BRPI0617912A2 - artigo absorvente - Google Patents

artigo absorvente Download PDF

Info

Publication number
BRPI0617912A2
BRPI0617912A2 BRPI0617912-6A BRPI0617912A BRPI0617912A2 BR PI0617912 A2 BRPI0617912 A2 BR PI0617912A2 BR PI0617912 A BRPI0617912 A BR PI0617912A BR PI0617912 A2 BRPI0617912 A2 BR PI0617912A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
edge
chassis
flap
waist
absorbent
Prior art date
Application number
BRPI0617912-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Robert E Vogt
Keith R Haen
Allen J Dohnalik
James A Boldra
Original Assignee
Kimberly Clark Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kimberly Clark Co filed Critical Kimberly Clark Co
Priority claimed from PCT/US2006/038983 external-priority patent/WO2007055841A1/en
Publication of BRPI0617912A2 publication Critical patent/BRPI0617912A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N19/00Methods or arrangements for coding, decoding, compressing or decompressing digital video signals
    • H04N19/60Methods or arrangements for coding, decoding, compressing or decompressing digital video signals using transform coding
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N19/00Methods or arrangements for coding, decoding, compressing or decompressing digital video signals
    • H04N19/50Methods or arrangements for coding, decoding, compressing or decompressing digital video signals using predictive coding
    • H04N19/503Methods or arrangements for coding, decoding, compressing or decompressing digital video signals using predictive coding involving temporal prediction

Abstract

<B>ARTIGO ABSORVENTE.<D>Um artigo absorvente incluindo um chassi absorvente e um par de abas posteriores, O chassi absorvente inclui uma cobertura externa impermeável a líquido e um corpo absorvente disposto na cobertura externa. Pelo menos uma parte de cada aba posterior está substancialmente em nível com a borda de cintura posterior do chassi.

Description

ARTIGO ABSORVENTE
A presente invenção se refere aos artigos absorventesdescartáveis. Mais especificamente, a invenção se refere aum artigo absorvente descartável, tal como uma fraldadescartável, que inclui um par de abas posteriores e que éprojetada para ser produzida em uma alta velocidade e aindaassim de forma segura e econômica.
Os artigos absorventes tais como fraldas descartáveissão feitos tipicamente em linhas de produção de altavelocidade (isto é, centenas de produtos por minuto) . Aofabricar os artigos dessa forma, é desejável produzir umproduto que inclua características que proporcionem umproduto atraente para o cuidador e/ou para o usuário e queseja eficaz na contenção e absorção de exsudatos corpóreos.
Um exemplo de tais características inclui abasseparadamente fixadas. Em certos aspectos, os artigos podemincluir um par de abas se estendendo a partir do artigo naregião de cintura posterior. Além disso, esses artigospodem incluir opcionalmente um par de abas se estendendo apartir do artigo na região de cintura frontal. As abaspodem ser úteis para prover melhor cobertura dos quadrispara o usuário. Além disso, as abas opcionalmente podem seresticáveis ou até mesmo elastoméricas para ajuste econforto aperfeiçoados. Além disso, as abas podem incluirelementos de fixação para manter o artigo em torno dosquadris e cintura do usuário.
Embora artigos absorventes que incluem característicastais como abas separadamente fixadas ou outros componentespossam ser desejáveis em certas circunstâncias, adicionarcomponentes a um artigo absorvente produzido em massa podeser dispendioso e aumentar a complexidade do processo deprodução desse modo criando potencialmente uma limitação develocidade para o processo. Além disso, existe um desejocrescente no sentido de se produzir artigos absorventeseficazes de forma não-dispendiosa mantendo em mente umconsumidor mais consciente em termos de custo.
Desse modo, existe uma necessidade de um artigoabsorvente que seja configurado de modo a ser feito em umalinha de produção de alta velocidade que inclua abasposteriores e opcionalmente abas frontais. Adicionalmente,existe uma necessidade de tal artigo que seja configuradode modo a ser produzido de uma maneira muito eficiente eeficaz em termos de custo. Ainda adicionalmente, existe anecessidade de tal artigo que possa ser feito de forma não-dispendiosa e ainda assim seja agradável para o usuárioe/ou cuidador.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Em um aspecto, a presente invenção se refere a umartigo absorvente definindo uma direção lateral e umadireção longitudinal perpendicular à direção lateral, umaregião de cintura posterior, uma região de cintura frontale uma região entrepernas conectando a região de cinturaposterior e a região de cintura frontal, e uma superfícieinterna e uma superfície externa oposta à superfícieinterna. O artigo absorvente inclui um chassi absorventedefinindo uma borda de cintura posterior de chassi e umaborda de cintura frontal de chassi oposta à borda decintura posterior de chassi, um par de bordas laterais dechassi se estendendo na direção longitudinal, e um formatode chassi substancialmente retangular. O chassi absorventeinclui uma cobertura externa Impermeável a liquido e umcorpo absorvente disposto na cobertura externa. O artigoabsorvente inclui também uma aba posterior formadaseparadamente de, e fixada próxima a cada uma das bordas laterais de chassi na região de cintura posterior. Cada umadas abas posteriores inclui uma borda proximal de abaposterior, uma borda distai de aba posterior, uma primeiraborda de conexão de aba posterior e uma segunda borda deconexão de aba posterior, onde a primeira borda de conexãode aba posterior e a segunda borda de conexão de abaposterior conectam a borda proximal de aba posterior e aborda distai de aba posterior. Adicionalmente, as primeirasbordas de conexão de aba posterior de cada uma das abasposteriores estão substancialmente em nivel com a borda de cintura posterior de chassi. O artigo absorvente incluitambém um elemento de fixação disposto na superfícieinterna de cada um do par de abas posteriores.
Em outro aspecto, a presente invenção se refere a umartigo absorvente definindo uma direção lateral e uma direção longitudinal perpendicular à direção lateral, umaregião de cintura posterior, uma região de cintura frontale uma região entrepernas conectando a região de cinturaposterior e a região de cintura frontal, e uma superfícieinterna e uma superfície externa oposta à superfície interna. O artigo absorvente inclui um chassi absorventedefinindo uma borda de cintura posterior de chassi e umaborda de cintura frontal de chassi oposta à borda decintura posterior de chassi, um par de bordas laterais dechassi se estendendo na direção longitudinal onde as bordas laterais de chassi são bordas retilíneas. O chassiabsorvente incluindo uma cobertura externa impermeável aliquido. e um corpo absorvente disposto na coberturaexterna. 0 artigo absorvente inclui também uma abaposterior formada separadamente de, e fixada próxima a cadauma das bordas laterais de chassi na região de cinturaposterior. Cada uma das abas posteriores inclui uma bordaproximal de aba posterior, uma borda distai de abaposterior, uma primeira borda de conexão de aba posterior euma segunda borda de conexão de aba posterior, onde aprimeira borda de conexão de aba posterior e a segundaborda de conexão de aba posterior conectam a borda proximalde aba posterior e a borda distai de aba posterior. Alémdisso, as primeiras bordas de conexão de aba posterior decada uma das abas posteriores estão substancialmente emnível com a borda de cintura posterior de chassi. 0 artigoabsorvente inclui também um elemento de fixação disposto emcada um do par de abas posteriores. Cada um dos elementosde fixação define uma primeira borda de conexão deprendedor, uma segunda borda de conexão de prendedor, umaborda proximal de prendedor e uma borda distai deprendedor. A primeira borda de conexão de prendedor e asegunda borda de conexão de prendedor conectam a bordaproximal de prendedor e a borda distai de prendedor. Alémdisso, cada uma das primeiras bordas de conexão deprendedor está substancialmente em nível com a primeiraborda de conexão de aba posterior na qual cada um doselementos de fixação é disposto.
Em ainda outro aspecto, a presente invenção se referea um pacote de artigos absorventes incluindo um pacote euma pluralidade de artigos absorventes dispostos dentro dopacote. Cada um dos artigos absorventes define uma direçãolateral e uma direção longitudinal perpendicular à direçãolateral, uma região de cintura posterior, uma região decintura frontal e uma região entrepernas conectando aregião de cintura posterior e a região de cintura frontal.Cada um dos artigos absorventes inclui um chassi absorventedefinindo uma borda de cintura posterior e uma borda decintura frontal oposta à borda de cintura posterior, um parde bordas laterais de chassi se estendendo na direçãolongitudinal, e um formato de chassi substancialmenteretangular. 0 chassi absorvente inclui uma coberturaexterna impermeável a liquido e um corpo absorventedisposto na cobertura externa. Cada um dos artigosabsorventes inclui também uma aba posterior formadaseparadamente a partir de, e fixada próxima a cada uma dasbordas laterais de chassi na região de cintura posterior eum elemento de fixação disposto em cada um do par de abasposteriores. Cada um dos artigos absorventes é configuradono pacote de tal modo que a região de cintura frontal de umprimeiro artigo absorvente está em uma relação confrontantecom a região de cintura frontal de um primeiro artigoabsorvente adjacente. Além disso, a região de cinturaposterior do primeiro artigo absorvente está em uma relaçãoconfrontante com a região de cintura posterior de umsegundo artigo absorvente adjacente para definir um padrãode embalagem de artigos de frente a frente, dorso a dorso.
Os aspectos mencionados acima e outros aspectos dapresente invenção se tornarão evidentes, e a própriainvenção será mais bem-entendida mediante referência aosdesenhos e à descrição a seguir dos desenhos.DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
A Figura 1 ilustra representativamente uma vistalateral de uma fralda da presente invenção com um elementode fixação da fralda em uma configuração fixada;
A Figura 2 ilustra representativamente uma vista planade uma fralda similar àquela da Figura 1 em uma condiçãonão-fixada, esticada e colocada plana, e mostrando asuperfície da fralda que está voltada para o usuário comporções destacadas para mostrar característicassubjacentes;
A Figura 3 ilustra representativamente uma vista planade uma trama interconectada de fraldas da presente invençãoem uma configuração de frente a frente, dorso a dorso;
A Figura 4 ilustra representativamente uma vista planade uma trama interconectada de abas definindo formatoscomplementares e adequadas para uso com a fralda dapresente invenção;
A Figura 5 ilustra representativamente uma vista emperspectiva de uma embalagem de artigos, com porções dopacote destacadas para mostrar os artigos no mesmo.
Caracteres de referência correspondentes indicampartes correspondentes ao longo dos desenhos.
DEFINIÇÕES
Dentro do contexto desse relatório descritivo, cadatermo ou frase abaixo inclui o seguinte significado ousignificados:
"Prender" e seus derivados se referem a: aderir,conectar, ligar, costurar juntos, ou semelhantes, os doiselementos. Dois elementos serão considerados como presosjuntos quando eles são integrais, um com o outro, ou presosdiretamente um no outro ou indiretamente um ao outro, talcomo quando cada um deles é preso diretamente aos elementosintermediários. "Prender" e seus derivados incluem afixação permanente, liberável, ou que pode ser outra vezfixada. Além disso, a fixação pode ser completada sejadurante o processo de fabricação ou pelo usuário final.
"Conectar" e seus derivados se referem a: aderir,ligar, prender, costurar juntos, ou semelhante, os doiselementos. Dois elementos serão considerados comoconectados juntos quando eles são integrais, um com ooutro, ou se conectam diretamente um ao outro ouindiretamente um ao outro, tal como quando cada um deles éconectado diretamente aos elementos intermediários."Conectar" e seus derivados incluem conexão permanente,liberável, ou que pode ser outra vez fixado.
"Formato complementar" quando usado no contexto paradescrever abas se refere à configuração da aba permitindoque ela seja encaixada com outra aba com um mínimo de folgaentre as abas de tal modo que se as duas abas devem sercortadas a partir de uma trama de material não haveriaqualquer material de refugo de acabamento resultante doespaçamento entre as abas.
"Descartável" se refere aos artigos que são projetadospara descarte após um uso limitado mais propriamente do queserem lavados ou de outro modo restaurados parareutilização.
Os termos: "disposto sobre", "disposto juntamente","disposto com", ou "disposto em direção" e suas variaçõestêm como propósito significar que um elemento pode serintegral com outro elemento, ou que um elemento pode seruma estrutura separada ligada a, ou colocada com, oucolocada próximo a outro elemento.
"Elástico", "elastifiçado", "elasticidade", e"elastomérico" significam aquela propriedade de um material ou compósito em virtude da qual ele tende a recuperar seutamanho original e formato após remoção de uma forçacausando uma deformação. Adequadamente, um materialelástico ou compósito pode ser alongado em pelo menos 50%(até 150%) de seu comprimento relaxado e recuperará, mediante liberação da força aplicada, pelo menos 40% de seualongamento.
"Extensível" se refere a um material ou compósito queé capaz de extensão e deformação sem ruptura, porém nãorecupera substancialmente seu tamanho e formato originais após remoção de uma força causando a extensão oudeformação. Adequadamente, um material extensível oucompósito pode ser alongado em pelo menos 50 por cento (até150 por cento) de seu comprimento relaxado.
"Fibra" se refere a um elemento contínuo oudescontínuo tendo uma elevada relação decomprimento/diâmetro ou largura. Desse modo, uma fibra podeser um filamento, um fio, um cordão, ou qualquer outroelemento ou combinação desses elementos.
"Hidrofílica" descreve fibras ou as superfícies de fibras que são umedecidas por líquidos aquosos em contatocom as fibras. O grau de umedecimento dos materiais pode,por sua vez, ser descrito em termos dos ângulos de contatoe das tensões de superfície dos líquidos e materiaisenvolvidos. Equipamento e técnicas adequados para medir a capacidade de umedecimento de materiais de fibrasespecíficas ou misturas de materiais de fibras podem serprovidos por um Sistema Analisador de Força de SuperfícieCahn SFA-222, ou um sistema substancialmente equivalente.Quando medido com esse sistema, as fibras tendo ângulos decontato inferiores a 90 graus são designadas como "quepodem ser umedecidas" ou "hidrofílicas" e as fibras tendoângulos de contato superiores a 90 graus são designadas"que não podem ser umedecidas" ou hidrofóbicas.
"Unir" e seus derivados se referem a: aderir, ligar,costurar juntos, ou semelhante, dois elementos separados.Dois elementos serão considerados como sendo juntos quandoeles são unidos diretamente um ao outro ou indiretamente umao outro, tal como quando cada um deles é unido diretamenteaos elementos intermediários.
"Unir" e seus derivados incluem: união permanente,liberável, ou que pode ser outra vez fixada.
"Camada" quando usada no singular pode ter osignificado duplo de um único elemento ou de umapluralidade de elementos.
"Impermeável a líquido", quando usado na descrição deuma camada ou de laminado de múltiplas camadas significaque líquido, tal como urina, não passará através da camadaou do laminado, sob condições normais de uso, em umadireção geralmente perpendicular ao plano da camada oulaminado no ponto de contato de líquido.
"Permeável a líquido" se refere a qualquer materialque não é Impermeável a líquido.
"Elemento" quando usado no singular pode ter osignificado duplo de um único elemento ou de umapluralidade de elementos."Não-tecida" e "trama não-tecida" se referem aosmateriais e tramas de material que são formadas sem oauxílio de um processo de tecelagem ou costura têxtil. Porexemplo, materiais não-tecidos, tecidos ou tramas têm sidoformados a partir de muitos processos tais como, porexemplo, processo de fiação via sopro, processos de fiaçãocontínua, processos por deposição a ar, e processos detramas aglutinadas cardadas.
"Esticável" significa que um material pode seresticado, sem ruptura, em pelo menos 50 por cento (até 150por cento de seu comprimento inicial (não esticável)) empelo menos uma direção. Materiais elásticos e materiaisextensíveis são individualmente materiais esticáveis.
"Material superabsorvente" se refere a um materialdilatável em água, insolúvel em água ou inorgânico capaz,sob as condições mais favoráveis, de absorver pelo menosaproximadamente 10 vezes o seu peso e, maisconvenientemente, pelo menos aproximadamente 3 0 vezes seupeso em uma solução aquosa contendo aproximadamente 0,9 porcento em peso de cloreto de sódio.
Esses termos podem ser definidos com linguagemadicional nas porções restantes do relatório descritivo.
Descrição Detalhada
Com referência agora aos desenhos e especificamente àFigura 1, um artigo absorvente da presente invenção éilustrado representativamente na forma de uma fralda paracrianças e é indicado em sua totalidade pelo numerai dereferência 20. A fralda 20 inclui um par de abasposteriores 134, e pode incluir opcionalmente um par deabas frontais 34. A fralda 20 pode adequadamente serdescartável, o que se refere aos artigos que se destinam aodescarte após um período de uso limitado em vez de seremlavados ou de outro modo condicionados para reutilização.Deve ser entendido que a presente invenção é adequada parauso com diversos outros artigos absorventes destinados auso pessoal, incluindo, mas não limitado a calças detreinamento para crianças, produtos de higiene feminina,produtos para incontinência, peças de vestuário de usomédico, esponjas e bandagens cirúrgicas, outras peças devestuário para cuidados pessoais e cuidados com a saúde, esemelhantes, sem se afastar do escopo da presente invenção.
Apenas como ilustração, vários materiais e métodospara construir fraldas tal como as fraldas 2 0 dos váriosaspectos da presente invenção são revelados no Pedido dePatente US 10/836490, depositado em 29 de abril de 2004 nonome de Schlinz et al. ; Patente US 5.496.298 expedida em 5de março de 1996 para Huepper et al. ; Patente US 4.798.603expedida em 17 de janeiro de 1989 para Meyer et al. ;Patente US 5.176.668 expedida em 5 de janeiro de 1993 paraBernardin7- Patente US 5.192.606 expedida em 9 de março de1993 para Proxmire et al. ; e Patente US 5.509.915 expedidaem 23 de abril de 1996 para Hanson et al. , cada uma dasquais é incorporada aqui como referência até o ponto em queelas são consistentes (isto é, não estão em conflito) com apresente.
A fralda 20 é ilustrada na Figura 1 em uma condiçãofixada. A fralda 20 define uma direção longitudinal 46 euma direção lateral 48, perpendicular à direçãolongitudinal conforme mostrado nas Figuras 2 e 3. A fralda20 define adicionalmente um par de regiões de extremidadeslongitudinais, de outro modo referido aqui como uma regiãode cintura frontal 22 e uma região de cintura posterior 24,e uma região central, de outro modo referido aqui como umaregião entrepernas 26, se estendendo longitudinalmenteentre e interconectando as regiões de cintura frontal eposterior 22, 24. As regiões de cintura frontal e posterior22, 24 incluem aquelas porções da fralda 20, a qual quandousada, integralmente ou parcialmente cobrem ou circundam acintura ou o dorso médio inferior do usuário. A regiãoentrepernas 26 geralmente é aquela porção da fralda 2 0 que,quando usada, é posicionada entre as pernas do usuário ecobre o dorso inferior e a região de virilha do usuário. Afralda 20 define também uma superfície interna 28, adaptadaem uso para ser disposta em direção ao usuário, e umasuperfície externa 3 0 oposta à superfície interna. Comreferência adicional à Figura 2 e 3, a fralda 20 tem um parde bordas laterais de artigo lateralmente opostas 3 6 seestendendo na direção longitudinal 4 6 e um par de bordas decintura longitudinalmente opostas referida aqui como aborda posterior de cintura do artigo 3 8 e a borda decintura frontal do artigo 39.
A fralda ilustrada 20 pode incluir um artigoabsorvente geralmente indicado em 32. O chassi absorvente22 pode definir um par de bordas laterais de chassilateralmente opostas 90 se estendendo na direçãolongitudinal 4 6 e um par de bordas de cintura de chassilongitudinalmente opostas referidas aqui como a borda decintura posterior de chassi 92 e a borda de cintura frontalde chassi 94.
Por exemplo, no aspecto das Figuras 1-3, a fralda 20inclui um chassi absorvente substancialmente retangular 32e abas 34, 134 formadas separadamente a partir de e fixadasao chassi absorvente 32 ao longo das bordas laterais dechassi 90. As abas 34, 134 podem ser presas ao longo de emendas 56 próximas ãs bordas laterais de chassi 90 dochassi absorvente 32 nas regiões de cintura frontal eposterior 22 e 24 da fralda 20. Mais particularmente, o parde abas posteriores 134 pode ser fixado permanentemente ao,e se estendendo lateralmente a partir do chassi absorvente 32 na região de cintura posterior 24, e em aspectos onde afralda 20 inclui abas frontais 34, o par de abas frontais34 pode ser preso permanentemente ao, e se estenderlateralmente no sentido para fora do chassi absorvente 32na região de cintura frontal 32. As abas, 34 e 134, podem ser presas ao chassi absorvente 32 utilizando meioconhecido daqueles versados na técnica, tal como adesivo,ligação térmica, ligação por pressão, ligação ultra-sônica,e semelhante ou combinação dos mesmos.
O chassi absorvente 32 é ilustrado nas Figuras 1-3 como tendo um formato substancialmente retangular. Conforme
aqui usado, o termo "Substancialmente Retangular" quandousado para descrever o chassi absorvente 32 indica que ochassi inclui bordas laterais de chassi retilíneas 80 ebordas de cintura de chassi 92 e 94. Como tal, as bordas respectivas 90, 92 e 94 são caracterizadas por uma linhareta ou múltiplas linhas retas mais propriamente do queincluindo porções curvilíneas e como tal, podem ser maiseficientes em termos de fabricação. Não obstante, conformepode ser facilmente considerado, certo processamento, tal como dobramento, ou inflexão das várias bordas de chassi90, 92 e 94 pode ocorrer e o chassi 32 ainda pode sersubstancialmente retangular. Tal configuração podevantajosamente reduzir a complexidade do processo paraproduzir as fraldas 20 e aumentar a velocidade do processo,uma vez que cortar ou prover modelagem curvilínea e/ouremover porções de um chassi absorvente 32 pode seconstituir em limitadores de velocidade dentro de umprocesso de produção de fralda.
O chassi absorvente 32 pode incluir uma coberturaexterna 4 0 e um forro pelo lado do corpo 4 2 (Figura 2-3) emuma relação sobreposta com a mesma. O forro 42 pode seradequadamente unido à cobertura externa 4 0 ao longo de pelomenos uma porção do chassi absorvente 32. O forro 42 podeser adaptado adequadamente, isto é, posicionado em relaçãoaos outros componentes da fralda 20, para contatar a peledo usuário durante uso da fralda. O chassi absorvente 32inclui também um corpo absorvente 44 (Figura 3) disposto nasuperfície interna do artigo em relação à cobertura externa40 para absorver exsudatos corpóreos líquidos. Por exemplo,o corpo absorvente 44 pode estar localizado entre acobertura externa 40 e o forro pelo lado do corpo 42. Oforro pelo lado do corpo 42, e a cobertura externa 40,podem ser presos um ao outro por adesivo; ligação ultra-sônica; ligação térmica ou mediante outras técnicasadequadas de fixação conhecidas na arte. Além disso, pelomenos uma porção do corpo absorvente 44 pode opcionalmenteser presa ao forro pelo lado do corpo 4 2 e/ou coberturaexterna 40 utilizando os métodos descritos acima. O forro42 pode ser co-extensivo com a cobertura externa 40 ou podeser maior ou menor do que a cobertura externa 40. Porexemplo, o forro 42 pode ser opcionalmente similar emtamanho ao corpo absorvente 44, ou pode ser configuradopara envolver apenas o corpo absorvente 44.
A fralda 20 opcionalmente pode incluir um par deorelhas de contenção (não mostradas) para inibir o fluxolateral de exsudatos do corpo. As orelhas de contençãopodem ser operativamente presas à fralda 20 de qualquermaneira adequada como é bem conhecido na técnica.Especificamente, construções e arranjos adequados para asorelhas de contenção geralmente são bem conhecidos daquelesversados na técnica e são descritos na Patente US 4.704.116expedida em 3 de novembro de 1987 para Enloe, que éincorporado aqui como referência até o ponto em que éconsistente (isto é, não-conflitante) com a presenteinvenção.
Para melhorar adicionalmente a contenção e/ou absorçãode exsudatos do corpo, a fralda 2 0 opcionalmente podeincluir elementos elásticos de cintura 54 nas regiões decintura frontal e/ou posterior 22 e 24 da fralda 20.Similarmente, a fralda 20 opcionalmente pode incluirelementos elásticos de perna 58, como são conhecidosdaqueles versados na técnica. Os elementos elásticos decintura 54 e os elementos elásticos de perna 58 podem serformados de qualquer material elástico adequado que sejaconhecido daqueles versados na técnica. Por exemplo,materiais elásticos adequados incluem folhas, fios ou fitasde borracha natural, borracha sintética, ou polímeroselastoméricos termoplásticos. Em um aspecto da invenção, oselásticos de cintura e/ou os elásticos de perna podemincluir uma pluralidade de fios elastoméricos spandex demultifilamentos coalescidos, fiados a seco, vendidos sob onome comercial LYCRA e disponíveis através de Invista deWilmington, Del., Estados Unidos.
Como pode ser facilmente considerado, um ou maiselementos tal como as orelhas de contenção, elásticos decintura e elásticos de perna podem ser alternativamenteomitidos a partir da fralda 20 para reduzir os custos dematerial e a complexidade do produto. Como tal, o processopara produzir a fralda 20 pode ser simplificado e executadoem uma alta velocidade.
As bordas laterais de chassi 90 da fralda 20 dapresente invenção podem ser opcionalmente parcialmenteinfletidas. Em tal aspecto, as bordas laterais de chassiinfletidas 90 podem proporcionar uma bainha de perna debarreira de baixo custo, eficaz que pode vantajosamentevedar em torno da perna de usuário, em uso e ajudar alimitar o fluxo lateral de exsudatos corpóreos paraperformance aperfeiçoada. Por exemplo, conforme ilustradorepresentativamente nas Figuras 2-3, cada uma das bordaslaterais de chassi 90 pode ser direcionada na direçãolateral 48 internamente em direção à superfície interna 28da fralda 20. O direcionamento interno das bordas lateraisde chassi pode ocorrer em qualquer ponto ao longo docomprimento das bordas laterais de chassi 90 na direçãolongitudinal 46. Como tal, as bordas laterais de chassi 90podem ser pelo menos parcialmente infletidas, ou em certosaspectos, substancialmente todo o comprimento das bordaslaterais de chassi 90 na direção longitudinal 4 6 pode serinfletido.
Em aspectos onde a fralda 20 apresenta bordas lateraisde chassi infletidas 90 (Figuras 2-3) as bordas laterais dechassi 92 e 94 podem definir um diferencial de largura. Porexemplo, a borda de cintura frontal de chassi 94 podedefinir uma largura e borda de cintura frontal de chassi nadireção lateral 48, indicada na seta marcada 95.Similarmente, a borda de cintura posterior de chassi 92pode definir uma largura de borda de cintura posterior dechassi na direção lateral 48, indicada na seta marcada 93.Conseqüentemente, a largura de borda de cintura posteriorde chassi 93 pode ser diferente da largura de borda decintura frontal de chassi 95. Especificamente, a largura deborda de cintura posterior de chassi 93 pode ser maior doque a largura de borda de cintura frontal de chassi 95. Emum aspecto específico, a largura de borda de cinturaposterior de chassi 93 pode ser de pelo menos 10 por cento,maior do que a largura de borda de cintura frontal dechassi 95, e em certos aspectos 25 por cento a 3 0 por centosuperiores à largura de borda de cintura frontal de chassi95. Tal afilamento do chassi absorvente 32 a partir daborda de cintura posterior de chassi 92 até a borda decintura frontal de chassi 94 pode vantajosamente melhorar oajuste da fralda 20 no usuário, particularmente na regiãoentrepernas 26.
A cobertura externa 4 0 pode incluir adequadamente ummaterial que é substancialmente Impermeável a liquido. Acobertura externa 4 0 pode ser provida por uma única camadade material Impermeável a líquido, ou mais adequadamenteincluir uma estrutura de laminado de múltiplas camadas naqual pelo menos uma das camadas é Impermeável a líquido. Emaspectos específicos, a camada externa pode proveradequadamente, ao usuário, uma textura relativamentesemelhante ao pano. Uma película impermeável a liquidoadequada para uso como uma camada interna impermeável alíquido, ou uma cobertura externa impermeável a líquido decamada única 40 é uma película de polietileno de 0,025milímetros (1,0 mil) comercialmente disponível através daEdison Plastics Company de South Plainfield, New Jersey.Alternativamente, a cobertura externa 40 pode incluir umacamada de trama fibrosa tecida ou não-tecida que foiconstruída totalmente ou parcialmente ou tratada paratransmitir os níveis desejados de impermeabilidade aolíquido para regiões selecionadas que são adjacentes oupróximas ao corpo absorvente.
A cobertura externa 40 também pode ser esticável, e em15 alguns aspectos ela pode ser elastomérica. Por exemplo, talmaterial de cobertura externa pode incluir um polipropilenode 0,3 osy (0,01 Kg/m2), fiado contínuo que é estreitado em60 por cento na direção lateral 40 e encrespado em 60 porcento na direção longitudinal 48, laminado com 3 gramas pormetro quadrado de adesivo à base de estireno-isoprene-estireno (g/m2) Bostik-Findley H2525A à película PEBAX 2533de 8 g/m2 com 20 por cento de concentrado de TiO2. Faz-sereferência à Patente US 5.883.028 expedida para Morman etal. , Patente US 5.116.662 expedida para Morman e Patente US5.114.781 expedida para Morman, todas as quais são aquiincorporadas como referência, para informação adicional comrelação aos materiais de cobertura externa, adequados.
O forro pelo lado do corpo 42 é adequadamenteflexível, macio ao toque, e não irritante para a pele dousuário. O forro pelo lado do corpo 4 2 também ésuficientemente permeável a líquido para permitir queexsudatos corpóreos líquidos penetrem facilmente através desua espessura até o corpo absorvente 44. O forro pelo ladodo corpo permeável a líquido adequado 4 2 é uma trama dedois componentes de polietileno/polipropileno, não-tecidatendo um peso básico de aproximadamente 27 g/m2; a tramapode ser aglutinada por fiação ou pode ser uma tramaaglutinada cardada. Opcionalmente, o forro pelo lado docorpo 4 2 pode ser tratado com um agente tensoativo paraaumentar a capacidade de umedecimento do material de forro.
Alternativamente, o forro pelo lado do corpo 42 tambémpode ser esticável, e em alguns aspectos ele pode serelastomérico. Por exemplo, o forro 42 pode ser um tecido depolipropileno fiado contínuo, não-trançado composto defibras de aproximadamente 2 a 3 denier formadas em umatrama tendo um peso básico de aproximadamente 12 g/m2 aqual é estreitada em aproximadamente 60 por cento. Fios deaproximadamente 9 g/m2 de material de elastômero KRATONG2760 colocados em oito fios por polegada (2,54 cm) podemser aderidos ao material fiado contínuo, estreitado paratransmitir elasticidade ao tecido fiado contínuo. 0 tecidopode ser tratado na superfície com uma quantidade operativade agente tensoativo, tal como aproximadamente 0,6 porcento de agente tensoativo AHCOVEL Base N62 disponívelatravés da ICI Américas, uma empresa com escritórios emWilmington, Del., U.S.A. Outros materiais adequados podemser materiais esticáveis, extensíveis biaxialmente, talcomo um material fiado contínuo esticado comestreitamento/encrespado. Faz-se referência à Patente US6.552.245, expedida em 22 de abril de 2003, para Roessleret al. , a qual é incorporada aqui como referência até oponto em que é compatível (isto é, não está em conflito)com a presente.
O corpo absorvente 44 é adequadamente compressível, ajustável e capaz de absorver e reter exsudatos corpóreoslíquidos liberados pelo usuário. Por exemplo, o chassiabsorvente pode incluir uma matriz de fibras absorventes, emais adequadamente felpa celulósica, tal como felpa depolpa de madeira, e partículas superabsorventes. Uma felpa de polpa adequada é identificada com a designação comercialCR1654, comercialmente disponível através da U.S. Alliance,Childersburg, Alabama, U.S.A. Como uma alternativa para afelpa de polpa de madeira, fibras sintéticas, fibraspoliméricas, fibras fiadas via sopro, fibras sintéticas de dois componentes homofil de corte curto, ou outras fibrasnaturais podem ser usadas. Materiais superabsorventesadequados podem ser selecionados a partir de polímeros emateriais naturais, sintéticos, e naturais modificados. Osmateriais superabsorventes podem ser materiais inorgânicos, tais como géis de sílica, ou compostos orgânicos, tais comopolímeros reticulados, por exemplo, ácido poliacríliconeutralizado com sódio. Materiais superabsorventesadequados estão disponíveis através de vários vendedorescomerciais, como: Dow Chemical Company of Midland, Michigan, U.S.A. e Stockhausen Inc., Greensboro, Carolinado Norte, Estados Unidos.
O corpo absorvente 44 pode estar em uma variedade deformatos e configurações conforme são conhecidos natécnica, tal como formato retangular, formato de ampulheta, formato de I, e semelhantes. Além disso, o corpo absorvente44 pode ter uma densidade dentro de uma faixa deaproximadamente 0,10 a aproximadamente 0,5 grama porcentímetro cúbico e pode ser envolvo ou encerrado por umtecido de papel tissue adequado ou envoltório não-tecidopara manter a integridade e/ou o formato do chassiabsorvente.
Em um aspecto, o corpo absorvente 44 pode seresticável de modo a não inibir a capacidade de esticamentode outros componentes aos quais o corpo absorvente pode seraderido, tal como a cobertura externa 4 0 e/ou o forro pelolado do corpo 42. Por exemplo, o corpo absorvente podeincluir materiais revelados nas Patentes US 5.964.743;5.645.542; 6.231.557; 6.362.389 e pedido de patenteinternacional WO 03/051254, cuja revelação é incorporadaaqui como referência.
Em alguns aspectos, uma camada de gerenciamento defluxo (não mostrada) pode ser incluída na fralda 20. Acamada de gerenciamento de fluxo pode ser posicionada nafralda 20 em uma variedade de locais como é sabido natécnica. Por exemplo, a camada de gerenciamento de fluxopode estar próximo do corpo absorvente 44, por exemplo,entre o corpo absorvente 44 e o forro pelo lado do corpo42, e fixada a um ou mais componentes da fralda 20 mediantemétodos conhecidos na técnica, tal como mediante adesivo,ligação ultra-sônica, ligação por pressão, ligação térmica,e semelhante ou combinações dos mesmos.
Uma camada de ger enciamento de fluxo ajuda adesacelerar e difundir os fluxos ou jatos de líquido quepodem ser rapidamente introduzidos no corpo absorvente 44.
Convenientemente, a camada de gerenciamento de fluxo poderapidamente aceitar e temporariamente conter o líquidoantes de liberar o líquido para as porções de armazenamentoou retenção do corpo absorvente 44. Exemplos de camadas degerenciamento de fluxo adequadas são descritas na PatenteUS 5.486.166 e Patente US 5.4 90.846 cujo conteúdo éincorporado aqui como referência até o ponto em que sejamconsistentes (isto é, não-conflitantes) com a presenteinvenção.
Conforme mencionado acima, os vários aspectos dafralda 20 da presente invenção também podem incluir um parde abas posteriores 134 (Figuras 1-3) . As abas posteriores134 incluem uma borda proximal de aba posterior 80, umaborda distai de aba posterior oposta 82, uma primeira bordade conexão de aba posterior 84 e uma segunda borda deconexão de aba posterior 86.
Além disso, a fralda 20 opcionalmente também podeincluir um par de abas frontais 34 (Figuras 2-3) . As abasfrontais 34 incluem uma borda proximal de aba frontal 70,uma borda distai de aba frontal oposta 72, uma primeiraborda de conexão de aba frontal 74 e uma segunda borda deconexão de aba frontal 76.
As bordas proximais 70, 8 0 constituem a porção dasabas 34, 134 que são presas próximas às bordas laterais dechassi 90 nas regiões de cintura respectivas 22, 24. Asbordas distais 72, 82 são aquelas bordas das abas 34 e 134que estão opostas às bordas proximais 70, 80 se deslocandoem uma direção externa a partir do chassi absorvente 3 2. Asprimeiras e as segundas bordas de conexão 74, 76, 84, 86conectam as bordas proximais 70, 80 e as bordas distais 72,82 das abas 34 e 134.As abas, 34 e 134, podem ser presas ao chassiabsorvente 32 em uma variedade de formas como sãoconhecidas na técnica. Por exemplo, as abas 34, 134 podemser presas ao chassi absorvente 32 com adesivo, ligaçõesultra-sônicas, ligações por pressão, ligações térmicas, esemelhantes, ou combinações das mesmas. Adicionalmente, asabas, 34 e 134, podem ser presas ao chassi absorvente 32 nasuperfície interna 28 da fralda 20 (Figura 2-3), àsuperfície externa 30 da fralda 20, ou podem ser encaixadasentre pelo menos algumas das camadas que podem compor ochassi absorvente 32, como a cobertura externa 40 e o forro42. Além disso, as abas 34, 134 podem ser fixadas emdiversas combinações. Por exemplo, as abas frontais 34podem ser presas ao chassi absorvente 32 na superfícieinterna 2 8 da fralda 20 enquanto que as abas posteriores134 podem ser presas ao chassi absorvente 32 na superfícieexterna 30 da fralda 20.
As abas 34 e 134 da presente invenção podem incluire/ou ser formadas de um material de base (Figura 2-4). Porexemplo, as abas frontais 34 podem incluir um material debase de aba frontal 78 e as abas posteriores podem incluirum material de base de aba posterior 88. Os materiais debase 78, 88 podem ser providos por materiais como sãoconhecidos na técnica tal como materiais tecidos, materiaisnão-tecidos, ou suas combinações. Em um aspecto específico,pelo menos uma porção dos materiais de base 78, 88 é de ummaterial elastomérico capaz de alongar pelo menos nadireção lateral 48 para prover abas elastoméricas 34 e 134.Exemplos de um material elastomérico adequado para uso emconexão com os materiais de base 78, 88 são: um laminado deesticamento térmico (STL), um laminado de estreitamento-aglutinado (NBL), um laminado reversivelmente estreitado,ou um material de laminado esticado-aglutinado (SBL).Métodos de fazer tais materiais são conhecidos daqueles versados na técnica e são descritos na Patente US 4.663.220expedida em 5 de maio de 1987 para Wisneski et al. ; PatenteUS 5.226.992 expedida em 13 de julho, de 19993 para Mornam;Pedido de Patente Européia EP 0 217 032 publicado em 8 deabril de 1987 no nome de Taylor et al. ; e pedido PCT WO 01/88245 no nome de Welch et al. ; todos os quais sãoincorporados aqui como referência integralmente até o pontoem que eles são consistentes (isto é, não-conflitantes) coma presente invenção. Como sabido na técnica, os materiaisde base 78, 88 opcionalmente podem incluir materiais não esticáveis ou esticáveis, porém inelásticos. Por exemplo, omaterial de base 78, 88 pode incluir vários materiais não-tecidos, não esticáveis tal como um material fiado continuoou um material fiado contínuo/fiado via sopro/fiadocontínuo (SMS). Alternativamente, os materiais de base 78,8 8 podem incluir materiais de película que também poderiamser adequados para uso em conexão com a cobertura externa40. Em ainda outra alternativa, os materiais de base 78, 88podem incluir uma combinação de vários materiais esticáveise/ou materiais não esticáveis.
As camadas de componentes compondo os materiais debase 78 e 88 podem ser montadas de diversas formas como ésabido na técnica. Por exemplo, as camadas nos materiais debase 78, 88 podem ser montadas com adesivos, ligação ultra-sônica, ligação por pressão, ligação térmica, e semelhante ou combinações dos mesmos. Opcionalmente, os materiais debase 78, 88 podem ser providos por uma única camada dematerial. Tramas de fontes adequadas para as abas 34, 134são descritas no Pedido de Patente US 11/116655, intituladoCOMPOSITE WEB depositado no nome de Van Dike, incorporadoaqui como referência até o ponto em que é compatível (istoé, não-conflitante) com a presente invenção.
Como ilustrado representativamente nas Figuras 2-4, asabas 34 e 134 também podem incluir opcionalmente umelemento de fixação 60 disposto nas mesmas. Por exemplo,uma de, ou cada uma das abas posteriores 134 pode incluirum elemento de fixação 60 preso ao material de base de abaposterior 88. Opcionalmente, uma das, ou cada uma das abasfrontais 34 pode incluir elemento de fixação 60 preso aomaterial de base de aba frontal 78. Além disso, as abasposteriores 134 podem incluir o elemento de fixação 60enquanto que as abas frontais 34 podem não incluir, ouvice-versa. Ainda adicionalmente, todas as abas, 34 e 134,podem incluir o elemento de fixação 60.
O elemento de fixação 60 pode incluir quaisquerprendedores que podem ser outra vez fixados adequados paraartigos absorventes, tais como prendedores de adesivo,prendedores coesivos, prendedores mecânicos, ousemelhantes. Em um aspecto da invenção, o elemento defixação 60 é constituído de elementos de fixação ativospara desempenho aperfeiçoado. Elementos de fixação ativosadequados são materiais de formato geométrico de engate quese destinam a engatar outro material tal como ganchos,bulbos, cogumelos, cabeças de seta, esferas em hastes,componentes machos de casamento ou semelhantes.Conseqüentemente, o elemento de fixação 60 preso aomaterial de base de aba posterior 88 pode ser o elemento defixação ativo. Similairmente, o elemento de fixação 6 0 presoao material de base de aba frontal 7 8 pode ser o elementode fixação ativo. Um exemplo específico de um elemento defixação é o VELCRO HTH 858 ou VELCRO HTH 823, disponívelatravés da Velcro Industries B.V., Amsterdam, Holanda.
O elemento de fixação 60 pode ser disposto nas abas34, 134 para engatar diferentes porções da fralda 20. Porexemplo, o elemento de fixação 60 é preso às abasposteriores 134 pode ser configurado para engatar asuperfície externa 30 da fralda 20. Em tal configuração, oelemento de fixação 60 é preso à aba posterior 134 nasuperfície interna 28 da fralda 20. Adicionalmente, oelemento de fixação 60 preso à aba frontal 34 pode serconfigurado para engatar a superfície interna 28 da fralda20. Em tal configuração, o elemento de fixação 60 é preso àaba frontal 34 na superfície externa 30 da fralda 20.Conseqüentemente, o elemento de fixação 60 nas abas 34, 134pode ser configurado para engatar de forma que pode seroutra vez fixada diretamente com a cobertura externa 40 ouo forro 42 da fralda 20. Alternativamente, pelo menos umpainel de fixação (não mostrado) pode ser localizadoadequadamente na fralda 20 ao qual o elemento de fixação 60nas abas 34, 134 é configurado para engatar. Por exemplo,um painel de fixação pode estar localizado na coberturaexterna 40.
Desse modo, o elemento de fixação 60 pode serempregado para fixar a região de cintura posterior 24 dafralda 20 à região de cintura frontal 22 da fralda 20 emtorno da cintura do usuário. Conseqüentemente, as bordas decintura 38 e 3 9 da fralda 20 são configuradas paracircundar a cintura do usuário para definir a abertura decintura 50 da fralda, enquanto que as bordas laterais 36 dafralda 20 definem as aberturas de perna 52 (Figura 1).
Cada um dos elementos de fixação pode definir umaborda proximal de prendedor 62, uma borda distai deprendedor oposta 64, uma primeira borda de conexão deprendedor 66 e uma segunda borda de conexão de prendedor68. A borda proximal de prendedor 62 é a porção do elementode fixação 60 que está próxima das bordas laterais dechassi 90. As bordas distais de prendedor 64 são aquelasbordas do elemento de fixação 60 que estão opostas à bordaproximal 62 se deslocando em uma direção externa a partirdo chassi absorvente 32. As primeiras e segundas bordas deconexão de prendedor 66, 68 conectam a borda proximal e aborda distai do elemento de fixação 60.
As abas, 34 e 134, podem adicionalmente ter umavariedade de formatos como sabido na técnica. Por exemplo,conforme ilustrado representativamente nas Figuras 2-4, asabas posteriores 134 podem ter um formato complementarmutuamente. Similarmente, as abas frontais 34 também podemter um formato complementar mutuamente. Além disso, como asabas frontais 34 podem ter formatos complementaresmutuamente, e as abas posteriores 134 podem tersimultaneamente formatos complementares mutuamente, porémas abas frontais 34 podem opcionalmente ter um formatodiferente do que as abas posteriores 134 (Figuras 2-4) .Isso pode ser desejável uma vez que as abas frontais 34podem ter uma finalidade diferente daquela das abasposteriores 134, ou pode ser desejável de uma perspectivaestética ou de custo de material. Alternativamente, as abasfrontais 34 e as abas posteriores 134 podem teropcionalmente um formato substancialmente similar.
Nos vários aspectos da presente invenção, as primeirasbordas de conexão 74 e 84 das abas 34 e 134 podem estarvantajosamente substancialmente em nível com as bordas decintura de chassi 92 e 94. Conforme aqui usada a frase"substancialmente em nível" se refere às primeiras bordasde conexão 74 e 84 das abas 34 e 134 sendo niveladas pelomenos no ponto de fixação, com as bordas de cinturarespectivas 92 e 94 na região de cintura 22, 24 onde a aba34 e a aba 134 são fixadas. A primeira borda de conexão 74ou 84 das abas 34 e 134 da presente invenção seráconsiderada "substancialmente nivelada" com as bordas decintura de chassi 92 e 94 enquanto considerando odeslocamento ou retração dos materiais que compreendem ochassi absorvente 32 que podem ocorrer duranteprocessamento. Por exemplo, a quantidade atribuível a taldeslocamento ou retração de materiais durante processamentoé de 2 mm, e como tal, a primeira borda de conexão 74 ou 84das abas 34 e 134 será considerada "substancialmente emnível" com as bordas de cintura de chassi 92 e 94 se elasestiverem dentro de 2 mm da borda de cintura de chassirespectiva 92 e 94.
Por exemplo, conforme ilustrado representativamentenas Figuras 2-3 as primeiras bordas de conexão de abaposterior 84 podem estar substancialmente em nível com aborda de cintura posterior de chassi 92. Em um aspectoespecífico, as primeiras bordas de conexão de aba posterior84 de cada uma das abas posteriores 134 podem estarcompletamente em nível com a borda de cintura posterior dechassi 92. Além disso, conforme ilustrado
representativamente nas Figuras 2-3, cada uma das primeirasbordas de conexão de prendedor 66 de cada elemento de fixação 60 disposto nas abas posteriores 134 pode estarsubstancialmente em nível com a primeira borda de conexãode aba posterior 84 da aba posterior 134 sobre a qual cadaum dos elementos de fixação 60 está disposto.
Similarmente, em aspectos onde a fralda 2 0 inclui uma aba frontal 34, as primeiras bordas de conexão de abafrontal 74 de cada uma das abas frontais 34 pode estarsubstancialmente em nível com a borda de cintura frontal dechassi 94 (Figuras 2-3) . Em um aspecto específico, asprimeiras bordas de conexão de aba frontal 74 de cada uma das abas frontais 34 pode estar completamente em nível coma borda de cintura frontal de chassi 94. Além disso,conforme ilustrado representativamente nas Figuras 2-3,cada uma das primeiras bordas de conexão de prendedor 66 decada elemento de fixação 6 0 disposto nas abas frontais 34 pode estar substancialmente em nível com a primeira bordade conexão de aba frontal respectiva 74 da aba frontal 34na qual cada um dos elementos de fixação 60 está disposto.
Alternativamente, os elementos de fixação 60 podemopcionalmente estar localizados completamente dentro das bordas respectivas 70, 72, 74, 76, 80, 82, 84, 86, da abafrontal 34 e/ou aba posterior 134. Em tal configuração, oselementos de fixação 60 podem ser cortados e colocadosdentro do perímetro da aba 34, 134 antes das abas 34, 134serem presas ao chassi absorvente 32 ou após as abas 34, 134 serem presas ao chassi absorvente 32.As abas 34, 134 podem ser colocadas no chassiabsorvente 32 em pares conectados quando o chassiabsorvente 32 é unido em uma configuração de trama em umponto intermediário do processo de produção (Figura 3). Asabas, 34 e 134, podem ser então separadas em abasindividuais 34 e 134 quando a trama de chassi absorventeunido é separada em chassi absorvente individual 32.Conseqüentemente, isso pode simplificar o processo paraaplicação da abas 34 e 134 ao chassi absorvente 32 emcomparação com a aplicação de cada aba 34, 134 ao chassi 32individualmente. Como tal, o processo para produzir asfraldas 20 pode ser simplificado, e similarmente, avelocidade com a qual as fraldas 20 são produzidas pode serpotencialmente aumentada.
Adicionalmente, a borda de cintura posterior de chassi92 e as primeiras bordas de conexão de aba posterior 84 decada uma das abas posteriores 134 podem definiropcionalmente uma borda de cintura posterior de artigolinear 38. Similarmente, a borda de cintura frontal dechassi 94 e as primeiras bordas de conexão de aba frontal74 de cada uma das abas frontais 34 pode opcionalmentedefinir uma borda de cintura frontal de artigo linear 39.Conforme aqui usado os termos "borda de cintura posteriorde artigo linear" e "borda de cintura frontal de artigolinear" se refere a uma relação entre as primeiras bordasde conexão 74 e 84 das abas respectivas 34 e 134 e asbordas de cintura de chassi respectivas 92 e 94 onde todasas bordas se estendem substancialmente na mesma linha,conforme ilustrado representativamente nas Figuras 2-3.
Os vários aspectos descritos acima se prestam àprodução de uma fralda 2 0 em um arranjo de frente a frente,dorso a dorso. Isto é, a borda de cintura frontal de chassi94 de uma fralda 2 0 é contígua à borda de cintura frontalde chassi 94, de uma fralda adjacente 20, durante fabricação (Figura 3) . Similarmente, a borda de cinturafrontal de artigo 39 de uma fralda 20 pode ser contígua àborda de cintura frontal de artigo 39, de uma fraldaadjacente 20, durante a fabricação. Similarmente a borda decintura posterior de chassi 92, de uma fralda 20, é contígua à borda de cintura posterior de chassi 92, de umafralda adjacente 20 durante fabricação (Figura 3) .Similarmente, a borda de cintura posterior de artigo 3 8 deuma fralda 20, pode ser contígua à borda de cinturaposterior de artigo 38, de uma fralda adjacente 20, durante a fabricação. Especificamente, a combinação do chassiabsorvente substancialmente retangular 32 junto com oarranjo das abas 34 e 134 em um ou mais dos aspectosconforme descrito acima pode resultar adequadamente em umprocesso eficiente, direto enquanto utilizando o arranjo de frente a frente, dorso a dorso das fraldas 20.Especificamente, o arranjo de frente a frente, dorso adorso pode oferecer algumas vantagens de processamento talcomo simplificar o alinhamento das abas 34 e 134 com asbordas de cintura de chassi 92 e 94. Além disso, o arranjo permite uma descontinuidade mais fácil de largura entre aregião de cintura frontal 22 e a região de cinturaposterior 24 da fralda 20, proporcionando opções adicionaisde configuração de produto.
Adicionalmente, configurar as abas, 34 e 134, de modo a ter formatos complementares pode reduzir os custos dematerial mediante eliminação de desperdício de acabamento.Além disso, como os formatos complementares podem permitirque as abas 34, 134 sejam cortadas de uma única trama(Figura 4), uma combinação de um ou mais dos aspectosdescritos acima pode vantajosamente contribuir para maioreficiência de produção das fraldas e velocidade enquantoreduzindo potencialmente os custos de produção e dosprodutos.
De acordo agora com a Figura 5, a presente invençãotambém se refere a uma embalagem 97 que contém umapluralidade das fraldas 20 conforme descrito acimailustrado nas Figuras 1-3. 0 pacote 97 pode conter pelomenos três fraldas 20, e adequadamente pode conter de 10 a96 ou mais fraldas 20. Embalagem adequada para uso com afralda 20 é conhecida na técnica e, por exemplo, é descritana Patente US 6.318.555 expedida em 20 de novembro de 2001para Kuske et al. , cuja revelação é incorporada aqui comoreferência até o ponto em que é consistente (isto é, não-conflitante) com a presente invenção. A embalagem 97 podeser provida adequadamente por um material de película depolímero que é suficientemente flexível para assumir umformato geralmente hexaédrico quando a embalagem 97 épreenchida com as fraldas 20. Alternativamente, outrosmateriais ou formatos adequados podem ser utilizados para aembalagem 97, conforme sabido na técnica.
Como discutido acima, as fraldas 2 0 podem serconfiguradas para serem particularmente adequadas para umprocesso de produção frente a frente, dorso a dorso.Conseqüentemente, conforme ilustrado representativamente naFigura 5, as fraldas 2 0 podem ser arranjadas vantajosamentedentro da embalagem 20 de tal modo que a região de cinturafrontal 22 de uma primeira fralda pode estar em relaçãoconfrontante com a região de cintura frontal 22 de umaprimeira fralda adjacente. Similarmente, a região decintura posterior 24 da primeira fralda pode estar em umarelação confrontante com a região de cintura posterior 24de uma segunda fralda adjacente (Figura 5) . Como tal, pelomenos uma porção das fraldas 20 pode ser arranjada dentroda embalagem para definir um padrão de embalagem de artigofrente a frente, dorso a dorso. Adequadamente, nasembalagens contendo mais do que três fraldas 20, essepadrão de embalagem de artigos frente a frente, dorso adorso pode ser repetido várias vezes dentro de umaembalagem, e ainda mais adequadamente, o padrão deembalagem de artigos frente a frente, dorso a dorso existeatravés do arranjo completo de fraldas 20 dentro daembalagem 97.
O padrão de embalagem de artigos de frente a frente,dorso a dorso pode ser usado vantajosamente dentro daembalagem 97 de fraldas 20 para reduzir o número de etapase a quantidade de equipamento associado à produção defraldas e ao processo de embalagem. Isto é, conformemencionado acima, a fralda 20 da presente invenção pode serconfigurada para ser particularmente adequada a um arranjodo tipo frente a frente, dorso a dorso durante produção(Figura 3) . Conseqüentemente, em aspectos onde as fraldas20 são produzidas de tal maneira, pode ser vantajosoembalar as fraldas 20 em tal arranjo de modo que etapas deprocesso adicionais possam ser evitadas para colocação dasfraldas 20 no padrão de embalagem dorso-frente, maistradicional. Como tal a eficiência do processo aperfeiçoadae os custos de produção podem ser reduzidos e asvelocidades de produção podem ser aumentadas.
Como diversas modificações poderiam ser feitas nasconstruções e métodos acima, sem se afastar do escopo dainvenção, pretende-se que toda matéria contida na descriçãoacima e mostrada nos desenhos anexos seja interpretada nosentido ilustrativo e não no sentido limitador.
Ao introduzir os elementos da invenção ou o aspecto(s)preferido da mesma, os artigos "um", "uma", "as", e"referidas" pretendem significar que existe um ou mais doselementos. Os termos "compreendendo", "incluindo" e "tendo"pretendem ser inclusivos e significar que pode haverelementos adicionais diferentes daqueles elementosrelacionados.

Claims (17)

1. Artigo absorvente definindo uma direção lateral euma direção longitudinal perpendicular à direção lateral,uma região de cintura posterior, uma região de cinturafrontal e uma região entrepernas conectando a região decintura posterior e a região de cintura frontal, umasuperfície interna e uma superfície externa oposta àsuperfície interna, o artigo absorvente caracterizado porcompreender:um chassi absorvente definindo uma borda de cinturaposterior de chassi e uma borda de cintura frontal dechassi oposta a borda de cintura posterior de chassi, umpar de bordas laterais de chassi se estendendo na direçãolongitudinal, e um formato de chassi substancialmenteretangular, o chassi absorvente compreendendo:uma cobertura externa impermeável ao líquido; eum corpo absorvente disposto sobre a coberturaexterna;uma aba posterior formada separadamente da, e fixadapróximo a cada uma das bordas laterais de chassi na regiãode cintura posterior, cada uma das abas posteriorescompreendendo uma borda proximal de aba posterior, umaborda distai de aba posterior, uma primeira borda deconexão de aba posterior e uma segunda borda de conexão deaba posterior, em que a primeira borda de conexão de abaposterior e a segunda borda de conexão de aba posteriorconectada à borda proximal de aba posterior e a bordadistai de aba posterior e em que as primeiras bordas deconexão de aba posterior de cada uma das abas posterioresestão substancialmente em nível com a borda de cinturaposterior do chassi; eum elemento de fixação disposto na superfícieinterna de cada um do par de abas posteriores.
2. Artigo absorvente, de acordo com a reivindicação-1, caracterizado pelo fato de que cada um dos elementos defixação define uma primeira borda de conexão de prendedor,uma segunda borda de conexão de prendedor, uma bordaproximal de prendedor e uma borda distai de prendedor emque a primeira borda de conexão de prendedor e a segundaborda de conexão de prendedor conectada à borda proximal deprendedor e borda distai de prendedor e em que cada uma dasprimeiras bordas de conexão de prendedor estásubstancialmente em nível com a primeira borda de conexãode aba posterior na qual cada um dos elementos de fixaçãoestá disposto.
3. Artigo absorvente, de acordo com a reivindicação-1, caracterizado por compreender ainda uma aba frontalformada separadamente da, e fixada próximo a cada uma dasbordas laterais de chassi na região de cintura frontal,cada uma das abas frontais compreendendo uma borda proximalde aba frontal, uma borda distai de aba frontal, umaprimeira borda de conexão de aba frontal e uma segundaborda de conexão de aba frontal, em que a primeira borda deconexão de aba frontal e a segunda borda de conexão de abafrontal conectam a borda proximal de aba frontal e a bordadistai de aba frontal e em que as segundas bordas deconexão de aba frontal de cada uma das abas frontais estãosubstancialmente em nível com a borda de cintura frontal.
4. Artigo absorvente, de acordo com a reivindicação-3, caracterizado por compreender ainda um elemento defixação disposto em cada uma das abas frontais.
5. Artigo absorvente, de acordo com a reivindicação-3, caracterizado por definir ainda uma borda de cinturafrontal de artigo e onde a borda de cintura frontal dechassi e as primeiras bordas de conexão de aba frontal decada uma das abas frontais definem uma borda de cinturafrontal de artigo linear.
6. Artigo absorvente, de acordo com a reivindicação-3, caracterizado pelo fato de que as abas frontais têm umformato complementar entre si.
7. Artigo absorvente, de acordo com a reivindicação-1, caracterizado pelo fato de que cada uma das bordaslaterais de chassi é pelo menos parcialmente curva.
8. Artigo absorvente, de acordo com a reivindicação-1, caracterizado pelo fato de que as abas posteriores têmum formato complementar entre si.
9. Artigo absorvente, de acordo com a reivindicação-1, caracterizado por definir ainda uma borda de cinturaposterior de artigo e onde a borda de cintura posterior dechassi e as primeiras bordas de conexão de aba posteriordefinem uma borda de cintura posterior de artigo linear.
10. Artigo absorvente, de acordo com a reivindicação-1, caracterizado pelo fato de que as bordas laterais dechassi são bordas retilíneas.
11. Artigo absorvente, de acordo com a reivindicação-1, caracterizado pelo fato de que a borda de cinturafrontal de chassi define uma largura de borda de cinturafrontal de chassi e a borda de cintura posterior de chassidefine uma largura de borda de cintura posterior de chassiem que a largura da borda de cintura posterior de chassi émaior do que a largura da borda de cintura frontal dechassi.
12. Artigo absorvente definindo uma direção laterale uma direção longitudinal perpendicular â direção lateral,uma região de cintura posterior, uma região de cinturafrontal e uma região entrepernas conectando a região decintura posterior e a região de cintura frontal, umasuperfície interna e uma superfície externa oposta àsuperfície interna, o artigo absorvente caracterizado porcompreender:um chassi absorvente definindo uma borda de cinturaposterior de chassi e uma borda de cintura frontal dechassi oposta à borda de cintura posterior de chassi, umpar de bordas laterais de chassi se estendendo na direçãolongitudinal, e em que as bordas laterais de chassi sãobordas retilíneas, o chassi absorvente compreendendo:uma cobertura externa impermeável a líquido; eum corpo absorvente disposto sobre a coberturaexterna;uma aba posterior formada separadamente a partir da,e fixada próximo a cada uma das bordas laterais de chassina região de cintura posterior, cada uma das abasposteriores compreendendo uma borda proximal de abaposterior, uma borda distai de aba posterior, uma primeiraborda de conexão de aba posterior e uma segunda borda deconexão de aba posterior, em que a primeira borda deconexão de aba posterior e a segunda borda de conexão deaba posterior conectam a borda proximal de aba posterior ea borda distai de aba posterior e em que as primeirasbordas de conexão de aba posterior de cada uma das abasposteriores estão substancialmente em nível com a borda decintura posterior de chassi; eum elemento de fixação disposto em cada um do par deabas posteriores, cada um dos elementos de fixaçãodefinindo uma primeira borda de conexão de prendedor, umasegunda borda de conexão de prendedor, uma borda proximalde prendedor e uma borda distai de prendedor em que aprimeira borda de conexão de prendedor e a segunda borda deconexão de prendedor conectam a borda proximal de prendedore a borda distai de prendedor e em que cada uma dasprimeiras bordas de conexão de prendedor estásubstancialmente em nível com a primeira borda de conexãode aba posterior na qual cada um dos elementos de fixação édisposto.
13. Embalagem de artigos absorventes caracterizadapor compreender:um pacote; euma pluralidade de artigos absorventes dispostosdentro do pacote, cada um dos artigos absorventes definindouma direção lateral e uma direção longitudinalperpendicular à direção lateral, uma região de cinturaposterior, uma região de cintura frontal e uma regiãoentrepernas conectando a região de cintura posterior e aregião de cintura frontal, cada um dos artigos absorventescompreendendo:um chassi absorvente definindo uma borda decintura posterior e uma borda de cintura frontal oposta àborda de cintura posterior, um par de bordas laterais dechassi se estendendo na direção longitudinal, e um formatode chassi substancialmente retangular, o chassi absorventecompreendendo:uma cobertura externa impermeável a líquido;eum corpo absorvente disposto na coberturaexterna;uma aba posterior formada separadamente da efixada próximo a cada uma das bordas laterais de chassi naregião de cintura posterior; eum elemento de fixação disposto em cada um do parde abas posteriores; eonde os artigos absorventes são configurados nopacote de tal modo que a primeira região de cintura de umprimeiro artigo absorvente está em uma relação confrontantecom a região de cintura frontal de um primeiro artigoabsorvente adjacente e a região de cintura posterior doprimeiro artigo absorvente está em uma relação confrontantecom a região de cintura posterior de um segundo artigoabsorvente adjacente para definir um padrão de embalagem deartigo de frente-frente, dorso-dorso.
14. Embalagem, de acordo com a reivindicação 13,caracterizada pelo fato de que o padrão de embalagem deartigo de frente-frente, dorso-dorso se repete dentro daembalagem.
15. Embalagem, de acordo com a reivindicação 13,caracterizada pelo fato de que cada uma das abasposteriores compreende uma borda proximal de aba posterior,uma borda distai de aba posterior, uma primeira borda deconexão de aba posterior e uma segunda borda de conexão deaba posterior, em que a primeira borda de conexão de abaposterior e a segunda borda de conexão de aba posteriorconectam a borda proximal de aba posterior e a borda distaide aba posterior e em que as primeiras bordas de conexão deaba posterior de cada uma das abas posteriores estãosubstancialmente em nível com a borda de cintura posteriorde chassi.
16. Embalagem, de acordo com a reivindicação 13,caracterizada pelo fato de que a embalagem compreende trêsartigos absorventes.
17. Embalagem, de acordo com a reivindicação 13,caracterizada pelo fato de que a borda de cintura frontalde chassi define uma largura de borda de cintura frontal dechassi e a borda de cintura posterior de chassi define umalargura de borda de cintura posterior de chassi e em que alargura de borda de cintura posterior de chassi é maior doque a largura de borda de cintura frontal de chassi.
BRPI0617912-6A 2005-10-28 2006-10-04 artigo absorvente BRPI0617912A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/262,208 US7702161B2 (en) 2005-10-28 2005-10-28 Progressive differential motion JPEG codec
US11/262,208 2005-10-28
PCT/US2006/038983 WO2007055841A1 (en) 2005-10-28 2006-10-04 Absorbent article

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0617912A2 true BRPI0617912A2 (pt) 2011-08-09

Family

ID=35996280

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0617912-6A BRPI0617912A2 (pt) 2005-10-28 2006-10-04 artigo absorvente

Country Status (2)

Country Link
US (1) US7702161B2 (pt)
BR (1) BRPI0617912A2 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2012109582A1 (en) * 2011-02-10 2012-08-16 Ncomputing Inc. System and method for multistage optimized jpeg output
US9378560B2 (en) 2011-06-17 2016-06-28 Advanced Micro Devices, Inc. Real time on-chip texture decompression using shader processors
JP5770378B2 (ja) * 2011-09-08 2015-08-26 モトローラ モビリティ エルエルシーMotorola Mobility Llc 係数の矩形ブロックを量子化及び逆量子化するための方法及び機器
KR101410410B1 (ko) * 2011-12-21 2014-06-27 주식회사 케이티 체감형 학습 장치 및 방법
US10685282B2 (en) * 2018-07-25 2020-06-16 WaveOne Inc. Machine-learning based video compression
CN114095730B (zh) * 2022-01-11 2022-04-19 山东捷瑞数字科技股份有限公司 一种图片压缩方法及系统

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR100287624B1 (ko) * 1992-09-28 2001-04-16 야스카와 히데아키 화상데이타의압축,해제방법및그장치
JP3132456B2 (ja) * 1998-03-05 2001-02-05 日本電気株式会社 階層的画像符号化方式、及び階層的画像復号方式
JP4063508B2 (ja) * 2001-07-04 2008-03-19 日本電気株式会社 ビットレート変換装置およびビットレート変換方法
DE102004009955B3 (de) * 2004-03-01 2005-08-11 Fraunhofer-Gesellschaft zur Förderung der angewandten Forschung e.V. Vorrichtung und Verfahren zum Ermitteln einer Quantisierer-Schrittweite
KR100664932B1 (ko) * 2004-10-21 2007-01-04 삼성전자주식회사 비디오 코딩 방법 및 장치
US7444030B2 (en) * 2004-11-12 2008-10-28 Micron Technology, Inc. Image encoding with dynamic buffer-capacity-level-based compression adjustment
US8031774B2 (en) * 2005-01-31 2011-10-04 Mediatek Incoropration Video encoding methods and systems with frame-layer rate control

Also Published As

Publication number Publication date
US20060050978A1 (en) 2006-03-09
US7702161B2 (en) 2010-04-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8162913B2 (en) Folded absorbent article
RU2423960C2 (ru) Изделия с легким в использовании сигнальным устройством
RU2418570C2 (ru) Впитывающие изделия с повторно застегивающимися боковыми швами и функцией простой утилизации
BRPI0909578B1 (pt) artigo absorvente tipo calça para uso pessoal em torno da cintura de um usuário
BRPI0619874A2 (pt) vestimentas com dispositivo indicador de fácil utilização
BRPI0909534B1 (pt) artigo absorvente para uso pessoal em torno da cintura de um usuário
BRPI0516742B1 (pt) peça de vestuário absorvente com indicador de ajuste
US20060247596A1 (en) Absorbent article having front and back ears
BRPI0419206B1 (pt) Artigo absorvente
BR112017018888B1 (pt) Artigo absorvente, e, método de fabricação de um artigo absorvente
BRPI0909556B1 (pt) Artigo absorvente para uso pessoal em torno da cintura de um usuário
BR0207742B1 (pt) artigo de vestuário empacotado, que tem uma costura que pode ser presa novamente.
BRPI0609333A2 (pt) peça de vestuário absorvente
BRPI0615291A2 (pt) peça de roupa descartável com camada interna biaxialmente esticável
KR20040055682A (ko) 바람직한 비의 탄성 대 비탄성 재료를 갖는 탄성허리밴드를 포함하는 흡수 용품
BR112013024207B1 (pt) método de fabricação de um artigo absorvente
KR102372278B1 (ko) 일체형 샘방지 플랩이 있는 흡수 조립체를 구비하는 흡수 용품
BRPI0621808B1 (pt) Vestuário absorvente dotado de cinto
JP5052524B2 (ja) 異なる延伸特性を有する多区分ライナーを備えた吸収性衣類
PT836461E (pt) Fralda
BRPI0616935A2 (pt) artigo absorvente caracterizando um elemento de troca de temperatura
MX2011004448A (es) Prendas absorbentes con ajuste mejorado en el area frontal de la pierna.
BR0311797B1 (pt) Peça de vestuário de calça absorvente
BRPI0617912A2 (pt) artigo absorvente
US8246598B2 (en) Absorbent article

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2260 DE 29/04/2014.