BRPI0704855B1 - Chassis frame of a motorcycle and main frame of a vehicle - Google Patents

Chassis frame of a motorcycle and main frame of a vehicle Download PDF

Info

Publication number
BRPI0704855B1
BRPI0704855B1 BRPI0704855-6A BRPI0704855A BRPI0704855B1 BR PI0704855 B1 BRPI0704855 B1 BR PI0704855B1 BR PI0704855 A BRPI0704855 A BR PI0704855A BR PI0704855 B1 BRPI0704855 B1 BR PI0704855B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
frame
main frame
flanges
motorcycle
welded
Prior art date
Application number
BRPI0704855-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Nakagawa Mitsuo
Adachi Ken
Original Assignee
Honda Motor Co., Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from JP2006356762A external-priority patent/JP2008162527A/ja
Priority claimed from JP2006356763A external-priority patent/JP4921961B2/ja
Application filed by Honda Motor Co., Ltd. filed Critical Honda Motor Co., Ltd.
Publication of BRPI0704855A publication Critical patent/BRPI0704855A/pt
Publication of BRPI0704855B1 publication Critical patent/BRPI0704855B1/pt

Links

Landscapes

  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)

Abstract

quadro de chassi de uma motocicleta e quadro principal de um veiculo. a presente invenção refere-se a um quadro de chassi (fa, fb) de uma motocicleta que inclui um quadro principal (14a,14b) que se estende para baixo e para trás a partir de um tubo de direção (13). o quadro principal (14a,14b) é formado por se unir vários constituintes do quadro formados por moldagem por pressão de um material de chapa de metal, e possui uma seção transversal elíptica na qual a direção vertical é definida como uma direção de eixo geométrico principal. o quadro principal (14a, 14b) é configurado para ser verticalmente dividido em duas metades: uma metade superior do quadro (31), possuindo uma seção transversal substancialmente em formato de u, a qual é aberta para baixo e possui flanges superiores (35) nos lados da extremidade inferior, e uma metade inferior do quadro (32a, 32b), possuindo uma seção transversal em formato de u que é aberta para cima. flanges inferiores (36, 37) ligados com os flanges superiores (35) nos lados da extremidade superior. a configuração resultante proporciona resistência suficiente ao mesmo tempo em que não aumentando o peso de um quadro principal (14a, 14b) por diminuir a espessura da chapa do quadro principal (14a, 14b), enquanto reduzindo o número de componentes e as horas de trabalho de processamento.

Description

(54) Título: QUADRO DE CHASSI DE UMA MOTOCICLETA E QUADRO PRINCIPAL DE UM VEÍCULO (51) Int.CI.: B62K 11/08; B62K 19/08 (30) Prioridade Unionista: 29/12/2006 JP 2006-356762, 29/12/2006 JP 2006-356763 (73) Titular(es): HONDA MOTOR CO., LTD.
(72) Inventor(es): MITSUO NAKAGAWA; KEN ADACHI
Relatório Descritivo da Patente de invenção para QUADRO DE
CHASSI DE UMA MOTOCICLETA E QUADRO PRINCIPAL DE UM VEÍCULO.
Referência Cruzada com Pedido Relacionado
O presente pedido reivindica prioridade para os Pedidos de Patente Japonesa N— 2006-356762 e 2006-356763, depositados em 29 de Dezembro de 2006, cujos conteúdos em sua totalidade são incorporado por este documento por referência.
Antecedentes da Invenção 10 Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um quadro do chassi de uma motocicleta que é proporcionado com um tubo de direção de forma dirigível suportando um garfo frontal que suporta uma roda frontal, e um quadro principal se estendendo para baixo e para trás a partir do tubo de direção, onde os vários constituintes do quadro feitos por moldagem por pressão de um material de chapa de metal são ligados para compor o quadro principal. Descrição da Técnica Anterior
Em geral, convencionalmente vários materiais de tubo são soldados para constituir um quadro do chassi de uma motocicleta, e vários quadros feitos por moldagem por pressão de um material de chapa de metal são soldados e unidos para constituir o quadro do chassi a partir do ponto de vista de uma estrutura de quadro complicada ou do custo de fabricação (por exemplo, JP-A N- 2000-095170).
No quadro do chassi descrito na JP-A 2000-095170, dois qua25 dros feitos por moldagem por pressão de um material de chapa de metal são colocados em contato face a face um com o outro e as seções de flange dos quadros são soldadas para constituir o quadro principal.
Entretanto, o quadro principal precisa de resistência suficiente, desde que várias forças sejam aplicadas junto ao mesmo. Desde que os quadros possuam um formato achatado na direção vertical no quadro do chassi descrito na JP-A 2000-095170, a espessura da chapa tem que ser aumentada de modo a acentuar a resistência na direção vertical, o que leva ao aumento no peso do quadro principal e ao aumento no peso da motocicleta.
Em adição, um processo para subseqüentemente soldar um suporte de motor para suportar um motor ou membro frontal é necessário, com o resultado de que o número de componentes é aumentado e o tempo de
A presente invenção é consumada em vista da circunstância precedente, e objetiva proporcionar um quadro do chassi de uma motocicleta que possa garantir resistência suficiente ao mesmo tempo em que evitando o aumento no peso do quadro principal por diminuir a espessura da chapa. Em adição, a presente invenção objetiva proporcionar um quadro do chassi de uma motocicleta que possa reduzir o número de componentes e as horas de trabalho.
Sumário e Objetivos da Invenção
De acordo com uma modalidade da presente invenção, um quadro do chassi de uma motocicleta inclui um tubo de direção suportando de forma dirigível um grafo frontal que suporta uma roda frontal e um quadro principal que se estende para baixo e para trás a partir do tubo de direção, no qual o quadro principal é composto pela união de vários constituintes do quadro, formados por moldagem por pressão de um material de chapa de metal. O quadro principal, possuindo uma seção transversal elíptica, na qual a direção vertical é definida como uma direção de eixo geométrico principal, é configurado de modo a ser verticalmente dividido em duas, uma primeira metade superior do quadro, a qual possui uma seção transversal substanci25 almente em formato de U que é aberta para baixo e possui flanges superiores em ambos os tados da extremidade inferior, e em uma metade inferior do quadro, a qual possui uma seção transversal substancialmente em formato de U que é aberta para cima e possui flanges inferiores ligados com os flanges superiores nos os lados da extremidade superior. De acordo com uma modalidade da presente invenção, a superfície unida da metade superior do quadro e da metade inferior do quadro é disposta na posição deslocada para baixo a partir do centro da seção do quadro principal.
De acordo com uma modalidade da presente invenção, um pivô que de forma articulada suporta a extremidade frontal de uma balança, a qual suporta uma roda traseira, é proporcionado na parte soldada da metade superior do quadro e da metade inferior do quadro, e disposto na extremidade traseira do quadro principal.
De acordo com uma modalidade da presente invenção, um quadro do chassi de uma motocicleta inclui um tubo de direção de forma dirigível suportando um garfo frontal que suporta uma roda frontal e um quadro principal que se estende para baixo e para trás a partir do tubo de direção, no qual o quadro principal é composto por se soldar vários constituintes do quadro formados por se moldar por pressão um material de chapa de metal. O quadro principal é configurado de modo a ser verticalmente dividido em dois de um modo tal que uma metade superior do quadro possuindo uma seção transversal substancialmente em formato de U que é aberta para baixo e uma metade inferior do quadro possuindo uma seção transversal substancialmente em formato de U que é aberta para cima, são soldadas uma com a outra, os flanges superiores, os quais se projetam para os lados, esquerdo e direito, possuem superfícies consecutivas ao longo da direção longitudinal do quadro principal e são dispostos de modo a serem simétricos, são de forma inteiriça e de forma consecutiva proporcionados nem ambos os lados da extremidade inferior da metade superior do quadro, os flanges inferiores, os quais são soidados junto aos flanges superiores, são de forma inteiriça e de forma consecutiva proporcionados nos lados da extremidade superior da metade inferior do quadro, de modo a se projetarem tanto para o lado direito como para o esquerdo, e as seções de montagem do motor são formadas em várias seções das chapas de suporte que se estendem para baixo a partir de pelo menos uma parte das extremidades externas de ambos flanges inferiores, de forma inteiriça e de forma consecutiva.
Adicionalmente, de acordo com uma modalidade da invenção da presente invenção, a metade inferior do quadro composta de um membro de quadro inferior frontal soldado com a parte frontal da metade superior do quadro da metade superior do quadro e um membro de quadro inferior tra4 seiro que possui as seções de montagem do motor e é soldado para ser ligado com a parte traseira da metade superior do quadro, e a espessura do membro de quadro inferior traseiro é estabelecida de modo a ser maior do que a espessura do membro de quadro inferior frontal.
Ainda adicionalmente, de acordo com uma modalidade da presente invenção, a metade inferior do quadro é soldada consecutivamente com a metade superior do quadro a partir de sua extremidade frontal até sua extremidade traseira.
Ainda adicionalmente, de acordo com uma modalidade da pre10 sente invenção, partes de chapa de regulagem, as quais são exteriormente opostas e estão em contato com as extremidades externas dos flanges superiores, são de forma inteiriça e de forma consecutiva proporcionadas nas extremidades externas dos flanges inferiores incluídos no membro de quadro inferior frontal de modo a se estenderem para cima, e partes côncavas junto às quais os flanges superiores são encaixados a partir de cima, são formadas nas superfícies superiores dos flanges inferiores incluídos no membro de quadro inferior traseiro.
Os efeitos da invenção incluem os seguintes:
Desde que o quadro principal é composto por se unir os flanges superiores da metade superior do quadro com os flanges inferiores da metade inferior do quadro, e os flanges superiores e os flanges inferiores se projetam para o lado a partir de ambos os lados do quadro principal, resistência suficiente para a força aplicada a partir de uma direção lado a lado junto ao quadro principal pode ser proporcionada para o quadro principal, e desde que o quadro principal possui uma seção transversal elíptica na qual a direção vertical é definida como a direção do eixo geométrico principal, resistência suficiente para a força aplicada verticalmente junto ao quadro principal pode ser proporcionada para o quadro principal, por meio do que, mesmo se a espessura da chapa for diminuída, resistência suficiente pode ser propor30 cionada para o quadro principal, o que contribui para a redução no peso do quadro principal 14A, isto é, para a redução do peso da motocicleta. Adicionalmente, desde que o quadro principal se estendendo para baixo e para trás a partir do tubo de direção possui uma estrutura verticalmente dividida em duas, a quantidade de materiais interrompidos pode ser reduzida quanto da moldagem por pressão do material de chapa de metal.
Desde que a superfície soldada da metade superior do quadro e 5 da metade inferior do quadro é deslocada para baixo a partir do centro da seção do quadro principal, a quantidade de malenal de chapa de metal necessária para a metade inferior do quadro pode ser reduzida, e desde que a parte de arco na parte inferior do quadro principal se torna pequena, o quadro principal e o motor disposto abaixo do quadro principal são dispostos de uma forma compacta, o que contribui para reduzir o tamanho da motocicleta.
Além disso, desde que o pivô possuindo alta carga de força é proporcionado na parte soldada dos flanges superior superiores e inferiores possuindo alta rigidez, a rigidez do quadro do chassi pode ser garantida.
Desde que várias seções de montagem de motor são proporcio15 nadas nas chapas de suporte de forma inteiriça incluída na metade inferior do quadro, o número de componentes pode ser reduzido, e, adicionalmente, a formação das seções de montagem do motor como processamento posterior, torna-se desnecessária, por meio do que as horas de trabalho podem ser reduzidas. Adicionalmente, as seções de montagem de motor são for20 madas quando da moldagem por pressão, por meio do que a posição relativa entre as seções de montagem do motor é determinada sem ser afetada pela união da metade superior do quadro com a metade inferior do quadro, resultando no fato de que a precisão da montagem do motor pode ser acentuada. Adicionalmente, o quadro principal se estendendo para baixo e para trás a partir do tubo de direção é configurado para ter uma estrutura verticalmente dividida em duas partes, por meio do que uma quantidade de materiais interrompidos pode ser reduzida quando da moldagem por pressão da material de chapa de metal. Desde que os flanges superiores esquerdo e direito da metade superior do quadro possuem superfícies consecutivas ao longo da direção longitudinal do quadro principal e são dispostos de modo a serem simétricos, os flanges superiores direito e esquerdo e os flanges inferiores direito e esquerdo podem ser simultaneamente soldados, desse modo sendo capazes de acentuar a produtividade.
Desde que a metade inferior do quadro é composta do membro de quadro inferior frontal e do membro de quadro inferior traseiro, e a espessura do membro de quadro inferior traseiro é estabelecida para ser maior do que a espessura do membro de quadro inferior frontal, somente a espessura do membro de quadro inferior traseiro, da mêlade interior do quadro^ junte ao qual as seções de montagem de motor são montadas e que requer resistência, é aumentada para desse modo reduzir o peso do quadro principal.
Em adição, a resistência do quadro principal é estabilizada pela soldagem consecutiva da metade superior do quadro com a metade inferior do quadro, e adicionalmente, três componentes são consecutivamente soldados, por meio do que a produtividade pode ser acentuada.
Adicionalmente, a posição relativa da metade superior do quadro e da metade inferior do quadro pode ser facilmente determinada quando da soldagem da metade superior do quadro com a metade inferior do quadro uma com a outra.
O escopo adicional de aplicabilidade da presente invenção irá se tornar aparente a partir da descrição detalhada fornecida daqui para frente. Entretanto, deve ser entendido que a descrição detalhada e os exemplos específicos, enquanto que indicando as modalidades preferidas da invenção, são dados somente a título de ilustração, desde que várias alterações e modificações dentro do espírito e do escopo da invenção irão se tornar aparentes para os versados na técnica a partir desta descrição detalhada.
Breve Descrição dos Desenhos
A presente invenção irá se tornar mais completamente entendida a partir da descrição detalhada fornecida abaixo neste documento e dos desenhos acompanhantes, os quais somente são fornecidos a título de ilustração, e assim, não são limitações da presente invenção e onde:
a figura 1 é uma vista lateral de uma motocicleta de acordo com uma primeira modalidade;
a figura 2 é uma vista lateral de um quadro do chassi e de um motor;
a figura 3 é uma vista em perspectiva explodida de um tubo de direção e de um quadro principal;
a figura 4 é uma vista em seção ampliada da linha 4-4 na figura 2;
a figura 5 é uma vista em seção ampliada da linha 5-5 na figura 2;
a figura 6 é uma vista em seção ampliada da linha 6-6 na figura 2;
a figura 7 é uma vista em seção de uma segunda modalidade correspondendo à figura 4 da primeira modalidade; e a figura 8 é uma vista em seção da segunda modalidade correspondendo à figura 5 da primeira modalidade.
Descrição Detalhada das Modalidades Preferidas
A figuras 1 até 6 ilustram uma primeira modalidade da presente invenção, onde a figura 1 é uma vista lateral de uma motocicleta, a figura 2 é uma vista lateral de um quadro do chassi e de um motor, a figura 3 é uma vista em perspectiva explodida de um tubo de direção e de um quadro prin15 cipal, a figura 4 é uma vista em seção ampliada na linha 4-4 na figura 2, a figura 5 é uma vista em seção ampliada na linha 5-5 na figura 2, e a figura 6 é uma vista em seção ampliada na linha 6-6 na figura 2.
É para ser observado que os termos da frente para a traseira e de lado a lado são definidos com respeito à direção de avanço de uma mo20 tocicleta do tipo scooter.
Primeiramente, nas figuras 1 e 2, um quadro do chassi FA desta motocicleta possui um tubo de direção 13 que suporta um garfo frontal 11, o qual suporta uma roda frontal WF, e de forma dirigível suporta um guidão de direção 12, o quadro principal 14A que se estende para baixo e para trás a partir do tubo de direção 13, e um par esquerdo / direito de longarinas de assento 15 cuja extremidade frontal está ligada com a parte média traseira do quadro principal 14A e que gradualmente se estende para cima e para trás, onde um motor de quatro tempos E que proporciona potência para acionar uma roda traseira WR suportada junto à parte traseira de uma balan30 ça 16, que é suportada de forma móvel pelo quadro do chassi FA de modo a ser verticalmente articulável, é suportado no quadro principal 14A, e a potência a partir do motor E é transmitida para a roda traseira WR através de um dispositivo de transmissão por corrente 17. Um amortecedor traseiro 18 é proporcionado entre a balança 16 e a longarina de assento 15.
Um sistema de admissão de ar 20, conectado com a face lateral superior de um cabeçote de cilindro 19, proporcionado em um motor E, inclui um filtro de ar 21 disposto acima do motor E na direção dianteira, um carburador 22. cuja extremidade à montante -está conectada com o filtre de ar 21, e um cano de admissão 23 que liga o carburador 22 com o cabeçote do cilindro 19. Um sistema de escapamento 24 está conectado com a face lateral inferior do cabeçote do cilindro 19, e um silencioso do escapamento 25 na extremidade à jusante do sistema de escapamento 24 é disposto do lado direito da roda traseira WR.
Um tanque de combustível 26 é disposto acima do motor E na direção traseira. O quadro do chassi FA, uma parte do motor E, e o tanque de combustível 26 são cobertos por uma cobertura do chassi 28, e um as15 sento de montar 29 suportado pelas longarinas de assento 15, é disposto acima do tanque de combustível 26 e da cobertura do chassi 28.
Com referência as figuras 4 até 6 juntas, o quadro principal 14A é configurado de modo que uma metade superior do quadro 31 com uma seção transversal substancialmente em formato de U, que é aberta para bai20 xo, e uma metade inferior do quadro 32A, com uma seção transversal substancialmente em formato de U, a qual é aberta para cima, são ligadas de modo a serem verticalmente divididas em duas, onde a metade superior do quadro 31 e a metade inferior do quadro 32A são soldadas uma com a outra nesta modalidade.
Adicíonalmente, a metade inferior do quadro 32A é composta de um membro de quadro inferior frontal 33A soldado com a parte frontal da metade superior do quadro 31 e de um membro de quadro inferior traseiro 34A soldado com a parte traseira da metade superior do quadro 31, onde a metade superior do quadro 31, o membro de quadro inferior frontal 33A e o membro de quadro inferior traseiro 34A são formados por uma moldagem por pressão de um membro de chapa de metal.
Além disso, a espessura do membro de quadro inferior traseiro
34Α é estabelecida de modo a ser maior do que a espessura do membro de quadro inferior frontal 33A, por exemplo, quando a espessura do membro de quadro inferior frontal 33A é 2,3 mm, a espessura do membro de quadro inferior traseiro 34A é estabelecida para 2,8 mm, e a espessura da metade superior do quadro 31 é estabelecida de modo a ser menor do que a espessura do membro de quadro inferior 32A. por exemplo, 2,0 mm,
Os flanges superiores 35, 35 que se estendem tanto para o lado direito como para o lado esquerdo e possuem superfícies contínuas ao longo da direção longitudinal do quadro principal 14A, são dispostos nos lados da extremidade inferior da metade superior do quadro 31, de modo a serem geralmente simétricos e a serem proporcionados de forma inteiriça consecutivamente. Adicionalmente, os flanges inferiores 36, 36, soldados junto aos flanges superiores 35, respectivamente, são proporcionados de forma inteiriça consecutivamente, como se estendendo tanto para o lado direito como para o lado esquerdo, nos lados da extremidade superior do membro de quadro inferior frontal 33A da metade inferior do quadro 32A, e os flanges inferiores 37, 37, soldados junto aos flanges superiores 35, respectívamente, são proporcionados de forma inteiriça consecutivamente, como se estendendo tanto para o lado direito como para o lado esquerdo, nos lados da extremidade superior do membro de quadro inferior traseiro 34A na metade inferior do quadro 32A.
Assim, os flanges inferiores 36 do membro de quadro inferior frontal 33A e os flanges inferiores 37 do membro de quadro inferior traseiro 34A, na metade inferior do quadro 32A, são consecutivamente soldados jun25 to aos flanges superiores 35 da metade superior do quadro 31 de modo a serem consecutivos a partir de sua extremidade frontal até sua extremidade traseira, por exemplo, por uma soldagem de costura ou por uma soldagem a laser.
Como descrito acima, a metade superior do quadro 31 e a meta30 de inferior do quadro 32A, compostas do membro de quadro inferior frontal 33A e do membro de quadro frontal traseiro 34A, são ligadas para compor o quadro principal 14A. O formato de seção do quadro principal 14A é formado em uma elipse, na qual sua direção vertical é definida como um eixo geométrico principal, e a superfície soldada 30 da metade superior do quadro 31 e da metade inferior do quadro 32A, é disposta na posição deslocada para baixo a partir do centro C da seção do quadro principal 14A.
Além disso, os flanges inferiores 37 do membro de quadro inferior traseiro 34A, na metade inferior do .quadro 32A. são formados de mode a se projetarem mais para o exterior do que os flanges superiores 35 da metade superior do quadro 31. Adicionalmente, as chapas de suporte 38, 38, se estendendo para baixo, são proporcionadas consecutivamente em pelo menos uma parte dos flanges inferiores 36 e 37 na metade inferior do quadro 32A, isto é, nas extremidades externas dos flanges inferiores 37 nesta modalidade, de modo a serem inteiriças com os mesmos e perpendiculares aos mesmos, e as seções de montagem do motor 39, 40, e 41, para montagem do motor E, são formadas em várias partes, por exemplo, três partes, das chapas de suporte 38.
Por outro lado, os suportes angulares 43, 44 e 45, que estão em contato com as seções de montagem do motor 39, 40, e 41 a partir de dentro, são proporcionados em uma caixa do motor 42 no motor E, onde o suporte angular 43 é preso junto à seção de montagem do motor 39 com um parafuso 46 e com uma porca (não apresentada), o suporte angular 44 é preso junto à seção de montagem do motor 40 com um parafuso 47 e com uma porca 52 (veja a figura 5), e o suporte angular 45 é preso junto à seção de montagem do motor 40 com um parafuso 48 e com uma porca (não apresentada).
Uma nesga de reforço 49 é proporcionada entre a parte inferior da extremidade frontal do quadro principal 14A, isto é, o membro de quadro inferior frontal 33A na metade inferior do quadro 32A, e o tubo de direção 13. Adicionalmente, o filtro de ar 21 no sistema de admissão de ar 20 é suportado pela extremidade frontal do quadro principal 14A. As partes de chapa de montagem 21a, 21a, dispostas nos lados da parte superior da extremidade frontal do quadro principal 14A, isto é, nos lados da extremidade frontal da metade superior do quadro 31, são dispostas de modo a se estenderem para cima. Estas partes de chapa de montagem 21a são ligadas com a extremidade frontal do quadro principal 14A de um modo taí que os parafusos 51, 51, inseridos dentro das partes de chapa de montagem 21a e na metade superior do quadro 31, são aparafusados e fixados junto às porcas de soldar 50, 50, fixas junto à superfície interna da extremidade frontai da metade superior do quadro 31.
Por outro lado, a parte frontal da balança 16 é de forma articulada suportada junto a um pivô 54 disposto na extremidade traseira do quadro principal 14A. Este pivô 54 é fixo junto à parte soldada da metade superior do quadro 31 e da metade inferior do quadro 32A, de modo a ser imprensado entre a superfície soldada da metade superior do quadro 31 e o membro da metade inferior do quadro 34A da metade inferior do quadro 32A. Os tubos de suporte 55 são proporcionados entre o pivô 54 e a parte média das longarinas do assento 15.
A seguir, será explicada a operação da primeira modalidade. Desde que o quadro principal 14A se estendendo para baixo e para trás a partir do tubo de direção 13 é composto de modo a ser verticaimente dividido em duas partes, de uma maneira tal que a metade superior do quadro 31, com seção transversal substancialmente formatada em U, que é aberta para baixo, e a metade inferior do corpo 32A, com seção transversal substancialmente formatada em U, que é aberta para baixo, são unidas uma a outra, a quantidade de materiais interrompidos quando da moldagem por pressão do membro de chapa de metal, pode ser reduzida. Adicionalmente, desde que o quadro principal 14A é constituído por se unir os flanges superiores 35 da metade superior do quadro 31 com os flanges inferiores 36 e 37 da metade inferior do quadro 32A uns com os outros, e os flanges superiores 35 e os flanges inferiores 36 e 37 são projetados para o lado a partir dos lados do quadro principal 14A, resistência suficiente à força aplicada junto ao quadro principal 14A, a partir da direção lado a lado, pode ser proporcionada para o quadro principal 14A. Além disso, desde que o formato da seção transversal do quadro principal 14A é uma elipse, na qual sua direção vertical é definida como um eixo geométrico principal, resistência suficiente à força aplicada junto ao quadro principal 14A, a partir da direção vertical, pode ser proporcionada para o quadro principal 14A. Especificamente, mesmo se a espessura for reduzida, resistência suficiente pode ser proporcionada para o quadro principal 14A, o que contribui para a redução no peso do quadro principal
14A, isto é, para a redução no peso da motocicleta.
Desde que as seções de montagem do motor 3.9. 40, e 41, são proporcionadas em várias partes (3 na primeira modalidade) das chapas de suporte 38 que se inclinam a partir das extremidades externas dos flanges inferiores 37 do membro de quadro inferior traseiro 34A na metade inferior do quadro 32A, o número de componentes pode ser reduzido, e a formação das seções de montagem de motor como processamento posterior se torna desnecessária, para desse modo ser capaz de reduzir as horas de trabalho de processamento. Desde que as seções de montagem do motor 39, 40 e 41 são formadas durante a moidagem por pressão, a posição relativa das seções de montagem do motor 39, 40, e 41, é determinada sem ser afetada pela união da metade superior do quadro 31 com a metade inferior do quadro 32A, por meio do que a precisão da montagem do motor E pode ser acentuada.
Adicionalmente, a metade inferior do quadro 32A é composta do membro de quadro inferior frontal 33A soldado com a parte frontal da metade superior do quadro 31, e o membro de quadro inferior traseiro 34A soldado com a parte traseira da metade superior do quadro 31, e a espessura do membro de quadro inferior traseiro 34A é estabelecida de modo a ser maior do que a espessura do membro de quadro inferior frontal 33A, por meio do que o peso do quadro principal 14A pode ser reduzido por se aumentar somente a espessura do membro de quadro inferior traseiro 34A da metade inferior do quadro 32A junto a qual as seções de montagem 39, 40 e 41 são formadas, e as quais exigem resistência.
Além disso, desde que a metade inferior do quadro 32A é solda30 da consecutivamente junto à metade superior do quadro 31 a partir de sua extremidade frontal até a sua extremidade traseira, a resistência do quadro principal 14A é estabilizada pela soldagem consecutiva da metade superior do quadro 31 com a metade inferior do quadro 32A, e a produtividade pode ser acentuada por consecutivamente soldar três componentes 31, 33A e 34 A.
Desde que a superfície soldada 30 da metade superior do qua5 dro 31 e da metade inferior do quadro 32A é disposta na posição deslocada para baixo a partir do centro C da seção do quadro principal 14A, a quantidade de material de chapa de metal necessária para a metade inferior do quadro 32A pode ser reduzida, e desde que a parte de arco da parte inferior do quadro principal 14A se torna pequena, o quadro principal 14A e o motor
E disposto abaixo do quadro principal 14A, são dispostos em uma forma compacta, o que contribui para a diminuição do tamanho da motocicleta.
Adicionalmente, desde que o pivô 54 que de forma articulada suporta a extremidade frontal da balança 16 é proporcionado na parte soldada da metade superior do quadro 31 e da metade inferior do quadro 32A, e disposto na extremidade traseira do quadro principal 14A, e o pivô 54 possuindo alta carga de força, é proporcionado na parte soldada dos flanges superiores e inferiores 35 e 37, possuindo alta rigidez, a rigidez do quadro do chassi FA pode ser garantida.
As figuras 7 e 8 ilustram uma segunda modalidade da presente invenção, onde a figura 7 é uma vista em seção correspondendo à figura 4 da primeira modalidade, e a figura 8 é uma vista em seção correspondendo à figura 5 da primeira modalidade.
É para ser observado que os componentes correspondendo à primeira modalidade são somente ilustrados com os mesmos números de referência, e a explicação detalhada dos mesmos será omitida.
Um quadro principal 14B, constituindo uma parte do quadro do chassi FB, é configurado para ser verticalmente dividido em dois, de uma maneira que uma metade superior do quadro 31, com uma seção transversal substancialmente formatada em U, que é aberta para baixo, e uma metade inferior do quadro 32B, com uma seção transversal substancialmente formatada em U, que é aberta para cima, sejam soldadas uma a outra.
Adicionalmente, a metade inferior do quadro 32B é composta de ίλ um membro de quadro inferior frontal 33B soldado com a parte frontal da metade superior do quadro 31 e com um membro de quadro inferior traseiro 34A que é formado para ter uma espessura maior do que esta do membro de quadro inferior frontal 33B, e soldado junto à parte traseira da metade superior do quadro 31, onde a metade superior do quadro 31, o membro de quadro inferior frontal 33B e o membro de quadro inferior traseiro 34B são formados respectivamente por uma moldagem por pressão de um material de chapa de metal.
Os flanges superiores 35, 35, que se estendem para os lados direito e esquerdo, e possuem superfícies contínuas ao longo da direção longitudinal do quadro principal 14B, são dispostos nos lados da extremidade inferior da metade superior do quadro 31, de modo a serem geralmente simétricos e serem de forma inteiriça proporcionados consecutivamente. Adicionalmente, os flanges inferiores 36, 36, soldados com os flanges superiores 35, respectivamente, são proporcionados de forma inteiriça consecutivamente, se estendendo para os lados direito e esquerdo, em os lados da extremidade superior do membro de quadro inferior frontal 33B na metade inferior do quadro 32B, e os flanges inferiores 37, 37, soldados com os flanges superiores 35, respectivamente, são proporcionados de forma inteiriça consecutivamente, se estendendo para os lados direito e esquerdo, nos lados da extremidade superior do membro de quadro inferior traseiro 34B na metade inferior do quadro 32B.
Partes de chapa de regulagem 56, 56, que são exteriormente opostas e estão em contato com as extremidades externas dos flanges superiores 35, são de forma inteiriça e de forma consecutiva proporcionadas nas extremidades exteriores dos flanges inferiores 36 do membro de quadro inferior frontal 33B na metade inferior do quadro 32B, se estendendo para cima, e partes côncavas 58, 58, junto as quais os flanges superiores 35 são encaixados a partir de cima, são formadas nas superfícies superiores dos flanges inferiores 57 do membro de quadro inferior traseiro 34B na metade inferior do quadro 32B.
Adicionalmente, os flanges inferiores 57 do membro de quadro
Figure BRPI0704855B1_D0001
inferior traseiro 34B na metade inferior do quadro 32B, são formados de modo a se projetarem mais exteriormente do que os flanges superiores 35 da metade superior do quadro 31. As chapas de suporte 38, 38 se estendendo para baixo são proporcionadas de forma consecutiva nas extremidades externas dos flanges inferiores 57, de modo a serem inteiriças com os mesmos e perpendicular aos mesmos, eas seções de montagem do motor 39, 40 -e 41, para montagem do motor E, são formadas em várias partes, por exemplo, três partes, das ambas chapas de suporte 38.
De acordo com esta segunda modalidade, os mesmos efeitos que estes na primeira modalidade podem ser proporcionados, e adicionalmente, a posição relativa da metade superior do quadro 31 e da metade inferior do quadro 32B pode ser facilmente determinada quando da soldagem da metade superior do quadro 31 e da metade inferior do quadro 32B uma com a outra.
A invenção, tendo sido assim descrita, será óbvio que a mesma pode ser variada de vários modos. Tais variações não são para serem consideradas como um afastamento do espírito e do escopo da invenção, e todas tais modificações, como seriam óbvias para os versados na técnica, são pretendidas de estarem incluídas dentro do escopo das reivindicações seguintes.

Claims (19)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Quadro de chassi (FA, FB) de uma motocicleta, caracterizado pelo fato de que compreende:
    um tubo de direção (13) de forma dirigível suportando um garfo 5 frontal (11) que suporta uma roda frontal (WF); e um quadro principal {14A. 14BJ que se estende para baixo e para trás a partir do tubo de direção (13), no qual o quadro principal (14A, 14B) é composto por se unir vários constituintes do quadro formados por moldagem por pressão de um material de chapa de metal,
    10 onde o quadro principal (14A, 14B) inclui uma seção transversal elíptica na qual uma direção vertical é definida como uma direção de eixo geométrico principal e é configurado de modo a ser verticalmente dividido em uma metade superior do quadro (31) e em uma metade inferior (32A, 32B),
    15 a metade superior do quadro (31) possuindo uma seção transversal substancialmente em formato de U, a qual é aberta para baixo e possui flanges superiores (35) nos os lados de uma extremidade inferior, e a metade inferior do quadro (32A, 32B) possuindo uma seção transversal substancialmente formatada em U, a qual é aberta para cima e
    20 possui flanges inferiores (36, 37) soldados com os flanges superiores (35) nos lados de uma extremidade superior.
  2. 2. Quadro de chassi (FA, FB) de uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a superfície soldada da metade superior do quadro (31) e da metade inferior do quadro (32A,
    25 32B) é disposta em uma posição deslocada para baixo a partir de um centro de uma seção do quadro principal (14A, 14B).
  3. 3. Quadro de chassi (FA, FB) de uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que adicionalmente compreende um pivô (54) que de forma articulada suporta uma extremidade fron30 tal de uma balança (16), a qual suporta uma roda traseira (WR), onde o pivô (54) é proporcionado em uma parte soldada da metade superior do quadro (31) e da metade inferior do quadro (32A, 32B), e é disposto na extremidade ;4 traseira do quadro principal (14A, 14B).
  4. 4. Quadro de chassi (FA, FB) de uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que adicionalmente compreende um pivô (54) que de forma articulada suporta uma extremidade frontal de uma balança (16), a qual suporta uma roda traseira (WR), onde o pivô (54) é proporcionado em uma parte soldada da metade superior do quadro (31) e da metade inferior do quadro (32A, 32B), e é disposto na extremidade traseira do quadro principal (14A, 14B).
  5. 5. Quadro de chassi (FA, FB) de uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que adicionalmente compreende as seções de montagem do motor (39, 40, 41) formadas em várias seções de chapas de suporte (38) que se estendem para baixo a partir de pelo menos uma parte das extremidades exteriores dos flanges inferiores (37) de forma inteiriça e de forma consecutiva.
  6. 6. Quadro de chassi (FA, FB) de uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a metade inferior do quadro (32A, 32B) é composta de um membro de quadro inferior frontal (33A, 33B) soldado com a parte frontal da metade superior do quadro (31) e de um membro de quadro inferior traseiro (34A, 34B) que possui as seções de montagem do motor (39, 40, 41) e é soldado para ser ligado com a parte traseira da metade superior do quadro (31), e uma espessura do membro de quadro inferior traseiro (34A, 34B) é estabelecida de modo a ser maior do que uma espessura do membro de quadro inferior frontal (33A, 33B).
  7. 7. Quadro de chassi (FA, FB) de uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a metade inferior do quadro (32A, 32B) é soldada consecutivamente com a metade superior do quadro (31) a partir de sua extremidade frontal até a sua extremidade traseira.
  8. 8. Quadro de chassi (FA, FB) de uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que as partes de chapa de regulagem (56), as quais são exteriormente opostas e estão em contato com as extremidades externas dos flanges superiores (35), são de forma inteiriça /> Λ e de forma consecutiva proporcionadas nas extremidades externas dos flanges inferiores (36) incluídos no membro de quadro inferior frontai (33B), de modo a se estenderem para cima, e partes côncavas (58), junto as quais os flanges superiores (35) são encaixados a partir de cima, são formadas nas superfícies superiores dos flanges inferiores (57) incluídos no membro de quadro inferior traseiro (34B).
  9. 9. Quadro de chassi (FA, FB) de uma motocicleta, caracterizado pelo fato de que compreende um tubo de direção (13) de forma dirigível suportando um garfo frontal (11) que suporta uma roda frontal (WF) e um quadro principal (14A, 14B) que se estende para baixo e para trás a partir do tubo de direção (13), no qual o quadro principal (14A, 14B) é composto por se unir vários constituintes do quadro formados por moldagem por pressão de um material de chapa de metal, onde o quadro principal (14A, 14B) é configurado de modo a ser verticalmente dividido em uma metade superior do quadro (31) e em uma metade inferior do quadro (32A, 32B), a metade superior do quadro (31) possuindo uma seção transversal substancialmente em formato de U, a qual é aberta para baixo, a metade inferior do quadro (32A, 32B) possuindo uma seção transversal substancialmente em formato de U, a qual é aberta para cima, são soldadas uma a outra, os flanges superiores (35), os quais se projetam para os lados esquerdo e direito, possuem superfícies consecutivas ao longo da direção longitudinal do quadro principal (14A, 14B) e são dispostos de modo a serem simétricos, são de forma inteiriça e de forma consecutiva proporcionados nos lados da extremidade inferior da metade superior do quadro (31), flanges inferiores (36), os quais são unidas com os flanges superiores (35), são de forma inteiriça e de forma consecutiva proporcionadas nos lados da extremidade superior da metade inferior do quadro (32A, 32B), de modo a se projetarem para os lados direito e esquerdo, e seções de montagem do motor (39, 40, 41) são formadas em várias seções das chapas de suporte (38) as quais se estendem para baixo a partir de pelo menos uma parte das extremidades exteriores dos ftanges inferiores (37) de forma inteiriça e de forma consecutiva.
  10. 10. Quadro de chassi (FA, FB) de uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a metade inferior do
    5 quadro (32A, 32B) é composta de um membro de quadro inferior frontal (33A, 33B) soldado com a parte frontal da metade superior do.quadro (31) e um membro de quadro inferior traseiro (34A, 34B) que possui as seções de montagem do motor (39, 40, 41) e é soldado para ser unido com a parte traseira da metade superior do quadro (31), e uma espessura do membro de
    10 quadro inferior traseiro (34A, 34B) é estabelecida de modo a ser maior do que uma espessura do membro de quadro inferior frontal (33A, 33B).
  11. 11. Quadro de chassi (FA, FB) de uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a metade inferior do quadro (32A, 32B) é soldada de forma consecutiva com a metade superior
    15 do quadro (31) a partir de sua extremidade frontal até a sua extremidade traseira.
  12. 12. Quadro de chassi (FA, FB) de uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que partes de chapa de regulagem (56), as quais são exteriormente opostas e estão em contato com
    20 as extremidades externas dos flanges superiores (35), são de forma inteiriça e de forma consecutiva proporcionadas nas extremidades externas dos flanges inferiores (36) incluídos no membro de quadro inferior frontal (33B) de modo a se estenderem para cima, e partes côncavas (58) com as quais os flanges superiores (35) são encaixados a partir de cima, são formadas nas
    25 superfícies superiores dos flanges inferiores (57) incluídos no membro de quadro inferior traseiro (348).
  13. 13. Quadro de chassi de uma motocicleta, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que uma superfície soldada da metade superior do quadro (31) e da metade inferior do quadro (32A, 32B) é
    30 disposta em uma posição deslocada para baixo a partir de um centro de uma seção do quadro principal (14A, 14B).
  14. 14. Quadro de chassi de uma motocicleta, de acordo com a rei5 vindicação 12, caracterizado pelo fato de que adicionalmente compreende um pivô (54) que de forma articulada suporta uma extremidade frontal de uma balança (16), a qual suporta uma roda traseira (WR), onde o pivô (54) é proporcionado em uma parte soldada da metade superior do quadro (31) e
    5 da metade inferior do quadro (32A, 32B), e é disposto na extremidade traseira do quadro principal (14A, 14B),
  15. 15. Quadro principal (14A, 14B) de um veículo caracterizado pelo fato de que possui um tubo de direção (13) de forma dirigível suportando um garfo frontal (11) que suporta uma roda frontal (WF), onde o quadro prin10 cipai se estende para baixo e para trás a partir do tubo de direção (13), e é formado por se unir vários constituintes do quadro formados por moldagem por pressão de um material de chapa de metal, o quadro principal (14A, 14B) compreendendo:
    uma seção transversal elíptica na qual a direção vertical é defi15 nida como uma direção do eixo geométrico principal e é configurada de modo a ser verticalmente dividida em uma metade superior do quadro (31) e em uma metade inferior do quadro (32A, 32B), a metade superior do quadro (31) possuindo uma seção transversal substancialmente em formato de U, a qual é aberta para baixo e pos20 sui flanges superiores (35) nos os lados da extremidade inferior; e a metade inferior do quadro (32A, 32B) possuindo uma seção transversal substancialmente em formato de U, a qual é aberta para cima e possui flanges inferiores (36, 37) soldados com os flanges superiores (35) nos os lados da extremidade superior.
    25
  16. 16. Quadro principal (14A, 14B) de um veículo, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que uma superfície soldada da metade superior do quadro (31) e da metade inferior do quadro (32A, 32B) é disposta em uma posição deslocada para baixo a partir do centro da seção do quadro principal (14A, 14B).
    30
  17. 17. Quadro principal (14A, 14B) de um veículo, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que adicionalmente compreende um pivô (54) que de forma articulada suporta uma extremidade frontal de uma balança (16), a qual suporta uma roda traseira (WR), onde o pivô (54) é proporcionado em uma parte soldada da metade superior do quadro (31) e da metade inferior do quadro (32A, 32B), e é disposto na extremidade traseira do quadro principal.
  18. 18. Quadro principal (14A, 14B) de um veículo, de acordo com a reivindicação 16,caracterizado pelo fato de que adicionalmente compreende um pivô (54) que de forma articulada suporta uma extremidade frontal de uma balança (16), a qual suporta uma roda traseira (WR), onde o pivô (54) é proporcionado em uma parte soldada da metade superior do quadro (31) e da metade inferior do quadro (32A, 32B), e é disposto na extremidade traseira do quadro principal (14A, 14B).
  19. 19. Quadro principal (14A, 14B) de um veículo, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que adicionalmente compreende seções de montagem do motor (39, 40, 41) formadas em várias seções das chapas de suporte (38) que se estendem para baixo a partir de pelo menos uma parte das extremidades externas dos flanges inferiores (37) de forma inteiriça e de forma consecutiva.
    '1/
    1/6
BRPI0704855-6A 2006-12-29 2007-12-20 Chassis frame of a motorcycle and main frame of a vehicle BRPI0704855B1 (pt)

Applications Claiming Priority (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2006-356762 2006-12-29
JP2006356762A JP2008162527A (ja) 2006-12-29 2006-12-29 自動二輪車の車体フレーム
JP2006356763A JP4921961B2 (ja) 2006-12-29 2006-12-29 自動二輪車の車体フレーム
JP2006-356763 2006-12-29

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0704855A BRPI0704855A (pt) 2008-08-19
BRPI0704855B1 true BRPI0704855B1 (pt) 2018-02-06

Family

ID=39690945

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0704855-6A BRPI0704855B1 (pt) 2006-12-29 2007-12-20 Chassis frame of a motorcycle and main frame of a vehicle

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0704855B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0704855A (pt) 2008-08-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6371236B1 (en) Vehicle frame structure of motorcycle
TWI396646B (zh) 機車
US20020189878A1 (en) Frame structure of motorcycle
JP2001071974A (ja) 自動2輪車のフレーム構造
US20090230666A1 (en) Vehicle frame joint for a saddle-type vehicle, and vehicle frame incorporating same
US6502658B1 (en) Engine supporting structure for motorcycle
JP4280501B2 (ja) 自動二輪車におけるフロントカウル取付け構造
JP4921961B2 (ja) 自動二輪車の車体フレーム
US4327812A (en) Rear arm bearing structure for motorcycle
JP2008155816A (ja) 自動二輪車のエンジン懸架装置
JP2008162528A5 (pt)
BRPI0704855B1 (pt) Chassis frame of a motorcycle and main frame of a vehicle
US10723401B2 (en) Vehicle body structure of saddle type vehicle
JP4008115B2 (ja) 自動2輪車の車体フレーム構造
JP4609950B2 (ja) ヘッドライト装置
JP6944483B2 (ja) 鞍乗り型車両のクッションユニット支持構造
JP4364521B2 (ja) 自動二輪車
JP4153120B2 (ja) 二輪車のフレーム構造
TW445227B (en) Engine support structure in scooter type vehicle
JP3819508B2 (ja) 自動二輪車の車体フレーム
JPH04339090A (ja) 自動二輪車
JP2008162527A (ja) 自動二輪車の車体フレーム
JPH042584A (ja) 自動二輪車用シートカウル
JPS61129383A (ja) 自動二輪車の車体フレ−ム
JPH06312682A (ja) 電動スクータのフレーム構造

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2754 DE 17-10-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.