BRPI0613209A2 - aperfeiçoamentos introduzidos em recipiente para bebidas em geral - Google Patents

aperfeiçoamentos introduzidos em recipiente para bebidas em geral Download PDF

Info

Publication number
BRPI0613209A2
BRPI0613209A2 BRPI0613209-0A BRPI0613209A BRPI0613209A2 BR PI0613209 A2 BRPI0613209 A2 BR PI0613209A2 BR PI0613209 A BRPI0613209 A BR PI0613209A BR PI0613209 A2 BRPI0613209 A2 BR PI0613209A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
container
storage chamber
wall
main
general
Prior art date
Application number
BRPI0613209-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Jaroslav Olegovich Magas
Original Assignee
Jaroslav Olegovich Magas
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Jaroslav Olegovich Magas filed Critical Jaroslav Olegovich Magas
Publication of BRPI0613209A2 publication Critical patent/BRPI0613209A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47GHOUSEHOLD OR TABLE EQUIPMENT
    • A47G19/00Table service
    • A47G19/12Vessels or pots for table use
    • A47G19/14Coffee or tea pots
    • A47G19/145Drip catchers for coffee or tea pots
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47GHOUSEHOLD OR TABLE EQUIPMENT
    • A47G19/00Table service
    • A47G19/22Drinking vessels or saucers used for table service

Landscapes

  • Table Devices Or Equipment (AREA)
  • Details Of Rigid Or Semi-Rigid Containers (AREA)
  • Devices For Dispensing Beverages (AREA)

Abstract

APERFEIçOAMENTOS INTRODUZIDOS EM RECIPIENTE PARA BEBIDAS EM GERAL, recipiente este configurado por um compartimento principal (1) dotado de alça (5), uma câmara de armazenamento (4) para coletar o líquido derramado e provida de orifícios de drenagem (3), e um sulco de coleta (2) para direcionar o líquido derramado para a referida câmara de armazenamento (4), dita câmara de armazenamento (4) sendo disposta embaixo do referido compartimento principal (1), e o sulco de coleta (2) possuindo dois pontos inferiores alinhados com os referidos orifícios de drenagem (3> previstos na referida câmara de armazenamento (4), resultando em um recipiente com menor possibilidade de derramar líquido e manchar objetos à sua volta, quando de movimentos abruptos ou descuidados por parte do usuário, e que prescinde de um pires.

Description

"APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM RECIPIENTE PARA BEBIDASEM GERAL".
A presente patente de Invenção refere-se aaperfeiçoamentos introduzidos em recipiente, o qual épreferivelmente, mas não restritivamente, confeccionado emcerâmica, e mais especificamente utilizado noacondicionamento e no transporte de bebidas em geral.
Conforme é do conhecimento da técnica, as xícaras ecanecas existentes no mercado são geralmente formadas porparedes hermeticamente interligadas e alinhadas ao fundo, eprovidas de uma alça na superfície externa das referidasparedes. Um dos inconvenientes desses recipientes usuaisreside no fato de que, quando os mesmos são manuseados semcuidado, a bebida contida no seu interior muitas vezes éderramada, causando transtornos aos usuários. De fato,quando a bebida é servida, ou quando lhe é adicionadoaçúcar ou adoçante, sendo então a bebida mexida com acolher, ou ainda quando o recipiente é agitado, a bebidacontida no seu interior acaba derramando, escorrendo pelasparedes externas do recipiente, e manchando a mesa e osobjetos em volta.
No caso das xícaras, estas são acompanhadas de seusrespectivos pires, destinados justamente a coletar olíquido que eventualmente derramar do recipiente. Noentanto, quando a xícara é levantada do pires, uma pequenaquantidade de bebida fica na parte externa da base damesma, muitas vezes formando pingos que, ao caírem,igualmente mancham a mesa e os objetos que estão em volta,podendo, inclusive, cair e manchar a roupa dos usuários,por exemplo. Para evitar isso, é necessário manter o piresembaixo da xícara. Esse procedimento exige cuidado porparte do usuário, bem como o uso de suas duas mãos.
Adicionalmente, durante o trabalho, a ingestão dasbebidas muitas vezes é feita enquanto as pessoas estão, porexemplo, falando ao telefone ou operando equipamentos, talcomo o computador, tornando o uso do pires desconfortável,já que ambas as mãos devem estar livres para segurar opires e a xícara.
Já são conhecidos da técnica recipientes providosde um acessório destinado a colher pingos, entre eles, orecipiente descrito na patente US 3.279.638. O acessóriodeste recipiente foi projetado para que o líquido queextravasasse a beirada do recipiente fosse direcionado parao próprio interior do mesmo, e nele permanecesse,independentemente do grau de inclinação do recipiente.
Um inconveniente do acessório previsto naquelapatente consiste em sua concepção extremamente complexa,resultando em um dispositivo que torna praticamenteimpossível sua posterior limpeza. Em outras palavras, apóso uso do recipiente, é muito difícil lavar o acessório, edepois da lavagem, torna-se impossível dispensar totalmentea grande quantidade de água que permanece no seu interior,junto com resíduos da bebida. Um outro inconvenientedaquela solução reside no fato de que o recipiente contendoo referido acessório é maior e mais pesado em relação aosrecipientes desprovidos desse acessório, o que afeta deforma negativa a facilidade de uso e o aspecto estético dorecipiente.
Outros recipientes conhecidos da técnica sãoaqueles providos de um sulco de coleta e de uma câmara dearmazenamento para reter os pingos, entre eles, orecipiente descrito na patente US 5.975.333. De acordo comessa patente, o liquido derramado do recipiente édirecionado para um sulco que tem um ponto mais elevado eoutro mais baixo, com uma inclinação entre ambos. O pontomais baixo está ligado à câmara de armazenamento, o que fazcom que os pingos que caem no sulco de coleta sejamdirecionados para a câmara de armazenamento. A câmara dearmazenamento tem formato triangular, fazendo com que oliquido permaneça em seu interior quando a xicara éinclinada.
Um dos inconvenientes desse recipiente consiste nofato de que o pequeno ângulo de inclinação do sulco decoleta não direciona o liquido de forma segura para acâmara de armazenamento, quando o recipiente não está naposição vertical. Devido ao ângulo de inclinação reduzido,a velocidade do fluxo do liquido enquanto desce pelo sulcode coleta é muito lenta, o que aumenta a possibilidade de oliquido ser derramado enquanto a pessoa, para beber oliquido, inclina o recipiente, muitas vezes manchando suaroupa ou objetos à sua volta. Além disso, as dimensões dacâmara de armazenamento são muito pequenas, o que faz comque somente uma pequena quantidade de liquido possa sercoletada (pouca capacidade). Adicionalmente, a câmara dearmazenamento está fixada na parte traseira do recipiente(abaixo da alça); portanto, se o recipiente for maior, suasdimensões aumentarão horizontalmente, ocupando mais espaçona mesa e adotando um formato de elipse.
Ainda outro inconveniente reside na dificuldade delavagem da câmara de armazenamento, isso só sendo possívelquando o dreno está aberto. O dreno e a tampa especialexigem cuidados adicionais, o que é desconfortável e poucoprático. Durante o processo de lavagem, a tampa podedespressurizar, e sua perda pode impedir o uso posterior dorecipiente. O formato e a posição lateral da câmara dearmazenamento tornam o processo de fabricação complicado,já que este exige novos equipamentos e novas técnicas. Eainda os elementos adicionais (tampa hermética, dreno,etc.) aumentam consideravelmente o custo do produto.
A presente patente de Invenção refere-se a"APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM RECIPIENTE PARA BEBIDAS EALIMENTOS EM GERAL", mais especificamente em recipientesprovidos de sulco de coleta e de câmara de armazenamento,sendo que, segundo os presentes aperfeiçoamentos, foramprevistos: a modificação da forma dos elementos e sualocalização, o aumento da velocidade com que o líquido fluipelo sulco de coleta, a facilitação da lavagem doacessório, a eliminação de elementos adicionais e manuseioscomplicados, e a obtenção de um formato compacto máximo semreduzir o tamanho do acessório; conseqüentemente,conseguiu-se aumentar a eficiência do recipiente,melhorando suas propriedades ergonômicas, seu conforto esua capacidade, e ainda simplificando o seu processo defabricação.
Para conseguir realizar os aperfeiçoamentos orapropostos, a presente invenção previu, em um recipiente comformato básico de caneca, e provido de alça, uma câmara dearmazenamento para coletar o liquido derramado, câmaraesta, porém, disposta embaixo do compartimento principalpara a bebida, sendo também previsto um sulco de coleta naparede externa para direcionar o liquido derramado para areferida câmara de armazenamento.
De acordo com a presente invenção, o sulco decoleta tem dois pontos superiores e dois pontos inferiorespara direcionar o liquido derramado para a câmara dearmazenamento (câmara de coleta dos pingos derramados)localizada embaixo do compartimento principal e contendodois furos de drenagem conectados aos pontos inferiores dosulco de coleta.
O sulco de coleta ora inovado, provido de doispontos superiores e dois pontos inferiores, passa a terângulos de inclinação mais acentuados, o que proporcionauma maior rapidez no deslocamento do fluxo do liquido emdireção à câmara de armazenamento. Devido a isto, o liquidoderramado não permanece do sulco de coleta e não cai nosobjetos em volta quando o recipiente é inclinado quando éusado para beber o liquido. A maior velocidade no fluxo doliquido permite diminuir a profundidade e a largura dosulco de coleta.
Adicionalmente, a localização da câmara dearmazenamento embaixo do compartimento principalproporciona ao recipiente um formato mais compacto (umcorpo formado por duas câmaras), preserva o aspecto e ascaracterísticas estéticas do recipiente, bem como permitevariar o tamanho da câmara de armazenamento sem alterar asdimensões horizontais do recipiente (diâmetro do corpo). Ocorpo do recipiente pode ser cilíndrico (sólido e semgiros), o que permite que a sua fabricação seja feita commoldes e equipamentos padrão. A disponibilidade de doisorifícios de drenagem facilita a lavagem do recipienteadicional com água.
Para efeito de ilustração, seguem em anexo desenhosdo presente invento, através dos quais o mesmo será melhorvisualizado:
- a figura 1 é uma vista lateral esquemática e em corte dorecipiente ora aperfeiçoado, o corte passando por sua alça;
a figura 2 é uma vista esquemática do recipienteilustrado na figura anterior, tendo o mesmo sido girado de 90°;
- figura 3 é uma vista lateral esquemática e em corte dorecipiente ora aperfeiçoado, em uma opção de realização, naqual o fundo interno do mesmo apresenta-se curvo,preferivelmente esférico;
- a figura 4 é uma vista lateral esquemática e em corte dorecipiente ora aperfeiçoado, em uma outra opção derealização, na qual a câmara de armazenamento inferiorapresenta-se em formato anelar;
- a figura 5 é uma vista lateral esquemática e em corte dorecipiente ora aperfeiçoado, em uma outra opção derealização, na qual o sulco de coleta apresenta um pontosuperior e um ponto inferior, sendo previsto um únicoorifício de drenagem na câmara de armazenamento;
- a figura 6 é uma vista lateral esquemática e em corte dorecipiente ora aperfeiçoado, em uma outra opção derealização, na qual o sulco de coleta apresenta um pontosuperior e um ponto inferior, sendo previstos doisorifícios de drenagem na câmara de armazenamento;
- a figura 7 ilustra uma outra opção de realização dorecipiente ora aperfeiçoado, em vistas lateral e superioresquemáticas, e na qual o sulco de coleta desemboca em umavasilha inferior;
- a figura 8 ilustra uma outra opção de realização dorecipiente ora aperfeiçoado, também em vistas lateral esuperior esquemáticas, e na qual a vasilha na qualdesemboca o sulco de coleta apresenta-se removível;
- a figura 9 é uma vista lateral esquemática e em corte dorecipiente ora aperfeiçoado em uma outra opção derealização, na qual são previstos um sulco de coleta e umacâmara de armazenamento em forma de vasilha, integrada aocompartimento principal;
- a figura 10 é uma vista lateral esquemática e em corte dorecipiente ora aperfeiçoado em uma outra opção derealização, na qual são previstos um sulco de coleta e umacâmara de armazenamento em forma de vasilha, esta, porém,removível do compartimento principal;
- a figura 11 é uma vista lateral esquemática e em corte dorecipiente ora aperfeiçoado em uma outra opção derealização, na qual são previstos um sulco de coleta e umacâmara de armazenamento em forma de vasilha, esta tambémremovível do compartimento principal, porém apresentando aalça a ela integrada;
- as figuras 12 a 17 ilustram, esquematicamente, diferentesopções para a configuração do sulco de coleta na paredeexterna do recipiente, bem como para o formato (seção) dosorifícios de drenagem;
- as figuras 18 a 21 ilustram, através de vistas lateraisesquemáticas, diferentes opções para o perfil (seção) dofosso de coleta;
- a figura 22 ilustra, através de vistas lateraisesquemáticas, diferentes opções para o formato externo dorecipiente ora aperfeiçoado;
a figura 23 ilustra, através de vistas superioresesquemáticas, diferentes opções para o formato das paredesexternas do recipiente ora aperfeiçoado;
- a figura 24 ilustra esquematicamente, o método defabricação do recipiente ora aperfeiçoado;a figura 25 ilustra, através de vistas superioresesquemáticas, diversas combinações de formatos para asparedes internas e externas do recipiente ora aperfeiçoado;
- a figura 26 ilustra, esquematicamente, uma outra opção derealização para o recipiente ora aperfeiçoado, na qual éprevista uma câmara de absorção de líquido;
- e a figura 27 ilustra, esquematicamente, uma outra opçãode realização para o recipiente ora aperfeiçoado, na qualsão previstos uma câmara de absorção de líquido e ummaterial adesivo.
O objeto da presente patente de Invenção refere-sea "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM RECIPIENTE PARA BEBIDASE ALIMENTOS EM GERAL", recipiente este formado por umcompartimento principal (1) provido de alça (5), sendo que,segundo os referidos aperfeiçoamentos, dito compartimento(1) é suplementado com uma câmara de coleta e armazenamento(4) localizada embaixo do referido compartimento principal(1), e obtida em função de um fundo duplo nele previsto. Ofundo do compartimento principal (1) pode ser plano(figuras 1 e 2) ou curvo (figura 3), preferivelmenteesférico. O fundo curvo permite ampliar o diâmetro dosorifícios de drenagem, posicionando-os em local maiselevado, sem aumentar a área da câmara de armazenamento(4), e, portanto, sem reduzir o volume do compartimentoprincipal (1).
A câmara de armazenamento (4), situadaimediatamente embaixo do compartimento principal (1), pode,em uma opção de realização, ser anelar (figura 4). Na parteposterior da câmara de armazenamento (4), são previstospelo menos um, mas preferivelmente dois orifícios dedrenagem diametralmente opostos (3) (ver figuras 1 e 2) .
Para manter a câmara de armazenamento livre de insetos,o(s) referido(s) orifício(s) de drenagem (3) pode(m) sersuplementado(s) com malha metálica ou polimérica. Em umaopção de realização, o(s) orifício(s) de drenagem (3)pode(m) se substituído(s) por conjunto(s) de orifícios dedrenagem (ver figura 15) , cada conjunto consistindo de umnúmero mínimo de orifícios de drenagem menores,
Na opção de realização que prevê dois orifíciosdiametralmente opostos (figuras 1 e 2), a alça (5)encontra-se disposta acima de um dos orifícios de drenagem(3). Na opção de realização que contém um único orifício dedrenagem (figura 5) , a alça (5) pode ser localizada acimado referido orifício de drenagem ou no lado diametralmenteoposto.
A parte inferior da alça (5) afixada na parede dorecipiente (base inferior da alça) pode estar localizadaimediatamente acima (figura 1) ou imediatamente abaixo(figura 3) do orifício de drenagem da câmara dearmazenamento. A opção de realização na qual a baseinferior da alça está localizada abaixo do orifício dedrenagem (3) (figura 3) permite aumentar o tamanho da alça,o que seria apropriado, por exemplo, para canecas decerveja.Também segundo os presentes aperfeiçoamentos, asparedes externas do recipiente ora inovado são dotadas deum sulco de coleta (2) (ver figuras 1 e 2), para coletar edirecionar os pingos derramados (vazamentos) para o(s)orifício(s) de drenagem (3).
Na opção de realização que prevê um único orifíciode drenagem (figura 5), o sulco de coleta (2) tem um pontoinferior interligado ao orifício de drenagem (3) , e umponto superior.
Na opção de realização ilustrada nas figuras 1 e 2,onde são previstos dois orifícios de drenagem (3) , o sulcode coleta (2) tem dois pontos de coleta inferiores,interligados aos orifícios de drenagem (3), e dois pontossuperiores.
Na opção de realização ilustrada na figura 6, ondetambém são previstos dois orifícios de drenagem (3), osulco de coleta (2) tem com um ponto inferior e um pontosuperior.
Pode-se ainda prever um sulco de coleta (2) comdois pontos superiores e dois pontos inferiores, sendoassim projetado como uma onda dupla fechada (sinusóide)(com o começo e o fim conectados) , sendo esta forma derealização a ideal, pois permite a coleta dos pingos com ummáximo de eficiência.
Os pontos superiores do sulco de coleta (2) podemser dispostos em diferentes níveis (ver figura 17). 0 sulcode coleta (2) pode ter o formato de ziguezague comextremidades em ponta (pontos superiores e/ou inferiores)(figura 13) f enquanto que os orifícios de drenagem (3) dacâmara de armazenamento (4) podem ter formato triangular,rombóide, quadrado, retangular (ver figuras 13 e 14). Se asextremidades do sulco de coleta (2) forem arredondadas, oformato dos orifícios de drenagem (3) pode ser redondo,oval ou semicircular (ver figuras 12, 16 e 17). 0(s)orifício(s) de drenagem (3) da câmara de armazenamento (4)pode (m) ser feito (s) em ângulo reto (figura 1) ou cominclinação (figura 3).
A configuração do sulco de coleta (2) na paredeexterna do recipiente pode variar: pode ser reto, ondulado,arqueado para qualquer lado, para cima ou para baixo (verfiguras 13, e 15 a 17), ou ainda em espiral (figura 12).
Pode ser previsto um sulco de coleta (2) independente(separado) para cada orifício de drenagem, em espiral ou emoutro formato que permita o fluxo do líquido.
Tais sulcos de coleta (2) podem estar ligados entresi (podem se cruzar) ou podem ser dispostos em alinhamentoparalelo. 0(s) sulco(s) de coleta (2) pode(m) ser feito(s)de diferentes elementos, tais como passos em cascata,inclinados, permitindo o fluxo gradual do líquido para o(s)orifício(s) de drenagem (3), como um telhado (figura 14).
0 sulco de coleta (2) pode ter duas partes (verfiguras 7 e 8), e pode ter suas extremidades conectadas aoorifício de drenagem de uma vasilha (ver figuras 7 e 9) . Naforma de realização que prevê a câmara de armazenamento (4)como sendo um acessório removível (ver figuras 8 e 10), oorifício de drenagem pode ser configurado pela própriavasilha (ver figuras 8 e 10).
O perfil do sulco de coleta (2) pode ter formasvariadas, por exemplo, plana e com uma das extremidades emforma de pétala (figuras 12 a 17), ou grossa com uma dasextremidades arredondada (figura 20) . 0 sulco de perfilarredondado oferece melhor proteção contra o desgaste porlascas os danos decorrentes do seu uso.
O sulco de coleta pode também ser formado peladiferença de diâmetro entre a parte superior do recipiente(acima do sulco de coleta) e a parte inferior do recipiente(abaixo do sulco de coleta) (ver figuras 18 e 19) . Pode-seaumentar a profundidade do sulco de coleta na parede, tantoparcial como integralmente (figura 21). As paredes dorecipiente podem ser verticais ou inclinadas, o que permiteo aumento ou a redução do tamanho da abertura principal emrelação à base (estreitando ou alargando o recipiente debaixo para cima); as paredes podem igualmente ser retas oucurvas, por exemplo, estreitas (nos recipientes dotados decintura) ou largas (nos recipientes em forma de barril) naparte central da caneca (figura 22) . As paredes queestreitam o tamanho da abertura principal em relação à base(parte estreita na parte de cima) são as mais eficientes emtermos de coleta de pingos.
Conforme ilustram as vistas superiores da figura23, o corpo da caneca pode ser circular, quadrado,retangular, rombóide, oval, triangular, poligonal (comcinco, seis ou mais ângulos, e conseqüentemente, com cinco,seis ou mais lados), ou em qualquer outro formato. Poderáser retangular, com os pontos superiores e inferiores dosulco de coleta e dos orifícios de drenagem da câmara dearmazenamento coincidindo com os ângulos do recipienteprincipal.
O recipiente para bebida ora aperfeiçoado poderáser formado por três elementos, quais sejam: a) o corpo,incluindo as paredes, o sulco de coleta e o fundo dorecipiente principal; b) a alça; e c) o fundo da câmara dearmazenamento. Os elementos são então montados e fixadosentre si. A fabricação do corpo em conjunto (com asparedes, o sulco e o fundo do recipiente principal e aalça), é também possível.
A figura 24 representa a matriz (algumas partes damatriz estão conectadas ao longo de cada um dos sulcos decoleta) e a seção longitudinal do corpo do recipiente debebida feita através de um único processo de fundição,ficando as paredes externas do recipiente de bebidaseparadas. 0 compartimento principal é formado pelo fundointerno em conjunto com as paredes internas, ficando asparedes externas junto com a borda superior da caneca debebida, ditas paredes laterais externas contendo o sulco decoleta, a alça e o outro fundo (o externo) . A câmara dearmazenamento é formada pelo espaço existente entre osfundos interno e externo, e entre as paredes internas eexternas traseiras. A distância entre as paredes internas eexternas traseiras poderá desaparecer durante o processo defundição devido ao aumento da espessura do material e àfusão entre as paredes internas e externas traseiras, o queproporciona uma maior durabilidade para o recipiente. Épossível fundir o recipiente de bebidas de uma maneiradiferente, para que a alça forme um elemento separado queserá posteriormente afixando às paredes.
É possível fabricar o recipiente cerâmico fazendo ocorpo sem a câmara de coleta, a qual pode ser feitaseparadamente e então fixada às paredes. 0 formato daspartes internas e externas também pode variar (ver figura25), ou seja:
- formato das paredes internas: redondo; e formato dasparedes externas: quadrado, triangular, poligonal;
formato das paredes internas: ovais; e formato dasparedes externas: retangulares, triangulares, rombóides,poligonais.
Ademais, nos trechos em que a distância entre asparedes internas e as paredes externas é mínima, as paredespoderão se fundir, formando linhas de fixação.
A câmara de coleta e armazenamento (4) pode serfabricada separada (ver figuras 8 e 9) e anexada aocompartimento principal (1), por exemplo, por rosca ou coma ajuda de um ímã, ou ainda de uma bomba de sucção, com asranhuras constituído travas quando postas em rotação (comas posições "fechada"/"aberta"). No ponto mais baixo,próximo ao orifício de drenagem (3) da câmara (4) (figuras8 e 9) , os sulcos de coleta (2) guardam uma certa distânciaum do outro, e é através desses sulcos que o líquido fluiem direção à vasilha. A vedação hermética do ponto dejunção pode ser assegurada por um revestimento feito deborracha ou outro material elástico.
A câmara (4) pode ser um elemento separado afixadoao corpo com o uso de um material adesivo, por exemplo,colas que garantam uma junção segura e hermética.Adicionalmente, a câmara (4) pode ser fixada aocompartimento principal durante o processo de fabricação,caso em que não permite sua posterior retirada (ver figuras10 e 11).
O recipiente pode apresentar pratos intercambiáveisespeciais (ver figura 26) que absorvem os líquidos como sefossem fraldas, ou tampões ou absorventes femininoshigiênicos. Os pratos podem ser cheios com produtosquímicos que transformam o líquido em gel. As placas devemser substituídas regularmente. Um recipiente dotado deespaço adicional, que exige um número maior de pratos, podeter mais orifícios de drenagem (3) (figura 26), porexemplo, 3 a 8, ou mais, localizados em torno (ao longo doperímetro) do recipiente.
A alça (5) poderá ser posicionada em qualquer lugarou simplesmente não existir (a caneca tem, então, formatode copo ou taça) . Cada um dos orifícios de drenagem (3)poderá estar ligado a um sulco de coleta (2) (figura 26)que coletará o liquido em seu setor unicamente. Os sulcosde coleta podem ser formados nos espaços existentes entreas esquinas do recipiente poligonal. A figura 26 apresentao sulco de coleta formado através da gradual alteração doperfil.
É também possível fazer uma câmara de armazenamentosem fundo (ver figura 27). Neste caso, o prato que absorveo líquido possui uma base hermética anexada ao corpo (1) dorecipiente, por exemplo, fita adesiva (figura 27). Quando oprato precisar ser substituído, a fita é descolada e oprato é retirado.
0 recipiente, quando provido de câmara destacável(4) (figuras 8, 10 e 11), pode ser feito em cerâmica("majolica", "faience", porcelana), vidro, cristal,plástico, materiais poliméricos ou compostos, ligasmetálicas, aço inoxidável, bronze, prata e ouro. Acombinação de materiais é também possível, por exemplo: ocompartimento principal (1) pode ser feito de vidro oucerâmica, e a câmara de coleta e armazenamento pode serfeita de metal ou plástico.
Quando o recipiente ora aperfeiçoado é usado(figuras 1 e 2) , o líquido que extravasar a beirada docompartimento principal (1) começa a escorrer ao longo dasparedes laterais rumo ao sulco de coleta (2), que odireciona, através dos orifícios de drenagem (3) , até acâmara de armazenamento (4). Como, durante o processo debeber, o eixo inclinado do recipiente (se segurado damaneira correta, pela alça) é paralelo ao eixo dosorifícios de drenagem (3), o líquido permanece na câmara dearmazenamento (4) (sem fluir para o exterior,independentemente do quanto o recipiente é inclinado). Aopção de realização com dois orifícios de drenagem é a maiseficiente, pois uma maior inclinação faz com que o líquidoflua mais rapidamente. Ademais, é mais fácil lavar acâmara com dois orifícios de drenagem.

Claims (18)

1.) "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM RECIPIENTE PARABEBIDAS EM GERAL", recipiente este compreendendo umcompartimento principal (1) para bebidas, formado pelasuperfície interna da parede principal do recipiente e pelofundo do compartimento principal, integralmente alinhadocom a referida parede principal, uma câmara dearmazenamento (4) para coletar o líquido derramado queescorrer pela superfície externa da parede principal dorecipiente, formada pela superfície interna da paredeadicional e pelo fundo da referida câmara, um sulco decoleta (2) previsto na superfície externa da referidaparede do recipiente para direcionar o líquido derramadopara a referida câmara de armazenamento (4), e uma alça(5), com uma de suas extremidades fixada à parede principaldo recipiente, e com a outra extremidade fixada ou à paredeprincipal ou à parede adicional do recipiente,caracterizados por a referida câmara de armazenamento (4)ser disposta embaixo do referido compartimento principal(1), e por a referida câmara de armazenamento (4) serinterligada ao sulco de coleta (2) por pelo menos umorifício de drenagem (3) previsto na parede adicional dorecipiente, próximo à alça (5) ou em posição diametralmenteoposta a ela, o referido sulco de coleta (2) possuindo pelomenos um ponto inferior interligado a pelo menos umorifício de drenagem (3) previsto na parede adicional dareferida câmara de armazenamento (4).
2.) "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM RECIPIENTE PARABEBIDAS EM GERAL", de acordo com a reivindicação 1,caracterizados por a parede da câmara de armazenamento (4)ser continuação da parede do compartimento principal (1).
3.) "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM RECIPIENTE PARABEBIDAS EM GERAL", de acordo com as reivindicações 1 ou 2,caracterizados por pelo menos um sulco de coleta (2)possuir inclinações formadas entre pontos superiores einferiores.
4.) "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM RECIPIENTE PARABEBIDAS EM GERAL", de acordo com as reivindicações 1 ou 2,caracterizados por o sulco de coleta (2) possuirinclinações formadas entre dois pontos superiores e doispontos inferiores.
5.) "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM RECIPIENTE PARABEBIDAS EM GERAL", de acordo com as reivindicações 1 ou 2,caracterizados por o sulco de coleta (2) possuirpreferivelmente dois pontos inferiores conectados a doisorifícios de drenagem (3) previstos na câmara dearmazenamento (4), um dos referidos orifícios de drenagem(3) sendo disposto acima ou abaixo da extremidade inferiorda alça (5) , e o outro sendo disposto em posiçãodiametralmente oposta.
6.) "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM RECIPIENTE PARABEBIDAS EM GERAL", de acordo com as reivindicações 1 ou 2,caracterizados por o referido sulco de coleta (2) terpreferivelmente formato de curva fechada, e ter inclinaçõesformadas entre pontos superiores e inferiores.
7.) "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM RECIPIENTE PARABEBIDAS EM GERAL", de acordo com as reivindicações 1 ou 2,caracterizados por o referido sulco de coleta (2) terpreferivelmente formato de curva fechada com asextremidades unidas (ondulação dupla ou sinusóide).
8.) "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM RECIPIENTE PARABEBIDAS EM GERAL", de acordo com as reivindicações 1 ou 2,caracterizados por o referido sulco de coleta (2) consistirde duas partes separadas, cujas extremidades sãoinetrligadas aos orifícios (3) da câmara de armazenamento(4).
9.) "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM RECIPIENTE PARABEBIDAS EM GERAL", de acordo com as reivindicações 1 ou 2,caracterizados por as paredes do compartimento principal(1) e da câmara de armazenamento (4), o fundo docompartimento principal (1), o fundo da câmara dearmazenamento (4) , pelo menos um sulco de coleta (2) e aalça (5), serem formados integralmente.
10.) "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM RECIPIENTE PARABEBIDAS EM GERAL", de acordo com as reivindicações 1 ou 2,caracterizados por a parede adicional da câmara dearmazenamento (4) ser integralmente alinhada com seu fundo,e poder ser fixada à parede do compartimento principal (1)do recipiente.
11.) "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM RECIPIENTE PARABEBIDAS EM GERAL", de acordo com as reivindicações 1 ou 2,caracterizados por pelo menos um sulco de coleta (2) serremovível e fixado à parede do recipiente.
12.) "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM RECIPIENTE PARABEBIDAS EM GERAL", de acordo com as reivindicações 1 ou 2,caracterizados por o fundo do recipiente principal (1) serpreferivelmente esférico.
13.) "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM RECIPIENTE PARABEBIDAS EM GERAL", de acordo com as reivindicações 1 ou 2,caracterizados por serem previstos pelo menos doisorifícios de drenagem (3) nas paredes da câmara dearmazenamento (4) , e por tais orifícios (3) seremdiametralmente opostos.
14.) "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM RECIPIENTE PARABEBIDAS EM GERAL", de acordo com as reivindicações 1 ou 2,caracterizados por a câmara de armazenamento (4) conter umasubstância higroscópica para absorver o líquido que flui emdireção à câmara de armazenamento (4) .
15.) "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM RECIPIENTE PARABEBIDAS EM GERAL", recipiente este compreendendo umcompartimento principal (1) para bebidas, formado pelasuperfície interna da parede principal do recipiente e pelofundo do compartimento principal, integralmente alinhadocom a referida parede principal, uma câmara dearmazenamento (4) para coletar o líquido derramado queescorrer pela superfície externa da parede principal dorecipiente, formada pela superfície interna da paredeadicional e pelo fundo da referida câmara, um sulco decoleta (2) previsto na superfície externa da referidaparede do recipiente para direcionar o líquido derramadopara a referida câmara de armazenamento (4), e uma alça(5), com uma de suas extremidades fixada à parede principaldo recipiente, e com a outra extremidade fixada ou à paredeprincipal ou à parede adicional do recipiente,caracterizados por a referida câmara de armazenamento (4)ser disposta embaixo do compartimento principal (1), econter uma substância higroscópica para absorver o líquidoque flui em direção à câmara de armazenamento (4), ditasubstância higroscópica possuindo um fundo removível quepode ser fixado à parede adicional do recipiente, e pelomenos um sulco de coleta (2) direcionando o líquidoderramado para a referida câmara de armazenamento (4) esendo formado na superfície externa da parede principal,dita câmara de armazenamento (4) sendo interligada ao sulcode coleta (2) por pelo menos um orifício (3) previsto naparede adicional, próximo à alça (5) , ou disposto emposição diametralmente oposta.
16.) "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM RECIPIENTE PARABEBIDAS EM GERAL", de acordo com a reivindicação 15,caracterizados por pelo menos um dos referidos sulcos decoleta (2) ser removível e ser fixado à parede dorecipiente.
17.) "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM RECIPIENTE PARABEBIDAS EM GERAL", de acordo com as reivindicações 15 ou-16, caracterizados por o fundo do compartimento principal(1) ser preferivelmente esférico.
18.) "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM RECIPIENTE PARABEBIDAS EM GERAL", de acordo com as reivindicações 15 ou-16, caracterizados por serem previstos pelo menos doisorifícios de drenagem (3) nas paredes da câmara dearmazenamento (4), e por tais orifícios seremdiametralmente opostos.
BRPI0613209-0A 2005-06-03 2006-03-06 aperfeiçoamentos introduzidos em recipiente para bebidas em geral BRPI0613209A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
UAU200505282U UA13489U (en) 2005-06-03 2005-06-03 Dish for drinking
UA200505282 2005-06-03
PCT/UA2006/000010 WO2006096146A1 (fr) 2005-03-10 2006-03-06 Recipient pour boire

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0613209A2 true BRPI0613209A2 (pt) 2010-12-28

Family

ID=37456991

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0613209-0A BRPI0613209A2 (pt) 2005-06-03 2006-03-06 aperfeiçoamentos introduzidos em recipiente para bebidas em geral

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20080073354A1 (pt)
EP (1) EP1889559B1 (pt)
CN (1) CN100574678C (pt)
BR (1) BRPI0613209A2 (pt)
EA (1) EA012349B1 (pt)
HK (1) HK1121655A1 (pt)
PL (1) PL1889559T3 (pt)
UA (1) UA13489U (pt)
WO (1) WO2006096146A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103654159A (zh) * 2013-11-30 2014-03-26 无锡大阿福信息科技有限公司 一种防漏水杯
US20160106267A1 (en) * 2014-10-15 2016-04-21 Luis Javier Cisneros Safety pocket for commercial kitchen utensils and methods of using the same
CN104367104A (zh) * 2014-11-28 2015-02-25 韦棋 一种防止杯壁流水的杯子
CN104545274A (zh) * 2014-12-31 2015-04-29 庄景阳 一种带有回流孔的咖啡杯
CN204654471U (zh) * 2014-12-31 2015-09-23 庄景阳 一种带有回流孔的咖啡杯

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US166350A (en) * 1875-08-03 Improvement in cups for effervescing drinks
US608649A (en) * 1898-08-09 Tumbler
US1120428A (en) * 1914-01-31 1914-12-08 Leo J White Drinking-cup and the like.
CH182932A (de) * 1935-07-17 1936-03-15 Spuehler Ernst Kochtopf.
GB528111A (en) * 1938-08-06 1940-10-23 Bergedorfer Eisenwerk Ag Improvements in milk heaters
US2921706A (en) * 1958-02-05 1960-01-19 Johnson Elvin Protecting jacket for liquid containers
US3279638A (en) 1965-04-12 1966-10-18 James F Merry Drip proof container
US3428214A (en) * 1967-09-27 1969-02-18 Vernon C De Leon Spill-proof drinking cup
US3680330A (en) * 1971-04-27 1972-08-01 Joseph Francis Canosa Cooling vessel for beverages
US4040535A (en) * 1975-09-22 1977-08-09 Helen I. Shephard Condensation proof drinking glass assembly
US4733790A (en) * 1981-07-14 1988-03-29 Stein Donald P Combination drip pan and container lid
SU1409216A1 (ru) * 1985-12-19 1988-07-15 В.Ю.Руденко Поильник
JPH02104309A (ja) * 1988-10-14 1990-04-17 Koji Tonomura 水滴落下防止コップ及びその製造方法
CN2326111Y (zh) * 1998-01-22 1999-06-30 陈成泽 防呛喝水杯
US5975333A (en) 1998-03-10 1999-11-02 Lee; Thomas Drip catch beverage mug
FR2810525B1 (fr) * 2000-06-26 2002-09-13 Seb Sa Verseuse comportant un bec verseur anti-gouttes
US7530468B1 (en) * 2005-08-23 2009-05-12 Garvey Patrick J Drinking apparatus

Also Published As

Publication number Publication date
EP1889559A4 (en) 2009-05-27
WO2006096146A1 (fr) 2006-09-14
EP1889559A1 (en) 2008-02-20
CN100574678C (zh) 2009-12-30
HK1121655A1 (en) 2009-04-30
WO2006096146A8 (fr) 2008-01-03
WO2006096146B1 (fr) 2007-03-15
CN101188961A (zh) 2008-05-28
UA13489U (en) 2006-04-17
EA200702679A1 (ru) 2008-04-28
EP1889559B1 (en) 2012-11-28
EA012349B1 (ru) 2009-10-30
PL1889559T3 (pl) 2013-05-31
US20080073354A1 (en) 2008-03-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4699318A (en) Drinking apparatus
ES2463475T3 (es) Recipiente resistente a los derrames
BRPI0613209A2 (pt) aperfeiçoamentos introduzidos em recipiente para bebidas em geral
US20040011695A1 (en) Anti-Splash, Anti-Spill Apparatus and Method for Holding Antiseptic Solution During a Surgical Procedure
WO2014009582A1 (es) Dispositivo para sorber bebidas
US1269902A (en) Guard for drinking-glasses.
ES2254017B1 (es) Sarten perfeccionada.
ES2256589T3 (es) Cierre para contenedores.
WO2002038012A2 (en) Limited flow cup
JP2021078498A (ja) 二層ペット用給水器
KR101778080B1 (ko) 음료 용기
WO2006085737A1 (es) Sistema despachador de agua purificada
JP2007244541A (ja) 容器
JP3111087U (ja) 飲料水用の器
JP2017136272A (ja) ピッチャー
ES2213261T3 (es) Sistema contenedor y juguete oscilante.
JP7350032B2 (ja) 茶こし付き飲用ボトル
ES1307017U (es) Dispositivo para quitar el hipo
CN215820493U (zh) 多功能泡架和应用该泡架的一次性杯子
RU88926U1 (ru) Чайник
CN215838243U (zh) 一种茶壶盖防烫结构及便携式茶具
CN213169114U (zh) 一种茶隔
CN211559096U (zh) 一种新型茶具套装
IL289630B1 (en) A drinking vessel with a container for pouring
KR200293916Y1 (ko) 개봉이 용이한 음료용 봉투컵

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUI DADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2213 DE 04/06/2013.