BRPI0709248A2 - dispositivo de distribuição de produto fluido - Google Patents
dispositivo de distribuição de produto fluido Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0709248A2 BRPI0709248A2 BRPI0709248-2A BRPI0709248A BRPI0709248A2 BR PI0709248 A2 BRPI0709248 A2 BR PI0709248A2 BR PI0709248 A BRPI0709248 A BR PI0709248A BR PI0709248 A2 BRPI0709248 A2 BR PI0709248A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- fluid product
- reservoir
- chamber
- dispensing device
- product dispensing
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B65—CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
- B65D—CONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
- B65D83/00—Containers or packages with special means for dispensing contents
- B65D83/0005—Containers or packages provided with a piston or with a movable bottom or partition having approximately the same section as the container
- B65D83/0033—Containers or packages provided with a piston or with a movable bottom or partition having approximately the same section as the container the piston being a follower-piston and the dispensing means comprising a hand-operated pressure-device at the opposite part of the container
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Containers And Packaging Bodies Having A Special Means To Remove Contents (AREA)
- Reciprocating Pumps (AREA)
Abstract
<B>DISPOSITIVO DE DISTRIBUIçãO DE PRODUTO FLUIDO<D>Dispositivo de distribuição de produto fluidocompreendendo um reservatório (R) de volume útil variável que compreende um barril de deslizamento estanque (100) e um pistão seguidor (2) em contato de deslizamento estanque no referido barril, os meios de distribuição (3) aptos a pór o produto fluido armazenado no reservatório sob pressão de maneira a retirar uma parte do produto fluido através de um orifício de distribuição (37), e sob baixa pressão de maneira a deslocar o pistão seguidor no sentido de uma diminuição do volume útil do reservatório, os meios anti-retorno aptos a impedir qualquer deslocamento substancial do pistão seguidor no sentido de um aumento do volume útil do reservatório, em que os meios anti-retorno compreendem pelo menos uma câmara de volume variável que se preenche com o produto fluido proveniente do reservatório em fase de baixa pressão.
Description
DISPOSITIVO DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTO FLUIDO
A presente invenção refere-se a um dispositivo de distribuição de produto fluido. Em particular, a presente invenção refere-se a um dispositivo de distribuição especialmente adaptado à distribuição de produto fluido que apresenta uma consistência viscosa.
Domínios de aplicação privilegiados, mas não exclusivos, da presente invenção compreendem a cosmética, a perfumaria e a farmácia.
Na técnica anterior, numerosos dispositivos permitindodistribuir um produto fluido contido em um reservatório são mencionados. Geralmente, este dispositivo utiliza meios de distribuição, tal como um sistema de bombeamento, ligado ao reservatório. A fim de solicitar estes meios de distribuição, um órgão de acionamento sobre o qual o utilizador pode exercer uma pressão digital habitualmente prevista.
No entanto, tais dispositivos apresentam um certo número de inconvenientes. Em particular, estes dispositivos não permitem necessariamente evitar um contacto do produto fluido com o ar atmosférico externo, com a origem de contaminações microbiológicas do referido produto e/ou modificações físico-químicas deste produto. Tal modificação pode, por exemplo, ser uma oxidação ou uma secagem do produto que fica, então mais difícil de distribuir e aplicar sobre uma dada superfície, tal como uma superfície cutânea.
Este problema é freqüentemente encontrado durante a utilização de referidos meios de distribuição "com a retomada de ar" na qual a distribuição de um volume deproduto cria no reservatório uma baixa pressão compensada por uma entrada de ar atmosférico no reservatório que vem, então diretamente ao contacto do produto fluido.
A fim de contornar este problema, os referidos meios de distribuição "airless" ou "sem retomada de ar" foram proposto. Tais sistemas geralmente utilizam um reservatório cujo volume útil, isto é o volume exclusivamente dedicado a conter o produto fluido para distribuir, varia a cada distribuição de produto fluido.
Tal sistema pode, por exemplo, comportar um reservatório com o interior do qual um pistão seguidor desliza em contato de fricção estanque. Neste caso, o pistão seguidor é assimilável a uma parede que define o fundo do reservatório, que se desloca no sentido de uma diminuição do volume útil do reservatório após cada acionamento dos meios de distribuição. Na realidade, quando um utilizador solicita os meios de distribuição, esta solicitação gera uma colocação sob pressão do produto fluido incompressivel contido no reservatório. Tal colocação sob pressão pode então gerar um deslocamento inicial do pistão seguidor no sentido de um aumento do volume útil do reservatório, e ter por conseqüência provocar uma liberação defeituosa do produto fluido contido no reservatório através do orifício de distribuição.
A fim de superar este problema, uma solução da técnicaanterior consiste em utilizar meios anti-retorno para o pistão seguidor. Tais meios anti-retorno visam impedir qualquer deslocamento do pistão seguidor no sentido de um aumento do volume útil do reservatório. Estes meios antiretorno são atualmente constituídos de uma peça rígidarealizada em um material plástico duro ou de preferência em metal e é associado ao pistão seguidor. Esta peça rígida, de forma geral de bacia invertida, comporta sobre a sua circunferência entalhes geralmente arranjados sendo espaçados de maneira equicircunferencial. Estes entalhes definem entre eles uma pluralidade de garras dotadas de certa flexibilidade. Esta flexibilidade permite-lhes distender-se radialmente durante a solicitação dos meios de distribuição e assim se prender na parede interna do reservatório a fim de impedir qualquer movimento de recuo do pistão durante a colocação sob pressão do produto fluido criado pelo acionamento dos meios de distribuição. Uma vez que o produto fluido é liberado e os meios de distribuição são relaxados, uma fase de baixa pressão se instala no reservatório durante no qual os meios anti-retorno, ligados em deslocamento do pistão seguidor, se recolhem e deslocam no barril no sentido de uma diminuição do volume útil do reservatório.
No entanto, a utilização de tais meios anti-retorno apresenta diferentes inconvenientes. Primeiramente, a peça rígida deve ser dotada de uma flexibilidade adequada para não se tornar corrosiva na parede interna do reservatório quando os meios de distribuições são solicitados. Seguidamente, esta peça rígida deve apresentar uma configuração e uma dimensão precisas de forma a efetivamente se adaptar ao interior do reservatório e não obstruir o deslocamento do pistão seguidor. Além disso, a ligação de tal peça rígida ao pistão seguidor requer uma etapa suplementar na fabricação e montagem do dispositivo de distribuição. Por último, a adição de tal peça aodispositivo gera necessariamente um custo suplementar, e, por conseguinte, um custo que se torna superior.
A presente invenção tem por objetivo remediar os inconvenientes da técnica anterior supracitada.
A presente invenção tem por objetivo fornecer umdispositivo de distribuição que garante uma distribuição regular e sensivelmente reprodutível de produto fluido a cada acionamento dos meios de distribuição. Assim a presente invenção tem por objetivo fornecer um dispositivo de distribuição de produto fluido que evita qualquer deslocamento retrógrado do pistão seguidor no sentido de um aumento do volume útil do reservatório durante o acionamento dos meios de distribuição.
A presente invenção tem ainda por objetivo fornecer um dispositivo de distribuição de produto fluido simples e pouco dispendioso para fabricar.
A presente invenção tem então por objeto um dispositivo compreendendo um reservatório de produto fluido de volume útil variável que compreende um barril de deslizamento estanque e um pistão seguidor em contato de deslizamento estanque no referido barril, os meios de distribuição aptos a pôr o produto fluido armazenado no reservatório sob pressão de maneira a retirar uma parte do produto fluido através de um orifício de distribuição, e sob baixa pressão de maneira a deslocar o pistão seguidor no sentido de uma diminuição do volume útil do reservatório, os meios anti-retorno adaptados a impedir qualquer deslocamento substancial do pistão seguidor no sentido de um aumento do volume útil do reservatório, no qual os meios anti-retorno compreendem pelo menos umacâmara de volume variável que se preenche com o produto fluido proveniente do reservatório em fase de baixa pressão. Em outros termos, o volume da referida câmara aumenta com o deslocamento do pistão seguidor no sentido de uma diminuição do volume útil do reservatório.
Vantajosamente, a referida câmara compreende uma parede móvel removível em fase de baixa pressão.
Vantajosamente, o referido reservatório se comunica com a referida câmara através de uma passagem fornecida de um dispositivo unidirecional apto a permitir seletivamente o enchimento da câmara e impedir a descarga da câmara.
Vantajosamente, o referido dispositivo unidirecional é uma válvula anti-retorno.
Em alternativa, o referido dispositivo unidirecional pode ser formado pelo menos por um orifício de passagem que apresenta uma seção reduzida em relação ao orifício de distribuição.
Vantajosamente, a referida passagem é formada sobre a parede móvel.
Vantajosamente, a referida parede móvel é ligada aopistão seguidor.
Vantajosamente, o dispositivo comporta uma chaminé fixa, o referido pistão seguidor compreendendo uma manga montada em contato de deslizamento estanque na referida chaminé, a parede móvel estando ligada a manga e definindo, com a chaminé, a câmara anti-retorno.
Vantajosamente, a referida chaminé e o referido barril de deslizamento apresentam ambos uma configuração cilíndrica, a referida chaminé ocupando uma posição sensivelmente central relativamente ao referido barril demodo que a referida chaminé e o referido barril sejam concêntricos, e de preferência uma só peça.
Vantajosamente, o referido reservatório ocupa uma posição axial intermediária entre o orifício de distribuição e a câmara de volume variável, a direção de escoamento do fluido através da referida passagem na referida câmara de volume variável oposta à direção de expulsão do fluido através do orifício de distribuição.
Vantajosamente, os referidos meios de distribuiçãocompreendem uma membrana elasticamente deformável e uma impulsionador sobre o qual pode-se apoiar manualmente para deformar a referida membrana.
Vantajosamente, o referido orifício de distribuição é obturado seletivamente por uma válvula de saída.
Vantajosamente, o pistão seguidor desloca-se no barrilde acordo com uma direção axial X, o aumento de volume da câmara C se faz na direção axial X. De acordo com um outro aspecto, o pistão seguidor toma apoio, em fase de pressão, sobre a câmara C preenchida de produto fluido.
Um dos princípios da câmara reside no fato que ela agecomo um macaco hidráulico unidirecional que pode apenas se alongar, e nunca se contrair. Assim, a câmara cria uma coluna de produto fluido, por definição incompressível, sobre a qual o pistão seguidor toma apoio quando o produtofluido armazenado no reservatório é posto sob pressão. Uma vantagem da presente invenção é utilizar uma parte muito pequena do produto fluido armazenado no reservatório para criar esta coluna de produto fluido. A função anti-retorno é, por conseguinte garantida sem que seja necessárioacrescentar uma peça suplementar, como é o caso na técnicaanterior.
Outras características e vantagens da presente invenção aparecerão mais claramente durante a descrição detalhada seguinte feita em referência aos desenhos em anexo, dados unicamente a título de exemplos não limitativos, e sobre os quais:
- a figura 1 é uma vista esquemática em seção de um dispositivo de distribuição de produto fluido de acordo com um primeiro modo de realização da presente invenção;
- as figuras 2b, 2b e 2c mostram o funcionamento dodispositivo ilustrado sobre a figura 1.
- a figura 3 é uma vista esquemática em seção de um dispositivo de distribuição de produto fluido de acordo com um segundo modo de realização da presente invenção; e
- a figura 4 é uma vista esquemática em seção de umdispositivo de distribuição de produto fluido de acordo com um terceiro modo de realização da presente invenção.
Em referência a figura 1, é representado um modo de realização particular de um dispositivo de distribuição deproduto fluido de acordo com a presente invenção. Demaneira geral, o dispositivo de acordo com a presente invenção comporta um corpo 1, um pistão seguidor 2 montado no interior do corpo, os meios de distribuição 3 ligados ao corpo por meio de uma peça de fixação 4, e um elemento deacionamento 5 aptos a ser prensados manualmente para acionar os referidos meios de distribuição. As diferentes peças constitutivas do dispositivo vão agora ser descritas de maneira mais detalhada.
O corpo 1 comporta uma parede lateral 10 compreendendouma extremidade superior aberta e uma extremidade inferiorfechada por uma parede de fundo 11. As paredes lateral e de fundo apresentam cada uma superfície interior respectivamente 100 e 110 que definem juntas o volume potencial global do referido corpo. O corpo pode vantajosamente apresentar uma forma geral de vaso ou vasilha e especialmente a superfície interior 100 apresenta vantajosamente uma configuração perfeitamente cilíndrica. Tal que será visto por último neste relatório, tal configuração cilíndrica desta superfície interior é particularmente útil na presente invenção dado que esta superfície forma em na realidade um barril de deslizamento para o pistão seguidor 2.
A parede de fundo comporta um orifício de ventilação 13 e uma chaminé 12. O orifício de ventilação 13 é um orifício que atravessa através da parede de fundo fazendo comunicação com o interior do corpo com o ar atmosférico exterior. A chaminé projeta-se para cima a partir da referida parede de fundo de modo que esta chaminé apresenta uma extremidade inferior fechada pela referida parede de fundo e uma extremidade superior aberta definida por um bordo superior 120. Tal chaminé pode então ser assimilada a uma união cega. Esta chaminé pode ser, como nos modos de realização ilustrados, realizados em uma só peça com o referido corpo (e em particular com a referida parede de fundo) , ou seja, uma peça aplicada apta a ser mantida fixamente no referido corpo (e em particular sobre a referida parede de fundo), por exemplo, por travamento por lingüeta, colagem, soldagem, aparafusamento, etc. Vantajosamente, a referida chaminé 12 apresenta uma configuração cilíndrica e ocupa uma posição sensivelmentecentral relativamente à referida superfície interior 100 da parede lateral do corpo de modo que esta chaminé e esta superfície interior sejam concêntricas.
O pistão seguidor 2 comporta uma placa sensivelmente radial 20 fornecida ao exterior das bordas de deslizamento 21 e em seu centro uma manga 22. Mais exatamente, as bordas de deslizamento 21 se Estendem de maneira circunferencial ao exterior da placa radial 20. A manga 22 projeta-se para baixo a partir da placa radial 20. Esta manga 22 forma interiormente um conduto que, como visível sobre a figura 1, apresenta uma extremidade inferior livre 220, que preenche uma dupla função. Esta extremidade define exteriormente um bordo de estanqueidade destinado a deslizar de maneira Estanque na chaminé 12. Esta 1extremidade livre define interiormente um local de válvula apto a cooperar com uma válvula anti-retorno 24. Esta válvula comporta um pé 240 montado deslizante em um anel 23 ligado a manga 22 e um disco 241 apto estar em apoio estanque seletivo sobre o local formado pela extremidade livre 220. A função desta válvula será melhor explicada na seguinte descrição. A extremidade livre 220 e o disco 241 definem juntos uma parede 25 que é ligada a manga 22, mas móvel em relação a chaminé 12, dado que a manga vai deslizar na chaminé.
O pistão seguidor 2 é inserido no interior do corpo 1através de sua extremidade superior aberta. As bordas de deslizamento 21 estabelecem então um contato de deslizamento estanque no barril 100 da parede lateral 10 do corpo. A manga 22 recebida no interior da chaminé 12 e estabelecido com a referida chaminé um contato dedeslizamento estanque. Este contato estanque resulta da cooperação do bordo de estanqueidade da manga 22 com a referida chaminé 12. Em alternativa, a chaminé pode formar um bordo de estanqueidade em deslizamento estanque ao redor da manga. Por exemplo, tal bordo de estanqueidade pode se estender radialmente para o exterior a partir da extremidade livre 220 da manga e/ou pode se estender radialmente para o interior a partir do bordo superior 120 da chaminé.
Como visível sobre a figura 1, a superfície interior110 da parede de fundo do corpo, a chaminé 12 e a parede 25 definem juntas uma câmara de produto fluido C de volume variável. Inicialmente, esta câmara C pode estar totalmente vazia. Contudo, esta câmara 120 vai aumentar de volume por deslocamento da parede 25, que é, por conseguinte uma parede móvel da câmara. O deslocamento da parede vai ser gerado pelo deslocamento do pistão seguidor no sentido de uma diminuição do volume útil do reservatório, como se verá em seguida.
Os meios de distribuição 3 compreendem um canal dedistribuição de produto fluido 31 e uma membrana de elasticamente deformável 30 ligada a uma outra por uma saliência externa 32. A membrana 30 se alarga para o exterior a partir desta saliência 32. Esta membrana apresenta então uma forma geral de cúpula. Além disso, os meios de distribuição podem compreender um anel 33, por exemplo, ligado ao canal de distribuição 31, formando um elemento de apoio para uma válvula de saída 7. A válvula de saída 7 pode ser de configuração similar a válvula anti-retorno 2 (tal como ilustrado sobre a figura 1) oudiferente. A válvula 7 repousa de maneira estanque sobre um local de válvula 34 que é aqui formado pelo bordo superior do canal 31. Na ausência de pressão ou em fase de baixa pressão, a válvula repousa sobre o seu local, então na fase de sobrepressão ou de distribuição, a válvula é separada de seu local formando assim um orifício de distribuição 37, que é aqui anular. A forma de realização dos meios de distribuição, similar aqui a um sistema de bombeamento não é limitativo para a utilização da presente invenção. Na realidade, todos os meios de distribuição aptos a gerar uma colocação sob pressão do fluido contido no reservatório podem ser utilizados.
Os meios de distribuição 3 são associados ao corpo por meio de um elemento de fixação 4. Este elemento de fixação comporta um anel de fixação 40 e uma bacia 41. Para montar os meios de distribuição sobre o corpo, a membrana elasticamente deformável 30 é fixamente conectada a bacia 41 enquanto o anel de fixação 40 é fixamente montado sobre a extremidade superior aberta do corpo 1. A fim de limitar esta montagem, o anel de fixação pode compreender um rebordo radial 4 00 apto a vir se fixar sobre a extremidade superior do corpo. Naturalmente, este elemento de fixação é somente um exemplo de realização que não é limitativo para a utilização da presente invenção. Por exemplo, o elemento de fixação poderia ser um elemento para aparafusar, para reter ou para cravar sobre a extremidade superior do corpo.
Assim, um reservatório de produto fluido R é definido pelo pistão seguidor 2, pelo barril 100, pela bacia 41 e pela membrana 30. Este reservatório é de preferência inteiramente preenchido de produto fluido, como pode servisto sobre a figura 1. Este reservatório R é de capacidade variável pela deformação da membrana 30 e deslocamento do pistão seguidor 2. Se comunica com o orifício de distribuição 3 7 através da manga 2 2 do pistão seguidor e do canal 31.
0 elemento de acionamento ou impulsionador 5 comporta uma superfície de apoio digital 50 a partir do qual se estendem para baixo uma saia periférica 51 e um elemento de transmissão de força 52. O elemento de acionamento 5 é ligado aos meios de distribuição 3 posicionando o elemento de transmissão de força 52 de forma apertada ao redor do canal de distribuição 30. Na posição final de montagem, o elemento de transmissão de força 52 vem em apoio contra o recuo externo 32 dos meios de distribuição. A saia periférica coloca-se ao interior do anel de fixação 40. Uma pressão exercida sobre a superfície 50 do impulsionador tem então por efeito deslocar axialmente o impulsionador de acordo com o eixo X, o que gera uma deformação da membrana 30. O anel de fixação 40 pode então desempenhar um papel deorientação da saia periférica sobre toda o percurso deacionamento do impulsionador. Tal modo de realização do elemento de acionamento não é naturalmente limitativo para a aplicação da presente invenção.
Além disso, uma cobertura 6 pode ser montada sobre o dispositivo de distribuição de produto fluido. Em posição de montagem, esta cobertura pode colocar-se em de forma apertada ao redor do anel de fixação 40. A compressão axial da cobertura 6 pode ser limitada pela projeção radial 400 do elemento de fixação. Além disso, a cobertura 6 podecompreender uma protuberância 60 que pode vir em apoiocontra a válvula de saída 7 de forma a inserir a referida válvula contra a extremidade superior do canal de distribuição 50 e impedir assim qualquer distribuição acidental do produto fluido contido no interior do volume útil do reservatório.
O princípio de funcionamento do dispositivo de distribuição de produto fluido de acordo com a invenção vai agora ser descrito de maneira mais detalhada em referência as figuras 1, 2a, 2b e 2c.
Sobre a figura 2a, a cobertura 6 é retirada e odispositivo de distribuição de produto fluido é acionado exercendo uma pressão sobre a superfície de apoio digital 50. O elemento de transmissão de força 52 solicita então a membrana 30 que é então deformada e pondo assim sob pressão o produto fluido incompressível contido no interior do volume útil do reservatório. Esta colocação sob pressão gera então uma distribuição de produto fluido através do orifício de distribuição 37 formando-se entre a válvula de saída 7 e o canal de distribuição 31. No momento de colocação sob pressão, a válvula anti-retorno 24 da manga 22 fecha-se bloqueando assim qualquer comunicação entre o reservatório Rea câmara C. 0 fechamento da válvula 24 é comandado pela subida de pressão na câmara C que é muito mais rápida e mais importante que no reservatório R. Isto resulta da diferença importante entre o diâmetro do reservatório e o da câmara. 0 disco 241 da válvula 24 então é inserido sobre o seu local formado pela extremidade livre 220 da manga. Não há então nenhuma passagem de fluido entre o reservatório e a câmara. 0 fluido contido na câmara C forma assim camadas ou coluna de fluido incompressível e opistão seguidor toma apoio sobre esta coluna, o que o impede de deslocar-se no sentido de um aumento do volume útil do reservatório na hora de um acionamento dos meios de distribuição. Assim, qualquer deslocamento do pistão seguidor em afastamento do orifício de distribuição 72 é impedido. A parede 25 formada na extremidade inferior da manga continua estática durante esta fase de sobrepressão.
Sobre a figura 2b, a compressão dos meios de distribuição 3 é parada. Neste momento, a membrana elasticamente deformável 30, dotada de uma memória de forma, retorna para sua forma de origem. Este retorno a sua forma de origem cria então no interior do volume útil do reservatório uma baixa pressão. Esta baixa pressão tem por efeito deslocar o pistão seguidor para cima no sentido de uma diminuição do volume útil do reservatório. Nesta fase de baixa pressão, os bordos de deslizamento 21 e a manga 22 deslocam-se em contato de deslizamento estanque respectivamente no barril 10 e na chaminé 12. O deslocamento da manga na chaminé tem por efeito deslocar a parede móvel 25 que incorpora a válvula anti-retorno 24. O deslocamento da parede 25 se acompanha por uma abertura da válvula 24, pois a baixa pressão na câmara C cresce mais rapidamente que no reservatório R. Isto é de novo a diferença importante entre o diâmetro do reservatório e o da câmara. Assim, o deslocamento da parede 25 e a abertura concomitante da válvula 24 têm por efeito fazer penetrar o produto fluido proveniente do reservatório R na câmara C. Isto tem por conseqüência, aumentar o volume útil da câmara C aumentando a altura axial da coluna de produto fluido que vai servir de apoio ao pistão seguidor durante a próximafase de sobrepressão.
Sobre a figura 2c, a membrana elasticamente deformável 30 retoma a sua configuração de origem. O dispositivo de distribuição de produto fluido é assim retornado a sua posição de repouso e os meios de distribuição 3 são novamente acionados. Como visível sobre esta figura, a câmara C contém um volume de fluido superior ao volume de fluido presente antes do acionamento dos referidos meios de distribuição.
Se o dispositivo de distribuição for novamenteacionado, a mesma seqüência de funcionamento se produz. Assim, cada acionamento dos meios de distribuição provoca um aumento sucessivo do volume da câmara C. Em outros termos, o volume da referida câmara aumentará seqüencialmente a cada deslocamento do pistão seguidor no sentido de uma diminuição do volume útil do reservatório. Assim, a cada fase de sobrepressão, o pistão seguidor pode se apoiar sobre uma coluna de fluido incompressível sempre mais alta alimentada pelo reservatório R em fase de baixa pressão. A câmara C assegura assim de maneira repetida uma função anti-retorno do pistão seguidor durante as fases de sobrepressão. O produto fluido necessário para preencher a câmara C é mínimo, em comparação com o volume do reservatório R. A proporção é de 1/40. A perda de produto fluido é, então de cerca de 2,5%, o que continua a ser muito pouco.
A válvula anti-retorno 24 constitui um modo de realização vantajoso para um dispositivo unidirecional apto a seletivamente e momentaneamente formar uma passagem de enchimento da câmara C provindo do reservatório R. Tal comopreviamente visto, tal dispositivo assegura um enchimento da câmara unicamente em fase de baixa pressão do reservatório e impede o esvaziamento desta câmara em fase de colocação sob pressão do fluido contido no reservatório.
Outras formas de válvulas anti-retorno, tais como uma válvula com esfera ou uma válvula com membrana flexível poderiam ser igualmente utilizadas.
As figuras 3 e 4 mostram outros modos de realização de dispositivos unidirecionais que podem ser utilizados em um dispositivo de distribuição de produto fluido de acordo com a presente invenção.
Sobre a figura 3, o dispositivo unidirecional é uma válvula que compreende uma parede transversal 221 ligada em deslocamento com a manga 22. Esta parede é atravessada por um orifício que pode ser fechado seletivamente por meio de uma lingüeta rígida ou flexível 222. O acionamento dos meios de distribuição 3 põe o produto fluido contido no reservatório sob pressão. A lingüeta 222 se insere então contra a parede 221 e interdita qualquer passagem de produto fluido do reservatório para a câmara C. Ao contrário, em fase de baixa pressão, o pistão seguidor é deslocado no sentido de uma diminuição do volume útil do reservatório e a lingüeta 22 é retirada da parede 221. Este deslocamento da lingüeta forma uma passagem entre o volume útil do reservatório e a câmara 120 permitindo assim o enchimento da câmara 120.
Sobre a figura 4, o dispositivo unidirecional compreende uma parede transversal 223 ligada em deslocamento da manga 22. Esta parede comporta um ou vários orifícios de passagem 224 que apresentam cada um uma seçãoreduzida em relação à do orifício de distribuição. De maneira similar aos outros modos de realização, o acionamento dos meios de distribuição põe o produto fluido contido no reservatório sob pressão. No entanto, a dimensão dos orifícios de passagem 224 não permite ao produto fluido contido no volume útil do reservatório chegar a câmara C, pois a pressão fluídica que reina na câmara C é então bem superior à pressão fluídica que reina no volume útil do reservatório. Ao contrário, em fase de baixa pressão, o produto fluido contido no volume útil do reservatório pode passar através destes orifícios passagem 224. A câmara C então é preenchida com o produto fluido proveniente do reservatório.
Em todos os modos de realização, o pistão seguidor se apóia sobre uma câmara que compreende uma parede móvel 25 que é aqui ligada do pistão seguidor. 0 deslocamento do pistão seguidor faz aumentar o volume da câmara através de um dispositivo de passagem unidirecional com o produto fluido proveniente do reservatório. A câmara é disposta aqui axialmente de maneira oposta ao orifício de distribuição, mas pode-se prever outras configurações.
Embora a presente invenção seja descrita em referência a modos de realização particulares deste, é claro que não é limitada por estes modos de realização. Pelo contrário, um 25 técnico pode fornecer qualquer alteração útil sem sair do quadro da presente invenção tal como foi definida pelas reivindicações anexadas.
Claims (15)
1. - Dispositivo de distribuição de produto fluido compreendendo:- um reservatório (R) de volume útil variável que compreende um barril deslizamento estanque (100) e umpistão seguidor (2) em contato deslizamento estanque no referido barril,- meios de distribuição (3) aptos a pôr o produto fluido armazenado no reservatório sob pressão de maneira aretirar uma parte do produto fluido através de um orifício de distribuição (37), e sob baixa pressão de maneira a deslocar o pistão seguidor no sentido de uma diminuição do volume útil do reservatório,meios anti-retorno aptos a impedir qualquerdeslocamento substancial do pistão seguidor no sentido de um aumento do volume útil do reservatório,caracterizado pelo fato de que os meios anti-retorno compreendem pelo menos uma câmara de volume variável (C) que se preenche com o produto fluido proveniente doreservatório em fase de baixa pressão.
2. Dispositivo de distribuição de produto fluido, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o volume da referida câmara (C) aumenta com o deslocamento do pistão seguidor (2) no sentido de umadiminuição do volume útil do reservatório.
3. Dispositivo de distribuição de produto fluido, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a referida câmara (C) compreende uma parede móvel (25) removível em fase de baixa pressão.
4. Dispositivo de distribuição de produto fluido, deacordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o referido reservatório se comunica com a referida câmara através de uma passagem (121; 224) fornecida de um dispositivo unidirecional (220, 24; 221, 222; 223;224) apto a seletivamente permitir o enchimento da câmara e impedir um esvaziamento da câmara.
5. Dispositivo de distribuição de produto fluido, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o referido dispositivo unidirecional (220, 24; 221, 222) é uma válvula anti-retorno.
6. Dispositivo de distribuição de produto fluido, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o referido dispositivo unidirecional é formado por pelo menos um orifício de passagem (224) que apresenta uma seçãoreduzida em relação à do orifício de distribuição.
7. Dispositivo de distribuição de produto fluido, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 ou 4, caracterizado pelo fato de que a referida passagem é formada pela parede móvel (25).
8. Dispositivo de distribuição de produto fluido, deacordo com qualquer uma das reivindicações 3, 4, 5, 6 ou 7, caracterizado pelo fato de que a referida parede móvel (25) é ligada ao pistão seguidor (2).
9. Dispositivo de distribuição de produto fluido, deacordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que comporta uma chaminé fixa (12), o referido pistão seguidor (2) compreendendo uma manga (22) montada em contato de deslizamento estanque na referida chaminé (12) , a parede móvel sendo ligada a manga e definindo, com a chaminé, a câmara (C).
10. Dispositivo de distribuição de produto fluido, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a referida chaminé (12) e o referido barril de deslizamento (10 0) são ligados um ao outro e apresentam ambos uma configuração cilíndrica, a referida chaminé (12) ocupando uma posição sensivelmente central relativamente ao referido barril (100) de modo que a referida chaminé (12) e o referido barril sejam concêntricos, e de preferência uma só peça.
11. Dispositivo de distribuição de produto fluido, deacordo com qualquer uma das reivindicações 4, 5, 6, 7, 8, 9 ou 10, caracterizado pelo fato de que o reservatório (R) ocupa uma posição axial intermediária entre o orifício de distribuição (33) e a câmara (C) , a direção de escoamento do fluido através da referida passagem na referida câmara (C) estando oposta à direção de expulsão do fluido através do orifício de distribuição (37).
12. Dispositivo de distribuição de produto fluido, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5,-6, 7, 8, 9, 10 ou 11, caracterizado pelo fato de que o pistão seguidor (2) desloca-se no barril (100) de acordo com uma direção axial X, o aumento de volume da câmara (C) se faz na direção axial X.
13. Dispositivo de distribuição de produto fluido, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5,-6, 7, 8, 9, 10, 11 ou 12, caracterizado pelo fato de que o pistão seguidor (2) toma apoio, em fase de pressão, sobre a câmara (C) preenchida de produto fluido.
14. Dispositivo de distribuição de produto fluido, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5,-6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 ou 13, caracterizado pelo fato de que os referidos meios de distribuição (3) compreendem uma membrana elasticamente deformável (30) e um elemento de acionamento (5) sobre o qual se pode apoiar manualmente para deformar a referida membrana (30).
15. Dispositivo de distribuição de produto fluido, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, --8, 9, 10, 11, 12, 13 ou 14, caracterizado pelo fato de que o referido orifício de distribuição (37) é seletivamente fechado por uma válvula de saída (7).
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR0651077 | 2006-03-29 | ||
FR0651077A FR2899136B1 (fr) | 2006-03-29 | 2006-03-29 | Dispositif de distribution de produit fluide |
PCT/FR2007/050957 WO2007110528A1 (fr) | 2006-03-29 | 2007-03-20 | Dispositif de distribution de produit fluide |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0709248A2 true BRPI0709248A2 (pt) | 2011-07-12 |
Family
ID=37441821
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0709248-2A BRPI0709248A2 (pt) | 2006-03-29 | 2007-03-20 | dispositivo de distribuição de produto fluido |
Country Status (8)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US8066153B2 (pt) |
EP (1) | EP2004521B1 (pt) |
CN (1) | CN101389549B (pt) |
BR (1) | BRPI0709248A2 (pt) |
DE (1) | DE602007006777D1 (pt) |
ES (1) | ES2346586T3 (pt) |
FR (1) | FR2899136B1 (pt) |
WO (1) | WO2007110528A1 (pt) |
Families Citing this family (9)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
WO2009141510A1 (fr) * | 2008-05-20 | 2009-11-26 | Sannier Gerard | Distributeur de gel |
EP2403775A4 (en) * | 2009-03-03 | 2012-08-01 | Gidi Shani | VOLUME-ADAPTED CONSERVATION AND INCLUSION SYSTEM |
FR2950272B1 (fr) | 2009-09-23 | 2012-06-01 | Oreal | Distributeur de produit cosmetique sur une surface de reception, dispositif de distribution et procede associe. |
KR101556652B1 (ko) * | 2013-04-10 | 2015-10-01 | (주)연우 | 어플리케이터가 구비된 튜브용기 |
KR101487191B1 (ko) * | 2013-07-19 | 2015-02-02 | (주)연우 | 크림타입 화장품 용기 |
FR3020051B1 (fr) * | 2014-04-16 | 2016-05-13 | Aptar France Sas | Distributeur de produit fluide. |
US10538425B2 (en) * | 2016-10-26 | 2020-01-21 | Wayne Fueling Systems Llc | Anti-fracture expansion device |
FR3088223B1 (fr) * | 2018-11-09 | 2021-08-06 | Gb Dev | Procédé de fabrication d'un dispositif distributeur de produit |
US11679403B1 (en) | 2022-02-02 | 2023-06-20 | Ries Ries Inc | Travel dispenser for dispensing a fluid |
Family Cites Families (15)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE2611644A1 (de) * | 1976-03-19 | 1977-09-29 | Henkel & Cie Gmbh | Behaelter fuer kosmetika |
DE3045048C2 (de) * | 1980-11-29 | 1986-04-17 | Bramlage Gmbh, 2842 Lohne | Spender für pastöse Massen |
DE3435576A1 (de) * | 1984-09-27 | 1986-04-10 | Josef Wischerath GmbH & Co KG, 5000 Köln | Spender fuer pastoese produkte |
US4598843A (en) * | 1984-10-11 | 1986-07-08 | Realex Corporation | Take-up piston shipping lock for viscous product dispensers |
DE3545743A1 (de) * | 1985-12-21 | 1987-06-25 | Bramlage Gmbh | Spender fuer pastoese massen |
DE3803229A1 (de) * | 1988-02-04 | 1989-08-17 | Alfred Von Schuckmann | Spender zur portionierten ausgabe pastoeser massen |
US5042694A (en) * | 1988-12-24 | 1991-08-27 | Mega-Plast Dosiersysteme Gmbh & Co. | Dispenser for pasty compositions |
US5052592A (en) * | 1989-08-14 | 1991-10-01 | Bramlage Gesellschaft Mit Beschrankter Haftung | Dispenser for paste compositions |
CN2084045U (zh) * | 1990-12-08 | 1991-09-04 | 余述平 | 膏状日化用品螺旋挤压灌装瓶 |
IT1256628B (it) * | 1992-12-04 | 1995-12-12 | Distributore di sostanze fluide, con testa deformabile | |
CN2241123Y (zh) * | 1995-12-08 | 1996-11-27 | 天津广夏保洁制品有限公司 | 双活塞式牙膏筒 |
EP0779106B1 (en) * | 1995-12-15 | 2003-02-05 | Canyon Corporation | A push-type dispenser |
DE10222375A1 (de) * | 2002-05-21 | 2003-12-04 | Alfred Von Schuckmann | Spender zur portionierten Ausgabe pastöser Massen |
DE10222356A1 (de) * | 2002-05-21 | 2003-12-04 | Alfred Von Schuckmann | Spender zur portionierten Ausgabe pastöser Massen |
BRPI0418736A (pt) * | 2004-05-06 | 2007-09-11 | Rexam Dispensing Smt | dispositivo de obturação para distribuidor de produto lìquido sem reposição de ar |
-
2006
- 2006-03-29 FR FR0651077A patent/FR2899136B1/fr not_active Expired - Fee Related
-
2007
- 2007-03-20 US US12/160,146 patent/US8066153B2/en active Active
- 2007-03-20 WO PCT/FR2007/050957 patent/WO2007110528A1/fr active Application Filing
- 2007-03-20 DE DE602007006777T patent/DE602007006777D1/de active Active
- 2007-03-20 BR BRPI0709248-2A patent/BRPI0709248A2/pt not_active IP Right Cessation
- 2007-03-20 EP EP07731772A patent/EP2004521B1/fr active Active
- 2007-03-20 ES ES07731772T patent/ES2346586T3/es active Active
- 2007-03-20 CN CN200780006193XA patent/CN101389549B/zh not_active Expired - Fee Related
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
CN101389549B (zh) | 2010-08-18 |
EP2004521A1 (fr) | 2008-12-24 |
US8066153B2 (en) | 2011-11-29 |
WO2007110528A1 (fr) | 2007-10-04 |
ES2346586T3 (es) | 2010-10-18 |
FR2899136A1 (fr) | 2007-10-05 |
CN101389549A (zh) | 2009-03-18 |
DE602007006777D1 (de) | 2010-07-08 |
EP2004521B1 (fr) | 2010-05-26 |
US20090090746A1 (en) | 2009-04-09 |
FR2899136B1 (fr) | 2008-07-04 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BRPI0709248A2 (pt) | dispositivo de distribuição de produto fluido | |
USRE35187E (en) | Fluid dispensing apparatus with prestressed bladder | |
CN102083704B (zh) | 容器内液体的分发装置 | |
US6364163B1 (en) | Refillable dispenser and cartridge | |
US7815076B2 (en) | Vacuum released valve | |
US20030201286A1 (en) | Vacuum relief device | |
US7556178B2 (en) | One-way valve and vacuum relief device | |
US20090302064A1 (en) | Elastomeric dispensing pump that can be made with as few as two components | |
HU206856B (en) | Feeding cap | |
JP2006306501A (ja) | ポンプディスペンサ及びそのバルブアセンブリ | |
US7588170B2 (en) | Dispensing unit | |
JP3476782B2 (ja) | 空気作動式シリンジの抗浮遊プランジャ | |
KR20070037095A (ko) | 분배장치 및 이를 이용한 액상물 분배 용기 | |
RU2759648C2 (ru) | Устройство для дозировки продукта с улучшенным запуском | |
KR102091210B1 (ko) | 에코 펌프 방식의 화장품 용기 | |
RU2703248C1 (ru) | Дозирующее устройство | |
TWI624412B (zh) | 內袋複合容器及分配裝置 | |
US20230028462A1 (en) | Eco-pump type cosmetic container | |
US4545506A (en) | Gas pressure operated dispensing container | |
JPH08310575A (ja) | 液体注出ポンプ | |
BR112015016596B1 (pt) | dispensador de produto fluido e método para montar um dispensador | |
US10988367B2 (en) | Container and closure element insertable into a container opening | |
JPH08301332A (ja) | 液体注出ポンプ | |
ES2526807T3 (es) | Dispensador que presenta una cámara de almacenamiento de volumen variable y conjunto de válvula unidireccional oprimible para dispensar cremas y otras sustancias | |
TW200808449A (en) | Pump for manually dispensing a fluid substance sealed in a container |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B25A | Requested transfer of rights approved |
Owner name: VALOIS S.A.S. (FR) |
|
B25D | Requested change of name of applicant approved |
Owner name: APTAR FRANCE SAS (FR) |
|
B25G | Requested change of headquarter approved |
Owner name: APTAR FRANCE SAS (FR) |
|
B08F | Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE. |
|
B08K | Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette] |
Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2372 DE 21-06-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |