BRPI0708033A2 - absorvedor de energia para aeronave - Google Patents

absorvedor de energia para aeronave Download PDF

Info

Publication number
BRPI0708033A2
BRPI0708033A2 BRPI0708033-6A BRPI0708033A BRPI0708033A2 BR PI0708033 A2 BRPI0708033 A2 BR PI0708033A2 BR PI0708033 A BRPI0708033 A BR PI0708033A BR PI0708033 A2 BRPI0708033 A2 BR PI0708033A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
energy absorber
energy
absorber
aircraft
housing
Prior art date
Application number
BRPI0708033-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Dirk Humfeldt
Michael Harriehausen
Jan Schroeder
Martin Sperber
Michael Demary
Original Assignee
Airbus Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Airbus Gmbh filed Critical Airbus Gmbh
Publication of BRPI0708033A2 publication Critical patent/BRPI0708033A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16FSPRINGS; SHOCK-ABSORBERS; MEANS FOR DAMPING VIBRATION
    • F16F7/00Vibration-dampers; Shock-absorbers
    • F16F7/12Vibration-dampers; Shock-absorbers using plastic deformation of members
    • F16F7/123Deformation involving a bending action, e.g. strap moving through multiple rollers, folding of members

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Vibration Dampers (AREA)

Abstract

ABSORVEDOR DE ENERGIA PARA AERONAVE. Hoje em dia, tipicamente, são usados fortes suportes para anexação de dispositivos a bordo na estrutura primária de uma aeronave, que, freqúentemente, só conseguem controlar de forma ineficiente as cargas dinâmicas. De acordo com uma modalidade exemplar da presente invenção, é fornecido um absorvedor de energia para aeronave que inclui um ou mais elementos do absorvedor de energia e um alojamento, por meio do que os elementos do absorvedor de energia podem absorver impulsos de colisão por deformação plástica no alojamento. Assim, a carga na estrutura primária é limitada, o que pode levar a uma maior segurança passiva dos passageiros e a uma redução do peso.

Description

"ABSORVEDOR DE ENERGIA PARA AERONAVE"
PEDIDOS RELACIONADOS
Este pedido reivindica o beneficio do pedido depatente alemão 10 2006 007 029.1, depositado em 15 de feve-reiro de 2006, e do pedido provisório US 60/773.762, deposi-tado em 15 de fevereiro de 2006, cujas divulgações estão a-qui incorporadas pela referência.
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção diz respeito a absorvedores deenergia para aeronave. Em particular, a presente invençãodiz respeito a um absorvedor de energia para uma aeronave,ao uso de um absorvedor de energia como este em uma aeronavee a um método para absorção de energia em uma aeronave.
Na aeronave, são usados elementos de retenção oude anexação para prender e anexar dispositivos a bordo, taiscomo revestimentos de teto, compartimentos de bagagens acimadas poltronas ou sinais. Elementos de anexação rígidos po-dem, em particular, no caso de aceleração intensa, tais comoaquelas que podem ocorrer no caso de severa turbulência ou,por exemplo, também, em um pouso de emergência, transmitirforças de aceleração resultantes diretamente da estruturaprimária da aeronave sobre o suporte para o dispositivo abordo anexado. Igualmente, todas as forças ou aceleraçõesque agem no dispositivo a bordo são transferidas diretamentepor meio do suporte ou sistema suporte para a estrutura daaeronave.
Suportes conhecidos e os dispositivos a bordo ne-les anexados podem ser estaticamente colocados com base nacarga estática ou nas cargas de manutenção máximas. Pode o-correr uma ruptura do suporte, tal como, por exemplo, pelorompimento ou arrombamento do dispositivo a bordo baseadonas excessivas forças de aceleração, o que pode levar ao da-no do suporte, do dispositivo a bordo ou da estrutura primá-ria da aeronave e, adicionalmente, pode expor os passageirosa perigo ou machucá-los, ou levar à anomalia com uma possí-vel evacuação.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
É um objetivo da presente invenção fornecer um ab-sorvedor de energia para aeronave que proporciona uma anexa-ção segura dos dispositivos a bordo ou de outros dispositi-vos da aeronave que também estão sob intensas cargas mecânicas.
De acordo com uma modalidade da presente invenção,é fornecido um absorvedor de energia para uma aeronave, oabsorvedor de energia incluindo um primeiro elemento do ab-sorvedor de energia e um segundo elemento do absorvedor deenergia, um terceiro elemento do absorvedor de energia e umquarto elemento do absorvedor de energia, todos os quatropara absorção de uma energia de aceleração por deformaçãoplástica, e um alojamento. A deformação plástica dos elemen-tos do absorvedor de energia ocorre no alojamento. O primei-ro elemento do absorvedor de energia fica disposto adjacenteao segundo elemento do absorvedor de energia, e o terceiroelemento do absorvedor de energia fica disposto adjacente aoquarto elemento do absorvedor de energia, para que os res-pectivos elementos do absorvedor de energia adjacentes fi-quem fixados uns nos outros, isto é, sejam suportados unspelos outros, durante um movimento de rolagem.
Por meio dos elementos do absorvedor de energia,que são integrados pelo menos parcialmente no alojamento, acarga mecânica no dispositivo a bordo, que é conectado peloabsorvedor de energia na estrutura primária da aeronave eque pode ser, por exemplo, um compartimento de bagagens mon-tado sobre os passageiros, pode ser limitada. Por exemplo, oabsorvedor de energia pode ser projetado para absorver a e-nergia de aceleração resultante do movimento da aeronave.
Pela absorção das energias de aceleração, as transmissões deforça da estrutura primária da aeronave até o dispositivo abordo ou do dispositivo a bordo até a estrutura primária po-dem ser reduzidas. Isto pode levar a uma maior segurançapassiva na cabine. Além do mais, pelo uso do absorvedor deenergia da presente invenção com os elementos do absorvedorde energia, a construção do dispositivo a bordo pode serprojetada de uma maneira que economize material ou peso, jáque a ocorrência máxima das cargas mecânicas é reduzida. Is-to permite uma otimização de peso de todos os componentesenvolvidos na curva da carga (por exemplo, componentes abordo, suporte e estrutura primária). Além do mais, com umsistema estaticamente dominado, uma distribuição uniforme decargas pode se tornar possível, em particular, com uma es-trutura deformada pela carga.
Pelo uso dos múltiplos elementos do absorvedor deenergia, que são arranjados paralelos entre si e ficam cha-tos um em relação ao outro, os níveis de força podem aumen-tar. Ao mesmo tempo, o espaço existente pode ser mais bemusado e os elementos do absorvedor de energia diferentementeposicionados (por exemplo, na forma de folhas ou chapas) po-de afetar uma distribuição de força mais favorável nas cama-das do convés pelas, agora existentes, duas linhas de força.
Assim, com o absorvedor de energia da presente in-venção, impulsos de colisão, como aqueles que podem ocorrerem um pouso de emergência, podem ser absorvidos pelo menosparcialmente. Dessa maneira, o impacto da força resultantepode não ser completamente transferido ao dispositivo a bor-do, em vez disto, adicionalmente amortecido ou parcialmenteabsorvido em um nivel de força definido, então, aquele fun-cionamento inapropriado pode ser impedido.
Pelo principio da deformação plástica, pode seradicionalmente possível absorver múltiplos impulsos de coli-são, para frente bem como para trás. Em outras palavras, oabsorvedor de energia pode funcionar em duas direções (espe-cificamente, são extraídos do alojamento e deslocados para ointerior do alojamento) e, desse modo, absorve impactos emdiferentes direções.
As forças que agem para fora podem ser reduzidasde maneira tal que (com construção adequada) um alojamentoseparado possa ser eliminado e possa ser integrado na geome-tria a ser montada (por exemplo, chapas tipo colméia com umachapeleira).
Pode não haver superfícies sujeitas a atrito.
De acordo com uma modalidade exemplar adicional dapresente invenção, o absorvedor de energia inclui adicional-mente um quinto elemento do absorvedor de energia e um sextoelemento do absorvedor de energia, que são arranjados adja-centes um em relação ao outro para que eles fiquem fixadosum no outro durante movimento de rolagem.
Assim, pode ser usada uma pluralidade de pares deabsorvedor que rolam uns em relação aos outros, de acordocom o que, o nivel de força pode aumentar adicionalmente, euma construção plana do absorvedor de energia pode ser pos-sível.
De acordo com uma modalidade exemplar adicional dapresente invenção, são fornecidos um sétimo elemento do ab-sorvedor de energia e um oitavo elemento do absorvedor deenergia, de acordo com o que, o sétimo elemento do absorve-dor de energia fica embutido no segundo elemento do absorve-dor de energia.
Desta maneira, pode ser garantido que a força ab-sorvida seja mais bem distribuída no alojamento.
De acordo com uma modalidade adicional da presenteinvenção, o alojamento inclui uma primeira chapa de cobertu-ra ou folha de cobertura, uma segunda chapa de cobertura oufolha de cobertura, e um suporte fixo para o segundo elemen-to do absorvedor de energia e para o primeiro elemento doabsorvedor de energia.
De acordo com uma modalidade adicional da presenteinvenção, o primeiro elemento do absorvedor de energia temuma fenda ou entalhe, de acordo com o que, o alojamento temadicionalmente uma parede intermediária, que é montada naárea do entalhe.Pelo entalhe da folha e pela divisão do alojamentopelas paredes intermediárias em múltiplas câmaras tornadaspossíveis desse modo, as forças máximas nas camadas do con-vés podem ser substancialmente reduzidas.
De acordo com uma modalidade adicional da presenteinvenção, o absorvedor de energia inclui adicionalmente umaprimeira área de anexação e uma segunda área de anexação, deacordo com o que, a primeira área de anexação é projetadapara anexar o absorvedor de energia na estrutura primária e,de acordo com o que, a segunda área de anexação é projetadapara anexar o absorvedor de energia no dispositivo a bordo.
As áreas de anexação podem tornar possível, porexemplo, uma montagem simples. Neste aspecto, o primeiro ab-sorvedor de energia pode ser montado de forma fixa em umasuperfície do casco ou do teto ou em um elemento de suporteda estrutura primária. Então, a seguir, um elemento do dis-positivo a bórdo pode ser permanentemente conectado na se-gunda área de anexação com o absorvedor de energia.
De acordo com uma modalidade exemplar adicional dapresente invenção, a anexação do absorvedor de energia naestrutura primária ou no dispositivo a bordo ocorre por meiode uma conexão de travamento por força ou positivo.
Portanto, por exemplo, pode ser fornecido um ab-sorvedor de energia que pode ser montado de forma simples.
Por exemplo, a primeira região de anexação pode ter adicio-nalmente um perfil, por exemplo, na forma de um elemento degarra, que é inserido sobre uma seção retangular de um su-porte. A este respeito, o elemento de garra pode ser proje-tado, por exemplo, de maneira tal que o absorvedor de ener-gia seja preso no suporte com esta inserção para que seu pe-so fixo seja mantido. Então, para a anexação final do absor-vedor de energia, o absorvedor de energia pode ser fixadopor meio de parafusos, rebites, pinos autotravantes ou dis-positivo similar no suporte.
De acordo com uma modalidade exemplar adicional dapresente invenção, o absorvedor de energia tem adicionalmen-te um elemento de ajuste. 0 elemento de ajuste pode mudar oraio de dobramento do elemento do absorvedor de energia e,com isto, do braço da alavanca. Desta maneira, pode ser for-necida uma mudança do nivel de força (por exemplo, um nivelde carga constante variável ou um desempenho progressivo oudeclinante podem, assim, ser ajustáveis).
Desta maneira, a progressão da força pode ser li-vremente ajustada pela mudança continua da distância da fo-lha de cobertura.
Além do mais, a progressão força-trajetória podeser individualmente adaptada por uma adaptação de contornoda folha de cobertura. Além do mais, o próprio absorvedor deenergia pode ser estruturado ou contornado a fim de ajustarindividualmente uma adaptação adicional da progressão força-traj etória.
Por exemplo, a folha de cobertura pode ter um bojoou corcova para que o elemento do absorvedor de energia pos-sa ser forçado a uma curvatura adicional que pode afetar i-gualmente o nivel de força.
De acordo com uma modalidade exemplar adicional dapresente invenção, o absorvedor de energia tem uma direçãode absorção de energia, de acordo com o que, não até que ex-ceda uma força mínima (limitador de força) que age na dire-ção da absorção de energia, ocorre uma absorção de energiapor meio do absorvedor de energia.
0 dispositivo interior (por exemplo, um aparelhoou compartimento ou congêneres) pode ser suportado de formasubstancialmente fixa com carga correspondentemente mínimapara que ele possa ser adequado para operação a bordo nor-mal. Com maior carga, tal como por meio de um impacto deforça intenso, é estabelecido um amortecimento, no qual, porexemplo, o absorvedor de energia é puxado na direção da ab-sorção do alojamento (ou é empurrado para o interior do alo-jamento). Desta maneira, impactos de força correspondente-mente intensas podem ser efetivamente absorvidos.
De acordo com uma modalidade exemplar adicional dapresente invenção, é fornecido o uso de um absorvedor de e-nergia em uma aeronave.
De acordo com uma modalidade exemplar adicional dapresente invenção, é fornecido um método para a absorção deenergia em uma aeronave, incluindo a remoção de um primeiroelemento do absorvedor de energia, de um segundo elemento doabsorvedor de energia, de um terceiro elemento do absorvedorde energia e de um quarto elemento do absorvedor de energiado alojamento, e uma absorção de uma energia de aceleraçãopor deformação plástica dos elementos do absorvedor de ener-gia no alojamento durante a remoção, de acordo com o que, oprimeiro elemento do absorvedor de energia é arranjado adja-cente ao segundo elemento do absorvedor de energia e, de a-cordo com o que, o terceiro elemento do absorvedor de ener-gia é arranjado adjacente ao quarto elemento do absorvedorde energia, para que os respectivos elementos do absorvedorde energia adjacentes sejam fixados uns nos outros durantemovimento de rolagem.
Modalidades adicionais da invenção são fornecidasnas reivindicações dependentes.
A seguir, a invenção será descrita com maiores de-talhes considerando as modalidades exemplares em relação aosdesenhos.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
A figura IA mostra uma representação esquemáticaseccional transversal do absorvedor de energia de acordo comuma modalidade exemplar da presente invenção.
A figura IB mostra uma representação esquemáticado absorvedor de energia da figura IA em vista plana.
A figura 2A mostra uma representação esquemáticaseccional transversal de um absorvedor de energia.
A figura 2B mostra uma representação esquemáticaseccional transversal adicional do absorvedor de energia dafigura 2A.
A figura 3A mostra uma representação esquemáticaseccional transversal de um absorvedor de energia.
A figura 3B mostra uma representação esquemáticaseccional transversal adicional do absorvedor de energia dafigura 3A.
A figura 4A mostra uma representação esquemáticaseccional transversal de um absorvedor de energia adicional.
A figura 4B mostra uma representação esquemáticaseccional transversal adicional do absorvedor de energia dafigura 4A.
A figura 5A mostra uma representação esquemáticaseccional transversal de um absorvedor de energia.
A figura 5B mostra uma representação esquemáticaseccional transversal adicional do absorvedor de energia dafigura 5A.
A figura 6A mostra um absorvedor de energia em umarepresentação esquemática seccional transversal de acordocom uma modalidade exemplar da presente invenção.
A figura 6B mostra uma representação esquemáticaseccional transversal adicional do absorvedor de energia dafigura 6A.
A figura 6C mostra uma ampliação de detalhe de umaregião do absorvedor de energia da figura 6A.
A figura 7A mostra uma representação esquemáticaseccional transversal de um absorvedor de energia.
A figura 7B mostra uma representação esquemáticaseccional transversal adicional do absorvedor de energia dafigura 7A.
A figura 8A mostra uma representação esquemáticaseccional transversal de um absorvedor de energia com um e-lemento de ajuste.
A figura 8B mostra uma representação esquemáticaseccional transversal adicional do absorvedor de energia dafigura 8A.A figura 8C mostra uma progressão força-trajetóriaexemplar do absorvedor de energia de acordo com a configura-ção das figuras 8A, 8B.
A figura 8D mostra um absorvedor de energia dasfiguras 8A, 8B com um elemento de ajuste atuado.
A figura 8E mostra uma progressão força-trajetóriacorrespondente do absorvedor de energia de acordo com a con-figuração da figura 8D.
A figura 9A mostra um absorvedor de energia com umelemento adjacente.
A figura 9B mostra uma progressão força-trajetóriacorrespondente do absorvedor de energia de acordo com a con-figuração da figura 9A.
A figura 9C mostra o absorvedor de energia da fi-gura 9A com um elemento de ajuste diferente atuado.
A figura 9D mostra a progressão força-trajetóriacorrespondente do absorvedor de energia de acordo com a con-figuração da figura 9C.
A figura IOA mostra um absorvedor de energia comum elemento de ajuste.
A figura IOB mostra o absorvedor de energia da fi-gura IOA em uma representação seccional transversal adicio-nal .
A figura 10C mostra a progressão força-trajetóriacorrespondente do absorvedor de energia de acordo com a con-figuração das figuras 10A, 10B.
A figura 10D mostra o absorvedor de energia da fi-gura 10A com elementos de ajuste atuados.A figura 10E mostra a progressão força-trajetóriacorrespondente do absorvedor de energia de acordo com a con-figuração da figura 10D.
A figura 11A mostra um absorvedor de energia comelementos de ajuste atuados.
A figura 11B mostra a progressão força-trajetóriacorrespondente do absorvedor de energia de acordo com a con-figuração da figura 11A.
A figura 11C mostra um absorvedor de energia adi-cional com elementos de ajuste atuados.
A figura IlD mostra a progressão força-trajetóriado absorvedor de energia de acordo com a configuração da fi-gura 11C.
Na seguinte descrição das figuras, os mesmos núme-ros de referência são usados para os mesmos elementos ou pa-ra elementos similares.
A representação nas figuras são esquemáticas e nãoestão em escala.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES EXEMPLARES
A figura IA mostra uma representação esquemáticaseccional transversal de um absorvedor de energia de acordocom uma modalidade exemplar da presente invenção. O absorve-dor de energia 100 tem uma região de alojamento inferior 101e uma região de alojamento superior 102, entre as quais oelemento do absorvedor de energia é montado.
O absorvedor de energia 100, no qual estes elemen-tos do absorvedor de energia 1 são instalados, é basicamentesubdividido em assim denominados conveses únicos com uma fo-lha ou chapa (para absorção) ou com múltiplas folha ou cha-pas colocadas uma na outra, e assim denominados convesesmúltiplos com duas ou mais folhas ou chapas que correm opos-tas uma em relação à outra (que, novamente, pode compreen-der, respectivamente, a múltiplas folhas ou chapas colocadasumas nas outras).
Assim, múltiplas folhas podem ser aninhadas umasnas outras a fim de alcançar, por exemplo, uma otimização dacarga da camada de cobertura, melhor uso do volume ou maiornivel de força.
Além do mais, o absorvedor de energia 100 incluium suporte fixo 103 para o elemento do absorvedor de energia1 e pontos de impacto de força 105-112, 115.
A figura IB mostra o absorvedor de energia da fi-gura IA em uma representação rotacionada em 90 A partesuperior do alojamento ou folha de convés duplo 102 tem umfuro 113 para anexação, por exemplo, da estrutura primáriada aeronave. 0 elemento do absorvedor de energia 1 tem umfuro 114 para anexação, por exemplo, em uma parte de dispo-sitivo a bordo da aeronave. Agora, se uma força agir no alo-jamento na direção da seta 116 e uma força agir no elementoabsorvedor 1 na direção oposta 117, então, o elemento absor-vedor é extraído do alojamento por deformação plástica medi-ante exceder uma força mínima conhecida. Assim, a energia éabsorvida.
A absorção também funciona na direção invertida, àmedida que o elemento do absorvedor de energia 1 é especifi-camente pressionado para o interior do alojamento. Os pri-meiros pontos de impacto 105 a 112 e 115 servem, por um la-do, para conexão das chapas de cobertura 101, 102 e para adistribuição das forças que ocorrem (simbolizadas pela linhade força 118 e pelas setas 119, 120).
A estrutura mostrada na figura 1 representa a for-ma básica de um único convés. Aqui, o elemento do absorvedorde energia 1 fica fixado em relação às camadas de cobertura101, 102 e é transformado mediante o alcance da força de de-sengate.
As figuras 2A, 2B mostram representações seccio-nais transversais de um absorvedor de energia de acordo comuma modalidade exemplar adicional da presente invenção. Estaestrutura é projetada, principalmente, como a estrutura dafigura 1. Por meio das fendas da folha 1 e da subdivisão doalojamento 102, 101 tornadas possíveis, desta maneira, pelasparedes intermediárias 202, em múltiplas câmaras, as forçaspodem ser bastante reduzidas ou uniformemente distribuídas.0 número de referência 201 representa uma fenda na folha, naqual uma parede intermediária 202 fica disposta.
As figuras 3A, 3B mostram um absorvedor de energiaadicional de acordo com uma modalidade exemplar adicional dapresente invenção em duas representações seccionais trans-versais. Esta estrutura pode ser visualizada como um princí-pio de deformação independente. Entretanto, aqui, já quepreferivelmente apenas um elemento do absorvedor de energia1 é deformado, esta estrutura é igualmente atribuída ao con-vés único. A folha é passada múltiplas vezes ao redor doscilindros 301, 302, 303, 304, 305, 306, 307. Os cilindrosdevem ser projetados para ser rotacionáveis a fim de mantero efeito de atrito no mínimo.
As figuras 4A e 4B mostram um absorvedor de ener-gia de acordo com uma modalidade exemplar adicional da pre-sente invenção que pertence à estrutura de "convés duplo".
Aqui, o primeiro elemento do absorvedor de energia1 é fixado, em um lado, na chapa de cobertura 102. É forne-cido um segundo elemento do absorvedor de energia 3 que ficafixado, no outro lado, na chapa de cobertura inferior 101.
Os elementos do absorvedor de energia 1,3 são deformados aoatingir a força de desengate e rolam um em relação ao outro.
As figuras 5A, 5B mostram um absorvedor de energiade acordo com uma modalidade exemplar adicional da presenteinvenção. Esta estrutura é projetada, principalmente, como aestrutura da figura 4. Pela colocação de duas ou mais folhas1, 2 ou 3, 4, o nível de força pode aumentar. Portanto, porexemplo, maiores cargas podem ser absorvidas. Ao mesmo tem-po, usa-se mais bem o espaço e as folhas diferentemente po-sicionadas afetam uma distribuição de força favorável naschapas de cobertura 101, 102 por meio das, agora existentes,duas linhas de força 118.
As figuras 6A, 6B, 6C mostram uma modalidade adi-cional do absorvedor de energia. Aqui, respectivamente, duas(ou mais) folhas são colocadas umas nas outras (1,2 ou 3,4ou 5,6 ou 7,8). Além do mais, os diferentes grupos de folhasembutidas são colocadas, respectivamente, uma sobre a outra.0 par de folhas 1,2 é fixado com um movimento de rolagem nopar de folhas 3,4 e o par de folhas 5, 6 é fixado com um mo-vimento de rolagem no par de folhas 7,8.
Aqui, o espaço estrutural pode ser usado muito fa-voravelmente. As múltiplas folhas que ficam dispostas umassobre as outras agem, por seus próprios arranjos, como cha-pas de cobertura e, portanto, podem reduzir as forças queagem nas camadas de cobertura 101, 102.
Além do mais, por meio da colocação adjacente detais folhas, a espessura do absorvedor de energia 100 (istoé, o espaçamento de ambas as chapas de cobertura 101, 102)com progressão de força constante pode ser reduzida. Istopode habilitar uma integração do absorvedor de energia emuma chapa sanduíche da estrutura da cabine da aeronave, porexemplo, o que pode resultar, por sua vez, na redução do a-lojamento.
As figuras 7A e 7B mostram um absorvedor de ener-gia de acordo com uma modalidade exemplar adicional da pre-sente invenção. Esta estrutura é projetada em um desenho es-belto. Aqui, os elementos do absorvedor de energia individu-ais 1, 2, 3, 4, 9, 10 são conectados uns nos outros por meiode uma haste de tensão central 701. As folhas diferentementeposicionadas podem afetar uma distribuição de força favorá-vel nas chapas de cobertura 101, 102 por meio das, agora e-xistentes, três linhas de força 1181, 1182, 1183.
As figuras 8A até 9D mostram um absorvedor de e-nergia com um elemento de ajuste de acordo com uma modalida-de exemplar adicional da presente invenção. A progressão deforça pode ser livremente ajustada pela mudança contínua dadistância da chapa de cobertura. Este sistema de elemento deajuste pode ser usado para o princípio de única cobertura,bem como para o princípio de cobertura dupla ou de múltiplascoberturas.
0 sistema do elemento de ajuste inclui um primeiroelemento de ajuste 801, um segundo elemento de ajuste 802 euma chapa de cobertura 803, que pode ser disposta pela atua-ção de ambos os elementos de ajuste 801, 802.
Pela atuação dos elementos de ajuste 801, 802, achapa de cobertura 803 pode ser disposta de maneira tal queo elemento do absorvedor de energia 1 seja apertado mais oumenos intensamente.
Na configuração mostrada nas figuras 8A, 8B, aprogressão força-trajetória uniforme e substancialmenteconstante da figura 8C pode ser fornecida.
Na posição mostrada na figura 8D (aqui, os elemen-tos de ajuste 801, 802 são parafusados mais fortemente paraque a chapa de cobertura 803 pressione o elemento do absor-vedor de energia 1 mais fortemente), a progressão força-trajetória mostrada na figura 8D pode ser fornecida (em ní-vel mais alto do que na figura 8C).
Na posição mostrada na figura 9A, na qual a chapade cobertura 803 é posicionada em uma inclinação, a progres-são da força mostrada na figura 9B pode ser fornecida. Aqui,depois do gasto da força mínima, a progressão da força não éconstante, em vez disto, diminui mediante a extração da tira1. Ao contrário, a progressão da força aumenta ao empurrar atira.
A chapa de cobertura 803 também pode ter uma formadiferente, por exemplo, uma corcova ou bojo 808, que leva àcurvatura da folha 1 ainda adicionalmente na região 809,desse modo, mudando a progressão força-trajetória dessa ma-neira.
Na configuração mostrada na figura 9C, é fornecidauma progressão de força reversa (veja figura 9D) na qual,mediante extração da folha 1, a força gasta, portanto, au-menta (e vice-versa).
As figuras IOA até IlD mostram um sistema de con-vés duplo com elementos de ajuste 801, 802, 805, 806 e fo-lhas de cobertura 803, 807.
A progressão de força resultante da configuraçãodas figuras 10A, 10B é mostrada na figura 10C. Aqui, a forçacorre constantemente mediante extração ou empurrão das fo-lhas 1,3.
Se os elementos de ajuste 801, 802, 805, 806 foremparafusados (veja figura 10D), uma maior progressão de forçaé fornecida (veja figura 10B).
Se os elementos de ajuste forem fortemente parafu-sados de uma maneira diferente, como mostrado na figura 11A,é fornecida uma progressão de força que diminui mediante ex-tração (veja figura 11B).
Se, ao contrário, os elementos de ajuste forem pa-rafusados contra a configuração da figura IlA (veja figura11C), é fornecida uma maior progressão de força mediante ex-tração das tiras 1,2 (veja figura 11D).
Os elementos de ajuste também podem ser posiciona-dos por meio de hastes dentadas hidráulicas, discos excên-tricôs ou mecanismos de direção de ajuste elétrico, em vezde por parafusos (veja figuras IlA e 11C).
Assim, o nível de força da absorção também podeser ajustado muito rapidamente e/ou por automação em relaçãoà situação individual.
Naturalmente, também, o uso de outros materiaispode ser possível, por exemplo, plásticos flexíveis deformá-veis ou outros materiais / misturas de materiais flexíveisdeformáveis.
0 absorvedor de energia mostrado também pode serusado como um absorvedor de energia nos assim denominadostirantes. Aplicações adicionais são, por exemplo:
Absorvedor de energia em tirantes das correias dechapeleira. 0 efeito em particular é a transferência de for-ças do suporte liberado sobre a chapeleira arranjada emfrente dele e, com isto, um potencial de redundância destesconceitos resultantes. Essencialmente, estes princípios sãousados onde uma conexão força-encaixe permanente positiva(definida cinematicamente) é exigida.
Absorvedor de energia em trem de pouso.
Absorvedor de energia sem sistemas de cinto de se-gurança.
Absorvedor de energia em ligação de leme paragrandes flapes e lemes de pouso.
Absorvedor de energia para assentos.
Absorvedor de energia para a segurança da carga.
Integração dos absorvedores de energia nos pontosde anexação dos sinais da cabine.Absorvedor de energia para APUs, em particular,para anexação da APU ("Unidade de Força Auxiliar").
Absorvedor de energia para separar paredes ou re-des de retenção da aeronave.
Pela mudança da geometria dos elementos do absor-vedor, do raio de dobramento e das propriedades do material,os níveis de força podem variar. Além do mais, o nível deforça pode ser ajustável pela mudança do espaçamento das fo-lhas de cobertura. Existe uma conexão de atrito permanente.O sistema é impermeável às condições ambientais. Além domais, o sistema é insensível à tração diagonal (isto é, porexemplo, diagonal em relação à seta da figura 9A) , que podeocorrer, por exemplo, com uma colisão pela deformação da es-trutura primária. Aqui, pode ocorrer um deslocamento relati-vo dos elementos / componentes, o que pode ter, em decorrên-cia, um desvio na direção da extração.
Percebe-se que o termo "compreendendo" não excluioutros elementos ou etapas, e os temos "um", "uma" não ex-cluem uma pluralidade. Também, elementos descritos com rela-ção a diferentes modalidades podem ser combinados.
Também percebe-se que sinais de referência nasreivindicações não devem ser interpretados como limitantesdo escopo das reivindicações.

Claims (11)

1. Absorvedor de energia (100) para uma aeronave,CARACTERIZADO pelo fato de que o absorvedor de energia (100)compreende:um primeiro elemento do absorvedor de energia (1),um segundo elemento do absorvedor de energia (3), um tercei-ro elemento do absorvedor de energia (5) e um quarto elemen-to do absorvedor de energia (7), em que todos os quatro ele-mentos do absorvedor de energia são adaptados para absorçãode uma energia de aceleração por deformação plástica;um alojamento (101, 102) ;em que a deformação plástica dos elementos do ab-sorvedor de energia (1, 3, 5, 7) ocorre no alojamento (101,-102); eem que o primeiro elemento do absorvedor de ener-gia (1) fica disposto adjacente ao segundo elemento do ab-sorvedor de energia (3), e em que o terceiro elemento do ab-sorvedor de energia (5) fica disposto adjacente ao quartoelemento do absorvedor de energia (7), para que os respecti-vos elementos do absorvedor de energia adjacentes (1,3 ou-5,7) sejam fixados uns nos outros durante o movimento de ro-lagem.
2. Absorvedor de energia (100), de acordo com areivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:um quinto elemento do absorvedor de energia e umsexto elemento do absorvedor de energia, que são arranjadosadjacentes um ao outro para que eles sejam fixados um no ou-tro com o movimento de rolagem.
3. Absorvedor de energia (100), de acordo com asreivindicações 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que com-preende adicionalmente:um sétimo elemento do absorvedor de energia (2) eum oitavo elemento do absorvedor de energia (4);em que o sétimo elemento do absorvedor de energia(2) fica embutido no primeiro elemento do absorvedor de e-nergia (1); eem que o oitavo elemento do absorvedor de energia(4) fica embutido no segundo elemento do absorvedor de ener-gia (3) .
4. Absorvedor de energia (100), de acordo comqualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADOpelo fato de que o alojamento (101, 102) inclui uma primeirachapa de cobertura (101), uma segunda chapa de cobertura(102) e um suporte fixo (103, 104) para o segundo elementodo absorvedor de energia (2) e para o primeiro elemento doabsorvedor de energia (1).
5. Absorvedor de energia (100), de acordo comqualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADOpelo fato de que o primeiro elemento do absorvedor de ener-gia (1) tem um entalhe longitudinal (201);em que o alojamento (101, 102) tem adicionalmenteuma parede intermediária (202), que é montada na região doentalhe.
6. Absorvedor de energia (100), de acordo comqualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADOpelo fato de que inclui adicionalmente:uma primeira região de anexação (113);uma segunda região de anexação (114);em que a primeira região de anexação (113) é pro-jetada para anexar o absorvedor de energia (100) na estrutu-ra primária; eem que a segunda região de anexação (114) é proje-tada para anexar o absorvedor de energia (100) no dispositi-vo interior.
7. Absorvedor de energia (100), de acordo comqualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADOpelo fato de que a anexação do absorvedor de energia na es-trutura primária ou no dispositivo interior ocorre por meiode parafusos, rebites ou pinos autotravantes.
8. Absorvedor de energia (100), de acordo comqualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADOpelo fato de que o absorvedor de energia (100) tem adicio-nalmente um elemento de ajuste (801); eem que, por meio do elemento de ajuste (801) umraio de dobramento do elemento do absorvedor de energia (1)é continuamente ajustável.
9. Absorvedor de energia (100), de acordo comqualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADOpelo fato de que o absorvedor de energia tem uma direção deabsorção de energia; eem que, primeiro, mediante exceder uma força míni-ma que age na direção da absorção de energia, ocorre uma ab-sorção de energia por meio do absorvedor de energia.
10. Uso de um absorvedor de energia (110), de a-cordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9,CARACTERIZADO pelo fato de que é realizado em uma aeronave.
11. Método para absorção de energia em uma aerona-ve, CARACTERIZADO pelo fato de que o método compreende asetapas de:extrair um primeiro elemento do absorvedor de e-nergia (1), um segundo elemento do absorvedor de energia(3) , um terceiro elemento do absorvedor de energia (5) e umquarto elemento do absorvedor de energia (7) de um alojamen-to;absorver uma energia de aceleração por deformaçãoplástica do primeiro elemento do absorvedor de energia (1,-3, 5, 7) e do segundo elemento do absorvedor de energia (2)no alojamento (101, 102) durante a extração; em que o primeiro elemento do absorvedor de ener-gia (1) fica disposto adjacente ao segundo elemento do ab-sorvedor de energia (3), e em que o terceiro elemento do ab-sorvedor de energia (5) fica disposto adjacente ao quartoelemento do absorvedor de energia (7) para que os respecti-vos elementos do absorvedor de energia adjacentes (1,3 ou-5,7) fiquem fixados uns nos outros durante o movimento derolagem.
BRPI0708033-6A 2006-02-15 2007-02-07 absorvedor de energia para aeronave BRPI0708033A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US77376206P 2006-02-15 2006-02-15
DE102006007029A DE102006007029B4 (de) 2006-02-15 2006-02-15 Energieabsorber für Flugzeuge
US60/773,762 2006-02-15
DE102006007029.1 2006-02-15
PCT/EP2007/001033 WO2007093311A1 (en) 2006-02-15 2007-02-07 Energy absorber for aircraft

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0708033A2 true BRPI0708033A2 (pt) 2011-05-17

Family

ID=38288738

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0708033-6A BRPI0708033A2 (pt) 2006-02-15 2007-02-07 absorvedor de energia para aeronave

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8302747B2 (pt)
EP (1) EP1984646B1 (pt)
JP (1) JP2009526686A (pt)
CN (1) CN101384832B (pt)
BR (1) BRPI0708033A2 (pt)
CA (1) CA2637257C (pt)
DE (1) DE102006007029B4 (pt)
RU (1) RU2427739C2 (pt)
WO (1) WO2007093311A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102006007028B3 (de) * 2006-02-15 2007-09-06 Airbus Deutschland Gmbh Kraftniveaueinstellung für einen Energieabsorber für Flugzeuge
DE102006007030B4 (de) * 2006-02-15 2011-03-31 Airbus Operations Gmbh Energieabsorber für Flugzeuge
EP2607553A1 (de) * 2011-12-22 2013-06-26 Trumer Schutzbauten GesmbH Vorrichtung und Verfahren zur Energiedissipation
CN104246075A (zh) 2011-12-22 2014-12-24 特鲁默舒茨鲍滕有限责任公司 防护遮拦系统
US9174073B2 (en) 2013-02-08 2015-11-03 D B Industries, Llc Energy absorber assembly and components thereof
GB2515309A (en) * 2013-06-19 2014-12-24 Spanset Inter Ag Energy absorber
WO2016167670A1 (en) 2015-04-17 2016-10-20 University Of Canterbury Energy dissipation device
CN111572420B (zh) * 2020-04-29 2021-06-11 南京理工大学 一种军用车辆防雷座椅吸能装置

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3087584A (en) * 1961-04-10 1963-04-30 Zelm Associates Inc Van Load limiting shock strut
US3504567A (en) * 1967-05-25 1970-04-07 Toyota Motor Co Ltd Collapsible steering shaft construction
DE1556322A1 (de) 1967-12-29 1970-04-30 Entwistle Co Lastenverzurrungseinrichtung
FR2129258A1 (pt) * 1971-03-19 1972-10-27 Citroen Sa
JPS5421294Y2 (pt) 1974-09-16 1979-07-28
US3968863A (en) 1975-09-22 1976-07-13 The Boeing Company Energy attenuator
SU968535A1 (ru) * 1981-03-03 1982-10-23 Ростовское Высшее Военное Командное Училище Им.Главного Маршала Артиллерии Неделина М.И. Пластический амортизатор
JPH0462255A (ja) 1990-06-29 1992-02-27 Sekisui Chem Co Ltd 壁パネル
DE4134545C2 (de) * 1991-05-24 1994-03-31 Thomas Dipl Ing Fischer Energieabsorptionselement
DE19503124A1 (de) * 1995-02-01 1996-08-08 Supervis Ets Lenkspindel für Lenkvorrichtungen bei Kraftfahrzeugen
US5597055A (en) * 1995-08-22 1997-01-28 Industrial Technology Research Institute Clamped tube type impact absorber
FR2741924B1 (fr) 1995-11-30 1998-02-20 Peugeot Dispositif limiteur d'effort en traction
FR2745621B1 (fr) * 1996-03-04 1998-05-29 Peugeot Dispositif absorbeur de chocs notamment pour vehicules automobiles
US6394241B1 (en) * 1999-10-21 2002-05-28 Simula, Inc. Energy absorbing shear strip bender
EP1248917B1 (en) * 1999-12-21 2007-03-14 Keyguard Limited Energy absorber
US6231095B1 (en) * 1999-12-23 2001-05-15 Benteler Automotive Corporation Energy absorption impact system
US6409239B1 (en) * 2001-04-17 2002-06-25 Benteler Automotive Corporation Energy absorption impact system and method for making the same
FR2855140B1 (fr) 2003-05-19 2006-05-26 Nacam Dispositif d'absorption modulable d'energie a charges pyrotechniques d'une colonne de direction de vehicule automobile
GB0315538D0 (en) * 2003-07-03 2003-08-06 Renton Julian E Energy absorber

Also Published As

Publication number Publication date
WO2007093311A1 (en) 2007-08-23
EP1984646A1 (en) 2008-10-29
DE102006007029A1 (de) 2007-08-23
CA2637257A1 (en) 2007-08-23
RU2008136776A (ru) 2010-03-20
CN101384832B (zh) 2010-08-18
DE102006007029B4 (de) 2013-08-01
RU2427739C2 (ru) 2011-08-27
CN101384832A (zh) 2009-03-11
EP1984646B1 (en) 2013-04-03
US20100096230A1 (en) 2010-04-22
JP2009526686A (ja) 2009-07-23
US8302747B2 (en) 2012-11-06
CA2637257C (en) 2014-08-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0708033A2 (pt) absorvedor de energia para aeronave
US8662265B2 (en) Energy absorber for aircraft
BRPI0707901A2 (pt) controle de nÍvel de forÇa para absorvedor de energia para aeronave
US5085382A (en) Device for intercepting and retaining cargo in a transport space
US3930665A (en) Energy absorbing panel structure
US7841560B2 (en) Seat device for an aircraft
US10144516B2 (en) Floor attachment assembly and aircraft seat
US20130228652A1 (en) Aircraft bench provided with crash-protection means
US6964451B1 (en) Shock absorbing apparatus
US9694841B2 (en) Steering column arrangement for a motor vehicle
EP3121119A1 (en) An energy absorbing system for absorbing energy of an object in a vehicle in a crash situation
CN113978403A (zh) 碰撞防护总成及商用车
GB2498465A (en) Seat with belt force limitation device

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: AIRBUS OPERATIONS GMBH (DE)

Free format text: NOME ALTERADO DE: AIRBUS DEUTSCHLAND GMBH

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2260 DE 29/04/2014.