BRPI0708845A2 - sistema de fixaÇço para fixar elemento de conexço de cabine para estrutura de suporte de aeronave - Google Patents

sistema de fixaÇço para fixar elemento de conexço de cabine para estrutura de suporte de aeronave Download PDF

Info

Publication number
BRPI0708845A2
BRPI0708845A2 BRPI0708845-0A BRPI0708845A BRPI0708845A2 BR PI0708845 A2 BRPI0708845 A2 BR PI0708845A2 BR PI0708845 A BRPI0708845 A BR PI0708845A BR PI0708845 A2 BRPI0708845 A2 BR PI0708845A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
arrangement
bearing
plug
bushing
support structure
Prior art date
Application number
BRPI0708845-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Matthias Hartlef
Frank Cordes
Original Assignee
Airbus Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Airbus Gmbh filed Critical Airbus Gmbh
Publication of BRPI0708845A2 publication Critical patent/BRPI0708845A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01RELECTRICALLY-CONDUCTIVE CONNECTIONS; STRUCTURAL ASSOCIATIONS OF A PLURALITY OF MUTUALLY-INSULATED ELECTRICAL CONNECTING ELEMENTS; COUPLING DEVICES; CURRENT COLLECTORS
    • H01R13/00Details of coupling devices of the kinds covered by groups H01R12/70 or H01R24/00 - H01R33/00
    • H01R13/62Means for facilitating engagement or disengagement of coupling parts or for holding them in engagement
    • H01R13/629Additional means for facilitating engagement or disengagement of coupling parts, e.g. aligning or guiding means, levers, gas pressure electrical locking indicators, manufacturing tolerances
    • H01R13/631Additional means for facilitating engagement or disengagement of coupling parts, e.g. aligning or guiding means, levers, gas pressure electrical locking indicators, manufacturing tolerances for engagement only
    • H01R13/6315Additional means for facilitating engagement or disengagement of coupling parts, e.g. aligning or guiding means, levers, gas pressure electrical locking indicators, manufacturing tolerances for engagement only allowing relative movement between coupling parts, e.g. floating connection

Landscapes

  • Installation Of Indoor Wiring (AREA)
  • Details Of Connecting Devices For Male And Female Coupling (AREA)

Abstract

SISTEMA DE FIXAÇçO PARA FIXAR ELEMENTO DE CONEXçO DE CABINE PARA ESTRUTURA DE SUPORTE DE AERONAVE. A presente invenção refere-se a um sistema de fixação para fixar um elemento de ajuste de cabine (1) com pelo menos uma instalação elétrica em uma estrutura de suporte (2) de uma aeronave. Durante instalação na estrutura de suporte (2), o elemento de ajuste de cabine (1) é fixado em sucessão por pelo menos um mancal frouxo (13) em pelo menos um grau de liberdade transíacional e então por pelo menos um mancal fixado (3) no pelo menos um grau adicional de liberdade transíacional. De modo a assegurar uma instalação aperfeiçoada e desmontagem de elementos de ajuste de cabine de cobertura da cabine com instalação elétrica e reduzir o peso devido aos componentes e também o espaço de instalação que é exigido, de acordo com a invenção um dispositivo de contato com um arranjo de bucha (17, 21) e um arranjo de plugue (18, 23) é integrado no pelo menos um mancal frouxo (13) e/ou no pelo menos um mancal fixado (3), pelo qual uma conexão elétrica é produzida entre a estrutura de suporte (2) e a instalação elétrica do elemento de ajuste da cabine (2) na fixação de pelo menos um grau de liberdade translacional.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "SISTEMA DEFIXAÇÃO PARA FIXAR ELEMENTO DE CONEXÃO DE CABINE PARAESTRUTURA DE SUPORTE DE AERONAVE".
A presente invenção refere-se a um sistema de fixação para fixarum elemento de ajuste de cabine a uma estrutura de suporte de uma aero-nave de acordo com a porção de preâmbulo da Reivindicação 1. Particular-mente, mas não exclusivamente, a invenção refere-se a elementos de cone-xão de cabine tendo pelo menos uma instalação elétrica.
O forro interno da aeronave é geralmente composto de elemen-tos individuais, em que substancialmente placas ou elementos de ajuste decabine são colocados adjacentes um ao outro em uma dada armação ouestrutura de suporte. Essas placas servem, por exemplo, como teto ou co-bertura lateral. Durante o trabalho de manutenção, essas placas de cobertu-ra devem ser capazes de serem removidas outra vez individualmente e semgrande esforço, por exemplo, de modo a serem capazes de realizar o traba-lho de manutenção atrás das placas, isto é entre o revestimento externo daaeronave e o forro interno, e elas devem então ser capazes de serem inseri-das outra vez sem dificuldade. No caso de elementos de ajuste de cabinecom componentes elétricos incorporados, isso significa que um tem que abrire fechar outra vez tanto a conexão mecânica quanto também a conexão elé-trica dos elementos de ajuste de cabine uma com a outra ou com a estruturade suporte. Nas partes de ajuste da cabine corrente que foram menciona-das, conectores mecânicos e elétricos separados são fornecidos para isso.
Por conseguinte, por exemplo, os elementos de ajuste de cabine de paredede teto são segurados por meio de três ou quatro elementos de fixação me-cânica, dois dos quais são construídos como mancais frouxos e um ou doiscomo mancais fixados. A conexão elétrica de tal elemento de ajuste de cabi-ne de parede de teto é usualmente produzida por meio de uma conexão deplugue, em que um plugue é fixamente instalado no elemento de ajuste decabine e um plugue é frouxamente montado na estrutura de suporte da ae-ronave.
De modo a manter a tensão mecânica da conexão de plugueelétrica baixa e, por conseguinte, evitar avaria à conexão elétrica quando oelemento de ajuste de cabine é afrouxado e removido da sua estrutura desuporte, cabos de controle devem ser adicionalmente fornecidos na técnicaanterior, que prende o elemento de ajuste de cabine que foi afrouxado dasua ancoragem em suspensão, até a conexão de plugue elétrica ser produ-zida ou separada independentemente da ancoragem mecânica das duaspartes. Dessa maneira, na operação inversa, isto é quando instalando oselementos de ajuste de cabine, os cabos de controle também constituemuma facilitação da operação.
De modo a assegurar uma folga durante o abaixamento do ele-mento de ajuste de cabine para instalação/desmontagem, dependendo docomprimento dos cabos de controle, os cabos elétricos nessa técnica anteri-or devem ser instalados com excesso de comprimento. O resultado disso éque o material tem que ser usado o qual é exigido somente para montagem.
Por conseguinte, o peso da aeronave e desnecessariamente aumentado.Além do mais, os cabos extralongos não são fixados, e eles podem se mo-ver de uma maneira incontrolada com os movimentos da aeronave, que po-de levar a ruído e avaria aos cabos através de fricção.
É um objetivo da presente invenção, assegurar uma instalaçãoaperfeiçoada e desmontagem da cabine cobrindo os elementos de ajuste decabine que têm um ajuste elétrico, e reduzir o peso necessitado por compo-nentes e também para reduzir o espaço de instalação exigido.
Esse objetivo é alcançado pelo sistema de fixação de acordocom a Reivindicação 1. As modalidades preferidas da invenção são a maté-ria objeto das sub-reivindicações.
A invenção é baseada na idéia de integrar os contatos elétricosrequeridos em pelo menos um dos mancais mecânicos, de modo que duran-te o acoplamento tanto no mancai frouxo quanto no mancai fixado, uma co-nexão elétrica seja produzida tendo diversos contatos entre a estrutura desuporte e o elemento de instalação.
O sistema de fixação de acordo com a invenção, para fixar umelemento de ajuste de cabine, tendo pelo menos uma instalação elétrica, auma estrutura de suporte de uma aeronave, em que o elemento de ajuste decabine é fixado durante instalação na estrutura de suporte em sucessão porpelo menos um mancai frouxo em pelo menos um grau de liberdade transla-cional e então por pelo menos um mancai fixado no pelo menos um grauadicional de liberdade translacional, é caracterizado em que um dispositivode contato que tem um arranjo de bucha e um arranjo de plugue, é integradono pelo menos um mancai frouxo e/ou no pelo menos um mancai fixado,através do que uma conexão elétrica é produzida entre a estrutura de supor-te e a instalação elétrica do elemento de ajuste de cabine durante a fixaçãode pelo menos um grau de liberdade translacional.
Em particular, as modalidades preferidas da invenção têm um ou- na medida em que é tecnicamente adequado e possível - diversas dascaracterísticas a seguir: o arranjo de bucha e/ou arranjo de plugue é giratóriono mancai em torno de pelo menos um eixo que é perpendicular à direçãode inserção; o arranjo de bucha e/ou arranjo de plugue é deslocável na dire-ção de conexão entre um primeiro e um segundo batente no mancai; o ar-ranjo de bucha e o arranjo de plugue são alinhados um ao outro automati-camente por uma abertura de guia afunilando conicamente e um pino com-plementar de guia afunilando agudamente durante a fixação de um grau de liberdade translacional; o arranjo de bucha e o arranjo de plugue são alinha-dos um ao outro automaticamente por uma complementar, conformação ex-terna afunilando de maneira substancial e cônica durante a fixação do graude liberdade translacional;
o mancai fixado compreende um pino de conexão e uma abertu-ra de passagem, para o que respectivamente um arranjo de bucha e um ar-ranjo de plugue são simetricamente dispostos, de modo que o arranho debucha e o arranjo de plugue produzam uma conexão elétrica, quando omancai fixado é montado; o arranjo de bucha e/ou o arranjo de plugue é gi-ratório em torno do seu eixo de simetria e ajudas de alinhamento são forne-cidas pelo que o arranjo de bucha e o arranjo de plugue são automaticamen-te alinhados um ao outro enquanto as metades do mancai são guiadas umapara a outra; um sinal visível e/ou acústico é gerado quando o arranjo debucha e o arranjo de plugue tiverem sido conectados um com o outro; ummecanismo de detentor mecânico é fornecido para a conexão permanentedo arranjo de bucha e do arranjo de plugue; um sistema de fechamentomagnético é fornecido para a conexão permanente do arranjo de bucha e doarranjo de plugue.
A invenção, dessa maneira, tem a vantagem, entre outras coi-sas, que um guia de cabo definido seja segurado no caso de um elementode ajuste de cabine instalado, de maneira que os movimentos do cabo se-jam, dessa maneira evitados, porque os comprimentos em excesso do cabonão são mais necessários para instalação.
As vantagens e características da invenção estarão aparentes apartir da descrição a seguir de modalidades exemplares preferidas em queuma referência é feita aos desenhos inclusos.
A Figura 1 mostra uma conexão mecânica de elemento de ajustede cabine e elemento de suporte com um dispositivo de contato elétrico, in-dependente dele, de acordo com a técnica anterior.
As Figuras 2A e 2B mostram uma modalidade do mancai fixadode acordo com a invenção, com um dispositivo de contato elétrico integradoem estados separados e montados.
A Figura 3 mostra um elemento da modalidade do mancai fixadode acordo com a invenção de acordo com a Figura 2 na vista de topo.
A Figura 4 mostra uma modalidade do dispositivo de contato elé-trico de acordo com a invenção, para um mancai frouxo.
A Figura 5 mostra uma modalidade adicional do dispositivo decontato elétrico de acordo com a invenção, para um mancai frouxo.
A Figura 6 mostra uma modalidade do mancai fixado de acordocom a invenção de acordo com a Figura 5 em estado montado.
Na Figura 1 uma porção de um elemento de ajuste de cabine 1 émostrada como um elemento de ajuste de cabine, que é conectado mecâni-ca e eletricamente com uma estrutura de suporte 2 da aeronave. Geralmen-te, tais elementos de ajuste de cabine são conectados com a estrutura desuporte respectiva da aeronave por meio de um ou mais mancais frouxos eum ou mais mancais fixados. Os mancais fixados definem a posição do ele-mento de ajuste de cabine na estrutura de suporte, isto é na aeronave, en-quanto tolerâncias mecânicas e mudanças dinâmicas em posição, que sãocausadas, por exemplo, por flutuações na temperatura ou por vibrações, po-dem ser equilibrados por meio dos mancais frouxos. De modo a suportar oelemento de ajuste de cabine durante instalação e desmontagem para a fi-xação final, além disso, uma montagem intermediária é fornecida. Através daconexão do elemento de ajuste de cabine com a estrutura de suporte pormeio do mancai frouxo, o elemento de ajuste de cabine é arrestado em pelomenos um grau de liberdade translacional. O elemento de ajuste de cabine ésomente fixado com respeito a outros graus de liberdade em um segundoestágio. A fixação em dois estágios fornece a possibilidade de adicionalmen-te alinhar o elemento de ajuste de cabine em relação aos outros graus deliberdade translacional e especialmente de também realizar adicionais ope-rações de conexão, tais como, por exemplo, a produção de contatos elétri-cos que não são mais capazes de serem realizados depois da fixação finaldo elemento de ajuste de cabine na estrutura de suporte, porque alguns doscomponentes não são mais acessíveis.
O elemento de ajuste de cabine de acordo com a Figura 1 é pre-so em um lado por um mancai frouxo que tem um dispositivo de montagem eum dispositivo de ancoragem. Esse mancai frouxo é descrito ainda abaixo.Em um outro lado, o elemento de ajuste de cabine será arrestado por ummancai fixado 3 na sua posição final na estrutura de suporte 2 da aeronave.O mancai fixado 3 de acordo com essa técnica anterior consiste em um pinode conexão 4 com uma ranhura de travamento ou um canal de travamento4a no lado do elemento de ajuste de cabine 1 e com uma abertura de pas-sagem 5 e um grampo de conexão 5a no lado da estrutura de suporte 2. Emconexão do mancai fixado 3, o grampo de conexão 5a se engata no lado desuporte no canal de travamento 4a e, por conseguinte, o elemento de ajustede cabine 1 na estrutura de suporte 2.
Antes do mancai fixado 3 ser fechado e o elemento de ajuste decabine 1 ser fixado na sua posição final na estrutura de suporte 2, o elemen-to de ajuste de cabine 1 é preso frouxamente por meio de um cabo de con-trole 6 na estrutura de suporte 2 da aeronave, de modo que um espaço in-termediário ainda exista de modo a ser capaz de produzir a conexão de plu-gue elétrica entre o elemento de ajuste de cabine 1 e a estrutura de suporte2. O cabo de controle 6 é conectado com a estrutura de suporte 7 por meiode uma conexão 7, e com o elemento de ajuste de cabine 1 por meio deuma conexão b. Essas conexões 7 e 8 do cabo de controle 6 podem serpermanentes, ou podem ser produzidas de caso a caso.
A conexão temporária do elemento de ajuste de cabine 1 com aestrutura de suporte 2 por meio do cabo de controle 6 permite a conexãoelétrica de um cabo 9 no lado do suporte com um cabo 10 no lado do ele-mento de ajuste de cabine por meio de um contato de plugue com os doiselementos 11 e 12. Em assim fazendo, na técnica anterior que é mostrada, oelemento de contato de plugue 12 é conectado com o cabo 9 no lado do su-porte e pende frouxamente da estrutura de suporte 2, o cabo 9 sendo tãolongo que uma folga suficiente existe para a instalação. O elemento de con-tato de plugue 11 no lado do elemento de ajuste de cabine, por outro lado, éseguramente conectado com o elemento de ajuste de cabine 1. O elementode contato de plugue 12 é, por conseguinte, inserido no elemento de contatode plugue 11 ou é removido dali, como indicado por uma seta dupla. Porconseguinte, o elemento de contato 12 pode ser conectado com o elementode contato 11 entre a fixação do elemento de ajuste de cabine 1 por meio domancai frouxo e a fixação por meio do mancai fixado 3. O mancai fixado 3 éentão engatado e o elemento de ajuste de cabine está na sua posição final,e os contatos elétricos são conectados. - É óbvio para uma pessoa versadaque a coordenação de cabo fixamente conectado e de cabo frouxo por umlado, e de estrutura de suporte e de elemento de ajuste de cabo por outrolado, pode também ser selecionada diferentemente de na modalidade que émostrada aqui.
Como indicado acima, o elemento de ajuste de cabine 1 é presoem um lado por um mancai frouxo 13 em que ele é suspenso antes dele serfinalmente fixado pelo mancai fixado 3. O mancai frouxo 13 consiste em umdispositivo de montagem 14 e um dispositivo de ancoragem 15.0 dispositi-vo de montagem 14 é situado no lado da estrutura de suporte 2 e consistesubstancialmente em um arranjo conformado em funil que pode ter a con-formação de um cone truncado ou pirâmide truncada, em que sua largura deabertura e ângulo de abertura pode ser diferente para cada direção. O dis-positivo de ancoragem 15 é situado no lado do elemento de ajuste de cabine1 e consiste substancialmente em um espessamento que é pressionado nodispositivo de montagem 14. É claro para alguém versado que a coordena-ção do dispositivo de montagem 14 por um lado e o dispositivo de ancora-gem 15 por outro lado podem ser diferentemente selecionados da modalida-de mostrada aqui.
O mancai frouxo 13 somente fixa um ou dois dos graus de liber-dade translacional. Na Figura 1, os graus de liberdade translacional são fixa-dos pelo mancai frouxo para cima na Figura 1 e também perpendicularmente ao plano do desenho. Isso é indicado na Figura 1 pela seta dupla direta nomancai frouxo 13. O grau de liberdade na Figura 1 da direita para a esquer-da é somente fixado pelo mancai fixado 3. Movimentos giratórios são possí-veis independentemente dos graus de liberdade translacional; isso é indica-do na Figura 1 pela seta dupla curvada.
A fixação do elemento de ajuste de cabine nessa técnica anteriorfaz duas etapas diferentes de trabalho necessárias, isto é, por um lado afixação mecânica do elemento de ajuste de cabine e estrutura de suporte, epor outro lado a conexão elétrica do elemento de ajuste de cabine e estrutu-ra de suporte. Além do mais, uma conexão intermediária na maneira de umcabo de controle 6 é necessária.
De acordo com a invenção, por outro lado, é criado um mancaifrouxo ou um mancai fixado com um dispositivo de contato integrado. Isso éexplanado abaixo com referência às Figuras 2 a 6.
Nas Figuras 2A e 2B é mostrada uma modalidade da invenção,em que os elementos de contato são integrados em um mancai fixado. Omancai fixado 16 de acordo com as Figuras 2A e 2B tem mecanicamente amesma estrutura como o mancai fixado 3 de acordo com a Figura 1 que émostrada como um exemplo da técnica anterior. No entanto, diferentementeda técnica anterior, no mancai fixado 16 de acordo com a invenção, é mon-tado um arranjo de bucha 17 no lado da estrutura de suporte 2 centralmenteà abertura de passagem 5 para o pino de conexão 4, o dito arranjo de bucha17 sendo disposto em particular simetricamente com respeito à abertura depassagem 5. Na modalidade ilustrada da invenção, o arranjo de bucha 17tem uma série de buchas individuais 19 na estrutura de suporte 2.
No lado do elemento de ajuste de cabine 1 que é para ser insta-lado, está situado um arranjo de plugue 18 complementar, que é fornecidocom plugues individuais 20 que, por sua vez, são complementares às bu-chas individuais 19. O arranjo de plugue 18 é da mesma maneira dispostosimetricamente ao pino de conexão 4. Um cabo elétrico 10 leva do arranjode bucha 17 no lado de suporte 2 para um suprimento - ou unidade de pro-cessamento de dados (não ilustrado). Um cabo 9 para o suprimento da ins-talação elétrica (não mostrado) é montado no elemento de ajuste de cabine1 através do arranjo de plugue 18 no lado do elemento de ajuste de cabine1, o dito cabo sendo conectado com segurança com o elemento de ajuste decabine em particular pelos grampos de cabo 9a de modo que ele não vementre as duas metades de mancai durante a montagem do mancai fixado 16e não faz movimentos descontrolados durante o vôo.
Na Figura 2A o mancai fixado é mostrado em estado separado.Quando o mancai está sendo montado, o pino de conexão 4 com o canal deconexão 4a é inserido através da abertura de passagem 5 do suporte 2 e setorna travado com o grampo de conexão 5a. Na Figura 2B o mancai fixado émostrado no estado montado. Como pode ser visto aí, durante a montagemdo mancai fixado 16, a conexão elétrica é automaticamente produzida entreo elemento de ajuste de cabine 1 e o suporte 2. Quando o elemento de ajus-te de cabine 1 está sendo trazido para o suporte, os pinos 20 se prendemnas buchas 19 e, por conseguinte, asseguram o contato elétrico entre o cabo9 no elemento de ajuste de cabine 1 e o cabo 10 no suporte 2. De modo aassegurar o alinhamento correto do arranjo de bucha 17 e do arranjo de plu-gue 18, pelo menos um dos dois arranjos de contato 17, 18 pode ser girató-rio em torno do seu eixo de simetria (isto é o pino de conexão 4 ou a abertu-ra de passagem 5). Para isso, podem ser fornecidas as ajudas de alinha-mento (não mostrado) à maneira de uma baioneta - ou fechamento por pa-rafuso, de modo que os dois arranjos de contato 17, 18 automaticamente sealinham um ao outro enquanto as metades de mancai estão sendo conduzidas juntas.
O arranjo de bucha 17 com as buchas individuais 19 é mostradoem vista de topo na Figura 3. Pode ser visto da Figura 3 que a distribuiçãodas buchas individuais no arranjo de bucha 17 é basicamente aleatória, edependendo de exigências uma cobertura densa com buchas individuais ouuma cobertura menos densa pode ser selecionada. No entanto, isso é paraser simétrico, como mostrado, em relação à abertura de passagem 5, demodo que um alinhamento provisório dos dois arranjos de contato 17, 18 ésimples e prontamente possível e um contato é produzido quando os arran-jos de contato se movem em direção um ao outro.
Pode ser visto diretamente que a montagem do mancai e a pro-dução de contatos elétricos tornam-se possíveis em uma etapa de trabalhoúnica, que significa economizar tempo na produção de uma aeronave e nasua manutenção. Além disso, montagens intermediárias tais como cabos decontrole, que são exigidos somente para a instalação, são eliminadas, demodo que, além disso, o peso pode ser economizado com o sistema de fixa-ção de acordo com a invenção.
Uma modalidade alternativa do sistema de fixação de acordocom a invenção com arranjo de contato integrado é mostrada na Figura 4. A Figura 4 mostra um arranjo de bucha 21 de acordo com a invenção, combuchas individuais 19 para o dispositivo de montagem de um mancai frouxo14. Na modalidade que é mostrada, o dispositivo de montagem 14 tem umaseção transversal dada na sua entrada, que reduz com o aumento da pro-fundidade. A direção de inserção de uma parte de plugue (não ilustrado) édesenhada por "z" na Figura 4. Devido à seção transversal maior na entradado dispositivo de montagem 14, a parte de plugue (não mostrado) tem umacerta folga certa nas direções "x" e "y", isto é perpendicularmente à direçãodo plugue "ζ". Conforme a profundidade de inserção da parte de plugue (nãomostrado) aumenta, sua folga diminui, de modo que a parte de plugue é fi-nalmente fixada nas direções "x" e "y" e tem somente um grau de liberdadena direção "z". Isso é indicado na Figura 4 por um cone em torno da direçãode inserção "z". Para aperfeiçoar as propriedades de deslizamento da partede plugue (não mostrado) o dispositivo de montagem 14 compreende umamola de alinhamento 22 que é fornecida em pelo menos dois lados do dis-positivo de montagem 14. Essa mola de alinhamento 22 pode correr em umalinha reta como ilustrado, mas ela pode igualmente muito bem ser levementecurvada, de modo que seu efeito de alinhamento é de maior ou menor inten-sidade dependendo da profundidade de penetração. Nessa modalidade, aparte de plugue é presa pela mola de alinhamento 22 e é centrada entreseus dois elementos laterais. Aqui, em vez de somente uma mola de ali-nhamento 22 para a esquerda e para a direita no dispositivo de montagem14, podem também ser fornecidas adicionais molas de alinhamento, por e-xemplo, acima e abaixo no dispositivo de montagem 14.
Alternativamente, a centralização e o alinhamento do arranjo debucha e do arranjo de plugue podem também ocorrer por meio de um pinode guia central e de uma abertura de guia central. Uma modalidade da in-venção desse tipo é explanada abaixo com referência às Figuras 5 e 6.
Na Figura 5 são mostrados um arranjo de bucha 21 correspon-dente com buchas individuais 19 e um arranjo de plugue 23 com pluguesindividuais 20. O arranjo de bucha 21 tem uma abertura de guia 24 - de pre-ferência centralmente. Um pino de guia 25 correspondente no lado do arran-jo de plugue 23 engata na sua abertura de guia 24 de modo que os plugues20 do arranjo de plugue 23 e as buchas 19 do arranjo de bucha 21 são, des-sa maneira, alinhados. O pino de guia 25 é de preferência substancialmentemais longo do que os plugues individuais 20 reais, de modo que ele alcançaa abertura de guia 24 antes de um dos plugues individuais 20 alcançar umadas buchas individuais 19. Dessa maneira, as buchas individuais 19 e osplugues individuais 20 são impedidos de serem expostos às tensões mecâ-nicas. A folga inicial do arranjo de plugue 23 com respeito ao arranjo de bu-cha 21 é indicada pelas setas duplas cruzadas e pelo eixo de simetria tracejado.
Para alargar o ângulo no qual os dois arranjos de contato 21 e23 podem ser movidos um em direção ao outro, o pino de guia 25 é confor-mado conicamente na sua ponta de modo que ele possa também ser intro-duzido em um ângulo desfavorável na abertura de guia 24 do arranjo de con-tato 21. Como os dois arranjos de contato continuam a se aproximar um dooutro, os contatos individuais 19 e 20 automaticamente alinham-se um ao outro.
Como já mencionado, o arranjo de contato 21 é disposto, porexemplo, em um dispositivo de montagem 14 de um mancai frouxo. De umamaneira análoga, o arranjo de contato 23 é então disposto em um dispositivode ancoragem 15. Em uma modalidade preferida da invenção, pelo menosum dos arranjos de contato 21 e 23 é giratório perpendicularmente à direçãode inserção "z". Particularmente de maneira preferida, os arranjos de contatosão giratórios em torno de dois eixos perpendicularmente à direção de inser-ção. O ângulo máximo de rotação aqui pode ser até 90° e depende substan-cialmente do pré-alinhamento dos arranjos de contato pelo mancai mecâni-co. Os elementos mecânicos são, dessa maneira, para uma extensão certaindependente dos mancais mecânicos, e uma mobilidade certa dos arranjosde contato é assegurada na produção da conexão elétrica.
O mancai frouxo com os arranjos de contato integrados 21 e 23é ilustrado no estado montado na Figura 6. Aqui, o mancai frouxo 13 com-preende um dispositivo de montagem 14 com dois arranjos de plugue 23integrados e um dispositivo de ancoragem 15 com dois arranjos de bucha 21integrados. O dispositivo de ancoragem 15 com os dois arranjos de bucha21 integrados é introduzido no dispositivo de montagem 14 com os dois ar-ranjos de plugue 23. Na produção do contato elétrico, o pino de guia 25 e aabertura de guia 24 alinham os dois arranjos de contato 21 e 23 um ao outro.Os arranjos de bucha 21 e respectivamente 23 são conectados no seu ladotraseiro respectivamente com um cabo 26, em que na modalidade ilustradaos cabos 26a, 26b, 26c e 26d para os arranjos de contato 21 e 23 respecti-vãmente compreendem quatro guias individuais. Outras distribuições dosguias nos elementos de contato são, é claro, igualmente concebíveis.
A folga do mancai frouxo, mostrada na Figura 5 é definida deacordo com o comprimento da região do dispositivo de ancoragem 15 que écoberta pelo dispositivo de montagem 14, a dita folga sendo indicada pelasduas setas duplas curvadas.
Na modalidade da invenção mostrada na Figura 6, o arranjo deplugue 23 é disposto no dispositivo de montagem 14 entre os dois batentes27a e 27b. Esses batentes 27a, 27b definem uma região dentro da qual oarranjo de plugue 23 é deslocável. O arranjo de plugue 23 é, dessa maneira,pressionado para trás durante a montagem do mancai frouxo 13, e somentequando é impedido pelo batente traseiro 27a de retirada adicional faz os plu-gues individuais 20 penetrarem nas buchas individuais 19 e formarem umcontato eletricamente seguro. E vice-versa, no afrouxamento do mancai 13,o arranjo de plugue 23 com o arranjo de bucha 21 também move uma dis-tância adicional, e somente quando é impedido pelo batente frontal 27b deseguir adicionalmente são os plugues individuais 20 puxados das buchasindividuais 19. Através dessa "histerese" durante a instalação e desmonta-gem, é conseguido que a conexão elétrica seja efetuada realmente com se-gurança e não se torne desconectada, por exemplo, no caso de vibraçõesatravés de operações de vôo.
No entanto, a invenção não é restrita às modalidades descritasacima. Em uma modalidade preferida da invenção, que não é mostrada, otravamento mecânico e particularmente a produção do contato elétrico sãoindicados por um sinal visível ou um sinal acústico. Por conseguinte, um de-do de plástico pode projetar-se de uma abertura no elemento de ajuste decabine 1 ou na estrutura de suporte 2, que somente se torna visível quandoo contato entre o elemento de ajuste de cabine 1 e a estrutura de suporte 2foram produzidos como especificado. Isso pode ser acompanhado por umengate audível que é possivelmente adicionalmente aumentado pelo agar-ramento das línguas de plástico adicionais. As línguas de plástico são prefe-rivelmente conformadas de modo que elas constituam uma resistência pe-quena, ultrapassáveis durante travamento e destravamento. Alternativamen-te, à parte de para sinalização acústica, as línguas de plástico podem tam-bém ser usadas como um mecanismo de detentor mecânico que é fornecidopara a conexão permanente do dispositivo de contato. Ajudas adicionais po-dem também ser usadas para estabilizar a conexão, tal como, por exemplo,um sistema de fechamento magnético para a conexão permanente do dispo-sitivo de contato.
É óbvio para alguém versado que nas modalidades descritas osplugues e buchas de componentes elétricos podem da mesma forma sertrocados, e também a montagem de componentes mecânicos - e dispositi-vos de ancoragem, a menos que isso seja explicitamente excluído.
Listagem de referência
1 elemento de ajuste de cabine 2 estrutura de suporte 3 mancai fixado 4 pino de conexão, 4a canal de travamento 5 abertura de passagem, 5a grampo de conexão 6 cabo de controle 7 primeira ancoragem do cabo de controle 8 segunda ancoragem do cabo de controle 9 cabo no lado da estrutura, 9a grampos de cabo 10 cabo no lado de suporte 11 contato de plugue no lado da estrutura 12 contato de plugue no lado de suporte (frouxo) 13 mancai frouxo 14 mancai frouxo, dispositivo de montagem 15 mancai frouxo, dispositivo de ancoragem 16 mancai frouxo com dispositivo de contato 17 arranjo de bucha para mancai fixado 18 arranjo de plugue para mancai fixado 19 bucha individual, guia oco 20 plugue individual, pino21 arranjo de bucha para mancai frouxo
22 mola de alinhamento
23 arranjo de plugue para mancai frouxo
24 abertura de guia no arranjo de bucha para mancai frouxo
25 pino de guia
26 instalação de fio, 26a - 26d
27 detentor, 27a traseira do detentor, 27b frente do detentor
χ, y, ζ graus de liberdade translacional

Claims (10)

1. Sistema de fixação para fixar um elemento de ajuste de cabi-ne (1) com pelo menos uma instalação elétrica em uma estrutura de suporte(2) de uma aeronave, em que o elemento de ajuste de cabine (1) em instala-ção na estrutura de suporte (2) é fixado em sucessão por pelo menos ummancai frouxo (13) em pelo menos um grau de liberdade translacional e en-tão por pelo menos um mancai fixado (3) no pelo menos um grau adicionalde liberdade translacional, caracterizado pelo fato de que um dispositivo decontato com um arranjo de bucha (17, 21) e um arranjo de plugue (18, 23) éintegrado no pelo menos um mancai frouxo (13) e/ou no pelo menos ummancai fixado (3), pelo qual uma conexão elétrica é produzida entre a estru-tura de suporte (2) e a instalação elétrica do elemento de ajuste de cabine(1) durante a fixação pelo menos de um grau de liberdade translacional.
2. Sistema de fixação de acordo com a reivindicação 1, caracte-rizado pelo fato de que o arranjo de bucha (17, 21) e/ou o arranjo de plugue(18, 23) é giratório em torno de pelo menos um eixo (x, y), situado perpendi-cular à direção de inserção, no mancai (3, 13).
3. Sistema de fixação de acordo com a reivindicação 1 ou 2,caracterizado pelo fato de que o arranjo de bucha (21) e/ou o ar-ranjo de plugue (23) é deslocável na direção de inserção entre um primeiro eum segundo batente (27a, 27b) no mancai (13).
4. Sistema de fixação de acordo com qualquer das reivindica-ções 2 e 3, caracterizado pelo fato de que o arranjo de bucha (21) e o arran-jo de plugue (23) são automaticamente alinhados um ao outro por uma aber-tura de guia afunilando conicamente (24) e um pino de guia complementarafunilando agudamente (25) na fixação de um grau de liberdade translacional.
5. Dispositivo de fixação de acordo com qualquer das reivindica-ções 2 e 3, caracterizado pelo fato de que o arranjo de bucha (21) e o arran-jo de plugue (23) são automaticamente alinhados um ao outro por uma con-formação externa afunilando substancialmente de maneira cônica na fixaçãode um grau de liberdade translacional.
6. Sistema de fixação de acordo com a reivindicação 1, caracte-rizado pelo fato de que o mancai fixado (3) compreende um pino de conexão(4, 4a) e uma abertura de passagem (5, 5a) para o que respectivamente umarranjo de bucha (17) e um arranjo de plugue (18) sejam simetricamentedispostos, de modo que o arranjo de bucha (17) e o arranjo de plugue (18)produzam uma conexão elétrica quando o mancai fixado (3) é fixamentemontado.
7. Sistema de fixação de acordo com a reivindicação 6, caracte-rizado pelo fato de que o arranjo de bucha (17) e/ou o arranjo de plugue (18)é giratório em torno do seu eixo de simetria e são fornecidas ajudas de ali-nhamento, através do que o arranjo de bucha (17) e o arranjo de plugue (18)são automaticamente alinhados um ao outro quando as metades de mancaiestão sendo trazidas uma até a outra.
8. Sistema de fixação de acordo com qualquer das reivindica-ções precedentes, caracterizado pelo fato de queum sinal visível e/ou acústico é gerado quando o arranjo de bu-cha (17) e o arranjo de plugue (18) foram conectados um com o outro.
9. Sistema de fixação de acordo com qualquer das reivindica-ções precedentes, caracterizado pelo fato de queum mecanismo detentor mecânico é fornecido para a conexãopermanente do arranjo de bucha (17) e do arranjo de plugue (18).
10. Sistema de fixação de acordo com qualquer das reivindica-ções precedentes, caracterizado pelo fato de queum sistema de fechamento magnético é fornecido para a cone-xão permanente do arranjo de bucha (17) e do arranjo de plugue (18).
BRPI0708845-0A 2006-03-17 2007-03-16 sistema de fixaÇço para fixar elemento de conexço de cabine para estrutura de suporte de aeronave BRPI0708845A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006012730.7 2006-03-17
DE102006012730A DE102006012730B3 (de) 2006-03-17 2006-03-17 Befestigungssystem zum Befestigen eines Kabinenausstattungselements an einer Trägerstruktur eines Flugzeugs
PCT/EP2007/052500 WO2007107511A1 (en) 2006-03-17 2007-03-16 Fastening system for fastening a cabin fitting element to a support structure of an aircraft

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0708845A2 true BRPI0708845A2 (pt) 2011-06-14

Family

ID=38050187

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0708845-0A BRPI0708845A2 (pt) 2006-03-17 2007-03-16 sistema de fixaÇço para fixar elemento de conexço de cabine para estrutura de suporte de aeronave

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8167624B2 (pt)
EP (1) EP2005533B8 (pt)
JP (1) JP2009530150A (pt)
CN (1) CN101405918B (pt)
BR (1) BRPI0708845A2 (pt)
CA (1) CA2644159A1 (pt)
DE (1) DE102006012730B3 (pt)
RU (1) RU2432651C2 (pt)
WO (1) WO2007107511A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102008006433B4 (de) 2008-01-28 2011-07-28 Airbus Operations GmbH, 21129 Vorrichtung zur Befestigung eines Flugzeugkabinenmoduls
DE102008029468B4 (de) * 2008-06-20 2011-01-13 Airbus Operations Gmbh Schnittstellenelement, Flugzeuginnenausstattungsbauteil und Verfahren zur Montage eines Flugzeuginnenausstattungsbauteils
DE102009012000A1 (de) 2009-03-05 2010-09-16 Sfs Intec Holding Ag Verbindungssystem und insbesondere dafür vorgesehenes Adaptermodul
DE102009011904B4 (de) 2009-03-05 2014-07-03 Sfs Intec Holding Ag Verbindungsvorrichtung
CN201766193U (zh) * 2010-07-01 2011-03-16 阿波罗电子集团有限公司 具有磁力连接器的车载电子产品及其安装支架
CN102013647B (zh) * 2010-10-28 2013-08-07 北京航空航天大学 一种快速可拆装线缆固定件
CA2824054C (en) * 2011-01-13 2018-01-02 Aerospace Technologies Group, Inc. Systems and methods for installing motorized window shade mechanism in aircraft
EP2846418A1 (en) * 2013-09-06 2015-03-11 Siemens Aktiengesellschaft Subsea connection assembly
US10050658B2 (en) 2014-02-24 2018-08-14 National Products, Inc. Docking sleeve with electrical adapter
US9640908B2 (en) * 2015-01-05 2017-05-02 Mizco International Inc. Alignment apparatus and a method for manufacturing thereof
EP3514436B1 (en) * 2018-01-17 2019-12-11 Axis AB A fastening arrangement, a fastening arrangement kit and use of a fastening arrangement kit
WO2020199154A1 (en) * 2019-04-03 2020-10-08 Microsoft Technology Licensing, Llc Tethered connector assembly
DE102019132105A1 (de) * 2019-11-27 2021-05-27 Lubas Maschinen Gmbh Kontaktiervorrichtung

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR1527854A (fr) 1967-03-01 1968-06-07 Commissariat Energie Atomique Connecteur à enfichage automatique des éléments coopérants
US3810258A (en) * 1972-07-11 1974-05-07 W Mathauser Quick connect electrical coupler
US3951500A (en) * 1974-06-10 1976-04-20 Bunker Ramo Corporation Circular rack and panel connector
US4289368A (en) * 1979-08-31 1981-09-15 The Bendix Corporation Full mate indicator for detachable connectors
DE3536142A1 (de) * 1985-10-10 1987-04-16 Opel Adam Ag Mehrpolige, als steckverbindung ausgebildete elektrische verbindung zwischen zwei gelenkig miteinander verbundenen bauteilen, insbesondere zwischen karosserie und seitentuer von kraftfahrzeugen
DE8530786U1 (de) 1985-10-30 1989-02-16 Siemens AG, 1000 Berlin und 8000 München Fangeinrichtung
US4950174A (en) * 1989-02-21 1990-08-21 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Air Force Field separable ordnance stepover bracket
US5225816A (en) * 1991-08-12 1993-07-06 Motorola, Inc. Electrical connector with display
US5667398A (en) * 1995-09-13 1997-09-16 General Motors Corporation Modular connection system
JP3236775B2 (ja) 1996-03-18 2001-12-10 株式会社オートネットワーク技術研究所 コネクタの結合構造
GB9715378D0 (en) 1997-07-23 1997-09-24 Tec Electrical Components Limi Connector assemblies
US6361357B1 (en) * 2000-04-13 2002-03-26 3Com Corporation Remotely illuminated electronic connector for improving viewing of status indicators
US6752655B1 (en) * 2000-05-12 2004-06-22 Textron Automotive Company Inc. Method and structure for fixing a locking connector to a vehicle member
DE20016889U1 (de) * 2000-09-29 2000-12-21 Schwarz Verbindungs Sys Gmbh In X/Y-Richtung justierbare Platten-Einheit für lösbar durch Feder-Clips anzubringende Wandverkleidungselemente o.dgl.
JP3994838B2 (ja) 2002-09-24 2007-10-24 住友電装株式会社 コネクタの組付け構造

Also Published As

Publication number Publication date
CN101405918A (zh) 2009-04-08
EP2005533B8 (en) 2016-12-28
JP2009530150A (ja) 2009-08-27
CA2644159A1 (en) 2007-09-27
US20090221154A1 (en) 2009-09-03
EP2005533A1 (en) 2008-12-24
EP2005533B1 (en) 2016-11-16
RU2432651C2 (ru) 2011-10-27
CN101405918B (zh) 2012-08-15
DE102006012730B3 (de) 2007-11-08
US8167624B2 (en) 2012-05-01
WO2007107511A1 (en) 2007-09-27
RU2008141137A (ru) 2010-04-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0708845A2 (pt) sistema de fixaÇço para fixar elemento de conexço de cabine para estrutura de suporte de aeronave
BR112017021480B1 (pt) Dispositivo para fixação e estabelecimento de contato elétrico de um painel de janela de veículo
CA2251130A1 (en) Modular cable tray assembly
CN109414113A (zh) 用于安装抽屉元件的方法和用于可移动地安装抽屉元件、家具和家用电器的构造套件
CN108340851A (zh) 一种电动汽车纵梁下翼面高压线槽结构
KR200429438Y1 (ko) 와이어 하네스 고정용 밴드케이블
US10690324B2 (en) Apparatus for mounting a luminaire on a support
US9006573B2 (en) Motor vehicle lock composed of mechanical and electrical, electromotive and/or electronic components
CN217882751U (zh) 母线槽连接器
KR20080110948A (ko) 차량의 배선 고정용 클립
JP3788139B2 (ja) ターミナルボディの取り付け方法およびターミナルボディ
JP4013008B2 (ja) 通電用金具
CN215600817U (zh) 顶吊轨道式可移动配电箱
KR100778110B1 (ko) 점퍼선 내장형 완금
CN220086454U (zh) 一种连接器用装配式插芯
JP6788313B2 (ja) ワイヤハーネスの配索構造
CN211508454U (zh) 电线扣件以及车辆
CN209561063U (zh) 一种c形线结构
BR112020025539A2 (pt) Dispositivo de conexão de duplo eixo
US20220325874A1 (en) Lighting system
CN210941649U (zh) 一种动车组车端连挂电缆线
JP6281893B2 (ja) もつれ易いケーブルの位置を固定する位置決め手段を備えたコンタクト収容部
CN113259792A (zh) 一种音响及音响系统
CN219160277U (zh) 一种灯具的明装磁吸导轨
RU201080U1 (ru) Конструкция узла проводов обогреваемого оконного стекла транспортного средства

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: AIRBUS OPERATIONS GMBH (DE)

Free format text: NOME ALTERADO DE: AIRBUS DEUTSCHLAND GMBH

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2260 DE 29/04/2014.