Em difusão múltipla (“multicast”)/difusão geral (“broadcast”) de vídeo em redes sem fio com base em IP, dados de vídeo são encapsulados em pacotes UDP/IP e difundidos multiplamente/difundidos generalizadamente para os dispositivos móveis em redes sem fio. A rede sem fio com base em IP pode ser redes de área local sem fio (WLANs), redes celulares, redes de área metropolitana sem fio (WMANs) e redes de área regional sem fio (WARNs). Quando um dispositivo móvel se move de uma célula para outra, ele sofre transferência de ligação/transferência de controle de uma estação base (BS)/ponto de acesso (AP) com o qual está atualmente associado para outra BS/AP. As duas BSs/APs normalmente operam em diferentes frequências/canais. Diversos pacotes são perdidos quando um dispositivo móvel muda a frequência de operação para associar-se com a nova BS/AP.
Tipicamente, um sinal de difusão geral é transmitido simultaneamente para todos os receptores possíveis. Um sinal de difusão múltipla é transmitido para um subconjunto selecionado (um ou mais) de todos os receptores possíveis em um grupo simultaneamente. Na forma que usada, a difusão geral também inclui difusão múltipla. Ou seja, um sinal de difusão múltipla pode ser transmitido a um subconjunto selecionado (um ou mais) de todos os receptores possíveis em um grupo onde o subconjunto selecionado pode incluir todo o conjunto de todos os receptores possíveis, isto é, o grupo de difusão múltipla são todos os receptores.
Em sistemas sem fio, a codificação de canal é usada na camada física para proteger pacotes contra desvanecimento e interferência multicaminhos. Entretanto, codificação de canal não pode recuperar perda de pacotes em surto durante transferências de ligação (“handover”)/transferências de controle (“handoff”) entre células.
Um método da tecnologia anterior permite transmissão de dados duplicados atrasados no tempo/deslocados no tempo de seus dados originais (difusão escalonada) em um sistema ATSC para melhorar a robustez do sistema de difusão geral. Quando duplicados, fluxos contínuos escalonados no tempo são enviados, o sistema pode tolerar perda de sinal limitado até a duração do deslocamento no tempo entre os dois fluxos contínuos. Um outro método da tecnologia anterior fornece uma versão com uma menor taxa de bits dos dados originais (em vez de os dados originais). Essa abordagem reduz a largura de banda utilizada
Petição 870190051910, de 03/06/2019, pág. 13/35
2/18 pelos dados redundantes. Entretanto, ambos estes esquemas da tecnologia anterior enviam um sinal composto, e sempre enviam os sinais, quer existam ou não clientes/receptores que querem/precisam da informação.
Ainda um outro método da tecnologia anterior forneceu o uso de códigos de correção antecipada de erros de pacote-cruzado (FEC) para proteger contra perda de sincronização em um sistema ATSC. Os códigos FEC têm sido também utilizados para recuperar pacotes perdidos em redes sem fio com base em IP. Em geral, um pacote errôneo é descartado pela camada de ligação. Os códigos FEC são aplicados por meio dos pacotes nas camadas de transporte e aplicação, e decodificação por apagamento é usada para recuperar pacotes perdidos. Entretanto, os pacotes de paridade FEC são normalmente enviados juntamente com o pacote de dados. Durante as transferências de ligação/transferências de tarefas entre células, longas rajadas de erros poderão acontecer. Estas longas rajadas de erros levam à perda de pacotes de dados e pacotes de paridade que excedem a capacidade FEC, e assim os pacotes de dados perdidos não podem ser recuperados.
O problema abordado e resolvido pela presente invenção é como proteger contra perda de pacotes durante transferência de ligação/transferência de controle entre células para difusão múltipla/difusão geral de vídeo de alta qualidade em redes sem fio com base em IP.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Em redes sem fio, um dispositivo móvel pode sofrer transferência de ligação/transferência de tarefa de uma estação base/ponto de acesso para outra estação base/ponto de acesso. Os dados transmitidos durante estes períodos de transferência de ligação/transferência de controle entre células são perdidos para o receptor/dispositivo móvel. A presente invenção fornece um método e aparelho para recuperar perda de pacotes de dados para transferência de ligação/transferência de controle entre células sem interrupção, pela transmissão repetida de pacotes de dados com um deslocamento no tempo (difusão escalonada). Modalidades alternativas são também fornecidas, incluindo difusão escalonada de uma versão com uma menor taxa de bits dos dados originais, ou difusão escalonada de dados de paridade gerados por um código de correção antecipada de erros de pacotecruzado (FEC).
O sistema descrito aqui inclui um ou mais servidores/remetentes)/transmissores), estações base ou pontos de acesso sem fio, chave de Ethernet e receptores. Um receptor na forma aqui usada é tipicamente um dispositivo móvel. Dispositivos móveis incluem, mas sem limitações, telefones móveis, telefones celulares, terminais móveis, assistentes digitais pessoais (PDAs) e computadores portáteis.
Os dados normais/originais e os dados deslocados no tempo são transmitidos de um modo compatível na direção contrária usando diferentes grupos de difusão múltipla IP.
Petição 870190051910, de 03/06/2019, pág. 14/35
3/18
Ou seja, se um dispositivo móvel não tiver a capacidade fornecida na presente invenção, ele ainda pode receber pacotes de dados normais sozinhos com baixa resiliência do sistema a perda de pacote. Os pacotes de recuperação atrasados são descartados pelo dispositivo móvel. Isto consegue compatibilidade retroativa com os dispositivos legados.
São descritos um método e aparelho para recuperar a perda de um pacote de dados originais, incluindo a detecção de perda de pacotes de dados, junção de um grupo de difusão múltipla atrasado, recepção de pacote de dados atrasado e uso do pacote de dados atrasado para recuperar o pacote de dados originais que foi perdido. O pacote de dados atrasado é um de uma cópia do pacote de dados original, uma cópia do pacote de dados original codificado com uma menor taxa de bits ou um pacote de paridade. São também descritos um método e aparelho para escalonamento, incluindo codificar e comprimir uma primeira sequência de dados, empacotar a primeira sequência de dados codificada e comprimida para formar um pacote de dados, difundir multiplamente o pacote de dados para um primeiro grupo de difusão múltipla, codificar e comprimir uma segunda sequência de dados codificada e comprimida para formar um pacote e difundir multiplamente o pacote atrasado em uma defasagem no tempo para um segundo grupo de difusão múltipla. O pacote é um de uma cópia do pacote de dados original, uma cópia do pacote de dados original codificado com uma menor taxa de bits ou um pacote de paridade.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
A presente invenção é mais bem compreendida a partir da descrição detalhada seguinte, quando lida em conjunto com os desenhos anexos. Os desenhos incluem as figuras seguintes descritas resumidamente a seguir onde números iguais nas figuras representam elementos similares:
A figura 1 é um diagrama esquemático de um sistema de difusão múltipla em uma rede sem fio baseada em protocolo de internet usando difusão escalonada.
A figura 2a é um fluxograma de uma implementação de servidor/remetente de vídeo de difusão escalonada exemplar de acordo com os princípios da presente invenção.
A figura 2b é um diagrama esquemático de uma implementação de servidor/remetente de vídeo de difusão escalonada exemplar de acordo com os princípios da presente invenção.
A figura 3a é um fluxograma de uma implementação de receptor móvel de difusão escalonada exemplar de acordo com os princípios da presente invenção.
A figura 3b é um diagrama esquemático de uma implementação de receptor móvel de difusão escalonada exemplar de acordo com os princípios da presente invenção.
A figura 4 é um exemplo de recuperação de perda de pacotes usando difusão escalonada de acordo com os princípios da presente invenção.
A figura 5a é um fluxograma de uma implementação servidor/codificador de vídeo
Petição 870190051910, de 03/06/2019, pág. 15/35
4/18 exemplar com qualidade de vídeo inferior no grupo de difusão múltipla de recuperação atrasada de acordo com os princípios da presente invenção.
A figura 5b é um diagrama esquemático de uma implementação servidor/codificador de vídeo exemplar com vídeo de qualidade inferior no grupo de difusão múltipla de recuperação atrasada de acordo com os princípios da presente invenção.
A figura 6a é um fluxograma de uma implementação de um receptor móvel exemplar com vídeo de qualidade inferior em um grupo de difusão múltipla de recuperação atrasada de acordo com os princípios da presente invenção.
A figura 6b é um diagrama esquemático de uma implementação de um receptor móvel exemplar com vídeo de qualidade inferior em um grupo de difusão múltipla de recuperação atrasada de acordo com os princípios da presente invenção.
A figura 7 é um exemplo de recuperação de perda de pacotes com vídeo de qualidade inferior em um grupo de difusão múltipla de recuperação atrasada de acordo com os princípios da presente invenção.
A figura 8a é um fluxograma de uma implementação de um servidor/codificador de vídeo exemplar com pacotes de paridade gerados por um código de correção de erros futuros de pacotes-cruzados (FEC) em grupos difusão múltipla de recuperação atrasada de acordo com os princípios da presente invenção.
A figura 8b é um diagrama esquemático de uma implementação de um servidor/codificador de vídeo exemplar com um código de correção de erros futuros de pacotescruzados (FEC) em um grupo de difusão múltipla de recuperação atrasada de acordo com os princípios da presente invenção.
A figura 9 é um exemplo de uma codificação de pacote cruzado de acordo com os princípios da presente invenção.
A figura 10a é um fluxograma de uma implementação de receptor móvel exemplar com pacotes de paridade gerados por um código FEC de pacote-cruzado em um grupo de difusão múltipla de recuperação atrasada de acordo com os princípios da presente invenção.
A figura 10b é um diagrama esquemático de uma implementação de receptor móvel exemplar com pacotes de paridade gerados por um código FEC de pacote-cruzado em um grupo de difusão múltipla de recuperação atrasada de acordo com os princípios da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES PREFERIDAS
A presente invenção diz respeito a difusão escalonada em redes sem fio para recuperar perda de pacotes de dados durante a transferência de ligação/transferência de controle entre células. Isto é efetivado pela transmissão repetida de pacotes de dados com um deslocamento no tempo/atraso de tempo. Os pacotes de dados podem ser cópias de pacoPetição 870190051910, de 03/06/2019, pág. 16/35
5/18 tes de dados originais/normais ou, alternativamente, uma versão com uma menor taxa de bits dos pacotes de dados originais. Além disso, a presente invenção fornece uma outra modalidade alternativa para difundir escalonadamente os dados de paridade gerados por um código FEC de pacote-cruzado. A presente invenção é independente dos esquemas de codificação de vídeo. A presente invenção pode também ser usada para transmitir fluxos contínuos de áudio, embora difusão múltipla de vídeo em redes sem fio seja usada como exemplo para explicar a invenção.
Referindo-se à figura 1, é mostrado um típico sistema de rede de acordo com a presente invenção. Múltiplas estações base/pontos de acesso AP1, AP2 formam uma rede celular para aumentar a cobertura. Para reduzir a interferência, estações base/pontos de acesso sem fio adjacentes AP1/AP2 são operados em portadoras/canais sem fio de frequências diferentes. Pelo menos um servidor de vídeo 105 é conectado em múltiplas estações base (BSs) ou pontos de acesso sem fio (APs) por meio de Ethernet, LANs de alta velocidade ou outras redes sem fio de alta velocidade. O servidor de vídeo 105 inclui entre outros componentes um codificador/transcodificador e empacotador. Para difusão múltipla/difusão geral de vídeo ao vivo, os conteúdos de vídeo são codificados/transcodificados, empacotados e então difundidos multiplamente para diversos clientes móveis (110, 115a, 115b, 120a, 120b, 125) através de estações base/pontos de acesso sem fio AP1, AP2. Conteúdos de vídeo pré-codificados podem ser também compactados e então difundidos multiplamente para diversos clientes móveis através de estações base/pontos de acesso sem fio.
Quando um dispositivo móvel (por exemplo, 115a, 120b) move-se de uma célula para outra, o dispositivo móvel sofre transferência de ligação/transferência de tarefa da estação de base (BS/ponto de acesso (AP) com o qual ele está correntemente associado para uma outra BS/AP. Diversos pacotes podem ser perdidos quando o dispositivo móvel (115a, 120b) muda sua frequência de operação para associar-se com a nova BS/AP. Para recuperar a perda de pacotes e conseguir uma transferência de ligação entre células sem interrupção, a presente invenção possibilita difusão simultânea do mesmo conteúdo de vídeo (pacotes de dados) com um deslocamento no tempo. O fluxo contínuo de pacotes de vídeos normais é enviado a todas as estações base/pontos de acesso em um grupo de difusão múltipla IP (grupo de difusão múltipla de vídeo normal). Além do mais, uma versão defasada/deslocada/atrasada no tempo duplicada do fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal é enviada a todos os dispositivos móveis em um outro grupo de difusão múltipla IP (grupo de difusão múltipla de recuperação atrasada). Esta técnica é chamada aqui de difusão escalonada. O fluxo contínuo de vídeo normal e o fluxo de vídeo deslocado no tempo fornecem diversidade no tempo para melhorar a robustez do sistema em uma situação de transferência de ligação/transferência de controle entre células. O sistema pode transparentemente tolerar perda de pacotes até a duração do deslocamento no tempo.
Petição 870190051910, de 03/06/2019, pág. 17/35
6/18
Quando um dispositivo móvel é transferido de uma BS/AP para uma BS/AP adjacente, o dispositivo móvel envia uma solicitação à nova BS/AP para unir/subscrever tanto os grupos difusão múltipla de vídeo normais quanto o grupo de difusão múltipla de vídeo atrasado, tanto quando um erro é detectado quanto tão logo ocorra uma situação de transferência de ligação/transferência de controle entre células. A nova BS/AP transmite/difunde multiplamente tanto o fluxo contínuo de pacotes de vídeo quanto o fluxo contínuo de pacotes de vídeo atrasado em difusão múltipla em uma ligação sem fio. O dispositivo móvel recebe ambos os fluxos contínuos. Se o dispositivo móvel detecta que alguns pacotes ou um segmento de vídeo (alguns quadros de vídeo ou grupos de quadros (GOF)) são perdidos no fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal, então o dispositivo móvel alterna para o fluxo contínuo de vídeo atrasado no tempo para recuperar os pacotes perdidos ou segmentos de vídeo do fluxo contínuo de pacotes de vídeo original. Se a duração/período de deslocamento no tempo entre o fluxo contínuo de vídeo normal e o fluxo contínuo de pacotes de vídeo atrasado for maior que o tempo de transferência entre células, os dados de vídeo perdidos podem ser recuperados. Depois que os dados perdidos no fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal são recuperados, o dispositivo móvel pode enviar uma solicitação para a BS/AP para deixar/cancelar/sair do grupo de difusão múltipla de vídeo atrasado. Se nenhum dispositivo móvel associado com a BS/AP quiser os dados para um grupo de difusão múltipla (dados de vídeo normais ou dados de vídeo atrasados), isto é, se não existirem elementos de um grupo de difusão múltipla, a BS/AP não transmitirá dados para este grupo de difusão múltipla em redes sem fio, mas descartará os dados. Isto economiza largura de banda na rede sem fio. O Protocolo de Gerenciamento de Grupo de Internet (IGMP) ou outros protocolos podem ser usados para o dispositivo móvel solicitar à BS/AP unir-se ou deixar um grupo de difusão múltipla. Em uma modalidade alternativa, o dispositivo móvel envia uma solicitação à chave de Ethernet para unir-se ou deixar o grupo de difusão múltipla. Se nenhum dispositivo móvel associado à BS/AP quiser os dados para um grupo de difusão múltipla, a chave da Ethernet não irá transmitir os dados para aquele grupo de difusão múltipla da BS/AP.
Em particular, ainda com referência à figura 1, o dispositivo móvel 115b move-se de uma célula servida/suportada pelo AP2 para uma célula servida/suportada pelo AP1. Assim procedendo, o dispositivo móvel (agora 115a - suportado pelo AP1) solicita ao AP1 a unir/subscrever os grupos de difusão múltipla de vídeo atrasado e normal, e recebe tanto o fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal (fluxo contínuo 1) quanto a versão atrasada/deslocada no tempo do fluxo contínuo de pacotes de vídeo (fluxo contínuo 2). Se forem detectados erros (alguns pacotes ou um segmento de vídeo são perdidos) no fluxo contínuo de vídeo normal, então o dispositivo móvel alterna para o fluxo contínuo de pacotes de vídeo atrasado no tempo para recuperar os pacotes ou segmento de vídeo perdidos do fluxo contínuo de pacotes de vídeo original. Se a duração de deslocamento no tempo entre o fluxo
Petição 870190051910, de 03/06/2019, pág. 18/35
7/18 contínuo de pacotes de vídeo normal e o fluxo contínuo de pacotes de vídeo atrasado for maior que o tempo de transferência entre células, os dados de vídeo perdidos podem ser recuperados. Depois que os dados perdidos no fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal são recuperados, o dispositivo móvel 115a pode enviar uma solicitação para a BS/AP deixar/cancelar/sair do grupo de difusão múltipla de vídeo atrasado.
Similarmente, o dispositivo móvel 120a move-se de uma célula servida/suportada pelo AP1 para uma célula servida/suportada pelo AP2. Assim procedendo, o dispositivo móvel (agora 120b - suportado pelo AP2) solicita ao AP2 unir/subscrever os grupos de difusão múltipla de vídeo normal e atrasado, e recebe tanto o fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal (fluxo contínuo 1) quanto a versão atrasada/deslocada no tempo do fluxo contínuo de pacotes de vídeo (fluxo contínuo 2). Se forem detectados erros (alguns pacotes ou um segmento de vídeo são perdidos) em um fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal, então o dispositivo móvel alterna para o fluxo contínuo de pacotes de vídeo atrasado no tempo, para recuperar os pacotes ou segmentos de vídeo perdidos do fluxo contínuo de pacotes de vídeo original. Se a duração do deslocamento do tempo entre o fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal e o fluxo contínuo de pacotes de vídeo atrasado for maior que o tempo de transferência entre células, os dados de vídeo perdidos podem ser recuperados. Depois que os dados perdidos no fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal são recuperados, o dispositivo móvel 120b pode enviar uma solicitação à BS/AP para deixar/cancelar/sair do grupo de difusão múltipla de vídeo atrasado.
A figura 2a é um fluxograma de uma implementação difusão escalonada de servidor/remetente de vídeo exemplar para difusão múltipla de vídeo em redes sem fio baseadas em IP de acordo com a presente invenção. O codificador/transcodificador fonte codifica/comprime a sequência de dados de vídeo não comprimidos no 205. Os possíveis formatos de codificação de vídeo incluem H.264, MPEG-2, etc. O vídeo comprimido é empacotado pelo empacotador, e o cabeçalho do pacote é adicionado em 210. Se o protocolo de transporte em tempo real (RTP) for usado para difusão múltipla de vídeo, o cabeçalho do pacote é cabeçalho RTP. Os pacotes de dados RTP são encapsulados em UDP e difundidos multiplamente em um grupo de difusão múltipla IP (grupo de difusão múltipla de vídeo normal) na etapa 215. Uma cópia destes pacotes de dados de vídeos comprimidos e empacotados é armazenada também para uma defasagem no tempo Td em 220. Os dados de vídeo (normais e atrasados) são transmitidos/difundidos multiplamente em 215. A versão atrasada dos pacotes de vídeo é transmitida/difundida multiplamente para um outro grupo de difusão múltipla IP (grupo de difusão múltipla de recuperação atrasada).
A figura 2b é um diagrama esquemático de uma implementação difusão escalonada de servidor/remetente de vídeo exemplar para difusão múltipla de vídeo em redes sem fio baseadas em IP de acordo com a presente invenção. Dados da sequência de vídeo desPetição 870190051910, de 03/06/2019, pág. 19/35
8/18 compactados são recebidos por um servidor/remetente de vídeo 225. O servidor/remetente de vídeo inclui pelo menos um transcodificador/codificador de vídeo 225a e um empacotador de vídeo 225b. O transcodificador/codificador de vídeo comprime os dados da sequência de vídeo. Os dados da sequência de vídeo são então empacotados e enviados tanto para uma pilha de protocolo 230 quanto para um armazenamento temporário de atraso 235. A pilha de protocolo 230 inclui pelo menos UDP 230a e IP 230b. O armazenamento temporário de atraso 235 armazena uma cópia dos dados da sequência de vídeo comprimidos e empacotados para uma defasagem no tempo Td. Os dados da sequência de vídeo comprimidos e empacotados atrasados são comunicados à pilha do protocolo depois de uma defasagem no tempo Td. Os dados da sequência de vídeo comprimidos e empacotados (pacotes de dados normais e atrasados) são comunicados à interface de Ethernet 240, que transmite/difunde multiplamente os pacotes de dados de vídeo normais/originais para um grupo de difusão múltipla normal/original e transmite/difunde multiplamente os pacotes de vídeo atrasados para um grupo de difusão múltipla atrasado. Os componentes descritos aqui podem ser hardware, software ou software embarcado, ou qualquer combinação deles, incluindo RISC, ASIC e/ou FPGA.
A figura 3a é um fluxograma de uma implementação de dispositivo/receptor móvel exemplar para difusão múltipla de vídeo em redes sem fio com base em IP de acordo com a presente invenção. Os pacotes de vídeo normais/originais e os pacotes de vídeo atrasados são recebidos de grupos de difusão múltipla diferentes em 305. Os pacotes de vídeo normais (dados da sequência de vídeo) e pacotes de vídeos atrasados (dados da sequência de vídeo) são separados em um fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal e um fluxo contínuo de pacotes de vídeo atrasado em 310. Detecção e correção de erros são efetuadas em 315. Detecção de erro é efetuada para determinar se pacotes foram perdidos em um fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal pelo reconhecimento de intervalos em números de sequência de pacotes recebidos. O fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal é armazenado em 320. Se a perda de pacotes for detectada no fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal, os pacotes no fluxo contínuo de pacotes de vídeo atrasado correspondentes aos pacotes perdidos do fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal são selecionados e inseridos no fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal no armazenamento temporário de atraso para recuperar/corrigir a perda de pacotes no fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal. Os pacotes de vídeo recuperados são desempacotados. O fluxo contínuo de vídeo desempacotado é decodificado em 330.
A figura 3b é um diagrama esquemático de uma implementação de dispositivo/receptor móvel exemplar para difusão múltipla de vídeo em redes sem fio com base em IP de acordo com a presente invenção. Uma interface Ethernet/WLAN 335 recebe dados da sequência de vídeo (pacotes de dados) tanto do grupo de difusão múltipla normal quanto do
Petição 870190051910, de 03/06/2019, pág. 20/35
9/18 grupo de difusão múltipla atrasado. A interface Ethernet/WLAN comunica os dados da sequência de vídeo normal/original (pacotes de dados) e os dados da sequência de vídeo atrasados (pacotes de dados) a uma pilha de protocolo 340, que inclui pelo menos uma camada UDP 340a e uma camada IP 340b. A pilha de protocolo 340 separa os dados da sequência de vídeo recebidos em um fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal e um fluxo contínuo de pacotes de vídeo atrasado, e comunica o fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal e o fluxo contínuo de pacotes de vídeo atrasado a um módulo de detecção e correção de erros 345. A detecção de erros é efetuada pelo módulo de detecção e correção de erros 345 para determinar se pacotes foram perdidos no fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal pelo reconhecimento de intervalos em números da sequência de pacotes recebidos. Os pacotes de vídeo normais são armazenados em um armazenamento temporário de atraso 350 por um certo tempo (tempo deslocado). Se for detectada perda de pacote, o módulo de detecção e correção de erros 345 informa a um módulo de controle (não mostrado). O módulo de controle envia uma solicitação (a critério do dispositivo móvel) para a BS/AP unir o grupo de difusão múltipla atrasado. Os pacotes no fluxo contínuo de pacotes de vídeo atrasado correspondentes aos pacotes perdidos do fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal são inseridos em um fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal no armazenamento temporário 350 atrasado depois que eles chegam. Os dados da sequência de vídeo atrasados são passados ao módulo de desempacotamento, e são desempacotados. Os dados da sequência de vídeo atrasados são comunicados a um decodificador de vídeo 360. O decodificador de vídeo 360 decodifica o vídeo recuperado desempacotado. É possível que o módulo de controle saiba que existe uma situação de transferência de ligação/transferência de controle entre células para um dispositivo móvel e envia uma solicitação para unir o grupo de difusão múltipla atrasado à BS/AP antes que módulo de detecção e correção de erros informe o módulo de controle de qualquer perda de pacote. O módulo de controle, então, não tem que enviar uma solicitação de união duplicada depois de receber a notificação de erro do módulo de detecção e correção de erros 345.
A figura 4 é um exemplo de uma recuperação de perda de pacotes utilizando difusão escalonada. Pacotes de 4 a 8 no fluxo contínuo de vídeo normal são perdidos por causa da transferência entre células. O dispositivo móvel solicita ao fluxo contínuo de vídeo atrasado (deslocado no tempo por uma defasagem no tempo Td) da BS/AP. Quando um fluxo contínuo de vídeo atrasado chega ao dispositivo móvel, pacotes de 4 a 8 no fluxo contínuo de vídeo atrasado são inseridos no fluxo contínuo de vídeo normal.
Depois que a perda de pacotes é recuperada, o módulo de detecção e correção de erros pode informar ao módulo de controle que o fluxo contínuo de recuperação atrasada não é mais necessário. O módulo de controle pode enviar uma solicitação à BS/AP para deixar/cancelar/sair do grupo de difusão múltipla de vídeo atrasado. Se este for o último dis
Petição 870190051910, de 03/06/2019, pág. 21/35
10/18 positivo móvel que deixa o grupo de difusão múltipla atrasado, isto é, se nenhum dispositivo móvel quiser os dados neste grupo de difusão múltipla atrasado, a BS/AP irá parar de enviar dados para este grupo de difusão múltipla atrasado. Observa-se que a presente invenção também pode ser usada para recuperar a perda de pacotes causada por outros motivos tais como sombreamento e interferência.
O deslocamento no tempo (defasagem no tempo Td) entre o fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal e o fluxo contínuo de recuperação de pacotes de vídeo atrasados é um parâmetro do projeto. O deslocamento no tempo é selecionado baseado na extensão da rajada da perda de pacotes por causa da transferência. A extensão da perda de transferência deveria ser menor que Td. O deslocamento no tempo pode ser a extensão média ou esperada da transferência, ou pode ser a extensão máxima da transferência.
Uma modalidade alternativa é que, em vez de transmitir o fluxo contínuo de pacotes de vídeo atrasado duplicado, uma versão de menor taxa de bits do fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal com vídeo de baixa resolução/taxa de quadros/qualidade é transmitida no grupo de difusão múltipla de vídeo atrasado. Este método reduz o número de bits suplementares. Quando os pacotes de dados de vídeo normais são perdidos durante a transferência entre células, uma versão de qualidade inferior do vídeo é usada pelo dispositivo móvel para recuperar os pacotes perdidos, que permite a degradação suave durante situações de transferência de ligação/transferência de controle entre células.
A figura 5a é um fluxograma de uma implementação servidor/remetente de vídeo exemplar para difusão múltipla de vídeo em redes sem fio com base em IP usando o vídeo de baixa qualidade no grupo de difusão múltipla IP de recuperação atrasada. Dados da sequência de vídeo são recebidos e codificados/transcodificados/comprimidos em 505 e em 510. A diferença é que em 505 a codificação/transcodificação/compressão dos dados da sequência de vídeo ocorre em uma menor taxa de bits para conservar largura de banda e fornecer degradação oportuna do vídeo no evento de perda de pacotes pela transferência de ligação/transferência de controle entre células. A codificação/transcodificação/compressão dos dados da sequência de vídeo em 510 ocorre em uma taxa de bits normal ou padrão para a transmissão dos dados de vídeo. Os dados da sequência de vídeo codificados/transcodificados/comprimidos são empacotados em 515 e 520. Mais uma vez, a diferença é que em 515 o empacotamento é realizado nos dados da sequência de vídeo de menor taxa de bits, e em 520 o empacotamento é realizado nos dados da sequência de vídeo de taxa de bits normal. Os dados da sequência de vídeo de menor taxa de bits empacotados codificados/transcodificados/comprimidos são armazenados em 525 para uma defasagem no tempo Td. Tanto os dados da sequência de vídeo de taxa de bit normal empacotados codificados/transcodificados/comprimidos (pacotes de dados) quanto o dados da sequência de vídeo de menor taxa de bits atrasados (deslocados no tempo)
Petição 870190051910, de 03/06/2019, pág. 22/35
11/18 compactados codificados/transcodificados/comprimidos são transmitidos/difundidos multiplamente em 530. A versão de menor taxa de bits atrasada dos pacotes de vídeo é transmitida/difundida multiplamente para um outro grupo de difusão múltipla IP (grupo de difusão múltipla de recuperação atrasada). Os pacotes de dados normais/originais são transmitidos/difundidos multiplamente para um grupo de difusão múltipla original/normal.
A figura 5b é um diagrama esquemático de uma implementação servidor/remetente de vídeo exemplar para difusão múltipla de vídeo em redes sem fio baseadas em IP utilizando o vídeo de qualidade inferior no grupo de difusão múltipla IP de recuperação atrasada. Dados da sequência de vídeo são recebidos e codificados/transcodificados/comprimidos por dois codificadores/transcodificadores fontes 535 e 540. O codificador/transcodificador/compressor 535 é para o vídeo de recuperação normal, e o codificador/transcodificador/compressor 540 é para o vídeo de recuperação de qualidade (menor taxa de bits) inferior. O fluxo contínuo de vídeo comprimido normal é empacotado depois da compressão pelo empacotador 545 e os pacotes são transmitidos/difundidos multiplamente em um grupo de difusão múltipla IP (grupo difusão múltipla de vídeo normal) através da pilha UDP/IP 560 e interface Ethernet 565. O vídeo de qualidade inferior (menor taxa de bits) é empacotado pelo empacotador 550 depois da compressão. Os pacotes de qualidade inferior (menor taxa de bits) são armazenados em armazenamento temporário de atraso 555 para uma defasagem no tempo Td. Os pacotes de vídeo de qualidade inferior (menor taxa de bits) atrasados (deslocados no tempo) são transmitidos/difundidos multiplamente para um outro grupo de difusão múltipla IP (grupo de difusão múltipla atrasado/de recuperação) através de pilha UDP/IP 560 e interface de Ethernet 565 depois do atraso. A pilha de protocolo inclui pelo menos uma camada UDP 560a e uma camada IP 560b. Observe que podem ser implementados codificadores separados com um codificador que funcionam multiplamente com uma maior velocidade de processamento para codificar tanto o fluxo contínuo de vídeo normal quanto fluxo contínuo de vídeo de recuperação de qualidade inferior. Os componentes aqui descritos podem ser hardware, software ou software embarcado, ou qualquer combinação delas, incluindo RISC, ASIC e/ou FPGA.
A figura 6a é um fluxograma de uma implementação receptor/dispositivo móvel exemplar para difusão múltipla de vídeo em redes sem fio baseadas em IP utilizando o vídeo de qualidade inferior no grupo de difusão múltipla IP de recuperação atrasada. Os pacotes de vídeo normais e os pacotes de vídeos atrasados são recebidos de diferentes grupos de difusão múltipla em 605. Os pacotes de vídeo normais (dados da sequência de vídeo) e os pacotes de vídeos atrasados (dados da sequência de vídeo) são separados em um fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal e um fluxo contínuo de pacotes de vídeo atrasado em 610. A detecção de erros é realizada em 615. A detecção de erros é realizada para determinar se pacotes foram perdidos no fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal pelo reconhePetição 870190051910, de 03/06/2019, pág. 23/35
12/18 cimento dos intervalos nos números de sequência de pacotes recebidos para o fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal. Deve-se notar que um erro de transmissão pode resultar em múltiplas imagens decodificadas em erro por causa da natureza da propagação de erro na sequência de vídeo comprimida. A detecção de erros também é realizada para determinar se pacotes foram perdidos no fluxo contínuo de pacotes de vídeo atrasado pelo reconhecimento dos intervalos nos números de sequência de pacotes recebidos para o fluxo contínuo de pacotes de vídeo.
O fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal é desempacotado em 620 e o fluxo contínuo de pacotes de vídeo atrasado é desempacotado em 625. O fluxo contínuo de vídeo normal desempacotado é decodificado em 630 e o fluxo contínuo de pacotes de vídeo atrasado desempacotado é decodificado em 635. Cópias dos fluxos contínuos de vídeos normais decodificados são armazenadas em 640 e cópias de fluxo contínuo de vídeo atrasado e decodificado são armazenadas em
645. A seleção é feita em 650 para determinar de qual fluxo contínuo (normal ou atrasado) as imagens decodificadas são mostradas. Se uma imagem normal é decodificada sem erro, ela é sempre selecionada para ser mostrada. Se ocorrerem erros no fluxo contínuo de vídeo normal e a imagem atrasada correspondente for decodificada sem erro, a imagem atrasada decodificada é selecionada para ser mostrada. Se tanto a imagem normal quanto a imagem atrasada correspondente forem decodificadas com erro, outra técnica como a de ocultamento de erro pode ser usada para a imagem normal, e a imagem normal cancelada é selecionada para ser mostrada.
A figura 6b é um diagrama esquemático de uma implementação receptor/dispositivo móvel exemplar para difusão múltipla de vídeo em redes sem fio baseadas em IP usando o vídeo de qualidade inferior no grupo de difusão múltipla IP de recuperação atrasada. Os pacotes de vídeo normais e os pacotes de vídeos atrasados são recebidos de diferentes grupos de difusão múltipla em uma interface Ethernet/WLAN 655. Os pacotes de vídeo normais (dados da sequência de vídeo) e os pacotes de vídeos atrasados (dados da sequência de vídeo) são separados em um fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal e um fluxo contínuo de pacotes de vídeo atrasado na pilha de protocolo 660. A pilha de protocolo inclui pelo menos uma camada UDP 660a e uma camada IP 660b. Detecção de erros é realizada pelo módulo de detecção de erros 665 para determinar se pacotes foram perdidos no fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal pelo reconhecimento dos intervalos nos números de sequência de pacotes recebidos para o fluxo contínuo de pacotes de vídeo. Deve-se perceber que um erro de transmissão pode resultar em múltiplas imagens decodificadas em erro por causa da natureza da propagação de erros na sequência de vídeo comprimida. Detecção de erros é também realizada para determinar se pacotes foram perdidos no fluxo contínuo de pacotes de vídeo atrasado pelo reconhecimento dos intervalos nos números de sePetição 870190051910, de 03/06/2019, pág. 24/35
13/18 quência de pacotes recebidos para o fluxo contínuo de pacotes de vídeo para o fluxo contínuo de pacotes de vídeo atrasado.
O fluxo contínuo de pacotes de vídeo normal é comunicado ao desempacotador em 670, e o fluxo contínuo de pacotes de vídeo atrasado é comunicado ao desempacotador em 675. Desempacotadores 670 e 675 desempacotam o fluxo contínuo de vídeo normal com erro detectado e o fluxo contínuo de vídeo atrasado com erro detectado respectivamente. O fluxo contínuo de pacotes de vídeo com erro detectado desempacotado é comunicado ao decodificador de vídeo normal 680 e o fluxo contínuo de pacotes de vídeo atrasado desempacotado é comunicado ao decodificador de vídeo atrasado/de recuperação em 685. Decodificadores 680 e 685 decodificam o fluxo contínuo de vídeo normal desempacotado com erro detectado e o fluxo contínuo de vídeo atrasado desempacotado com erro detectado respectivamente. Cópias de fluxo contínuo de vídeo normal desempacotado decodificado são armazenadas em um armazenamento temporário de vídeo normal 690, e cópias do fluxo contínuo de vídeo atrasado com erro detectado desempacotado decodificado são armazenadas em um armazenamento temporário de vídeo de atraso/recuperação 695. O selecionador 697 determina de qual fluxo contínuo (normal ou atrasado) as imagens decodificadas são mostradas. O decodificador de vídeo normal sabe quais quadros estão em erro no fluxo contínuo de vídeo normal e informa ao seletor 697. O decodificador de vídeo atrasado/de recuperação sabe quais quadros estão em erro no fluxo contínuo de vídeo de recuperação atrasado e informa ao seletor 697. Se uma imagem normal for decodificada sem erro, ela é sempre selecionada para ser mostrada. Se ocorrerem erros no fluxo contínuo de vídeo normal e a imagem de recuperação corresponde for decodificada sem erro, a imagem de recuperação decodificada é selecionada para ser mostrada. Se tanto a imagem normal quanto a imagem de recuperação correspondente forem decodificadas em erro, outra técnica como a de ocultamento de erro pode ser usada para a imagem normal, e a imagem normal ocultada é selecionada para ser mostrada. Deve-se perceber que os decodificadores separados exemplares podem ser implementados com um decodificador que funciona com uma velocidade de processamento maior para decodificar ambos os fluxos contínuos normais e de recuperação. Os componentes aqui descritos podem ser hardware, software ou software embarcado, ou qualquer combinação deles, incluindo RISC, ASIC e/ou FPGA.
A figura 7 é um exemplo de recuperação de perda de pacotes com vídeo de qualidade inferior no grupo de difusão múltipla de recuperação atrasada de acordo com os princípios da presente invenção. Quando ocorre perda de pacotes no fluxo contínuo de vídeo normal por causa da transferência entre células, o dispositivo móvel solicita o fluxo contínuo de vídeo de recuperação atrasada da BS/AP. Dados de vídeo tanto do fluxo contínuo normal quanto do fluxo contínuo de recuperação atrasada são decodificados usando o decodificador apropriado. O fluxo contínuo de vídeo normal é atrasado suficientemente no armazenaPetição 870190051910, de 03/06/2019, pág. 25/35
14/18 mento temporário de vídeo normal de forma que as imagens de recuperação correspondentes fiquem disponíveis no armazenamento temporário de vídeo de recuperação. As imagens 1-4 do fluxo contínuo de vídeo normal são decodificadas sem erro e são, então, selecionadas para ser mostradas. Erros de perda de pacotes foram detectados nas imagens de 5 a 8 no fluxo contínuo de vídeo normal. Entretanto, as imagens correspondentes no fluxo contínuo de vídeo de recuperação não têm erros de perda de pacote, e então as imagens de 5 a 8 do fluxo contínuo de vídeo de recuperação são selecionadas para ser mostradas.
Em uma modalidade alternativa, em vez de transmitir o fluxo contínuo de vídeo duplicado ou um fluxo contínuo de vídeo de qualidade inferior, pacotes de paridade gerados por um código de correção antecipada de erros de pacote-cruzado (FEC) são transmitidos para o grupo de difusão múltipla IP de recuperação atrasada. Um código FEC é aplicado aos pacotes de dados de vídeo para gerar os pacotes de paridade. O fluxo contínuo de pacotes de vídeo e o fluxo contínuo de pacotes de paridade são difundidos multiplamente com um deslocamento no tempo para grupos de difusão múltipla IP diferentes, isto é, difusão escalonada do fluxo contínuo de vídeo e do fluxo contínuo de paridade para diversidade temporal.
A figura 8a é um fluxograma de uma implementação transmissor/servidor exemplar para difusão múltipla de vídeo em redes IP sem fio usando os pacotes de paridade FEC no grupo de difusão múltipla IP de recuperação atrasada. Dados da sequência de vídeo não comprimidos são recebidos e codificados/transcodificados/comprimidos em 805. Os dados da sequência de vídeo codificados/transcodificados/comprimidos são empacotados e o cabeçalho do pacote é adicionado em 810. Os dados da sequência de vídeo codificados/transcodificados/comprimidos empacotados são, então, codificados FEC em 815 para formar pacotes de paridade FEC. Os códigos FEC são aplicados através de pacotes de vídeo para gerar os pacotes de paridade. O cabeçalho é adicionado nos pacotes FEC que contêm informação FEC. O cabeçalho relacionado ao FEC extra pode ser também adicionado aos pacotes de dados de vídeo dependendo do esquema de codificação FEC. Os pacotes de dados de vídeo são, então, transmitidos/difundidos multiplamente para um grupo de difusão múltipla IP (grupo de difusão múltipla de vídeo normal) em 825. Os pacotes de paridade são armazenados em 820 para uma defasagem no tempo Td. Os pacotes de paridade FEC são transmitidos/difundidos multiplamente para um outro grupo de difusão múltipla IP (grupo de difusão múltipla atrasado/de recuperação) em 825 depois de um atraso/deslocamento no tempo Td.
A figura 8b é um diagrama esquemático de uma implementação transmissor/servidor exemplar para difusão múltipla de vídeo em redes IP sem fio usando os pacotes de paridade FEC no grupo de difusão múltipla IP de recuperação atrasada. O codificador/transcodificador/compressor de vídeo 830 recebe dados da sequência de vídeo desPetição 870190051910, de 03/06/2019, pág. 26/35
15/18 comprimidos e codifica/transcodifica/comprime os dados da sequência de vídeo descomprimidos. Os dados da sequência de vídeo codificados/transcodificados/comprimidos são comunicados ao empacotador 835, que empacota os dados da sequência de vídeo codificados/transcodificados/comprimidos para formar pacotes de dados e adicionar o cabeçalho de pacote. Os dados da sequência de vídeo codificados/transcodificados/comprimidos empacotados são, então, comunicados ao codificador FEC 840 para formar pacotes de paridade. O codificador FEC é colocado depois do empacotamento, mas antes da pilha de protocolo 850. Os códigos FEC são aplicados através dos pacotes de vídeo para gerar os pacotes de paridade. O cabeçalho é adicionado nos pacotes de FEC contendo informação FEC. O cabeçalho relacionado FEC pode ser adicionado também aos pacotes de dados de vídeo dependendo do esquema de codificação FEC. Os pacotes de dados de vídeo são transmitidos/difundidos multiplamente para um grupo de difusão múltipla IP (grupo de difusão múltipla de vídeo normal) através da pilha de protocolo 850 e da interface Ethernet/WLAN 855. A pilha de protocolo 850 inclui pelo menos camada UDP 850a e camada IP 850b. Os pacotes de paridade são armazenados no armazenamento temporário de atraso 845 para uma defasagem no tempo Td. Os pacotes de paridade FEC são transmitidos/difundidos multiplamente para um outro grupo de difusão múltipla IP (grupo de difusão múltipla atrasado/de recuperação) por meio da pilha de protocolo 850 e interface de Ethernet/WLAN 855 depois de um atraso/deslocamento no tempo Td. Os componentes descritos aqui podem ser hardware, software ou software embarcado, ou qualquer combinação deles, incluindo RISC, ASIC e/ou FPGA.
A figura 9 é um exemplo de codificação cruzada de pacotes de acordo com os princípios da presente invenção. Como mostrado na figura 9, K pacotes de vídeo são agrupados, e o código (N,K) de Reed-Salomon (RS) é aplicado ao grupo de pacotes para gerar N-K pacotes de paridade. O cabeçalho é adicionado aos pacotes FEC contendo informação FEC incluindo quais pacotes de vídeo este pacote FEC protege. O cabeçalho relacionado FEC pode ser adicionado também aos pacotes de vídeo dependendo do esquema de codificação FEC. Os pacotes de dados de vídeo são transmitidos para um grupo de difusão múltipla IP (grupo de difusão múltipla de vídeo normal) por meio da pilha UDP/IP e interface Ethernet. Os pacotes de paridade são, então, armazenados em um armazenamento temporário de atraso para uma defasagem no tempo Td. Os pacotes de paridade FEC são transmitidos para um outro grupo de difusão múltipla IP (grupo de difusão múltipla atrasado/de recuperação) por meio da UDP/IP e interface Ethernet depois de um atraso/deslocamento no tempo Td.
A figura 10a é um fluxograma de uma implementação receptor/dispositivo móvel exemplar para difusão múltipla de vídeo em redes sem fio com base em IP usando os pacotes de paridade FEC no grupo de difusão múltipla atrasado/de recuperação. Pacotes de da
Petição 870190051910, de 03/06/2019, pág. 27/35
16/18 dos de vídeo normais contendo dados da sequência de vídeo e os pacotes de paridade atrasados são recebidos de grupos de difusão múltipla diferentes em 1005. Eles são separados em pacotes de vídeo e pacotes de paridade em 1010. Os pacotes de dados de vídeo recebidos são armazenados em 1015. Os pacotes de vídeo e de paridade errados são descartados pela camada de ligação (interface WLAN). A decodificação por apagamento FEC é realizada em 1020. As posições dos pacotes de dados de vídeo ou dos pacotes de paridade são detectadas através do número de sequência no cabeçalho de pacote pelo processo de decodificação por apagamento FEC. O cabeçalho FEC nos pacotes de paridade e/ou nos pacotes de dados de vídeo é usado para determinar a informação de bloco FEC. Com o código (N,K) RS, contanto que qualquer K ou mais pacotes dos N pacotes no bloco de código FEC (independentemente se são pacotes de dados de vídeo ou dos pacotes de paridade) sejam corretamente recebidos, o processo de decodificação por apagamento FEC pode reconstruir os pacotes de vídeo originais/normais. O processo de decodificação por apagamento FEC é um processo reverso do processo de codificação FEC, que é executado através dos pacotes com um símbolo de cada pacote para constituir-se de palavra código. Os pacotes de dados de vídeo decodificados por apagamento FEC são desempacotados em 1025. Os pacotes de dados de vídeo desempacotados são, então, decodificados em vídeo em 1030 para produzir vídeo decodificado para ser mostrado.
Uma modalidade utiliza um código RS com metade da taxa. Para o código RS com decodificação por apagamento, cada pacote de paridade pode recuperar qualquer um pacote perdido no bloco de código. Quando um código RS com metade de taxa (N,K) (N=2K) é aplicado aos pacotes de vídeo, isso gera K pacotes de paridade. Com o código RS com metade de taxa, mesmo se os pacotes de dados de vídeo forem completamente perdidos consecutivamente durante a transferência, os pacotes de dados perdidos podem ser recuperados dos pacotes sozinhos de paridade correspondentes. Neste sentido, o fluxo contínuo de pacotes de paridade gerado pelo código RS com metade da taxa é uma alternativa para o fluxo contínuo de pacotes de vídeo original (normal). Deve-se perceber que ao lado dos códigos Reed-Solomon (RS), outros códigos FEC também podem ser usados para gerar pacotes de paridade.
A figura 10b é um diagrama esquemático de uma implementação receptor/dispositivo móvel exemplar para difusão múltipla de vídeo em redes sem fio baseadas em IP usando os pacotes de paridade FEC no grupo de difusão múltipla atrasado/de recuperação. Pacotes de dados de vídeo normais e os pacotes de paridade atrasados são recebidos de diferentes grupos de difusão múltipla na interface WLAN/Ethernet 1035. Eles são separados em pacotes de dados e pacotes de paridade de vídeo pela pilha de protocolo 1040, que inclui pelo menos camada UDP 1040a e camada IP 1040b. Os pacotes de dados de vídeo recebidos são atrasados no armazenamento temporário 1045. O pacotes de vídeo
Petição 870190051910, de 03/06/2019, pág. 28/35
17/18 e de paridade com erro são descartados pela camada de ligação (interface WLAN). O módulo de decodificação por apagamento FEC 1050 está entre o desempacotamento e a camada UDP. As posições de pacotes de dados ou pacotes de paridade de vídeo perdidos são detectadas através do número de sequência no cabeçalho do pacote pelo módulo de decodificação por apagamento FEC 1050, que é usado para decodificação por apagamento. O cabeçalho FEC nos pacotes de paridade e/ou nos pacotes de vídeo é usado pelo módulo de decodificação por apagamento FEC 1050 para determinar a informação de bloco FEC. Com o código (N,K) RS, contanto que qualquer K ou mais pacotes dos pacotes N no bloco de código FEC (independentemente se são pacotes de dados de vídeo ou de paridade) sejam corretamente recebidos, o módulo de decodificação por apagamento FEC 1050 pode reconstruir os pacotes de dados de vídeo originais (normais). A decodificação por apagamento FEC é um processo reverso do processo de codificação FEC, que é realizado através dos pacotes com um símbolo de cada pacote para consistir a palavra código. Os pacotes de dados de vídeo decodificados por apagamento FEC são comunicados ao desempacotador 1055, que desempacota os pacotes de dados de vídeo. Os pacotes de dados de vídeo desempacotados são, então, comunicados ao módulo decodificador de vídeo 1060. Os componentes descritos aqui podem ser hardware, software ou software embarcado, ou qualquer combinação delas, incluindo RISC, ASIC e/ou FPGA.
Se nenhum canal sem fio de retorno do dispositivo móvel para a BS/AP estiver disponível e/ou uma implementação de sistema simples for preferida, a BS/AP pode transmitir sempre o fluxo contínuo de vídeo normal e o fluxo contínuo de recuperação atrasado em uma difusão múltipla em redes sem fio. O receptor/dispositivo móvel recebe ambos os fluxos contínuos sem os solicitar.
Uma outra modalidade é utilizar difusão escalonada para codificação de vídeo em camadas/ampliável. Apenas a camada de base para o codificador ampliável é defasado no tempo usando a presente invenção. Os pacotes de dados de vídeo da camada de base normal são enviados por difusão múltipla no grupo de difusão múltipla normal como descrito anteriormente. Os dados da camada de base duplicados ou seus dados de paridade gerados por um decodificador FEC de pacote cruzado são difundidos multiplamente com um atraso de tempo no grupo de difusão múltipla atrasado. Os pacotes de dados da camada de otimização normais são enviados em um outro grupo de difusão múltipla sem atraso. O código extra associado com o uso de difusão escalonada é assim reduzido. Quando o vídeo normal (tanto o da camada de base quanto o da camada de otimização) é perdido, a camada de base recuperada pelos pacotes no grupo de difusão múltipla de recuperação atrasada pode fornecer uma qualidade de vídeo inferior. Isso resulta em uma degradação suave durante a transferência entre células.
Deve-se entender que a presente invenção pode ser implementada em várias for
Petição 870190051910, de 03/06/2019, pág. 29/35
18/18 mas de hardware, software, software embarcado, processadores de usos especiais, ou uma combinação deles. Preferivelmente, a presente invenção é implementada como uma combinação de hardware e software. Além do mais, o software é implementado preferivelmente como um programa de aplicação tangivelmente incorporada em um dispositivo de armazenamento de programa. O programa de aplicação pode ser transferido para uma máquina compreendendo qualquer arquitetura apropriada, e executado por ela. Preferivelmente, a máquina é implementada em uma plataforma de computador com hardware, tais como uma ou mais unidades de processamento (CPU), um memória de acesso aleatório (RAM) e interface(s) de entrada/saída (I/O). A plataforma do computador inclui também um sistema operacional e códigos de microinstrução. Os vários processos e funções descritos aqui podem tanto ser parte do código de microinstrução quanto parte do programa de aplicação (ou uma combinação deles), que é executado via o sistema operacional. Além disso, vários outros dispositivos periféricos podem ser conectados à plataforma do computador, tais como um dispositivo de armazenamento de dados adicionais e um dispositivo de impressão.
Deve-se entender adicionalmente que, em virtude de alguns dos componentes que constituem o sistema e as etapas do método descritas nas figuras anexas serem implementados preferivelmente em softwares, as reais conexões entre os componentes do sistema (ou as etapas do processo) podem diferir, dependendo da maneira na qual a presente invenção é programada. Dados os preceitos aqui, versados na técnica poderão contemplar estas e outras implementações ou configurações similares da presente invenção.