BRPI0619818A2 - sistema e método para entregar mensagens curtas em redes do e 1x - Google Patents
sistema e método para entregar mensagens curtas em redes do e 1x Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0619818A2 BRPI0619818A2 BRPI0619818-0A BRPI0619818A BRPI0619818A2 BR PI0619818 A2 BRPI0619818 A2 BR PI0619818A2 BR PI0619818 A BRPI0619818 A BR PI0619818A BR PI0619818 A2 BRPI0619818 A2 BR PI0619818A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- sms
- interface
- sip
- registered
- communication network
- Prior art date
Links
Classifications
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W4/00—Services specially adapted for wireless communication networks; Facilities therefor
- H04W4/12—Messaging; Mailboxes; Announcements
- H04W4/14—Short messaging services, e.g. short message services [SMS] or unstructured supplementary service data [USSD]
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W80/00—Wireless network protocols or protocol adaptations to wireless operation
- H04W80/08—Upper layer protocols
- H04W80/10—Upper layer protocols adapted for application session management, e.g. SIP [Session Initiation Protocol]
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
- Signal Processing (AREA)
- Mobile Radio Communication Systems (AREA)
- Telephonic Communication Services (AREA)
Abstract
SISTEMA E MéTODO PARA ENTREGAR MENSAGENS CURTAS EM REDES DO E 1x. Um método para entregar SMS para ATs em uma primeira rede de comunicação fornecendo interfaces DO e 1x e para descarregar a entrega da SMS de uma segunda rede de comunicação incluindo um MSC, compreendendo monitorar um canal de controle DO para alertar um AT e entregar a SMS no SIP para o AT através da interface DO. O método pode também compreender sintonizar o AT para a interface DO e determinar se o AT é registrado com SIP para utilizar a interface DO. Um servidor de aplicativo determina se o AT é registrado com SIP para utilizar a interface DO. Quando a interface DO não estiver disponível, a SMS pode ser entregue através da interface 1x e o método também compreende o AT enviar uma SMS especial para uma porta de comunicação SMS, o que faz com que o servidor de aplicativo lembre que o AT está agora monitorando a primeira rede de comunicação incluindo uma rede comutada por circuito.
Description
"SISTEMA. E MÉTODO PARA ENTREGAR MENSAGENS CURTAS EM REDES DO E lx".
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere geralmente a comunicação e, mais particularmente, a técnicas para o fornecimento de Serviços de Mensagens Curtas (SMS) a serem entregues nas redes DO e Ix ou interfaces e para a redução da carga na interface do Centro de Comutação Móvel (MSC).
DESCRIÇÃO DA TÉCNICA ANTERIOR
As redes de comunicação sem fio são amplamente desenvolvidas para fornecer vários tipos de serviços tal como voz, dados em pacote, broadcast e assim por diante. Estas redes sem fio incluem redes de Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA), redes do Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM), redes do Sistema de Telecomunicações Móveis Universal (UMTS), e assim por diante. Uma rede refere tipicamente ao desenvolvimento de um sistema, apesar destes dois termos também serem utilizados de forma intercambiável.
Cada rede sem fio utiliza uma interface aérea particular para suportar comunicação aérea e tipicamente também implementa um protocolo de rede móvel particular que suporta roaming e serviços avançados. Por exemplo, uma rede CDMA utiliza uma interface aérea CDMA e um protocolo de rede ANSI-41. A rede CDMA pode implementar um ou mais padrões CDMA tal como IS-2000 (IxEV), IS-856 (Ix-EVDO), IS- 95, e assim por diante. A rede CDMA pode fornecer um serviço de broadcast que difunde mensagens para usuários dentro da rede. As mensagens de broadcast podem transportar vários tipos de informação tal como noticias, relatórios de tráfego, informação do tempo, e assim por diante.
Os serviços de difusão nas redes CDMA são implementados com o Serviço de Mensagem Curta (SMS) , que é um serviço que suporta a troca de mensagens curtas entre uma rede sem fio e dispositivos sem fio (por exemplo, telefones celulares). SMS é uma tecnologia de rede dependente, e diferentes implementações SMS foram definidas para ANSI-41. Cada implementação SMS possui diferentes capacidades e utiliza diferentes tipos de mensagem e formatos para o envio de mensagens SMS. A implementação SMS para uma rede ANSI-41 é descrita no documento TIA/EIA-637- B, intitulado "Short Message Service for Wideband Spread Spectrum Systems", que é publicamente disponível. À medida que a quantidade de mensagens de broadcast aumenta nas redes CDMA, há a necessidade de reduzir a carga nos Centros de Comutação Móvel (MSCs) pela entrega da SMS na interface DO quando estiver disponível.
Atenção é voltada para US 2003/091020 Al no qual descreve um nó de roteamento e processamento de mensagens de sinalização que intercepta e roteia mensagens de sinalização baseadas em sistema de sinalização 7 (SS7) recebidas a partir do componente de controlador de estação base (BSC) de um sistema de estação base (BSS) através de uma interface de link de interface A. A interface A normalmente conecta um nó BSC à um nó de centro de comutação móvel (MSC) . Ao determinar que uma mensagem de sinalização recebida a partir de um nó BSC através de um link de interface A é uma mensagem relacionada à SMS, a mensagem SMS é roteada em direção ao destino apropriado sem envolver o nó MSC conectado ao BSC. A mensagem SMS pode ser encapsulada em um pacote de protocolo de interface de camada de adaptador de transporte (TALI) baseado em protocolo de internet (IP) e transmitida em uma rede IP. Como resultado, recursos MSC são conservados.
Atenção ainda é voltada para US 2004/037222 Al que descreve um método para controle do modo de operação de um HAT capaz de se comunicar em um primeiro sistema de comunicação que suporta serviço de voz e serviço de dados de baixa velocidade e em um segundo sistema de comunicação que suporta serviço de dados de alta velocidade. 0 PiAT monitora o primeiro e segundo sistemas de comunicação em um modo de operação híbrido pelo HAT. Quando do recebimento de uma mensagem ordenando transição de modo a partir 'do segundo sistema de comunicação, o HAT faz a transição do modo de operação híbrido para um modo de operação somente de dados, cessa o monitoramento do primeiro sistema de comunicação, e monitora somente o segundo sistema de comunicação. O HAT transmite/recebe uma mensagem de sinalização do primeiro sistema de comunicação embalada em um formato de mensagem de sinalização do segundo sistema de comunicação no modo de operação somente de dados.
Atenção também é voltada para US 2005/047399 Al no qual descreve um aparelho e método para fornecer com continuidade serviços de voz e dados para um usuário através de um terminal de acesso em um sistema de comunicação móvel incluindo uma porta de comunicação de mobilidade & serviço heterogêneos (HSMG) para um serviço de funcionamento mútuo entre uma rede de circuitos e uma rede de pacotes, e várias redes de acesso se sobrepondo umas às outras. O terminal de acesso notifica o HSMG que uma chamada de voz é recebida, se o terminal de acesso que acessou uma rede de pacotes recebe uma chamada de voz. 0 HSMG envia um pedido de direção à uma rede de circuitos ao receber a notificação indicando que a chamada de voz é recebida. O terminal de acesso direciona à rede de circuitos e registra uma nova localização ao receber o pedido de direção. O HSMG estabelece uma chamada de voz que chega para o terminal de acesso após o registro de uma nova localização. RESUMO DA INVENÇÃO
De acordo com a presente invenção, um método para entrega de Serviço de Mensagens Curtas para terminais de acesso em uma primeira rede de comunicação fornecendo uma interface DO e uma interface 1x e para descarregar a entrega da SMS a partir de uma segunda rede de comunicação, como apresentado na reivindicação 1 e um sistema de comunicação sem fio para entrega de Serviço de Mensagens Curtas, como apresentado na reivindicação 21, são fornecidos. Modalidades preferenciais são descritas nas reivindicações dependentes.
A invenção refere a sistemas e métodos para reduzir a carga nos MSCs ao entregar a SMS na interface DO quando estiver disponível. Em um aspecto, um método é descrito para entregar a SMS para terminais de acesso em uma primeira rede de comunicação fornecendo a interface DO e a interface Ix e para descarregar a entrega da SMS a partir de uma segunda rede de comunicação. O método compreende monitorar um canal de controle DO para alertar o Terminal de Acesso (AT) e entregar a SMS encapsulada no Protocolo de Iniciação de Sessão (SIP) para o AT através da interface DO quando estiver disponível. Neste aspecto, a segunda rede de comunicação inclui o MSC. 0 método pode também compreender sintonizar o AT na interface DO quando a interface DO estiver disponível, e determinar se o AT está registrado no SIP para utilização da interface DO. Neste aspecto, um servidor de aplicativo determina se o AT é registrado no SIP para utilização da interface DO.
Em outro aspecto, quando apenas a interface 1x está disponível, o método pode também compreender notificar a segunda rede de comunicação de que o AT não detectou a interface DO, desregistra o AT na rede SIP para o serviço SMS, e entrega a SMS através da interface 1x. Com este aspecto, o método também compreende enviar pelo AT uma SMS especial para uma porta de comunicação SMS, onde a porta de comunicação SMS faz com que um servidor de aplicativo lembre que o AT está agora monitorando a primeira rede de comunicação incluindo a rede comutada por circuito. A porta de comunicação SMS também desregistra o AT da rede SIP para serviço SMS. Quando a interface DO está disponível novamente, o método também compreende executar um registro SIP para o AT para permitir que a SMS seja entregue através da interface DO.
Em outro aspecto, o AT e a primeira e segunda redes de comunicação podem engajar em uma notificação SIP, onde o AT indica sua capacidade de receber ou enviar SMS na interface DO e as redes podem indicar uma resposta positiva ou negativa. Com este aspecto, o AT origina SMS utilizando SIP na interface Do se um registro SIP for bem sucedido e se a notificação SIP indicar a capacidade SMS.
Em outro aspecto, o OTASP pode ser utilizado pára fornecer o AT com capacidade de SMS através da interface DO. Com este aspecto, se o AT for fornecido com capacidade SMS através da interface DO, então o AT enviará ou receberá SMS através de SIP na interface DO quando a interface DO estiver disponível.
Em outro aspecto, o método pode também compreender um CCCF/NeDS para engajar a primeira e segunda redes de comunicação em uma notificação SIP para determinar se a SMS ou chamada de voz deve ser entregue na interface DO ou interface lx. Com este aspecto, se o AT não estiver registrado no SIP, então o método pode também compreender a entrega SMS ou chamada de voz na interface Ix. Se a AT for registrada no SIP, e se o AT for indicado como sendo capaz de receber voz utilizando notificação SIP, e se um registro para indicação de se o AT está monitorando a interface DO ou a interface 1x é determinado para a interface DO, então a chamada de voz é entregue na interface DO. Se o AT for registrado no SIP, e se o AT for indicado como sendo capaz de receber SMS utilizando notificação SIP, e se um registro para indicar se o AT está monitorando a interface DO ou a interface 1x é configurado para a interface DO, então a SMS é entregue na interface DO.
Em outro aspecto, se todos os elementos do conjunto ativo suportarem Voz sobre IP (VoIP), então o AT envia uma notificação SIP indicando que uma chamada de voz deve ser entregue na interface DO. Com este aspecto, se pelo menos um dos elementos do conjunto ativo não suportar VoIP, então o AT envia uma notificação SIP indicando que a chamada de voz deve ser entregue na interface Ix.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
Figura 1 - ilustra uma rede suportando os fluxos de sinalização para origem e encerramento SMS;
Figura 2 - ilustra um fluxo de sinalização para um cenário no qual um terminal é registrado no SIP e sintonizado no HRPD, e o terminal recebe uma mensagem SMS;
Figura 3 - ilustra um fluxo de sinalização para um cenário no qual um terminal não é registrado em IMS, mas é registrado no CS e sintonizado em lx, e o terminal recebe uma mensagem SMS;
Figura 4 - ilustra um fluxo de sinalização para um cenário no qual um terminal não é registrado com IMS, mas é registrado com CS e sintonizado em lx, e SMS-GW consulta o servidor de aplicativo para determinar se o terminal é registrado no IMS;
Figura 5 - ilustra um fluxo de sinalização para um cenário no qual um terminal é registrado com CS e recebe uma mensagem SMS; Figura 6 - ilustra um fluxo de sinalização para um cenário no qual um terminal que é registrado com SIP e sintonizado com HRPD para originar uma mensagem SMS;
Figura 7 - ilustra um fluxo de chamada de uma notificação iniciada por UE depois do registro CS lx;
Figura 8 - ilustra um fluxo de sinalização de como a invenção soluciona o assunto de recusa de serviço entre múltiplos terminais de acesso; e
Figura 9 - ilustra um fluxo de sinalização de como a invenção evita a falha de software (race condition).
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
O termo "ilustrativo" é utilizado aqui para significar "servindo como exemplo, caso, ou ilustração". Qualquer modalidade descrita aqui como "ilustrativa" não deve ser necessariamente considerada como preferida ou vantajosa sobre outras modalidades.
A presente invenção define as interações e fluxos de sinalização entre, dentre outras coisas, a Porta de Comunicação do Serviço de Mensagem Curta (SMS-GW) e,
■ o Servidor de Assinante de Origem (HSS); e
■ a Função de Controle de Sessão/Chamada de Serviço (S-CSCF).
Em particular, a invenção permite que a rede núcleo saiba o máximo possível a acessibilidade atual do UE e entregue serviços de forma eficiente através da Rede de Acesso (AN) adequada enquanto minimiza o impacto nos sistemas de legado.
A seguir encontram-se acrônimos e definições utilizados para descrever a invenção:
Acrônimos
ANSI Instituto de Padrões Nacional Americano
AS Servidor de Aplicativo AT Terminal de Acesso
BGCF Função de Controle de Porta de Comunicação de Borda
BSC Controlador de Estação Base
CIC Código de Identificação de Circuito
CS Comutado por Circuito
CSCF Função de Controle de Sessão/Chamada
DBM Mensagem de Rajada de Dados
ESN Número Serial Eletrônico
ESS Conjunto de Serviço Estendido
GW Porta de Comunicação
HLR Registro de Localização de Origem
HO Handoff
HRPD Dados de Pacote de Taxa Alta
HSS Servidor de Assinante de Origem
IMS Subsistema de Multimídia IP
IMSI Identidade de Assinante Móvel Internacional
IPv4 Protocolo de Internet versão 4
IPv6 Protocolo de Internet versão 6
I-CSCF CSCF de interrogação
ISUP Parte de Usuário ISDN
Megaco Controle de Porta de Comunicação de Mídia
MGCF Função de Controle de Porta de Comunicação de Mídia
MGW Porta de Comunicação de Mídia
MIN Número de Identificação Móvel
M-L Móvel para Terra
M-M Móvel para Móvel
MMD Domínio de Multimídia
MS Estação Móvel
MSC Centro de Comutação Móvel
PCM Modulação de Código de Pulso P-CSCF Proxy-CSCF
PDIF Função de Interfuncionamento de Dados de Pacote
PDSN Nó de Serviço de Dados de Pacote
PSTN Rede de Telefonia Comutada Pública
RTP Protocolo de Transporte em Tempo Real
SIP Protocolo de Iniciação de Sessão
SMS Serviço de Mensagem Curta
S-CSCF CSCF de Serviço
SDP Protocolo de Descrição de Sessão
STA Estação
TDM Multiplexação por Divisão de Tempo
TLDN Número de Diretório Local Temporário
UDP Protocolo de Datagrama de Usuário
VCC AS Servidor de Aplicativo de Continuidade de Chamada
de Voz
VoIP Voz sobre IP
VLR Registro de Localização de Visitante
WLAN Rede de Área Local Sem Fio
Definições
VCC AS Uma entidade que:
(1) auxilia no direcionamento de chamadas recebidas da rede IMS ou PSTN para um terminal que é registrado com Ix CS ou registrado com IMS, ou ambos; e
(2) está envolvida na sinalização de estabelecimento de chamada de voz para facilitar os handoffs de voz comutados por circuito HRPD/WLAN VoIP para Ix e handoffs de voz comutada por circuito Ix para HRPD/WLAN VoIP.
SMS-GW Uma entidade que armazena e envia mensagens SMS para e de um terminal que é registrado IMS ou registrado Ix CS. Uma estação de assinante HDR, referenciada aqui como terminal de acesso, pode ser móvel ou estacionária, e pode comunicar com uma ou mais estações base HDR, referenciadas aqui como Transceptores de Conjunto de Modem (MPTs). Um terminal de acesso transmite e recebe pacotes de dados através de um ou mais transceptores de conjunto de modem para um Controlador de Estação Base HDR (BSC) ou um Controlador de Conjunto de Modem (MPC). Os transceptores de conjunto de modem e os controladores de conjunto de modem são partes de uma rede denominada de rede de acesso. Uma rede de acesso transporta pacotes de dados entre múltiplos terminais de acesso. A rede de acesso pode também ser conectada a outras redes externas a rede de acesso, tal como uma intranet corporativa ou Internet7 e pode transportar pacotes de dados entre cada terminal de acesso e tais redes externas. Um terminal de acesso que tem estabelecido uma conexão de canal de tráfego ativa com um ou mais transceptores de conjunto de modem é denominado de terminal de acesso ativo, e é considerado como estando no estado de tráfego. Um terminal de acesso que está no processo de estabelecer uma conexão de canal de tráfego ativa com um ou mais transceptores de conjunto de modem é considerado como estando em um estado de estabelecimento de conexão. Um terminal de acesso pode ser qualquer dispositivo de dados que comunica através de um canal sem fio ou através de um canal cabeado. Um terminal de acesso também pode ser qualquer um dentre vários tipos de dispositivos incluindo, mas não limitado a um cartão PC, flash compacto, modem externo ou interno, ou telefone sem ou com fio. 0 link de comunicação através do qual o terminal de acesso envia sinais para o transceptor de conjunto de modem é chamado de link reverso. 0 link de comunicação através do qual um transceptor de conjunto de modem envia sinais para um terminal de acesso é denominado de link direto.
Fluxos de Sinalização para SMS
Com referência à Figura 1, é ilustrada uma arquitetura 100 suportando os fluxos de sinalização para origem e encerramento de SMS. Por exemplo, se um móvel for registrado em ambas uma rede de origem 102 e uma rede visitada 104, um SMS-GW 106 pode decidir qual canal utilizar para tentar entregar SMS inicial para o móvel, isto é, IMS ou através da rede comutada por circuito. Mais especificamente, o SMS-GW 106 pode selecionar o canal de entrega com base na informação de configuração local SMS-GW (isto é, a preferência do operador) ou a informação de aprovisionamento de usuário móvel (isto é, a preferência de assinante) ou ambos. Se ambas a configuração local e a informação de aprovisionamento de usuário forem suportadas pelo operador, então SMS-GW 106 pode basear a seleção de canal na informação de aprovisionamento de usuário (isto é, a preferência do assinante) . No caso de uma tentativa inicial de entrega preferida falhar, então SMS-GW 106 pode tentar entregar através do canal alternativo.
Tentativa Inicial de Entrega IMS; Cenário de Sucesso
Com referência à Figura 2, é ilustrado um fluxo de sinalização para um cenário no qual um terminal é registrado com SIP e sintonizado com HRPD, e recebe uma mensagem SMS. Com este aspecto:
1. O SMS-GW 106 para UE 200 recebe uma mensagem ANSI-41 SMDPP 202 para UE 200 de um SMS-GW de origem. 0 SMS-GW de origem não é ilustrado por motivos de brevidade.
2. O SMS-GW 106 responde enviando uma mensagem ANSI-41 smdpp 204 de volta para o SMS-GW de origem. 3. O SMS-GW 106 é aprovisionado para uso IMS, e dessa forma SMS-GW 106 envia uma mensagem Diâmetro Solicitação-Dados-Usuário de 206 para o HSS 108 para determinar se ou não UE 200 está registrado com IMS. O SMS- GW 106 consulta HSS 108 utilizando MDN do UE 200 recebido na etapa 1.
4. O HSS 108 responde enviando uma mensagem Diâmetro Resposta-Dados-Usuário de 208 para o SMS-GW 106 indicando que UE 200 é registrado com IMS. Se o UE 200 for registrado com IMS, então HSS 108 também retorna o endereço S-CSCF 114 do UE 200.
5. O SMS-GW 106 envia uma MENSAGEM SIP 210 para S-CSCF do UE 200 114 contendo a mensagem SMS recebida na etapa 1. O valor do tipo de conteúdo associado com a MENSAGEM SIP pode ser "application/vnd. 3gpp2. sms" . A carga útil da MENSAGEM SIP pode conter uma mensagem da camada de transporte SMS codificada binária.
6. A S-CSCF 114 envia a MENSAGEM SIP 212 para o UE 200 através de P-CSCF UE 200. A P-CSCF do UE 200 não é ilustrada por motivos de brevidade.
7. O UE 200 responde enviando uma mensagem OK SIP 200 214 de volta para SMS-GW 106 através da P-CSCF e S-CSCF do UE 200 114. A P-CSCF do UE 200 não é ilustrada por motivos de brevidade.
8. A S-CSCF 114 do UE 200 envia a mensagem OK SIP 200 216 para o SMS-GW 216.
9. Se exigido na mensagem ANSI-41 SMDPP original, então SMS-GW 106 gera mensagem ANSI-41 SMDPP 218 para o SMS-GW de origem para informar sobre o status de entrega.
10. SMS-GW de origem responde pelo envio de uma mensagem ANSI-41 smdpp 220 de volta para SMS-GW 106.
Tentativa Inicial de Entrega IMS, Não Registrado com IMS: Sucesso na Entrega CS Em outro aspecto, a Figura 3 ilustra um fluxo de sinalização para um cenário no qual um terminal não está registrado com IMS, mas está registrado com CS e sintonizado em lx, e recebe uma mensagem SMS. Com este aspecto:
1. 0 SMS-GW 106 para UE recebe uma mensagem SMDPP ΜΔΡ 302 para o UE para um SMS-GW de origem. SMS-GW de origem e UE não são ilustrados por motivos de brevidade.
2. SMS-GW 106 responde pelo envio de uma mensagem MAP smdpp 304 de volta para o remetente da mensagem MAP SMDPP.
3. SMS-GW 106 é aprovisionado para uso IMS, e dessa forma o SMS-GW 106 envia uma mensagem Diâmetro Solicitação-Dados-Usuário de 306 para HSS 108 para determinar se ou não o UE está registrado com IMS. O SMS-GW 106 consulta o HSS 108 utilizando o MDN do UE recebido na etapa 1.
4. HSS 108 responde enviando uma mensagem Diâmetro Resposta-Dados-Usuário de 308 para SMS-GW Í06 indicando que o UE não está registrado com IMS.
5. SMS-GW 106 envia uma MAP SMSREQ 310 para HLR 116 contendo MDN do UE a fim de determinar a informação de direcionamento atual do UE e recuperar a informação MIN do UE.
6. HLR 116 envia uma mensagem MAP SMSREQ 312 de volta para SMS-GW 106 contendo o endereço SMS e MIN do UE (isto é, endereço MSC/VLR 118).
7. O SMS-GW 106 envia uma mensagem SMDPP MAP 314 contendo MIN do UE para um MSC 300 identificado pelo endereço SMS (isto é, endereço MSC/VLR 118) na Rede Visitada para UE. 8. A mensagem SMS é entregue para o UE em Ix e .um ACK da Camada 2 é recebido. 0 UE não é ilustrado por motivos de brevidade.
9. O MSC 300 na Rede Visitada para o UE envia uma mensagem MAP smdpp 318 de volta para SMS-GW 106.
10. Se for exigido na mensagem ANSI-41 SMDEiP, então SMS-GW 106 gera uma mensagem ANSI-41 SMDPP 320 para SMS-GW de origem para informar sobre o status de entrega.
11. SMS-GW de origem responde pelo envio de uma mensagem ANSI-41 smdpp 322 de volta para SMS-GW 106.
Tentativa Inicial de Entrega IMS: Consulta Servidor de Aplicativo para ver se Terminal é Registrado com IMS
Em outro aspecto, a Figura 4 ilustra um fluxo de sinalização para um cenário no qual um terminal não está registrado com IMS, mas está registrado com CS e sintonizado com lx, e o SMS-GW consulta o servidor de aplicativo para determinar se o terminal está registrado com IMS. Com este aspecto:
1. O SMS-GW 106 para UE recebe uma mensagem MAP
SMDPP 402 para o UE de um SMS-GW de origem. O SMS-GW de origem e o UE não são ilustrados por motivos de brevidade.
2. O SMS-GW 106 responde enviando uma mensagem MAP smdpp 4 04 de volta para o remetente da mensagem MAP SMDPP.
3. O SMS-GW 106 é aprovisionado para uso IMS, e dessa forma, o SMS-GW 106 envia uma consulta 406 para o VCC AS 107 para determinar se ou não o UE está registrado com IMS. O SMS-GW 106 consulta o VCC AS 107 utilizando o MDN do UE recebido na etapa 1.
4. O VCC AS 107 responde enviando uma resposta 408 para o SMS-GW 106 indicando que o UE não está registrado com IMS. 5. O SMS-GW 106 envia SMSREQ MAP 410 para o HLR 116 contendo MDN do UE a fim de determinar a informação de direcionamento atual do UE e recuperar a informação MIN do UE.
6. O HLR 116 envia uma mensagem SMSREQ MAP 412 de volta para SMS-GW 106 contendo o endereço SMS e MIN do ,UE (isto é, o endereço MSC/VLR 118) .
7. O SMS-GW 106 envia uma mensagem SMDPP MAP 414 contendo MIN do UE para um MSC 300 identificado pelo endereço SMS (isto é, o endereço MSC/VLR 118) na Rede Visitada para o UE.
8. A mensagem SMS é entregue ao UE em Ix e um ACK da Camada 2 é recebido.
9. O MSC 400 na Rede Visitada para o UE envia uma mensagem MAP smdpp 418 de volta para o SMS-GW 106.
10. Se for exigido na mensagem ANSI-41 SMDPP original, então o SMS-GW 106 gera uma mensagem ANSI-41 SMDPP 420 para SMS-GW de origem para informar sobre o status de entrega.
11. O SMS-GW de origem responde enviando uma mensagem ANSI-41 smdpp 422 de volta para o SMS-GW 106.
Tentativa Inicial de Entrega CS: Cenário de
Sucesso
Em outro aspecto, a Figura 5 ilustra um fluxo de sinalização para um cenário no qual um terminal é registrado em CS e recebe uma mensagem SMS. Com este aspecto:
1. SMS-GW 106 para UE recebe uma mensagem MAP SMDPP 502 para o UE de um SMS-GW de origem. O SMS-GW de origem não é ilustrado por motivos de brevidade. Além disso, o UE não é ilustrado por motivos de brevidade. 2. SMS-GW 106 responde pelo envio de uma mensagem de resposta MAP smdpp 504 de volta para o remetente da mensagem MAP SMDPP.
3. SMS-GW 106 é aprovisionado para uso CS, e então SMS-GW 106 envia uma MAP SMSREQ 506 para HLR 116 contendo MDN do UE a fim de determinar a informação de direcionamento atual do UE e recuperar a informação MIN do UE.
4. O HLR 116 envia uma mensagem de resposta MAP smsreq 508 de volta para SMS-GW 106 contendo o endereço SMS e MIN do UE (isto é, o endereço MSC/VLR 118).
5. SMS-GW 106 envia uma mensagem MAP SMDPP 510 contendo o MIN do UE para o MSC 500 identificado pelo endereço SMS (isto é, o endereço MSC/VLR 118) na Rede Visitada para o UE.
6. A mensagem SMS é entregue ao UE em Ix e um ACK da Camada 2 é recebido. O UE não é ilustrado por motivos de brevidade.
7. O MSC 500 na Rede Visitada envia para o UE uma mensagem de resposta de sucesso MAP smdpp 512 de volta para o SMS-GW 106.
8. Se for necessário na mensagem MAP SMDPP, então o SMS-GW 106 gera uma nova mensagem MAP SMDPP 514 para o SMS-GW de origem para informar este sobre o status de entrega.
9. SMS-GW de origem responde enviando uma mensagem de resposta MAP smdpp 516 de volta para o SMS-GW 106.
SMS de Origem por UE que é Registrado com IMS
Em outro aspecto, a Figura 6 ilustra um fluxo de sinalização para um cenário no qual um terminal que é registrado com SIP e sintonizado com HRPD origina uma mensagem SMS. Com este aspecto, 1. AT/MS envia uma MENSAGEM SIP 602 para outro usuário SMS através do P-CSCF e S-CSCF 114 do UE 600. O P- CSCF do UE 600 não é ilustrado por motivos de brevidade. O valor do Tipo de Conteúdo associado com a MENSAGEM SIP pode ser "application/vnd.3gpp2.sras". A carga útil da MENSAGEM SIP pode conter uma mensagem da camada de transporte SMS codificada binária.
2. Com base em um filtro Acionamento de Ponto de Serviço, o S-CSCF 114 envia a MENSAGEM SIP 604 para o SMS- GW 106 para AT/MS 600.
3. SMS-GW 10 6 responde enviando uma mensagem SIP 202 Aceita 606 para o UE 600 através do S-CSCF e P-CSCF do AT/MS 600.
4. O S-CSCF 114 envia a MENSAGEM SIP 608 para o UE 600 através do P-CSCF do UE 600. O P-CSCF do UE 600 não é ilustrado por motivos de brevidade.
5. O SMS-GW 106 envia uma mensagem ANSI-41 SMDPP 610 para o SMS-GW de encerramento. O SMS-GW de encerramento não é ilustrado por motivos de brevidade.
6. O SMS-GW de encerramento responde enviando uma mensagem ANSI-41 smdpp 612 para o SMS-GW 106 para o UE 600.
Notificação de Registro
Em outro aspecto, a fim de remover qualquer ambigüidade na rede para entrega de chamada, o Servidor de Aplicativo de Continuidade de Chamada de Voz (VCC AS) precisa saber onde a MS é alcançável. Isto é, quando o UE não detecta a interface aérea DO (isto é, apenas Ix está disponível), o UE envia uma SMS endereçada a um número predeterminado, por exemplo, E.164, associado com PSI de VCC AS. Com referência à figura 7, a seguir é descrito um fluxo de chamada de notificação iniciada UE depois do registro CS 1x. 1. Ao detectar a perda de cobertura EV-DO, o UE 700 registra em lx, se necessário. 0 UE 700 encapsula a atualização de notificação 712 em uma mensagem SMS endereçada para o VCC AS 107 (isto é, endereçada para um número predeterminado, por exemplo, E.164, associado com PSI VCC AS, que é aprovisionado no UE ou recebido durante os procedimentos de registro IMS).
2. Uma mensagem ADDS_transfer 714 é enviada do BSC Ix 702 para o MSC Visitado 704.
3. 0 MSC Visitado 704 realiza uma consulta VLR para o endereço SMSC para entregar a mensagem SMS 716.
4. O MSC visitado 704 envia a mensagem SMS 718 para o SMSC 708.
5. No recebimento de uma mensagem SMS, o SMSC 708 realiza a consulta HLR 116 720 para localizar o endereço alvo para entrega da mensagem.
6. O SMSC 708 então entrega a mensagem 722 para VCC AS 107 para o número E.164 determinado.
7. O VCC AS 107 atualiza o estado do VCC UE a fim de entregar todas as chamadas de voz entrantes para o UE 700 em lx.
8. O VCC AS 107 responde à mensagem SMS entregue com um aviso de recebimento positivo 724.
9-11. A mensagem de relatório de entrega é enviada através do SMSC/MSC para o UE de origem.
12. Quando DO se torna novamente disponível, o UE 700 executa o registro IMS e o VCC AS 107 é atualizado através de um registro de terceira parte, de forma que as chamadas futuras sejam entregues utilizando a interface aérea DO.
Dessa forma, a invenção descreve as técnicas para o fornecimento de SMS a ser entregue nas redes DO e Ix ou interfaces e para a redução da carga na interface MSC. Em particular, a invenção descarrega o MSC ao entregar a SMS encapsulada no SIP na DO quando DO está disponível. Isto é, se o AT monitora o Canal de Controle DO para alertas, então a SMS encapsulada em SIP é entregue a este após a recepção do alerta DO em uma conexão DO. Outros aspectos da invenção como descritos acima incluem:
■ Quando o AT "não detecta a interface aérea DO (isto é, apenas Ix está disponível), o AT envia uma SMS para um número fornecido previamente que é interceptado e consumido pelo SMS-GW associado com o AT. 0 SMS-GW desregistra o móvel (a partir da rede SIP) depois do registro dessa SMS especial. Alternativamente, SMS-GW tenta desregistrar o AT para o serviço SMS.
■ Quando DO se torna disponível novamente, o AT realiza um registro SIP de forma que a SMS possa ser entregue utilizando a interface aérea DO.
■ Isto elimina a carga do MSC com relação ao processamento SMS.
■ o AT e AN engatam em um pacote de NOTIFICAÇÃO DE EVENTO SIP onde o AT indica sua capacidade com relação à entrega SMS em
DO e a rede indica uma resposta positiva ou negativa.
■ o AT origina SMS utilizando SIP em EV-DO se o registro SIP for bem sucedido e se a NOTIFICAÇÃO DE EVENTO SIP indicar a capacidade SMS.
■ Alternativamente, OTASP pode ser utilizado para fornecer o AT com a capacidade de SMS através de DO. Se o AT for fornecido com "capacidade de SMS através de DO", então: o AT enviará a SMS através de SIP em DO quando DO estiver disponível.
Com referência à figura 8, é ilustrado outro aspecto da invenção onde se um primeiro AT (com uma assinatura válida) enviar uma SMS especial para o SMSjGW solicitando a entrega SMS para um segundo AT a ser executado em Ix (ao invés de DO) , isso não resultará em um problema de recusa de serviço, visto que o MSC autentica o originador como mensagem de Transferência ADDS contendo IMSI e AUTHR. Isto é, o SMS-GW compara a identidade do móvel para o qual a "SMS especial" está sendo enviada com SMS_OriginalOriginatingAddress. 0 SMS-GW então desregistra o móvel cujo endereço é indicado por SMS_OriginalOriginatingAddress da rede SIP. No exemplo ilustrado na Figura 8, o SMS_OriginalOriginatingAddress seria o endereço do segundo AT e, portanto, o segundo AT pode não ocasionar o desregistro do primeiro AT da rede SIP.
Em outro aspecto como ilustrado na Figura 9, é ilustrado um cenário no qual depois que o AT envia a SMS especial para o SMS-GW, é possível que este sintonize no DO e envie uma mensagem de registro SIP. Uma preocupação aqui seria o que aconteceria se o desregistro por parte do SMS- GW ocorresse depois do registro SIP. Isto é, isso resultaria no fato de o AT ter desregistrado de IMS enquanto em DO e, portanto, as mensagens SMS não seriam entregues para o AT. A invenção evita a falha de software descrita no cenário acima fazendo com que o SMS-GW envie uma SMS para o AT confirmando que o desregistro foi realizado. Mais especificamente, o AT não deve sintonizar no DO antes de receber esta SMS de confirmação. A invenção soluciona o problema de entrega SMS em DO (e dessa forma descarrega o MSC 1x), enquanto o serviço de voz ainda é distribuído em 1x. Deve-se notar que a invenção também soluciona o cenário no qual VoIP é oferecido em DO e o serviço de voz é entregue em DO (além de SMS). Mais especificamente, quando AT entra na cobertura DO, realiza o registro SIP e quando sai da cobertura DO e entra na cobertura 1x apenas, este envia a SMS especial para o SMS-GW que resulta no desregistro do AT da SIP. Quando uma chamada de voz chega a uma Função de Controle de Continuidade de Chamada/Seleção de Domínio de Rede (CCCF/NeDS) , esta questionará HLR se o AT não está registrado com SIP, do contrário, entregará a chamada de voz em IMS/DO.
A invenção foi descrita de forma que os versados na técnica compreendam que a informação e sinais podem ser representados utilizando uma variedade de tecnologias e técnicas diferentes. Por exemplo, dados, instruções, comandos, informação, sinais, bits, símbolos, e chips que podem ser referenciados por toda a descrição acima podem ser representados por voltagens, correntes, ondas eletromagnéticas, partículas ou campos magnéticos, partículas ou campos óticos, ou qualquer combinação destes.
Os versados na técnica também apreciarão que vários blocos lógicos ilustrativos, módulos, circuitos e etapas de algoritmo descritos com relação às modalidades descritas aqui podem ser implementados como hardware eletrônico, software de computador, ou uma combinação de ambos. Para ilustrar claramente esta capacidade de intercâmbio de hardware e software, vários componentes ilustrativos, blocos, módulos, circuitos e etapas foram descritos acima geralmente em termos de sua funcionalidade. Se tal funcionalidade é implementada como hardware ou software depende da aplicação particular e das restrições de projeto impostas ao sistema como um todo. Os versados na técnica podem implementar a funcionalidade descrita de várias formas para cada aplicação particular, mas tais decisões de implementação não devem ser interpretadas como responsáveis pelo distanciamento do escopo da presente invenção.
Os vários blocos lógicos ilustrativos, módulos e circuitos descritos com relação às modalidades descritas aqui podem ser implementados ou executados com um processador de propósito geral, um Processador de Sinal Digital (DSP), um Circuito Integrado de Aplicação Especifica (ASIC), uma Matriz de Porta Programável em Campo (FPGA) ou outro dispositivo lógico programável, porta discreta ou lógica de transistor, componentes de hardware discretos, ou qualquer combinação destes projetada para executar as funções descritas aqui. Um processador de propósito geral pode ser um microprocessador, mas como alternativa, o processador pode ser qualquer processador convencional, controlador, microcontrolador, ou máquina de estado. Um processador também pode ser implementado como uma combinação de dispositivos de computação, por exemplo, uma combinação de um DSP e um microprocessador, uma pluralidade de microprocessadores, um ou mais microprocessadores em conjunto com um núcleo DSP, ou qualquer outra configuração similar.
As etapas de método ou algoritmo descritas com relação às modalidades descritas aqui podem ser incorporadas diretamente em hardware, em um módulo de software executado por um processador, ou em uma combinação dos dois. Um módulo de software pode residir na Memória de Acesso Randômico (RAM), memória flash, Memória de Leitura (ROM), ROM Programável Eletricamente (EPROM), ROM Programável e Apagável Eletricamente (EEPROM), registradores, disco rígido, disco removível, CD-ROM ou qualquer outra forma de meio de armazenagem conhecido :na técnica. Um meio de armazenagem ilustrativo é acoplado ao processador, de forma que o processador possa ler a informação de e escrever a informação no meio de armazenagem. Como alternativa, o meio de armazenagem pode ser integral ao processador. 0 processador e o meio de armazenagem podem residir em um ASIC. 0 ASIC pode residir no terminal de usuário. Como alternativa, o processador e o meio de armazenagem podem residir como componentes discretos no terminal de usuário.
A descrição anterior das modalidades descritas' é fornecida para permitir que qualquer pessoa versada na técnica execute ou use a presente invenção. Várias modificações a estas modalidades serão prontamente aparentes para os versados na técnica, e os princípios genéricos definidos aqui podem ser aplicados a outras modalidades sem se distanciar do escopo da invenção. Desta forma, a presente invenção não deve ser limitada às modalidades ilustradas aqui, mas deve ser acordado o escopo mais amplo consistente com " os princípios e as novas características descritos aqui.
Claims (40)
1. Método para entregar Serviço de Mensagem Curta (SMS) para terminais de acesso em uma primeira rede de comunicação fornecendo uma interface DO e uma interface .Ix e para descarregar a entrega da SMS de uma segunda rede de comunicação, compreendendo: monitorar um canal de controle DO para alertar por um terminal de acesso (AT) (200, 600, 700); e entregar a SMS encapsulada no Protocolo de Iniciação de Sessão (SIP) (210, 212, 602, 604) a partir de uma porta de comunicação SMS (SMS-GW) (106) para o AT através da interface DO quando a interface DO estiver disponível, para com isso, descarregar a entrega da SMS da segunda rede de comunicação.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, no qual a segunda rede de comunicação inclui um Centro de Comutação Móvel (MSC) (118, 300, 400, 500, 704).
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, também compreende sintonizar o AT na interface DO quando a interface DO estiver disponível.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, também compreende determinar (206, 208) se o AT está registrado com SIP para utilização da interface DO.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, no qual um servidor de aplicativo determina se o AT está registrado com o SIP para utilização da interface DO.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, no qual se apenas a interface Ix estiver disponível, também compreende notificar a segunda rede de comunicação de que o AT não detectou a interface DO e entregar a SMS através da interface 1x.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, também compreende o AT enviar uma SMS especial para a porta de comunicação SMS (106), onde a porta de comunicação SMS faz com que um servidor de aplicativo (107) lembre que o AT está agora monitorando a primeira rede de comunicação, e onde a primeira rede de comunicação inclui uma rede comutada por circuito.
8. Método, de acordo com a reivindicação 6, também compreende o AT enviar uma SMS especial para a porta de comunicação SMS (106) , onde a porta de comunicação SMS ocasiona o desregistro do AT da rede SIP para o serviço SMS.
9. Método, de acordo com a reivindicação 8, também compreende enviar uma SMS para desregistrar o AT da rede SIP ao sair da interface DO.
10. Método, de acordo com a reivindicação 6, no qual quando a interface DO estiver disponível novamente, também compreende executar um registro SIP para o AT para permitir que a SMS seja entregue através da interface DO.
11. Método, de acordo com a reivindicação 1, no qual o AT e a primeira e segunda redes de comunicação engatam em uma notificação SIP onde o AT indica sua capacidade de receber ou enviar SMS na interface DO e as redes indicam uma resposta positiva ou negativa.
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, no qual o AT origina SMS utilizando SIP na interface DO se um registro SIP for bem sucedido e se a notificação SIP indicar a capacidade SMS.
13. Método, de acordo com a reivindicação 1, no qual OTASP pode ser utilizado para fornecer o AT com a capacidade SMS através da interface DO.
14. Método, de acordo com a reivindicação 13, no qual se o AT tiver capacidade SMS através de interface DO, então o AT enviará ou receberá SMS através de SIP na interface DO quando a interface DO estiver disponível.
15. Método, de acordo com a reivindicação 1, no qual a segunda rede de comunicação inclui um Centro de Comutação Móvel (MSC), o método também compreendendo: - um CCCF/NeDS para engatar a primeira e segunda redes de . comunicação em uma notificação do Protocolo de Iniciação de Sessão (SIP) para determinar se a SMS ou a chamada de voz deve ser entregue na interface DO ou na interface 1x.
16. Método, de acordo com a reivindicação 15, no qual se o AT não for registrado com SIP, então também compreender a entrega da SMS ou chamada de voz na interface 1x.
17. Método, de acordo com a reivindicação 15, no qual se o AT for registrado com SIP, no qual se o AT for indicado como sendo capaz de receber voz utilizando notificação SIP, e se um registro de indicação de se o AT está monitorando a interface DO ou a interface 1x for determinado para a interface DO, então a chamada de voz é entregue na interface DO.
18. Método, de acordo com a reivindicação 15, no qual se o AT for registrado com SIP, onde se o AT for indicado como sendo capaz de receber SMS utilizando notificação SIP, e se um registro para indicação de se o AT está monitorando a interface DO ou interface 1x for determinado para a interface DO, então a SMS é entregue na interface DO.
19. Método, de acordo com a reivindicação 15, no qual se todos os elementos de conjunto ativo suportarem Voz sobre IP (VoIP) , então o AT envia uma notificação SIP indicando que uma chamada de voz deve ser entregue na interface DO.
20. Método, de acordo com a reivindicação 19, no qual se pelo menos um dos elementos de conjunto ativo não suportar VoIP, então o AT envia uma notificação SIP indicando que a chamada de voz deve ser entregue na interface*Ix.
21. Sistema de comunicação sem fio para entregar Serviço de Mensagem Curta (SMS) para terminais de acesso em uma primeira rede de comunicação fornecendo uma interfàce DO e uma interface Ix e para descarregar a entrega da SMS de uma segunda rede de comunicação, compreendendo: dispositivos para monitorar um canal de controle DO para alertar um AT (200, 600, 700); e dispositivos para entregar a SMS encapsulada no Protocolo de Iniciação de Sessão (SIP) (210, 212, 602, 604) a partir de uma porta de comunicação SMS (SMS-GW) (106) para o AT através da interface DO quando a interface DO estiver disponível, para com isso, descarregando a entrega da SMS da segunda rede de comunicação.
22. Sistema, de acordo com a reivindicação 21, no qual a segunda rede de comunicação inclui um Centro de Comutação Móvel (MSC) (118, 300, 400, 500, 704).
23. Sistema, de acordo com a reivindicação 21, também compreende dispositivos para sintonizar o AT na interface DO quando a interface DO estiver disponível.
24. Sistema, de acordo com a reivindicação 21, também compreende dispositivos para determinar se o AT é registrado com SIP para utilização da interface DO.
25. Sistema, de acordo com a reivindicação 24, no qual o dispositivo de determinação de se o AT está registrado com SIP para utilização da interface DO é um servidor de aplicativo.
26. Sistema, de acordo com a reivindicação 21, no qual se apenas a interface Ix estiver disponível, também compreende dispositivos para notificar a segunda rede de comunicação de que o AT não detectou a interface DO e o dispositivo para entrega da SMS através da interface Ix.
27. Sistema, de acordo com a reivindicação 26, também compreendendo dispositivos para o AT enviar uma SMS especial para a porta de comunicação SMS (106), onde a porta de comunicação SMS faz com que um servidor de aplicativo (107) lembre que o AT está agora monitorando a primeira rede de comunicação, e onde a primeira rede de comunicação inclui uma rede comutada por circuito.
28. Sistema, de acordo com a reivindicação 26, também compreende dispositivos para o AT enviar uma SMS especial para a porta de comunicação SMS (106), onde a porta de comunicação SMS ocasiona o desregistro do AT da rede SIP para o serviço SMS.
29. Sistema, de acordo com a reivindicação 28, também compreende dispositivos para enviar uma SMS para o desregistro do AT da rede SIP ao sair da interface DO.
30. Sistema, de acordo com a reivindicação 26, no qual quando a interface DO estiver disponível novamente, também compreende dispositivos para executar um registro SIP para o AT para permitir que a SMS seja entregue através da interface DO.
31. Sistema, de acordo com a reivindicação 21, no qual o AT e a primeira e segunda redes de comunicação engatam em uma notificação SIP onde o AT indica sua capacidade de receber ou enviar SMS na interface DO e as redes indicam uma resposta positiva ou negativa.
32. Sistema, de acordo com a reivindicação 31, no qual o AT origina a SMS utilizando SIP na interface DO se um registro SIP for bem sucedido e se a notificação SIP indicar a capacidade SMS.
33. Sistema, de acordo com a reivindicação 31, no qual OTASP pode ser utilizado para fornecer ao AT a capacidade SMS através da interface DO.
34. Sistema, de acordo com a reivindicação 33, no qual se o AT tem a capacidade de enviar SMS através da interface DO, então o AT enviará ou receberá SMS através de SIP na interface DO quando a interface DO estiver disponível.
35. Sistema, de acordo com a reivindicação 21, no qual a segunda rede de comunicação inclui um Centro de Comutação Móvel (MSC), o sistema também compreendendo: dispositivos para engatar a primeira e segunda redes em uma notificação do Protocolo de Iniciação de Sessão (SIP) para determinar se a SMS ou chamada de voz deve ser entregue na interface DO ou interface lx.
36. Sistema, de acordo com a reivindicação 35, no qual se o AT não for registrado com SIP, então também compreender dispositivos para entregar a SMS ou chamada de voz na interface 1x.
37. Sistema, de acordo com a reivindicação 35, no qual se o AT for registrado com SIP, onde se o AT for indicado como sendo capaz de receber voz utilizando a notificação SIP, e onde se um registro de indicação de se o AT está monitorando a interface DO ou a interface Ix for determinado na interface DO, então a chamada de voz é entregue na interface DO.
38. Sistema, de acordo com a reivindicação 35, no qual se o AT for registrado com SIP, onde se o AT for indicado como sendo capaz de receber SMS utilizando notificação SIP, e onde se um registro de indicação de se o AT está monitorando a interface DO ou a interface 1x for determinado para a interface DO, então a SMS é entregue na interface DO.
39. Sistema, de acordo com a reivindicação 35, no qual se todos os elementos do conjunto ativo suportarem Voz sobre IP (VoIP) , então o AT envia uma notificação SIP indicando que uma chamada de voz deve ser entregue na interface DO.
40. Sistema, de acordo com a reivindicação 39, no qual pelo menos um dos elementos de conjunto ativo não suporta VoIP, então o AT envia uma notificação SIP indicando que a chamada de voz deve ser entregue na interface lx.
Applications Claiming Priority (5)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US75023405P | 2005-12-13 | 2005-12-13 | |
US60/750,234 | 2005-12-13 | ||
US11/550,955 | 2006-10-19 | ||
US11/550,955 US8340698B2 (en) | 2005-12-13 | 2006-10-19 | System and method for delivering short messages on do and 1x networks |
PCT/US2006/061959 WO2007102908A2 (en) | 2005-12-13 | 2006-12-12 | System and method for delivering short messages on do and 1x networks |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0619818A2 true BRPI0619818A2 (pt) | 2011-10-18 |
Family
ID=38140091
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0619818-0A BRPI0619818A2 (pt) | 2005-12-13 | 2006-12-12 | sistema e método para entregar mensagens curtas em redes do e 1x |
Country Status (12)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US8340698B2 (pt) |
EP (1) | EP1967024A2 (pt) |
JP (1) | JP5129153B2 (pt) |
KR (1) | KR101098803B1 (pt) |
CN (1) | CN101322422B (pt) |
AU (1) | AU2006339555A1 (pt) |
BR (1) | BRPI0619818A2 (pt) |
CA (1) | CA2629716A1 (pt) |
NO (1) | NO20083109L (pt) |
RU (1) | RU2008128423A (pt) |
TW (1) | TW200737923A (pt) |
WO (1) | WO2007102908A2 (pt) |
Families Citing this family (20)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
KR20070108425A (ko) * | 2006-02-06 | 2007-11-12 | 엘지전자 주식회사 | VCC에서의 call 수행 방법, 단말 및 VCC어플리케이션 서버 |
KR101295577B1 (ko) * | 2006-02-06 | 2013-08-09 | 엘지전자 주식회사 | 네트워크 기반의 vcc 기능 제어 방법, 단말 및 네트워크서버 |
KR101259121B1 (ko) * | 2006-02-06 | 2013-04-26 | 엘지전자 주식회사 | 단말 기반의 vcc 기능제어 방법, 그 단말 및 그네트워크 서버 |
KR20070108427A (ko) * | 2006-02-06 | 2007-11-12 | 엘지전자 주식회사 | 도메인 전환의 제한 방법, 그 단말 및 그 서버 |
WO2007126029A1 (ja) * | 2006-04-27 | 2007-11-08 | Kyocera Corporation | 携帯電話端末、サーバ及びグループ通話システム |
CN101127731A (zh) * | 2006-08-18 | 2008-02-20 | 华为技术有限公司 | Ip多媒体业务子系统中传递短消息的方法、设备及系统 |
US20080159223A1 (en) * | 2006-12-29 | 2008-07-03 | Palat Sudeep K | Method and apparatus for maintaining call continuity between packet and circuit domains in a wireless communication system |
CN101299697B (zh) * | 2007-04-30 | 2012-09-05 | 华为技术有限公司 | 注销无线ip接入网联系地址的方法和设备 |
US8249016B1 (en) * | 2007-08-09 | 2012-08-21 | Cellco Partnership | Method and device for providing inter-domain handoff configuration information to a dual mode access terminal |
ATE543362T1 (de) | 2008-05-23 | 2012-02-15 | Ericsson Telefon Ab L M | Verfahren und system zum routen von nachrichten in ims- und leitungsvermittelten netzen |
US8135382B1 (en) * | 2008-06-03 | 2012-03-13 | Sprint Communications Company L.P. | Billing and OAM function integration in a mixed-switching environment |
US8195209B2 (en) * | 2010-07-06 | 2012-06-05 | Alcatel Lucent | Text messaging over an eHRPD network |
US8935413B2 (en) * | 2010-10-26 | 2015-01-13 | Alcatel Lucent | Delivery report for text messages in SIP communications |
US8631090B2 (en) | 2011-08-04 | 2014-01-14 | International Business Machines Corporation | Resource-conserving technique for as-available data delivery to a mobile device |
US8428052B1 (en) * | 2012-05-14 | 2013-04-23 | Metropcs Wireless, Inc. | System and method for enhanced domain availability notification |
US10148703B2 (en) * | 2014-10-09 | 2018-12-04 | T-Mobile Usa, Inc. | Service capabilities in heterogeneous network |
KR101796609B1 (ko) | 2015-05-12 | 2017-11-10 | 주식회사 디 에스 아이 | 플렉시블 튜브의 제조방법 및 장치 |
US11799922B2 (en) | 2016-12-21 | 2023-10-24 | T-Mobile Usa, Inc. | Network core facilitating terminal interoperation |
US10771509B2 (en) | 2017-03-31 | 2020-09-08 | T-Mobile Usa, Inc. | Terminal interoperation using called-terminal functional characteristics |
US10499454B2 (en) * | 2017-11-02 | 2019-12-03 | T-Mobile Usa, Inc. | Emergency notification SMS messaging during E911 call |
Family Cites Families (16)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
WO2003003653A2 (en) | 2001-06-26 | 2003-01-09 | Versada Networks, Inc. | Transcoding sms-based streamed messages to sip-based ip signals in wireless and wireline networks |
US7079524B2 (en) | 2001-10-11 | 2006-07-18 | Tekelec | Methods and systems for off-loading a-interface short message service (SMS) message traffic in a wireless communications network |
KR100557119B1 (ko) | 2002-06-29 | 2006-03-03 | 삼성전자주식회사 | 음성 서비스와 패킷 데이터 서비스를 지원하는 복합 엑세스 단말의 동작모드 제어방법 |
US7471659B2 (en) * | 2003-05-09 | 2008-12-30 | Qualcomm, Incorporated | Method for determining packet transmission system availability for packet data call origination during hybrid operation |
JP4309198B2 (ja) | 2003-07-30 | 2009-08-05 | Necインフロンティア株式会社 | 音声データ無線通信システム、および、音声データ無線通信プログラム |
KR100703264B1 (ko) | 2003-08-29 | 2007-04-03 | 삼성전자주식회사 | 다양한 억세스망들이 중첩된 이동통신시스템에서 음성 및데이터 서비스 제공 방법 및 장치 |
ATE338437T1 (de) * | 2003-09-11 | 2006-09-15 | Cit Alcatel | Anmeldung eines dualmodusendgerätes in einem zellularen netzwerk und einem wlan netzwerk |
KR101015642B1 (ko) | 2003-09-19 | 2011-02-22 | 삼성전자주식회사 | 헤테로지니어스 네트워크를 통한 데이터 푸쉬 서비스시스템 및 방법 |
KR100697416B1 (ko) | 2003-09-30 | 2007-03-20 | 교세라 가부시키가이샤 | 모바일 통신 단말기, 정보 제공 시스템 및 프로그램을기록한 컴퓨터 판독가능한 기록 매체 |
CN1617605A (zh) | 2003-11-12 | 2005-05-18 | 皇家飞利浦电子股份有限公司 | 一种在语音信道传输非语音数据的方法及装置 |
TWI239731B (en) | 2004-01-12 | 2005-09-11 | G Tek Electronics Corp | Portable wireless relay that integrates multiple wireless communication protocols and its control method |
KR100448636B1 (ko) | 2004-01-30 | 2004-09-16 | 엔에이치엔(주) | 프레전스 기반의 전화 시스템 및 그 시스템에서의 호라우팅 방법 |
WO2005077014A2 (en) | 2004-02-06 | 2005-08-25 | Tekelec | Methods and systems for automatically bypassing short message service center for short message service (sms) messages destined for predetermined short message peer-to-peer (smpp) destinations |
US7146181B2 (en) * | 2004-03-11 | 2006-12-05 | Tekelec | Methods and systems for delivering presence information regarding push-to-talk subscribers |
US7715856B2 (en) | 2004-06-02 | 2010-05-11 | Interdigital Technology Corporation | Reporting terminal capabilities for supporting short message service |
US20060135157A1 (en) * | 2004-11-02 | 2006-06-22 | Samsung Electronics Co., Ltd. | Network interworking system and method for providing seamless voice service and short message service between wireless communication networks, and packet switch apparatus therefor |
-
2006
- 2006-10-19 US US11/550,955 patent/US8340698B2/en not_active Expired - Fee Related
- 2006-12-12 BR BRPI0619818-0A patent/BRPI0619818A2/pt not_active IP Right Cessation
- 2006-12-12 CN CN2006800457913A patent/CN101322422B/zh not_active Expired - Fee Related
- 2006-12-12 AU AU2006339555A patent/AU2006339555A1/en not_active Abandoned
- 2006-12-12 EP EP06850280A patent/EP1967024A2/en not_active Withdrawn
- 2006-12-12 WO PCT/US2006/061959 patent/WO2007102908A2/en active Application Filing
- 2006-12-12 RU RU2008128423/09A patent/RU2008128423A/ru not_active Application Discontinuation
- 2006-12-12 CA CA002629716A patent/CA2629716A1/en not_active Abandoned
- 2006-12-12 KR KR1020087017010A patent/KR101098803B1/ko not_active IP Right Cessation
- 2006-12-12 JP JP2008545943A patent/JP5129153B2/ja not_active Expired - Fee Related
- 2006-12-13 TW TW095146725A patent/TW200737923A/zh unknown
-
2008
- 2008-07-10 NO NO20083109A patent/NO20083109L/no not_active Application Discontinuation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
WO2007102908A3 (en) | 2008-03-13 |
JP2009519688A (ja) | 2009-05-14 |
JP5129153B2 (ja) | 2013-01-23 |
CA2629716A1 (en) | 2007-09-13 |
WO2007102908A2 (en) | 2007-09-13 |
US20070135146A1 (en) | 2007-06-14 |
RU2008128423A (ru) | 2010-01-20 |
KR20080085869A (ko) | 2008-09-24 |
AU2006339555A1 (en) | 2007-09-13 |
CN101322422B (zh) | 2012-12-05 |
NO20083109L (no) | 2008-07-10 |
US8340698B2 (en) | 2012-12-25 |
EP1967024A2 (en) | 2008-09-10 |
TW200737923A (en) | 2007-10-01 |
CN101322422A (zh) | 2008-12-10 |
KR101098803B1 (ko) | 2011-12-26 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BRPI0619818A2 (pt) | sistema e método para entregar mensagens curtas em redes do e 1x | |
EP1849319B1 (en) | A roaming gateway | |
US8340626B2 (en) | System and method for supporting voice call continuity for VOIP emergency calls | |
EP2238729B1 (en) | Apparatus and methods of supporting voice call continuity (vcc) for wireless emergency calls | |
KR101026342B1 (ko) | 무선 패킷 데이터 서비스 연결의 핸드오프에 대한 방법 및장치 | |
US8442526B1 (en) | Method and system for registering a mobile node via a registration proxy | |
KR101832455B1 (ko) | 어플리케이션 서버에 의한 사용자 장치 캐퍼빌러티의 검색 | |
JP5410615B2 (ja) | Lteを介したsmsの登録通知 | |
US20060135157A1 (en) | Network interworking system and method for providing seamless voice service and short message service between wireless communication networks, and packet switch apparatus therefor | |
JP5485300B2 (ja) | アクセス網からユーザ機器へのセッション固有情報の通信 | |
JP2009506590A (ja) | Ipマルチメディアサブシステムを介するショートメッセージ機能を報告する方法およびシステム | |
US9119170B2 (en) | Performing cross-domain deregistration | |
US20220046484A1 (en) | Method and Functions for Handling a UE's Access to a DN | |
JP5695192B2 (ja) | eHRPDネットワークを介したテキスト・メッセージング | |
KR100744568B1 (ko) | 와이브로 망과 이종 망간의 동적 호 전환 방법 | |
IE84556B1 (en) | A roaming gateway |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B08F | Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE. |
|
B08K | Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2161 DE 05/06/2012. |