BRPI0610560A2 - disjuntor de carga elétrica de seurança - Google Patents

disjuntor de carga elétrica de seurança Download PDF

Info

Publication number
BRPI0610560A2
BRPI0610560A2 BRPI0610560-2A BRPI0610560A BRPI0610560A2 BR PI0610560 A2 BRPI0610560 A2 BR PI0610560A2 BR PI0610560 A BRPI0610560 A BR PI0610560A BR PI0610560 A2 BRPI0610560 A2 BR PI0610560A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
contacts
support
lid
cover
safety
Prior art date
Application number
BRPI0610560-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Gunter Seidler
Alfred Stang
Original Assignee
Siemens Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Siemens Ag filed Critical Siemens Ag
Publication of BRPI0610560A2 publication Critical patent/BRPI0610560A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H31/00Air-break switches for high tension without arc-extinguishing or arc-preventing means
    • H01H31/02Details
    • H01H31/12Adaptation for built-in fuse
    • H01H31/122Fuses mounted on, or constituting the movable contact parts of, the switch
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H85/00Protective devices in which the current flows through a part of fusible material and this current is interrupted by displacement of the fusible material when this current becomes excessive
    • H01H85/54Protective devices wherein the fuse is carried, held, or retained by an intermediate or auxiliary part removable from the base, or used as sectionalisers
    • H01H85/545Protective devices wherein the fuse is carried, held, or retained by an intermediate or auxiliary part removable from the base, or used as sectionalisers with pivoting fuse carrier

Landscapes

  • Fuses (AREA)
  • Switch Cases, Indication, And Locking (AREA)
  • Breakers (AREA)
  • Keying Circuit Devices (AREA)

Abstract

A presente invenção situa-se no campo dos disjuntores elétricos e refere-se a um disjuntor elétrico de carga de segurança (1) com um alojamento (2), uma tampa (3) montada no alojamento e girável ao redor do mancal de giro (4), e ao menos uma guarnição de segurança (6), no qual, com a tampa fechada, contatos (7) da guarnição de segurança (6) e contatos contrários (8) a eles alocados, estão fechados e no qual, com a tampa aberta, os contatos (7, 8) estão abertos. Para configurar o disjuntor elétrico de carga de segurança relativamente à proteção de pessoas de instalações, está previsto que ao menos uma guarnição de segurança (6) esteja montada em um suporte (5) móvel, sendo que em uma posição ativada do suporte (5) os contatos (7, 8) estão fechados, e em uma posição desativada do suporte (5), os contatos (7, 8) estão abertos, sendo que por meio de um conjunto de trinco (9) o suporte (5) poderá ser trancado contrário a força de uma mola (10) na posição de ativado, e com um ângulo de abertura (a) predeterminado da tampa (3) pode ser liberado para transposição para a sua posição de desativado.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISJUNTORDE CARGA ELÉTRICA DE SEGURANÇA".
A presente invenção abrange um campo de disjuntores elétri-cos, referindo-se a um disjuntor elétrico de carga de segurança com um alo-jamento, uma tampa montada girável ao redor de um mancai de giro no alo-jamento e ao menos uma guarnição de segurança, no qual, com a tampafechada, contatos da guarnição de segurança e contatos contrários aloca-dos, estão fechados e no qual, com a tampa aberta, os contatos estão aber-tos.
Um disjuntor de carga elétrica de segurança deste tipo passou aser conhecido da publicação DE 19615 859 A1. Neste disjuntor elétrico decarga de segurança conhecido, as guarnições de segurança estão integra-das na tampa. Na abertura (giro ascendente) da tampa, as proteções sãogiradas juntamente com a tampa. No caso, os contatos das guarnições desegurança, configurados como facas de contato, ficam fora de atuação comos contatos contrários, configurados como molas de contato. A qualidade docomportamento de desativação - isto é, o processo de abertura dos contatose também o comportamento de desativação - depende da velocidade naqual a tampa é aberta. A separação do contato é, portanto, dependente daatuação. Exerce um efeito desvantajoso neste caso quando tais aparelhos,que se originam, por exemplo, de diferentes fabricantes, devem ser exami-nados, ou seja, comparados quanto a sua funcionalidade. No caso de ensai-os realizados na prática, são realizados inicialmente por vários examinado-res processos de aberturas normais. A partir dos valores medidos acumula-dos, através da formação do valor médio será determinada uma velocidadede abertura "típica". Em seguida, com esta velocidade de abertura "típica"serão realizados os exames, ou seja, as comparações. Todavia, se depoisse o disjuntor de carga elétrica de segurança na operação for aberto, porexemplo, demasiado lento pelo usuário no local da instalação de modo di-ver.gen.te dessa velocidade de abertura "típica", então será mais deficiente ocomportamento de desativação. Em caso extremo podem ocorrer falhas dedesativação, permanência do arco voltaico e/ou pode ser produzida tensãode arco de pólo a pólo.
A presente invenção tem, portanto, o objetivo de configurar demodo mais seguro o disjuntor elétrico de carga de segurança relativamente àproteção de pessoas e das instalações.
De acordo com a invenção esta tarefa será solucionada pelofato de que ao menos uma guarnição de segurança esteja montada em umsuporte móvel, sendo que na posição de ligado do suporte, os contatos es-tão fechados, e na posição desligado do suporte, os contatos encontram-seabertos e quando o suporte, por meio de um conjunto de trincos, pode serpreso, contrário à força de uma mola, na posição ligada sendo que por oca-sião de um ângulo de abertura predeterminado da tampa pode ser liberadopara transferência para a sua posição de desativado. Em uma configuraçãodeste tipo, o processo da separação dos contatos pode, portanto, ser reali-zado independentemente de comando. A ativação do disjuntor elétrico decarga de segurança corresponde, portanto, a uma ativação manual quaseindependente.
Configurações vantajosas do novo disjuntor elétrico de carga desegurança estão descritas nas reivindicações dependentes. Assim, por e-xemplo, o suporte pode estar montado no alojamento, sendo que o mancaigiratório da tampa pode ao mesmo tempo constituir o mancai giratório dopróprio suporte.
Um exemplo de execução do novo suporte de contato está re-presentado nas figuras de 1 a 4. As figuras mostram:
Figura 1 o novo disjuntor elétrico de carga de segurança com atampa fechada, com um conjunto de trinco representado esquematicamente.
Figura 2 a 4 - o disjuntor elétrico de carga de segurança de a-cordo com a Figura 1, com a tampa fechada respectivamente aberta.
De acordo com a Figura 1, o disjuntor elétrico de carga de segu-rança 1 apresenta um alojamento 2 e uma tampa 3. A tampa 3 pode ser gi-rada ao redor de um mancai de giro 4, integrado fixamente dentro do aloja-mento. O alojamento e a tampa apresentam de forma conhecida, paredesintermediárias não representadas nas Figuras destinadas à formação decâmaras de pólo. Em cada uma dessas câmaras de pólo está integrado gi-rável um suporte 5 que sustenta uma guarnição de segurança 6. No caso, omancai de giro 4 da tampa 3 constitui simultaneamente os mancais giratóriosdo suporte 5. Com a tampa fechada, o suporte 5 encontra-se em uma posi-ção de ativado, na qual os contatos 7 das guarnições de segurança 6, confi-gurados como facas de contato, estão em contato elétrico com contatos con-trários 8. Os contatos contrários 8, podem ser, por exemplo, configuradoscomo contatos Lyra. O disjuntor elétrico de carga de segurança apresentaum conjunto de trinco 9 que acopla o suporte com a tampa de tal maneiraque, com a tampa fechada, o suporte, sob a força de uma primeira mola 10,é mantido em uma posição ativado - na qual os contatos 7, 8 estão em con-tato recíproco - e no caso de um ângulo de abertura a predeterminado datampa, o suporte é liberado para a transferência para uma posição de desa-tivado - na qual os contatos 7, 8 estão abertos (vide Figura 4).
De acordo com a Figura 2 o conjunto de trincos 9 pode ser for-mado por uma face de encosto 11 do suporte 5 e um encosto 12, alocado aesta face de encosto 11, em forma de um semi-eixo girável. O semi-eixo égirado sob a força de uma segunda mola 13 no percurso da movimentação14 do suporte 5, o qual, por sua vez, sob a força da primeira mola 10, estáapoiado no semi-eixo, estando, portanto, travado na sua posição de ativado.
De acordo com a Figura 3, o suporte 5 permanece inicialmentena sua posição de ativado no processo de abertura da tampa 3, de maneiraque os contatos 7, 8 permanecem fechados. Somente depois de serem al-cançados o ângulo de abertura a predeterminado da tampa 3, um arraste 15,configurado na tampa 3, passa a encostar em um braço 16 do semi-eixo,girando-o do percurso de movimentação 14 do suporte 5. Desta maneira, osuporte estará liberado para transferência na posição desativada represen-tada na Figura 4. Nesta posição desativada, o suporte, sob a força da primei-ra mola 10, será girado, quando também os contatos 7 das guarnições desegurança 6 serão forçados fora dos contatos contrários 8 alocados, ficando,portanto, separados eletricamente uns dos outros. Neste processo, uma ve-locidade de abertura otimizada, determinada pela massa do suporte 5, ligadocom a guarnição de segurança 6, e do tempo de desativação ao ser alcan-çado, o que pode ser selecionado de forma controlada pela escolha de umamola com força molar correspondente. Pela otimização da velocidade daabertura o comportamento de desativação do disjuntor elétrico de carga desegurança não somente é aprimorado, mas também pode ser reproduzidode modo independente de comando. O novo disjuntor elétrico de carga desegurança contribui, portanto, de modo considerável para o aperfeiçoamentoda proteção das pessoas e das instalações, por quase desativar o fator hu-mano na separação dos contatos 7, 8.
A configuração construtiva do conjunto de trinco 9 não está res-trito somente a forma de realização representada nas Figuras 2 até 4. Aocontrário, poderá ser previsto qualquer outro conjunto de trinco de funçãosimilar.
Para evitar o ricochete do suporte da posição desativada para aposição ativada, poderá, eventualmente, ser previsto um bloqueio de rico-chete.
É conhecido que, por exemplo, correntes excedentes demasia-dos elevadas podem resultar em uma fusão dos contatos. No caso, existe operigo de ser insuficiente a força elástica das molas selecionadas no tocantea uma velocidade de abertura otimizada, para a soltura dos contatos solda-dos.
Para assegurar também para a eventualidade de contatos, 7, 8fundidos que estes sejam separados reciprocamente na abertura da tampa3, está previsto um meio 17 para o arraste forçoso do suporte 5 juntamentecom a tampa 3. Este arraste forçoso de cada um do suporte com a tampa,na transposição do ângulo de abertura a predeterminada da tampa, age comum valor Aa predeterminado. O arraste forçoso verifica-se, portanto, poucoapós a liberação (destravamento) dos suportes para a transposição na suaposição desativada, sendo que o valor Aa da transposição do ângulo de a-bertura a predeterminado é selecionado de tal forma que o arraste forçososomente pode ser eficaz no caso de contatos fundidos. No caso de contatosnão fundidos por sua vez a transposição do suporte 5 para a sua posiçãodesativada, verifica-se, de acordo com a invenção, sob a força das molas 10.Nesta hipótese o arraste forçoso não mais passa a prevalecer.
De acordo com as Figuras de 1 a 4, como meios 17 para o ar-raste forçoso do suporte 5 com a tampa 3 estão previstos por um lado, ala-vancas 19, de um braço, articulados no suporte e possuindo um pino 18 naextremidade de seu braço de alavanca e, por outro lado, estão previstoscontornos condutores 20, configurados na tampa 3, semelhantes a orifíciosoblongos e alocados aos pinos 18. No caso, as extremidades 21, 22 de cadaum dos contornos condutores 20 compõem batentes terminais para o pino18 alocado. Pela posição do primeiro 21 dos batentes terminais, voltado nadireção do suporte 5, o valor a + Aa estará predeterminado para o ângulo deabertura da tampa 3, no qual se verifica o arraste forçoso. Pela posição dosegundo 22 dos batentes terminais, a posição desativada do suporte 5 den-tro da tampa 3 poderá ser determinada.

Claims (6)

1. Disjuntor elétrico de carga de segurança (1) com um aloja-mento (2), uma tampa (3), montada girável ao redor de uma manca de giro(4) no alojamento, e ao menos com uma guarnição de segurança (6), noqual, com a tampa fechada, contato (7) da guarnição de segurança (6) econtatos contrários 8 a eles alocados estão fechados, e no qual, com a tam-pa aberta, os contatos (7, 8) estão abertos, caracterizado pelo fato de que aomenos uma guarnição de segurança (6) está montada em um suporte (5)móvel, sendo que em uma posição ativada do suporte (5), os contatos (7, 8)estão fechados e em uma posição desativada do suporte (5), os contatos (7,-8) estão abertos, sendo que o suporte (5), por meio de um conjunto de trinco(9), contrário à força de uma mola (10), pode ser preso em uma posição ati-vada, e com um ângulo de abertura (a) predeterminado da tampa (3) podeser liberado para a transferência para a sua posição desativada.
2. Disjuntor elétrico de carga de segurança de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o suporte (5) está montadogirável no alojamento (2).
3. Disjuntor elétrico de carga de segurança de acordo com areivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o mancai giratório (4) datampa forma ao mesmo tempo o mancai de giro do suporte (5).
4. Disjuntor elétrico de carga de segurança, de acordo com umadas reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o conjunto detrinco (9) consiste em uma face de encosto (11), configurada fixa em relaçãoao suporte (5), e de um encosto (12), alocado a face de encosto (11), confi-gurado fixamente em relação ao alojamento (2) sendo que o encosto (12),com a tampa (3) fechada, sob a ação molar com a tampa fechada se projetasob a força molar dentro do percurso de movimentação (14) do suporte (5) eapresentando a tampa (3) um arrasto (15), o qual, no ângulo de abertura (a)predeterminado da tampa (3), gira o batente (12) fora do percurso de movi-mentação (14) do suporte (3).
5. Disjuntor elétrico de carga de segurança de acordo com umadas reivindicações de 1 a 4, caracterizado pelo fato de que está previsto ummeio (17) para o arraste forçoso do suporte (5) com a tampa (3), o qual, natransposição do ângulo de abertura (a) predeterminado da tampa, age nabase de um valor predeterminado (Aa).
6. Disjuntor elétrico de carga de segurança, de acordo com areivindicação 5, caracterizado pelo fato de estarem previstos, como meios(17) para o arraste forçoso do suporte (5) com a tampa (3), por um lado, ala-vancas (19) de braço único, articuladas no suporte (5) e possuindo um pino(18) na extremidade de seu braço de alavanca livre e, por outro lado, contor-nos condutores (20), configurados na tampa (3), semelhantes a orifícios ob-longos e alocados aos pinos (18).
BRPI0610560-2A 2005-04-11 2006-04-11 disjuntor de carga elétrica de seurança BRPI0610560A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005017672.0 2005-04-11
DE102005017672A DE102005017672A1 (de) 2005-04-11 2005-04-11 Sicherungslasttrennschalter
PCT/EP2006/061519 WO2006108841A2 (de) 2005-04-11 2006-04-11 Sicherungslasttrennschalter

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0610560A2 true BRPI0610560A2 (pt) 2010-06-29

Family

ID=36676066

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0610560-2A BRPI0610560A2 (pt) 2005-04-11 2006-04-11 disjuntor de carga elétrica de seurança

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP1869689B1 (pt)
AT (1) ATE459090T1 (pt)
BR (1) BRPI0610560A2 (pt)
DE (2) DE102005017672A1 (pt)
WO (1) WO2006108841A2 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102007023234A1 (de) 2007-05-18 2008-11-20 Kostal Kontakt Systeme Gmbh Leistungstrennschalter für ein Kraftfahrzeug
DE102022103915B3 (de) * 2022-02-18 2023-04-20 Klaus Bruchmann Gmbh Sicherungslasttrennschalter

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE890380C (de) * 1951-11-09 1953-09-17 Siemens Ag Beruehrungssicherer Sicherungsschalter
DE2361322A1 (de) * 1973-12-08 1975-06-12 Efen Elektrotech Fab Niederspannungshochleistungs-sicherungslasttrenner oder -leiste
DE19615859B4 (de) * 1996-04-20 2005-05-25 Efen Gmbh Einrichtung zum Sichern eines Deckels an einem Schaltergestell
DE19734235A1 (de) * 1997-08-07 1999-02-11 Klaus Bruchmann Verriegelungsschieber für Sicherung
SI9700256A (sl) * 1997-10-02 1999-06-30 Eti Elektroelement D.D. Električno stikalo za naprave
WO2001011639A2 (de) * 1999-08-05 2001-02-15 Klaus Bruchmann Kompakte mehrpolige schaltersicherungsanordnung
FR2818005B1 (fr) * 2000-12-08 2003-03-21 Ferraz Shawmut Sectionneur a fusible comprenant un porte-fusible et un element de commande pour un circuit de securite

Also Published As

Publication number Publication date
DE502006006243D1 (de) 2010-04-08
ATE459090T1 (de) 2010-03-15
EP1869689A2 (de) 2007-12-26
WO2006108841A2 (de) 2006-10-19
EP1869689B1 (de) 2010-02-24
DE102005017672A1 (de) 2006-10-12
WO2006108841A3 (de) 2007-05-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JPH0512978A (ja) 遮断器の安全インターロツク装置
BRPI1000936A2 (pt) mecanismo de distribuição elétrico
US20130284575A1 (en) Air Break Electrical Switch Having a Blade Open/Closed Indicator
BRPI0610560A2 (pt) disjuntor de carga elétrica de seurança
BR112014011298B1 (pt) Disjuntor de invólucro moldado
KR101144585B1 (ko) 소형 회로차단기의 트립 경보 장치
US6710697B1 (en) Flexible cable operated fuse switch
BR102012005034A2 (pt) chave de aterramento
BR102012033567A2 (pt) Mecanismo para indicar uma posição de contato principal para um disjuntor de circuito de caixa moldada
KR100512549B1 (ko) 분할기어셈블리의상호결합가능한래치아암과수납구를구비한회동래칭장치
US4137433A (en) Bolted pressure switch with side operator mechanism and door assembly interlock
US20210043406A1 (en) Fuse switch module
US10002736B2 (en) Double make double break interrupter module with independent blades
CN104137215B (zh) 断路器热磁脱扣装置和方法
US1956026A (en) Switch contact
KR100890755B1 (ko) 배선용 차단기의 샤프트 어셈블리 및 이를 갖는 단극 차단유닛
CN109659203A (zh) 一种小型断路器异常保护装置及小型断路器
CN219575539U (zh) 一种断路器动触头系统
US11195681B2 (en) Circuit breaker with addable tripped indicator
US1545614A (en) Switch-housing structure
KR101614022B1 (ko) 퓨즈 스위치 접지 장치 및 이를 갖는 퓨즈 타입 고장 구분 개폐기
US1231169A (en) Circuit-breaker for block-signal systems.
ES2760549T3 (es) Estructura de acoplamiento de mecanismo de disyuntor de caja moldeada
CN106653508B (zh) 断路器电磁式短路保护装置
US1292809A (en) Safety panel-box.

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2344 DE 08-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.