BRPI0617088A2 - gordura de margarina, material graxo sólido, processo para a produção de um material graxo sólido não hidrogenado e composição espalhável - Google Patents

gordura de margarina, material graxo sólido, processo para a produção de um material graxo sólido não hidrogenado e composição espalhável Download PDF

Info

Publication number
BRPI0617088A2
BRPI0617088A2 BRPI0617088-9A BRPI0617088A BRPI0617088A2 BR PI0617088 A2 BRPI0617088 A2 BR PI0617088A2 BR PI0617088 A BRPI0617088 A BR PI0617088A BR PI0617088 A2 BRPI0617088 A2 BR PI0617088A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fat
oil
weight
fatty acids
solid
Prior art date
Application number
BRPI0617088-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Hindrik Huizinga
Cornelis Laurentius Sassen
Original Assignee
Unilever Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=35520766&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0617088(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Unilever Nv filed Critical Unilever Nv
Publication of BRPI0617088A2 publication Critical patent/BRPI0617088A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23DEDIBLE OILS OR FATS, e.g. MARGARINES, SHORTENINGS, COOKING OILS
    • A23D9/00Other edible oils or fats, e.g. shortenings, cooking oils
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11CFATTY ACIDS FROM FATS, OILS OR WAXES; CANDLES; FATS, OILS OR FATTY ACIDS BY CHEMICAL MODIFICATION OF FATS, OILS, OR FATTY ACIDS OBTAINED THEREFROM
    • C11C3/00Fats, oils, or fatty acids by chemical modification of fats, oils, or fatty acids obtained therefrom
    • C11C3/04Fats, oils, or fatty acids by chemical modification of fats, oils, or fatty acids obtained therefrom by esterification of fats or fatty oils
    • C11C3/10Ester interchange

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Edible Oils And Fats (AREA)
  • Fats And Perfumes (AREA)

Abstract

<B>GORDURA DE MARGARINA, MATERIAL GRAXO SóLIDO, PROCESSO PARA A PRODUçãO DE UM MATERIAL GRAXO SóLIDO NãO HIDROGENADO E COMPOSIçãO ESPALHáVEL.<D> A presente invenção refere-se a um material graxo sólido não hidrogenado em que a quantidade somada de ácidos graxos saturados que possui um comprimento de C~ 12~ e C~ 14~ é de 12 a 24% em peso, a quantidade somada de ácidos graxos saturados que possui um comprimento de C~ 16~ e C~ 18~ é de 28 a 50% em peso, a quantidade de ácidos graxos saturados com um comprimento de C~ 18~ é de 6 a 12% em peso e a quantidade total de ácidos graxos completamente saturados é inferior a 72% em peso, e ao processo para a obtenção de tal material graxo sólido, de uma gordura de margarina que compreende o material graxo sólido e de um espalhável compreendendo o material graxo sólido.

Description

"GORDURA DE MARGARINA, MATERIAL GRAXO SÓLIDO, PROCESSO PARA A PRODUÇÃO DE UM MATERIAL GRAXO SÓLIDO NÃO
HIDROGENADO E COMPOSIÇÃO ESPALHÁVEL" Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um novo material graxo sólidoque é não hidrogenado, a um processo para a obtenção deste novo material graxo sólido, de uma gordura de margarina compreendendo este material graxo sólido e dos espalháveis preparados com este material graxo sólido.
Antecedentes da Invenção
A fase graxa da margarina e dos espalháveis de emulsão degordura contínua similares é freqüentemente uma mistura de uma gordura ou óleo líquido e uma gordura que é sólida à temperatura do local e/ou ambiente.
A gordura sólida, designada como material graxo sólido, serve para estruturar a fase graxa e auxiliar na estabilização da emulsão.
As gorduras e os óleos vegetais são preferidos às gorduras animais porque suas composições graxas insaturadas intensificam o valor nutricional do espalhável.
A presente tendência no processamento dos alimentos é evitar o processamento, em particular, o processamento químico tanto quanto possível e optar pelos ingredientes naturais e pelo processamento natural. Os consumidores preferem os produtos que possuem ingredientes naturais e que não foram submetidos ao tratamento ou à modificação química.
Entretanto, as gorduras vegetais naturais não processadas que são apropriadas como material graxo sólido são bastante raras. A hidrogenação ainda é um tratamento freqüentemente utilizado para transformar óleos vegetais líquidos em gorduras duras apropriadas.
O documento EP-A 0151450 descreve uma mistura de gordura que possui um nível relativamente baixo de ácidos graxos trans, de preferência,inferior a 10%, que é obtido pela interesterificação aleatória de uma gordura láurica, uma gordura hidrogenada e um óleo líquido.
Outra desvantagem é o uso de um óleo líquido porque é esperado que o preço do óleo líquido e, em especial, do óleo de colza aumente devido à crescente demanda destes óleos líquidos como os denominados "biodiesel" para carros.
Portanto, é um objeto da presente invenção fornecer um material graxo sólido que não sofra a hidrogenação. Outro objeto da presente invenção é fornecer um material graxo sólido que não é produzido a partir do óleo líquido. Ainda, outro objeto da presente invenção é fornecer um material graxo sólido que seja produzido a partir de ingredientes menos caros.
Um ou mais dos objetos é obtido por um material graxo sólido não hidrogenado em que a quantidade somada de ácidos graxos saturados que possui um comprimento de C12 e C14 é de 12 a 24% em peso, em que a quantidade somada de ácidos graxos saturados que possui um comprimento de C16 e Cie é de 28 a 50% em peso, a quantidade somada de ácidos graxos saturados com um comprimento de Cie é de 6 a 12% em peso, e a quantidade total de ácidos graxos completamente saturados é inferior a 72% em peso.
Descrição Detalhada da Invenção
O termo "material graxo sólido" refere-se a gordura que é sólida àtemperatura ambiente. O material graxo sólido pode compreende duas ou mais gorduras duras diferentes, mas é, de preferência, uma gordura única. O material graxo sólido pode ser uma mistura interesterificada de uma ou mais gorduras.
Uma "margarina graxa" é uma mistura de gorduras que éapropriada para o uso como gordura em espalháveis, ambos contínuo em gordura e contínuo em água, em que tal margarina graxa inclui um material graxo sólido e um óleo líquido. O termo "óleo líquido" é utilizado no presenterelatório descritivo para as gorduras que são líquidas à temperatura ambiente, de preferência, também líquidas na temperatura abaixo da temperatura ambiente, tal como abaixo de 15, 10 ou 5o C. De preferência, o teor de gordura sólida do óleo líquido é de 0 a 20° C, de maior preferência, é de 0 a 15° C.
As gorduras sólidas das quais os constituintes de menor ponto defusão foram removidos, serão indicadas como "frações de estearina". As frações de estearina para o propósito da presente descrição são definidas como uma mistura de triglicerídeos ou uma mistura graxa da qual pelo menos 10% dos constituintes de menor ponto de fusão foram removidos por algum tipo de fracionamento, por exemplo, fracionamento a seco, fracionamento a seco contra-corrente multiestágio ou fracionamento por solvente.
Os constituintes de menor ponto de fusão são indicados como "fração oleína".
No presente relatório descritivo, todas as partes, proporções e porcentagens estão em peso; a quantidade de ácidos graxos em um óleo ou gordura está baseada na quantidade total de ácidos graxos em dito óleo ou gordura e a quantidade de material graxo sólido e/ou gordura dura na composição graxa está baseada no peso total de dita composição graxa, salvo indicações em contrário.
O teor de gordura dura (SFC) na presente descrição e nasreivindicações está expresso como um valor N, essencialmente conforme definido em Fette, Seifen Anstrichmittel, 80 180 - 186 (1978). O perfil de estabilização aplicado é o aquecimento a uma temperatura de 80° C, mantendo o óleo por pelo menos 10 minutos a 60°C ou mais, mantendo o óleo por 16 horas a 0°C e então 30 minutos na temperatura de medida, salvo indicações em contrário.
Por não hidrogenado entende-se que a gordura ou óleo não sofreu qualquer tratamento de hidrogenação. Isto implica os ingredientes departida, bem como as misturas e misturas interesterificadas e mesmo as frações de gordura. As gorduras não hidrogenadas não possuem essencialmente os ácidos graxos trans. De preferência, a gordura possui menos de 5% em peso de ácidos graxos trans, de maior preferência, menos de 5 1% em peso ou mesmo 0% em peso.
A presente invenção é apropriada para produtos mais naturais. Por produtos mais naturais entende-se que o produto sofreu menos modificações ou, de preferência, nenhuma modificação exceto o refinamento e a purificação. Natural também engloba o uso de variantes não químicas de tratamentos, por exemplo, fracionamento a seco (sem solvente) ao invés de fracionamento a úmido (solvente) com, por exemplo, acetona, hexano ou Ianza e rearranjo enzimático ao invés da randomização química.
Em uma realização preferida da presente invenção, a quantidade somada de ácidos graxos saturados que possuem um comprimento de C12 e C14 é de 13 a 22% em peso, de maior preferência, de 17 a 20% em peso. As quantidades apropriadas de ácidos graxos saturados que possuem um comprimento de C16 e Cis é de 35 a 48% em peso. A quantidade de ácidos graxos saturados com um comprimento de Cie é, de preferência, pelo menos 8% em peso, de maior preferência, pelo menos 10% em peso. A porcentagem em peso é dada no material graxo sólido.
A quantidade total de ácidos graxos saturados do material graxo sólido de acordo com a presente invenção, de preferência, é inferior a cerca de 65% em peso, de maior preferência, inferior a 60% em peso.
Em uma realização, o material graxo sólido de acordo com a 25 presente invenção possui um teor de gordura sólida de 47 a 76% a 10° C, 23 a 54% a 20° C, de 5 a 26% a 30° C e inferior a 14 a 35° C. De maior preferência, o material graxo sólido possui um teor de gordura sólida de 50 a 65% a 10° Q, de 26 a 48% a 20° C, de 7 a 21% a 30° C e inferior a 12 a 35° C.A presente invenção também se refere a um material graxo sólido que compreende uma mistura interesterificada de 0 a 20% em peso de um óleo vegetal líquido e de 15 a 35% de uma gordura láurica e 35 a 70% em peso de um óleo de palma e de 5 a 30% em peso de uma gordura C18 superior que possui pelo menos 20% em peso de ácidos graxos saturados de comprimento Cis-
A gordura vegetal líquida é uma gordura que é líquida a temperatura ambiente. A gordura líquida pode ser uma gordura única ou uma mistura de mais de uma gordura. As gorduras líquidas apropriadas podem ser selecionadas a partir do grupo que compreende óleo de colza, óleo de girassol, óleo de açafrão, óleo de semente de linhaça, óleo de milho, óleo de amendoim, óleo de soja, óleo de Iinola e suas misturas.
As quantidades apropriadas de gordura líquida podem ser de 0 a 15% em peso. De preferência, a mistura interesterificada não contém óleo líquido. Espera-se que o óleo vegetal líquido e, em especial, o óleo de colza se torne cada vez mais caro devido a maior quantidade de óleo de colza e outras gorduras vegetais líquidas como "biodiesel" para carros. O material graxo sólido da presente invenção possui a vantagem de poder ser produzido sem qualquer óleo líquido.
A mistura interesterificada compreende uma gordura láurica. Uma gordura láurica é uma gordura que possui um teor de ácido graxo láurico de pelo menos 35% em peso, de preferência, pelo menos 40% em peso. A gordura láurica pode ser uma gordura única ou uma mistura de mais de uma gordura láurica. De preferência, de 22 a 32% em peso de gordura láurica é utilizada na mistura de interesterificação. A gordura láurica apropriada é selecionada a partir do grupo que compreende gordura de óleo de palmiste, gordura de coco e babaçu. Da mesma maneira, as frações de gordura láurica podem ser utilizadas. De preferência, a gordura é fracionada a seco para reter a naturalidade do material graxo sólido.O óleo de palma está presente na mistura interesterificada. O óleo de palma pode ser apenas o óleo de palma, uma fração do óleo de palma ou qualquer de suas combinações, tais como uma mistura de um óleo de palma e uma fração da palma ou uma mistura das frações do óleo de palma. As frações do óleo de palma podem ser ambas a oleína como frações de estearina. A fração de estearina do óleo de palma é preferida. A quantidade de óleo de palma é, de preferência, de 40 a 60% em peso.
A gordura Ct8 superior pode ser uma gordura única ou uma mistura de mais de uma gordura. A gordura Ci8 superior possui pelo menos 20% em peso, de preferência, pelo menos 25% de ácidos graxos saturados com comprimento de C18. Também pode ser preferido que a gordura Ci8 superior possua de 20 a 30% em peso de ácidos graxos saturados com comprimento de Ci8. A porcentagem em peso é na gordura C18 superior. De preferência, de 15 a 30% em peso de gordura C18 superior é utilizado na mistura interesterificada.
Além disso, em outra realização preferida, a gordura C18 superioré selecionada a partir do grupo que consiste em gordura de karité ou mesmo manteiga de karité como é freqüentemente denominado, ilipe, pentadesma, oleína de karité ou estearina de karité. Uma gordura preferida é a oleína de karité, uma vez que esta é uma gordura relativamente barata sendo o produto lateral da produção de estearina de carité.
Adicionalmente, a presente invenção também se refere a um processo para a produção de um material graxo sólido de acordo com a presente invenção que compreende:
- a interesterificação de uma mistura contendo de 0 a 20% em peso de um óleo vegetal líquido e de 15 a 35% em peso de uma gordura láurica e de 35 a 70% em peso de óleo de palma e de 5 a 30% em peso de uma gordura Ci8 superior que possui pelo menos 20% em peso de ácidos graxos saturados de comprimento C18, opcionalmente, o fracionamento da mistura interesterificada, talque a gordura resultante possua uma quantidade somada de ácidos graxos saturados possuindo um comprimento de C12 e C14 de 12 a 24% em peso, a quantidade somada de ácidos graxos saturados possuindo um comprimento de C16 e C18 de 28 a 50% em peso, a quantidade de ácidos graxos saturados com um comprimento de C18 de 6 a 12% em peso, e a quantidade total de ácidos graxos completamente saturados inferior a 72% em peso, em que todas as gorduras na mistura são não hidrogenadas e a mistura não é hidrogenada.
A gordura líquida pode ser uma gordura única ou uma mistura de mais de uma gordura. O óleo vegetal líquido que é preferido pode ser selecionado a partir do grupo que consiste em óleo de colza, óleo de girassol, óleo de açafrão, óleo de semente de linhaça, óleo de milho, óleo de amendoim, óleo de soja, óleo de Iinola e suas misturas.
De preferência, a mistura interesterificada contém de 0 a 15% em peso do óleo líquido e, de maior preferência, não contém nenhum óleo líquido.
De preferência, de 22 a 32% em peso de uma gordura láurica éutilizada na mistura interesterificada. A gordura láurica pode ser uma gordura única ou uma mistura de mais de uma gordura láurica. A gordura láurica apropriada pode ser selecionada a partir do grupo que compreende a gordura de óleo de palmiste, gordura de coco e gordura babaçu e suas combinações.
O óleo de palma pode ser apenas óleo de palma, uma fração doóleo de palma ou qualquer de suas combinações. A quantidade de óleo de palma é, de preferência, de 40 a 60% em peso.
De preferência, a gordura C18 superior possui pelo menos 25% em peso de ácidos graxos saturados de comprimento C18. Também pode ser preferido que a gordura C18 superior possua de 20 a 30% em peso de ácidos graxos saturados de comprimento C18. Uma gordura C18 superior preferida é selecionada a partir do grupo que compreende gordura de carité, pentadesma, ilipe, oleína de karité ou estearina de karité. Uma gordura preferida é a olefinade carité. De preferência, de 15 a 30% em peso de uma gordura C18 superior é utilizada na mistura interesterificada. Em uma realização preferida da presente invenção, a quantidade associada de ácidos graxos saturados que possui um comprimento de C12 e C14 é de 13 a 22% em peso, de maior preferência, de 17 a 20% em peso. As quantidades apropriadas de ácidos graxos saturados que possuem um comprimento de C16 e C18 é de 35 a 48% em peso. A quantidade de ácidos graxos saturados com um comprimento de C18 é, de preferência, pelo menos 8% em peso, de maior preferência, pelo menos 10% em peso.
A quantidade total de ácido graxo saturado do material graxo sólido de acordo com a presente invenção é, de preferência, inferior a 65% em peso, de maior preferência, inferior a 60% em peso.
De preferência, a gordura resultante possui um teor de gordura sólida de 47 a 76% a 10° C, de 23 a 54% a 20° C, de 5 a 26% a 30° C e inferior a 14 a 35° C. De maior preferência, o material graxo sólido possui um teor de gordura sólida de 50 a 65% a 100 C, de 26 a 48% a 20° C, de 7 a 21 % a 30° C e inferior a 12 a 35° C.
Em uma realização preferida da presente invenção, a interesterificação é catalisada por enzimas. O rearranjo por enzimas aumenta a naturalidade da gordura da presente invenção.
Opcionalmente, a mistura interesterificada é ainda fracionada. De preferência, a mistura interesterificada é ainda fracionada a seco.
A presente invenção refere-se ainda a uma gordura de margarina que compreende um óleo vegetal líquido em uma quantidade de 30 a 80% em peso e a um material graxo sólido de acordo com a presente invenção em uma quantidade de 20 a 70% em peso. De preferência, a quantidade de material graxo sólido na margarina é de 30 a 70% em peso, de maior preferência, de 40 a 65% em peso. A quantidade de óleo líquido é, de preferência, de 30 a 70% em peso, de maior preferência, de 35 a 60% em peso. As porcentagens em peso são na gordura da margarina.Os óleos vegetais líquidos apropriados para a gordura de margarina são selecionados a partir do grupo que compreende o óleo de colza, óleo de girassol, óleo de açafrão, óleo de semente de linhaça, óleo de milho, óleo de amendoim, óleo de soja, óleo de Iinola e suas misturas.
Além disso, a presente invenção refere-se a uma margarina ou aum espalhável contínuo em gordura que compreende uma gordura de margarina de acordo com a presente invenção.
Em outra realização, a presente invenção também se refere a um espalhável contínuo em água que compreende uma gordura de margarina de acordo com a presente invenção.
Exemplos Exemplo 1
Um material graxo sólido que possui a seguinte composição foiproduzido:
Tabela 1
<table>table see original document page 10</column></row><table>
O material graxo sólido foi produzido pela mistura das gorduras a partir da Tabela 1 e a interesterificação desta mistura.
O material graxo sólido resultante possuía o seguinte perfil deácido graxo:
Tabela 2
<table>table see original document page 10</column></row><table>Exemplo 2
Um material graxo sólido que possui a seguinte composição foiproduzido:
Tabela 3
<table>table see original document page 11</column></row><table>
O material graxo sólido foi produzido pela mistura das gorduras a partir da Tabela 3 e a interesterificação desta mistura.
O material graxo sólido resultante possuía o seguinte perfil deácido graxo:
Tabela 4
<table>table see original document page 11</column></row><table>
Exemplo 3
Um material graxo sólido que possui a seguinte composição foiproduzido:
Tabela 5
<table>table see original document page 11</column></row><table>
O material graxo sólido foi produzido pela mistura das gorduras apartir da Tabela 5 e a interesterificação desta mistura.
O material graxo sólido resultante possuía o seguinte perfil deácido graxo:
Tabela 6
<table>table see original document page 12</column></row><table>
Exemplo 4
Tabela 7
<table>table see original document page 12</column></row><table>
O material graxo sólido foi produzido pela mistura das gorduras a partir da Tabela 7 e a interesterificação desta mistura.
O material graxo sólido resultante possuía o seguinte perfil deácido graxo:
Tabela 8
<table>table see original document page 12</column></row><table>

Claims (15)

1. GORDURA DE MARGARINA, caracterizada porcompreender(1) um óleo vegetal líquido em uma quantidade de 30 a 80% empeso, e(2) um material graxo sólido em uma quantidade de 20 a 70% em peso, em que o material graxo sólido é não hidrogenado e a partir de uma fonte vegetal e em que no material graxo sólido a quantidade associada de ácidos graxos saturados que possui um comprimento de C12 e Ci4 é de 12 a 24% empeso, a quantidade combinada de ácidos graxos saturados que possui um comprimento de Ci6 e Cie é de 28 a 50% em peso, a quantidade de ácidos graxos saturados com um comprimento de Cie é de 6 a 12% em peso, e a quantidade total de ácidos graxos completamente saturados é inferior a 72% em peso.
2. MATERIAL GRAXO SÓLIDO, caracterizado pelo fato de que o material graxo sólido é não hidrogenado e feito a partir de uma fonte vegetal epelo fato de que no material graxo sólido a quantidade associada de ácidos graxos saturados que possui um comprimento de C12 e Cu é de 12 a 24% em peso, a quantidade associada de ácidos graxos saturados que possui um comprimento de C16 e Cis é de 28 a 50% em peso, a quantidade de ácidos graxos saturados com um comprimento de Ci8 é de 6 a 12% em peso, e a quantidade total de ácidos graxos completamente saturados é inferior a 72% em peso.
3. GORDURA DE MARGARINA, de acordo com a reivindicação 1 ou um material graxo sólido de acordo com a reivindicação ---2, caracterizados pelo fato de que o material graxo sólido possui um teor degordura sólida de 47 a 76% a 10° C, de 23 a 54% a 20° C, de 5 a 26% a 30° C e menos de 14% em peso a 35° C.
4. GORDURA DE MARGARINA, de acordo com a reivindicação 1 ou 3 ou um material graxo sólido de acordo com a reivindicação- 2 ou 3, caracterizados pelo fato de que o material graxo sólido compreende uma mistura interesterificada de O a 20% em peso de um óleo vegetal líquido e de 15 a 35% de uma gordura láurica e de 35 a 70% em peso de um óleo de palma e de 5 a 30% em peso de uma gordura C18 superior que possui pelo menos 20% em peso de ácidos graxos saturados de comprimento C18.
5. GORDURA DE MARGARINA OU UM MATERIAL GRAXO SÓLIDO, de acordo com a reivindicação 4, caracterizados pelo fato de que a gordura Ci8 superior possui de 20 a 30% em peso de ácidos graxos saturados de comprimento C18.
6. GORDURA DE MARGARINA OU MATERIAL GRAXOSÓLIDO, de acordo com a reivindicação 4, caracterizados pelo fato de que o óleo vegetal líquido é selecionado a partir do grupo que compreende o óleo de colza, óleo de girassol, óleo de açafrão, óleo de semente de linhaça, óleo de milho, óleo de amendoim, óleo de soja, óleo de Iinola e suas misturas.
7. GORDURA DE MARGARINA OU MATERIAL GRAXOSÓLIDO, de acordo com a reivindicação 4, caracterizados pelo fato de que a gordura láurica é selecionada a partir do grupo que compreende gordura de óleo de palmiste, gordura de coco e gordura babaçu.
8. GORDURA DE MARGARINA OU MATERIAL GRAXOSÓLIDO, de acordo com uma das reivindicações de 4 a 7, caracterizados pelofato de que a gordura Ci8 superior é a oleina de carité.
9. PROCESSO PARA A PRODUÇÃO DE UM MATERIAL GRAXO SÓLIDO NÃO HIDROGENADO, tal como definido em uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por compreender as etapas de:(1) a interesterificação de uma mistura contendo de 0 a 20% empeso de um óleo vegetal líquido e de 15 a 35% em peso de uma gordura láurica e de 35 a 70% em peso de óleo de palma e de 5 a 30% em peso de uma gordura C18 superior que possui pelo menos 20% em peso de ácidosgraxos saturados de comprimento C^;(2) opcionalmente, o fracionamento da mistura interesterificada, tal que a gordura resultante possua uma quantidade associada de ácidos graxos saturados possuindo um comprimento de C12 e C14 de 12 a 24% em peso, a quantidade associada de ácidos graxos saturados possuindo um comprimento de C16 e C1S de 28 a 50% em peso, a quantidade de ácidos graxos saturados com um comprimento de C18 é de 6 a 12% em peso, e a quantidade total de ácidos graxos completamente saturados é inferior a 72% em peso, em que todas as gorduras na mistura são gorduras não hidrogenadas e nenhuma hidrogenação é realizada durante o processo.
10. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a gordura resultante possui um teor de gordura sólida de 47 a 76% a 100 C, de 23 a 54% a 20° C1 de 5 a 26% a 30° C e inferior a 14% a 35° C.
11. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 9 ou 10, 15 caracterizado pelo fato de que o óleo vegetal líquido é selecionado a partir do grupo que compreende o óleo de colza, óleo de girassol, óleo de açafrão, óleo de semente de linhaça, óleo de milho, óleo de amendoim, óleo de soja, óleo de Iinola e suas misturas.
12. PROCESSO, de acordo com uma das reivindicações 9 a 20 11, caracterizado pelo fato de que a gordura láurica é selecionada a partir do grupo que compreende gordura de óleo de palmiste.
13. PROCESSO, de acordo com uma das reivindicações 9 a-12, caracterizado pelo fato de que a gordura Ci8 superior é selecionada a partir do grupo que compreende a oleina de carité.
14. PROCESSO, de acordo com uma das reivindicações 9 a-13, caracterizado pelo fato de que a interesterificação é catalisada por enzimas.
15. COMPOSIÇÃO ESPALHÁVEL, caracterizada porcompreender uma gordura de margarina tal como definida na reivindicação 1.
BRPI0617088-9A 2005-08-23 2006-08-11 gordura de margarina, material graxo sólido, processo para a produção de um material graxo sólido não hidrogenado e composição espalhável BRPI0617088A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP05076933.0 2005-08-23
EP05076933 2005-08-23
PCT/EP2006/008023 WO2007022897A1 (en) 2005-08-23 2006-08-11 Non-hydrogenated hardstock fat

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0617088A2 true BRPI0617088A2 (pt) 2011-07-12

Family

ID=35520766

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0617088-9A BRPI0617088A2 (pt) 2005-08-23 2006-08-11 gordura de margarina, material graxo sólido, processo para a produção de um material graxo sólido não hidrogenado e composição espalhável

Country Status (6)

Country Link
US (1) US7998521B2 (pt)
EP (1) EP1917336B1 (pt)
BR (1) BRPI0617088A2 (pt)
PL (1) PL1917336T3 (pt)
WO (1) WO2007022897A1 (pt)
ZA (1) ZA200800989B (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1651338B1 (en) 2003-07-17 2011-05-18 Unilever N.V. Process for the preparation of an edible dispersion comprising oil and structuring agent
AU2006215830B2 (en) 2005-02-17 2010-03-04 Upfield Europe B.V. Fat granules
BRPI0617550B1 (pt) 2005-09-26 2014-10-21 Unilever Nv Gordura dura, processo para a produção de uma gordura dura, gordura de margarina e espalhável
WO2009139266A1 (ja) * 2008-05-15 2009-11-19 日清オイリオグループ株式会社 硬質脂肪
BRPI0917741A2 (pt) * 2008-12-19 2015-08-18 Unilever Nv "gordura em pó comestível e método para preparação de um espalhável de gordura contínua"
US8865245B2 (en) 2008-12-19 2014-10-21 Conopco, Inc. Edible fat powders
AU2011269239B2 (en) 2010-06-22 2014-03-06 Upfield Europe B.V. Edible fat powders
EP2651229B1 (en) 2010-12-17 2015-04-08 Unilever N.V. Edible water in oil emulsion
PL2651234T3 (pl) 2010-12-17 2015-06-30 Unilever Bcs Europe Bv Sposób kompaktowania mikroporowatego tłuszczowego proszku oraz tak otrzymany skompaktowany tłuszczowy proszek
US8906441B2 (en) * 2011-09-22 2014-12-09 Hormel Foods Corporation Peanut spread
EP3434109B1 (en) 2016-03-24 2020-11-25 Fuji Oil Holdings Inc. Plastic fat and roll-in fat composition using same
WO2019185444A1 (en) * 2018-03-27 2019-10-03 Bunge Loders Croklaan B.V. Non-hydrogenated fat composition, use and process
PL4048087T3 (pl) * 2019-10-21 2023-09-11 Unilever Ip Holdings B.V. Burger wegetariański
WO2021098966A1 (en) * 2019-11-21 2021-05-27 Bunge Loders Croklaan B.V. Meat analogue product and method
BE1028314B1 (nl) * 2020-05-18 2021-12-21 Vandemoortele Lipids Eetbaar product
EP4200388A1 (en) * 2020-08-21 2023-06-28 Upfield Europe B.V. Solid fat triglyceride composition

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB953451A (en) * 1959-05-13 1964-03-25 Twincon Nv Process for the preparation of cocoa butter substitutes as well as for the preparation of chocolate containing such substitutes
GB1444820A (en) 1972-10-31 1976-08-04 Unilever Ltd Food fat
IE38411B1 (en) 1972-10-31 1978-03-01 Unilever Ltd Food fat
NL8003144A (nl) * 1980-05-30 1982-01-04 Unilever Nv Vetmengsel.
NL8003142A (nl) * 1980-05-30 1982-01-04 Unilever Nv Werkwijze voor het fractioneren van olieen en vetten, alsmede vetmengsels bereid met de verkregen fracties.
US4486457A (en) * 1982-03-12 1984-12-04 Lever Brothers Company Margarine fat blend, and a process for producing said fat blend
US4533561A (en) * 1982-09-30 1985-08-06 Nabisco Brands, Inc. Low-fat spread and process
NL8400270A (nl) 1984-01-30 1985-08-16 Unilever Nv Vetten met een laag transgehalte en broodsmeersels die dergelijke vetten bevatten.
IL100072A (en) 1990-11-30 1995-03-30 American Home Prod Cordomized fat preparations, especially for use in baby food
CA2098314C (en) 1993-06-16 2003-12-30 Ault Foods Limited Improvements in margarine hard stocks
EP0719091B1 (en) 1993-09-14 1997-12-17 Unilever Plc Natural triglyceride fats
ES2132740T3 (es) * 1994-11-15 1999-08-16 Unilever Nv Mezcla de grasas para margarina y productos para untar de agua/aceite.
AU713420B2 (en) * 1994-12-22 1999-12-02 Unilever Plc Margarine fat blend and plastic w/o emulsion spread comprising this fat blend
AU704894B2 (en) 1996-02-09 1999-05-06 Unilever Plc Edible vegetable fat-composition
US5904949A (en) 1996-05-10 1999-05-18 Van Den Bergh Foods Company, Division Of Conopco, Inc. Water-in-oil emulsion spread
DE69817745T2 (de) 1997-12-15 2004-07-01 Loders Croklaan B.V. Nicht-temperierte laurinarme Fettzusammensetzungen
MY122480A (en) 2000-05-29 2006-04-29 Premium Vegetable Oils Sdn Bhd Trans free hard structural fat for margarine blend and spreads
AU2003227724B2 (en) * 2002-05-21 2007-03-15 Upfield Europe B.V. Triglyceride fat
MY134678A (en) * 2003-05-05 2007-12-31 Malaysian Palm Oil Board A process for obtaining an oil composition and the oil composition obtained therefrom
AU2003266871A1 (en) * 2003-06-24 2005-01-04 Fuji Oil Europe Low-trans fats for confectionery fat compostions
ATE361371T1 (de) * 2003-06-27 2007-05-15 Unilever Nv Verfahren zur interesterifikation von glyceridefett
US7618670B2 (en) * 2004-06-14 2009-11-17 Premium Vegetable Oils Sdn. Bhd. Trans free non-hydrogenated hard structural fat and non-hydrogenated hard palm oil fraction component
US7645473B2 (en) * 2006-06-13 2010-01-12 Loders Croklaan Usa Llc Fat composition

Also Published As

Publication number Publication date
EP1917336B1 (en) 2017-06-28
US20090246348A1 (en) 2009-10-01
EP1917336A1 (en) 2008-05-07
WO2007022897A8 (en) 2007-09-13
US7998521B2 (en) 2011-08-16
ZA200800989B (en) 2009-08-26
WO2007022897A1 (en) 2007-03-01
PL1917336T3 (pl) 2017-11-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0617088A2 (pt) gordura de margarina, material graxo sólido, processo para a produção de um material graxo sólido não hidrogenado e composição espalhável
BRPI0617550A2 (pt) gordura dura, processo para a produÇço de uma gordura dura, gordura de margarina e espalhÁvel
EP0115655B1 (en) Water-in-oil emulsions
AU2001274062B2 (en) Preparation of a blend of triglycerides
CA2486634C (en) Triglyceride fat
JP2004513658A (ja) 天然脂肪相を有する食用スプレッド
AU2002220655A1 (en) Edible spread containing a natural fat phase
CA2495785C (en) Triglyceride fat
JP2010011799A (ja) 中融点油脂及び可塑性油脂組成物
EP1478238B8 (en) Triglyceride fat suitable for spread manufacture
BR112018016992B1 (pt) Óleo transesterificado, e composição plástica de óleo / gordura utilizando o mesmo

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B11D Dismissal acc. art. 38, par 2 of ipl - failure to pay fee after grant in time