BRPI0703544B1 - conjunto propulsor para ceifeira-debulhadora - Google Patents

conjunto propulsor para ceifeira-debulhadora Download PDF

Info

Publication number
BRPI0703544B1
BRPI0703544B1 BRPI0703544A BRPI0703544A BRPI0703544B1 BR PI0703544 B1 BRPI0703544 B1 BR PI0703544B1 BR PI0703544 A BRPI0703544 A BR PI0703544A BR PI0703544 A BRPI0703544 A BR PI0703544A BR PI0703544 B1 BRPI0703544 B1 BR PI0703544B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
drive
straw
rotor
mower
separator
Prior art date
Application number
BRPI0703544A
Other languages
English (en)
Inventor
Norbert Buchmann
Original Assignee
Claas Selbstfahr Erntemasch
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Claas Selbstfahr Erntemasch filed Critical Claas Selbstfahr Erntemasch
Publication of BRPI0703544A publication Critical patent/BRPI0703544A/pt
Publication of BRPI0703544B1 publication Critical patent/BRPI0703544B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D41/00Combines, i.e. harvesters or mowers combined with threshing devices
    • A01D41/12Details of combines
    • A01D41/127Control or measuring arrangements specially adapted for combines
    • A01D41/1274Control or measuring arrangements specially adapted for combines for drives
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D69/00Driving mechanisms or parts thereof for harvesters or mowers
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01FPROCESSING OF HARVESTED PRODUCE; HAY OR STRAW PRESSES; DEVICES FOR STORING AGRICULTURAL OR HORTICULTURAL PRODUCE
    • A01F12/00Parts or details of threshing apparatus
    • A01F12/40Arrangements of straw crushers or cutters

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Threshing Machine Elements (AREA)
  • Harvester Elements (AREA)
  • Outside Dividers And Delivering Mechanisms For Harvesters (AREA)

Abstract

conjunto propulsor para ceifeira-debulhadora a presente invenção refere-se a um conjunto propulsor para ceifeira-debulhadora (1), com um ou vários rotores separadores (5) dispostos longitudinalmente para com a direção do deslocamento, e com um cortador de palha (6), previsto abaixo da região de deposição dos rotores separadores (5), sendo que a transmissão de acionamento verifica-se através de engrenagens envolventes (25, 29, 35) acopláveis. as características essenciais da invenção residem em que o rotores-separadores (5) e o cortador de palha (6) podem ser acionados conjuntamente por ao menos uma engrenagem envolvente.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "CONJUNTO PROPULSOR PARA CEIFEIRA-DEBULHADORA".
[001] A presente invenção refere-se a um conjunto propulsor para ceifeira-debulhadora, com um ou vários rotores-separadores, dispostos longitudinalmente em relação à direção do deslocamento, e um cortador de palha, integrado abaixo da área de deposição dos rotores-separadores, em sentido transversal para com a direção do deslocamento, sendo que a transferência do acionamento verifica-se através de transmissões envolventes.
[002] Os diferentes órgãos de trabalho de uma ceifeira-debulhadora são de modo preponderante selecionados por acionamentos de correias, dispostas nas paredes laterais de acordo com as exigências funcionais. Esses conjuntos de propulsão já são conhecidos em várias versões e disposições. Assim, por exemplo, no documento EP 0 777 960 A2 está representado um esquema de propulsão (figura 2), no qual o rotor-separador e o cortador de palha são propulsionados através de acionamentos de correia separados e reciprocamente independentes. Os acionamentos de correia são separados uns dos outros, estando dispostos na parede lateral oposta e são acionados, por sua vez, através de um mecanismo intermediário, acionado pelo motor propulsor. Um conjunto propulsor deste tipo resulta num custo maior na produção, especialmente também numa maior necessidade de espaço na região das paredes laterais. Além disso, o acionamento e corte separado possui um tempo de marcha sequencial longo e desfavorável no desligamento do cortador de palha.
[003] A presente invenção tem como objetivo configurar e integrar de tal maneira o conjunto propulsor para os rotores-separadores e o cortador de palha, que seja logrado um forma de construção com economia de espaço e custo vantajoso, bem como uma paralisação rápida do cortador de palha após o desligamento.
[004] Esta tarefa será solucionada quando os rotores-separadores e o cortador de palha são conjuntamente acionados por ao menos uma transmissão envolvente de maneira acoplável, e onde as transmissões envolventes montados conjuntamente em uma parede lateral da ceifeira-debulhadora.
[005] A solução preconizada pela presente invenção possibilita obter se tanto vantagens na área de produção como também na área de funcionamento. Como os acionamentos de correia comuns para o acionamento dos rotores-separadores e cortador de palha estão integrados em uma parede lateral da ceifeira-debulhadora, existe na parede lateral oposta espaço irrestrito para outros grupos de construção a serem propulsionados. Pela ausência de eixos, discos de correia e correia em v até então necessários, o esforço de construção necessário será essencialmente reduzido. No desengate para os rotores-separadores e o cortador de palha, o cortador de palha desativado será freado pelos rotores-separadores e desta maneira será reduzido o tempo de marcha sequencial. Este efeito vantajoso ainda será reforçado pelo fato de que o cortador de palha apresenta rotações de serviço ao menos duas vezes tão elevadas como as rotações nominais dos rotores-separadores, sendo a soma dos momentos de inércia de massa dos rotores-separadores maior do que aquela do cortador de palha.
[006] Em seguida, a invenção será explicitada com base em um exemplo de execução. O desenho correspondente mostra: [007] Figura 1 - um corte longitudinal por uma ceifeira-debulhadora 1 automotor, com rodas dianteiras 2 propulsionadas, rodas traseiras 3 dirigíveis bem como uma cabine de operador 4 [008] Figura 2 - a área do conjunto propulsor para os rotores-separadores e o cortador de palha, em escala maior.
[009] A ceifeira-debulhadora 1, representada esquematicamente na figura 1, com rodas dianteiras 2 acionadas, rodas traseiras 3 dirigí- veis bem como a cabine de operador 4, apresenta um conjunto debu-Ihador que opera de acordo com o princípio tangencial, bem como ro-tores-separadores 5 sequenciais, estendendo-se na direção longitudinal da ceifeira-debulhadora 1, e um cortador de palha 6, disposto abaixo da área de deposição dos rotores-separadores 5.
[0010] O material colhido, cortado pelo mecanismo de corte 7 passa por sobre um canal introdutor 8 inicialmente até um tambor acelerador 9 com um cesto separador 10 disposto abaixo, para em seguida deslocar-se até o tambor debulhador 11 com um cesto debulhador 12 coadjuvante. Através de um tambor virador 13 e um cesto separador 14 alocado, a mistura de grãos residuais e de palha será conduzida para dois rotores separadores 5 adjacentes, configurado cilindricamen-te e projetando-se em aclive na direção do deslocamento. Está no contexto da invenção, que seja previsto apenas um único rotor separador 5. Os elementos de transporte previstos na circunferência dos rotores separadores 5 em formato helicoidal reforçam, no caso, o movimento de deslocamento do material colhido bem como o processo de corte nas grelhas de corte 15, previstas abaixo dos rotores-separadores 5. Nas grelhas de corte 15 serão separados os grãos bem como parcelas de palhas curtas e resíduos, contidos na mistura do material colhido, sendo transportados até um conjunto de limpeza, disposto sobre o fundo de reciclagem 16, previsto de modo oscilante em posição inferior. Juntamente com os componentes do material colhido de debulha, transportadas através de um fundo 17 na direção do conjunto de limpeza, verifica-se no interior desta unidade, por meio de uma corrente de ar gerada por uma ventoinha 18 e de uma peneira superior 19 e de uma peneira inferior 20, o processo de limpeza dos grãos. Os grãos limpos passam através de um sem-fim de transporte 21 e um elevador para o tanque de grãos 22. Resíduos e palha curta serão removidos pela corrente de ar para trás, abandonando a ceifeira-debulhadora 1, sendo depositados no campo. A palha transportada pelos rotores-separadores 5 na direção da região da deposição passa dali par ao cortador de palha 6, presa transversal mente para como a direção do deslocamento em um quadro previsto abaixo da tampa de escoamento de palha 23. A árvore acionada com elevadas rotações do cortador de palha 6 está montada em mancais previstos nas paredes laterais. O cortador de palha 6 possui de uma forma conhecida e, portanto não representada, na direção da ejeção, um dispositivo distribuidor, provido de elementos de fixos ou rotativos, destinado para distribuição da palha cortada no campo.
[0011] O acionamento dos rotores-separadores 5 e do cortador de palha 6 verifica-se através de um sistema propulsor, detalhadamente representado na figura 2, com vários acionamentos envolventes, configurados como acionamento de correia, os quais estão conjuntamente montados em uma parede lateral da ceifeira-debulhadora 1. A partir do motor propulsor 24 da ceifeira-debulhadora 1 será inicialmente acionado um primeiro acionamento de correia 25 com o disco propulsor 26 e pelo disco de impulsão 27. A correia propulsora 28 está representada por uma linha cheia. O segundo acionamento de correia 29 propulsiona através dos discos defletores 31, 32 o disco propulsor 33 do cortador de palha 6 bem como através de um disco de impulsão 34 acionam um terceiro acionamento de correia 35 que serve para o acionamento dos rotores separadores 5. A correia propulsora 36 do terceiro acionamento de correia 35 está representada com uma linha tracejada. O acionamento do primeiro acionamento de correia 25 pode ser interrompido por um acoplamento. Desta maneira, tanto no desengate será interrompido tanto o acionamento do cortador de palha 6 como também dos rotores-separadores 5, de maneira que ambos esses conjuntos podem ser conjuntamente ligados e desligados. Além disso, o acionamento do cortador de palha 6 pode ser desacoplado por um acoplamento integrado na área de acionamento da árvore do cortador de palha 6 e não representado no desenho, podendo ser engatado ou desengatado. Desta maneira, o cortador de palha 6 pode ser desligado independentemente dos rotores-separadores 5. Isto terá importância quando a palha que abandona os rotores-separadores 5 não deverá ser cortada.
[0012] Como agora, de acordo com a invenção, o primeiro acionamento de correia 25, que transfere a energia propulsora do motor propulsor 24 para os rotores-separadores 5 e para o cortador de palha 6 será desacoplado, tanto os rotores-separadores 5 como também o cortador de palha passam a ficar parados. Isto resulta por um lado das fricções de mancai que ocorrem nos pontos mais diversos e que progressivamente transformam em calor a energia cinética dos rotores-separadores 5 revolventes e do cortador de palha 6 igual mente revol-vente. Simultaneamente, o momento de inércia dos órgãos revolventes desempenham um papel essencial, já que quanto maior forem, tanto menor será o tempo de marcha inercial já mencionada até que o referido órgão passa a ficar paralisado. No presente caso, os momentos de inércia dos rotores-separadores 5 revolventes são diversas vezes mais altos do que aqueles do cortador de palha 6 revolvente. Como agora está acoplado o cortador de palha 6 por meio do segundo acionamento de correia 29 com o acionamento 35 para o acionamento dos rotores separadores 5, os momentos de inércia dos rotores-separadores 5 exercem também efeitos de frenagem sobre os cortadores de palha 6 em marcha inercial, de maneira que o cortador de palha 6, em comparação com soluções conhecidas do estado da técnica, fica paralisado mais rapidamente e a fase sequencial, ou seja, inercial já mencionada será nitidamente reduzida. Este efeito também é reforçado pelo fato de que o cortador de palha 6 revolve com rotação essencialmente maior do que aquela dos rotores separadores 5, sendo que a sua rotação, em uma concretização preferida, é pratica mente o dobro da rotação dos rotores separadores 5.
Relação Numérica de Componentes 1 Ceifeira-debulhadora 2 Rodas Dianteiras 3 Rodas Traseiras 4 Cabine do Operador 5 Rotores-separadores 6 Cortador de Palha 7 Mecanismo de Corte 8 Canal Introdutor 9 Tambor do Acelerador 10 Cesto Separador 11 Tambor Debulhador 12 Cesto Debulhador 13 Tambor Virador 14 Cesto Separador 15 Grelhas Separadoras 16 Fundo de Reciclagem 17 Fundo de Deslocamento 18 Ventoinha 19 Peneira Superior 20 Peneira Inferior 21 Sem-fim Transportador 22 Tanque de Grãos 23 Tampa de Escoamento de Palha 24 Motor Propulsor 25 Primeiro Acionamento de Correia 26 Disco de Acionamento 27 Disco de Impulsão 28 Disco de Acionamento 29 Segundo Acionamento de Correia 30 Correia Propulsora 31,32 Discos Defletores 33 Disco Propulsor 34 Disco de Impulsão 35 Terceiro Acionamento de Correia 36 Correia de Acionamento REIVINDICAÇÕES

Claims (6)

1. Conjunto propulsor para ceifeira-debulhadora, com um ou vários rotores-separadores, dispostos longitudinalmente em relação à direção do deslocamento, e um cortador de palha (6), integrado abaixo da área de deposição dos rotores-separadores, em sentido transversal para com a direção do deslocamento, sendo que a transferência do acionamento verifica-se através de transmissões envolventes (25, 29, 35), caracterizado pelo fato de que os rotores-separadores (5) e o cortador de palha (6) são conjuntamente acionados por ao menos uma transmissão envolvente (25, 29, 35) de maneira acoplável, e onde as transmissões envolventes (25, 29, 35) montados conjuntamente em uma parede lateral da ceifeira-debulhadora (1).
2. Conjunto propulsor de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, através de um primeiro acionamento de correia (25) acoplável, pode ser propulsionado um segundo acionamento de correia (29), unido com o disco de acionamento (33) do cortador de palha (6), cujo disco de impulsão (34) está unido com um terceiro acionamento de correia (35) para o acionamento dos rotores-separadores (5).
3. Conjunto propulsor de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que, o acionamento do cortador de palha (6) pode ser acoplado e desacoplado adicionalmente por um acoplamento integrado na região de propulsão da árvore do cortador de palha (6).
4. Conjunto propulsor de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o momento de inércia de um ou de vários rotores-separadores (5) é maior do que o momento de inércia do cortador de palha (6).
5.
Conjunto propulsor de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o número de rotações do cortador de palha (6) com o acionamento (24, 25) acoplado é maior do que o número de rotações do ou dos rotores separadores (5), sendo a rotação do cortador de palha (6) praticamente o dobro da rotação do ou dos rotores separadores (5).
BRPI0703544A 2006-09-26 2007-09-25 conjunto propulsor para ceifeira-debulhadora BRPI0703544B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006045789A DE102006045789A1 (de) 2006-09-26 2006-09-26 Antriebseinrichtung für Mähdrescher

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0703544A BRPI0703544A (pt) 2008-06-03
BRPI0703544B1 true BRPI0703544B1 (pt) 2016-12-20

Family

ID=38962824

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0703544A BRPI0703544B1 (pt) 2006-09-26 2007-09-25 conjunto propulsor para ceifeira-debulhadora

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP1905291B1 (pt)
AR (1) AR064589A1 (pt)
AT (1) ATE492153T1 (pt)
BR (1) BRPI0703544B1 (pt)
DE (2) DE102006045789A1 (pt)
PL (1) PL1905291T3 (pt)
RU (1) RU2446664C2 (pt)
UA (1) UA98293C2 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102013103450A1 (de) 2013-04-08 2014-10-09 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Als Riementriebe ausgebildetes Antriebssystem eines selbstfahrenden Mähdreschers
DE102013108923A1 (de) 2013-08-19 2015-02-19 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Mähdrescher mit einer Häckselvorrichtung
US20160044870A1 (en) * 2014-08-14 2016-02-18 Dean Mayerle Drive System for the Straw Chopper of a Combine Harvester
CN104521445B (zh) * 2014-12-31 2017-01-11 中联重机股份有限公司 一种主离合张紧分离装置及具有其的收获机
US10492369B2 (en) * 2015-07-14 2019-12-03 Dean Mayerle Weed seed destruction
EP4368012A2 (en) 2019-03-14 2024-05-15 Tritana Intellectual Property Ltd. Weed seed destruction

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4056107A (en) * 1976-04-26 1977-11-01 Sperry Rand Corporation Crop residue deflector means
GB8305258D0 (en) * 1983-02-25 1983-03-30 Sperry Nv Combine harvesters
CA1289843C (en) * 1987-05-15 1991-10-01 Joseph Albert Teijido Compact combine drive system
RU2062010C1 (ru) * 1991-03-17 1996-06-20 Илья Иванович Лаптев Зерноуборочный комбайн
DE69314330T3 (de) 1993-06-28 2004-07-22 Cnh Belgium N.V. Verfahren zur Steuerung von selbstfahrenden landwirtschaftlichen Erntemaschinen
DE4344649A1 (de) * 1993-12-24 1995-06-29 Mezoegaz Gepgyar Szolgalt Vall Kombinierter Riemenschaltmechanismus, insbesondere zum Antrieb des Strohhäckslers von Mähdreschern
DE4432662A1 (de) * 1994-09-14 1996-03-21 Same Spa Selbstfahrende Erntemaschine
US5855108A (en) 1996-02-16 1999-01-05 Case Corporation Alarm monitor for belt slip in a combine
DE19740346A1 (de) * 1997-09-13 1999-03-18 Claas Selbstfahr Erntemasch Selbstfahrende Arbeitsmaschine
GB2365312A (en) * 2000-08-01 2002-02-20 Claas Selbstfahr Erntemasch Grain cleaning apparatus for combines
GB0106730D0 (en) * 2001-03-19 2001-05-09 Claas Selbstfahr Erntemasch Combine harvester
DE10349562A1 (de) * 2003-10-22 2005-06-02 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Motordrehzahleinstellung an einer landwirtschaftlichen Arbeitsmaschine
EP1680952B1 (en) * 2005-01-12 2008-06-18 Deere & Company Speed control for a self propelled working machine

Also Published As

Publication number Publication date
PL1905291T3 (pl) 2011-05-31
DE102006045789A1 (de) 2008-06-26
RU2007135258A (ru) 2009-03-27
BRPI0703544A (pt) 2008-06-03
RU2446664C2 (ru) 2012-04-10
EP1905291B1 (de) 2010-12-22
AR064589A1 (es) 2009-04-15
ATE492153T1 (de) 2011-01-15
EP1905291A1 (de) 2008-04-02
DE502007006009D1 (de) 2011-02-03
UA98293C2 (ru) 2012-05-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0703544B1 (pt) conjunto propulsor para ceifeira-debulhadora
CN103313593B (zh) 联合收割机谷粒清洁装置
US20080295476A1 (en) Grain reaper
KR101732044B1 (ko) 콤바인
JP2013074799A (ja) コンバイン
BR102013023744A2 (pt) Ceifeira-debulhadora automóvel
WO2021049476A1 (ja) サトウキビ収穫機
JP3435057B2 (ja) 全稈投入型コンバイン
BR102015020757B1 (pt) Arranjo de eixo intermediário e elevador de grão para uma combinada agrícola
WO2022137791A1 (ja) サトウキビ収穫機
JP5267520B2 (ja) コンバイン
US20040162123A1 (en) Combine harvester
WO2021049482A1 (ja) サトウキビ収穫機及びこれを含む作業車
US10244683B2 (en) Drive system for combine harvester processor and method of providing such
JP4952819B2 (ja) 脱穀機
JP2021023130A (ja) コンバイン
JP5998678B2 (ja) コンバイン
JP5505526B2 (ja) コンバイン
JP7433212B2 (ja) サトウキビ収穫機
JP2010187696A5 (pt)
WO2022137793A1 (ja) サトウキビ収穫機
JP2001032717A (ja) コンバインのエンジン冷却構造
JP2020072768A (ja) コンバイン
JP6320314B2 (ja) コンバイン伝動構造
JP2011193785A (ja) 脱穀機

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 25/09/2007, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25G Requested change of headquarter approved