page 20</column></row><table>
A partir dos resultados tabulados acima, parece que oscompostos de 3-propionilbenzotiazol-2-ona da presente invenção reduzem asíntese de melanina.
Deve ser entendido que as formas específicas da presenteinvenção ilustradas e descritas no presente são destinadas a serem apenasrepresentativas. As mudanças, incluindo, mas não limitadas a aquelassugeridas neste relatório descritivo, podem ser realizadas nas realizaçõesilustradas sem se desviar dos ensinamentos claros da presente descrição.
Conseqüentemente, deve ser feita referência às seguintes reivindicaçõesanexas na determinação de todo o escopo da presente invenção. Durante esterelatório descritivo, diversas publicações foram citadas. As totalidades de cadauma destas publicações são incorporadas no presente como referência.

Claims (12)

1. MÉTODO COSMÉTICO PARA O CLAREAMENTO DAPELE, que compreende a aplicação na pele de uma composição quecompreende:(a) 0,000001 a 50% de um composto N-acilbenzotiazolona defórmula geral I:<formula>formula see original document page 21</formula>em que R representa um átomo de hidrogênio, um grupo acila CrC4 ou um grupo alquila Ci-C4; e(b) um veículo cosmeticamente aceitável.
2. MÉTODO COSMÉTICO, de acordo com a reivindicação 1,em que dito composto é a 3-propionilbenzotiazol-2-ona de fórmula geral II:
3. MÉTODO COSMÉTICO, de acordo com a reivindicação 1,em que dita composição ainda compreende um filtro solar.
4. MÉTODO COSMÉTICO, de acordo com a reivindicação 3,em que dito filtro solar é um óxido metálico micronizado.
5. MÉTODO COSMÉTICO, de acordo com a reivindicação 1,em que a composição ainda compreende um agente benéfico para a peleselecionado a partir do grupo que consiste em ácidos alfa-hidróxi, ácidos beta-hidróxi, ácidos polihidróxi, ácido betulínico, hidroquinona, f-butil hidroquinona,derivados da vitamina C1 ácidos dióicos, retinóides, derivados de resorcinol esuas misturas.
6. MÉTODO COSMÉTICO, de acordo com a reivindicação 1,em que dita composição ainda compreende um filtro solar orgânico selecionadoa partir do grupo que consiste em benzofenona-3, benzofenona-4,benzofenona-8, metoxicinamato DEA1 dihidroxipropil etil-PABA, gliceril PABA,homosalato, metil antranilato, octocrileno, octil dimetil PABA1 octilmetoxicinamato (Parsol MCX), octil salicilato, PABA, ácido 2-fenilbenzimidazol-- 5-sulfônico, salicilato TEA1 3-(4-metilbenzilideno)-canfôra, benzofenona-1,benzofenona-2, benzofenona-6, benzofenona-12, dibenzoilmetano 4-isopropil,butil metoxidibenzoilmetano (Parsol 1789), etocrileno e suas misturas.
7. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA, que compreende:(a) 0,000001 a 50% de um composto N-acilbenzotiazolona defórmula geral I:<formula>formula see original document page 22</formula>em que R representa um átomo de hidrogênio, um grupo acila C1-C4 ou um grupo alquila C1-C4; e(b) um veículo cosmeticamente aceitável.
8. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA, de acordo com areivindicação 7, em que dito composto é o 3-propionilbenzotiazol-2-ona defórmula geral II:<formula>formula see original document page 23</formula>
9. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA, de acordo com asreivindicações 7 ou 8, em que dito composto compreende 0,00001% a 10% dedita composição.
10. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA, de acordo com asreivindicações 7 ou 8, em que dito composto compreende 0,001% a 7% de ditacomposição.
11. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA, de acordo com asreivindicações 7 ou 8, em que dito composto compreende 0,01% a 5% de ditacomposição.
12. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA PARA O CLAREAMENTODA PELE, que compreende:(a) 0,000001 a 50% de um composto N-acilbenzotiazolona defórmula geral I:<formula>formula see original document page 23</formula>em que R representa um átomo de hidrogênio, um grupo acila C1-C4 ou um grupo alquila C1-C4; e(b) um veículo cosmeticamente aceitável.
BRPI0709440-0A 2006-03-30 2007-03-19 Método cosmético para o clareamento da pele e composição cosmética para o clareamento da pele BRPI0709440B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/394,012 2006-03-30
US11/394,012 US7270805B1 (en) 2006-03-30 2006-03-30 Skin lightening agents, compositions and methods
PCT/EP2007/002443 WO2007112854A1 (en) 2006-03-30 2007-03-19 Skin lightening agents, compositions and methods

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0709440A2 true BRPI0709440A2 (pt) 2011-07-05
BRPI0709440B1 BRPI0709440B1 (pt) 2015-06-16

Family

ID=38282585

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0709440-0A BRPI0709440B1 (pt) 2006-03-30 2007-03-19 Método cosmético para o clareamento da pele e composição cosmética para o clareamento da pele

Country Status (13)

Country Link
US (1) US7270805B1 (pt)
EP (1) EP1998741B1 (pt)
JP (1) JP5112417B2 (pt)
KR (1) KR101446242B1 (pt)
CN (1) CN101415400B (pt)
AT (1) ATE548019T1 (pt)
AU (1) AU2007234131B2 (pt)
BR (1) BRPI0709440B1 (pt)
CA (1) CA2645759C (pt)
ES (1) ES2380708T3 (pt)
MX (1) MX2008012374A (pt)
WO (1) WO2007112854A1 (pt)
ZA (1) ZA200807946B (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB0126378D0 (en) * 2001-11-02 2002-01-02 Oxford Biomedica Ltd Antigen
WO2008038798A1 (fr) * 2006-09-29 2008-04-03 Mitsui Mining & Smelting Co., Ltd. Batterie secondaire à électrolyte non aqueux
US8247405B2 (en) 2008-12-10 2012-08-21 Conopco, Inc. Skin lightening compositions with acetylcholinesterase inhibitors
US20100158829A1 (en) 2008-12-24 2010-06-24 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Method and Composition for Color Modulation
US20100215700A1 (en) * 2009-02-25 2010-08-26 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Shear Gels and Compositions Comprising Shear Gels
CA3045407C (en) 2009-07-29 2024-03-12 Elise A. Olsen Compositions and methods for inhibiting hair growth
US8668916B2 (en) 2010-09-24 2014-03-11 Conopco, Inc. HIPE-gelation process for making highly concentrated, spherical biopolymer gel particle suspensions
US20130022557A1 (en) * 2011-07-22 2013-01-24 Cheri Lynn Swanson Methods For Improving the Appearance of Hyperpigmented Spot(s) Using an Extract of Laminaria Saccharina
EP3134062B1 (en) * 2014-04-23 2019-09-04 The Procter and Gamble Company Cosmetic compositions having reduced irritation

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3775333A (en) 1972-06-30 1973-11-27 American Cyanamid Co N-acyl azolinones as peroxygen bleach activators
DK288287A (da) * 1986-06-09 1987-12-10 Pfizer Heterocycliske forbindelser samt farmaceutiske praeparater til behandling af allergiske eller inflammatoriske tilstande
JP2815868B2 (ja) * 1988-07-06 1998-10-27 株式会社資生堂 美白化粧料
FR2751331A1 (fr) * 1996-07-18 1998-01-23 Oreal Nouveau derive de l'acide kojique et son utilisation comme agent depigmentant
SE9700706D0 (sv) * 1997-02-27 1997-02-27 Astra Pharma Prod Process for the preparation of benzothiazoline compounds
BR9803596A (pt) * 1997-09-23 2000-04-25 Pfizer Prod Inc Derivados do resorcinol.
JP4004182B2 (ja) 1999-05-24 2007-11-07 ポーラ化成工業株式会社 乳化組成物
JP4015781B2 (ja) 1999-06-28 2007-11-28 ポーラ化成工業株式会社 乳化組成物
DE10008907A1 (de) * 2000-02-25 2001-08-30 Haarmann & Reimer Gmbh Topische kosmetische Mittel enthaltend benzokondensierte oder heterocyclisch kondensierte 2-Hydrazino-1,3-heteroazole
EP1134207A1 (en) * 2000-03-15 2001-09-19 Pfizer Products Inc. Process for preparing resorcinol derivatives
CN1533266A (zh) * 2001-07-26 2004-09-29 荷兰联合利华有限公司 含有过氧酰氨基邻苯二酰胺衍生物的口腔组合物
US6852310B2 (en) * 2002-08-23 2005-02-08 Unilever Home & Personal Care Usa Division Of Conopco, Inc. Skin lightening agents, compositions and methods
JP4456334B2 (ja) * 2003-02-14 2010-04-28 高砂香料工業株式会社 メラニン生成抑制剤及びそれを含有する皮膚外用剤

Also Published As

Publication number Publication date
AU2007234131A1 (en) 2007-10-11
US7270805B1 (en) 2007-09-18
CN101415400B (zh) 2011-08-31
CA2645759A1 (en) 2007-10-11
KR20080104038A (ko) 2008-11-28
JP5112417B2 (ja) 2013-01-09
ES2380708T3 (es) 2012-05-17
EP1998741A1 (en) 2008-12-10
BRPI0709440B1 (pt) 2015-06-16
ZA200807946B (en) 2010-02-24
ATE548019T1 (de) 2012-03-15
CA2645759C (en) 2014-06-10
US20070231282A1 (en) 2007-10-04
KR101446242B1 (ko) 2014-10-08
CN101415400A (zh) 2009-04-22
EP1998741B1 (en) 2012-03-07
WO2007112854A1 (en) 2007-10-11
JP2009531354A (ja) 2009-09-03
AU2007234131B2 (en) 2010-09-23
MX2008012374A (es) 2008-10-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0709438A2 (pt) método cosmético para o clareamento da pele e composições cosméticas
BRPI0709449A2 (pt) método cosmético para o clareamento da pele, composição da pele, composição cosmética e composição cosmética para clareamento da pele
BRPI0709440A2 (pt) método cosmético para o clareamento da pele, composição cosmética e composição cosmética para o clareamento da pele
KR20050058446A (ko) 쿠마린 유도된 레조르시놀 유도체를 포함하는 피부 미백제
EP3664775B1 (en) A personal care composition
JP6573601B2 (ja) アンチエイジング用皮膚外用剤
WO2018046243A1 (en) Compounds for reducing cellular melanin content
BRPI0706898A2 (pt) composto, método de clareamento da pele e composição
JP2020029400A (ja) 美白剤
KR20030020322A (ko) 치환 술폰아미드 유도체를 포함하는 미용 조성물

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/03/2007, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2506 DE 15-01-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.