BRPI0615804A2 - método e sistema para a avaliação de dados de peso a partir de uma sonda de serviço - Google Patents

método e sistema para a avaliação de dados de peso a partir de uma sonda de serviço Download PDF

Info

Publication number
BRPI0615804A2
BRPI0615804A2 BRPI0615804-8A BRPI0615804A BRPI0615804A2 BR PI0615804 A2 BRPI0615804 A2 BR PI0615804A2 BR PI0615804 A BRPI0615804 A BR PI0615804A BR PI0615804 A2 BRPI0615804 A2 BR PI0615804A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
probe
activity
load data
data
load
Prior art date
Application number
BRPI0615804-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Frederic M Newman
Original Assignee
Key Energy Services Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Key Energy Services Inc filed Critical Key Energy Services Inc
Publication of BRPI0615804A2 publication Critical patent/BRPI0615804A2/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B19/00Handling rods, casings, tubes or the like outside the borehole, e.g. in the derrick; Apparatus for feeding the rods or cables
    • E21B19/16Connecting or disconnecting pipe couplings or joints
    • E21B19/165Control or monitoring arrangements therefor
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B19/00Handling rods, casings, tubes or the like outside the borehole, e.g. in the derrick; Apparatus for feeding the rods or cables
    • E21B19/16Connecting or disconnecting pipe couplings or joints
    • E21B19/165Control or monitoring arrangements therefor
    • E21B19/166Arrangements of torque limiters or torque indicators
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B47/00Survey of boreholes or wells

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Geophysics (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Management, Administration, Business Operations System, And Electronic Commerce (AREA)
  • Time Recorders, Dirve Recorders, Access Control (AREA)
  • Measuring Fluid Pressure (AREA)
  • Testing Or Calibration Of Command Recording Devices (AREA)
  • Details Of Spanners, Wrenches, And Screw Drivers And Accessories (AREA)
  • Traffic Control Systems (AREA)
  • Jib Cranes (AREA)
  • Automatic Analysis And Handling Materials Therefor (AREA)
  • Control Of Fluid Pressure (AREA)

Abstract

MéTODO E SISTEMA PARA A AVALIAçãO DE DADOS DE PESO A PARTIR DE UMA SONDA DE SERVIçO. A presente invenção é dirigida a métodos para um supervisor fora do local ou proprietário de poço avaliar os dados de carga de sonda providos por uma sonda de serviço de poço em um local de poço pela avaliação de gráficos de dados de sensor obtidos a partir de sensores na ou associados à sonda de serviço de poço. Um gráfico de dados de carga de sonda pode ser revisto e atividades completadas pela sonda identificadas, com base em curvas de dados no gráfico de dados de carga de sonda. Além disso, a carga de gancho portada pela sonda de serviço pode ser determinada pela avaliação dos gráficos de dados de carga de sonda de dados de sensor. Mais ainda, as condições de furo de poço e de tubulação no poço podem ser analisadas com base em dados de carga de sonda nos gráficos de dados de carga de sonda, enquanto tubulação e hastes estão sendo sacadas do poço ou do furo de poço.

Description

MÉTODO E SISTEMA PARA A AVALIAÇÃO DE DADOS DE PESO A PARTIRDE UMA SONDA DE SERVIÇO
DECLARAÇÃO DE PEDIDO DE PATENTE RELACIONADO
Este pedido de patente não provisória reivindicaprioridade segundo o 35 U.S.C. § 119 para o Pedido dePatente Provisória U.S. N0 60/716.612, intituladoInterpretive Techniques Using Sensor Data, depositado em 13de setembro de 2005. Este pedido provisório desse modo éincorporado aqui como referência.
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção se refere geralmente a umequipamento usado para o reparo de poços que já foramperfurados. Mais especificamente, a presente invenção serefere a uma análise de dados de carga de sonda recebidos apartir de sondas de serviço de poço para a determinação deaspectos diferentes do serviço provido.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Após um poço ter sido perfurado, ele deve sercompletado, antes de poder produzir gás ou óleo. Uma vezcompletado, uma variedade de eventos pode ocorrer àformação, fazendo com que o poço e seu equipamento requeirauma "intervenção". Para fins deste pedido, operações de"intervenção" e "serviço" são usadas em seu sentido maisamplo para uma referência a todas e quaisquer atividadesrealizadas em ou para um poço para reparo ou reabilitaçãodo poço, e também incluem atividades para fechar ou capearo poço. Geralmente, as operações de intervenção incluemcoisas tais como a substituição de partes gastas oudanificadas (por exemplo, uma bomba, hastes de bombeio,tubulação e gaxetas de obturador), aplicação de técnicas derecuperação terciárias, tais como tratamentos com produtoquímico ou óleo quente, cimentação do furo de poço eperfilagem do furo de poço, para denominar apenas umaspoucas. As operações de serviço usualmente são realizadaspor ou envolvem uma sonda de serviço de intervenção ou depoço móvel (coletivamente referida aqui como "sonda deserviço" ou "sonda") que é adaptada para, dentre outrascoisas, puxar a tubulação ou as hastes e também para apassagem de tubulação ou hastes de volta. Tipicamente,estas sondas de serviço móveis são baseadas em veículomotor e têm uma torre de elevação extensível completa comguincho de perfuração e catarina. Além da sonda de serviço,companhias de serviço adicionais e equipamento podem estarenvolvidos para a provisão de operações especializadas. Osexemplos desses serviços especializados incluem: um navio-tanque de produto químico, um caminhão ou reboque decimentação, um caminhão de perfilagem de poço, um caminhãode perfuração e um caminhão ou reboque de óleo quente.
É convencional que o proprietário do poço contrate umacompanhia de serviços para a provisão de todas ou de umaporção das operações de intervenção necessárias. Porexemplo, um proprietário de poço ou consumidor, podecontratar um provedor de sonda de serviço para puxar atubulação a partir de um poço específico e contatar um oumais provedores de serviços para a provisão de outrosserviços específicos em conjunto com a companhia de sondade serviço, de modo que o poço possa ser reabilitado deacordo com a direção do proprietário.
É típico que o proprietário do poço receba faturasindividuais para serviços prestados a partir de cadacompanhia que estava envolvida na intervenção. Por exemplo,se a sonda de serviço portátil gastou trinta horas no localde poço, o proprietário do poço consumidor será tributadopor trinta horas de sonda na taxa horária prevalecente. Aoconsumidor raramente é provido qualquer detalhe sobre suanota quanto a quando várias outras operações individuaisforam começadas ou completadas, a velocidade na qual asoperações ocorrem, quanto material foi usado, ou sequaisquer problemas foram encontrados no poço.Ocasionalmente, ao consumidor poderiam ser supridas notasmanuscritas do operador de sonda, mas isso é a exceção, nãoa regra. De modo similar, o consumidor receberá faturas deoutras companhias de serviço que estiveram envolvidas com aintervenção no poço. O consumidor freqüentemente é deixadosem uma indicação de se as operações de serviço em relaçãoàs quais ele foi cobrado foram feitas apropriadamente, e,em alguns casos, mesmo se foram feitas de todo. Ainda, amaioria dos proprietários de poço possui mais de um poço emum dado campo, e faturas de várias companhias podemconfundir o nome do poço com os serviços prestados. Também,se um acidente ou algum outro incidente notável ocorrer nolocal do poço durante uma operação de serviço, pode serdifícil determinar a causa raiz ou quem estava envolvido,porque raramente há qualquer documentação do que realmentehouve no local do poço. Obviamente, um proprietário de poçopode ter um de seus agentes no local do poço para amonitoração das operações de intervenção e para se reportarde volta ao proprietário, mas esse relatório "ativo" comfreqüência é proibitivamente dispendioso.
A presente invenção é dirigida à avaliação de dados decarga de sonda providos para um gráfico em uma exibição apartir de sensores na sonda de serviço para a determinaçãodas atividades realizadas pela sonda de serviço, da cargade gancho portada durante uma atividade pela sonda deserviço e das condições de furo de poço avaliadas pelarevisão dos dados de carga de sonda durante a remoção detubos e hastes de um poço ou de um furo de poço.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção é dirigida à incrementação de umasonda de serviço de poço de maneira tal que dados baseadosem atividade e/ou baseados no tempo para o local do poçosejam gravados e avaliados. A invenção contempla que osdados adquiridos podem ser transmitidos quase em tempo realou periodicamente através de uma transferência via fio, semfio, por satélite ou física, tal como por um módulo dememória para um centro de dados, preferencialmentecontrolado pelo proprietário da sonda de serviço, mas,alternativamente, controlado pelo proprietário do poço oupor uma outra parte.
Para um aspecto da presente invenção, um método paradeterminação de uma atividade completada por uma sonda deserviço em um local de poço pode ser obtido pela análise deum gráfico de carga de sonda compreendendo dados de cargade sonda. O gráfico de carga de sonda pode ser exibido emum monitor ou provido em cópia física e pode ser avaliadopor um operador de sonda, um supervisor, um proprietário desonda, um proprietário de poço ou uma outra parteinteressada. Um agrupamento de dados de carga de sonda podeser identificado e determinado como sendo uma primeiraatividade. A primeira atividade no gráfico de dados decarga de sonda pode ser avaliada para se determinar o que éaquela atividade. Uma vez determinada, a atividade pode sergravada em um meio de armazenamento em computador, tal comoum disco rígido, um disco compacto, um disco flexível ou umoutro meio de armazenamento conhecido por aqueles deconhecimento comum na técnica.
Para um outro aspecto da presente invenção, um métodode determinação de condições de furo de poço pode serobtido pela análise de dados de carga de sonda em umgráfico de dados de carga de sonda. 0 gráfico de carga desonda pode ser exibido em um monitor ou provido em cópiafísica e pode ser avaliado por um operador de sonda, umsupervisor, um proprietário de sonda, um proprietário depoço ou uma outra parte interessada. Um agrupamento dedados de carga de sonda pode ser identificado e determinadocomo sendo uma primeira atividade. A primeira atividade nográfico de dados de carga de sonda pode ser avaliada parase determinar o que é aquela atividade. Se a primeiraatividade for determinada como sendo sacar pelo menos umacoluna de tubulação do furo de poço, e uma avaliação podeser conduzida para se determinar se há quaisquer pontos dedados de carga de sonda no gráfico de carga de sonda queestejam anormalmente altos. Em uma modalidade de exemplo,uma determinação quanto a se um valor de dados de carga desonda é anormalmente alto é baseada em uma determinaçãoquanto a se o valor de dados de carga de sonda estásubstancialmente acima de um valor superior médio para ascargas de sonda durante aquela atividade. Se não houvervalores de dados de carga de sonda anormalmente altos, ostatus de furo de poço poderá ser designado como normal.Para ainda um outro aspecto da presente invenção, ummétodo de determinação da carga de gancho em uma sonda deserviço de poço pode ser obtido pela análise de curvas dedados de carga de sonda em um gráfico de dados de carga desonda. 0 gráfico de carga de sonda pode ser exibido em ummonitor ou provido em cópia física e pode ser avaliado porum operador de sonda, um supervisor, um proprietário desonda, um proprietário de poço ou uma outra parteinteressada. Um primeiro nível de carga de sonda pode serselecionado a partir de um ponto de dados que estejasubstancialmente ao longo de um pico da curva de dados decarga de sonda imediatamente precedente ou subseqüente aopico do primeiro nível de carga de sonda. A carga de ganchoentão pode ser calculada tomando-se a diferença do primeironível de carga de sonda e do segundo nível de carga desonda.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Para um entendimento mais completo das modalidades deexemplo da presente invenção e das vantagens da mesma, umareferência é feita, agora, à descrição a seguir em conjuntocom os desenhos associados, nos quais:
a Figura 1 é uma vista lateral de uma unidade dereparo móvel de exemplo com sua torre estendida de acordocom uma modalidade de exemplo da presente invenção;
a Figura 2 é uma vista lateral da unidade de reparomóvel de exemplo com sua torre retraída de acordo com umamodalidade de exemplo da presente invenção;
a Figura 3 é um esquema elétrico de um circuito demonitor de acordo com uma modalidade de exemplo da presenteinvenção;a Figura 4 é uma vista final de exemplo de uma torredesequilibrada de acordo com uma modalidade de exemplo dapresente invenção;
a Figura 5 ilustra a elevação e o abaixamento de umacoluna de tubulação interna com uma unidade de reparo móvelde exemplo de acordo com uma modalidade de exemplo dapresente invenção;
as Figuras 6 e 7 são exibições de exemplo de gráficosde dados de carga de sonda de acordo com uma modalidade deexemplo da presente invenção;
a Figura 8 é um fluxograma de um processo de exemplopara a identificação de uma atividade baseada em umaavaliação do gráfico de carga de sonda de acordo com umamodalidade de exemplo da presente invenção;
as Figuras 9 e 10 são exibições de exemplo de gráficosde carga de sonda para determinação da carga de gancho emuma unidade de reparo móvel de acordo com uma modalidade deexemplo da presente invenção;
a Figura 11 é um fluxograma de um processo de exemplopara medição de carga de gancho em uma unidade de reparomóvel pela avaliação da exibição eletrônica de exemplo deleituras de sensores na sonda de serviço móvel de acordocom uma modalidade de exemplo da presente invenção;
a Figura 12 é uma exibição comparativa de exemplo degráficos de carga de sonda para avaliação de condições defuro de poço de acordo com uma modalidade de exemplo dapresente invenção;
a Figura 13 é um fluxograma de um processo de exemplopara determinação de condições de furo de poço pelaavaliação de gráficos de dados de carga de sonda de acordocom uma modalidade de exemplo da presente invenção; e
a Figura 14 é uma exibição comparativa de gráficos decarga de sonda de exemplo para avaliação de uma condição defuro de poço de acordo com uma modalidade de exemplo dapresente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES DE EXEMPLO
Com referência à Figura 1, uma unidade de reparo móvelindependente retrátil 20 é mostrada incluindo um quadro decaminhão 22 suportado em rodas 24, um motor 26, uma bombahidráulica 28, um compressor de ar 30, uma primeiratransmissão 32, uma segunda transmissão 34, um guincho develocidade variável 36, uma catarina 38, uma torreextensível 40, um primeiro cilindro hidráulico 42, umsegundo cilindro hidráulico 44, um monitor 48 e pésretráteis 50.
O motor 26 seletivamente se acopla às rodas 24 e aoguincho 36 por meio das transmissões 34 e 32,respectivamente. O motor 26 também aciona a bombahidráulica 2 8 através da linha 29 e do compressor de ar 3 0através da linha 31. O compressor 30 aciona uma cunhapneumática (não mostrada) e a bomba aciona um conjunto dechaves flutuantes hidráulicas (não mostradas). A bomba 28também aciona os cilindros 42 e 44 que respectivamenteestendem e pivotam a torre 4 0 para seletivamente colocarema torre 40 em uma posição de trabalho, conforme mostrado naFigura 1, e em uma posição abaixada, conforme mostrado naFigura 2. Na posição de trabalho, a torre 40 está apontadapara cima, mas sua linha de centro longitudinal 54 estáangularmente deslocada a partir da vertical, conformeindicado pelo ângulo 56. 0 deslocamento angular provê àcatarina 38 acesso a um furo de poço 58, sem umainterferência com o ponto de pivô de torre 60. Com odeslocamento angular 56, a estrutura da torre não interferecom a instalação tipicamente rápida e a remoção denumerosos segmentos de tubo interno (conhecidos como colunade tubo interno, hastes ou tubulação 62).
Os segmentos de tubo individuais (de coluna 62) ehastes de bombeio são enroscados em si mesmos usando-sechaves flutuantes hidráulicas. 0 termo "chaves flutuanteshidráulicas" usado aqui e abaixo se refere a qualquerferramenta hidráulica que possa aparafusar em conjunto doistubos ou hastes de bombeio. Um exemplo incluiria aquelasprovidas pela B.J. Hughes Company de Houston, Texas. Emoperação, a bomba 28 aciona um motor hidráulico (nãomostrado) para frente e para trás por meio de uma válvula.Conceitualmente, o motor aciona os pinhões, os quais giramum elemento de chave de boca em relação a um grampo. 0elemento e o grampo se encaixam nas partes planas nosacoplamentos de combinação de uma haste de bombeio oucoluna de tubulação interna 62 de uma modalidade concebidada invenção. Contudo, está bem no escopo da invenção tergarras rotativas ou pegadores que grampeiem em um tuboredondo (isto é, sem partes planas) similar no conceito auma chave de boca de tubo convencional, mas com umgrampeamento hidráulico. A direção de rotação do motordetermina a montagem ou a desmontagem dos acoplamentos.
Embora não mostrado explicitamente nas figuras, quandoda instalação dos segmentos de coluna de tubo interno 62, acunha pneumática é usada para se manter a coluna de tubo62, enquanto o próximo segmento de coluna de tubo 62 éenroscado usando-se chaves flutuantes. Um compressor 30provê ar pressurizado através de uma válvula para segrampear e liberar rapidamente a cunha. Um tanque ajuda amanter uma pressão de ar constante. Um comutador de pressãoprovê a um monitor 48 (Figura 3) um sinal que indicaindiretamente que a sonda 20 está em operação.
Com referência de volta à Figura 1, o peso aplicado àcatarina 38 é detectado, por exemplo, por meio de um calçohidráulico 92 que suporta o peso da torre 40. Geralmente, ocalço hidráulico 92 é basicamente um pistão com um cilindro(alternativamente, um diafragma), tais como aquelesprovidos pela M. D. Totco Company de Cedar Park, Texas. Apressão hidráulica no calço 92 aumenta com um pesocrescente sobre a catarina 38. Na Figura 3, o primeirotransdutor 4 6 converte a pressão hidráulica em um sinal de0 a 5 VDC 94 que é convertido para o monitor 48. 0 monitor48 converte o sinal 94 em um valor digital, armazena-o emuma memória 96, associa-o a uma estampa de tempo real eeventualmente comunica os dados para um computador remoto100 por meio de um modem 98, uma linha Tl, WiFi ou um outrodispositivo ou método para a transferência de dadosconhecido por aqueles de conhecimento comum na técnica.
Na modalidade da Figura 4, dois calços 92 associados adois transdutores 46 e 102 são usados. Um integrador 104separa os calços 92 hidraulicamente. Cada um dos lados dehaste dos pistões 106 e 108 tem uma área exposta à pressãoque é igual à metade da área de face plena do pistão 108.Assim, a câmara 110 desenvolve uma pressão que é uma médiadas pressões nos calços 92. Um tipo de integrador 104 éprovido pela M. D. Totco Company de Cedar Park, Texas. Emuma modalidade da presente invenção, apenas um transdutor46 é usado e é conectado à porta 112. Em uma outramodalidade da presente invenção, dois transdutores 4 6 e 102são usados, com o transdutor 102 no lado direito da sonda20 acoplado à porta 114 e o transdutor 46 no lado esquerdoacoplado à porta 116. Um arranjo como esse permite que seidentifique um desequilíbrio entre os dois calços 92.
Retornando à Figura 3, os transdutores 46 e 102 sãomostrados acoplados ao monitor 48. O transdutor 46 indica apressão no calço esquerdo 92 e o transdutor 102 indica apressão no calço direito 92 . Um gerador 118 acionado pelomotor 2 6 prove uma voltagem de saída proporcional àvelocidade do motor. Esta voltagem de saída é aplicadaatravés de um divisor de voltagem de resistor duplo para aprovisão de um sinal de 0 a 5 VDC no ponto 120 e, então,passa através de um amplificador 122. Um gerador 118representa apenas um de muitos tacômetros variados queprovêem um sinal de feedback proporcional à velocidade domotor. Um outro exemplo de um tacômetro seria ter o motor26 acionando um alternador e medir sua freqüência. 0transdutor 80 provê um sinal proporcional à pressão debomba hidráulica 28 e, assim, proporcional ao torque daschaves flutuantes.
Um circuito acessível por telefone 124, referido como"POCKET LOGGER" pela Pace Scientific, Inc. de Charlotte,N.C., inclui quatro canais de entrada 126, 128, 130 e 132;uma memória 96 e um relógio 134 . 0 circuito 124periodicamente amostra as entradas 126, 128, 130 e 132 emuma taxa de amostragem selecionável por usuário; digitalizaas leituras, armazena os valores digitalizados; e armazenaa hora do dia em que as entradas foram amostradas. Deve serapreciado por aqueles versados na técnica que com ocircuito apropriado qualquer número de entradas pode seramostrado e os dados poderiam ser transmitidosinstantaneamente mediante o recebimento.
Um supervisor em um computador 100 remoto do local detrabalho no qual a sonda de serviço 20 está operando acessaos dados armazenados no circuito 124 por meio de um modembaseado em PC 98 e um telefone celular 136. O telefone 136lê os dados armazenados no circuito 124 através das linhas138 (padrão da indústria de telefonia RJ11) e transmite osdados para o modem 98 por meio de antenas 140 e 142. Em umamodalidade alternativa, os dados são transmitidos por meiode um modem a cabo ou de um sistema WiFi (não mostrado). Emuma modalidade de exemplo da presente invenção, o telefone136 inclui uma CELLULAR CONNECTION.TM. provida pelaMotorola Incorporated de Schaumburg, 111. (um modelo S1936Cpara transceptores celulares de Série II e um modelo S1688Epara transceptores celulares mais antigos).
Alguns detalhes valiosos de se notar sobre o monitor48 é que seu acesso por meio de um modem torna o monitor 48relativamente inacessível para a equipe no local de serviçoem si. Contudo, o sistema pode ser facilmente modificadopara se permitir à equipe a capacidade de editar ou emendaros dados sendo transferidos. Os amplificadores 122, 144,146 e 148 condicionam seus sinais de entrada para aprovisão de entradas correspondentes 126, 128, 130 e 132tendo uma potência e uma faixa de amplitude apropriadas.Uma potência suficiente é necessária para circuitos RC 150,os quase brevemente (por exemplo, por de 2 a 10 segundos)sustentam a amplitude de entradas 126, 128, 130 e 132,mesmo após as saídas dos transdutores 46, 102 e 80 e asaída do gerador 118 caírem. Isto assegura a captura debreves picos sem se ter que amostrar e armazenar umaquantidade excessiva de dados. Um suprimento de potência DC152 provê uma voltagem de excitação clara e precisa para ostransdutores 46, 102 e 80; e também supre ao circuito 124uma voltagem apropriada por meio de um divisor de voltagem154. Um comutador de pressão 90 possibilita o suprimento depotência 152 por meio do relê 156, cujos contatos 158 sãofechados pela bobina 160 ser energizada pela bateria 162. AFigura 5 apresenta uma exibição de exemplo representandouma sonda de serviço 2 0 abaixando uma coluna de tubointerno 62, conforme representado pela seta 174 da Figura5.
Os processos de modalidades de exemplo da presenteinvenção serão discutidos, agora, com referência às Figuras8, 11 e 13. Certas etapas nos processos descritos abaixodevem naturalmente preceder outras para que a presenteinvenção funcione conforme descrito. Contudo, a presenteinvenção não está limitada à ordem das etapas descritas, seessa ordem ou seqüência não alterar a funcionalidade dapresente invenção de uma maneira indesejável. Isto é, éreconhecido que algumas etapas podem ser realizadas antesou depois ou em paralelo com outras etapas, sem se desviardo escopo e do espírito da presente invenção.
Voltando-nos, agora, para as Figuras 6 e 7, umailustração de exibições de exemplo 600 e 700 de gráficos dedados de carga de sonda de acordo com uma modalidade deexemplo da presente invenção é mostrada e descrita noambiente de operação de exemplo das Figuras 3 e 5. Agora,com referência às Figuras 3, 5, 6 e 7, a exibição deexemplo 600 inclui um gráfico de dados de carga de sonda600. O eixo X do gráfico de dados de carga de sonda 600representa o tempo e o eixo Y representa a carga de sondaem libras (1 Ib = 0,454 kg). A carga de sonda pode sermedida em vários locais na sonda 20. Por exemplo, a cargade sonda pode ser medida em cada calço de sonda individual92, em um transdutor ou sensor no lado de saída dointegrador no indicador de peso de calço (não mostrado), emum medidor de deformação colocado no mastro da sonda 2 0para medição da compressão em uma perna da torre, em umalinha de peso morto, um sensor de linha, um diafragma delinha, um diafragma de envio ou cilindro (não mostrado). Acarga de sonda exibida nos gráficos de carga de sonda ébaseada no peso total sobre os calços 92, não na carga nogancho 38.
A Figura 6 apresenta os padrões gerais para curvas dedados de carga de sonda durante atividades para se sacaremhastes e tubulação de um furo. O gráfico de carga de sondade exemplo 600 inclui três atividades 605 a 615. Naprimeira atividade 605, a sonda 20 está sacando hastes dopoço 58. Durante esta atividade, a linha de base 620 dacarga de sonda está aumentando. Em uma modalidade deexemplo, as atividades realizadas pela sonda de serviço 20e por equipes e veículos de terceiros incluem, mas nãoestão limitadas a uma atividade que é selecionada a partirdo grupo que consiste em montagem de uma sonda de serviço,sacar hastes, depositar hastes, sacar tubulação, depositartubulação, capturar tubulação, passar tubulação, capturarhastes, passar hastes, desmontagem da sonda de intervenção,montagem de sonda de uma unidade de serviço auxiliar,desmontagem de sonda de uma unidade de serviço auxiliar,curso longo, corte de parafina, conexão de um elemento deprevenção de erupção, desconexão de um elemento deprevenção de erupção, pesca, percussão, suabe, retorno defluxo, perfuração, limpeza, atividades de controle de poço,paralisação de um poço, circulação de fluido em um poço,desassentamento de bombas, a colocação de uma ancoragem detubulação, liberação de uma ancoragem de tubulação, acolocação de um obturador, liberação de um obturador, acaptura de colares de perfuração, deposição de colares deperfuração, captura de ferramentas, deposição deferramentas, montagem de sonda de um equipamento de serviçode terceiros, estimulação de poço, cimentação, perfilagem,perfuração, inspeção do poço e viagem ao local do poço. Asonda 20 está sustentando hastes 62 no cesto (não mostrado)da sonda 20. Uma vez que a sonda está sob os calços 92,cada trem de hastes 62 faz com que a torre 4 0 pareça teruma carga de sonda aumentada, conforme representado nalinha de base 620. O nível superior dos dados de peso paraa primeira atividade 605 é substancialmente consistente.
Na terceira atividade, a sonda 20 está sacando umatubulação 62 do poço 58. Uma vez que a tubulação não estápendurada, mas, ao invés disso, está estaleirada ouempilhada no terreno, sacar a tubulação não exibe uma linhade base aumentada 630 como na primeira atividade 605. Cadajunta de tubulação é puxada e empilhada, de modo que omastro solte o peso de cada trem após ter sido sacado dopoço 58. O nível superior dos dados de carga de sonda paraa terceira atividade 615 é decrescente de forma permanente.Isto é causado porque após cada trem de tubulação 62 serremovido a carga de sonda do próximo trem ser menor.
A segunda atividade 610 representa o desassentamentodo agarrador de ancoragem de tubulação ("TAC"). Umdesassentamento de TAC tipicamente corre entre sacar ashastes de um poço 58 e sacar a tubulação do poço 58. Estaatividade 610 tipicamente exibe dados no gráfico de cargade sonda 600 que incluem uma carga de sonda de linha debase 625 que é substancialmente constante e cargas de sondade nível superior que são de natureza aleatória e nãomostram um aumento permanente de declínio.
A Figura 7 apresenta os padrões gerais para curvas dedados de carga de sonda de exemplo durante atividades paraa inserção de hastes e tubulação em um poço 58. O gráficode carga de sonda de exemplo 700 inclui três atividades 705a 715. Na primeira atividade 705, a sonda 20 está inserindoa tubulação 62 no poço 58. Durante esta atividade, a linhade base 725 da carga de sonda é substancialmente plana,porque a tubulação 62 está empilhada no terreno. O nívelsuperior dos dados de carga de sonda para a primeiraatividade 705 está crescendo de forma permanente, devido aofato de a adição de cada trem sucessivo de tubulação 62sendo inserido no poço 58 fazer com que o peso inteiroportado pelos calços 92 aumente.
Na terceira atividade, a sonda 20 está inserindohastes 62 no poço 58. Uma vez que as hastes 62 estavampenduradas na torre 40, cada trem de hastes 62 inserido nopoço 58 reduz o peso total sobre os calços 92, desse modofazendo com que a linha de base 720 declinepermanentemente. Além disso, quando da informação deserviço de diretório e hastes 62 no poço, o nível superiordos dados de carga de sonda para a terceira atividade 715 ésubstancialmente constante.
A segunda atividade 710 representa a regulagem de TAC.A regulagem do TAC ocorre tipicamente entre a inserção datubulação no poço 58 e a inserção de hastes no poço 58.Esta atividade 710 tipicamente exibe dados no gráfico decarga de sonda 700 que incluem uma carga de sonda de linhade base 73 0 que é substancialmente constante e as cargas desonda de nível superior que são de natureza aleatória nãomostram um aumento permanente de declínio.
A Figura 8 é um fluxograma lógico que ilustra ummétodo de exemplo 800 para a identificação de uma atividadede uma sonda de serviço 2 0 com base em uma avaliação dográfico de carga de sonda. Com referência às Fig. 1, 3, 5,6, 7 e 8, o método de exemplo 800 começa na etapa de COMEÇOe continua para a etapa 802, onde uma requisição é recebidapara exibição do gráfico de carga de sonda 600 no monitor48 do computador 100. Na etapa 804, o gráfico de carga desonda 600 é exibido no monitor 48. Um operador de sonda ouproprietário de sonda, um proprietário de poço ousupervisor (coletivamente o "supervisor") avalia os dadosnas curvas de dados do gráfico de carga de sonda 600 nomonitor 48 na etapa 806. Em uma modalidade alternativa, osupervisor avalia os dados no gráfico de carga de sonda 600em uma forma de cópia física impressa por uma impressora,copiadora, plotadora ou outro dispositivo de impressão ouexibição conhecido por aqueles versados na técnica.
Na etapa 808, a variável de contador X é reguladaigual a um. Em uma modalidade de exemplo, a variável decontador X representa uma atividade completada por umasonda 2 0 durante o tempo em que o gráfico de carga de sonda600 estava coletando e exibindo dados no monitor 48. Osupervisor identifica a primeira atividade no gráfico decarga de sonda 600 na etapa 810. Em uma modalidade deexemplo, o supervisor identifica uma atividade ao ver dadosno gráfico de carga de sonda 600 e determinar como certasporções dos dados podem representar provavelmente umaatividade sendo realizada pela sonda 20.
Na etapa 812, uma inquisição é conduzida para sedeterminar se o nivel superior dos dados de carga de sondano gráfico de carga de sonda 600 é substancialmente planopara a primeira atividade. Na Figura 6, a primeiraatividade 605 tem um nivel superior de dados de carga desonda que é substancialmente plano (a carga em libras ésubstancialmente a mesma). Se o nivel superior dos dados decarga de sonda não for substancialmente plano para aprimeira atividade, a ramificação "NÃO" será seguida para aetapa 820. Caso contrário, a ramificação "SIM" será seguidapara a etapa 814. Na etapa 814, uma inquisição é conduzidapara se determinar se a linha de base dos dados de carga desonda no gráfico de carga de sonda 6 00 está aumentando oudiminuindo para a primeira atividade 605. Retornando aoexemplo na Figura 6, a linha de base 620 para a primeiraatividade 605 está crescendo conforme o tempo progride. Sea linha de base 620 estiver diminuindo, a ramificação"Diminuindo" será seguida para a etapa 816, onde osupervisor identifica e grava a atividade como a inserçãode hastes em um poço 58. A Figura 7 provê um exemplo de umalinha de base decrescente 720 para a terceira atividade715. Por outro lado, se a linha de base 620 estiveraumentando, conforme está na primeira atividade 605 daFigura 6, a ramificação "Aumentando" será seguida para aetapa 818, onde o supervisor identifica a atividade comosacar hastes de um poço 58, e grava a atividade nocomputador 100. O processo então continua a partir da etapa816 ou 818 para a etapa 838.
Na etapa 820, uma inquisição é conduzida para sedeterminar se a linha de base para os dados de carga desonda no gráfico de carga de sonda 600 é substancialmenteplana para a primeira atividade. Na Figura 6, a linha debase 625 para a terceira atividade 615 é substancialmenteplana. Na Figura 7, a linha de base 725 para a primeiraatividade 705 é substancialmente plana. Se a linha de base625 para os dados de carga de sonda não forsubstancialmente plana, a ramificação "NÃO" será seguidapara a etapa 836, onde a atividade não é identificada. Casocontrário, a ramificação "SIM" será seguida para a etapa 822.
Na etapa 822, uma inquisição é conduzida para sedeterminar se o nivel superior dos dados de carga de sondapara a primeira atividade está aumentando ou diminuindo aolongo do tempo. Conforme visto na Figura 6, a terceiraatividade 615 tem um nível superior de dados de carga desonda que está diminuindo ao longo do tempo. Por outrolado, na Figura 7, a primeira atividade 705 tem um nívelsuperior de dados de carga de sonda que está aumentando aolongo do tempo. Além disso, a segunda atividade 610, 710 emambas as Figuras 6 e 7 tem um nível superior de dados decarga de sonda que está aumentando e diminuindoaleatoriamente. Se o nível superior dos dados de carga desonda estiver aumentando, a ramificação "Aumentando" seráseguida para a etapa 824, onde a primeira atividade éidentificada como a passagem de tubulação 62 no poço 58 egravada no computador 100. Se, por outro lado, o nívelsuperior dos dados de carga de sonda estiver diminuindo, aramificação "Diminuindo" será seguida para a etapa 826,onde a primeira atividade é identificada como sacar umatubulação 62 de um poço 58 e gravada no computador 100. Oprocesso continua a partir da etapa 824 ou 826 para a etapa 838.
Se o nível superior dos dados de carga de sonda nográfico de carga de sonda 600 não estiver nem aumentandonem diminuindo substancialmente, a ramificação "NÃO" éseguida para a etapa 828. Na etapa 828, uma inquisição éconduzida para se determinar se a primeira atividade estáposicionada entre as atividades para se sacarem hastes etubulação ou inserirem hastes e tubulação. Conforme podeser visto na Figura 6, a segunda atividade 610 tem umalinha de base substancialmente plana, um nível superior dedados que não está nem aumentando nem diminuindo (éprincipalmente randômico) e está posicionado entre aprimeira atividade 605 de sacar hastes 62 de um poço 58 e asegunda atividade 615 de sacar uma tubulação 62 do poço 58.
Se não estiver entre aquelas atividades, a ramificação"NÃO" será seguida para a etapa 83 6, onde a atividade não éidentificada. Caso contrário, a ramificação "SIM" seráseguida para a etapa 830.
Na etapa 830, uma inquisição é conduzida para sedeterminar se a primeira atividade está entre um par deatividades de puxar ou inserir. Se a primeira atividadeestiver entre as atividades das hastes e tubulação seremsacadas, a ramificação "Sacando" será seguida para a etapa832, onde a atividade é identificada como desassentamentodo TAC e gravada no computador 100. O processo entãocontinua a partir da etapa 832 para a etapa 838. Se aprimeira atividade estiver entre as atividades das hastes etubulação serem inseridas no poço 58, a ramificação"Inserindo" será seguida para a etapa 834, onde osupervisor identifica a atividade como regulagem do TAC e agrava no computador 100. 0 processo então continua para aetapa 83 8.
Na etapa 83 8, uma inquisição é conduzida para sedeterminar se há uma outra atividade a avaliar no gráficode carga de sonda 600. Se assim for, a ramificação "SIM"será seguida para a etapa 84 0, onde a variável de contadorX é incrementada em um. O processo então retorna da etapa840 para a etapa 810. Por outro lado, se o gráfico de cargade sonda 600 não tiver quaisquer atividades adicionais, aramificação "NÃO" será seguida para a etapa de FIM.
Voltando-nos, agora, para as Figuras 9 e 10, umailustração de exibições de exemplo 900 e 1000 de gráficosde dados de carga de sonda de acordo com uma modalidade deexemplo da presente invenção é mostrada e descrita noambiente de operação de exemplo das Figuras 3 e 5. Agora,com referência às Figuras 3, 5, 9 e 10, a exibição deexemplo 900 inclui um gráfico de dados de carga de sonda900 de dados de carga de sonda enquanto as hastes 62 estãosendo sacadas do poço 58. O primeiro ponto de dados 905 e oterceiro ponto de dados 915 representam a carga de sondasobre o calço 92 e tipicamente inclui a carga de gancho,uma porção do peso da sonda 2 0 e a carga das hastes 62penduradas na torre 40.
Quando as hastes 62 estão se apoiando sobre oselevadores de haste na cabeça de poço (não mostrada)durante a ação de sacar uma haste, a carga de gancho ésubstancialmente zero ou nula porque, em uma modalidade deexemplo, o operador anula ou desloca o peso de sonda vazia,de modo que o gráfico leia substancialmente próximo dezero, quando a sonda não estiver portando cargas de hasteou tubulação. Neste momento sacar a haste provê a linha debase 925 para a carga de gancho desta atividade e égeralmente representada pela porção de cavado dos dados,tal como o segundo ponto de dados 910 e o quarto ponto dedados 920. Estes pontos de dados 910, 920 tipicamenteincluem uma porção do peso da sonda 20 e a carga das hastes62 penduradas na torre 40. Assim, a carga de gancho podeser calculada pela subtração do segundo ponto de dados 910do primeiro ponto de dados 905 ou do quarto ponto de dados920 do terceiro ponto de dados 915.
A exibição de exemplo 1000 da Figura 10 inclui umgráfico de dados de carga de sonda 10 00 de dados de cargade sonda enquanto as hastes 62 estão sendo sacadas do poço58. Os dados exibidos no gráfico 1000 ilustram uma sonda 20sacando as hastes 62 do poço 5 8 e com elas penduradas natorre 40. Conforme pode ser visto na Figura 10, a linha debase 1015 dos dados de carga de sonda está crescendopermanentemente, conforme o peso de cada haste 62 é sacadodo poço 58. 0 número de picos de dados pode ser contadopara a determinação do número de trens de hastes 62 queforam sacadas do poço 58. Nesta modalidade de exemplo, ográfico de carga de sonda 1000 inclui 52 picos de dadosrepresentando 52 trens de hastes 62 sacados do poço 58. Acarga adicional portada pela sonda 20 também pode sercalculada tomando-se o ponto de dados de linha de base maisbaixo 1005 e subtraindo isso do ponto de dados de linha debase mais alto 1010, o qual neste exemplo é deaproximadamente 59.250 libras menos 52.000 libras ou 7.250libras (3288,5 kg) de hastes 62 sacadas do poço 58.
A Figura 11 é um fluxograma lógico que ilustra ummétodo de exemplo 1100 para medição de carga de gancho emuma sonda de serviço 20 pela avaliação do gráfico de cargade sonda 900. Com referência às Fig. 1, 3, 5, 9 e 11, ométodo de exemplo 1100 começa na etapa de COMEÇO e continuapara a etapa 1105, onde uma requisição é recebida para aexibição do gráfico de carga de sonda 900 no monitor 48 nocomputador 100. Na etapa 1100, o gráfico de carga de sonda900 é exibido no monitor 48. Um supervisor avalia os dadosnas curvas de dados do gráfico de carga de sonda 900 nomonitor 48 na etapa 1115. Em uma modalidade alternativa, osupervisor avalia os dados no gráfico de carga de sonda 900em uma forma de cópia física impressa por uma impressora,copiadora, plotadora ou outro dispositivo de impressão ouexibição conhecido por aqueles versados na técnica.
Na etapa 1120, o supervisor determina a primeira cargade gancho em um ponto de dados na curva de dados. Na Figura9, a primeira carga de sonda pode ser representada peloprimeiro ponto de dados 90 5 ou pelo terceiro ponto de dados915 no gráfico de carga de sonda 900. O supervisordetermina um segundo nível de carga em um ponto de dados nocavado da curva de dados que é imediatamente precedente ousubseqüente ao primeiro nível de carga selecionado.
Retornando para a Figura 9, o segundo nível de carga podeser representado pelo segundo ponto de dados 910 ou peloquarto ponto de dados 920 no gráfico de carga de sonda 900.
Na etapa 930, o supervisor determina a diferença entre oprimeiro nível de carga 905 e o segundo nível de carga 910pela subtração do segundo nível de carga 910 do primeironível de carga 905. Na Figura 9, a carga de gancho para osprimeiro 905 e segundo 910 pontos de dados é deaproximadamente 14.500 libras (6577,1 kg), enquanto a cargade gancho para os terceiro 915 e quarto 920 pontos de dadosé de aproximadamente 13.000 libras (5896,7 kg). O processocontinua a partir da etapa 1130 para a etapa de FIM.
A Figura 12 ilustra uma exibição comparativa de trêsgráficos de carga de sonda de exemplo 1205, 1210, 1215 degráficos de carga de sonda para avaliação de condições defuro de poço enquanto se superacabamento uma tubulação 62do poço 58, de acordo com uma modalidade de exemplo dapresente invenção. Agora, com referência às Fig. 3, 5 e 12,a exibição de exemplo no monitor 4 8 inclui um primeirográfico de dados de carga de sonda 1205. O primeiro gráficode dados de carga de sonda 1205 exibe dados de carga desonda para uma ação de sacar normal ou "sem problemas" detubulação 62 do poço 58. A linha de base dos dados de cargade sonda é substancialmente constante e o nível superiordos dados de carga de sonda está diminuindo a um passosubstancialmente permanente ao longo do tempo. Quando umalinha de declínio de nível de carga médio 1220 éposicionada ao longo do gráfico de carga de sonda 1205 paraas cargas de nível superior durante a ação de sacar atubulação, nenhum dos dados de carga de sonda estásubstancialmente acima do declínio de nível de carga médio 1220.
0 segundo gráfico de dados de carga de sonda 1210também exibe dados de carga de sonda durante a remoção datubulação 62 a partir do poço 58. Pelo posicionamento deuma linha de declínio de carga de nível médio 1230 nosegundo gráfico de carga de sonda 1210, pode serdeterminado que há uma única área 1235 em que os dados decarga de sonda estavam substancialmente acima do declíniode nível de carga médio. Quando há uma única área dos dadosrepresentando um nível de carga que é anormal, conforme nosdados em 1235, o problema tipicamente é diagnosticado comoum ponto ruim ou estreito no poço 58. Para determinação daposição do ponto ruim ou estreito no poço 58, o supervisorpode contar os picos de dados após o pico anormal 1235 nomonitor 48, até que toda a tubulação tenha sido removida dopoço 58 e multiplicar aquele número pelo comprimento decada trem de tubulação 62 para a determinação daprofundidade do ponto ruim ou estreito no poço 58.
0 terceiro gráfico de dados de carga de sonda 1215também exibe dados de carga de sonda durante a remoção datubulação 62 do poço 58. O gráfico 1215 ainda inclui umalinha de declínio de nível de carga médio 1240. Uma visãodos dados de carga de sonda no monitor 4 8 no computador 100alerta ao supervisor que há vários pontos de dados queestão substancialmente acima do declínio de nível de cargamédio 1240, incluindo os pontos de dados 1245, 1250 e 1255.Quando os picos anormais nos dados de carga de sondaocorrem várias vezes em intervalos aleatórios, é improvávelque o poço 58 tenha esta quantidade grande de pontosapertados no revestimento 186. Ao invés disso, a atividadecausando este tipo de dados tipicamente ocorre quando o TACnão se libera apropriadamente e o operador de sonda o estáarrastando para fora do poço 58 com os cães do TAC nãoretraídos plenamente.
A Figura 14 ilustra uma exibição comparativa nomonitor 48 de dois gráficos de carga de sonda de exemplo14 05, 1410 de dados de carga de sonda para avaliação decondições de furo de poço enquanto se sacam hastes do poço58, de acordo com uma modalidade de exemplo da presenteinvenção. Agora, com referência às Figuras 3, 5 e 14, aexibição de exemplo inclui um primeiro gráfico de dados decarga de sonda 1405. 0 primeiro gráfico de dados de cargade sonda 140 5 exibe os dados de carga de sonda para umaação de sacar normal ou "sem problemas" as hastes 62 dopoço 58. A linha de base dos dados de carga de sonda estáaumentando permanentemente e o nível superior dos dados decarga de sonda está aumentado a uma taxa lenta, maspermanente, por causa do efeito de flutuação no sistema depoço, porque as hastes pesam menos no fluido de poço devidoao deslocamento. Quando uma linha de aumento de nível decarga médio 1415 é posicionada ao longo do gráfico de cargade sonda 1405 para as cargas de nível superior durante aação de sacar uma haste, nenhum dos dados de carga de sondaestá substancialmente acima do aumento de nível de cargamédio 1415.
O segundo gráfico de dados de carga de sonda 1410também exibe dados de carga de sonda durante a remoção dashastes 62 do poço 58. 0 gráfico 1410 ainda inclui uma linhade aumento de nível de carga médio 1420. Uma visão dosdados de carga de sonda no monitor 48 do computador 100alerta ao supervisor que há vários pontos de dados queestão substancialmente acima do declínio de nível de cargamédio 1420, incluindo os pontos de dados 1425. Os dados decarga de sonda indicam que as hastes 62 estão arrastando natubulação 186. Quando os picos anormais nos dados de cargade sonda ocorrem em uma área relativamente pequena e estãofirmemente enfeixados, conforme mostrado no segundo gráficode dados de carga de sonda 1410, é provável que a bomba(não mostrada) esteja sendo sacada em um intervalo deacúmulo de parafina dentro da tubulação e a bomba estáatuando como um suabe de parafina.
A parafina é sensível à temperatura e, tipicamente,permanece em solução até que o óleo resfrie, conforme eleviajar a partir do fundo de poço no poço 58 até asuperfície. Em alguma temperatura associada ao gradientegeotérmico, a parafina se solta e adere à tubulação 62. Osupervisor pode determinar a localização da parafina pelarecuperação de dados de carga de sonda no monitor 4 8 e pelacontagem do número de picos de dados de carga de sonda queocorrem após os dados anormais causados pela parafina epela um daquele número pelo comprimento de um trem dehastes 62.
A Figura 13 é um fluxograma lógico que ilustra ummétodo de exemplo 13 00 para a determinação das condições defuro de poço pela avaliação dos gráficos de dados de cargade sonda de exemplo. Com referência às Fig. 1, 3, 5, 12, 13e 14, o método de exemplo 13 0 0 começa na etapa de COMEÇO econtinua para a etapa 13 02, onde uma requisição é recebidapara exibição do gráfico de carga de sonda no monitor 4 8 nomonitor de computador 100. Na etapa 1304, o gráfico decarga de sonda é exibido no monitor 48. Um supervisoravalia os dados nas curvas de dados do gráfico de carga desonda no monitor 48 no computador 100 na etapa 1306. Em umamodalidade alternativa, o supervisor avalia os dados nográfico de carga de sonda em uma forma de cópia físicaimpressa por uma impressora, copiadora, plotadora ou outrodispositivo de impressão ou exibição conhecido por aquelesversados na técnica.
Na etapa 13 08, a variável de contador X é reguladaigual a um. Em uma modalidade de exemplo, a variável decontador X representa uma atividade completada pela sondade serviço 20. Na etapa 1310, o supervisor vê o monitor 48e identifica uma atividade no gráfico de carga de sonda. Emuma modalidade de exemplo, o supervisor identifica aatividade no gráfico da maneira descrita nas Figuras 6 a 8aqui acima. Na etapa 1312, uma inquisição é conduzida parase determinar se a primeira atividade é a ação de sacarhastes ou tubulação de um poço 58. Se uma tubulação estiversendo sacada do poço 58, a ramificação "Tubulação" seráseguida para a etapa 1314, onde o supervisor avalia osdados o monitor 4 8 e determina a taxa média de declínio decarga ao longo da inclinação dos dados de carga de pico nográfico de carga de sonda. Por exemplo, na Figura 12, ataxa média de declínio de carga é representada pelas linhas1220, 1230 e 1240 nos gráficos de carga de sonda 1205, 1210e 1215, respectivamente. Embora a modalidade de exemplomostre uma linha real exibida nos gráficos de carga desonda 1205 a 1215, aqueles de conhecimento comum na técnicareconhecerão que o operador ou supervisor é capaz de ver osdados de carga no monitor 4 8 e "examinar a olho" onde umalinha de declínio de carga média 1220, 1230, 1240 estaria,sem realmente ter que colocá-la no gráfico.
Na etapa 1316, uma inquisição é conduzida pelosupervisor para se determinar se há quaisquer pontos dedados no gráfico 1205 a 1215 que representem níveisanormais de carga que estejam substancialmente acima dodeclínio de carga média 1220, 1230, 1240. Caso não, aramificação "NÃO" é seguida para a etapa 1316, para secontinuar a procurar níveis de carga de sonda anormais.
Caso contrário, a ramificação "SIM" é seguida para a etapa1318. No exemplo da Figura 12, o gráfico de carga de sonda1210 representa um nível de carga anormal no ponto de dados1235. Além disso, o gráfico de carga de sonda 1215apresenta níveis de carga anormais em vários pontos dedados, incluindo pontos de dados designados 1245 a 1255.
Na etapa 1318, uma inquisição é conduzida pelosupervisor para se determinar se há vários picos de dadosacima do declínio de carga médio. Na Figura 12, o gráficode carga de sonda 1215 apresenta os vários picos de dados1245 a 1250 acima do declínio de carga média 1240, enquantoo gráfico de carga de sonda 1210 tem apenas um único picode dados 1235 acima do declínio de carga média 1230 e ográfico de carga de sonda 1205 não tem quaisquer picos dedados acima do declínio de carga média 1220. Em umamodalidade de exemplo, para avaliar se há vários picos, osupervisor tipicamente avaliar se vários trens diferentesde tubulação 62 mostram níveis de carga mais altos do que onormal, não se uma única ação de sacar a coluna 62 calha deexibir múltiplos pontos de dados acima dos níveis dedeclínio de carga média. Se não houver vários picos acimado declínio de carga média, a ramificação "NÃO" seráseguida para a etapa 1320, onde o supervisor identifica oproblema como um ponto apertado ou ruim no poço 58.
Na etapa 1322, o supervisor determina a localização doponto apertado ou ruim no poço. Em uma modalidade deexemplo, o supervisor avalia o monitor 48 para determinar alocalização pela contagem do número de picos no gráfico dedados 1210 que ocorrem após o pico de dados de carga desonda anormalmente alto 1235, até que toda a tubulaçãotenha sido sacada do poço 58. 0 supervisor então multiplicaaquele número pelo comprimento da tubulação 62 sendo sacadado poço 58, para determinar onde o ponto apertado ou ruimestá localizado. Na etapa 1324, o supervisor grava alocalização do ponto apertado ou ruim no poço 58 e, se nãotiver sido previamente identificado, programa um serviçopara aquela seção do poço 58.
Retornando à etapa 1318, se houver vários picos dedados acima do declínio de carga média, a ramificação "SIM"é seguida para a etapa 1326. Na etapa 1326, uma inquisiçãoé conduzida pelo supervisor para se determinar se os picosde carga anormal estão ocorrendo em intervalos randômicos.
Conforme mostrado no gráfico de carga de sonda 1215 daFigura 12, os picos de carga anormal 1245 a 1255 nestegráfico de exemplo 1215 estão ocorrendo em intervalosrandômicos. Se os picos não estiverem ocorrendo emintervalos randômicos, a ramificação "NÃO" será seguidapara a etapa 1342. Caso contrário, a ramificação "SIM" seráseguida para a etapa 1328, onde o supervisor identifica oproblema como um TAC sendo liberado de forma imprópria earrastando no poço 58, conforme a tubulação 62 estiversendo sacada e grava o problema o computador 100. Oprocesso continua a partir da etapa 1328 para a etapa 1342.
Retornando à etapa 1312, se a atividade fordeterminada pelo supervisor como sendo de sacar hastes, aramificação "Haste" será seguida para a etapa 133 0, para sedeterminar o nível de carga superior média para os dados decarga no gráfico. Por exemplo, na Figura 14, o primeirográfico de carga de sonda 14 05 tem um nível de cargasuperior média representado pela linha 1415, enquanto osegundo gráfico de carga de sonda 1410 tem um nível decarga superior média representado pela linha 1420. Na etapa1332, uma inquisição é conduzida para se determinar se háquaisquer dados de carga de sonda em um nívelsubstancialmente acima do nível de carga média. Caso não, aramificação "NÃO" é seguida de volta para a etapa 1332,para se continuar a busca por níveis de carga de sondaanormais no monitor 48. Caso contrário, a ramificação "SIM"é seguida para a etapa 1334.
Na etapa 1334, uma inquisição é conduzida para sedeterminar se os níveis de carga anormalmente altos estãogeralmente confinados a uma área dos dados de sacar haste.
Conforme mostrado na Figura 14, o gráfico de carga de sondade exemplo 1410 mostra dados de carga de sonda anormalmentealtos 1425 que geralmente estão confinados a uma porçãopequena da atividade de sacar haste, enquanto os dadosremanescentes geralmente estão abaixo do nível de cargamédio 1420. Se níveis de carga anormalmente altos estiveremgeralmente confinados a uma área dos dados de sacar hastesno gráfico de carga de sonda, então, a ramificação "SIM"será seguida para a etapa 1336, onde o supervisoridentifica o problema como o nível de parafina natubulação, e grava o problema no computador 100.
Na etapa 133 8, o supervisor vê o monitor 4 8 e conta onúmero remanescentes de picos de carga para esta atividadeque são subseqüentes aos picos de carga anormalmente altacausados pela parafina 1425. Na etapa 1340, o supervisorcalcula o nível de parafina pela um do número de picos decarga subseqüentes aos picos causados pelo nível deparafina 1425 pelo comprimento das hastes 62 sendo sacadasdo poço 58. Na etapa 1342, uma inquisição é conduzida parase determinar se há uma outra atividade a analisar nográfico de carga de sonda. Se assim for, a ramificação"SIM" é seguida para a etapa 1344, onde a variável decontador X é incrementada em um. 0 processo retorna apartir da etapa 1344 para a etapa 1310 para a identificaçãoda próxima atividade. Se o gráfico de carga de sonda nãocontiver quaisquer atividades adicionais a analisar, aramificação "NÃO" será seguida para a etapa de FIM.
A Figura 15 representa um método de exemplo para adeterminação da velocidade da remoção de tubulação ouhastes de um poço, com base em uma avaliação do gráfico dedados de carga de sonda de acordo com uma modalidade deexemplo da presente invenção. Agora, com referência àsFiguras 1, 10 e 15, o método de exemplo 1500 começa naetapa de COMEÇO e continua para a etapa 1505, onde umperíodo de tempo 1020 é selecionado no gráfico da exibição1000. Em uma modalidade de exemplo, a Figura 10 mostra umaseleção de um período de tempo de aproximadamente vinte eseis minutos 1020 entre 8:58 e 9:24. Na etapa 1510, a somados picos de dados 1025 (e outros picos não especificamentedestacados) na exibição 1000 naquele período de tempo 1020é determinada. Em uma modalidade de exemplo, o número depicos de dados 1025 é determinado pelo computador remoto100; contudo, outros métodos conhecidos por aquelesversados na técnica, incluído ter o operador contando onúmero de picos de dados 1025 na faixa de tempo selecionada1020, estão no escopo da presente invenção.
Na etapa 1515, a soma dos picos de dados 1025 naexibição 1000 no período de tempo 1020 é dividido pelonúmero de minutos selecionados no período de tempo 1020. Namodalidade de exemplo mostrada na Figura 10, o número depicos de dados, cinqüenta e cinco, é dividido pelo númerode minutos no período de tempo 1020, vinte e seis minutos,para se chegar a uma velocidade de remoção de haste deaproximadamente 2,1 trens por minuto. Aqueles deconhecimento comum na técnica reconhecerão que o métododescrito na Figura 15 pode ser usado também para adeterminação da velocidade de inserção de haste, bem comoas velocidades de inserção e remoção de tubulação, pelaanálise de gráficos representando aquelas atividades. Alémdisso, aqueles de conhecimento comum na técnicareconhecerão que o método descrito na Figura 15 pode sermodificado para a soma dos cavados na curva de dados depeso de carga de sonda, ao invés de picos de dados, naetapa 1510, para se determinar as velocidades de remoção ouinserção. O processo continua a partir da etapa 1515 para aetapa de FIM.
Embora a invenção seja descrita com referência a umamodalidade preferida, deve ser apreciado por aquelesversados na técnica que várias modificações estão bem noescopo da invenção. Portanto, o escopo da invenção é paraser determinada por uma referência às reivindicações que seseguem. A partir do precedente, será apreciado que umamodalidade da presente invenção suplanta as limitações datécnica anterior. Aqueles versados na técnica apreciarãoque a presente invenção não está limitada a qualqueraplicação discutida especificamente e que as modalidadesdescritas aqui são ilustrativas e não restritivas. A partirda descrição das modalidades de exemplo, equivalentes aoselementos mostrados ali serão sugeridos por si mesmosàqueles versados na técnica, e formas de construção deoutras modalidades da presente invenção serão sugeridas porsi mesmas para os praticantes da técnica. Portanto, oescopo da invenção é para ser limitado apenas por qualqueruma das reivindicações que se seguem.

Claims (37)

1. Método para a determinação de uma atividadecompletada por uma sonda de serviço em um local de poçopela análise de um gráfico de carga de sonda compreendendodados de carga de sonda, caracterizado pelo fato decompreender as etapas de:avaliação de uma exibição de dados de carga de sonda apartir da sonda de serviço no gráfico de carga de sonda;identificação de uma pluralidade de dados de carga desonda no gráfico de carga de sonda como uma primeiraatividade;determinação da primeira atividade pela avaliação dapluralidade de dados de carga de sonda; egravação da primeira atividade em um meio dearmazenamento em computador.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de a determinação da primeiraatividade pela avaliação da pluralidade de dados de cargade sonda compreender as etapas de:avaliação da exibição de dados de carga de sonda parase determinar se o nível superior dos dados de carga desonda na pluralidade de dados de carga de sonda ésubstancialmente plano;avaliação da exibição dos dados de carga de sonda parase determinar se a linha de base para os dados de carga desonda está aumentando substancialmente com base em umadeterminação positiva que o nível superior dos dados decarga de sonda está substancialmente plano; eidentificação da primeira atividade como sacar hastesde um poço com base em uma determinação positiva que alinha de base para os dados de carga de sonda estáaumentando substancialmente.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2,caracterizado pelo fato de ainda compreender as etapas de:avaliação da exibição de dados de carga de sonda parase determinar se a linha de base para os dados de carga desonda está substancialmente diminuindo com base em umadeterminação positiva que o nível superior dos dados decarga de sonda está substancialmente plano; eidentificação da primeira atividade como inserção dehastes em um poço, com base em uma determinação positivaque a linha de base dos dados de carga de sonda estádiminuindo substancialmente.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de a determinação da primeiraatividade pela avaliação da pluralidade de dados de cargade sonda compreender as etapas de:avaliação da exibição de dados de carga de sonda parase determinar se uma linha de base dos dados de carga desonda na pluralidade de dados de carga de sonda estásubstancialmente plana;avaliação da exibição de dados de carga de sonda parase determinar se o nível superior dos dados de carga desonda está aumentando substancialmente com base em umadeterminação positiva que a linha de base dos dados decarga de sonda está substancialmente plana; eidentificação da primeira atividade como a passagem deuma tubulação em um poço, com base em uma determinaçãopositiva que o nível superior dos dados de carga de sondaestá aumentando.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4,caracterizado pelo fato ainda compreender as etapas de:avaliação da exibição de dados de carga de sonda parase determinar se o nível superior dos dados de carga desonda está diminuindo substancialmente, com base em umadeterminação positiva que a linha de base dos dados decarga de sonda é substancialmente plana; eidentificação da primeira atividade como remoção deuma tubulação de um poço, com base em uma determinaçãopositiva que o nível superior dos dados de carga de sondaestá diminuindo substancialmente.
6. Método, de acordo com a Reivindicação 4,caracterizado pelo fato ainda compreender as etapas de:avaliação da exibição de dados de carga de sonda parase determinar se o nível superior dos dados de carga desonda não está nem aumentando substancialmente nemdiminuindo substancialmente, com base em uma determinaçãopositiva que a linha de base dos dados de carga de sonda ésubstancialmente plana; edeterminar se a primeira atividade está posicionadaentre uma segunda atividade precedendo à primeira atividadee uma terceira atividade subseqüente à primeira atividade,onde a segunda atividade é identificada como a remoção dehastes do poço e a terceira atividade é identificada como aremoção de uma tubulação do poço, com base em umadeterminação positiva que o nível superior dos dados decarga de sonda não está nem substancialmente aumentando nemsubstancialmente diminuindo; eidentificação da primeira atividade comodesassentamento de um agarrador de ancoragem de tubulaçãono poço, com base em uma determinação positiva que aprimeira atividade está posicionada entre a segundaatividade precedente à primeira atividade e a terceiraatividade subseqüente à primeira atividade, onde a segundaatividade é identificada como a remoção de hastes do poço ea terceira atividade é identificada como a remoção de umatubulação do poço.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6,caracterizado pelo fato ainda compreender as etapas de:determinar se a primeira atividade está posicionadaentre a segunda atividade precedente à primeira atividade ea terceira atividade subseqüente à primeira atividade, ondea segunda atividade é identificada como a inserção de umatubulação no poço e a terceira atividade é identificadacomo a inserção de hastes no poço, com base em umadeterminação positiva que o nível superior dos dados decarga de sonda não está nem substancialmente aumentando nemsubstancialmente diminuindo; eidentificação da primeira atividade como a regulagemdo agarrador de ancoragem de tubulação no poço, com base emuma determinação positiva que a primeira atividade estáposicionada entre a segunda atividade precedente à primeiraatividade e a terceira atividade subseqüente à primeiraatividade, onde a segunda atividade é identificada como ainserção de hastes no poço e a terceira atividade éidentificada como a inserção da tubulação no poço.
8. Método, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de o gráfico de carga de sonda serapresentado em um monitor.
9. Método, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de a primeira atividade serselecionada a partir do grupo que consiste em montagem deuma sonda de serviço, sacar hastes, depositar hastes, sacartubulação, depositar tubulação, capturar tubulação, passartubulação, capturar hastes, passar hastes, desmontagem dasonda de intervenção, montagem de sonda de uma unidade deserviço auxiliar, desmontagem de sonda de uma unidade deserviço auxiliar, curso longo, corte de parafina, conexãode um elemento de prevenção de erupção, desconexão de umelemento de prevenção de erupção, pesca, percussão, suabe,retorno de fluxo, perfuração, limpeza, atividades decontrole de poço, paralisação de um poço, circulação defluido em um poço, desassentamento de bombas, a colocaçãode uma ancoragem de tubulação, liberação de uma ancoragemde tubulação, a colocação de um obturador, liberação de umobturador, a captura de colares de perfuração, deposição decolares de perfuração, captura de ferramentas, deposição deferramentas, montagem de sonda de um equipamento de serviçode terceiros, estimulação de poço, cimentação, perfilagem,perfuração, inspeção do poço e viagem ao local do poço.
10. Método, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de os dados de carga de sonda seremobtidos a partir de um calço hidráulico na sonda deserviço.
11. Método de determinação de condições de furo depoço pela análise de um gráfico de carga de sondacompreendendo dados de carga de sonda, caracterizado pelofato de compreender as etapas de:avaliação de uma exibição de dados de carga de sonda apartir de uma sonda de serviço no gráfico de carga desonda;identificação de uma primeira atividade pela avaliaçãode uma pluralidade de dados de carga de sonda no gráfico decarga de sonda;determinar se a primeira atividade é sacar pelo menosuma coluna de tubulação do furo de poço;determinar se há pelo menos um ponto de dados de cargade sonda anormalmente alta no gráfico de carga de sonda combase em uma determinação positiva que a primeira atividadeé sacar pelo menos uma coluna de tubulação do furo de poço,onde o ponto de dados de carga de sonda anormalmente altaestá substancialmente acima do declínio de carga média paraos dados de carga de sonda no gráfico de carga de sonda; eidentificar a condição de furo de poço como normal combase em uma determinação negativa que há pelo menos umponto de dados de carga de sonda anormalmente alta nográfico de carga de sonda.
12. Método, de acordo com a reivindicação 11,caracterizado pelo fato de ainda compreender as etapas de:determinar se há vários pontos de dados de carga desonda anormalmente alta no gráfico de carga de sonda combase em uma determinação positiva que há pelo menos umponto de dados de carga de sonda anormalmente alta nográfico de carga de sonda; eidentificar a condição de furo de poço como tendo umagarrador de ancoragem de tubulação sendo liberado de formaimprópria e arrastando no furo de poço, com base em umadeterminação positiva que há vários pontos de dados decarga de sonda anormalmente alta no gráfico de carga desonda.
13. Método, de acordo com a reivindicação 12,caracterizado pelo fato de ainda compreender a etapa deidentificação da condição de furo de poço comocompreendendo um ponto apertado com base em umadeterminação negativa que há vários pontos de dados decarga de sonda anormalmente alta no gráfico de carga desonda.
14. Método, de acordo com a reivindicação 13,caracterizado pelo fato de ainda compreender a etapa decálculo de uma posição do ponto apertado no furo de poço.
15. Método, de acordo com a reivindicação 14,caracterizado pelo fato de o cálculo da posição do pontoapertado no furo de poço compreender as etapas de:cálculo de uma soma do número de picos de dados decarga de sonda subseqüentes aos pontos de dados de carga desonda anormalmente alta no gráfico de carga de sonda; edeterminação do produto da soma do número de picos ede um comprimento de um trem de tubulação.
16. Método, de acordo com a reivindicação 11,caracterizado pelo fato de ainda compreender as etapas de:determinar se a primeira atividade é sacar pelo menosum trem de hastes do furo de poço;determinar se há uma pluralidade de pontos de dados decarga de sonda anormalmente alta sucessivos no gráfico decarga de sonda com base em uma determinação positiva que aprimeira atividade é sacar pelo menos um trem de hastes dofuro de poço, onde o ponto de dados de carga de sondaanormalmente alta está substancialmente acima de um nívelde carga superior média para os dados de carga de sonda nográfico de carga de sonda; eidentificar a condição de furo de poço como um nívelde parafina no furo de poço, com base em uma determinaçãopositiva que há uma pluralidade de pontos de dados de cargade sonda anormalmente alta sucessivos no gráfico de cargade sonda.
17. Método, de acordo com a reivindicação 16,caracterizado pelo fato de ainda compreender a etapa decalcular a posição do nível de parafina no furo de poço.
18. Método, de acordo com a reivindicação 17,caracterizado pelo fato de o cálculo do nível de parafinano furo de poço compreender as etapas de:cálculo de uma soma do número de picos de dados decarga de sonda subseqüentes ao último ponto de dados decarga de sonda anormalmente alta sucessivo no gráfico decarga de sonda; edeterminação do produto da soma do número de picos ede um comprimento de um trem de hastes.
19. Método, de acordo com a reivindicação 11,caracterizado pelo fato de a identificação de uma primeiraatividade pela avaliação de uma pluralidade de dados decarga de sonda no gráfico de carga de sonda compreender asetapas de:avaliação da exibição de dados de carga de sondaquanto à primeira atividade para se determinar se o nívelsuperior dos dados de carga de sonda na pluralidade dedados de carga de sonda é substancialmente plano;avaliação da exibição dos dados de carga de sonda parase determinar se a linha de base para os dados de carga desonda está substancialmente aumentando com base em umadeterminação positiva que o nível superior dos dados decarga de sonda é substancialmente plano;identificação da primeira atividade como sacar hastesdo furo de poço, com base em uma determinação positiva quea linha de base para os dados de carga de sonda estásubstancialmente aumentando.
20. Método, de acordo com a reivindicação 11,caracterizado pelo fato de a identificação de uma primeiraatividade pela avaliação de uma pluralidade de dados decarga de sonda no gráfico de carga de sonda compreender asetapas de:avaliação da exibição de dados de carga de sondaquanto à primeira atividade para se determinar se uma linhade base dos dados de carga de sonda na pluralidade de dadosde carga de sonda é substancialmente plana;avaliação da exibição dos dados de carga de sonda parase determinar se o nível superior dos dados de carga desonda está aumentando substancialmente com base em umadeterminação positiva que a linha de base dos dados decarga de sonda é substancialmente plana; eidentificação da primeira atividade como remoção detubulação do furo de poço, com base em uma determinaçãopositiva que o nível superior dos dados de carga de sondaestá diminuindo substancialmente.
21. Método, de acordo com a reivindicação 11,caracterizado pelo fato de o gráfico de carga de sonda serapresentado em um monitor.
22. Método, de acordo com a reivindicação 11,caracterizado pelo fato de os dados de carga de sonda seremobtidos a partir de um calço hidráulico na sonda deserviço.
23. Método, de acordo com a reivindicação 11,caracterizado pelo fato de ainda compreender a etapa degravação da primeira atividade em um meio de armazenamentoem computador.
24. Método para determinação da carga de gancho em umasonda de serviço em um local de poço pela análise de umgráfico de carga de sonda que compreende uma curva de dadosde carga de sonda, caracterizado pelo fato de compreenderas etapas de:avaliação de uma exibição de dados de carga de sonda apartir da sonda de serviço no gráfico de carga de sonda;seleção de um primeiro nível de carga de sonda nacurva de dados de carga de sonda a partir da exibição, onde.o primeiro nível de carga de sonda está posicionadosubstancialmente ao longo de um pico na curva de dados decarga de sonda;seleção de um segundo nível de carga de sonda na curvade dados de carga de sonda a partir da exibição, onde osegundo nível de carga de sonda está posicionadosubstancialmente em um cavado ao longo da curva de dados decarga de sonda; ecálculo da diferença entre o primeiro nível de cargade sonda e o segundo nível de carga de sonda.
25. Método, de acordo com a reivindicação 24,caracterizado pelo fato de o segundo nível de carga desonda ser posicionado substancialmente em um cavadoimediatamente precedente ao pico do primeiro nível de cargade sonda ao longo da curva de dados de carga de sonda.
26. Método, de acordo com a reivindicação 24,caracterizado pelo fato de o segundo nível de carga desonda ser posicionado substancialmente em um cavadoimediatamente subseqüente ao pico do primeiro nível decarga de sonda ao longo da curva de dados de carga desonda.
27. Método, de acordo com a reivindicação 24,caracterizado pelo fato de o gráfico de carga de sonda serapresentado em um monitor.
28. Método, de acordo com a reivindicação 24,caracterizado pelo fato de os dados de carga de sonda seremobtidos a partir de um calço hidráulico na sonda deserviço.
29. Método, de acordo com a reivindicação 24,caracterizado pelo fato de ainda compreender a etapa degravação da carga de gancho na sonda de serviço em um meiode armazenamento em computador.
30. Método de determinação de uma velocidade detubulação compreendendo a velocidade de inserção ou deremoção de um furo de poço pela avaliação de uma exibiçãode dados de carga, caracterizado pelo fato de compreenderas etapas de:recebimento de uma pluralidade de pontos de dados decarga compreendendo uma curva de dados de carga em umaexibição, a curva de dados de carga compreendendo umapluralidade de picos de dados;a seleção de um período de tempo na exibição, operíodo de tempo compreendendo pelo menos um da pluralidadede picos de dados;determinação do número total de picos de dadosrecebidos na exibição durante o período de tempo; ecálculo da velocidade de tubulação pela divisão donúmero total de picos pela quantidade de tempo no períodode tempo.
31. Método, de acordo com a reivindicação 30,caracterizado pelo fato de a exibição compreender umgráfico em um dispositivo de exibição visual.
32. Método, de acordo com a reivindicação 30,caracterizado pelo fato de o visor compreender umaplotadora.
33. Método, de acordo com a reivindicação 30,caracterizado pelo fato de os dados de carga compreenderemdados de carga de sonda a partir de uma sonda de serviço depoço.
34. Método de determinação de uma velocidade detubulação compreendendo a velocidade de inserção ou deremoção de um furo de poço pela avaliação de uma exibiçãode dados de carga, caracterizado pelo fato de compreenderas etapas de:recebimento de uma pluralidade de pontos de dados decarga compreendendo uma curva de dados de carga em umaexibição, a curva de dados de carga compreendendo umapluralidade de cavados de dados;a seleção de um período de tempo na exibição, operíodo de tempo compreendendo pelo menos um da pluralidadede cavados de dados;determinação do número total de cavados de dadosrecebidos na exibição durante o período de tempo; ecálculo da velocidade de tubulação pela divisão donúmero total de cavados pela quantidade de tempo no períodode tempo.
35. Método, de acordo com a reivindicação 34,caracterizado pelo fato de a exibição compreender umgráfico em um dispositivo de exibição visual.
36. Método, de acordo com a reivindicação 34,caracterizado pelo fato de o visor compreender umaplotadora.
37. Método, de acordo com a reivindicação 34,caracterizado pelo fato de os dados de carga compreenderemdados de carga de sonda a partir de uma sonda de serviço depoço.
BRPI0615804-8A 2005-09-13 2006-09-08 método e sistema para a avaliação de dados de peso a partir de uma sonda de serviço BRPI0615804A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US71661205P 2005-09-13 2005-09-13
US60/716.612 2005-09-13
PCT/US2006/035109 WO2007033024A2 (en) 2005-09-13 2006-09-08 Method and system for evaluating weight data from service rig

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0615804A2 true BRPI0615804A2 (pt) 2011-05-24

Family

ID=37865456

Family Applications (4)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0615804-8A BRPI0615804A2 (pt) 2005-09-13 2006-09-08 método e sistema para a avaliação de dados de peso a partir de uma sonda de serviço
BRPI0615872-2A BRPI0615872A2 (pt) 2005-09-13 2006-09-08 método para a determinação de propriedades de catarina de uma sonda de serviço pela avaliação de dados de sonda
BRPI0615799-8A BRPI0615799A2 (pt) 2005-09-13 2006-09-08 método e sistema para a regulagem e a análise de pressões alvos de tubulação para chaves flutuantes
BRPI0615800-5A BRPI0615800A2 (pt) 2005-09-13 2006-09-11 método e sistema para avaliação de tempos de completação de tarefa para dados

Family Applications After (3)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0615872-2A BRPI0615872A2 (pt) 2005-09-13 2006-09-08 método para a determinação de propriedades de catarina de uma sonda de serviço pela avaliação de dados de sonda
BRPI0615799-8A BRPI0615799A2 (pt) 2005-09-13 2006-09-08 método e sistema para a regulagem e a análise de pressões alvos de tubulação para chaves flutuantes
BRPI0615800-5A BRPI0615800A2 (pt) 2005-09-13 2006-09-11 método e sistema para avaliação de tempos de completação de tarefa para dados

Country Status (7)

Country Link
US (4) US7359801B2 (pt)
AR (4) AR056075A1 (pt)
BR (4) BRPI0615804A2 (pt)
CA (5) CA2621592C (pt)
EC (3) ECSP088284A (pt)
RU (4) RU2408784C2 (pt)
WO (4) WO2007033024A2 (pt)

Families Citing this family (37)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7359801B2 (en) * 2005-09-13 2008-04-15 Key Energy Services, Inc. Method and system for evaluating weight data from a service rig
US7350593B1 (en) * 2006-11-07 2008-04-01 Schramm, Inc. Electronically controlled earth drilling rig
US20080247827A1 (en) * 2007-03-30 2008-10-09 Remedial (Cyprus) Pcl Work-over rig assembly and methods thereof
CA2684598A1 (en) * 2007-04-19 2009-02-19 Wise Well Intervention Services, Inc. Well servicing modular combination unit
US7631563B2 (en) * 2007-09-05 2009-12-15 Key Energy Services, Inc. Method and system for evaluating rod breakout based on tong pressure data
US7793918B2 (en) * 2007-09-05 2010-09-14 Key Energy Services, Llc Method and system for governing block speed
US20090112657A1 (en) * 2007-10-26 2009-04-30 Sony Corporation Repository infrastructure to store transaction information for providing customer service
US8326538B2 (en) 2008-12-30 2012-12-04 Occidental Permian Ltd. Mobile wellsite monitoring
US8281691B2 (en) * 2009-05-03 2012-10-09 Don Darrell Hickman Tong assembly
US8232892B2 (en) * 2009-11-30 2012-07-31 Tiger General, Llc Method and system for operating a well service rig
GB2492685A (en) * 2010-03-02 2013-01-09 Nat Oilwell Varco Lp Calibrating process for torque measuring apparatuse
US9811799B2 (en) 2010-06-10 2017-11-07 Sony Eletronics, Inc. Distributed customer support credits
CA2766763A1 (en) * 2010-07-27 2012-02-02 Globaltech Corporation Pty Ltd Drilling activity logging device, system and method
CA2756544A1 (en) * 2010-10-27 2012-04-27 Key Energy Services, Llc Method and system for evaluating sensor data from a well service rig
US9604405B2 (en) * 2011-04-14 2017-03-28 Underground Solutions Technologies Group, Inc. Pipe fusion data management system and method
US8210283B1 (en) * 2011-12-22 2012-07-03 Hunt Energy Enterprises, L.L.C. System and method for surface steerable drilling
US20140095554A1 (en) * 2012-09-28 2014-04-03 Hubertus V. Thomeer System And Method For Storing Equipment Management Operations Data
CA2825502A1 (en) 2012-10-16 2014-04-16 Don Darrell Hickman Method and apparatus for controlling oil well drill site systems
US9958094B2 (en) 2012-10-16 2018-05-01 Don Darrell Hickman Method and system for tightening threaded elements and certifying the connections and the devices for connecting threaded elements
WO2014078875A1 (en) 2012-11-19 2014-05-22 Key Energy Services, Llc Methods of mechanized and automated tripping of rods and tubulars
US10215009B2 (en) 2013-06-30 2019-02-26 Sigurd Tjostheim System and console for monitoring data stream quality in drilling and production operations at a well site
US10428637B2 (en) 2013-03-04 2019-10-01 Fereidoun Abbassian System and console for monitoring and managing well site operations
WO2014151619A2 (en) * 2013-03-15 2014-09-25 Fereidoun Abbassian System and console for monitoring and managing casing running operations at a well site
WO2015002904A2 (en) 2013-06-30 2015-01-08 Fereidoun Abbassian System and console for monitoring and managing well site operations
US10260332B2 (en) 2014-05-02 2019-04-16 Kongsberg Oil And Gas Technologies As System and console for monitoring and managing well site operations
US10323502B2 (en) 2014-05-02 2019-06-18 Kongsberg Oil And Gas Technologies As System and console for monitoring and managing tripping operations at a well site
US10436014B2 (en) 2014-05-02 2019-10-08 Kongsberg Oil And Gas Technologies As System and console for monitoring and managing pressure testing operations at a well site
US10301923B2 (en) 2014-05-02 2019-05-28 Kongsberg Oil And Gas Technologies As System and console for monitoring and managing well site drilling operations
US10648296B2 (en) * 2014-10-15 2020-05-12 Schlumberger Technology Corporation Borehole casing deployment detection
CN104481424B (zh) * 2014-11-07 2016-05-18 中国石油集团长城钻探工程有限公司 一种分段切割不压井作业起管柱工艺
US11933158B2 (en) 2016-09-02 2024-03-19 Motive Drilling Technologies, Inc. System and method for mag ranging drilling control
CN106996273A (zh) * 2017-05-17 2017-08-01 贵州航天天马机电科技有限公司 一种高支腿混合动力反循环锚固钻机
CN109459167B (zh) * 2018-09-30 2020-12-18 中国空间技术研究院 卫星动量轮摩擦力矩地面在线测试方法及系统
CN111075431B (zh) * 2020-01-09 2024-04-19 西安电子科技大学 一种试油气参数记录仪、作业状态模式识别方法及系统
RU2753907C1 (ru) * 2020-12-17 2021-08-24 Евгений Валерьевич Задорожный Способ измерения длины колонны труб, спускаемых в скважину, и устройство для его осуществления
US20220251906A1 (en) * 2021-02-08 2022-08-11 Saudi Arabian Oil Company Measuring load on a drilling derrick during operations
CN114393578A (zh) * 2021-12-31 2022-04-26 广州明珞装备股份有限公司 一种工艺动作判断方法、系统、设备及存储介质

Family Cites Families (51)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2883255A (en) * 1954-04-28 1959-04-21 Panellit Inc Automatic process logging system
US3257652A (en) * 1962-03-20 1966-06-21 Reliance Electric & Eng Co Operation monitor
US3348234A (en) * 1962-03-20 1967-10-17 Reliance Electric & Eng Co Production line operation monitor and recorder
US3244404A (en) 1962-10-22 1966-04-05 Emil A Bender Drawworks assembly
US3745820A (en) 1969-04-04 1973-07-17 Exxon Production Research Co Leak proof threaded connections
US3838597A (en) * 1971-12-28 1974-10-01 Mobil Oil Corp Method and apparatus for monitoring well pumping units
US4156467A (en) * 1977-11-01 1979-05-29 Mobil Oil Corporation Well drilling system
US4114435A (en) * 1977-11-01 1978-09-19 Mobil Oil Corporation Well drilling system
US4356557A (en) * 1978-04-06 1982-10-26 Cooper Industries, Inc. Winch drum cable length measurement apparatus
US4616321A (en) * 1979-08-29 1986-10-07 Chan Yun T Drilling rig monitoring system
US4434971A (en) * 1981-02-11 1984-03-06 Armco Inc. Drilling rig drawworks hook load overspeed preventing system
DE3136433A1 (de) * 1981-09-14 1983-03-31 Klaus Prof. Dr.-Ing. 4006 Erkrath Brankamp Verfahren zum feststellen und erkennen von abweichungen zyklisch wiederkehrender vorgaenge zum umformen von werkstuecken von einem normalverlauf
US4545017A (en) * 1982-03-22 1985-10-01 Continental Emsco Company Well drilling apparatus or the like with position monitoring system
JPS58172928A (ja) * 1982-04-01 1983-10-11 株式会社大隈鐵工所 モ−タの監視装置
US4552041A (en) * 1983-04-21 1985-11-12 Bilco Tools, Inc. Power tongs control system
US4633720A (en) * 1984-12-17 1987-01-06 Dybel Frank Richard Load monitoring system for progressive dies
US4831364A (en) * 1986-03-14 1989-05-16 Hitachi Koki Company, Limited Drilling machine
US5107705A (en) * 1990-03-30 1992-04-28 Schlumberger Technology Corporation Video system and method for determining and monitoring the depth of a bottomhole assembly within a wellbore
US5131130A (en) * 1990-10-09 1992-07-21 Allen-Bradley Company, Inc. Torque-angle window control for threaded fasteners
US5212862A (en) * 1990-10-09 1993-05-25 Allen-Bradley Company, Inc. Torque-angle window control for threaded fasteners
US5342020A (en) * 1991-05-03 1994-08-30 Stone Richard J Speed controller for drilling rig traveling block
US5178006A (en) * 1991-12-16 1993-01-12 Shell Oil Company Well velocity logging
US5274552A (en) * 1992-04-20 1993-12-28 M/D Totco Drill string motion detection for bit depth calculation
US5233742A (en) 1992-06-29 1993-08-10 Gray N Monroe Method and apparatus for controlling tubular connection make-up
US5464058A (en) * 1993-01-25 1995-11-07 James N. McCoy Method of using a polished rod transducer
US5449877A (en) * 1993-12-29 1995-09-12 Square D Company Progressive power monitor for a current controlled resistance welder
US5988299A (en) 1995-07-26 1999-11-23 Hansen; James Automated oil rig servicing system
US5711382A (en) 1995-07-26 1998-01-27 Hansen; James Automated oil rig servicing system
US5634522A (en) * 1996-05-31 1997-06-03 Hershberger; Michael D. Liquid level detection for artificial lift system control
US6079490A (en) 1998-04-10 2000-06-27 Newman; Frederic M. Remotely accessible mobile repair unit for wells
US6629572B2 (en) * 1998-08-17 2003-10-07 Varco I/P, Inc. Operator workstation for use on a drilling rig including integrated control and information
US6377189B1 (en) 1999-03-31 2002-04-23 Frederic M. Newman Oil well servicing system
US6212763B1 (en) 1999-06-29 2001-04-10 Frederic M. Newman Torque-turn system for a three-element sucker rod joint
US6276449B1 (en) 2000-03-23 2001-08-21 Frederic M. Newman Engine speed control for hoist and tongs
US6728638B2 (en) 2001-04-23 2004-04-27 Key Energy Services, Inc. Method of monitoring operations of multiple service vehicles at a well site
US6826492B2 (en) * 2001-04-23 2004-11-30 Key Energy Services, Inc. Method of managing a well file record at a well site
US6578634B2 (en) 2001-09-05 2003-06-17 Key Energy Services, Inc. Method of monitoring pumping operations of a service vehicle at a well site
US7006009B2 (en) 2002-04-01 2006-02-28 Key Energy Services, Inc. Servicing system for wells
CA2503142A1 (en) 2002-11-25 2004-06-10 Key Energy Services, Inc. Crown out-floor out device for a well service rig
US7461830B2 (en) 2002-11-25 2008-12-09 Key Energy Services, Inc Multiple sensor for preventing a crown-block incursion on an oil well rig
US7128167B2 (en) * 2002-12-27 2006-10-31 Schlumberger Technology Corporation System and method for rig state detection
US6868920B2 (en) * 2002-12-31 2005-03-22 Schlumberger Technology Corporation Methods and systems for averting or mitigating undesirable drilling events
US20040226712A1 (en) 2003-05-14 2004-11-18 Hood John Charles Portable memory device for mobile workover rig
AR046171A1 (es) 2003-10-03 2005-11-30 Key Energy Services Inc Sistema de captura de datos para un vehículo de reacondicionamiento de pozos.
US7114577B2 (en) * 2004-02-27 2006-10-03 Key Energy Services, Inc. Safemode operating system for a drilling or service rig
US20050241835A1 (en) * 2004-05-03 2005-11-03 Halliburton Energy Services, Inc. Self-activating downhole tool
US7107154B2 (en) * 2004-05-25 2006-09-12 Robbins & Myers Energy Systems L.P. Wellbore evaluation system and method
US7226037B2 (en) * 2004-08-25 2007-06-05 Key Energy Services, Inc. System for assuring engagement of a hydromatic brake on a drilling or well service rig
US7418348B2 (en) * 2004-12-21 2008-08-26 Halliburton Energy Services, Inc. Signal thresholding apparatus, systems, and methods
US7359801B2 (en) * 2005-09-13 2008-04-15 Key Energy Services, Inc. Method and system for evaluating weight data from a service rig
US20070056727A1 (en) * 2005-09-13 2007-03-15 Key Energy Services, Inc. Method and system for evaluating task completion times to data

Also Published As

Publication number Publication date
RU2408784C2 (ru) 2011-01-10
RU2412329C2 (ru) 2011-02-20
RU2421324C2 (ru) 2011-06-20
CA2621592C (en) 2013-12-10
US20070288169A1 (en) 2007-12-13
WO2007033040A2 (en) 2007-03-22
AR056072A1 (es) 2007-09-19
WO2007033001A3 (en) 2007-10-04
WO2007033040A3 (en) 2008-10-30
AR056075A1 (es) 2007-09-19
WO2007033070A3 (en) 2007-11-01
US20070056746A1 (en) 2007-03-15
BRPI0615800A2 (pt) 2011-05-24
RU2008114317A (ru) 2009-10-20
RU2008114311A (ru) 2009-10-20
ECSP088284A (es) 2008-04-28
CA2839478C (en) 2016-01-12
AR056074A1 (es) 2007-09-19
BRPI0615872A2 (pt) 2011-05-31
ECSP088271A (es) 2008-04-28
CA2621592A1 (en) 2007-03-22
US7519475B2 (en) 2009-04-14
CA2621544C (en) 2013-10-01
CA2839478A1 (en) 2007-03-22
RU2008114319A (ru) 2009-10-20
US7657376B2 (en) 2010-02-02
CA2621546C (en) 2015-01-27
CA2621546A1 (en) 2007-03-22
CA2621550A1 (en) 2007-03-22
ECSP088272A (es) 2008-04-28
BRPI0615799A2 (pt) 2011-05-24
US20070089878A1 (en) 2007-04-26
CA2621544A1 (en) 2007-03-22
WO2007033024A2 (en) 2007-03-22
AR056073A1 (es) 2007-09-19
WO2007033070A2 (en) 2007-03-22
US7519508B2 (en) 2009-04-14
WO2007033001A2 (en) 2007-03-22
WO2007033024A3 (en) 2007-06-28
US7359801B2 (en) 2008-04-15
US20070067107A1 (en) 2007-03-22
RU2008114312A (ru) 2009-10-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0615804A2 (pt) método e sistema para a avaliação de dados de peso a partir de uma sonda de serviço
US7631563B2 (en) Method and system for evaluating rod breakout based on tong pressure data
US6213207B1 (en) Method of distinguishing between installing different sucker rods
MX2008011320A (es) Metodo y sistema para controlar un tren de sondeo de servicio de un pozo con base en los datos de carga.
US20170183954A1 (en) Method And System For Evaluating Sensor Data From A Well Service Rig
US4624130A (en) Method for determining borehole or cavity configuration through inert gas interface
US4523453A (en) Method for determining borehole or cavity configuration through inert gas interface
CN112343577B (zh) 一种压裂井油藏测试装置
Leap A simple pneumatic device and technique for performing rising water level slug tests
US5839317A (en) Automated becker hammer drill bounce chamber energy monitor
CN209908490U (zh) 超深超高温高压气井的测试系统
CN204691759U (zh) 一种用于水平气井产出剖面的测试工具
CN102022111B (zh) 一种油田井下套管损坏方位的检测方法
Shapiro Characterizing Hydraulic Properties and Ground-Water Chemistry in Fractured-Rock Aquifers: A User's Manual for the Multifunction Bedrock-Aquifer Transportable Testing Tool(BAT 3)
Guglielmi et al. Crystalline Disposal R&D at LBNL: FY20 Progress Report
US11530579B2 (en) Method and apparatus for distributed flow/seismic profiling and external support device
Subrahmanyam et al. Pumping tests: planning, preparation and execution
CN105863619A (zh) 基于井口组合测试装置监测聚合物驱吸液剖面的方法
SOP aquifers, and storage coefficient (S) for confined aquifers. Single well pumping tests of short duration, which monitor the water level in the pumping well only, can be used to determine transmissivity and hydraulic conductivity but not specific yield or storage coefficient. The test data are analyzed using graphical solutions and/or appropriate computer software packages.
Febrianto et al. Drill-Stem Test with Real-Time Reservoir Data Monitoring Improves Operational Efficiency
Febrianto et al. Drill-Stem Test with Real-Time Reservoir Data Monitoring Improves Operational Efficiency—Case Study, Senoro-6
Hämäläinen Monitoring measurements with HTU at Eurajoki Olkiluoto, boreholes OL-KR 4, 8, 28 and 31, Year 2005
JPS6148720A (ja) 地熱井内の物理量測定装置

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]