BRPI0708248B1 - Composição de ignição e seu uso - Google Patents

Composição de ignição e seu uso Download PDF

Info

Publication number
BRPI0708248B1
BRPI0708248B1 BRPI0708248-7A BRPI0708248A BRPI0708248B1 BR PI0708248 B1 BRPI0708248 B1 BR PI0708248B1 BR PI0708248 A BRPI0708248 A BR PI0708248A BR PI0708248 B1 BRPI0708248 B1 BR PI0708248B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition
fact
explosive
composition according
weight
Prior art date
Application number
BRPI0708248-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Bass Alain
Original Assignee
Cheddite France
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cheddite France filed Critical Cheddite France
Publication of BRPI0708248A2 publication Critical patent/BRPI0708248A2/pt
Publication of BRPI0708248B1 publication Critical patent/BRPI0708248B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C06EXPLOSIVES; MATCHES
    • C06CDETONATING OR PRIMING DEVICES; FUSES; CHEMICAL LIGHTERS; PYROPHORIC COMPOSITIONS
    • C06C7/00Non-electric detonators; Blasting caps; Primers
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C06EXPLOSIVES; MATCHES
    • C06BEXPLOSIVES OR THERMIC COMPOSITIONS; MANUFACTURE THEREOF; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS EXPLOSIVES
    • C06B33/00Compositions containing particulate metal, alloy, boron, silicon, selenium or tellurium with at least one oxygen supplying material which is either a metal oxide or a salt, organic or inorganic, capable of yielding a metal oxide
    • C06B33/08Compositions containing particulate metal, alloy, boron, silicon, selenium or tellurium with at least one oxygen supplying material which is either a metal oxide or a salt, organic or inorganic, capable of yielding a metal oxide with a nitrated organic compound

Abstract

composição de ignição e seu uso. a invenção refere-se a uma composição de ignição e a suas aplicações, a composição compreendendo pelo menos (a) uma fração explosiva que inclui pelo menos um explosivo primário, (b) um sistema de óxido-redução e (c) um aglomerante, no qual a fração explosiva da composição representa 9 a 35% em peso da composição, os explosivos primários são pelo menos tetrazeno, e o tetrazeno representa pelo menos 95% em peso da fração explosiva.

Description

(54) Título: COMPOSIÇÃO DE IGNIÇÃO E SEU USO (73) Titular: CHEDDITE FRANCE. Endereço: 99 Route de Lyon, F - 26500 Bourg Les Valence, FRANÇA(FR) (72) Inventor: ALAIN BASS
Prazo de Validade: 10 (dez) anos contados a partir de 03/04/2018, observadas as condições legais
Expedida em: 03/04/2018
Assinado digitalmente por:
Júlio César Castelo Branco Reis Moreira
Diretor de Patente
1/10
COMPOSIÇÃO DE IGNIÇÃO E SEU USO [001] A presente invenção refere-se a uma composição de ignição destinada a incorporar uma cadeia pirotécnica para assegurar ignição, separação ou destruição. A composição de ignição é uma massa de material detonante que irá servir para transformar uma ação geralmente mecânica, por exemplo, percussão, em uma ação pirotécnica, provocando inflamação de uma carga em pó ou explosiva. A invenção será mais particularmente descrita na aplicação dos cartuchos de caça ou esporte, mas não limitada a essa utilização e pode convir a qualquer sistema de deformação por explosão, por exemplo, na indústria automobilística, ignição para uma almofada inflável de segurança (airbag) ou um prendedor de cinto de segurança.
[002] A composição de ignição tradicionalmente consiste em uma fração explosiva compreendendo um ou vários explosivos primários e um ou vários explosivos secundários, um sistema de oxido-redução e, possivelmente, um aglomerante e um agente de fricção. Entre os explosivos primários, o fulminato de mercúrio e nitrito de chumbo, por si só, já não são mais utilizados devido à corrosão muito importante que eles geram em armas e resíduos a base de mercúrio ou chumbo que ocorrem no meio ambiente. Utilizam-se geralmente misturas de explosivos primários, escolhidos entre as misturas trinitrorresorcinato de chumbo e tetrazeno. Assim, são comercializadas das composições que respondem a formulação seguinte:
- Uma fração explosiva que compreende a título de explosivo primário, cerca de 35% de trinitrorresorcinato de chumbo e 3 e 4 % de tetrazeno, em pesos, em relação ao peso total da composição,
- Um sistema de óxido-redução e
- Um aglomerante.
[003] Mais recentemente, têm sido desenvolvidas composições de ignição isentas de chumbo com uma fração explosiva constituída por
Petição 870180003062, de 12/01/2018, pág. 8/21
2/10 misturas de diazodinitrofenol e tetrazeno, em uma proporção de tetrazeno que pode alcançar até 40% para cada uma, em pesos, em relação ao peso total da composição.
[004] A patente FR-A-2 730 991 descreve uma composição de ignição destinada a cartuchos de armas ligeiras, compreendendo 20-40% em peso de diazodinitrofenol e 5-20% em peso de tetrazeno e um sistema de óxido-redução compreendendo metais e óxido de estanho. EP-A1216215 descreve uma composição de ignição incluindo 5-40%, em peso, de um explosivo escolhido entre nitroésteres e nitraminas, 5-40%, em peso, de tetrazeno, um sistema de óxido-redução, um aglomerante e um agente de fricção. As composições preferencialmente descritas compreendem sempre uma fração explosiva com uma proporção de pelo menos 50%, em peso, da composição.
[005] Nesta busca de composições menos prejudiciais e menos poluentes, a requerente descobriu que tetrazeno ou hidrato de 1(5tetrazolil)-4-guanil tetrazeno, poderia ser usado em uma composição de ignição, como explosivo primário majoritário, até mesmo como único constituinte da fração explosiva. Esta descoberta apresenta diversos interesses. Em primeiro lugar, a fração explosiva assim obtida é livre de chumbo. Além disso, a fração surpreendente utiliza tetrazeno como explosivo primário majoritário ou como único explosivo primário permite baixar a proporção da fração explosiva na composição de ignição.
[006] Assim, a invenção refere-se a uma composição de ignição que compreende pelo menos (a) uma fração explosiva que compreende pelo menos um explosivo primário, (b) um sistema de óxido-redução e (c) um aglomerante, composição, na qual, a fração explosiva representa 9 a 35% em peso, da composição, e o explosivo primário pelo menos é o tetrazeno que representa pelo menos 95% em peso da referida fração explosiva. Preferivelmente, o tetrazeno representa pelo menos 99% em peso da fração explosiva.
Petição 870180003062, de 12/01/2018, pág. 9/21
3/10 [007] Uma composição da invenção é obtida através de um processo simplificado que evita usar uma linha adicional de síntese de outro explosivo primário, a referida composição é eficaz, mesmo na ausência de qualquer outro explosivo primário ou até mesmo explosivo secundário.
[008] Além disso, o processo industrial de síntese de tetrazeno que passa pela reação de um sal de nitrito e de um sal neutro de guanidina, produto de águas-mãe que é tratado por um processo de destruição físicoquímico sem causar poluentes que contenham metais pesados. Mais especificamente, um processo industrial preferencial para obter o tetrazeno compreende reação, agitação de uma solução aquosa de sal de nitrito, por exemplo, nitrito de sódio e de uma solução aquosa de um sal neutro de guanidina, tal como, sulfato de guanidina, na ausência de um ácido mineral e na presença, possivelmente, de ácido acético e/ou um agente de cristalização. Para obter uma composição da invenção, outros ingredientes são misturados, em seguida a mistura é comprimida e depois seca.
[009] De acordo com uma modalidade preferencial para a obtenção de uma composição da invenção, que implementa um processo ao tetrazeno é se formar in situ. De acordo com este processo, uma mistura seca do sal de nitrito e um sal neutro de guanidina, ou seja, os reagentes para a preparação do tetrazeno, bem como os outros ingredientes constitutivos da composição. Coloca-se uma dosagem de quantidade adequada desta mistura seca na célula de ignição, comprime e, em seguida, umidifica a mistura, esta etapa provoca a formação do tetrazeno e, finalmente, seca-se a composição. Este método é adaptado para todos os reagentes de partida para a síntese do tetrazeno, a saber, nitrito de sódio e/ou sulfato de guanidina e todos os ingredientes constitutivos da composição da invenção. Este processo é muito vantajoso, à medida que combina segurança de manipulação e segurança ambiental.
[0010] A invenção tem igualmente por objetivo uma composição, como descrito acima, cuja fração explosiva não compreende outros
Petição 870180003062, de 12/01/2018, pág. 10/21
4/10 explosivos primários além do tetrazeno e assim uma composição a fração explosiva é constituída de tetrazeno.
[0011] A fração explosiva da composição pode, quando for necessário, compreender pelo menos um explosivo secundário. Este pode ser escolhido entre os explosivos secundários bem conhecidos por um versado na técnica, e, a saber, entre os explosivos nitroaromáticos, tais como, tolita (ou 2,4,6-trinitrotolueno, 2,4,6-TNT), melinita (ou ácido pícrico) e trinitroanilina (ou picramida ou trinitroamina benzeno); explosivos de éster nítrico, tais como, pentrita (ou pentaeritritol tetranitrito, PETN) e ésteres de celulose nitrados e explosivos de nitraminas, tais como, hexogeno (ou ciclotrimetileno-trinitramina, RDX), tetrila (ou 2,4,6 trinitrofenilmetilnitramina), e Nitroguanidina octageno (ou ciclotetrametilenotetranitramina, HMX).
[0012] Uma composição da invenção possui vantajosamente as seguintes características consideradas independentemente ou em combinação.
[0013] Os oxidantes ou o sistema de óxido-redução (b) são escolhidos entre os oxidantes quimicamente estáveis, a saber, nitrato de bário, óxidos de zinco, sulfato de zinco, óxido de cobre, nitrato de cobre, óxidos de manganês, óxidos de ferro, clorato de potássio, clorato de sódio, óxido de cromo, carbonatos e suas misturas.
[0014] Os redutores ou o sistema de óxido-redução (b) são escolhidos a partir de redutores orgânicos, metais de sais metálicos, celulose e derivados de celulose eventualmente nitratos. A título de exemplo, os redutores do sistema de óxido-redução (b) são escolhidos a partir de alumínio, magnésio, zircônio e sulfureto de antimônio.
[0015] As listas de oxidantes e redutores dadas acima não são exaustivas e um versado na técnica poderá utilizar qualquer outro sistema de óxido-redução estável e compatível com a fração explosiva de acordo com a invenção, sem que a eficácia da composição seja afetada.
Petição 870180003062, de 12/01/2018, pág. 11/21
5/10 [0016] A proporção do sistema de óxido-redução (b) varia preferencialmente entre 65 e 81% em peso, em relação ao peso da composição.
[0017] O aglomerante (c) é vantajosamente escolhido entre as gomas celulósicas, tal como, goma arábica, goma adragante e goma de acácia. Caso o aglomerante seja necessário, na verdade indispensável, a sua proporção na composição pode ser muito baixa, ele varia geralmente de 0,01 a 5% em peso.
[0018] A composição preferida de acordo com a invenção compreende:
a 25% de tetrazeno, a 60% de nitrato de bário, a 30% de sulfureto de antimônio, a 12% do alumínio em pó, um aglomerante.
[0019] Para aumentar a sensibilidade da fração explosiva, a composição pode compreender pelo menos um agente de fricção quimicamente inerte. O referido agente, por exemplo, é escolhido entre vidro em pó, diamante em pó carboneto em pó, cerâmica, nitretos, tal como nitreto de titânio. A proporção de agente de fricção não excede de preferência 15% em peso, em relação ao peso da composição.
[0020] Tal como acima indicado, uma composição da invenção pode ser utilizada em diferentes domínios, a saber, para a fabricação de cartuchos de tiro, caça, esporte, defesa, armas canos lisos e esfriados, em indústria automobilística para a fabricação de almofadas infláveis de segurança (airbags) ou prendedores de cinto de segurança ou para qualquer outro artigo utilizando energia pirotécnica, ou para técnicas de vedação no apoio a cartuchos explosivos. Ela também poderá encontrar aplicações nas técnicas médicas de injeção, por exemplo, para
Petição 870180003062, de 12/01/2018, pág. 12/21
6/10 administração intradérmica ou sob cutânea de um medicamento, de uma vacina.
[0021] As características e os benefícios da invenção, a saber, desempenhadas pela composição da invenção são ilustrados nos exemplos comparativos seguintes.
[0022] Exemplo 1: Comparação das características balísticas entre uma composição da invenção e uma composição do estado da técnica.
As composições comparadas respondem as seguintes formulações:
Composição da Invenção:
20% de tetrazeno,
48% de nitrato de bário
8% de alumínio em pó
24% de sulfureto de antimônio
Aglomerante.
[0023] A proporção de aglomerante é reduzida em relação aos outros constituintes da composição exemplificada. As percentagens dos constituintes indicam que apresenta certa incerteza absoluta, a incorporação de aglomerante não altera significativamente a formulação desta composição.
[0024] A fração explosiva (a) na referida composição da invenção representa apenas 20% dessa composição. Essa composição constitui uma alternativa vantajosa da invenção em que a fração explosiva (a) não é constituída unicamente de tetrazeno.
[0025] Composição do estado da técnica:
30-35% dos trinitrorresorcinato de chumbo
2-5% tetrazeno
30-45% de nitrato de bário
10-20% sulfureto de antimônio.
Aglomerante.
Petição 870180003062, de 12/01/2018, pág. 13/21
7/10 [0026] A observação relacionada à proporção de aglomerante mencionada acima se aplica a esta composição do estado da técnica.
[0027] A fração explosiva, de tal composição representa 32-40% da referida composição.
[0028] Ambas as composições foram postas inteiramente nas mesmas condições em três testes, um teste de sensibilidade à percussão, um teste balístico e de um teste balístico em larga escala.
1) Teste de sensibilidade à percussão.
[0029] Este teste permite medir a aptidão de uma composição para responder à percussão de uma arma e as normas de segurança.
[0030] Utiliza-se um aparelho normalizado para queda de esferas. Uma esfera de 56 g é liberada de uma altura H sobre um percutor, provocando assim uma explosão ou não da carga. A composição de ignição é colocada em uma célula que está protegida por um mata-borrão.
[0031] A partir deste teste, cálculos estatísticos respondendo às leis de Henry são determinados permitindo assim caracterizar uma composição e avaliar os limites da sua segurança e do não-funcionamento e a altura da queda, expressando a energia na qual a referida composição certamente funciona.
[0032] Os resultados em três lotes de uma composição da invenção são apresentados na Tabela 1 seguinte em que H é a altura média da queda, s representa o desvio padrão determinado sobre esta altura e o parâmetro H + 5s corresponde ao limiar da função na qual o funcionamento é de 100%.
[0033] A composição testada é descrita no início do exemplo, com uma variação na proporção de tetrazeno indicada na tabela e compensada pela proporção de nitrato de bário.
TABELA 1
Lote 20 Lote 21 Lote 22 Lote 20 Lote 21 Lote 22
20% de 18% de 23% de 20% de 18% de 23% de
tetrazeno tetrazeno tetrazeno tetrazeno tetrazeno tetrazeno
Petição 870180003062, de 12/01/2018, pág. 14/21
8/10
Peso da composição de ignição (mg) 61 61 58 68 70 72
Gramage do mataborrão 120 120 120 120 120 120
H (mm) 72 75 64 71 86 87
S 0,539 0,594 0,939 0,440 0,642 0,570
H+5s 126 135 158 122 150 145
[0034] Estes resultados são semelhantes aos obtidos com uma composição do estado da técnica como descrito acima e testada nas mesmas condições.
2) Teste de balística [0035] Durante estes testes, mediu-se a pressão do cano e a velocidade dos projéteis a uma distância predeterminada. Estes testes foram realizados de acordo com as normas CIP e SAAMI.
[0036] Depois dos constituintes do cartucho para crina e para o cone carregado com um pó disponível no mercado e uma carga de chumbo, iniciou-se uma composição da invenção ou uma composição do estado da técnica, colocando estes cartuchos em um aparelho de controle, denominado cano de disparo.
[0037] Os testes foram realizados em triplicata sobre a composição da invenção e para uma carga de chumbo de 36 g e outra de 32 g. Os valores medidos foram os seguintes:
P1 representa a pressão expressa em bar e medida no cano de disparo a 25 mm do cavalete do invólucro do cartucho: esta medida é efetuada para ajudar um sensor piezoelétrico.
SPi representa o desvio padrão determinado sobre esta pressão.
V1 representa a velocidade expressa em ms para conduzir um feixe de chumbo calculado em metro a partir da boca do cano: trata-se de uma média de duas velocidades, uma medida na boca do cano e a outra medida dois metros a partir da boca do cano
Svi representa o desvio padrão determinado sobre estas velocidades
Petição 870180003062, de 12/01/2018, pág. 15/21
9/10
V2 representa a velocidade média, expressa em ms do feixe de chumbo calculado entre a barreira óptica situada a 2 metros da boca do cano e outra barreira óptica situada a 17 metros. Uma calculadora determina esta média.
Sv2 representa o desvio padrão determinado sobre esta velocidade.
Tc é o tempo da combustão, também chamado de barril de tempo, e representa o tempo expresso em microssegundos que decorre entre o choque sobre a ignição e a passagem do chumbo antes da célula localizada na boca do cano.
STc representa o desvio padrão determinado sobre este tempo.
[0038] As medições obtidas aparecem nas tabelas 2 e 3 abaixo. A tabela 2 corresponde aos testes realizados com uma carga de chumbo de 36 g, e a tabela 3 corresponde a testes realizados com uma carga de chumbo de 32g.
TABELA 2
P1 Sp1 V1 Sv1 V2 Sv2 Tc Stc
Estado da 664 386 336 3065
Técnica 33 5 4 89
Ensaio da 662 386,6 335 3178
Invenção 1 30 4 4,7 270
Ensaio da 661 386 335 3170
Invenção 2 25 4 4 70
Ensaio da 662 387 335 3129
Invenção 3 35 5 4 99
TABELA 3
P1 Sp1 V1 Sv1 V2 Sv2 Tc Stc
Estado da 592 402 345 3043
Técnica 32 4,8 3 93
Ensaio da 583 401 345 3078
Invenção 1 30 5,5 4 117
Ensaio da 585 400 344 3075
Invenção 2 29 5,5 4 100
Ensaio da 582 400 343 3091
Invenção 3 32 5,6 4,8 117
Petição 870180003062, de 12/01/2018, pág. 16/21
10/10 [0039] A partir destes resultados que o desempenho balístico da composição da invenção é reprodutível e que pelo menos também é criado de uma composição do estado da técnica.
3) Teste de balística em larga escala [0040] Atiradores confirmaram ter testado sem saber cartuchos equipados das composições de ignição a avaliar, em stand de competição ou de caça.
[0041] Estes testes confirmaram que o desempenho das composições da invenção são pelo menos semelhantes às composições do estado da técnica.
Petição 870180003062, de 12/01/2018, pág. 17/21
1/3

Claims (20)

REIVINDICAÇÕES
1. Composição de ignição, compreendendo pelo menos (a) uma fração explosiva que compreende pelo menos um explosivo primário, (b) um sistema de óxido-redução e (c) um aglomerante, caracterizada pelo fato de que a fração explosiva representa 9 a 35% em peso da composição, em que o explosivo primário é pelo menos tetrazeno, e em que o tetrazeno representa pelo menos 95% em peso da referida fração explosiva.
2/3
2, caracterizada pelo fato de que a fração explosiva compreende somente tetrazeno como explosivo primário.
2. Composição, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o tetrazeno representa pelo menos 99% em peso da referida fração explosiva.
3/3
3, caracterizada pelo fato de que a fração explosiva compreende pelo menos um explosivo secundário.
3. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou
4. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
5 a 12% de alumínio em pó, um aglomerante.
5, caracterizada pelo fato de ser isenta de chumbo.
5. Composição, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que o explosivo secundário ou os explosivos da fração explosiva são escolhidos a partir de explosivos nitroaromáticos, tais como tolita, melinita e trinitroanilina; explosivos de éster nítrico, tais como pentrita e ésteres de nitrocelulose; e explosivos de nitraminas, tais como, hexogeno, tetrila, nitroguanidina e octogeno.
6, caracterizada pelo fato de que o agente oxidante ou os agentes do sistema de óxido-redução (b) são selecionados a partir do nitrato de bário, óxidos de zinco, sulfato de zinco, óxido de cobre, nitrato de cobre, óxidos de manganês, óxidos de ferro, clorato de potássio, clorato de sódio, óxido de cromo, carbonatos e suas misturas.
Petição 870180003062, de 12/01/2018, pág. 18/21
6. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
7. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
8. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada pelo fato de que o agente de redução ou os redutores do sistema de óxido-redução (b) são escolhidos a partir de redutores orgânicos, metais e sais metálicos, celulose e derivados de celulose, eventualmente nitrados.
9, caracterizada pelo fato de que a proporção do sistema de óxido-redução (b) varia entre 65 e 81% em peso em relação ao peso da composição.
9. Composição, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que o agente de redução ou os redutores do sistema de óxidoredução (b) são escolhidos a partir do alumínio, magnésio, zircônio e sulfureto de antimônio.
10, caracterizada pelo fato de que o aglomerante (c) é escolhido a partir de gomas de celulose, tais como, goma arábica, goma adragante e goma de acácia.
10. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
11, caracterizada pelo fato de que a proporção de aglomerante (c) varia entre 0,01 e 5% em peso em relação ao peso da composição.
11. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
12, caracterizada pelo fato de que compreende:
12. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
13, caracterizada pelo fato de que compreende pelo menos um agente de fricção quimicamente inerte.
Petição 870180003062, de 12/01/2018, pág. 19/21
13. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
14. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
15. Composição, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada pelo fato de que o agente é escolhido entre pó de vidro, pó de diamante, carboneto em pó, cerâmica, nitretos, tal como o nitreto de titânio.
15 a 25% do tetrazeno,
40 a 60% de nitrato de bário,
16. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 ou 15, caracterizada pelo fato de que a proporção de agente de fricção é de 15% em peso em relação ao peso da composição, ou menos.
17. Uso de uma composição, conforme qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelo fato de ser para a fabricação de cartuchos de munições, de caça, desporto e de defesa.
18. Uso de uma composição, conforme qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelo fato de ser para a fabricação de almofadas infláveis de segurança e de prendedores de cinto de segurança.
18 a 30% de sulfureto de antimônio,
19. Uso de uma composição, conforme qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelo fato de ser para as técnicas de selagem usando cartuchos explosivos.
20. Uso de uma composição, conforme qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelo fato de ser para técnicas médicas de injeção.
Petição 870180003062, de 12/01/2018, pág. 20/21
BRPI0708248-7A 2006-02-24 2007-02-23 Composição de ignição e seu uso BRPI0708248B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0601644A FR2897864B1 (fr) 2006-02-24 2006-02-24 Composition d'amorcage et applications
FR0601644 2006-02-24
PCT/FR2007/000326 WO2007096529A1 (fr) 2006-02-24 2007-02-23 Composition d'amorcage et applications

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0708248A2 BRPI0708248A2 (pt) 2011-05-24
BRPI0708248B1 true BRPI0708248B1 (pt) 2018-04-03

Family

ID=37147197

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0708248-7A BRPI0708248B1 (pt) 2006-02-24 2007-02-23 Composição de ignição e seu uso

Country Status (15)

Country Link
US (1) US8052813B2 (pt)
EP (1) EP1993978B1 (pt)
JP (1) JP2009527453A (pt)
CN (1) CN101384524B (pt)
AT (1) ATE485252T1 (pt)
AU (1) AU2007217337B2 (pt)
BR (1) BRPI0708248B1 (pt)
CA (1) CA2641938C (pt)
DE (1) DE602007009943D1 (pt)
ES (1) ES2353263T3 (pt)
FR (1) FR2897864B1 (pt)
MY (1) MY148243A (pt)
PL (1) PL1993978T3 (pt)
RU (1) RU2417972C2 (pt)
WO (1) WO2007096529A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5458346B2 (ja) * 2008-07-16 2014-04-02 昭和金属工業株式会社 無鉛爆粉
EP2560933B1 (en) * 2010-04-22 2014-02-12 Pacific Scientific Energetic Materials Company Alternative to tetrazene
CN102675008A (zh) * 2012-05-29 2012-09-19 北方爆破工程有限责任公司 一种起爆具及其制备方法
KR101326921B1 (ko) 2012-11-30 2013-11-11 한국교통대학교산학협력단 구명기능을 구비한 의류용 구명끈
GB2517119B (en) * 2013-01-17 2021-03-03 Utm Ltd Explosive composition for use in telescopically expanding non-lethal training ammunition
CN104045494B (zh) * 2014-06-25 2016-08-17 中国工程物理研究院化工材料研究所 一种高密度低爆速炸药及其制备方法
CN104447140A (zh) * 2014-11-26 2015-03-25 雅化集团绵阳实业有限公司 一种ddnp连续自动化生产线整线安全联锁装置
RU2607211C2 (ru) * 2014-12-03 2017-01-10 Акционерное общество "Ульяновский патронный завод" (АО "УПЗ") Мощный некорродирующий ударно-воспламеняющий состав для капсюля-воспламенителя к патронам стрелкового оружия
CN104529682A (zh) * 2014-12-09 2015-04-22 湖南省浏阳金生花炮有限公司 环保发射药
CN104792591B (zh) * 2015-04-10 2018-02-16 泽龙 一种用1‑乙基‑3‑甲基咪唑四氟硼酸盐离子液体作导电处理剂的sem‑edx检测方法

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3428502A (en) * 1966-10-25 1969-02-18 Du Pont Polyvinyl acetate binder for crystalline explosive
GB1204417A (en) * 1967-05-18 1970-09-09 Olin Corp Formerly Known As Ol Ammunition priming compositions and processes of making them
US3860462A (en) * 1970-02-09 1975-01-14 Us Army Propellant composition of the nitrocellulose type containing non lead-containing ballistic modifiers
JPS50132112A (pt) * 1974-05-16 1975-10-20
US4056416A (en) * 1975-12-01 1977-11-01 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Army Radiation polymerized priming compositions
US4133707A (en) * 1977-11-14 1979-01-09 Olin Corporation Priming mix with minimum viscosity change
US4336084A (en) * 1980-08-29 1982-06-22 Olin Corporation Method for making primer constituents
JPH0611264B2 (ja) * 1985-09-02 1994-02-16 工業技術院長 結石破砕装置
GB2313373B (en) * 1990-04-04 1998-02-18 Breed Automotive Tech A high temperature stable,low input energy primer/detonator
US5043030A (en) * 1990-10-05 1991-08-27 Breed Automotive Technology, Inc. Stab initiator
JP2981287B2 (ja) * 1990-12-25 1999-11-22 ブリード オートモティブ テクノロジー,インコーポレイテッド 起爆剤
IT1266171B1 (it) * 1994-07-15 1996-12-23 Europa Metalli Sezione Difesa Miscela innescante esente da materiali tossici ed innesco a percussione per cartucce utilizzante tale miscela.
BR9500890A (pt) 1995-02-24 1997-04-29 Companhia Brasileira De Cartuc Misturas iniciadoras não tóxicas isentas de chumbo e bário e tendo como oxidante principal óxido de estanho
US5684268A (en) * 1995-09-29 1997-11-04 Remington Arms Company, Inc. Lead-free primer mix
DE19616627A1 (de) * 1996-04-26 1997-11-06 Dynamit Nobel Ag Anzündmischungen
JP3749773B2 (ja) * 1996-12-13 2006-03-01 細谷火工株式会社 発光発音矢
US6620267B1 (en) * 1998-03-06 2003-09-16 Snc Technologies Inc. Non-toxic primers for small caliber ammunition
CZ288858B6 (cs) * 1999-09-17 2001-09-12 Sellier & Bellot, A. S. Netoxická a nekorozivní zážehová slož
US6663731B1 (en) * 2002-03-12 2003-12-16 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Navy Lead-free pyrotechnic composition
BR0202906B1 (pt) * 2002-07-18 2011-05-17 composição atóxica de mistura iniciadora para munição para armas de pequeno calibre.
US8784583B2 (en) 2004-01-23 2014-07-22 Ra Brands, L.L.C. Priming mixtures for small arms
US20060219341A1 (en) * 2005-03-30 2006-10-05 Johnston Harold E Heavy metal free, environmentally green percussion primer and ordnance and systems incorporating same

Also Published As

Publication number Publication date
PL1993978T3 (pl) 2011-07-29
AU2007217337B2 (en) 2011-08-18
JP2009527453A (ja) 2009-07-30
CN101384524B (zh) 2011-08-17
CA2641938A1 (fr) 2007-08-30
CN101384524A (zh) 2009-03-11
ES2353263T3 (es) 2011-02-28
RU2417972C2 (ru) 2011-05-10
US20090151825A1 (en) 2009-06-18
RU2008133760A (ru) 2010-03-27
DE602007009943D1 (de) 2010-12-02
CA2641938C (fr) 2016-07-05
US8052813B2 (en) 2011-11-08
FR2897864B1 (fr) 2008-04-11
WO2007096529A1 (fr) 2007-08-30
ATE485252T1 (de) 2010-11-15
EP1993978A1 (fr) 2008-11-26
AU2007217337A1 (en) 2007-08-30
EP1993978B1 (fr) 2010-10-20
MY148243A (en) 2013-03-29
FR2897864A1 (fr) 2007-08-31
BRPI0708248A2 (pt) 2011-05-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0708248B1 (pt) Composição de ignição e seu uso
Fordham High explosives and propellants
US8784583B2 (en) Priming mixtures for small arms
CA2794793C (en) Non-toxic, heavy-metal free sensitized explosive percussion primers and methods of preparing the same
ES2224118T3 (es) Mezcla fulminante libre de plomo para fulminante de percusion.
KR100242749B1 (ko) 무독성 기폭 혼합물
EP0440873A2 (en) Improved primer composition
JP2006290734A (ja) 重金属非含有の環境に優しい撃発起爆薬、ならびに、それを含む武器およびシステム
CA2335474C (en) Non-toxic primers for small caliber ammunition
RU2415831C1 (ru) Взрывчатая композиция многофункционального действия
NO341072B1 (no) Tennsats
RU2315742C1 (ru) Взрывчатый состав
Badgujar et al. Influence of guanylurea dinitramide (GUDN) on the thermal behaviour, sensitivity and ballistic properties of the B-KNO3-PEC ignition system
US9409830B1 (en) Non-toxic primer mix
JPH075422B2 (ja) 難燃性爆薬組成物
KR20170134319A (ko) 텅스텐 산화물 및 금속 텅스테이트 프라이머 조성물
USH285H (en) Oxygen rich igniter compositions
Hussien Development and thermo-analytical studies of new environmentally friendly, high-performance and stable solid propellant formulations based on new high-energy dense oxidizers
RU2471759C2 (ru) Взрывчатый состав
Oxley What to detect?
US20190023629A1 (en) Pyrotechnic compositions
Fox Explosives and Class 1
Fischer Nitrogen-rich high energy density materials: synthesis, characterization and testing
JPH04956B2 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]