BRPI0707929A2 - composições para tingimento de cabelo - Google Patents
composições para tingimento de cabelo Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0707929A2 BRPI0707929A2 BRPI0707929-0A BRPI0707929A BRPI0707929A2 BR PI0707929 A2 BRPI0707929 A2 BR PI0707929A2 BR PI0707929 A BRPI0707929 A BR PI0707929A BR PI0707929 A2 BRPI0707929 A2 BR PI0707929A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- hair
- radical
- hydrogen
- composition
- dyeing
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61K—PREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
- A61K8/00—Cosmetics or similar toiletry preparations
- A61K8/18—Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
- A61K8/19—Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing inorganic ingredients
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61K—PREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
- A61K8/00—Cosmetics or similar toiletry preparations
- A61K8/18—Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
- A61K8/19—Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing inorganic ingredients
- A61K8/22—Peroxides; Oxygen; Ozone
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61K—PREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
- A61K8/00—Cosmetics or similar toiletry preparations
- A61K8/18—Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
- A61K8/30—Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds
- A61K8/40—Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds containing nitrogen
- A61K8/41—Amines
- A61K8/415—Aminophenols
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61Q—SPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
- A61Q5/00—Preparations for care of the hair
- A61Q5/10—Preparations for permanently dyeing the hair
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Birds (AREA)
- Epidemiology (AREA)
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Inorganic Chemistry (AREA)
- Emergency Medicine (AREA)
- Cosmetics (AREA)
Abstract
COMPOSIçõES PARA TINGIMENTO DE CABELO. CAMPO DA INVENçãO. A presente invenção refere-se a uma composição de tingimento ou descoloração de cabelo por oxidação que compreende um agente oxidante, uma fonte de lons carbonato, um agente alcalinizante e corantes específicos, aqui definidos, utilizados em um pH até 9,5, inclusive, que acentua a intensidade e a aplicação da cor, proporciona excelente coloração e deposição de corantes e otimiza a cobertura de cabelo grisalhos, particularmente para as tonalidades escuras como castanho ou preto. Além disso, as composições da presente invenção têm baixo nível de odores e proporcionam um alto nível de descoramento e clareamento igual aos dos sistemas de amónia e peróxido atualmente utilizados, ao mesmo tempo em que reduzem a concentração de peróxido e os danos à fibra capilar.
Description
"COMPOSIÇÕES PARA TINGIMENTO DE CABELO"
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a composições para adescoloração e o tingimento de fibras queratinosas.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
A alteração permanente da cor de fibrasqueratinosas, em particular cabelos humanos, pela aplicaçãode corantes capilares é bem conhecida. Para dar ao consumidora cor e a intensidade de cor desejadas dos cabelos, éutilizado um processo químico muito complexo. As formulaçõesde tingimento permanente dos cabelos compreendem precursoresde tinturas oxidantes, que podem se difundir pelos cabelospenetrando nas cutículas e no córtex onde eles podem reagiruns com os outros e com agentes oxidantes adequados paraformar as moléculas finais de coloração. Devido ao tamanhomaior destas moléculas resultantes, elas não são capazes dese difundir prontamente pelos cabelos durante a lavagemsubseqüente com água e/ou detergentes; Por isso, propicia apermanência desejada da cor ao consumidor. Esta reação ocorretipicamente em um ambiente agressivo de pH de aproximadamente10, na presença tanto de um agente alcalinizante como de umagente oxidante. Além do mais, o consumidor repete o processoregularmente para manter a cor e a tonalidade bem como aintensidade de cor desejadas dos cabelos e para assegurar acobertura contínua e uniforme dos cabelos, inclusive acobertura do novo crescimento dos cabelos.
O fabricante de tais produtos é obrigado, também,a trabalhar sob um grande número de restrições. Uma vez queestes produtos entram em contato direto com a pele doconsumidor, existe o potencial de contato acidental com osolhos ou de ingestão (por exemplo), que podem ocorrerdurante o processo de tingimento. Portanto, as formulaçõesprecisam atender a rigorosos requisitos de segurança, e nãopodem induzir reações alérgicas. Além de atender a estesrequisitos, os produtos precisam também ser visualmente eolfativamente agradáveis ao consumidor. Em particular, osprodutos precisam atender certos parâmetros físicos paragarantir a facilidade de aplicação aos cabelos peloconsumidor de modo a proporcionar o efeito desejado, semcausar manchas indesejáveis nas roupas, na peleparticularmente ao longo da linha de enraizamento, ou emoutros objetos.
O fabricante é obrigado, também, a oferecer aoconsumidor da tintura de cabelo uma ampla gama de opções decores. Alguns consumidores podem somente desejar aintensificação da cor natural do cabelo, enquanto outrospodem querer cobrir os cabelos grisalhos, ou alterarcompletamente a cor do cabelo para uma cor de cabelo deaparência natural diferente ou de aparência 'artificial'.
Conseqüentemente, o fabricante deve oferecer maisde vinte formulações diferentes, de cores e matizes variados,para atender à toda a gama de necessidades específicas doconsumidor.' Estas formulações precisam ser individualmenteformuladas e são tipicamente fórmulas complexas contendo umamistura de diferentes compostos colorantes. Por isso, afabricação de tais produtos pode ser cara e complexa.No entanto, embora produtos comerciais paratingimento dos cabelos tenham estado disponíveis por muitosanos, tais produtos ainda apresentam várias deficiências doponto de vista do consumidor. Tipicamente, os produtos paratingimento permanente dos cabelos contêm um álcali,tipicamente uma fonte de amônia. 0 objetivo destassubstâncias é causar um intumescência dos cabelos parapermitir a entrada das moléculas precursoras de tingimento epara acentuar o efeito de clareamento do agente oxidante,que é tipicamente peróxido de hidrogênio. No entanto, aamônia é também volátil e seu odor é extremamentedesagradável ao consumidor, particularmente porque estesprodutos de tingimento dos cabelos são usados próximos âregião nasal. Portanto, seria altamente desejável forneceruma composição de tingimento e/ou descoloração por oxidaçãodos cabelos que oferecesse ao consumidor o nível necessáriode clareamento e de cor, com odor reduzido ou inexistente deamônia.
De fato, uma outra área de deficiência nos atuaisprodutos para tingimento de cabelo é o fornecimento deprodutos que resultem na cor de cabelo requerida,especialmente o efeito de clareamento requerido. Fornecer oefeito de clareamento desejado é particularmente importantepara produzir a ampla gama de tonalidades de cor,solicitadas pelo consumidor Tais produtos apresentamdificuldades específicas para o fabricante, pois elesnormalmente exigem o uso de altos níveis de um agenteoxidante e de amônia para fornecer o efeito de clareamentodesejado. No entanto, além dos problemas associados àpresença de altos níveis de amônia nestes produtos,conforme discutido anteriormente neste documento, os mesmosafetam, também, a condição dos cabelos e podem, em algunscasos, causar leve irritação da pele no couro cabeludo. Emparticular, a capacidade hidrofílica da superfície capilaré aumentada durante o processo de tingimento, o que alteraa percepção sensorial dos cabelos e sua maneabilidadedurante e imediatamente após o tingimento e durante ossubseqüentes ciclos de lavagem e penteado até a próximaaplicação do colorante. Por essa razão, seria tambémaltamente desejável produzir uma composição oxidante, dedescoloração e/ou tingimento de cabelo, que proporcionassea cor e/ou clareamento exigidos, sem dano capilardesnecessário e mantivesse particularmente um brilho deaspecto saudável no cabelo.
Outra área de desempenho particularmente criticapara o consumidor é a obtenção da cor final desejada e tambéma cobertura eficaz dos cabelos grisalhos. De fato, embora aquantidade de cabelo grisalhos a serem tingidos possa variarconsideravelmente de consumidor para consumidor, a aparênciafinal do cabelo tingido exigida pelo consumidor deve serquase idêntica entre o cabelo naturalmente pigmentado, oscabelos grisalhos existentes e o novo crescimento a partirdas raízes, de modo a se obter uma deposição uniforme de cor,das raízes às pontas. Além disso, é também importante que acobertura inicial de coloração uniforme seja mantida duranteo ciclo de lavagem e secagem pós-tingimento. Em particular,existe uma necessidade para produzir tonalidades escurasaprimoradas, tais como castanho e preto que sejam também maisintensas em cor que as atualmente disponíveis.
As formulações de tonalidade escura apresentamdificuldades particulares associadas com isso. Para alcançara cor solicitada, as tonalidades escuras exigem uma elevadaconcentração de corante em relação as cores mais claras.
Entretanto, aumentar a concentração do corante, tambémaumenta os custos dessas formulações e também aumenta opotencial para irritação e sensibilidade. Além disso, aestabilidade das formulações contendo cargas mais elevadasdo corante também será reduzida. Além disso, o potencialpara as reações exotérmicas aumentadas após a mistura com operóxido de hidrogênio, também será aumentado com o aumentoda concentração do corante. Seria então altamente desejávelreduzir a concentração dos corantes exigida para formular astonalidades escuras, enquanto mantém os atributos desejadospelo consumidor, como: cor intensa, resistência aodesbotamento após lavagem, cobertura de cabelo grisalhos euniformidade da cor da raiz até a ponta.
Uma outra área critica de desempenho para oconsumidor é o tempo necessário para revelar totalmente acor desejada. Em particular, a aplicação e odesenvolvimento dos produtos para tingimento dos cabelos éainda um processo relativamente demorado, e pode levar oconsumidor mais de uma hora, para misturar, aplicar,esperar para que a cor seja revelada e remover o produto,antes de secar e pentear. A maior parte dos produtos paratingimento atualmente disponíveis leva um mínimo de aomenos 2 5 minutos para que a cor final se revele totalmente,de modo que o consumidor precisa ficar esperando com oproduto aplicado aos cabelos durante esse período de tempo.
Uma vez que para a maioria dos consumidores, o processo detingimento dos cabelos é uma parte regular de sua rotina debeleza, seria altamente desejável que o tempo exigido paratingir o cabelo pudesse ser reduzido, enquanto o processoainda satisfaz todas as outras exigências de facilidade deaplicação, baixo odor, e especialmente como seria de seesperar, o fornecimento da cor de cabelo solicitada,particularmente para os consumidores que exigem alteraçõessignificativas e/ou descoramento da cor resultante.
Há um grande número de corantes disponíveis, osquais são usados em produtos para tingimento de cabelo.Entretanto, a demanda dos consumidores para a aplicação decores específicas é de tal forma que ainda existe umanecessidade para otimizar e aumentar as cores fornecidaspelos fabricantes de tinturas de cabelo, particularmentepara a faixa de castanho a preto.
O desenvolvimento de novos corantes, no entanto,é extremamente dispendioso e demorado e, portanto, o númerode novos corantes disponíveis não aumentasignificativamente ao longo do tempo.
Conseqüentemente, seria desejável, também,oferecer ao consumidor uma tintura para cabelos queproporcione descoramento e clareamento aprimorados, eaplicação, absorção e durabilidade de cor otimizadas, e queproporcione melhores cores e variações de cores com base noscorantes atualmente disponíveis.
Foi agora surpreendentemente descoberto, que ossistemas para tingimento e/ou descoloração capilar queabrangem um agente oxidante, uma fonte de íons de carbonato,um agente alcalino e corantes específicos, aqui definidos, eutilizados em um pH igual ou menor que 9,5, fornecemcomposições para tingimento e descoloração de cabelo queproduzem um aprimoramento da intensidade e da aplicação dacor, especialmente para as tonalidades escuras. Além disso,as composições da presente invenção são compatíveis com ossistemas de corantes e de precursores de corante atualmenteem uso, e resultam em excelente deposição do corante eintensificação das cores escuras, além do aprimoramento dacobertura de cabelo grisalhos. Além disso, as composições dapresente invenção exibem, também, nível de odoressurpreendentemente baixo, e proporcionam um alto nível dedescoramento e clareamento igual aos sistemas de amônia eperóxido atualmente em uso, ao mesmo tempo em que reduzem aconcentração de peróxido e os danos à fibra capilar.
A literatura descreve várias tentativas deresolver pelo menos alguns dos problemas acima descritos.
Por exemplo, o uso de carbonato foi descrito na técnica detingimento de cabelo mencionada a seguir. No entanto,nenhuma dessas referências apresenta os recursosreivindicados da presente invenção.
0 documento EP 435 012 descreve composições detingimento de cabelo que exigem um curto tempo detingimento, causam pequeno dano aos cabelos, não exalamodor irritante após o tingimento e compreendem uma fonte decarbonato, um peróxido de hidrogênio de álcali que não geraodor e uma solução tampão. De modo similar, o documento EP1 106 166 descreve composições de tingimento de cabelo quecompreendem amônia, carbonato (que não o sal de amônia), umsal metálico de transição e um agente quelante que nãoexalam odor irritante, têm um efeito leve de irritação dapele e podem alterar a cor do cabelo para um tom mais claroem um curto período de tempo. W001/28508 descreve asformulações para tingimento de cabelo que compreendemagentes oxidantes e carbamato ou carbonato de amônio, queproduzem um aprimoramento da descoloração e tingimento, coma redução de odores e danos capilares, sem a necessidadepara agentes tampão, modif icadores de pH ou agentes paraexpansão capilar. JP01206825 descreve uma composição baixae pungente para tingimento dos cabelos compreendendo amôniae sal de amônio e carbonato.
0 documento US2004/0083557 descreve composiçõespara tingimento de cabelo compreendendo um precursor detintura oxidante para cabelos, um cianato de metal, umagente alcalinizante e um agente oxidante e, de preferência,um sal bicarbonato de metal para proporcionar bomclareamento e baixo nível de odor.
O documento W004/014328 descreve composições paratingimento de cabelo em uma etapa, compreendendo agentesoxidantes à base de peróxido, agentes oxidantes específicos eao menos um sal solúvel em água que libera carbonato, o qualaplica a cor de maneira mais eficaz quando a composição éaplicada durante um período de 2 a 60 minutos. US2004/0098814descreve um método para tingimento permanente dos cabelos, noqual os mesmos são submetidos a vários tratamentos curtosconsecutivos, sendo que o tratamento compreende umintermediário de corante em uma base de xampu oucondicionador, um sal solúvel em água que libera carbonato eum sal de amônio solúvel em água. 0 documento US2004/0098816também descreve um método para o tingimento permanentegradual dos cabelos, que inclui submeter os cabelos a váriostratamentos com um intervalo de tempo definido entre osmesmos, sendo que as composições de tratamento compreendemcarbonato de amônio em combinação com um quelante.
2, 4-diamino fenoxietanol e 1,3-bis (2,4-diaminofenoxipropano) foram descritos na literatura, por exemploem EP 966251, EP722713, EP667142, EP665055 e EP 634162, emcombinação com outros corantes para fornecer váriosbenefícios.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a uma composiçãopara tingimento ou descoloração de cabelo, compreendendo i)pelo menos uma fonte de íons peroximonocarbonato, ii) pelomenos uma fonte de um agente alcalino, preferencialmenteíons amônio iii) pelo menos um precursor de corante poroxidação de acordo com a fórmula:<formula>formula see original document page 11</formula>
sendo que R1 é hidrogênio ou um radical alquila de Cl a C4,R2 é hidrogênio, um radical alquila de Cl a C4 ou um radicalmonohidróxi alcóxi tendo de 2 a 3 átomos de carbono e de 1 a3 átomos hidróxi,
R3 é hidrogênio ou radical alquila de Cl a C4, R4 é umradical alcóxi de Cl a C4, um radical aminoalkoxi ou umradical mono ou polihidróxi alcóxi ou um radical 2,4,diaminofenóxi alcóxi, sendo que no mínimo um de R2 e R3 éhidrogênio, e sais de adição ácida do mesmo, além dasmisturas desses itens, sendo que a dita composição tem um pHde até 9,5, inclusive.
Um outro aspecto da presente invenção refere-se aum método para tingimento ou descoloração por oxidação decabelo compreendendo as etapas de aplicar uma composição deacordo com a presente invenção, deixar a dita composição noscabelos durante de 2 a 60 minutos e, subseqüentemente,enxaguar dos mesmos a dita composição.
Um outro aspecto da presente invenção refere-se aum método para tingimento ou descoloração por oxidaçãoseqüencial dos cabelos compreendendo as etapas de aplicaçãode ao menos dois tratamentos seqüenciais de tingimento oudescoloração por oxidação dos cabelos, em que o período detempo entre cada tratamento é de 1 dia a 60 dias, e em quecada tratamento compreende as etapas de obter umacomposição da presente invenção e, então, aplicar a ditacomposição aos cabelos e mantê-la nos mesmos durante umperíodo de tempo menor que 2 0 minutos e, subseqüentemente,enxaguar a dita composição dos cabelos.
Um outro aspecto da presente invenção refere-se aokit de descoloração ou tingimento de cabelo, que compreendeum componente oxidante embalado individualmente quecompreende pelo menos uma fonte de peróxido de hidrogênio eum componente de tingimento embalado individualmente quecompreende pelo menos uma fonte de íons carbamato, carbonatoe ou hidrocarboneto, íons de peroximonocarbonato e misturasdesses itens, pelo menos um agente alcalinizante e pelomenos um precursor de corante de acordo com a fórmula:
<formula>formula see original document page 12</formula>
sendo que Ri é hidrogênio, ou um radical alquila de Cl a C4,R2 é hidrogênio, um radical alquila de Cl a C4 ou um radicalmonohidróxi alcóxi tendo de 2 a 3 átomos de carbono e de 1 a3 átomos hidróxi,R3 é hidrogênio ou um radical alquila Cl a C4, R4 é umradical alcóxi Cl a C4, um radical aminoalcóxi ou umradical mono ou polihidroxialcóxi ou um radical 2,4,diaminof enoxialcóxi, sendo que pelo menos um de R2 e R3 éhidrogênio e sais de adição ácida do mesmo, e misturasdesses itens.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Embora o relatório descritivo termine comreivindicações que particularmente apontam e distintamentereivindicam a invenção, acredita-se que a presente invençãoserá melhor compreendida com a descrição a seguir.
Para uso na presente invenção, o termo "cabelo" aser tratado pode ser "vivo", isto é, fazendo parte de umcorpo vivo, ou pode ser "não-vivo", isto é, fazendo parte deuma peruca, aplique ou outra agregação de fibras queratinosasnão-vivas. É preferencial o cabelo ou pelo de mamíferos, depreferência cabelos humanos. No entanto, lã, pele e outrasfibras contendo queratina são substratos adequados para ascomposições de acordo com a presente invenção.
Todas as porcentagens são em peso do total dacomposição, exceto onde especificado em contrário. Quandomais de uma composição é usada durante um tratamento, o pesototal a ser considerado é o peso total de todas ascomposições aplicadas sobre o cabelo simultaneamente (istoé, o peso encontrado "sobre a cabeça") , exceto ondeespecificado em contrário. Todas as razões são razões depeso, exceto onde especificado em contrário.Os produtos colorantes permanentes, atualmentedisponíveis no mercado, basicamente usam uma combinação deum sistema alcalinizador, precursores de corante e umoxidante para produzir a cor capilar desejada ao consumidor.
0 alcalinizante é tipicamente amônia ou umaalcanolamina, como monoetanolamina e o oxidante é,tipicamente, peróxido de hidrogênio ou uma forma sólida deperóxido de hidrogênio. A cor final do cabelo que éentregue ao consumidor, é uma combinação do resultado dadescoloração subjacente do pigmento da melanina na fibracapilar, e a aplicação das porções cromóforas do coranteque são ambos pré- formados, isto é corantes diretos, ou sãoformados por oxidação dos precursores de corante nointerior da fibra capilar.
0 pH ótimo para esses sistemas situa-se,tipicamente, em redor de pH 10,0. Esse pH alto é necessáriopara produzir uma concentração suficiente do ânion peridróxi(HOO-), de modo a resultar na descoramento desejado damelanina. Descobriu-se que, abaixo de pH 9,5, a concentraçãodessa espécie é menor que 0,01% da concentração adicional doperóxido de hidrogênio (pKa = 11,6) e a quantidade dedescoramento da melanina cai dramaticamente e é, portanto,insuficiente para resultar na coloração final desejada.
No entanto, conforme discutido anteriormente nestedocumento, as composições que têm um pH mais alto causammuitas das desvantagens notadas pelos consumidores nessessistemas. Em particular, o teor de amônia volátil aumentasob um pH mais alto (acima de pH 9,5), gerando um aumento napresença de odores desagradáveis. Além disso, as espéciesreativas, inclusive o ânion peridróxi, reagem com a fibracapilar, resultando em danos significativos à mesma. Umaconseqüência dessa reatividade é que a capacidadehidrofílica das fibras capilares é significativamenteaumentada, o que causa um aumento na força necessária parapentear os cabelos, em comparação a cabelos que não tenhamsido tingidos. Além disso, as forças mais intensas que sãoexercidas durante o penteamento e o arranjo resultam em umaumento nos danos às fibras capilares.
Descobriu-se agora, surpreendentemente, que ascomposições para tingimento e descoloração de cabelocompreendendo a combinação de ao menos uma fonte de íonsperóxi monocarbonato, de preferência formada localmente apartir de uma fonte de peróxido de hidrogênio e uma fonte deíon carbonato, e ao menos uma fonte de agente alcalinizantee os corantes específicos definidos mais > adiante nestedocumento, a um pH de 9,5 e inferior, podem oferecermelhorias aos resultados da cor de cabelo desejada, ao mesmotempo em que reduzem o odor e os danos às fibras capilares.
Sem se ater à teoria, acredita-se que na presenteinvenção as espécies-chave responsáveis pelo descoramento damelanina, especificamente o íon peróxi monocarbonato (-OC (O) OOH) , se decompõe sob valores de pH acima de 9,5 paraformar oxigênio e o íon carbonato de hidrogênio. Em valoresde pH abaixo de 7,5 o íon carbonato de hidrogênio sedecompõe para formar dióxido de carbono e água. Sob valoresde pH de 9,0, a descoloração da melanina e a coloraçãofinal observadas se encontram em níveis ótimos. Portanto,surpreendentemente, a presente invenção permite a obtençãode um descoramento ou clareamento dos cabelos otimizado, oque é um requisito altamente desejável para o consumidor.
Além disso, as composições tendo um pH abaixo de 9,5 têm obenefício de que o odor desagradável de amônia ésignificativamente reduzido, o que permite a formação de umproduto para tingimento de cabelo que proporciona oclareamento e a cor desejados, com um odor agradável,semelhante ao de cosméticos. Além disso, os íonsperoximonocarbonato, em um pH menor que 9,5, provocam menosdano às fibras do que os sistemas de tingimento atualmenteem uso. Em particular, isso resulta em melhor aparência dafibra capilar e, portanto, melhor brilho dos cabelos eaparência das cores.
Sem se ater à teoria, acredita-se que a composiçãoreivindicada resulte em diferentes cores devido à formação dediferentes razões entre cromóforos no sistema de carbonato,em comparação ao sistema de hidróxido de amônio/peróxido.
Acredita-se, também, que o sistema de carbonato permita umacinética de formação de cores mais rápida, resultando naobtenção mais rápida da cor final nos cabelos do consumidor.
Isto significa que o tempo de revelação nos cabelos doconsumidor pode ser significativamente reduzido para menosque 20 minutos, se necessário. Além do mais, a cinética decorante mais rápida significa que mais corante é absorvidopelos cabelos, otimizando o desempenho relacionado aodesbotamento por lavagem.AGENTE OXIDANTE
As composições de acordo com a presente invençãocompreendem, portanto, uma fonte de ions peróximonocarbonato. Esses íons são, tipicamente, formadoslocalmente a partir da reação entre uma fonte de peróxidode hidrogênio e o ion carbonato. Conseqüentemente, ascomposições de acordo com a presente invenção compreendem,ou são usadas em combinação com uma composição quecompreende, ao menos uma fonte de um agente oxidante. Sãopreferenciais para uso na presente invenção os agentesoxidantes à base de peroxigênio solúveis em água. O termo"solúvel em água", conforme aqui definido, significa que, emcondições padrão, ao menos 0,1 g, de preferência Igef commais preferência, 10 g do dito agente oxidante podem serdissolvidos em 1 litro de água desionizada. Os agentesoxidantes são valiosos para a solubilização e descoramentoiniciais da melanina (descoloração), e para acelerar aoxidação dos precursores de corante por oxidação(tingimento por oxidação) no fio de cabelo.
Qualquer agente oxidante conhecido na técnica podeser utilizado na presente invenção. Os agentes oxidantessolúveis em água preferenciais são materiais de peroxigênioinorgânicos, capazes de produzir peróxido de hidrogênio emuma solução aquosa. Os agentes oxidantes a base deperoxigênio solúveis em água são bem conhecidos na técnica eincluem peróxido de hidrogênio, peróxidos inorgânicos demetal alcalino como periodato de sódio e peróxido de sódio,peróxidos orgânicos como peróxido de uréia e peróxido deme Iami na, e compostos de descoloração à base de sal deperidrato inorgânico, como os sais de metais alcalinos deperboratos, percarbonatos, perfosfatos, persilicatos,persulfatos e similares. Esses sais de peridrato inorgânicospodem ser incorporados como monohidratos, tetrahidratos etc.Também podem ser usados peróxidos e/ou peroxidases dealquila e de arila. Caso se deseje, pode-se usar misturas dedois ou mais desses agentes oxidantes. Os agentes oxidantespodem ser fornecidos em solução aquosa, ou sob a forma de umpó que é dissolvido antes do uso. São preferenciais, parauso nas composições de acordo com a presente invenção, operóxido de hidrogênio, o percarbonato (que pode ser usadopara proporcionar uma fonte tanto de agente oxidante como deíons carbonato), persulfatos e combinações dos mesmos.
De acordo com a presente invenção, as composiçõescompreendem de cerca de 0,1% a cerca de 10%, de preferênciade cerca de 1% a cerca de 7% e, com a máxima preferência, decerca de 2% a cerca de 5%, em peso, de um agente oxidante.
FONTE DE ÍON CARBONATO
De acordo com a presente invenção, as composiçõestambém compreendem, portanto, ao menos uma ;fonte de íonscarbonato, íons carbamato ou íons hidrocarbonato, ouqualquer mistura dos mesmos. Qualquer fonte desses íons podeser utilizada. As fontes adequadas para uso na presenteinvenção incluem sais de sódio, potássio, guanidina,arginina, lítio, cálcio, magnésio, bário ou amônio dos íonscarbonato, carbamato e hidrocarbonato, e misturas dosmesmos, como carbonato de sódio, carbonato sódico dehidrogênio, carbonato de potássio, carbonato potássico dehidrogênio, carbonato de guanidina, carbonato guanidínico dehidrogênio, carbonato de lítio, carbonato de cálcio,carbonato de magnésio, carbonato de bário, carbonato deamônio, amônio carbonato de hidrogênio e misturas dosmesmos. Os sais de percarbonato também podem ser utilizadospara proporcionar tanto a fonte de íons carbonato como oagente oxidante. As fontes preferenciais de íons carbonato,íons carbamato e íons carbonato de hidrogênio são carbonatosódico de hidrogênio, carbonato potássico de hidrogênio,carbamato de amônio e misturas dos mesmos.
As composições da presente invenção podemcompreender cerca de 0,1% até 15%, preferencialmente cerca de0,1% até 10% em peso, mais preferencialmente cerca de 1% até8% em peso do carbonato, carbonato de hidrogênio ou fonte deíon carbonato. De preferência, caso estejam presentes, osíons amônio e íons carbonato estão presentes na composição auma razão de peso de 3:1 a 1:10, de preferência de 2:1 a 1:5.Em uma modalidade particularmente preferencial da presenteinvenção, os íons amônio e carbonato são fornecidos por umaúnica fonte, como carbonato de amônio, amônio carbonato dehidrogênio, hidrocarbonato de amônio ou misturas dos mesmos.
FONTE DE AGENTE ALCALINIZANTE
De acordo com a presente invenção/ a composiçãocompreende também ao menos uma fonte de agentealcalinizante, de preferência uma fonte de íons amônio e/ouamônia. Qualquer agente conhecido na técnica pode ser usado,como alcanolamidas, por exemplo monoetanolamina,dietanolamina, trietanolamina, monopropanolamina,dipropanolamina, tripropanolamina, 2-amino-2-metil-1,3 -propanodiol, 2-amino-2-metil-l-propanol e 2-amino-2-hidróximetil-1,3-propanodiol, bem como sais de guanídio. Sãoparticularmente preferenciais os agentes alcalinizantes queproporcionam uma fonte de ions amônio. Qualquer fonte deíons amônio é adequada ao uso na presente invenção. Asfontes preferenciais incluem cloreto de amônio, sulfato deamônio, nitrato de amônio, fosfato de amônio, acetato deamônio, carbonato de amônio, hidrogênio carbonato de amônio,carbamato de amônio, hidróxido de amônio, sais depercarbonato, amônia e misturas dos mesmos. Sãoparticularmente preferenciais o carbonato de amônio, ocarbamato de amônio, a amônia e as misturas dos mesmos
As composições da presente invenção podemcompreender de cerca de 0,1% a cerca de 10%, de preferênciade cerca de 0,5% a cerca de 5% e, com a máxima preferência,de cerca de 1% a cerca de 3%, em peso, de um agentealcalinizante, de preferência íons amônio.
PH
As composições da presente invenção têm um pH deaté 9,5, inclusive. De preferência, as composições dapresente invenção têm um pH de cerca de 9,5 a cerca de 7,5,com mais preferência de cerca de 9,5 a cerca de 8,4, com amáxima preferência de cerca de 9,4 a cerca de 8,5 e, commais preferência ainda, cerca de pH 9,0.
De preferência, as composições da presenteinvenção são preparadas de modo que, antes da aplicação àsfibras capilares, o pH da composição não seja superior acerca de pH 9,5. No entanto, em outra modalidade dapresente invenção, as composições podem ser formuladas demodo que o pH seja até 9,5 durante o período de tempo daaplicação da dita composição às fibras capilares, e antesde sua remoção das mesmas. De preferência, o pH é de até9,5 durante ao menos cerca de 50%, de preferência ao menos70% e, com a máxima preferência ao menos 80% do período detempo da aplicação da composição aos cabelos. Com maispreferência, o pH da composição é de até cerca de pH 9,5dentro de 10 minutos e, de preferência, dentro de 5 minutosda aplicação às fibras capilares.
0 pH das composições pode ser determinado por meiodo uso de um equipamento para medição de pH Mettler ToledoMP220 ou MP225, equipado com um eletrodo de laboratóriopadrão para medição de pH. 0 equipamento é calibrado antesde cada uso e adotando os tampões de calibração padrão, alémdo procedimento padrão de calibragem.
É fato conhecido que, para bom clareamento e boaformação de cor, a formulação final precisa ter uma boacapacidade de tamponagem, ou reserva de alcalinidade (acapacidade do sistema para resistir à mudança de pH queseria, de outro modo, causada pela adição de ácido). Areserva de alcalinidade é medida com o uso de um auto-titulador Mettler DL70 com 0,1 N de ácido clorídricometanólico sendo adicionado a 0,7 mL do produto colorantecompletamente misturado em 50 mL de metanol. O eletrodo écalibrado e, então, usado para medir a quantidade de ácidonecessária para atingir o ponto final mais precisodisparado por uma rápida alteração de pH. Ao usar estemétodo determinou-se que uma alcalinidade de reserva depelo menos 0,2 ml de ácido clorídrico etanólico 0,1 N epreferencialmente acima de 0,4 é exigida para um bomclareamento e tingimento. Os sistemas de tamponagemadequados incluem misturas de amônia/acetato de amônio,pirofosfato tetrassódico de monoetanolamina,isopropanolamina e ácido benzóico
CORANTES
De acordo com a presente invenção as composiçõescompreendem pelo menos um precursor de corante por oxidaçãode acordo com a fórmula:
<formula>formula see original document page 22</formula>
sendo que R1 é hidrogênio, ou um radical alquila de Cl a C4,R2 é hidrogênio, um radical alquila de Cl a C4 ou um radicalmonohidróxi alcóxi tendo de 2 a 3 átomos de carbono e de 1 a3 átomos hidróxi,
R3 é hidrogênio ou um radical alquila Cl a C4, R4 é umradical alcóxi Cl a C4, um radical amino alcóxi ou umradical mono ou polihidróxi alcóxi ou um radical 2,4,diaminofenóxi alcóxi, sendo que pelo menos um de R2 e R3 éhidrogênio e sais de adição ácida dos mesmos. 0 ditoprecursor de corante é preferencialmente selecionado entre2 , 4-diaminofenoxietanol e 1,3-bis (2,4-diaminofenoxi)propano, além dos sais de adição ácida dosmesmos e misturas dos mesmos. As composições da presenteinvenção compreendem de 0,001% a 3%, preferencialmente de0,01% a 2% em peso dos ditos corantes.
COMPONENTES ADICIONAIS
As composições ' da presente invenção podemcompreender, ainda ingredientes adicionais que incluem, masnão se limitam a, agentes para tingimento dos cabelos, comoprecursores de corante por oxidação, pigmentos não-oxidantes,espessantes, solventes, enzimas, tensoativos, agentescondicionadores, veículos, antioxidantes, estabilizantes,quelantes, ativos para permanente, perfume, agentes redutores(ácido tioláctico), agentes para expansão dos cabelos e/oupolímeros adicionais. Alguns desses componentes adicionaissão detalhados mais adiante neste documento.
TINTURAS PARA CABELOS
As composições para tingimento de cabelo dapresente invenção podem compreender, em adição ao coranteespecificado, materiais adicionais de tintura1 para cabelos.Essas composições compreendem precursores1 de tinturaoxidante para cabelos (também conhecidos como intermediáriosprimários) os quais podem proporcionar várias cores aoscabelos. Essas moléculas pequenas são ativadas pelo agenteoxidante, e reagem com outras moléculas para formar umcomplexo colorido maior no fio de cabelo.
Os precursores podem ser usados por si sós ou emcombinação com outros precursores, e um ou mais podem serusados em combinação com um ou mais acopladores. Osacopladores (também conhecidos como modificadores de cor ouintermediários secundários) são geralmente moléculasincolores que podem formar cores na presença de precursoresativados, e que são utilizadas com outros precursores ouacopladores para gerar efeitos de cor específicos, ou paraestabilizar a cor.
A escolha de precursores e acopladores serádeterminada pela cor, tonalidade e intensidade desejadaspara a tintura. Os precursores e acopladores podem serutilizados na presente invenção por si sós ou emcombinações, para a obtenção de corantes com diversastonalidades, variando de louro-acinzentado a negro.
Esses compostos são bem conhecidos ; na técnica, eincluem diaminas aromáticas, dióis aromáticos, aminofenóis, e seus derivados (uma lista representativa mas nãocompleta de precursores de corante por oxidação pode serencontrada em Sagarin, "Cosmetic Science and Technology"(Ciência e Tecnologia Cosmética), "Interscience, SpecialEdn. Vol. 2 páginas 3 08 a 310). Deve-se entender que osprecursores detalhados abaixo são apenas a título deexemplo e não se destinam a limitar as composições eprocessos da presente invenção e incluem os sais de adiçãoácida dos mesmos. Estes são:1,7-dihidroxinaftaleno (1,7-naftalenodiol) , 1,3-diaminobenzeno (m-fenilenodiamina) , l-metil-2,5-diaminobenzeno (tolueno-2,5-diamina) , 1,4-diaminobenzeno (p-fenilenodiamina) , 1,3-dihidroxibenzeno (resorcinol), 1,3-dihidróxi-4-clorobenzeno, (4-clororesorcinol) , l-hidróxi-2-aminobenzeno, (o-aminofenol), l-hidróxi-3-aminobenzeno (m-aminofenol), l-hidróxi-4-aminobenzeno (p-aminofenol), 1-hidroxinaftaleno (1-naftol), 1,5-dihidroxinaftaleno (1,5-naftalenediol), 1-hidróxi-2,4-diaminobenzeno (2,4-diaminof enol) ·, 1, 4-dihidroxibenzeno (hidroquinona) , 6-hidroxibenzomorfolina (hidroxibenzomorfolina) , l-metil-2-hidróxi-4-aminobenzeno (4-amino-2-hidroxitolueno), 3,4-ácidodiaminobenzóico (3,4-ácido diaminobenzóico), l-metil-2-hidróxi-4-(2-hidroxietil)aminobenzeno (2-metil-5-hidroxietilaminofenol) , 1, 2 , 4-trihidroxibenzeno (l.,2,4-trihidroxibenzeno), 1-(2'-hidroxietiloxi)-2,4-diaminobenzeno(2 , 4-diaminofenoxietanol hcl), l-hidróxi-3-amino-2,4-diclorobenzeno (3-amino-2,4-diclorofenol), 1,3-dihidróxi-2-metilbenzeno (2-metilresorcinol), l-amino-4-bis-(2'-hidroxietil)aminobenzeno (n,n-bis(2-hidroxietil)-p-fenilenodiamina), l-hidróxi-3-metil-4-aminobenzeno (4-amino-m-cresol), 1- (2'-hidroxietil)-2,5-diaminobenzeno(hidroxietil-p-fenilenodiamina sulfato), l-hidróxi-2-metil-5-amino-6-clorobenzeno (5-amino-6-cloro-o-cresol) , 1-hiidroxi-2-amino-6-metilbenzeno (6-amino-o-cresol) , l-(2'-hidroxietil)-amino-3,4-metilenodioxibenzeno (hidroxietil-3,4-metilenodioxi-anilina hcl), 2,6-dihidróxi-3,4-dimetilpiridina(2 , 6-dihidróxi-3,4-dimetilpiridina) , 3,5-diamino-2,6-dimetoxipiridina (2,6-dimetoxi-3,5-piridinodiamina), 5,6-dihidroxi indol (dihidróxi-indol), 4-amino-2-aminometilfenol(2-aminoetil-p-amino-fenol hcl), 2,4-diamino-5-metilfenetol(2,4-diamino-5-metil-fenetol hcl), 2,4-diamino-5-(2'-hidroxietiloxi)tolueno (2,4-diamino-5-metilfenoxietanol hcl) ,5-amino-4-cloro-2-metilfenol (5-amino-4-cloro-o-cresol) , 4-amino-l-hidróxi-2-(2'-hidroxietilaminometil)benzenohidroxietilamino-metil-p-amino fenol hcl), 4-amino-l-hidróxi-2-metoximetilbenzeno (2-metoximetil-p-aminofenol hcl), 1,3-bis(n(2-hidroxietil)η(4-amino-fenil)amino)-2-propanol(hidroxipropil-bis-(n-hidroxi-etil-p-fenilenodiamina)hcl),2.3-indolinodiona (isatin), 3-amino-2-metilamino76-metoxipiridina (hcblueno. 7), l-fenil-3-metil-5-pirazolona-2.4-dihidro-5,2-fenil-3h-pirazol-3-um, 2-amino-3-hidroxipiridina (2-amino-3-hidroxipiridina), 5-amino-ácidosalisílico, 1 -metil-2,6-bis(2-hidróxi-etilamino)benzeno(2,6-hidroxietilamino-tolueno), 4-hidróxi-2,5, 6-triaminopirimidina (2,5,6-triamino-4-pirimidinol sulfato),2, 2'-[1,2-etanodil-bis-(oxi-2,1-etandiloxi)]-bis-benzeno-1,4-diamine (peg-3,2',2'-di-p-fenilenodiamina), 5,6-dihidroxiindolina (dihidroxiindolina), n,n-dimetil-3-ureidoanilina (m-dimetil-amino-fenilureia), 2,4-diamino-5-fluortoluenosulfatohidrato (4-fluoro-6-metil-m-fenilenodiamina sulfato) e l-acetoxi-2-metilnaftaleno, 1-hidroxietil-4,5-diaminopirazol sulfato e p-metilaminofenol.estes podem ser utilizados em sua forma molecular ou sob aforma de sais compatíveis com peróxido.Os precursores de tintura oxidante capilar,adicionais e preferenciais, incluem pelo menosselecionado entre m-aminofenol, 4-amino-2-hidroxitolueno,resorcinol, 2-metilresorcinol, 1-naftol,feniImetilpirazolona, N-Nbis(2-hidroxietil) -p-fenilenodiamina, 2-metil-5-hidroxietilaminofenol, 2-amino-3-hidroxipiridina, m-fenilenodiamina, p-fenilenodiamina, p-aminofenol, 2,5-toluenodiamina sulfato, l-hidroxietil-4,5-diaminopirazol, hidroxietil-p-fenilenodiamina, e misturasdos mesmos. Os precursores de tintura capilarparticularmente preferenciais, são: p-fenilenodiamina, p-aminofenol, 2,5-toluenodiamina, l-hidroxietil-4,5-diaminopirazol, hidroxietil-p-fenilenodiamina e sais deadição ácida e quaisquer misturas dos mesmos.
As composições para tingimento dos cabelos dapresente invenção podem, também, incluir tinturas não-oxidantes para cabelos, isto é, corantes diretos que podemser usados por si sós ou em combinação com os corantes poroxidação acima descritos. Os corantes diretos adequadosincluem corantes azo ou antraquinona, e derivados nitro dasérie benzeno, e misturas dos mesmos. Esses corantes diretossão particularmente úteis para a aplicação de alterações detonalidade ou reflexos. Particularmente preferenciais são:Vermelho Básico 51, Laranja Básico 31, Amarelo Básico 87, 2-amino-6-cloro-4-nitrofenol e misturas dos mesmos.
A presente invenção pode, também, incluir corantesfluorescentes, isto é, corantes que são moléculas quecolorem por si mesmas e, portanto, absorvem luz no espectrovisível e, possivelmente, no espectro ultravioleta(comprimentos de onda na faixa de 360 a 760 nanômetros), masque, em contraste com um corante convencional, converte aenergia absorvida em luz fluorescente de comprimento de ondamais longo, emitido na região visível do espectro.
Exemplos de corantes fluorescentes que podem serusados incluem os corantes fluorescentes pertencentes àseguintes famílias: naftalimidas; cumarinas catiônicas ounão catiônicas; xantenodiquinolizinas (como, especialmente,sulforodaminas); azaxantenos; naftolactamas; azolactonas;oxazinas; tiazinas; dioxazinas; corantes fluorescentespolicatiônicos do azo, do tipo azometina ou metina,isoladas ou como misturas, preferencialmente pertencendo àsseguintes famílias: naftalimidas; cumarinas catiônicas ounão catiônicas; azaxantenos; naftolactamas; azolactonas;oxazinas; tiazinas; dioxazinas; corantes ' fluorescentespolicatiônicos do azo, do tipo azometina ou metina,isoladas ou como misturas.
Os corantes fluorescentes presentes na composiçãode acordo com a presente invenção representam,vantajosamente, de 0,01% a 20%, mais especificamente de0,05% a 10% e, de preferência, de 0,1% a 5%, em peso, emrelação ao peso total da composição.
As composições de tintura para cabelos da presenteinvenção geralmente compreendem de cerca de 0,001% a cerca de10% de corantes. Por exemplo, composições que proporcionamtingimento de baixa intensidade, como para as tonalidades decabelo do louro ao marrom claro, geralmente compreendem decerca de 0,001% a cerca de 5%, de preferência de cerca de0,1% a cerca de 2% e, com mais preferência, de cerca de 0,2%a cerca de 1%, em peso da composição de . tingimento, deprecursores e acopladores. As tonalidades mais escuras, comoos castanhos e negros, tipicamente compreendem de 0,001% acerca de 10%, de preferência de cerca de 0,05% a cerca de 7%e, com mais preferência, de cerca de 1% a cerca de 5%, empeso, de precursores e acopladores.
SEQÜESTRADOR DE RADICAIS
De acordo com a presente invenção, as composiçõespodem compreender uma fonte de seqüestrador de radicais.Para uso na presente invenção, o termo "seqüestrador deradicais" refere-se a uma espécie que pode reagir com umradical carbonato para convertê-lo, por meio de uma série dereações rápidas, em uma espécie menos reativa, isto é, umseqüestrador de radicais carbonato. Os seqüestradores deradicais incluem compostos de acordo com a fórmula geral:
<formula>formula see original document page 29</formula>
em que Y é NR2, O, ou S, de preferência NR2, e η é de 0 a 2,e em que R4 é monovalente ou divalente, e é selecionado de:(a) sistemas de alquila, alquila mono ou poliinsaturada,heteroalquila, alifático, heteroalifático ouheteroolefínico, substituídos ou não-substitu£dos, linearesou ramificados, (b) sistemas alifáticos, arila ouheterociclicos, substituídos ou não-substituídos, mono oupolicíclicos, ou (c) sistemas de mono, poli' ou perfluoroalquila substituída ou não-substituída; os sistemas de (a) ,(b) e (c) que compreendem de 1 a 12 átomos de carbono e 0 aheteroátomos selecionados entre O, S, N, P, e Si; e em queR4 pode ser conectado a R3 ou R5 para criar um anel de 5, 65 ou 7 membros; e em que R1, R2, R3, R5, e R6 são monovalentese são independentemente selecionados entre: (a), (b) e (c) ,anteriormente descritos neste documento, ou H.
De preferência, R4 é selecionado entre: (a)sistemas de alquila, heteroalquila, alifático,heteroalifático ou heteroolefínico, substituídos ou não-substituídos, lineares ou ramificados, (b) sistemasalifáticos, arila ou heterocíclicos, substituídos ou não-substituídos, mono ou policíclicos, ou (c) sistemas de mono,poli ou perfluoro alquila substituída ou não-substituída;com mais preferência, R4 é selecionado entre (à) sistemas dealquila, heteroalquila, alifático ou heteroalifático,substituídos ou não-substituídos, lineares ou ramificados,(b) sistemas de arila ou heterocíclicos, substituídos ounão-substituídos, ou (c) sistemas de mono, poli ou perfluoroalquila substituída ou não-substituída, com maispreferência, sistemas de alquila ou heteroalquilasubstituídos ou não-substituídos, lineares ou ramificados.
De preferência, os sistemas R4 de (a) , (b) , e (c),anteriormente descritos neste documento, compreendem de 1 a8 átomos de carbono, de preferência, de I a 6, com maispreferência, de 1 a 4 átomos de carbono - e de 0 a 3heteroátomos; de preferência, de 0 a 2 heteroátomos; com amáxima preferência, de 0 a 1 heteroátomos.Nos casos em que os sistemas contêm heteroátomos,de preferência os mesmos contêm 1 heteroátomo. Osheteroátomos preferenciais incluem O, S, e N; maispreferenciais são OeN; e, da máxima preferência, é 0.
De preferência, R1, R2, R3, R5 e R6 sãoindependentemente selecionados entre qualquer dos sistemasdefinidos para R4' acima, e H. Em modalidades alternativas,qualquer dos grupos R1, R2, R3, R4, R5 e R6 é substituído. Depreferência, os um ou mais substituintes são selecionadosentre: (a) o grupo de substituintes monovalentes C-ligados,consistindo em: (i) sistemas de alquila, alquila mono oupoliinsaturada, heteroalquila, alifático, heteroalifático ouheteroolefínico, substituídos ou não-substituídos, linearesou ramificados, (ii) sistemas alifáticos, arila ouheterocíclicos, substituídos ou não-substituídos, mono oupolicíclicos, ou (iii) sistemas de mono, poli ou perfluoroalquila substituída ou não-substituída; sendo que os ditossistemas de (i), (ii) e (iii) compreendem de 1 a 10 átomos decarbono e 0 a 5 heteroátomos selecionados entre 0, S, N, PeSi. (b) o grupo de monovalentes substituintes. S-ligados queconsiste em SA1, SCN, SO2A1, SO3A1, SSA1, SOA1, SO2NA1A2, SNA1A2,and SONA1A2; (c) o grupo de substituintes monovalentes 0-ligados consistindo em OA1, OCN e ONA1A2; (d) o grupo desubstituintes monovalentes N-ligados que consiste em NA1A2 ,(NA1A2A3)+, NC, NA1OA2, NA1SA2, NCO, NCS, NO2, N=NA1, N=NOA1,NA1CN, NA1NA2A3; (e) o grupo de substituintes monovalentes queconsiste em COOA1, CON3, CONA12, CONAiCOA2, C(=NA1)NA1A2, CHO,CHS, CN, NC, and X; e (f) o grupo consistindo emsubstituintes monovalentes à base de fluoro alquila, queconsiste em sistemas de mono, poli, ou perfluoroalquilacompreendendo de 1 a 12 átomos de carbono e O a 4heteroátomos.
Para os grupos de (b) a (e) , acima descritos, A1,A2 e A3 são monovalentes, e são independentementeselecionados entre: (1) H, (2) sistemas de alquila, alquilamono ou poliinsaturada, heteroalquila, alifático,heteroalifático ou heteroolefínico, substituídos ou não-substituídos, lineares ou ramificados, (3) sistemasalifáticos, arila ou heterocíclicos, substituídos ou não-substituídos, mono ou policíclicos, ou (4) sistemas de mono,poli ou perfluoroalquila substituída ou não-substituída; osditos sistemas de (2), (3) e (4) compreendem de 1 a 10átomos de carbono e O a 5 heteroátomos selecionados entre O,S, Ν, P e Si, em que X é um halogênio selecionado do grupoconsistindo em F, Cl, Br e I.
De preferência, os seqüestradores de radicaisacima definidos têm um pKa de mais de 7, para evitar aprotonação do nitrogênio.
TENSOATIVOS
As composições de acordo com a presente invençãopodem compreender, ainda, ao menos cerca de; 0,01% de umtensoativo. Os tensoativos adequados ao usò na presenteinvenção têm, geralmente, um comprimento de cadeia lipofílicade cerca de 8 a cerca de 3 0 átomos de carbono e podem serselecionados entre tensoativos aniônicos, não-iônicos,anfotéricos e catiônicos, bem como misturas dos mesmos.POLÍMEROS
A composição da presente invenção pode,opcionalmente, compreender também ao menos cerca de 0,01% depolímero. O polímero pode ser selecionado, por exemplo, depolímeros associativos, homopolímeros reticulados de ácidoacrílico, copolímeros reticulados de ácido (met)acrílico ede acrilato de alquila(C1-C6) ou polissacarídeos. O polímeropode servir como agente espessante, e também serve comoagente condicionador, conforme descrito mais adiante nestedocumento. O polímero será, geralmente, usado em níveis decerca de 0,01% a cerca de 20,0% em peso da -composição, depreferência de cerca de 0,1% a cerca de 5%.
AGENTE CONDICIONADOR
As composições da presente invenção podemcompreender, ou ser usadas em combinação com, uma composiçãocompreendendo um agente condicionador. Os agentescondicionadores adequados ao uso na presente invenção sãoselecionados entre materiais de silicone, aminossilicones,álcoois graxos, resinas poliméricas, éster de ácido poliolcarboxílico, polímeros catiônicos, tensoativos catiônicos,óleos insolúveis e materiais derivados de óleo e misturasdos mesmos. Os materiais adicionais incluem óleos minerais eoutros óleos, como glicerina e sorbitol. São particularmenteúteis, como materiais condicionadores, os polímeroscatiônicos. Os condicionadores à base de polímero catiônicopodem ser escolhidos a partir daqueles compreendendounidades de ao menos um grupo amina escolhido a partir degrupos amina primária, secundária, terciária ·. e quaternáriaque possam ou formar uma parte da cadeia de polímeroprincipal, ou integrar um substituinte lateral que estejadiretamente conectado à cadeia de polímero.
Os silicones podem ser selecionados a partir deóleos do polialquiIsiloxano, óleos do polidimetilsiloxanolinear contendo trimetilsilila ou grupos finais dohidroxidimetilsiloxano, polimetilfenilsiloxano,poldimetilfenilsiloxano ou óleos dopolidimetildifenilsiloxano, resinas de silicone, siloxanosorganofuncionais que apresentam em sua estrutura geral ummais grupos organofuncionais, iguais ou diferentes, ligadosdiretamente à cadeia do siloxano ou misturas dos mesmos. Osditos grupos organofuncionais são selecionados entre:grupos polietilenóxi e/ou polipropileftóxi, grupos(per)fluorados, grupos tiol, grupos amino substituídos ounão-substituídos, grupos carboxilato, grupos hidroxilados,grupos alcoxilados, grupos amônio quaternio, gruposanfotéricos e grupos betaína. 0 silicone pode ser usadotanto como um fluído puro, quanto na forma de uma emulsãopré-formada.
O agente condicionador geralmente é usado emteores de cerca de 0,05% a cerca de 2 0%, de preferência decerca de 0,1% a cerca de 15%, com mais preferência de cercade 0,2% a cerca de 10% e, com mais preferência ainda, decerca de 0,2% a cerca de 2%, em peso da composição.
QUELANTES
De acordo com a presente invenção, as composiçõespodem compreender quelantes. Os quelantes são bem conhecidosna técnica e referem-se a uma molécula, pu mistura dediferentes moléculas, cada uma capaz de formar um quelatocom um íon metálico. Uma lista não-exaustiva dos mesmos podeser encontrada em AE Martell & RM Smith, "Criticai StabilityConstants", Volume 1, Plenum Press, New York & Londres(1974) , e em AE Martell & RD Hancock, "Metal Complexes inAqueous Solution", Plenum Press, New York & Londres (1996),estando ambas aqui incorporadas, a título de referência.
Exemplos de quelantes adequados,: ao uso napresente invenção incluem EDDS (ácido etilenodiaminadissuccínico), ácidos carboxílicos (em particular ácidosamino carboxílicos), ácidos fosfônicos (em particularácidos aminofosfônicos) e ácidos polifosfóricos (emparticular ácidos polifosfóricos lineares), bem como seussais e derivados.
Quelantes podem ser incorporados à composição dapresente invenção como estabilizantes e/ou · conservantes.Além do mais, descobriu-se, também, que quelantesproporcionam benefícios contra os danos à fibra capilar e,portanto, podem ser utilizados para otimizar ainda mais operfil de prevenção a danos aos cabelos da presenteinvenção. Os teores de quelantes na presente invenção podemser tão baixos quanto cerca de 0,1%, de preferência ao menoscerca de 0,25%, com mais preferência cerca de 0,5% para osquelantes mais eficazes, como diamina-N,N'-dipoliácido emonoamina monoamida-N,N'-dipoliácido (por exemplo EDDS). Osquelantes menos eficazes serão, com mais preferência, usadosem teores de ao menos cerca de 1% e, com mais preferênciaainda, acima de cerca de 2%, em peso da composição,dependendo da eficácia do quelante. Teores tão altos quantocerca de 10% podem ser usados, mas acima desse teor podemsurgir problemas significativos de formulação,
SOLVENTES
Os solventes adequados para uso nas composições dapresente invenção incluem, mas não se limitam a, água,butóxi diglicol, propileno glicol, álcool (desnaturado),etóxi diglicol, álcool isopropílico, hexileno glicol, álcoolbenzílico e dipropileno glicol.
Finalmente, as composições de acordo com apresente invenção podem ser oferecidas sob qualquer formausual como, por exemplo, uma composição aquosa, um pó, umgel ou uma emulsão de óleo em água. Uma forma preferencialpara as composições de acordo com a presente invençãoconsiste em soluções espessadas compreendendo um espessantetolerante a sais, ou emulsões de óleo em água.
MÉTODO DE USO
Deve-se entender que os exemplos de métodos de usoe de modalidades aqui descritos têm propósito meramenteilustrativo, e que diversas modificações ou alterações serãosugeridas a um elemento versado na técnica, sem que sedesvie do escopo da presente invenção.
As composições de tinturas de cabelo oxidantes sãogeralmente vendidas em kits compreendendo componenteembalados individualmente como recipientes separados, umcomponente de um corante (chamado também de "creme corante"para emulsões ou "líquido corante" para soluções)compreendendo os precursores de corante por oxidação e oagente alcalino em um suporte adequado; Um componente doperóxido de hidrogênio (também chamado de "creme do peróxidode hidrogênio" para as emulsões ou "peróxido de hidrogêniolíquido" para soluções) que compreende o agente oxidante. 0consumidor mistura o componente corante e o componente deperóxido de hidrogênio um ao outro, imediatamente antes douso, e aplica a mistura aos cabelos. As formulaçõesexemplificadas, expostas nas Tabelas mais adiante nestedocumento, ilustram essas misturas resultantes.
De maneira similar, as composições de descoloraçãotambém são usualmente vendidas sob a forma de um kitcompreendendo dois ou três componentes individualmenteembalados, tipicamente em dois ou três recipientesseparados. O primeiro componente compreende a fonte de íonamônio (por exemplo, amônia), o segundo componentecompreende o agente oxidante, e o terceiro (opcional)componente compreende um segundo agente oxidante. Ascomposições de descoloração são obtidas misturando-se ascomposições acima mencionadas imediatamente antes do uso.
Após trabalhar a mistura durante alguns minutos(para assegurar a aplicação uniforme por todo o cabelo), ocorante por oxidação ou a composição de descoloraçãopermanecerão no cabelo por um período suficiente para que otingimento aconteça (geralmente cerca de 2 60 minutos,preferencialmente cerca de 3 0 a 4 5 minutos)ΐ 0 consumidorentão enxágua seus cabelos cuidadosamente com água, e osdeixa secar. Observa-se que os cabelos passaram de sua cororiginal à cor desejada.
Quando presente nas composições d.e corante poroxidação e nas composições de descoloração, o agentecondicionador opcional pode ser fornecido em um terceirorecipiente. Nesse caso, todas as três composições podem sermisturadas imediatamente antes do uso e aplicadas emconjunto, ou o conteúdo do terceiro recipiente pode seraplicado (após uma etapa de enxágüe opcional) como um pós-tratamento, imediatamente após a composição de corante poroxidação ou a composição de descoloração resultante damistura dos demais recipientes.
De acordo com um método para tingimento e/oudescoloração por oxidação dos cabelos, de acordo com apresente invenção, isso compreende as etapas de aplicar umacomposição oxidante para tingimento de cabelo da presenteinvenção, que tem um pH de até 9,5 quando aplicada aoscabelos do consumidor, ou que tem um pH que é de até 9,5durante ao menos 50% do período de tempo em que a composiçãoé aplicada aos cabelos. Alternativamente, as composiçõesindividuais podem ter níveis variáveis de pH, de modo quedurante a misturação ou a aplicação o pH seja de até 9,5.
De acordo com a presente invenção, os métodos dedescoloração ou tingimento de cabelo também compreendem asmodalidades segundo as quais a composição da presenteinvenção é aplicada ao cabelo, e preferencialmente amistura é trabalhada durante alguns minutos (para assegurara aplicação uniforme em todo o cabelo). A composição é,então, deixada permanecer nos cabelos, para que a cor sejarevelada, durante um período de tempo menor que cerca de 2 0minutos, de preferência menos que cerca de 15 minutos, commais preferência . de cerca de 5 minutos a cerca de 10minutos e, com a máxima preferência, durante cerca de 10minutos. O consumidor então enxágua cuidadosamente seuscabelos com água da rede pública e os deixa secar, e/ou ospenteia como de costume.
De acordo com uma outra modalidade alternativa dapresente invenção, o método de tingimento e/ou descoloraçãodos cabelos é um método de tingimento ou descoloração poroxidação seqüencial compreendendo as etapas de aplicação deao menos dois tratamentos seqüenciais de tingimento oudescoloração por oxidação dos cabelos, em que o período detempo entre cada tratamento é de 1 a ^ 60 dias, depreferência de 1 a 40 dias, com mais preferência de 1 a 28dias, com mais preferência ainda de 1 a 14 dias e, com amáxima preferência, de 1 a 7 dias. Nessas modalidades, otempo durante o qual a composição é mantida nos cabelospode ser menor que cerca de 2 0 minutos, de preferênciamenor que cerca de 10 minutos e, com a máxima preferência,de cerca de 2 minutos a cerca de 5 minutos.
De acordo, ainda, com outra modalidade dapresente invenção, o método de descoloração ou tingimentode cabelo também compreende as modalidades segundo as quaisa composição da presente invenção é aplicada ao cabelo, epreferencialmente a mistura é trabalhada durante algunsminutos (para assegurar a aplicação uniforme por todo ocabelo). A composição é, então, deixada nos cabelos paraque a cor seja revelada, durante um período de tempo de 10a 45 minutos. O consumidor então enxágua, seus cabeloscuidadosamente com água da rede pública, antes ou de umasegunda aplicação da composição da presente invenção, ou deuma aplicação de um sistema de descoloração a mechasselecionadas. 0 tratamento em duas etapas serve paraconferir aos cabelos do consumidor um efeito de clareamentode mechas ou faixas. Alternativamente, a aplicação dosistema de descoloração pode ocorrer antes da aplicação dosistema de tingimento.
Os kits anteriormente descritos neste documento sãobem conhecidos na técnica, e a composição de cada recipientepode ser fabricada utilizando-se qualquer das abordagenspadrão, as quais incluem: a) processo de xóleo em água', b)processo de λinversão de fase', e c) processo 'one-pot'.
Por exemplo, em um processo 'one-pot', ospolímeros e quelantes são pré-dissolvidos em água, osmateriais graxos são adicionados e, então, a composição todaé aquecida até cerca de 70 a 80°C. Um resfriamentocontrolado e um processo opcional de cisalhamento paraformar o produto estruturado final, no caso de uma emulsão,ocorreria em seguida. A adição dos materiais proporcionandoa fonte de íons peróxi monocarbonato, os corantes e a amôniae, opcionalmente, os solventes e ajustadores de pH,completam o processo de produção do creme corante.
No caso de uma solução líquida compreendendopolímeros de acrilato, estes seriam formulados no componentede peróxido de hidrogênio. Os solventes à base de glicol e oscomponentes graxos são formulados no componente de corante.
Um produto estruturado é formado quando os componentes decorante e de peróxido de hidrogênio são misturados um aooutro, antes do uso da composição, resultando dadesprotonação dos grupos de ácido acrílico do polímero,conforme o pH aumenta, produzindo um microgel polimérico.
Mais detalhes sobre a produção dessa composição aquosa emduas partes para tingimento de cabelo, que forma um gelquando as ditas duas partes são misturadas, podem serencontrados nos documentos US 5.376.146, de Casperson et al.e US 5.3 93.305, de Cohen et al.
A composição da presente invenção também pode serformulada como composições aquosas de 2 partes quecompreendem polieterpoliuretano como agente espessante (comoAculyn® 46) conforme descrito em US 6.156.076., Casperson etal. e US 6.106.78, Jones.
A presente invenção pode ser utilizada emdiversas embalagens e dispositivos dispensadores. Essesdispositivos dispensadores podem estar sob a forma dedispositivos separados que podem ser usadosindependentemente ou em combinação um com o outro.
Tipicamente, as composições para tingimento ou descoloraçãode cabelo são confinadas em recipientes separados com um oucom múltiplos compartimentos, de modo que as composiçõespossam ser armazenadas separadamente uma da outra, antes douso. As composições são, então, misturadas uma à outra porum meio de misturação e, então, aplicadas aos cabelos doconsumidor por um meio de aplicação.
O dispositivo de embalagem mais comum, que podeser usado para a presente invenção, envolve a armazenagem dorevelador em um recipiente como uma garrafa, pote, aerossol,ou um saquinho e a armazenagem separada da loção corante emum compartimento adicional no interior do recipiente dorevelador, ou em um recipiente separado que pode seridêntico, como um saquinho duplo ou sistema de aerossol, porexemplo, ou diferente como uma garrafa e um sistema tubular.
O consumidor pode misturar a loção reveladora e aloção corante por quaisquer meios. Isto pede envolver osimples uso de um recipiente para mistura, no qual asloções são dispensada e, então, misturadas, de preferênciamediante o uso de um meio de misturação, como umaferramenta. Alternativamente, pode envolver a adição de umadas loções ao recipiente da outra loção (tipicamente aloção corante é adicionada â loção reveladora), seguida deagitação manual ou misturação com uma ferramenta. Um outrosistema envolve a perfuração ou o deslocamento de um lacresituado entre os compartimentos separados de- loção corantee reveladora no interior de um recipiente ou sachê único,seguido de misturação manual dentro do recipiente ou em umrecipiente separado e/ou adicional.
Um exemplo desses dispositivos é denominado-torcer e usar'. Esses dispositivos permitem que oconsumidor torça a base de um recipiente contendo o corante,que permite a abertura de uma porta de comunicação que expõea base da garrafa contendo o corante e o topo da garrafacontendo o revelador. Os dois componentes são misturados, eo consumidor dispensa o produto mediante a compressão daporção superior flexível da garrafa para dispensação.
Alternativamente, podem ser usados dispositivosmais complexos nos quais as loções são misturadas quando adispensação é acionada. Um exemplo desse tipo de sistemacomplexo é um sistema de aerossol duplo, por exemplo debolsa-dentro-de-Iata ou pistão. 0 corante e o revelador sãoarmazenados separadamente em duas latas de aerossol dentrode um dispositivo, usando-se um propelente para pressurizaro conteúdo da lata, ou da bolsa dentro da lata, ou o pistão,e uma válvula que proporciona o controle de dispensação.Quando o consumidor aciona a válvula, o corante e orevelador são dispensados simultaneamente para fora daslatas, e são misturados um ao outro via misturador estáticoimediatamente antes da dispensação do produto nos cabelos. Arazão entre o corante e o revelador pode ser manipulada pelaviscosidade dos produtos, a pressão da lata, ou mediante aalteração dos tamanhos dos canais de fluxo através daválvula. Adicionalmente, o produto pode ser feito espumar,sendo aplicado sob a forma de uma musse.
Outro exemplo desse sistema complexo utiliza umsistema de rosca de pistão duplo. 0 corante e o revelador sãomantidos em sistemas de cilindro de pistãoJ separados, nointerior do sistema, e quando o consumidor aciona um botão,duas roscas são rotacionadas de modo que os pistões duplospressurizem o líquido no interior dos cilindros e, dessemodo, forcem os produtos a se mover através de uma estação demistura, e dali para fora do bocal, para dispensação. Asrazões entre corante e revelador podem ser manipuladas deacordo com o diâmetro do cilindro da embalagem.
Adicionalmente, um misturador estático em linha pode serusado para auxiliar a misturação, e esse tipo de sistema podeser completamente descartável ou completamente reabastecível.
Ainda outro sistema utiliza uma ou mais bombasacionadas manualmente. 0 produto pode ser pré-misturado emum sachê retrátil. Quando o consumidor aciona a bomba, olíquido dentro da mesma é dispensado. Conforme a bombaacionada manualmente retorna à posição vertical, força oproduto a sair de um sachê retrátil. Alternativamente, podeser instalado um sistema dual em que dois sachês e duasbombas são usados para dispensar as loções corante ereveladora aos cabelos. Alternativamente, uma única bombaconectada a dois sachês pode dispensar o produto, mediante aincorporação do ponto de misturação no interior da bomba.
Uma outra modalidade utiliza uma garrafa rígida e um tuboimerso para conectar o produto ao sistema de bomba.
Finalmente, uma garrafa delaminável pode ser usada emcombinação com uma bomba acionada manualmente, em que acamada interna se separa da camada externa da garrafa, o queforça o esvaziamento do conteúdo da mesma.
Tipicamente, esses sistemas complexos oferecem avantagem de aplicação do produto independentemente daorientação do mesmo.Os dispositivos anteriormente descritos nestedocumento também podem ser usados em combinação com umaferramenta de dispensação e/ou aplicação do produto,destinada a auxiliar na aplicação do produto aos cabelos.Novamente, esses dispositivos podem ser de natureza bastantesimples, como um bocal anexado a um dos recipientes, ou umdispositivo aplicador separado, como um pente ou escova.
Esses pentes e escovas podem ser adaptados de modo a se obterefeitos específicos, sejam estes uma cobertura rápida euniforme ou um retoque de raízes/linha de enraizamento, ouainda clareamento de mechas ou faixas. Alternativamente, orecipiente ou um dos recipientes pode ser dotado de um penteanexado a, ou em lugar de, um bocal de dispensação, sendo queo produto é dispensado através de dentes ocos e aberturas dedistribuição situadas nos dentes do pente. Os dentes do pentepodem ser dotados de aberturas únicas ou múltiplas ao longodos mesmos, para otimizar a aplicação do produto e auniformidade, especialmente da raiz às pontas. A dispensaçãode produto pode ser obtida mediante pressão mecânica aplicadaao recipiente, por exemplo garrafas delamináveís ou quaisquerdos mecanismos anteriormente descritos nest* documento. 0pente pode ser anexado ao recipiente de modo: a facilitar aaplicação, e pode estar posicionado verticalmente (denominado"verti comb") ou a um ângulo que permita que o consumidortenha acesso a todas as áreas. Todos os dispositivos podemser projetados para serem intercambiáveis, de modo que sepossa oferecer ao consumidor uma variedade de ferramentasdiferentes para a aplicação aos cabelos.Os dispositivos de aplicação podem também incluirdispositivos que auxiliam na obtenção de efeitosespecíficos, como clareamento de mechas com pentes paraaplicação de clareamento em mechas, escovas e ferramentas,folhas metálicas e toucas para clareamento de mechas.
Tecnologias de dispositivo adicionais podem serusadas para auxiliar na penetração do produto nos cabelos.Exemplos dessas tecnologias incluem dispositivos deaquecimento, dispositivos de luz ultra-violeta edispositivos de ultra-som.
EXEMPLOS
Os exemplos a seguir ilustram as composiçõescorantes oxidantes de acordo com a presente invenção, bemcomo os métodos para produção das mesmas. Deve-se entenderque os exemplos e modalidades aqui descritos"têm propósitomeramente ilustrativo, e que diversas modificações oualterações serão sugeridas a um elemento versado na técnica,sem que se desvie do escopo da presente invenção.
Exemplos de formulações de emulsão
Corantes oxidantes (e/ou seus sais cosmeticamenteaceitáveis)
corante por oxidação A 2,4-diaminofenoxietanol
corante por oxidação B l, 3 bis (2,4 diaminofenóxi) propano
corante por oxidação 1 fenil metilpirazolona
corante por oxidação 2 hidroxietil-p-fenilenodiarnina
corante por oxidação 3 5-metil-2-aminofenol
corante por oxidação 4 l-Hidroxietila-4,5-diaminopirazol sulfato
corante por oxidação 5 NfN-bis(2-hidroxietila)-p-fenilenodiamina
corante por oxidação 6 2-metil-5-hidroxietilaminofenol
corante por oxidação 7 p-metilaminofenol sulfatocorante por oxidação 8 1-acetoxi-2-metilnaftalenocorante por oxidação 9 2-amino-4-hidroxietiíaminoanisolcorante por oxidação 10 4-amino-m-cresolcorante por oxidação 11 p-fenilenodiaminacorante por oxidação 12 p-aminofenolcorante por oxidação 13 2,5-diaminotolueno sulfatocorante por oxidação 14 m-aminofenolcorante por oxidação 15 resorcinolcorante por oxidação 16 naftolcorante por oxidação 17 4-amino-2-hidroxitoluenocorante por oxidação 18 2-metilresorcinolcorante por oxidação 19 4-clororesorcinolCorante pré- formado 1 Vermelho Básico 51Corante pré- formado 2 2-amino-6-cloro-4-nitrofe;nolCorante pré- formado 3 Amarelo Básico 87
Exemplos 1 a 10 de formulações de emulsão
<table>table see original document page 47</column></row><table><table>table see original document page 48</column></row><table><table>table see original document page 49</column></row><table>
Exemplos 11 a 2 0 de formulações de emulsão
<table>table see original document page 49</column></row><table><table>table see original document page 50</column></row><table><table>table see original document page 51</column></row><table><table>table see original document page 52</column></row><table>
As dimensões e valores apresentados na presenteinvenção não devem ser compreendidos como estandoestritamente limitados aos exatos valores numéricosmencionados. Em vez disso, exceto onde especificado emcontrário, cada uma dessas dimensões significa tanto o valormencionado como uma faixa de valores funcionalmenteequivalentes em torno daquele valor. Por exemplo, umadimensão apresentada como "40 mm" significa "cerca de 40 mm".
Claims (12)
1. Composição para tingimento ou descoloração decabelo, caracterizada pelo fato de que compreende:i) ao menos uma fonte de íons peróxi monocarbonato;ii) pelo menos uma fonte de um agente alcalinizante,preferencialmente íons de amônioiii) pelo menos um precursor de corante por oxidação deacordo com a fórmula:<formula>formula see original document page 53</formula>sendo que Ri é hidrogênio, ou um radical alquila Cl a C4,R2 é hidrogênio, um radical alquila Cl a C4 ou um radicalmonohidróxialcóxi que tem de 2 a 3 átomos de carbono e de 1a 3 átomos hidróxi,R3 é hidrogênio ou radical alquila Cl a C4,R4 é um radical alcóxi Cl a C4, um radical arr.ino alcóxi ouum mono ou polihidróxi alcóxi, ou um radical 2,4,diaminofenóxi alcóxi, sendo que pelo menos um de R2 e R3 éhidrogênio, e sais de adição ácida dos mesmos,sendo que a dita composição tem um pH de até 9,5, inclusive.
2. Composição para tingimento de cabelo, deacordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato deque no dito precursor de corante Rif R2 e R3 são hidrogêniose R4 é um radical mono ou hidróxi alcóxi, ou um radical-2,4-diaminofenóxi alcóxi.
3. Composição para tingimento de cabelo, de acordocom a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de queo dito pelo menos um precursor de corante por oxidação éselecionado entre 2,4-diaminofenóxi etanol ou 1,3-bis (2,4-diaminofenóxi)propano e sais de adição ácida do mesmo emisturas desses itens.
4. Composição para tingimento ou descoloração decabelo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelofato de que a dita fonte de íon peróxi monocarbonatocompreende ao menos uma fonte de peróxido de hidrogênio e·aomenos uma fonte de íons de carbonato, de carbamato e/ou ionscarbonato de hidrogênio e misturas dos mesmos.
5. Composição para tingimento de cabelo, de acordocom qualquer uma das reivindicações precedentes,caracterizada pelo fato de ter um pH de 7,5 a 9,5.
6. Composição de tingimento ou descoloração decabelo, de acordo qualquer uma das 'reivindicaçõesprecedentes, caracterizada pelo fato de que a ditacomposição compreende ainda um corante por oxidaçãoselecionado entre m-aminofenol, 4-amino-2-hidróxitolueno,resorcinol, 2-metilresorcinol, 1-naftol, 2-amino-3-hidróxipiridina, m-fenilenodiamina, p-fenilenodiamina, p-aminofenol, 2,5-toluenodiamina sulfato, 1-hidroxietil 4,5-diaminopirazol, hidroxietil-p-fenilenodiamina,fenilmetilpirazol, NiNbis- (2-hidroxietil)-p-fenilenodiamina,-2-metil-5-hidroxietilaminofenol e misturas dos mesmos.
7. Composição para tingimento ou descoloração decabelo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelofato de compreender:a. de 0,1% a 10%, de preferência de 1% a 7%, em peso, deperóxido de hidrogênio.b. de 0,1 a 10%, de preferência de 0,5 a 5%, em peso, dodito agente alcalinizante.c. de 0,1 a 15%, de preferência de 1% a 10%, em peso, dadita ao menos uma fonte de íons carbonato, íonscarbamato e/ou íons carbonato de hidrogênio.d. de 0,001% a 3,0%, de preferência de 0,01% a 2,0%, empeso, do dito ao menos um precursor de corante poroxidação.
8. Kit para tingimento ou descoloração de cabelo,caracterizado pelo fato de compreender:i) um componente oxidante individualmente embalado,compreendendo ao menos uma fonte de peróxido dehidrogênio;ii) um componente de tingimento individualmente embalado,compreendendo:a) ao menos uma fonte de íons carbonato, íons carbamatoe/ou íons hidrocarbonato, íons peróxi monocarbonatoe misturas dos mesmos;b) ao menos um agente alcalinizante; ec) pelo menos um precursor de corante por oxidação deacordo com a fórmula:sendo que R1 é hidrogênio, ou um radical alquila Cl a C4, R2é hidrogênio, um radical alquila Cl a C4 ou um radicalmonohidróxi alcóxi que tem de 2 a 3 átomos de carbono e de 1a 3 átomos hidróxi, R3 é hidrogênio ou um radical alquila Cla C4, R4 é um radical alcóxi Cl a C4, um radical aminoalcóxi ou um radical mono ou polihidróxi alcóxi, ou umradical 2,4, diaminofenóxi alcóxi, sendo que pelo menos umde R2 e R3 é hidrogênio, e sais de adição ácida do mesmo emisturas desses itens.
9. Método de tingimento ou descoloração de cabelopor oxidação, caracterizado pelo fato de que compreende asetapas de aplicar uma composição compreendendo pelo menosuma fonte de íons peroximonocarbonato, pelo menos um agentealcalinizante e pelo menos um precursor de corante poroxidação, de acordo com a fórmula:<formula>formula see original document page 57</formula>sendo que R1 é hidrogênio, ou um radical alquila C1 a C4, R2é hidrogênio, um radical alquila C1 a C4 ou um radicalmonohidróxi alcóxi que tem de 2 a 3 átomos de carbono e de 1a 3 átomos hidróxi, R3 ê hidrogênio ou radical. C1 a C4, R4 éum radical alcóxi C1 a C4, um radical amino alcóxi ou umradical mono ou polihidróxi alcóxi ou um radical 2,4,diaminofenóxi alcóxi, sendo que pelo menos um de R2 e R3 éhidrogênio, e sais de adição ácida do mesmo, sendo que adita composição tem um pH de até 9,5, inclusive, por nomínimo 50% do período de tempo em que a dita composição éaplicada e mantida no cabelo.
10. Método de tingimento ou descoloração de cabelopor oxidação, caracterizado pelo fato de que- compreende asetapas de aplicar uma composição, de acordo com qualquer umadas reivindicações de 1 a 8, deixando a dita composição nocabelo de 2 a 60 minutos e enxaguando subseqüentemente adita composição do cabelo.
11. Método para tingimento ou descoloração decabelo por oxidação, de acordo com a reivindicação 10,caracterizado pelo fato de que a dita composição é mantidano cabelo durante um período menor que 20 minutos.
12. Método de tingimento ou descoloração de cabelopor oxidação seqüencial, caracterizado pelo fato de quecompreende as etapas de pelo menos dois tratamentosseqüenciais de tingimento ou descoloração por oxidação decabelo, sendo que o período de tempo entre cada tratamento éde 1 a 60 dias, e sendo que cada tratamento compreende asetapas de fornecer uma composição de acordo com qualquer umadas reivindicações de 1 a 8, aplicar e manter a ditacomposição no cabelo por um período de tempo de menos de 2 0minutos, e enxaguar subseqüentemente a dita composição docabelo.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
EP06003167.1 | 2006-02-16 | ||
EP06003167 | 2006-02-16 | ||
PCT/US2007/003541 WO2007097928A2 (en) | 2006-02-16 | 2007-02-09 | Hair colouring compositions |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0707929A2 true BRPI0707929A2 (pt) | 2011-05-17 |
Family
ID=36636270
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0707929-0A BRPI0707929A2 (pt) | 2006-02-16 | 2007-02-09 | composições para tingimento de cabelo |
Country Status (8)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US20070186357A1 (pt) |
EP (1) | EP1820488A3 (pt) |
JP (1) | JP2009523733A (pt) |
CN (1) | CN101384240A (pt) |
AU (1) | AU2007218050A1 (pt) |
BR (1) | BRPI0707929A2 (pt) |
CA (1) | CA2640935A1 (pt) |
WO (1) | WO2007097928A2 (pt) |
Families Citing this family (18)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
EP1721598B1 (en) * | 2005-04-29 | 2011-09-28 | The Procter & Gamble Company | Micelle thickening systems for hair colourant and bleaching compositions |
DE102006055675A1 (de) * | 2006-07-11 | 2008-01-17 | Henkel Kgaa | Haarfärbemittel |
AU2008326166A1 (en) * | 2007-11-05 | 2009-05-14 | The Procter & Gamble Company | Oxidizing hair colourant compositions |
JP5506174B2 (ja) * | 2008-09-26 | 2014-05-28 | 株式会社マンダム | 酸化染毛剤 |
EP2226065A3 (en) | 2010-03-15 | 2010-09-29 | KPSS-Kao Professional Salon Services GmbH | Colouring composition for keratin fibres |
FR2966729B1 (fr) * | 2010-11-02 | 2014-03-21 | Oreal | Composition de coloration mousse comprenant un polymere associatif |
FR2966730B1 (fr) * | 2010-11-02 | 2014-05-23 | Oreal | Composition de coloration mousse comprenant au moins un polymere amphotere particulier |
JP6110058B2 (ja) * | 2011-09-30 | 2017-04-05 | 株式会社ミルボン | 酸化染毛剤用第1剤及び酸化染毛剤 |
JP6787539B2 (ja) * | 2015-01-22 | 2020-11-18 | ホーユー株式会社 | 染毛剤組成物及び染毛剤組成物の色調安定化方法 |
DE102015225360A1 (de) * | 2015-12-16 | 2017-06-22 | Henkel Ag & Co. Kgaa | Kombinationen von Konservierungsmitteln für Haarfarben |
DE102016217184A1 (de) * | 2016-09-09 | 2018-03-15 | Henkel Ag & Co. Kgaa | Tensidhaltige Oxidationsmittelzusammensetzungen in Verpackungen aus Sperrschicht-Folien II |
WO2019098948A1 (en) | 2017-11-15 | 2019-05-23 | National University Of Singapore | Derivatives of ppd useful for coloring hair and skin |
US11241369B2 (en) | 2017-11-30 | 2022-02-08 | L'oreal | Skin-brightening compositions and methods |
US11045398B2 (en) | 2017-12-27 | 2021-06-29 | L'oreal | Skin-brightening compositions and methods |
US11369554B2 (en) * | 2018-03-27 | 2022-06-28 | Elc Management Llc | Catalyzed dye system |
DE102020207463A1 (de) * | 2020-06-17 | 2021-12-23 | Henkel Ag & Co. Kgaa | Verdickte Alkalisierungskomponente für oxidatives Haarfärbemittel |
WO2022047270A1 (en) * | 2020-08-28 | 2022-03-03 | Jasmine Martich | Compositions, kits, and methods for altering the color of keratinous fibers |
IT202100007352A1 (it) * | 2021-03-25 | 2022-09-25 | Beauty & Business S P A | Composizioni per la tintura di capelli prive di resorcinolo |
Family Cites Families (16)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
JPH0764711B2 (ja) * | 1989-11-30 | 1995-07-12 | サンスター株式会社 | 2剤形染毛剤 |
FR2662714B1 (fr) * | 1990-05-31 | 1994-04-08 | Oreal | Procede de teinture des fibres keratiniques avec le 2,4-diamino 1,3-dimethoxybenzene a ph acide et compositions mises en óoeuvre. |
FR2707487B1 (fr) * | 1993-07-13 | 1995-09-08 | Oreal | Composition de teinture d'oxydation des fibres kératiniques comprenant un para-aminophénol, un méta-aminophénol et une métaphénylènediamine, et procédé de teinture utilisant une telle composition. |
DE4331136C1 (de) * | 1993-09-14 | 1994-08-25 | Goldwell Ag | Mittel zum gleichzeitigen Färben und Aufhellen von menschlichen Haaren |
FR2715298B1 (fr) * | 1994-01-24 | 1996-02-23 | Oreal | Composition de teinture d'oxydation des fibres kératiniques comprenant un dérivé de paraphénylènediamine et le 5-amino 2-méthyl phénol, et procédé de teinture utilisant une telle composition. |
FR2729564B1 (fr) * | 1995-01-19 | 1997-02-28 | Oreal | Composition de teinture d'oxydation des fibres keratiniques et procede de teinture mettant en oeuvre cette composition |
FR2767686B1 (fr) * | 1997-09-01 | 2004-12-17 | Oreal | Composition pour la teinture d'oxydation des fibres keratiniques comprenant du 2-chloro 6-methyl 3-aminophenol et deux bases d'oxydation, et procede de teinture |
DE19859800A1 (de) * | 1998-12-23 | 2000-06-29 | Henkel Kgaa | Mittel zum Färben von keratinhaltigen Fasern |
JP3420143B2 (ja) * | 1999-12-02 | 2003-06-23 | 花王株式会社 | 毛髪処理剤 |
US6540791B1 (en) * | 2000-03-27 | 2003-04-01 | The Procter & Gamble Company | Stable alkaline hair bleaching compositions and method for use thereof |
US6821302B2 (en) * | 2002-11-01 | 2004-11-23 | Unilever Home & Personal Care Usa, Division Of Conopco, Inc. | Permanent coloring of hair using carbonate salts and bicarbonate salts and using percarbamic acid precursors |
US20040098814A1 (en) * | 2002-11-27 | 2004-05-27 | Unilever Home & Personal Care Usa, Division Of Conopco, Inc. | Method and composition for the gradual permanent coloring of hair which employ carbonates |
EP1484047A1 (en) * | 2003-06-02 | 2004-12-08 | The Procter & Gamble Company | Hair colouring compositions |
DE102004030177A1 (de) * | 2004-06-22 | 2006-02-09 | Henkel Kgaa | Mittel zum gleichzeitigen Färben und Aufhellen von keratinhaltigen Fasern |
WO2006060567A2 (en) * | 2004-12-02 | 2006-06-08 | The Procter & Gamble Company | Hair colouring compositions |
DE602006016590D1 (de) * | 2006-07-12 | 2010-10-14 | Procter & Gamble | Auf Gelnetzwerk-Emulgatoren basierende Verdickersysteme für Haarfärbe und Haaraufhellungszusammensetzungen |
-
2007
- 2007-01-30 EP EP07101393A patent/EP1820488A3/en not_active Withdrawn
- 2007-02-09 JP JP2008550471A patent/JP2009523733A/ja active Pending
- 2007-02-09 AU AU2007218050A patent/AU2007218050A1/en not_active Abandoned
- 2007-02-09 CA CA002640935A patent/CA2640935A1/en not_active Abandoned
- 2007-02-09 BR BRPI0707929-0A patent/BRPI0707929A2/pt not_active Application Discontinuation
- 2007-02-09 CN CNA2007800059234A patent/CN101384240A/zh active Pending
- 2007-02-09 WO PCT/US2007/003541 patent/WO2007097928A2/en active Application Filing
- 2007-02-15 US US11/706,703 patent/US20070186357A1/en not_active Abandoned
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
CA2640935A1 (en) | 2007-08-30 |
JP2009523733A (ja) | 2009-06-25 |
AU2007218050A1 (en) | 2007-08-30 |
CN101384240A (zh) | 2009-03-11 |
WO2007097928A2 (en) | 2007-08-30 |
US20070186357A1 (en) | 2007-08-16 |
EP1820488A2 (en) | 2007-08-22 |
EP1820488A3 (en) | 2010-09-01 |
WO2007097928A3 (en) | 2007-12-06 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BRPI0707929A2 (pt) | composições para tingimento de cabelo | |
JP5680830B2 (ja) | 増粘毛髪染色剤及び脱色組成物 | |
US7476259B2 (en) | Hair colouring compositions | |
US20060117494A1 (en) | Hair colouring compositions | |
JP5318418B2 (ja) | 増粘毛髪染色剤及び脱色組成物 | |
US20060117495A1 (en) | High level carbonate and/or oxidant hair colouring compositions | |
MX2009000346A (es) | Sistemas espesantes basados en surfactantes en red de gel para composiciones colorantes y decolorantes para el cabello. | |
EP1669106B1 (en) | High level carbonate and/or oxidant hair colouring compositions | |
US20070251029A1 (en) | Amide surfactant thickening systems for hair colouring and bleaching compositions | |
BRPI0714510A2 (pt) | composiÇÕes para tingimento e descoloraÇço de cabelos espessadas com polÍmero | |
EP1671619A1 (en) | Hair colouring compositions | |
EP1669107A1 (en) | Hair colouring compositions | |
MX2007006469A (en) | Hair colouring compositions | |
MX2007006467A (en) | Hair colouring compositions | |
MX2008010402A (en) | Hair colouring compositions | |
MX2007006468A (en) | High level carbonate and/or oxidant hair colouring compositions | |
MX2007005212A (en) | Amide surfactant thickening systems for hair colouring and bleaching compositions |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B11A | Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing | ||
B11Y | Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired |