BRPI0620680A2 - máquina de fabricação de papel, método para aumentar a velocidade de operação de uma máquina de fabricação de papel tecido, método para usar um cilindro-guia de peso leve, método para minimizar as dimensões de uma máquina de fabricação de papel tecido, método para diminuir as vibrações aumentando a velocidade de operação de uma máquina de fabricação de papel tecido e método para reformar uma máquina de fabricação de papel tecido - Google Patents

máquina de fabricação de papel, método para aumentar a velocidade de operação de uma máquina de fabricação de papel tecido, método para usar um cilindro-guia de peso leve, método para minimizar as dimensões de uma máquina de fabricação de papel tecido, método para diminuir as vibrações aumentando a velocidade de operação de uma máquina de fabricação de papel tecido e método para reformar uma máquina de fabricação de papel tecido Download PDF

Info

Publication number
BRPI0620680A2
BRPI0620680A2 BRPI0620680-8A BRPI0620680A BRPI0620680A2 BR PI0620680 A2 BRPI0620680 A2 BR PI0620680A2 BR PI0620680 A BRPI0620680 A BR PI0620680A BR PI0620680 A2 BRPI0620680 A2 BR PI0620680A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cylinder
lightweight
machine
steel
guide
Prior art date
Application number
BRPI0620680-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Krister Aspegren
Rune Skogsberg
Rolf Jonsson
Original Assignee
Metso Paper Karlstad Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Metso Paper Karlstad Ab filed Critical Metso Paper Karlstad Ab
Publication of BRPI0620680A2 publication Critical patent/BRPI0620680A2/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F11/00Processes for making continuous lengths of paper, or of cardboard, or of wet web for fibre board production, on paper-making machines
    • D21F11/14Making cellulose wadding, filter or blotting paper
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F1/00Wet end of machines for making continuous webs of paper
    • D21F1/36Guiding mechanisms
    • D21F1/40Rolls
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F11/00Processes for making continuous lengths of paper, or of cardboard, or of wet web for fibre board production, on paper-making machines
    • D21F11/14Making cellulose wadding, filter or blotting paper
    • D21F11/145Making cellulose wadding, filter or blotting paper including a through-drying process
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F3/00Press section of machines for making continuous webs of paper
    • D21F3/02Wet presses
    • D21F3/08Pressure rolls
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21GCALENDERS; ACCESSORIES FOR PAPER-MAKING MACHINES
    • D21G1/00Calenders; Smoothing apparatus
    • D21G1/02Rolls; Their bearings

Landscapes

  • Paper (AREA)

Abstract

MáQUINA DE FABRICAçãO DE PAPEL, MéTODO PARA AUMENTAR A VELOCIDADE DE OPERAçãO DE UMA MáQUINA DE FABRICAçAO DE PAPEL TECIDO, MéTODO PARA USAR UM CILINDRO-GUIA DE PESO LEVE, MéTODO PARA MINIMIZAR AS DIMENSõES DE UMA MáQUINA DE FABRICAçAO DE PAPEL TECIDO, MéTODO PARA DIMINUIR AS VIBRAçõES AUMENTANDO A VELOCIDADE DE OPERAçãO DE UMA MáQUINA DE FABRICAçãO DE PAPEL TECIDO E MéTODO PARA REFORMAR UMA MáQUINA DE FABRICAçãO DE PAPEL TECIDO. A idéia inventiva é fazer os elementos rotativos ou cilindros em uma máquina de fabricação de papel tecido com um peso reduzido comparado com os cilindros convencionais feitos de aço. Desta maneira, os cilindros criam menos vibrações e permitem aumentar suficientemente a velocidade e produtividade de operação de toda a máquina, ou reduzir as dimensões da máquina para uma dadavelocidade operacional comparada com as soluções convencionais. A invenção é aplicável a reformas das máquinas existentes e para novas instalações de altas velocidades.

Description

"MÁQUINA DE FABRICAÇÃO DE PAPEL, MÉTODO PARA AUMENTAR A VELOCIDADE DE OPERAÇÃO DE UMA MÁQUINA DE FABRICAÇÃO DE PAPEL TECIDO, MÉTODO PARA USAR UM CILINDRO-GUIA DE PESO LEVE, MÉTODO PARA MINIMIZAR AS DIMENSÕES DE UMA MÁQUINA DE FABRICAÇÃO DE PAPEL TECIDO, MÉTODO PARA DIMINUIR AS VIBRAÇÕES AUMENTANDO A VELOCIDADE DE OPERAÇÃO DE UMA MÁQUINA DE FABRICAÇÃO DE PAPEL TECIDO E MÉTODO PARA REFORMAR UMA MÁQUINA DE FABRICAÇÃO DE PAPEL TECIDO".
Campo da invenção
A presente invenção relaciona-se com um arranjo e métodos para aumentar a produtividade de uma máquina produtora de papel aumentando a velocidade de operação, minimizando vibrações e/ou diminuindo as dimensões da máquina de um modo eficiente em custos com produtividade inalterada.
Antecedentes da invenção
A produtividade da máquina, a quantidade de papel que pode ser produzida durante um dado tempo, depende de um número de fatores tais como uma largura da máquina e sua velocidade de processamento. O aumento da largura da máquina poderia criar um número de problemas técnicos dependendo dos pesos aumentados de todos os elementos da máquina, particularmente elementos rotativos tais como cilindros montados em uma estrutura da máquina. Tais elementos devidos à rotação de grandes massas a altas velocidades provocam vibrações, e, como uma conseqüência, estas vibrações limitam o aumento da velocidade de operação e da produção de toda a máquina. O problema é descrito na publicação PCT/FI2005/050092 e resolvido por uma construção especial de cilindro.
As máquinas de fabricação de papel convencionais compreendem uma grande quantidade de diferentes elementos rotativos tais como cilindros diferentes suportando folhas de papel de diferentes graus e qualidades e folhas de papelão e/ou a tela da máquina de papel usada com o propósito de fabricar papel nas diferentes seções da máquina de papel. Os diferentes cilindros têm diferentes funções e diferentes colocações nas seções da máquina como será descrito abaixo.
Cilindros-guia ou direcionadores são usados para suportar a folha de papel ou a tela da máquina ou usados para mudar a direção de movimento da folha, do fio, do tecido ou do feltro. Os cilindros-guia suportam um número de tecidos usados para fabricar folha de papel em uma seção de formação, em uma seção de desaguamento, em uma seção de prensa, uma seção de secagem e, alternativamente em uma seção de bobinamento. Cilindros de tração são os cilindros-guia que regulam automaticamente a tensão do fio ou de outro tipo de tela de produção de papel. Cilindros esticadores são usados como os cilindros-guia ajustáveis, que esticam o feltro ou o fio tal que o cilindro de tração possa alcançar seu propósito.
Cilindros extensores suavizam o fio, feltro, tecido ou a folha em movimento na direção lateral e dessa forma impedem o desenvolvimento de dobras longitudinais. Cilindros de alinhamento são cilindros-guia ajustáveis para guiar o fio ou o feltro.
Um cilindro de formação ou cilindro de peito é um cilindro-guia suportando o fio na seção de formação de um tipo Fourdinier, um de fios duplos ou um outro tipo de formador, e mudando a direção de movimento do fio imediatamente antes da zona de formação.
Cilindros de prensagem são usados em uma prensa de cilindros ou como um cilindro de transferência para transferir a folha de papel de uma superfície para a outra para processamento adicional.
Todos os cilindros convencionais descritos acima têm diferentes funções, mas geralmente têm o design mais ou menos similar com muito poucas exceções, como os cilindros de prensagem de sucção, e usualmente compreendem dois flanges tendo eixos para montagem do cilindro em uma estrutura de máquina via um alojamento de mancai ou outro meio adequado e uma carcaça conectando aqueles flanges em uma peça de equipamento. A carcaça poderia ser conectada aos flanges de muitos modos diferentes que não devem ser discutidos aqui. A espessura da carcaça pode variar amplamente, e usualmente o cilindro é oco dentro para diminuir seu peso. Todos os cilindros convencionais como mencionados acima são feitos de metal, usualmente de aço.
As máquinas de fabricação de papel de hoje em dia podem ser operadas a cerca de 800-1200 m/min até o máximo de cerca de 2200 m/min. Para dadas dimensões de estrutura de máquina o aumento adicional da velocidade da máquina é limitado por vibrações criadas devido à rotação da grande quantidade de diferentes cilindros de aço pesados que são montados na estrutura da máquina para, entre outras, suportar os diferentes tecidos usados na fabricação de papel. Tal arranjo será muito caro. Por exemplo, o cilindro-guia de aço convencional pode pesar de 900 até 10.000 quilogramas dependendo de seu comprimento, que pode ser entre 1 e 9 m, e o diâmetro entre 300 a 1.200 mm.
Estas vibrações provocadas pela rotação destes cilindros são espalhadas através da estrutura da máquina e podem ser transferidas também através dos tecidos. A vibração crítica, quando os cilindros alcançam sua freqüência crítica, a qual pode levar à destruição dos cilindros rotativos e outros equipamentos não permite velocidade adicional da máquina e aumento de produtividade. Usualmente os cilindros de aço não são usinados a partir de seu lado interno uma vez que isso seria muito custoso e portanto somente permitidos a operar até V1 de sua própria velocidade crítica sem provocar problemas. Os cilindros de aço sempre têm um desequilíbrio residual, o qual por sua vez cria vibrações da estrutura sobre a qual os cilindros devem ser montados.
Assim, é sabido na técnica que a velocidade do processo das máquinas de fabricação de papel não pode ser aumentada devido às vibrações e parâmetros de flexão dos cilindros rotativos tais como, entre outros, os cilindros-guia para a tela. Uma tentativa para diminuir o peso dos cilindros-guia de aço reduzindo seus diâmetros pode diminuir sua velocidade crítica de rotação e aumentar a indesejada flexão. Os cilindros-guia de aço de hoje em dia, por exemplo na seção de secagem, estão operando aproximadamente à metade da velocidade crítica, e portanto eles poderiam provocar as vibrações. Mesmo o desequilíbrio residual dos cilindros pode causar vibrações indesejadas. As vibrações, como foi mencionado acima, ocorrem nas diferentes seções da máquina de papel devido ã rotação dos diferentes elementos tais como cilindros de secagem, cilindros-guia, cilindros direcionadores, e cilindro formador e similares. As vibrações podem ser transferidas por toda a máquina via uma estrutura, sobre a qual os elementos rotativos estão montados, e através da tela correndo sobre os elementos rotativos no loop ou através da fundação da máquina. Os elementos rotativos são feitos de material metálico, freqüentemente de aço e são pesados. Estes elementos pesados rotativos sempre têm um desequilíbrio residual quando montados em uma construção de transporte ou na estrutura e portanto, quando girados em alta velocidade, eles criam forças tendo as correspondentes freqüências e portanto também vibrações. Estas forças podem ser calculadas de acordo com a fórmula (1) :
(1) F = 1/2 S x M x (2 π f)2, onde:
F - força criada,
M - massa rotativa
S - desequilíbrio total dependendo do próprio desequilíbrio do cilindro e sua montagem
f - freqüência de rotação
A solução tradicional do problema com a flexão do cilindro é aumentar o diâmetro do cilindro de aço para conseguir uma rigidez mais alta e uma velocidade crítica mais alta. Algumas vezes também é possível aumentar a espessura da parede da carcaça para conseguir rigidez mais alta e portanto, também menos deflexão. Isto leva a aumento do peso do cilindro, inércia mais alta e correspondentes forças de desequilíbrio, e requer uma modificação da estrutura de transporte da máquina que não é sempre desejável, uma vez que cilindros mais pesados requerem estrutura mais massiva para suportá-los. As modificações da estrutura não são sempre desejadas também devido a um tempo de parada e a uma perda da produção, um tanto custosas devido a custos de materiais. Alternativamente, quando a velocidade da máquina e produtividade são satisfatórias, pode-se desejar reduzir as dimensões da máquina para novas instalações ou reformas o que é limitado pelos problemas com freqüências dos cilindros rotativos, seus parâmetros de flexão e vibrações provocadas como descrito acima.
Sumário da invenção
A presente invenção provê uma solução para os problemas associados com as freqüências naturais dos cilindros rotativos, as vibrações causadas por sua rotação a alta velocidade como mencionado acima e permite aumenta substancialmente a velocidade de operação.
Alternativamente, a invenção permite diminuir as dimensões da máquina para uma dada velocidade de processo comparada com as soluções convencionais de uma maneira eficiente em custos.
Portanto, o melhor modo para reduzir as forças de excitação indesejadas, como ilustrado acima na fórmula (1) é uma redução da massa girante, por exemplo usando um material de peso leve. O aço inoxidável tem uma densidade de cerca de 7800 kg/m3, titânio tem cerca de 4500 kg/m3, alumínio tem cerca de 2700 kg/m3, enquanto os materiais compostos, como resina ou outro polímero reforçada com fibra de carbono ou de vidro, têm densidade entre 1500 e 2000 kg/m3.
O cilindro produzido do material composto com o mesmo diâmetro que o cilindro de aço pesará somente cerca de 20-30% do peso do cilindro de aço. Portanto, uma redução essencial do peso do cilindro levará à redução essencial das forças de excitação e vibrações que este cilindro provocará devido a sua rotação.
Assim, a presente invenção é dirigida ao uso de cilindros de peso leve para guiar e/ou suportar fios, tecidos ou outra tela em uma máquina de fabricação de papel. Os cilindros de peso leve produzidos de materiais mais leves com os parâmetros requeridos de flexão e rigidez podem ser de diâmetro menor, igual ou até mesmo maior do que os cilindros metálicos convencionais, usualmente feitos de aço. O cilindro de peso leve de material composto com diâmetro maior pode pesar menos que o correspondente cilindro de aço com diâmetro maior, e portanto pode ser possível até mesmo usar cilindros compostos maiores e ainda conseguir uma redução das forças de excitação. O peso mais leve dos cilindros permite aumentar a velocidade de rotação dos cilindros sem aumentar as correspondentes vibrações críticas e como um resultado, aumentar a velocidade da operação. 0 cilindro de acordo com a invenção pode ter um de a carcaça e os flanges feito do material mais leve ou ambas as partes do mesmo. Alternativamente, todo o cilindro pode ser feito como uma peça a partir do material de peso leve por métodos convencionais como moldagem, prensagem de pó ou similares.
Esta invenção permite o aumento da velocidade de operação da máquina de fabricação de papel e, portanto, aumentar a produtividade total para uma nova máquina para a largura e área ocupada da máquina escolhida.
A invenção também se relaciona com uma reforma de uma máquina existente para aumentar a velocidade de produção devido à utilização dos cilindros de peso leve no espaço existente. Os cilindros de peso leve para velocidades mais altas produzidos dos materiais compostos não requerem o aumento de diâmetro do cilindro e as modificações da estrutura da máquina, uma vez que eles podem ser dimensionados para o mesmo diâmetro que os cilindros de aço convencionais originais. Um objetivo da invenção é diminuir as vibrações de máquina de papel devidas à diminuição do peso dos cilindros.
Ainda um outro objetivo da invenção é aumentar uma possível produção da máquina aumentando a velocidade de rotação possível dos cilindros suportando a tela.
Ainda um outro objetivo da presente invenção é reduzir as dimensões da máquina para uma dada velocidade de operação comparando com as soluções convencionais com produtividade inalterada.
Um outro objetivo da invenção é o aumento da velocidade de produção, por exemplo, quando a máquina deve ser reformada sem aumentar as dimensões da máquina ou com uma nova máquina com o espaço e a área ocupada limitados.
A invenção se refere a uma máquina de fabricação de papel para fabricar uma folha de papel, compreendendo pelo menos uma seção de formação tendo duas peças de telas e uma seção de desaguamento compreendendo pelo menos uma tela de fabricação de papel, e uma pluralidade de cilindros rotativos compreendendo cilindros-guia, cada um dos citados cilindros-guia tendo dois flanges e uma carcaça interconectando os flanges e suportando a tela, a citada tela correndo sobre os cilindros rotativos em um Loop, os diâmetros dos citados cilindros-guia sendo dimensionados para a carga, flexão e velocidade de rotação calculadas requeridas, caracterizada pelo fato de
- a citada máquina de fabricação de papel ser uma máquina de fabricação de papel tecido,
- pelo menos um dos cilindros-guia ser um cilindro-guia de peso leve suportando a tela da máquina de tecido,
- pelo menos um de a carcaça e os flanges do citado cilindro-guia de peso leve ser feito de um material com uma densidade menor que aço, sendo que o peso do cilindro-guia de peso leve é pelo menos 10% menor comparado com o peso do cilindro de aço tendo as mesmas dimensões e os mesmos parâmetros mecânicos.
A densidade mais baixa do material alternativo provê cilindros com peso diminuído por unidade de comprimento para as mesmas dimensões de cilindro.
O peso do cilindro de peso leve deve ser pelo menos 10% menor comparado com o peso do correspondente cilindro de aço tendo aproximadamente as mesmas dimensões e os mesmos parâmetros mecânicos. Pelo menos um cilindro, ou preferivelmente pelo menos 10% de todos os cilindros em pelo menos uma das seções da máquina devem ser trocados dos cilindros de aço para os cilindros de acordo com a invenção para conseguir um efeito visível em nível de vibração na máquina e permitir velocidade de operação mais alta.
A invenção também se refere a um método para aumentar a velocidade de operação de uma máquina de fabricação de papel tecido, a máquina de fabricação de papel tecido compreendendo pelo menos uma seção de formação tendo duas peças de tela e uma seção de desaguamento compreendendo pelo menos uma tela de fabricação de papel e uma pluralidade de cilindros rotativos compreendendo cilindros-guia, cada um dos citados cilindros-guia tendo dois f langes cada um com um eixo de montagem e uma carcaça interconectando os flanges e suportando a tela, a citada tela correndo sobre os cilindros rotativos em um loop, caracterizado pelo fato de: - substituir pelo menos um de a carcaça e os flanges do cilindro-guia de aço convencional por uma carcaça e/ou flanges feitos de um material tendo uma densidade mais baixa do que aço e as mesmas propriedades mecânicas que aço.
A invenção também se refere a um método para usar um cilindro-guia de peso leve como identificado na reivindicação 1 em uma máquina de fabricação de papel tecido caracterizado pela etapa de:
- substituir pelo menos um cilindro-guia de aço convencional por um cilindro-guia tendo pelo menos de 10 a 90% de peso mais baixo e o mesmo parâmetro de flexão que o cilindro-guia de aço para guiar e/ou suportar fios, tecidos ou outras telas em pelo menos uma das seções da máquina de fabricação de papel tecido.
A invenção também se refere a um método para minimizar as dimensões de uma máquina de fabricação de papel tecido tendo uma dada velocidade de operação, caracterizado pela etapa de:
- substituir pelo menos um cilindro-guia rotativo de aço convencional em pelo menos uma seção da máquina de fabricação de papel tecido por um cilindro-guia de peso leve tendo pelo menos um de a carcaça e os flanges feito de um material tendo densidade mais baixa do que aço e os mesmos parâmetros mecânicos que aço.
A invenção também se refere a um método para diminuir vibrações aumentando a velocidade de operação de uma máquina de fabricação de papel tecido, a máquina de fabricação de papel tecido compreendendo pelo menos uma de uma seção de formação, uma seção de desaguamento, uma seção de secagem e uma seção de bobinamento, cada seção compreendendo pelo menos uma tela de fabricação de papel e uma pluralidade de cilindros rotativos compreendendo cilindros-guia, cada um dos citados cilindros-guia tendo dois flanges e uma carcaça interconectando os flanges e suportando a tela, a citada tela correndo sobre os cilindros rotativos em um Ioop caracterizado pela etapa de:
- substituir pelo menos um de a carcaça e os flanges do cilindro-guia de aço convencional por uma carcaça e/ou flanges feitos de um material tendo uma densidade mais baixa que aço e as mesmas propriedades mecânicas que aço.
A invenção também se refere a um método para reformar uma máquina de fabricação de papel tecido com uma dada dimensão e uma velocidade de operação requerida, a máquina de fabricação de papel tecido compreendendo pelo menos uma de uma seção de formação, uma seção de desaguamento, uma seção de secagem e uma seção de bobinamento, cada seção compreendendo pelo menos uma tela de fabricação de papel e uma pluralidade de cilindros rotativos compreendendo cilindros-guia, cada um dos citados cilindros-guia tendo dois flanges e uma carcaça interconectando os flanges e suportando a tela, a citada tela correndo sobre os cilindros rotativos em um loop, caracterizado pela etapa de:
- substituir pelo menos um de a carcaça e os flanges do cilindro-guia de aço convencional por uma carcaça e/ou flanges feitos do material tendo densidade mais baixa e as mesmas propriedades mecânicas que aço.
O uso de cilindros de peso leve, que são montados no espaço existente devido a seus diâmetros menores comparados com os correspondentes cilindros de aço, permite conduzir uma reforma e o aumento da velocidade da máquina de papel existente.
Deve ser entendido que o termo "cilindro-guia" ou "cilindro direcionador" é usado neste contexto não como limitante somente para os cilindros-guia ou direcionadores e deve ser interpretado como se referindo a todos os diferentes tipos de cilindros ou elementos rotativos suportando diferentes telas na máquina de fabricação de papel os quais foram descritos acima. Portanto, a idéia inventiva é produzir elementos rotativos como cilindros, fios transportadores e de suporte, tecidos e outras telas ou folhas de papel e papelão, de peso reduzido comparado com o correspondente cilindro de aço convencional com as mesmas dimensões e parâmetros mecânicos de maneira tal que estes cilindros criem menos vibrações na máquina e permitam aumentar suficientemente a velocidade da rotação do cilindro e a velocidade de corrida da tela suportada, e como uma conseqüência, a produtividade da máquina inteira. A invenção será agora descrita em mais detalhes com referência aos desenhos anexos.
Descrição reduzida dos desenhos
A fig. 1 mostra um leiaute de uma máquina de tecido com um formador-C, uma extremidade molhada, uma seção de desaguamento e um secador Yankee. As três peças de tela da máquina, incluindo dois fios de formação e um tecido de desaguamento, são suportadas pelos cilindros-guia de acordo com a invenção;
A fig. 2 mostra um leiaute de uma máquina de tecido com um formador Crescent e duas telas e um secador Yankee. As peças de tela, incluindo o fio de formação e o tecido de desaguamento, são suportadas pelos cilindros-guia de acordo com a invenção;
A fig. 3 mostra um leiaute de uma máquina de tecido com um formador Crescent, um secador Yankee e uma seção de bobinamento compreendendo a tela suportada pelos cilindros-guia de acordo com a invenção;
A fig. 4 mostra uma seção de secagem alternativa compreendendo um secador Yankee seguido por um secador de lata. Na seção de secagem empregando os cilindros secadores ou as latas, o tecido de secagem corre sobre os cilindros-guia de acordo com a invenção;
A fig. 5 é uma seção transversal de um cilindro de acordo com a invenção. O cilindro tem dois f langes e uma carcaça;
A fig. 6A mostra uma vista ampliada de seção transversal da carcaça de cilindro de aço convencional e a fig. 6B - uma carcaça de cilindro composto;
A fig. 7 é um diagrama mostrando diferenças em níveis de vibração, [RMS 2-1000Hz total] causadas por um cilindro direcionador de aço ou um cilindro direcionador composto na mesma posição em uma máquina de fabricação de papel. As vibrações são medidas na direção da máquina sobre um alojamento de mancai do cilindro direcionador em diferentes velocidades da máquina de 1200 m/min a 1600 m/min; e
A fig. 8 é um diagrama mostrando níveis de vibração, [valores pico] causados por cilindro direcionador de aço e cilindro direcionador composto na mesma posição em uma máquina de fabricação de papel em freqüências rotacionais e rotacionais duplas para os correspondentes cilindros. O diagrama mostra os níveis picos de vibração na freqüência rotacional e na freqüência rotacional dupla para o cilindro na posição de cilindro direcionador para o cilindro de aço convencional (duas linhas acima) e o cilindro de peso leve (duas linhas abaixo) de acordo com a invenção. As vibrações são medidas na direção da máquina sobre o alojamento do mancai do cilindro direcionador e na mesma posição e cilindro na máquina. Descrição detalhada da invenção
Na fig. 1 um leiaute de uma máquina para fabricar uma folha de papel tecido está ilustrado. A máquina tem uma extremidade úmida 1, onde uma folha de papel 11 é formada em um formador-C. Uma caixa de entrada 12 fornecendo uma matéria-prima de papel entre um fio de formação externo 13 suportado por uma pluralidade de cilindros-guia 10 e um fio de formação interno 14 também suportado por uma pluralidade de cilindros-guia 10. Os fios 13 e 14 correm sobre um cilindro-guia chamado de cilindro de formação ou de peito 8. A folha de papel 11 é formada sobre o fio de formação interno 14. A folha 11 é parcialmente desaguada enquanto estando entre os fios 13, 14 e então, a folha de papel 11 é adicionalmente transferida por um dispositivo coletor 9 do fio de formação externo 14 para um tecido transportador 19 de uma seção de desaguamento 2. 0 dispositivo coletor 9 pode ser qualquer um conhecido na técnica. A folha 11 é adicionalmente desaguada na seção de desaguamento 2 por, por exemplo, dispositivos de sucção a vácuo conhecidos na técnica de diferentes tipos tais como uma caixa de sucção ou um cilindro a vácuo, para aumentar o teor de secura da folha 11. 0 tecido transportador 19 pode ser um tecido prensado ou outro tipo da tela de máquina adequada. A seção de desaguamento 2 é seguida por uma seção de secagem 3. A seção de secagem 3 compreende um cilindro de secagem 5, um chamado secador Yankee 5. Quando a folha de papel 11 está desaguada para aproximadamente 25-60% de teor de secura, ela é adicionalmente transferida ou prensada contra uma superfície de secagem do secador Yankee 5 por um cilindro de transferência para uma secagem final. Para garantir que a folha 11 se transfira para a superfície de secagem do secador Yankee 5 os diferentes tipos de dispositivos de aplicação de adesivo podem ser empregados (não mostrados). A folha 11 pode ser transferida somente para o secador Yankee para uma secagem por contato sem qualquer compressão suficiente da folha 11 ou, alternativamente, a folha de papel 11 pode ser prensada contra o secador Yankee 5 por um dispositivo de prensagem, compreendendo o cilindro Yankee 5 e um cilindro de prensagem 6 ou 7, por exemplo. 0 arranjo alternativo de prensagem adicional na seção de desaguamento 2 não é mostrado embora ele também possa ser usado para pré-prensagem ou estruturação da folha 11. 0 tecido transportador 19 usado com um tecido de desaguamento ou de prensagem e transportando a folha para a seção de secagem 3 corre sobre uma pluralidade dos cilindros-guia rotativos 10 na forma de cilindros extensores. Um cilindro 6 é usado como um cilindro de transferência, e um cilindro 7 é usado para aumentar a secura da folha de papel, quando transferida para um secador Yankee 5 para a secagem final da folha de papel 11 na seção de secagem 3.
Alternativamente, o tecido transportador 19, ao invés de ser o tecido de desaguamento ou de prensagem, pode ser um tecido de secagem por ar em uma outra configuração da invenção, onde a folha de papel tecido deve ser secada por uma chamada tecnologia de secagem por ar (TAD) em um cilindro TAD sem usar o secador Yankee convencional.
Na configuração mostrada na fig. 1, pelo menos parte dos cilindros-guia 10 suportando o tecido transportador 19 na seção de desaguamento 2 são cilindros-guia de peso leve 10 de acordo com a invenção feitos do material composto, os quais são inseridos ao invés dos cilindros-guia de aço convencionais. Como os pesos dos cilindros-guia rotativos 10 diminuíram, o tecido da máquina pode correr em velocidades mais altas, o que por sua vez, influencia a produtividade da máquina. Para conseguir um resultado suficiente na diminuição das vibrações provocadas na máquina pela rotação de cilindros-guia de aço pesados, pelo menos um, ou preferivelmente pelo menos 10% de todos os cilindros-guia devem ser inseridos pelos cilindros- guia de peso leve. 0 efeito mais visível pode ser conseguido quando mais que 50% dos cilindros-guia de aço rotativos são inseridos pelos correspondentes cilindros- guia de peso leve 10.
0 cilindro-guia de peso leve 10 de acordo com a invenção deve ter o peso pelo menos 10% menor que o cilindro-guia de aço correspondente com as mesmas propriedades mecânicas, preferivelmente o peso do cilindro de peso leve deve ser reduzido em pelo menos 20-30% do correspondente peso de cilindro-guia de aço, e o mais preferivelmente pelo menos 60-80% do correspondente peso de cilindro-guia de aço permanecendo as propriedades mecânicas requeridas como as dos correspondentes cilindros de aço. A diminuição do peso do cilindro é conseguida usando materiais alternativos tendo uma densidade mais baixa do que a densidade do aço. Por exemplo, tais materiais podem ser metal de peso leve tal como titânio, alumínio e similares. A outra alternativa são materiais compostos compreendendo uma fibra de reforço de vidro ou carbono e uma matriz de resina.
Alternativamente, outros materiais adequados tais como cerâmica e similares com a densidade mais baixa e propriedades mecânicas adequadas podem ser usados para fabricar tais cilindros-guia de peso leve.
Alternativamente, os cilindros-guia ou direcionadores de aço convencionais na extremidade úmida 1 podem ser substituídos pelos cilindros-guia de peso leve 10 como descrito acima nos loops dos fios de formação interno, externo ou ambos 13, 14.
A fig. 2 mostra um leiaute de máquina de papel tecido modificada com um formador Crescent na extremidade úmida 1. A extremidade úmida 1 compreende um fio de formação externo 13 e um tecido 19. Cada um de o fio de formação 13 e o tecido 19 corre sobre uma pluralidade de cilindros guia e/ou extensores 10, pelo menos um dos citados cilindros-guia 10 é substituído pelo cilindro-guia de peso leve de acordo com a invenção. O tecido 19 transporta a folha de papel formada 11 através da seção de desaguamento 2 da extremidade úmida 1 para a seção de secagem 3 para a secagem final do secador Yankee 5. A seção de desaguamento 2 pode alternativamente compreender também um dispositivo de prensagem (não mostrado).
A fig. 3 ilustra um leiaute de máquina de papel tecido modificada adicional com um formador Crescent tendo a extremidade úmida 1, a seção de desaguamento 2 e seção de secagem 3. A seção de secagem 3 é seguida por uma seção de bobinamento 4, onde a folha de papel finalmente seca 11 é transformada em creporn a partir da superfície de secagem do secador Yankee 5 por um raspador e adicionalmente transportada do secador Yankee 5 para um dispositivo enrolador para bobinar a folha de papel 11 em um cilindro de papel 18. A folha de papel tecido 11 é suportada por uma peça de tela suporte 21 que corre sobre uma pluralidade dos cilindros-guia 10. Alternativamente, a folha 11 pode ser calandrada por uma calandra (não mostrada) antes de bobinamento no cilindro 18. A tela 21 pode ser qualquer tecido adequado, incluindo um tecido TAD, se uma unidade-TAD for usada após o secador Yankee para a secagem final da folha de tecido 11. O dispositivo enrolador pode ser de qualquer tipo conhecido e não será discutido mais profundamente aqui.
Os cilindros-guia 10 são cilindros-guia de peso leve de acordo com a invenção e feitos de material de peso leve ou de um material composto. Pelo menos alguns deles não têm um acionamento especial (não mostrado) para rotação e são acionados pelo tecido em movimento 19. 0 material composto dos cilindros-guia 10 é preferivelmente feito de uma resina reforçada com fibra de carbono, mas outros compostos podem ser usados ao invés de resina bem como outros tipos de fibras de reforço. Os cilindros-guia de peso leve ou compostos 10 alternativamente podem ser produzidos pelos métodos convencionais de fundição ou moldagem conhecidos na técnica.
Alternativamente, os cilindros-guia ou direcionadores de aço convencionais na seção de bobinamento 4 também podem ser substituídos pelos cilindros-guia de peso leve 10.
A fig. 4 ilustra ainda uma outra configuração da máquina de fabricação de papel tendo uma seção de secagem modificada 3. Na seção de secagem 3, o cilindro de secagem 5 (o chamado secador Yankee 5) é seguido por um número de cilindros de secagem 20 ou latas para a secagem final da folha de papel 11. Alternativamente, a seção de secagem 3 pode excluir o secador Yankee 5 e compreender somente os cilindros de secagem 20 para a secagem das folhas de papel ou papelão. A folha 11 é suportada por um tecido suporte ou de secagem 22 que prensa a folha 11 contra a superfície de secagem do cilindro de secagem 20. O tecido 22 corre sobre uma pluralidade dos cilindros- guia de peso leve 10 de acordo com a invenção. Após ser finalmente secada, a folha 11 é enrolada no cilindro de papel 18 na seção de bobinamento 4 do tipo conhecido.
Alternativamente, os cilindros-guia ou direcionadores de aço convencionais na seção de secagem 3 podem ser substituídos pelos cilindros-guia de peso leve 10 de acordo com a invenção.
Na fig. 5, uma vista seccional de um cilindro-guia de peso leve de acordo com a invenção está ilustrada. O cilindro 10 tem dois flanges 15 com eixos 16 adotados para serem montados rotativamente em um alojamento de mancai ou de qualquer outra maneira adequada. O cilindro também tem uma carcaça de cilindro 17 interconectando estes flanges 15 em uma peça do equipamento. A carcaça de cilindro 17 é adotada para suportar a folha de papel 11 ou tela diferente usada na máquina de fabricação de papel. A carcaça de cilindro 17 pode ser montada nos flanges de qualquer modo conhecido adequado. Um de os flanges 15 e/ou carcaça de cilindro 17 pode ser feito do material tendo densidade menor que aço para reduzir o peso total do cilindro 10 em cerca de 10-90%. Alternativamente, o cilindro 10 pode ser feito de quaisquer materiais de peso leve de densidade mais baixa alternativos conhecidos, tais como compostos e/ou plásticos, como um todo pelos métodos de fabricação conhecidos adequados como moldagem, extrusão ou similares, e portanto terá a carcaça 17 sendo integrada com os flanges 15 em uma peça.
O cilindro 10 de acordo com a invenção é um cilindro oco, mas quando fabricado a partir dos materiais de peso leve de densidade mais baixa, tais como, por exemplo, materiais compostos ou plásticos; o cilindro 10 pode ter um design sólido.
A fig. 6A ilustra uma vista de seção transversal do cilindro-guia tendo a carcaça de aço convencional 17 e a fig. 6B - uma carcaça composta 17 para o correspondente cilindro de peso leve 10 feita de material composto, parcialmente ou completamente. Quando a carcaça 17 do cilindro 10 é feita do material composto tendo a densidade mais baixa do que aço, a carcaça 17 pode ter alternativamente a mesma ou diferente espessura e diâmetro externo comparada com a correspondente carcaça de cilindro de aço mais pesado convencional com as mesmas propriedades mecânicas. Estas propriedades mecânicas dependem dos parâmetros mecânicos requeridos calculados para a performance estável do cilindro 10 no particular lugar dentro da máquina de fabricação de papel. Os parâmetros requeridos para o cilindro de peso leve 10, substituindo o cilindro de aço, tais como flexão, rigidez, velocidade crítica, inércia, velocidade de rotação máxima possível, vibração, desequilíbrio residual e as dimensões requeridas podem ser calculados pelos métodos conhecidos.
Como uma alternativa para o material composto, os cilindros 10 podem ser feitos, parcialmente ou completamente, de cerâmicas leves pela prensagem precisa ou outras tecnologias convencionalmente conhecidas. Adicionalmente, os metais de peso leve como titânio e alumínio também podem ser usados para a fabricação dos cilindros-guia de peso leve para máquina de fabricação de papel. Estes métodos preferivelmente devem ser do tipo de fundição precisa e preferivelmente evitando o trabalho adicional das superfícies dos cilindros. O cilindro-guia de peso leve 10 pode ter uma camada de cobertura especial sobre sua superfície para conseguir qualidades superficiais particulares.
Os cilindros compostos de acordo com a invenção, devido a sua boa razão de peso para rigidez têm uma deflexão muito pequena e altas freqüências nominais de vibração; eles podem ter um peso de 10-20% do correspondente cilindro de aço e podem ter diâmetro menor para a mesma aplicação. Estes cilindros são fáceis para manusear, transportar e armazenar. Eles se adéquam idealmente à aplicação de espaço limitado para projetos de reforma e/ou aumento de velocidade e redução de custos. Por outro lado, está claro que a carcaça de cilindro feita de material outro que metal tem outros requisitos em relação à montagem da carcaça composta aos eixos metálicos de cilindro, mas esta diferença construtiva não será discutida aqui. Foi notado, por exemplo, que a diminuição do peso de cilindro-guia permite aumentar suficientemente a velocidade de rotação do cilindro antes que ele alcance a velocidade crítica, e elementos rotativos mais leves criam menos vibrações devido a suas forças de desequilíbrio residuais mais baixas. Os cilindros compostos não têm limitação de % velocidade crítica, uma vez que os métodos de fabricação permitem conseguir uma seção transversal circular perfeita da carcaça do cilindro. Então, os cilindros compostos têm velocidade crítica mais alta e permitem operar à quase velocidade crítica 1/1.
Assim, usando outros materiais que aço tendo uma densidade mais baixa e conseqüentemente peso mais leve, o peso dos cilindros rotativos pode ser diminuído até 80- 10% do peso dos correspondentes cilindros de aço do mesmo diâmetro. Foi testado e aprovado que o cilindro de peso leve com cerca de 2 0% do peso do cilindro de aço convencional do mesmo diâmetro pode aumentar a velocidade de rotação até o dobro da velocidade crítica comparado com o cilindro de aço convencional sem alcançar a velocidade crítica natural, veja a fórmula (2) abaixo, e 10 não criar correspondentes vibrações indesejadas devido a forças de desequilíbrio residuais mais altas como ilustrado pela fig. 7 e fig. 8.
<formula>formula see original document page 20</formula>
onde η é a velocidade de rotação crítica. As modificações da estrutura da máquina não são requeridas no caso, quando a velocidade de rotação mais alta é requerida e conseguida pelos cilindros de peso leve, o que economiza custos de investimento. A troca de cilindros é mais fácil de conduzir devido ao peso mais leve dos cilindros, portanto o tempo de parada para sua montagem é encurtado também.
Por exemplo, o cilindro de aço de referência tendo um diâmetro de 650 mm tem um peso de cerca de 4.000 kg, enquanto o cilindro feito do material composto com o mesmo diâmetro de 650 mm tem um peso de somente 800 kg.
É sabido na técnica que quanto mais leve o elemento girante, mais baixas serão as correspondentes forças de excitação para o elemento tendo a mesma rigidez; quanto mais alta a velocidade crítica do elemento girante, quando a vibração indesejada ocorre, velocidade de rotação mais alta é possível para o elemento e, portanto, uma velocidade de processo mais alta para toda a máquina pode ser alcançada. Portanto, com os elementos girantes mais leves tais como os cilindros-guia, extensores ou direcionadores carregando e suportando a tela ou a folha de papel, por exemplo, a velocidade da máquina pode ser aumentada para 3.00 0 m/min ou maior. Alternativamente, permanecendo a mesma velocidade de operação será possível reduzir as dimensões da máquina se desej ado.
Devido a seu peso mais leve, o cilindro composto tem um baixo momento de inércia e como uma conseqüência, um consumo de energia mais baixo que também economiza custos. Isto poupa custos de investimento e manutenção. O material para fabricar os cilindros de peso leve pode ser escolhido de diferentes materiais compostos, tais como, entre outros, um composto ou resina reforçado com fibra, e/ou cerâmicas. Estes materiais são muito resistentes à maioria dos produtos químicos. Estes cilindros podem ser moldados muito precisamente e não requerem posterior trabalho, usinagem ou acabamento. Eles podem ter um formato redondo muito exato da carcaça composta e excelente estabilidade dimensional alcançada pelos ângulos ótimos de bobinamento de filamento durante a fabricação o que minimiza as vibrações também. Um coeficiente de expansão térmica para a carcaça de tubo de fibra de carbono, por exemplo, é cerca de 10 vezes menor que o correspondente cilindro de aço na direção axial. Os materiais compostos de peso leve, tais como fibra de carbono ou de vidro com uma matriz de resina polimérica, têm boas propriedades de amortecimento de vibrações e alta precisão de balanceamento. Como uma conseqüência, os cilindros produzidos de tais materiais têm baixo desequilíbrio residual e baixo nível de vibrações através de toda a faixa operacional de velocidades. Os cilindros de peso leve podem adicionalmente ter uma camada de cobertura para conseguir propriedades superficiais especiais.
Na fig. 7 as vibrações causadas por um cilindro direcionador de aço são comparadas com vibrações causadas por um cilindro direcionador composto usado como um cilindro direcionador na mesma posição em uma máquina de fabricação de papel. O cilindro de aço e o cilindro composto foram medidos em diferentes velocidades da máquina. Os resultados são ilustrados como no diagrama. Pode-se ver que os correspondentes cilindros compostos têm o nível de vibração suficientemente mais baixo nas diferentes freqüências rotacionais que os correspondentes cilindros de aço.
Pode ser visto claramente que o cilindro de aço na posição como um cilindro direcionador provoca nível de vibração de mais que o dobro o qual aumenta com o aumento da velocidade operacional da máquina.
Os cilindros-guia de peso leve podem ser usados em todas as seções da máquina de fabricação de papel: na seção de formação da máquina de papel como cilindros-guia ou direcionadores, em uma seção de secagem 3, como cilindros medidores de tensão para controlar a tensão da tela ou como cilindros de alinhamento para feltros, tecidos ou fios. Os cilindros de peso leve podem ser usados como cilindros extensores, cilindros formadores ou de peito. Cilindros de secagem ou similares podem ser fabricados de metal de peso leve.
A máquina de papel em questão pode ser uma máquina de fabricação convencional de papel, papelão ou papel tecido.
Deve ser entendido que a invenção não está limitada às configurações das máquinas de fabricação de papel mostradas e devem ser interpretadas no espírito da invenção. A invenção é aplicável a outros tipos de máquinas de fabricação de papel não convencionais tais como, por exemplo, as chamadas máquinas de secagem por ar (TAD).

Claims (25)

1. Máquina de fabricação de papel, para fabricar uma folha de papel contínua, compreendendo pelo menos uma seção de formação (1) tendo duas peças de telas (13, 14) e uma seção de desaguamento (2) compreendendo pelo menos uma tela de fabricação de papel (19) e uma pluralidade de cilindros rotativos, compreendendo cilindros-guia (10), cada um dos citados cilindros-guia (10) tendo dois flanges (15) e uma carcaça (17) interconectando os flanges (15) e suportando a tela (13, 14, 19), a citada tela (13, 14, 19) correndo sobre os cilindros rotativos em um loop, os diâmetros dos citados cilindros-guia sendo dimensionados para a requerida carga, flexão e velocidade de rotação calculadas, caracterizada pelo fato de - a citada máquina de fabricação de papel ser uma máquina de fabricação de papel tecido; - pelo menos um dos cilindros-guia (10) da máquina de tecido ser um cilindro-guia de peso leve suportando a tela (13, 14, 19) da máquina de tecido; - pelo menos um de a carcaça (17) e os flanges (15) do citado cilindro-guia de peso leve (10) ser feito de um material com uma densidade menor que aço, sendo que o peso do cilindro-guia de peso leve (10) é pelo menos 10% menor comparado com o peso do cilindro de aço tendo as mesmas dimensões e os mesmos parâmetros mecânicos.
2. Máquina de fabricação de papel, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de o peso do cilindro-guia de peso leve (10) ser reduzido pelo menos -20-30%, e o mais preferivelmente em 60-80%.
3. Máquina de fabricação de papel, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de o cilindro- guia de peso leve (10) com os mesmos parâmetros mecânicos que o correspondente cilindro de aço ter um diâmetro maior que o correspondente cilindro de aço.
4. Máquina de fabricação de papel, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de o cilindro- guia de peso leve (10) ter um diâmetro que é igual ao de um correspondente cilindro de aço e girar com uma velocidade mais alta que o correspondente cilindro de aço.
5. Máquina de fabricação de papel, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de o cilindro- guia de peso leve (10) ter um diâmetro que é o mesmo que um correspondente cilindro de aço e girar com uma velocidade mais alta do que o correspondente cilindro de aço.
6. Máquina de fabricação de papel, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de o material de pelo menos um de a carcaça (17) e os flanges (15) de pelo menos um dos cilindros-guia de peso leve (10) em pelo menos uma seção (1, 2) da máquina de tecido ter uma densidade abaixo de 7.8 00 kg/m3, e ter preferivelmente cerca de 500-2.000 kg/m3.
7. Máquina de fabricação de papel, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizada pelo fato de pelo menos um cilindro-guia de peso leve (10) ser feito parcialmente ou completamente de um material tendo uma densidade menor que aço, o cilindro-guia de peso leve (10) tendo os mesmos parâmetros mecânicos que o correspondente cilindro de aço com relação à carga e flexão calculadas requeridas.
8. Máquina de fabricação de papel, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de a máquina adicionalmente compreender uma seção de secagem (3) tendo cilindros de secagem (5, 20) e um tecido de secagem (22) correndo sobre os cilindros (20) e os cilindros-guia de peso leve (10) em um Ioop.
9. Máquina fabricação de papel, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de adicionalmente compreender uma seção e bobinamento (4) tendo uma tela suporte (21) correndo sobre os cilindros- guia de peso leve (10) em um loop.
10. Máquina fabricação de papel, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 9, caracterizada pelo fato de os citados cilindros-guia de peso leve (10) compreender um cilindro de alinhamento de peso leve, um cilindro esticador de peso leve, um cilindro de formação de peso leve (8), um cilindro de tração de peso leve e um cilindro extensor de peso leve.
11. Máquina de fabricação de papel, de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de pelo menos -10% de todos os cilindros-guia de aço em uma das seções de máquina (1, 2, 3, 4) serem trocados pelos citados cilindros-guia de peso leve (10) .
12. Máquina de fabricação de papel, de acordo com a qualquer uma das reivindicações de 10 e 11, caracterizada pelo fato de pelo menos um cilindro-guia de peso leve (10) ser acionado por uma peça de tela (13, 14, 19, 21) e/ou a folha de papel (11) .
13. Máquina de fabricação de papel, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de a carcaça (17) do cilindro-guia de peso leve (10) ter uma camada de cobertura de um outro material.
14. Máquina de fabricação de papel, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 13, caracterizada pelo fato de pelo menos um de a carcaça (17) e os flanges (15) do cilindro-guia de peso leve (10) ser feito de um material composto.
15. Máquina de fabricação de papel, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada pelo fato de o material composto do cilindro-guia de peso leve (10) ser um de um material de fibra de carbono e de fibra de vidro com matriz de resina.
16. Máquina de fabricação de papel, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada pelo fato de o material composto do cilindro-guia de peso leve (10) ser um material cerâmico.
17. Máquina de fabricação de papel, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de pelo menos um de a carcaça (17) e os flanges (15) do cilindro-guia de peso leve (10) ser feito de um metal de peso leve tendo densidade menor que aço, preferivelmente entre 2.000 e -5.000 kg/m3.
18. Máquina de fabricação de papel, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de o cilindro- guia de peso leve (10) ser sólido.
19. Método para aumentar a velocidade de operação de uma máquina de fabricação de papel tecido, a máquina de fabricação de papel tecido compreendendo pelo menos uma seção de formação (1) tendo duas peças de telas (13, 14) e uma seção de desaguamento (2) compreendendo pelo menos uma tela de fabricação de papel (19) e uma pluralidade de cilindros rotativos compreendendo cilindro-guia (10) , cada um dos citados cilindros-guia (10) tendo dois flanges (15) cada um com um eixo de montagem (16) e uma carcaça (17) interconectando os flanges (15) e suportando a tela (13, 14, 19), a citada tela (13, 14, 19) correndo sobre os cilindros rotativos em um Ioop, caracterizado pelo fato de compreender a etapa de: - substituir pelo menos um de a carcaça e os flanges do cilindro-guia de aço convencional (10) por uma carcaça (17) e/ou flanges (15) feitos de um material tendo densidade mais baixa do que aço e as mesmas propriedades mecânicas que aço.
20. Método, de acordo com a reivindicação 19, caracterizado pelo fato de adicionalmente compreender as etapas de: - substituir pelo menos 10% de todos os cilindros-guia de aço convencionais em pelo menos uma seção de máquina de tecido (1, 2) pelos cilindros-guia (10) feitos parcialmente ou completamente do material tendo densidade mais baixa do que aço e tendo peso reduzido por pelo menos 10-90% e os mesmos parâmetros mecânicos que o correspondente cilindro de aço rotativo.
21. Método para usar um cilindro-guia de peso leve, como identificado na reivindicação 1, em uma máquina de fabricação de papel tecido, caracterizado pelo fato de compreender a etapa de: - substituir pelo menos um cilindro de aço convencional por um cilindro-guia (10) tendo pelo menos de 10 a 90% de peso mais baixo e o mesmo parâmetro de flexão que o cilindro de aço para guiar e/ou suportar fios, tecidos ou outras telas (13, 14, 18, 21) em pelo menos uma das seções (1, 2, 3, 4) da máquina de fabricação de papel tecido.
22. Método para minimizar as dimensões de uma máquina de fabricação de papel tecido, tendo uma dada velocidade de operação, caracterizado pelo fato de compreender a etapa de: - substituir pelo menos um cilindro-guia rotativo de aço convencional em pelo menos uma seção (1, 2, 3, 4) da máquina de fabricação de papel tecido por um cilindro- guia de peso leve (10) tendo pelo menos um de a carcaça (17) e os flanges (15) feitos de um material tendo densidade mais baixa do que aço e os mesmos parâmetros mecânicos que aço.
23. Método, de acordo com a reivindicação 22, caracterizada pelo fato de adicionalmente compreender a etapa de: - guiar e/ou suportar fios, tecidos ou outras telas pelo cilindro-guia de peso leve (10) em pelo menos uma seção (1, 2, 3, 4) da máquina de fabricação de papel tecido.
24. Método para diminuir as vibrações aumentando a velocidade de operação de uma máquina de fabricação de papel tecido, a máquina de fabricação de papel tecido compreendendo pelo menos um de uma seção de formação (1), uma seção de desaguamento (2), uma seção de secagem (3) e uma seção de bobinamento (4), cada seção compreendendo pelo menos uma tela de fabricação de papel (13, 14, 19, -21, 22) e uma pluralidade de cilindros rotativos compreendendo cilindros-guia (10), cada um dos citados cilindros-guia (10) compreendendo dois flanges (15) e uma carcaça (17) interconectando os flanges (15) e suportando a tela (13, 14, 19, 21, 22), a citada tela (13, 14, 19, -21, 22) correndo sobre os cilindros rotativos em um loop, caracterizado pelo fato de compreender a etapa de: - substituir pelo menos um de a carcaça e os flanges do cilindro-guia (10) por uma carcaça (17) e/ou flanges (15) de um material tendo uma densidade mais baixa que aço e as mesmas propriedades mecânicas que aço.
25. Método para reformar uma máquina de fabricação de papel tecido, com uma dada dimensão e uma velocidade de operação requerida, a máquina de papel tecido compreendendo pelo menos um de uma seção de formação (1) , uma seção de desaguamento (2), uma seção de secagem (3) e uma seção de bobinamento (4) ; cada seção compreendendo pelo menos uma tela de fabricação de papel (13, 14, 19, -21, 22) e uma pluralidade de cilindros rotativos compreendendo cilindros-guia (10) , cada um dos citados cilindros-guia (10) compreendendo dois flanges (15) e uma carcaça (17) interconectando os flanges (15) e suportando a tela (13, 14, 19, 21), a citada tela (13, 14, 19, 21, -22) correndo sobre os cilindros rotativos (10) em um Ioop, caracterizado pelo fato de compreender a etapa de: - substituir pelo menos um de a carcaça e os flanges do cilindro-guia de aço convencional (10) por uma carcaça (17) e/ou flanges (15) feitos do material tendo densidade mais baixa e as mesmas propriedades mecânicas que aço.
BRPI0620680-8A 2005-12-19 2006-11-16 máquina de fabricação de papel, método para aumentar a velocidade de operação de uma máquina de fabricação de papel tecido, método para usar um cilindro-guia de peso leve, método para minimizar as dimensões de uma máquina de fabricação de papel tecido, método para diminuir as vibrações aumentando a velocidade de operação de uma máquina de fabricação de papel tecido e método para reformar uma máquina de fabricação de papel tecido BRPI0620680A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE0502801A SE0502801L (sv) 2005-12-19 2005-12-19 Anordning och förfarande för ökning av en pappersmaskins produktivitet eller minskning av dess dimensioner
SE0502801-4 2005-12-19
PCT/SE2006/001299 WO2007073274A1 (en) 2005-12-19 2006-11-16 Arrangement and methods for increasing productivity of a paper machine or minimizing its dimensions

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0620680A2 true BRPI0620680A2 (pt) 2011-11-22

Family

ID=38188909

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0620680-8A BRPI0620680A2 (pt) 2005-12-19 2006-11-16 máquina de fabricação de papel, método para aumentar a velocidade de operação de uma máquina de fabricação de papel tecido, método para usar um cilindro-guia de peso leve, método para minimizar as dimensões de uma máquina de fabricação de papel tecido, método para diminuir as vibrações aumentando a velocidade de operação de uma máquina de fabricação de papel tecido e método para reformar uma máquina de fabricação de papel tecido

Country Status (6)

Country Link
US (1) US20090314447A1 (pt)
EP (1) EP1974095A4 (pt)
CN (1) CN101341291A (pt)
BR (1) BRPI0620680A2 (pt)
SE (1) SE0502801L (pt)
WO (1) WO2007073274A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FI122706B (fi) * 2009-04-29 2012-05-31 Metso Paper Inc Menetelmä kuiturainakoneen ajonopeuden nostamiseksi ja kuiturainakoneen tela
SE544018C2 (en) * 2020-01-09 2021-11-02 Valmet Oy A tissue paper making machine

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2005885A (en) * 1932-01-23 1935-06-25 Westinghouse Electric & Mfg Co Roll
US3593398A (en) * 1969-09-11 1971-07-20 Sw Ind Inc Relatively long machinery roll having high strength-to-weight ratio
US3698053A (en) * 1971-05-06 1972-10-17 Sw Ind Inc High speed roll for machinery
US5324248A (en) * 1992-11-03 1994-06-28 Composite Development Corporation Composite machine roll and method of manufacture
US5411463A (en) * 1993-10-13 1995-05-02 Albany International Corp. Composite roll and method of making
US5785636A (en) * 1995-10-12 1998-07-28 Beloit Technologies, Inc. Composite roll shell
FI111473B (fi) * 1997-10-14 2003-07-31 Metso Paper Inc Menetelmä kevytrakenteisen telan valmistamiseksi ja menetelmän mukaisesti valmistettu tela
FI103829B1 (fi) * 1998-05-14 1999-09-30 Valmet Corp Imutela
WO2000037740A1 (en) * 1998-12-21 2000-06-29 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Wet-creped, imprinted paper web
US6339883B1 (en) * 2000-02-25 2002-01-22 Voith Sulzer Paper Technology North America, Inc. Method of making a roll for paper-making machine
BR0111357A (pt) * 2000-05-18 2003-04-29 Metso Paper Karlstad Ab Máquina de papel crepom macio e seção de prensagem da mesma
US6709549B2 (en) * 2001-03-29 2004-03-23 Metso Paper Karlstad Ab Multi-reel apparatus in a paper machine

Also Published As

Publication number Publication date
WO2007073274A1 (en) 2007-06-28
CN101341291A (zh) 2009-01-07
US20090314447A1 (en) 2009-12-24
EP1974095A4 (en) 2013-03-20
SE0502801L (sv) 2007-06-20
EP1974095A1 (en) 2008-10-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7294232B2 (en) Shortened layout from dryer to reel in tissue machine
EP0071639A1 (en) High speed paper drying
CN1371440A (zh) 在机器横向上具有增强拉伸强度的纸张
KR0169092B1 (ko) 제지기계의 멀티실린더 건조기에서 건조와이어에 웨브를 부착하는 방법 및 장치
BR112019010828B1 (pt) Uma seção de formação para formação de uma manta fibrosa, uma máquina de fabricação de papel compreendendo uma seção de formação e um método de formação de uma manta fibrosa
FI58801C (fi) Till en pappersmaskin hoerande sk superkalander
FI72159B (fi) Kompakt pressparti i pappersmaskin
AU2006240290C1 (en) Extended couch nip on cylinder former
AU2006240290B2 (en) Extended couch nip on cylinder former
US7914430B2 (en) Roll
BRPI0620680A2 (pt) máquina de fabricação de papel, método para aumentar a velocidade de operação de uma máquina de fabricação de papel tecido, método para usar um cilindro-guia de peso leve, método para minimizar as dimensões de uma máquina de fabricação de papel tecido, método para diminuir as vibrações aumentando a velocidade de operação de uma máquina de fabricação de papel tecido e método para reformar uma máquina de fabricação de papel tecido
US7799170B2 (en) Method and device in a paper or board machine line for straining paper
US6332955B1 (en) Press arrangement and method for treating a fibrous web
CA2277428A1 (en) Calender for webs of paper or a similar material
FI107547B (fi) Paperi- tai kartonkikoneen kuivatusosan kuivatusryhmä ja paperi- tai kartonkikoneen kuivatusosa
FI116080B (fi) Kartonkituote ja menetelmä sen valmistamiseksi
WO2002033168A1 (en) Suction roll for a paper or paperboard machine
CN206940026U (zh) 一种用于涂布机上料辊固定机构
FI80772B (fi) Foerfarande vid en boejningsreglerad vals och en boejningsreglerad vals.
EP2246471A2 (en) Method for controlling the runnability of a fiber web machine
KR100458848B1 (ko) 커얼을억제하는드라이어에어캡을구비한제지기의드라이어섹션
FI93039B (fi) Paperinjohtotelan yhteyteen sovitettu laite
JP2003513180A (ja) 紙または厚紙の製造に関連する装置と方法

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2280 DE 16/09/2014.