BRPI0621195B1 - Modem, em particular para uma comunicação de linha de potência submarina - Google Patents

Modem, em particular para uma comunicação de linha de potência submarina Download PDF

Info

Publication number
BRPI0621195B1
BRPI0621195B1 BRPI0621195-0A BRPI0621195A BRPI0621195B1 BR PI0621195 B1 BRPI0621195 B1 BR PI0621195B1 BR PI0621195 A BRPI0621195 A BR PI0621195A BR PI0621195 B1 BRPI0621195 B1 BR PI0621195B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
modem
circuit board
encapsulation
fact
surrounds
Prior art date
Application number
BRPI0621195-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Horten Vegard
Steigen Vidar
Original Assignee
Siemens Aktiengesellschaft
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Siemens Aktiengesellschaft filed Critical Siemens Aktiengesellschaft
Publication of BRPI0621195A2 publication Critical patent/BRPI0621195A2/pt
Publication of BRPI0621195B1 publication Critical patent/BRPI0621195B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H05ELECTRIC TECHNIQUES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H05KPRINTED CIRCUITS; CASINGS OR CONSTRUCTIONAL DETAILS OF ELECTRIC APPARATUS; MANUFACTURE OF ASSEMBLAGES OF ELECTRICAL COMPONENTS
    • H05K9/00Screening of apparatus or components against electric or magnetic fields
    • H05K9/0007Casings
    • HELECTRICITY
    • H05ELECTRIC TECHNIQUES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H05KPRINTED CIRCUITS; CASINGS OR CONSTRUCTIONAL DETAILS OF ELECTRIC APPARATUS; MANUFACTURE OF ASSEMBLAGES OF ELECTRICAL COMPONENTS
    • H05K9/00Screening of apparatus or components against electric or magnetic fields
    • H05K9/0007Casings
    • H05K9/002Casings with localised screening
    • H05K9/0022Casings with localised screening of components mounted on printed circuit boards [PCB]

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Microelectronics & Electronic Packaging (AREA)
  • Shielding Devices Or Components To Electric Or Magnetic Fields (AREA)
  • Cable Transmission Systems, Equalization Of Radio And Reduction Of Echo (AREA)
  • Structure Of Receivers (AREA)
  • Transmitters (AREA)

Abstract

modem em particular para uma comunicação de linha de potência submarina. a presente invenção refere-se a um modem em particular para uma comunicação de linha de potência submarina, que compreende os componentes eletrônicos em uma placa de circuito e uma encapsulação de metal, em que a referida encapsulação forma pelo menos duas câmaras separadas por pelo menos uma parede, em que cada uma das referidas câmaras circunda pelo menos um dos referidos componentes eletrônicos.

Description

(54) Título: MODEM, EM PARTICULAR PARA UMA COMUNICAÇÃO DE LINHA DE POTÊNCIA SUBMARINA (51) Int.CI.: H05K 9/00 (73) Titular(es): SIEMENS AKTIENGESELLSCHAFT (72) Inventor(es): VEGARD HORTEN; VIDAR STEIGEN
1/10
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para MODEM, EM PARTICULAR PARA UMA COMUNICAÇÃO DE LINHA DE POTÊNCIA SUBMARINA.
[001] A presente invenção refere-se a um modem, em particular para uma comunicação de linha de potência submarina, que compreende componentes eletrônicos em uma placa de circuito e uma encapsulação de metal.
[002] Uma comunicação de linha de potência submarina é uma forma especial de comunicação submersa. Preferencialmente é usada da exploração e na exploração de campos de gás e de óleo localizados no leito do mar. Uma comunicação submersa é usada, por exemplo, para a transmissão de vários dados entre locais de controle de lado de topo e cabeças de poço submersas. Os campos de gás e de óleo que são explorados usando-se uma comunicação eletrônica com as cabeças de poço ou com outro equipamento eletrônico às vezes são denominados campos eletrônicos (e-campos).
[003] Na técnica anterior, técnicas diferentes para comunicação submarina foram descritas. Por um lado, há conexões elétricas ou óticas com fio; por outro lado, há conexões sem fio. As conexões com fio podem ser subdivididas em um primeiro grupo que provê linhas de comunicação para conexões eletrônicas ou óticas separadas das linhas de potência elétrica, e um segundo grupo que utiliza linhas de potência para comunicações eletrônicas. No último caso, vantajosamente nenhuma linha de comunicação em separado é necessária.
[004] Por exemplo, na US 2005/0243983 A1, um modem para dados recebidos e transmitidos de e para um condutor é descrito. Este compreende um mecanismo impulsor (drive) de saída para dados transmitidos ao condutor, um receptor para dados recebidos do condutor e meio de combinação de impedâncias para combinação de uma impedância de uma entrada receptora com uma impedância do conduPetição 870170081499, de 25/10/2017, pág. 7/22
2/10 tor. Um ganho do mecanismo impulsor de saída, um ganho receptor e a impedância da entrada receptora são ajustáveis neste modem.
[005] Os modems tipicamente usam uma placa de circuito impresso (PCB) na qual componentes eletrônicos, tais como circuitos integrados (IC) são montados. Estes componentes usualmente são sensíveis à radiação eletromagnética, em particular à radiação na faixa de frequência de rádio (RF), resultando em interferência eletrônica e ruído. Como uma consequência, a taxa de bit e a faixa de operação de uma conexão de modem são afetadas pela extensão de uma radiação a que seus componentes eletrônicos são expostos. O impacto negativo de uma radiação é ainda aumentado conforme as trilhas conectando os componentes eletrônicos atuam como antenas de recepção. Portanto, busca-se que os componentes eletrônicos e a placa de circuito impresso sejam blindados contra radiação.
[006] Os modems modernos para comunicação de linha de potência submarina usam uma caixa de metal que circunda inteiramente sua placa de circuito impresso para blindagem dos componentes eletrônicos e das trilhas entre eles de uma radiação por frequência de rádio externa. Contudo, a taxa de bit possível e a faixa operacional possível destes modems são limitadas, por causa das propriedades de blindagem limitadas da encapsulação de caixa de metal.
[007] É um objetivo da invenção especificar um modem tendo propriedades melhoradas de blindagem, desse modo se reduzindo significativamente a interferência eletrônica e/ou o ruído.
[008] Este problema é resolvido por um modem onde a primeira câmara circunda componentes de envio e de recepção analógicos, e a segunda câmara circunda componentes de analógico para digital e de digital para analógico, e a terceira câmara circunda um processador de sinal digital de frequência alta, um arranjo de porta programável de campo e um suprimento de potência DC/DC.
Petição 870170081499, de 25/10/2017, pág. 8/22
3/10 [009] A invenção propõe que a encapsulação forme pelo menos duas câmaras separadas por pelo menos uma parede, onde cada uma das referidas câmaras circunda pelo menos um dos referidos componentes eletrônicos. Por meio desta solução, a parede que separa as câmaras também separa os componentes eletrônicos contidos nas diferentes câmaras, desse modo se provendo propriedades melhoradas de blindagem. Alguns dos componentes eletrônicos em si emitem radiação de RF afetando os outros, resultando em uma interferência eletrônica e em ruído, conforme declarado acima. Este efeito é significativo em particular para modems usando uma multiplexação de divisão de frequência ortogonal (OFDM). A encapsulação proposta não apenas blinda os componentes eletrônicos de uma radiação de RF externa, mas também de uma radiação de cada um, isto é, de uma radiação de RF interna. Como uma consequência, a taxa de bit de conexão e a faixa operacional do modem de acordo com a invenção são significativamente aumentadas em relação à técnica anterior.
[0010] Em uma modalidade vantajosa, as referidas câmaras são dispostas em um primeiro lado da referida placa de circuito. Isto provê uma construção simples da encapsulação e, assim, do modem.
[0011] Em uma modalidade avançada, pelo menos uma das referidas câmaras é continuada em um segundo lado da referida placa de circuito. Isto implica que a parede de separação também é continuada no segundo lado, e que a placa de circuito subdivide a referida câmara continuada em duas partes. Desse modo, a referida câmara circunda inteiramente pelo menos um respectivo componente eletrônico da maneira de uma gaiola de Faraday. Isto melhora as propriedades de blindagem contra uma radiação de RF. Além disso, a encapsulação e o modem podem ser construídos de forma compacta, já que a placa de circuito impresso é suportada a partir de dois lados.
[0012] Uma blindagem ótima é obtida com uma modalidade, onde
Petição 870170081499, de 25/10/2017, pág. 9/22
4/10 pelo menos a parede de separação está em contato firme com a placa de circuito. Dependendo da frequência real de radiação emitida, a qualidade da blindagem se degrada com o tamanho de orifícios ou espaços na encapsulação. Uma blindagem forte é obtida por um contato firme da parede de separação ou mesmo a encapsulação inteira com a placa de circuito.
[0013] Para uma blindagem ótima, a placa de circuito é provida em sua superfície com pelo menos uma zona de contato de metal para pelo menos a referida parede de separação. A placa pode ter trilhas condutivas em suas camadas internas em paralelo com as referidas zonas e contatadas com elas para melhoria maior da blindagem. Desta forma, mesmo a placa de circuito impresso em si contribui para melhoria das propriedades de blindagem.
[0014] Em uma modalidade preferida, a encapsulação compreende uma cobertura dianteira, um quadro dianteiro em uma peça a partir do primeiro lado da referida placa de circuito, um quadro traseiro em uma peça para o segundo lado da referida placa de circuito e uma cobertura traseira. Este tipo de encapsulação é estável, fácil de produzir e fácil de manipular quando da montagem dela na placa de circuito. Além disso, provê uma gaiola de Faraday de alta qualidade.
[0015] Vantajosamente, um lado plano de cada um dos referidos quadros está inteiramente em contato firme com a referida placa de circuito. Isto permite uma construção estável e compacta do modem, já que a encapsulação atua como um reforço para a placa de circuito. [0016] Em uma modalidade especial, a referida encapsulação compreende um corpo de metal que circunda um componente de amplificador de potência (PA). Os amplificadores de potência emitem grandes quantidades de calor de perda. Pelo referido corpo de metal que circunda a potência amplificada, o amplificador de potência pode ser resfriado e adicionalmente blindado. O corpo de metal guia o calor
Petição 870170081499, de 25/10/2017, pág. 10/22
5/10 de perda para as superfícies externas da encapsulação. Além do corpo de metal o qual não tem um contato elétrico com o amplificador de potência, o amplificador pode ser conectado diretamente à encapsulação externa por um dissipador de calor ou por um tubo de calor que não toca o corpo de metal. O tubo de calor é isolado de forma galvânica da encapsulação externa.
[0017] Uma modalidade altamente preferida compreende pelo menos três câmaras, onde a primeira câmara circunda componentes de envio e de recepção analógicos, e a segunda câmara circunda componentes de analógico para digital e componentes de digital para analógico, e a terceira câmara circunda um processador de sinal digital de frequência alta, um arranjo de porta programável de campo e um suprimento de potência DC/DC. Nesta modalidade, uma interferência eletrônica mínima é obtida pela separação estrita dos componentes mais críticos.
[0018] Vantajosamente, a encapsulação consiste em alumínio. Este material é de peso leve e condutivo. Assim, ele provê uma gaiola de Faraday de alta qualidade e um peso total baixo do modem.
[0019] Para propriedades de blindagem fortes e alta estabilidade da encapsulação, a encapsulação preferencialmente tem pelo menos 2 mm de espessura.
[0020] A seguir, a invenção é descrita em maiores detalhes com vários desenhos.
[0021] A figura 1 mostra uma vista frontal esquemática de um modem geral com uma encapsulação básica.
[0022] A figura 2 mostra um diagrama de blocos de um modem de linha de potência submarina.
[0023] A figura 3 mostra uma vista frontal esquemática de um modem de linha de potência submarina.
[0024] A figura 4 mostra uma vista posterior esquemática do moPetição 870170081499, de 25/10/2017, pág. 11/22
6/10 dem de linha de potência submarina.
[0025] Em todos os desenhos, partes correspondentes são denotadas por sinais de referência idênticos.
[0026] A figura 1 explica o princípio da invenção. Ela mostra esquematicamente um modem 1, que compreende uma placa de circuito impresso 2 equipada com um processador de sinal digital de frequência alta (DSP) 3 e um amplificador de potência 4. Ambos os componentes eletrônicos são sensíveis à radiação de RF eletromagnética, mas emitem maciçamente radiação eletromagnética eles mesmos. Uma encapsulação de metal 5, cuja superfície é aberta na figura, circunda inteiramente a placa de circuito impresso 2. A encapsulação 5 consiste em duas cascas espelhadas (não visíveis na figura). Ambas as cascas compreendem uma respectiva barra, que, caso as cascas sejam montadas conforme mostrado, estabelecem uma parede 6. A parede 6 é contínua à parte de um orifício passante (não visível) para a placa de circuito impresso 2. Assim, a encapsulação 5, caso sangrada em torno da placa de circuito impresso 2, forma uma primeira câmara 7 e uma segunda câmara 8, as quais são separadas pela parede
6. Cada câmara 7, 8 circunda o lado dianteiro e o lado traseiro da placa de circuito impresso 2. A placa de circuito impresso 2 é fixada entre as cascas por colunas (não mostradas) que fazem parte das cascas de encapsulação 5, e pelas barras.
[0027] A encapsulação 5 compreendendo a parede 6 atua como uma gaiola de Faraday, blindando de forma eletromagnética o processador de sinal digital 3 na primeira câmara 7 da radiação emitida pelo amplificador de potência 4 na segunda câmara 8 e vice-versa. Além disso, a encapsulação 5 blinda o processador de sinal digital 3 e o amplificador de potência 4 de uma radiação eletromagnética externa. Daí, o risco de uma interferência eletrônica e de ruído nestes componentes eletrônicos é significativamente reduzido.
Petição 870170081499, de 25/10/2017, pág. 12/22
7/10 [0028] Na figura 2, um diagrama de blocos de um modem de linha de potência submarina é mostrado. O modem 1 compreende um arranjo de porta programável de campo (FPGA) 9, um processador de sinal digital 3, uma linha de processamento de analógico para digital e uma linha de processamento de digital para analógico 11. Um conversor de analógico para digital (ADC) 12 e um amplificador de ruído baixo (LNA) 13 fazem parte da linha de processamento de analógico para digital 10. Um conversor de digital para analógico (DAC) 14 e um amplificador de potência 4 fazem parte da linha de processamento de digital para analógico 11. Ambas as linhas de processamento 10 e são conectadas com um duplexador 16 através de uma interface diferencial (não mostrado). Pelo duplexador 16, o modem é conectável à linha de potência submarina (não mostrada). O arranjo de porta programável de campo 9 provê duas interfaces seriais externas bidirecionais independentes, uma conexão RS-485 17 conectável com um assim denominado PROFIBUS para dados de carga útil binários, e uma conexão RS-232 18 para dados de diagnóstico. Os componentes são montados em ambos os lados de uma placa única de circuito impresso de seis camadas (não mostrada nesta figura).
[0029] Por um lado, o arranjo de porta programável de campo 9 cria um sinal de RF modulado por OFDM a partir dos dados binários obtidos a partir da conexão RS-485 11 e, se requerido, a partir dos dados de diagnóstico obtidos a partir da conexão RS-485 17 e, se requerido, a partir dos dados de diagnóstico obtidos a partir da conexão RS232 18. Estes dados são modulados como o sinal elétrico da linha de potência. Por outro lado, o arranjo de porta programável de campo 9 demodula um sinal modulado por OFDM obtido a partir da linha de potência através do duplexador 16 em dados de carga útil binários e, se necessário, em dados de diagnóstico que são extraídos para a conexão RS-485 17 e a conexão RS-232 18, respectivamente. Como os
Petição 870170081499, de 25/10/2017, pág. 13/22
8/10 custos de computação são altos para multiplexação de divisão de frequência, o arranjo de porta programável de campo 6 utiliza um processador de sinal digital 3 para modulação e demodulação. O duplexador 16 é capaz de conectar o modem de RF 1 a ambas as extremidades de um cabo de linha de potência, de forma tal que os dois modems 1 sejam capazes de se comunicarem um com o outro, enquanto o cabo também é usado para distribuição de potência.
[0030] Com OFDM, a qual em si é conhecida a partir de uma difusão de televisão, o modem de transmissão envia múltiplas frequências ortogonais diferentes denominadas bandas portadoras ou canais. Duas bandas portadoras são ditas como sendo ortogonais se elas forem independentes uma da outra com referência a sua relação de fase relativa. Os dados binários são modulados no sinal elétrico na forma de assim denominados símbolos de OFDM.
[0031] Na figura 3, uma vista frontal esquemática do modem 1 da figura 2 é descrita. Os componentes eletrônicos são montados em ambos os lados da placa de circuito impresso de seis camadas 2 que tem um tamanho, por exemplo, de 100 mm x 160 mm e excede à seção transversal da encapsulação 5. Apenas duas portas D-SUB 19 e 20 são dispostas fora da encapsulação 5. Elas provêem externamente a conexão RS-485 e a conexão RS-232 (não mostradas nesta figura). [0032] A encapsulação 5 consiste em um alumínio cortado com jato de água compreendendo cinco partes: um quadro dianteiro em uma peça 5.1, uma cobertura dianteira (não mostrada), um quadro traseiro em uma peça 5.2 (nesta figura escondido atrás da placa de circuito impresso 2 - veja a figura 4), uma cobertura traseira (não mostrada) e um corpo de metal em uma peça 5.3. Todas as referidas partes são providas com orifícios 22 para fixação delas contra a placa de circuito impresso 2 por parafusos. O quadro dianteiro 5.1 exibe paredes intermediárias 6 que subdividem o interior do quadro dianteiro 5.1
Petição 870170081499, de 25/10/2017, pág. 14/22
9/10 em três câmaras separadas 7, 8 e 21. A primeira câmara 7 circunda os componentes de envio analógicos, tal como o amplificador de potência 4, e componentes de recepção, tal como o amplificador de ruído baixo
13. A segunda câmara 8 circunda o conversor de analógico para digital 12 e o conversor de digital para analógico 14, bem como um amplificador de ruído baixo 13. A terceira câmara 21 circunda o processador de sinal digital 3, o arranjo de porta programável de campo 9 e um suprimento de potência DC/DC 23. O corpo de metal 5.3 circunda apenas o amplificador de potência 4 dentro da primeira câmara 7.
[0033] O quadro dianteiro 5.1, o quadro traseiro 5.2 e as coberturas têm uma espessura de pelo menos 2 mm. O quadro dianteiro 5.1 tem, por exemplo, uma altura de 20 mm. O quadro traseiro 5.2 tem, por exemplo, uma altura de 5 mm. O quadro dianteiro 5.1 é montado por parafusos que são presos completamente através dos orifícios 22 de cobertura traseira, quadro traseiro 5.2, placa de circuito impresso 2 e no quadro dianteiro 5.1. Daí, ambos os quadros 5.1, 5.2 estão inteiramente em contato firme com a placa de circuito impresso 2. A cobertura dianteira é montada diretamente sobre o quadro dianteiro 5.1 por parafusos através dos orifícios 22 da cobertura dianteira no quadro dianteiro 5.1. Um calço condutivo de calor deve ser montado exatamente onde o corpo de metal 5.3 alcança a cobertura dianteira. O corpo de metal 5.3 é montado em torno do amplificador de potência por parafusos através da placa de circuito impresso 2 e no corpo de metal 5.3. A placa de circuito impresso 2 é provida com zonas de contato de metal em áreas em que as paredes de separação 6 a tocam. As partes de alumínio da encapsulação 5 podem ser simplesmente produzidas com o projeto de placa impressa da placa de circuito impresso 2.
[0034] No lado traseiro da placa de circuito impresso 2, conforme mostrado na figura 4, o quadro traseiro 5.2 é uma contraparte espelhada para o quadro dianteiro 5.1. Assim, as três câmaras 7, 8, 21 são
Petição 870170081499, de 25/10/2017, pág. 15/22
10/10 continuadas para o lado traseiro da placa de circuito impresso 2. Se as coberturas traseira e dianteira forem montadas, a encapsulação 5 compreendendo as câmaras 7, 8, 21 e o corpo de metal 5.3 atuará como uma gaiola de Faraday eficiente, conforme descrito acima.
Petição 870170081499, de 25/10/2017, pág. 16/22
1/2

Claims (11)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Modem (1), em particular para uma comunicação de linha de potência submarina, que compreende os componentes eletrônicos (3, 4) em uma placa de circuito impresso (2), e uma encapsulação de metal (5), onde a referida encapsulação (5) forma pelo menos três câmaras (7, 8, 21) separadas por pelo menos uma parede (6), onde cada uma das referidas câmaras (7, 8, 21) circunda pelo menos um dos referidos componentes eletrônicos (3, 4), caracterizado pelo fato de que a primeira câmara (7) circunda componentes de envio e de recepção analógicos (4), e a segunda câmara (8) circunda componentes de analógico para digital e de digital para analógico (12, 14), e a terceira câmara (21) circunda um processador de sinal digital de frequência alta (3), um arranjo de porta programável de campo (9) e um suprimento de potência DC/DC (23).
  2. 2. Modem (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as referidas câmaras (7, 8) são dispostas em um primeiro lado da referida placa de circuito (2).
  3. 3. Modem (1), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma das referidas câmaras (7, 8) é continuada em um segundo lado da referida placa de circuito (2).
  4. 4. Modem (1), de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a placa de circuito (2) subdivide a referida câmara continuada (7, 8) em duas partes.
  5. 5. Modem (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma referida parede de separação (6) está em contato firme com a referida placa de circuito (2).
  6. 6. Modem (1), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a placa de circuito (2) é provida em sua superfície com pelo menos uma zona de contato de metal para pelo menos a
    Petição 870170081499, de 25/10/2017, pág. 17/22
    2/2 referida parede de separação (6).
  7. 7. Modem (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a referida encapsulação (5) compreende uma cobertura dianteira, um quadro dianteiro em uma peça (5.1) para o primeiro lado da referida placa de circuito (2), um quadro traseiro em uma peça (5.2) para o segundo lado da referida placa de circuito (2) e uma cobertura traseira.
  8. 8. Modem (1), de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que um lado plano de cada um dos referidos quadros (5.1, 5.2) está inteiramente em contato firme com a referida placa de circuito (2).
  9. 9. Modem (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a referida encapsulação (5) compreende um corpo de metal (5.3) que circunda um componente de amplificador de potência (4).
  10. 10. Modem (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a encapsulação (5) consiste em alumínio.
  11. 11. Modem (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a encapsulação (5) tem pelo menos uma espessura de 2 mm.
    Petição 870170081499, de 25/10/2017, pág. 18/22
    1/4 *
    FIG 1 *
    giüah·,
    2/4 vS’’ >
    . Fls.
    Ai *>* “o
    §.
    * Rub:
    'c&s-
    FIG 2 to
    FIG 3
    FIG 4
BRPI0621195-0A 2006-07-24 2006-07-24 Modem, em particular para uma comunicação de linha de potência submarina BRPI0621195B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2006/007269 WO2008011890A1 (en) 2006-07-24 2006-07-24 Modem, in particular for subsea power line communication

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0621195A2 BRPI0621195A2 (pt) 2011-12-06
BRPI0621195B1 true BRPI0621195B1 (pt) 2018-03-13

Family

ID=38097269

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0621195-0A BRPI0621195B1 (pt) 2006-07-24 2006-07-24 Modem, em particular para uma comunicação de linha de potência submarina

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8279614B2 (pt)
EP (1) EP2044824B1 (pt)
CN (1) CN101502195B (pt)
AT (1) ATE544328T1 (pt)
BR (1) BRPI0621195B1 (pt)
NO (1) NO342281B1 (pt)
WO (1) WO2008011890A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7432690B2 (en) * 2005-05-27 2008-10-07 Hubbell Incorporated Dual circuit wall switch occupancy sensor and method of operating same
TWI445249B (zh) * 2010-07-08 2014-07-11 Kuo Chih Hung 天線模組
US8440012B2 (en) 2010-10-13 2013-05-14 Rf Micro Devices, Inc. Atomic layer deposition encapsulation for acoustic wave devices
US8313985B2 (en) 2010-10-21 2012-11-20 Rf Micro Devices, Inc. Atomic layer deposition encapsulation for power amplifiers in RF circuits
GB201112477D0 (en) * 2011-07-20 2011-08-31 Corentium As Gas sensor
WO2015105839A1 (en) * 2014-01-07 2015-07-16 Oceaneering International, Inc. Data transmission and control over power conductors
US10779423B2 (en) 2017-12-18 2020-09-15 Alpha Technologies Services, Inc. Universal companion interface for gateway
EP3732494B1 (en) 2018-11-09 2021-07-07 Koninklijke Philips N.V. A radio frequency power amplifier and method of assembly thereof
JP2021048565A (ja) * 2019-09-20 2021-03-25 株式会社村田製作所 高周波モジュールおよび通信装置

Family Cites Families (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5010529A (en) 1990-04-13 1991-04-23 Maynus Kenneth A Underwater transmitter apparatus
US6242690B1 (en) 1995-09-25 2001-06-05 Ericsson Inc. Gasket system for EMI isolation
JP2817702B2 (ja) * 1996-03-29 1998-10-30 日本電気株式会社 無線ユニットの取付け構造及びこの取付け構造を用いた無線ユニットの取付け方法
US5724234A (en) * 1996-05-02 1998-03-03 Ericsson Inc. Slotted shield can
ITMI981699A1 (it) 1998-07-23 2000-01-23 Alsthom Cge Alcatel Metodo e dispositivo per lo scambio bidirezionale di dati lungo lineee elettriche di bassa e media tensione
GB9909621D0 (en) 1999-04-27 1999-06-23 Well Intelligence Technologies Telemetry system
US6396415B1 (en) 1999-06-14 2002-05-28 Wood Group Esp, Inc. Method and system of communicating in a subterranean well
GB2355595B (en) * 1999-10-22 2001-09-12 Lucent Technologies Inc Radio frequency electronic apparatus
DE10041702C2 (de) 2000-08-24 2002-07-11 Siemens Ag Verfahren zur Übertragung von hochfrequenten Signalen auf Niederspannungsnetzen und zugehörige Anordnung
RU2178951C1 (ru) 2001-04-10 2002-01-27 Московский государственный авиационный институт (технический университет) Локальная система контроля и сбора данных
US6556450B1 (en) * 2002-04-08 2003-04-29 Wms Gaming Inc. Methods and apparatus of docking a gaming control board to an interface board in a gaming machine
US7259969B2 (en) * 2003-02-26 2007-08-21 Wavezero, Inc. Methods and devices for connecting and grounding an EMI shield to a printed circuit board
JP4703104B2 (ja) * 2003-06-06 2011-06-15 株式会社東芝 通信端末装置
JP2004364170A (ja) * 2003-06-06 2004-12-24 Toshiba Corp ケーブルモデムモジュール装置及び送受信装置
US7477100B2 (en) 2004-04-27 2009-01-13 Broadcom Corporation Method and system for single ended to differential ended demodulation
GB2413746B (en) * 2004-05-01 2007-02-14 Abb Offshore Systems Ltd Modem
US7532861B2 (en) 2004-12-23 2009-05-12 Microsoft Corporation Connection interface for conveying RF, data, and power between electronic devices
US7783260B2 (en) 2006-04-27 2010-08-24 Crestcom, Inc. Method and apparatus for adaptively controlling signals
US7885542B2 (en) 2006-07-07 2011-02-08 Riggsby Robert R Format converter with smart multitap and upstream signal regulator
WO2008011891A1 (en) 2006-07-24 2008-01-31 Siemens Aktiengesellschaft Power line communication device for subsea well
RU2407149C2 (ru) 2006-07-24 2010-12-20 Сименс Акциенгезелльшафт Способ и модем для подводной связи по линии электропередачи

Also Published As

Publication number Publication date
CN101502195A (zh) 2009-08-05
EP2044824B1 (en) 2012-02-01
EP2044824A1 (en) 2009-04-08
WO2008011890A1 (en) 2008-01-31
CN101502195B (zh) 2011-11-23
NO20090804L (no) 2009-02-20
NO342281B1 (no) 2018-04-30
BRPI0621195A2 (pt) 2011-12-06
US20090310317A1 (en) 2009-12-17
US8279614B2 (en) 2012-10-02
ATE544328T1 (de) 2012-02-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0621195B1 (pt) Modem, em particular para uma comunicação de linha de potência submarina
US8077480B2 (en) Faraday cage for camera
US20220069476A1 (en) Antenna apparatus
US20120188717A1 (en) Power electronics assembly for a magnetic resonance device
BRPI0721727A2 (pt) multiplexador de frequÊncia dupla de dcs / wcdma e multiplexador de frequÊncia dupla geral
US20070086720A1 (en) Fiber optic module
BR112012017878B1 (pt) Conjunto para supressor de interferência de rf
DE69524935D1 (de) Abgeschirmte verbinderanordnung
JP2004319968A (ja) 電子機器
JP7080401B2 (ja) 無線周波数電力増幅器及びそのアセンブリ
US4963833A (en) High powered amplifier and heat sinking apparatus
US10396503B2 (en) Differential connector and housing component thereof
NO832309L (no) Kapsel for radioapparat.
BRPI0003208B1 (pt) Dispositivo de proteção eletromagnética para uma gaveta
JP7021244B2 (ja) 試料を電磁的に探査するための装置
CN107645900A (zh) 一种基于射频连接器的屏蔽盒
US9596793B2 (en) Radio frequency shield with partitioned enclosure
JP4318488B2 (ja) 筺体
JP2007207949A (ja) 実装基板及び実装基板のシール方法
KR100255386B1 (ko) 전자파차폐장치
RU1800662C (ru) Устройство дл соединени радиоэлектронных приборов со стойкой
JPH08116192A (ja) 同軸ケーブルのシールド構造
JPS60250796A (ja) 通信回線機器収容装置
KR20000032486A (ko) 통신 기기용 랙의 전자파 차폐장치
JP2005086665A (ja) 無線基地局装置

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2732 DE 16-05-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.