BRPI0616517A2 - ferramenta de lixamento portátil e método de fixação de um material abrasivo - Google Patents

ferramenta de lixamento portátil e método de fixação de um material abrasivo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0616517A2
BRPI0616517A2 BRPI0616517-6A BRPI0616517A BRPI0616517A2 BR PI0616517 A2 BRPI0616517 A2 BR PI0616517A2 BR PI0616517 A BRPI0616517 A BR PI0616517A BR PI0616517 A2 BRPI0616517 A2 BR PI0616517A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
clamping mechanism
contact surface
tongue
sheet
abrasive material
Prior art date
Application number
BRPI0616517-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Eric R Cybulski
Ryan Patrick Simmers
Jon A Kirschhoffer
Original Assignee
3M Innovative Properties Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by 3M Innovative Properties Co filed Critical 3M Innovative Properties Co
Publication of BRPI0616517A2 publication Critical patent/BRPI0616517A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B24GRINDING; POLISHING
    • B24DTOOLS FOR GRINDING, BUFFING OR SHARPENING
    • B24D15/00Hand tools or other devices for non-rotary grinding, polishing, or stropping
    • B24D15/02Hand tools or other devices for non-rotary grinding, polishing, or stropping rigid; with rigidly-supported operative surface
    • B24D15/023Hand tools or other devices for non-rotary grinding, polishing, or stropping rigid; with rigidly-supported operative surface using in exchangeable arrangement a layer of flexible material

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Polishing Bodies And Polishing Tools (AREA)
  • Finish Polishing, Edge Sharpening, And Grinding By Specific Grinding Devices (AREA)
  • Mechanical Treatment Of Semiconductor (AREA)

Abstract

FERRAMENTA DE LIXAMENTO PORTATIL E MéTODO DE FIXAçãO DE UM MATERIAL ABRASIVO. Trata-se de uma ferramenta de lixamento portátil, operada manualmente, que inclui um elemento de base, um mecanismo de aperto e uma lingueta. O mecanismo de aperto é montado de maneira articulada ao elemento de base, em alinhamento com uma superfície de contato deste, de modo que o mecanismo de aperto gire entre uma posição fechada e uma posição aberta na qual é definido um vão entre o mecanismo de aperto e a superfície de contato. A lingueta se estende ao menos parcialmente entre a superfície de contato e o mecanismo de aperto e estabelece uma superfície de batente que posiciona positivamente a borda de uma folha de material abrasivo em relação a uma extremidade do elemento de base como parte de uma operação de carregamento.

Description

"FERRAMENTA DE LIXAMENTO PORTÁTIL E MÉTODO DE FIXAÇÃO DEUM MATERIAL ABRASIVO"
Antecedentes Da Invenção
A presente invenção refere-se, genericamente, a ferramentasmanuais portáteis de lixamento, para utilização com folhas substituíveis dematerial abrasivo, e refere-se a lixas. Mais particularmente, a invenção serefere a ferramentas de lixamento que são fáceis de serem transportadas e aosmétodos de uso afins.
As folhas abrasivas, como lixas convencionais, são comumenteusadas para lixar manualmente ou fazer o acabamento de superfícies detrabalho, como uma superfície de madeira. O usuário, ao lixar manualmente,segura a lixa diretamente com suas mãos e, posteriormente, move a lixa pelasuperfície de trabalho. O lixamento manual logicamente pode tornar-se umatarefa árdua. A fim de facilitar o processo de lixamento manual, a lixa pode, emcontrapartida, ficar retida em um bloco de lixamento ou uma ferramentadimensionada para adaptar-se à mão do usuário. Nesse sentido, o bloco delixamento ou ferramenta, facilita e acelera a operação de lixamento manual.
Um exemplo de um bloco de lixamento disponível para comercialização é obloco de lixamento de borracha da 3m™ disponível junto à 3m company desaint paul, minnesota.
A patente n° u.s. 5.168.672 revela outro bloco de ferramenta oulixamento exemplificativo sob a forma de um suporte para folha abrasiva, quepossui uma base dotada de ombros de aperto formados em um par de suasbordas laterais opostas. Um manipulo pode ficar preso de forma destacávelsob uma superfície traseira da base. O manipulo possui paredes com flangesflexíveis opostos para prensar porções de bordas de extremidades opostas deuma folha de papel abrasiva que, por sua vez, fica posicionada sob umasuperfície frontal de trabalho da base, com as porções das bordas, da folha depapel que se estendem até os ombros de aperto.
Além disso, a publicação do pedido de patente n°. U.s.2003/0104777, descreve um bloco de Iixamento ou ferramenta que inclui umalojamento de base em geral retagular, sobre o qual fica presa uma garra deuso manual de múltiplos contornos. A garra de uso manual define, ainda, asporções côncavas estendidas até o interior que facilitam para o usuário aoperação de preensão com mais destreza e segurança. Ademais, ummecanismo central de aperto por alavanca é operacional em cada extremidadedo bloco de Iixamento para prender as extremidades opostas da folha da lixade maneira liberável.
Os blocos de Iixamento conhecidos, muito embora bem aceitos,podem trazer certos inconvenientes, por exemplo, é desejável que a folha dematerial abrasivo seja tensionada ou ajustada de forma presa no bloco delixamento. Caso a folha não esteja firme, é possível que enrugue e as rugaspodem-se prender na superfície de trabalho e fazer com que a folha abrasivase rasgue. Além disso, as rugas podem fazer com que a superfície de trabalhoseja danificada ou lixada de forma irregular. Tais preocupações surgem com aslâminas planas flexíveis do material abrasivo, como a lixa convencional, bemcomo com folhas abrasivas resilientes flexíveis, as quais são mais espessas doque a lixa convencional, como os materiais abrasivos em forma de folhadescritos, por exemplo, por minick et al., na patente. N0 u.s 6.613.113.Infelizmente, os mecanismos com os quais os blocos ou ferramentas delixamento convencionais efetuam o carregamento da folha abrasiva nãoatingem de maneira consistente o encaixe tensionado ideal.
Em particular, a técnica comum, pela qual os já conhecidos blocosde Iixamentos são carregados com uma folha abrasiva, geralmente acarretanecessariamente em fixar as extremidades opostas da folha abrasiva nos ladosopostos do bloco de lixamento. Partindo de uma abordagem, um usuário tentasimultaneamente fixar as extremidades opostas da folha abrasiva ao bloco deIixamento enquanto, ao mesmo tempo, tensiona a folha abrasiva. Talprocedimento exige destreza considerável e, com freqüência, o usuário nãoconsegue obter resultados satisfatórios. Alternativamente, o usuário pode, emseqüência, apoiar uma primeira porção da extremidade da folha abrasiva emum lado do bloco de lixamento, envolver a folha abrasiva em volta do fundo dobloco de lixamento, e, então, fixar a segunda porção da extremidade da folhano lado oposto do bloco de lixamento. Uma tensão é teoricamente criada emantida no momento do envolvimento da folha em volta do fundo. Enquantoessa técnica é fisicamente mais fácil de se executar, esta pode ser, ao mesmotempo, frustrante para o usuário. Ou seja, há tanta dificuldade de estimar deforma adequada a quantidade (isto é, o comprimento) da primeira porção deextremidade da folha abrasiva a inicialmente fixar-se ao primeiro lado do blocode lixamento que, quando a folha abrasiva é envolvida em volta do fundo,mantém-se um comprimento adequado para a fixação nos lados opostos dobloco de lixamento. Por exemplo, se um comprimento excessivo da folhaabrasiva for inicialmente fixado ao bloco de lixamento, talvez não restecomprimento suficiente para envolver o bloco de lixamento e fixar a folha aolado oposto deste. Em contrapartida, se um comprimento muito curto da folhaabrasiva for inicialmente fixado ao bloco de lixamento, pode se tornarproblemática a fixação da segunda extremidade ao lado oposto do bloco delixamento como o comprimento restante excessivo que interfere com ofuncionamento adequado do mecanismo de fixação; de forma semelhante,pode ser impossível atingir a tensão ideal da folha abrasiva, também devido aocomprimento restante excessivo. Em ambos os casos, exige-se que o usuáriolibere a primeira extremidade do bloco de lixamento e tente novamente.Obviamente, isso pode ser frustrante para o usuário.
À luz das considerações acima, existe a necessidade de umaferramenta de Iixamento que seja confortável e fácil de carregar, de formaconsistente e satisfatória, uma folha de material abrasivo que fixe firmemente afolha abrasiva sem período de inatividade desnecessários.
Sumário
Os princípios da presente invenção superam as limitações acimaidentificadas no campo, através do fornecimento de uma ferramenta delixamento, cujo carregamento dos meios abrasivos é mais fácil e que prende,de forma segura, o meio abrasivo tensionado. A ferramenta tem a capacidadede acomodar diferentes tipos, larguras e espessuras do material abrasivo dotipo folha. Além disso, a ferramenta é facilmente operada, não requer nenhumaferramenta auxiliar especial e é projetada para ser fabricada e montada comfacilidade.
Os aspectos da presente invenção referem-se a uma ferramentade lixamento com suporte para as mãos, manualmente operada para uso comum material abrasivo substituível do tipo folha. A ferramenta de lixamento incluium elemento de base, um mecanismo de aperto e uma lingüeta. O elemento debase define a primeira e a segunda extremidades, uma superfície do fundo euma superfície de contato formada no lado oposto à superfície do fundo e seestende da primeira extremidade. O mecanismo de aperto inclui uma seção demontagem, uma seção frontal e uma superfície de preensão. A seção demontagem é conectada de maneira pivotável ao elemento de base em umponto de pivô que associa a superfície de preensão com a superfície decontato. Em particular, o mecanismo de aperto é móvel em relação aoelemento de base entre uma posição aberta e uma posição fechada. Naposição aberta, a seção frontal do mecanismo de aperto é fica separada dasuperfície de contato para estabelecer um vão entre a superfície de preensão ea superfície de contato superior. Para essa finalidade, o vão é fornecido parareceber uma porção de extremidade de uma folha do material abrasivo comoparte de uma operação de carregamento. Inversamente, na posição fechada, aseção frontal do mecanismo de aperto fica mais próxima à superfície decontato superior quando comparada à posição aberta. Finalmente, a primeiralingüeta se estende parcialmente por entre o mecanismo de aperto e asuperfície de contato superior, com o mecanismo de aperto na posição aberta.
Nesse sentido, a lingüeta fornece uma superfície de batente que estabelece umlado posterior do vão. Com tal configuração, a superfície de batente facilita oposicionamento adequado da folha abrasiva quando ocorre o carregamentoentre o mecanismo de aperto e a superfície de contato.
Em uma modalidade, a lingüeta projeta-se a partir da superfíciede contato superior, com o mecanismo de aperto incluindo um membro de pivôque forma uma abertura por através da qual estende-se uma porção daslingüetas na posição fechada. Em outras modalidades, é forncecido um par delingüetas laterais lateralmente alinhadas, projetando-se tanto a partir domecanismo de aperto ou da superfície superior de contato. Em ainda outrasmodalidades, a lingüeta é fornecida como parte de um mecanismo de apertoconfigurado para travar o mecanismo de travamento em relação ao elementode base na posição fechada.
Outros aspectos de acordo com os princípios da presenteinvenção referem-se a um método de fixação de uma folha de material abrasivoa uma ferramenta de Iixamento portátil e manual. O método inclui ofornecimento de uma ferramenta de Iixamento incluindo um elemento de base,um mecanismo de aperto e uma lingüeta. O elemento de base define a primeirae a segunda extremidades, uma superfície de fundo que se estende por entreelas e a primeira e segunda superfícies de contatos formadas ao lado opostoda superfície de fundo e que se estende da primeira e da segundaextremidades, respectivamente. O mecanismo de aperto é montado de maneirapivotada ao elemento de base e inclui uma superfície de preensão. Maisparticularmente, o mecanismo de aperto é posicionado de modo que asuperfície de preensão seja associado à primeira superfície de contato.Finalmente, a lingüeta se estende ao menos parcialmente entre o mecanismode aperto e a primeira superfície de contato. Uma de folha abrasiva de materialtambém é fornecida. A folha de material abrasivo tem primeira e segundabordas opostas. O mecanismo de aperto é modulado para uma posição abertapara estabelecer um vão entre a superfície de preensão e a primeira superfíciede contato. A primeira borda da folha de material abrasivo é inserido em umvão para um local em que a primeira borda entra em contato com a lingüeta. Omecanismo de aperto é modulado para uma posição fechada em que aprimeira borda da folha de material abrasivo é fixada à ferramenta delixamento. A folha de material abrasivo é enrolado em torno da primeiraextremidade do elemento de base e ao longo da superfície de fundo.
Finalmente, a segunda extremidade da folha de material abrasivo é fixada àsegunda superfície de contato. Com esta metodologia, um usuário atingi, deforma consistente, uma folha de material abrasivo satisfatória carregada nasferramentas de lixamento, de maneira constante, sem repetidas tentativas. Emuma modalidade, uma posição longitudinal da lingüeta em relação à primeiraextremidade da base corresponde a um comprimento padronizado da folha dematerial abrasivo de forma que, após a fixação da primeira borda da folha dematerial abrasivo à ferramenta de lixamento, um comprimento suficiente dafolha, um material abrasivo é mantido para envolver o elemento de base e fixara segunda superfície de contato.
Breve Descrição Dos Desenhos
A figura 1 é uma vista em perspectiva parcialmente explodida daferramenta de lixamento com suporte para mão, manualmente-operada, deacordo com os princípios da presente invenção;
A figura 2 é uma vista lateral de uma porção da ferramenta deIixamento da figura 1, que ilustra um carregamento inicial do material abrasivodo tipo folha;
A figura 3 é uma vista lateral da porção da figura 2 com omecanismo de aperto em uma posição fechada;
A figura 4 é uma vista lateral da ferramenta da figura 1 carregadacom um material abrasivo do tipo folha;
A figura 5 é uma vista em perspectiva de outra modalidade daferramenta de Iixamento com suporte para mão, manualmente-operada, deacordo com os princípios da presente invenção;
A figura 6 é uma vista em perspectiva de outra modalidade daferramenta de Iixamento com suporte para mão, manualmente-operada, deacordo com os princípios da presente invenção; e
A figura 7 é uma vista em perspectiva de outra modalidadeferramenta de Iixamento com suporte para mão, manualmente-operada, deacordo com os princípios da presente invenção.
Descrição Detalhada
Uma modalidade de uma ferramenta de Iixamento com suportepara mão, manualmente-operada ou bloco de Iixamento 10 é mostrada nafigura 1. O termo "manualmente-operada" refere-se ao fato de que aferramenta 10 não é uma ferramenta elétrica. Ou seja, toda a energia para aferramenta 10 é fornecida por um usuário (não mostrado) e a própriaferramenta 10 não inclui um motor. Será reconhecido, entretanto, queprincípios da presente invenção podem ser aplicados a uma ferramenta elétricae não são necessariamente limitados a uma ferramenta de Iixamentomanualmente-operada.
A ferramenta de Iixamento 10 será descrita abaixo como utilizávelcomo material abrasivo do tipo folha. As expressões "material abrasivo do tipofolha" e "folha de material abrasivo" são intercambiáveis em todo este relatóriodescritivo e referem-se a folhas delgadas, flexíveis, geralmente quadradas ouretangulares de material abrasivo que possui extremidades distintas (oubordas), que podem ser fixadas ao bloco de lixamento. Tal material abrasivo dotipo folha inclui, por exemplo, uma lixa convencional, etaminas flexíveis delixamento, materiais abrasivos não-tecidos, assim como scotch-brite™disponível junto à 3m company, st. Paul, minnesota, e materiais de folhaabrasiva finos e flexíveis tais quais os descritos na patente n° 6.613.113u.s.(minick et al.), cujo conteúdo completo está aqui incorporado, porreferência. A ferramenta 10 pode, também ser utilizada com materiais materiaisnão-abrasivos do tipo folha assim como panos pegajosos como removedor depoeira. Entretanto, os termos "material abrasivo do tipo folha" e "folha dematerial abrasivo" não incluem as auto-denominadas correias sem-fim, dematerial abrasivo, comumente usado com ferramentas de lixamento eficazes,folhas (em corte por matriz) para um super detalhamento das ferramentas delixamento automática, ou folhas abrasivas que possuem seus próprios meiosde fixação, como adesivo ou prendedores do tipo gancho e fechos que,independentemente, facilitam a fixação à ferramenta.
Tendo-se como referência o citado acima, em uma modalidade, aferramenta de lixamento 10 inclui um elemento de base 12, um primeiro esegundo mecanismos de aperto 14, 16, e um primeiro e segundo dispositivosde alinhamento 18, 20. Em algumas modalidades, a ferramenta de lixamento10, inclui, ainda, opcionalmente um manipulo 22. Como será esclarecidoabaixo, o elemento de base 12, o(s) mecanismo(s) de aperto 14 e/ou 16 e odispositivo de alinhamento 18 e/ou 20 podem admitir uma ampla variedade deformas independentes do que foi mostrado na figura 1 de acordo com osprincípios da presente invenção. Independentemente dos preceitos instituídosacima, e em termos gerais, o primeiro e o segundo mecanismos de aperto 14,16 são de maneira pivotada, associados a extremidades opostas,respectivamente, do elemento base 12. O primeiro dispositivo de alinhamento18 se estende ao menos parcialmente, entre o elemento de base 12 e oprimeiro mecanismo de aperto 14, visto que o segundo dispositivo dealinhamento 20 se estende ao menos parcialmente entre o elemento de base12 e o segundo mecanismo de aperto 16. Durante o uso, e como foi descrito deforma bastante detalhada abaixo, os primeiro e segundo dispositivos dealinhamento 18, 20 promovem um carregamento consistente de uma folha dematerial abrasivo (não mostrada) com um mecanismo de aperto 14, 16 deforma simplificada.
Em uma modalidade, o elemento de base 12 define a primeira esegunda extremidades opostas 30, 32 e uma superfície de fundogenericamente plana 34, contra a qual estende uma folha de material abrasivo(não mostrada). Ao mesmo tempo em que o elemento de base 12 é ilustradona figura 1 com o formato geralmente retangular, uma variedade de outrasformas pode ser fornecida, as quais se prestam ao uso com convencionaismateriais abrasivos do tipo folha. Por exemplo, o elemento de base 12 pode serconfigurado tal qual um ou amba as primeira e segunda extremidades 30, 32que definem um formato triangular ou curvo. Ademais, as primeiras e segundasextremidades 30, 32 não precisam ter um formato idêntico.
Em uma modalidade, independente do formato como um todo, oelemento de base 12, forma uma primeira superfície superior de contato 36,oposta à superfície de fundo 34 e estendendo-se a partir de uma primeiraextremidade 30. Embora seja geralmente oculta na figura 1, uma segundasuperfície de contato superior 38 (aludida de forma geral) é similarmenteformada em oposição à superfície de fundo 34, estendendo-se a partir dasegunda extremidade 32. Em uma modalidade, as superfícies de contatosuperiores 36, 38 estão inclinadas ou dispostas obliquamente. Dessa forma, assuperfícies de contato superiores 36, 38 e a superfície ao fundo 34 forma umângulo agudo em relação à extremidade associada 30, 32, respectivamente.Na modalidade ilustrada, as superfícies de contato 36, 38 são definidas pelassuperfícies superiores expostas de uma pluralidade de nervuras espaçadas 40(mostradas na primeira superfície de contato 36 na figura 1). A área dasuperfície de contato entre o material abrasivo do tipo folha (não mostrado) e asuperfície de contato associada 36 ou 38, com essa configuração é diminuída(se comparada a uma superfície contínua) através disso permitindo que a folhapara deslizar para cima ao longo da respectiva superfície de contatos 36, 38mais prontamente para a tensão do material abrasivo do tipo folha comodescrito abaixo. Alternativamente, a primeira e/ou segunda superfície decontatos 36 e/ou 38 pode ser definida de várias outras maneiras, não precisaser idêntica e não precisa necessariamente ser angulada ou inclinada emrelação a superfície de fundo 34.
Conforme descrito abaixo, o elemento de base 12 é configuradode modo a facilitar o pivotamento ou a fixação rotacional ao mesmo, peloprimeiro e segundo mecanismos de aperto 14, 16. Por exemplo, em umamodalidade, o elemento de base 12 forma um par de colunas 42a, 42badjacentes à primeira superfície de contato 36 (oposta à primeira extremidade30). As colunas 42a, 42b são alinhadas de forma lateral (em relação aocomprimento do elemento de base 12) e são configuradas de modo areceberem um componente associado correspondente ao primeiro membro deaperto; elemento 14 de uma maneira a permitir a rotação do primeiromecanismo de aperto 14 em relação às colunas 42a, 42b uma ampla variedadede outra(s) estrutura(s) e/ou mecanismo pode ser fornecida para conectar deforma rotativa os primeiros mecanismos de aperto 14 ao elemento de base 12.
De qualquer maneira, um ponto de pivô 44 (reportado de forma geral) éestabelecido ao elemento de base 12, em torno do qual o primeiro mecanismode aperto 14 gira ou pivotaem uma modalidade na qual o o primeiro e osegundo mecanismos de aperto 14, 16 são similarmente construídos, oelemento de base 12 forma um segundo conjunto de colunas 46 (uma dasquais é parcialmente ilistrada na figura 1), para recebimento giratóriocorrespondente do segundo mecanismo de aperto 16. Do segundo mecanismode aperto 16. Mais uma vez, um ponto 48 é estabelecido e uma amplavariedade de outras configurações pode ser usada no lugar das colunas 46.Ainda mais a frente, em modalidades alternativas, o segundo mecanismo deaperto 16 não é substancialmente similar ao primeiro mecanismo de aperto 14e/ou é substituído por um mecanismo convencional para fixar o materialabrasivo do tipo folha à segunda extremidade 32 do elemento de base 12, detal forma que as colunas 46 possam ser eliminadas.
Em uma modalidade, o primeiro e segundo mecanismos de aperto14, 16 são idênticos. Além disso, a descrição seguinte do primeiro mecanismode aperto 14 se aplica igualmente ao segundo mecanismo de aperto 16,ficando certo que com outras modalidades, o segundo mecanismo de aperto 16teve uma construção diferente e/ou pode ser substituído, por exemplo, por ummecanismo de fixação de folha convencional. Tendo-se como referência omecanismo citado, o mecanismo de aperto 14 inclui um membro de pivô 60 euma superfície de preensão 62 (mostrado com linhas pontilhadas da figura 1)fornecidas por, com a modalidade da figura 1, um membro de tensão 64(compreendendo-se que o membro de tensão 64 é ilustrado separadamente domembro de pivô 60 na figura 1.) O membro de pivô 60 e o membro de tensão60 podem admitir uma ampla variedade de formas, diferentes do que é exibidona figura 1. Entretanto, geralmente, o membro de pivô 60 forma um seção demontagem 66 e uma seção frontal 68. A seção de montagem 66 é configuradapara uma conexão giratória ou pivotante ao elemento de base 12. Após amontagem final, a superfície de preensão 62 se estende desde a seção frontal 68.Em uma modalidade, o membro de pivô 60 é, também, um corpointegral ou unitário, com a seção de montagem 66, que inclui o primeiro esegundo pares 70, 72 de pernas, cada qual definindo uma ranhura 74, 76(reportada de forma geral). As fendas 74, 76 são dimensionadas parareceberem um correspondente das colunas 42a, 42b dotadas do elemento debase 12, de tal modo que o par de pernas 70, 72 correspondente é fixado demaneira giratória às colunas 42a, 42b, respectivamente, mediante montagemfinal. Alternativamente, e como mencionado acima, o membro de pivô 60 podeser configurado a fim de incluir uma variedade de outra(s) estrutura(s) e/oumecanismos adaptados para facilitar a conexão giratória ou pivotante domembro de pivô 60 para o elemento de base 12.
Em uma modalidade, o membro de tensão 64 é uma tira metálicadelgada e flexível que, como por exemplo, forma uma configuração do tipomola de folhas que, geralmente retorna à orientação mostrada na figura 1. Porexemplo, em uma modalidade, o membro de tensão 64 inclui uma parede desuporte 80 e uma parede de preensão 82. A parede de suporte 80 éconfigurada para fixar-se no membro de pivô 60. A parede de preensão 82estende-se desde a parede de suporte 80 e define a superfície de preensão 62.Após montagem final, então, a parede de preensão 82, e nesse sentido, asuperfície preensão 62, estende-se internamente (isto é, em direção àsuperfície de contato 36), a partir da seção frontal 68 do membro de pivô 60.Alternativamente, a superfície de preensão 62 pode ser fornecida com umavariedade de outras configurações. Por exemplo, o membro de tensão 64, e emparticular, a parede de preensão 82, podem admitir uma variedade de outrasformas, variando do que foi mostrado na figura 1. Além do mais, superfície depreensão 62 pode ser fornecida como um porção de unidade integral domembro de pivô 60.
Embora os primeiro e o segundo mecanismos de aperto 14, 16tenham sido descritos como idênticos, em outras modalidades, o segundomecanismo de aperto 16 pode ter uma configuração completamente diferente.Por exemplo, o segundo mecanismo de aperto 16 pode ser substituído por ummecanismo convencional para fixar uma folha de material abrasivo (nãomostrada) para a ferramenta 10.
Após montagem final, e com referência adicional à figura 2, oprimeiro mecanismo de aperto 14 é conectado de maneira giratória aoelemento de base 12. Essa construção permite que o primeiro mecanismo deaperto 14 pivote-se (no ponto de pivô 44) entre uma posição aberta comomostra a figura 2 e uma posição fechada (mostrada no segundo mecanismo deaperto 16 na figura 1). Em uma posição aberta, a seção frontal 68 do membrode pivô 60 é espaçada desde a primeira superfície de contato 36,estabelecendo um vão 84 (reportado de forma geral) entre o primeiromecanismo de aperto 14 (e, em particular, a superfície de preensão 62) e aprimeira superfície de contato 36. Em uma posição aberta, portanto, ummaterial abrasivo do tipo folha 86 e, em particular, uma primeira porção daextremidade 88 dele, pode ser inserida dentro do vão 84 para posterior fixaçãoà primeira superfície de contato 36 através do primeiro mecanismo de aperto14.
Tendo como referência a descrição geral acima, o primeirodispositivo de alinhamento 18 fornece uma superfície de batente positiva parafacilitar um posicionamento adequado do material abrasivo do tipo folha 86(figura 2) em relação à primeira extremidade 30 do elemento de base 12. Comreferência contínua às figuras 1 e 2, e uma modalidade, o primeiro e o segundodispositivos de alinhamento 18, 20 são similarmente configurados tal qual adescrição a seguir do primeiro dispositivo de alinhamento 18 que se aplicaigualmente ao segundo dispositivo de alinhamento 20. Alternativamente, econforme descrito em um maiores detalhes abaixo, o primeiro e o segundodispositivos de alinhamentos 18, 20 podem aceitar diferentes formatos; aindamais, o segundo dispositivo de alinhamento 20 pode ser eliminado.
Em uma modalidade, o primeiro dispositivo de alinhamento 18inclui uma lingüeta 90 que se estende ao menos parcialmente entre a primeirasuperfície de contato 36 e o primeiro mecanismo de aperto 14. Em particular,com uma modalidade das figuras 1 e 2, a lingüeta 90 se projeta para cima (emrelação a uma orientação das figuras 1 e 2) a partir da primeira superfície decontato 36 em direção ao primeiro mecanismo de aperto 14. A lingüeta 90 e oelemento de base 12 podem ser integralmente formados como um corpo unitário; alternativamente, a lingüeta 90 podem ser separadamente formada emontada no elemento de base 12. Apesar disso, a lingüeta 90 é posicionadalongitudinalmente (em relação ao comprimento do elemento de base 12) entrea primeira extremidade 30 e o ponto de pivô 44. Mais particularmente, alingüeta 90 define uma superfície de batente 92 de outro modo espaçada desde a primeira extremidade 30. A superfície de batente 92 é posicionada àfrente do ponto de pivô 44 tal qual o material abrasivo do tipo folha 86 (figura2), de outro modo, a travessia ao longo da primeira superfície de contato 36, irávoltar-se para a superfície de batente 92 e, assim, não estender-se-á para oponto de pivô 44. Ademais, a lingüeta 90, e, em particular, uma superfície debatente 92, definem efetivamente um lado traseiro 94 (em geral repostado nafigura 2) do vão 84 (isto é, longitudinalmente oposto a uma entrada lateral davão 84, geralmente definida na primeira extremidade 30). Em uma modalidade,uma distância longitudinal entre a superfície de batente 92 e uma primeiraextremidade 30 correlaciona-se com um comprimento do elemento de base 12(isto é, a distância entre as primeira e segunda extremidades 30, 32), assimcomo, em algumas modalidades, com um comprimento padronizado eesperado do material abrasivo do tipo folha 86, destinado a ser usado com aferramenta de Iixamento 10. Em particular, e conforme descrito em maioresdetalhes abaixo, o comprimento longitudinal, entre a superfície de batente 92 euma a primeira extremidade 30 é tal que quando o material abrasivo do tipofolha 86 é colocado contra a superfície de batente 92, permanece umcomprimento suficiente que se envolve em torno da primeira extremidade 30,ao longo da superfície de fundo 34, ajustando-se com a segunda superfície decontato 38.
Conforme é melhor mostrado na figura 1, a lingüeta 90 está, emuma modalidade, com um desvio lateral dos lados opostos 96, 98 de umaprimeira superfície de contato 36. Por exemplo, a lingüeta 90 pode serlateralmente centralizada em relação aos lados opostos 96, 98 (isto é, emrelação à largura de uma primeira superfície de contato 36). Esse localpreferido aumenta a probabilidade de que durante uma operação de carga defolha abrasiva, a superfície de batente 92 seja contactada pelo materialabrasivo do tipo folha 86 (figura 2). Alternativamente, outros locais também sãoaceitáveis conforme descrito abaixo.
Em uma modalidade, o primeiro mecanismo de aperto 14 éconfigurado de modo a acomodar a lingüeta 90 na posição fechada (comomostrado pelo segundo mecanismo de aperto 16 na figura 1). Por exemplo, omembro de pivô 60 forma uma abertura 100 dimensionada e posicionada, detal modo que após a montagem final, a abertura 100 se alinhe com a lingüeta90, e permita a passagem da lingüeta 90 através da abertura 100 na medidaem que o membro de pivô 60 module-se a partir da posição aberta até aposição fechada. Alternativamente, a projeção de uma lingüeta 90 desde aprimeira superfície de contato 36 pode ser reduzida desde a que foi mostradanas figuras 1 e 2, de tal modo que a abertura 100 não precisa ser incluída. Depreferência, entretanto, a lingüeta 90 é de uma altura significativa para quedessa forma, sua superfície fique segura com o material abrasivo do tipo folha86 (figura 2) de outro modo, sendo carregado para a primeira superfície decontato 36.
A lingüeta 90 forma, mais adiante, em uma modalidade, umaporção de um mecanismo de travamento 110 (reportado de forma geral nafigura 1) que trava ou prende seletivamente o primeiro mecanismo de aperto 14na posição fechada (isto é, mostrada para segundo mecanismo de aperto 16).
Em particular, o mecanismo de travamento 110 inclui, em uma modalidade, alingüeta 90, a abertura 100, e uma superfície de engate 112. Para essafinalidade, a lingüeta 90 é formada para incluir um dedo 114 (figura 2, de outromodo, formando uma superfície de batente 92) e um corpo de travamento 116.
O corpo de travamento 116 estende-se a partir do dedo 114 opostamente àsuperfície de contato 36, de preferência em direção contrária à primeiraextremidade 30. A superfície de engate 112 (em melhores detalhes na figura 1pelo segundo mecanismo aperto 16), define-se em um perímetro da abertura100. Com essa configuração, na posição fechada, o dedo 114 estende-seatravés da abertura 100, com o corpo de travamento 116 estabelececontiguidade com a superfície de engate 112, de tal modo que a lingüeta 90prenda o primeiro mecanismo de aperto 14 em relação ao elemento de base12. Em uma modalidade, para faciltar a passagem do corpo de travamento 116,através da abertura 100, na medida em que o membro de pivô 60 module-seda posição aberta à posição fechada, para assim permitir o desengate seletivodo corpo de travamento 116 a partir da superfície de encaixe 112, a lingüeta 90pode ser levemente defletível a partir da orientação vertical; ilustrada na figura1. Com essa construção, então, o corpo de travamento 116 pode ser levementeforçado até a primeira extremidade 30, via deflexão do dedo 114, a fim depermitir a passagem através da abertura 100. Alternativamente, o mecanismode travamento 110 pode aceitar uma variedade de outras formas, e não precisaser idêntico em relação aos primeiro e o segundo mecanismos de aperto 14,16. Em algumas modalidades, um mecanismo de travamento não é fornecidopara um ou ambos os mecanismos de aperto 14 e/ou 16.
Enquanto o primeiro dispositivo de alinhamento 18 foi descritoincluindo uma lingüeta 90, outras configurações podem ser empregadas, sendoque vários exemplos delas são fornecidos a seguir. Por exemplo, a superfíciede batente 92 pode ser definida por uma ou outras estruturas mais que podemou não serem lingüetas (por exemplo, uma flange ou protuberância contínua ounão-contínua). De qualquer forma, o primeiro dispositivo de alinhamento 18 éconfigurado de modo a fornecer uma superfície de batente 92 como meio dedefinição do delimitador lateral 94 do vão 84 para auxiliar no posicionamentoadequado do material abrasivo do tipo folha 86 em relação à primeiraextremidade 30 como parte de uma operação de carga descrita a seguir.
Com referência específica à figura. 2, o carregamento do materialabrasivo do tipo folha 86 para a ferramenta 10 começa com transição doprimeiro mecanismo de aperto 14 para uma posição aberta para que a lingüeta84 seja formada. A primeira porção da extremidade 88 do material abrasivo dotipo folha 86 (de outro modo terminando na borda 120) é manualmente inseridapor um usuário (não-mostrado) no vão 84. Em particular, com o primeiromecanismo de aperto 14 na posição aberta, a primeira porção de extremidade88 é inserida no vão 84 exatamente na primeira extremidade 30 ou próximo aela e posicionada ao longo da primeira superfície de contato 36. Sob essaperspectiva, a primeira porção da extremidade 88 é manobrada ou direcionadadentro do vão 84 (isto é, fora da primeira extremidade 30) até que a borda 120entre em contato ou esteja encostada na superfície de batente 92, fornecidapor uma lingüeta 90. O movimento adicional da borda 120 além da superfíciede batente 92 (isto é, mais perto do ponto de pivô 44) está então obstruído,assegurando que o comprimento desejado do material abrasivo do tipo folha 86esteja dentro do vão 84 e que a borda 120 não interfira com movimentosubseqüente do mecanismo de aperto 14 no ponto de pivô 44.Com uma primeira porção de extremidade 88 propriamentelocalizada dentro do vão 84, o primeiro mecanismo de aperto 14 é, então,modulado (por exemplo, rotacionado) para uma posição fechada comomostrado na figura 3. Na posição fechada, a superfície de preensão 62 seencaixa no material abrasivo do tipo folha 86, capturando, através da fricção,uma primeira porção da extremidade 88 entre a superfície de preensão 62 e aprimeira superfície de contato 36. Em uma modalidade, a primeira porção daextremidade 88 pode deslizar suavemente ao longo da inclinação definida pelaprimeira superfície de contato 36 via contato com a superfície de preensão 62.Independente disso, a primeira porção da extremidade 88 é presa à ferramenta10, com uma remanescência 122 (reportada de modo geral) ao materialabrasivo do tipo folha 86 que se estende livremente a partir da primeiraextremidade 30 do elemento de base 12. Em referência à figura 4, oremanescência 122 do material abrasivo do tipo folha 86 envolve, então, aprimeira extremidade 30, ao longo da superfície de fundo 34, e direcionada atéa segunda extremidade 32. Uma segunda porção da extremidade 124 domaterial abrasivo do tipo folha 86 é, então, presa à segunda superfície decontato 38, por exemplo através do segundo mecanismo de aperto 16 de umaforma similar ao que foi anteriormente descrito com respeito à operação doprimeiro mecanismo de aperto 14. Enquanto uma borda 126 definida pelasegunda porção da extremidade 124 é mostrada na figura 4 como um contatoaproximadamente do segundo dispositivo de alinhamento 20, essa relação nãoé requerida. Digamos, a fixação da segunda porção da extremidade 124 naferramenta 10 pode ser concluída independentemente de um comprimentoexato do material realmente estendido ao longo da segunda superfície decontato 38. Independente disso, um usuário torna-se apto a tensionar omaterial abrasivo do tipo folha 86 perto da superfície de fundo 34 (isto é, graçasà primeira porção da extremidade 88 que fica presa à ferramenta 10, o usuáriopode "empurrar" a remanescência 122 durante o envolvimento), resultando emum encaixe hermético e tensionado
O primeiro dispositivo de alinhamento 18 permite que um usuárioempregue a técnica de carregamento seqüencial, descrita acima, com acerteza após a fixação da primeira porção da extremidade 88, a remanescência122 (figura 3) é de suficiente comprimento para "alcançar" a segundaextremidade 32. Isso é especialmente aplicável às instâncias nas quais omaterial abrasivo do tipo folha 86 que é usado com a ferramenta de Iixamento10 é um produto produzido por série e possui um comprimento padronizado.
Por exemplo, mas sem caráter limitativo, os materiais abrasivos do tipo folhassão comumente vendidos possuindo um comprimento de 22,9 cm(9 polegadas) (folhas com dimensão total (por exemplo, 22,9 cm χ 27,9 cm (9"χ 11") que um usuário pode rasgar até a largura desejada, ou folhas detamanho parcial que possuem uma largura diminuída). Independente disso,tendo-se como referência esse comprimento padronizado, um local longitudinalda superfície de batente 92 em relação à primeira extremidade 30 éselecionada para assegurar que um comprimento suficiente do materialabrasivo do tipo folha 86 (isto é, a remanescência 122 descrita com referênciaà figura 3) está disponível para envolver a superfície de fundo 34 e o engate nasegunda superfície de contato 38 (por exemplo, através do segundomecanismo de aperto 16). Digamos que, um carregamento adequado de umcomprimento padronizado de material abrasivo do tipo folha 86 possa serconseguido consistentemente localizando inicialmente a borda 120 contra asuperfície de batente 92; garante-se ao usuário, então, que o comprimento ésuficiente e permanece para ser anexado à segunda superfície de contato 38.
Em uma modalidade, na posição fechada, o mecanismo detravamento 110 (em geral indicado na figura 4) opera para prender o primeiromecanismo de aperto 14 em relação ao elemento de base 12, e entãoprevenindo um desalojamento não-intencional da primeira porção daextremidade 88 a partir da ferramenta de Iixamento 10. O segundo mecanismode aperto 16 é também travado em uma posição fechada via um mecanismo detravamento separado.
Embora as ferramentas de lixamento 10 tenham sido descritascomo formadoras dos primeiro e o segundo dispositivos de alinhamentos 18,20, aos quais inclui-se uma única lingüeta (isto é, a lingüeta 90), que é, por suavez, centralizada lateralmente em relação a uma largura da superfície decontato correspondente, em modalidades alternativas, duas ou mais lingüetaspodem ser empregadas. Por exemplo, a figura 5 ilustra uma modalidadealternativa de ferramentas de Iixamento 200 que inclui um elemento de base202, um primeiro mecanismo de aperto 204, um segundo mecanismo de aperto206, um primeiro dispositivo de alinhamento 208 e um segundo dispositivo dealinhamento 210 (de referência geral). O elemento de base 202, o primeiromecanismo de aperto 204 e o segundo mecanismo de aperto 206 sãoaltamente similares aos componentes correspondentes descritos acima, emrelação à ferramenta de Iixamento 10 (isto é, o elemento de base 12, o primeiromecanismo de aperto 14 e o segundo mecanismo de aperto 16,respectivamente, da figura 1). Portanto, por exemplo, o elemento de base 202define a primeira e a segunda extremidades 212, 214, uma superfície de fundo216 e a primeira e a segunda superfícies de contato superiores 218, 220. Cadamecanismo de aperto 204, 206 inclui, em uma modalidade, um elemento depivô 222 fixado de maneira articulada ao elemento de base 202 adjacente àsprimeira e segunda extremidades correspondentes 212 ou 214 e mantendouma superfície de preensão 224 (mostrada em linha tracejada na figura 5).
Além disso, similar aos dispositivos de alinhamentos 18, 20 (figura 1)anteriormente descrita, os dispositivos de alinhamento 208, 210 facilitam ocarregamento conveniente de um material abrasivo do tipo folha (nãomostrada). Entretanto, ao contrário da modalidade da figura 1, a ferramenta deIixamento 200 forma os dispositivos de alinhamento 208, 210 para incluírem umpar de lingüetas conforme descrito abaixo.
Os dispositivos de alinhamento 208, 210 são idênticos em umamodalidade, tal qual a descrição seguinte do primeiro dispositivo dealinhamento 208, que aplica-se igualmente ao segundo dispositivo dealinhamento 210; alternativamente, os dispositivos de alinhamento 208, 210podem ter diferentes construções ou o segundo dispositivo de alinhamento 210pode ser eliminado. Tomando-se como referência o descrito acima, o primeirodispositivo de alinhamento 208 inclui uma primeira lingüeta 230 e uma segundalingüeta 232. As primeira e a segunda lingüetas 230, 232 projetam-se paracima a partir de uma primeira superfície de contato 218, sendo que cada umaforma uma superfície de batente 234, 236, respectivamente. Sob este ponto devista, a primeira lingüeta 230 situa-se sob ou em adjacência a um primeiro lado240 do elemento de base 202 (de outro modo definindo como um primeiro ladode uma superfície de contato 218), onde a segunda lingüeta 232 é posicionadana ou adjacente a um segundo lado oposto 242 do elemento de base 202. Emuma modalidade, as primeira e as segunda lingüetas 230, 232 sãosimilarmente configuradas, com as superfícies de batente 234, 236 sendolateralmente alinhadas. Digamos que, as superfícies de batente 234, 236 sejamformadas a uma distância longitudinal idêntica a partir de uma primeiraextremidade 212. Além disso, as superfícies de batente 234, 236 definem umlado delimitador (não numerado) de um vão 244 (reportado de forma geral), deoutro modo formada quando o primeiro mecanismo de aperto 204 está naposição aberta mostrada 234,236. Conforme anteriormente descrito, emseguida, um material abrasivo do tipo folha (não mostrado) situa-se ou estáposicionado de forma apropriada dentro do vão 244 pela localização de umaextremidade deste, contra as superfícies de batentes 234, 236.Em uma modalidade, para acomodar uma altura conveniente daslingüetas 230, 232, o dispositivo de alinhamento 208 inclui, ainda, uma primeirae segunda aberturas formadas pelo membro de pivô 222. Apesar de oculto navista da figura 5, uma primeira das aberturas é exibida como 254 do membro de pivô 222 associado ao segundo mecanismo de aperto 206. Após montagemfinal, as respectivas ficam alinhadas com as correspondentes das lingüetas230, 232 tais quais que, quando o mecanismo de aperto 204 é modulado parauma posição fechada, as primeira e a segunda lingüetas 230, 232 ao menosparcialmente projetam-se através da abertura correspondente. Finalmente, emuma modalidade, sa primeira e a segunda lingüetas 30, 232 formam porçõesde um mecanismo de travamento 260 (em geral, assim sidentificados). Emparticular, cada uma dessas lingüetas 230, 232 formam um corpo detravamento 262 que de outro modo, encosta-se ao lado e contra uma superfíciecorrespondente de superfície de engate 264 (reportado de forma geral osegundo mecanismo de aperto 206) quando o mecanismo de aperto 204 situa-se na posição fechada conforme anteriormente descrita.
Embora as ferramentas de Iixamento 10 (figura 1), 200 tenhamsido descritas como definição de dispositivo(s) de alinhamento por meio deinclusão de um ou mais lingüetas projetando desde a superfície de contatofornecida pelo elemento de base (por exemplo, as lingüetas 230, 232 da figura5), em modalidades alternativas, a(s) lingüeta(s) podem projetar-se a partir domecanismo de aperto correspondente. Por exemplo, a lingüeta 90 da figura 1pode projetar-se do primeiro mecanismo de aperto 14 (por exemplo, sendointegralmente formada com o membro de pivô 60 como um corpo unitário).Adcionalmente, a figura 6 ilustra outra modalidade de ferramentas de Iixamento300 de acordo com os princípios da presente invenção. De acordo com asmodalidades anteriores, a ferramenta de Iixamento 300, inclui um elemento debase 302, primeiro e segundo mecanismos de aperto 304, 306, um primeirodispositivo de alinhamento 308 e um segundo dispositivo de alinhamento 310(reportado de forma geral). O elemento de base 302 é similar ao elemento debase 12 (figura 1) anteriormente descrita e define a primeira e a segundaextremidades 320, 322 uma superfície de fundo 324 e a primeira e segundasuperfícies superiores de contatos 326, 328. Os mecanismos de aperto 304,306 incluem um membro de pivô 330 preso gitatoriamente ao elemento debase 302, adjacente ao elemento correspondente das extremidades 320, 322,respectivamente e matendo uma superfície de preensão 332 (mostrada emlinha tracejada na figura 6). Os primeiro e o segundo dispositivo dealinhamentos 308, 310, similar as modalidades anteriores, facilitam ocarregamento adequado de um material abrasivo do tipo folha (não mostrado).Para essa finalidade, o segundo dispositivo de alinhamento 310 é similar aodispositivo de alinhamento 18 (figura 1) descrito anteriormente, contanto que oprimeiro dispositivo de alinhamento 308 tenha uma estrutura divergente,descrita a seguir; alternativamente, os dispositivos de alinhamentos 308, 310podem ser idênticos.
Junto a modalidade da figura 6, o primeiro dispositivo dealinhamento 308 inclui uma primeira e segunda lingüetas 340, 342. Cada umadas lingüetas 340, 342 define uma superfície de batente 344, 346 que, de outromodo, fica voltada para a primeira extremidade 320 do elemento de base 302,após montagem final diferentemente das modalidades anteriores, a primeira ea segunda lingüetas 340, 342 projetam-se do primeiro mecanismo de aperto304, e em particular o membro de pivô 330. As lingüetas 340, 342 sãofornecidas como extensões integrais e unitárias do membro de pivô 330;alternativamente, as lingüetas 340, 342 podem ser formadas separadamente eassim montadas para o membro de pivô 330. De qualquer maneira, a primeiralingüeta 340 está posicionada em adjacência a ou em um primeiro lado 350 domembro de pivô 330, contanto que a segunda lingüeta 242 esteja posicionadaem ou adjacente ao segundo lado 352. Isso deve-se, por sua vez, prescreverque após a montagem final, a primeira lingüeta 340 está lateralmenteposicionada adjacente ao primeiro lado 354 do elemento de base 302, contantoque a segunda lingüeta 342 esteja lateralmente posicionada ou adjacente aosegundo lado 356 do elemento de base 302. Tendo-se o fato acima comoreferência, as superfícies de batentes 344, 346 estão lateralmente alinhadasem relação ao comprimento da superfície superior de contato 326. Digamosque, uma distância longitudinal entre a primeira extremidade 320 e a superfíciede batentes 340, 342 é substancialmente a mesma.
Para acomodar a altura e comprimento convenientes daslingüetas 340, 342, em uma modalidade, o elemento de base 302 forma umaprimeira e segunda aberturas 360, 362 que são posicionadas para receberemaberturas respectivas das lingüetas 340, 342 quando o primeiro mecanismo deaperto 304 é modulado para a posição fechada. Dessa forma, após montagemfinal do primeiro mecanismo de aperto 304 para o elemento de base 302, aprimeira lingüeta 340 é alinhada espacialmente com a primeira abertura 360 ea segunda lingüeta 342 que é espacialmente alinhada com a segunda abertura362.
Finalmente, em uma modalidade, cada uma das lingüetas 340,342 forma um corpo de travamento 364, 366 como parte de um mecanismo detravamento (não numerado). Em uma posição fechada, as lingüetas 340, 342estendem-se parcialmente através de uma lingüeta correspondente dasaberturas 360, 362 com o corpo de travamento 364, 366 entrando em contatocom uma superfície de engate (não mostrada) fornecida pelo elemento de base302, que deste modo, prende o primeiro mecanismo de aperto 304 em relaçãoao elemento de base 302 na posição fechada.
O carregamento das ferramentas de Iixamento 300 com o materialabrasivo do tipo folha (não mostrado, mas relacionado com a folha de materialabrasivo 86 mostrada nas figuras. 2-4) é similar ao descrito anteriormente. Emparticular, o primeiro mecanismo de aperto 304 é modulado para uma posiçãoaberta conforme mostrado na figura 6, de modo que o vão 370 (reportado deforma geral) forma-se entre o primeiro mecanismo de aperto 304 e a primeirasuperfície de contato 326. Sob essa perspectiva, o primeiro mecanismo deaperto 304 é posicionado giratoriamente, de tal modo as lingüetas 340, 342fiquem muito próximas a primeira superfície superior de contato 326 e possamaté estender-se até a abertura correspondente 360 ou 362. Como um ponto dereferência, o primeiro mecanismo de aperto 304 é descrito na figura 6 comosendo evidentemente girado em relação ao elemento de base 302 para melhorilustrar vários componentes da ferramenta 300. Durante uma operação decarregamento real, entretanto, o primeiro mecanismo de aperto 304 é apenaslevemente girado para fora da primeira superfície de contato 326 para garantira iterface entre o material abrasivo do tipo folha e a superfície de batente 344,346 na medida em que uma folha abrasiva que é inserida no vão 370 emanualmente manobrada e direcionada ao longo da superfície de contato 326.
Uma porção da extremidade do material abrasivo do tipo folha(não mostrada) é então, inserida no vão 370 de tal modo que uma borda destesque entra em contato com as superfícies de batentes 344, 346. O primeiromecanismo de aperto 304 é, posteriormente, modulado, à posição fechada,com o primeiro mecanismo de aperto 304 sendo travado no elemento de base302 via as lingüetas 340, 342 (e em particular, os corpos de travamento 364,366) em algumas modalidades. Novamente, um espaçamento longitudinal dassuperfícies de batentes 344, 346 em relação a primeira extremidade 320garante que um comprimento suficiente do material abrasivo do tipo folha (queem algumas modalidades é de outro modo tem o comprimento padronizado) eestende-se desde a primeira extremidade 320 e está disponível para embalar aprimeira extremidade 320, ao longo da superfície de fundo 324, e sobre asegunda superfície de contato 328 para fixação neste, via o segundomecanismo de aperto 306.
Outra modalidade de ferramentas de Iixamento 400 de acordocom os princípios da presente invenção é mostrada na figura 7. A ferramentade Iixamento 400 inclui um elemento de base 402, primeiro e segundomecanismos de aperto 404, 406, e a primeiro dispositivo de alinhamento 408(reportado de forma geral). O elemento de base 402 define as primeira esegunda extremidades 420, 422. Diferentemente das modalidades anteriores, aprimeira extremidade 420 define um formato triangular, com o primeiromecanismo de aperto 404, e em particular, o membro de pivô 430 deste, quedefine um formato similar. Em contrapartida, a segunda extremidade 422possui um formato retangular ou quadrado. O dispositivo de alinhamento 408 ésimilar ao dispositivo de alinhamento 18 (figura 1) descrito anteriormente, eforma uma porção de um mecanismo de travamento 442 (reportado de formageral). A despeito das modalidades anteriores, um dispositivo adicional dealinhamento não é fornecido com o segundo mecanismo de aperto 406.
Ferramenta de Iixamento concebida de acordo com os princípiosda presente invenção propiciam um aperfeiçoamento notável em comparaçãoaos projetos anteriores. Em particular, a(s) superfície(s) de batenteassociada(s) a um dispositivo de alinhamento de outro modo incluído com asferramentas de Iixamento que servem como um mecanismo de batente positivopara localização adequada de um material abrasivo do tipo folha ao carregá-laa ferramenta, e em algumas modalidades, auxilia o travamento de ummecanismo de aperto correspondente.
Ainda que as modalidades específicas da presente invençãotenham sido ilustradas e descritas, os versados na técnica verificarão que umavariedade de implementações alternativas e/ou equivalentes poderão sersubstituídas pelas modalidades específicas mostradas e reveladas, sem que seabandone o escopo da presente invenção. Esse pedido é planejado para cobrirquaisquer adaptações ou variações das realizações específicas, aquidiscutidas. Portanto, compreende-se que essa invenção deva ser limitadaapenas pelas reivindicações e seus equivalentes.

Claims (9)

1. FERRAMENTA DE LIXAMENTO PORTÁTIL, operadamanualmente, para uso com material abrasivo do tipo folha substituível,caracterizada pelo fato de compreender:um elemento de base que define primeira e uma segundaextremidades, uma superfície de fundo estendendo-se entre as primeira esegunda extremidades, e uma primeira superfície de contato formada emoposição à superfície de fundo e estendendo-se a partir da primeiraextremidade;um mecanismo de aperto que tem um elemento pivotantedefinindo uma seção de montagem, uma seção frontal e uma superfície depreensão;sendo que a seção de montagem conecta-se de forma articuladaao elemento de base no ponto de pivotação que associa a superfície depreensão com a superfície de contato de modo que o mecanismo de apertopossa se mover entre uma posição aberta, na qual a seção frontal é espaçadada primeira superfície de contato para estabelecer um vão entre a superfície depreensão e a primeira superfície de contato para receber uma porção daextremidade de uma folha de material abrasivo, e uma posição fechada, naqual a seção frontal fica mais próxima da primeira superfície de contato; euma primeira lingüeta estendendo-se ao menos parcialmenteentre o mecanismo de aperto e a primeira superfície de contato com omecanismo de aperto na posição aberta, sendo que a primeira lingüeta faz opapel de uma superfície de batente, estabelecendo o lado delimitador do vão.
2. FERRAMENTA DE LIXAMENTO, de acordo com areivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a primeira lingüeta projeta-se apartir da primeira superfície de contato.
3. FERRAMENTA DE LIXAMENTO, de acordo com areivindicação 2, caracterizada pelo fato de que a primeira lingüeta éposicionada de modo que a superfície de batente fique entre a primeiraextremidade e o ponto pivotante.
4. FERRAMENTA DE LIXAMENTO, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que o mecanismo de aperto formauma abertura dimensionada em conformidade e em alinhamento com aprimeira lingüeta, de modo que, na posição fechada, uma porção da primeiralingüeta se estenda para dentro da abertura.
5. FERRAMENTAS DE LIXAMENTO, de acordo com areivindicação 2, caracterizada pelo fato de que a primeira lingüeta e o elementode base são integralmente formados como um corpo unitário.
6. FERRAMENTA DE LIXAMENTO, de acordo com areivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a primeira lingüeta projeta-separa dentro, a partir do mecanismo de aperto e em direção à primeirasuperfície de contato após a montagem final.
7. FERRAMENTA DE LIXAMENTO, de acordo com a reivindicação-1, caracterizada pelo fato de que a primeira lingüeta se projeta a partir de um doselementos de base e do membro de pivô, terminando em um corpo de travamento,sendo que, adicionalmente, um outro elemento de base e o membro de pivô formamuma abertura definida em parte por uma superfície de engate, e sendo que,adicionalmente, a ferramenta de Iixamento é configurada de modo que, após amontagem final e a transição do mecanismo de aperto para a posição fechada, umaporção da primeira lingüeta se estende através da abertura e o corpo de travamentoentra em contato com a superfície de engate para travar o mecanismo dè aperto naposição fechada.
8. FERRAMENTA DE LIXAMENTO, de acordo com areivindicação 7, caracterizada pelo fato de que a primeira lingüeta inclui umdedo que se projeta a partir da superfície de contato, sendo que o corpo detravamento se estende do dedo em uma direção genericamente oposta àprimeira extremidade.
9. MÉTODO DE FIXAÇÃO DE UM MATERIAL ABRASIVO,em forma de folha, em uma ferramenta de Iixamento portátil, operadamanualmente, caracterizado pelo fato de compreender:-0 fornecimento de uma ferramenta de Iixamento que inclui:um elemento de base que define uma primeira e uma segundaextremidades, uma superfície de fundo estendendo-se entre a primeira esegunda extremidades, uma primeira superfície de contato formadaopostamente à superfície de fundo e estendendo-se a partir da primeiraextremidade, e uma segunda superfície de contato formada opostamente àsuperfície de fundo e estendendo-se a partir da segunda extremidade,um mecanismo de aperto montado de modo articulado em umelemento de base, sendo que o mecanismo de aperto inclui uma superfície depreensão que é associada à primeira superfície de contato,uma lingüeta que se estende ao menos parcialmente entre omecanismo de aperto e a primeira superfície de contato, e formando umasuperfície de batente voltada para a primeira extremidade;o fornecimento de um material abrasivo substituível em formatode folha, com uma primeira e uma segunda bordas opostasa transição do mecanismo de aperto para uma posição abertapara estabelecer um vão entre a superfície de preensão e a primeira superfíciede contato;a inserção da primeira borda do material abrasivo em formato defolha no vão, de forma que a primeira extremidade entre em contato com asuperfície de batente;transição do mecanismo de aperto para prender a primeira bordado material abrasivo em forma de folha na primeira extremidade da ferramentade lixamento;o enrolamento do material abrasivo em forma de folha em tornoda primeira extremidade do elemento de base e ao longo da superfície defundo do elemento de base; ea fixação da segunda borda do material abrasivo em forma defolha à segunda superfície de contato.
BRPI0616517-6A 2005-08-11 2006-07-26 ferramenta de lixamento portátil e método de fixação de um material abrasivo BRPI0616517A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/201,763 US7591715B2 (en) 2005-08-11 2005-08-11 Sanding tool with sheet loading feature
US11/201,763 2005-08-11
PCT/US2006/029089 WO2007021479A1 (en) 2005-08-11 2006-07-26 Sanding tool with sheet loading feature

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0616517A2 true BRPI0616517A2 (pt) 2011-06-21

Family

ID=37487656

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0616517-6A BRPI0616517A2 (pt) 2005-08-11 2006-07-26 ferramenta de lixamento portátil e método de fixação de um material abrasivo

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7591715B2 (pt)
EP (1) EP1943057B1 (pt)
CN (1) CN101247924B (pt)
AT (1) ATE433832T1 (pt)
AU (1) AU2006280297A1 (pt)
BR (1) BRPI0616517A2 (pt)
CA (1) CA2618054C (pt)
DE (1) DE602006007373D1 (pt)
MX (1) MX2008001829A (pt)
WO (1) WO2007021479A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7144300B1 (en) * 2005-12-29 2006-12-05 3M Innovative Properties Company Sanding tool with clamping mechanism
US9108300B2 (en) * 2012-05-30 2015-08-18 Allway Tools, Inc. Sanding device
CN102814718A (zh) * 2012-08-13 2012-12-12 池州市九华明坤铝业有限公司 挤压用模具工作带抛光装置
DE102015112510A1 (de) * 2015-07-30 2017-02-02 C. & E. Fein Gmbh Schleifwerkzeug mit Formprofil für ein oszillierendes Schleifgerät

Family Cites Families (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US751117A (en) * 1904-02-02 Holder for abrading-sheets
US734927A (en) * 1902-11-29 1903-07-28 Morgan E Mcafee Tool for holding abrading materials.
US2095495A (en) * 1936-03-07 1937-10-12 Enge Conrad Christian Sanding block
GB628980A (en) * 1946-05-17 1949-09-08 Sundstrand Machine Tool Co Improvements in or relating to clamp devices for rubbing shoes
US2749679A (en) 1953-11-25 1956-06-12 Nicholas T Anton Shoes for rubbing devices
US3546822A (en) * 1968-11-29 1970-12-15 Alma A Hutchins Clip for surface treating tool
US3822518A (en) * 1972-09-07 1974-07-09 Rodac Pneumatic Tools Sanding shoe and clip therefor
US4062152A (en) * 1976-04-28 1977-12-13 Mehrer Donald D Vacuum sander
US4077165A (en) 1976-11-26 1978-03-07 Hutchins Alma A Abrading tool clip with automatic take-up
US4475317A (en) * 1983-11-28 1984-10-09 The Singer Company Paper retainer for a sanding device
DK10590A (da) * 1990-01-12 1991-07-13 Hardi Int As Udliggerredskab, isaer en spredebom til ophaengning paa en yderramme paa et landbrugsredskab, saasom et landbrugskoeretoej
US5168672A (en) 1991-11-04 1992-12-08 Gregoire Sr Bernard Sanding block
IT1298433B1 (it) * 1997-02-27 2000-01-10 Bosch Gmbh Robert Utensile elettrico portatile in particolare smerigliatrice
DE19800044A1 (de) 1997-02-27 1998-09-03 Bosch Gmbh Robert Elektrohandwerkzeug, insbesondere Schleifgerät
US6536510B2 (en) * 2001-07-10 2003-03-25 Thermal Corp. Thermal bus for cabinets housing high power electronics equipment
DE10139546A1 (de) * 2001-08-10 2003-02-20 Bosch Gmbh Robert Schleifhandwerkzeugmaschine
US6641469B2 (en) 2001-11-30 2003-11-04 Donald T. Deshler Sanding block having contoured grip
US6613113B2 (en) 2001-12-28 2003-09-02 3M Innovative Properties Company Abrasive product and method of making the same
CN2526129Y (zh) * 2001-12-29 2002-12-18 连昌工业股份有限公司 砂纸夹持器
CN2703618Y (zh) * 2004-05-24 2005-06-08 周德景 砂纸架
US7112128B1 (en) 2005-04-29 2006-09-26 3M Innovative Properties Company Sanding tool with protective clamping mechanism

Also Published As

Publication number Publication date
EP1943057A1 (en) 2008-07-16
WO2007021479A1 (en) 2007-02-22
CN101247924B (zh) 2012-07-11
US7591715B2 (en) 2009-09-22
AU2006280297A1 (en) 2007-02-22
ATE433832T1 (de) 2009-07-15
EP1943057B1 (en) 2009-06-17
MX2008001829A (es) 2008-04-09
US20070087673A1 (en) 2007-04-19
CN101247924A (zh) 2008-08-20
DE602006007373D1 (de) 2009-07-30
CA2618054A1 (en) 2007-02-22
CA2618054C (en) 2014-12-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7220172B2 (en) Detail sanding block
US7182681B2 (en) Sanding tool
US7144300B1 (en) Sanding tool with clamping mechanism
US3822518A (en) Sanding shoe and clip therefor
BRPI0616517A2 (pt) ferramenta de lixamento portátil e método de fixação de um material abrasivo
CA2605989C (en) Sanding tool
US7134951B1 (en) Sheet holder for abrasive sheets
US5392569A (en) Edger sanding tool
GB2402095A (en) Clamping and releasing abrasive sheet on a grinding tool
JP4541862B2 (ja) 切断機
JPH0413080Y2 (pt)
JPS6140426Y2 (pt)
US3443314A (en) Manually operable cutting device particularly for films
JPH0738212Y2 (ja) 工事用小物部品保持箱
CA2140044C (en) Edger sanding tool
JPS6041032Y2 (ja) ステレオ装置のダストカバ−支持装置
JP3103431U (ja) 不織布研磨材保持具
JP3009438U (ja) バタ−ナイフ受けを有するバタ−ケ−ス

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]