BRPI0614979A2 - busca de sistema para detectar rede de comunicação sem fio em banda de frequência cheia - Google Patents

busca de sistema para detectar rede de comunicação sem fio em banda de frequência cheia Download PDF

Info

Publication number
BRPI0614979A2
BRPI0614979A2 BRPI0614979-0A BRPI0614979A BRPI0614979A2 BR PI0614979 A2 BRPI0614979 A2 BR PI0614979A2 BR PI0614979 A BRPI0614979 A BR PI0614979A BR PI0614979 A2 BRPI0614979 A2 BR PI0614979A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
service
frequency
cdma
search
found
Prior art date
Application number
BRPI0614979-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Bhupesh Manoharlal Umatt
Messay Amerga
Vineet Mittal
Original Assignee
Qualcomm Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Qualcomm Inc filed Critical Qualcomm Inc
Publication of BRPI0614979A2 publication Critical patent/BRPI0614979A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W48/00Access restriction; Network selection; Access point selection
    • H04W48/16Discovering, processing access restriction or access information

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

BUSCA DE SISTEMA PARA DETECTAR REDE DE COMUNICAçãO SEM FIO EM BANDA DE FREQUêNCIA CHEIA. São descritas técnicas para efetuar de maneira eficaz busca de modo a obter serviço de um sistema sem fio tão rapidamente quanto possível. Um terminal inicialmente procura serviço de um primeiro sistema (W-CDMA, por exemplo) O terminal identifica rede(s) no primeiro sistema da(s) qual(ais) foi recebido serviço no passado e efetua aquisição em cada rede na procura de serviço. Se não for encontrado serviço para o primeiro sistema, então o terminal de acesso obtém serviço do segundo sistema e evita uma varredura de frequência para o primeiro sistema. Caso contrário, o terminal efetua uma varredura de freqUência para o primeiro sistema utilizando os resultados da busca para o segundo sistema. O terminal pode obter uma lista de canais RF detectados para o segundo sistema e pode omitir estes canais RF e possivelmente alguns outros canais RF em volta destes canais RF da varredura de frequência.

Description

"BUSCA DE SISTEMA PARA DETECTAR REDE DE COMUNICAÇÃO SEM FIOEM BANDA DE FREQÜÊNCIA CHEIA"
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente revelação refere-se de maneira geral acomunicações e, mais especificamente, a técnicas paraefetuar busca de sistema para detectar uma rede decomunicação sem fio.
DESCRIÇÃO DA TÉCNICA ANTERIOR
Redes de comunicação sem fio são amplamenteutilizadas para prover diversos serviços de comunicação,tais como voz, dados em pacote, broadcast, troca demensagens e assim por diante. Estes redes sem fio sãocapazes de suportar comunicação para vários usuários pelocompartilhamento dos recursos de rede disponíveis. Exemplosde tais redes sem fio incluem redes de Acesso Múltiplo porDivisão de Código (CDMA), redes de Acesso Múltiplo porDivisão de Tempo (TDMA) e redes de Acesso Múltiplo porDivisão de Freqüência (FDMA). Estas redes sem fio podemutili zar diversas tecnologias de rádio—acesso (RATs), taiscomo CDM de Banda Larga (W-CDMA) , cdma2000, Sistema Globalpara Comunicações Móveis (GSM) e assim por diante, que sãoconhecidas na técnica.
Um terminal é capaz de comunicar-se cdmdiferentes redes sem fio, tais como redes W-CDMA e GSM. Oterminal efetua tipicamente busca de sistema ao ser ligadode modo a detectar uma rede sem fio da qual o terminal podeobter serviço. A busca de sistema acarreta a execução deuma busca e a aquisição, conforme necessário, para obtérserviço de uma rede sem fio. Para a busca de sistema, oterminal pode primeiro tentar adquirir uma das redes semfio das quais o terminal obteve o serviço no passado. Se aaquisição for mal-sucedida, então o terminal pode efetuaruma varredura de freqüência através de uma banda defreqüência de modo a encontrar uma rede sem fio da qual oterminal pode obter serviço. A varredura de freqüência podeacarretar a tentativa de aquisição em cada freqüência naqual uma rede sem fio pode operar. Uma vez que pode havermuitas freqüências em uma dada banda de freqüência, avarredura de freqüência pode ser muito demorada, como, porexemplo, da ordem de minutos para uma banda de freqüênciacheia, na qual muitas redes sem fio podem estar operando. Άvarredura de freqüência longa provoca um longo retardo naobtenção de serviço, o que é altamente indesejável.
Há, portanto, necessidade na técnica de técnicáspara efetuar de maneira eficaz busca de sistema de modo ase obter serviço mais rapidamente.
RESUMO DA INVENÇÃO
São descritas aqui técnicas para efetuar demaneira eficaz busca de sistema de modo a se obter serviçode um sistema de comunicação sem fio tão rapidamente quantopossível. Um terminal pode receber serviço de um de váriossistemas, como, por exemplo, dois sistemas tais como ossistemas W-CDMA e GSM. Um primeiro sistema (o W-CDMA, porexemplo) pode ser preferível a um segundo sistema (o GSM,por exemplo). No entanto, é desejável se obter serviço dequalquer sistema (ou o W-CDMA ou o GSM, por exemplo) tãorapidamente quanto possível. Uma varredura de freqüênciapara o sistema preferido pode levar um longo tempo. Astécnicas squi descritas tentam obter serviço de qualquersistema antes de se efetuar uma varredura de freqüênciapara o primeiro sistema. Além disto, a varredura defreqüência para o primeiro sistema é efetuada utilizando-seinformações para o segundo sistema, de modo que as regiõesde freqüência nas quais é improvável que o sistema sejaencontrado não sejam varridas. Esta varredura de freqüênciapode reduzir substancialmente o tempo de varredura.Em uma modalidade, o terminal inicialmenteprocura serviço do primeiro sistema. 0 terminal pode formaruma lista de uma ou mais redes no primeiro sistema, quepode(m) ser rede(s) da(s) qual(ais) o terminal recebeuserviço no passado. 0 terminal pode efetuar aquisição emcada rede da lista de modo a procurar serviço do primeirosistema. Se o serviço não é encontrado para o primeirosistema, então o terminal efetua uma busca pelo segundosistema. Se o serviço é encontrado no segundo sistema,então o terminal obtém serviço do segundo sistema e evitauma varredura de freqüência para o primeiro sistema. Casocontrário, o terminal efetua uma varredura de freqüênciapara o primeiro sistema utilizando os resultados da buscapelo segundo sistema. O terminal pode obter uma lista decanais de radiofreqüência (RF) detectados para o segundosistema e pode omitir estes canais RF e possivelmenteoutros canais RF em torno destes canais da varredura defreqüência para o primeiro sistema.
Diversos aspectos e modalidades da invenção sãodescritos mais detalhadamente a seguir. 1
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
As características e a natureza da presenteinvenção se tornarão mais evidentes com a descriçãodetalhada apresentada a seguir quando considerada emconjunto com os desenhos, nos quais as mesmas referênciasidentificam os mesmos elementos em toda parte. 1
A Figura 1 mostra uma rede GSM e uma rede W-CDMA.
A Figura 2 mostra diversas camadas para o W-CDMAe o GSM.
A Figura 3 mostra um processo executado por
Estrato de Não Acesso (NAS) para obter serviço de uma redesem fio.As Figuras 4A e 4B mostram um processo executadopelo Controle de Rádio-Recursos (RRC) para uma solicitaçãode serviço do NAS.
A Figura 5 mostra uma varredura de freqüência de2 estágios para o W-CDMA.
A Figura 6 mostra um processo executado por umterminal para obter serviço.
A Figura 7 mostra um diagrama de blocos doterminal.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
A palavra "exemplar" é aqui utilizada comosignificando "que serve como exemplo, ocorrência ouilustração". Qualquer modalidade ou desenho aqui descrita/ocomo "exemplar" não deve ser necessariamente entendido comopreferido ou vantajoso comparada/o com outras modalidadesou desenhos.
As técnicas de busca de sistema aqui descritaspodem ser utilizadas em diversos sistemas de comunicaçãosem fio, tais como os sistemas W-CDMA, GSM e cdma2000. Umsistema é caracterizado por uma tecnologia de rádio-acesso(RAT) especifica, tal como W-CDMA, GSM, cdma2000 ou algumaoutra RAT. Um sistema pode incluir qualquer número deredes. Uma operadora/provedor de serviços de rede podeutilizar um ou mais sistemas para uma ou mais RATs. Paramaior clareza, as técnicas de busca de sistema sãodescritas a seguir para o W-CDMA e o GSM.
A Figura 1 mostra uma instalação 100, que incluiuma rede GSM 110 e uma rede W-CDMA 120. O GSM é uiriatecnologia de rádio-acesso de segunda geração (2G) que podeprover serviço de voz e serviço de dados em pacote de taxabaixa a média. O W-CDMA é uma tecnologia de rádio-acesso deterceira geração (3G) que pode prover serviços ecapacidades aperfeiçoados, como, por exemplo, taxas dedados mais elevadas, chamadas de voz e dados concomitantese assim por diante. A rede GSM 110 e a rede W-CDMA 120podem ser parte de uma rede do Sistema Universal deTelecomunicações Móveis (UMTS) . O GSM e o W-CDMA sãodescritos em documentos de um consórcio denominado "Projetode Parcerias de 3- Geração" (3GPP), que estão disponíveispara o público.
A rede GSM 110 inclui estações base 112 que secomunicam com terminais dentro da área de cobertura da redeGSM. Uma estação base é uma estação fixa que se comunicacom os terminais e pode ser também chamada Nó B, estaçãotransceptora base (BTS), ponto de acesso e assim pordiante. Um centro de comutação móvel (MSC) 114 é acopladoàs estações base 112 e efetua a coordenação e o controlepara estas estações base. A rede W-CDMA 120 inclui estaçõesbase 122 que se comunicam com terminais dentro da área decobertura da rede W-CDMA. Um controlador de rede via rádio(RNC) 124 é acoplado às estações base 122 e efetua acoordenação e o controle para estas estações base. O RNC124 pode comunicar-se com o MSC 114 para suportar o inter-funcionamento entre as redes W-CDMA e GSM. Uma rede sem fioinclui tipicamente muitas células, onde o termo "célula"pode referir-se a uma estação base ou à área de coberturada estação base, a estação base 112 é também referida comocélula GSM, e a estação base 122 é também referida comocélula W-CDMA.
Um terminal multi-modo 150 (como, por exemplo, umtelefone celular bimodal) pode comunicar-se com a rede GSM110 e a rede W-CDMA 120, tipicamente com uma rede sem fioem qualquer dado momento. Esta capacidade permite que umusuário obtenha as vantagens de desempenho do W-CDMA e osbenefícios de cobertura do GSM com o mesmo terminal. Oterminal 150 pode ser fixo ou móvel e pode ser tambémchamado de equipamento de usuário (UE), estação móvel (MS),equipamento móvel (ME) e assim por diante. 0 terminal podeser um telefone celular, um assistente digital pessoal(PDA) , um modem sem fio, um aparelho de comunicação semfio, uma unidade de assinante e assim por diante.
A rede GSM 110 e a rede W-CDMA 120 podempertencer às mesmas ou diferentes redes móveis terrestrespúblicas (PLMNs) . Uma PLMN pode compreender uma ou maisredes sem fio, como, por exemplo, uma ou mais redes W-CDMAe/ou uma ou mais redes GSM. Uma PLMN é identificada demaneira única por um Código de Pais Móvel (MCC) especificoe um Código de Rede Móvel (MNC) especifico. As redes W-CDMAe as redes GSM para uma dada PLMN podem ter áreas decobertura sobrepostas ou não sobrepostas. Várias PLMNspodem ser utilizadas por diferentes provedores de serviçoem uma dada área geográfica.
O terminal 150 pode ser abastecido com uma listade PLMNs preferidas das quais o terminal pode receberserviço. Esta lista preferida pode ser fornecida por umprovedor de serviços junto ao qual o terminal tem umaassinatura. A lista preferida inclui normalmente uma PLMNnativa (HPLMN) e outras PLMNs para as quais o provedor deserviços tem contratos itinerantes. A lista preferida podeser armazenada em um Módulo de Identidade de Assinante(SIM), um SIM Universal (USIM) ou algum outro módulo dememória não volátil. O terminal pode manter também umalista de PLMNs disponíveis, que são PLMNs que o terminaldescobriu durante buscas de sistemas anteriores. A lista dePLMNs disponíveis pode ser armazenada em uma memória nãovolátil.
Uma PLMN pode funcionar em uma ou várias bandasde freqüência. Cada rede sem fio dentro de cada PLMNfunciona tipicamente a uma ou mais freqüências específicasdentro de uma banda de freqüência especifica. A Tabela 1enumera bandas de freqüência que são comumente utilizadaspara as redes W-CDMA e GSM.
Tabela 1
<table>table see original document page 8</column></row><table>
Uma rede W-CDMA pode funcionar em qualquer umadas bandas de freqüência apresentadas na Tabela 1 ou émalguma outra banda de freqüência, as quais são chamadascoletivamente de bandas W-CDMA. Cada banda W-CDMA pode serparticionada em vários canais W-CDMA, com cada canal W-CDMAtendo uma largura de banda de 5 MHz. As freqüênciascentrais dos canais W-CDMA podem estar a freqüênciasdiscretas que são separadas por 200 KHz. Os canais W-CDMAsão assim separados por 5 MHz e têm freqüências centraisque podem ser escolhidas com uma resolução de 200 KHz. Cadacanal W-CDMA é identificado por um número de canalespecifico, que pode ser um ARFCN (número de canal de radiofreqüência absoluto) ou um UARFCN (UTRA ARFCN). Uma rede W-CDMA funciona tipicamente em um número de canal especifico,que é uma freqüência de portadora especifica dentro de umabanda W-CDMA especifica.Uma rede GSM pode funcionar em qualquer uma dasbandas de freqüência apresentadas na Tabela 1 ou em algumaoutra banda de freqüência, as quais são chamadascoletivamente de bandas GSM. Cada banda GSM é particionadaem vários canais RF de 200 KHz. Cada canal RF éidentificado por um ARFCN especifico. A banda GSM 900 cobreos ARFCNs de 1 a 124, a banda GSM 1800 cobre os ARFCNs de512 a 885 e a banda GSM 1900 cobre os ARFCNs de 512 a 810.Uma rede GSM funciona tipicamente em um conjunto especificode canais RF em uma banda GSM especifica.
Conforme mostrado na Tabela 1, as redes W-CDMA eGSM podem funcionar na mesma banda de freqüência ou embandas*de freqüência sobrepostas. Por exemplo, a banda W-CDMA II e a banda GSM 1900 correspondem a uma banda deSistema de Comunicação Pessoal (PCS), e a banda W-CDMA IIIe a banda GSM 1800 correspondem a uma banda de SistemaCelular Digital (DSC). 0 funcionamento de várias redes semfio nas mesmas bandas de freqüência ou em bandas defreqüência sobrepostas pode complicar a varredura defreqüência para o W-CDMA, conforme descrito a seguir.
A Figura 2 mostra diversas camadas para o W-CDMAe o GSM. O W-CDMA inclui um Estrato de Não Acesso (NAS) eum Estrato de Acesso (AS). 0 NAS compreende funções eprotocolos que suportam tráfego e sinalização entre umterminal e uma rede básica com os quais uma rede W-CDMAforma interface. O AS compreende funções e protocolos quesuportam comunicação entre o terminal e um RNC dentro darede W-CDMA. Para o W-CDMA, o AS inclui uma sub-camada deControle de Rádio-Recursos (RRC), uma sub-camada deControle de Rádio-Link (RLC), uma sub-camada de Controle deAcesso ao Meio (MAC) e uma sub-camada física. 0 RRC é umasub-camada da Camada 3. O RLC e o MAC são sub-camadas daCamada 2, que é também chamada camada de link de dados. Acamada física é também referida como Camada 1.
0 GSM inclui igualmente o NAS e o AS. Para o GSM,o AS inclui uma sub-camada de gerenciamento de Rádio-Recursos (RR) na Camada 3, sub-camadas RLC e MAC na Camada2 e uma camada física na Camada 1.
0 NAS, o RRC e o RR executam diversas funçõespara buscar redes sem fio, para estabelecer, manter eencerrar chamadas e assim por diante. Para simplificar,apenas funções relacionadas com busca de sistema sãodescritas a seguir.
Para busca de sistema, o NAS seleciona a PLMNmais preferida da qual receber serviço. O NAS pode formaruma lista de PLMNs para busca de serviço. Esta lista debusca pode incluir PLMNs da lista preferida fornecida áoterminal e possivelmente PLMNs da lista disponível mantidapelo terminal. Às PLMNs da lista de busca podem seratribuídas diferentes prioridades. O terminal podemonitorar uma PLMN registrada, que é a PLMN que o terminalregistrou mais recentemente. À PLMN registrada pode serdada a prioridade mais elevada, à PLMN nativa pode ser dadaa prioridade mais elevada seguinte, às PLMNs preferidaspodem ser atribuídas diferentes prioridades (pelo provedoVde serviços, por exemplo) e às PLMNs disponíveis podem sértambém dados diferentes prioridades (pelo NAS, porexemplo). O NAS pode também tentar obter serviço de uma dasPLMNs da lista de busca. O NAS pode tentar também obterserviço limitado (para chamadas de emergência, por exemplo)de qualquer PLMN se nenhuma das PLMNs da lista de busca forencontrada.
A Figura 3 mostra uma modalidade de um processo300 executado pela NAS para obter serviço de uma rede semfio. O processo 300 pode ser executado quando terminal éprimeiro ligado ou quando da perda de serviço. Para oprocesso 300, as PLMNs da lista de busca são consideradasuma de cada vez, começando com a PLMN de prioridade maiselevada, até que seja encontrado serviço em uma PLMNadequada.
Inicialmente, o NAS identifica a PLMN deprioridade mais elevada na lista de busca que não tenhasido buscada, a qual é chamada de PLMN χ (bloco 312) . Setodas as PLMNs da lista de busca tiverem sido buscadas,então o NAS pode indicar que a PLMN χ pode ser qualquerPLMN. 0 NAS em seguida envia uma solicitação de serviçopara PLMN χ ao RRC para W-CDMA (bloco 314). O RRC tentaadquirir uma célula W-CDMA na PLMN χ e envia ao NAS umaresposta de confirmação de serviço que indica se ou não umacélula W-CDMA foi encontrada (bloco 320) . O NAS recebe aresposta de confirmação de serviço do RRC e determina sefoi encontrado serviço em uma célula W-CDMA pelo RRC (bloco322). Se a resposta for xSim', então o NAS se registrajunto à célula W-CDMA (bloco 340).
Se não tiver sido encontrado serviço em umacélula W-CDMA pelo RRC, então o NAS envia uma solicitaçãode serviço para a PLMN χ ao RRC para GSM (bloco 324). 0 RRtenta adquirir uma célula GSM na PLMN χ e envia ao NAS umaresposta de confirmação de serviço que indica se ou não uniacélula GSM foi encontrada (bloco 330). O NAS recebe aresposta de confirmação de serviço do RR e determina se oserviço foi encontrado em uma célula GSM pelo RR (bloco332). Se a resposta for xSim', então o NAS se registrajunto à célula GSM (bloco 340). Caso contrário, se nãotiver sido encontrado serviço em uma célula GSM pelo RR,então o NAS determina se a PLMN χ era para qualquer PLMN(bloco 334). Se a resposta for. Não', então o NASidentifica a PLMN de prioridade mais alta seguinte na listade busca que não tenha sido buscada, a qual é chamada dePLMN χ (bloco 336) . Se todas as PLMNs da lista de buscativerem sido buscadas, então o NAS indica que a PLMN χ podeser qualquer PLMN (também bloco 336) . 0 processo voltaentão ao bloco 314 e o NAS envia uma solicitação de serviçopara a nova PLMN x.
No bloco 334, se a PLMN χ for para qualquer PLMNe se não foi encontrado serviço em uma célula W-CDMA ouGSM, que indica que todas as PLMNs foram buscadas e nenhumarede sem fio foi encontrada, então o NAS entra em um estadode espera profundo (bloco 350). 0 NAS pode despertarperiodicamente do estado de espera profundo e efetuar buscade sistema.
A Figura 3 presume que ao W-CDMA é dada umaprioridade mais alta que a do GSM. Portanto, o NAS primeiroenvia a solicitação de serviço para a PLMN χ ao RRC e emseguida envia a solicitação de serviço ao RR se não tiversido encontrado serviço em uma célula W-CDMA. Se ao GSMfosse dada uma prioridade mais elevada que a do W-CDMA,então o NAS enviaria a solicitação de serviço ao RRprimeiro (em vez de ao RRC) e enviaria em seguida 'asolicitação de serviço ao RRC se não tiver sido encontradoserviço em uma célula GSM.
0 RRC desempenha várias funções de modo aprocessar uma solicitação de serviço do NAS e buscar redesW-CDMA. Em uma modalidade, o RRC desempenha as seguintesfunções:
• Manter uma lista de redes W-CDMA encontradasem buscas de sistema anteriores;
• Manter e associar números de canal para asredes W-CDMA encontradas;• Determinar quais freqüências varrer para cadabanda W-CDMA de interesse; e
• Determinar quando efetuar varredura defreqüência para o W-CDMA.
O RRC pode manter um banco de dados de aquisiçãoque contém diversos tipos de informação utilizados paraadquirir redes W-CDMA. Por exemplo, o banco de dados deaquisição pode conter uma lista de redes W-CDMA que foramencontradas em buscas de sistema anteriores. 0 banco dedados de aquisição pode armazenar um ou mais números decanal para cada rede W-CDMA da lista. Cada número de canalé para um canal RF W-CDMA especifico e indica umafreqüência de portadora W-CDMA especifica. Cada rede W-CDMAda lista corresponde a uma PLMN com cobertura W-CDMA. Cadacombinação única de número de canal e PLMN pode serarmazenada em uma entrada separada no banco de dados deaquisição. As entradas no banco de dados de aquisição podemser ordenadas em ordem cronológica, começando com acombinação do número de canal utilizado mais recentemente ePLMN.
O RRC também determina quando efetuar varredurade freqüência, qual banda W-CDMA varrer (que pode serfornecida pelo NAS) e quais freqüências varrer para cadabanda W-CDMA de interesse. Pode ser preferível obterserviço de uma rede W-CDMA. No entanto, é desejável obterserviço de qualquer rede, seja W-CDMA ou GSM, taorapidamente quanto possível. Uma varredura de freqüênciapara W-CDMA pode levar um longo tempo. Assim, o terminalpode primeiro tentar obter serviço de uma rede GSM antes deefetuar uma varredura de freqüência para W-CDMA. Uma buscaGSM pode ser efetuada de modo a procurar serviço de umarede GSM. Esta busca pode levar uma quantidade de tempomenor que a de uma varredura de freqüência W-CDMA. Alémdisto, as informações obtidas da busca GSM podem serutilizadas para limitar as freqüências para a varredura defreqüência W-CDMA, de modo que as freqüências nas quais éimprovável encontrar as redes W-CDMA não sejam varridas.
As Figuras 4A e 4B mostram uma modalidade de umprocesso 320a executado pelo RRC para uma solicitação deserviço do NAS. O processo 320a é uma modalidade do bloco320 da Figura 3. Inicialmente, o RRC recebe uma solicitaçãode serviço para a PLMN χ do NAS (bloco 412).
O RRC tenta então adquirir uma célula W-CDMA riaPLMN χ (bloco 420). Para o bloco 420, o RRC varre o bancode dados de aquisição de modo a procurar entradas para aPLMN χ e possivelmente entradas para as PLMNs que sãoconsideradas equivalentes à PLMN χ (bloco 422). O banco dedados de aquisição inclui uma entrada para cada freqüênciade portadora detectada anteriormente para a PLMN χ. O bancode dados de aquisição pode não ter nenhuma entrada para aPLMN χ se o terminal for novo e ligado pela primeira vez ouse o terminal tiver acabado de ser atualizado com uma oumais novas PLMNs. Determina-se então se são encontradasentradas para a PLMN χ no banco de dados de aquisição(bloco 424). Se a resposta for 'Não', então o RRC podeefetuar uma varredura de freqüência (bloco 470 da Figura4B). Alternativamente, o RRC pode pular a varredura defreqüência neste ponto e pode enviar uma resposta deconfirmação de serviço, que indica que nenhuma célula W-CDMA foi encontrada (não mostrada na Figura 4A). O NAS podeentão considerar a PLMN de prioridade mais baixa seguinte.
Se pelo menos uma entrada tiver sido encontradapara a PLMN χ e a resposta for 'Sim' para o bloco 424,então o RRC determina o número de canal para cada entrada eorienta a camada 1 a tentar aquisição em células W-CDMApara cada número de canal (bloco 426) . O RRC pode tentaraquisição em um número de canal de uma vez, começando com onúmero de canal adquirido mais recentemente. A aquisiçãopara o W-CDMA pode acarretar (1) buscar um espaço paracódigo de embaralhamento inteiro na procura de um canal-piloto comum (CPICH) transmitido por células W-CDMA e (2)decodificar um canal físico de controle comum primário(PCCPCH) de modo a obter informações de overhead para ascélulas W-CDMA.
Após a conclusão da tentativa de aquisição nobloco 426, determina-se se foi encontrado serviço em umacélula W-CDMA na PLMN χ (bloco 432). Se a resposta forxSim', então o RRC envia ao NAS uma resposta de confirmaçãode serviço com a célula W-CDMA (bloco 474 na Figura 4B).
Caso contrário, se não tiver sido encontrado serviço em umacélula W-CDMA, então se determina se a PLMN χ é paraqualquer PLMN (bloco 434). Se a resposta for xSim', o quesignifica que todas as PLMNs da lista de busca forambuscadas e nenhuma célula W-CDMA foi encontrada, então oRRC efetua uma varredura de freqüência (bloco 470).
Em uma modalidade, se tiver sido obtido serviçode uma rede W-CDMA na PLMN χ no passado (o que é indicadopor um xSim' para o bloco 424) e se não tiver sidoencontrado serviço em uma rede W-CDMA na PLMN χ na busca desistema atual (o que é indicado por um xNão' para o bloco432), então o RRC inicia uma busca GSM antes da execução deuma varredura de freqüência W-CDMA (bloco 4 40 da Figura4B). Em outra modalidade, o RRC inicia uma busca GSM setiver sido tentada uma aquisição com todas as entradas riobanco de dados de aquisição e se não tiver sido encontradoem qualquer célula W-CDMA. A busca GSM pode ser acionadacom base em outros critérios. A busca GSM pode ser efetuadapara a PLMN χ (conforme mostrado na Figura 4B) e/ou algumaoutra PLMN.Em uma modalidade, a busca GSM é efetuada parabandas de freqüência cheias, tais como, por exemplo, asBandas W-CDMA II e III que correspondem ao GSM 1900 e aoGSM 1800, respectivamente. Uma varredura de freqüência W-CDMA pode levar um longo tempo para uma banda de freqüênciacheia. Isto é porque os sinais de outras redes resultam emmedições de potência recebidas elevadas, que acionam buscasde espaço para código para células W-CDMA. Uma busca GSMpode ser efetuada em menos tempo do que uma varredura defreqüência W-CDMA para uma banda de freqüência cheia. Alémdisto, para uma PLMN na qual uma cobertura W-CDMA foidetectada no passado, a probabilidade de encontrarcobertura GSM na mesma PLMN pode ser elevada. Portanto,para bandas de freqüência cheias, um desempenhoaperfeiçoado (um tempo mais rápido para obter serviço, porexemplo) pode ser obtido efetuando-se uma busca GSM antesda execução de uma varredura de freqüência W-CDMA.
Dentro do bloco 440, é determinado se vai efetuaruma busca GSM (bloco 4 42) . A PLMN χ pode incluir uma oumais redes W-CDMA que funcionam em uma ou mais bandas W-CDMA, que podem ser fornecidas ao RRC pelo NAS. O bloco 442pode determinar se qualquer uma das bandas W-CDMA para aPLMN χ é uma banda de freqüência cheia. Se a resposta fórANão' para o bloco 442, então o RRC efetua uma varredura defreqüência (bloco 470). Caso contrário, se uma busca GSMvier a ser efetuada, então o RRC determina a banda GSM quecorresponde a cada banda W-CDMA para a PLMN x. Por exemplo,se a PLMN χ estiver associada às Bandas W-CDMA II e III,então o RRC fornece o GSM 1900 e o GSM 1800correspondentes. O RRC envia então ao RR uma solicitação debusca para a(s) banda (s) GSM correspondente (s) para áscélulas GSM na PLMN χ (bloco 444) . A busca GSM podeacarretar (1) medir a potência recebida para cada canal RFem cada banda GSM e, para cada canal RF com potênciarecebida suficientemente intensa, (2) detectar um tom em umcanal de correção de freqüência (FCCH) e (3) decodificar umcanal de sincronização (SCH) de modo a se obter um códigode identidade de estação transceptora (BSIC) para umacélula GSM. Ao se completar a busca GSM, o RR envia osresultados da busca ao RRC (bloco 448) . Os resultados dabusca podem incluir uma lista de canais RF para os quais oBSIC foi detectado. O RRC recebe os resultados da busca doRR e atualiza as freqüências a serem varridas para cadabanda W-CDMA, conforme descrito a seguir (bloco 450).
Determina-se em seguida se foi encontrado serviçoem uma célula GSM na PLMN χ (bloco 4 52). Se a resposta fórxSim', então o RRC evita uma varredura de freqüência paraW-CDMA uma vez que o serviço pode ser obtido maisrapidamente da célula GSM. 0 RRC envia em seguida ao NASuma resposta de confirmação de serviço, que indica quenenhuma célula W-CDMA foi encontrada para a PLMN χ (bloco476) . 0 NAS tentaria em seguida adquirir serviço da célulaGSM encontrada pelo RR durante a busca GSM, no bloco 324 daFigura 3.
Se não foi encontrado serviço em uma célula GSMpela busca GSM e a resposta é ANão' para o bloco 452, entãoo RRC pode mais uma vez tentar adquirir uma célula W-CDMAna PLMN χ (bloco 460) . A busca GSM no bloco 446 consomealguma quantidade de tempo, e o terminal pode ter se movidodentro da cobertura W-CDMA durante este tempo. A tentativade aquisição no bloco 4 60 pode resultar em um serviço maisrápido em alguns roteiros operacionais. O bloco 4 60 podeincluir blocos 422, 424 e 426 dentro do bloco 420 da Figura4A. Após a conclusão da tentativa de aquisição no bloco460, é determinado se foi encontrado serviço em uma célulaW-CDMA na PLMN χ (bloco 462) . Se a resposta for 'Sim' ,então o RRC envia ao NAS uma resposta de confirmação deserviço com a célula W-CDMA encontrada (bloco 474). Casocontrário, se não tiver sido encontrado serviço em umacélula W-CDMA, então o RRC efetua uma varredura defreqüência (bloco 470).
No bloco 470, uma varredura de freqüência podeser efetuada através de um subconjunto das freqüências paracada banda W-CDMA de interesse de modo a se buscaremcélulas W-CDMA, conforme descrito a seguir. A varredura deum subconjunto das freqüências, em vez de uma banda W-CDMAinteira, pode reduzir substancialmente a quantidade detempo para a varredura de freqüência. Após o término davarredura de freqüência, é determinado se foi encontradoserviço em uma célula W-CDMA (bloco 472). Se a resposta for'Sim', então o RRC envia ao NAS uma resposta de confirmaçãode serviço com a célula W-CDMA encontrada (bloco 474) . Casocontrário, o RRC envia ao NAS uma resposta de confirmaçãode serviço sem célula W-CDMA encontrada (bloco 476).
A Figura 5 mostra uma varredura de freqüência de2 estágios exemplar 500 para W-CDMA, que pode ser efetuadapara o bloco 470 na Figura 4B. No primeiro estágio, umavarredura de freqüência grosseira é efetuada através de umabanda W-CDMA de interesse, como, por exemplo, qualquer uiúadas bandas W-CDMA apresentadas na Tabela 1. As medições depotência recebida são obtidas para diferentes freqüênciasque são afastadas entre si por Afc. Por exemplo, Afc podeser igual a 2 MHz, e uma varredura de freqüência grosseirapara a Banda W-CDMA II pode fornecer 31 medições depotência recebida para 31 freqüências grosseiras a fk =1930 + 2 k, para k = 0,...,30. As medições de potênciarecebidas podem ser ordenadas em ordem descendente. Asfreqüênci as grosseiras ordenadas podem ser então avaliadasuma de cada vez, começando com a freqüência grosseira quetem a potência recebida mais intensa, até que uma condiçãode término seja encontrada (uma célula W-CDMA adequada sejaencontrada, por exemplo).
No segundo estágio, uma varredura de freqüênciaprecisa é efetuada para cada freqüência grosseira que éavaliada. Uma varredura de freqüência precisa é efetuadaatravés de uma faixa de freqüências de fFL = fk - Afc /2 aÍfu ~ fk + Δ/c /2 para a freqüência grosseira fk . Asmedições de potência recebida são obtidas para diferentesfreqüências precisas que são afastadas entre si por AfF.Por exemplo, AfF pode ser igual a 200 KHz, e uma varredurade freqüência precisa para a freqüência grosseira fk podefornecer 11 medições de potência recebida para 11freqüências precisas a fk/í = fk - AfF /2 +i/5, para i =0,...,10. Af F é a varredura do canal W-CDMA, que é oafastamento entre freqüências de portadora possíveis paraW-CDMA. As freqüências precisas correspondem assim àsfreqüências de portadora W-CDMA possíveis. As medições depotência recebida para as freqüências precisas podem serordenadas em ordem descendente. Uma aquisição W-CDMA podeser então tentada nas freqüências precisas ordenadas, umafreqüência precisa de cada vez e começando com a freqüênciaprecisa que tem a potência recebida mais intensa, até queuma condição de término seja encontrada (uma célula W-CDMSadequada seja encontrada, por exemplo).
Conforme mostrado na Figura 5, pode haver muitasfreqüências de portadora para se tentar a aquisição W-CDMA.Como exemplo, a Banda W-CDMA II cobre 301 freqüências deportadora, e a aquisição W-CDMA pode ser tentada em tantaisquanto de 200 a 300 freqüências de portadora para estabanda W-CDMA. Consequentemente, a varredura de freqüênciapara W-CDMA pode levar um longo tempo (de 2 a 3 minutos,por exemplo) para se completar.
Em uma modalidade, o RRC efetua uma varredura defreqüência para W-CDMA utilizando informações para GSM demodo a se apressar a varredura de freqüência. 0 RRC podeobter uma lista de canais RF GSM encontrados pelo RR e podeutilizar esta lista para remover freqüências de portadoraW-CDMA. Em uma modalidade, o RRC remove a freqüência deportadora W-CDMA que corresponde a cada canal RF encontradopelo RR. Para o exemplo mostrado na Figura 5, as segunda,oitava e décima freqüências precisas (que são marcadas com"x") correspondem aos canais RF encontrados pelo RR. O RRCpode então pular a aquisição nestas freqüências deportadora W-CDMA omitidas.
Em outra modalidade, o RRC remove L freqüênciasde portadora W-CDMA centralizadas em cada canal RFencontrado pela RR. Um canal W-CDMA com uma largura debanda de 3,84 MHz cobre 19 freqüências de portadora W-CDMA.O RRC pode remover 9 freqüências de portadora W-CDMA emcada um dos dois lados de cada canal RF encontrado pelo RR.Em outra modalidade, as freqüências de portadora W-CDMA émtorno das freqüências de portadora W-CDMA adquiridasanteriormente são removidas.
Em uma modalidade, a Camada 1 tenta a aquisiçãouma vez para cada freqüência de portadora W-CDMA deinteresse. Cada tentativa de aquisição pode acarretar umabusca através de todo o espaço de código de embaralhamentode modo a se procurar células W-CDMA. A Camada 1 podetentar a aquisição várias vezes de modo a se aumentar aprobabilidade de adquirir uma célula W-CDMA. Entretanto, oaumento do número de tentativas de aquisição pode estendero tempo necessário para se efetuar uma varredura defreqüência. Uma tentativa de aquisição pode apresentar umbom desempenho de aquisição ao mesmo tempo que reduz otempo de varredura de freqüência.
A Figura 6 mostra uma modalidade de um processo600 executado por um terminal para obter serviço.
Inicialmente, o terminal procura serviço de um primeirosistema de comunicação (um sistema W-CDMA, por exemplo)(bloco 612) . O terminal pode formar uma lista de uma oumais redes no primeiro sistema, que é(são) uma rede/redesda(s) qual(ais) o terminal recebeu serviço no passado. Oterminal pode efetuar aquisição em cada rede da lista demodo a procurar serviço do primeiro sistema.
Se não foi encontrado serviço no primeirosistema, conforme determinado no bloco 614, então oterminal obtém serviço do primeiro sistema (bloco 624) .Caso contrário, se não foi encontrado serviço no primeirosistema, então o terminal efetua a busca por um segundosistema de comunicação (um sistema GSM, por exemplo) (bloco616). O terminal pode condicionar a busca pelo segundosistema com base em diversos critérios, tais como, pórexemplo, se o primeiro sistema operacional está funcionandoem uma banda de freqüência designada, que pode ser umabanda de freqüência cheia, como uma banda PCS. O terminalpode efetuar a busca pelo segundo sistema para uma ou maisbandas de freqüência (o GSM 1900, por exemplo) quecorrespondem a uma ou mais bandas de freqüência (a BandaII, por exemplo) para o primeiro sistema.
Se não foi encontrado serviço no segundo sistema,conforme determinado no bloco 618, então o terminal obtémserviço do segundo sistema (bloco 624). Caso contrário, oterminal efetua uma varredura de freqüência para o primeirosistema utilizando os resultados da busca pelo segundosistema (bloco 620). O terminal pode obter uma lista decanais RF detectados para o segundo sistema e pode omitirestes canais RF da varredura de freqüência para o primeirosistema. 0 terminal pode também determinar uma ou maisregiões de freqüência para as quais a varredura defreqüência não é necessária com base na lista de canais RFe pode então omitir a(s) região(ões) de freqüência davarredura de freqüência para o primeiro sistema. Se tiversido encontrado serviço no primeiro sistema, conformedeterminado no bloco 622, então o terminal obtém serviço doprimeiro sistema (bloco 624) . Caso contrário, o terminalpode entrar em espera e pode efetuar busca de sistema maisuma vez em um momento posterior.
A Figura 7 mostra um diagrama de blocos de umamodalidade do terminal 150. No downlink, uma antena 712recebe sinais modulados de estações base GSM e/ou W-CDMA eenvia um sinal recebido a um receptor (RCVR) 714. Όreceptor 714 condiciona (filtra, amplifica e converte parauma freqüência mais baixa, por exemplo) o sinal recebido,digitaliza o sinal condicionado e gera amostras de dados.Um demodulador (DEMOD) 716 processa (desembaralhâ,descanaliza e demodula, por exemplo) as amostras de dados efornece estimativas de símbolos, que são estimativas desímbolos de dados enviadas por uma estação base para oterminal 150. Um decodificador 718 em seguida processa(desintercala e decodifica, por exemplo) as estimativas desímbolos e gera dados decodificados para o terminal 150. 0processamento pelo demodulador 716 e pelo decodificador 718é tipicamente diferente para as diferentes tecnologias derádio-acesso. Por exemplo, o demodulador 716 pode efetuarfiltragem casada e equalização para GSM. 0 demodulador 716pode efetuar desembaralhamento com seqüências deembaralhamento, desespalhamento com códigos de fator deespalhamento variáveis ortogonais (OVSF), demodulação dedados e assim por diante, para W-CDMA.No uplink, os dados de tráfego e a sinalização aserem enviados pelo terminal 150 são processados(codificados e intercalados, como, por exemplo) por umcodificador 732 e também processados (modulados,canalizados e embaralhados) por um modulador (MOD) 734 deacordo com a tecnologia de rádio-acesso aplicável (GSM ouW-CDMA, por exemplo). Um transmissor (TMTR) 736 condiciona(como, por exemplo, converte em analógico, amplifica,filtra e converte para uma freqüência mais alta) os chipsde dados do modulador 734 e gera um sinal de uplink, que étransmitido, por meio da antena 712, a uma ou mais estaçõesbase.
Um controlador/processador 720 controla ofuncionamento no terminal 150. Uma memória 722 armazenadados e códigos de programa para o terminal 150.
Para busca de sistema, o controlador/processadõr720 pode implementar o processo 300 da Figura 3, o processo320a das Figuras 4A e 4B, o processo 600 da Figura 6 e/oualguns outros processos. O controlador/processador 720 podeimplementar o NAS e pode determinar quando se efetuar buscade sistema, quais PLMNs procurar para serviço e assim pordiante. 0 controlador/processador 720 pode implementartambém o RRC e pode determinar quando chamar uma busca GSM,quando efetuar varredura de freqüência e quais freqüênciasvarrer. O controlador/processador 720 pode implementártambém o RR e pode efetuar a busca GSM sempre que orientadopelo RRC e pelo RR. O demodulador 716 pode implementar aCamada 1 tanto para o W-CDMA quanto para o GSM, efetuaraquisição para W-CDMA sempre que orientado pelo RRC,fornecer resultados de aquisição W-CDMA, efetuar busca GSMsempre que orientado pelo RR e fornecer resultados de buscaGSM.Para maior clareza, as técnicas de busca desistema foram descritas especificamente para W-CDMA e GSM.Estas técnicas podem ser também utilizadas em outrossistemas, tais como o sistema cdma2000, sistema de rede deárea local sem fio (WLAN) e assim por diante. Estastécnicas podem ser também utilizadas em mais de doissistemas, como, por exemplo, para sistemas W-CDMA, GSM ecdma2000.
As técnicas de busca de sistema aqui descritaspodem ser implementadas por diversos dispositivos. Porexemplo, estas técnicas podem ser implementadas emhardware, firmware, software ou uma combinação deles. Parauma implementação em hardware, as unidades de processamentoutilizadas para efetuar busca de sistema podem serimplementadas dentro de um ou mais circuitos integradosespecíficos (ASICs), processadores de sinais digitais(DSPs), aparelhos de processamento de sinais digitais(DSPDs), aparelhos lógicos programáveis (PLDs), arranjos deportas de campo programável (FPGAs), processadores,controladores, microcontroladores, microprocessadores,aparelhos eletrônicos, outras unidades eletrônicasprojetadas para desempenhar as funções aqui descritas ouuma combinação deles.
Para uma implementação em firmware e/ou software,as técnicas podem ser implementadas com módulos (como, porexemplo, procedimentos, funções e assim por diante) queexecutem as funções aqui descritas. Os códigos de softwarepodem ser armazenados em uma memória (a memória 722 daFigura 7, por exemplo) e executados por um processador (oprocessador 720, por exemplo) . A memória pode serimplementada dentro do processador ou fora do processador.
A descrição anterior das modalidades reveladas éapresentada para permitir que qualquer pessoa versada natécnica fabrique ou utilize a presente invenção. Diversâsmodificações nestas modalidades serão prontamente evidentesaos versados na técnica, e os princípios genéricos aquidefinidos podem ser aplicados a outras modalidades sem quese abandone o espírito ou alcance da invenção. Assim, apresente invenção não pretende estar limitada àsmodalidades aqui mostradas, mas deve receber o mais amploalcance compatível com os princípios e aspectos inéditosaqui revelados.

Claims (30)

1. Equipamento que compreende:pelo menos um processador configurado paraprocurar serviço de um primeiro sistema de comunicação,efetuar uma busca para um segundo sistema de comunicação senão tiver sido encontrado serviço para o primeiro sistema eefetuar uma varredura de freqüência para o primeiro sistemautilizando os resultados da busca para o segundo sistema; euma memória acoplada ao pelo menos umprocessador.
2. Equipamento, de acordo com a reivindicação 1,no qual a memória é configurada para armazenar redes noprimeiro sistema do qual serviço foi recebidoanteriormente, e no qual o pelo menos iam processador éconfigurado para efetuar aquisição para pelo menos uma dasredes no primeiro sistema de modo a procurar serviço doprimeiro sistema.
3. Equipamento, de acordo com a reivindicação 1,no qual o pelo menos um processador é configurado paraefetuar a varredura de freqüência para o primeiro sistemase não tiver sido encontrado serviço para o segundo sistemadurante a busca para o segundo sistema.
4. Equipamento, de acordo com a reivindicação 1,no qual o pelo menos um processador é configurado paraobter uma lista de canais de radiofreqüência (RF)detectados para o segundo sistema durante a busca para osegundo sistema e para omitir a lista de canais RF davarredura de freqüência para o primeiro sistema.
5. Equipamento, de acordo com a reivindicação 1,no qual o pelo menos um processador é configurado paraobter uma lista de canais de radiofreqüência (RF)detectados para o segundo sistema durante a busca para osegundo sistema, para determinar pelo menos uma região defreqüência com base na lista de canais RF e para omitir apelo menos uma região de freqüência da varredura defreqüência para o primeiro sistema.
6. Equipamento, de acordo com a reivindicação 1,no qual o pelo menos um processador é configurado paraprocurar serviço do primeiro sistema novamente após arealização da busca para o segundo sistema e antes darealização da varredura de freqüência para o primeirosistema.
7. Equipamento, de acordo com a reivindicação 1,no qual o pelo menos um processador é configurado paraidentificar pelo menos uma rede no primeiro sistema, paraprocurar serviço da pelo menos uma rede e para efetuar :abusca para o segundo sistema se não tiver sido encontradoserviço em qualquer uma da pelo menos uma rede.
8. Equipamento, de acordo com a reivindicação 7,no qual a pelo menos uma rede compreende redes no primeirosistema das quais foi recebido serviço anteriormente.
9. 0 equipamento, de acordo com a reivindicação-1, no qual o pelo menos um processador é configurado paraefetuar a busca para o segundo sistema se não tiver sidoencontrado serviço para o primeiro sistema e se o primeirosistema estiver funcionando em uma banda de freqüênciadesignada.
10. Equipamento, de acordo com a reivindicação 9,no qual a banda de freqüência designada é uma banda defreqüência cheia na qual operam múltiplos sistemas decomunicação.
11. Equipamento, de acordo com a reivindicação 1,no qual o pelo menos um processador é configurado paraidentificar uma ou mais bandas de freqüência para oprimeiro sistema e para efetuar a busca para o segundosistema para pelo menos uma banda de freqüência quecorresponde às uma ou mais bandas de freqüência para oprimeiro sistema.
12. Equipamento, de acordo com a reivindicação 1,no qual o primeiro sistema é um sistema de Acesso Múltiplopor Divisão de Código de Banda Larga (W-CDMA) e no qual .osegundo sistema é iam sistema do Sistema Global paraComunicações Móveis (GSM).
13. Equipamento que compreende:pelo menos um processador configurado paraprocurar serviço de um sistema de Acesso Múltiplo porDivisão de Código (W-CDMA), para efetuar uma busca para umsistema do Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM) senão tiver sido encontrado serviço para o sistema W-CDMA epara efetuar uma varredura de freqüência para o sistema W-CDMA utilizando os resultados da busca para o sistema GSM;uma memória acoplada ao pelo menos umprocessador.
14. Equipamento, de acordo com a reivindicação-13, no qual o pelo menos um processador é configurado paraidentificar pelo menos uma rede W-CDMA para o sistema W-CDMA, para procurar serviço da pelo menos uma rede W-CDMA epara efetuar a busca para o sistema GSM se não tiver sidoencontrado serviço em qualquer uma da pelo menos uma redeW-CDMA.
15. Equipamento, de acordo com a reivindicação-13, no qual o pelo menos um processador é configurado paraobter uma lista de canais de radiofreqüência (RF)detectados para o sistema GSM durante a busca para osistema GSM e para omitir a lista de canais RF da varredurade freqüência para o sistema W-CDMA.
16. Método que compreende:efetuar aquisição para um primeiro sistema decomunicação de modo a procurar serviço do primeiro sistema;efetuar uma busca por iam segundo sistema decomunicação se não tiver sido encontrado serviço para oprimeiro sistema; eefetuar uma varredura de freqüência para oprimeiro sistema com a utilização dos resultados da buscapelo segundo sistema.
17. Método, de acordo com a reivindicação 16, noqual a execução de aquisição para o primeiro sistemacompreendeidentificar pelo menos uma rede no primeirosistema, eefetuar aquisição para a pelo menos uma rede demodo a procurar serviço do primeiro sistema, e no qual abusca para o segundo sistema é efetuada se não tiver sidoencontrado serviço em qualquer uma da pelo menos uma rede.
18. Método, de acordo com a reivindicação 16, noqual a execução da busca para o segundo sistema compreendeefetuar a busca para o segundo sistema se nãotiver sido encontrado serviço para o primeiro sistema e seo primeiro sistema estiver funcionando em uma banda defreqüência designada.
19. Método, de acordo com a reivindicação 16, noqual a execução da varredura de freqüência para o primeirosistema compreendeefetuar a varredura de freqüência para o primeirosistema se não tiver sido encontrado serviço para o segundosistema durante a busca para o segundo sistema.
20. Método, de acordo com a reivindicação 16, noqual a varredura de freqüência para o primeiro sistemacompreendeobter uma lista de canais de radiofreqüência (RF)detectados para o segundo sistema durante a busca para osegundo sistema, eomitir a lista de canais RF da varredura defreqüência para o primeiro sistema.
21. Equipamento que compreende:dispositivos para efetuar aquisição para umprimeiro sistema de comunicação de modo a procurar serviçodo primeiro sistema;dispositivos para efetuar uma busca para umsegundo sistema de comunicação se não tiver sido encontradoserviço para o primeiro sistema; edispositivos para efetuar uma varredura defreqüência para o primeiro sistema utilizando os resultadosda busca para o segundo sistema.
22. Equipamento, de acordo com a reivindicação 21, no qual o dispositivo para efetuar aquisição para oprimeiro sistema compreendedispositivos para identificar pelo menos uma redeno primeiro sistema, edispositivos para efetuar aquisição para a pelomenos uma rede de modo a procurar serviço do primeirosistema, e no qual a busca para o segundo sistema éefetuada se não tiver sido encontrado serviço em qualqueruma da pelo menos uma rede.
23. Equipamento, de acordo com a reivindicação 21, no qual o dispositivo para efetuar a busca para osegundo sistema compreendedispositivos para efetuar a busca para o segundosistema se não tiver sido encontrado serviço para oprimeiro sistema e se o primeiro sistema estiverfuncionando em uma banda de freqüência designada.
24. Equipamento, de acordo com a reivindicação-21, no qual o dispositivo para efetuar a varredura defreqüência para o primeiro sistema compreendedispositivos para efetuar a varredura defreqüência para o primeiro sistema se não tiver sidoencontrado serviço para o segundo sistema durante a buscapara o segundo sistema.
25. Equipamento, de acordo com a reivindicação-21, no qual o dispositivo para efetuar a varredura defreqüência para o primeiro sistema compreendedispositivos para obter uma lista de canais deradiofreqüência (RF) detectados para o segundo sistemadurante a busca para o segundo sistema, edispositivos para omitir a lista de canais RF davarredura de freqüência para o primeiro sistema.
26. Meio legível por processador para armazenarinstruções operáveis em um aparelho sem fio para:efetuar aquisição para um primeiro sistema decomunicação de modo a procurar serviço do primeiro sistemá;efetuar uma busca para um segundo sistema decomunicação se não tiver sido encontrado serviço para oprimeiro sistema; eefetuar uma varredura de freqüência para oprimeiro sistema com a utilização dos resultados da buscapara o segundo sistema.
27. Meio legível por processador, de acordo com areivindicação 26, e também para armazenar instruçõesoperáveis para:identificar pelo menos uma rede no primeirosistema, eefetuar aquisição para a pelo menos uma rede demodo a procurar serviço do primeiro sistema, e em que abusca para o segundo sistema é efetuada se não tiver sidoencontrado em qualquer uma da pelo menos uma rede.
28. Meio legível por processador, de acordo com areivindicação 26, e também para armazenar instruçõesoperáveis para:efetuar a busca para o segundo sistema se nãotiver sido encontrado serviço para o primeiro sistema e seo primeiro sistema estiver funcionando em uma banda defreqüência designada.
29. Meio legível por processador, de acordo com areivindicação 26, e também para armazenar instruçõesoperáveis para:efetuar a varredura de freqüência para o primeirosistema se não tiver sido encontrado serviço para o segundosistema durante a busca para o segundo sistema.
30. Meio legível por processador, de acordo com areivindicação 26, e também para armazenar instruçõesoperáveis para:obter uma lista de canais de radiofreqüência (RF)detectados para o segundo sistema durante a busca para osegundo sistema, eomitir a lista de canais RF da varredura defreqüência para o primeiro sistema.
BRPI0614979-0A 2005-08-18 2006-08-18 busca de sistema para detectar rede de comunicação sem fio em banda de frequência cheia BRPI0614979A2 (pt)

Applications Claiming Priority (7)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US70964405P 2005-08-18 2005-08-18
US60/709,644 2005-08-18
US71350705P 2005-08-31 2005-08-31
US60/713,507 2005-08-31
US11/283,115 2005-11-17
US11/283,115 US8045981B2 (en) 2005-08-18 2005-11-17 System search to detect for a wireless communication network in a crowded frequency band
PCT/US2006/032370 WO2007022429A2 (en) 2005-08-18 2006-08-18 Method and apparatus for detecting a wireless communication network in overlapping frequency bands

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0614979A2 true BRPI0614979A2 (pt) 2011-04-26

Family

ID=37758444

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0614979-0A BRPI0614979A2 (pt) 2005-08-18 2006-08-18 busca de sistema para detectar rede de comunicação sem fio em banda de frequência cheia

Country Status (12)

Country Link
US (1) US8045981B2 (pt)
EP (1) EP1929808B1 (pt)
JP (1) JP4806023B2 (pt)
KR (1) KR100986947B1 (pt)
CN (1) CN101288322B (pt)
AU (1) AU2006279327A1 (pt)
BR (1) BRPI0614979A2 (pt)
CA (1) CA2619949A1 (pt)
MX (1) MX2008002296A (pt)
NO (1) NO20081224L (pt)
TW (1) TW200726284A (pt)
WO (1) WO2007022429A2 (pt)

Families Citing this family (55)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8190163B2 (en) * 2002-08-08 2012-05-29 Qualcomm Incorporated Methods and apparatus of enhanced coding in multi-user communication systems
US7363039B2 (en) 2002-08-08 2008-04-22 Qualcomm Incorporated Method of creating and utilizing diversity in multiple carrier communication system
US7411895B2 (en) * 2003-02-19 2008-08-12 Qualcomm Incorporated Controlled superposition coding in multi-user communication systems
US8593932B2 (en) * 2003-05-16 2013-11-26 Qualcomm Incorporated Efficient signal transmission methods and apparatus using a shared transmission resource
US8644286B2 (en) * 2006-02-14 2014-02-04 Broadcom Corporation Method and system for fast cell search using psync process in a multimode WCDMA terminal
EP1988732A4 (en) * 2006-02-22 2012-11-21 Nec Corp COMMUNICATION SYSTEM WITH PORTABLE TELEPHONES, COMMUNICATION CONTROL METHOD AND COMMUNICATION CONTROL PROGRAM
US20070211669A1 (en) * 2006-03-07 2007-09-13 Bhupesh Manoharlal Umatt Method and apparatus for searching radio technologies
WO2007148911A1 (en) * 2006-06-21 2007-12-27 Lg Electronics Inc. Cumulative neighboring cell list
US8170604B2 (en) * 2006-06-27 2012-05-01 Motorola Mobility, Inc. Method and system for managing communications for a multi-mode communications device
US8665778B2 (en) * 2006-11-30 2014-03-04 Motorola Mobility Llc Monitoring and control of transmit power in a multi-modem wireless communication device
US8059702B2 (en) * 2006-11-30 2011-11-15 Motorola Mobility, Inc. Monitoring multiple modem transmission in a communication device
US8744519B2 (en) * 2006-12-14 2014-06-03 Motorola Mobility Llc Multimodal phone data session management enhancement that alleviates dual transmission problems
CN101637051B (zh) 2007-01-11 2012-10-31 高通股份有限公司 在无线通信系统中使用dtx和drx
US8014342B2 (en) * 2007-03-06 2011-09-06 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Data sharing among radio access technologies
US8107954B2 (en) 2007-03-09 2012-01-31 Research In Motion Limited System and method for wireless network selection by multi-mode devices
ES2381691T3 (es) * 2007-03-09 2012-05-30 Research In Motion Limited Sistema y método para la selección de una red inalámbrica mediante dispositivos multimodo
KR100892618B1 (ko) * 2007-05-04 2009-04-08 삼성전자주식회사 이동통신단말기에서의 네트워크 스캔 방법 및 이를 위한이동통신단말기
US9002364B2 (en) * 2007-05-22 2015-04-07 Tango Networks, Inc. System, method, and computer-readable medium for concurrent termination of multiple calls at a mobile terminal
CN101330722B (zh) * 2007-06-18 2012-10-17 华为技术有限公司 一种小区接入控制方法以及用户设备
US8145214B2 (en) * 2007-08-09 2012-03-27 Motorola Mobility, Inc. Raster skipping in co-banded mobile communication devices based on previous scans for any band
US7983717B2 (en) * 2007-08-30 2011-07-19 Motorola Mobility, Inc. Method for fast recovery of normal services
GB2457652A (en) * 2008-01-30 2009-08-26 Nec Corp PLMN selection in multi-network environment
EP2091197A1 (en) 2008-02-15 2009-08-19 Motorola, Inc., A Corporation of the State of Delaware; Method and device for detecting a GSM channel of interest
US8971888B2 (en) 2008-03-21 2015-03-03 Qualcomm Incorporated Cell selection and reselection in deployments with home nodeBs
US8195250B2 (en) * 2008-04-30 2012-06-05 Motorola Mobility, Inc. Method and apparatus for controlling power among modems in a multi-mode mobile communication device
KR20090124522A (ko) * 2008-05-30 2009-12-03 삼성전자주식회사 멀티밴드 단말기 및 그의 주파수 설정 방법
JP5386122B2 (ja) * 2008-07-30 2014-01-15 京セラ株式会社 無線通信装置
JP5222653B2 (ja) * 2008-07-30 2013-06-26 京セラ株式会社 無線端末装置
EP2311285A1 (en) * 2008-08-13 2011-04-20 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (PUBL) Reporting of multiple if/rat layer restrictions
JP5185023B2 (ja) * 2008-08-28 2013-04-17 京セラ株式会社 無線通信装置
FR2944668B1 (fr) * 2009-04-15 2011-06-10 St Nxp Wireless France Procede de traitement d'une bande de frequences par un appareil de communication sans fil et appareil correspondant
US8706108B2 (en) 2009-10-16 2014-04-22 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Frequency scanning technique for a cell search procedure
US8494518B1 (en) * 2010-05-12 2013-07-23 Sprint Spectrum L.P. Interfrequency access handoff in home carrier network
AU2011292475C9 (en) 2010-08-17 2017-02-23 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Methods and arrangements in cellular communication systems
US20120309391A1 (en) * 2011-06-03 2012-12-06 Qin Zhang Methods and apparatus for adaptive network selection
JP5798850B2 (ja) * 2011-09-16 2015-10-21 株式会社Nttドコモ ユーザ端末、及び通信方法
KR101310534B1 (ko) * 2011-09-30 2013-09-23 삼성전기주식회사 통신채널의 에너지 레벨 획득방법
US9125166B2 (en) * 2011-11-15 2015-09-01 Mediatek Inc. Methods for performing an efficient network search and communications apparatuses utilizing the same
GB2497090B (en) * 2011-11-29 2014-12-03 Broadcom Corp Mobile communication networks
US8983447B2 (en) * 2012-08-14 2015-03-17 Qualcomm Incorporated Methods, systems and devices for dynamic HPLMN configuration
US9374769B2 (en) * 2012-12-05 2016-06-21 Broadcom Corporation Enhanced higher priority public land mobile network (HPPLMN) search
CN103024872B (zh) * 2012-12-24 2016-06-29 华为技术有限公司 一种小区搜索方法和系统及终端设备
JP2014131209A (ja) * 2012-12-28 2014-07-10 Panasonic Corp 通信システムおよび信号変換器
KR102035193B1 (ko) * 2013-03-11 2019-10-22 삼성전자주식회사 네트워크를 검색하기 위한 방법 및 그 전자 장치
CA2814303A1 (en) 2013-04-26 2014-10-26 Cellphone-Mate, Inc. Apparatus and methods for radio frequency signal boosters
US9198088B2 (en) * 2013-06-26 2015-11-24 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for an optimized search for service when a multi-mode UE goes out of service
US9843967B1 (en) 2013-07-22 2017-12-12 Sprint Spectrum L.P. Use of fallback coverage area load to manage fallback communication setup
US9226210B1 (en) 2013-07-22 2015-12-29 Sprint Spectrum L.P. Use of fallback carrier load to manage fallback communication setup latency
CN104918300B (zh) * 2014-03-12 2019-06-25 马维尔国际贸易有限公司 用于移动通信的设备及方法
US20150319676A1 (en) * 2014-04-30 2015-11-05 Qualcomm Incorporated Narrow bandwidth signal rejection
US10219211B2 (en) * 2015-08-05 2019-02-26 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and apparatus for enabling a network selection during change in a location of a user device
US9942833B2 (en) * 2015-09-25 2018-04-10 Intel IP Corporation Mobile terminal devices, mobile baseband modems, and methods of detecting network access points
US20170289960A1 (en) * 2016-03-31 2017-10-05 Intel IP Corporation Methods and devices for cell search
IL269289B2 (en) 2017-03-21 2024-10-01 Magic Leap Inc Low profile beam splitter
US10764818B2 (en) 2018-02-06 2020-09-01 Samsung Electronics Co., Ltd. Apparatus and method for frequency scanning in wireless communication system

Family Cites Families (36)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4905301A (en) * 1988-07-28 1990-02-27 Motorola, Inc. Selective system scan for multizone radiotelephone subscriber units
CN1012314B (zh) * 1988-10-14 1991-04-03 日本电气株式会社 无线电话系统中信道转换控制方式
US5119502A (en) * 1990-08-30 1992-06-02 Telefonaktiebolaget L M Ericsson Periodic system ordered rescan in a cellular communication system
JP2989422B2 (ja) * 1992-07-01 1999-12-13 クラリオン株式会社 受信装置
JP2908950B2 (ja) * 1992-12-22 1999-06-23 富士通株式会社 無線通信システムのサーチ方式
US5442806A (en) * 1993-06-08 1995-08-15 Oki Telecom Preferred carrier selection method for selecting any available cellular carrier frequency when neither home nor preferred cellular carrier frequencies are available
US5517673A (en) * 1994-09-20 1996-05-14 Ericsson Inc. Systems and methods for cellular radiotelephone system access without system identification comparison
US5809419A (en) 1994-12-14 1998-09-15 Motorola, Inc. Method for reducing channel scanning time
US5862480A (en) * 1995-12-26 1999-01-19 Motorola, Inc. Method and apparatus for managing service accessibility between differing radio telecommunication networks
JP2865086B2 (ja) * 1996-11-28 1999-03-08 日本電気株式会社 移動通信端末
WO1998027766A2 (de) * 1996-12-19 1998-06-25 Siemens Aktiengesellschaft Verfahren und vorrichtung zur reduktion des stromverbrauchs in mobilen multimode-kommunikationsendgeräten
FR2764468A1 (fr) * 1997-06-10 1998-12-11 Philips Electronics Nv Appareil telephonique sans fil
US6052590A (en) * 1997-07-29 2000-04-18 Ericsson, Inc. Method for reducing control channel scan time
JPH11234762A (ja) * 1998-02-18 1999-08-27 Oki Electric Ind Co Ltd 携帯端末機器のチャネルスキャン方法
US6400948B1 (en) * 1998-02-19 2002-06-04 Bellsouth Intellectual Property Corporation Systems and methods for acquiring a control channel
US6148197A (en) * 1998-03-06 2000-11-14 Sbc Technology Resources, Inc. Intelligent roaming system with over the air programming
FI106909B (fi) * 1998-09-02 2001-04-30 Nokia Networks Oy Menetelmä radiokanavan saantiviiveen pienentämiseksi GPRS-järjestelmässä ja pakettiradiojärjestelmä
US6148203A (en) * 1999-03-08 2000-11-14 Motorola, Inc. Method for registering a communication device for communication service
US6687285B1 (en) * 1999-03-19 2004-02-03 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for supervising the performance of a quick paging channel in a dual event slotted paging system
US6615043B1 (en) * 1999-06-09 2003-09-02 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Efficient carrier raster scanning
US6778827B1 (en) * 2000-09-07 2004-08-17 Ericsson Inc. Methods and systems for scanning and locking onto a control channel via a multi-level search in a wireless communications system
US6480709B2 (en) * 2001-01-19 2002-11-12 Motorola, Inc. Method for reducing scan time in a radio receiver
KR20030017987A (ko) * 2001-05-08 2003-03-04 소니 가부시끼 가이샤 무선통신시스템, 제어국, 통신장치, 통신제어방법,무선통신방법 및 통신제어 프로그램
JP3695355B2 (ja) * 2001-06-15 2005-09-14 ソニー株式会社 携帯通信機器及びチャネル捕捉方法
US6985733B2 (en) * 2002-08-15 2006-01-10 Motorola, Inc. Method and apparatus for scanning for neighboring cells
US7013140B2 (en) * 2002-09-19 2006-03-14 Telefonaktiebolaget L.M. Ericsson Mobile terminals and methods for performing fast initial frequency scans and cell searches
US7187943B1 (en) * 2002-10-11 2007-03-06 Via Telecom Co., Ltd Apparatus for improving call transition efficiency in a wireless communication system
US6954649B2 (en) * 2002-12-12 2005-10-11 Motorola, Inc Method and device for choosing a system selection algorithm that is location dependent
US7263078B2 (en) * 2002-12-18 2007-08-28 Microsoft Corporation Method and apparatus for scanning in wireless computing devices
KR100539779B1 (ko) 2002-12-31 2006-01-11 엘지전자 주식회사 이동통신 단말기의 주파수 탐색 방법
GB2399985B (en) 2003-03-25 2005-05-25 Nec Technologies Method of network acquisition and related cellular radio communication device
US20040224684A1 (en) * 2003-05-07 2004-11-11 Dorsey Donald A. Method for a radiotelephone to search for higher priority networks
US7139587B2 (en) * 2003-05-23 2006-11-21 Sharp Laboratories Of America, Inc. Method and apparatus for system selection
US20050025182A1 (en) * 2003-06-25 2005-02-03 Ala Nazari Systems and methods using multiprotocol communication
US7610057B2 (en) * 2004-04-23 2009-10-27 Microsoft Corporation Selecting a wireless networking technology on a device capable of carrying out wireless network communications via multiple wireless technologies
US20050288015A1 (en) * 2004-06-25 2005-12-29 Shahrnaz Azizi Intelligent channel scanning in a wireless network

Also Published As

Publication number Publication date
TW200726284A (en) 2007-07-01
AU2006279327A1 (en) 2007-02-22
US20070042775A1 (en) 2007-02-22
WO2007022429A2 (en) 2007-02-22
EP1929808B1 (en) 2016-12-21
WO2007022429A3 (en) 2007-06-07
NO20081224L (no) 2008-05-16
KR100986947B1 (ko) 2010-10-12
US8045981B2 (en) 2011-10-25
CN101288322A (zh) 2008-10-15
EP1929808A2 (en) 2008-06-11
CA2619949A1 (en) 2007-02-22
JP4806023B2 (ja) 2011-11-02
MX2008002296A (es) 2008-04-17
JP2009505585A (ja) 2009-02-05
CN101288322B (zh) 2012-11-07
KR20080036230A (ko) 2008-04-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0614979A2 (pt) busca de sistema para detectar rede de comunicação sem fio em banda de frequência cheia
JP4976430B2 (ja) 無線通信技術をサーチする方法と装置
EP2214348B1 (en) Selection of an access point in a communications system
US8995989B2 (en) UE enhancement for service recovery in mobile communications network
US7830853B2 (en) Techniques for supporting GSM to W-CDMA reselection
US7447502B2 (en) Scheme for providing regulatory compliance in performing network selection in a foreign country
EP2430859B1 (en) Provisioning single-mode and multimode system selection parameters and service management
BRPI0818525A2 (pt) busca de sistema para serviço completo em célula com serviço limitado
US20120083268A1 (en) Method of Enhancing Public Land Mobile Network Search and Related Communication Device
CN113873602B (zh) 小区选择的方法、终端设备和网络设备
CN101395953A (zh) 用于搜索无线电技术的方法和装置
CN116981021A (zh) 退避定时器处理方法及用户设备
CN116981023A (zh) 用于局域化服务的禁用snpn列表处理的方法及用户设备
CN116981016A (zh) 托管网络人工选择和触发注册更新的方法及用户设备
CN117015003A (zh) 执行人工网络选择的方法及用户设备
CN116981026A (zh) 处理更新的cag配置的方法及用户设备
CN116981024A (zh) 处理更新的cag配置的方法及用户设备
CN116981020A (zh) 自主更新cag相关配置的方法及设备

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2161 DE 05/06/2012.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: H04W 48/16 (2009.01)