BRPI0709389A2 - um sistema para acionamento automaticamente do freio de estacionamento em um veìculo - Google Patents

um sistema para acionamento automaticamente do freio de estacionamento em um veìculo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0709389A2
BRPI0709389A2 BRPI0709389-6A BRPI0709389A BRPI0709389A2 BR PI0709389 A2 BRPI0709389 A2 BR PI0709389A2 BR PI0709389 A BRPI0709389 A BR PI0709389A BR PI0709389 A2 BRPI0709389 A2 BR PI0709389A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
parking brake
vehicle
driver
feature
door lock
Prior art date
Application number
BRPI0709389-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Ingemar Dagh
Anders Trygg
Original Assignee
Volvo Lastvagnar Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Volvo Lastvagnar Ab filed Critical Volvo Lastvagnar Ab
Publication of BRPI0709389A2 publication Critical patent/BRPI0709389A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60TVEHICLE BRAKE CONTROL SYSTEMS OR PARTS THEREOF; BRAKE CONTROL SYSTEMS OR PARTS THEREOF, IN GENERAL; ARRANGEMENT OF BRAKING ELEMENTS ON VEHICLES IN GENERAL; PORTABLE DEVICES FOR PREVENTING UNWANTED MOVEMENT OF VEHICLES; VEHICLE MODIFICATIONS TO FACILITATE COOLING OF BRAKES
    • B60T7/00Brake-action initiating means
    • B60T7/12Brake-action initiating means for automatic initiation; for initiation not subject to will of driver or passenger

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Regulating Braking Force (AREA)
  • Braking Elements And Transmission Devices (AREA)
  • Braking Systems And Boosters (AREA)
  • Valves And Accessory Devices For Braking Systems (AREA)

Abstract

UM SISTEMA PARA ACIONAMENTO AUTOMATICAMENTE DO FREIO DE ESTACIONAMENTO EM UM VEìCULO. A presente invenção se refere a um sistema (100) para acionamento automaticamente do freio de estacionamento (300) em um veículo, tal como um caminhão (200), compreendendo um freio de estacionamento (300) e pelo menos um bloqueio de porta do motorista (400). Em concordância com a presente invenção, referido sistema (100) compreende recursos para aplicação de referido freio de estacionamento (300) para uma posição ativa como uma resposta para pelo menos referido bloqueio de porta do motorista (400) sendo bloqueado em uma posição ativa. Preferivelmente, referido sistema compreende recurso de resposta de bloqueio (110) que é operável para pelo menos provisão de um primeiro sinal indicando que pelo menos referido bloqueio de porta do motorista (400) está bloqueado em uma posição ativa; e recurso de suporte (120) para acionamento do freio de estacionamento (300) para uma posição ativa fundamentada sobre referido primeiro sinal. Por conseqtiência, não é mais de nenhum modo necessário que um motorista venha a se lembrar de acionar o freio de estacionamento (300), quando ele ou ela estaciona o veículo, na medida em que pelo menos o bloqueio de porta do motorista (400) no veículo está bloqueado. Pela presente invenção, foi concretizado que a ação de bloqueio manual do bloqueio de porta do motorista pode ser adicionalmente utilizado para acionamento automático do freio de estacionamento, isto é, a mesma ação manual pode induzir duas funções separadas ao mesmo tempo. Adicionalmente, foi concretizado pela presente invenção que o sistema está aumentando o efeito do bloqueio da porta de veículo por bloqueio efetivamente das rodas do veículo quando o freio de estacionamento está ativado, o que adicionalmente reduz a possibilidade de que um ladrão de veículo venha a remover referido veículo, por exemplo, por reboque do mesmo. Como uma conseqüência, o sistema em concordância com a presente invenção pode ser concretizado para adicionalmente proporcionar um dispositivo antifurto aperfeiçoado.

Description

"UM SISTEMA PARA ACIONAMENTO AUTOMATICAMENTE DOFREIO DE ESTACIONAMENTO EM UM VEÍCULO "
CAMPO TÉCNICO DA PRESENTE INVENÇÃO
A presente invenção se refere a um sistema paraacionamento automaticamente do freio de estacionamento emum veiculo, tal como um caminhão, compreendendo um freio deestacionamento. A presente invenção pode ser aplicada paravários tipos de veículos, por exemplo, caminhões e ônibus,trailers, veículos de fazenda, veículos de construção,veículos fora de estrada (off road), mas também carros,veículos de aeroporto, e os assemelhados.
PANORAMA DO ESTADO DA TÉCNICA DA PRESENTE INVENÇÃO
Um problema de segurança encontrado em veículos,especialmente veículos grandes ou veículos de transporte deequipamento pesado ou mercadorias, é o fato de que oveículo pode infligir dano, se o motorista por alguma razãonão ativou ou acionou o freio de estacionamento, quando oveículo está parado. A omissão de acionamento do freio deestacionamento pelos motoristas acontece por várias razões,por exemplo, se o suporte de solo de referido veículo éproporcionado até mesmo com um pequeno ângulo deinclinação, conduzindo a situações, onde um veículo setorna "desgovernado", isto é, o veículo se movimentou paralonge a partir de sua posição parada e provocou ferimentosem pessoas, e danos em construções (prédios) e ao ambiente,etc. na vizinhança do veículo e mercadorias carregadas nomesmo.Na patente norte americana número US 5.624.352 estádescrito um interbloqueio de freio de estacionamentocontrolado por ignição, tanto de um tipo de alavanca e detrinco ou quanto de um tipo como solenóide, sendo acionadopor remoção da chave de ignição de veiculo. É umadesvantagem que o acionamento do freio de estacionamento(puxar o freio de estacionamento) não é controlado pelomotorista, mas ao invés disso depende diretamente daremoção da chave de ignição. Isto é devido para o fato deque ocasionalmente pode existir uma necessidade demovimentar o veiculo depois da remoção da chave de ignição,por exemplo, enquanto movimentando o veiculo paramanutenção.
No pedido de patente norte americano número US2003/221922 e também na patente norte americana número US4.572.319 são apresentados sistemas de acionamento de freioautomáticos para veículos, nos quais o fato de que omotorista deixa o assento de motorista durante paradascurtas com o motor funcionando é utilizado para um sistemade controle, que recebe sinais a partir de um sensor deassento e de porta, e automaticamente aciona o freio deestacionamento, se o assento de motorista é deixadodesocupado e a porta é aberta. Por conseqüência, o sistemanão está ativo se a porta é deixada fechada, isto é, omotorista tem que deixar a porta aberta para que o freio deestacionamento venha a ser "puxado" automaticamente, fatoque pode ser esquecido ou que não é convenientementecompletado, por exemplo, quando um motorista de caminhãoestaciona o caminhão, se esquecendo de puxar o freio deestacionamento por qualquer uma razão ou outra e vai paraum descanso (intervalo), por exemplo, dormir no interior dacabine de caminhão ou comer em um restaurante de beira deestrada.
No resumo de patente japonesa número JP 2003095077 éapresentado um dispositivo de prevenção de partida errôneade um caminhão tanque, no qual o freio de estacionamentonão é energizado se uma porta de uma caixa de operação deválvula é deixada aberta com o motor funcionando. Istoaperfeiçoa a segurança para o caminhão tanque, de maneiraque o mesmo não tem capacidade de funcionar com um tanqueaberto, mas não soluciona o problema anteriormentemencionado para um veiculo, que não está com o motorfuncionando, mas que está estacionado.
APRESENTAÇÃO DA PRESENTE INVENÇÃO
Conseqüentemente, é objetivo da presente invenção o deproporcionar um sistema seguro, que não sofre dasdesvantagens dos sistemas do estado da técnicaanteriormente mencionado e que pode ser de confiança paraaumento de segurança de estrada por prevenção de que oveiculo estacionado venha a deslocar como um veiculodesgovernado, se o motorista não tiver puxado manualmente ofreio de estacionamento.
Conseqüentemente, é proporcionado um sistema daespécie inicialmente mencionada em um veiculo,adicionalmente compreendendo pelo menos um bloqueio deporta do motorista, referido sistema compreende recursopara aplicação de referido freio de estacionamento para umaposição ativa como uma resposta para pelo menos o bloqueiode porta do motorista sendo bloqueado em uma posição ativa.Por conseqüência, não é mais de nenhum modo necessáriopara um motorista se lembrar de ativar o freio deestacionamento, quando ele ou ela estaciona o veiculo, namedida em que pelo menos o bloqueio de porta do motoristano veiculo está bloqueado. Pela presente invenção, foiconcretizado que a ação de bloqueio manual do bloqueio deporta do motorista pode ser adicionalmente utilizada paraacionamento automático do freio de estacionamento, isto é,a mesma ação manual pode induzir duas funções separadas aomesmo tempo. Adicionalmente, foi concretizado pela presenteinvenção que o sistema está aumentando o efeito do bloqueioda porta de veiculo por bloqueio efetivamente das rodas doveiculo quando o freio de estacionamento está ativado, oque adicionalmente reduz a possibilidade de que um ladrãode veiculo venha a remover referido veiculo, por exemplo,por reboque do mesmo. Como uma conseqüência, o sistema podeser concretizado para adicionalmente proporcionar umdispositivo antifurto aperfeiçoado.
Em uma concretização preferida da presente invenção,referido sistema compreende recurso de resposta debloqueio, que é operável para pelo menos provisão de umprimeiro sinal indicando que pelo menos referido bloqueiode porta do motorista está bloqueado em uma posição ativa;e recurso de suporte para acionamento do freio deestacionamento para uma posição ativa para provisão de umaforça de frenagem fundamentada sobre referido primeirosinal. Por conseqüência, um sistema em concordância com apresente invenção é concretizado, que com um número minimode componentes tem capacidade de proporcionar a segurançaaperfeiçoada para um motorista, de que o freio deestacionamento é sempre aplicado, quando o veiculo édeixado estacionado.
Em uma outra concretização da presente invenção,referido sistema adicionalmente compreende recurso decomunicação, tal como circuitos de antena ou fio (cabo),para provisão de referido primeiro sinal a partir dereferido recurso de resposta de bloqueio para referidorecurso de suporte. Dependendo do tipo de veiculo, bloqueiode porta e sistema de freio de estacionamento, e distânciaentre as posições de referido recurso de resposta debloqueio e referido recurso de suporte, uma linha decomunicação apropriada entre os mesmos pode entãovantajosamente ser selecionada, conseqüentemente.
Em ainda uma outra concretização da presente invenção,os recursos de resposta de bloqueio são proporcionados pelomenos adjacentes para e em comunicação com pelo menosreferido bloqueio de porta do motorista para indicação deque pelo menos referido bloqueio de porta do motorista estábloqueado em uma posição ativa. Por conseqüência, umbloqueio de porta de veiculo mecânico convencional ecorrespondente chave podem ser utilizados para a presenteinvenção, e uma indicação confiável de um bloqueio de portado motorista bloqueado ou sendo bloqueado é proporcionado.
O recurso de resposta de bloqueio pode então serproporcionado como, por exemplo, uma unidade de sensorelétrico ou mecânico, de maneiras conhecidas para a pessoaespecializada no estado da técnica. Conseqüentemente, ainiciação do sistema de acionamento de freio deestacionamento automático, em concordância com a presenteinvenção, é desempenhada pela ação singular de nanualmentegirar a chave no interior do bloqueio de porta de entradado veiculo.
Em uma concretização adicional da presente invenção,referido sistema adicionalmente compreende uma disposiçãode bloqueio e desbloqueio de controle remoto em comunicaçãocom referido recurso de resposta de bloqueio para indicaçãode que pelo menos referido bloqueio de porta do motoristaestá bloqueado em uma posição ativa. Esta disposição podeser uma disposição de bloqueio e desbloqueio de controleremoto convencional, por exemplo, tal como um atamento deanel de chave de botão de pressionamento, caso no qual ainiciação do sistema de acionamento de freio deestacionamento automático pode ser desempenhada pela açãosingular de manipulação de referida disposição.
Em uma concretização adicional da presente invenção,pelo menos referido bloqueio de porta do motorista éproporcionado integralmente com um sistema de bloqueiocentral de veiculo e adjacente para e em comunicação comreferido recurso de resposta de bloqueio. Conseqüentemente,a iniciação do sistema de acionamento de freio deestacionamento automático pode ser desempenhada pela açãosingular de acionamento do sistema de bloqueio central, porexemplo, a partir de qualquer alçador interior ou chaveexterior.
Em uma outra concretização da presente invenção, pelomenos referido recurso de resposta de bloqueio éproporcionado na central de fusíveis do veículo.Conseqüentemente, isto facilita manutenção e serviço, eproporciona para acesso aperfeiçoado para linhas decomunicação elétricas para recurso de suporte e outrossistemas do veiculo.
Em uma concretização adicional da presente invenção,referidos recursos de suporte são operáveis paraacionamento automaticamente do freio de estacionamentoindependentemente de se o iniciador de freio deestacionamento operado manualmente está de fato acionado.
Por conseqüência, a iniciação automática do freio deestacionamento é independente do fato de se o iniciador defreio de estacionamento foi realmente acionado pelomotorista ou não, isto é, o sistema está disponível e ativoem todas as circunstâncias, e o freio de estacionamentopode ser puxado manualmente pelo motorista, também quando omotor está funcionando. Adicionalmente, e de maneira maisimportante, o sistema em concordância com a presenteinvenção proporciona para acionamento do freio deestacionamento quando estacionado, até mesmo quando omotorista não ativou manualmente o iniciador de freio deestacionamento. Por conseqüência, nenhuma desativação dosistema automático em concordância com a presente invençãoé necessária durante o tempo de vida útil do veículo, o queaperfeiçoa a possibilidade de que o sistema está disponívelquando necessário.
Em ainda uma outra concretização da presente invenção,referido freio de estacionamento compreende um freiopneumático compreendendo uma linha de pressão de ar com umaválvula para aplicação do freio, e referido recurso desuporte é operável para ativar referido freio pneumáticopor drenaqem de referida linha de pressão de ar porreferida válvula para o acionador de freio. Como umaalternativa, referido freio de estacionamento compreende umfreio hidráulico compreendendo uma linha de pressão deliquido e uma válvula para acionamento do freio deestacionamento, e referido recurso de suporte é operávelpara acionar referido freio hidráulico por drenagem dereferida linha de pressão de liquido por referida válvulapara o acionador de freio. Conseqüentemente, o freio deestacionamento tem capacidade de ser automaticamenteacionado por modificações menores de sistemas de freio deestacionamento convencionais. Evidentemente, outros tiposde recursos de suporte são conceptiveis, por exemplo, paraoutros tipos de sistemas de freio de estacionamento, talcomo recurso de suporte eletrônico ou mecânico para tiposcorrespondentes de sistemas de freio de estacionamento, ouqualquer combinação dos mesmos. Adicionalmente, outrossistemas conhecidos para provisão de iniciação automáticado freio de estacionamento podem alternativamente serutilizados, por exemplo, utilizando solenóides ou osassemelhados.
Em uma outra concretização da presente invenção,referido recurso de suporte é proporcionado integralmentecom referido freio de estacionamento. Por conseqüência,somente uma modificação menor é necessária para referidosistema de freio de estacionamento para provisão da forçade frenagem necessária a partir de referido freio deestacionamento como uma reação para referido primeirosinal.
Em uma outra concretização da presente invenção,referido recurso de resposta de bloqueio adicionalmente éoperável para provisão de um segundo sinal em reação a umaentrada de desativação; e referido sistema adicionalmentesendo proporcionado com recurso de liberação paradesacionamento do freio de estacionamento fundamentadosobre referido segundo sinal. Por conseqüência, o sistemapode ser desativado automaticamente, por exemplo, tal comoquando o motorista desbloqueia para dar partida, ou quandoo motorista tem as portas bloqueadas devido para razões desegurança pessoais, ou os assemelhados.
Em ainda uma outra concretização adicional da presenteinvenção, a entrada de desativação é pelo menos referidobloqueio de porta do motorista sendo desbloqueado em umaposição inativa. Conseqüentemente, o sistema não estáativo, quando um ou mais bloqueios de porta estão sendodesbloqueados, o que é freqüentemente o caso quando omotorista adentra para dirigir o veiculo.
Em uma concretização adicional da presente invenção,referido sistema é operável para permanecer com um freio deestacionamento acionado, se o iniciador de freio deestacionamento operado manualmente é puxado e/ou liberadoenquanto pelo menos referido bloqueio de porta do motoristaestá bloqueado em uma posição ativa. Conseqüentemente, osistema de segurança de estrada pode ser utilizado paraaperfeiçoamento da segurança contra ladrões, devido ao fatode que se qualquer uma das portas bloqueadas estão aindabloqueadas enquanto o iniciador de freio de estacionamentoé puxado, isto pode ser indicação de que um operador outrodo que o motorista pode estar tentando roubar o veiculo.
Evidentemente, alternativamente, o sistema pode serresponsivo para tal puxão ou liberação do iniciador defreio de estacionamento, até mesmo quando os bloqueios deporta estão na posição ativa, caso no qual o iniciador defreio de estacionamento convencional efetivamenteproporciona a entrada de desativação.
Em uma concretização adicional da presente invenção, osistema adicionalmente compreende um interruptor e/ouinterface para provisão ao motorista para proporcionarreferida entrada de desativação. Conseqüentemente, omotorista tem capacidade de controle se referido sistema épara ser conectado para um estado no qual o freio deestacionamento é desativado, o que aperfeiçoa aversatilidade de sistema. A entrada de desativação demotorista pode preferivelmente ser protegida pela provisãode um código ou chave, ou pelo fato de que referidointerruptor é escondido ou protegido de outras maneiras.
Por conseqüência, a liberação do freio de estacionamento éexclusivamente operada pelo motorista, e não disponívelpara possíveis ladrões, o que aperfeiçoa a possibilidade deutilização do sistema como um dispositivo antifurto.
Em uma concretização adicional da presente invenção,referido sistema adicionalmente compreende um dispositivode detecção de entrada de interruptor de partida paraprovisão de referida entrada de desativação quando a chaveou cartão de ignição de veículo é inserida no interruptorde partida de veículo. Conseqüentemente, referidodispositivo assegura que a desativação é dependente de se omotorista dá partida ao motor do veículo, caso no qual ofreio de estacionamento é automaticamente liberado. Istoreduz a probabilidade de desgaste aumentado sobre assapatas de freio devido para dirigir (tração)inadvertidamente enquanto os freios de estacionamento estãoainda aplicados.Em uma concretização da presente invenção, referidosistema adicionalmente compreende recurso de alerta demotorista para uma indicação do freio de estacionamentosendo automaticamente acionado pelo sistema.
Conseqüentemente, um motorista está sendo notificado que osistema automático está ativo, e do fato de que açãoadicional necessita ser tomada de maneira a liberar o freiode estacionamento. Um recurso de alerta de freio deestacionamento convencional, tal como a mesma lâmpadaindicadora, ou alternativamente uma lâmpada de alerta desistema automático separada pode ser utilizada. Isto tambémreduz a probabilidade de desgaste aumentado sobre assapatas de freio devido para direção (tração)inadvertidamente enquanto os freios de estacionamento estãoainda aplicados.
Em uma concretização adicional da presente invenção,os recursos de alerta de motorista são dispositivosvisuais, audíveis e/ou táteis. Conseqüentemente, umaindicação efetiva é entregue para o motorista do sistemaautomático estando acionado, e os dispositivos podemincluir dispositivos já presentes no veículo, por exemplo,dispositivos antifurto proporcionando uma indicação de somalto, ou dispositivos de som menos alto tal como vozes decomputador ou campainhas (de alerta).
Em uma outra concretização da presente invenção, orecurso de resposta de bloqueio e o recurso de suporte sãoproporcionados integralmente, referido recurso de respostade bloqueio adicionalmente sendo proporcionado com umaantena de recepção de maneira a ser responsiva por umaemissão de sinal sem fio por referida disposição debloqueio e de desbloqueio de controle remoto.
Conseqüentemente, o sistema é adaptado para fácil adaptaçãoconveniente para um veiculo existente, ou como umsubsistema de veiculo em separado.
Em uma concretização adicional da presente invenção, oveiculo é um veiculo pesado, em particular um caminhão. Porconseqüência, um efeito vantajoso particular é conseguido,devido para o fato de que a segurança de estrada éaperfeiçoada ainda mais, do que com veículos menores, menospesados, por exemplo, não transportando uma carga.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS DA PRESENTE INVENÇÃO
A presente invenção irá ser descrita em maioresdetalhes posteriormente, de uma maneira não limitante, comreferência para as Figuras dos Desenhos esquemáticosacompanhantes, nos quais:
A Figura 1 mostra uma visão global de uma primeiraconcretização de um sistema em concordância com a presenteinvenção montado em um caminhão;
As Figuras 2A - 2C ilustram a operação de um freio deestacionamento carregado por mola; e
As Figuras 3A - 3B mostram uma segunda concretização,uma terceira concretização e uma quarta concretização de umsistema em concordância com a presente invenção.
As Figuras são somente representações esquemáticas e apresente invenção não está limitada para as concretizaçõesnelas representadas.DESCRIÇÃO DETALHADA DA PRESENTE INVENÇÃO
A seguir, o sistema em concordância com a presenteinvenção é explanado em conexão com o veiculo sendo umcaminhão (200), como mostrado na Figura 1. Entretanto, éconcretizado pela presente invenção, que o presente sistemaé também aplicável para qualquer veiculo compreendendo umfreio de estacionamento e um bloqueio de porta domotorista, e o exemplo ilustrado não é, por conseqüência,para ser percebido como limitando a presente invenção emseu escopo. Como o problema indicado sendo solucionadoindica, a presente invenção é em particular vantajosa paracaminhões pesados, tal como ônibus ou caminhões grandes,por exemplo, puxando semitrailers ou trens de estrada,devido para o fato de que existe um risco de que os mesmosvenham a infligir dano substancial se o veiculo não estiverestacionado corretamente.
Em uma concretização preferida da presente invenção, oveiculo é um caminhão ou unidade de trator, que pode porsua vez estar puxando um trailer ou semitrailer. Emcaminhões ou tratores o freio de estacionamento é aplicado,por exemplo, por liberação da pressão de ar, se estesfreios são operados a ar, e desengatados quando pressão dear é suprida. Isto é desempenhado por provisão de um freiode estacionamento carregado por mola para os eixos de rodasde condução e/ou de tração, mola que é colocada(concretizada) em ação, se a pressão de ar é liberada. Estaé uma característica de emergência que assegura que sepressão de ar para uma ou outra unidade for perdida, aquelaunidade não irá perder toda capacidade de frenagem e nãoirá se tornar incontrolável. Para o caminhão/trator, duaslinhas de ar controlam a unidade de trailer. Uma linha desuprimento de ar de "emergência" ou principal pressuriza otanque de ar do trailer e desengata o freio de emergência,e uma segunda linha de "serviço" controla a aplicação defreio. O freio de emergência da unidade de trailer pode serproporcionado como um freio induzido por mola sobre um eixode rodas.
É concretizado pela presente invenção, que também ofreio de emergência sobre uma unidade de caminhão/tratorpode ser percebido como um freio de estacionamento nosentido desta presente invenção, pelo acionamento ouativação automático/a do freio de estacionamento emconcordância com a presente invenção.
Na Figura 1 é mostrado um caminhão (200) , que émontado com um sistema de segurança de estacionamento (100)em concordância com a presente invenção.
Referido caminhão (200) compreende um freio deestacionamento pneumático (300) que de uma maneiraconvencional pode ser puxado ou engatado em uma posiçãoativa quando um operador, por exemplo, o motorista, acionaum iniciador de freio de estacionamento manualmente operado(330) , e similarmente pode ser liberado ou engatado em umaposição inativa pelo acionamento oposto. Alternativamente,o freio de estacionamento (300) pode ser um outro tipo defreio de estacionamento convencional, por exemplo, umsistema de freio mecânico ou eletrônico utilizando força defrenagem de transferência pneumática ou hidráulica. 0 freiode estacionamento pode estar funcionando em uma ou maisrodas ou conjunto de rodas do veiculo, como érotineiramente empregado para um caminhão. Freios deestacionamento hidráulicos são geralmente utilizados paraveículos de tamanho médio, e freios de estacionamentomecânicos são geralmente utilizados para veículos menores.
Recentemente, também combinação de freios de estacionamentotem também se tornado disponível, tais como freios deestacionamento eletro-hidráulicos.
Muitos caminhões mais novos são equipados com freiosde estacionamento ativados por mola que também servem comoum sistema de frenagem de emergência. As Figuras 2A — 2Cilustram a operação de freios de estacionamento operadospor mola. Quando o caminhão é estacionado (nenhuma pressãode ar), como mostrado na Figura 2A, uma mola pesada (301)no interior da câmara de freio (302) aplica os freios pormovimentação da haste de empurrar (303), que por sua vezmovimenta uma alavanca (304) (ajustador de folga), girandoum excêntrico em (S) (305), que força as pastilhas de freio(306) em direção externa até que as mesmas venham a entrarem contato com o tambor de freio (não mostrado). Depois quese dá partida ao motor, o motorista supre ar (A) para ametade de topo (302A) da câmara como mostrado na Figura 2B,comprimindo a mola pesada (301) . Uma mola de retorno menor(307) libera o freio. Agora, quando o pedal de freio épressionado, suprindo ar de serviço (A) para a metade defundo (302B) da câmara, a mesma pode funcionar como umsistema de freio de tração, como mostrado na Figura 2C.
Conseqüentemente, os freios de mola irão "bloquear" osfreios em uma situação de emergência (perda de pressão dear), mas também possibilitar aplicação controlada paraestacionamento (nenhuma pressão de ar devido para nenhumfuncionamento de motor).A expressão "iniciador de freio de estacionamentomanualmente operado" é para significar qualquer dispositivoadequado para ativação e/ou desativação de motorista dofreio de estacionamento, por exemplo, compreendendo umpuxão/reajustamento manipulável operável manualmente por ummotorista, mas pode também significar qualquer outrodispositivo para este propósito, tais como interruptores oubotões de empurrar de ativação e desativação de motoristaproporcionados na cabine de caminhão, como é utilizado emalguns países.
Adicionalmente, referido veículo (200) compreende pelomenos um bloqueio de porta de veículo (400), por exemplo,um bloqueio proporcionado na porta de entrada para a cabinedo motorista ou porta do motorista. Foi concretizado pelapresente invenção, que o bloqueio de qualquer uma ou maisdas outras portas de entrada para o veículo podeproporcionar uma entrada de ativação de freio deestacionamento para o sistema em concordância com apresente invenção, mas preferivelmente, na medida em que ummotorista mais freqüentemente bloqueia a porta do motoristaprimeiro, este bloqueio de porta foi selecionado como oiniciador do sistema em concordância com a presenteinvenção.
Muitos tipos diferentes de bloqueios de porta doveículo convencionais (400) estão presentemente disponíveise adequados para utilização com a presente invenção, taiscomo bloqueios de porta operados eletricamente oumecanicamente sendo tanto remotamente controlados ou quantodiretamente controlados por uma chave, bloqueios que podemser proporcionados integrais com um sistema de bloqueiocentral de veiculo (440), que podem opcionalmenteadicionalmente compreender ou estar em comunicação comdispositivos de alarme antifurto de veiculo alertando ascircundâncias por um sinal audível ou visual duranteentrada não autorizada no veículo, e dispositivos debloqueio de ignição prevenindo que o motor venha a serligado (venha a dar partida) sem, por exemplo, um código deentrada, chave ou cartão, e os assemelhados.
Bloqueio e desbloqueio dos bloqueios das portas doveículo, e em particular, do bloqueio na porta conduzindopara o assento do motorista ou porta do motorista, podeser convencionalmente desempenhado. Por exemplo, por virarmanualmente uma chave de bloqueio de porta de veículo emreferido bloqueio ou em cada bloqueio de porta de entradaindividual, ou alternativamente remotamente a partir doveículo acionando um botão de ativação proporcionado ouintegrado com as chaves de bloqueio de veículo, porexemplo, por utilização de tecnologia sem fio proporcionadacom um dispositivo de botão em, por exemplo, um anel dechave para a chave de ignição, que um motorista carrega comele para longe a partir do veículo quando estacionado.Outras maneiras de engate dos bloqueios de porta em umaposição ativa ou inativa são conhecidas e conceptíveis, porexemplo, por acionamento de um botão aberto/fechadoproporcionado sobre o exterior do veículo.
Preferivelmente, o sistema (100) compreende recurso deresposta de bloqueio (110) para provisão de uma entrada deativação ou primeiro sinal como uma resposta para pelomenos referido bloqueio de porta de assento do motorista(400) sendo bloqueado, e recurso de suporte (120) paraacionamento do freio de estacionamento (300) fundamentadosobre referido primeiro sinal. 0 recurso de resposta debloqueio (110) e o recurso de suporte (120) podem secomunicar de maneiras diferentes para transferência de pelomenos referido primeiro sinal, por exemplo, de modo sem fioou por fio (cabo). Conseqüentemente, o recurso de respostade bloqueio (110) pode compreender um circuito de antena(130Ά) para provisão de um primeiro sinal sem fio ou umalinha de comunicação para transferência de referidoprimeiro sinal ou qualquer combinação dos mesmos, ecorrespondentemente o recurso de suporte (120) pode serproporcionado com o respectivo recurso de recepção, porexemplo, um outro circuito de antena (130B). Qualquer tipode antena sendo adaptada para transmissão, respectivamente,recepção de (RF), (IR) ou de outras ondas eletromagnéticaspode ser utilizada, por exemplo, sinais de telefone móvelou sinais de rede de trabalho sem fio, na forma de pelomenos referidos primeiros sinais, onde referido sinal ousinais pode/m ser proporcionado/s como estando dentro deuma freqüência especifica ou intervalo de amplitude, oupode/m compreender uma combinação de sinal especifico ouconter informação codificada ou direta para seridentificada pelo recurso de suporte (120) como primeirossinais. A pessoa especializada no estado da técnica iráconhecer como aplicar uma técnica apropriada para acomunicação entre referido recurso de resposta de bloqueio(110) e recurso de suporte (120) , o que é dependente daaplicação e colocação sobre o veiculo dos mesmos.
Convenientemente, o recurso de resposta de bloqueio(110) pode ser colocado no centro de distribuição elétricado veiculo, e/ou na instrumentação, e/ou dentro de umacentral de recepção comum dentro do veiculo, mas alocalização exata é de menor importância para a presenteinvenção. Na Figura 1, os recursos de resposta de bloqueio(110) são proporcionados integralmente com um sistema debloqueio central (440), que está em comunicação com obloqueio do motorista (400), de uma maneira tal que quandoo bloqueio é engatado na posição ativa, o recurso deresposta de bloqueio (110) é operável para transmissão emmodo sem fio de referido primeiro sinal para o recurso desuporte (120). Ver Figuras 3A - 3C e uma descrição dosmesmos posteriormente descrevendo concretizações adicionaisdo sistema (100) em concordância com a presente invenção.
0 recurso de suporte (120) para o freio deestacionamento (300) pode, como mostrado na Figura 1 estarlocalizado dentro do sistema de freio de estacionamento dasrodas de engate, sistema de freio de estacionamento quepode vantajosamente ser um freio de estacionamento acionadopor mola como ilustrado nas Figuras 2A — 2C. 0 recurso desuporte (120) é um mecanismo de acionamento de freio, quepode variar em concordância com que tipo de freio deestacionamento é empregado, isto é, pneumático, hidráulico,mecânico, etc. Como mencionado anteriormente, freios deestacionamento pneumáticos compreendem uma linha de pressãode ar com uma válvula para aplicação do freio, por exemplo,utilizando um freio de estacionamento acionado por mola,quando a pressão de ar é liberada. De uma maneira similar,quando um freio de estacionamento hidráulico é empregado,operação de válvula pode também ser utilizada paraacionamento da força de frenagem. Em uma concretizaçãopreferida da presente invenção, referido recurso de suporte(120) é operável para acionamento de referida válvula e,por conseqüência, aplicação da força de frenagem parareferida uma ou mais rodas, por exemplo, por serproporcionado como um acionador de válvula.
A Figura 3A, a Figura 3B e a Figura 3C mostram trêsdiferentes concretizações exemplificantes de referidosistema (100) em concordância com a presente invenção.
A Figura 3A ilustra uma concretização do sistema emconcordância com a presente invenção compreendendo recursode resposta de bloqueio (110) e recurso de suporte (120)para acionamento de referido freio de estacionamento (300)como uma conseqüência direta de pelo menos o bloqueio deporta do motorista (400) sendo voltado para uma posiçãoative, isto é, sendo bloqueado por uma chave de porta deveiculo convencional. Quando o bloqueio está sendo engatadona posição ativa, ou alternativamente quando o bloqueiotiver alcançado a posição ativa, o recurso de resposta debloqueio (110), que é proporcionado adjacente para referidobloqueio de porta do motorista (400), proporciona umprimeiro sinal sem fio, indicado com uma linha em forma deonda, para o recurso de suporte (120) proporcionadointegralmente com o sistema de freio de estacionamento(300) próximo para as rodas de engate. Conseqüentemente,referidos recursos de suporte (120) estão aplicando forçade frenagem sobre referido freio de estacionamento (300) emresposta para referido primeiro sinal. 0 recurso deresposta de bloqueio (110) pode ser proporcionado no centrode distribuição elétrica do veiculo, ou integralmente compelo menos um dos bloqueios de porta, por exemplo,incluindo o bloqueio de porta do motorista (400), ouadjacente para referido bloqueio de porta do motorista(400), por exemplo, proporcionado como uma unidade desensor elétrico ou mecânico, de maneiras conhecidas para apessoa especializada no estado da técnica.
A Figura 3B ilustra uma concretização do sistema emconcordância com a presente invenção compreendendo recursode resposta de bloqueio (110) e recurso de suporte (120)para acionamento de referido freio de estacionamento (300)em reação para pelo menos o bloqueio de porta do motorista(400) sendo voltado para uma posição ativa, isto é, osistema de bloqueio central de veiculo (440) sendo acionadopor uma chave de porta de veiculo, por exemplo, sendogirada no bloqueio de porta do motorista (400). Os recursosde resposta de bloqueio (110) são proporcionadosintegralmente com o sistema de bloqueio central (440) e secomunicam por fio (cabo) (indicado como linhas na Figura3B) para referido recurso de suporte (120) proporcionadointegralmente com o sistema de freio de estacionamento(300) para uma aplicação de referida força de frenagem porhabilitação do recurso de suporte (120).
A Figura 3C ilustra uma concretização do sistema emconcordância com a presente invenção compreendendo recursode resposta de bloqueio (110) e recurso de suporte (120)para acionamento de referido freio de estacionamento (300)em reação para o sistema de bloqueio central (440) sendoacionado, isto é, todas as portas sendo bloqueadas,incluindo o bloqueio de porta do motorista (400) por umadisposição de bloqueio e desbloqueio de controle remotoconvencional (140) externamente a partir do veiculo (200),tal como um dispositivo de suporte de mão, de botão deempurrar aplicável de anel de chave, convencional. De outromodo, o sistema é similarmente disposto como na Figura 3B.
Outras combinações de comunicação entre, colocação dee forma, de recursos de indicador e de suporte (110, 120)são conceptiveis para a pessoa especializada no estado datécnica. Por exemplo, o recurso de resposta de bloqueio(110) e o recurso de suporte (120) podem alternativamenteser proporcionados integralmente, o que irá facilitar umaadaptação conveniente de um sistema em concordância com apresente invenção para um veiculo existente, por exemplo,por montagem de uma antena para referido recurso deresposta de bloqueio (110) e adaptação da mesma para serresponsiva para a emissão de sinal sem fio pela disposiçãode bloqueio de controle remoto existente (140).
Como ilustrado na Figura 1, referido recurso deresposta de bloqueio (110) pode adicionalmente ser operávelpara recepção de um segundo sinal em reação para umaentrada de desativação, por exemplo, transmitida a partirde qualquer bloqueio de porta de veiculo ou do sistema debloqueio central (440) quando referido bloqueio de porta deveiculo (400) está sendo desbloqueado; e podeadicionalmente ser proporcionado recurso de liberação (150)para desacionamento do freio de estacionamento (300)fundamentado sobre referido segundo sinal.
Para uma desativação do freio de estacionamentoautomática, o segundo sinal pode ser transmitido pela mesmaou uma outra linha de comunicação a partir do mesmo recursode resposta de bloqueio (110) no bloqueio de porta domotorista (400), quando o mesmo é desbloqueado pelomotorista, por exemplo, por pressionamento de um botãosobre a disposição de bloqueio de controle remoto (140)antes que o motorista venha a adentrar o caminhão (200). 0segundo sinal é transmitido para referido recurso deliberação (150) para um desacionamento ou liberação dofreio de estacionamento (300). 0 recurso de liberação (150)pode compreender recurso de bomba hidráulico ou pneumáticodependendo do tipo de freio, por exemplo, sendo conectadopara o motor funcionando do veiculo, quando sendo ligado.
Uma entrada de desativação pode também serproporcionada enquanto o bloqueio de porta é bloqueado, porexemplo, por pressionamento de um botão de desacionamentoproporcionado, por exemplo, escondido na cabine domotorista, ou por liberação do freio de estacionamento(300) por acionamento ou desacionamento manualmente doiniciador de freio de estacionamento manualmente operado(330), ou por entrada (inserção) na chave ou cartão deignição no interruptor de partida. Isto é para assegurarque a força de freio de estacionamento não está aplicada,quando um motorista está presente no veiculo e seaprontando para direção (tração), enquanto as portas sãobloqueadas. Este pode ser o caso, por exemplo, quando ummotorista está dormindo no caminhão, ou quando um motoristaestá se aprontando para partir, e por qualquer razão, porexemplo, segurança pessoal, bloqueia as portas de entradaantes de dirigir (tracionar) o veiculo para longe.
Em uma concretização alternativa da presente invenção,se os bloqueios de porta incluindo bloqueio (400) sãobloqueados e a chave de ignição não está inserida nointerruptor de partida, um acionamento do iniciador defreio de estacionamento manualmente operado (330) não irádesacionar o freio de estacionamento (300). Isto aperfeiçoao efeito de funcionalidade antifurto do sistema (100).
Adicionalmente, um recurso de alerta de motorista(160) pode ser proporcionado com um indicador tal como ummostrador ou lâmpada, que proporciona para um motorista ouoperador a informação de que o sistema de acionamento dofreio de estacionamento automático (100) está ativado, istoé, os freios de estacionamento estão puxados. Isto podetambém ser indicado por dispositivos de alerta de motoristaaudíveis ou táteis para envio, por exemplo, de um alarme outom contínuo, ou outro sinal de alerta de motorista.
Como uma alternativa da presente invenção, um painelde controle é proporcionado em comunicação com o recurso deresposta de bloqueio (110) para habilitação de umainterface de usuário para o motorista, proporcionando tantorecursos de alerta de motorista (160) e quanto referidaentrada de desativação. O painel de controle podeadicionalmente incluir um teclado alfanumérico numérico(não mostrado) para possibilitar que o motorista venha a,por exemplo, inserir referida desativação por adentrar emum código de segurança de maneira a liberar o freioestacionamento, tanto na mesma ação como desacionamento ouquanto em uma ação separada para prematuramentedesacionamento do freio de estacionamento, por exemplo,durante manutenção agendada ou reboque agendado.
O sistema (100) pode ser de adaptação convencionadapara um veículo existente, ou pode ser proporcionado comoum subsistema de veículo, ou pode de fato ser proporcionadointegralmente com um sistema de bloqueio central de veículoe/ou um sistema de freio de estacionamento de veiculo.
Foi concretizado pela presente invenção que o sistemade acionamento do freio de estacionamento automático (100)em concordância com a presente invenção, pode ser supridocomo um suplemento para, ou integral com, o sistema debloqueio central, último caso no qual o acionamento dofreio de estacionamento na posição ativa pode ser um dedois ou mais bloqueios ou alarmes de segurançaproporcionados no veiculo, ou alternativamente, o únicobloqueio proporcionado.
A presente invenção foi descrita com referência paraconcretizações especificas, e deverá ser observado poraqueles especializados no estado da técnica que a presenteinvenção não é para ser considerada como estando limitadapara estas concretizações exemplificativas, preferidas evantajosas descritas anteriormente, mas certamente, umnúmero de variações e de modificações é conceptivel, e apresente invenção pode ser livremente variada dentro doescopo e do espirito de proteção das reivindicações depatente posteriormente.

Claims (20)

1. Um sistema (100) para acionamento automaticamentedo freio de estacionamento (300) em um veiculo (200), talcomo um caminhão, caracterizado pelo fato de que compreendeum freio de estacionamento (300) e pelo menos um bloqueiode porta do motorista (400), referido sistema (100)compreendendo recursos (110, 120, 130, 140) para aplicaçãode referido freio de estacionamento (300) para uma posiçãoativa como uma resposta para pelo menos referido bloqueiode porta do motorista (400) sendo bloqueado em uma posiçãoativa.
2. Um sistema de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que compreende recurso deresposta de bloqueio (110) que é operável para pelo menosprovisão de um primeiro sinal indicando que pelo menosreferido bloqueio de porta do motorista (400) estábloqueado em uma posição ativa; e recurso de suporte (120)para acionamento do freio de estacionamento (300) para umaposição ativa para provisão de uma força de frenagemfundamentada sobre referido primeiro sinal.
3. Um sistema de acordo com a reivindicação 2,caracterizado pelo fato de que adicionalmente compreenderecurso de comunicação, tal como circuitos de antena (130A,-130B) ou fio (cabo), para provisão de referido primeirosinal a partir de referido recurso de resposta de bloqueio(110) para referido recurso de suporte (120).
4. Um sistema de acordo com qualquer uma dasreivindicações 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que osrecursos de resposta de bloqueio (110) são proporcionadospelo menos adjacentes para e em comunicação com pelo menosreferido bloqueio de porta do motorista (400) paraindicação de que pelo menos referido bloqueio de porta domotorista (400) está bloqueado em uma posição ativa.
5. Um sistema de acordo com qualquer uma dasreivindicações 2 até 4, caracterizado pelo fato de queadicionalmente compreende uma disposição de bloqueio edesbloqueio de controle remoto (140) em comunicação comreferido recurso de resposta de bloqueio (110) paraindicação de que pelo menos referido bloqueio de porta domotorista (400) está bloqueado em uma posição ativa.
6. Um sistema de acordo com qualquer uma dasreivindicações 2 até 5, caracterizado pelo fato de que pelomenos referido bloqueio de porta do motorista (400) éproporcionado integralmente com um sistema de bloqueiocentral de veiculo (440) e adjacente para e em comunicaçãocom referido recurso de resposta de bloqueio (110).
7. Um sistema de acordo com qualquer uma dasreivindicações 2 até 6, caracterizado pelo fato de que pelomenos referido recurso de resposta de bloqueio (110) éproporcionado no centro de distribuição elétrica doveiculo.
8. Um sistema de acordo com qualquer uma dasreivindicações 2 até 7, caracterizado pelo fato de quereferidos recursos de suporte (120) são operáveis paraacionamento automaticamente do freio de estacionamento(300) independentemente de se o iniciador de freio deestacionamento operado manualmente (330) está de fatoativado.
9. Um sistema de acordo com qualquer uma dasreivindicações 2 até 8, caracterizado pelo fato de quereferido freio de estacionamento (300) compreende um freiopneumático compreendendo uma linha de pressão de ar com umaválvula para aplicação do freio, e referido recurso desuporte (120) é operável para acionar referido freiopneumático por drenagem de referida linha de pressão de arpor referida válvula para o acionador de freio.
10. Um sistema de acordo com qualquer uma dasreivindicações 2 até 8, caracterizado pelo fato de quereferido freio de estacionamento (300) compreende um freiohidráulico compreendendo linha de pressão de liquido e umaválvula para acionamento do freio de estacionamento (300),e referido recurso de suporte (120) é operável para acionarreferido freio hidráulico por drenagem de referida linha depressão de liquido por referida válvula para o acionador defreio.
11. Um sistema de acordo com qualquer uma dasreivindicações 2 até 10, caracterizado pelo fato de quereferido recurso de suporte (120) é proporcionadointegralmente com referido freio de estacionamento (300).
12. Um sistema de acordo com qualquer uma dasreivindicações 2 até 11, caracterizado pelo fato de quereferido recurso de resposta de bloqueio (110)adicionalmente é operável para proporcionar um segundosinal em reação para uma entrada de desativação; e referidosistema adicionalmente sendo proporcionado com recurso deliberação (150) para desacionamento do freio deestacionamento (300) fundamentado sobre referido segundosinal.
13. Um sistema de acordo com a reivindicação 12,caracterizado pelo fato de que a entrada de desativação éreferido pelo menos bloqueio de porta do motorista (400)sendo desbloqueado em uma posição inativa.
14. Um sistema de acordo com qualquer uma dasreivindicações 12 até 13, caracterizado pelo fato de quereferido sistema é operável para permanecer com um freio deestacionamento acionado, se o iniciador de freio deestacionamento operado manualmente (330) está puxado e/ouliberado enquanto pelo menos referido bloqueio de porta domotorista (400) está bloqueado em uma posição ativa.
15. Um sistema de acordo com qualquer uma dasreivindicações 12 até 14, caracterizado pelo fato de queadicionalmente compreende um interruptor e/ou uma interfacepara referido motorista para proporcionar referida entradade desativação.
16. Um sistema de acordo com qualquer uma dasreivindicações 12 até 15, caracterizado pelo fato de queadicionalmente compreende um dispositivo de detecção deentrada de interruptor de partida para provisão de referidaentrada de desativação quando a chave ou cartão de igniçãode veiculo é inserido no interruptor de partida de veiculo.
17. Um sistema de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de queadicionalmente compreende recurso de alerta de motorista(160) para uma indicação do freio de estacionamento (300)sendo automaticamente acionado pelo sistema.
18. Um sistema de acordo com a reivindicação 17,caracterizado pelo fato de que os recursos de alerta demotorista (160) são dispositivos visuais, audiveis e/outáteis.
19. Um sistema de acordo com qualquer uma dasreivindicações 2 até 18, caracterizado pelo fato de que orecurso de resposta de bloqueio (110) e o recurso desuporte (120) são proporcionados integralmente, referidorecurso de resposta de bloqueio (110) sendo proporcionadocom uma antena de recepção de maneira a ser responsiva parauma emissão de sinal sem fio por referida disposição debloqueio e desbloqueio de controle remoto (140).
20. Um sistema de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de queo veiculo (200) é um veiculo pesado, em particular umcaminhão.
BRPI0709389-6A 2006-03-15 2007-03-12 um sistema para acionamento automaticamente do freio de estacionamento em um veìculo BRPI0709389A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE0600600A SE530381C2 (sv) 2006-03-15 2006-03-15 System för automatisk manövrering av parkeringsbromsen på ett fordon
SE0600600-1 2006-03-15
PCT/SE2007/000230 WO2007106014A1 (en) 2006-03-15 2007-03-12 A system for automatically actuating the parking brake on a vehicle

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0709389A2 true BRPI0709389A2 (pt) 2011-07-05

Family

ID=38509756

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0709389-6A BRPI0709389A2 (pt) 2006-03-15 2007-03-12 um sistema para acionamento automaticamente do freio de estacionamento em um veìculo

Country Status (7)

Country Link
US (1) US20090314590A1 (pt)
EP (1) EP1996436A4 (pt)
JP (1) JP2009530156A (pt)
CN (1) CN101395048A (pt)
BR (1) BRPI0709389A2 (pt)
SE (1) SE530381C2 (pt)
WO (1) WO2007106014A1 (pt)

Families Citing this family (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101817344B (zh) * 2010-04-14 2013-06-12 奇瑞汽车股份有限公司 一种自动驻车-辅助起步系统及其控制方法
US8924115B2 (en) * 2010-12-22 2014-12-30 Caterpillar Inc. System and method for controlling a brake system
US8739944B1 (en) * 2011-05-13 2014-06-03 Larry Goodman Electronic parking brake actuator
US9709113B2 (en) * 2012-06-12 2017-07-18 Roger Mercure Safety actuation mechanism for trailer electric drum brake
US9381895B1 (en) * 2012-12-07 2016-07-05 Randall H. SMATHERS Parking brake safety system
CN104859631B (zh) * 2015-05-14 2017-08-25 广东欧珀移动通信有限公司 一种检测车辆辅助制动器的方法、装置及系统
GB201519671D0 (en) * 2015-11-06 2015-12-23 Vision Tech Uk Ltd Vehicle safety braking system
US10118597B2 (en) 2015-11-18 2018-11-06 Bendix Commercial Vehicle Systems Llc Parking brake controller an method to maintain a trailer air supply
US9873413B2 (en) 2015-12-16 2018-01-23 David J. Oberheu Parking brake remote actuation
EP3838344A1 (en) 2016-03-01 2021-06-23 Intraop Medical Corporation Electron beam radiation system useful for therapeutic applications
US10232859B2 (en) 2016-12-13 2019-03-19 Caterpillar Underground Mining Pty Ltd Control system for a machine
DE102017204178A1 (de) * 2017-03-14 2018-09-20 Robert Bosch Gmbh Verfahren und Vorrichtung zur Absicherung der Funktionsfähigkeit eines Bedienelements einer Parkbremse
US11685347B2 (en) * 2017-04-20 2023-06-27 Volvo Truck Corporation Device/method for parking brake assistance
US10286904B2 (en) * 2017-06-12 2019-05-14 GM Global Technology Operations LLC Autonomous vehicle parking methods and systems
DE102017214455A1 (de) * 2017-08-18 2019-02-21 Robert Bosch Gmbh Verfahren zum Betreiben eines Bremssystems mit einer automatisierten Feststellbremse
JP2019164444A (ja) 2018-03-19 2019-09-26 トヨタ自動車株式会社 駐車支援装置
CN108909693B (zh) * 2018-04-02 2020-05-19 浙江吉利控股集团有限公司 一种乘车人员上下车的安全防护系统及其方法
US10773694B2 (en) 2018-06-05 2020-09-15 Ktag Group, Inc. Anti-theft electronic parking brake actuator
CN109733357B (zh) * 2018-12-28 2021-05-11 芜湖文青机械设备设计有限公司 一种基于座椅感应的汽车安全制动系统及其制动方法
EP3904170B1 (en) * 2020-04-28 2023-07-12 KNORR-BREMSE Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH Brake operation device
CN114454833A (zh) * 2022-04-12 2022-05-10 浙江工业大学 一种用于氢气运输的长管拖车安全连锁系统及其控制方法

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3735834A (en) * 1971-12-27 1973-05-29 Dale C Brothers Warren Vehicle anti-theft system combination
JPS5943254U (ja) * 1982-09-17 1984-03-21 株式会社小松製作所 駐車ブレ−キの警報装置
JPS6060353U (ja) * 1983-10-03 1985-04-26 マツダ株式会社 電動駐車ブレ−キ装置
JPS6154962U (pt) * 1984-09-14 1986-04-12
JPH03266757A (ja) * 1990-03-16 1991-11-27 Shin Caterpillar Mitsubishi Ltd 車輌のセフティロック装置
EP0564671B1 (de) * 1992-04-06 1995-10-18 Niess, Rosa Vorrichtung zur Diebstahlsicherung
JPH1095319A (ja) * 1996-09-25 1998-04-14 Fujitsu Ten Ltd 車両制動装置
US6450587B1 (en) * 1998-07-01 2002-09-17 55 Brake Company Vehicle brake safety system apparatus and methods
WO2000015480A2 (en) * 1998-07-01 2000-03-23 Dale Maslonka Automatic air parking brake lock and method
DE10038786C2 (de) * 2000-08-09 2002-09-19 Kurt Fuechtler Elektronisch gesteuertes Feststellbremsaggregat für ein Kraftfahrzeug
US20040124697A1 (en) * 2000-12-04 2004-07-01 Macgregor G. David Vehicle brake safety system apparatus and methods
JP4314747B2 (ja) * 2001-01-16 2009-08-19 株式会社デンソー 車両のためのドアロック制御システム及び車両用ドアロック制御装置
AUPS076402A0 (en) * 2002-02-26 2002-03-21 Bassett, Fred Automatic park brake for vehicles

Also Published As

Publication number Publication date
US20090314590A1 (en) 2009-12-24
SE530381C2 (sv) 2008-05-20
JP2009530156A (ja) 2009-08-27
WO2007106014A1 (en) 2007-09-20
CN101395048A (zh) 2009-03-25
SE0600600L (sv) 2007-09-16
EP1996436A1 (en) 2008-12-03
EP1996436A4 (en) 2010-09-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0709389A2 (pt) um sistema para acionamento automaticamente do freio de estacionamento em um veìculo
US6634721B2 (en) Trailer locking device
CA2714179C (en) Anti-theft security device for a vehicle coupling
US4866963A (en) Security system for loading doors
US5942971A (en) Anti-theft tire disabling device
WO2006089284A3 (en) System and method for vehicle theft-prevention
US9254828B2 (en) Safety valve for trailer
KR20190061001A (ko) 원격으로 작동되는 차량 도난 방지 장치
US4519653A (en) Anti-theft lock device
US20030006886A1 (en) System for disabling vehicles having air brake systems
US5747886A (en) Pneumatic antitheft apparatus with alarm
US6923509B1 (en) Cargo trailer anti-terrorist and anti-theft system
EP1884420A2 (en) Theft prevention of a vehicle by credential verification of a vehicle driver before unlocking a parking control member
US8371600B2 (en) Fifth wheel with anti-theft protection device
KR100256174B1 (ko) 자동차의 보안 및 안전 시스템
US5399002A (en) Security brake system
EP0152277A1 (en) Goods vehicle locking arrangement
EP0531397B1 (en) Vehicle anti-theft arrangement
US5619872A (en) Steering wheel anti-theft device
TW528692B (en) Theft-prevention method for vehicle and the device
JP2005225268A (ja) 携帯式通信端末、移動支援装置および移動支援システム
US20240101080A1 (en) System and method for the automatic deployment of a park control valve in an air braking vehicle
KR0126075Y1 (ko) 자동차 도난방지를 위한 가속페달 고정장치
GB2266611A (en) Vehicle anti-theft systems
KR200249744Y1 (ko) 자동차도난방지장치

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]